05 DE MAIO DE 2003

11ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS "79 ANOS DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS - MINISTÉRIO DE SANTOS"

 

Presidência: MARCELO BUENO e ADILSON ROSSI

 

Secretário: ADILSON ROSSI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/05/2003 - Sessão 11ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: MARCELO BUENO/ADILSON ROSSI

 

COMEMORAÇÃO DO 79º ANIVERSÁRIO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS, EM SANTOS

001 - MARCELO BUENO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, para comemoração dos "79 Anos da Igreja Assembléia de Deus - Ministério de Santos". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado Federal, louva a Deus porque vê, no Plenário, um grupo de  homens de confiança de Deus. Afirma que o mais importante é a reforma espiritual.

 

003 - ADILSON ROSSI

Fala pela bancada do PTB.

 

004 - Presidente MARCELO BUENO

Anuncia a execução do hino oficial das Assembléias de Deus.

 

005 - JOSÉ EZEQUIEL DOS SANTOS

Faz a leitura bíblica oficial.

 

006 - PAULO ROBERTO FREIRE

Representando o pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus, no Brasil, lê o Salmo 100. Lê a saudação do representado.

 

007 - PAULO ALVES CORRÊA

Presidente da Assembléia de Deus de Santos, manifesta alegria por ser a primeira vez que a Assembléia de Deus vem à Alesp para uma sessão solene. Lembra o Salmo 125.

 

008 - Presidente MARCELO BUENO

Anuncia a execução do hino "Pendão Real".

 

009 - ADILSON ROSSI

Assume a Presidência e anuncia a entrega de placas aos seguintes homenageados: Pastor Paulo Roberto Freire da Costa; Pastor Leônidas José do Nascimento; Sr. Carlos Padilha; Pastor Alcides Fávaro, em nome do Pastor Alfredo Reikdal; Pastor Paulo Roberto Freire da Costa, em nome do Pastor Ronaldo Fonseca; Pastor Paulo Alves Corrêa; Pastor José Ezequiel da Silva; Pastor Paulo Roberto Freire da Costa, em nome do Pastor José Wellington Bezerra da Costa; Pastor João Alves Corrêa.

 

010 - MARCELO BUENO

Assume a Presidência. Agradece ao Presidente efetivo da Alesp, Deputado Sidney Beraldo pela sessão. Reporta-se às origens da Assembléia de Deus, em Santos, e fala de sua história. Homenageia as missionárias Eliane da Cruz Corrêa e Pauliane da Cruz Corrêa Bueno e o Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Paulo Alves Corrêa. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Adilson Rossi para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

 O SR. 2º SECRETÁRIO - ADILSON ROSSI - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Sras. e Srs. muito bom dia. A partir deste momento daremos inicio à sessão solene, em homenagem aos 79 anos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos, solicitada pelo nobre Deputado Marcelo Bueno.

Irá presidir esta sessão solene S. Exa. o Deputado Estadual Marcelo Bueno. Também solicitamos para que componham esta Mesa o Presidente vitalício da Assembléia de Deus, Ministério de Santos, Pastor João Alves Correa; Presidente Vitalicio da Assembléia de Deus - Ministério de Santos, Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente da Convenção dos Ministros da Assembléia de Deus no Estado de São Paulo e Presidente da Assembléia de Deus –Ministério de Santos; Deputado Federal Gilberto Nascimento. Também comporá esta Mesa, representando o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Fraternal e Interestadual das Assembléias de Deus no Brasil o Presidente do Conselho Político no Estado de São Paulo, da convenção geral das Assembléias de Deus no Brasil, Pastor Paulo Roberto Freire da Costa.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Gostaria neste momento de fazer menção às autoridades presentes nesta Casa: Exmo. Sr. Deputado Federal Gilberto Nascimento, meu amigo; Exmo. Sr. Deputado Estadual Adilson Rossi de quem gozo de plena amizade; Pastor João Alves Corrêa, Presidente vitalício da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Santos; Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente da Convenção dos Ministros da Assembléia de Deus, no Estado de São Paulo e Presidente da Assembléia de Deus - Ministério de Santos; Pastor Paulo Roberto Freire da Costa, Presidente do Conselho Político Estadual de São Paulo, da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e também representante do Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Fraternal e Interestadual das Assembléias de Deus no Brasil e também Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil; Vereador Marcos Leopoldino, Presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Vereador Válter Duarte de Souza de Ilha Bela; Vereador Luís Cláudio Bile, Secretário da Ação Social de São Vicente; Pastor José Ezequiel da Silva, Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Taubaté e co-irmã da Assembléia de Deus de Santos; Pastor Leônidas José do Nascimento, Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado de São Paulo e estados limítrofes; Pastor Alcides Fávaro, vice-Presidente do Ministério do Ipiranga, neste ato representando o pastor Alfredo Reikdal, Presidente da Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo; Comendador João Serrano, suplente de Deputado Federal por São Paulo e Presidente Nacional da Ordem dos Parlamentares do Brasil; Vereadora Nanci Peres de Araujo Zanato, Vereadora em Ilha Bela.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores,

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo à solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 79 anos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Santos.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda Municipal Assembléia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

  - É executado o Hino Nacional pela Banda Municipal Assembléia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao Sargento Santos, maestro da banda musical da Assembléia de Deus de Santos. Muito obrigado, sargento, Deus o abençoe.

Gostaria de anunciar também a presença do Vereador Luís Carlos Costa, Presidente da Câmara de Cubatão; do Vereador Othon de Paula, Vereador da Câmara Municipal de Guarulhos e Vereador Silas Farias, Vice-Presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos.

