04 DE JUNHO DE 2007

012ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA”

 

Presidência: VITOR SAPIENZA

 

Secretário: ALOÍSIO VIEIRA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 04/06/2007 - Sessão 12ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VITOR SAPIENZA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

001 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Convida a todos para, de pé, ouvirem os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro.

 

002 - DAVI ZAIA

Deputado Estadual pelo PPS, parabeniza o Deputado Vitor Sapienza pela iniciativa desta sessão. Destaca a importância da comunidade italiana para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

 

003 - ALOISIO VIEIRA

Deputado Estadual pelo PDT, fala da importância da comunidade italiana no desenvolvimento do Vale do Paraíba.

 

004 - Presidente VITOR SAPIENZA

Presta homenagem àqueles que estreitaram os laços culturais e sócio-econômicos entre o Brasil e a Itália com a entrega da láurea "Loba Romana".

 

005 - MARCO ANTÔNIO DA SILVA

Em nome de todos os homenageados com a láurea "Loba Romana", agradece ao Deputado Vitor Sapienza a lembrança de agraciar àqueles que contribuem para reviver as tradições italianas no Estado.

 

006 - MARCO MARSILI

Cônsul Geral da Itália em São Paulo, diz da sua honra de participar desta solenidade. Espera que esta tradicional comemoração tenha a continuidade merecida. Comenta a união fraterna entre o Brasil e a Itália.

 

007 - Presidente VITOR SAPIENZA

Discorre sobre a importância dos imigrantes italianos no desenvolvimento do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo. Rememora a viagem de seu avô ao Brasil como imigrante, vindo da Itália. Faz agradecimentos pelos votos que recebeu nas últimas eleições, que o reconduziram a esta Casa. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Aloísio Vieira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O Sr. Presidente - VITOR SAPIENZA - PPS - A Presidência passa a nomear as autoridades que compõem a Mesa: Sr. Marco Marsili, Cônsul Geral da Itália em São Paulo; Sr. Cláudio Pieroni, do Consiglio Generale degli Italiani allEstero e Presidente do Fecibesp; Sra. Rita Blasioli Costa, Presidente do Comites; Antonio Laspro, do Consiglio Generale degli Italiani allEstero; Sr. Álvaro Lazzarini, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Professor da Academia de Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel PM Antonio dos Santos, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Roberto Antonio Diniz; Dr. José Emílio Pescarmona, representando o Delegado Geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Mário Jordão Toledo Leme; Sr. Affonso della Monica, Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Dom Emilio Pignoli, Bispo Diocesano da Cúria Diocesana de Campo Limpo; Sr. João Edison Deméo, representando o Presidente do Sescon-São Paulo, Sr. José Maria Chapina Alcazar; Sr. Antonio Gagliardi, Presidente da Sociedade Cultural Brasil/Itália; Sr. Nei Cardoso, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Sra. Sonia Maria Galuchi, do Comites; Sr. Vezio Nardini, Editor da Revista “Oriundi”, Conselheiro do Comites - Comitê dos Italianos no Exterior; Sra. Eva Zimerman, representando o Presidente da Hebraica, Sr. Peter Weiss; Deputado Davi Zaia; Deputado Aloísio Vieira; Sr. Amedeo Giusti, Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; Sr. Sérgio Serber, Presidente do Conscre, Conselho das Comunidades, Raízes e Culturas Estrangeiras; Sr. Gaetano Brancati Luigi, representando o Sr. Alencar Burti, Presidente da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Paulo Brasil Corrêa de Mello, Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Economia; e o Sr. Mustafá Contursi, ex-Presidente do Palmeiras.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Sérgio Padovese.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Esta Presidência concede agora a palavra ao nobre Deputado Davi Zaia, da Bancada do PPS.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Sr. Presidente, Deputado Vitor Sapienza, demais autoridades presentes, autoridades que representam a comunidade italiana, membros da comunidade italiana, é uma satisfação muito grande poder participar desta solenidade para a comunidade italiana, pela representação que tem em nosso Estado e no nosso Brasil. Uma comunidade que por sua história e participação ativa na vida do nosso Estado é responsável, pode-se dizer, pelo grau de desenvolvimento que São Paulo representa hoje. Em função disso faço uso da palavra basicamente, para registrar a satisfação de poder participar dessa solenidade e acima de tudo para parabenizar o Deputado Vitor Sapienza, que tem diligenciado sempre para que esta Casa, a Assembléia Legislativa de São Paulo, não deixe de passar desapercebida essa importante data, que é o “Dia da Comunidade Italiana”, para todos nós do Estado de São Paulo que sabemos da importância da comunidade italiana no nosso Estado. Então, parabéns ao Deputado Vitor Sapienza e a todas as entidades que preservam a tradição italiana aqui no nosso Estado. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência passa a palavra para o nobre Deputado Aloísio Vieira, da Bancada do PDT.

