05 DE NOVEMBRO DE 2010

12º PARLAMENTO JOVEM

 

SESSÃO PLENÁRIA DE INSTALAÇÃO DA DÉCIMA SEGUNDA LEGISLATURA DO PARLAMENTO JOVEM PAULISTA

 

Presidência: DEPUTADA CÉLIA LEÃO, DEPUTADOS JOVENS ARIANE ABREU TSUTSUMI e MIRELLA RABELLO

 

Secretários: DEPUTADOS JOVENS CRISTIAN DE CERQUEIRA e GABRIEL JOSÉ FRANÇA

 

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, Deputados Jovens, pais, professores, convidados, bom dia. É com imensa satisfação que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo dá as boas vindas a todos.

A Deputada Célia Leão, do PSDB, vai abrir e presidir esta Sessão de Instalação da 12ª Legislatura do Parlamento Jovem Paulista e a Posse dos Deputados Jovens Estaduais, tendo ao lado a Deputada e Professora Maria Lúcia Prandi, do PT, e também o Deputado e Professor Carlos Giannazi, do PSOL. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra.Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta sessão tem como finalidade a Instalação da 12ª Legislatura do Parlamento Jovem Paulista e a Posse dos Deputados Jovens Estaduais.

É com muita alegria, sempre com emoção de forma especial, que gostaríamos de registrar a presença de lideranças e autoridades que participam conosco da Abertura da Posse dos 94 Deputados Jovens: do Secretário da Juventude da cidade de Guaiçara, Sr. Milton dos Santos; do ex-Deputado Jovem de 2006, Sr. Bruno Freitas Spunar; do Vereador a Câmara de Tabatinga, Sr. Nelson Soler; do ex-Deputado Jovem de 2005, Sr. Maurício Rocha; do ex-Deputada Joven de 2008, Sra. Tamires Xavier; representando o Deputado Antonio Salim Curiati, decano desta Casa, reeleito, o Sr. Luiz Felipe Dias Farah; do Sr. Felipe Bonsenso, ex-Deputado Jovem, Líder do Partido da Educação, representando o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade São Francisco.

Gostaria de nominar novamente a presença dos Deputados que sempre participaram e participam e como mestres, professores e doutores, são aguerridos e estão à frente do seu tempo, no trabalho em defesa da Educação.

Hoje temos a presença do professor Carlos Giannazi, do PSOL, Deputado desta Casa e a nossa querida doutora, mestra, amiga e companheira, sempre fazendo a diferença neste Parlamento, a Deputada Maria Lúcia Prandi. É com muita alegria que registramos a presença dessas lideranças e autoridades.

Esta Presidência gostaria de fazer uma saudação especial ao grande Líder desta Casa, nosso Presidente titular, Deputado Barros Munhoz, do PSDB, que não pôde comparecer para abrir os trabalhos e participar com V. Exas. na Diplomação em virtude de compromisso anteriormente assumido.

E por isso trouxemos o seu abraço, o seu respeito e, mais do que isso, a sua alegria de receber novamente nesta Casa, os Deputados Jovens, familiares, amigos, professores, mestres, colaboradores, enfim, toda a comunidade, e os funcionários da Assembleia Legislativa que com esforço conjunto e com muito carinho e amor, contribuíram para o êxito desta Sessão Solene. Uma salva de palmas ao Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa , que deixa aqui o seu reconhecimento. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Dando continuidade aos nossos trabalhos, gostaria de agradecer a TV Assembleia e dizer que todo o Estado de São Paulo terá oportunidade de assistir ao vivo esta Sessão. É com muita alegria que passo a palavra ao Deputado Carlos Giannazi para fazer sua saudação a todos os presentes.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Gostaria de saudar os alunos, pais, professores, profissionais da Educação que acompanharam e deram todo o suporte para que vocês estejam hoje aqui. Sei que muitos vieram de longe, da Baixada Santista, do interior paulista, para participar do Parlamento Jovem.

Gostaria também de saudar a Deputada Célia Leão, que está conduzindo muito bem esse trabalho; a Deputada Maria Lúcia Prandi, nossa colega e professora, e a equipe que organiza o Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa; a TV Assembleia, que faz um trabalho muito especial apresentando as imagens com qualidade para todo o Estado de São Paulo. E parabenizar, sobretudo os alunos das escolas públicas e privadas, que tiveram que trabalhar muito, pesquisar, estudar e discutir a elaboração dos projetos apresentados para que fossem aceitos pela comissão da Assembleia Legislativa. Parabéns.

Hoje vocês estão tendo uma aula sobre a continuidade dos trabalhos que vocês já estão desenvolvendo nas escolas, porque faz parte do projeto pedagógico de cada escola, até porque, educação nacional tem como principal objetivo a formação para o pleno exercício da cidadania. Vocês estão dentro dos objetivos gerais da Educação nacional.

Isso é uma extensão da sala de aula, ocupando o espaço do Plenário Juscelino Kubitschek, onde votamos todos os projetos para o Estado de São Paulo, projetos que beneficiam a população, porque a Assembleia Legislativa é um conjunto de partidos de forças antagônicas, com representação de vários setores da sociedade, com representantes de empresários, de categorias profissionais. Aqui existe uma verdadeira luta de classes. Muitas vezes são aprovados projetos que prejudicam a população também.

Por isso, temos de fiscalizar o Poder Legislativo. Temos de fiscalizar os Deputados para ver se eles estão realmente defendendo os interesses da população ou os interesses do poder econômico, das grandes empreiteiras, dos grandes bancos. A população quer investimentos na área de Educação, da Saúde, da Segurança, do Meio Ambiente, da Cultura, do Lazer e da Habitação Popular. Parabéns para vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - O Deputado Carlos Giannazi é uma pessoa obstinada no trabalho da vida pública e no trabalho parlamentar em defesa da Educação. E com a mesma alegria, passamos a palavra à nobre Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Sra. Presidente, nobre Deputada Célia Leão, autora do projeto que se constituiu na Lei do Parlamento Jovem, é sempre uma alegria e um prazer compartilhar esse momento tão importante.

Deputado Carlos Giannazi, ex-Deputados e Deputadas, Sr. Secretário da Juventude, vereadores, comunidade escolar, professores e funcionários de escolas, pais, familiares, mas muito em especial e carinhosamente Sras. e Srs. Deputados do Parlamento Jovem da Edição de 2010.

Ontem, tivemos a oportunidade de recebê-los e já nos pronunciamos a respeito da importância da democracia e do nosso processo histórico. E quero mais uma vez saudá-los, dizer que hoje vocês são os Deputados e as Deputadas da maior Assembleia Legislativa deste País. O Parlamento Estadual de São Paulo é o maior de todo o nosso Brasil, e ser Deputado de um Estado que é responsável por mais de 30% do Produto Interno brasileiro é extremamente dignificante.

E V. Exas. aqui chegaram porque percorreram um longo caminho, o caminhão da idéia, da participação e da construção de um projeto e hoje representam suas escolas, representam o Estado de São Paulo.

Vocês aprenderam muito sobre o funcionamento desta Casa. Eu gostaria de lembrar, como disse o Deputado Carlos Giannazi, além da atribuição de legislar, a outra competência e responsabilidade do Legislativo, seja municipal, estadual ou federal, é também fiscalizar o Poder Executivo. São os dois compromissos e atribuições determinadas pela Constituição.

Encerrando, gostaria de dizer da minha alegria de termos muitos Deputados e Deputadas defensores da Educação e de todos os outros temas relevantes, da maioria de mulheres que, ao contrário do que ocorre ainda nos parlamentos do nosso País e do nosso Estado, apesar de termos eleita a primeira Presidente do nosso País.

Vocês estão sentados em ordem alfabética para a facilitação da Diplomação, mas nós seguimos a tradição da Revolução Francesa, que continua sendo seguida hoje: à esquerda ficam os deputados dos partidos considerados mais à esquerda; depois temos no centro os partidos mais de centro e à direita os partidos mais conservadores. Isso vem de uma tradição da Revolução Francesa, onde nós tínhamos os jacobinos, que ficavam à esquerda, depois até os da planície, os girondinos, e os deputados do planalto.

E porque estamos sempre aprendendo, queria partilhar essa experiência com vocês.

Finalmente gostaria de dizer que a escola é esse espaço de ebulição de pensamentos e de idéias. E fico extremamente feliz não só pelos projetos, mas pela troca de experiências que tivemos: escola que tem jornal elaborado pelos próprios alunos, como a de Campinas; escola que tem a efervescência de grêmios estudantis; escolas que tem os seus projetos culturais, projetos que apresentam a idéia de a escola ter uma rádio. Nós aprendemos com vocês jovens que participam para a construção cada vez melhor deste Estado e deste País. Parabéns a todos e um grande abraço. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas à Deputada Maria Lúcia Prandi, uma mulher que muito nos honra, inclusive no gênero, que tem feito um trabalho muito importante e muitas vezes decisivo para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros que moram em São Paulo. Muito obrigada e parabéns pela atuação de Vossa Excelência.

E com muita honra, gostaríamos de convidar para deleite de todos nós, o jovem titular Deputado desta Casa, Deputado Bruno Covas, para fazer a sua saudação aos Deputados Jovens.

 

O SR. BRUNO COVAS - PSDB - Sra. Presidente, Deputada Célia Leão, Deputada Maria Lúcia Prandi, Deputadas e Deputados Jovens, professores, pais, amigos, quero, em breves palavras, parabenizar todos aqueles que foram escolhidos dentro das suas escolas, depois, posteriormente, pela comissão aqui da Casa que os escolheu para serem Deputadas e Deputados Jovens neste ano, neste Parlamento.

Enfrentamos dificuldade muito grande, que é o fato de hoje os jovens não gostarem da política. Diria que hoje os jovens não são antipolíticos, são hoje apolíticos, na sua maioria. A nossa juventude odeia os políticos, odeia a política e quer mudá-la. Simplesmente os nossos jovens não querem saber de política. Eles não querem participar, não querem se envolver porque isso não é com eles. Isso, hoje, não é nenhum fato restrito à nossa juventude. É um fato que contagia já toda a nossa sociedade. A nossa sociedade hoje pouco participa, pouco milita e pouco quer saber.

A participação de vocês hoje é, sem dúvida, o início de virar a página da nossa história, da participação dos jovens na política. Vocês estão aqui. Então comecem a se preparar porque, daqui a seis anos, vamos ter a eleição para vereadores nas suas cidades. Vão se filiar num partido político. Vão buscar algo que vocês possam militar para se candidatarem. A sociedade precisa de vocês. A juventude precisa de vocês.

Parabéns pela eleição e contem sempre conosco aqui na Assembleia Legislativa. Muito obrigado!

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao jovem e sempre Deputado Bruno Covas do PSDB. Muito obrigada pela sua participação.

Queremos registrar, com muita alegria, a presença aqui dos Vereadores Jovens de Lins, que estão convidados a vir aqui na Mesa Diretora: Lara, Davi, Gabriel, Giovanca, Esmeralda, Tiago, Poliana, Ana Carolina, Maria Clara e o Everton. Ainda o Vereador Edgar de Souza, Presidente da Câmara Municipal de Lins. Muito obrigada pela presença de V. Exas. Que enobrecem este Parlamento.

Devolvemos a palavra ao Sr. Jorge Machado, que fará a chamada nominal para diplomação dos Deputados Jovens. Farão a entrega dos diplomas a Deputada Maria Lúcia Prandi, o Deputado Carlos Giannazi e, se puder, o Deputado Bruno Covas.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Agricultura: Deputado Jovem Alex Cassio Batiston de Oliveira, EE Professora Amalia Valentina Marsiglia Rino, Rinopolis; Gabriel Andrade Cavalcante, EE Carlindo Reis, Ferraz de Vasconcelos, Deputado Jovem Luiz Henrique Ramos, Emeief Anisio Silva de Oliveira, Guapiara.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Agricultura: Deputada Jovem Alessandra de Castilho Veiga Queiroz, EE Jose Penna, Taquarituba; Deputada Jovem Amanda Ferraz, EE Professor de Alemida Sinisgalli, Tatuí; Deputada Jovem Bianca Iris Pisseli, EE Castello Branco, Limeira; Deputado Jovem Cristian L O de Cerqueira, EE Armando Araujo, São Paulo; Deputada Jovem Fernanda Moraes Ilkiu, Escola Emanuel Kant, Sao Jose dos Campos; Deputado Jovem Gabriel Marques Dos Santos, EE Jose Brandini, São Joao das Duas Pontes; Deputada Jovem Joyce Sabrina Amancio, EE Professora Tsuya Ohno Kimura, Bastos; Deputada Jovem Lorena Nayara de Sousa Ricardo, EE Professora Ana Maria Junqueira, Franca; Deputada Jovem Luana Thais Granai Carnaval, EE Dr Tolentino Miraglia, Jau; Deputada Jovem Tatiane do Santos Almeida, EE Abdalla Miguel, Tabatinga.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Defesa do Consumidor: Deputada Jovem Flora Carolina de Morais, EE Professora Rosa Maria de Souza, Salesópolis; Deputado Jovem Gabriel Jose Decourt Nogueira de França, Colégio Benjamin Constant, São Paulo; Deputado Jovem Vitor Hugo Lopes da Silva, Colégio São José , Lençóis Paulista.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido dos Direitos Humanos: Deputada Jovem Arielly Almeida do Reis, EE Gustavo Marcondes, Campinas; Deputada Jovem Debora Santos Silva, EE Professora Magali Alonso, Praia Grande; Deputado Jovem Diego Sekino Canhada, EE D Noemia Dias Perotti, Mirandópolis; Deputada Jovem Ingrid de Souza Fernandez, EE Raul Cardoso de Almeida, São Paulo; Deputado Jovem Natanael do Santos, EE Professor Francisco Dias Paschoal, São João da Boa Vista.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Educação: Deputada Jovem Ana Paula de Oliveira, EE Professora Odete Fernandes Pinto Silva, Guarulhos; Deputada Jovem Bianca de Oliveira Ferreira, EE Professor Luiz Menezes, Guaratinguetá; Deputada Jovem Bianca Morais Zerbinato, EE Pedro Pedrosa, Nhandeara; Deputado Jovem Bruno Felipe de Moraes, EE Professora Catharina Casale Padouvani, Piracicaba; Deputada Jovem Clara Pereira Florio, Colégio Gutenberg, Mogi das Cruzes; Deputada Jovem Fernanda Lenilda da Silva, EE Re Giuseppe Angelo Bertolli, Jandira; Deputada Jovem Geisy Ellen Crepaldi Buriola, Emef Professor Raymundo Ribeiro E Silva Junior, Terra Roxa; Deputada Jovem Giovanna Bianca Franceschi Souza, Colégio Objetivo - Praia Grande, Praia Grande; Deputado Jovem Hitalo Gabriel Ferreira Alves de Oliveira, Emef Agropecuária Dr. Ulysses Guimaraes, Itápolis; Deputado Jovem Igor Cacerez Albino, EE Professora Regina Valarini Vieira, Birigui; Deputada Jovem Isadora Coffani do Santos de Siqueira, Colégio Santa Cecília, Santos; Deputada Jovem Jennifer Rezende do Santos, EE Professor Jose da Costa, Cubatão; Deputada Jovem Larissa Felix de Almeida, Emef Coronel Esmedio, Porto Feliz; Deputada Jovem Layane do Santos Lopes, EE Professor Paulo Ferrari Massaro, Mogi das Cruzes; Deputada Jovem Letícia Oses, EE Professora Ephigenia Cardoso Machado Fortunato, Bariri; Deputada Jovem Lidielen Alves Carvalho, EE Professor Joao Ferreira dos Santos, São José dos Campos; Deputado Jovem Matheus Gabriel de Castro Freire Oliveira, Emef Professor Jose Ezequiel de Souza, Taubaté; Deputada Jovem Melissa Aparecida de Lima, EE Oswaldo Luiz Sanchez Toschi, Praia Grande; Deputado Jovem Moises Aldair Fani Cipriano, EE Professor Antonio Sales Oliveira, Birigui; Deputada Jovem Natalia Montini, EEFMT Maria Theodora Pedreira de Freitas, Barueri;Deputada Jovem Raquel Barbosa de Sales, EE Nestor Fogaça, São Miguel Arcanjo; Deputada Jovem Rayssa Pereira Costa, Colégio Objetivo - São Vicente, São Vicente; Deputado Jovem Rodrigo Turrini Purgato, EE Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Jundiaí; Deputada Jovem Tais Ozimo Cunha, Colégio COC Novo Mundo, Praia Grande; Deputada Jovem Vanessa do Santos Almeida, Colégio Termomecânica, São Bernardo do Campo; Deputado Jovem Vinicius Ivan Moreira, EE Jardim das Rosas, Serrana; Deputada Jovem Yasmim de Paulo Benjamim Santos, EE Armel Miranda, Castilho.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido do Emprego: Deputado Jovem Caio Gustavo Rodrigues Grizosto, EE Saturnino Leon Arroyo, Fernandópolis; Deputado Jovem Igor Natan da Conceição Garcias, EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Junior, Barra Bonita; Deputado Jovem Luiz Guilherme de Miranda Isensee, EE Barão de Surui, Tatui

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido dos Esportes:Deputado Jovem Antonio Fernando Vieira, EE Professora Maria Elisa de Oliveira, São Miguel Arcanjo; Deputada Jovem Jessica Leticia da Silva, Emef Alfredo Evangelista Nogueira, Trabiju; Deputado Jovem Otavio Augusto Oliveira Marangoni, EE 9 de Julho, Dracena; Deputada Jovem Tatiane Portugal Mendes, Colégio Pequeno Núcleo Meu Pequeno Mundo, Biritiba Mirim.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Habitação: Deputada Jovem Gabriela Diniz Carvalho, da EM Álvaro Callado, Brotas.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Juventude: Deputada Jovem Jéssica Aparecida Geroldo, da Emef Professor. Nestor Gomes de Araújo, Dumont; Deputada Jovem Jéssica de Sousa Riechelmann, do Colégio Objetivo - Ponta da Praia, Santos e Deputada Jovem Vanessa Ferreira Gonçalves, da Emef Oziel Alves Pereira, Campinas.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Natureza: Deputada Jovem Bárbara de Paula, da Emef Vereador José Poli de Oliveira, Campo Limpo Paulista; Deputada Jovem Carolina Fernanda Cardoso Tavares, da EE Professor. Benedito Borges Vieira, Mogi das Cruzes; Deputado Jovem Denner Rúbio de Oliveira, da Emef Morro Grande, São Paulo; Deputada Jovem Gabriela Silva Filizola, da EE Dr. João Conceição, Piracicaba; Deputado Jovem Guilherme de Moraes Nóbrega, do Colégio Professor. Augusto Domingues de Alves Maia, São Paulo; Deputada Jovem Letícia de Souza Porato, da EE Professora Luiza Maria Bernardes Nory, Penápolis; Deputado Jovem Luan Gabriel Barbosa, da EE Dr. Geraldo Pereira de Barros, Barra Bonita; Deputado Jovem Lucas Alves de Almeida, da EE Marilena Santana Corrêa Fernandes, Mirandópolis; Deputada Jovem Marcela Castro de Gouveia Roldão, do Colégio Nossa Senhora da Divina Providência, Peruíbe; Deputada Jovem Mariana Rosa Macedo, da EE Conde Francisco Matarazzo, Santa Rosa de Viterbo; Deputada Jovem reeleita Mirella Nabeshima Rabello, do Colégio Mater Amabilis, Guarulhos; Deputada Jovem Nádia Maria de Lima, do Colégio XI de Agosto, de Santa Adélia; Deputada Jovem Patrícia de Carvalho Ribeiro, da EE Professor. Jucá Loureiro, Espírito Santo do Pinhal; Deputada Jovem Paula Heloisa da Silva Ribeiro, da Emef Professora Clotilde Rosa Henriques Elias, São Paulo; Deputado Jovem Ricardo Shinichi Zukaram Miyabayashi, da Emef José Bonifácio, São Paulo; Deputado Jovem Richard Santos Oliveira, da Emef Professora Elizabete de Paula Honorato, São José dos Campos; Deputada Jovem Thamires de Moura Santos, da EE Professor Aggeo Pereira do Amaral, Sorocaba; Deputado Jovem Vinícios Vitório, da EE Maestro Villa Lobos, Pirangi; Deputada Jovem Vitória Missaci Haddad, da Emef Oscar Novakoski, Dois Córregos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Saúde: Deputada Jovem Ariane Abreu Tsutsumi, do Colégio Adventista de Tupã, Tupã; Deputado Jovem Dirceu de Oliveira Campos Neto, da EE Professor. João Alvarenga, Pedreira; Deputada Jovem Erica Ferreira, da EE Dr. Genésio Boamorte, Santa Cruz do Rio Pardo; Deputado Jovem Gabriel Alves Pereira, da EE Anísio José Moreira, Mirassol; Deputado Jovem Guilherme Tavernaro de Camargo, do Colégio Guimarães Rosa, Itu; Deputada Jovem Isabela da Silva Pontes, da EE Joaquim Antonio Pereira, Fernandópolis; Deputado Jovem Matheus Vitor Silva Lopes, da EE Professora Elysabeth de Mello Rodrigues, Sumaré; Deputada Jovem Talita Silva Miguel, da Emef José Veneza Monteiro, Peruíbe; Deputado Jovem Túlio Barros Sgorlon, da EE Professora. Dinah Lúcia Balestrero, Brotas; Deputado Jovem Wellington Carlos da Silva, da EE Antonio Francisco dos Santos Jr, Guaiçara e Deputada Jovem Yasmim Vieira da Cruz do Santos, da EE Dr. Mitsusada Umetani, Pereira Barreto.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Partido da Segurança Pública: Deputado Jovem Felipe Augusto Pinheiro, da EE Professor. Carlos Alberto de Oliveira, Assis; Deputada Jovem Joyce Karine Ribeiro Mendes, da EE Anna Passamonti Balardin, Sertãozinho; Deputada Jovem Natália Vasconcellos Pyles, da EE Professora Ismênia Monteiro de Oliveira, Pindamonhangaba; Deputado Jovem Renato Torres Prado, da EE Nelson Fernandes, Santa Rita do Passa Quatro e Deputada Jovem Vitória Romão Gonzales, da EE Vereador Antonio de Ré, Guarulhos.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma vez diplomados os 94 Deputados e Deputadas Jovens, convido a Deputada Jovem Jennifer Rezende dos Santos para prestar o compromisso de posse ouvido de pé pelos demais presentes.

 

A SRA. JENNIFER REZENDE DOS SANTOS - Prometo desempenhar fielmente o meu mandato buscando promover o bem geral do Estado de São Paulo dentro das normas regimentais.

 

TODOS OS DEPUTADOS JOVENS - “Nós também prometemos.” (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Declaro empossados os Deputados e as Deputadas Jovens da 12ª Legislatura do Parlamento Jovem Paulista. Uma forte salva de palmas aos nobres Deputados e Deputadas de 2010 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) É uma vitória dos deputados jovens, dos professores, pais, familiares, diretores, amigos, de toda a comunidade e do Estado de São Paulo, particularmente dos 94 deputados desta Casa e de todas as nossas assessorias. É uma alegria muito grande estar com as senhoras e os senhores.

Por favor, podem assentar-se deputadas e deputados eleitos, diplomados e empossados.

Quero agradecer de forma muito especial o Deputado Bruno Covas, do PSDB, de forma muito carinhosa o Deputado Carlos Giannazi, do PSOL, que tem um trabalho na área da Educação e de forma mais especial ainda a esta grande guerreira, a Deputada Maria Lúcia Prandi, do PT, amiga, companheira e professora não só dos alunos a quem ela tem o privilégio de dar aulas - e os alunos de tê-la como professora - mas de todos nós.

Antes de passar à eleição da Mesa, o que vai ocorrer dentro de poucos minutos, quero registrar a presença entre nós, com muita alegria, da ex-Deputada Jovem Tâmara Leite Lopes, do Prefeito de Dumont Sr. Adelino da Silva Carneiro, conhecido como Prefeito Nenê, do Vereador Raimundo dos Reis, do Município de Dumont, da Sra. Elizabeth Lorenzato, da Secretaria da Educação da Cidade de Dumont, e ainda do Vereador da Câmara Municipal de Tatuí Job dos Passos Miguel. Muito obrigada pela presença. Vossas Excelências enobrecem este Parlamento.

De forma muito rápida gostaria de falar das faixas que estão aqui.

Quer no aplauso, no sorriso, nas lágrimas, todos estão transmitindo a emoção que sentem nesta manhã aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, particularmente no plenário mais importante da Casa: Plenário Juscelino Kubitschek, mas quero registrar a faixa da Emef Oscar Novakoski onde está escrito “Criança: passado, presente e futuro de uma nação livre.”

Parabéns, uma salva de palmas à escola e seus membros. (Palmas.)

Temos também a faixa da EE Mitsusada Umetani. A Cidade de Pereira Barreto parabeniza a aluna Yasmim Vieira da Cruz, eleita Deputada ao Parlamento Jovem de 2010. Apoio da Secretaria Municipal de Educação do Município de Pereira Barreto. Temos ainda uma faixa parabenizando Natália Montini, da EE Maria Theodora Pedreira de Freitas e a EE Armel Miranda parabeniza a Professora. Mel e a aluna Yasmin, da 5ª série B, por ter sido escolhida a Deputada Jovem do ano de 2010.

Àqueles que não têm faixa - certamente as faixas estão no coração e no sentimento - uma forte salva de palmas. Palmas que vão a todos os familiares, professores, mestres, educadores, colaboradores, funcionários que trazem de maneira especial a sua grande colaboração para o Estado de São Paulo. (Palmas.)

