24 DE ABRIL DE 2009

012ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “42º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS BRASIL – PORTUGAL – JAPÃO – ITÁLIA E ESPANHA”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a requerimento do Deputado João Caramez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 42º Encontro dos Descobrimentos Brasil, Portugal, Japão, Itália e Espanha". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Informa que a finalidade deste encontro é aproximar pessoas de diferentes nacionalidades, que têm os mesmos anseios de construir uma comunidade fraterna e justa, de estabelecer parcerias em diversas áreas, implementar a reunião dos povos e criar modelos de uma cultura do bem e da paz.

 

002 - NELSON FARIA DE OLIVEIRA

Idealizador e coordenador do encontro, diz que falar do Encontro dos Descobrimentos é falar das pessoas, das nações e de todos os que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Lembra que essa ligação entre os povos serve de motivo de orgulho para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Diz que o motivo principal desse encontro é o descobrimento do Brasil, país que abraçou a todas as comunidades.

 

003 - JOSÉ GREGORI

Secretário Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz do prazer de voltar a esta Casa, onde teve a honra de representar o povo paulista no seu mandato, quando o Brasil estava voltando à democracia. Pede que todos os países que fazem parte desse encontro olhem na mesma direção de construir um mundo mais justo, fraterno e solidário.

 

004 - DOM GUSTAVO CINTRA DO PRADO

Representante da Casa Imperial do Brasil, agradece ao Deputado João Caramez, cumprimentando-o em nome de Dom Bertrand e Dom Luiz de Orléans e Bragança. Diz da alegria e da honrosa missão de representá-los neste evento importante.

 

005 - TOSHINORI MATSUHIRO

Cônsul do Setor Político do Japão, representante do Cônsul Geral do Japão, Senhor Kazuaki Obe, apresenta congratulações pela realização do 42º Encontro dos Descobrimentos. Lembra que, no século XVI, as caravelas portuguesas chegavam ao Japão pela primeira vez e contribuíram para a introdução das armas de fogo, no Japão. Fala da comemoração dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, cujo ponto culminante foi a vinda do príncipe japonês.

 

006 - MARCO LEONE

Vice-Cônsul da Itália, representante do Senhor Marco Marsilli, Cônsul da Itália, agradece o convite para participar desse Encontro. Diz que São Paulo é uma das grandes capitais culturais, econômicas e políticas do mundo e que se tornou tudo isso graças às comunidades que a compõem. Lembra que São Paulo é a maior cidade do mundo com pessoas de origem italiana, que contribuíram para o desenvolvimento político, econômico e cultural da cidade.

 

007 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação de Tambores, pelo Grupo Shinkyo Daiko. Anuncia a execução dos Hinos Nacionais Português, Japonês, Italiano e Espanhol. Presta homenagens, com entrega de diplomas, aos Príncipes Dom Bertrand e Dom Luiz de Orléans e Bragança, representados pelo Sr. Gustavo Cintra, e a representantes da Comunidade Portuguesa; ao Cônsul do Japão, Sr. Kazuaki Obe, na pessoa do Sr. Toshinori Matsuhiro, a representantes da Comunidade Japonesa; ao Cônsul Geral da Itália, Sr. Marco Marsilli, na pessoa do Sr. Marco Leone, e a representantes da Comunidade Italiana; a representantes da Comunidade Espanhola; e a representantes da Comunidade Brasileira. Anuncia apresentação docantor Tony Correa; do Grupo de Dança "Kassa Odori" da Associação Totori Keijim do Brasil; do Grupo italiano "La Bell'Italia" com Tarantela; do Grupo de Dança das Ilhas das Canárias, do Centro Canárias do Brasil; e da cantora Patrícia Romana. Lê mensagem que descreve o evento e diz que o mais importante que as pessoas podem deixar são os exemplos que motivam as transformações fundamentais para o ser humano. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos para compor a Mesa o nobre Deputado João Caramez; o Dr. Nelson Faria de Oliveira, idealizador e coordenador deste encontro; e o Dr. José Gregori, Secretário Especial de Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Boa-noite a todos. Quero dar as boas-vindas a todos. Nesta noite estamos realizando o 42º Encontro dos Descobrimentos: Brasil, Portugal, Japão, Itália e Espanha. Para nós, parlamentares, é motivo de orgulho e satisfação poder recebê-los nesta Casa e promover tão importante evento.

Quero agradecer a presença do Dr. Nelson Faria de Oliveira, idealizador e coordenador do encontro; o nosso sempre Ministro José Gregori, hoje Secretário Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e que foi Ministro do nosso grande Presidente Fernando Henrique Cardoso. É com orgulho e satisfação que recebo a todos.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Sargento Músico PM Giovane.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como sempre abrilhantando os nossos eventos.

Neste momento passo a palavra ao nosso mestre-de-cerimônias para que possa anunciar as autoridades presentes.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Registramos e agradecemos as presenças de Dom Gustavo Cintra do Prado, representando o Príncipe D. Bertrand e D. Luiz de Orleans e Bragança; do Sr. Toshinori Matsuhiro, Cônsul do Setor Político do Japão, representando o Sr. Kazuaki Obe, Cônsul-Geral do Japão em São Paulo; do Sr. Roberto Sekiya, representando o Deputado Federal William Woo; do Sr. Emanuel von Lauenstein Massarani, presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico da Assembleia Legislativa; do Capitão Cabanas, representando o Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, Cel. Vitor Ivo Feti de Oliveira; e do Sr. Marco Leone, vice-Cônsul da Itália, representando o cônsul-geral daquele país em São Paulo, Sr. Marco Marsilli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Meus senhores e minhas senhoras, estou feliz por ter a oportunidade de presidir mais uma edição deste tão importante evento, o 42º Encontro dos Descobrimentos. É sempre motivo de honra e satisfação realizá-lo nesta Casa de Leis, pois evidencia um dos propósitos do Parlamento e do legislador, que é de contribuir para a inserção e participação da comunidade nas instituições políticas.