 

O SR. ALOÍSIO VIEIRA - PDT - Sr. Presidente, Vitor Sapienza, a quem cumprimentamos, autoridades presentes, queríamos nesta oportunidade, Sr. Presidente, lembrar dos nossos idos tempos, lá de 1994, quando assumimos - a eleição foi em 94. Em 95 e 96 tive a honra de participar com V. Exa. da comemoração do Dia da Comunidade Italiana. Essa foi uma das festas mais concorridas, uma das sessões solenes mais concorridas da Assembléia Legislativa e V. Exa. tem mantido essa tradição, o que é muito importante para nós.

O Brasil deve muito à colônia italiana, o Estado de São Paulo deve à comunidade italiana e a minha região principalmente, que é a do Vale do Paraíba, que teve um desenvolvimento muito grande com base na colônia italiana, em todos os setores. No setor da rizicultura, que chegou a ser o mais avançado do Vale do Paraíba, no setor do comércio, da pecuária, da agricultura e hoje também num setor novo, que os descendentes de italianos desenvolvem no Vale do Paraíba, que é a mineração. Temos no vale todo cerca de 90% de descendentes de italianos.

Portanto quero fazer aqui uma homenagem a essa comunidade, em nome do Vale do Paraíba, e agradecer a essa colônia italiana, porque, se o Vale do Paraíba hoje é essa região importante, desenvolvida, que fica entre as duas maiores metrópoles da América Latina, que é São Paulo e Rio de Janeiro, deve muito, mas muito mesmo aos italianos que vieram para o Brasil assim como a seus descendentes. Muito obrigado Sr. Presidente, e mais uma vez meus parabéns, que V. Exa. mantenha sempre essa tradição, que é um orgulho para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Meus senhores e minhas senhoras, a expressão vinda de um colega por duas vezes Deputado, por quatro vezes Prefeito em cidades distintas do Vale do Paraíba merece um registro. Se ele tivesse um sobrenome que o caracterizasse como palmeirense, aqueles sobrenomes tipo Trufaldi, Sapienza, mas é Vieira!. Portanto sabemos que isso vem lá do fundo do coração como homenagem de um Deputado paulista que conhece o peso da comunidade italiana no progresso do Estado de São Paulo. Vamos passar agora aos nossos homenageados.

 

Vamos iniciar a nossa homenagem às personalidades que, por sua atuação, contribuíram para estreitar ainda mais os laços culturais e sócio-econômicos entre o Brasil e a Itália. Gostaríamos de ressaltar que fizemos um resumo do Curriculum de cada homenageado, e pedimos desculpas se algum item for esquecido ou se, na ânsia de acertar, errarmos na pronúncia de algum nome.

Nascido no tradicional bairro da Mooca, filho de italianos, ele passou a infância e juventude em Guarulhos. Tem grandes vínculos com aquela cidade onde estudou e deu os primeiros passos na vida profissional. E foi ali que plantou as primeiras sementes que o conduziram ao sucesso.

