01 DE JUNHO DE 2007

011ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “70 ANOS DA REDE BANDEIRANTES DE RÁDIO E TELEVISÃO”

 

Presidência: WALDIR AGNELLO e ROBERTO MORAIS

 

Secretário: JONAS DONIZETTE


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/06/2007 - Sessão 11ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALDIR AGNELLO/ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS "70 ANOS DA REDE BANDEIRANTES DE RÁDIO E TELEVISÃO"

001 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "70 anos da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão". Anuncia as autoridades presentes.

 

002 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

003 - JONAS DONIZETTE

Em nome do PSB, saúda a Rede Bandeirantes, considerando que sua história se confunde com a do Brasil, e destaca seu papel social. Lembra do fundador da Rádio Bandeirantes, João Saad.

 

004 - TALMIR RODRIGUES

Deputado Federal, anuncia que dia 19 de junho será inaugurada a Rede Band News FM em Brasília. Fala do papel do rádio para a democracia.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Grupo Bandeirantes.

 

006 - ANTONIO TELES

Vice-Presidente Executivo da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, reafirma a importância do Parlamento e dos meios de comunicação na vida política do País, ressaltando a participação do Grupo Bandeirantes na história brasileira, sempre com coragem, pluralidade e independência.

 

007 - Presidente ROBERTO MORAIS

Entrega homenagem ao Senhor Antonio Teles, que a recebe em nome da Rede Bandeirantes. Lamenta que, coincidentemente, esta comemoração se dê no momento em que, na Venezuela, é decretado o fechamento de uma rede de televisão. Historia a trajetória da Rede Bandeirantes, que se tornou prestadora de serviços para a sociedade brasileira pelo seu destaque no jornalismo, sendo a primeira televisão das Américas a operar por satélite. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Jonas Donizette para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JONAS DONIZETTE - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Esta Presidência tem a satisfação de anunciar a presença do Exmo. Sr. Talmir Rodrigues, Deputado Federal por São Paulo, Sr. Antonio Teles, vice-Presidente Executivo da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, Sr. Frederico Nogueira Diretor-Geral da Band em São Paulo, Sr. Mário Baccei, vice-Presidente das Rádios do Grupo Bandeirantes, Exmo. Sr. Deputado Federal por São Paulo Dr. Ricardo Izar, Exmo. Sr. Deputado Federal por São Paulo Vanderlei Macris.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado Roberto Morais, com a finalidade de comemorar os “70 Anos da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão”.

Neste ato, além de prestigiarmos a Rádio e Televisão Bandeirantes, pelos relevantes serviços prestados à nossa nação, gostaria de evidenciar o trabalho árduo e competente do Deputado Roberto Morais, no intuito de realizar esta Sessão Solene.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Roberto Morais

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2o Tenente Músico Jansen.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo mais uma vez abrilhantando as nossas sessões solenes.

Tem a palavra o nobre Deputado Estadual Jonas Donizette, da grande região de Campinas.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Sr. Presidente; Exmo. Sr. Dr. Talmir Rodrigues, Deputado Federal por São Paulo; Sr. Antonio Teles, vice-Presidente Executivo do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão; Sr. Frederico Nogueira, Diretor Geral da Band em São Paulo; Sr. Mário Baccei, vice-Presidente das Rádios do Grupo Bandeirantes; Exmo. Sr. Ricardo Izar, Deputado Federal por São Paulo; Exmo. Sr. Vanderlei Macris, Deputado Federal por São Paulo, iniciando minhas palavras quero congratular-me com o nobre Deputado Roberto Morais pela iniciativa desta sessão solene. Fiquei feliz ao receber o convite.

Hoje, uma sexta-feira, 1o de junho, estamos nesta Casa comemorando uma data significativa de uma rádio que tem no seu nome uma identificação com o nosso Estado. O Estado de São Paulo assim também é conhecido e muitas vezes citado nesta tribuna pelos parlamentares como estado bandeirante.