Quando me deparo com pessoas de diversas origens, compartilhando, trocando ideias e sentimentos, sinto que meu compromisso, como representante do povo, em parte se concretiza. O ato de congraçamento desta solenidade irmana Brasil, Portugal, Japão, Itália e Espanha, com a finalidade de aproximar e congregar pessoas de diferentes nacionalidades que têm um propósito em comum e afinidades para constituir uma comunidade de nações, comunidade solidária de nações, fraterna e justa, fortalecendo e multiplicando seus laços culturais e econômicos.

Seguramente podemos dizer que os resultados de tais encontros têm sido muito produtivos, novos vínculos e parcerias, amizades que se iniciam ou se fortalecem, importantes negócios nos mais variados segmentos, novas perspectivas, horizontes ampliados. Além disso, resgatar e preservar a história dos nossos antepassados, dos nossos descobridores, dos imigrantes e seus descendentes que com seu trabalho contribuíram para construir nosso País e fazer dele a pátria do coração.

Para valorizar e agradecer o que recebemos e o que incorporamos dessa destemida e valorosa gente, utilizamos este espaço para reconhecer tudo o que foi e tem sido feito.

Vamos homenagear algumas pessoas, por extensão o país de origem, pelo trabalho e como exemplo de vida, referências para todos nós e para futuras gerações.

Quero finalizar dizendo que a minha crença é no sentido de que a união entre os povos presentes neste encontro é o que nos conduzirá à tão sonhada paz almejada.

Muito obrigado a todos pela presença.

Quero, neste momento, passar a palavra ao Dr. Nelson Faria de Oliveira, o grande idealizador e coordenador do encontro, um exemplo de perseverança, de pessoa que acredita no que quer e deseja. (Palmas.)

 

O SR. NELSON FARIA DE OLIVEIRA - Nobre Deputado João Caramez, demais autoridades presentes, senhoras e senhores, falar do Encontro dos Descobrimentos é sempre falar das pessoas, falar das nações, falar de todos vocês que contribuíram para o desenvolvimento, para o crescimento dessa fantástica cidade chamada São Paulo. É essa ligação entre os povos que nos orgulha por ter contribuído para o crescimento e para o desenvolvimento desta cidade.

Na verdade, não sou o grande idealizador do Encontro. Todos nós somos idealizadores. Os ideais do nosso País, das nossas origens, dos nossos povos e esses ideais estão no coração de cada um: na lembrança dos nossos pais, dos nossos avós, na esperança de um porvir melhor para os nossos filhos.

O Encontro dos Descobrimentos é uma questão de solidariedade, de amizade, é questão da essência que está contida na mensagem do milho bom. É acreditar. Costumo dizer que vivemos num grande condomínio, que é o nosso planeta. Costumeiramente vemos nesses envios de e-mails o quanto é bonito este planeta, o quanto é maravilhoso. E para que continuemos tendo um mundo maravilhoso temos que mudar as nossas atitudes. Não adianta querermos mudar as lideranças dos países enquanto não mudarmos a nossa cultura, as nossas atitudes. Não podemos recriminar as lideranças dos nossos países enquanto cometermos os nossos próprios erros.

As atitudes são fundamentais. Essa questão da cultura do milho bom, estar preocupado com o vizinho é muito importante; cada país estar preocupado com outro país significa a mudança da cultura, a mudança de pensar. Mas isso acontece. Olhando para trás nos livros de História, vemos que houve a escravidão, como a escravidão branca no período de Roma, mas as pessoas foram percebendo que tinham que mudar. A nossa consciência caminha para esse lado, não viver numa sociedade onde cada um tenta sempre se sobressair, criando divisões. Não é por aí. Mas vamos chegar lá, e é por isso que a questão dessa conscientização passa por cada um de vocês, passa pelos povos: pelo Brasil, por Portugal, pelo Japão, pela Itália e pela Espanha.

O motivo principal deste encontro é justamente o descobrimento do Brasil, um país que abraçou a todos de todas as comunidades, não só dessas que estão presentes. Não esquecemos a data do aniversário de nossos filhos, dos pais, da esposa, dos entes queridos. E também não esquecemos de 22 de abril, uma data muito importante: o nascimento do Brasil.

Gostaria de destacar Aristides Souza Mendes, uma pessoa que teve a visão, a coragem de enfrentar o sistema durante a Segunda Guerra Mundial e conceder mais de 30 mil vistos para que pessoas não perecessem, na sua grande maioria judeus. Os momentos eram difíceis e ele pagou muito caro por isso. Praticamente morreu à míngua em função de uma situação que ele realmente teve coragem de enfrentar.

A ligação histórica entre as nações Brasil-Portugal-Japão-Itália é muito forte. Portugal com Itália, até na questão da liberdade: o 25 de abril de 1974, o Dia da Liberdade em Portugal, tem o seu homônimo na própria Itália, que também o Dia da Liberdade na Itália é no dia 25 de abril de 1947. Engraçado: 74 e 47, e também o Dia da Liberdade!

E a ligação histórica comercial que os italianos sempre tiveram com os portugueses, a ligação de todas essas comunidades no Brasil, seja no comércio ou na agricultura, podem reparar, sempre estiveram juntas: portugueses, brasileiros, japoneses, italianos e espanhóis. No filme “Gaijin”, que é um filme fantástico, com relação à luta do povo japonês, de conquistar o seu espaço, as suas dificuldades, nós verificamos a ligação desses povos.

  A essência do Encontro dos Descobrimentos é isso. Eu costumo dizer que é um grande abraço às pessoas, e é um conscientizar. Muitas pessoas não percebem, não conseguem enxergar esse lado, mas eu fico muito feliz que cada vez mais enxergamos mais pessoas se conscientizando disso.

O Encontro dos Descobrimentos já teve a possibilidade de ser realizado em vários países, com diversas comunidades, que ficam empolgadas por realizarem e participarem desses encontros: espanhóis, italianos. O próximo encontro provavelmente faremos em Madri, justamente levando o mesmo milho que trazemos aqui para lá.

O Encontro continua. Teremos um grande Encontro com o apoio do Conselho das Câmaras Portuguesas do Comércio no Brasil, comandado brilhantemente pelo Dr. Antonio Carrelhas, que há muitos anos admiro, e tem trabalhado numa luta constante, fortalecendo não só as empresas portuguesas, como as outras, na medida em que ele incentiva essa correlação, essa ligação com as mais diversas empresas, com as mais diversas comunidades.

