http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE MAIO DE 2011

012ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “CINQUENTA ANOS DA APAE DE SÃO PAULO”

 

Presidentes: LUIS CARLOS GONDIM e VANESSA DAMO

 

RESUMO

001 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Senhor Presidente Barros Munhoz, com a finalidade de comemorar os "50 anos da Apae de São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

002 - AYL MARQUES

Mestre de Cerimônias, anuncia a exibição do vídeo "Campanha da Apae 50 anos".

 

003 - VANESSA DAMO

Assume a Presidência.

 

004 - LUIZ CARLOS GONDIM

Deputado Estadual, realiza histórico da associação. Destaca seu pioneirismo no trabalho de inclusão social. Informa que a Apae atende hoje três mil e quinhentas pessoas portadoras de deficiência intelectual. Ressalta o voluntariado como essencial às atividades da associação. Considera que o assistencialismo e o paternalismo foram substituídos pelo investimento na capacitação e emancipação dos indivíduos portadores de deficiência. Comunica que a Apae foi responsável pela instauração do teste do pezinho no Estado de São Paulo.

 

005 - Presidente VANESSA DAMO

Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.

 

006 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência.

 

007 - JERUZA LISBOA

Vereadora de Poá, informa que Poá também possui uma Apae e espera que esta associação prospere como a de São Paulo. Relata episódio de gestação de risco que viveu. Considera que o diferencial no tratamento da Apae é o amor de mãe prestado aos deficientes. Parabeniza a associação e todos os presentes.

 

008 - VANESSA DAMO

Deputada Estadual, congratula-se com as autoridades presentes. Relata sua experiência na direção da Apae de Mauá, enquanto vereadora. Destaca a conquista da associação referente à realização do "teste do pezinho" no Estado de São Paulo. Enfatiza a força de vontade e o amor dos membros da Apae em suas ações diárias e os parabeniza por sua conduta.

 

009 - JOÃO OCTAVIANO MACHADO NETO

 Presidente da AACD, cumprimenta o trabalho realizado pela Apae. Considera a AACD organização irmã e parceira em seu desenvolvimento. Enaltece os membros da associação.

 

010 - AYL MARQUES

 Mestre de Cerimônias, lê histórico da vida de Cássio Clemente, Presidente da Apae de São Paulo.

 

011 - CÁSSIO DOS SANTOS CLEMENTE

Presidente da Apae de São Paulo, lembra os desafios da associação em seus cinquenta anos de existência. Reflete sobre as dificuldades relativas ao preconceito e à educação a fim de conquistar a inclusão social  e a emancipação dos indivíduos com deficiência intelectual. Manifesta seu desejo de que nenhum deficiente seja vítima de negligência.

 

012 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Presta homenagem a Cássio Clemente, Presidente da Apae de São Paulo através da entrega de placa.

 

013 - AYL MARQUES

Mestre de Cerimônias, anuncia a apresentação dos alunos da Apae, sob a orientação da professor João Júnior, com a música "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa.

 

014MARCO AURÉLIO UBIALI

Deputado Federal e Presidente da Federação Estadual das Apaes do Estado de São Paulo, saúda a todos os presentes. Defende a inclusão social plena dos portadores de deficiência intelectual. Elogia a AACD por seu trabalho em todo o País. Enaltece a conduta dos membros da Apae em suas realizações durante seus cinqüenta anos de existência.

 

015 - LUIZ DANIEL PEREIRA CINTRA

Representando a Senhora Eloisa de Sousa Arruda, Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e o Governador do Estado Geraldo Alckmin, agradece aos presentes e cumprimenta os responsáveis pelas obras realizadas pela Apae. Parabeniza o Deputado Luis Carlos Gondim pela iniciativa de realizar esta sessão solene.

 

016 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Realiza breve histórico da vida de Jô Clemente em sua luta pela construção da Apae em São Paulo. Anuncia entrega de flores a Cássio Clemente, representando sua mãe, Jô Clemente, das mãos da Senhora Jane Hallage, esposa do Deputado Luís Carlos Gondim. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Vamos nomear as autoridades que compõe a mesa convidando Dr. Luiz Daniel Pereira Cintra, Secretário Adjunto, representando a Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Convidamos o Sr. Cássio Clemente, Presidente da APAE de São Paulo, filho da Sra. Jô Clemente, fundadora da APAE.

Convidamos o Deputado Federal, Dr. Ubiali, Presidente da Federação Estadual das APAEs do Estado de São Paulo. Podem bater palmas, se quiserem. (Palmas.)

Convidamos o Sr. João Otaviano Machado Neto, Presidente da AACD de São Paulo. (Palmas.)

Convidamos a Deputada Vanessa Damo. (Palmas.)

