1

05 DE MAIO DE 2003

12ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL"

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/05/2003 - Sessão 12ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

HOMENAGEM AO "DIA DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL"

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Soka Gakkai Internacional". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - OSWALDO MAKI

Vice-Presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, lembra que a organização completa 43 anos de existência. Fala sobre os objetivos e a filosofia da Soka Gakkai.

 

003 - FERNANDO ROCHA

 Advogado, compartilha sua experiência na sede da entidade, no Japão.

 

004 - WALTER FELDMAN

Deputado Federal, fala sobre o importante papel da Soka Gakkai de educar e disseminar a cultura e a paz no mundo.

 

005 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a execução  de números musicais. Discorre sobre a filosofia da Soka Gakkai e sobre sua incessante luta pela paz mundial. Destaca o importante papel de seu presidente, Daisaku Ikeda. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

  - É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Boa noite a todos. Esta Presidência dá por aprovada a Ata da sessão anterior.

Ilmo. Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI, Oswaldo Maki, Vice-Presidente da BSGI, Celso Hama, Vice-Presidente Adjunto e Diretor de Relações Públicas da BSGI, Júlio China, Coordenador Cultural da BSGI, Yumi Cíntia Umo, Vice-Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI, Luiz Hossaka, Curador do Masp, representante do Presidente Júlio Neves, Kokei Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Oscar Jacob Mesquita, neste ato representando o Exmo Sr. Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, Cesar Garcia, Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, Dr. Fernando Rocha, Advogado, são estas pessoas que compõem a Mesa, neste momento. Agradecemos a presença de todos.

Minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Soka Gakkai Internacional.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e ao Maestro Sérgio Rodrigues, 2º Tenente Músico PM. Muito obrigado pela brilhante apresentação.

Esta Presidência, com muita satisfação, concede a palavra ao Sr. Oswaldo Maki, Vice-Presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional.

 

O SR. OSWALDO MAKI - Exmo Sr. João Caramez, DD. Deputado Estadual e Presidente desta Sessão Solene, em nome de quem gostaria de cumprimentar todas as autoridades e personalidades presentes, senhoras, e senhores, boa noite!

Hoje estamos honrosamente reunidos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em Sessão Solene, para comemorar a passagem do 43º aniversário da Liderança do Movimento da Paz, Cultura e Educação pelo presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, cujo movimento, segundo informações recebidas hoje, já se expandiu para 186 países e territórios no mundo. Estamos também comemorando especialmente a passagem do 'Dia das Mães', em consideração às nossas protagonistas principais da construção de um mundo cada vez melhor.

Neste momento manifestamos a nossa sincera gratidão a esta Casa e às digníssimas autoridades que nos permitiram comemorar de forma mais solene, esta data com profundo significado para nós, integrantes da Soka Gakkai Internacional. Muito obrigado. Um agradecimento especial ao autor deste projeto, o Deputado e nosso amigo, João Caramez, graças a quem temos o privilégio de abrilhantar ainda mais esta realização. Muito obrigado.

Esse ensejo é comemorado atualmente em todos os países com grande júbilo, expressando com todas as forças, a passagem de mais um ano de grandes realizações para toda a SGI. Também no Brasil, graças ao abnegado esforço de todos os companheiros, a BSGI por mais um ano, conseguiu concretizar grandiosas realizações, destacando as exposições que sensibilizam os corações dos bons cidadãos brasileiros, que se manifestam em forma de homenagens aos trabalhos direcionados para a paz, cultura e educação. Conseguimos também, internamente, realizar aprimoramentos para a formação de cidadãos conscientes e dispostos a se empenharem em prol do engrandecimento do nosso Brasil.