O Deputado Bruno Covas falava à Deputada Maria Lúcia Prandi na hora da diplomação, da beleza. Além da alma de cada um, a beleza da vestimenta. Todos muito elegantes, bem organizados para pisarem nesse chão sagrado que é o do Parlamento de São Paulo - eu chamo de chão sagrado.

Outro dia me disseram, Deputado Bruno: “Mas, Deputada Célia, chão sagrado é chão de igreja.”

Lógico que chão de igreja é sagrado, mas o deste Parlamento também, porque aqui vêm 94 deputados, que agora são V. Exas. e a cada quatro anos veem para esta Casa os deputados titulares eleitos ou reeleitos, que na verdade representam o povo do Estado de São Paulo, as suas ansiedades, suas alegrias, suas angústias, seus sonhos, suas tristezas, suas vitórias, suas demandas. Portanto, cada voto, como foi dito aqui ontem e hoje, e o deputado Bruno Covas com muita sapiência nos disse agora há pouco, quando fez a saudação, que muitas pessoas da sociedade estão apáticas, estão distantes, e a política é uma coisa bonita, salutar, necessária. Arrisco dizer em nome dos 93 deputados desta Casa, dos 14 ou 15 partidos representados, que a política é a coisa mais importante na nossa vida. É através da política séria, competente, obstinada, humilde, que podemos transformar a sociedade e, obviamente, para melhor. A sociedade transforma.

Então, com alegria muito grande, todos nós e particularmente os 94 deputados empossados estamos pisando neste chão sagrado. De forma muito alegre, feliz, muito responsável e compenetrada, vamos proceder à eleição da Mesa do Parlamento Jovem que é composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Foram registradas três chapas. A primeira, a chapa “Vamos todos juntos”; a segunda, “Democratas”; a terceira, “Democracia Jovem”.

Convido a chapa “Vamos todos juntos”. Para presidente, Ariane Abreu Tsutsumi; para vice-presidente, Mirella Rabello; primeiro secretário, Cristian Cerqueira; segundo secretário, Gabriel José de França.

Convidamos a candidata a presidente da chapa “Vamos todos juntos” para, na tribuna, defender o projeto da sua chapa.

 

A SRA. ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Bom, dia, Sra. Presidente, Srs. Deputados, demais presentes.

Eu tinha preparado um discurso escrito, mas vou falar com o coração. Ontem a Deputada Célia falou uma coisa que me deixou impressionada e que me fez refletir. Ela disse que não é só com os olhos que se enxerga, mas com o coração e com a solidariedade. Fiquei pensando a noite inteira sobre o que é solidariedade. Solidariedade é dar um ombro amigo para alguém que está precisando, é ajudar quem está precisando de ajuda. Solidariedade é você saber que vai ajudar o seu próximo. Acho que todos nós temos isso, todos nós temos solidariedade, temos amor pelo nosso semelhante. Porque todos nós fizemos projetos pensando em ajudar o próximo. Por isso acho que todos juntos podemos vencer, podemos mudar a política, podemos mudar o nosso país porque a união faz a força. Como o presidente Barack Obama disse: sim, nós podemos. Juntos nós podemos. Por isso que peço o voto de Vossas Excelências.

Fico muito feliz por estar tentando a presidência e agradeço a chance. Não vejo os adversários como perdedores, todos somos vencedores, pois chegamos até aqui. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Convidamos agora o nobre Deputado também candidato a presidente, da chapa “Democratas”, Vitor Silva, cujo vice-presidente é a Deputada Carolina Tavares, primeira secretária é a Deputada Thamires Santos, e a segunda é a Deputada Patrícia Ribeiro.

 

O SR. VITOR SILVA - PARTIDO DO CONSUMIDOR - Bom dia, Exma. Sra. Presidente, Deputada Célia Leão, deputados presentes, amigos parlamentares hoje empossados.

Com muito orgulho venho defender a minha chapa “Democratas”. Estou ciente de todas as minhas responsabilidades como representante de todos vocês na Mesa Diretora, pois há uma nova perspectiva nos jovens de hoje. Assumo total compromisso de um líder; um líder que respeita e preza pelas opiniões e deveres de cada cidadão paulista presente aqui hoje.

Devemos e poderemos ser eleitos nesta 12ª edição do Parlamento Jovem para apresentarmos um pouco da capacidade e da seriedade de todos os jovens que participam. Achamos que a nossa chapa tem líderes experientes que poderão administrar melhor a nossa chapa. É isso. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Convidamos agora, para também fazer a defesa do projeto da chapa, da candidatura à presidência a Deputada Paula Heloísa Ribeiro, cujo vice-presidente é o Felipe Pinheiro, primeiro secretário o deputado Matheus Oliveira, e segundo secretário é Natanael Santos.

 

A SRA. PAULA HELOISA RIBEIRO - PARTIDO DA NATUREZA - Primeiramente agradeço a oportunidade, nobre Deputada Célia Leão. Aprendemos muito aqui. Tenho certeza de que todos vão voltar para casa diferente. Por tudo que passamos, pela troca de experiência. Tudo mudou o nosso modo de ver não só a política, mas a nossa responsabilidade na sociedade. Agradeço pelas amizades que fiz aqui, vocês me ajudaram muito. Tenho certeza de que passei alguma coisa para vocês e vocês para mim.

A nossa chapa é fruto da aliança de duas chapas e tem potencial, pois cada integrante é de um partido. Ou seja, ela conhece toda a área, temos amizade e entendemos o que cada um quer fazer. Por isso creio que poderemos representar bem vocês. Outra coisa é que criamos um vínculo e não vamos parar por aqui. O Parlamento Jovem está nos ajudando muito nisso e tenho certeza de que levaremos isso para nossas escolas com mais força.

Já descobri o que quero fazer, eu desabrochei aqui. A diferença da nossa chapa é que aproveitamos todos os projetos, captando, assim toda a energia para representá-los, o que é a essência do Parlamento Jovem. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - CELIA LEÃO - PSDB - Registradas as três chapas, passamos, agora, à votação, que será fácil. Há o painel, nas mesas o botão para registrar o voto. Quem escolher a chapa “Vamos todos juntos” deve apertar o botão do “Sim”, que é a cor verde. Quem for pela chapa “Democratas” deve apertar o do “Não”, que é a cor vermelha. Quem for pela chapa “Democracia Jovem” deve apertar o da palavra abstenção, que é o amarelo. Deixando claro que as cores não têm nenhuma conotação político-partidária. A presidente, Deputada Ariane, é da cor verde, portanto a palavra “Sim”. O presidente, Deputado Vitor Silva, é da cor vermelha, portanto representa a palavra “Não”. A “Democracia Jovem”, cuja presidente é a Deputada Paula Heloísa Ribeiro, é a cor amarela, abstenção. Isso foi decidido por sorteio. Indago de V.Exas. se há alguma dúvida, o que os assessores poderão ajudar.

Se na primeira votação não houver maioria absoluta vamos passar para o segundo escrutínio, quando serão as duas chapas com maior número de votos.

 

* * *

 

- É feita a votação.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CELIA LEÃO - PSDB - Participaram do processo de votação 94 Srs. Deputados. A chapa verde,"Vamos todos juntos”, obteve 60 votos. Portanto, é a chapa vencedora, e presidente é a Deputada Ariane Abreu Tsutsumi. (Palmas); vice-presidente a Deputada Mirella Rabello; primeiro secretário Deputado Cristian Cerqueira; segundo secretário Deputado Gabriel José da França.

Agradecemos às chapas “Democratas” e “Jovem”, aos candidatos Vitor Silva e Paula Heloísa Ribeiro, cumprimentando todos que concorreram e que de forma democrática participaram do pleito nesta manhã. Uma salva de palmas para a chapa eleita. (Palmas.)

Registramos a presença do Sr. Maurílio Tavoni Junior., o Juca, Sr. Prefeito de Trabiju. Muito obrigado pela presença. Presentes também o vereador de Trabiju, Antonio Carneiro, o presidente da Câmara do mesmo município, vereador Fabrício Donizete Vanzelli, a vereadora da Câmara Municipal de Dois Córregos, Verusca Haddad, a vereadora de São João das Duas Pontes, Cláudia Regina Marques, mãe e professora do Deputado Jovem Gabriel Marques dos Santos. Parabéns. É uma alegria receber todos e obrigado pela presença.

Com muita alegria agradecemos por mais uma vez ter presidido o Parlamento Jovem Paulista nesta manhã e agradecemos à Deputada Maria Lúcia Prandi, ao de

Deputado Antonio Salim Curiati aqui representado, ao Deputado Bruno Covas, ao Deputado Carlos Giannazi e certamente aos demais que não estão aqui porque estão nas suas cidades, nas suas regiões fazendo trabalho diferente do de V. Exas. neste primeiro momento de suas vidas políticas.

Agradecemos às escolas por trazerem ao Parlamento de São Paulo este momento inesquecível que ficará marcado nos anais da Casa e dizer aos deputados que agora estamos absolutamente na mesma condição de igualdade de trabalho. O Parlamento é lindo, o Parlamento é Sagrado e durante o dia todos vocês apresentarão projetos que serão defendidos e aprovados. Certamente esse trabalho sério será absorvido pelos 94 deputados desta Casa. Alguns projetos transformar-se-ão em lei para a nossa sociedade.

Com muita emoção e muita alegria passo a presidência dos trabalhos à Deputada Ariane Abreu Tsutsumi. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Ariane Abreu Tsutsumi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Muito obrigada pelo voto de todos. Vou fazer o possível para recompensar vocês. Obrigada pela chance que me deram. E pediria aos Deputados Vitor e Paula que ficassem de pé. Uma salva de palmas para eles. (Palmas.) Vocês merecem, porque todos nós somos vencedores. (Palmas.)

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Alex Cassio Batiston de Oliveira, do Partido da Agricultura, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. ALEX CASSIO BATISTON DE OLIVEIRA - PARTIDO DA AGRICULTURA - Sra. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, membros da Mesa, demais presentes. Apresento nesta, oportunidade à consideração de Vossas Excelências o projeto de lei de minha autoria, que visa a criação do "Programa de Incentivo à Produção com Proteção ao Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e dá outras providências";

O Estado de São Paulo, “Locomotiva da Nação”, mais industrializado, com as mais avançadas tecnologias industriais, não perdeu ainda a sua condição agrícola, base de sua economia, natural a todo o território brasileiro.

A agricultura, que tantas divisas rende para o nosso país, infelizmente tem ficado para traz nos planejamentos de governo, quase esquecida, à mercê quase exclusiva do espírito combativo e heróico dos nossos agricultores. Lembrada tão só na hora do recolhimento dos impostos e taxas.

Falta uma política agrícola, e assim, a nossa agricultura rasteja ainda na miséria da falta de organização e de garantias para produzir. E o que é pior, danificando o nosso solo que é vida, matando-o pouco a pouco e reduzindo ao nada as nossas esperanças de futuro, pelas tantas agressões ao meio ambiente.

Imaginem os senhores, a situação de quem quer produzir, ser barrado por um gerente de Banco, com a imposição da necessidade de um avalista, como se o seu trabalho, o seu chão, a sua própria vida já não fossem garantia bastante, para assegurar o pagamento de um financiamento, ínfimo, por vezes.

Com o presente projeto, esperamos que o Governo de São Paulo possa organizar e dar rumos para a nossa agricultura, possibilitando ao homem do campo uma maior facilidade para a produção e não fique mais à mercê da sanha dos exploradores.

Esta, senhores, é a realidade da nossa agricultura. Esta é a realidade de nosso Meio Ambiente. Assim, espero e apelo para a sensibilidade de Vossas Excelências, fazendo aprovar o presente projeto, valorizando e devolvendo ao agricultor paulista o direito à esperança. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Gabriel Andrade Cavalcante, do Partido da Agricultura, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. GABRIEL ANDRADE CAVALCANTE - PARTIDO DA AGRICULTURA - Bom dia a todos. Venho apresentar o projeto que implica na redução de 25% da área total de plantio da cana-de-açúcar. Trata-se de um projeto cuja finalidade é estabelecer leis, com o objetivo de levar uma proposta a âmbito estadual, protegendo as classes menos favorecidas com a preocupação dos aumentos excessivos pela falta de área, já que a cana-de-açúcar está tomando conta de tudo. Quando falo em aumento excessivo, é em relação ao preço dos produtos que consumimos.

A idéia surgiu depois de uma longa reflexão em grupo, sobre as condições de plantio, trabalho, ambiente e economia. A preocupação nos leva a refletir e analisar pontos que podemos mudar, pois se ficarmos calados e abaixarmos a cabeça, permitiremos e concordaremos com tudo que vem ocorrendo.

Sendo assim, a conscientização da utilização da terra trará benefício a toda sociedade, pois ela é um bem comum e a sociedade deve ser tratada com respeito. A população menos favorecida está passando fome. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Luiz Henrique Ramos, do Partido da Agricultura, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. LUIZ HENRIQUE RAMOS - PARTIDO DA AGRICULTURA - Bom dia a todos. Projeto: Eco aprendiz rural, voltado a jovens residentes na zona rural ou que demonstrem interesse por agricultura sustentável

Vendo a necessidade de desenvolver um projeto que insira filhos de agricultores ou jovens que tenham contato com a terra no mercado de trabalho, apresento o eco aprendiz rural.

Nós, jovens, somos amparados pela Constituição Federal de 1988, no Artigo 227, que define:

É dever da família, da sociedade e do estado, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, descriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Sem desrespeitar a lei, conquistar nosso direito de dar continuidade aos afazeres de nossos pais agricultores.

Tenho a oportunidade desde os 14 anos de desenvolver trabalhos na área da agricultura sustentável, para que possamos no futuro suprir uma das necessidades básicas do ser humano: alimentação saudável. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, com muita alegria queremos registrar a presença do ex-Deputado Jovem de 2006 e 2007, Demétrio César.

Vamos agora proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Agricultura, pelo sistema eletrônico.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “Sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “Não”, ou registrarem “Abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

-- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Esta Presidência suspende a sessão por um minuto.

Está suspensa a sessão por erros técnicos no painel.

 

* * *

 

- Suspensa a sessão, é reaberta sob a Presidência da Sra. Ariane Abreu Tsutumi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 94 Srs. Deputados: 81 votaram “sim”, sete votaram “não”, e esta Deputada na Presidência, resultado que dá por aprovados os projetos de lei do Partido da Agricultura. (Palmas.)

Passaremos à apreciação dos projetos de lei do Partido da Cultura.

Convido a Deputada Jovem Alessandra de Castilho Veiga Queiroz, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. ALESSANDRA DE CASTILHO VEIGA QUEIROZ - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia a todos. Sou da Escola Estadual José Penna, de Taquarituba. O meu projeto dispõe sobre a criação da Oficina Cultural da Criança e do Adolescente, que tem como objetivo levar o lazer, educação, saúde, cultura, conscientização e preparação profissional às crianças e adolescentes, que ocupam seu tempo realizando atividades e aprendendo nas escolas durante a semana. E quando chega o final da semana, tudo está fechado: as escolas, bibliotecas. Não há nenhum lugar que eles possam frequentar. Assim, ficam nas ruas e muitos entram para o mundo das drogas e da violência.

Por isso a Oficina Cultural da Criança e do Adolescente acontecerá em todas as escolas, abrindo aulas de dança, pintura, artesanato, culinária e esportes para que todas as crianças e adolescentes possam realizar essas atividades, tendo uma preparação profissional e ao mesmo tempo tendo amparo nos estudos.

Gostaria de agradecer aos colegas da escola que vieram me prestigiar. Obrigada aos professores que me apoiaram, aos meus pais e à turma do Parlamento Jovem, que me deu essa oportunidade. Obrigada à Prefeitura do Município de Taquarituba e à Diretoria de Ensino de Avaré pelo transporte. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Gostaria de agradecer a presença do ex-Deputado Jovem de 2008, Felipe Gabriel de Castro Freire Oliveira, da Escola Ezequiel, de Taubaté. (Palmas.)

Convido a Deputada Amanda Ferraz, do Partido da Cultura, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. AMANDA FERRAZ - PARTIDO DA CULTURA - Excelentíssimos Senhores Deputados e Deputadas desta nobre Casa Legislativa, Senhor Presidente, Membros Componentes da Mesa Direiora, nobres Colegas,

Quero agradecer a oportunidade que nos foi dada de participar de uma Sessão Legislativa e o apoio e carinho de meus pais, professores e amigos.

Vim aqui para trazer o nome do "Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos de Tatui" e que merece ser transformado em Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo, no qual governo algum poderá tirá-lo do local

A música está na nossa história muito antes mesmo da cidade ter sido criada, onde escravos aprendiam com imigrantes europeus a cultura, a música que futuramente daria o título de "Capital da Música" que a cidade veio a ganhar

Com isso, foram criadas bandas, peças de teatro, que eram apresentadas nos antigos "Theatrões'' da cidade, e com o tempo, pequenos locais aonde músicos que chegaram à cidade começaram a dar aulas.

Percebendo o interesse dos taiuianos pela música, foi criada a "Associação Pró-Música de Tatui" e com muitas lutas conseguiram, enfim, a !ei estadual em 1951, e a partir de 1954, já eram disponibilizadas aulas de diversos instrumentos.

Há mais de 50 anos o Conservatório está com o povo de Tatui e merecemos continuar com esse maravilhoso Patrimônio, a maior escola de música da América Latina. Possui mais de três mil alunos, não apenas da cidade mas também de diversos estados brasileiros, de países europeus e Estados Unidos. Possui também o Teatro “Procópio Ferreira”, que possui uma das melhores estruturas.

O povo de Tatui tem orgulho da sua cidade e da sua cultura. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Bianca Iris Pisseli, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. BIANCA IRIS PISSELI - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Deputados Jovens e convidados presentes. Agradeço sinceramente por esta oportunidade. É um grande sonho estar aqui.

Começo falando sobre as palavras da Deputada Célia Leão que, ontem, em resposta à pergunta do Partido dos Esportes, disse que os esportes são muito importantes e são basicamente uma estrutura para os jovens que andam nas ruas. Concordo plenamente, mas pessoas como eu, que não se dão bem com esportes, também precisam de uma estrutura. Então, a cultura é uma ótima oportunidade para eles. Unir Educação e Cultura não é só mais uma oportunidade para os alunos que virão depois, mas para os alunos que estão agora e poderão, sim, ensinar os que entrarão depois.

E assim, os que agora não sabem, mas que saberão poderão ensinar as próximas gerações, transmitindo a cultura para eles. Esse é o meu projeto. Muito obrigada. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Cristian de Cerqueira, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. CRISTIAN L. O DE CERQUEIRA - PARTIDO DA CULTURA - Boa tarde, Srs. Deputados, Sras. Deputadas.

O Projeto de lei n° 01/2010 "Consciência e Arte Faz Parte da Escola" tem como objetivo incentivar e proporcionar a cultura através da linguagem teatral, levando o aluno ao desenvolvimento de suas habilidades e competências, onde a arte será o instrumento de conscientização cultural.

Nosso foco é o teatro na escola que tem uma importância fundamental na educação, permitindo ao aluno evoluir em vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.

Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

No entanto, é de uma enorme importância que as aulas de teatro tenham formação não só pedagógica mas também artística, pois um mau direcionamento poderá levar a problemas futuros irreversíveis no desenvolvimento da criança.

O teatro direcionado às crianças deve estar obrigatoriamente relacionado com diversas áreas educacionais, devendo todos os professores fazer um esforço para se inter-relacionarem. Quando devidamente dirigidas, as crianças atingem resultados finais surpreendentes. É sem dúvida de utilizar em grupos problemáticos, bairros sociais, etc. Muito obrigado a todos. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Fernanda Moraes Ilkiu, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. FERNANDA MORAES ILKIU - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Sra. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados. O meu projeto é sobre os estudantes terem desconto na compra de livros em todo o Estado de São Paulo. O desconto será para quaisquer livros didáticos, clássicos ou paradidáticos e literatura infanto-juvenil.

No Brasil temos um problema sério de leitura. Adultos chegam à faculdade sem saber ler nem escrever. No Estado de São Paulo, bibliotecas tornaram-se problemas e não soluções, pois as salas ficam trancadas, os livros empilhados e com falta de profissionais para o atendimento.

Se essa lei não for aprovada, tudo vai continuar do mesmo jeito, ou seja, pessoas estarão na faculdade sem saber ler nem escrever. Os livros vão continuar empilhados e haverá crianças que nunca tocarão em livros.

Muitos jovens gostam de ler, mas não têm condições de comprar o livro, e com essa lei eles poderão comprar. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Gabriel Marques dos Santos, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. GABRIEL MARQUES DOS SANTOS - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Sra. Presidente e demais membros da Mesa Diretora, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, todos os presentes. Vou defender a implantação em todo o Estado de uma Semana de Arte e Cultura.

A realização de uma Semana de Arte e Cultura anual em todos os municípios paulistas fomentará e difundirá a Cultura de forma nunca vista ou pensada em nosso Estado.

Através deste evento, objetivamos trazer à tona a identidade cultural de cada município. Mostrar às novas gerações a cultura que vai se perdendo ao longo dos tempos. Resgatar a história e desta forma valorizar o que cada região e município tem a contar sobre o passado. Aprender a amar sua cidade, valorizar suas raízes. Respeitar os antepassados e suas experiências, sua sabedoria. Através da arte, resgatar junto à nova geração o respeito e a valorização das ações das pessoas que fizeram a história do município e mostrar que, se hoje desfrutam de algumas modernidades, não é por acaso, mas é fruto de muita luta e conquista de pessoas que trabalharam para que isto acontecesse. É extremamente importante também o conhecimento das manifestações que serão trazidas de outros municípios. O intercâmbio, a troca, a vivência farão muito bem a todos, visitantes e anfitriões.

Pensei em desenvolver este projeto de lei inspirado no trabalho de minha mãe, que é vereadora e professora em meu município. E ela e um grupo de pessoas dedicadas realizaram, em 2010, a 2ª Semana de Arte e Cultura de São João das Duas Pontes. Além do resgate histórico de nossas tradições através de fotos, depoimentos, cavalgada pela estrada que serviu de base para fundação de nossa cidade, tivemos um pouco de cada segmento artístico, foi um mosaico de cores, vozes, tons, idades c experiências.

Teve cinema, teatro, dança, orquestra, canto, coral, palestra, artes plásticas, artesanato, sarau literário, quermesse, enfim, foi uma festa maravilhosa. Tenho aqui alguns documentos, se quiserem ver.

Portanto, é possível, organizemos o evento, plantemos para que as próximas gerações colham o fruto. Façamos da Semana de Arte e Cultura um momento anual de plantio e colheita, deixando esparramadas no solo e ao vento, sementes de cultura, e valores como respeito, reconhecimento e valorização às novas gerações. Obrigado pela atenção de todos. Obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Joyce Sabrina Amancio, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. JOYCE SABRINA AMANCIO - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Sra. Presidente, Srs. Deputados e membros da Mesa Diretora.

O meu projeto dispõe sobre a criação de uma Semana Cultural, que visa levar as diversas manifestações de arte existentes para todas as cidades do Estado de São Paulo e seus habitantes, incentivando as mesmas a apreciar a cultura regional e nacional.

Acredito que hoje em dia as pessoas deixaram de frequentar o teatro, os shows e as apresentações musicais e de dança, as exposições de arte e tantos outros eventos culturais, por falta de oportunidade, já que muitos destes eventos estão presentes somente em grandes centros urbanos.

Percebi que o jovem conhece cada vez menos a cultura da sua região, participando pouco e desvalorizando as tradições artísticas. O ideal seria que este pudesse resgatar sua cultura e ajudasse a divulgá-la.

A “Semana Cultural” será um evento que se realizará uma vez ao ano, no mês de julho, período em que a maior parte dos jovens se encontra em férias escolares. Grupos locais de dança, teatro, música e artistas em geral podem se apresentar e expor seus trabalhos mediante inscrição com uma pequena taxa, que será utilizada para a organização do evento, entregando também uma sinopse com o conteúdo a ser apresentado.

Para que haja maior envolvimento da população poderá haver a participação das escolas públicas e particulares, que incentivarão seus alunos a se apresentarem.

Poderá haver competições entre os grupos e os artistas, com premiação para os melhores, que serão julgados por comissões ou até mesmo pelo público. Os prêmios poderão ser adquiridos com o patrocínio do comércio local.

Em relação à entrada, esta poderá ser cobrada em forma de donativos como: peças de vestuário e cobertores (já que o evento tende a se realizar no inverno), alimentos (destinados às famílias carentes) e livros (doados à biblioteca municipal ou escolas). Até o lixo coletado no evento poderá ser recolhido e vendido a empresas de reciclagem para que o valor seja destinado a instituições filantrópicas.

Junto aos eventos artísticos haverá uma praça de alimentação em que entidades assistenciais possam vender alimentos típicos e converter a renda em benefícios para as instituições da cidade.

Cultura e solidariedade estão em sintonia: alimentos para o corpo e para a alma. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Lorena Nayara de Sousa Ricardo, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. LORENA NAYARA DE SOUSA RICARDO - PARTIDO DA CULTURA - Boa tarde a todos os participantes, à Mesa Diretora e ao público presente.

Queria dizer que o objetivo da minha lei não é só incluir o Hallel de Franca no calendário turístico oficial do Estado de São Paulo, mas também de homenagear a todos os que participam deste importante evento que ocorre em nossa cidade, em especial aos jovens que aqui comparecem vindo de várias partes do mundo para louvar e participar deste que é o maior evento de música católica da América Latina. O Hallel começou em Franca e hoje é realizado em outras dez cidades brasileiras e também em outros países como Chile, Peru e Estados Unidos. Como se não bastasse sua repercussão nacional e internacional atraem cada vez mais turistas trazendo divisas para a cidade de Franca e para o Estado de São Paulo. E é por tudo isso que eu peço o apoio de todos na aprovação dessa lei. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Luana Thaís Granai Carnaval, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. LUANA THAÍS GRANAI CARNAVAL - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia aos Deputados e Deputadas, à Exma. Sra. Presidente e a todos os presentes.