Tem a palavra o nobre Deputado Federal Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Presidente desta Mesa, autor da propositura que levou ao acontecimento da sessão, nobre Deputado Marcelo Bueno, a quem louvo a Deus por sua vida, tenho certeza de que como usamos dizer em alguns estados deste país, o Marcelo está melhor do que a encomenda. Tem se demonstrado um grande Deputado. Temos conversado com alguns Deputados desta Casa que têm felizmente falado do trabalho e da dedicação do nosso querido Deputado Marcelo Bueno, por cuja vida louvo a Deus. Quero também cumprimentar aqui o nosso amigo grande Deputado Adilson Rossi, que Deus possa abençoá-lo, ao nosso querido Pastor João Alves Corrêa, fundador desse trabalho, ao Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente da Convenção dos ministros da Assembléia de Deus do Estado de São Paulo e Presidente da Assembléia de Deus - Ministério de Santos; quero também cumprimentar a todos os pastores aqui presentes, cumprimentando o nosso querido Pastor Leônidas, da Igreja de São Miguel, também louvo a Deus por sua vida; meus queridos Vereadores presentes nesta sessão. Sei que existem vários mas aproveito e cumprimento a nobre Vereadora Nancy Peres de Araújo e cumprimentando a Vereadora lá de Ilha Bela estou cumprimentando a todos os Vereadores e Vereadoras presentes.

Meus irmãos e minhas irmãs, cumprimentá-los com a paz do Senhor nesse momento é um ato que fazemos com muita alegria, porque todos nós trazemos a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nas nossas vidas. Meu querido Marcelo Bueno, o que estamos vendo aqui nesta Casa muito me alegra. Esta Casa que tem sido palco de tantas comemorações, esta Casa que tem sido palco de comemorações nacionais e até internacionais, mas poucas vezes, nobre Deputado Marcelo Bueno, vê-se um auditório tão seleto como este. Eu que fiquei nesta Casa por alguns anos, pude observar alguns momentos históricos aqui com o plenário repleto de Ministros de Estado, Secretários de Estado, Governadores e tantas outras pessoas que se achavam ilustres por estar ocupando cargos daquela envergadura.

Mas o que estamos vendo aqui também, meu querido Deputado Marcelo Bueno, nesta manhã, é um auditório muito seleto, como disse anteriormente, e o auditório com aqueles homens que passaram por aqui e que em alguns momentos lotaram esse auditório, eram homens de confiança de Presidente da República, de Governadores de Estado, portanto homens de confiança. Homens que caminharam durante algum tempo com seus candidatos e logo depois os seus candidatos se elegendo Governadores ou Presidente da República, passaram a ser seus homens de confiança. Mas louvo a Deus, meu querido Deputado Marcelo Bueno, porque nesta manhã estamos também vendo que nesta Casa, nesta manhã existem também homens de confiança não de um Governo que simplesmente passa, não foram homens de confiança que aqui estão nesta manhã que andaram com o candidato ao cargo executivo para depois ganhar um cargo de confiança não. Mas foram homens que estavam na labuta do seu dia-a-dia e que num determinado momento foram chamados para ser homens de confiança. Aqueles homens de confiança, muitos deles já passaram, já terminaram, porque os homens de confiança de Governo dessa terra são homens de confiança que vivem pouco tempo no cargo de confiança, acaba o Governo e simplesmente eles perdem a confiança. Já vi aqui ministros de um Presidente da República que foi deposto, que foi cassado e seus ministros também perderam o cargo de confiança. Mas nesta manhã eu louvo a Deus porque não vejo aqui um grupo de confiança de um governo terreno, não vejo aqui um grupo de homens de confiança de um governo que vai terminar, mas eu louvo a Deus, meu querido pastor Dionisio, porque o que vejo nesta manhã é um grupo de confiança de homens de confiança de Deus, de um governo eterno, um governo que não se corrompe, um governo que não termina, mas um governo que é eterno. Portanto, eu louvo a Deus por estar aqui nesta manhã, com esse grupo de homens de confiança, que podem passar os governos mas a confiança de cada um desses homens não deixa de existir enquanto estiverem firme na rocha nos pés de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Portanto, quero nesta manhã deixar o meu abraço a cada um de vocês, parabenizar esses 79 aos da Igreja Assembléia de Deus em Santos. Tenho dito, meus queridos pastores e pastor João Alves Corrêa, nenhuma instituição, nenhuma entidade faz para o povo o que as Igrejas têm feito; nenhum governo pode fazer o que as Igrejas têm feito, que é exatamente a transformação da sociedade através da conversão do coração do homem.

Estamos lá em Brasília, agora, discutindo as quatro grandes reformas deste país, reformas que todos dizem "olha, isso vai mudar o país" e posso dizer nesta manhã, a maior reforma infelizmente não está se discutindo. Não adianta termos uma grande reforma administrativa, não adianta termos uma grande reforma do Judiciário, não adianta termos uma grande reforma da Previdência se não tivermos a grande reforma que a Igreja sabe fazer, que é a reforma espiritual. Esta, somente aqueles que aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador pode fazer, levando o exemplo de vida a outros e levando o poder de Jesus Cristo a outras pessoas.

Portanto, nesse momento, deixo o meu abraço, deixo a minha admiração a esse Ministério de Santos pelo grande trabalho que tem desenvolvido. Continue nessa luta. O seu trabalho não é em vão, meu irmão, minha irmã, o seu trabalho está registrado nos céus. Continue nesse trabalho, continue louvando a Deus com a sua vida e dizendo este país terá solução, sim, na medida em que tivermos a grande reforma espiritual e essa reforma está nas mãos de cada um dos senhores.

Portanto, mais uma vez os meus parabéns, que Deus abençoe cada pastor, que Deus abençoe cada obreiro e cada obreira nesta manhã e que a bênção de Deus possa ser uma constante sobre a vida de vocês.

Estou indo para Brasília agora, porque ainda hoje teremos votação lá, mas não poderia deixar de passar aqui nesta manhã para deixar o meu abraço a todos vocês. Estejam orando para que Deus realmente possa orientar todos aqueles que vão votar as reformas deste país, para podermos ter um país mais justo, um país mais humano e um país que valorize cada um dos seus cidadãos. Que Deus os abençoe em nome de Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Nobre Deputado Gilberto Nascimento, é uma honra receber o seu pronunciamento. Ainda quando candidato, posso fazer essa menção, assistindo à TV Assembléia, sempre vi que o senhor era um Deputado muito simpático. Espero poder seguir seus passos, viu? Espero poder dar exemplos assim como o senhor deu aqui neste plenário. Deus o abençoe. Faça uma boa viagem.

