http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

15 DE ABRIL DE 2013

011ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DE TIRADENTES - PATRONO DA NAÇÃO BRASILEIRA E DA CLASSE ODONTOLÓGICA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Barros Munhoz, na direção dos trabalhos, com a finalidade de Comemorar o dia de Tiradentes - Patrono da Nação brasileira e da Classe Odontológica. Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Agradece ao deputado Barros Munhoz pela realização desta solenidade. Destaca a importância desta ocasião. Relata a luta de Tiradentes, ideólogo da Inconfidência Mineira e patrono dos dentistas, pela emancipação política e soberania nacional do Brasil. Pede a todos comportamento ético e participação social. Menciona que, neste evento, haverá a entrega de certificados de remidos e de especialistas.

 

003 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, faz leitura da relação dos cirurgiões dentistas agraciados com os certificados remidos. Convida o Doutor Emil Razuk para a entrega do certificado de remido ao Doutor Décio Teixeira.

 

004 - DÉCIO TEIXEIRA

Rememora sua trajetória profissional. Lembra sua época de estudante de odontologia na Universidade de São Paulo. Destaca o apoio dos conselhos regional e federal da categoria. Pede aos novos profissionais que prossigam com a luta em prol da carreira de cirurgião dentista.

 

005 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, faz leitura da relação dos cirurgiões dentistas agraciados com os certificados de especialistas.

 

006 - Presidente BARROS MUNHOZ

Convida o Doutor Emil Razuk para a entrega do certificado de especialista à Doutora Renata Paes Maziero.

 

007 - RENATA PAES MAZIERO

Agradece às autoridades presentes. Enfatiza a importância do aprimoramento técnico na profissão. Detalha a rotina dos estudantes de especialização na área da odontologia. Destaca a ação de Tiradentes, ideólogo da Inconfidência Mineira e patrono dos cirurgiões dentistas.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação musical do conjunto "Violinos do Brasil", com a música "Amigos Para Sempre".

 

009 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem, com a entrega de certificados, aos conselheiros que deixam o cargo: Doutor Francisco Couto Mota; Doutor Ideval Serrano; e Doutor Caio Perrela de Rezende.

 

010 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação musical do conjunto "Violinos do Brasil", com a música "Garota de Ipanema".

 

011 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, fala sobre a comenda e medalha Tiradentes e convida o Doutor Emil Razuk para entregar a comenda à Doutora Patrícia Bella Costa, que fez agradecimento; a Doutora Maria Lúcia Zarvos Varellis, conselheira do Crosp, para entregar a Comenda à Doutora Sandra Kalil Bussadori, que fez agradecimento; e o deputado Barros Munhoz para entregar a comenda ao Doutor Cláudio Roberto Biamino, que fez agradecimento, representando in memoriam o Doutor Clóris Biamino.

 

012 - SILVIO JORGE CECCHETO

Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, cumprimenta os presentes. Enaltece o Doutor Emil Abid Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

 

013 - RUBENS CORTE REAL DE CARVALHO

Diretor-Tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia, saúda os presentes. Destaca que, em 14/04, os conselhos de odontologia federal e regional completaram 49 anos de existência. Agradece ao Doutor Emil Abid Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, pelas suas realizações em nome da odontologia.

 

014 - EMIL ABID RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, informa que esta é a última vez que fala como presidente do conselho, após 20 anos de mandatos eletivos. Relembra sua luta por uma odontologia mais prestigiada e que atendesse aos interesses da população. Agradece ao deputado Barros Munhoz pelo apoio à categoria.

 

015 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação musical do conjunto "Violinos do Brasil", com a música "Per Amore". Faz histórico de sua trajetória pessoal e profissional. Enaltece os profissionais da odontologia. Homenageia a classe dos cirurgiões dentistas. Destaca a atuação do Doutor Emil Abid Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. Pede que todos sigam o exemplo moral de Tiradentes, ideólogo da Inconfidência Mineira e patrono da odontologia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Senhoras e senhores, muito boa noite, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta Sessão Solene para comemorar o Dia de Tiradentes, patrono da nação brasileira e da classe odontológica.

Convidamos para presidir esta Sessão Solene o Exmo. Sr. Barros Munhoz, líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e proponente desta Sessão Solene. (Palmas.)

Convidamos o Dr. Emil Adib Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; (Palmas.) convidamos o Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, diretor tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia - CFO, nesta solenidade representando o seu presidente, Dr. Ailton Morilhas; (Palmas.) convidamos o Dr. Silvio Jorge Ceccheto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas - ABCD; (Palmas.) convidamos o Dr. Juscelino Kojima, 1º vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - ABCD; (Palmas.) e convidamos o Dr. Cláudio Yukio Miyake, vereador do município de Mogi das Cruzes, conselheiro e futuro presidente do Crosp - Biênio 2013/2015. (Palmas.)

Com a palavra o Exmo. Deputado estadual Dr. Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É uma satisfação imensa receber mais uma vez nosso querido presidente do Crosp, Dr. Emil Adib Razuk, nesta sessão solene; da mesma forma Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, Dr. Sílvio Jorge Ceccheto, Dr. Juscelino Kojima e Dr. Cláudio Yukio Miyake, futuro presidente do Crosp. Uma honra muito grande também receber todas as senhoras e senhores no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este deputado com a finalidade de comemorar o Dia de Tiradentes, patrono da nação brasileira e da classe odontológica. Permita-me a correção da falha, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, eu fiquei quatro anos nessa condição e me acostumei, preciso me desacostumar, a pedido deste deputado. Mas foi convocada pelo presidente Samuel Moreira.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente PM Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece sincera e sensibilizadamente esta extraordinária Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ela engrandece qualquer evento. É uma honra presidir uma sessão com a Banda da nossa sempre querida Polícia Militar do Estado de São Paulo. Subtenente Rogério Carvalho, receba os cumprimentos extensivos a todos os componentes da Banda.

Com a palavra o mestre de cerimônias Manoel.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Queremos registrar e agradecer a presença nas nossas cadeiras laterais da Dra. Sandra Kalil Bussadori, homenageada com a Medalha Tiradentes; Dra. Patrícia Bella Costa, diretora das Relações Profissionais da Colgate-Palmolive; Dr. Cláudio Biamino, filho do Dr. Clóris Biamino, homenageado esta noite; Dr. Ideval Serrano, presidente da Comissão de Ética da Crosp; Dra. Maria Leonor Costa Andrade, representando o presidente Dr. Luciano Eloi Santos de Carvalho, do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais; Dra. Renata Paes Maziero, representando todos os especialistas desta noite; Dr. Rodney Garcia Rocha, diretor da Faculdade de Odontologia da USP, representando todos os diretores das faculdades de odontologia; Dr. Jairo Correia, presidente da SPO - Sociedade Paulista de Ortodontia; Dr. Rogério Adib Kairala, presidente da Comissão de Ensino de Especialidades do Crosp; Dr. Marco Antonio Manfredini, conselheiro do Crosp; Dra. Rada El Ashkar da Silva, conselheira do Crosp; Dra. Maria Lúcia Zarvos Varelis, secretária do Crosp; Dr. Francisco Couto Mota, tesoureiro do Crosp; Dr. Rubens Sebastião Orlandi, presidente da Associação de Odontologia da Prefeitura do Município de São Paulo; Dr. Décio Teixeira, representando todos os remidos homenageados desta noite; Dr. Afonso Neves Baptista, vice-presidente do Conselho Regional de Economia 2ª Região São Paulo, neste ato representando o Sr. Presidente Dr. Manoel Henrique Garcia.