Esse grande evento será realizado em setembro, em Fortaleza. Distribuí alguns materiais a respeito. Na Internet há muitas informações. É a questão de tentarmos levar ao máximo de comunidades e fazer essa ligação histórica.

Existe uma música portuguesa chamada “Pedra Filosofal”, que termina dizendo basicamente assim: “quando o homem sonha, o mundo pula e avança”. Acredito muito nisso. É preciso acreditar, ter fé. Somente assim conseguiremos chegar lá.

Agradeço muito pela presença de todos. Uma boa noite e um bom evento para todos. Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Há poucos instantes estávamos conversando com o Nelson e o nosso Ministro José Gregori, que adiantava que há sete anos, quando era embaixador em Portugal, recebia a visita do amigo Nelson, levando lá a ideia de realizar o primeiro Encontro. E realmente, uma semana depois o Encontro estava sendo realizado lá em Portugal.

E a partir de então o nosso Ministro foi intitulado “Padrinho dos Encontros”. É com essa homenagem e com essa satisfação que passo agora a palavra ao nosso Ministro José Gregori.

 

O SR. JOSÉ GREGORI - Autoridades que já foram mencionadas, eu saúdo, minhas amigas e meus amigos. Poucas palavras, mas muito substantivas do ponto de vista de emoção, do ponto de vista de sinceridade, para dizer do prazer que tenho, em primeiro lugar, de voltar a esta Casa, onde tive a honra de representar o povo paulista e paulistano no meu mandato, quando o Brasil estava voltando à democracia, depois de anos e anos de arbítrio.

Em segundo lugar, por ver mais uma vez acontecer uma coisa que me pareceu, na primeira notícia, na primeira impressão, mais um desses sonhos que realmente são agradáveis para quem sonha, mas que, como se diz em Portugal, não resultam, não se transformam em realidade. Apareceu um jovem brasileiro lá na Embaixada, ex-aluno da PUC, advogado, que tinha se mudado para Portugal, estava advogando, e queria fazer esses encontros.

E realmente a conversa foi muito agradável. Mas quando ele saiu, eu disse: “Mais um sonhador brasileiro.” Mas esse era um sonhador do outro tipo, que sonha e faz. E realmente nesses sete anos ele plantou essa semente de união, de confraternização, várias vezes em Portugal e várias vezes no Brasil. E agora já espalha essa semente para outros países. Hoje são cinco países que foram devidamente conectados por essa corrente de afeto, por essa corrente de sonho e que é, a meu ver, uma das formas mais eficazes para realmente realizarmos um mundo mais justo, um mundo mais pacífico, um mundo mais solidário.

É claro que a ONU, as grandes organizações internacionais cumprem o seu papel, mas só com elas, ou através delas, é pouco. Não chegaremos realmente à sociedade dos nossos sonhos, que é a sociedade planetária: uma pátria só, uma família só, para realmente não termos mais lutas nem desentendimentos.

Quem faz ao lado das organizações governamentais a grande costura são realizações, são iniciativas do tipo dessa que o Nelson faz há tantos anos, e que encontrou nesta Casa um deputado operoso, digno do mandato que exerce, João Caramez.

E o Deputado João Caramez é um carimbo não só de ideias, mas de sangue nesse sonho de união do Nelson, porque ele me disse que ele “é brasileiro, com sangue português, espanhol e italiano”. Escapou o japonês, mas, sabe-se lá, se com a descendência dele não se completam esses cinco que já estão nessa corrente iniciada pelo Nelson.

Circunstancialmente, como embaixador em Portugal, pude colocar no meu ativo de serviços isto, de ter ajudado uma iniciativa particular, iniciativa de um cidadão, de um homem de boa vontade, de um sonhador, mas que se transforma gradativamente num desses elos que nós precisamos estabelecer para construirmos um mundo melhor.

Essa costura do Nelson é tanto mais necessária numa hora de crise, como esta. É ilusório pensar que apenas alguns países poderão solucionar essa crise. É preciso entender que é preciso esse tipo de união, de mais e mais países, de todos os países, para que um país não fique olhando para outro, mas que todos olhem na mesma direção, numa direção de construir um mundo mais justo, mais fraterno e mais igualitário.

Parabéns ao Deputado João Caramez que tomou a iniciativa de juntar essa Casa do Povo ao sonho do Nelson. E parabéns ao Nelson pela sua persistência. É realmente uma coisa bonita ver a união daqueles que se juntam em alma. Qual é, afinal de contas, o título que temos, para estarmos aqui neste momento? É sermos criaturas humanas portadoras de uma dignidade, que têm que conviver, existir, prosperar, num mundo justo em que não haja mais tanta incompreensão e tanta luta, um mundo fraterno como o Nelson sonhou e como esse sonhou se transformou numa realidade que cada vez ganha mais apoios.

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Secretário José Gregori, não imagina a satisfação e alegria que temos, por ter trazido a este Parlamento essa iniciativa do Nelson, principalmente no momento que estamos vivendo, onde infelizmente a política foi banalizada.

Mas a política é tão importante para a vida do cidadão, que não conseguimos viver sem a política. É através dela que temos as políticas públicas da nossa vida, da nossa sobrevivência.

Venho de uma família de políticos. Meu pai foi prefeito, eu fui prefeito, minha esposa foi prefeita. Fiz uma opção de fazer política, e não me arrependo. Estou no meu terceiro mandato como deputado e tenho grande orgulho daquilo que faço. A partir do momento em que fomos delegados pela população do Estado para representá-la nesta Assembleia, procuro, da melhor maneira possível, cumprir as minhas obrigações de homem público, porque carrego uma preocupação muito grande com meus filhos, com minha família, para que eles realmente possam se orgulhar do pai que têm, e do marido que minha esposa tem.