O meu projeto dispõe sobre a criação da Oficina de Teatro nas escolas, para enriquecer a vida do jovem. Um professor ministraria essa aula, como atividade extracurricular. A escola será obrigada a instituir, mas não será obrigatória aos jovens, apenas para aqueles que se interessarem.

Esse curso será importante para os jovens do ponto de vista cultural porque vai desenvolver a expressão corporal. Quem faz teatro precisa ter expressão corporal e uma desenvoltura vocabular muito grande. Esse é o nosso objetivo: além de permitir ao jovem expressar todo tipo de cultura que ele aprendeu, ao mesmo tempo aprender novas culturas.

E também desenvolver a leitura, trazendo aos jovens os grandes autores da Literatura Brasileira, além de Shakespeare e vários outros.

As ruas têm inibido os jovens, mas juntos poderemos fazer que eles tornem à verdadeira cultura, que é aprender e não ter vergonha de demonstrar para a sociedade brasileira e outras sociedades que nós podemos fazer a diferença. Muito obrigada. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Com muita alegria registramos a presença do Deputado Jovem de 2007, Ronaldo Tadeu Berti, de Caieiras/São Paulo. (Palmas.)

Convido a Deputada Tatiane dos Santos Almeida, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. TATIANE DOS SANTOS ALMEIDA - PARTIDO DA CULTURA - Boa tarde, Sra. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas.

O meu projeto de lei dispõe sobre a criação de uma oficina cultural de contadores de história, para ajudar a resgatar a cultura da humanidade, desde a Idade Média, passando por culturas africanas e as regionais do Brasil.

O projeto ajuda a proporcionar meios para a aquisição de novos conhecimentos, novas vivências e contato com os mais diversos tipos de linguagens artísticas e técnicas, possibilitando a formação de um público e profissionais para o setor cultural.

A comunidade escolar precisa ter acesso à apresentação de espetáculos artísticos que despertem a imaginação nutrida pela sabedoria, de histórias que vêm desde o começo, para haver mais conhecimentos, até as histórias de hoje. Agradeço ao Nelson Solar, pelo apoio. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Vamos proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Cultura. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas deverão votar “sim”, “não”, ou votar abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 93 Srs. Deputados: 68 votaram “sim”, 12 votaram “não” e 12 se abstiveram, resultado que dá por aprovados os Projetos de lei do Partido da Cultura. (Palmas.)

Passaremos à apresentação dos projetos do Partido da Defesa do Consumidor. Convido a Deputada Flora Carolina de Morais, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. FLORA CAROLINA DE MORAIS - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Boa tarde, Exma. Sra. Presidente da Mesa, Exmos. Deputados, senhoras e senhores presentes.

Quero defender e pedir a aprovação do projeto de lei de minha autoria, que proíbe que pessoas que manipulam dinheiro também manipulem alimentos nas cantinas escolares.

É do conhecimento público que o dinheiro, tanto cédulas de papel como moedas, pelo fato de passar de mãos em mãos, é um dos maiores transmissores de doenças contagiosas.

Infelizmente, as pessoas que lidam com alimentos para consumo imediato nem sempre têm o devido cuidado, cabendo ao poder público a obrigação de tutelar o direito à saúde da população.

Assim, o Partido da Defesa do Consumidor, do qual faço parte, no interesse da população estudantil deste Estado, pede aos demais Partidos com assento nesta Casa de Leis e a todos os seus membros, que aprovem o presente projeto de lei, por ser de grande utilidade na manutenção da saúde dos estudantes. Obrigada. Conto com os senhores. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Gabriel José Decourt Nogueira de França.

 

O SR. GABRIEL JOSÉ DECOURT NOGUEIRA DE FRANÇA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, meu projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de constar, nas embalagens de produtos industrializados, informação do valor em moeda vigente e em porcentagem do imposto embutido no preço final do produto, bem como do tipo de imposto que está sendo pago.

A cada dia se faz mais necessário deixar o consumidor informado sobre os impostos pagos por ele.

Este projeto de lei visa a informar aos consumidores o valor de imposto contido no preço final do produto que comprarão.

Somos, diariamente, bombardeados com uma quantidade infinda de impostos. Muitas vezes, não sabemos o valor, a porcentagem, o tipo de imposto pago e a que se destinam.

Os impostos são majorados e pouco conhecimento nos chega sobre esses aumentos. Neste ano o impostômetro registrou um trilhão em impostos arrecadados no Brasil 50 dias antes do ano de 2009.

Assim, com essas informações, todos ficaremos mais conscientes e aptos a cobrar de nossos governantes os benefícios que devem ser advindos do recolhimento dos referidos impostos. Solicito aos nobres pares a aprovação do presente projeto de lei. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Hugo Lopes da Silva.

 

O SR. VITOR HUGO LOPES DA SILVA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia a todos, meu projeto de lei dispõe sobre a criação do Selo Embalagem Ecológica para produtos fabricados no Estado, com a obrigatoriedade da informação ao consumidor, em rótulos de produtos diversos, do correto descarte da embalagem.

O lixo nas ruas pode causar desastres ambientais, doenças, prejudicar os animais e poluir um dos nossos mais preciosos bens: a água.

Reciclando as embalagens, podemos diminuir a poluição das ruas e as enchentes, além de gerar empregos. Por isso, separem e entreguem o lixo reciclável para a coleta seletiva.

Quanto aos empregos, a coleta seletiva não é feita só com um carrinho. Esse carrinho tem alguém dirigindo.

Muitas vezes as enchentes são causadas devido ao lixo na rua, que é arrastado para os esgotos, entupindo-os.

As sacolas plásticas de supermercado não são recicláveis. Porém, podemos usá-las como recipiente de armazenamento de lixo para facilitar a coleta.

Gostaria de lembrá-los sobre o custo deste projeto de lei. As próprias empresas arcarão com esses custos. Mas o que é um pouco de investimento que poderá mudar São Paulo? O lixo é um dos grandes problemas de São Paulo.

Além da melhoria do meio ambiente, o projeto visa à orientação e conscientização para que as pessoas mudem, além do seu jeito de pensar, seu jeito de agir: de forma mais ética. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Finalizada a apresentação dos projetos do Partido da Defesa do Consumidor, procederemos agora à votação conjunta desses projetos.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “Sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “Não”, ou registrar “Abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Srs. Deputados, participaram do processo de votação 90 Srs. Deputados: 61 votaram “Sim”, 16 votaram “Não”, registrando-se duas abstenções, resultado que dá por aprovados os Projetos de lei do Partido da Defesa do Consumidor.

Parabéns aos Srs. Deputados do Partido da Defesa do Consumidor. (Palmas.)

Daremos início agora aos projetos do Partido dos Direitos Humanos.

Tem a palavra a nobre Deputada Arielly Almeida dos Reis.

 

A SRA. ARIELLY ALMEIDA DOS REIS - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia a todos. Primeiramente, gostaria de agradecer à Escola Estadual Gustavo Marcondes e às professoras Teresa e Wanderléia.

O objetivo desta proposta de construção dos semáforos falantes é trazer segurança e autonomia para as pessoas com deficiência visual. Desta forma, pretendemos diminuir a taxa de mortalidade dos que são atropelados por carros em cruzamentos e manter sua segurança.

Já existem semáforos assim em grandes cidades, mas também temos de pensar nas cidades pequenas, onde os deficientes visuais precisam de segurança tanto quanto nas grandes cidades. A ideia é que, em cada semáforo de cruzamento haja uma gravação informando quando o sinal está verde, amarelo ou vermelho e quanto tempo resta para que a cor mude.

Para a pessoa com deficiência visual obter essa informação bastará ela apertar um botão que conterá indicação em braile.

Todos nós nascemos com o direito de ir e vir e de sermos livres. A solidariedade é um dever de todo cidadão, mas os deficientes, de modo geral, querem se sentir livres sem precisar da ajuda de alguém para atravessar a rua sem correr riscos. O objetivo principal deste projeto é dar aos deficientes visuais uma qualidade de vida semelhante à de uma pessoa normal, pois somos todos iguais perante a lei. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Débora Santos Silva.

 

A SRA. DÉBORA SANTOS SILVA - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Boa tarde a todos. Meu projeto de lei dispõe sobre a necessidade de resgate das crianças e adolescentes que se encontram nas ruas e avenidas em busca de sustento por meio de malabares, possibilitando integração à escola e oficinas socioculturais.

Apesar da existência de diversos projetos implementados pelo Governo Federal, Estadual e Municipal com a visão de estruturar as famílias e tirar as crianças e adolescentes das ruas, ainda existem nos faróis das cidades crianças e adolescentes “trabalhando” com malabares e outras formas para garantir no final do dia alguns trocados para seu sustento e, quiçá, o de seus familiares, afastando-as da escola e de seus lares.

O projeto “Escola Aberta” traz de uma forma inovadora a interligação da escola, da família, das crianças e adolescentes, respeitando assim os direitos constitucionais a elas destinados e previstos no Estatuto da Criança e Adolescente, proporcionando-lhes a inclusão social.

Diante disso, pensamos na importância de um projeto de lei que vise à recuperação do elo familiar e a utilização do espaço escola que, para além de educar e ensinar, sirva de apoio socioeducativo, oferecendo meios e mecanismos atrativos a este público discriminado, em formas de oficinas, afastando-os do perigo presente dos faróis e semáforos das ruas e avenidas e ainda propiciando uma ajuda financeira, adquirida por meio de suas oficinas, que será muito peculiar em suas necessidades.

A parceria entre empresas privadas e Governo Estadual acelerará o processo de implantação e funcionamento do projeto, que caminharia para uma maior inclusão de crianças e adolescentes.

O projeto beneficiará toda a sociedade, pois possibilitará a criação de uma futura mão de obra, a formação de cidadãos conscientes e uma boa qualidade de vida. O objetivo central é conseguir a valorização e dignidade das pessoas resgatando o respeito, as virtudes e despertando a responsabilidade e a competitividade para um futuro profissional promissor, além de formar cidadãos sadios e conscientes de seus direitos e deveres. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Diego Sekino Canhada.

 

O SR. DIEGO SEKINO CANHADA - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia a todos. Meu projeto de lei dispõe sobre a proteção e a segurança das pessoas obesas que possuam dificuldades de locomoção em estabelecimentos públicos e privados e meios de transportes.

Os estabelecimentos públicos e privados deverão possuir portas amplas, bancos grandes e fortes, rampas, corrimões nas escadas e elevadores amplos e resistentes. Não deverão possuir portas giratórias, nem lugares apertados, que dificultam a estada das pessoas obesas, mas sim lugares que facilitem o acesso dessas pessoas.

Propus esse projeto porque quando ando nas ruas observo que as pessoas obesas sofrem para se locomover nos lugares públicos e usarem os meios de transporte. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Ingrid de Souza Fernandez.

 

A SRA. INGRID DE SOUZA FERNANDEZ - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia a todos. Meu projeto dispõe sobre a criação de abrigos-escola para a população que vive em situação de rua.

Entende-se por população que vive em situação de rua crianças, jovens e adultos que não possuem um teto ou um lugar fixo para dormir e estão nas ruas circunstancialmente, temporariamente ou permanentemente.

Cada abrigo-escola deve conter, além dos dormitórios e refeitórios, quadra poliesportiva e salas de aula.

Cada município deve fazer um cadastramento dos moradores em situação de rua e encaminhá-los aos abrigos-escola mais próximos.

O abrigo-escola deve oferecer de forma gratuita para os que nele vivem: aulas de alfabetização para jovens e adultos; supletivos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio; cursos profissionalizantes; aulas extracurriculares, como de esporte, arte, línguas estrangeiras e informática e acompanhamento psicológico.

Atualmente, as pessoas em situação de rua não sabem ler nem escrever, por esse motivo e por morarem na rua não conseguem uma chance para reinserirem-se na sociedade.

Essa população em situação de risco, além de moradia e refeição dignas, terá uma chance para se capacitar, conseguir um emprego, sair de sua condição miserável e ainda ajudar financeiramente aqueles que dela dependem, por meio dos cursos e instrução que serão oferecidos no abrigo-escola.

Essa lei é importante para a sociedade porque devolverá o direito dessas pessoas de terem um ensino de qualidade e uma vida digna, além de deixar para as futuras gerações um estado mais solidário. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Natanael dos Santos.

 

O SR. NATANAEL DOS SANTOS - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Exmos. componentes da Mesa, Exmos. Parlamentares, senhoras e senhores, meu nome é Natanael, moro em São João da Boa Vista, interior paulista, represento a Escola Professor Francisco Dias Paschoal. Tenho como objetivo, ao apresentar esse projeto, priorizar um futuro melhor para todos os brasileiros, com pessoas que possam ter relações mais justas e amigáveis.

Muitas vezes ignoramos assuntos referentes ao “bullying”, talvez por não conhecermos casos em nosso meio, ou até por já estarmos acostumados com isso. Chegamos a considerar sua prática como atos comuns ou normais. “Bullying” é tido como qualquer prática de violência física ou psicológica intencional sem motivação evidente praticada por um indivíduo ou um grupo de indivíduo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar ou humilhar, causando danos emocionais ou físicos às vítimas. Podem, na verdade, trazer danos irreversíveis.

De acordo com o Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação, a estimativa é que o índice de “bullying” entre os estudantes brasileiros está acima da média mundial. Daí a importância de os governos investirem na sua prevenção e disseminação pontual. É vergonhoso pensar que no nosso País, que se torna uma potência política e, futuramente, econômica, seus estudantes se comportem violando direitos universais, tais como o Art. 1º da Declaração dos Direitos Humanos, que diz:

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidades e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir umas com as outras com espírito de fraternidade.”

Partindo dessas verdades máximas e universais proponho que o Governo do Estado de São Paulo estenda esses direitos a todas as instituições de ensino, para que cada uma desenvolva sua política e programas “antibullying”.

Como material didático, deverá ser distribuída uma cartilha a todas as escolas, cujo estudo será acrescentado como disciplina na grade curricular. Apelo a este Parlamento que coloquemos em prática em nosso Estado a conscientização, combate e disseminação da prática do “bullying” nas escolas, a promoção dos preceitos da cidadania e do respeito aos demais e o desenvolvimento de planos locais para prevenção e combate às práticas de “bullying”.

Portanto, recorro a este Parlamento que transforme em lei a garantia integral de proteção contra qualquer violação aos nossos direitos. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Finalizada a apresentação dos projetos do Partido da Defesa dos Direitos Humanos, procederemos agora à votação conjunta desses projetos.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “Sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “Não”, ou registrar “Abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Se algum Deputado quiser alterar o voto, poderá fazê-lo no microfone de apartes.

 

O SR. HÍTALO GABRIEL FERREIRA ALVES DE OLIVEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sra. Presidente, altero o meu voto para “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Participaram do processo de votação 93 Srs. Deputados, sendo que 82 votaram “sim”, cinco votaram “não”, mais esta Presidência, sendo registradas cinco abstenções, resultado que aprova os projetos de lei do Partido dos Direitos Humanos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, passaremos à apreciação dos projetos de lei do Partido do Emprego.

Tem a palavra o nobre Deputado Caio Gustavo Rodrigues Grizosto.

 

O SR. Caio Gustavo Rodrigues Grizosto - PARTIDO DO EMPREGO - Agradeço a presença de todos.

Fiz este projeto em função dos deficientes em geral. Não interessa qual a necessidade especial, seja auditiva, física, intelectual ou visual. O que importa é que a situação tem que ser mudada. Há poucos deficientes no mercado de trabalho. É certo que existem várias leis que definem que 5% das vagas de qualquer empresa têm que ser destinadas aos deficientes. Porém, nem sempre isso acontece porque, normalmente, as empresas não estão preparadas para os deficientes e não têm tecnologia.

O meu projeto de lei defende que serão reduzidos 2% de impostos para as empresas que contratarem deficientes. É muito importante que isso seja considerado, porque 1% disso será destinado ao lucro do empresário e o outro 1% para investir. Acho que ninguém faz nada se não houver algo em troca. Quem contrataria um deficiente, se não ganhar nada em troca? Muitos pensam dessa forma, porque o ser humano é - falo isso com dificuldade - muito interesseiro, sempre quer em troca. Por isso, pensando nos dois lados, é que digo que tem que se dar atenção aos deficientes.

Agradeço, especialmente, às pessoas que me ajudaram nesse projeto e aos que vieram nos acompanhar. Obrigado pela oportunidade! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Igor Natan da Conceição Garcias.

 

O SR. Igor Natan da Conceição Garcias - PARTIDO DO EMPREGO - Boa tarde, Sra. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados.

O meu projeto dispõe sobre os jovens infratores e educadores da Escola da Família.

A escola, enquanto instituição social, possui relevância inegável na sociedade contemporânea. Por sua vez, os problemas sociais com as quais convive destacam a necessidade de mudanças. Dentre esses problemas estão a agressividade e a intolerância entre as crianças e os jovens, bem como o total despreparo para o mercado de trabalho.

Mediante o quadro citado, o presente projeto propõe resgatar e minorar esses problemas, por meio de ações socioeducativas e de reintegração no âmbito da unidade escolar. Crianças de 14 a 17 anos, jovens infratores, sob orientação de profissionais especializados, educadores da Escola da Família, passarão a desenvolver atividades de reeducação e reintegração social e, concomitantemente, por meio destas atividades, qualificar-se-ão para o mercado de trabalho. Percebe-se, por meio deste projeto, grande oportunidade de atingir o verdadeiro propósito da arte de educar. Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Luz Guilherme de Miranda Isensee.

 

O SR. Luz Guilherme de Miranda Isensee - PARTIDO DO EMPREGO - Boa tarde a todos.

O meu projeto visa a tornar obrigatória a disponibilização de vagas para jovens entre 14 e 18 anos de idade em pequenas, médias e grandes empresas situadas no Estado de São Paulo.

É como estudante que percebo que a evasão escolar encontra-se com exacerbados números, e esta situação em muito se deve ao fato de os jovens terem que trabalhar muito cedo para ajudar na renda familiar.

Entendo ainda que, aos 14 anos de idade, os jovens já estão aptos para trabalhar, desde que não executem tarefas insalubres ou que comprometam seu rendimento escolar. Esta lei certamente incentivará os jovens em seu desempenho estudantil, já que eles terão que ter média aritmética de 6,5, o que mobilizará outros estudantes a agirem da mesma maneira.

Entre as vagas disponibilizadas para os jovens, 10% delas deverão ser destinadas a jovens dessa mesma faixa etária que apresentem qualquer tipo de deficiência motora ou psicológica, devidamente comprovada.

As contratações de jovens de 14 a 18 anos de idade ficam caracterizadas como sendo estágio e serão realizadas mediante contrato, devendo ser respeitados também os termos do imposto de renda dispostos nas leis federais que tratem do trabalho da criança e do adolescente.

Os jovens serão remunerados mensalmente no valor de um salário mínimo/hora, tendo em vista que sua jornada de trabalho não poderá exceder seis horas diárias - salvo os que tiverem cumprido o Ensino Fundamental, que terão direito a executar, no máximo, oito horas diárias.

Os jovens contratados mediante o que prevê esta lei deverão ter os direitos trabalhistas respeitados, como determina a CLT, inclusive o direito de que as férias coincidam com as férias escolares. Em relação às grávidas, a empresa deverá respeitar todas as normas estabelecidas pela CLT que tratem sobre gravidez.

Caso a lei não seja cumprida, as empresas ficarão sujeitas a multas, que serão calculadas em Ufesp. As empresas terão um prazo legal de seis meses para se enquadrarem na nova lei.

Não há dúvida de que este projeto poderá proporcionar um futuro melhor aos jovens, pois eles estarão articulando a responsabilidade profissional à estudantil.

Dessa forma, conto com a nobre colaboração dos senhores no sentido de contemplarmos este projeto, o que contribuirá com a legalização do trabalho juvenil no Estado de São Paulo. Muito obrigado a todos, em especial aos que me ajudaram na construção deste projeto. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Vamos agora proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido do Emprego, pelo sistema eletrônico.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “não”, ou registrarem “abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

-- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Se algum Deputado quiser alterar o voto, poderá fazê-lo no microfone de apartes.

 

A SRA. VITÓRIA MISSACI HADDAD - PARTIDO DA NATUREZA - Sra. Presidente, altero o meu voto para “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Participaram do processo de votação 92 Srs. Deputados, sendo que 83 votaram “sim”, três votaram “não”, mais esta Presidência, sendo registradas cinco abstenções, resultado que aprova os projetos de lei do Partido do Emprego. (Palmas.)

Passaremos agora à apreciação dos projetos de lei do Partido dos Esportes.

Tem a palavra o nobre Deputado Antônio Fernando Vieira.

 

O SR. Antônio Fernando Vieira - partido dos esportes - Boa tarde a todos.

O meu projeto é voltado a construir nas áreas públicas não ocupadas pistas de caminhada e equipamentos esportivos, utilizando materiais reciclados. Sabemos que muitos problemas de saúde podem ser amenizados e controlados através da prática de atividades físicas. Sabemos também que a prática esportiva desde a juventude ajuda a evitar que esses problemas apareçam em uma idade mais avançada.

Em todos os municípios, existem campos de futebol municipais ou parques, muitas vezes em uma grande área pouco aproveitada. O aproveitamento dessas áreas para a construção de equipamentos para a prática esportiva, além de oferecer à população a possibilidade de manter o corpo e a mente sadios, evita que sejam ocupadas por pessoas mal intencionadas.

Outro ponto importante em relação à criação dessas áreas é a questão ambiental, pois o reaproveitamento e a reciclagem de materiais contribuirão para a diminuição do lixo nas vias públicas e nos aterros sanitários, além, é claro, de permitir a execução do projeto com baixo custo.

Por tudo isso, é de grande importância a aprovação desse projeto pelos senhores parlamentares. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Jéssica Letícia da Silva.

 

A SRA. Jéssica Letícia da Silva - partido dos esportes - Boa tarde a todos; boa-tarde, Sra. Presidente, Srs. Deputados.

O meu projeto dispõe sobre a inclusão de esportes nas escolas de todo o Estado de São Paulo.

Este projeto é essencial. Por quê? Eu, como estudante, posso ver de perto a falta que a prática de esportes faz nos municípios pequenos, onde tudo é mais difícil.

Visando à saúde, crianças que começam a praticar esportes desde cedo evitam muitos problemas, como, por exemplo, obesidade, hipertensão, entre outros. Por outro lado, essa prática manterá o jovem ocupado. E o jovem ocupado, empenhando-se em algum esporte, não irá se envolver com drogas, pois esporte e drogas não combinam.

Além de proporcionar um futuro promissor. Quantos atletas famosos existem, que começaram de baixo? Uns começaram cedo; outros, um pouco mais tarde, mas ainda em tempo de se tornarem profissionais.

Portanto, todas as escolas terão que ser projetadas com quadras de basquete, vôlei, futebol de salão e também um local próprio para a prática de atletismo, como corrida de 100 e 200 metros, salto em distância e salto triplo. Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Otávio Augusto Oliveira Marangoni.

 

O SR. OTAVIO AUGUSTO OLIVEIRA MARANGONI - PARTIDO DOS ESPORTES - Boa tarde a todos. O meu projeto é sobre Esportes. Por que este projeto? Porque ele tem a finalidade de se adequar perfeitamente às necessidades físicas e mentais das crianças e adolescentes. Poderemos então fazer parcerias com os colégios agrícolas e trazer o Esporte Equitação para os que gostam, e Ecoterapia para os deficientes com necessidades especiais da rede pública e sem condições financeiras para frequentar esses lugares específicos. E também - não só os Esportes Equitação e Ecoterapia - poderemos fazer parceria com clubes para trazer a Natação e o Tênis, beneficiando assim a todos os alunos. Normalmente, as escolas da rede pública não têm condições suficientes para a prática dessas modalidades esportivas. E terá também transporte para que os alunos matriculados nesses cursos possam ir e vir com segurança.

Era isso o que tinha a dizer. Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Tatiane Portugal Mendes.

 

A SRA. TATIANE PORTUGAL MENDES - PARTIDO DOS ESPORTES - Boa tarde, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e demais presentes, sou de Biritiba Mirim e represento o Colégio PEQ. O meu projeto de lei dispõe sobre a celebração de convênios entre clubes e escolas que possuem atividade de treinamento nos mais diversos esportes, criando um cronograma para a participação de alunos nas chamadas “peneiras” realizadas pelos clubes. Esses convênios têm a finalidade de incentivar o estudo e o desporto, favorecendo a retirada de crianças e adolescentes das ruas. Muita criança e adolescente, mesmo tendo alguma habilidade que o destaque em seu grupo, necessita de um incentivo para que se dedique com mais afinco, tanto aos estudos como em seu esporte preferido. Normalmente, não tem acesso a essas oportunidades oferecidas pelos clubes, às vezes por falta de informação ou por falta de recursos.

Sendo assim, com o incentivo do Estado, um número maior de estudantes poderá ter a oportunidade de desenvolver o seu potencial esportivo, atrelado ao desenvolvimento intelectual, que é o estudo.

Agradeço aos professores que me auxiliaram para a criação deste projeto. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Procederemos à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido dos Esportes. Os Sras. Deputadas e as Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 94 Sras. Deputadas e Srs. Deputados: 74 votaram “sim”, sete votaram “não”, mais esta Presidência, dois se abstiveram, resultado que dá por aprovados os Projetos de lei do Partido dos Esportes. (Palmas.)

Passaremos à apreciação dos Projetos de lei do Partido da Habitação. Convido a Deputada Jovem Gabriela Diniz Carvalho para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. GABRIELA DINIZ CARVALHO - PARTIDO DA HABITAÇÃO - Boa tarde, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, todos os presentes, este projeto dispõe sobre a construção de moradias às pessoas com deficiência visual para tentar superar os problemas habitacionais em nosso país. É preciso mais investimento dos governantes nessa área.