Com a palavra o Sr. Presidente Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Exmo. Sr. Deputado estadual Barros Munhoz, líder do governo desta Casa, presidente da Assembleia Legislativa durante quatro anos, que sempre prestigiou e é um grande amigo da classe odontológica do estado de São Paulo. Dr. Silvio Jorge Ceccheto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, diretor tesoureiro e representando neste ato o presidente do Conselho Federal de Odontologia; Dr. Cláudio Yukio Miyake, vereador do município de Mogi das Cruzes, nosso conselheiro e futuro presidente do Crosp para o biênio 2013-2015; Dr. Juscelino Kojima, representando o presidente da ABCD, Dr. Adriano; digníssimas autoridades já mencionadas, minhas senhoras, meus senhores.

É com muita honra que nesta noite de gala da odontologia paulista, de maneira sucinta, porém, significativa e relevante, nela se incluem quatro acontecimentos importantes.

Primeiro, a homenagem do Poder Legislativo paulista, graças à iniciativa de seu dinâmico ex-presidente, eminente homem público e grande amigo da classe odontológica, deputado Barros Munhoz, para realização da sessão solene de homenagem ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e ao patrono da Nação brasileira e da classe odontológica Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, ideólogo da Inconfidência Mineira.

Segundo, a entrega de certificados aos senhores cirurgiões dentistas remidos e aos cirurgiões dentistas especialistas.

Terceiro, homenagem aos senhores conselheiros que terminarão seus mandatos no próximo dia dezenove.

Quarto, a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes a três personalidades da classe odontológica, sendo uma “in memorian” e duas para importantes colegas que prestam inestimáveis serviços à classe odontológica paulista.

Numa breve retomada histórica, quero destacar que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se a figura principal da emancipação do povo brasileiro, convocando a união e a luta pela liberdade plena e mantendo sempre acesa no coração a chama de um Brasil livre. Perdeu a vida defendendo a liberdade do nosso País, tornando-se a figura principal da emancipação política do Brasil.

Por ser o maior nome da odontologia brasileira, é venerado por todos os cirurgiões dentistas brasileiros, e tornou-se o patrono da nossa classe, exemplo a ser seguido. Sua morte, na luta pela soberania nacional, fez com que fosse reconhecido como patrono da Nação brasileira.

Duzentos e vinte e um anos são passados desde a morte de Tiradentes, mas a luta pela soberania nacional continua. Já não é mais a soberania política, a duras penas conquistada a partir do sacrifício de um dentista, que mantinha nos olhos o brilho da liberdade e no coração a chama de um ideal, a serenidade como lema, a obstinação como arma, e a lealdade aos seus companheiros como lei suprema. A luta agora é outra, pela soberania econômica, contra a miséria, a corrupção que a quase tudo contamina, a deterioração dos costumes políticos.

Com relação à assistência odontológica, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo exorta as autoridades, como sempre vem fazendo, para a urgente contratação de cirurgiões dentistas e consequente melhoria de atendimento à população necessitada.

A luta agora é outra, mas o nosso esforço, a nossa perseverança, a nossa fé, deverá ser a mesma, renovada a cada instante com inspiração no magnífico exemplo deixado por Tiradentes, nosso herói maior, o mártir da independência, a grande inspiração da nossa luta pela soberania plena do Brasil, o grande ideólogo da Inconfidência Mineira.

A Medalha Tiradentes foi instituída pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo há 21 anos, em 1992, no bicentenário da sua morte. Ano após ano reverenciamos colegas cirurgiões dentistas que se destacam na profissão, bem como outros profissionais que praticaram e praticam relevantes serviços à classe e à sociedade como símbolo da nossa fé nos ideais de Tiradentes, tornando esta honraria a maior láurea concedida pela odontologia paulista.

Se cada um de nós fizer a sua parte, assumir nossas responsabilidades, realizar o trabalho com amor e eficiência, exigir comportamentos dignos de todos os escalões da sociedade, conseguiremos projetar nossa Pátria e ajudá-la a alcançar o elevado padrão de Nação desenvolvida. Precisamos soltar as amarras que nos imobilizam, impelindo o progresso com eficiência, cultura e tecnologia avançada. É muito importante reconhecer e elogiar o trabalho daqueles que, no exercício de suas funções, prestam serviços a nossa classe e a comunidade.

Reverenciamos hoje os profissionais que dedicaram sua vida para exercer a odontologia e a engrandecê-la pela suas ações corretas, com a estrita observância dos preceitos éticos, com a entrega do título de Sócio Remido.

Também homenageamos a entrega do título de especialista àqueles que, para maior destaque da odontologia, não pararam no tempo, estudaram e continuam estudando para seu contínuo aperfeiçoamento profissional, e por isso obtiveram o honroso título de especialista em uma área da odontologia.

É a antiga e a nova geração que se encontram. De um lado os remidos, mercê de uma vida consagrada à odontologia, um trabalho persistente, paciente, realizador, sem qualquer deslize ético, a postura sempre digna que nos serve de exemplo, são colegas que participaram do grande desenvolvimento científico de nossa profissão, contribuindo muito para isso.

Hoje a odontologia é uma profissão com muitas especialidades, valorizada, respeitada e reconhecida em todo o mundo. Eles participaram das transformações científicas importantes, vivenciaram as alterações políticas e sociais. Remidos são, a partir de agora, somente do pagamento de taxas e contribuições, jamais serão remidos de participarem das atividades de sua classe, de emprestarem a sua colaboração eficiente e a ajuda de sua experiência, e de seu conhecimento. Irmãos menos jovens fazem jus hoje a todo o nosso carinho e toda nossa admiração.

Ao seu lado, os que hoje recebem os seus títulos de especialistas. Aqueles que não se acomodaram, que investiram na profissão, continuaram seus estudos e com esforço constante passaram a ser reconhecidos como dotados de elevado saber, especialistas em suas áreas empunham simbolicamente as bandeiras de luta e prosseguem na caminhada para uma odontologia cada vez melhor, mais reconhecida, ciência com vida própria a ensaiar vôos cada vez maiores, altaneiro e confiante.