Iniciativas como esta merecem todo o nosso esforço e nossa consideração, nosso apoio. A Assembleia Legislativa de São Paulo muitas vezes é denegrida pela imprensa - obviamente há momentos de só coisas ruins, parece que dão Ibope, e as coisas boas não dão -, mas V. Exa. passou por esta Casa e sabe quantas coisas boas existem dentro deste Parlamento.

Uma dessas coisas boas são momentos como este, em que podemos compartilhar da alegria, da felicidade de um sonho ter se transformado em realidade por meio de um jovem brasileiro que mudou para Portugal e queria realmente realizar esta confraternização. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se sente orgulhosa e feliz por estar compartilhando com todos vocês este momento maravilhoso. Estamos falando do maior Parlamento do Brasil, a maior Assembleia Legislativa do Brasil. Estamos falando do Estado que, sem sombra de dúvida, conduz o destino do nosso País.

Tenho a satisfação de passar a palavra ao Sr. Gustavo Cintra do Prado, que representa neste momento a Casa Imperial do Brasil.

 

O SR. GUSTAVO CINTRA DO PRADO - Muito boa-noite. Cumprimento neste ato as autoridades presentes, o Exmo. Sr. Deputado João Caramez, Exmo. Sr. Ministro José Gregori, os desembargadores presentes e em especial o Dr. Nelson, já que eu acompanho há algum tempo esse trabalho meritório dele - não apenas eu, mas também os príncipes da Casa Imperial do Brasil. Foi com grande alegria que recebi das mãos de Dom Luiz e Dom Bertrand de Orleans e Bragança a honrosa missão de representá-los nesta noite bastante festiva. Achei muito importantes as palavras ditas anteriormente, inclusive algumas palavras ditas pelo Ministro José Gregori quando diz que estamos de fato procurando ter essa união entre os povos. Isso é bastante importante e bastante fácil para este nosso querido Brasil, porque a união de povos gerou e fez parte da história do nosso País.

Começou com a união de Portugal e Brasil. Em tantos países houve derramamento de sangue para a independência, aqui podemos dizer que a nossa independência foi muito harmônica, de pai para filho. Dom João VI já tinha vindo ao Brasil com a intenção de fazer do Brasil esta grande potência de reino unido, senão não teria tomado todas as providências que tomou, mas disse a seu filho: “Ponha logo essa coroa na sua cabeça antes que algum aventureiro o faça.” E de fato, graças a isso, hoje temos esta grande extensão territorial como não há em outros países vizinhos e amigos nossos que de fato acabaram por perder uma unidade maior que poderiam ter tido.

Nos vários eventos da nossa história a nossa miscigenação, a nossa capacidade de tratar os nossos irmãos como irmãos são exemplificados. Como na questão indígena, certa vez Dom Bertrand, em viagem, foi indagado por um repórter americano: “Como a família imperial vê a questão da matança dos índios em geral?” Dom Bertrand disse: “A grande diferença entre nós, no Brasil, e vocês, nos Estados Unidos, é que vocês caçavam os índios e aqui no Brasil nós casávamos com eles.” Para mim esse exemplo corre nas veias todos os dias, pois sou descendente do cacique Tibiriçá e da Princesa Bartira. Vivo muito dessa questão da união racial.

Não há nada mais bonito do que podermos conseguir essa união que é totalmente possível, até porque, além da beleza da diversidade das várias culturas presentes, a cultura japonesa, portuguesa, italiana e tantas outras tão ricas, é muito fácil saber por que esse empreendimento de Dr. Nelson é um empreendimento de grande sucesso. Estamos vivendo hoje a concretização de um sonho muito possível porque temos algo maior que nos une. Todos os povos do mundo deveríamos ser regidos pela lei maior, pela lei natural. Se todos nós seguíssemos a lei natural não haveria guerras e tantas coisas que nos separam e que hoje tentamos fazer com que haja seu oposto. O Dr. Nelson, que é um grande advogado, sabe que de nada adianta sofisticar, detalhar a lei positiva que rege o Direito se não estiver de acordo com a lei maior, a lei natural.

Procurando exprimir o sentimento da Casa Imperial, que foi herdado desde que Dom João VI veio ao Brasil, gostaria muito de agradecer e desejar que este 42o encontro - que já pelo próprio número representa algo tão significativo - possa cada vez mais transformar os nossos corações, as nossas mentes e as nossas almas para que possamos chegar a essa harmonia com o cumprimento da lei maior, a lei natural. Agradeço ao Deputado, a esta Casa, ao Dr. Nelson e cumprimento a todos em nome de Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Tem a palavra o Cônsul do Setor Político do Japão Sr. Toshinori Matsuhiro, neste ato representando o Cônsul-Geral Kasuaki Obe.

 

O SR. TOSHINORI MATSUSHIRO - Ilustríssimas autoridades presentes, senhoras e senhores, representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, é com grande alegria e satisfação que apresento as mais sinceras congratulações pela realização deste Quadragésimo Segundo Encontro dos Descobrimentos.

Primeiramente, gostaria de louvar o esforço dos senhores, principalmente do Deputado João Caramez, que se empenharam com afinco para a concretização deste significativo evento.

Portugal e Brasil são nações cujos papéis na história japonesa são de grande relevância. Na época dos grandes descobrimentos, Portugal, que se igualava a Espanha, reinava poderosa sobre os demais países do mundo. Em meados do século XVI, as caravelas portuguesas chegaram em terras japonesas pela primeira vez. A frota portuguesa trouxe a mais avançada tecnologia da época, a cultura e as tradições europeias ao Japão. Dentre as contribuições marcantes, podemos citar a introdução da arma de fogo, que transformou definitivamente a história japonesa. O Japão naquela época era tomado por guerras entre os senhores feudais que procuravam expandir seus domínios, e o samurai que incorporou esta nova arma, a espingarda, foi Nobunaga Oda, sucedido por Hideyoshi Toyotomi, que unificou o Japão, pacificando a Era da Guerra.