O projeto apresentado busca minimizar as dificuldades sofridas pelas pessoas com deficiência visual em suas moradias. Se todos se preocupassem e respeitassem mais estas pessoas talvez tivessem melhor qualidade de vida. E tendo consciência de que todos devem ter um lugar digno para morar, é esperado que o Estado priorize a construção de imóveis populares às famílias de baixa renda e que possuam pessoas com deficiência visual em casa. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Procederemos à votação conjunta do Projeto de lei do Partido da Habitação. Os Sras. Deputadas e as Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 93 Sras. Deputadas e Srs. Deputados: 82 votaram “sim”, dois votaram “não”, mais esta Presidência, oito se abstiveram, resultado que dá por aprovado o Projeto de lei do Partido da Habitação. (Palmas.)

Passaremos à apreciação dos Projetos de lei do Partido da Juventude. Convido a Deputada Jessica Geroldo para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. JESSICA GEROLDO - PARTIDO DA JUVENTUDE - Boa tarde a todos os presentes. O meu projeto dispõe sobre a criação do “Espaço Jovem”, um local de encontro para se divertir e praticar esportes, principalmente orientar e ajudar os jovens a saírem das drogas e da prostituição. Afinal, a educação e uma boa orientação são base de cada estado.

Aproveito o momento para agradecer a oportunidade e o apoio de todos da minha cidade, Dumont, à escola Emef Professor Nestor Gomes de Araujo, ao nosso prefeito Adelino Carneiro, à Diretora da Educação, Elizabete Lorenzato, e a todos os meus amigos e professores aqui presentes. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Jessica de Sousa Riechelmann para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. JESSICA DE SOUSA RIECHELMANN - PARTIDO DA JUVENTUDE - Primeiramente, boa-tarde a V. Exa., Sra. Presidente, e a todos os componentes da Mesa Diretora, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, todos os presentes, venho aqui hoje para falar do meu projeto de lei e explicar o seu funcionamento. O Projeto Cidadão Consciente tem como objetivo estimular um voto consciente e correto. Nos dias de hoje a informação é a base de tudo. É com ela que não só os jovens, mas todos os cidadãos tomam a decisão certa na hora do voto.

A importância da aprovação desse projeto é muito grande para nós, adolescentes, que, apesar de termos muito conhecimento, ainda ficam dúvidas de como, em quem e por que temos que votar. Muitos adolescentes de 16 anos acham que só porque o seu voto é facultativo ele não tem importância. Porém, mal sabem eles que um único voto pode mudar a história de seu país.

O Projeto Cidadão Consciente será de fácil divulgação por meio de panfletos, cartazes e também pela internet, através do site. Nesse site irá constituir informações úteis para as eleições. Na escola os adolescentes terão palestras ministradas de acordo com a sua idade, que deverá ser entre 12 e 15 anos. E depois passarão por uma eleição simulada onde concorrerão candidatos fictícios e suas diversas propostas. Com isso o jovem terá de analisar melhor o candidato para votar, lembrando que todo esse processo será realizado pelos próprios alunos, desde a montagem dos partidos, a escolha dos candidatos e suas propostas, até mesmo o outro lado que é toda a burocracia relacionada ao funcionamento da eleição. Isso deverá ocorrer todos os anos em que houver eleições. As palestras deverão buscar despertar nos alunos um maior senso civilista e responsabilidade, visto que, quando ele realmente votar, fará uma escolha certa. Afinal, as escolhas definem o curso de nossa vida. E votar é a mais importante escolha que fazemos para o nosso País. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Vanessa Ferreira Gonçalves para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. VANESSA FERREIRA GONÇALVES - PARTIDO DA JUVENTUDE - Estudo na Emef Oziel Alves Ferreira e o meu projeto fala sobre o grêmio, tornando obrigatória a formação de uma comissão estudantil nas unidades de ensino onde não houver grêmio estudantil.

As unidades escolares em que não haja agremiação estudantil ficam obrigadas a formarem, através de processo democrático, uma comissão estudantil.

A comissão estudantil terá os mesmos direitos previstos para o grêmio estudantil.

As despesas decorrentes da presente lei contarão com recursos orçamentários próprios, suplementados se necessário.

O Executivo Estadual regulamentará a presente lei no prazo de 60 dias a contar da data de sua publicação. A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Muitas vezes, o jovem não tem a oportunidade de participar de projetos de escola ou, até mesmo, de reuniões de professores. Todo aluno tem o direito de participar das reuniões de professores para saber qual foi a sua nota, seja numa escola pública, seja numa escola particular. Os direitos seriam iguais porque ninguém é melhor do que ninguém. Há também projeto que defende os alunos que não participam da sua elaboração. Há muitos alunos na escola que não podem utilizar materiais escolares e até de opinar sobre essa utilização. Nós, alunos, não podemos opinar sobre como melhorar a utilização dos espaços da escola. Era isso. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Procederemos à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido da Juventude. Os Sras. Deputadas e as Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 94 Sras. Deputadas e Srs. Deputados: 44 votaram “sim”, 28 votaram “não”, mais esta Presidência, 21 se abstiveram, resultado que dá por aprovado o Projeto de lei do Partido da Juventude. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Esta Presidência suspende os trabalhos por 60 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 13 horas e 35 minutos, a sessão é reaberta às 14 horas e 42 minutos sob a Presidência da Sra. Ariane Abreu Tsutsumi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Reaberta a sessão.

Passaremos à apreciação do Projeto de lei nº 22, do Partido da Educação.

Tem a palavra a nobre Deputada Jovem Ana Paula de Oliveira.

 

A SRA. ANA PAULA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde, Sras. Deputadas e Srs. Deputados. Eu, Ana Paula, criei um projeto chamado “Adote uma Escola”, onde as empresas particulares poderão adotar escolas para ajudar na educação do nosso Estado.

As empresas poderão colaborar com livros, passeios culturais, projetos que a escola venha a desenvolver e terão como benefício deduções no imposto e débitos fiscais.

Acredito que este projeto será importante porque ajudará na educação dos jovens e crianças, ajudando as escolas a melhorarem a qualidade de ensino.

A parceria de empresas particulares com nossas escolas favorece o serviço público essencial, como a educação.

Agradeço a todos pelo empenho e dedicação para a realização deste projeto.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra Deputada Jovem Bianca de Oliveira Ferreira.

 

A SRA. BIANCA DE OLIVEIRA FERREIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e Mesa Diretora.

O meu projeto é do Partido da Educação. Ele dispõe sobre a inserção de psicólogos nas escolas.

Este Projeto de lei parte do princípio de que os alunos passam a maior parte de seu tempo dentro das escolas, mesmo quando elas não são de tempo integral. Nesse tempo, vários conflitos e dificuldades ligados ao relacionamento de professores e alunos acontecem, além daqueles ligados à aprendizagem. Então, o projeto pretende disponibilizar, para as escolas, psicólogos que vão ajudar no relacionamento de aluno e professor, aluno e aluno e no processo de aprendizagem. Com a presença de psicólogos, poderá haver melhora no comportamento dos alunos que brigam muito com os colegas e que respondem mal para os professores. Poderá, também, ajudar àqueles alunos que perderam algum familiar e estão psicologicamente abalados.

Muitos acham que os psicólogos são desnecessários, mas quase todo mundo sabe que a adolescência é uma fase de revolta, uma fase de dúvidas e que os jovens nessa fase querem ter liberdade para se expressar do jeito que quiserem. Vale ressaltar que é uma fase de grande cobrança pela sociedade.

Além de acreditar que os psicólogos podem ajudar muito na formação da pessoa, muitos educadores dizem que o problema de comportamento e de aprendizagem do aluno é devido à falta de orientação na família. Porém, não é possível chamar de família qualquer grupo de pessoas só porque dividem as contas de casa. Por isso, o profissional da Psicologia precisa descobrir quando o problema é da família desunida, violenta ou desinteressada.

Assim, se houver uma boa orientação e diálogo dos pais e da escola, muitos adolescentes que teriam caminhos errados na vida poderão estar mais seguros em suas escolhas de trabalho e família.

O psicólogo deverá fazer com que o jovem entenda que sempre vai ter tempo de aprender, mas sua maior chance é na escola, durante a adolescência.

Para finalizar, é necessário destacar um aspecto importante da participação do psicólogo nas escolas. Todos sabem que nenhuma escola é igual à outra. Então, o psicólogo trabalhará de acordo com a necessidade de cada uma, tendo sua carga horária de acordo com as leis trabalhistas. Obrigada pela atenção.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Bianca Morais Zerbinato.

 

A SRA. BIANCA MORAIS ZERBINATO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Bom dia à Mesa que dirige os trabalhos, aos demais parlamentares jovens e ao público em geral. Meu nome é Bianca Morais Zerbinato, represento a Escola Estadual Pedro Pedrosa, de Nhandeara.

Com muito orgulho participo hoje do Parlamento Jovem com o meu projeto que pertence ao Partido da Educação.

Meu projeto tem como objetivo a valorização dos quadros de funcionários das escolas públicas. De acordo com esse projeto será realizada uma reunião entre os membros da comunidade escolar que decidirão quais profissionais participarão dessa atividade. O objetivo desse projeto é valorizar os profissionais, fazendo com que um funcionário conheça e valorize ainda mais as funções e atribuições do outro.

Essa lei levará em conta a disponibilidade de cada funcionário, bem como o andamento das atividades letivas e administrativas das escolas.

O dia de troca das funções passará a fazer parte do calendário anual das atividades das escolas públicas do Estado de São Paulo e será realizado na data mais adequada a cada escola.

Assim o referido dia será de aprendizagem, companheirismo e sobretudo valorização da função de cada profissional.

Obrigada pela atenção dispensada. Conto com o apoio de todos para a aprovação desse projeto e dos demais projetos do partido da educação.

Gostaria de agradecer à minha escola, aos meus professores, em especial à minha diretora Rosana. Ao mesmo tempo, dedico este discurso aos meus colegas de classe e à minha família.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o Deputado Jovem Bruno Felipe de Moraes.

 

O SR. BRUNO FELIPE DE MORAES - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Em primeiro lugar, desejo a Exma. Sra. Presidente Ariane, aos demais Deputados da Mesa e aos Deputados Jovens uma boa tarde.

Hoje em dia há muitas famílias e principalmente meninas, com menos de 18 anos, tendo uma gravidez indesejada e muitas vezes elas recorrem ao aborto. A solução para isso é o preservativo que além de prevenir a gravidez indesejada, previne também doenças sexualmente transmissíveis.

Estou aqui para defender a minha lei, que é sobre a aula de saúde e prevenção em geral nas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

Essas aulas terão como temas gravidez na adolescência, prevenção e cuidados, prevenção contra drogas, higiene corporal e profilaxia e doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS. Assim, se estará beneficiando e conscientizando os jovens alunos e pais para que hoje e no futuro não cometam erros que prejudiquem sua vida. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Clara Pereira Florio para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. CLARA PEREIRA FLORIO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - O meu projeto de lei dispõe sobre distribuição gratuita de livros em Braille, formação de bibliotecas, acervos resultantes, salas de leitura exclusivas e contratação de profissionais do ensino a fim de orientar deficientes visuais a lerem.

Como estabelece a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm direito de aprendizagem independente de suas condições, contudo, pessoas são privadas desses direitos por suas deficiências, como é o caso dos deficientes visuais.

O meu projeto de lei propõe incluir essa categoria de deficiência no mundo do aprendizado e das leituras de clássicos.

Há cidades, como Mogi das Cruzes em São Paulo, que possuem acervos de livros em Braille que não são instrumentalizados, um recurso riquíssimo que é desperdiçado.

O Brasil foi pioneiro na América Latina ao abrir o Instituto para deficientes visuais Benjamin Constant e traduzir o sistema de Braille parisiense.

Com esta lei, aumentaremos os índices de Educação do País e incluiremos os deficientes visuais no ambiente escolar, garantido-lhes o acesso à cultura escrita do País. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Fernanda Lenilda da Silva para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. FERNANDA LENILDA DA SILVA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados Jovens, senhoras e senhores, represento a Escola Estadual Padre Giuseppe Ângelo Bertolli, da cidade de Jandira.

Quero antes de tudo agradecer a Deus e aos meus pais, o apoio que recebi da Dirigente Regional Professora Marta Maria Campos, da diretora da nossa escola Professora Elaine, da vice-diretora Cida, dos nossos Coordenadores pedagógicos, Professor Josias e Professora Soledade, a minha acompanhante Professora Sandra, e principalmente a equipe que juntos desenvolvemos o projeto, meus amigos Josias, Guilherme, Tassia, Gizelli, William, Jhonatan, Arthur, Priscila, Raimundo, Raul, Magda e Vitor.

Inicio meu discurso afirmando que como jovem, quero fazer a diferença e construir uma nação melhor, com nossa juventude pensante.

Todos os políticos de um modo geral defendem a educação em seus discursos, no entanto ficam só no discurso, porque só há educação com professores motivados e bem remunerados, eles não investem no nosso professor que é a peça fundamental da educação.

Queremos realmente fazer parte do futuro desse país, por isso eu e meus amigos desenvolvemos o seguinte projeto educacional:

Senhoras e senhores: "Um povo sem registro histórico, é um povo sem história". A partir dessa frase, este projeto se faz necessário. Estamos apresentando como projeto a inclusão da disciplina História Política no currículo escolar, para que os alunos conheçam a história da cidade onde a escola está inserida.

Apresentamos como proposta para o ensino fundamental ciclo I, que seja estudada a história da fundação do município, no ensino fundamental ciclo II, que se estude a história da fundação do Estado de São Paulo, e no ensino médio a formação do Estado Brasileiro, desde a invasão, independência de Portugal e todos os processos políticos que se passou pela monarquia, república, ditadura e democracia plena.

Nós que desenvolvemos este projeto temos a consciência de que os alunos não conhecem a história da fundação de suas cidades, daí a necessidade de se conhecer o passado político através da disciplina História Política.

Para atingir o objetivo maior na construção do conhecimento, serão utilizados os recursos disponíveis, tais como fotos festivas, linguagem digital, o uso da internet e suas tecnologias, assim tornará a disciplina mais interessante e objetiva.

Propomos que os melhores trabalhos de pesquisas sejam utilizados como notas de aproveitamento para concursos e vaga nas universidades publica. Muito obrigada a todos pela atenção.(Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Geisy Ellen Crepaldi Buriola para defender o seu projeto.

 

A SRA. GEISY ELLEN CREPALDI BURIOLA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados Jovens, membros da Mesa Diretora, público presente, em nosso cotidiano podemos ver que a maioria dos crimes estão relacionados às drogas. São furtos, assassinatos e até mesmo suicídios.

Considerando que a maioria das vítimas dependentes das drogas são jovens, elaborei projeto estabelecendo que toda escola da rede pública estadual de ensino deverá criar um centro comunitário de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas com orientação e esclarecimentos sobre a saúde do adolescente.

O objetivo é realizar o trabalho de prevenção.

Para realizar o trabalho de prevenção há que se conhecer a realidade dos nossos jovens, identificando os fatores de risco que os tornam vulneráveis.

Um projeto de prevenção deve envolver uma equipe bem preparada não só com alunos e professores, mas também com funcionários especializados, com o apoio da família e com a comunidade em geral, enfim, um conjunto de pessoas que possam encorajá-los a fazer um exame crítico de suas escolhas.

Acredito que o meu projeto de lei mereça ser aprovado e implantado nas escolas. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Giovanna Bianca Franceschi Souza para defender o seu projeto.

 

A SRA. GIOVANNA FRANCESCHI SOUZA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados Jovens, meu projeto dispõe sobre a inclusão da disciplina educação sexual no currículo das escolas da rede pública e privada do Estado de São Paulo.

O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidarem do seu próprio corpo para que não ocorram situações indesejáveis, como contrair uma doença ou uma gravidez precoce.

O constrangimento dos pais em tratar do assunto aumenta a falta de informações dos jovens e faz com que a escola se torne o principal espaço da educação sexual.

O material utilizado como preservativos, materiais didáticos e publicitários como cartazes, panfletos e campanhas feitas pelo Governo devem ser distribuídos também nas escolas do Estado.

Finalizando, quero agradecer aos meus professores, principalmente ao Prof. André Luis, e a minha família. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o Deputado Jovem Hítalo Gabriel Ferreira Alves de Oliveira para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. HÍTALO GABRIEL FERREIRA ALVES DE OLIVEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Agradeço a chance de estar aqui. Meu projeto fala sobre implantação de escolas técnicas agrícolas no Estado de São Paulo, onde há apenas uma, com o que não concordo. Gostaria que esta lei fosse aprovada, saísse do papel. As escolas seriam de período integral de ensino fundamental, médio e profissionalizante. E, quando os alunos terminassem o ensino médio, a escola forneceria cursos para aumentar o conhecimento do aluno.

Era o que queria falar. Obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei nº 30, de 2010

Partido da Educação

Dispõe sobre a necessidade de implantação de escolas técnicas agrícolas (Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante) no Estado.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Autoriza o governo estadual e o poder executivo municipal, em ação de colaboração, a investir na construção de Escolas Técnicas Agrícolas, disponibilizando recursos financeiros para a efetivação de seus professores e funcionários.

Artigo 2º - A Secretaria da Agricultura Estadual e as Casas da Agricultura do Estado serão parceiras das escolas que implementarão o agronegócio paulista, priorizando a eficiência prática dos alunos e dos futuros técnicos.

Artigo 3º - As escolas serão um pólo difusor de ideias que contemplarão o desenvolvimento sustentável da comunidade, oferecendo cursos nos finais de semana para os agricultores se aperfeiçoarem.

Artigo 4º - O currículo diversificado será garantido no Ensino Fundamental e Médio, pois a relação entre educação integral e diversificação curricular é parte significativa dos processos educativos que interagem no cotidiano das instituições escolares, como a música, teatro, esporte, entre outros.

Artigo 5º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Dispõe sobre a necessidade de implantação de escolas técnicas agrícolas de período integral (Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante) voltada para a região interiorana do Estado de São Paulo.

Estas escolas colaborariam com a melhoria do nível educacional, pois só os alunos com interesse nesta área se matriculariam, e a escola ofereceria opções de vários cursos ao término do ensino médio. Isto tornaria o ensino profissionalizante mais acessível à população, incentivando as comunidades envolvidas a desenvolver a sustentabilidade.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado jovem Igor Cacerez Albino para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. IGOR CACEREZ ALBINO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sras. e Srs. Deputados. O meu projeto de lei fala sobre a criação de cartão de crédito estudantil para que os alunos de escola pública estadual que tirarem notas acima de oito recebam o valor de 15 reais para gastarem em programas culturais e artísticos como shows, teatros, livros didáticos etc. O projeto tem que ser aceito porque os alunos, hoje, não estão levando a sério a escola, o que é muito ruim, porque os alunos de hoje são o futuro do país, e não queremos um futuro de analfabetos. Muito obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei nº 31 de 2010

Partido da Educação

Dispõe sobre a criação de um Cartão de Crédito Estudantil.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Fica criado o Cartão de Crédito Estudantil.

Artigo 2º - Terá direito ao Cartão, com um crédito no valor de R$15,00 (quinze reais), os alunos de escola pública estadual que tiverem todas as notas do boletim igual ou superior a oito durante o bimestre apurado.

Artigo 3º - Este crédito deverá ser gasto necessariamente pelo aluno em eventos artísticos e culturais como teatros, cinemas, shows, exposições, museus ou em livrarias, lojas de artigos musicais, CDs, DVDs, computadores e acessórios.

Artigo 4º - Ao crédito inicial podem ser acrescidos novos créditos desde que o aluno tenha o desempenho escolar de acordo com o descrito no artigo 2º.

Artigo 5º - Os créditos deverão ser gastos até o final do ano do encerramento do ciclo escolar que o aluno está inserido - 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental ou 3ª série do ensino médio.

Parágrafo único - Os alunos transferidos para escolas particulares deverão devolver seu cartão com o crédito zerado, ou não, no ato da transferência escolar.

Artigo 6º - As despesas decorrentes com a execução da presente lei correrão à conta das dotações próprias.

Artigo 7º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O incentivo à educação é uma prática que estimula ainda mais nos jovens o gosto pelos estudos. O governo do estado de São Paulo tem buscado através de uma ação positiva metodologias que melhorem os resultados da educação.

O estudo continua sendo a melhor ferramenta que o jovem tem para buscar uma melhor condição de vida.

O Cartão de Crédito Estudantil visa incentivar os jovens estudantes da escola pública a melhorar o seu desempenho escolar. Favorecido pelo seu bom desempenho ele será agraciado por um valor monetário que lhe dará direito de se beneficiar na compra de materiais educativos ou ao frequentar eventos culturais e artísticos.

Acredito que a partir do momento do funcionamento do cartão se criará uma onda positiva favorecendo o ambiente escolar e levando os alunos a um maior esforço na conquista de notas satisfatórias.

Estou plenamente convencido da importância deste projeto em âmbito escolar.

Igor Cacerez Albino

EE Professora Regina Valarini Vieira - Birigui

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada jovem Isadora Coffani dos Santos de Siqueira para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. ISADORA COFFANI DOS SANTOS DE SIQUEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Meu projeto dispõe sobre a implementação obrigatória de períodos integrais em escolas públicas. O Partido da Educação representa o crescimento do país. Ao ficar evidente que a reforma do Estado era necessária para o desenvolvimento sustentável, a Educação não foi incluída, gerando assim os problemas sociais enfrentados hoje não só pelo estado, mas também pelo país inteiro, como por exemplo, o desemprego, problemas ambientais e violência.

Uma das melhores estratégias para inibir a criminalidade e aumentar a conscientização e inclusão social em comunidades carentes é através da educação de qualidade, direcionando recursos financeiros para escolas e professores.

A implementação de pelo menos uma classe de período integral em escolas estaduais oferecendo além do ensino tradicional aulas de reforço, esporte, música, espaço para deveres, refeição, uma pré-qualificação profissional para os alunos maiores de quatorze anos, informática, dessa forma atendendo as necessidades de famílias carentes, dando oportunidade aos pais de trabalharem, afastando seus filhos das ruas, do ócio e de más companhias, enquanto eles recebem ensino de qualidade e já têm garantido seu ingresso no mercado de trabalho, resolvendo, assim, todos os problemas citados anteriormente.

Até quando gastaremos dinheiro para recuperar os jovens contraventores ao invés de invertermos na formação educacional das crianças e dos adolescentes?

É necessário reinventar nosso sistema educacional, reconstruí-lo com novos horizontes e ideias. Não adianta melhorar instalações físicas sem pensar o modelo arquitetônico disciplinar. É através do ensino de qualidade e da mobilização da sociedade para a importância que a Educação exerce valorizando o profissional da Educação e os seus alunos.

Agradeço a todos e peço encarecidamente que aprovem o projeto para o bem do jovem e para o futuro do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Projeto de lei nº 32 de 2010

Partido da Educação

Dispõe sobre a implementação e obrigatoriedade de períodos integrais em escolas estaduais para o ensino fundamental e médio.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Todas as escolas do Estado deverão oferecer período integral para os alunos.

Artigo 2º - O projeto pedagógico de que trata esta lei é imbuído de função pública e volta-se para a educação integral da criança e do adolescente nas escolas estaduais, oferecendo atividades extracurriculares tais como:

I - aulas de reforço;

II - música, esporte;

III - espaço para elaboração dos deveres referentes às tarefas curriculares obrigatórias;

IV - informática;

V - idiomas;

VI - conscientização ambiental.

Artigo 3º - Serão praticadas atividades destinadas à pré-qualificação profissional, com o intuito de formar uma concepção de educação profissional.

Parágrafo único - A pré-qualificação será oferecida apenas para os estudantes a partir de 14 anos.

Artigo 4º - No projeto pedagógico de que trata esta lei serão garantidos e oferecidos os seguintes objetos:

I - alimentação balanceada do estudante durante o período escolar;

II - cursos de idiomas com a intenção de integrar o jovem à formação profissional, a saber:

a) inglês;

b) espanhol;

c) francês;

d) italiano;

e) alemão;

III aulas de reforço, referentes às matérias as quais têm o maior índice de dificuldade e desaprovação nas classes;

IV - atividades de reciclagem de lixo e compostagem a título de matéria extracurricular de conscientização ambiental;

V - plantação de uma horta para o consumo dos próprios alunos, de acordo com o espaço disponibilizado em casa escola;

VI - aulas de informática em laboratórios ensinando o uso da internet e programas como, Word, Excel, PowerPoint, nos computadores oferecidos pela escola;

VII - aulas de canto coral e de instrumentos musicais.

Artigo 5º - O projeto pedagógico de que trata esta lei poderá contar com o apoio de instituições de formação profissional, ONGs, sindicatos, empresários e outros representantes da sociedade civil, visando à arrecadação de subsídios para o desenvolvimento das atividades.

§ 1º - Poderá haver geração de renda através das atividades realizadas pelos alunos, no âmbito do projeto pedagógico, em certas disciplinas.

§ 2º - A renda obtida com a venda de produtos resultantes das atividades dos alunos será destinada a um fundo a ser utilizado pelas escolas do Estado, fomentando também o desenvolvimento sustentável.

Artigo 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O Partido da Educação representa o crescimento do país. Ao ficar evidente que a reforma do Estado era necessária para o desenvolvimento, a educação não foi incluída, gerando assim, os problemas sociais enfrentados hoje. Com adultos bem formados teríamos um futuro as questões ambientais e a violência.

A melhor estratégia para inibir a criminalidade e aumentar a conscientização e inclusão social em comunidades carentes é a educação de qualidade, direcionando recursos financeiros para escolas e professores.