Meus colegas especialistas recebem hoje com a nossa admiração, as honras de uma posição elevada perante a classe. O reconhecimento de dedicação a ciência, para qual, como os brilhantes exemplos de veteranos de cabelos já brancos que aqui estão, iremos dedicar nossa vida e nossas emoções.

Estas comemorações reafirmam o nosso amor pela odontologia, reconhecem os valores profissionais, abraçam aqueles que já realizaram uma longa caminhada, sem abandonar o ideal que acalentou suas vidas e irá nortear as gerações futuras.

Quero agradecer de coração à honrosa presença das senhoras e dos senhores nesta noite. Dos estimados colegas cirurgiões dentistas do estado de São Paulo que, através de eleições democráticas, por dez vezes, concederam-me o prestígio de representá-los. Agradecer a Assembleia Legislativa na pessoa do eminente homem público, e como disse grande amigo da classe odontológica, deputado Barros Munhoz, por estas sessões solenes que projetam a nossa profissão. As autoridades presentes, presidente da ABCD, o diretor presidente do Conselho Federal de Odontologia; o representante da ABCD, o futuro presidente, conselheiro Cláudio Yukio Miyake; aos senhores professores e diretores de faculdades; aos diretores e presidentes das Seccionais do Crosp das APCDs e ABOs; aos membros das Câmaras Técnicas do Crosp; aos senhores membros e representantes distritais do Crosp; aos representantes da indústria e do comércio; aos técnicos em prótese dentária e técnicos de saúde dentária; enfim, a todos que nos honram com sua presença, o nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Com a palavra o Sr. Mestre de Cerimônias, para leitura da relação dos cirurgiões dentistas agraciados com certificados de Remidos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Pedimos a gentileza que coloquem-se de pé os cirurgiões dentistas Remidos desta noite: Dr. Edgar Gozani e Dr. Décio Teixeira, que neste momento se posiciona e recebe seu título de cirurgião dentista Remido em nome de todos os demais nesta noite. (Palmas.)

Recebe das mãos do Presidente do Crosp, Dr. Emil Adib Razuk, o seu certificado de Remido.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Com a palavra o Dr. Décio Teixeira, por gentileza.

 

O SR. DÉCIO TEIXEIRA – Exmo. representante desta Casa, Barros Munhoz; Exmo. Dr. Emil Adib Razuk, representante do Crosp; Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, representante do CFO; Dr. Silvio Jorge Ceccheto, representante da ABCD; e Dr. Juscelino Kojima, representante da APCD - São Paulo.

Para nós, e eu falo em nome dos meus colegas remidos, é uma grande surpresa sermos homenageados, principalmente no fim de nossas carreiras, nós estamos no crepúsculo de uma carreira e é muito bem vinda essa consideração que estão tendo conosco, principalmente da parte dos nossos representantes de associações de classe. Mas ao mesmo tempo nos deram uma missão difícil. Por que uma missão difícil? Porque nós temos que recapitular toda a trajetória da nossa vida profissional em alguns minutos, é uma missão quase impossível. Mas não é apenas a minha história, um pouquinho da minha trajetória que nós estamos representando aqui, eu acredito que eu estou representando todos os meus colegas remidos que também tiveram uma trajetória idêntica, e com isso se identificaram muito com a nossa história.

Nós podemos dizer que estarmos aqui hoje tem duas polaridades. Na primeira estamos tristes, e em uma segunda polaridade nós estamos alegres, e eu explico por quê. Tristes porque estamos no crepúsculo de uma vida profissional, então isso nos traz muitas recordações, quantas histórias, quantas derrotas, quantos acertos na vida e tudo isso se passa na nossa mente, e muitos de nós já estamos deixando a profissão. Mas ao mesmo tempo existe uma compensação de estarmos alegres porque nesse momento é como se nós estivéssemos passando um filme na nossa memória. E o que vem para nós? Esses anos e anos que nós dedicamos à profissão. Quanta luta que tivemos, quantas coisas que deram errado na nossa vida; mas também tiveram muitas coisas que deram certo na nossa vida, o que nos deixa muito felizes.

Como toda trajetória na vida de cada um de nós, e eu não estou falando de cirurgiões dentistas, mas de qualquer um de nós, a nossa vida é levada por erros e por acertos. Às vezes nos saímos bem nas coisas, às vezes não. Mas de tudo isso fica uma lição de vida, a vida é uma luta constante, e é isso que nós temos feito, especialmente na nossa carreira como profissionais. Esse é um ponto interessante, sempre lutar para dar o nosso melhor e procurar acertar, e porque não dizer vencer!

Por falar em lutas, recordo-me um pouco da minha trajetória como profissional. Sou da década de 1970, me formei pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e, naquela ocasião, talvez alguns colegas lembrem-se, a nossa faculdade estava direcionada uma parte para a Cidade Universitária e uma parte na Rua Três Rios, no Bom Retiro; vocês imaginem, nós tínhamos as aulas, principalmente a parte clínica, no Bom Retiro e as matérias básicas sendo feitas na Cidade Universitária. Talvez vocês falem, mas não tem problema. Agora não, mas naquela década era complicado. Para irmos à Cidade Universitária era uma luta, uma maratona, quase não tinha ônibus, perdíamos quase uma tarde para chegar ao destino, em um percurso que demorava horas e horas.

Além disso, muitos tinham um trabalho paralelo também. Muitos não tinham dinheiro suficiente para ter um curso mesmo estudando numa faculdade gratuita; portanto, grande parte trabalhava, o que foi o meu caso. Eu estudava de dia, cursava a faculdade, e a noite trabalhava até altas horas. Foi um período muito difícil, porque não dizer desafiador. Mas a palavra chave em tudo isso, meus amigos e autoridades presentes, chama-se perseverança. E é o que nós procuramos fazer durante toda nossa carreira. Depois as coisas foram melhorando na nossa vida, fomos nos solidificando como profissionais, fizemos alguns cursos para ampliar o nosso conhecimento, porque senão não evoluirmos, acabamos caindo no esquecimento.

Hoje ficamos pensando um pouquinho nesse passado todo, não só meu, mas dos meus colegas, será que valeu a pena tudo isso que nós passamos? Nós podemos dizer que sim, valeu muito à pena. Foi difícil, mas foi muito gratificante para todos nós, com certeza. Nós ajudamos pessoas, às vezes levantávamos a noite para acudir pessoas com odontalgia, quantas vezes tivemos que sair correndo para atender alguém, minimizar a dor de alguém. Quantas vezes devolvemos aquele sorriso que as pessoas tinham como querendo ter alguma coisa nesse sentido, como se fosse um sonho, nós devolvemos isso para as pessoas, ajudamos muitos. Nessa trajetória toda fizemos muitos amigos, inclusive os nossos pacientes. Ampliamos o horizonte, mesmo no campo financeiro demos uma vida digna para os nossos familiares. Boas coisas aconteceram.