Convidamos a Vereadora de Poá, Jeruza Lisboa, e assim vamos compor essa Mesa aqui da Sessão solene em homenagem à APAE de São Paulo, 50 anos. (Palmas.)

Essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo à solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorarmos os 50 anos da APAE.

Convido a todos os representantes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Segundo Tenente e Músico, Policial Militar Jensen Feliciano.

 

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Agora nós vamos assistir à Campanha de 50 anos da APAE.

 

* * *

 

- É feita a exibição do filme da Campanha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência agradece  à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Vanessa Damo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Solicitamos agora então, ao Deputado Estadual Luis Carlos Gondim Teixeira para que faça o seu pronunciamento sobre a entidade.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Bom-dia a todos! Presidente em exercício, Deputada Vanessa Damo. Vou pedir permissão - os outros podem falar do local – para falar daqui do púlpito para ficar mais próximo dos alunos, voluntários, professores e diretores da APAE.

APAE de São Paulo - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo foi fundada no dia 4 de abril de 1961, por iniciativa de um pequeno grupo de seis casais, pais de pessoas com deficiência intelectual, em um sobrado localizado na Zona Sul da Capital de São Paulo.

Esses pais foram os desbravadores. Os primeiros a terem coragem de assumir seus filhos e suas necessidades especiais. Os primeiros a buscarem uma inclusão social, a buscarem soluções científicas, a buscarem um lugar onde seus filhos fossem cuidados e compreendidos e muita coisa foi conquistada de lá para cá. Muita compreensão, muita aceitação foi reivindicada.

Eventos para angariar fundos e envolvimento da sociedade foram criados como a feira da Bondade, Agulhas de Alta Moda, Noite da Sorte, e agora, na quarta edição, Leilão de Vinhos na busca dessa inclusão e conscientização.

No início das atividades, os próprios pais e voluntários visitavam postos de saúde e cadastravam pessoas que possuíam familiares com deficiência intelectual buscando atender o maior número possível de crianças.

Em abril de 2011 a APAE de São Paulo completou 50 anos de história marcados pelo pioneirismo na prevenção, investimento em tecnologia e pesquisas na inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade. Modelo de delimitação social adotado desde o início pela APAE de São Paulo e que conduziu a imensas realizações.

Hoje, a APAE de São Paulo atende a mais de 3,5 mil pessoas nas unidades de Vila Clementino, Itaim Bibi e nos núcleos localizados na Freguesia do Ó, em Itaquera e no Campo Limpo.

O sucesso da iniciativa do grupo de fundadores da APAE de São Paulo só foi possível porque a sociedade paulistana abraçou a causa mobilizando-se nos seus diversos extratos de formadores de opinião, tornando-se muitos deles, voluntários desta magnífica obra de impagável alcance social.  Nasceu junto com a APAE de São Paulo o maior patrimônio da sociedade paulistana que é o voluntariado.

Os voluntários em toda a cidade, em todo Estado de São Paulo exercem um papel muito grande nas Santas Casas, em apoio aos hospitais de câncer e na APAE não é diferente, muito pelo contrário. É daqui que surgiram os voluntários.

Hoje o assistencialismo e o paternalismo têm sido gradativamente substituídos pelo incentivo do desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência intelectual.

O trabalho feito por profissionais da Saúde, da Assistência Social e da Educação é elaborado levando em consideração as capacidades e potencialidades de cada um e é exatamente aí que entra a APAE de São Paulo com foco total nessas mudanças e desenvolvimento do indivíduo e com muito orgulho de ajudar mais de 10.500 pessoas por ano a se tronarem cidadãos. São pessoas que estão se desenvolvendo, se capacitando e cada vez mais prontas para brilhar.

A APAE de São Paulo é referência na prevenção e na melhor qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil. A organização possui o maior laboratório do País, especializado na área de credenciamento pelo Ministério da Saúde como serviço de referência de triagem neonatal. Desde a sua implantação já foram realizados mais de 13 milhões de Testes do Pezinho em bebês brasileiros.

Após 50 anos, novos desafios se desenham e a APAE de São Paulo aponta um olhar para um futuro que privilegia cada vez a emancipação da pessoa com deficiência intelectual. O principal objetivo da APAE de São Paulo é promover a autonomia das pessoas com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade. Mais do que orientar, a APAE de São Paulo quer ver brilhar.