A implantação de pelo menos uma classe de período integral em escolas estaduais oferecendo além do ensino tradicional também aulas de reforço, esporte, música, espaço para deveres, refeição e informática e assim atendendo as necessidades de famílias carentes dando a oportunidade dos pais poderem trabalhar afastando seus filhos das ruas, do ócio e das más companhias.

Até quando gastaremos dinheiro para recuperarmos os jovens contraventores em vez de invertermos na formação educacional das crianças e dos adolescentes?

É necessário reinventar nosso sistema educacional, reconstruí-lo com novos horizontes e ideias. Não adianta melhorar instalações físicas sem repensar o modelo arquitetônico disciplinar, com isso seria a quebra de paradigmas, que escola gera desinteresse. Pois, dessa forma, estudar seria um atrativo para os jovens.

É através de ensinos de qualidade e da mobilização da sociedade para a importância que a Educação exerce, valorizando o profissional da educação, realizaria a melhoria, definindo o futuro dos jovens, para que a sociedade não seja vítima dela mesma.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a deputada jovem Jennifer Rezende dos Santos para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. JENNIFER REZENDE DO SANTOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Em primeiro lugar queria agradecer a minha professora Laís, que me orientou nesse projeto, e à professora Eliana, que me acompanhou nesses dois dias.

Meu projeto de lei dispõe sobre a implantação de um clube de cinemas em todas as escolas públicas da rede estadual de ensino. O presente projeto visa à formação de público para produções audiovisuais, além de também servir como estímulo para que mais pessoas participem ativamente da criação de filmes. Um clube de cinema dentro das escolas é mais um instrumento para ajudar professores e alunos a contextualizar conteúdos aprendidos em sala de aula, oferecer opção de lazer saudável para os estudantes e ajudar a estreitar os laços entre escola e comunidade.

Assim, este é um projeto que vai contribuir para a melhoria cultural, educacional e social da população. Com esse intuito, portanto, conclamo os companheiros parlamentares desta Casa legislativa a aprovar essa lei visando à qualidade de vida de todos os cidadãos. Obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei n° 33, de 2010

Partido da Educação

Dispõe sobre a implantação de um clube de cinema em todas as escolas públicas da rede estadual de ensino.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Fica instituído que todas as escolas de ensino fundamental e médio do sistema estadual de educação deverão implantar um clube de cinema em todas as suas unidades de ensino.

§ 1º - Todas as escolas deverão reservar pelo menos três horas semanais para exibição de um filme de ficção ou documentário para seus alunos;

§ 2º - Os filmes e documentários exibidos devem ser preferencialmente nacionais, do acervo do programa “Cultura é Currículo” da Secretaria da Educação, ou obras de reconhecimento internacional;

§ 3º - A sessão de cinema deve acontecer fora do horário de aulas, podendo ser aos sábados e domingos (nos casos de escolas em que funcione o programa “Escola da Família”), ou durante os outros dias da semana, em horários em que não haja aula, respeitando-se a disponibilidade de espaço físico;

§ 4º - As escolas que por ventura não possuírem uma sala própria para exibição de filmes, devem reservar uma sala que possa servir para esse fim;

§ 5º - Todos os alunos da escola deverão ser incentivados a participar do Clube de Cinema, como forma de estimulá-los a prestigiarem e a criarem produções audiovisuais. O Clube estará aberto também para a comunidade em geral, desde que haja disponibilidade de espaço físico para tal;

§ 6º - Será formada uma comissão para organizar e gerir o Clube de Cinema em cada unidade de ensino. Farão parte da comissão: um coordenador pedagógico, um professor de artes e um aluno do Grêmio Estudantil.

Artigo 2º - Caberá à Secretaria de Educação, com a devida orientação da Secretaria de Cultura, estimular e viabilizar a implantação do Clube de Cinema em todas as escolas públicas estaduais.

Artigo 3º - Caberá a todos os gestores dos estabelecimentos de ensino fornecer apoio para a realização do Clube do Cinema.

Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações próprias, consignadas no orçamento vigente.

Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O presente projeto visa à formação de público para produções audiovisuais, além de também servir como estímulo para que mais pessoas participem ativamente da criação de filmes.

Um Clube de Cinema dentro das escolas é mais um instrumento para ajudar professores e alunos a contextualizar conteúdos aprendidos em sala de aula, oferecer opção de lazer saudável para os estudantes e ajudar a estreitar os laços entre escola e comunidade.

Assim, este é um projeto que vai contribuir para a melhoria cultural, educacional e social da população. Com este intuito, portanto, conclamamos os companheiros parlamentares desta Casa Legislativa a aprovarem essa lei, visando a qualidade de vida de todos os cidadãos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada jovem Larissa Felix de Almeida parta defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. LARISSA FELIX DE ALMEIDA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Exmos. Srs. Deputados. Meu projeto dispõe sobre a inclusão de xadrez no currículo escolar, porque acho que o xadrez é um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, de concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez prepara a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas de primeiro mundo o xadrez já é praticado há décadas e os alunos, além de todo esse desenvolvimento citado, melhora muito sua disciplina, relacionamento social, respeito às leis e às regras.

O estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se o tempo.

O jogo coloca as coisas no seu devido lugar. É você quem responde pelo movimento das peças e mais ninguém. Como na vida, você é o único responsável pelos próprios atos. O xadrez proporciona ao participante criatividade, concentração, memorização, paciência, disciplina, respeito aos adversários, o que é suficiente para formar um cidadão com o caráter que a sociedade exige e em condições adequadas para ser bem sucedido na vida. Tomamos o exemplo da Inglaterra, onde após a introdução do xadrez no currículo algumas escolas subiram de nível no que diz respeito ao aprendizado. Uma das melhores lições que a criança pode aprender na escola é como organizar seus pensamentos, e acredito que essa valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo de xadrez. (Palmas.)

Projeto de lei nº 34, de 2010

Partido da Educação

Dispõe sobre o ensino e a prática de xadrez nas escolas estaduais e municipais de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Fica instituído o ensino de xadrez como componente curricular nas escolas das redes municipais e estaduais de ensino fundamental e médio no Estado de São Paulo.

Parágrafo - único O ensino de xadrez poderá estender-se as escolas particulares, opcionalmente, mediante requerimento.

Artigo 2º - O ensino do xadrez dar-se-á a partir do 4º ano (antiga 3ª série) do Ensino Fundamental.

§ 1º - As aulas serão ministradas por um profissional especializado, em horário diverso das aulas regulares.

§ 2º - Os docentes também receberão cursos para a aprendizagem do xadrez.

Artigo 3º - A coordenação do ensino de xadrez, bem como a elaboração das turmas e os horários em que ocorrerão as aulas ficarão a cargo dos governos municipal e estadual.

Parágrafo único - A supervisão técnica do ensino de xadrez ficará a cargo da Federação Paulista de Xadrez (FPX).

Artigo 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O xadrez é uma excelente ferramenta pedagógica, pois o aluno desenvolve raciocínio lógico, disciplina, concentração e atitudes de liderança por seu intermédio. O desenvolvimento dessas habilidades traz melhoras significativas nos resultados escolares. Municípios, como o meu, já adotaram o ensino de xadrez na rede municipal.

Segundo Charles Partos, mestre internacional e professor do departamento da instrução pública do Cantão do Vales (Suíça), o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades. São elas:

1.                      A atenção e a concentração;

2.                      O julgamento:

3.                      A imaginação e a antecipação;

4.                      A memória;

5.                      A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;

6.                      O espírito de decisão e a coragem;

7.                      A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8.                      A criatividade;

9.                      A inteligência;

10.                  A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Diante do exposto, comprova-se a importância do presente projeto de lei para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e adolescentes do Estado de São Paulo.

 

A SRA. ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a deputada jovem Layane dos Santos Lopes para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. LAYANE DOS SANTOS LOPES - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Srs. Deputados, boa tarde. Sou aluno da escola Professor Paulo Ferrari Massaro, de Mogi das cruzes. Gostaria de agradecer a todos da minha escola, que me apoiaram, a minha professora Rita, que está me acompanhando.

Sabemos que a família é a base de tudo, especialmente de um lar amoroso, onde pode haver amor, carinho e compreensão sendo, portanto, fundamental na construção de uma pessoa.

Pesquisas mostram que quatro em cada dez crianças sofrem algum tipo de abuso, sendo esses, na maioria dos casos, exploração sexual ou a exploração do seu trabalho. Muitos, além disso, moram em lugares onde há a presença de drogas e álcool. Esses menores que vivem em condições de abandono e de maus tratos poderão se tornar jovens revoltados e futuros marginais.

O propósito do Projeto “Escola de Pais” é o de sensibilizar os responsáveis pela formação das crianças e adolescentes. Peço, assim, o voto dos colegas para a aprovação dessa lei, pois educando os pais poderemos dar a milhares de jovens um futuro melhor, além de proporcionar á sociedade uma melhor qualidade de vida. Muito obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei nº 35, de 2010

Partido da Educação

Dispõe sobre a criação do Projeto “Escola de Pais” no Estado.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Fica criado o Projeto “Escola de Pais” em todos os municípios do Estado.

Parágrafo único - O Projeto Escola de Pais deverá funcionar em parceria com as Secretarias da Educação e da Saúde.

Artigo 2º - O Projeto escola de Pais visa levar suporte educacional, psicológico e social a pais de crianças e a adolescentes em situação de abandono e risco.

Parágrafo único - São consideradas situações de abandono e risco aquelas em que os adolescentes não estejam amparados por zelo material, educacional, emocional e outros.

Artigo 3º - São objetivos do Projeto “Escola de Pais”:

I - trabalhar efetivamente com famílias cujos filhos se encontram em situação de risco pessoal por omissão ou abuso dos pais ou responsáveis, orientando-as e prestando-lhes informações que visem à melhoria de sua qualidade de vida material e afetiva;

II - desenvolver o senso de responsabilidade da família em relação à criação e ao preparo do menor;

III - disponibilizar espaço para cursos e oficinas que desenvolvam nas famílias aptidões voltadas ao mundo do trabalho, a fim de orientá-las quanto à renda familiar.

Parágrafo único - A duração dos cursos previstos no inciso III deste artigo será de no máximo 3 (três) meses, sendo a carga horária de, no mínimo, 120 (cento e vinte) horas.

Artigo 4º - Os Conselhos Tutelares dos municípios farão o cadastramento das crianças e dos adolescentes que se encontram nas situações especificadas no parágrafo único do Artigo 2°.

Artigo 5º - Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênios com as organizações não governamentais voltadas à proteção da criança e do adolescente.

Artigo 6º - Os responsáveis pelo menor passarão por avaliação psicológica, e, em caso de constatação de eventuais distúrbios, deverão ser acompanhados até a alta médica.

Parágrafo único - São considerados distúrbios psicológicos, no que diz respeito ao artigo 6º, a agressividade, a depressão, o alcoolismo e a dependência química.

Artigo 7º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 8º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Sabemos que a família deve ser a base de tudo, especialmente de um lar amoroso, onde possa haver carinho, amor e compreensão, sendo, portanto, fundamental na construção de uma pessoa.

Pesquisas mostram que quatro (04) em cada dez (10) crianças sofrem algum tipo de abuso, sendo estes na maioria dos casos a exploração sexual ou a exploração do seu trabalho. Muitos, além disso, moram em lugares onde há a presença de drogas e de álcool. Esses menores que vivem em condições de abandono e de maus tratos poderão se tornar jovens revoltados e futuros marginais.

O propósito do projeto “Escola de Pais” é o de sensibilizar os responsáveis pela formação das crianças e adolescentes. Peço, assim, o voto dos colegas para a aprovação desta lei, pois educando os pais poderemos dar a milhares de jovens um futuro melhor, além de proporcionar à sociedade uma melhor qualidade de vida.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE -

Convido a deputada jovem Letícia Oses para defender o seu projeto de lei.

 

a sra. letícia oses - partido da EducaçãO - Boa tarde. Prezados Deputados, membros da Mesa e demais presentes, sabemos que as escolas estaduais recebem, no começo do ano, kits de materiais escolares. Proponho, no meu projeto, que ele seja trocado por um vale-educação para que os alunos tenham mais liberdade de escolha na aquisição de seu material escolar, privilegiando assim o comércio local. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Lidielen Alves Carvalho, do Partido da Educação, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. LIDIELEN ALVES CARVALHO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Sou da escola Professor João Ferreira dos Santos. Meu projeto dispõe sobre o atendimento de alunos com necessidades especiais da rede pública do Estado de São Paulo. Elaborei esse projeto pensando nas crianças da minha idade, que muitas vezes sofrem preconceito por serem especiais: não enxergam, não escutam. Para se locomoverem, é muito difícil, porque os transportes coletivos não estão adaptados. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Matheus Gabriel de Castro Freire Oliveira, do Partido da Educação, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. MATHEUS GABRIEL DE CASTRO FREIRE OLIVEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Meu projeto dispõe sobre a inclusão do Programa de Orientação Vocacional, o POV, na grade curricular do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas do Estado.

Com a configuração de um mundo globalizado, repleto de novas possibilidades e exigências, é notória a relevância de um acompanhamento vocacional para o estudante que se prepara para disputar uma vaga no mercado de trabalho, mercado esse cada vez mais competitivo, exigente e carente de profissionais seguros e bem preparados.

A escolha de uma profissão não pode resultar de uma decisão momentânea, mas, sim, de um processo contínuo em que o jovem reconheça o compromisso que tem consigo mesmo e com o contexto social em que está inserido. O POV é uma ação preventiva que visa auxiliar o adolescente no processo de maturação em relação à escolha da profissão que irá seguir.

O acompanhamento profissional feito por especialistas pode significar a tomada de uma decisão segura, principalmente uma maior probabilidade de realização profissional e sobretudo pessoal do estudante.

Fica claro, dessa forma, que o POV feito com jovens da série final da Educação Básica é necessário e almeja resultados significativos, melhorando a formação dos estudantes e ajudando-os a alcançar sucesso em suas escolhas. Lembro que mais vale um mestre-de-obras realizado a um engenheiro frustrado.

Quero agradecer ao meu professor, Carlos Eduardo Rodrigues, por haver me ajudado na elaboração deste projeto e também a meu pai, Antonio Claudio de Oliveira, que também me ajudou nessa elaboração. E quero parabenizar os organizadores do Parlamento Jovem e dizer que tudo isso está valendo muito a pena. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Melissa Aparecida de Lima, do Partido da Educação, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. MELISSA APARECIDA DE LIMA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sou da Escola Estadual Oswaldo Luiz Sanchez Toschi , Praia Grande, e o meu projeto fala sobre o uso de materiais recicláveis nas oficinas das escolas públicas nas aulas de arte.

Como sabemos, todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade defendê-lo para as presentes e futuras gerações.

Mudar hábitos, cuidados com o lixo, com desperdícios de papel e demais materiais é algo muito difícil e deve ser prioridade da Unidade Escolar.

O ser humano necessita mudar sua atitude como forma de sobrevivência num planeta menos poluído. Para que tal fato ocorra, é fundamental a conscientização dos jovens da rede de ensino neste projeto, desenvolvendo uma postura crítica e participativa na gestão do uso adequado do lixo reciclável.

Esse projeto, se adotado, com certeza contribuirá para a diminuição do aquecimento global e amenizará os seus efeitos para um mundo melhor.

Agradeço à direção da minha escola e à Professora Rosemeire, que me apoiou no projeto. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputado Moisés Aldair Fani Cipriano, do Partido da Educação, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. MOISÉS ALDAIR FANI CIPRIANO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Venho apresentar o projeto de lei que fiz juntamente com colegas da escola, coletando ideias diversas para que pudesse beneficiar a todos da área da Educação, podendo, dessa forma, melhorar a aprendizagem, que em alguns lugares está muito prejudicada.

O psicólogo irá atender a equipe docente e discente e também os funcionários e até mesmo os pais para melhorar a forma de ensinar e de aprender. Quando algum aluno se diferencia de outros dentro de uma sala de aula na capacidade de aprendizagem, é preciso que haja avaliação de um profissional e, caso haja necessidade, que tenham consultas contínuas para se analisar profundamente o perfil psicológico, tendo como benefício melhorar as relações entre as pessoas, contribuindo para as suas formações produtivas.

Portanto, é muito importante que as escolas tenham um profissional preparado para atender às necessidades de todos, a fim de que a aprendizagem aconteça de forma satisfatória.

Quero agradecer à Deputada Célia Leão pela criação do Parlamento Jovem Paulista, aos meus familiares, aos organizadores, meus professores, diretor e coordenador e a todos os colegas de trabalho por termos criado esse elo de amizade durante esse período. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Natália Montini, do Partido da Educação, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. NATÁLIA MONTINI - Boa tarde a todos. Meu projeto de lei dispõe sobre a realização semestral de avaliação física e nutricional dos alunos da Rede Estadual.

De acordo com estudos do IBGE, o número de pessoas obesas está aumentando em todo o Brasil, principalmente entre jovens. Há aproximadamente 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. A obesidade, doença reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde, é considerada um dos dez principais problemas de saúde publica do mundo, podendo ser tratada em certos casos, até mesmo, como uma epidemia.

As instituições de ensino são consideradas como um dos principais responsáveis pela formação do indivíduo na sociedade, modelando suas atitudes e comportamentos. Ao orientar a respeito de educação nutricional e física, a escola possibilita aos alunos refletirem sobre os benefícios e melhorias de seus hábitos, auxiliando na conscientização para práticas de esportes, abandono do sedentarismo e realização de reeducação alimentar. Outros fatores que essa orientação implica são a reflexão de um parâmetro de qualidade de vida e o cuidado com a saúde.

Portanto, a implantação de um programa com avaliação física e nutricional periódica (semestral), com o presente projeto de lei, é uma medida altamente necessária e vem de encontro com o atual e crítico comportamento da sociedade, com o crescimento da obesidade e do sedentarismo. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Raquel Barbosa de Sales, do Partido da Educação, para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. RAQUEL BARBOSA DE SALES - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Meu projeto consiste na implantação de cursos complementares em Língua Portuguesa e Matemática em todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.

Para participar dos cursos os alunos terão que estar frequentando do 6º ao 9º ano e terão que ser alunos com bom desempenho de aprendizagem, boas notas e bom comportamento.

Os cursos serão implantados numa cidade sede, onde o Governo criará alojamentos. Lá eles ficarão durante uma semana. Além dos cursos poderão desfrutar de atividades de lazer. As aulas serão ministradas por alunos de Universidades públicas. O alojamento contará também com um diretor e monitores.

Criei o projeto porque nos últimos anos o Governo tem focado as atenções nos alunos que não têm rendimento satisfatório nas aulas, dando a eles aulas de reforço escolar. O projeto trará àqueles bons alunos o incentivo para melhorar cada dia mais. Em sala de aula não são todos os alunos que têm um mesmo nível de aprendizagem: alguns têm mais facilidade que outros, e com o projeto poderão aprimorar seus conhecimentos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Rayssa Pereira Costa, para defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. RAYSSA PEREIRA COSTA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde, Sra. Presidente, Mesa Diretora e nobres colegas parlamentares.

Meu projeto dispõe sobre o enriquecimento do currículo escolar das instituições de ensino estaduais, com a inclusão, como atividades complementares, de aulas de 2 (duas) línguas estrangeiras, de música e de direito e cidadania.

Atualmente, muitos alunos concluem o ensino fundamental e o médio sem conhecer o suficiente para disputar, de igual para igual, vagas nas melhores universidades do País, ou um lugar no disputado mercado de trabalho. Torna-se necessário valerem-se do sistema de cotas, uma forma de discriminação positiva, que os auxilia, a exemplo do que ocorre com os portadores de necessidades especiais, protegidos pela lei para poderem usufruir de igualdade de oportunidades.

Os alunos das escolas públicas têm direito a um ensino de igual qualidade ao daqueles que frequentam as escolas particulares do Estado, para que não seja necessário serem considerados “pessoas especiais”, que necessitem de cotas para cursar uma Universidade de qualidade. Não podemos esquecer de que o mercado de trabalho não reserva vagas para os alunos vindos da escola pública!

O ensino de, pelo menos, duas línguas estrangeiras facilitaria não só a entrada no mercado de trabalho, como também o acesso aos cursos de pós-graduação e, até, viagens de estudo, ou de intercâmbio em outros países.

Aulas de música completariam a formação do aluno, descobrindo talentos, despertando a sensibilidade, contribuindo para a educação em sua forma plena.

Ensinar o jovem cidadão a dar os primeiros passos no mundo do Direito, mostrando-lhe que a sociedade vive do equilíbrio entre o conhecer seus direitos e exigi-los e saber suas obrigações e cumpri-las, pois o dever constitui o direito do outro. Conhecer as leis para poder prevenir condutas que agridam e destruam a sociedade. A prevenção é sempre bem menos onerosa para todos.

O conhecimento liberta: muitos jovens são rebeldes, revoltados, pois não atingiram a capacidade de conhecer, saber e libertar-se, através do conhecimento. Vamos proporcionar a esses jovens cidadãos essa oportunidade única!

Faço um agradecimento a minha mãe, meus familiares, minhas professoras Maria Dolores e Rosana. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Jovem Rodrigo Turrini Purgato, para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. RODRIGO TURRINI PURGATO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sr Presidente, Srs. e Sras jovens deputados, antes de falar de meu projeto quero agradecer à minha escola EE Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, de Jundiai/SP, aos meus professores, ao coordenador da escola, a toda a direcão e também aos meus colegas estudantes. Agradeço, ainda, à minha família pelo apoio e pelo incentivo para eu participar do Parlamento Jovem de 2010.

Meu projeto dispõe sobre a implantação da disciplina de informática corno integrante da matriz curricular das escolas públicas do Estado de São Paulo.

Esta lei tem como objetivo introduzir ou aprimorar a capacidade dos alunos no uso das técnicas de Informática, já que temos constatada a ampliação de diversos setores do mercado de trabalho que as exige.

Atualmente, nós, jovens, dispomos de muitas formas de acesso ao computador: nas escolas públicas, através do programa “Acessa Escola”, em lan houses e até mesmo em casa. Mas, em grande parte, nos limitamos a acessar sites de relacionamento e entretenimento, o que não é voltado para nosso crescimento intelectual.

Muitos jovens não sabem fazer pesquisas e buscas, ou utilizar os diversos programas disponíveis para fazer planilhas, slides, editar textos, entre outras coisas.

Sendo assim, auxiliar a aprendizagem dos alunos sobre os vários meios de usar o computador, fará com que consigam executar melhor as tarefas escolares, ampliar seus conhecimentos em assuntos gerais, além de adquirirem a habilidade no manuseio do computador, o que lhes dará uma chance maior de ingressar no mercado de trabalho ao concluírem o Ensino Médio.

O acompanhamento desse aprendizado será através da incorporação de docentes especializados em informática à rede de educação pública de São Paulo e contará com a monitoria de jovens estudantes que tenham demonstrado qualidade para acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Diante do exposto, e do grande benefício que o projeto pode trazer a todos nós, jovens estudantes, peço a todos os meus colegas deputados que aprovem o projeto. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Taís Ozimo Cunha, para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. TAÍS OZIMO CUNHA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sra. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, boa tarde. Sou a Deputada Taís Cunha, de Praia Grande, eleita pelo Partido da Educação.

Escolhi a Educação por entender ser o único instrumento de transformação que nossa sociedade possui. Nessa primeira etapa, minha proposta obriga a presença do educador de apoio nas salas de aula.

Diante do quadro de dificuldade de aprendizagem dos alunos em salas superlotadas, onde é grande o número de conflitos, brigas e dificuldade em aprender o conteúdo, entendo ser de extrema importância a presença de mais um profissional para auxiliar e complementar o trabalho pedagógico. Exemplos dessa prática em algumas escolas mostram o quanto é revertido positivamente para o aluno.

A Lei será feita principalmente para que o mesmo aprenda mais e possa esclarecer todas as suas dúvidas, já que terá mais atenção e terá um acompanhamento mais próximo do educador.

O professor de apoio também poderá ajudar na mediação de conflitos, ajudando a evitar brigas e contribuindo na manutenção de um ambiente realmente propício ao conhecimento.

Já que não é possível, por enquanto, diminuir a quantidade de alunos por sala, a introdução do profissional de apoio contribuirá para melhorar os índices escolares.

Nossa luta deve ser por um forte investimento na Educação, com consequente valorização dos profissionais da área, através de capacitação e principalmente com salários dignos de suas responsabilidades.

Portanto, nobres pares, vamos nos empenhar para que o Brasil cresça numa velocidade que permita a nossa geração conhecer o Brasil verdadeiramente grande. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Vanessa dos Santos Almeida, para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. VANESSA DOS SANTOS ALMEIDA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Bom dia, Sra. Presidente, nobres Deputados.

Meu projeto de lei visa melhorar o aprendizado de crianças e adolescentes nas escolas do sistema de ensino do Estado de São Paulo, a partir da implantação de um novo tipo de bibliotecas, as interativas.

A interatividade dos alunos com o conhecimento vem estimulando esses a relacionar-se com as informações de forma mais autônoma, crítica e criativa, além da oportunidade de expressar-se e produzir cultura. Essas bibliotecas são destinadas à faixa etária de cada grupo que a utilizará. Trata-se de mais de recurso disponibilizado para as escolas, melhorando a qualidade de ensino, contribuindo para a formação dos cidadãos de nossa sociedade.

Ressalto também que os brasileiros leem pouco comparados aos índices de leitura em países como os Estados Unidos e França. Com a implantação dessas bibliotecas, os alunos interagirão com o acervo, ampliando o hábito da leitura para que, no futuro, o índice de brasileiros que leem seja tão alto quanto o de países desenvolvidos.

As escolas do Município de São Bernardo do Campo possuem esse tipo de biblioteca, mas não estão em uso, já que não há uma lei que o institua. Há uma importância muito grande em criá-las para que os livros sejam mais presentes nas vidas de crianças e adolescentes.