Neste momento passo a palavra ao nobre Deputado Adilson Rossi, que estará falando pela bancada do PTB.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PTB - Exmo. Sr. Presidente desta sessão, Deputado Marcelo Bueno, meu amigo, meu irmão a quem quero parabenizar nesta manhã em nome do nosso líder nobre Deputado Campos Machado e em nome de toda a bancada do PTB, uma vez que a nossa bancada é composta por onze Deputados e cinco deles são evangélicos. Exmo. Sr. Deputado Federal Gilberto Nascimento, digno Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, nesta manhã representado pelo Pastor Paulo Roberto Freire da Costa; Pastor João Alves Corrêa, Presidente vitalício do Ministério Assembléia de Deus em Santos; Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente da Assembléia de Deus em Santos, senhores pastores que estão aqui nesta manhã, representantes de ministérios de convenções, Vereador Silas Farias, vice-Presidente da Câmara Municipal em Ferraz de Vasconcelos, em nome de quem saúdo e cumprimento todos os nobres Vereadores que estão participando desta sessão solene, minhas irmãs, meus irmãos, a paz do Senhor Jesus. Sinto-me privilegiado nesta manhã por poder participar de uma sessão tão importante como esta. Estamos aqui falando um pouco da história da nossa Igreja Assembléia de Deus. Setenta e nove anos de vida do Ministério da Assembléia de Deus em Santos com certeza é uma parte muito significativa nos noventa e dois anos de existência da Assembléia de Deus no Brasil. Mas, mais do que um privilégio por estar participando desta sessão solene, vejo aqui cumprirem-se uma vez mais as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. Fez-me lembrar nesta manhã o que Jesus Cristo deixou registrado no capítulo 16 do Evangelho, segundo escreveu São Matheus. Um certo dia Jesus interroga os seus discípulos para saber deles o que os homens estavam dizendo a seu respeito. E Jesus olhando para seus discípulos interroga-os da seguinte forma: “Quem dizem os homens ser o filho do homem?” E os discípulos começaram a dar os seus pareceres e disseram: “Olha Jesus, sempre que alguém diz alguma coisa a teu respeito, sempre te comparam com um grande profeta do passado ou da atualidade. Alguém já disse que tu tens os traços de Jeremias; outros dizem que tu és parecido com Isaías e alguns chegaram até a dizer que tu tens a semelhança do profeta da atualidade João Batista”. Jesus olha para seus discípulos e diz: “Muito bem, isso é o que os homens dizem. Agora eu quero saber de vocês. Quem dizeis vós ser o filho do homem?” E Pedro, afoito como sempre foi, tomou a palavra e disse: “Eu digo que tu é o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus olha para Pedro e diz: “Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não te revelou o sangue nem a carne, mas o meu Pai que está nos céus. E assim como você diz que eu sou Cristo, filho do Deus vivo, eu quero dizer que você é Pedro e sobre esta Pedra, que sou eu, Jesus Cristo, eu edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Eu louvo a Deus nesta manhã porque vejo cumprida aqui a promessa de Jesus Cristo. As portas do inferno nunca prevaleceram e jamais prevalecerão sobre a Igreja de Jesus Cristo Nosso Senhor. Esses 79 anos de existência do Ministério da Assembléia de Deus em Santos com certeza, meu caro Presidente e pastores que estão aqui presentes nesta sessão solene, foram marcados por lutas, por embates, por dificuldades, por desafios, mas em todas essas lutas, em todos esses embates, em todos esses desafios o Senhor esteve presente com a sua Igreja. A promessa de Jesus Cristo foi cumprida, a Igreja venceu por setenta e nove anos e continuará vencendo até o momento importante do maior advento da história, quando Jesus Cristo voltará para arrebatar sua Igreja. Portanto, o privilégio que tenho nesta manhã é um privilégio duplo. Primeiro, porque estou vendo aqui parte da história da nossa Assembléia de Deus e, segundo, porque percebo e sinto que a promessa feita por Jesus Cristo ainda está de pé, ainda está viva. Quero portanto, parabenizá-lo, Sr. Presidente, meu grande amigo irmão, Deputado Marcelo Bueno, pela iniciativa, creio eu dada por revelação de Deus, para que realizássemos nesta manhã esta sessão solene comemorativa aos setenta e nove anos de existência do Ministério da Assembléia de Deus em Santos. Parabéns, pastor João Alves Correia, parabéns Pastor Paulo Alves Corrêa. Parabéns pastores, povo de Deus. Essa vitória não é somente da Assembléia de Deus do Ministério de Santos, mas de todos nós, pois a Igreja continua viva, avançando, porque Aquele que fez a promessa é fiel para cumpri-la.

Que Deus os abençoe. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Agradeço ao nobre Deputado Adilson Rossi, faço menção de que o nobre Deputado tem sido um grande amigo, um grande companheiro nesse Parlamento, assim como os demais parlamentares e tenho certeza de que essas palavras saíram do fundo de seu coração. Muito obrigado, nobre Deputado, que Deus o abençoe.

Espero poder retribuir de coração essa amizade de que tenho desfrutado e que o irmão tem me concedido nesse começo de mandato.

  Ouviremos agora o hino oficial das Assembléias de Deus, que é o Hino 144 da Apa Cristã, pela banda musical da Assembléia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É executado o hino oficial das Assembléias de Deus pela Banda Musical da Assembléia de Deus, Ministério de Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Agradecemos à banda pela execução do hino oficial da Assembléia de Deus.

 Quero tirar um pouquinho da formalidade da sessão solene e colocar aos pastores e aos integrantes que estão aqui no plenário que todos têm liberdade para cantar o hino oficial. Qualquer hino que for tocado, vocês tem liberdade para louvar a Deus, neste dia, nesta sessão.

Gostaria de agradecer ao capitão Nery, que é o maestro da banda. Muito obrigado, maestro, pela execução do hino, pelo comando dessa banda. Que Deus o abençoe, está muito bonito. Espero que possamos contribuir ainda mais com o seu trabalho, neste dia. Deus o abençoe.