Do final do século XIX para o início do século XX, surge no Japão, que sofria com as consequências do aumento de sua população, um movimento que via na imigração a oportunidade de atuar além­-mar. Neste contexto, o Brasil recebeu os imigrantes japoneses. A imigração japonesa para o Brasil, que teve início em 1908, comemorou no ano que se passou o seu centenário, com a realização de inúmeros eventos alusivos em ambos os países. O ponto culminante destas comemorações foi a vinda do Príncipe Herdeiro em junho. Hoje a comunidade “nikkei” conta com cerca de um milhão e quinhentos mil integrantes, tornando-se a maior comunidade japonesa fora do Japão. Tomando impulso no centenário, as relações entre os dois países se intensificaram sobremaneira e certamente serão cada vez mais fortes nos anos vindouros.

O Brasil, que teve seu alicerce edificado por Portugal, foi construído por imigrantes da Itália, da Alemanha, do Japão e de outras nações que aqui se estabeleceram. Para a comunidade “nikkei”, que comemorou o importante marco de um século e dá o seu primeiro passo rumo ao segundo centenário, acredito que uma maior interação com os descendentes de outras nacionalidades seja primordial para perpetuar o mútuo progresso e prosperidade.

Neste sentido, reconhecer as relações especiais que o Japão manteve ao longo de sua história, preservar e promover as relações amistosas e benevolentes entre estas nações é bastante significativo. Como um diplomata, espero sinceramente poder contribuir, mesmo que de maneira modesta, para que estas relações se fortaleçam.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Passo a palavra ao vice-Cônsul da Itália, Sr. Marco Leone, neste ato representando o Cônsul-Geral Marco Marsilli.

 

O SR. MARCO LEONE - Senhores e senhoras, prezados Srs. Deputados, prezados senhores cônsules e representantes de diversas comunidades, prezadas autoridades, antes de mais nada gostaria de agradecer-lhes o convite para participar de tão honroso encontro.

São Paulo, de fato, é hoje uma das grandes capitais culturais, econômicas e políticas do mundo. É uma cidade rica em todos os âmbitos, que se tornou tudo isso graças também às comunidades que a compõem.

Como sabemos, São Paulo, em particular, tem uma das maiores comunidades portuguesas; uma comunidade espanhola muito importante; acho que a maior comunidade japonesa do mundo; uma das maiores comunidades árabe e judaica do mundo inteiro.

Falando sobre a Itália, São Paulo representa a maior cidade do mundo com pessoas de origem italiana. Além da contribuição italiana ao desenvolvimento econômico da cidade, à política da cidade, todos os dias, muitas pequenas coisas em São Paulo fazem com que lembremos da contribuição italiana: os nomes das pessoas e das ruas, a arquitetura, a culinária, os times de futebol e até mesmo o sotaque da cidade.

Por sua vez, a existência de uma comunidade italiana tão grande, no Brasil e em São Paulo, contribui para que o País seja conhecido e amado pelos italianos. Sem dúvida, hoje, o Brasil é um dos países mais conhecidos e mais amados na Itália.

Dessa forma, é fundamental que o Estado de São Paulo organize este evento. Este Estado, este País, representa, no mundo inteiro, um formidável exemplo do que se pode conseguir no campo econômico, cultural e político, como as frutíferas influências e colaborações de diversas comunidades internacionais.

Outro motivo é que amanhã é também o Dia da Liberdade, na Itália. É outra coisa que une o Brasil à Itália.

Mais uma vez, agradeço o convite. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - João Caramez - PSDB - A partir de agora, teremos algumas apresentações e homenagens. Passo a palavra ao Cerimonial, para que sejam feitos os devidos encaminhamentos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Obrigado, Sr. Presidente. Antes de iniciarmos, gostaríamos de registrar a presença do Sr. Diego Conti, Assessor Parlamentar do Deputado Federal Walter Ihoshi. Muito obrigado pela presença.

Agora, teremos a apresentação do Grupo Shinkyo Daiko, que é um grupo de percussionistas formado por jovens de oito a 22 anos. Desde 2002, o grupo tem realizado apresentações culturais dos tambores, que são considerados um dos instrumentos musicais mais antigos da história do Japão. Símbolo da comunidade rural do antigo Japão, a batida e o som forte são considerados místicos e associados aos deuses. Por isso, faz parte de muitas religiões.

O nome do Grupo Shinkyo Daiko tem como significado a vibração interior do coração. A alegria, a jovialidade, o ritmo e a criatividade dos componentes são valores herdados da alma do povo brasileiro. A influência da cultura japonesa revela-se pela disciplina, concentração, determinação e respeito às tradições.

Com vocês, o Grupo Shinkyo Daiko! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Nossos agradecimentos ao Grupo Shinkyo Daiko.

Teremos, a partir deste momento, as homenagens aos países aqui representados. Convidamos todos para ouvirmos o Hino Nacional Português.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Português.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Teremos, agora, a homenagem aos Príncipes Dom Bertrand e Dom Luiz de Orleans e Bragança, representados nesta cerimônia pelo Sr. Gustavo Cintra, representante da Casa Imperial do Brasil.