A Soka Gakkai existe no objetivo da paz mundial, com base na filosofia de vida do budismo de Nitiren Daishonin e na liderança da SGI. O presidente Ikeda, anualmente vem escrevendo uma proposta de paz para a ONU e em 2003, no início do ano, em parte ele escreveu o seguinte: "Estamos no terceiro ano do século XXI, um momento em que as preocupações principais devem ser a cultura de paz e o diálogo entre as civilizações. Contudo, o mundo enfrenta um sentimento de crise que cresce, ameaçando perigosamente regiões como o Oriente Médio e o Nordeste da Ásia, em gritante contraste com esses ideais de paz e de diálogo. Longe de estarmos livres do legado de guerra e violência que nos deixou o século XX, observamos que essas tendências ameaçadoras se aceleram e se expandem. As elevadas esperanças com as quais saudamos o novo século desvaneceram-se, substituídas por um sentimento dominante de frustração e desespero. Mais perturbador é o sentimento de que o mundo parece dar as costas ao diálogo - a boa vontade para comprometer-se e afirmar a vitalidade do espírito humano. Enquanto o mundo retém sua respiração, a grande maioria das pessoas anseia por uma solução pacífica para a crise do Iraque. Mesmo assim, por alguma razão, um ataque liderado pelos Estados Unidos é tido como inevitável A respeito do conflito entre Israel e Palestina - o âmago das tensões no Oriente Médio - os ataques suicidas e as reações militares aumentaram desde o inicio do ano, gerando um círculo vicioso de força contra força”

O sentimento principal do presidente Ikeda é sempre contra a guerra e violência e naturalmente assim é também o nosso sentimento como membros da Soka Gakkai. Nesse sentido as nossas atividades sempre estão fundamentadas nesse propósito e passo a passo estamos galgando um desenvolvimento nesse procedimento, conquistando verdadeiras amizades de pessoas que igualmente a nós, têm a preocupação quanto ao rumo da humanidade, a exemplo dos grandes amigos que temos nesta casa de leis. Acredito que o fato desse privilégio de realizarmos esta sessão solene especial, já é uma grande comprovação dessa amizade de personalidades que são a favor dos nossos propósitos.

Em outro trecho da proposta de paz deste ano, o presidente Ikeda citou: "O terceiro desafio para a segurança humana, junto com o desarmamento e o desenvolvimento, é a criação de uma sociedade global em que todas as pessoas tenham acesso à educação. A educação não apenas nos capacita a viver uma existência realizada como é também a base de qualquer esforço para edificar uma cultura de paz. Em conflitos arraigados em várias gerações, tais como os da questão entre israelenses o palestinos, a única esperança está num programa de educação contínua para os jovens. A Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada em 1990 na Tailândia, decidiu que a educação básica para todas as pessoas era um objetivo essencial para a sociedade internacional Desde essa resolução, houve um aumento no número de matrículas de crianças em idade escolar. No entanto,, ainda hoje mais de 100 milhões de crianças têm o acesso negado à educação no nível fundamental e aproximadamente um bilhão de adultos, dois terços dos quais mulheres, são analfabetos.

Esses problemas foram destacados na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre a Infância, realizada em maio do ano passado, e na Cúpula do GS em junho. Nesses encontros, foram reconfirmados os objetivos de assegurar para meninas, educação básica universal e igualitária. Para a promoção desses objetivos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está coordenando uma campanha intitulada "Educação para Todos". Além disso, este ano marca o início da Década das Nações Unidas para a Alfabetização (2003-2012)".

E para finalizar ele conclui: "Em qualquer época, são os indivíduos de indomável convicção, coragem e paixão que têm superado o que parecia impossível para colocar em andamento as forças da mudança histórica. Mas a sociedade atual está impregnada de um sentimento de impotência - "O que eu, um simples indivíduo, posso fazer?” - e de desesperança - "Por mais que eu faça, nada vai mudar... ". As dúvidas atormentam nosso coração. Até mesmo os mais corajosos perdem a esperança quando enfrentam a realidade e o mundo se fecha sobre nós. Este, na verdade, é o mal maior de nosso tempo.

Em meu diálogo com o Dr. David Krieger, presidente da Fundação para a Paz na Era Nuclear, o fortalecimento do indivíduo tornou-se um de nossos temas centrais. Ele sugeriu a necessidade de ir além da teoria da relatividade de Einstein e encontrarmos um novo teorema para a paz. Assim como a ciência revelou a existência da enorme quantidade de energia contida numa única partícula de matéria, devemos despertar para o fato de que a determinação na vida de cada indivíduo, a cada momento, contém o poder de transformar o mundo.