O que queremos transmitir para vocês, colegas, principalmente aos mais jovens, que a maior parte das conquistas que nós pleiteamos, conseguimos junto à classe odontológica. Nós acreditamos que nesses anos todos, que eu e meus colegas remidos fizemos a nossa parte. Talvez não demos muito da nossa contribuição, mas com certeza nós fomos atuantes. Com certeza nós fizemos o que era melhor para nós. Acreditamos que demos a nossa sincera contribuição à odontologia. Que vocês continuem, porque hoje as coisas são mais fáceis, aqueles colegas mais antigos que o digam, as coisas são muito mais fáceis porque contamos com apoio das autoridades governamentais, com as entidades da classe, por exemplo o Conselho Regional, que tem nos ajudado muito, a APCD, a ABCD e mesmo o Conselho Federal tem nos apoiado muito nesse sentido. E aliado a tudo isso, temos uma tecnologia muito melhor agora do que 40 anos atrás.

O que pedimos a vocês é que continuem a luta. Nós estamos praticamente no fim de uma carreira, mas estamos vivos e atuantes, mas que vocês continuem lutando pela nossa classe. Essa somatória de fatores com certeza vão contribuir muito para que nós, cirurgiões dentistas, continuemos a conquistar novos horizontes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Comunicamos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 20 de abril, às 21 horas, na NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2. um programa muito melhor do que Salve Jorge.

Com a palavra o Mestre de Cerimônias para leitura da relação dos cirurgiões dentistas agraciados com certificados de Especialistas.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Passamos a nominar os cirurgiões dentistas que receberão o título de especialistas nesta noite. Pedimos encarecidamente a gentileza de que se coloquem em pé, e assim permaneçam para que sejam aplaudidos e saudados ao final desta citação.

Dra. Alessandra Cavalcanti Cunha Ferreira, Dra. Ana Paula Cândido dos Santos, Dra. Ana Paula S.T. Koga, Dra. Ana Paula Aguiar Gurgel, Dr. André Vilela Barreto, Dr. Andrews S. M., Dra. Adeli Souza Miura, Dr. Breno Nascimento Felix Ribeiro, Dr. Bruno Pereira Barbosa, Dr. Bruno Rocco Giusto, Dra. Camila Ribeiro de Paula, Dr. Carlos Rodrigues Paes, Dra. Carmélia Carneiro de Araújo, Dr. Davi de Oliveira, Dra. Daiana Régia Santana da Silva, Dr. Diogo Kauata da Silva, Dr. Eberezer Martins de Oliveira, Dra. Érica Sumida, Dra. Fabiana Paula Clemente Servilha, Dr. Fábio de Freitas Gomes, Dra. Fernanda Botolai Martins, Dra. Fernanda Modulo Pereira, Dr. Fernando Padin Iglesias Filhos, Dra. Fúlvia Cristina Chagas, Dr. Glauber Denis Marques Pereira dos Santos, Dr. Henry Y. Nakamura, Dr. Jonas Róseo, Dr. Julio César Soares Costa, Dr. Julio César Veloso Pereira, Dra. Lucimara Coraçari, Dr. Marcelo Munhoz, Dra. Márcia Gismondi, Dr. Mahamed Abdu Kalin Saleh, Dra. Patricia K. Moura Massuko, Dra. Patrícia Valéria Cunha Giorgivit, Dra. Paula Regina Peinado, Dr. Paulo Yamashiro, Dr. Pompilho de Castro, Dra. Priscila Vale Rocha, Dra. Renata Galante, Dra. Renata Paes Maziero, Dr. Ricardo Gomes Fabiano, Dr. Ricardo Keniti Missuno, Dr. Roberto Carlos da Silva Correa, Dr. Roberto Pascoto Feijó, Dr. Roberto Sanches Aranda Filho, Dr. Robson Marinho Correa de Melo, Dr. Rodrigo Simonetti Ribeiro Carvalho, Dr. Romualdo Cardoso Monteiro de Barros, Dra. Sandra Yuri Fassimoto, Dr. Seigi Yamaguita e Dra. Sueli Keiko A. Sagamuti, a quem eu peço um aplauso e uma saudação em nome dos demais. (Palmas.)

Com a palavra o presidente Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Convido o Dr. Emil Adib Razuk para entrega do certificado de especialista à Dra. Renata Paes Maziero, que fará um pronunciamento em nome de todos os especialistas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. RENATA PAES MAZIERO - Boa noite a todos os presentes desta solenidade, que homenageia o patrono da classe odontológica brasileira Tiradentes. Quero saudar o deputado Barros Munhoz, líder da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Emil Adib Razuk, presidente do Crosp; Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, conselheiro do CFO, neste ato representando o Dr. Ailton Diogo Morilhas, presidente do Conselho Federal de Odontologia; Dr. Silvio Jorge Ceccheto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Juscelino Kojima, vice-presidente da APCD, neste ato representando Adriano Forghieri.

Estou imensamente honrada de estar aqui para proferir o discurso em nome dos meus colegas especialistas na presença de tão nobres personalidades.

Sabíamos ao iniciarmos as nossas especializações que o caminho seria longo, que exigiria sacrifícios, abstinência da companhia dos nossos familiares e que o lazer seria algo muito distante; mas trazíamos a esperança e certeza de que o nosso sonho seria o bastante para suportarmos todas as dificuldades. Compreendemos ali que a nossa vontade de aprofundarmos dentro de um conhecimento específico por toda nossa vida era especial, por permitir o deleite de lições sublimes e muitas foram elas. O conhecimento passava agora a fazer mais sentido, almejamos sempre o aprimoramento técnico, norteados pela profunda preocupação de atingirmos o nosso objetivo, uma razão de ser.

Com o passar do tempo vencemos a fase das maletas carregadas, do tempo insuficiente para estudarmos; afinal, precisávamos trabalhar em nossos consultórios. E a nossa monografia? Tantos artigos lidos e quantos descartados. E a montagem final? Quando achamos que estávamos no final chegou a parte crítica, a apresentação perante à banca. Tudo tão árduo, mas com gosto de vitória. Hoje podemos dizer que o nosso sonho foi concretizado e estamos presentes em tão glamurosa festa para recebermos nosso título de especialista.

Como disse ao iniciar o meu pronunciamento hoje, estamos homenageando Tiradentes, mártir de nossa luta libertadora, homem que sonhava alto por sua nação, que procurava os meios para realizar os seus sonhos, e teve dignidade até o final. Ao ler sobre Tiradentes entendi porque recebemos tão importante título no dia de sua homenagem. Parabéns a todos os especialistas, pois somos lutadores e vencemos a nossa batalha. Podemos agora servir ao próximo com maior eficiência.