Convido o Deputado João Caramez para fazer a entrega aos dois homenageados, na pessoa do Sr. Gustavo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Tony Correia. Nascido em Portugal, formou-se em Engenharia em Coimbra, estudou na Faculdade de Ciências de Paris e cursou Literatura Portuguesa na Sorbonne. Em 1976, recém-chegado ao Brasil, integrou o elenco da novela “O Casarão”. Desde então, atuou em novelas, em casos especiais e minisséries, além de várias produções cinematográficas. Em 1983, Tony casou-se com uma carioca e foi trabalhar em Portugal, na RTP. Depois, durante 15 anos, trabalhou em publicidade, em Paris. No Brasil, desde 1976, escreveu, roteirizou e produziu espetáculos motivacionais. Tem realizado palestras sobre motivação, comunicação e liderança em congressos e em grandes empresas. Em 2004, foi agraciado pelo Sr. Presidente da República de Portugal com a Comenda da Ordem Infante Dom Henrique, no grau de Comendador, e reconhecimento pela divulgação da História e da Cultura Portuguesa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Joaquim Batista, nascido também em Portugal, na Aldeia Carvoeira, Distrito de Coimbra, em 1917. Em Portugal, trabalhou na agricultura e no transporte fluvial de cargas pelo Rio Mondego. Veio para o Brasil, em 1952, e em São Paulo trabalhou na CMTC, atuando também no comércio, como feirante e taxista. Por último, passou longos anos na construção civil, ajudando a nossa Cidade e o nosso País a crescerem. Homem de fibra, com coração bom, honesto, trabalhador e com grande caráter. Tem uma saúde forte e nunca para. Está sempre ativo, procurando algo para consertar e melhorar. É invejado por todos por sua energia e persistência. É um exemplo e uma referência para todos que o conhecem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado, o Sr. Fernando Ramalho Leite da Silva, luso-brasileiro, chegou ao Brasil em 1957. Empresário, construtor e incorporador. Presidente provedor da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo. Presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal de São Paulo, onde é grande benemérito. Diretor da Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde é grande benemérito. Vice-Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira. À frente da Provedoria da Comunidade Portuguesa, ampliou e restaurou as instalações do Lar para Idosos Carentes, cuja manutenção é feita por doações da Comunidade Luso-Brasileira. A pedido do Consulado, fundou um centro de apoio para portugueses em situação de penúria, que é sustentado com subsídios do Governo Português, com uma média diária de 25 atendimentos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A homenagem neste momento, vai para a EDP- Energias do Brasil, empresa do Grupo EDP, Energias de Portugal, uma empresa que opera nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica. O grupo está presente em diferentes regiões do Brasil, com atividades no Estado de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Ceará. Destaca-se por suas iniciativas em governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social, com ações culturais, sociais e programas sócio-ambientais permanentes para a preservação das comunidades no entorno das usinas. Prêmio Guia Exame de Sustentabilidade, a EDP, Energias do Brasil, entrou este ano, pela primeira vez, para o seleto grupo das 20 empresas-modelo em responsabilidade corporativa. Prêmio destaque nacional de responsabilidade sócio-ambiental e empresarial, pelo Instituto Ambiental Biosfera, por dois anos seguidos, licitada no restrito índice de sustentabilidade empresarial da Bovespa, que conta apenas com 35 empresas. Melhor governança corporativa, entre as 343 companhias licitadas na Bovespa. Melhor companhia aberta de 2005, pela Abamec, Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD -Teremos agora a apresentação musical do Tony Correia, que apresentará parte do espetáculo Navegar é Preciso.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Esta foi a apresentação do ator e cantor Tony Correia.

O Ministro José Gregori pede escusas por ter de se ausentar em razão de compromissos assumidos.

Muito obrigado pela presença em nome do Deputado João Caramez. (Palmas.)

Convidamos a todos, dando sequência a esta Sessão Solene, para ouvirem o Hino Nacional do Japão.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional do Japão.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Teremos agora as homenagens.

Iniciaremos com a homenagem ao Sr. Cônsul Geral do Japão Kazuaki Obe. Quem receberá é o Sr. Toshinori Matsuhiro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Marcos Haniu, natural de SP, descende de japoneses da terceira geração. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós- graduado pela Niigata University - Japão.

Há 18 anos, fundou a Authent Executive Search, empresa com foco em consultoria de Recursos Humanos para empresas nacionais e multinacionais.

Diretor voluntário e professor da LARAMARA - Associação Brasileira de Deficientes Visuais; vice-Presidente da Comissão de Assuntos Trabalhistas da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa; da Associação Brasileira de Intercambio Brasil/Japão.

Diretor do Instituto Nikkey de Promoção Humana.

Tem proferido palestras em inúmeras entidades abordando temas sobre Trabalho, Empregabilidade e Liderança.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Keiichi Yamashita.

Chegou no Brasil em 1960 com 11 anos de idade e na infância trabalhou na agricultura colhendo folhas de chá no interior de São Paulo, Município de Registro, depois em plantações de verduras em Suzano, Mogi das Cruzes, vindo para São Paulo na década de 70.

Trabalhou 20 anos na indústria de autorrádio, a Motoradio, indústria genuinamente nacional, que chegou a possuir 3.000 empregados.

Desde 1993 trabalha na Nissin-Ajinomoto Alimentos exercendo cargos de Gerente Administrativo e Financeiro; de Recursos Humanos e Gerente Geral de Planejamento Financeiro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Koji Nonaka, representado nesta noite pelo Sr. Rogério Manfrinatto.

Nascido no Japão em Nagasaki em 1958,chegou ao Brasil com os pais com apenas dois anos de idade, juntamente com os seus irmãos.

Com a família, foi para o Interior de São Paulo.

Como todo imigrante, lutou e trabalhou muito, vencendo as adversidades.

Importante empresário do segmento Turístico e dos Esportes, efetua importação e exportação no mercado asiático.

Nonaka-san é exemplo vivo de um verdadeiro japonês que obteve êxito e sucesso em outra Pátria.

Retomou a seu país, onde vive com sua família.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenageada é a empresa Tunibra Travel-Japão.

Tunibra Travel, agência de viagens, é uma das grandes empresas do segmento de turismo do Brasil e a mais antiga da colônia nipo-­brasileira.

Em fevereiro de 2009, a Tunibra completou 60 anos de prestação de serviços.

Desde o seu início como prestadora de serviços voltada às empresas inicialmente japonesas e hoje global, atende a todos os mercados e empresas.

Além das contas corporativas, a empresa é especialista na organização e logística de eventos. Em seu currículo estão grandes eventos esportivos como a Fórmula Indy, o Rio GP de Motovelocidade, o PGA Golf no Brasil, o Rally dos Sertões e muitos outros.

A homenagem será recebida pela Sra. Talita Barreto.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Teremos agora a apresentação do Grupo Kassa Odori.

A origem da Kassa Odori foi no período em que os agricultores sofriam muito com a estiagem.

Com o passar do tempo, esta dança transformou-se em instrumento para desejar colheita farta.

O guarda chuva (kassa) é um trabalho artesanal montado peça por peça e é importado da Província de Tottoni-Japão.

O professor Hiroshi Nishitani trouxe a Kassa Odori de sua província natal Tottori-Ken. Trouxe também as primeiras mudas de cerejeiras do Japão para o Parque do Carmo e formou-se o Grupo Sakura, que trabalha para a manutenção de mais de 1500 pés de sabura.