Estou convencido de que o movimento pela revolução humana desenvolvido pelos membros da SGZ oferece uma prova desse teorema. Não podemos permanecer passivos diante dessa realidade severa. Ao contrário, devemos confiar que o poder humano é ilimitado, que o dinamismo da mudança é invencível, quando as pessoas conscientes se unem e atuam de mãos dadas. A humanidade do século XXI tem a missão de comprovar esta verdade".

A promessa da BSGI é corresponder a esses anseios do presidente Ikeda, com um trabalho cada vez mais intenso na conscientização dos verdadeiros brasileiros, sobre a possibilidade da concretização de um Brasil realmente conforme a expectativa dos brasileiros. Para isso, esperamos poder contar sempre com a anuência e a colaboração de todos os senhores e antecipadamente agradecer por isso e uma vez mais, me congratular e felicitar a presença de todos neste evento. Parabéns e muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - É com muita satisfação - e eu digo isso com bastante orgulho - que nós anunciamos aqui, a presença do grande Deputado, do grande amigo, do grande companheiro de São Paulo, não só de São Paulo, mas principalmente amigo da Soka Gakkai, o Deputado Federal Walter Feldman. (Palmas.) Agora podemos dizer, Walter, que a sessão solene está completa, isso é do fundo do coração mesmo. Passo a palavra para o Dr. Fernando Rocha.

 

O SR. FERNANDO ROCHA - Quero cumprimentar, em primeiro lugar, o eminente Deputado João Caramez, que é autor desta iniciativa de congregar sob esse egrégio teto da mais alta Casa legislativa do Estado de São Paulo, que é a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, quero estender um cumprimento afetuoso e com muita honra a Sua Excelência; estendo também o meu cumprimento ao eminente Deputado Walter Feldman, ex-Presidente desta egrégia Casa, e que deixou um circulo luminoso de realizações aqui, no solo consagrado deste Plenário; quero também homenagear pessoalmente o eminente Sr. Presidente da Soka Gakkai, da BSGI, Dr. Eduardo Taguchi, e também estender ao Dr. Oswaldo Maki, vice-Presidente.

Fui pego de surpresa, não estava preparado, e estar aqui neste Plenário é uma honra para mim. Quero dizer que Aristóteles, há 25 séculos, dizia que o coração é o órgão que abriga os pensamentos, e, num instante como este, eu sei que ele tem razão, fala-se não com palavras, mas fala-se com o coração.

Estive há dois anos no Japão, a convite de Sua Excelência, o honorável Dr. Daisaku Ikeda, e posso dizer que visitei algumas das obras que estão sendo edificadas por ele. Eu podia dizer que, para planejar por um ano, você deve plantar arroz, planejar por dez anos, você planta uma árvore, mas se você quiser planejar por 100 anos, você prepara pessoas. É o que o Dr. Ikeda tem feito por todo o mundo. Hoje, como disse o Dr. Eduardo, por mais de 186 países e territórios, em todo o mapa-múndi, há sempre um guerreiro de luz carregando as suas idéias de cultura, de civilização e principalmente de paz, como diziam os romanos: “Pax optima erum", a paz é a melhor de todas as coisas.

Vou ser sucinto, dado terem me pego de surpresa, e dizer que no Japão eu tive a oportunidade de falar diante da egrégia congregação Soka University, e naquela ocasião eu disse que os norte-americanos soltaram no espaço uma nave, a Voyage 13, em busca de vida extra-terrestre. E colocaram nessa nave uns ícones da civilização deste planeta Terra, para que, na hipótese de encontrar com a civilização extra-terrestre, eles pudessem aquilatar, mensurar, a qualidade da civilização terrestre. Colocaram então aquela figura descrita por Leonardo Da Vinci, “As medidas", colocaram as sinfonias de Bach, sinfonia de Beethoven, colocaram uma música do “tchin”, um instrumento de sete cordas, chinês, antes da época cristã, mas eu digo para todos vocês, faltou nessa nave uma coisa, faltou uma conferência do Dr. Daisaku Ikeda. Muito obrigado a todos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Dr. Fernando Rocha foi pego de surpresa, imagine se tivesse preparado. Quero agora, com a máxima satisfação, passar a palavra a esse nosso grande Deputado Federal Walter Feldman.