Agradeço aos meus filhos, Renato e Flávia, e ao meu marido, Nelson, que são meus companheiros de jornada. Agradeço a todos os presentes e me despeço com os votos de uma carreira profícua a todos os especialistas que recebem o seu título nessa noite memorável. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Assistiremos agora ao número musical “Amigos para Sempre”, pelo conjunto “Violinos do Brasil”, se não tivesse o “Amigos para Sempre” não seria uma Sessão Solene de homenagem a Tiradentes e aos nossos cirurgiões dentistas, essa é mais uma coisa fantástica do nosso presidente Emil Adib Razuk. Hoje não temos os Três Tenores, mas tem o “Violinos do Brasil”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Com a palavra o Mestre de Cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Queremos registrar os ofícios endereçados a esta Sessão Solene, Medalha Tiradentes patrono da odontologia brasileira. Ofícios dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura e José Police Neto; Dra. Lázaro de Melo Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco; Prof. Dr. Vicente de Paula B. Cunha, diretor do departamento de odontologia da Unitau - Universidade de Taubaté; Dra. Silvana Rodrigues Ferreira, assessoria da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo; Dra. Juliana Baraldi Ferraresi, secretária do Coren - Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

Pedimos a gentileza rapidamente que se coloquem de pé e recebam também o nosso aplauso os seguintes especialistas desta noite: Dra. Tatiana Rocha Azeredo e Dra. Fabíola Bernadeli Lanfredi, e recebem o nosso aplauso, por favor. (Palmas.)

Registramos, agradecemos a presença e pedimos que sejam saudados ao final desta citação: Dr. José Eduardo Amorosinho, representando o presidente do CRECI 2ª Região, Dr. José Augusto Viana Neto; Dr. Cássio Marques Dicolla, diretor da Estação Odontológica da Prefeitura de São Paulo; Dr. Nilson Medina de Albuquerque, secretário geral da ABO - São Paulo, representando o presidente da ABO - São Paulo, Dr. José Silvestre; Dra. Maria Ângela Marmo Favaro, secretária geral da APCD Central; Dr. Seigi Nishikawa, presidente da APCD Butantã; Dr. Hélio Toledo Júnior, presidente da APCD Osasco; Prof. Dr. Clóvis Mareda, presidente da Academia Tiradentes de Odontologia; Dr. José Ângelo Capelo Fonseca, presidente da Comissão Eleitoral do Crosp; Dr. José Luiz Negrinho, presidente do Conselho das Regionais da APCD, representando neste ato o Dr. Brás Antunes Neto, presidente da APCD Baixada Santista; Dr. Fábio de Barros Toledo Júnior, presidente da Câmara Técnica das Especialidades de Ortopedia Funcional dos Maxilares do Crosp; Dr. Wilson Chediek, presidente do 32º Ciosp; Dr. José Mário Anselmo, presidente da APCD Ipiranga; Dr. Marcos Martins, presidente da APCD Guarulhos; Dr. Eduardo Sakai, representante do presidente da Confederação Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares, Dr. Orlando Santiago Júnior; Dr. Márcio Rossi Mascarenhas, tesoureiro da APCD Pinheiros; Dr. Roberto Miguita, presidente da APCD São Miguel Paulista; Dra. Aline Jung, vice-presidente da Academia Brasileira de Fitopatologia Crânio Orocervical; Dra. Ângela Mei, presidente da Academia Brasileira de Fitopatologia Crânio Orocervical; Dra. Denise Cavalheri, presidente regional da APCD Vila Mariana; Dra. Ana Teresa Sanazaro, coordenadora de Eventos do Conselho Regional de Biblioteconomia; Dr. Dalvo Pergamasco, representante distrital 26º Distrito Crosp; Dr. Maurilio Silvério, diretor do Conselho Deliberativo da APCD Central; Dr. Luiz Lincoln Cristino Costa, primeiro vice-presidente APCD Butantã; Dr. Francisco Antonio de Araujo Pinto, representante do 15º Distrito do Crosp; Dr. Edmilson Ramos, presidente do Núcleo dos Cirurgiões Dentistas da APCD Ipiranga; Dra. Odete Muto, representante do 26º Distrito do Crosp; Dra. Flávia Aldarves, gerente de marketing da Colgate-Palmolive; Dra. Eurica Yamagimori, delegada seccional de Osasco do Crosp; Dr. Ziro Yamaguchi, tesoureiro da ABCD; Dra. Neide Pena Couto, secretária da Câmara Técnica de Prótese Buco; e Prof. Dr. João Marcelo Ferreira de Medeiros, da Unitau - Universidade de Taubaté, a quem eu peço uma saudação em nome dos demais. (Palmas.)

Sr. Presidente, deputado estadual Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Solicito que o Presidente Emil Adib Razuk proceda à entrega dos certificados dos conselheiros que deixam o cargo, Dr. Francisco Couto Mota. (Palmas.)

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Senhoras e senhores, dois colegas presentes, Dr. Francisco Couto Mota e Dr. Ideval Serrano, no próximo dia 19, eles completarão o biênio a que foram eleitos. Francisco Couto Mota tesoureiro é por seis gestões tesoureiro e sempre com dedicação extraordinária. E nós queríamos que com esse diploma, um diploma de honra, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo reconhece, enaltece os relevantes serviços prestados pelo conselheiro Dr. Francisco Couto Mota durante esses anos, concedendo este diploma com os agradecimentos da classe odontológica paulista. Mota, muito obrigado, você é um exemplo edificante para todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Neste momento solicitamos uma gentileza, presidente deputado estadual Barros Munhoz, entregue o certificado ao Dr. Ideval Serrano. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Dr. Ideval Serrano, é com muita honra, muita alegria que eu lhe entrego este diploma de honra por tudo que fez pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e pela classe odontológica. Parabéns, obrigado em nome da classe, e que Deus o abençoe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Com a palavra o Sr. Mestre de Cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Quero registrar e agradecer a presença das seguintes autoridades, pedimos a gentileza que sejam saudadas no final desta citação: Dr. Gilmar Furquim, vice-presidente de Bragança Paulista; Dr. Paulo Ohori, 2º vice-presidente da APCD Butantã; Dr. Luis Roberto Suian, coordenador da Comissão Eleitoral do Crosp; Dra. Ana Clara Passero Falbo, membro da Câmara Técnica das Especialidades Endodontia do Crosp; Dr. Marcelo Diniz de Pinho, membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial; Dra. Adriana Zink, membro da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; Dr. Mauricio Querido, secretário da Câmara Técnica de Implantodontia; Dr. Sidney Rafael das Neves, membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial; Dra. Alessandra Casanova, membro da Câmara Técnica de Ortodontia; Dr. Francisco Ângelo Biagioni, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo do Campo; Dr. Marcelo Ceccheti, supervisor da divisão de Odontologia do Hospital das Clínicas de São Paulo; Dr. Felix Martins Perches, fiscal da Seccional de Araras; Dr. Marcos Genari Capez, tesoureiro eleito do Crosp biênio 2013-2015; 1º Tenente PM Salomão, representando o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira; Sr. José Aparecido Campos, representando o deputado estadual Itamar Borges; Dr. Sergio Giamas Iafigliola, membro da Câmara Técnica de Ortopedia Funcional dos Maxilares, a quem eu peço um rápido aplauso em nome dos demais. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Assistiremos agora ao número musical “Aquarela do Brasil”, também indispensável nas sessões solenes do Dr. Emil Adib Razuk, executado pelo conjunto “Violinos do Brasil”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Ouvimos com muito prazer a execução da “Aquarela do Brasil”, logo em seguida ouviremos “Garota de Ipanema”. Com a palavra o Mestre de Cerimônias, que falará sobre a comenda e Medalha Tiradentes.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Obrigado, Sr. Presidente. A Medalha Tiradentes foi instituída pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo em 1992. Por ocasião das comemorações do Bicentenário da morte de Tiradentes, em 21 de abril de 1792, em homenagem ao mártir da Independência do Brasil e tornou-se a maior láurea na área odontológica paulista. É concedida não só a cirurgiões dentistas que tenham se destacado na profissão, mas nas atividades associativas e científicas, como também a personalidades que se projetaram pelos relevantes serviços prestados à classe odontológica, como também à sociedade.