Depois de vários empregos em empresa guarulhenses, aos vinte e quatro anos administrou a empresa Magazine Brasília, em Guarulhos. No ano seguinte, a Andel Móveis e criou o seu primeiro escritório de contabilidade. Em julho de 1975 fundou a empresa Comercial Macro Areia, em Guarulhos. Dois anos depois, fundou a empresa Manchester. Em 1979 assumiu a empresa de Estofados São Jorge e em 1983 assumiu a Sanko-Espumas, em Diadema. Dois anos depois, em 1985 fundou a Indústria D.Juan, de Colchões, também em Diadema. Em 2001 fundou a Le Martan Colchões, que hoje, juntamente com a Sanko, mantém 750 funcionários.

Quero também ressaltar que a pessoa que vou chamar tem uma natureza típica do italiano. Ele é humilde, e muitas e muitas vezes eu recebo agradecimentos de entidades de que nunca ouvi falar, principalmente Santas Casas, porque ele tem o péssimo costume de doar colchões, e as pessoas dizem que quem doou fui eu.

Com muito orgulho, chamo o meu amigo Domingos Vitiello Cirylo Netto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O próximo troféu vai para um médico especialista em patologia clínica. Formado pela Escola Paulista de Medicina e pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestrado na Área de Obstetrícia e Ginecologia; Doutorado na Área de Clínica Cirurgia.

É autor de vários trabalhos científicos em sua especialidade; participou de inúmeros eventos voltados ao seu aprimoramento profissional. Foi monitor em Biofísica na Escola Paulista de Medicina, Supervisor Técnico-Científico no Centro de Patologia Soares de Araújo; Diretor Técnico-Científico da Elkis Furlanetto; Gestor de negócios da Diagnósticos da América S.A.; Assessor Científico da Roche Diagnóstica e atualmente é Gestor de Patologia Clínica da Salomão e Zoppi Medicina Diagnóstica. O nosso homenageado é o doutor Gianfranco Zampieri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O nosso próximo homenageado é natural de Santos e Oficial reformado do Exército Brasileiro. Técnico em eletrônica pelo Instituto Radiotécnico Nazionale Príncipe di Piemonte, de Pistoia, na Itália. Técnico em Comunicações pelo Centro de Telecomunicações do Exército, em Deodoro, Rio de Janeiro. Dono de extensa folha de serviços prestados a nação, atuação que valeu um imenso número de condecorações.

Combateu, do começo ao fim na Revolução Constitucionalista de 1932, servindo na Fortaleza de Itaipu, em São Vicente; combateu a Intentona Comunista de 1935, no Centro de Transmissões do Exército, em Deodoro. Condecorado com as seguintes Medalhas: Medalha de Guerra, Medalha do Pacificador, Marechal Machado Lopes, Marechal Castelo Branco, da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Medalha Cruz da Paz dos Veteranos da FEB; Medalha do Batalhão de Suez, Medalha da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha da Associação de Combatentes Poloneses, Medalha dos Veteranos das Nações Unidas e dos Estados Unidos.

Condecorado, ainda com várias outras láureas, comendas de distinções civis e maçônicas. O nosso homenageado tem o seu nome intimamente ligado à história da Revolução Constitucionalista de 1932. Chamamos o atual presidente da Sociedade de Veteranos de 1932 - MMDC, Gino Struffaldi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O nosso próximo homenageado é especialista em psiquiatria forense. Perito habilitado nos Tribunais Judiciários de São Paulo; presidente do Departamento de Psiquiatria Forense da Associação Paulista de Medicina; presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Membro da Academia Paulista de História. É ligado às seguintes instituições: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo: Academia Hispano-Brasileira de Ciências, Artes e Letras; Sociedade Brasileira de História da Medicina; Diretor da Associação Paulista de Medicina; ex-médico-chefe do Manicômio Judiciário de São Paulo, Membro da Academia Internacional de Leis e Saúde Mental; Coordenador-Autor do livro “450 anos de História da Medicina Paulistana”; autor dos Livros “Noções Básicas de Psiquiatria Forense” e do “Tratado de Psiquiatria Forense Civil e Penal”, - além de mais de 250 artigos científicos e culturais. Chamamos o doutor Guido Arturo Palomba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A nossa homenageada chegou ao Brasil em 1968 e se instalou na cidade de Assis, no nosso interior. Naquele ano ela iniciou a carreira de docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, (atual Faculdade de Ciência e Letras da Unesp) lecionando o idioma italiano. Na Unesp ela lecionou até a sua aposentadoria e, ao longo de sua carreira, dedicou-se à difusão do idioma italiano em todo o Estado de São Paulo. É formada em Pedagogia pela Universidade de Urbino, em 1965. Em 1974 fez doutorado na Unesp. Publicou livros, artigos e traduções do idioma italiano. É co-autora do Dicionário Martins Fontes, Italiano-Português, publicado em 2004.