 

O SR. WALTER FELDMAN - Também fui pego de surpresa aqui, mas é melhor que assim seja, falaremos com o coração, integralmente. Assisti a uma palestra agora, do Governador Geraldo Alckmin, por isso cheguei um pouco atrasado. S.Exa., citando Fenelon, lembrava que nós, seres humanos, nos expressamos pelo coração, com as palavras, e seremos perfeitos se nos expressarmos através delas, justiça e verdade!

É isso que tentamos fazer, durante tantos anos, neste Plenário, todas as vezes que pudemos comemorar, junto com os senhores e as senhoras, o “Dia Internacional da Soka Gakkai”. Aprendi com o Deputado Lívio Giosa, depois com o Deputado João Caramez, a necessidade da realização deste evento, neste Plenário. E nos inúmeros contatos que tivemos, em vários locais, várias sedes, com o Governador Geraldo Alckmin, com João Caramez, inaugurando estrada, viaduto, tudo que pudemos fazer para que a Soka tivesse a sua representação definitiva nesta terra abençoada dos bandeirantes, pude aprender, a cada passo, ensinamentos da educação, da cultura e da paz.

É nesse sentido que quero cumprimentar o meu amigo Eduardo Taguchi, Presidente; Oswaldo Maki, vice-Presidente; Senhor Professor Kokei Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa, parceira da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo desde 2002, e cumprimentar o Deputado João Caramez, meu amigo, que além de promotor das idéias, do pensamento, e daquilo que se faz representar nos interesses da BSGI, aqui na Assembléia, também realiza um extraordinário mandato de representação da população paulistana, da região metropolitana e do Estado de São Paulo.

Fiquei entusiasmado com a análise teórica dos problemas internacionais que vivemos no momento contemporâneo, guerra entre Estados Unidos e Iraque, conflitos quase permanentes, quase seculares no Oriente Médio entre judeus, árabes e palestinos, eventuais conflitos entre Estados Unidos e a Coréia do Norte, a separação inaceitável da Coréia do Sul e a Coréia do Norte, conflitos de todo tipo, de toda ordem, que parecem se repetir. Não há convencimento, em nenhum momento, de que a guerra seja o instrumento necessário, nenhuma morte precoce justifica essa iniciativa. Nós nos arrependeremos mais tarde, mas essa vidas não serão resgatadas, portanto seria possível, através de acordos de paz, de diálogo, de implementação de políticas de caráter comercial, mas também de caráter educativo, que aquelas mortes fossem evitadas.

Portanto, o trabalho da BSGI, hoje movimentado em 186 países do mundo, levando uma filosofia de que a educação, a cultura e a paz são os instrumentos fundamentais para a transformação da sociedade contemporânea, são cada vez mais necessários e contundentemente contemporâneos. Isso é absolutamente insubstituível. Nós criamos nesta Assembléia dois Conselhos, um que congrega as comunidades de raízes e culturas estrangeiras, uma demonstração clara de que o Brasil pode ser um exemplo para o mundo, de convivência e relações fraternas entre povos e culturas diferentes, entre religiões, entre etnias, eventualmente entre raças, conceito que começa a caducar no pensamento moderno, inclusive por conta da nova interpretação da ciência.

Esta recomenda algumas leituras atuais que demonstram que não há diferença entre a espécie humana, não há características raciais que justifiquem a diferença, particularmente porque entre brancos, negros, amarelos, e eventualmente vermelhos, não se constitui numa diferença acima de 3%, na interpretação do código genético. Isso demonstra que é provável que aja mais semelhanças entre o branco e o negro do que, eventualmente, entre negros ou brancos entre si, caracterizando, portanto, a existência de uma espécie humana originária - provavelmente todos nós - da África. Pelo aumento da densidade populacional, migraram para a Ásia, para Europa e, posteriormente, para a América, caracterizando, portanto, uma unidade e uma semelhança absoluta entre todos nós e que, portanto, não justificaria qualquer luta de espaço, qualquer diferença religiosa, qualquer interpretação de fatos acontecidos no passado, e que faz com que se construam mais diferenças do que semelhanças, todas elas de caráter artificial. Somos profundamente iguais, profundamente semelhantes, portanto, identificados na nossa batalha pacífica para aprimorar as novas gerações, para que, efetivamente, a educação, a cultura, e a busca da paz sejam os nossos instrumentos de transformação.