A cada ano o Crosp presta homenagem aos colegas e autoridades que desenvolvem alguma atividade de relevância em prol da odontologia, da saúde bucal e da comunidade, que vise o bem estar das pessoas. Os laureados pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo são indicações de entidades representativas da classe como a APCD, Uniodonto, Faculdades de Odontologia e as Seccionais do Crosp e depois referendadas pela Presidência do Conselho.

Presidente Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Serão entregues as medalhas em primeiro lugar à Dra. Patrícia Bella Costa, peço que o Mestre de Cerimônias leia o seu currículo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Dra. Patrícia Bella Costa nasceu em São Paulo em 18 de julho de 1970, filha de Alcides Costa e Maria Aureluz Bella Costa. Graduou-se em Odontologia na UNICID em 1992, pós graduou-se em Marketing na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, no ano de 2000. Fez Extensão na Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos da América.

Com 20 anos de experiência trabalhando em empresas de odontologia, dedica-se há oito anos a dirigir a área de Relações Profissionais da Colgate-Palmolive no Brasil. Com uma passagem pela Colgate-Palmolive Itália a Dra. Patrícia dirige, entre outras atribuições, o Programa Sorriso Saudável Futuro Brilhante da Colgate-Palmolive no Brasil. O programa educa crianças de 6 a 10 anos sobre higiene das mãos, sobre cuidados da higiene e saúde bucal. O programa é parceiro dos cirurgiões dentistas, das associações odontológicas, de educadores, voluntários, ONGs e governos nas áreas de Educação e Saúde.

Em 2012 a Dra. Patrícia Bella Costa recebeu o prêmio “You Can Make a Diference”, “Você Faz a Diferença”, concedido pela Colgate-Palmolive Global pela idealização e implantação do Programa de Capacitação e Saúde Bucal para os agentes comunitários de saúde do Ministério da Saúde. Essa parceria com o Ministério da Saúde possibilitará que 14 milhões de pessoas sejam impactadas em 2013, aprendendo as boas práticas de higiene bucal através dos agentes comunitários treinados.

Nos últimos seis anos, em parceria com os Conselhos Regional de Odontologia de São Paulo e com o Conselho Federal, disponibilizou para distribuição kits de higiene bucal do Programa Sorriso Saudável Futuro Brilhante aos governos do Estado e do município de São Paulo.

Também por esta parceria com o Crosp - SP, folhetos informativos sobre especialidades odontológicas foram entregues aos cirurgiões dentistas do estado de São Paulo para que fossem distribuídos aos seus pacientes.

Neste momento, com muita honra, Dr. Emil Adib Razuk, presidente Crosp, concede a Comenda e Medalha Tiradentes em nome de todos nós à Dra. Patrícia Bella Costa. (Palmas.)

Dr. Cláudio Yukio Miyake, conselheiro e futuro presidente do Crosp biênio 2013-2015, neste momento concede a Medalha Tiradentes para a Dra. Patrícia Bella Costa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da comenda.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Também receberá a Comenda a Dra. Sandra Kalil Bussadori. Antes disso, a Dra. Patrícia Bella Costa tem a palavra.

 

A SRA. PATRÍCIA BELLA COSTA - Serei breve. Quero saudar todas as autoridades aqui presentes. Quero agradecer a todos que me inspiraram na minha vida e no exercício da minha profissão. Quero agradecer aos meus antepassados, minha bisavó Anita Coutinho Bella e meu bisavô Felipe Schimit Sobrinho, que foram também dentistas há 100 anos, e que viveram uma odontologia muito diferente da nossa. Agradeço aos meus pais que foram abnegados, me proporcionaram amor e educação, e a todos que contribuíram para que hoje eu pudesse estar aqui recebendo esta homenagem, meu muito obrigado.

Eu sou uma facilitadora. Eu sou um instrumento da boa ação em favor da nossa odontologia e das nossas comunidades. Na verdade, a Colgate-Palmolive que contribui com as ferramentas para o aprendizado de saúde bucal. Assim como meus antepassados foram exemplo pra mim, quero ser um exemplo positivo de que é possível fazer a diferença para as gerações que vierem depois de mim na odontologia.

Quero também agradecer a minha equipe na Colgate-Palmolive porque sem eles não seria possível fazermos as ações que foram implantadas e objeto desse Prêmio. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOS - PSDB - Dra. Sandra Kalil Bussadori, leitura do currículo pelo Mestre de Cerimônias, por favor.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Prof. Dra. Sandra Kalil Bussadori, graduada em Odontologia pela UNISA em 1988, especialização em Odontopediatria pela Unisa em 1992, mestrado em Odontologia Materiais Dentários pela USP, 1997, doutorado em Ciências Odontológicas pela USP, 2001, pós-doutorado em Pediatria pela Unifesp.

Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação - Uninove e em Biofotônica aplicada a Ciências da Saúde. Professora titular Uninove, professora titular da Unimes. Coordenadora dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em Odontopediatria da APCD central.

Professora Sandra tem mais de 170 artigos publicados em periódicos científicos indexados, é autora de 4 livros e co-autora em vários capítulos de livros. Atua em vários projetos sociais e na prática clínica pautada em uma odontologia baseada em evidência científica e na mínima intervenção.