É tradutora juramentada da língua italiana e portuguesa e fundadora da Associação dos Professores de Italiano no Estado de São Paulo. Atualmente é presidente da Associação de Cultura de Língua Italiana de Assis. A nossa homenageada é a Professora Letizia Nini Antunes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O nosso homenageado é nascido em 1960 no distrito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, onde reside até hoje. É grande batalhador pelas tradições italianas. É fundador do Coral Bicchieri d'Oro e do Circulo Italiano de Toscana, de Riacho Grande e desenvolve uma série de atividades sempre destinadas a divulgar a cultura. Esse trabalho foi reconhecido pelo Círculo da Região Toscana, na Itália, como instituição voltada para a difusão daquela região.

O homenageado é um dos responsáveis pela recuperação da Festa de São Bartolomeu, que é realizada anualmente no último domingo de agosto, no Parque Municipal de São Bernardo do Campo. Essa festa está comemorando 50 anos e é uma homenagem aos toscanos que ajudaram na colonização e desenvolvimento do ABC. Chamamos o senhor Marco Antonio da Silva. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Ela nasceu em Barga, província de Lucca, na Toscana, Chegou ao Brasil em 1957, um ano após a chegada do marido. Sentiu a diferença cultural e o idioma, mas o que para muitos seria uma barreira, para ela se transformou em novos desafios. A experiência trazida da Europa foi fundamental para abrir novas portas. Profissional do ramo da moda, ela ingressou no ramo da alta costura e caminhou rumo ao sucesso. A MaryMar Modas especializou-se em alta costura, com destaque para os vestidos de noiva, madrinhas, debutantes e vestuário para formaturas.

Durante trinta anos, até a sua aposentadoria, a nossa homenageada conduziu a empresa, oferecendo dezenas de empregos diretos. É integrante da Associação Lucchesi nel Mondo. A Loba Romana vai somar-se à Medalha de Ouro que a nossa homenageada recebeu, e que foi concedida pela Câmara de Comércio, Indústria e Artesanato e Agricultura de Lucca, destinada a homenagear os que se destacam no mundo. Chamamos a senhora Maria Spelta Lombardi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O próximo troféu é destinado a uma pessoa nascida em Nizza Monferrato (em Asti) na região de Piemonte. Estudou na faculdade de Ciências Agrárias de Turim, onde se formou em 1953. Fez pós-graduação em viticultura e enologia. Essa pessoa é uma autoridade no assunto quando falamos em um produto que o italiano conhece muito bem: o vinho. De 1953 a 1957, como assistente na Universidade de Turim, realizou pesquisas científicas envolvendo a produção de vinho. Em seguida dedicou-se ao ensino na Faculdade de Turim e na Escola Agrícola de Caluso. Foi diretor técnico da empresa Fratelli Gancia de Canelli, na Itália, e em 1957, quando chegou ao Brasil, assumiu a direção técnica da filial brasileira dessa empresa, situada em São Roque.