Neste ato agora, teremos a leitura bíblica oficial feita pelo pastor José Ezequiel da Silva, que estará representando o pastor João Alves Corrêa, presidente vitalício da Assembléia de Deus - Ministério de Santos, que neste ato não se sente bem, está com um pouco de rouquidão. Então, o pastor José Ezequiel da Silva, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Taubaté, estará fazendo a leitura oficial do texto.

O SR. JOSÉ EZEQUIEL DOS SANTOS - Glorificado seja o nome daquele que só ele é senhor, que na cruz venceu o pecado, no túmulo venceu a morte, subiu triunfante e ocupa o lugar à direita de Deus pai, todo poderoso e dali ele governa o mundo.

Salmo 34 - Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor está continuamente na minha boca. A minha alma se glorificará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao senhor e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para Ele e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre e o Senhor o ouviu e o salvou de todas as suas angústias. O Anjo do senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Louvai e vê que o senhor é bom. Bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não tem falta alguma aquele que o teme. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aquele que busca o senhor, de nada tem falta. Vinde meninos, ouvi-me. Eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falar enganosamente. Afasta-te do mal e faze o bem. Procura a paz e segue- a . Os olhos do Senhor estão sob os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do senhor está contra os que fazem o mal para desarraigar da terra a sua memória. Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor, de todo o que tem o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o senhor o livra de todas. Ele guarda todos os seus ossos, nem sequer um deles se quebra, se fala de Jesus. A malícia matará o ímpio e os que aborrecem o justo serão punidos. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confia será condenado.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Amém. A Mesa agradece ao ilustríssimo senhor pastor José Ezequiel da Silva, amigo particular do pastor João Alves Corrêa e também co-irmão da Igreja. A Igreja de Taubaté é co-irmã da Igreja Assembléia de Deus de Santos. Esta presidência concede a palavra ao pastor Paulo Roberto Freire da Costa, neste ato representando o pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus, no Brasil.

 

O SR. PAULO ROBERTO FREIRE DA COSTA - Exmo. Sr. Deputado Marcelo Bueno, presidente desta sessão solene, senhores Deputados, vereadores, queridos colegas de Ministério, nesta oportunidade gostaria de fazer a leitura de alguns versículos da palavra de Deus, que se encontram no livro de salmos.

Salmo nº 100 diz: “ Celebrai com júbilo ao senhor, todos os moradores da Terra. Servi ao senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o senhor é Deus. Foi ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelha do seu pasto. Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios com hinos. Louvai-o e bendizei ao seu nome, porque o Senhor é bom e eterna a sua misericórdia. E a sua verdade estende-se de geração em geração”. Amém.

Nesta oportunidade, quero trazer aqui a saudação do nosso digno Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, pastor José Wellington Bezerra da Costa, que por motivos alheios à sua vontade, não pôde estar presente, enviando-nos para que o representasse.

“Queridos, nesta manhã é tempo de celebrar. Celebrar algo maravilhoso. Celebrar é comemorar. E o que é nós estamos comemorando? Nós estamos comemorando vitória. Que vitória estamos comemorando? Que vitória estamos celebrando nesta manhã? A vitória da eleição do Deputado Marcelo Bueno. Eu acho que é digno também de uma celebração, porém com todo respeito, o nobre Deputado, daqui a quatro anos, tem que se candidatar novamente para que haja uma nova celebração.

Um dia, Deputado e nobres colegas de Ministério, foi eleita uma vereadora. Não estou me referindo à nobre vereadora aqui presente, porque quando terminar o seu mandato, para que haja uma nova celebração da sua vitória, ela terá que se candidatar e se eleger novamente. Porém, estou falando de uma que foi eleita há 79 anos atrás, que ainda permanece em pleno mandato e de vitória em vitória, tem vencido o maior inimigo das nossas vidas, o inimigo comum, aquele que torce pela nossa derrota, aquele que tem lutado para que ela, a eleita de Jesus Cristo, não permaneça em vitória neste mundo. Porém, aquele que a elegeu, que é o seu noivo, Jesus Cristo, é que tem garantido a vitória a esta Igreja, a esta amada Igreja, nesse período de 79 anos.

Nós estamos aqui celebrando a vitória desta Igreja, a Assembléia de Deus de Santos, aonde por 41 anos, também exercendo o mandato de presidente, o nobre pastor João Alves Corrêa, que também eleito pelo senhor Jesus Cristo, tem permanecido fiel à frente desta Igreja. Por 30 anos ao seu lado, pastor Paulo Corrêa, incansável companheiro e filho do pastor João Alves Corrêa, por 10 anos também tem o mandato de presidente da Assembléia de Deus em Santos. E sem dúvida nenhuma, meus queridos, nós temos que glorificar a Deus, porque também foi escolhido pelo próprio Jesus Cristo para que estivesse cuidando da sua eleita aqui na terra.

Portanto, o tempo de celebrar e de glorificar o nome do Senhor é pela vitória da Igreja de Santos. Parabéns Igreja Assembléia de Deus de Santos, parabéns pastor João Alves Corrêa, parabéns pastor Paulo Corrêa, parabéns Deputado Marcelo Bueno, parabéns senhores pastores do Ministério de Santos, da Comadesp, que Deus abençoe a todos vocês, que vocês possam continuar debaixo da mão protetora do Senhor Jesus Cristo e que possam sempre continuar sendo dirigidos pelo Espírito Santo de Deus, possam continuar fazendo aquilo que ela foi eleita para realizar. Com todo respeito aos nobres Deputados, mas realizar um trabalho que nem vereadores, nem Deputados, nem governo nenhum nesse mundo pode realizar, que é o trabalho que a Igreja realiza.

A Igreja, senhores, está incumbida de divulgar uma palavra de poder e autoridade, que transforma vidas. Vidas de pessoas são transformadas pelo poder da palavra de Deus, que é transmitida pela Igreja Assembléia de Deus de Santos.