A interatividade nas bibliotecas será o futuro, pois haverá um investimento na formação de jovens leitores e a ampliação do acesso ao livro. As bibliotecas interativas devem fazer parte do planejamento escolar para 2012. É importante que nelas haja profissionais qualificados para o atendimento dos alunos e um acervo amplo e diversificado. Ficará a cargo da Secretaria de Educação colocar isso em prática. Cabe a essa também a adequação dos prédios escolares para a implementação das bibliotecas.

Conto com a compreensão e o apoio dos nobres colegas para a aprovação desse projeto, dada a importância em benefício à Educação. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Vinicius Ivan Moreira.

 

O SR. VINICIUS IVAN MOREIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Bom dia a todos. Meu nome é Vinicius, sou da Escola Jardim das Rosas, de Serrana. Meu projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade de as merendas escolares da Rede Pública do Estado de São Paulo do Ensino Fundamental, Ciclo I e Ciclo II, serem compostas por alimentos saudáveis e nutrientes balanceados e supervisionadas por nutricionista.

Essa lei será de grande ajuda para os alunos da Rede Estadual paulista, pois alimentos de boa qualidade contribuem para uma boa formação. Com isso, os alunos terão mais facilidade para aprender e assimilar os conhecimentos. A alimentação equilibrada auxilia também na prevenção de uma série de doenças e favorece o crescimento adequado.

Com a aprovação dessa lei, os alunos da Rede Pública paulista terão assegurados não só o acesso a uma alimentação balanceada, como também a informações de como se alimentarem bem, podendo contribuir na disseminação dessas informações aos amigos e familiares. Por isso acredito que a implantação da Semana de Educação Alimentar para todos os alunos é muito importante. Além disso, uma boa alimentação contribui também para o combate de algumas doenças. O organismo fica mais forte e resistente às doenças mais simples, como gripes e resfriados, o que diminuirá o movimento nos postos e hospitais. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Yasmim de Paulo Benjamim Santos.

 

A SRA. YASMIM DE PAULO BENJAMIM SANTOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde. Eu sou Yasmim, estudo na Escola Armel Miranda, em Castilho. Sou da quinta série.

Gostaria de expressar a enorme felicidade que estou sentindo em estar aqui hoje perante tantas pessoas especiais. Expresso ainda essa felicidade em poder representar a escola onde estudo e também minha querida cidade. Quero, de forma humilde, mas de coração, cumprimentar e dizer a cada um de meus amigos deputados e deputadas que me sinto muito honrada em poder estar aqui com todos vocês.

Gostaria de agradecer ao Vereador Albecir, ao Prefeito Dr. Antônio, à minha professora Mel, que tem me acompanhado, e a meu pai.

Agora vou falar do projeto que tem como tema Rádio na Escola.

Esta lei se justifica pela necessidade de criar mais um mecanismo de comunicação entre os alunos de forma que eles possam desenvolver cada vez mais sua competência para aprender, pois o mundo cada vez mais globalizado em que vivemos exige que o cidadão aprimore seus conhecimentos e habilidades. Objetiva-se de forma prática e interativa descobrir novos talentos e auxiliar as escolas na divulgação interna de seus trabalhos e eventos.

O intuito desta lei também é de fazer com que a rádio seja um canal democrático que possa exemplificar na prática a responsabilidade no tratamento para com a informação. O sistema de execução de transmissão seria colocado em pontos estratégicos nas referidas escolas. Conto com o apoio dos nobres pares desta Casa à presente propositura. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Finalizada a apresentação dos projetos do Partido da Educação, procederemos agora à votação conjunta desses projetos.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “Sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “Não”, ou registrar “Abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Srs. Deputados, participaram do processo de votação 89 Srs. Deputados: 83 votaram “Sim”, nenhum votou “Não”, registrando-se cinco abstenções, resultado que dá por aprovados os Projetos de lei do Partido da Educação.

Parabéns aos Srs. Deputados do Partido da Educação. (Palmas.)

Daremos início agora aos projetos do Partido da Natureza.

Tem a palavra a nobre Deputada Barbara de Paula.

 

A SRA. BÁRBARA DE PAULA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. Na condição de representante do Parlamento Jovem pelo Partido da Natureza eu, Barbara de Paula, venho submeter à apreciação desta Casa, em nome da Cidade de Campo Limpo Paulista e de todos os alunos da Emef Vereador José Poli de Oliveira, meu projeto de lei. O objetivo de meu projeto é diminuir a circulação de veículos nos principais centros populacionais, diminuindo também a emissão de gases poluentes no meio ambiente. Sempre vemos pessoas passando mal por conta do ar poluído, com rinite etc. A construção das ciclovias diminuirá o número de carros particulares e aumentará a prática de exercícios, evitando a obesidade e ajudando na saúde tanto física quanto mental.

Diariamente, acompanhamos pela mídia as catástrofes climáticas e as mudanças bruscas que estão ocorrendo no cenário mundial. Nunca se viram alterações tão rápidas e com efeitos tão devastadores como têm ocorrido nos últimos anos. Tais calamidades, como terremotos, tsunamis, ciclones, áreas em processo de desertificação, derretimento de calotas polares, dentre outras, foram denominadas por estudiosos como catástrofes advindas do processo de aquecimento global.

Reduzir o número de veículos nos principais centros populacionais, diminuir a emissão de gases poluentes e tornar disponível à população espaços para a prática de atividades físicas, baixando o índice de obesidade, é extremamente importante, pois a saúde é o que mais se busca hoje em dia, além da qualidade de vida.

Portanto, as áreas de atuação desse projeto resultam na qualidade de vida dos habitantes de diversos municípios do Estado de São Paulo. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Carolina Fernanda Cardoso Tavares.

 

A SRA. Carolina Fernanda Cardoso Tavares - PARTIDO DA NATUREZA - Exmos. colegas parlamentares, quero colocá-los a pensar no futuro que nos espera. Cabe a nós começarmos a encontrar formas de mudar esse futuro. A Usina Verde, apesar do nome simples, tem uma importância imensa, que pode ajudar esta e as próximas gerações que vão nos suceder.

Com a implantação desse projeto em nosso Estado, será resolvido ou amenizado um dos maiores problemas que temos: o lixo recolhido sem nenhum tratamento. Além disso, com a Usina Verde, iremos gerar milhões de quilowatts de energia elétrica e, com certeza, diminuir em pelo menos 50% o lixo municipal. Com tudo isso, a Usina Verde beneficiará a população com a criação de empregos, energia limpa e preservação ambiental.

Espero, então, que não haja nada que a impeça de ser executada, pois parte da melhora do nosso futuro pode depender desse projeto. Cabe ao ser humano querer mudar o futuro e pensar no próximo. Obrigada a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Denner Rubio de Oliveira.

 

O SR. Denner Rubio de Oliveira - partido da natureza - Boa tarde, Sra. Presidente, Srs. Deputados, público que nos assiste.

Hoje em dia, a quantidade de celulares e aparelhos eletrônicos aumentou muito. É por isso que apresento o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico nas escolas de São Paulo. Esse programa, basicamente, é voltado para que as escolas se reúnam para buscar lixo eletrônico, que é muito tóxico ao Planeta. Imaginem, uma pilha no meio de uma floresta? Vai destruir tudo. É como se todos pegássemos as nossas folhas e rasgássemos ao meio. Aposto que isso não é legal.

Nas escolas, o grêmio é que vai ajudar o grupo, composto por diferentes partes: alunos dos períodos da tarde, manhã e noite; alunos do Ensino Médio; crianças da 1ª à 4ª séries e da 5ª à 8ª séries. Os alunos vão procurar esses objetos e o Governo vai buscá-los nas escolas e levar para reciclar.

Agradeço ao professor Chico, que ajudou muito, a todos os professores da Emef Morro Grande, a todos os meus amigos, ao meu pai, à minha mãe, à minha avó. Todos ajudaram muito. Obrigado a todos! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a nobre Deputada Gabriela Silva Filizola.

 

A SRA. Gabriela Silva Filizola - partido da natureza - Boa tarde a todos!

Venho defender o projeto que institui o Programa Reciclando a Escola para a conscientização dos estudantes matriculados em escolas públicas e particulares do Estado de modo que possam reciclar o material passível de ser reciclado após sua utilização.

A presente propositura tem por objetivo desenvolver o hábito de separar o material reciclável que pode ser reaproveitado e, dessa forma, contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disso, também estimula a ampliação da renda das famílias de catadores de materiais recicláveis e a manutenção de cooperativas já existentes com essa finalidade, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos.

O Programa Reciclando a Escola tem por fundamento aproveitar o material reciclável que é desperdiçado nas instituições escolares públicas e privadas do Estado todos os dias, na medida em que não há nenhuma regulamentação sobre o destino do lixo que é produzido por elas, grande parte formado por resíduos sólidos passíveis de serem reciclados, o que constitui um desperdício desse material.

Além disso, promover a consciência sobre a necessidade de separar o material reciclável dos estudantes é atitude que será ampliada para além da instituição escolar e repetida em casa, o que pode gerar a conscientização de todos os adultos que convivem com os jovens estudantes no ambiente doméstico. Um gesto simples que pode trazer consequências benéficas ao meio ambiente e economia aos cofres públicos, na medida em que o material que é reciclado não terá como destino os aterros sanitários, cuja manutenção é de responsabilidade dos municípios.

Educação ambiental é um tema muito discutido atualmente. O Programa Reciclando a Escola é uma atitude concreta nesse sentido. A consciência social também segue a mesma lógica e torna-se uma realidade na vida do jovem, já que o destino do material recolhido nas escolas, preferencialmente, deve ser as Associações e Cooperativas de catadores de material reciclável. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o nobre Deputado Guilherme de Moraes Nóbrega.

 

O SR. Guilherme de Moraes Nóbrega - partido da natureza - Boa tarde a todos! Agradeço à minha escola, aos meus professores e à minha família.

Meu projeto prevê a efetiva participação das indústrias que poluem o ar na melhoria do ambiente em que estão instaladas, tanto no que diz respeito à qualidade do ar, quanto ao embelezamento da paisagem local.

O trabalho feito a partir de uma estufa que é alimentada com os poluentes produzidos pela indústria tem uma finalidade educativa: a devolução do ar despoluído para o meio ambiente pode ser insignificante, mas tem um grande valor simbólico. Seria uma lição de casa feita pela indústria poluidora e que contribuiria positivamente para a melhoria do meio, por meio do ajardinamento de praças, vias públicas, escolas, demais espaços públicos e até a residência das pessoas.

Alguém poderá perguntar: esse trabalho voltado para a melhoria do meio ambiente poderia dispensar a instalação de uma estufa? Respondo que é provável que sim, mas, nesse caso, o aspecto educativo pensado inicialmente seria diminuído. Não podemos esquecer que as mudas ali desenvolvidas são pagas, todos os dias, por meio da perda da boa qualidade do ar que o progresso tirou das pessoas.

A efetivação dos trabalhos feitos a partir das mudas diminuiria custos para os cofres públicos locais, promoveria as empresas poluidoras do ar à qualidade de amigas do meio ambiente, melhoraria a autoestima dos cidadãos e fortaleceria o trabalho já feito pelo Governo do Estado de São Paulo nesse segmento.

As despesas decorrentes da execução desta lei ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Letícia de Souza Porato para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. LETICIA DE SOUZA PORATO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde, Sra. Presidente, caros colegas Parlamentares, demais presentes, sou da EE Professora Luiza Maria Bernardes Nory, de Penápolis. É com grande satisfação que venho a esta tribuna para apresentar o meu projeto de lei, que dispõe sobre a preservação das nascentes em propriedades rurais no Estado e dá outras providências.

A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e bem estar do homem, além de garantir autossuficiência econômica da propriedade rural. Nas últimas décadas o desmatamento de encostas e das matas ciliares, além do uso inadequado do solo, vem contribuindo para a diminuição da quantidade e da qualidade da água. As propriedades rurais têm papel importante no que diz respeito à água, pois é nelas que ainda se encontram as nascentes e riachos, cabendo ao proprietário rural o direito de defender esse potencial hídrico e o dever de preservar suas nascentes e as vegetações que as protegem.

A ação humana é o principal fator de degradação das nascentes, o que faz com que a sensibilização e a participação dos proprietários rurais a respeito de sua preservação sejam essenciais.

O objetivo deste projeto de lei é o de promover a preservação/recuperação de nascentes por meio da manutenção de matas ciliares nas propriedades rurais a partir de um trabalho efetivo e de parceria entre a comunidade rural e o poder público, com ajuda financeira e técnica por parte deste. Obrigada a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Jovem Luan Gabriel Barbosa para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. LUAN GABRIEL BARBOSA - PARTIDO DA NATUREZA - Sra. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, todos os presentes, boa tarde. Sou Luan do Partido da Natureza. O meu projeto se baseia em energia sustentável e consiste em que as empresas tenham a sua própria fonte de energia sustentável, trazendo, assim, benefício a todos.

Diante dos problemas sociais da atualidade, a questão da “energia sustentável” deve ser levada muito a sério. A energia solar é um exemplo da energia sustentável, pois não prejudica o meio ambiente e é ecologicamente correta. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Jovem Lucas Alves de Almeida para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. LUCAS ALVES DE ALMEIDA - PARTIDO DA NATUREZA - Sra. Presidente, nobres colegas Parlamentares, venho hoje à tribuna desta Casa para apresentar e defender o Projeto de lei de nº 67, de 2010, de minha autoria, que trata do plantio de arvores de pau-brasil em todas as escolas públicas da rede estadual de educação de São Paulo.

Cabe lembrar, Sra. Presidente, que na história do nosso país o corte do pau-brasil era usado para a obtenção de sua madeira e a extração de sua resina, utilizada como tintura em manufaturas de tecidos de alto luxo. Esta foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI, e a abundância desta árvore no meio a imensidão das florestas inexploráveis teria conferido à colônia o nome de Brasil. Depois de vários anos de exploração o pau-brasil não se livrou do perigo da extinção. As atividades econômicas subsequentes, como o cultivo da cana-de-açúcar e do café, além do crescimento populacional, estiveram aliadas ao desmatamento da faixa litorânea, o que restringiu drasticamente o habitat natural do pau-brasil e contribuiu para que a espécie fosse considerada uma árvore praticamente extinta.

Esta lei pretende conscientizar da importância do plantio de árvores e, sobretudo, preservar essa espécie tão importante para a história do País, e possibilitar que as futuras gerações possam conhecer dentro de cada unidade escolar de nosso Estado a espécie que deu nome ao nosso país.

Para que as futuras gerações possam conhecer de perto a história de nossa nação, peço aos meus colegas que aprovem este projeto de lei. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Excelente explicação, nobre Deputado Lucas Alves de Almeida.

Convido a Deputada Jovem Marcela Castro de Gouveia Roldão.

 

A SRA. MARCELA CASTRO DE GOUVEIA ROLDÃO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. Penso altamente improvável que alguém aqui queira discordar que o homem é ambicioso. Se por um lado essa ambição nos levou à evolução e nos trouxe até onde estamos hoje, por outro, como consequência, nos levou a sermos os seres que mais degradam a natureza.

O lançamento de um novo aparelho nos faz trocar o antigo pelo novo sem pensar profundamente. Por isso, tive a ideia da criação deste projeto, que visa padronizar baterias de aparelhos eletrônicos para que a bateria tenha mais vida útil, poupando, assim, a natureza de muitos lixos tóxicos. Além de pouparmos a natureza, reduziríamos o consumo de energia nas indústrias, com menos resíduos jogados no lixo após a produção. Os benefícios seriam vários.

Como diz a música, “Chega de mentir e de iludir, encarar de frente é o que temos a fazer. Desconfio que é bem melhor assim.” Obrigada e boa sorte a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Mariana Rosa Macedo para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. MARIANA ROSA MACEDO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. O meu nome é Mariana e sou da Escola EE Conde Francisco Matarazzo, da Santa Rosa de Viterbo. O meu projeto consiste na construção de centros de reciclagem. Poderão ser construídos em terrenos baldios ou em terrenos doados por iniciativas privadas. Terão reciclagem de lixo orgânico que poderão ser utilizados como adubo, e materiais recicláveis que poderão ser utilizados em trabalhos artesanais.

O projeto beneficiará toda a população, independente de idade ou qualquer outra coisa. As coletas serão feitas pela prefeitura em dias definidos. Poderão ser feitas por pessoas cadastradas ou pelos próprios catadores. Nos centros terão banheiros com ducha e refeitórios. Terão também agentes sanitários e profissionais para coletar e separar os lixos. O centro será mantido por meio de doações, parcerias com instituições financeiras e particulares, prefeitura e organizações não-governamentais.

A reciclagem é muito importante porque através dela conseguimos economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta o ciclo produtivo que jogamos fora. Além disso, quando reciclamos o lixo não reciclamos apenas o lixo, mas também o nosso conceito sobre ele. Um dos benefícios é o econômico. Uma única lata de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por três horas. Benefícios ambientais: uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1,2 mil litros de óleo e combustível. E benefícios sociais: no Brasil estima-se que mais ou menos 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, com renda mensal de três salários mínimos. Acredito que esta seja um bom projeto que ajudará muitas pessoas. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Mirella Nabeshima Rabello.

 

A SRA. MIRELLA NABESHIMA RABELLO - PARTIDO DA NATUREZA - O meu projeto dispõe sobra a coleta de resíduos sólidos por órgãos especializados nas instalações de ensino público e privado do Estado de São Paulo.

Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar os meus colegas Deputados.

Projeto de lei nº 70, de 2010. Os problemas relacionados com a questão ambiental são frequentemente abordados na sociedade e um grande exemplo é a reciclagem que é considerada uma das principais alternativas para o tratamento de resíduos sólidos para a melhoria do meio urbano.

Porém, muitos brasileiros ainda não demonstram um bom nível de conscientização para com os seus deveres ambientais. É muito difícil vermos uma prática rotineira de separação do lixo pelas famílias ou latas de lixo recicláveis nas ruas, ou quando sabemos que as pessoas vendem material reciclável não exatamente pelo nível de consciência e sim pelo lucro que podem obter.

Portanto a conscientização dos cidadãos se faz urgente na sociedade e devemos então começar orientando os jovens para medidas ambientais cotidianas e buscando depois atingir as demais faixas etárias.

Assim, os jovens podem se engajar de forma mais convincente e essa participação é essencial para que possamos transformá-los em agentes de influência e modificação social de toda a sociedade.

Esse projeto pretende trazer a conscientização para com as causas ambientais e importantes para a separação dos resíduos sólidos, possibilitando fazer com que toda a sociedade compreenda que seus pequenos atos cotidianos reflitam no meio ambiente, gerando por sua vez consequências positivas para nós, como o progresso.

Num mundo em que os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos, a preservação ambiental é importante e deve ser feita sempre. Preservar o ambiente nesse momento é lucro e dessa forma a conscientização quanto às causas ambientais vai ajudar as pessoas a se tornarem cada vez melhores e com a chance de mudar o mundo em que vivemos. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Nádia Maria de Lima para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. NÁDIA MARIA DE LIMA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde. Estou representando o Colégio XI de Agosto. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a todos os Deputados Jovens presentes, afinal, como disse a nossa Presidente Ariane, somos todos vencedores. Gostaria de agradecer a presença do Prefeito Joelmir e da Primeira Dama, Sandra.

Projeto de lei nº 71, de 2010, dispõe sobre a obrigatoriedade da pintura dos telhados de todos os prédios públicos e privados do Estado.

Devido ao aquecimento global, a calota polar tem diminuído sua espessura média e reduzido a superfície com área branca sobre a Terra, que é capaz de refletir os raios solares para fora da atmosfera. Esse fato faz com que o calor do Sol seja retido abaixo da atmosfera, causando um aumento da temperatura média anual do planeta e um maior degelo das calotas polares.

A pintura dos telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6ºC. A cor branca reflete até 90% dos raios solares, enquanto que uma telha comum absorve essa mesma porcentagem de calor. Desta forma, os telhados brancos reduzem entre 20% e 70% o consumo de energia associado a utilização de sistemas de refrigeração artificiais. Essa economia de energia por sua vez reduz a emissão de CO2 na atmosfera, diminuindo o impacto sobre a camada de ozônio e a promessa de dias melhores. Assim, a natureza e a vida agradecem. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Patrícia de Carvalho Ribeiro para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. PATRÍCIA DE CARVALHO RIBEIRO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde. O Projeto de lei nº 72, de 2010, dispõe sobre a reutilização de água da chuva - águas pluviais. A discussão sobre o tema natureza e meio ambiente é necessária, pois na realidade atual há o desperdício de água potável e como consequência sérios danos a vida do planeta.

Além da importante conscientização, há também a necessidade de que se desenvolvam mecanismos e instrumentos capazes de diminuir ou reter o desperdício de recursos naturais através de leis rigorosas voltadas para uma vivência mais sustentável.

O meu projeto tem como objetivo, além da conscientização, promover mudanças de atitude mediante a promulgação dessa lei específica que obriga a construção de coletores de águas pluviais em todos os imóveis a serem construídos pelo sistema habitacional do Estado de São Paulo.

O uso racional da água potável se faz tão urgente e necessário que é preciso diante da ameaça do desabastecimento e o aproveitamento de águas pluviais, a fim de que se possa utilizar a água potável exclusivamente para as necessidades relativas ao sustento e manutenção da vida humana. E nas outras atividades cotidianas, tais como conservação e limpeza de jardins, calçadas, veículos automotivos, hortas e limpeza geral, sejam utilizadas água pluvial.

Também gostaria de agradecer a minha escola, a minha coordenadora, as minhas professoras e a prefeitura da minha cidade. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Paula Heloisa da Silva Ribeiro para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. PAULA HELOISA DA SILVA RIBEIRO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde. Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por estar aqui e mandar um grande beijo para minha mãe e meu pai, para minha irmãzinha, que são a razão da minha vida e eu os amo demais. Também mando um grande beijo para todos professores e alunos da Zona Leste do Estado de São Paulo e também para as minhas amigas Mikaele e Aline.

Inicio o meu discurso citando um grande provérbio indígena: “Nós não herdamos a terra de nossos antepassados e, sim, a pegamos emprestada de nossos futuros descendentes”, e pensando nisso, vemos que é nossa obrigação mantermos o nosso meio ambiente equilibrado.

O meu projeto visa aproximar a população do meio ambiente, incentivando-a, porque reciclar todo mundo fala, mas as pessoas ainda não estão se sentindo motivadas para realmente contribuir com a natureza.

Todos nós gostaríamos que a nossa população continuasse crescendo, mas com recursos naturais e sustentáveis.

Em meio a tantos problemas que temos em nossa sociedade, com certeza, um dos maiores, é o crescimento acelerado e desproporcional da nossa população sem a consciência da preservação ambiental.

A nossa meta é recolher todo material reciclado possível evitando que eles sejam jogados em lugares impróprios, levando anos para se decompor. Além disso, reciclar previne que precisemos desmatar mais florestas e também evita que haja a escassez de água. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. JENNIFER REZENDE DO SANTOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - COM ASSENTIMENTO DA ORADORA - Agradeço o aparte de Vossa Excelência. Quais serão os seus incentivos que serão dados à população?

 

A SRA. PAULA HELOISA DA SILVA RIBEIRO - PARTIDO DA NATUREZA - Muito obrigada pela pergunta.

Para que este projeto realmente entre na sociedade e mude, o incentivo será o cartão. Esse cartão será dado à população e o benefício o desconto no IPTU, ICMS e outros impostos.

O sabão será feito com o óleo reciclável. Hoje é uma coisa nova. A maioria das pessoas já conhece a lâmpada fluorescente, que gasta menos energia elétrica, e muitas coisas interessantes. Então, todos nós temos que contribuir. Enfim, quero dizer que investir na reciclagem é garantir o futuro próspero à sociedade. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o Deputado Jovem Ricardo Shinichi Zukaram Miyabayashi.

 

O SR. RICARDO SHINICHI ZUKARAM MIYABAYASHI - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde, Sra. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos pela atenção. Como todos já sabem, o lixo é gerado pela população. Embora tenha lugar correto para ser descartado, as pessoas depositam em locais inapropriados o que leva à poluição ambiental e a diversos fatores que podem prejudicar a vida do ser humano e a de animais.

O meio ambiente é de todos. Isso é um legado de há milênios e devemos conservá-lo. Cito um autor francês Henri Lefebvre que em seu livro “Production of space”, de 1992, pergunta: “Does it have limits, and if (have) so what are thay?”. Quais são os limites do espaço geográfico do ser humano? O espaço geográfico tem seu limite. Ele mesmo já disse: “Se nós temos os nossos limites, então devemos preservar e tomar muito cuidado para não atingi-los”.

Eu proponho em minha lei que sejam fiscalizados todos esses crimes ambientais bárbaros. Quero que isso seja levado a sério como se fosse crime que prejudica diretamente o ser humano. Pois, embora prejudique indiretamente, ele pode ser muitas vezes até pior porque o que vamos deixar para gerações futuras é o ambiente sujo, poluído e que será destruído a todo instante.

Cito, também, um periódico de Flávio Forlin e José de Assis Faria: “A produção brasileira de embalagem plástica foi estimada em 5,5 milhões de toneladas”. Isto em 1998. Agora, então, a quantidade é muito excedente. Temos que tomar muito cuidado com isso e fiscalizar.

É proposto que sejam punidos, que fiscalizem. Também Darci Barnech Campani, em sua publicação, cita que quanto maior a população de uma cidade, maior a quantidade de lixo gerada por pessoa. Então, em uma cidade enorme como a de São Paulo também vemos isso acontecer. Muito obrigado a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o Deputado Jovem Richard Santos Oliveira.

 

O SR. RICHARD SANTOS OLIVEIRA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde à Mesa Diretora e a todos os Deputados Jovens.