E nós, parabenizamos aqui a todos os professores, diretores, a todos os voluntários, aos alunos, funcionários, desta APAE que brilha aqui em São Paulo e no Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - VANESSA DAMO - PMDB - Peço ao Deputado Luis Carlos Gondim que reassuma a Presidência. Antes de entregá-la ao Deputado, informo que esta Sessão Solene será transmitida na íntegra pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 22 de maio, às 20 horas, nos canais da TVA, canal 66, da NET canal 13 e TV Digital canal 61.2.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Dando sequência à solenidade, nós convidamos a Vereadora da Câmara Municipal de Poá, Jeruza Lisboa Pacheco Reis. (Palmas.)

 

A SRA. JERUZA LISBOA PACHECO REIS - Exmo. Senhor Deputado Gondim, em nome de quem cumprimento todos os demais parlamentares nesta manhã, aos representantes da Banda da Gloriosa Corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a todos os Diretores, Dirigentes, Professores, alunos, imprensa presente, o meu muitíssimo bom - dia.

É uma grata satisfação estar aqui hoje representando o Município de Poá e dizendo que Poá se sente honrada por ter também uma APAE. Uma APAE que está crescendo, que está caminhando e, oxalá, tenha a mesma sorte de brilhar como a APAE aqui de São Paulo.

Eu gostaria de deixar aqui um breve relato, Senhor Deputado, com relação ao amor que na verdade é uma característica indelével da APAE e todo o Estado de São Paulo. Como mãe, como dona de casa, como advogada, como parlamentar. Tenho três filhos, todos moços já, inclusive na faculdade, e o ano passado fui acometida com uma grata surpresa e uma bênção de Deus. Fiquei grávida depois dos 40 anos e foi um susto na verdade.

Muitos disseram: “Jeruza, você tem certeza de que vai levar esta gravidez adiante? Você sabe das possibilidades, da probabilidade de ter um filho com Síndrome de Down.” O amor de uma mãe é tão grande que não importa se o filho virá com Síndrome de Down ou não, ele será filho. Eu então resolvi e disse a todos, inclusive aos médicos e profissionais, como atuo na Área do Direito, Juízes que perguntavam, eu falei: “Olha, será meu filho do mesmo jeito, vou amá-lo do mesmo jeito”.

Então, confesso a todos que mesmo com toda essa preocupação daqueles que estavam ao meu redor eu optei, decidi por ter o meu filho depois dos 40 anos, mesmo em uma gravidez de risco e com as chances de ter uma criança com Síndrome de Down, porque seria amada. E eu quero colocar aqui para todos os presentes que o grande diferencial do trabalho da APAE é este, é o amor de pai, é o amor de mãe. Minha filha nasceu dia 06/01, a Estela, é a minha quarta filha em uma casa onde todos já estão grandes. Na verdade e ela veio trazer um brilho novo, uma luz nova ao nosso lar. Eu só posso agradecer a Deus por isso.

Ela não veio com Síndrome de Down, nenhuma doença, mas se assim viesse e se Deus me permitisse, seria cuidada com igual amor, porque o amor de mãe é incondicional, ele supera todas as barreiras, todos os preconceitos e o que a APAE faz é mostrar a todos os municípios, ao Estado, ao Brasil que trabalha com o amor de pai e de mãe pelos seus filhos, mostrando que eles têm potencialidade porque o ser humano não é simplesmente um conceito científico de células, desenvolvimento. Não, ele é um ser em potencial e nós quanto pais, mães, independente das nossas profissões, nós impingimos e acreditamos e lutamos para que a sociedade contribua para o desenvolvimento pleno desses nossos filhos. Desenvolvimento das potencialidades desses nossos filhos.

Portanto, eu só posso dizer aqui que é uma grande satisfação estar aqui hoje e parabenizar a todos vocês pelo trabalho maravilhoso, porque como eu disse, é um trabalho de amor, um trabalho de dedicação e certamente essas nossas crianças, esses nossos jovens irão superar todas as dificuldades na vida, porque têm o seu embasamento e a sua estrutura, no maior de todos os valores, o maior de todos os princípios que é o amor. Muitíssimo obrigada. Bom - dia a todos! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Convidamos agora a Deputada Estadual Vanessa Damo. (Palmas.)

 

A SRA. VANESSA DAMO - PMDB - Senhor Presidente, Deputado Luis Carlos Gondim, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa da Sessão Solene dos 50 anos da APAE de São Paulo, cumprimentando a Mesa Diretora também, cumprimento a nossa Vereadora Jeruza que falou com o coração, quando se fala com emoção, com transparência, acho que essa mensagem chega muito positivamente. Parabéns pelo pronunciamento. Quero através de sua pessoa cumprimentar também a todas as pessoas que são ligadas a Vereadores, Câmaras Municipais, os Vereadores presentes também. Quero cumprimentar à futura primeira dama, Se Deus assim o permitir, de Ribeirão Pires, Michele Benevides. Cumprimentar a minha grande companheira Lair da APAE que faz um trabalho belíssimo também em todo o Estado de São Paulo, e brevemente colocar aqui também um pouquinho da minha experiência em relação aos trabalhos das APAEs.