Os meu votos de felicidades a todos os senhores, aos pastores, à Igreja de Santos. Que Deus continue abençoando ricamente esta amada Igreja. Muito Obrigado. Que Deus os abençoe. Amém”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Amém, queridos. É um privilégio muito grande que Deus nos concede nesta data tão especial para a Assembléia de Deus, que hoje, exatamente hoje, completa 79 anos. E não poderia faltar a palavra do pastor Presidente da Assembléia de Deus de Santos, ilustríssimo Sr. Pastor Paulo Alves Corrêa, a quem passo a palavra.

 

O SR. PAULO ALVES CORRÊA - Exmo Sr. Presidente desta sessão solene, Deputado Marcelo Siqueira Bueno, Exmos senhores Deputados, vereadores, autoridades civis, militares, meus irmãos, minhas irmãs, meus senhores e minhas senhoras, é grande a nossa alegria de pela primeira vez na história das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus - Ministério de Santos, termos a oportunidade de adentrar a esta Casa de leis para realizarmos aqui uma sessão solene, pelos 79 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Santos, esta igreja que é a pioneira do Estado de São Paulo, é a célula mater das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo. Tenho a honra de ver homens ilustres, venerandos obreiros como o meu pai, pastor João Alves Corrêa, pastor José Ezequiel da Silva, pastor Delfino Brunelli, pastor Padilha e também o nosso companheiro representando o pastor Alfredo Reikdal e outros ministros, que muito têm contribuído para o desempenho e desenvolvimento das Assembléias de Deus do Estado de São Paulo.

Essa sua iniciativa, Exmo. Sr. Deputado Marcelo Bueno, não somente ficará registrada nos anais desta Casa, mas ela tomará várias dimensões nas demais Assembléias Legislativas e até mesmo da Câmara Federal, onde outros Deputados, com certeza, tomarão este excelente exemplo para homenagear a sua base, a igreja que muito tem contribuído, não para reformar vidas, mas para transformar vidas.

A igreja não é um veículo de reformas. As leis são reformadas, mas Jesus não reforma ninguém. Reforma nós podemos fazer, Jesus transforma vidas.

É nesse dia que, com muita honra, representando juntamente com meu pai, a Assembléia de Deus de Santos, posso falar neste plenário onde se discutem leis e os debates muitas vezes são acalorados. Hoje não há debate, o ato é solene e de paz.

O que nós queremos plantar nesta Casa hoje é a paz de nosso senhor Jesus Cristo e que o Espírito Santo de Deus reine aqui a cada tempo, a cada sessão, a cada momento. Que a mão de Deus esteja estendida aqui e que a entrada destes ministros e da Igreja, possa deixar aqui nesta Casa, um novo espírito, o Espírito de Deus que esteja pairando nos quatro cantos desta Casa.

Eu me lembrei do salmo de nº 125, que diz: “Os que confiam no senhor, serão como Monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo, desde agora e para sempre”.

Eu quero dizer para vocês que a segurança desse povo, que caminha há 79 anos, é a confiança em Deus. Quem confia em Deus, jamais será decepcionado, porque o nosso Deus, ele não falha e ainda que nós sejamos infiéis, ele é fiel e permanece fiel porque não pode negar-se a si mesmo.

Quero congratular-me com todos os pastores presentes, os pares da nossa convenção da Comadesp, com o pastor José Wellington Bezerra da Costa, o nosso digno Presidente da Convenção Geral; na pessoa do pastor Paulo Roberto da Costa, quero congratular-me com os demais ministérios, Convenção Ortodoxa muito bem representada aqui; Eliseu Bombonato, que também vem representar o seu sogro e outros pastores da Ceadespel e demais Convenções que se fazem presentes, pastores que deixaram seus afazeres e vieram aqui, juntamente conosco dizer: Graças a Deus, pela Igreja de Santos, por essa vitória.

 Contem conosco, porque ficamos devedores de honra a cada um que aqui chegou. Muito obrigado, Deputado Marcelo Bueno, por essa grande oportunidade. Agora, quero lhe deixar uma palavra só: Deus lhe constituiu como um Daniel, dentro deste reino aqui na Terra. Com certeza este Deus, te levará a conquistar todos os seus sonhos. Eu quero louvar a Deus, porque hoje o senhor, Deputado, está na bancada do PTB, cujo comando está nas mãos de um grande Deputado, Campos Machado, que tem estado à frente, te ensinando como caminhar nesta Casa. Ele está ausente, mas eu quero agradecê-lo também, neste momento, porque com certeza, estou vendo aqui o Madureira e toda essa equipe, como vimos aqui o Deputado Adilson Rossi e eu sei que é esse grupo que trabalhou junto com o senhor, para que este ato acontecesse. À eles também, a minha gratidão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Queridos irmãos e amigos, aqueles que nos assistem também, realmente o nosso pastor Presidente, meu Presidente, mencionou um nome que hoje me dá alegria ser considerado como seu aprendiz até, que é o Deputado Campos Machado, Líder da nossa Bancada, que tem se empenhado ao máximo e dado toda a assistência necessária para os Deputados que agora ingressaram no Parlamento Paulista. Então, também em meu nome, gostaria de agradecer. Leve o meu abraço ao meu líder, que muito tem me ensinado, para eu possa caminhar neste Parlamento, que hoje é o mais importante do nosso país. (Palmas.) Ouviremos agora a execução do hino 46, pela Banda Musical da Assembléia de Deus de Santos. O nome deste hino é Pendão Real.

 

* * *

- É executado o Hino Pendão Real.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Queridos, neste ato, eu, Deputado Marcelo Bueno, passo a presidência dos trabalhos ao nobre Deputado Adilson Rossi.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Adilson Rossi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Dando continuidade a nossa sessão, nós teremos agora a entrega das placas, homenageando alguns pastores que estão fazendo parte desta sessão. Esta homenagem será feita pelo autor da propositura desta sessão solene, Deputado Marcelo Bueno. Eu gostaria de convidar o pastor Paulo Roberto Freire da Costa, Presidente do Conselho Político da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo, para receber das mãos do Deputado Marcelo Bueno, esta homenagem.