As danças são apresentadas desde 1985 e a finalidade é preservar a altura dos antepassados e augurar saúde e bem aventurança aos participantes.

Com vocês, o Grupo Kassa Odori.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos todos para ouvirmos o Hino Nacional da Itália.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Itália.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Teremos a entrega do diploma ao Sr. Cônsul-Geral da Itália, Sr. Marco Marsilli, neste ato representado pelo vice-Cônsul, Sr. Marco Leone.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Na sequência a entrega dos diplomas, as homenagens aos representantes da comunidade italiana. Convidamos a Sra. Rita Giuseppina Blasioli Costa, nascida na Cidade de Manoppello Scalo, região do Abruzzo. Formou-se em Direito na Universitá Catollica di Milano. Em 1986 chegou ao Brasil após ter contraído matrimônio com um brasileiro. Desde 1987 trabalha no patronato da Acli - Associazioni Cristiane dei Lavoratori Italiani de São Paulo. Em 1999 foi nomeada coordenadora nacional pelo Brasil, onde desenvolve atividade assistencial, previdencial e de patrocínio a idosos, pensionistas, ou em estado de necessidade. Em 2002 foi eleita vice-presidente da Comissão Social do Conscre, o Conselho das Comunidades de Cultura e Raízes Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, cujo objetivo é promover e defender a paz entre os povos de diferentes nacionalidades.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenageada é a Sra. Lívia Bucci, amiga desta Casa, que nasceu em Roma, tendo se transferido para o Brasil em 1958, em virtude de seu casamento com o oficial superior da Marinha brasileira, Sr. Waldemar Navarro. Diretora da Galeria Spazio Surreale, e representante, no Brasil, da Bienal Internacional de Florença e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Roma, além de organizadora de exposições de artistas ítalo-brasileiros em diversos espaços culturais no Brasil, França, Itália e, recentemente, no Kuwait, implementando o processo proposto de integração cultural, qual seja, a apresentação e revelação de talentos brasileiros na Itália e italianos no Brasil. Vem desenvolvendo exposições quinzenais de pintura, escultura e fotografia.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Terraço Itália Restaurante. Em 1948 Evaristo Comolatti desembarcou em Santos carregando, como tantos outros imigrantes, uma bagagem de sonhos. Dia após dia, ano após ano, trabalhando em ritmo frenético e constante, começaram a surgir suas primeiras empresas, uma após outra, mas sempre voltadas ao segmento automotivo, construindo, assim, o Grupo Comolatti. Ainda que realizado e orgulhoso com seus empreendimentos, Evaristo Comolatti sentia que devia algo para a Cidade de São Paulo. Certo dia, em visita às obras do edifício Itália, impressionou-se diante das dimensões daquela estrutura, daquele prédio, considerando-o um dos marcos nacionais da arquitetura brasileira. No intuito de possibilitar aos visitantes desta cidade, desde a visão do desenvolvimento e da pujança do povo desta que era a sua segunda pátria, decidiu presentear a cidade instalando ali um luxuoso restaurante. Em 1967 era inaugurada a mais bela vista panorâmica da grande metrópole paulistana e um dos cartões postais de visita desta cidade. A homenagem será recebida pela Sra. Camila Nascimento.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Teremos, agora, a apresentação do grupo “La bell’Itália”. O grupo foi fundado em 1991 e faz parte do Circolo Sociale Calabrese di San Paolo, tendo como presidente a Professora Emília Cairo, também vice-presidente do Comites. O objetivo é transmitir o folclore e as tradições culturais da Itália divulgados através da música e da dança. O grupo é formado por dançarinos de origem italiana; os componentes se especializaram em danças regionais populares do norte e do sul da Itália. As músicas mais solicitadas são as tarantelas calabresas, sicilianas, e napolitanas. Através da dança sempre alegre e contagiante o grupo procura preservar a cultura italiana fazendo com que sua dança mostre toda riqueza da tradição do povo italiano.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Na sequência das homenagens teremos agora a Espanha. Portanto, convidamos a todos para ouvirmos o Hino Nacional da Espanha.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Espanha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Iniciando as homenagens à colônia espanhola convidamos o Sr. José Miguel Galán Coimbra. Nascido na Espanha, filho de mãe espanhola e pai português. Criado em Moçambique e depois em Portugal. Formado em engenharia mecânica. Desde 1993 detém a empresa Pentagonal que trabalha com tecnologias de vidro, caixilhos e máquinas de acesso a fachadas e coberturas. Internacionalizou várias empresas européias de exportação para a América do Sul, e do Brasil para a Europa. Mantém fortes relações comerciais com a China. No Brasil desde 1996, detém participações em duas empresas brasileiras sediadas em São Paulo nas áreas de tecnologia de gelo seco e tratamento de resíduos sólidos e filtração industrial.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Nosso próximo homenageado é o Sr. Joaquim Mora Fernandes, professor de comércio exterior na ESPM e na Fasp. Com experiência de mais de 40 anos na área de comércio exterior, marketing internacional, logística, suprimentos e administração. Atuou profissionalmente em 22 países da Europa, Oriente Médio, África, América do Sul e Estados Unidos, realizando pesquisas de mercados, feiras, mostras, contatos comerciais e concretizando negócios. Ativo participante do Conselho de Comércio Externo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSHCILD - O próximo homenageado é o Sr. Santiago Ansaldo de Arostegui de Lerin Y. de Contreras. Nascido na Espanha, casado com a Sra. Helena Gerenstadt, pesquisadora e escritora brasileira. Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madri, doutor em ciências sociais pela Universidade Central de Barcelona. Dentre as inúmeras funções profissionais destaca-se diretor geral de indústria automobilística, diretor geral de empresa da marinha mercante, presidente de grupo de empresas do setor de telecomunicações e diretor geral para o Brasil da Continental Enterprises, representante de indústrias européias. Em 1998 instala-se definitivamente no Brasil, na cidade de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD -Finalizando as apresentações da colônia espanhola teremos o grupo de danças das Ilhas Canárias, uma das comunidades que formam a nação espanhola. O canário mais conhecido no Brasil é o Padre José de Anchieta, fundador da Cidade de São Paulo. O Centro Canário do Brasil é uma associação que congrega os nascidos nas Ilhas Canárias, seus descendentes e familiares. Tendo como objetivo manter e divulgar os costumes e as tradições canárias no Brasil, no ano de 2002, sob a presidência do Sr. Andres Betancor Vera e da professora Laurena Rosario de La Iglesia Alonso, iniciou-se a formação do grupo de danças Centro Canario do Brasil. Na Argentina, Uruguai e Venezuela, representando o Brasil, o grupo foi convidado a participar do encontro de folclore e tradições canárias do Cone Sul.