Eu me identifico com a BSGI por conta disso, não é uma identificação do ponto de vista político, é uma identificação do ponto de vista filosófico, conceitual. Exercemos essa prática no dia-a-dia, apresentamos, além da lei que criamos nesta Casa, do Conselho de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, um Conselho pela Cultura da Paz, que já existe nesta instituição como modelo único para o mundo. Não há um Estado no mundo que tenha um conselho com essas características. E apresentamos no Congresso Nacional, através de um projeto de resolução, exatamente a criação de um Conselho Nacional pela Cultura da Paz, onde, evidentemente, a BSGI tem cadeira cativa, pelo trabalho histórico já realizado e pela concepção profunda que tem, no seu coração e na sua alma, de conceitos tão relevantes, tão extraordinários e tão definitivos, para construção da sociedade que tanto almejamos.

Quero hoje, mais distante como Deputado Federal, pedir aos senhores e às senhoras que continuem nessa empreitada. Um a mais que se agrega a esse agrupamento terá valido a pena. Tenho me encontrado com vários membros da BSGI, em comunidades pobres, comunidades distantes, que sempre relatam a sua presença, em sessão como esta, acontecida em anos anteriores, ou através de publicações que podem ler, demonstrando que hoje existe uma sintonia entre esse pensamento que nos foi trazido e a incorporação definitiva, pela nossa Assembléia, disso que significa uma parceria definitiva, absoluta, que tem raízes e tem elos de ligação que jamais se romperão.

Por isso, sempre fazemos um esforço adicional, mesmo não estando mais na Assembléia, para aqui comparecer, não apenas para reatar novamente os nossos laços, é para confirmar que estaremos sempre juntos e sempre presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Federal Walter Feldman exerceu um papel significativo nesta Casa, foi Deputado, foi Presidente da Assembléia, fez com que realmente a Assembléia cumprisse seu verdadeiro papel de interlocutora da sociedade de São Paulo, abrindo as portas da Casa para os movimentos organizados. E hoje o Deputado Walter Feldman tem uma missão muito maior, de defender os interesses do Estado de São Paulo junto ao Congresso Nacional.

Há pouco disse a S. Exa. que tive o prazer de assistir ao seu debate na TV Câmara, discutindo um assunto de vital importância para o Estado de São Paulo, que é a reforma tributária. Como todos sabemos, São Paulo sempre ficou à mercê do governo federal. Hoje, com a reforma tributária acho que tem que valer a autoridade e a autonomia desse grande Estado, que continua e continuará sendo a grande economia, a grande locomotiva do Brasil. Então, é com esta missão que o nobre Deputado Federal Walter Feldman obteve milhares e milhares de votos, para defender nossos interesses.             Sem sombra de dúvida, a presença de V. Exa., nobre Deputado Federal Walter Feldman, nos engrandece muito. Sinto-me, particularmente, bastante lisonjeado com a sua presença nesta noite. Muito obrigado.

Agora vamos ter o prazer de assistir a apresentação do Coral Madrigal da BSGI, com as canções "Todo sentimento" de Chico Buarque e Cristóvão Bastos, com arranjo de Campos, e a música "Amigos do mundo", canção da BSGI com arranjo de Yoshiro Noda.

 

                                                  * * *

 

-              São entoadas as canções.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bom, não é nobre, Deputado Walter Feldman! Sou um fã incondicional desse trabalho que a BSGI realiza. Aliás, já há oito anos consecutivos que a BSGI participa na minha cidade no desfile de 7 de setembro. Ora com a Banda Marcial, ora com a fanfarra feminina juvenil. Outro dia tivemos o privilégio, num aniversário da cidade, de recebermos lá o coral Deputado BSGI. Estão de parabéns. Acho que merecem uma nova salva de palmas. (Palmas.)