 

O SR. MARCELO BUENO - PTB - Ao reverendíssimo pastor Paulo Roberto Freire da Costa, mui digno Presidente do Conselho político da CGAD no Estado de São Paulo, registramos o agradecimento desta Assembléia Legislativa, pela vossa honrosa presença e participação efetiva na sessão solene em comemoração aos 79 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek do Palácio Nove de Julho, no dia 05 de maio de 2003, na cidade de São Paulo. Marcelo Bueno - Deputado Estadual.

 

* * *

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Eu gostaria de convidar o pastor Leônidas José do Nascimento, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, para que receba das mãos do Deputado Marcelo Bueno, esta homenagem.

 

O SR. MARCELO BUENO - PTB - Reverendíssimo pastor Leônidas José do Nascimento, mui digno presidente da Ceadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, registramos o agradecimento desta Assembléia Legislativa pela vossa honrosa presença e participação efetiva na sessão solene em comemoração aos 79 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek do Palácio Nove de Julho, em 05 de maio de 2003, na cidade de São Paulo.

* * *

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Eu gostaria de convidar, neste momento, o pastor Carlos Padilha, vice-presidente da Confradesp, para que receba esta homenagem do Deputado Marcelo Bueno, homenagem esta, dada ao Sr. Ronaldo Rodrigues de Souza, Diretor Executivo da Casa Publicadora das Assembléias de Deus no Brasil.

 

* * *

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Quero convidar o Pastor Alcides Fávaro, vice-Presidente do Ministério do Ipiranga, para receber a homenagem em nome do Pastor Alfredo Requidau , Presidente da Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembléia de Deus do Estado de São Paulo.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Gostaria de convidar, uma vez mais, o Pastor Paulo Roberto Freire da Costa para receber esta homenagem em nome do Pastor Ronaldo Fonseca, Presidente do Conselho Político Nacional da CGADB.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

Convido o Pastor Paulo Alves Correia, Presidente da Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e outros, para receber esta homenagem das mãos do Deputado Marcelo Bueno.

 

O SR. MARCELO BUENO - PTB - Antes de qualquer comentário, eu gostaria de fazer novamente a leitura:

“Ao Reverendíssimo Pastor Paulo Alves Corrêa, Mui Digno Presidente da Comadesp, Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e outros, registramos o agradecimento desta Assembléia Legislativa pela vossa honrosa presença e participação na sessão solene em comemoração ao 79 anos da fundação da Igreja Evangélica, Assembléia de Deus, Ministério de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio Nove de Julho, no dia 05 de maio de 2003, na cidade de São Paulo.

Marcelo Bueno, Deputado Estadual.”

O Pastor Paulo Alves Correia, além de Presidente da Convenção e Presidente da Assembléia de Deus, de Santos, tem um cargo ainda maior para mim: ele é meu sogro, pai da minha mulher e eu tenho a honra de pagar o dote para ele, não é?

Meu querido Pastor e sogro, coloco nas suas mãos essa honrosa placa.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Eu gostaria de convidar, neste momento, o Pastor José Ezequiel da Silva, Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, de Taubaté, para receber a sua justa homenagem das mãos do Deputado Marcelo Bueno.

 

O SR. MARCELO BUENO - PTB - Pastor Ezequiel, é com muita honra que eu passo às suas mãos esta singela lembrança. O senhor hoje ocupa o cargo de vice-Presidente da Comadesp, mas o senhor foi o primeiro presidente da nossa convenção. Que Deus o abençoe, Pastor!

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Convido, uma vez mais, o Pastor Paulo Roberto Freire da Costa para receber, em nome do Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Fraternal Estadual da Assembléia de Deus, Ministério do Belém, e também da CGADB, esta justa homenagem das mãos do Deputado Marcelo Bueno.

 

O SR. MARCELO BUENO - PTB - Meu Pastor Paulo, só tenho de mencionar uma coisa para o irmão nesse dia. O nome que mais existe no meu vocabulário é Paulo: Paulo Corrêa, Paulo Freire, Paulo Neto, Paulo Júnior. Ó Jesus! Mas eu tenho o privilégio de passar esta singela lembrança às suas mãos para que entregue ao nosso presidente em nome desta Assembléia Legislativa.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Eu gostaria de pedir permissão ao Cerimonial para quebrar o protocolo nesta manhã e convidar a todos para que fiquem em pé, porque neste momento o Deputado Marcelo Bueno fará a entrega da placa homenageando o Pastor João Alves Corrêa, Presidente vitalício da Assembléia de Deus, Ministério de Santos.

 

O SR. MARCELO BUENO - PTB - “Ao Reverendíssimo Pastor João Alves Corrêa, Mui Digno Presidente vitalício da Igreja Assembléia de Deus, Ministério de Santos, registramos o agradecimento desta Assembléia Legislativa pela vossa honrosa presença e participação na sessão solene em comemoração aos 79 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio Nove de Julho, no dia 05 de maio de 2003, na cidade de São Paulo.

Marcelo Bueno, seu neto, Deputado Estadual.”

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PTB - Tenham a bondade de tomar os seus assentos.

Feita a entrega das justas homenagens, eu quero devolver a palavra S. Exa. o Deputado Marcelo Bueno.

 

* * *

- Assume a Presidência o Sr. Marcelo Bueno.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Nobres pastores, nobres Deputados presentes, 79 anos são passados e pela primeira vez a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos, é dignamente homenageada com uma sessão solene, de há muito merecida e já devida por toda a nossa sociedade, principalmente aqui, na sede de um Parlamento de tamanha grandeza e importância, como é a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Confesso, como servo de Deus, que na condição de parlamentar em início de primeiro mandato, não foi fácil vencer os temores da burocracia parlamentar e propor, de imediato, a presente sessão, isto sem falar da peculiaridade desta data, uma segunda-feira, imediatamente depois de um feriado prolongado. No entanto, não podíamos fugir à realidade, pois exatamente hoje, dia 5 de maio, é o dia do aniversário da fundação da homenageada.