A Rádio Bandeirantes, que iniciava há 70 anos, confunde-se com a história não só do Estado de São Paulo, mas do nosso País. Pude observar algumas vinhetas da programação da Rádio Bandeirantes alusivas a esta data. Vamos acompanhando fatos recentes, antigos da vida política, da vida econômica. Enfim, é uma rádio que cumpriu o papel de se integrar à vida da comunidade. O rádio em si já tem essa função. Com o advento da televisão muitas pessoas disseram que ele deixaria de existir como veículo de comunicação.

Conversava com o Sr. Mário Baccei e falávamos das inovações tecnológicas. Elas surgiram no passado, surgem no presente e surgirão no futuro. Talvez com uma velocidade que até mesmo aqueles que acompanham mais de perto podem se surpreender com o passar do tempo. Mas uma coisa é fato: o rádio permaneceu. Sofreu mudanças, é bem verdade. Sofrerá outras ainda, mas permanece como um veículo forte de comunicação e muito integrado a vida das pessoas. A tendência é, cada vez mais com a pulverização da programação, ele ir se setorizando e mais até do que o rádio segmentado. Gostei da palavra usada pelo Mário quando ele diz que o rádio pode se tornar temático pela multiplicidade, diversidade de escolhas que oferecerá ao ouvinte.

Quero deixar alguns registros da marca da Bandeirantes. O primeiro é ela ter compreendido esse processo no decorrer do tempo. A Bandeirantes soube em cada época se adequar àquilo que era pretendido pelo ouvinte. Isso é muito importante. Cumprimentei também os diretores que neste ato representam a Bandeirantes pela bela programação que fizeram falando dos 70 anos. Uma empresa durar 70 anos, não só em rádio difusão, mas em qualquer segmento, é muito difícil. Mas isso precisa ser acentuado. Temos muitas empresas que perduram, mas vão se arrastando, parece que vão subsistindo. A Bandeirantes foi renovando seu fôlego e chega aos nossos dias muito atual, muito respeitada por todos os segmentos.

Não poderíamos deixar de falar da cidadania que a Rádio Bandeirantes vem despertando nas pessoas com suas campanhas, chamando as pessoas para a reflexão sobre os seus direitos e também sobre seus deveres. É uma rádio que tem um caráter muito importante na vida da sociedade. Nós, como políticos, pautamo-nos muito também por aquilo que é levado ao ar na programação da Bandeirantes. Acredito que não só os Deputados estaduais desta Casa, mas os Deputados federais que representam o nosso Estado, os vereadores e os prefeitos, vivemos um momento em que muita coisa está sendo depurada no nosso país. Vejo isso com bons olhos. Existe um linguajar na Medicina que diz que uma ferida só se cura quando é espremida e se coloca para fora todo o mal ali contido.

Talvez devamos ter esperança e uma visão positiva desses fatos que, muitas vezes, estarrecem-nos, mas temos a obrigação de lidar com eles de forma a apurá-los, fazendo com que a Justiça funcione, resguardado o direito do contraditório e da defesa. E devemos também ir um pouco além: fazer desses fatos uma reflexão para a sociedade no momento do voto, como foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta última eleição. Foi divulgada a reflexão do eleitor na hora do voto, sobre as escolhas que ia fazer, e agora, também, que nos debruçamos sobre a reforma política no nosso país.

Concentrando-me no tema da Rádio Bandeirantes, queria abordar algo muito pessoal. Quando o Deputado Roberto Morais falou desta Sessão Solene, fiz questão de estar presente e lembrar o fundador da Rádio Bandeirantes, aquela pessoa que é a imagem da Família Saad, o Sr. João Saad. Recordo-me de que quando trabalhava na antiga Rádio Educadora, atual Rádio Bandeirantes, nós tínhamos algumas confraternizações de final de ano, muitas das quais o Sr. João Saad participou.