Eu, quando Vereadora na Cidade de Mauá, aos 22 anos, tive o privilégio de poder fazer parte da Direção da APAE de Mauá e eu quero parabenizá-los porque convivi com várias dificuldades e nós geralmente matamos um leão por dia, e o que faz com que o trabalho prospere é justamente a palavra que foi dita muito sabiamente aqui pela Vereadora, o amor. É acreditar que pode ser feito alguma coisa, é acreditar que os obstáculos existindo, podem ser ultrapassados desde que haja união.

Nós temos um bom exemplo aqui com a APAE de São Paulo que foi quem começou a fazer o Teste do Pezinho, quero cumprimentar também o Clemente que é Presidente da APAE, filho da Jô Clemente, que colocou realmente esta iniciativa importante que hoje já se tornou um hábito no Estado de São Paulo todo, mas foi algo criado pela APAE de São Paulo. E também cumprimentar e falar um pouquinho do trabalho da Lair que conseguiu lutar pela alteração do Artigo 358 da Constituição, lutando pelos 94 milhões que é um direito das APAEs.

Agora, falando um pouquinho da questão pessoal, na vida a gente ouve muito não, muitas pessoas nos dizem que não é possível, que é difícil. Não faça isso que você não vai conseguir, não vá por essa direção que não será fácil. Aqui estão as pessoas que não acreditam no não como um ponto final, como uma porta fechada. A cada não que nos é dado, a cada não que nós ouvimos, todas as pessoas que aqui estão, isso nos motiva ainda mais a seguir em frente, a poder dizer que existe sim possibilidades, que é possível vencer os obstáculos, que é possível vencer o preconceito, que é possível realmente fazer um trabalho sério e isso se faz com união, com amor e com perseverança.

Eu, como Deputada Estadual, companheira do nosso Deputado Luis Carlos Gondim, quero parabenizá-los e dizer que quando se tem força de vontade, quando se tem amor e quando se tem realmente um trabalho que pode ser efetivo,como nós estamos vendo aqui hoje, é possível sim, fazer a diferença. Parabéns APAE de São Paulo, parabéns a todas as APAEs do Estado de São Paulo, parabéns a todos que participam deste processo.

Quero cumprimentar também ao Secretário Adjunto da Secretaria de Justiça que representa o Governo do Estado aqui também, porque juntos, de mãos dadas podemos efetivamente fazer um trabalho que possa servir de exemplo, refletir para todo o nosso País. Parabéns a todos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Convidamos agora o Sr. João Octaviano Machado Neto, Presidente da AACD de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO OCTAVIANO MACHADO NETO - Bom-dia a todas e a todos. Deputado Gondim, Cássio Clemente e a todas as pessoas que aqui participam da Mesa em homenagem à APAE.

Em nome da AACD, que é uma entidade irmã da APAE e que participa desse processo de inclusão e reabilitação aqui em São Paulo e no Brasil. Quero cumprimentar o trabalho feito pela APAE e registrar aqui a alegria de ver a continuidade do trabalho iniciado pela Jô Clemente que é hoje honrada pelo trabalho do Cássio à frente da APAE. E que é um orgulho muito grande saber que na sociedade paulistana, na sociedade paulista existem pessoas que entendem o papel do que é a doação, que entendem o papel que é a participação de cidadania que está dentro de um projeto como esse.

E é com muito orgulho que a AACD, irmã da APAE nessa caminhada, trabalha também, para que esse projeto se perenize como bem disse o Cássio, pelos próximos 50 anos. Chegar aqui já foi uma grande caminhada, a próxima caminhada dos próximos 50 anos será ainda mais difícil e será cada vez mais importante essa articulação da sociedade, das pessoas, dos poderes, com um olhar para a inclusão, ver que dentro de cada um de nós existe essa chama que nos motiva e faz com que este trabalho seja realmente um projeto de vida.

Então, Cássio, meus parabéns a você, parabéns pelo trabalho da APAE e cada vez mais nós temos em vocês uma luz, um brilho que ilumina a sociedade, e a vocês todos da APAE, que são a razão de ser desse trabalho, o carinho da AACD e o nosso cumprimento a vocês. A todos um bom dia, muito obrigado e felicidades a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Dando sequência à cerimônia, registramos a presença da Lair Sala Malavila, Presidente da APAE de Ribeirão Pires, Cristina Kirner, Diretora Titular Adjunta, representando o Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp, Eliana Victor da AVAPE, Vice Presidência de reabilitação e inclusão, Cristiano Lanfred, representando o Delegado Geral da Polícia, Dr. Marcos Carneiro Lima.