Foi também o responsável pelas unidades da empresa na Colômbia e no Equador. Foi gerente da Martini e Rossi no Brasil e voltou à Itália, para dirigir a fábrica de Lequille, produzindo o Vermute Martini para o mercado inglês. De volta ao Brasil assumiu a direção da empresa Canei, em Andradas e, ao mesmo tempo, implantou a empresa Santa Cecília, em São Roque, especializada na produção de destilados e licores, sendo o único produtor brasileiro de absinto, exportado para vários países. Além de autoridade no campo enológico e viticultura, o nosso homenageado mantém uma série de atividades envolvendo a comunidade. Chamamos o senhor Remo Lovisolo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Engenheiro e jornalista, desde 1968 ele tem o seu nome intimamente ligado ao trânsito. Foi o primeiro Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, de São Paulo. Foi diretor do Metrô, presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Secretário Municipal de Transportes de São Paulo. Em 1994 foi escolhido “Personalidade Mundial” em segurança de tráfego pelo Centro Internacional de Saúde e Segurança e Trânsito, e o único especialista brasileiro a ingressar no Hall da Fama Internacional (nos Estados Unidos). Em 1999 foi escolhido “Personalidade da Tecnologia” na modalidade Engenharia de Trânsito, pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O próximo troféu vai para o novamente presidente da CET, Roberto Salvador Scaringella. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Ele é formado em Economia e Administração de Empresas. Em sua longa carreira profissional consta a sociedade na empresa Construtora Sebastião Daidone; foi encarregado de custos e orçamentos na Química Industrial Brasileira, a Quimbrasil. Desde 1968 é diretor administrativo-financeiro da Pan Produtos Alimentícios, a conhecida Chocolates Pan. Desde 1970 é diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Cacau e Balas, além de diretor do Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas. Conselheiro do Ciesp e da Fiesp, foi presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul. Chamamos o senhor Silvio Roberto Daidone. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Na Itália ele se formou em sociologia pela Universidade da Calábria. No Brasil ele se formou Economista, Administrador de Empresas, Advogado. Está no Brasil desde 1947, trabalhou como metalúrgico na Probel, Cia. Química de Laminados; Foi Diretor da Plásticos do Brasil S.A e professor universitário. Fundou a Associação dos Lucchesi e o Circolo Toscano; foi diretor do Circulo Italiano e membro do Comitato Científico da Região da Toscana; é também presidente da Associação Cultural Toscana de São Paulo. Especializado em Direito da Família, atualmente trabalha na reivindicação de heranças em terras italianas, por herdeiros brasileiros.

O nosso homenageado desenvolve intenso trabalho literário. Na Itália ele publicou as seguintes obras: Biografia do Maestro Gialdino Gialdini; Stranquillone di Sorico (lutas na Idade Média entre Firenze e Lucca); Hans Spremberg: Ângela e obra Gertrud, recentemente traduzida pela PUC e que na Itália valeu os prêmios literários em Firenze, no ano 2000 e o primeiro lugar no Prêmio Literário Internazionale Emigrazione, em 2006. Atualmente trabalha no romance Biritiba, que trata da aculturação entre índios e brancos na região amazônica. O nosso homenageado é o senhor Vivaldo Pagni. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vitor Sapienza - PPS - O nosso próximo homenageado é industrial, engenheiro, administrador de empresas, com Mestrado em Economia, PHD em Política e Estratégia e Doutor Honoris Causa em Artes e Economia. Estudou na Universidade Mackenzie, na Escuola Superiore Enrico Mattei, em Milão; na Universidade de São Paulo, a Escola Superior de Guerra. Doutor Honoris Causa no campo da Economia, Estados Unidos; Honoris Causa no campo das Artes pela Faculdade Tupinambá.

Com três livros publicados, ele é Diretor-Presidente da Magenta Indústria e Comércio e traz em seu extenso currículo as seguintes funções: Diretor e sócio-fundador da Associação dos Jovens Empresários de São Paulo; Diretor da Câmara Júnior do Estado de São Paulo; Diretor do Departamento de Comunicação, Pesquisa e Estudos e Avaliação da Fiesp; Diretor da Biblioteca Roberto Simonsen; Diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa; Conselheiro e Diretor da Ciesp; Diretor e fundador da Câmara de Comércio Brasil-Panamá; Delegado para o Brasil das Ordens Dinásticas da Real Casa de Savóia.