Costumo dizer que sou uma pessoa privilegiada. Privilegiada por tudo aquilo que consegui na minha vida, independentemente dos problemas. Mas, o Governador Mário Covas nos ensinava que as adversidades não são motivos suficientes para se vencer na vida, porque diante dela só viriam três atitudes possíveis a tomar. "Enfrentar, combater e vencer as adversidades. E, me considero uma pessoa privilegiada, para chegar onde cheguei. Realmente, privilégio de poucos, principalmente vindo de onde vim, de uma cidade pequena, de uma família humilde, uma família de ferroviários. Mas dou-me por satisfeito; considero-me uma pessoa feliz. A vida pública nos proporciona muitas alegrias; proporciona muitas tristeza, sem dúvida alguma. Dentro das alegrias que a vida pública nos proporciona, está a agregação ao nosso círculo de amizade e de novos amigos. Os amigos acabam se tornando verdadeiros irmãos, verdadeiras famílias. Foi isso que aconteceu comigo e a Soka Gakkai. Hoje, posso dizer a vocês que os considero como se fosse da minha própria família.

É com esse espírito que quero aqui saudar os meus amigos Eduardo e Osvaldo e em nome deles saudando todos os membros e componentes da Soka Gakkai. Quero saudar esse meu grande amigo e companheiro, Walter Feldman, que muitas vezes quando iniciei meu mandato aqui na Legislatura próxima passada, eu me recorria a esse brilhante parlamentar para que pudesse solucionar algumas dúvidas ao então calouro João Caramez.

Quero iniciar minhas palavras lembrando um dos maiores pacifistas que a humanidade conheceu, Mahatma Ghandi: "Se dermos espaço para o medo, teremos que acalmar a verdade. A regra áurea consiste em agirmos sem temor nas questões que consideramos corretas".

Meus senhores e minhas senhoras, estamos reunidos nesta noite para celebrarmos a coragem! A coragem de homens que bradaram contra a injustiça e a guerra! Bradaram em prol da paz, da verdade e da esperança. É com muito orgulho que mais uma vez, neste palmo sagrado de chão, o povo paulista presta homenagem à Soka Gakkai Internacional. O dia 3 de maio é uma data repleta de significados entre os mais de 18 milhões de associados desta que considero a maior de todas as organizações pacifistas do mundo. Ela se faz representar em 185 países e territórios nos cinco continentes. É o dia das mães da Soka Gakkai. Foi no dia 3 de maio de 1947, em um pais devastado pela segunda guerra mundial, que Jossei Toda assume a segunda Presidência da Soka Gakkai. Misticamente, no dia 3 de maio de 1960, dois anos após o falecimento de seu mestre, Daisaku Ikeda assume a liderança da Soka Gakkai como seu terceiro presidente.

A partir dai a expansão da filosofia humanística do budismo de Nitirem Daishonim ganhou o mundo e neste ano comemoramos 750 anos de sua fundação. Daisaku Ikeda , atual presidente da Soka Gakkai Internacional - SGI, é um pensador budista, filósofo e poeta laureado de renome, cujas obras como escritor, educador e fotógrafo têm merecido aclamação mundial. Ikeda acredita firmemente que, somente por intermédio do diálogo franco e da amizade pessoal os seres humanos podem edificar a confiança e compreensão mútuas. Em busca deste ideal, viajou a 51 um países ao redor do globo, mantendo diálogos com vários lideres políticos, culturais e educacionais.

Entre estes incluem-se o premiê chinês, Zhou Enlai, o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos. Dr. Henry Kissinger, o co-fundador do Clube de Roma, Dr. Aurélio Peccei, o primeiro-ministro da Índia, Rajiv Gandhi, o escritor e educador americano, Norman Cousins, o lider africano anti-apartheid, Nelson Mandela, o historiador Arnold Toynbee, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev e o Prêmio Nobel da Paz e de Química Linus Pauling. Aqui peço desculpas aos senhores pela falta de modéstia, mas é algo que me enche de orgulho: Este Deputado fora convidado pelo Dr. Ikeda em 2001 a ir ao Japão para a entrega do Titulo de Cidadão Honorário de minha cidade Itapevi, ocasião em que eu e minha esposa Dalvani tivemos o privilégio de nos encontrar pessoalmente com ele e trocarmos impressões num diálogo memorável.