O Publicitário Cássio Clemente, casado com Bia Mattos, pai de cinco filhos é também formado em Administração de Empresas e atual Presidente da APAE de São Paulo. Filho caçula de Jô Clemente, fundadora da APAE de São Paulo, assumiu a Presidência da entidade em primeiro de abril de 2009.

Além da responsabilidade de dar continuidade ao importante trabalho de seus pais, ainda precisa lutar arduamente para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e familiares por meio de pesquisas, defesa dos direitos, inclusão social e incentivo às políticas públicas.

Sua convivência com a deficiência começou no dia em que ele nasceu. Um irmão com Síndrome de Down, dez anos mais velho, fez com que sua vida desde cedo fosse de dedicação e luta. Para Cássio Clemente os desafios são constantes. Sua busca pelo aprimoramento da APAE tem agregado algumas das melhores cabeças da área de pesquisa, profissionais de genética, neurologistas, psicólogos, educadores e profissionais de gestão, assim como a conquista de financiamento para pesquisas.

A roda está apenas começando a girar em direção a um grande sonho. Sabemos que o futuro mostrará este grandioso trabalho e que todos vão reconhecer o seu inestimável empenho. Essa é a missão do Presidente Cássio Clemente, a quem convidamos para o seu pronunciamento. (Palmas.)

 

O SR. CÁSSIO DOS SANTOS CLEMENTE - Muito bom - dia, Ilmo. Deputado Gondim, Ilmos. Deputados, demais autoridades aqui presentes. Muito obrigado pela lembrança dos 50 anos da APAE. Isso só reitera o compromisso desta Casa com o apoio que tem sido constantemente dado à APAE de São Paulo.

Nesses 50 anos muita coisa foi desenvolvida, muita luta foi vencida, muito preconceito foi quebrado, muita luz foi trazida para que cada um dos atendidos da APAE pudesse brilhar um pouco.

Essa luta, sem dúvida nenhuma foi um exemplo, um marco para inúmeras instituições e para cada um dos cidadãos da Cidade de São Paulo, do Estado de São Paulo que quer fazer uma vida melhor, um futuro melhor para este país, para este Estado, para esta cidade.

Momentos difíceis foram passados, barreiras foram vencidas, como a implantação do Teste do Pezinho, mas como bem disse o meu colega João agora a pouco, a preocupação não é com os 50 anos que já se passaram, mas com os próximos que estão por vir.

A missão apenas começou e a estrada ainda é muito longa, nós ainda temos muitas barreiras para vencer, muito preconceito. Muita barreira de tecnologia, de ciência, de atividade social, de atividade educacional, e se nós todos, independente da situação, do momento, do cargo que ocupamos, mas como cidadãos não olharmos para isso com a visão de quem quer fazer um mundo melhor, esses 50 anos se tornarão mais árduos do que os 50 que já passaram.

Nós precisamos lembrar sempre uma frase que o John Kennedy disse, até porque se vocês não sabem, o John Kennedy tinha uma irmã com deficiência intelectual. Ele disse uma frase que vale até hoje, “Essas pessoas já foram vítimas do destino, não vamos permitir que elas sejam vítimas da nossa negligência”. É com essa frase que eu acho que nós precisamos olhar para os próximos 50 anos e ver como cidadãos o que nós podemos abrir de caminho, o que nós podemos criar de oportunidades. Que luz nós podemos acender para que eles possam brilhar e para que nós também possamos brilhar. Muito obrigado e conto com cada um de vocês nos próximos 50 anos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Nesse momento, o Deputado Luis Carlos Gondim Teixeira prestará uma homenagem ao Sr. Cássio Clemente, Presidente da APAE de São Paulo com a entrega de uma placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. CÁSSIO DOS SANTOS CLEMENTE - Eu gostaria de ler a placa porque, realmente, eu me sinto muito honrado e gostaria de repartir, sem nenhum cabotinismo nisso, sem fazer média, eu gostaria de repartir essa placa com todos os meus colegas de Diretoria, com todos os técnicos que todos os dias fazem essa roda girar, se dedicam, que estão ali atentos a cada um que precisa de um estender de mão, de amor como já foi dito aqui, de um carinho, de uma luz.