Com vocês o Grupo de Danças das Ilhas Canárias.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Teremos agora a entrega de homenagens a representantes da comunidade brasileira.

Convidamos a receber a primeira homenagem o Sr. Desembargador Dr. Marco Antonio Marques da Silva, que receberá das mãos do Deputado João Caramez. Ele que é nascido no Município de Itapetininga, no interior de São Paulo. Foi primeiro juiz de direito convidado a funcionar junto a um tribunal superior brasileiro exercendo a função de juiz assessor do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. É desembargador da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, hoje na condição de presidente. Professor titular em direito processual penal da PUC - São Paulo, onde além de se graduar fez mestrado, doutorado e livre docência. Autor de vários artigos e dez livros jurídicos.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTE - DE - CERIMONIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Desembargador Davi Furtado Meirelles, formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desembargador federal do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho, da 2ª região de São Paulo desde 2007. Advogado trabalhista e coordenador geral do departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por 17 anos, até 2007. Autor do livro “Negociação Coletiva no Local de Trabalho - A experiência dos metalúrgicos do ABC”. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. José Eduardo Pinto Ribeiro. Engenheiro civil com especialização em construção de portos e aeroportos. Quase 20 anos atuando nas áreas de desenvolvimento organizacional e operacional em empresa multinacional de grande porte. Responsável pela implantação física, administrativa e do corpo docente da Universidade Corporativa do Hambúrguer no Brasil, centro de excelência e referencia em treinamento para toda a América Latina.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenageada é a Empresa Mundo Verde. Em seus 21 anos de existência a Mundo Verde se consolidou como pioneira e líder no desenvolvimento do conceito de vida saudável e tornou-se a maior rede de lojas franqueadoras do segmento para a América Latina. A marca tem sido reconhecida com a conquista de inúmeros prêmios: Prêmio Valor Social 2003, 2004 e 2005, promovido pelo jornal “Valor Econômico”, Instituto Ethos e Akatu; melhor franquia do Brasil 2004, promovido pela revista e programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Em 2008 a Mundo Verde aderiu ao movimento Amazônia para Sempre e ao fórum Amazônia Sustentável. A homenagem será recebida pelo Sr. Arlindo Antunes.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Assistiremos, agora, à apresentação da cantora Patrícia Romania. Começou a cantar na infância em festas de amigos e familiares. Aos 13 anos começou a fazer shows por toda a região de São Paulo. Estudou música clássica e canto lírico. Em novembro do ano passado, aos 19 anos, finalizou seu primeiro CD. Tem feito shows por todo o Brasil contagiando o público com seu ritmo alegre e bem brasileiro. Neste ano teve duas participações especiais. Cantou no DVD do grupo Raça Negra, Rústico, e participou do trio elétrico Navegador puxando o bloco Pagode Total.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Essa foi a cantora Patrícia Romania. Neste momento retoma a palavra o Presidente desta sessão solene, Deputado João Caramez.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Meus amigos e minhas amigas, estamos chegando ao encerramento da nossa sessão. Antes, porém, quero fazer alguns agradecimentos. Quero antes de tudo agradecer a presença de todos os senhores, as senhoras, autoridades aqui presentes, agradecer a minha equipe, o meu gabinete, meus funcionários, assessores, os funcionários desta Casa - do Serviço de Som, Serviço de Taquigrafia, Secretaria Geral Parlamentar, da Ata -, a Assessoria da Polícia Civil, os nossos militares da valorosa corporação da Polícia Militar. Enfim agradecer a presença de todos aqueles que contribuíram para o êxito desta noite, agradecer imensamente à equipe do Cerimonial desta Casa, na pessoa do Hugo Daniel Rotschild, da Dona Yeda, da Vera, pela paciência que tiveram conosco. Afinal de contas, organizar uma Sessão Solene como esta não é brincadeira; não é mesmo, Nelson? Nossa intenção era de que todas as nações fossem homenageadas. Ficou um pouco longa, mas acredito que tinha que ser feito dessa maneira.

Tivemos no início da sessão um problema devido ao trânsito, tivemos que aguardar algumas autoridades. Tivemos cerca de 140 quilômetros de congestionamento em São Paulo, o que acabou atrasando o início da nossa Sessão Solene. Mas acredito que foi uma noite memorável, uma noite que, sem sombra de dúvida, ficará marcada nos nossos corações.

Antes de dar por encerrada a presente sessão, quero dar uma mensagem que, na minha percepção, descreve muito bem o momento que vivemos nesta noite.

É preciso acreditar e ter coragem para buscar não apenas o possível, mas o melhor em cada um de nós. Gente não nasce pronta, vai se transformando ao longo do tempo. Gente vai se fazendo. Muita gente tem disposição para recomeçar diariamente; outros, nem tanto. Muitos erram e permanecem nos erros; outros se transformam. Alguns marcam sua passagem ou sua estada nesta vida com movimentos de grandeza, ações que passam a fazer parte da história de outras vidas, de uma família inteira, de uma cidade, de um país. Gente que inspira e constrói o mundo.

O mais importante que as pessoas podem deixar além do material são os exemplos que motivam as transformações e que são fundamentais para a evolução humana. Atitudes que fazem o bem. Atitudes que são infinitamente maiores que as pessoas. Bênçãos que alguns recebem e entregam como uma mensagem superior. Boa-noite a todos. Muito obrigado.

Esta Presidência declara encerrada a presente Sessão Solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 13 minutos.

 

* * *