Chamamos o Sr. William José Carlos Marmonti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vitor Sapienza - PPS - Como é de conhecimento de todos, o Troféu Loba Romana é sempre entregue a personalidades de origem italiana e seus descendentes.

No passado - e alguns dos que aqui estão presentes devem lembrar - tivemos a oportunidade de homenagear o Deputado Wadih Helu que, além de ser corintiano, nada tem a ver com o Palmeiras, ou melhor, com os italianos. A única coisa em comum é que ele foi presidente de um clube que também foi fundado por italianos, o Esporte Clube Corinthians Paulista, que foi fundado no meu bairro, Bom Retiro, onde a maioria era descendente de italianos.

Aqueles que nos acompanham ao longo desses quase 20 anos lembram bem do entusiasmo do Deputado Wadih Helú ao defender e projetar a comunidade italiana.

Temos um grupo que analisa os currículos e também aqueles que, de certa forma, contribuíram e contribuem para o êxito e o esforço da Loba Romana. Quando decidimos homenagear essa pessoa, a Comissão, inicialmente, mostrou-se um tanto confusa. Confesso que foram muitas as dúvidas da Comissão e não minhas. Afinal, poderíamos estar fugindo da tradição. Eu explicava que não estávamos fugindo porque já havíamos aberto um precedente para o Deputado Wadih Helú.

A tradição estaria baseada na inércia? Sem responder à pergunta, por maioria de votos, decidimos acolher a proposta deste Deputado. Uma mudança que nos envaidece porque sabemos muito bem do trabalho, da persistência, do talento e da garra do nosso homenageado.

Em 1986, sobre este italianinho alguns diziam: “Onde ele quer chegar?” Essa pessoa já estava ao lado do italianinho dizendo: “Vai, que vai dar”.

Essa pessoa é engenheiro industrial formado pela PUC, com vários cursos de especialização. Já atuou na antiga Real Aerovias, na manutenção de instrumentos de vôo; na antiga Vemag, no ramo automobilístico; na Wapsa; e já foi proprietário da Máquinas Main.

Ele foi engenheiro na NGK Peças Automotivas. Atualmente ele cuida também da gerência de compras e marketing de uma empresa de sua família, ligada à área de beleza. Pela primeira vez temos o orgulho e a honra de chamar para receber a Loba Romana um nissei, Carlos Nakagawa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vitor Sapienza - PPS - Para falar em nome dos homenageados concedo a palavra ao Sr. Marco Antônio da Silva.

 

O SR. MARCO ANTÔNIO DA SILVA - Exmo. Presidente desta Sessão Solene Deputado Vitor Sapienza, demais componentes da Mesa e autoridades presentes, parentes, amigos, falar em nome de outras pessoas nunca é uma missão fácil, mas para mim foi uma grande honra ter sido convidado para a tarefa de externar um agradecimento.

Todos nós que estamos sendo homenageados nesta noite especial temos muito que agradecer a muitas pessoas. Se estamos aqui hoje recebendo este importante Troféu Loba Romana foi porque alguém, com muito carinho e atenção, encontrou na atitude de cada um de nós algo que ajuda a lembrar e honrar esse estreito laço com a cultura italiana, que é tão presente em nosso Estado. E que por isso nos indicou para receber esta homenagem.

Sem dúvida, eu, Sr. Gino, Sr. Carlos, Sr. Domingos, Sr. Gianfranco, Sr. Guido, Sra. Letizia, Dona Maria Lombardi, Sr. Remo, Sr. Roberto, Sr. Sílvio, Sr. Rivaldo e Sr. William, nós guardaremos sempre no coração essa demonstração de carinho e apreço.