“O Deputado Estadual Luis Carlos Gondim, por meio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem a honra de parabenizar a APAE de São Paulo pelos 50 anos de amor e dedicação às pessoas com deficiência intelectual e seus familiares. São Paulo, 20 de maio de 2011.” (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Agora nós vamos assistir a uma apresentação dos artistas da APAE com a música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, com o Professor responsável João Júnior. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO JÚNIOR - Bom - dia a todos! Obrigado pelo convite. Aqui somos o conjunto de percussão e voz da APAE chamado Transforma Sons. Também parabenizar a fala da Vereadora que me deixou realmente emocionado. E aí, o não para nós não existe, nós vamos encarar o não como um desafio e não como “não”. Aqui está a resposta do não.

Nós vamos fazer um samba de Adoniran Barbosa e todos estão convidados para cantar, dançar, pular, bater palmas. Por favor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

O SR. JOÃO JÚNIOR - Em nome do grupo aqui nós agradecemos o carinho, o aplauso. Vocês não têm noção do quanto é gratificante esse acolhimento de vocês, e a gente vai combinar aqui uma tarefinha. Eu vou apresentar o grupo aqui para vocês, nós dividimos esse grupo em quatro naipes, falando a linguagem musical. O primeiro naipe são os surdos, então eu vou apresentar os dois dos surdos. Os surdos, Tiago Dantas, o grande Caio Henrique. (Palmas.)

Agora as passistas, as nossas bailarinas, Alessandra Grecco (Palmas.), encantadora, não? Fernandinha Aparecida. (Palmas.) Agora eu vou apresentar as vozes, olha, não batam palmas ainda, só quando terminar as vozes, ok? Nas vozes nós temos Vivi Razeiro, Paulinha Konks, Roseli de Cássia, Tamires Souza, Renata Augusta. (Palmas.) Nos pandeiros nós temos Alan Silva (Palmas.), Paulo Henrique (palmas), Luiz Felipe Boni (Palmas.) e Luquinhas Vitor. (Palmas.) Nos ganzás, Edmilson Silva (Palmas.), Washington Basilio (Palmas.), Bia Ribeiro (Palmas.), Roberto Miura (Palmas.), José Carlos (Palmas.) e nosso educador ali, artista plástico, Pedro Farletti. (Palmas.)

Nós temos ali também Evaldo Mena (Palmas.), Antonia (Palmas.), meu Coordenador, meu chefe, meu amigo, Renato Ribeiro. (Palmas.) Muito obrigado, bom final de semana, peço a oxalá que eu viva mais 50 anos. Obrigado a todos! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Prosseguindo, vamos registrando a presença de Reimei Yoshioka, Presidente da Assistência Social Dom José Gaspar, Reinaldo Aparecido Rozzatti, Presidente da Instituição Acácia de Responsabilidade Social, Udine Verardi, Assessor, representando o Deputado Antonio Salim Curiati, Luiz Chaves, representando o Deputado Beto Trícoli, Ricardo Duregger, Diretor do Instituto Acácia, Eli Szwarc, Coordenador do Serviço Ambulatorial da APAE de São Paulo, Cristiani Lopes, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da APAE de São Paulo, Anísia Sukadolmik do Centro de Voluntariado de São Paulo, Diretora de Assuntos Institucionais, Rosalina Chinome, Diretora de Assuntos Sindicais de UDEMO, Márcia Miola, Diretora Geral do Instituto de Educação para Surdos, Leonardo Ugolini, Diretor da CIESP, Clélia Borin, Conselheira deliberativo do Casas André Luiz, Cristiane Godoi, representando o Vereador de Biritiba Mirim José Maria de Siqueira Júnior, Alfredo Casella Júnior, APAE de Mogi das Cruzes, Lair Moura Sala Malavila Jusevicius, que fundou a Federação das APAES de São Paulo e foi responsável pela alteração da Constituição, Artigo 258 que hoje representa 94 milhões/ano para a APAE, Izaura Maria Novaes Vita, Delegada do Núcleo regional de São Paulo da APABB, Associação de Amigos e Pessoas com Deficiências de Funcionários do Banco do Brasil, representando o Dr. Roberto Paulo do Vale, Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência do Banco do Brasil e da Comunidade APABB e João Luiz Daros, Presidente da APAE de Cesário Lange.

E agora convidamos o Dr. Ubiali, Deputado Federal do PSB de São Paulo e Presidente da Federação Estadual das APAEs do Estado de São Paulo, para o seu pronunciamento. (Palmas.)

 

O SR. MARCO AURÉLIO UBIALI - Bom - dia a todos! Eu quero saudar a todos os meus amigos aqui presentes. Todos os alunos, professores, técnicos e os meus irmãos aqui presentes, pois todos são meus irmãos. Quero saldar ao Deputado Luis Carlos Gondim que teve a brilhante ideia de fazer essa Sessão Solene e com isso, permitir que estivéssemos aqui reconhecendo publicamente o trabalho feito pela APAE de São Paulo.