Nesse momento, por gentileza, Dra. Sandra Kalil Bussadori, posicione-se e receba das mãos da Dra. Maria Lúcia Zarvos Varellis a Comenda Medalha Tiradentes em nome de todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da comenda.

 

* * *

 

A SRA. SANDRA KALIL BUSSADORI - Boa noite a todos. Quero saudar as autoridades presentes. É um prazer estar aqui, uma emoção muito grande receber esta honraria que é uma responsabilidade social e permanente na odontologia. E eu, como mulher, pesquisadora, dentista, odontopediatra e professora, posso realmente contribuir com a odontologia para formar uma nova geração. Uma geração de profissionais brilhantes, excelentes alunos, excelentes cirurgiões dentistas e cidadãos. Que Deus me conceda a graça de poder continuar a cada dia contribuir para uma odontologia de ponta e a nível mundial.

Muito obrigado pela atenção, e muito obrigado aos meus familiares, que também estão presentes e aos meus colegas e amigos, pois sem os amigos não fazemos nada, não é verdade? Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - A Comenda ao Dr. Cláudio Roberto Biamino, representando “in memorian” o Dr. Clóris Biamino.

Peço ao Mestre de Cerimônias que proceda à leitura de seu currículo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL - Dr. Clóris Biamino, formado no curso de Odontologia pela Faculdade de Medicina na Universidade do Paraná em 1952. Membro da Comissão Eleitoral do Crosp, função desenvolvida com muita competência e dedicação durante 4 eleições, tendo o seu trabalho reconhecido por todas as chapas concorrentes. Foi inspetor do Serviço Dentário Escolar e do Denpao - Divisão Odontológica do Departamento de Assistência Escolar.

Senhoras e senhores, o deputado estadual Barros Munhoz neste momento concede a Medalha e Comenda Tiradentes na pessoa do Dr. Cláudio Roberto Biamino “in memorian” ao Dr. Clóris Biamino, a quem eu peço aplausos, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da comenda.

 

* * *

 

O SR. CLÁUDIO ROBERTO BIAMINO - Exmo. Deputado Barros Munhoz, exmo. Sr. Presidente Emil Adib Razuk, digníssimos senhores presentes à Mesa.

Não tenho nenhum discurso preparado, mesmo que tivesse por conta da emoção não teria condições de lê-lo. Agradeço em nome da minha família profundamente esta homenagem ao meu pai. Nesses últimos seis dias das eleições pude sentir o significado da música “Amigos para Sempre”, onde todos desde colegas a funcionários vieram sempre um dia falar alguma coisa do meu pai. Sempre coisas muito boas, e até mesmo os adversários políticos, muito bom. E como Dr. Cláudio lembrou, ele estava presente nesses dias. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Silvio Jorge Ceccheto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas.

 

O SR. SILVIO JORGE CECCHETO - Boa noite a todos. Eu quero aqui cumprimentar o deputado Barros Munhoz, já dignamente citado. O nosso querido presidente, Dr. Emil Adib Razuk; cumprimentar o Dr. Rubens Corte Real, também já solenemente designado; o nosso Juscelino neste ato representando o Adriano; e o futuro presidente do Crosp, Dr. Cláudio Miyake, e em nome dele cumprimento os demais eleitos na chapa. Cumprimento também os presidentes das nossas regionais da ABCD de São Paulo e o inteiro. Cumprimento o tesoureiro da ABCD, Dr. Gironha Nashimori.

Peço permissão aos homenageados, aos especialistas e aos remidos nessa noite especial. Ela se faz especial por esse grande homem que hoje nós temos que dar centenas de Comendas e de Medalhas Tiradentes. Um homem que se dividiu com a família. Dona Lenita, confidenciei ao Dr. Razuk, se a senhora concordava com todo esse tempo e dedicação ao Crosp, e ele disse que sim. Muito obrigada, dona Lenita, a senhora, a sua família e a todos que permitiram que ele pudesse, durante tanto tempo com competência, com dignidade, com seriedade, com hombridade, dirigir o nosso Crosp.

Dr. Razuk, há 2 anos e meio, na nossa posse como presidente da ABCD eu lhe pedi naquela ocasião, no cochicho do ouvido e depois publicamente, que você me cedesse o Cláudio Miyake, até então secretário do Crosp, que ele pudesse compartilhar e administrar juntamente com o Ziro, juntamente conosco a nossa ABCD. Eu não tive oportunidade de agradecê-lo, então hoje eu faço aqui de público e os frutos vieram doutor Razuk. O Cláudio sucedendo com o seu aval, com o seu endosso, com o seu crédito a futura Presidência do Crosp.

Quero, como cirurgião dentista, como presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, prestar uma homenagem carinhosa, singela, honesta. Eu não preparei um grande discurso, mas preparei o meu coração para neste momento, Dr. Razuk, desejar saúde, muita saúde, muita paz. Esperamos ainda você ao nosso lado, compartilhando com a nossa odontologia e pedir que aceite o nosso simples, sincero e carinhoso abraço. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk para suas considerações finais, nesta que será a última oportunidade. Antes disso, o Dr. Rubens Corte Real de Carvalho solicita a palavra e eu tenho a honra de conceder.

 

O SR. RUBENS CORTE REAL DE CARVALHO - Boa noite a todos. Quero saudar o exmo. deputado Barros Munhoz; o exmo. presidente do Crosp, Dr. Emil Adib Razuk; o presidente da ABCD, Dr. Silvio Jorge Ceccheto; o vice-presidente da APCD, Juscelino Kojima, aqui representando o presidente Adriano Albano Forghieri; e o futuro presidente do Crosp, Dr. Cláudio Yukio Miyake; demais autoridades nomeadas, colegas honrados pela homenagens do Crosp, aos colegas cirurgiões dentistas, minhas senhoras e meus senhores.

Meu caro Emil, completou ontem, dia 14 de abril, 49 anos de existência dos nossos Conselhos de Odontologia. Dessas mais de quatro décadas, se alguém atuou sobremaneira pela elevação do prestígio e do bom conceito da Autarquia, e por extensão daqueles que legalmente exercem a odontologia brasileira, esse alguém é você, caríssimo amigo Emil.

Sua atuação durante vários anos à frente dos destinos do CRO-São Paulo só fez este crescer e ser respeitado e servir de exemplo a todos os demais Conselhos co-irmãos. Assim, em nome do Plenário do Conselho Federal de Odontologia, o qual tenho a honra de integrar e representar São Paulo, é que apresento a você, Emil, os mais sinceros agradecimentos por tudo que fez e realizou em benefício da classe odontológica paulista e também brasileira. Seu nome ficará indelevelmente marcado na lembrança de todos aqueles que vivem da e para a odontologia.