Ao Deputado Vitor Sapienza, autor desta Sessão Solene em homenagem ao Dia da Comunidade Italiana, um agradecimento especial, pois é através dela que podemos ter a oportunidade de partilhar nossa alegria com todos aqui presentes. Quero também cumprimentá-lo pela idéia desta homenagem e por manter, há tantos anos, esta solenidade que enche de orgulho a nação ítalo-brasileira que vive no Estado de São Paulo.

Gostaria de dizer ao nobre Deputado que, neste grupo de homenageados formado pelas mais diversas profissões: militares, engenheiros, empresários, médicos, professora, advogado, economistas, modista, analista de sistemas, grupo formado por italianos natos e descendentes de italianos, hoje, nesta noite, existe na verdade uma só profissão e uma só pátria: o de lobas e lobos romanos.

Finalmente, um agradecimento a Deus pela benção de nos ter dado a saúde e a alegria do convívio com vocês, amigos e parentes presentes que vieram nos prestigiar, pois em vocês está também a razão de estarmos aqui hoje recebendo esta linda homenagem. A todos o nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Dr. Marco Marsilli. (Palmas.)

 

O SR. MARCO MARSILLI - Sr. Presidente, Srs. Deputados, demais autoridades, representantes da comunidade italiana, presidentes das associações, cari connazionali, para mim é uma grande honra e prazer assistir pela segunda vez, desde a minha volta em São Paulo, a cerimônia de homenagem de entrega dos Prêmios da Loba Romana a descendentes de italianos e, como vejo agora, descendentes de japoneses que se destacaram em São Paulo pelas suas atuações nos mais diversos e importantes setores de atividade.

Penso que este reconhecimento é muito importante porque ele provém da mais alta autoridade legislativa do Estado de São Paulo. Sei muito bem, Sr. Presidente, como a sua influência foi importante no estabelecimento dessa homenagem há vários anos, e do seu esforço para que esta tradição continue. Esta bonita noite tem também suas raízes.

Quero cumprimentar a todos os homenageados, agradecer a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pela homenagem que está sendo feita, e dizer que encaramos com muito carinho e alegria a perspectiva de outras noites como esta. Temos certeza que na Grande São Paulo e no interior do Estado de São Paulo não faltarão candidatos dignos e à altura deste prêmio tão prestigioso.

Antes de concluir, permita-me, Sr. Presidente, dizer a um querido amigo meu e de todos nós, Affonso Della Monica, o quanto nós apreciamos o que aconteceu ontem, antes do jogo, na Palestra Itália, quando a equipe de Palmeiras trouxe a bandeira da Itália antes do início do jogo, e o Hino Italiano foi tocado antes do Hino Brasileiro. Penso que em nenhum outro país isso poderia acontecer. Uma equipe que tem suas raízes tão profundas e ligadas à Itália teria esse carinho de fazer essa homenagem tão bonita. Muito obrigado porque eu vejo realmente uma grande continuidade entre as cerimônias organizadas pela comunidade italiana, pelo próprio consulado, e as cerimônias organizadas pela Assembléia Legislativa e demais instituições brasileiras.

Tudo isso reforça a minha opinião de que o Brasil e a Itália formam uma grande família, são parceiros muito importantes, e assim será também no futuro. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Antes de pronunciar o meu discurso final, gostaria de ressaltar duas coisas: primeiro, eu me orgulho de ser Conselheiro da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Quero parabenizar o Sr. Presidente pela iniciativa e dizer, com toda a sinceridade, que já fazemos essa reunião desde 1988. Foi a primeira vez que um cônsul italiano fez um agradecimento lá do fundo do coração. Quero que ele seja saudado com uma vigorosa salva de palmas, porque é tão raro o reconhecimento do nosso peso, e, quando um cônsul vem e dá uma demonstração dessas, temos que aplaudir mesmo. (Palmas.)

Meus senhores e minhas senhoras, já passou muito tempo quando, pela primeira vez, em 1988, acertadamente, resolvemos homenagear os nossos antepassados, criando o Dia da Comunidade Italiana, ou a nossa Festa Italiana, como ficou conhecida.