Quero saldar o Dr. Luiz Cintra que representa aqui o Governo do Estado. Dr. Luiz Cintra que vem aqui trazer a presença do Estado enquanto Executivo e dizer o quanto o Estado tem sido parceiro e quer continuar parceiro das APAEs e de todas as entidades assistenciais que fazem esse tipo de trabalho.

Quero saudar o Cássio. Cássio, nosso amigo que representa não só a APAE de São Paulo, mas a história, porque ele viveu essa história o tempo todo. A história da APAE desde o seu início, quando acolhedora no início, educadora durante muito tempo e agora uma APAE que busca na inclusão social e educacional a sua realização plena porque esse sempre foi o objetivo das APAEs. Ao João, da AACD, quero saudar no seu nome todos os companheiros das nossas coirmãs, das nossas entidades que trabalham no mesmo objetivo.

A AACD não é só um exemplo para as APAEs, é um orgulho nacional. A AACD faz um trabalho que dá, assim como a APAE de São Paulo, a sensação de que estamos em um País em que nos vemos como irmãos, como companheiros, como pessoas que podem fazer um trabalho realmente justo em prol de todos.

Quero saudar a Deputada Vanessa que fez um brilhante discurso, falou das nossas vontades e vontades, diante de um não, sair para um sim. Mas quero ressaltar especialmente a Vereadora Jeruza, que não conhecia, fiquei até assustado quando ela começou a falar que tinha quatro filhos já adultos. Falei, gente! Essa menina casou criança! Então, quando ela falou da história e das dúvidas que nos assaltam a todos quando diante de uma gravidez em algum momento tenha um tipo de risco. Não só um risco do futuro do nosso filho, mas o risco até para nós mesmos como ela colocou. Parabéns por seu depoimento.

Serei muito breve. Fiz questão de estar aqui hoje, eu estava em outro compromisso, peguei um avião para chegar aqui para poder de pronto, de pleno, dizer a todos a nossa admiração pela APAE São Paulo e por todos aqueles que a compuseram ao longo dos anos.

Dizer que a APAE São Paulo tem sido e sempre foi um espelho para que nós possamos nos mirar e tentar acompanhar. Ela sempre teve uma posição de ponta no que se diz da pesquisa científica, da vontade de acertar. Estava conversando com o Eli, meu irmão que está sentado ali, e ele estava dizendo da vontade de sempre fazer mais, de conseguir mais, de fazer a prevenção de forma cada vez melhor e melhor; que é um dos grandes papéis das APAEs. Fazer com que nós possamos de fato não permitir que a nossa negligência, como você bem disse aqui, Cássio, possa prejudicar ainda mais aqueles que por algum motivo tiveram algum problema ao longo da sua gestação, do seu nascimento ou do início da sua vida.

Por isso fiz questão de estar aqui presente, dizer a você, Cássio, que a Federação das APAEs do Estado de São Paulo se orgulha de ter você, não só como membro, mas como espelho e orientação para o nosso movimento. Muito obrigado a você e a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Convidamos agora o Secretário Adjunto, Dr. Luiz Daniel Pereira Cintra que no ato representa a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do estado de São Paulo, Eloisa de Souza Arruda e o Exmo. Governador do Estado, Geraldo Alckmin.

 

O SR. LUIZ DANIEL PEREIRA CINTRABom-dia a todos! Queria pedir licença para cumprimentar na pessoa do Deputado Gondim toda a Mesa já nomeada. Meus cumprimentos a todos vocês que estão aqui hoje nesta data comemorativa. Eu represento neste ato o Governador e a Secretária que não pôde estar aqui presente em face de outro compromisso.

Minha fala é muito breve. Muita gente já se pôs a tentar explicar qual é o significado da vida, alguns dizendo que a vida é feita para aproveitar. Óbvio, uma explicação dessas parece que não se compatibiliza com essa maravilha que é a vida. Eu acredito que a explicação mais razoável seja a explicação que cada um de nós passa pela vida para dar contribuição para que as coisas possam ser um dia melhor, porque é assim que acontece com tudo. Esse é um aspecto.

Outro aspecto é que se a gente pensar que cada um de nós pode viver em média 80, 90 anos isto é um átimo de tempo, é uma fração mínima de tempo se você comparar com a história. Há pessoas que nascem, vivem e morrem e que deixam pouca lembrança. Há pessoas que nascem, vivem, constroem. Eu digo que essas pessoas vivem mais do que 90 anos, vivem muito mais. A minha avó, por exemplo, faleceu já há uns 30 anos e eu digo que ela continua viva pela obra, pelo exemplo que deixou.