As pessoas deixam algumas características ao passarem pelo mundo. O Sr. João Saad deixou uma característica muito forte de trabalho, de competência, de arrojo. Mas uma coisa me marcou muito na figura desse homem: a simplicidade. Era impressionante, aos meus olhos, como ele lidava com as pessoas de uma forma igual, desde os funcionários mais humildes da rádio - muitas vezes, uma faxineira, um porteiro. Ele interagia com a pessoa com uma naturalidade muito grande.

Acho que percebemos a grandeza de um homem, muitas vezes, pela maneira como ele trata as pessoas, independentemente do cargo ou da função que aquela pessoa ocupa, mas única e especialmente por ser uma pessoa, um trabalhador que merece respeito. No caso do Sr. João Saad, percebia que ele tratava as pessoas que compunham o quadro de funcionários das suas empresas com esse respeito. Talvez, por esse motivo, fosse também muito respeitado por eles.

Embora não esteja presente, o Sr. João Pinheiro foi a pessoa que abriu as portas para que eu pudesse, em Campinas, exercer o meu trabalho na Rádio Bandeirantes. Ele é uma pessoa que deve ser conhecida de muitos funcionários mais antigos da casa e também teve a sua trajetória pela empresa. Agora, o atual Diretor, Rodrigo Neves, vem desempenhando um trabalho que está sendo muito respeitado na nossa cidade. Com o Cláudio, que está aqui, também tive um período de convivência.

Deixo esse registro porque não se trata apenas de uma empresa de comunicação, mas de uma empresa de comunicação que se integrou à vida dos paulistanos, dos paulistas e dos brasileiros, já que a Rádio Bandeirantes - com a sua cadeia de rádios que foi se modernizando, com as atualizações via satélite - tem hoje a sua transmissão praticamente para todo o território nacional.

Fazendo esse misto do que foi a figura da Família Saad e do que é hoje a Rádio Bandeirantes, quero lembrar um fato. Quero encerrar, lembrando uma frase que Juscelino Kubitschek falou na inauguração de Brasília. Ele estava vivendo um momento político delicado, em que se dispunha a criar uma nova capital federal, com a transferência de milhares de funcionários que moravam numa cidade praiana, que era a capital do Brasil, que tinha todo o conforto. Muitos deles seriam transferidos para uma cidade que estava começando, que era um deserto. Muitos falavam que um dos motivos por que o ex-Presidente Jânio Quadros reclamava era que ele não se acostumava com o que chegou a chamar de “tédio de Brasília”. Enfim, foi um projeto, uma idéia. Nós, que somos políticos hoje, sabemos a resistência que encontramos para mudar a mão de uma rua. Fico imaginando o que aconteceu naquela época em que Juscelino se determinou pela construção de Brasília.

Ele disse uma frase, que acho adequada pelo fato de que a Rádio Bandeirantes abriu caminhos: “Quem vai na frente, quem dás as primeiras pisadas, corre o risco da picada das cobras. Mas é aos pés dos que vão na frente que as borboletas alçam vôo”. Portanto, parabéns à Rádio Bandeirantes pelos seus 70 anos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Obrigado, nobre Deputado Jonas Donizette.

O Sr. Gabriel Zaninello está representando o Deputado Frank Aguiar, e o Sr. Silvano Tarantelli, está representando o Sr. Davi Zaia nesta Sessão Solene.

Com a palavra, o nobre Deputado Federal, Dr. Talmir Rodrigues.

 

O SR. TALMIR RODRIGUES - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Roberto Morais, gostaria de cumprimentá-lo pela iniciativa de hoje neste ato solene, no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, e realçar esse trabalho maravilhoso da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão. Aqui estou representando a bancada dos Deputados federais, presentes neste plenário conosco: Deputados Vanderlei Macris e Izar; Ilmo. Sr. Antonio Peres, vice-Presidente Executivo do Grupo de Rádio e Televisão; Ilmo. Sr. Frederico Nogueira, Diretor-Geral da Band São Paulo; Ilmo. Sr. Mario Baccei, vice-Presidente das Rádios do Grupo Bandeirantes.