Vencidas as barreiras com a efetiva cooperação e colaboração dos meus pares, nobres Deputados desta legislatura, bem como do Líder do PTB e meu amigo, o Exmo. Sr. Deputado Campos Machado, a cuja bancada, com imenso prazer, pertenço, e com o apoio da Presidência desta Casa, na pessoa do seu Presidente o Exmo. Sr. Deputado Sidney Beraldo, quero registrar os meus sinceros agradecimentos. Pela soberana vontade de Deus, aqui estamos e pelo que posso ver no semblante de cada um aqui presente, não era sem tempo, já estava na hora e pela misericórdia de Deus, chegou o momento, a hora do cântico, da vitória e esta sessão solene para mim, em particular, é um verdadeiro momento, só bênçãos!

A Assembléia de Deus poderia ter nascido em qualquer cidade, inclusive aqui na Capital, no entanto, talvez pela condição portuária da cidade de Santos, bem como pelos desígnios e vontade de Deus, foi para lá que migraram quatro irmãos procedentes da Assembléia de Deus de Recife, no Estado de Pernambuco, a saber: Vicente Limeira, Ermínia Limeira, Francelino Corrêa e Otávio Corrêa, que no dia 5 de março de 1924, começaram a realizar cultos semanais, cantando, orando ao Senhor e meditando na Palavra. Esses primeiros cultos foram realizados na Rua Rei Alberto e teve como primeira pessoa convertida Amélia Barreiros.

Como fruto das orações, o número de pessoas convertidas aumentou, bem como o envio do primeiro pastor, o missionário Daniel Berg, um dos fundadores da denominação, acontecendo oficialmente em 05 de maio de 1924 a fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos, que não somente por honra, mas de fato e de direito, é conhecida como a pioneira no Estado de São Paulo.

Senhores, senhoras, 79 anos não é aventura, muito menos experimento barato para cumprir caprichos pessoais de quem quer que seja. Setenta e nove anos da Assembléia de Deus de Santos é fruto da vontade soberana do Senhor. Poderíamos passar a manhã inteira citando nomes e ainda assim, não seríamos justos, pois, com certeza, correríamos o risco de esquecer de alguém. A grande verdade é que se cumpre na vida da instituição homenageada, as palavras do apóstolo Paulo: “Uns plantaram, outros regaram, mas nosso Deus, o Todo-poderoso, deu crescimento.” A ele, toda honra, louvor e glória para sempre.

Esta homenagem justifica-se não simplesmente pela realização de cultos durante todos estes anos, mas pelas influências benéficas - muitas vezes desconhecidas pela maioria - que essa Igreja causou em nossa sociedade, a começar pela transformação de vidas que mudaram completamente através da pregação do evangelho do Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

É incalculável o número de pessoas que foram libertas do alcoolismo e das drogas, aliviando a Igreja, desta forma, o peso e a dor do Estado, que não consegue atender à demanda, com um sistema de saúde e previdenciário já à beira de um colapso, isso sem falar das prostitutas, bandidos e criminosos, em geral, muitas das vezes abandonados no calabouço de prisões e penitenciárias, que a Igreja, cumprindo seu papel, foi buscar e muitos, lá mesmo, quando ninguém mais lhes dava qualquer valor, aceitavam a mensagem de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, tendo suas vidas transformadas e com isso, aliviando também o peso de uma Justiça abarrotada de processos e de um sistema de segurança que geme necessitando de mudanças urgentes, mas que tem tido atenção especial do nosso Governador. Não bastasse tudo isso, ainda incalculável número de pessoas e famílias, gente de bem, mas que sofriam de dores, aflições e amargura da alma, coisas que nem médico, nem dinheiro podem curar.

Senhores e senhoras, irmãos em Cristo, são 79 anos de uma semente que plantada em Santos prosperou por toda a Região Metropolitana da Baixada Santista, Litoral Norte e Sul do Estado, Vale do Ribeira, planalto, Interior, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, dentre outros estados, e até mesmo no exterior.

De acordo com a palavra de Deus, a fé sem obras é morta! De nada adiantaria este trabalho se essas pessoas alcançadas não fossem reconduzidas ao convívio, libertas da exclusão social. Para eles, nesses 79 anos, foi a Igreja o abrigo certo, na hora incerta. Não somente encontraram o Salvador, mas encontraram apoio, conforto espiritual, convívio social, ajuda mútua, fraternidade e uma família. Qual das 800 congregações da homenageada espalhadas por este estado não possui, no mínimo, a conhecida campanha do quilo? Onde quem tem um quilo a mais, leva para a Igreja para que se somando, possa aliviar a necessidade daquele que tem fome. E tudo isso, senhores, sem propaganda, no silêncio de seu jornadear, no estilo feijão com arroz, do jeito que bíblia diz: “O que uma mão faz, a outra não sabia.”

Não bastasse tudo isto, esta obra social se agiganta quando toma forma de fundação, abrigo para terceira idade, Casa de Recuperação, escola de ensino fundamental, faculdade de teologia, creches, sopa para moradores de ruas, em várias cidades, bem como trabalhos diversos, incentivados e ancorados pelas Sepames, Sociedade das Esposas de Pastores.

Senhores e senhoras, nesta lida, é natural que esta instituição, madura e experiente, passasse a contribuir também na comunicação social do país através do rádio e da TV.

Esta egrégia Casa de Leis não poderia deixar passar em branco a comemoração destes 79 anos de inúmeras lutas, mas de muitas vitórias de uma instituição que mostra sua seriedade a partir da inauguração do seu primeiro templo no dia 1º. de maio de 1938, há exatamente 65 anos, na Dr. Manoel Tourinho, nº. 351, Macuco, em Santos. E lá continua, na mesma rua, número e bairro, apenas ampliando as estacas de sua tenda, à medida que cresce e a necessidade exige. Por mais que alguém na sociedade quisesse ocultar, não seria possível, pois "Operando Deus, quem impedirá ?"

Aos homenageados aqui presentes ou que se fizeram representar, parceiros de alguma maneira durante estes anos da Assembléia de Deus, Ministério de Santos, os sinceros agradecimentos desta Casa.

À Assembléia de Deus de Recife, na pessoa do seu atual Pastor Presidente Ailton José Alves, que para Santos foi a igreja-mãe, pois de lá migraram os fundadores.

À C.G.A.D.B - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil - nossa instituição maior, na pessoa do seu Presidente Pastor José Wellington Bezerra da Costa, representado pelo seu filho Pastor Paulo Freire.