Ikeda ingressou na Soka Gakkai após encontrar-se com Toda e trabalhou lado a lado com o seu mestre para encetar um movimento de paz, educação e cultura da organização. Ele também se lançou a um curso de auto-educação sob orientação de Toda, explorando exaustivamente a filosofia, literatura, ciências naturais, economia, política e outros campos. Ikeda assistiu ao seu mestre por mais de uma década, até a morte de Toda em 1958. Em 1960, sucedeu-o como líder da Soka Gakkai, tomando-se o terceiro presidente da organização, e em 1975 aceitou a Presidência da recém-formada SGI.

Ikeda definiu a diretriz básica da SGI da seguinte forma: "Alcançar a paz e prosperidade eternas através da cultura e educação baseadas no espírito do Budismo e opor-se a qualquer tipo de violência e guerra e contribuir à felicidade da humanidade". A paz a que Ikeda tem devotado sua vida não é apenas a ausência de guerra e conflitos, mas representa uma condição da sociedade na qual a dignidade e direitos do indivíduo são respeitados plenamente.

Ikeda reconhece que a paz começa na mente dos homens, um conceito fundamentado na convicção budista de que a vida humana contém a habilidade inerente para criar valor e promover a harmonia, tanto dentro da sociedade como entre os seres humanos e seu ambiente. Cultura para ele é a expressão viva dessa capacidade singularmente humana. Ele também atribui caráter fundamental à educação como um veículo para o aprimoramento do potencial criativo do indivíduo. Educação e cultura são, neste sentido, ingredientes-chave para a consecução da paz.

Ikeda enfatiza às Nações Unidas para a realização dessas metas, denominando-as de "o congresso da humanidade" e presta seu apoio ativo de várias maneiras. Registrada na ONU como uma organização não governamental (ONG), a SGI tem patrocinado exposições intituladas "Guerra e Paz" e "Desbravar do Século da Vida". Também tem efetuado extensivas atividades de auxílio a refugiados e tem trabalhado vigorosamente na vanguarda de muitos movimentos para atrair a atenção para a situação ambiental e a importância dos direitos humanos. Além disso, o próprio Ikeda tem feito um número significativo de propostas de paz, em uma delas, há uma década ele já mencionava a idéia da criação de um banco mundial de alimentos.

Notadamente Daisaku Ikeda é um homem de vanguarda. O líder da SGI fundou várias instituições, tais como os estabelecimentos de ensino Soka - da pré-escola à universidade - a Associação de Concertos Min-On, e o Museu de Arte Fuji de Tóquio, para promover empreendimentos educacionais, culturais e artísticos e dirigir intercâmbios em escala global com grupos e entidades afins. Com o objetivo de promover o diálogo entre acadêmicos e ativistas de valores comuns, fundou o Centro de Pesquisas para o Século XXI de Boston e o Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política. Ikeda também iniciou uma ampla série de programas de intercâmbios, como cidadão comum, e proferiu palestras em diversas instituições culturais e de ensino ao redor do mundo, entre estas a Universidade Harvad, o Institut de France e a Academia Brasileira de Letras.

Ikeda prossegue percorrendo o mundo, aplicando ativamente os princípios da filosofia budista aos problemas da humanidade e empenhando-se vigorosamente para trazer uma nova era no século XXI - uma era de esperança, de compreensão e respeito mútuos, de paz e prosperidade baseadas no humanismo genuíno. Para mim, é uma satisfação prestar homenagem a estes homens de tão elevada coragem.

A memória é referência para as novas gerações, por esta razão estamos reunidos hoje em ato solene, para que fique registrado nos anais desta casa do povo paulista a importância e contribuição universal de homens como Daisaku Ikeda e Jossei Toda.

Esgotado o objeto presente da sessão, antes de encerra-la, queria agradecera presença de todos, agradecer a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desta sessão solene. Quero agradecer aqui aos funcionários da Casa, à Polícia Militar, ao nosso pessoal do Cerimonial liderado e capitaneado por Dona Ieda, enfim, agradecer a todos por mais esta grande oportunidade oferecida a todos nós. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

                                                             * * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 21 minutos.

 

                                                                       * * *