Senhoras e senhores, é com enorme satisfação que vim da cidade de Presidente Prudente, praticamente a 600 km da Capital. Honra-me muito saber que, através da Rádio Bandeirantes, que comemora hoje 70 anos, foi feito um ato democrático primeiramente oficializado por esta Rádio na época do ‘Diretas Já’. A democracia é feita pela rádio. E a Rádio Bandeirantes e a TV Bandeirantes, nos seus 40 anos, têm demonstrado isso por todo o Brasil.

Estamos muito felizes em saber que no dia 19 de junho será inaugurada a Band News FM, em Brasília, e no dia 20 de junho, no Plenário da Câmara dos Deputados, nós, Deputados, estaremos num ato solene também, às 9 horas e 30 minutos da manhã. É fundamental que, através da Rádio Bandeirantes e do seu grupo, o Brasil entenda que é feita uma verdadeira escola de jornalismo testemunhada pelo próprio grupo. Essa escola demonstra que é necessário, através da rádio, que haja um debate franco com a comunidade. A rádio tem prestado serviço de alta relevância para a sociedade, no sentido de demonstrar que estamos, sim, no mundo globalizado, mas que não pode haver uma globalização que exclui socialmente.

A rádio, então, integra todos os membros de uma sociedade. Por isso, parabéns. Gostaria que V.Exa., Deputado Roberto Morais, externasse a seus pares desta Casa, do Poder Legislativo da Assembléia, o momento de emoção que passamos hoje. Esta Mesa, composta por ilustres jornalistas e personalidades da nossa sociedade, temos muito a comemorar. Toda a sociedade brasileira agradece. Deixo o meu abraço, em nome dos Deputados federais que estavam presentes hoje, externando abraços a todos os Deputados. Parabéns! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Teremos agora a apresentação de um vídeo institucional sobre o Grupo Bandeirantes.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Antonio Teles, vice-Presidente Executivo da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.

 

O SR. ANTONIO TELES - Exmo. Sr. Deputado Roberto Morais, Presidente desta sessão solene, uma homenagem ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, em nome de quem saúdo todos os Deputados desta Assembléia Legislativa e agradeço por ter tomado a iniciativa de propor a homenagem que agora recebemos com muita honra; Exmo. Sr. Deputado Estadual Jonas Donizette, nosso companheiro radialista, pessoa afinada com a nossa empresa, a quem agradecemos as honrosas, entusiasmadas e carinhosas menções que fez à nossa casa, especialmente ao nosso fundador, Sr. João Saad; Exmo. Sr. Deputado Federal Talmir Rodrigues, a quem também agradecemos a generosidade das palavras com que saudou a Rede Bandeirantes, sobretudo pelo discernimento que apresentou sobre o papel da rádio difusão no quadro da cidadania brasileira; Exmo, Sr. Deputado Federal Ricardo Izar, que dispensa elogios pela presença importante que tem no Congresso Nacional e que em circunstâncias diferentes lutou bravamente pelo engrandecimento da representação democrática no Parlamento; Exmo. Sr. Deputado Vanderlei Macris, que aqui está presente para nos conceder a honra da sua presença nesse evento, a quem muito agradecemos; senhoras e senhores, agradeço comovido àqueles que generosamente promoveram esta homenagem comemorativa dos 70 anos de aniversário da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, principalmente ao Deputado Roberto Morais, autor desta iniciativa que nos honra profundamente.

Temos a convicção de que o Parlamento e os meios de comunicação exercem um papel de singular importância na vida política institucional deste país. Se às vezes temos posições críticas de lado a lado é preciso avaliar que em momentos difíceis da vida nacional essas duas instituições sempre se alinharam para a defesa dos princípios da democracia representativa e da liberdade de expressão. Reconheço que isso é uma forte esperança para a democracia.