Essa simples demonstração de gratidão, eu espero que se transforme em obrigação. A cada dia ficamos mais conscientes disso quando lembramos a participação dos italianos na pujança deste país, a garra dessa gente, o brio dos que não hesitaram frente aos mais variados desafios enfrentados no nosso país.

Eu me permito, neste momento, dar um depoimento a respeito de um ídolo meu, o meu avô. Ele ficou órfão com oito anos. O pai dele casou-se novamente, ele deveria ter uns 11 anos. Com 14 anos ele ficou órfão de mãe, e teve uma madrasta novamente. Com 15 anos ele resolveu ir para Nápoles. Entrou como clandestino num navio, e veio sozinho para o Brasil. Esse é o meu ídolo.

Quando, muitas vezes, aconteciam algumas situações difíceis e que de certa forma um pouquinho de covardia poderia aflorar neste Deputado, eu pensava no que esse meu avô, esse nono, deve ter passado sozinho, sem ninguém conhecido no Brasil, enfrentando o que ele enfrentou. Acredito até que se ele não tivesse vindo para cá, ao invés de termos um Deputado, que já foi Presidente da Assembléia Legislativa, teríamos um grande criador de cabra, na Calábria.

Dentro desse quadro, quando eu falo do brio dos que não hesitaram frente aos mais variados desafios, dou uma paradinha e lembro do Antonio Boscarelli, o meu avô.

A presença do imigrante italiano está nítida em todos os segmentos de nossa sociedade. Provas evidentes de uma participação ativa, constante, sábia, perspicaz.

A garra e o talento do imigrante italiano estão presentes na cultura, na economia, nas artes. E eternizados no mármore de nossas estátuas como símbolo dessas vitórias em todos os campos do conhecimento.

Garra, talento e trabalho, sementes que cruzaram o Atlântico e que foram semeadas por mão calosas em terreno fértil. Mãos que jamais fugiram aos desafios da terra, estranha. Estranha pelos costumes, pelo idioma, mas amiga e aconchegante pelo carinho de uma gente que não vacila em abrir os braços aos que chegam para participar da luta, envolver-se no crescimento e somar esforços na busca da vitória.

Foi essa garra que herdamos e que nos ensinou muito. E um exemplo bem particular vivemos no ano passado, aqui mesmo neste espaço.

Afastados da vida parlamentar por uma decisão da Justiça dos Homens, esperamos o momento certo para o retorno triunfal. Lembramos muito bem como tivemos que pisar em terreno minado, de modo a não ferir a legislação, enquanto ocupávamos este espaço, conduzindo a nossa Festa Italiana, no ano passado.

Mas, para a nossa alegria, foi no momento mais difícil que recebemos as mais variadas provas de carinho, de compreensão, de amizade e, acima de tudo, incentivo para que continuássemos a nossa missão. E naquela ocasião, quando entregávamos os troféus, impossibilitados de assumir esse cargo em sua plenitude, tivemos mais uma demonstração de que o tempo é senhor de tudo, e a Justiça Divina não falha.

Falou mais alto o sangue do imigrante italiano. Com a humildade que sempre nos caracterizou, resignados, soubemos o momento exato de dar a volta por cima. E isso foi possível também porque, naquele dia e em todo o tempo em que durou aquela luta, recebemos reiteradas doses de incentivos, de apoio que se materializaram nas urnas, no pleito de outubro.

Assim, pedimos desculpas por falarmos na primeira pessoa, embora tenhamos nos manifestado no plural. Esperamos que entendam a nossa emoção, perdoem o nosso desabafo, e aceitem o nosso agradecimento pelo apoio, pela confiança, pela solidariedade, pela garra que milhares de amigos nos agraciaram. Principalmente a grande colônia de italianos e seus descendentes, da qual temos imenso orgulho e a imensa honra de sermos humildes participantes.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para uma confraternização no all Monumental.

Hall Monumental. Viva a Itália e viva o Brasil! Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

 

* * *