Cumprimento-lhe ainda pela beleza desta solenidade e pelas justas homenagens que presta a colegas inscritos no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Receba, caro amigo Emil, o meu sincero abraço. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Agora esta Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk para suas considerações finais, nesta que será a última oportunidade que falará como presidente do Crosp, após 20 anos de mandato elitista.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Sr. Presidente da sessão, deputado Barros Munhoz, digníssimas autoridades presentes.

Neste instante quero dizer algumas palavras singelas, pequenas, mas que significam aquilo que o meu coração diz a vocês. Todo esse trabalho que realizamos 20 anos, à frente do Conselho, foi um trabalho de equipe. Um trabalho que os conselheiros e os demais membros nos ajudaram e contribuíram com a sua competência, com o seu discernimento para atingir o nosso objetivo.

Nesses últimos dois anos nós tivemos ao nosso lado o Cláudio Miyake, o Manfredini, o Rogério, a Malu, a Rada, o Mota, o Francisco Mota, o Ideval Serrano, o Caio, o próprio Rubens Corte Real foi nosso secretário por muitos anos. Enfim, todos os conselheiros que de uma maneira e outra deram a nós o entusiasmo, a emulação para desenvolvermos os nossos trabalhos. Quero dividir com os conselheiros esse trabalho que fizemos em prol da odontologia, que tanto amamos e, como disse o próprio Silvio Ceccheto, eu deixei muitas horas de convívio com a família, mas eu tive a compreensão da minha esposa Lenita, dos meus filhos que compreenderam que nós estávamos lutando por um ideal de termos uma odontologia mais prestigiada e também que vinha de encontro aos interesses da população. A todos vocês o meu muito obrigado.

E ao deputado Barros Munhoz, que em todos esses anos nos proporcionou desta tribuna que nós também tivemos a oportunidade de realizarmos muitas coisas, inclusive, o serviço odontológico do Poder Legislativo, realizarmos uma série, inclusive a Lei Complementar 180 conseguimos a isonomia em 78 do cirurgião dentista com o médico, enfim, realizarmos o Primeiro Seminário de Defesa do Consumidor isso em 1994/75, o que demonstra que todos nós trabalhamos com entusiasmo, com idealismo. Mas acima de tudo, demonstrando que o cirurgião dentista tem condições de participar de todas as atividades da sociedade e com muito desempenho, com muito discernimento e com muito idealismo.

A todos vocês o meu muito obrigado por estes momentos que realmente trazem satisfação e alegria, serão e ficarão indeléveis no meu coração. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Ouviremos agora o número musical “Per Amore” pelo conjunto “Violinos do Brasil”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Caríssimo amigo Emil Adib Razuk, caríssimo Dr. Silvio Ceccheto, caríssimo Dr. Cláudio Miyake, Dr. Rubens Corte Real de Carvalho e Dr. Juscelino Kojima; permitam-me homenagear também Dr. Décio Teixeira e todos os remidos; Dra. Renata Paes Maziero e todos os especialistas; quero homenagear também os amigos Dr. Mota e Dr. Idevaldo, que deixam o Conselho; quero homenagear a Patrícia, Sandra, Dr. Cláudio, “in memorian” do Dr. Clóris; quero homenagear todas as senhoras e senhores.

Tentarei ser breve e conterei a emoção, eu sou um homem de 68 anos que me formei antes da década de 70, do doutor Décio em 67, na gloriosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco, sou advogado, creio na justiça, no direito. Sou um homem que teve de Deus mais do que eu sonhava ter, muito mais do que merecia, minha esposa fantástica, maravilhosa, companheira principalmente das horas mais difíceis da minha vida, três filhos extraordinários, duas noras, um genro maravilhoso, quatro netas encantadoras, inteligentes, educadas e bonitas. Bem sucedido na política, três vezes prefeito de minha cidade, quatro vezes deputado estadual, secretário de Estado da Agricultura, ministro da Agricultura, candidato a governador do Estado de São Paulo, fui duas vezes líder do governo, duas vezes Presidente da Assembleia Legislativa, o maior Parlamento Estadual da América Latina, deveria estar extremamente contente e feliz. Confesso que muito pelo contrário, triste, amargurado, sofrido.

O que esse doido vem falar disso numa hora dessas? Tem tudo a ver. Porque neste momento eu me fortaleço, eu vejo o que a imprensa não tem mostrado como deve. Eu estou cansado de ler jornal, de ver televisão, de ouvir rádio, só tomar conhecimento de coisa ruim, é crime, é barbárie, é roubo, é estupro, é tudo que se possa imaginar de ruim. Aí eu venho aqui e vejo gente como vocês. Gente como Dorinho, muita gente não vai saber quem é o Dorinho, é o Dr. José Teodoro Pereira da Silva, meu amigo de infância, meu amigo de adolescência, que bem pode representar o que é o dentista. Eu estou a 37 anos na política, eu fui três vezes prefeito, eu sou deputado pela quarta vez, não conheci um dentista malandro, desonesto, safado, estou dizendo com toda sinceridade, Dorinho é testemunha minha. Quero homenageá-lo, homenagear a Miriam, sua esposa.

Quero dizer que estou aqui para me fortalecer. Estou aqui para me inspirar em Tiradentes, um homem que teve a coragem, a hombridade de dar a vida pela pátria, por aquilo que é justo, por aquilo que é direito. Nós precisamos nos imbuir desse espírito, de acreditar na justiça, na seriedade, na honestidade, na solidariedade. Estou aqui para homenagear a classe dos cirurgiões dentistas com muita honra. Se Deus quiser, Razuk, o ano que vem vai estar o Cláudio na Presidência, mas eu vou solicitar essa mesma sessão solene, e em outubro também no Dia do Cirurgião Dentista, porque eu quero continuar tendo a honra nos próximos dois anos de homenagear essa classe tão importante, até pelo exemplo que dá para todos nós, brasileiros.

Estou aqui também, Razuk, para lhe homenagear. 20 anos de mandatos, eleito sempre. Uma vida pública que eu tive oportunidade de conhecer. Eu era um jovem prefeito e você dirigia o setor, o departamento de Assistência Escovar, comecei a admirá-lo desde aquela data. Depois você foi deputado neste Parlamento, foi brilhante, e dirigiu a sua classe, os seus colegas, e os números falam mais do que qualquer palavra. Os números da última eleição do Crosp mostraram que o Cláudio é bom, mas os seus mandatos foram aprovados. Sinto-me muito orgulhoso de ser teu amigo.

Quero dizer, Dr. Décio Teixeira, que eu aprendi muito e me revigorei muito com a sua fala, realmente vale à pena. Temos que deixar de lado tudo isso que eu falei, que acontece de errado e de triste e tem que acreditar, e tem que persistir, e tem que continuar, porque disse Fernando Pessoa: “Viver não é preciso, navegar é preciso”. Vamos continuar e vamos construir o país com o que Tiradentes sonhou. Parabéns a todos. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e sete minutos.

 

* * *