Permita-me fazer aqui uma breve síntese da história desse grupo de empresas, que há setenta anos dedica-se a levar ao povo brasileiro informação, entretenimento, lazer, esporte e cultura. João Carlos Saad, como todos sabem, foi quem deu o passo inicial a essa tarefa, quando adquiriu a Rádio Bandeirantes, que em poucos anos transformou-se em uma grande rede de radiodifusão, através de um processo de afiliação, com centenas de outras emissoras de rádio por todo o Brasil, formando a famosa cadeia verde-amarela. Esse dispositivo de difusão em cadeia viveu, junto com o povo brasileiro, momentos de grande dramaticidade na vida política do país, assim como instantes de grande alegria com as nossas vitórias, seja nas conquistas realizadas no campo do nosso desenvolvimento, em outras áreas, sobretudo na área do nosso esporte. Mais tarde, veio a televisão, que iniciou suas transmissões, através do Canal 13 de São Paulo, e logo se transformou em uma grande rede de emissoras. Atualmente leva sua programação, através de imagens e sons obtidos com tecnologia de padrão internacional, a 98% dos lares brasileiros.

Senhoras e senhores, durante esse período de 70 anos, os brasileiros encontrarão sinais da nossa participação como testemunhas da história brasileira. Vivemos períodos de governos e desgovernos, fases de democracia que nos enchia de esperança de fases de autoritarismo aberto, momentos de grande crescimento econômico e momentos de dificuldades, durante os quais convivemos com planos econômicos, às vezes sensatos, e muitas vezes absolutamente situados na contramão do bom senso. Exercitamos em todos esses momentos a coragem, a pluralidade e a independência, com a finalidade de dar aos nossos veículos de comunicação a marca da credibilidade. Reconhecemos que a paz político-social de uma nação nasce no respeito aos contrários e na diversidade de opiniões. Atuamos na rede da legalidade, oferecemos nossos microfones e câmeras para dar voz àqueles que precisavam ser ouvidos. Na campanha das “Diretas Já”, estivemos na vanguarda de apoio ao clamor público que exigia a redemocratização.

Senhoras e senhores, somos obstinadamente a favor do confronto de idéias. Somos definitivamente a favor do debate honesto e desinteressado. Acreditamos que é desta forma que o nosso povo avança na consciência da cidadania. Vivemos hoje momentos de grande liberdade política e sentimos ter dado a nossa contribuição. Acreditamos ter cumprido nosso dever.

Finalizando, devo dizer que recebemos esta homenagem com profunda humildade, como é da nossa natureza, e reafirmamos a nossa gratidão. João Carlos Saad, Presidente do Grupo Band, ausente a este ato por estar cumprindo compromisso inadiável fora do País, cumprimenta a todos Srs. Deputados desta Assembléia, e apresenta a todos os seus melhores agradecimentos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Neste momento, este Parlamento presta uma homenagem pelos 70 anos da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão com a entrega de placa comemorativa ao Sr. Antonio Teles.

 

* * *

 

-              É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Exmos. Srs. Frederico Nogueira, Diretor Geral da Band São Paulo, Antonio Teles, vice-Presidente Executivo do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, Mário Baccei, vice-Presidente do Grupo Bandeirantes; Deputado Federal Talmir Rodrigues; Deputado Federal Ricardo Izar, Deputado Federal Vanderlei Macris; Deputado estadual Jonas Donizette, Deputado estadual Pedro Tobias, senhoras e senhores.

Nesta noite, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo presta sua solene homenagem aos 70 anos do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Quis o destino que esse justo e merecido tributo ocorresse na mesma semana em que assistimos perplexos ao arbitrário e violento fechamento da RCTV, na vizinha Venezuela. Ato infame que nos traz indignação e revolta. Felizmente, vivemos nos dias de hoje em um país livre, soberano e democrático, onde a liberdade de expressão e opinião são respeitadas - sendo o Grupo Bandeirantes um dos mais legítimos representantes e herdeiro deste ideal.

Quando no distante ano de 1937 se iniciou esta jornada, estava este grupo predestinado a se tornar um nobre prestador de serviços e informações à população brasileira, estabelecendo, desde o início, uma forte e duradoura empatia com seu público. Desbravadora, como a saga que traz no nome, o Grupo Bandeirantes tem registrado em sua história exemplos de arrojo e determinação que fazem de suas empresas referência e modelo em nosso país.