Às convenções estaduais e ministérios aqui representados, Comadesp, Cieadespel, Confradesp, Comoespo e Madureira, instituições que de alguma maneira foram parceiras na pregação do Evangelho neste Estado, compartilhando de alguma forma, as dores, alegrias, lutas e vitórias. Não poderíamos deixar de convidá-los, pois esta homenagem é extensiva a todas as Assembléias de Deus no Estado de São Paulo.

À C.P.A.D - Casa Publicadora das Assembléias de Deus - fornecedora principal de toda literatura para a Assembléia de Deus, de Santos, durante estes anos.

Aos Conselhos Nacional e Estadual de Política da C.G.A.D.B, aqui representados, que através do Projeto Cidadania AD Brasil, tem procurado não somente agregar, mas organizar os contextualizados políticos da nossa denominação na vida pública desta Nação, respeitando a autonomia dos seus mandatos.

À Assembléia de Deus, de Taubaté, na pessoa do seu Pastor Presidente José Ezequiel da Silva, igreja co-irmã da Assembléia de Deus, de Santos, parceira em todos os momentos.

Cumprimento os familiares vivos, presentes ou ausentes, de todos os ex-pastores presidentes da homenageada, que não foram muitos, a saber: Daniel Berg, João Sorhein, Simão Ludgren, Andres Johson, Clímaco Bueno Aza, Simão Gonzaga da Silva, Bruno Skolimowski e Geraldo Machado, na pessoa do grande patriarca Pastor João Alves Correa, plantador de igrejas, conhecido como o apóstolo das praias, líder de uma família de pastores, o qual dirigiu a Assembléias de Deus de Santos por mais de três décadas, sendo hoje seu Presidente Vitalício e abaixo de Deus, conselheiro maior de seu filho, atual pastor da Igreja.

Ao Pastor Paulo Alves Corrêa, presidente permanente da homenageada, meu pastor, líder nato, meu sogro e meu amigo. Investidor por natureza, pregador apaixonado pelo crescimento da Igreja, atual comandante de todo este complexo de igrejas e instituições coligadas, na pessoa de quem aproveito para cumprimentar todos os membros, cooperadores, diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores, bem como os demais diretores, sem esquecer, no entanto, o trabalho incansável de suas respectivas esposas, mulheres abnegadas e coordenadas pela Missionária Eliane da Cruz Correa, em nome de quem cumprimento a todas.

Parabéns a todos. Parabéns à Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos. Parabéns à Assembléia de Deus no Estado de São Paulo. A Deus, toda honra, glória e louvor para sempre. E não nos esqueçamos: se chegamos até aqui é porque a alegria do Senhor é a nossa força!

Muito obrigado, queridos. Que Deus faça deste Plenário, uma benção.

Gostaria de encerrar as minhas palavras, dividindo a honra deste dia com a minha esposa, Mui Digna também dessa homenagem, uma mulher muito sensata, companheira, amiga e que lutou até aqui comigo, sete anos e meio de casamento. Ela me fez o homem mais feliz deste planeta. (Palmas.)

Gostaria de registrar também a presença do meu amigo Deputado Estadual Romeu Tuma Jr., em quem tenho me espelhado. Eu sei que o senhor tem uma bagagem invejável. Receba, na minha pessoa, um abraço da minha Igreja. Obrigado pela sua presença. Que Deus lhe abençoe. Conte comigo como companheiro de parlamento.

Quero registrar ainda a presença do Deputado José Zico Prado, grande parlamentar, homem que tem usado esta tribuna para falar em prol da nossa população paulista. Que Deus o abençoe, Deputado, em nome de Jesus.

Convido a missionária Eliane da Cruz Corrêa e a missionária Pauliane da Cruz Corrêa Bueno a subirem até esta Presidência. O Pastor Presidente vitalício João Alves Corrêa fará a entrega de flores à missionária Eliane da Cruz Corrêa como sinal desta homenagem singela.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Esta linda missionária é a minha sogra. Tem de cuidar bem da sogra.

Convido o Pastor Paulo Roberto Freire da Costa para fazer a entrega da homenagem à missionária Pauliane da Cruz Corrêa Bueno.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Por último, gostaria de fazer uma homenagem especial, que até agora não foi feita foi de propósito, ao Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Pastor Paulo Alves Corrêa, que foi o grande idealizador do projeto político da Assembléia de Deus, de Santos, que resultou na minha eleição.

“Ao Reverendíssimo Pastor Paulo Alves Corrêa, Mui Digno Presidente permanente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos, registramos o agradecimento desta Assembléia Legislativa pela vossa honrosa presença e participação na sessão solene em comemoração aos 79 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Santos, a pioneira no Estado de São Paulo, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio Nove de Julho, no dia 05 de maio, de 2003, na cidade de São Paulo.

Marcelo Bueno, Deputado Estadual”.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Queridos, eu sei que não faz parte do roteiro do cerimonial, mas eu gostaria de fazer um agradecimento particular a toda assessoria do meu gabinete, que se empenhou para que esse trabalho fosse realizado. Algumas falhas a gente comete, mas a gente não pode esquecer daqueles que estão atrás de nós, daqueles que dão sustentação ao nosso mandato. Então, quero fazer um agradecimento especial à assessoria do meu gabinete aqui representada pelo Pastor Carlos Roberto Silva e pelo meu Chefe de Gabinete Manoel Elias dos Santos.

Também gostaria de agradecer - não sei se o Pastor Presidente do meu ministério me autoriza a falar pela Igreja - e pedir uma salva de palmas ao Cerimonial da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que me orientou e muito se empenhou para que esta sessão fosse realizada com sucesso! (Palmas.)

Um agradecimento não esquecido, também, à banda de música da Assembléia de Deus lá de Santos, que deixou seus afazeres para poder estar aqui. Que Deus os abençoe, queridos. Eu me sinto orgulhoso de poder ter sido o canal de benção e ouvido vocês neste Parlamento, que hoje é a minha segunda casa.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles com que suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Que Deus abençoe a todos, em nome de Jesus.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 12 horas e 20 minutos.

 

* * *