O meu projeto visa implantar um sistema de reaproveitamento da água de chuva em locais públicos, como, por exemplo, aqui na Assembleia Legislativa.

Como todos sabem, grande parte da água tratada pela empresa de saneamento básico é utilizada para limpeza, descarga e irrigação de jardim. Mas, para isso, não é necessário o uso da água potável, que é água tratada para o consumo.

O meu projeto visa diminuir os custos no tratamento da água potável. Com a captação da água das chuvas, podemos ter uma economia muito maior e o reaproveitamento da água, o que é ecologicamente correto. Com isso podemos ter um baixo custo e o reaproveitamento da água para irrigar jardim, para lavar o chão, para descarga no sanitário.

Com o aquecimento global, as calotas polares estão se dissolvendo. Com isso tem muita água salgada e fica muito caro o tratamento para se obter água potável. O meu projeto visa a diminuição da economia e a preservação da nossa água para gerações futuras. Agradeço a todos, à minha professora Luzia pelo incentivo e à minha vice-diretora. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Thamires de Moura Santos.

 

A SRA. THAMIRES DE MOURA SANTOS - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde, Sra. Presidente Ariane, Sras e Srs. Deputados, acompanhantes e convidados aqui presentes.

O meu projeto de lei dispõe sobre a implantação de torneiras econômicas nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Muitas vezes esquecemos que a água tem como objetivo hidratar e alimentar os seres humanos, pois necessitamos dela para a manutenção de nossas funções vitais. Não é difícil, todavia, notar que a água nem sempre escoa para suprir necessidades, mas muitas vezes para atender a interesses.

O documento da ONU intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água: “A água não é uma doação gratuita da natureza. Ela tem valor econômico. É rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.

O problema é que estão se esgotando as nossas fontes de água doce limpa, o que dificulta a sobrevivência da população e o desenvolvimento das regiões. Por que isso? Muitas vezes é o descaso da população que a desperdiça de maneira descontrolada.

Infelizmente, em escolas de todo o Brasil não há um processo de conscientização suficiente para que as crianças não desperdicem água. Um dos casos mais frequentes é o da torneira aberta. Muitas vezes as crianças esquecem as torneiras fluindo água constantemente, colaborando assim para uma escassez próxima.

Por isso, a melhor maneira de acabar com esse problema nas escolas é a implantação de torneiras econômicas que consomem 7,5 litros de água por segundo, ao passo que uma torneira comum gasta 15 litros de água por segundo. Elas evitam o desperdício, são de fácil manuseio. Portanto, gerarão economia à escola e diminuirão os gastos desnecessários e trarão tranqui8lidade a todos em relação ao desperdício desse líquido tão precioso.

Quero agradecer aos profissionais da minha escola, principalmente à professora Célia, à minha família e a todos vocês que está me proporcionando esses dois dias mágicos. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra o Deputado Jovem Vinícius Vitório.

 

O SR. VINÍCIUS VITÓRIO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos! Quero cumprimentar o Presidente da mesa, seus auxiliares e demais autoridades presentes.

Meu nome é Vinícius Vitório. Sou estudante da 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental, da Eacola Maestro Villa Lobos na cidade de Pirangi, interior do Estado de São Paulo.

Aproveito para parabenizar os Deputados e demais coordenadores desse evento que nos dá a chance de conhecer como funciona essa Casa legisladora, além de aprendermos como elaborar um projeto de lei.

Quero agradecer também a minha Professora de Geografia, Izildinha Sônia de Carvalho Rossi c a Professora de Português, Cláudia de Lima Mandu Ferraz de Arruda, que me auxiliaram na elaboração do meu projelo de lei.

Agradeço a toda a equipe gestora da minha Escola e ao Prefeito Municipal Braz de Sarro, que se empenharam para minha participação nessa Edição do Parlamento Jovem

Meu projeto de lei foi elaborado no contexto do "Partido da Natureza" e dispõe da produção de embalagens descartáveis, como sacos de lixo e sacolas de supermercado ou comércio em geral fabricadas a partir de plásticos biodegradáveis, capazes de se decompor num curto período, cuja origem advém do etanol da cana-de-açúcar.

É sabido que esse plástico já é desenvolvido no Rio Grande do Sul e, que agora só nos cabe adequá-lo a uma prática voltada para atender as necessidades ambientais, indo ao encontro de um desenvolvimento sustentável.

Diante da nova lei que envolve a coleta seletiva do lixo, sancionada recentemente pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destinada à reciclagem, só nos cabe facilitar esse processo. Esse projeto sugere que a produção dessas embalagens tenha fácil identificação, ou seja, os plásticos podem ser fabricados nas cores padrão da reciclagem como: embalagens verdes para vidros, amarela para metais, vermelha para plásticos e azul para papéis, ou que sejam produzidas numa única cor, mas que recebam etiquetas com o nome do resíduo que receberão para facilitar o processo seletivo do lixo.

Dessa forma, estaríamos eliminando da natureza aquelas embalagens que atualmeníe levariam de 50 a 200 anos para se decompor no subsolo, substituindo-as por um material biodegradável e de fácil decomposição.

A produção dessas embalagens deverá ser terceirizada, porém essas empresas terão o apoio direto das Usinas Sucroalcooleiras que destinarão parte de sua demanda produtiva voltada para a produção dessas embalagens.

Buscar soluções para eliminar problemas ambientais, são metas indispensáveis para alcançarmos uma sustentabilidade. Precisamos reduzir cada vez mais, os impactos ambientais do planeta. Muito obrigado!”

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Tem a palavra a Deputada Jovem Vitória Missaci Haddad para defender o seu projeto.

 

A SRA. VITÓRIA MISSACI HADDAD - PARTIDO DA NATUREZA - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados Jovens, público presente, o Programa Jovem Jardineiro tem o objetivo de atender os estudantes do Ensino Fundamental da rede pública estadual oferecendo-lhes atividades extracurriculares voltadas ao aprendizado de técnicas de jardinagem, contribuindo para a inclusão social e cultural dos alunos, com ampliação da sua consciência ecológica e melhoria de qualidade de vida com sustentabilidade ambiental.

Com aulas e oficinas teóricas e práticas sob o enfoque da sustentabilidade, esse processo proporcionará a formação de cidadãos conscientes da sua importância para a preservação do planeta.

Diante da relevância da propositura, solicito o apoio dos integrantes do Parlamento Jovem para a aprovação do presente projeto de lei.

Quero agradecer a minha classe, que está presente, os meus professores, a minha diretora e os meus familiares. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Vamos proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido Natureza. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Participaram do processo de votação 92 Sras. Deputadas e Srs. Deputados: 78 registram seu voto como “sim”, 5 como “não” e esta Deputada na Presidência, registrando-se oito abstenções, resultado que aprova os projetos do Partido da Natureza.

Convido a vice-Presidente Mirella Nabeshima Rabello a assumir a Presidência para que eu possa apresentar o meu projeto.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Mirella Nabeshima Rabello.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MIRELLA NABESHIMA RABELLO - PARTIDO DA NATUREZA - Concedo a palavra ao Sr. Jorge Machado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - É com satisfação que anunciamos a presença da vice-Prefeita de Pindamonhangaba Myriam Alckmin, ela que veio prestigiar esta 12ª edição do Parlamento Jovem, principalmente a jovem parlamentar Natália Vasconcellos Pyles e a EE Professora Ismenia Monteiro de Oliveira.

Devolvo a palavra à Presidente em exercício Mirella Nabeshima Rabello.

 

A SRA. PRESIDENTE - MIRELLA NABESHIMA RABELLO - PARTIDO DA NATUREZA - Passaremos à apreciação dos projetos de lei do Partido da Saúde.

Tem a palavra a Deputada Jovem Ariane Abreu Tsutsumi para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, primeiramente quero agradecer a minha mãe, que me incentivou a participar do Parlamento Jovem, e também à Câmara Municipal de Tupã e aos vereadores mirins aqui presentes.

Meu projeto dispõe sobre a criação do Papag, Programa de Auxílio Psicológico para Adolescentes Grávidas, que tem o objetivo de elevar a autoestima e o equilíbrio moral.

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo premiosaude.com.br da Editora Abril concluiu-se que no Brasil 444 mil garotas entre 10 a 19 anos deram à luz em 2009 e 344 milhões de pessoas são diagnosticadas com alguma doença sexualmente transmitida no planeta.

Com o Papag teríamos profissionais atuando nas seguintes áreas: Psicologia, Ginecologia, Psiquiatria e Enfermagem. Os psicólogos cuidariam da autoestima, dariam atividades que melhorassem o ânimo, dariam conselhos, tudo de forma sigilosa. Os ginecologistas ensinariam as adolescentes como seria depois do parto. Os psiquiatras receitariam remédios caso alguma adolescente se defrontasse com algum momento de estresse. As enfermeiras ensinariam a dar banho no recém-nascido e a amamentar.

Ter um filho na adolescência não é fácil. Muitas jovens acabam abandonando os estudos, ficam perdidas e sem ter alguém para orientá-las e apoiá-las. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MIRELLA NABESHIMA RABELLO - PARTIDO DA NATUREZA - Tem a palavra o Deputado Jovem Dirceu de Oliveira Campos Neto para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. DIRCEU DE OLIVEIRA CAMPOS NETO - PARTIDO DA SAÚDE - Inicialmente parabenizo a chapa eleita.

O presente projeto de lei visa a melhorar o atendimento à saúde bucal da população carente, já que hoje para se ter um tratamento odontológico é preciso pagar valores altos nos atendimentos particulares. Com isso, muitas pessoas perdem seus dentes e têm o aumento da gravidade dos seus problemas.

O projeto visa também a prevenção de doenças bucais logo no início do diagnóstico. Percebe-se que as universidades e os hospitais não comportam a demanda.

Este projeto estabelece ambulatórios disponíveis 24 horas a fim de prestarem principalmente serviço de prevenção às doenças bucais graves como o câncer. Esses hospitais terão de atender a população todos os dias da semana.

Para a elaboração deste projeto tomei como base pesquisas da ABO, Associação Brasileira de Odontologia, e para comprovar fiz uma pesquisa ligando para o posto de saúde da cidade para marcar uma consulta com o dentista. Disseram-me que seria para daqui a um mês e meio mais ou menos a consulta.

Esse projeto desafogaria os postos de saúde. Agradeço a todos. (Palmas.)

Projeto de lei nº 80, de 2010

Partido da Saúde

Dispõe sobre a construção de ambulatórios de emergências e especialidades odontológicas.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Fica o Poder do Executivo Estadual autorizado a realizar a construção de ambulatórios para o atendimento a pacientes que apresentarem emergências ou precisarem de consultas especializadas nas áreas odontológicas.

§1º - Cada cidade deve contar com 1 ambulatório para cada 40 mil habitantes.

§2º - Os ambulatórios devem contar com cirurgiões dentistas de plantão, que estarão prontos a atender casos odontológicos, tais como: quebra dentária; queda de obturações; lesões leves e graves; tratamentos bucomaxilares além de bruxismo e demais doenças relacionadas à saúde bucal.

§3º - os profissionais serão admitidos a partir de concursos públicos, visando atender às necessidades de cada área/serviço prestado;

§4º - a ordem de atendimento será de acordo com a gravidade dos reclames, sendo divididos em quatro grupos: branco - consultas; amarelo - tratamentos/fisioterapias; laranja - emergência leve; vermelho - emergência grave/cirurgia.

§5º - os ambulatórios prestarão serviços de prevenção às doenças bucais e também ao diagnóstico antecipado de doenças graves como câncer.

Artigo 2º - Os ambulatórios deverão estar localizados em vias de fácil acesso para a população, bem como dispor de toda a infraestrutura necessária para um bom atendimento.

Artigo 3° - O Centro de Atendimento Odontológico - C.A.O. contempla ações referentes a tratamento da população, por meio de prestações de serviços que atendem em finais de semana, feriados e dias úteis, tendo assim um Pronto Socorro 24 horas.

Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações dispostas no orçamento vigente, bem como por doações, parcerias com instituições financeiras e particulares, Prefeituras e organizações não governamentais.

Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O projeto visa melhorar o atendimento a saúde bucal da população em casos de emergências, já que para se ter um tratamento odontológico emergencial é preciso pagar valores altos e com isso muitas pessoas acabam perdendo seus dentes ou então aumentando a gravidade de seus problemas. Além disso, visa à prevenção de doenças logo no início, diminuindo assim a quantidade de pessoas em casos graves. Apesar de existirem universidades e hospitais que dão assistências em casos graves, essa ajuda ainda é algo muito pequeno, pois segundo pesquisas da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), atualmente 2,5% das crianças até 12 anos possuem dentes careados em fase de perdê-los.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Ariane Abreu Tsutsumi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada jovem Érica Ferreira para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. ERICA FERREIRA - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos. O meu projeto é de extrema importância para a saúde dos jovens e adolescentes. Atualmente, os jovens, para chegarem numa beleza imposta ela sociedade, estão praticando exercícios pesados e fazendo regimes desnecessários. Entre as garotas, aumentaram os números de casos de doenças como anorexia e bulimia. Os garotos, quando não conseguem o corpo perfeito com exercícios físicos, recorrem aos anabolizantes. Diante de tudo isso, nada melhor do que a intervenção da escola para levar aos jovens profissionais competentes ara desfazer a ilusão de que para ser belo precisa ser magro. Portanto, a realização dessa proposta pode conscientizar esses adolescentes a refletirem sobre o que estão fazendo com o seu corpo e a tomarem a decisão certa antes que seja tarde demais. Obrigada. (Palmas.)

Projeto de lei nº 81, de 2010

Partido da Saúde

Dispõe sobre palestras com nutricionistas e professores de Educação Física sobre como se alimentar e fazer exercícios físicos sem exagero.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Todas as escolas, tanto municipais quanto estaduais, devem ter palestras com nutricionistas e professores de Educação Física sobre como se alimentar e fazer exercícios físicos, sem prejudicar a saúde.

Artigo 2º - A Escola em parceria com a Secretaria de Saúde deve selecionar profissionais qualificados para a realização das palestras.

§ 1º - Fica a cargo da Secretaria da Saúde a seleção dos nutricionistas e, da escola, a seleção dos profissionais de educação física.

§ 2º - Fica a cargo da escola marcar os dias em que estes profissionais irão realizar as palestras.

Artigo 3º - As palestras devem acontecer de dois em dois meses, para todos os alunos e em todos os períodos.

Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Atualmente os jovens, para chegarem numa beleza imposta pela sociedade, estão praticando exercícios pesados e fazendo regimes desnecessários. Entre as garotas, aumentaram os números de casos de doenças como anorexia e bulimia. Os garotos quando não conseguem o corpo perfeito com exercícios físicos recorrem aos anabolizantes. Diante de tudo isso, nada melhor do que a intervenção da escola para levar aos jovens, profissionais competentes para desfazer a ilusão de que para ser belo precisa ser magro. Portanto, a realização dessa proposta pode conscientizar esses adolescentes a refletirem sobre o que estão fazendo com seu corpo e a tomarem a decisão certa antes que seja tarde demais.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o deputado jovem Gabriel Alves Pereira para defender o seu projeto de lei.

O SR. GABRIEL ALVES PEREIRA - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos. Defendo neste projeto que haja um atendimento ambulatorial médico em escolas do Estado de São Paulo feito por um médico plantonista para que recebam um encaminhamento para especialistas como psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

Os problemas com o desenvolvimento da criança e do adolescente, principalmente na puberdade, são muitos, e acabam refletindo na aprendizagem. No processo de ensino é primordial que se busquem mecanismos que favoreçam o desenvolvimento pleno e integral de crianças e jovens. Desse modo, um olhar atento à saúde dos estudantes é necessário e urgente, a fim de que ocorra um atendimento, um acompanhamento dos problemas de saúde que interfiram na aprendizagem. Por isso é muito importante que cada unidade escolar tenha um médico plantonista como suporte necessário para que os alunos possam ter atendimento médico personalizado, o que colaboraria para que otimizassem as potencialidades e o desenvolvimento humano dos alunos. Por isso peço apoio dos nobres colegas para que o meu projeto seja aprovado. Obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei nº 82, de 2010

Partido da Saúde

Dispõe sobre o atendimento médico ambulatorial em escolas da rede pública de ensino.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Todos os alunos da rede pública estadual de ensino deverão desfrutar de atendimento médico e ambulatorial (com médico plantonista).

§ 1º - O atendimento será feito em ambulatório que funcione na própria escola em que estudam.

§ 2º - Após a consulta médica, os alunos poderão ser encaminhados para especialistas da área da saúde, como fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos.

Artigo 2º - Cada aluno deverá preencher uma ficha cadastral, juntamente com os pais ou responsáveis, para que o médico possa fazer o diagnóstico das prioridades de atendimento de cada estudante.

Artigo 3º - O médico fará o acompanhamento de eventuais casos de obesidade, e acompanhará o desenvolvimento do corpo dos alunos, principalmente na puberdade.

Artigo 4º - O médico plantonista poderá fazer palestras e campanhas de prevenção e conscientização relacionadas à saúde do corpo e da mente.

Artigo 5º - As despesas decorrentes da execução da desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

No processo de ensino e aprendizagem é primordial que se busquem mecanismos que favoreçam o desenvolvimento pleno de crianças e jovens; desse modo, um olhar atento à saúde dos estudantes é necessário e urgente, a fim de que ocorra um atendimento e um acompanhamento dos problemas de saúde que interferem na aprendizagem.

Por isso é muito importante que em cada unidade escolar tenha um médico plantonista que se constitua como suporte necessário para que os alunos possam ter atendimento personalizado, o que colaboraria para que se otimizassem as potencialidades e o desenvolvimento humano dos alunos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o deputado jovem Guilherme Tavernaro de Camargo para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. GUILHERME TAVERNARO DE CAMARGO - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos. Sou do Colégio Guimarães Rosa, integral, de Itu.

Meu projeto dispõe sobre a criação do programa “Salva Vidas”, Postos Móveis de Coletas de Sangue.

Considerando os baixos estoques de sangue e a baixa adesão da população às campanhas de doação de sangue, muitas vezes em decorrência da distância da residência ou do local de trabalho dos doadores voluntários, bem como os pouquíssimos pontos de coleta de sangue, entendo ser necessária a criação de um programa que tenha como objetivo a coleta de sangue por meio de postos móveis, com veículos devidamente aparelhados e com profissionais capacitados da área da saúde.

Com essa iniciativa haverá o aumento dos estoques de sangue, pois, normalmente a doação acontece numa emergência, porém, o sangue coletado necessita de um intervalo de dias para que possa ser utilizado. Diariamente ocorrem acidentes de trânsito, crimes, cirurgias e outros acontecimentos que necessitam diretamente do estoque de sangue. Muito obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei nº 83, de 2010

Partido da Saúde

Dispõe sobre a criação do Programa “Salva Vidas - Postos Móveis de Coleta de Sangue” no Estado e dá outras providências.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Fica instituído o Programa “Salva Vidas - Postos Móveis de Coleta de Sangue”.

Artigo 2º - O Programa “Salva Vidas” consiste na coleta de sangue por meio de postos móveis, próximos à residência dos voluntários, utilizando-se de veículos devidamente aparelhados e com profissionais capacitados da área de saúde.

 

Artigo 3º - Caberá à Secretaria Estadual da Saúde organizar campanhas de divulgação do Programa “Salva Vidas”, bem como a conscientização sobre sua importância no rádio, televisão, jornais, revistas, internet, entre outros meios de comunicação.

Artigo 4º - Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde organizar e definir locais em que se realizarão as coletas de sangue dos voluntários.

Artigo 5º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 6º - Esta lei entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Justificativa

Considerando os baixos estoques de sangue e a baixa adesão da população às campanhas de doação de sangue, muitas vezes em decorrência da distância da residência ou do local de trabalho dos doadores voluntários, bem como os pouquíssimos pontos de coleta de sangue, entendo ser necessária a criação de um programa que tenha como objetivo a coleta de sangue por meio de postos móveis, com veículos devidamente aparelhados e com profissionais capacitados da área da saúde.

Com essa iniciativa haverá o aumento dos estoques de sangue, pois normalmente a doação acontece numa emergência, porém o sangue coletado necessita de um intervalo de dias para que possa ser utilizado. Diariamente ocorrem acidentes de trânsito, crimes, cirurgias e outros acontecimentos, que necessitam diretamente do estoque de sangue.

Diante do exposto peço o voto dos nobres Pares desta Casa de Leis para aprovação deste projeto.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a deputada jovem Isabela da Silva Pontes para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. ISABELA DA SILVA PONTES - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos. Meu projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de UTIs neonatais em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes.

A causa de eu ter escolhido esse projeto é o fato de que em minha cidade houve três casos - um casal de gêmeos e outra criança que vieram a óbito esperando uma triagem de leito neonatal que não chegou a tempo.

A importância da UTI neonatal na cidade natal da criança é ela ficar junto com a família, principalmente com a mãe, que vai amamentá-la normalmente. A UTI deve estar localizada dentro de uma estrutura hospitalar próxima do centro de cirurgia e da sala de parto, onde deverão ser feitos procedimentos especializados. Para que esses procedimentos sejam feitos é preciso que tenha um médico chefe, um médico plantonista por 24 horas e enfermeiras com treinamentos em neonatologia. É claro que todos esperamos que as mães tenham uma gravidez perfeita, que sigam passo a passo os procedimentos pré-natais, mas a criança pode vir a nascer antes da hora ou com algum tio de doença e é nesse momento que está a importância da UTI neonatal.

Quero agradecer ao ex-deputado por duas vezes, Cassiano, pelo apoio, incentivo e orientação no desenvolvimento do meu projeto; a minha professora Ivone, minha acompanhante, e a minha família. Obrigado. (Palmas.)

Projeto de lei nº 84, de 2010

Partido da Saúde

Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) nos hospitais de cidades com mais de 50.000 (cinquenta mil) e dá providências.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - É obrigatória a instalação de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) nos hospitais de cidades com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

Parágrafo único - A Utin deve ser localizada dentro de uma estrutura hospitalar, próxima ao centro cirúrgico e à sala de parto, que disponha de recursos para o diagnóstico e tratamento de qualquer tipo de patologia neonatal, incluindo os seguintes procedimentos especializados:

1. cateterismo umbilical e cardíaco;

2. cirurgia neonatal;

3. assistência ventilatória;

4. monitoramento de dados vitais.

Artigo 2º - Os municípios devem considerar os seguintes fatores para determinarem o número de leitos de suas Utins:

I - localização geográfica;

II - população assistida;

III - taxa de crescimento populacional;

IV - recursos disponíveis (físicos e humanos);

V - índice de prematuridade;

VI - número de admissão potencial de uma Utin;

VII - ocupação média de um leito.

Artigo 3º - Deve haver uma equipe médica de pronto socorro na Utin, sendo composta por:

I - um médico chefe;

II - médico plantonista 24 horas;

III - enfermeiro-chefe com treinamento em neonatologia, supervisionando os trabalhos.

IV - uma equipe de enfermagem submetida a treinamento prévio sobre patologias do ramo e mantida no setor.

Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias.

Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Após ter presenciado dois fatos ocorridos em minha cidade, onde dois recém-nascidos vieram a óbito esperando uma triagem neonatal, entretanto a vaga não chegou a tempo, resolvi então criar este projeto de lei com a finalidade de dar assistência aos recém-nascidos, bem como a pesquisa clínica, sendo sua principal meta a redução da mortalidade e morbilidade perinatais e a procura da sobrevivência dos mesmos, pois segundo pesquisas no site “Portal da saúde” a cada cem nascimentos dez são prematuros.

Ressalto ainda a importância da UTI Neonatal para que a recuperação de alguma patologia que venha a ocorrer neste período não deixe sequelas.

Outro fato que me levou à criação do projeto foi que quando a criança é levada para longe de sua cidade, é necessária uma viagem desgastante, o que pode piorar as condições de mães e recém-nascidos, além de que é tirado o direito da convivência saudável com a mãe e a amamentação, que é imprescindível para a imunização e o desenvolvimento dos bebês, segundo “a Organização Mundial da Saúde”, estima-se que a cada ano um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas por meio da prática do aleitamento materno.

Estando eu convicta de que a implantação das Utins em cidades com mais de cinquenta mil habitantes trará o desenvolvimento necessário para os recém-nascidos iniciarem de maneira próspera suas vidas, conclamo todos os parlamentares a votarem favoravelmente a esse projeto.

Escolhi o Partido da Saúde porque o tema abordado pelo projeto é de importância vital para a saúde dos recém-nascidos, garantindo assim o preconizado no ECA “Estatuto da Criança e do Adolescente”; estando por isso em sintonias com os objetivos do partido escolhido que estabelece primazia no atendimento à saúde da criança.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado jovem Matheus Vitor Silva Lopes para defender o seu projeto.

 

O SR. MATHEUS VITOR SILVA LOPES - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos, à Mesa Diretora, a minha família que está presente.

Primeiramente gostaria de citar aqui o artigo 2º do meu projeto de lei que diz: “Todos os hospitais públicos estaduais devem ter estrutura física e aparelhos suficientes para atender as necessidades dos pacientes.”

Geralmente vemos em televisões, em jornais e outros meios de divulgação da saúde que muitas pessoas, por falta de atendimento adequado, de aparelhos dentro dos hospitais acabam falecendo porque muitos hospitais não atingiram ainda a tecnologia que deveriam ter. Este projeto de lei tem como objetivo a melhoria do sistema público de saúde. Hoje em dia percebemos que os médicos dentro dos hospitais são insuficientes. Nós, estudantes, pesquisamos e constatamos essa falta de respeito para com o público. Devemos ter carinho, compaixão e cuidado com os seres humanos. O público torna-se receoso quanto ao atendimento hospitalar adequado.