Com uma atuação imparcial e democrática, constituiu ao longo de sua trajetória um impressionante lastro de credibilidade e confiança que, certamente, é hoje o seu maior patrimônio e motivo de orgulho e exemplo de toda imprensa brasileira. Com um dos mais importantes marcos da história de nossa imprensa, em 13 de maio de 1967, entra no ar a TV Bandeirantes, o emblemático e querido canal 13 - fonte de entretenimento e informação de qualidade.

Os padrões estabelecidos pela TV Bandeirantes em pouco tempo se constituíram como verdadeiros paradigmas da televisão brasileira, servindo até hoje de modelo a inúmeras outras redes. A vocação jornalística deste grupo se manifesta de forma indelével com a criação, no ano de 1969, do telejornal “Titulares da Notícia” - legítimo herdeiro do programa de mesmo nome que já era marca registrada da rádio Bandeirantes.

Jovem e incipiente, a TV Bandeirantes sofre, numa fatídica manhã de julho de 1969, um duro revés: é atingida por um incêndio de grandes proporções que destruiu totalmente sua sedem no bairro do Morumbi.

As perdas financeiras e de inestimáveis arquivos foram incalculáveis. Mas, já dando mostra de sua força e determinação, renasce das cinzas e contando apenas com um caminhão de externas e comandada pelo predestinado João Saad, se manteve no ar, registrando inclusive as chamas que consumiam sua sede. Neste momento a Bandeirantes e sue presidente deram uma demonstração clara ao país: nasceram para cumprir uma importante missão.

A partir daí a Bandeirantes não parou mais de crescer, se transformando, em meados da década de 70, em rede nacional, inovando na forma e conteúdo de sua programação e buscando sempre estar atualizada tecnologicamente - marco disto foi o fato de ser a primeira TV das Américas a operar por satélite. Falar da rede Bandeirantes, de sua filosofia de trabalho e de sua trajetória é, antes de tudo, exaltar e lembrar a figura marcante de João Jorge Saad - um dos pioneiros da comunicação.

Desde que assumiu a singela PRH9, até atingir todo o território nacional com suas emissoras de rádio e TV, duas palavras servem para definir este valoroso homem de imprensa: humildade e determinação. Seu João, como gostava de ser chamado, foi sem dúvida um dos brasileiros mais notáveis da história e um marcante e virtuoso exemplo às novas gerações.

Quero dar um testemunho pessoal, a exemplo do Deputado Jonas Donizette. Há 30 anos trabalho em rádio, sempre na Rádio Difusora, em Piracicaba. No final dos anos 80, quando vinha a São Paulo com o Diretor da Rádio Difusora, o saudoso José Roberto Soares, já que a Difusora foi uma das primeiras a integrar a cadeia verde-amarela, depois começou a operar por sistema de satélite, inclusive eu entro no ar logo após o jornal “Primeira Hora”, éramos recebidos pelo Departamento Comercial, pelo Rodrigo Meves - que hoje está em férias, está na França - e pelo Manoel, Gerente Comercial. Antes de sair da Bandeirantes quem nos recebia era o Sr. João Saad, na sua sala, sempre com a mesma humildade, muito bem lembrado pelo Deputado Jonas Donizette.

É em nome dessa história digna, nesta solene noite, que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior Parlamento deste País, rende suas homenagens a esta que é a mais paulista de todas as emissoras de rádio e televisão, a nossa querida Band. Muito obrigado. (Palmas)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades presentes neste ato, à direção e funcionários da Rede Bandeirantes, aos funcionários da Assembléia Legislativa, à nossa assessoria, à assessoria da Presidência, à assessoria da Band, a todos que não mediram esforços para que nós pudéssemos realizar mais esta sessão solene no maior Parlamento do País, que é o Parlamento do Estado de São Paulo. A todos muito obrigado. Que Deus os proteja. Tenhamos uma boa-noite e um bom final de semana.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 14 minutos.

 

* * *