Há também enfermidades por conta das quais a ceifa da vida se dá aos milhões de ano no panorama mundial, tais como as variadas formas de câncer. Outras doenças de ocorrência muito mais rara impressionam também pelo aspecto de morbidade e mortalidade mas não pela intensidade estatística. É o caso da progéria ou velhice precoce infantil.

Quando falamos a respeito do preservamento da saúde é um fato que devemos observar que a nossa saúde, dizem por aí, é a melhor. Pode ser a melhor, mas devemos melhorar. As pessoas devem ser muito bem atendidas. Como os médicos podem ser educados? Prestando um bom atendimento, com amor, com carinho, sendo solidários e, além de tudo, ter respeito para com os pacientes. Afirmo também que todos os médicos devem ter seus respectivos diplomas. Como podemos observar, nosso amigo Caio tem deficiência visual, e deve ser bem atendido. As pessoas com deficiências físicas devem ser bem atendidas e não vemos isso hoje em dia. O fundamental é a ciência a serviço da preservação da vida humana. Obrigado a todos. (Palmas.)

Projeto de lei nº 85, de 2010

Partido da Saúde

Dispõe sobre a preservação da saúde.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º - Todos os hospitais públicos estaduais devem ter médicos suficientes e qualificados.

Artigo 2º - Todos os hospitais públicos estaduais devem ter estrutura física e aparelhos suficientes para atender as necessidades dos pacientes.

Artigo 3º - Todos os hospitais públicos estaduais devem acolher os pacientes de uma forma que eles sintam o interesse de seus funcionários em relação à preservação da sua vida e de sua saúde.

Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Este projeto de lei tem como objetivo a melhoria do sistema público de saúde.

Hoje em dia, percebemos que temos médicos insuficientes dentro dos hospitais. Nós, estudantes, pesquisamos e constatamos essa falta de respeito com o público. Devemos ter carinho, compaixão e cuidado com os seres humanos. O público torna-se receoso quanto ao atendimento hospitalar adequado.

Há também enfermidades por conta das quais a ceifa de vida se dá aos milhões ao ano no panorama mundial, tais como as variadas formas de câncer. Outras doenças, de ocorrência muito mais rara, impressionam também pelo aspecto de morbidade e mortalidade, mas não pela intensidade estatística. É o caso da progéria ou velhice precoce infantil. O fundamental é a ciência a serviço da preservação da vida humana.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Talita Silva Miguel, do Partido da Saúde, para defender seu projeto.

 

A SRA. TALITA SILVA MIGUEL - PARTIDO DA SAÚDE - Quero agradecer a todos os presentes. Meu projeto dispõe sobre a obrigação do Poder Público de criar e manter clínicas para a internação, tratamento e recuperação para dependentes químicos de álcool e droga em municípios de mais de 50 mil habitantes. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Túlio Barros Sgorlon, do Partido da Saúde, para defender seu projeto.

 

O SR. TÚLIO BARROS SGORLON - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos. A lei de minha autoria dispõe sobre a obrigatoriedade da permanência de um profissional da área de Nutrição para o acompanhamento dos alunos nas escolas públicas.

Tendo em vista uma quantidade considerável de crianças e adolescentes acima de seu peso ideal, notamos que um profissional da Saúde, nutricionista ou técnico em nutrição, seria de grande utilidade nas escolas estaduais, pois nessa etapa da vida não se tem tanta preocupação com o corpo, e a ingestão de alimentos prejudiciais à saúde acontece sem nenhuma orientação.

Hábitos saudáveis evitam a obesidade infantil e eliminam os problemas e doenças advindas daí. Nesse aspecto, é de grande valia um acompanhamento nutricional para que a criança obesa de hoje não seja o adulto obeso de amanhã. A saúde é o bem mais precioso que possuímos; por isso, a lei em questão trata de interesse da saúde pública. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Wellington Carlos da Silva, do Partido da Saúde, para defender seu projeto.

 

O SR. WELLINGTON CARLOS DA SILVA - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos. Quero esclarecer, conscientizar e solicitar que seja divulgada em todo o Estado de São Paulo a “Semana Estadual das Hemoglobinopatias e Incentivo à Doação de Sangue”.

As pessoas portadoras das hemoglobinopatias, mais conhecidas como doenças do sangue, precisam ter a chance de terem seu diagnóstico precoce para que essas pessoas, especialmente nossas crianças, recebam o tratamento adequado, sem comprometer sua qualidade de vida.

Muitas vezes, em nosso convívio diário, temos pessoas portadoras de doenças de sangue. Mesmo sem sabermos, são pessoas portadoras de talassemias, anemias falciformes e outros tipos de anemias. Eu mesma só tive a oportunidade de conhecer essas doenças porque minha professora de História é portadora de talassemia. Teve seu diagnóstico tardio, mas faz o tratamento adequado e está sempre conosco, motivando-nos a estudar e buscar novos caminhos.

Portanto, é urgente que essa semana seja divulgada. E gostaria que algum nobre Deputado, de fato, encampe nosso projeto e o torne lei.

Gostaria de agradecer à Prefeitura Municipal de Guaiçara, na figura do Secretário da Juventude, Milton, que possibilitou nossa viagem até aqui, e a minha professora de História, Ana Maria Miranda. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Yasmim Vieira da Cruz dos Santos, do Partido da Saúde, para defender seu projeto.

 

A SRA. YASMIM VIEIRA DA CRUZ DOS SANTOS - PARTIDO DA SAÚDE - Sra. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, demais presentes, represento aqui a Escola Estadual Dr. Mitsusada Umetani. E é com grande satisfação que venho a esta tribuna para apresentar meu projeto de lei, que dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os profissionais médicos que atuem em instituições de Saúde do Estado de São Paulo passem a emitir suas receitas médicas de forma digitada e impressa.

Essa lei se justifica pela grande quantidade de profissionais que trabalham em farmácias que encontram dificuldades para entenderem a escrita dos médicos, incorrendo assim em erros na aplicação do medicamento, prejudicando intensamente os usuários do serviço de saúde, conforme muitos casos noticiados na impressa.

Desse modo, minha propositura é de grande relevância para a sociedade do Estado de São Paulo. E em decorrência disso conclamo os meus colegas parlamentares para votarem na aprovação da referida propositura.

Agradeço à diretoria da minha escola, principalmente à Dona Rita e Dona Ermelinda, e ao professor Cícero, que me orientou, e a minha mãe. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Vamos agora proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Saúde, pelo sistema eletrônico.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “Sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “Não”, ou registrarem “Abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

-É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 91 Srs. Deputados: 77 votaram “sim”, seis votaram “não”, foram registradas sete “abstenções”, e esta Deputada na Presidência, resultado que dá por aprovados os Projetos de lei do Partido da Saúde. (Palmas.)

Agora, passaremos à apresentação dos projetos de lei do Partido da Segurança Pública. Convido o Deputado Felipe Augusto Pinheiro para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. FELIPE AUGUSTO PINHEIRO - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Boa tarde. Meu projeto de lei dispõe sobre a permanência de dois policiais militares nas portas das escolas públicas, na entrada e saída de todos os turnos.

Esta lei obrigará que todas as escolas estaduais do Estado de São Paulo obtenham a segurança necessária para todos os seus alunos respectivamente matriculados na instituição pública, visando uma maior proteção e garantia de seus direitos.

Sabemos que hoje é existente a ação da Ronda Escolar nas escolas públicas estaduais, porém, a ronda escolar não fornece uma assistência merecida para os alunos, pois somente passam pelo local em um determinado momento, que não é longo. Minutos antes ou minutos depois de passada a ronda pela escola poderia/poderá haver uma agressão a um aluno, ato que poderia ter sido evitado caso existisse a presença de policiais naquele determinado local por um determinado tempo estrategicamente elaborado.

Muitas vezes a violência que assola nosso dia a dia começa com incentivo nas portas das escolas, onde ali pode ser um ponto de venda e distribuição de drogas, prostituição, delitos criminosos como furtos e até roubos. Seguindo essa linha de acontecimentos, mais tarde, podemos vir a ter um adulto criminoso e descontrolado.

Muitos especialistas no assunto da Violência na Infância e Adolescência afirmam que em muitos casos de ocorrências corn menores infratores os delitos tiveram início nas portas das escolas onde estes estudam. É de muita precisão segurança pública capaz de proteger e manter os estudantes longe da possível entrada no mundo das drogas e violência, pois é muito comum vermos jovens sendo usados como meio de transporte para as drogas, jovens que pensam que este ato é um modo mais fácil de se ganhar dinheiro, um modo não ensinado pelos pais e muito menos pelos professores nas salas de aula.

No primeiro semestre deste ano fui agredido na porta da minha escola por alunos da mesma e de outra instituição pública, porém, nada foi feito, mesmo após boletim de ocorrência na delegacia de polícia. O que restaram foram apenas o medo e as sequelas causadas pela agressão.

Sendo assim, esta lei posta em prática terá resultados imediatos, prevenindo estes alunos e mantendo-os longe de qualquer tentativa de uma ação malfeitora ou aliciadora que venha destruir esta pessoa psicológica e fisicamente no presente momento ou no futuro. E protegendo-os de algo que possa, de algum modo, acabar com a vida social e intelectual deste jovem estudante.

Excelenlíssima Sra. Presidente desta sessão, Deputados colegas desta Casa de Leis, diretores, professores e responsáveis por cada um de nós, alunos da rede estadual e privada de ensino aqui presentes, gostaria de fazer um agradecimento a Deus, primeiramente, e a este programa que foi instituído pela Assembleia Legislativa com o objefivo de proporcionar aos alunos do ensino fundamental de todo o Estado, a experiência de conhecer e desempenhar funções pertinentes ao cotidiano de um parlamentar, até mesmo me sentir um deles por algumas horas, podendo apresentar o meu projeto.

Também agradecer em particular à minha escola Carlos Alberto de Oliveira, em Assis, à minha professora, Marisa Arantes, e à minha coordenadora, Carla Câmara.

Quero que fique registrado nesta casa que, para mim, foi um momento único estar aqui e este momento ficará guardado para sempre no meu coração. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Joyce Karine Ribeiro Mendes, para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. JOYCE KARINE RIBEIRO MENDES - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Boa tarde a todos. Sou do Partido da Segurança Pública, e o meu projeto dispõe sobre a sinalização de bicicletas.

Inicialmente agradeço a todos que colaboraram para que eu pudesse estar aqui. Agradeço também à Câmara Municipal de Sertãozinho, por terem oferecido o transporte para que eu participasse do Parlamento Jovem deste ano.

O número de acidentes provocados por ciclistas, com comportamentos desrespeitosos no trânsito, tem crescido muito.

Venho através deste projeto de lei requerer a regulamentação sobre o trânsito de bicicletas nos municípios do Estado de São Paulo. Por serem considerados veículos que transitam nas vias públicas, serem mais frágeis e sujeitas a acidentes com maior gravidade, as bicicletas devem ter uma fiscalização maior, facilitada pelo emplacamento das mesmas e exigência do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro por parte de seus condutores.

Este projeto de lei visa à melhoria da qualidade do nosso trânsito, aumentando a segurança dos ciclistas e pedestres, por isso contamos com o voto dos nobres pares para a aprovação desta lei. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Natalia Vasconcellos Pyles, para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. NATALIA VASCONCELLOS PYLES - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Boa tarde a todos. O meu projeto de lei dispõe sobre a identificação dos usuários de estabelecimentos que exploram a locação de computadores para acesso à internet.

Esses estabelecimentos voltados à comercialização do acesso público à internet têm cumprido um importante papel na democratização da inclusão digital. Entretanto, também têm sido usados para a realização de atividades ilegais, por permitirem o acesso público não identificado.

Com a obrigatoriedade de identificação de cada terminal de computador por meio do IP, hoje é possível identificar o computador que tenha sido utilizado para prática de atividade ilegal, porém o acesso público sem identificação do usuário dificulta a identificação dos autores dos chamados cybercrimes.

Com o objetivo de contribuir para a investigação e controle desse tipo de crime é que propomos esta lei, com a intenção de estabelecer critérios mais rigorosos para a utilização dos serviços disponibilizados por esses estabelecimentos.

A esse respeito, é importante destacar que a Constituição da República, em seu artigo 144, determina ser a Segurança Pública dever do estado, direito e responsabilidade de todos.

Sabe-se que os estabelecimentos em questão são normalmente frequentados por crianças e adolescentes e, ao inibir a prática de delitos, a medida resguardará a segurança dos menores, afastando os delinquentes desses estabelecimentos e, por conseguinte, de sua convivência.

Portanto, contamos uma vez mais com o indispensável apoio de nossos nobres colegas deputados para a aprovação de tão importante propositura.

Eu e minha diretora Cristina gostaríamos de agradecer a presença da vice-prefeita de Pindamonhangaba, Miriam Alves. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido o Deputado Jovem Renato Torres Prado, para defender o seu projeto de lei.

 

O SR. RENATO TORRES PRADO - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Boa tarde a todos, à Mesa Diretora. Agradeço à dona Cláudia, coordenadora da escola, e à Câmara Municipal de Santa Rita.

O meu projeto é o da expansão da cadeirinha, que hoje é obrigatória apenas no carro de passeio. Pensei comigo que de nada vai adiantar ter o projeto da cadeirinha para carro e não termos para ônibus escolar, que é um dos veículos com maior fluxo de crianças.

Peço a ajuda de todos para a aprovação do projeto, para termos a cadeirinha em ônibus e em veículos públicos e privados. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Convido a Deputada Jovem Vitória Romão Gonzales, para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. VITÓRIA ROMÃO GONZALES - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Boa tarde a todos. Agradeço à Mesa Diretora e às pessoas presentes nas galerias.

Sempre que ouvimos falar em Segurança Pública, pensamos numa coisa muito distante e difícil de ser solucionada. Mas todos os Deputados Jovens aqui presentes estão provando que não. Todos os problemas que enfrentamos hoje têm, sim, uma solução.

A minha solução é determinar a criação de áreas escolares de segurança das ruas do entorno das escolas estaduais do Estado de São Paulo, numa área de 100 metros da escola, com a fiscalização do comércio e de jogos ilícitos.

Agradeço ao grupo estudantil que me ajudou na criação do projeto. Lamento que eles não estejam presentes agora. Peço a todos os Deputados Jovens a aprovação dos projetos de Segurança Pública. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Finalizada a apresentação dos projetos do Partido da Segurança Pública, procederemos agora à votação conjunta desses projetos.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “Sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “Não”, ou registrar “Abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ARIANE ABREU TSUTSUMI - PARTIDO DA SAÚDE - Srs. Deputados, participaram do processo de votação 91 Srs. Deputados: 67 votaram “Sim”, 17 votaram “Não”, registrando-se seis abstenções, resultado que dá por aprovados os Projetos de lei do Partido da Segurança Pública.

Parabéns aos Srs. Deputados e Sras. Deputadas do Partido da Segurança Pública. (Palmas.)

Passo a Presidência à nobre Deputada Célia Leão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - É com alegria que retomo, junto com os nobres deputados e nobres deputadas do Parlamento Jovem e convidados.

Quero parabenizar e agradecer a presença da nossa Presidente, Deputada Ariane; da nossa vice-Presidente, Deputada Mirella; do 1º Secretário, Deputado Cristian e 2º-Secretário, Deputado Gabriel. Convido-os a permanecerem conosco na Mesa Diretora dos trabalhos.

Nos minutos finais da 12º edição do Parlamento Jovem queremos registrar a presença do Vereador da Cidade de Castilho Albecir Pedro, representando a Câmara Municipal de Castilho. É uma honra recebê-lo.

No final deste Parlamento Jovem, final pelo horário, pelo retorno de cada um dos senhores presentes para suas casas - mas para nós da Assembleia Legislativa não é final, é sempre um recomeço. Após este momento a Assembleia Legislativa fica munida por todos os projetos apresentados, aplaudidos, aprovados, com uma gama imensa de novas ideias, de novo sentimento para com São Paulo.

São Paulo é um pedaço importante do nosso Brasil. Respeitando todos os demais Estados, sabemos que São Paulo é o carro-chefe desta grande Nação brasileira, deste território de terra fértil, de povo gentil, inteligente, dedicado, de um povo que realmente faz a coisa acontecer no nosso País. São Paulo é um exemplo vivo.

Gostaríamos de, mais uma vez, marcar nos Anais desta Casa, que ficarão registrados para sempre no Diário Oficial, na TV Assembleia, que teve a responsabilidade mais uma vez de levar a todos os cidadãos do Estado de São Paulo o conhecimento do que significa o Parlamento de São Paulo e o Parlamento Jovem de São Paulo.

Para nós, todo final de dia do Parlamento Jovem é um recomeço de um trabalho sério, de um trabalho com muito estímulo, de um trabalho com a certeza de que São Paulo é um vencedor. Várias vezes foi dito aqui que o projeto era nosso e mencionou-se o nosso nome. Quero dizer, com a humildade que tem de fazer parte da nossa vida privada e pública, que sinto esse projeto de fato da maneira como ele o é: desta Casa, dos 94 deputados que votaram àquela época este projeto, dos diversos partidos políticos que entenderam a grandeza - estampada fisicamente nas pessoas presentes - e por isso este projeto foi criado e aprovado. A Mesa Diretora daquela época assumiu para si e para todos nós com muita responsabilidade este projeto, que foi aprovado por unanimidade.

Queria dizer que na verdade este projeto é de todos nós. Mais do que todos nós desta Casa, é de todos vocês. Mais do que de todos vocês, este projeto é do Estado de São Paulo. Hoje é seguido em vários estados como lei. É seguido e copiado - e bem copiado - pelo Parlamento Nacional. O Congresso Nacional teve a sensibilidade, a partir do Deputado Lobbe Neto, que foi deputado conosco nesta Casa, de levar a ideia e o Brasil conhece hoje o Parlamento Jovem.

Se pudesse, faria um agradecimento nominal a cada um de vocês, mas obviamente são muitas pessoas. Ninguém faz uma festa como esta - pois um lugar onde as pessoas estão reunidas com espírito de luta e de vitória só pode ser festa -, que na verdade é consequência de um trabalho sério, destemido e vitorioso, com uma só pessoa. Ninguém faz isso com só dez pessoas. Ninguém faz isso com só 30 pessoas. São vários pensamentos, ideias, corações, inteligências que nos ajudam a fazer este Parlamento Jovem. Acabam aparecendo algumas poucas pessoas, mas são muitas outras que, por trás dos bastidores, fazem esse trabalho.

O Deputado Barros Munhoz, Presidente efetivo desta Casa, como já disse, não pôde estar presente porque tem outra tarefa, também tão importante quanto esta. Ele é um homem com mais de 40 anos de vida pública; já foi prefeito, vereador, ministro, secretário; tem um currículo invejável, como costumamos brincar com muito carinho. Tenho certeza de que ele tem por este Parlamento muito respeito. Se não está presente, por outra causa nobre, deixa o abraço, o carinho e o respeito em recebê-los aqui.

Queria dizer dos outros 92 deputados. Alguns passaram por aqui: a Deputada Maria Lúcia Prandi; o Deputado Carlos Giannazi; o Deputado Bruno Covas; alguns parlamentares representados pelo Deputado Antonio Salim Curiati, o nosso decano, com mais de dez mandatos nesta Casa. Todos, sem exceção, independentemente da conotação político-partidária, são pessoas envolvidas em que a nossa juventude seja, de fato, um marco da vitória do Brasil.

Sou cristã e, como tal, acredito num Deus presente na nossa vida. Ele nunca falha; nós, muitas vezes. Independentemente da religião, do credo que cada um possa ter no seu coração e na sua fé, Deus está presente. O Estado de São Paulo tem 40 milhões de habitantes; o Brasil, quase 200 milhões; o Planeta Terra, quase sete bilhões. Imaginem se Deus, sozinho, iria fazer as coisas. Ele é grandioso, perdoa tudo, até coisas que nós, humanos, jamais perdoaríamos. Mesmo na grandeza de Deus, Ele não vai fazer sozinho. Estou convicta, na minha vida de família e na minha vida pública - e imagino que o meu sentimento seja o de muitos - de que Deus está presente, mas é a ação da mão humana que faz, é a ação da mão humana que transforma, é a ação da mão humana que realiza. Somos nós que podemos e devemos fazer, ou mais ou menos, ou melhor, ou pior.

Se não fizermos, ficará sem fazer. O único pecado que Deus não perdoa, segundo os ensinamentos da Bíblia, é o pecado da omissão. Outros, Ele perdoa. Na Bíblia está escrito: “Estava com fome e não me deste de comer; estava com sede e não me deste de beber; estava nu e não me vestiste; estava preso e não me visitaste.” Não está escrito que estava com fome e você jogou o prato de comida na minha cabeça, ou que estava com sede e você jogou água em mim. Haveria tido uma ação, mesmo maldosa. Não, está escrito que estava com tal coisa e você não fez nada, nada, nada; ficou de braços cruzados. Não podemos nos omitir nunca porque é o pior crime que existe.

O nosso Código Penal diz que se virmos um acidente ou acabarmos cometendo um acidente e não socorrermos, iremos presos por omissão. Jovens Deputados e Deputadas, na vida, passamos muitas dificuldades. Podemos até errar, mas errar fazendo; nunca errar porque não fizemos nada. Levem consigo isso.

Brinco que o Presidente Obama falou depois de mim, que ele me copiou. E é verdade, porque já falo isso há muitos anos. Que bom que ele copiou. Se deu certo lá, a grande nação e potência do mundo, haverá de dar certo na nossa vida e na nossa casa também. Não nasci com esta cadeira de rodas e não fui a um shopping comprar porque achei muito legal. Estou sentada nela há 36 anos, por livre e espontânea pressão. Mas isso nunca foi problema, porque uma dificuldade que tenhamos na vida não pode ser desculpa para não sermos vitoriosos. Embora possa parecer, esta cadeira de rodas nunca foi prisão, sempre foi liberdade; nunca foi problema, sempre foi solução; nunca foi tristeza, sempre foi alegria. Ela me deu liberdade para poder ter meu marido, meus filhos, minha vida, saúde, trabalho e, com a bondade do povo e as bênçãos de Deus, estar no Parlamento.

É dessa forma que quero terminar. Sempre vale a pena. A vida é a coisa mais maravilhosa que temos, é o maior presente que recebemos. Em nome desta vida, agradeço, do fundo do meu coração, ao Marcelo, da Secretaria Geral Parlamentar. Ele esteve conosco o tempo todo, ajudou-nos muito. Não somente agora, mas sempre. Agradeço à TV Alesp, que não falha. É uma grande emissora e nos ajuda no Estado todo, levando informação. Agradeço ao pessoal do Departamento de Comunicação.

De forma especial, agradeço à nossa Segurança; aos policiais, que são lindos por fora e por dentro. Colocam suas vidas à disposição de nos servir e de nos defender. Agradeço em especial a ele, que muitas vezes fica no seu canto, mas sem ele não haveria o nosso Parlamento Jovem. Falo do nosso querido Edson. Na pessoa dele, agradeço ao pessoal do Cerimonial. Agradeço ao Jorge Machado, esse moço que emprestou a sua voz, o seu talento, sempre com muito amor. Agradeço a ela, que tem sido a nossa professora nesta Casa. Ela já foi homenageada - pelo menos por nós, uma vez -, mas deveria ser todos os dias: a Sra. Yeda.

Agradeço à Neli, que é força viva do Parlamento Jovem, e toda a equipe. Agradeço também ao pessoal do nosso gabinete, na pessoa da Vera. Agradeço ao pessoal de todos os gabinetes que nos ajudaram, ao pessoal da alimentação, aos garçons, ao pessoal do hotel, aos motoristas. Cada um que pôde fazer, no limite, o que deveria ter sido feito - e foi feito bem.

Às vezes, temos que pegar uma pessoa para ser o símbolo. Isso não significa que tiramos o brilho, a força e o valor de todos que fizeram. Alguns eu nominei; não dá para nominar todos. Nas pessoas da Ariane, nossa Presidente, da Mirella, nossa vice-Presidente, do Cristian, nosso Secretário, do Gabriel, nosso Secretário, agradeço a todos os deputados que estão aqui. Vale a pena estudar e aprender porque quanto mais aprendemos mais podemos ensinar.

Guardem uma frase de uma grande mulher. Poderia ser de um grande homem, mas Cora Coralina, uma grande poetisa, nos ensinou numa frase simples quando disse: “Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina.” Ou seja, passa para frente. Vocês são esses mestres e doutores, ensinando e aprendendo, aprendendo e ensinando. Por isso, são grandes, mesmo ainda, de alguma forma, pequeninos. Queria que Cora Coralina viesse aqui para darmos a ela um beijo, e para dizer que este Parlamento Jovem tem um corpo - somos nós -, mas tem a alma, que são todos esses funcionários que fazem acontecer. E ela - a alma - é o símbolo da vida deste Parlamento.

Se eu não tivesse sido reeleita, e se o meu mandato terminasse hoje, quero dizer a vocês que já teria valido a pena ser Deputada Estadual de São Paulo por estar com vocês. E fazer esse projeto, junto com os outros deputados, quando conseguimos engrandecer vocês, o Parlamento e, sobretudo, a política brasileira.

Soninha, venha cá. Podem aplaudir. A festa é nossa, a festa é de vocês. Vamos, em pé, dar uma salva de palmas a todos os deputados jovens, aos seus pais, aos funcionários, mas especialmente a ela - Soninha -, que é a alma do Parlamento Jovem. Muito obrigada, Soninha. A você o abraço, o beijo, as palmas e o sorriso destes deputados. Podem aplaudir bem forte porque aplaudimos a todos nós. (Palmas.)

E, de forma regimental, temos de encerrar esta sessão. Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todos. Não havendo mais nenhum objeto a ser deliberado, está encerrada a nossa sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 17 horas e 22 minutos.

 

* * *