Com essas colocações eu quero cumprimentar a APAE, cumprimentar as pessoas responsáveis por essa obra maravilhosa. Primeiro porque construíram e é por conta de trabalhos como o dessas pessoas que a gente tem a perspectiva de que as coisas possam ser melhores um dia, e segundo, é que elas por certo viverão muito mais tempo do que o tempo que viverem entre nós.

Eu quero cumprimentar então, a APAE pelos 50 anos. Cinqüenta anos é muito tempo, mas é o tempo suficiente para plantar uma semente e para ter certeza de que frutos, muitos frutos serão colhidos; e cumprimentar o Deputado Gondim pela iniciativa de comemorar esta data nesta Sessão Solene. Não podia essa data, 50 anos, passar sem uma comemoração dessa ordem, então, meus cumprimentos ao Deputado e a todos vocês. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AYL MARQUES - Com a palavra novamente, o Deputado Estadual Luis Carlos Gondim Teixeira.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Senhoras e senhores, nós vamos fazer um comentário agora, falarmos um pouco sobre essa pessoa maravilhosa que é a Jô Clemente.

Jolinda Garcia dos Santos Clemente, dona Jô, nasceu em 1926, em Coxim, Mato Grosso. Lugar conhecido pelos pescadores de São Paulo.

Motivada por uma experiência pessoal, fundou a APAE, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, de São Paulo aos 35 anos de idade.

Cada dia da vida de Jô Clemente poderia compor uma página de um livro, todas juntas resultariam na biografia de uma mãe obstinada e amorosa que não mediu esforços pelos filhos. Mulher de fibra que garantiu dignidade a milhares de deficientes. Dona Jô é mãe de quatro filhos, entre eles Zequinha, portador da Síndrome de Down que faleceu em 2001, aos 52 anos. Zequinha, imortalizado nas histórias do Cartunista Ziraldo, era independente em uma época em que as pessoas com Síndrome de Down ficavam à margem da sociedade. Morou sozinho e tinha vida social ativa.

A necessidade de levantar recursos para manutenção e construção da APAE fez de Dona Jô Clemente uma intuitiva profissional de Marketing. Tornou-se a maior divulgadora e captadora de recursos para a instituição. Criou a Feira da Bondade, depois As Agulhas da Moda Brasileira, eventos com os quais conseguiu construir o prédio da atual APAE e o Centro Profissional Zequinha para atender adultos portadores da Síndrome de Down. Escreveu o livro Retalhos da Vida no qual relata memórias e lembranças de quando era criança e de sua vida com os filhos e netos.

Em 2008, dona Jô se afastou da Direção da APAE passando o bastão para o filho Cássio, o publicitário Cássio Clemente. Sua principal ocupação hoje é cuidar do marido, o médico Antonio Clemente Filho com 90 anos de idade, esse amor já dura 70 anos.

Quando a APAE foi fundada era comum a família esconder a criança deficiente, hoje existem artistas com Síndrome de Down, vimos há poucos momentos, nas novelas e nos cinemas. A APAE sofreu uma resistência muito grande a começar pelos próprios pais que sentiam medo de expor seus filhos. Hoje é responsável por mais de 400 moças e rapazes incluídos no mercado de trabalho.

Jô Clemente, dizem os especialistas em gestão, encarna um tipo de organização não governamental fadada à extinção. É um modelo de filantropia em que uma figura carismática centralizava os ideais, pedia os donativos, administrava a instituição. São inegáveis os bons resultados colhidos por Jô nestes 50 anos. Inspiradas nela, outras 2.300 APAEs nasceram no Brasil. Na década de 70, a entidade já realizava o Teste do Pezinho, exame capaz de detectar doenças congênitas.

As portas das escolas se abriram para a inclusão de outros Zequinhas. Dona Jô, uma mulher lutadora, amiga, companheira, mãe, conselheira, executiva e que faz de cada desafio uma oportunidade. Parabéns dona Jô Clemente e muito obrigado! (Palmas.)

Bem, eu convido a minha esposa Jane Hallage para a entrega de uma homenagem a Sra. Jô Clemente que será recebida pelo nosso companheiro Cássio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

O SR. CÁSSIO DOS SANTOS CLEMENTE - Mais uma vez, muito obrigado. Eu estou aqui representando a minha mãe que, com 85 anos, vocês podem imaginar que já é difícil a locomoção e ainda com mudança de clima, tudo isso, pegou uma gripe violentíssima e não pôde estar aqui hoje. Mas ela, como brava guerreira que sempre foi, fez questão de me passar uma série de recomendações para que eu viesse aqui em nome dela e agradecesse dignamente esse carinho. Ela fez questão que eu dissesse o seguinte, que esses 50 anos não foram nada, foi muito fácil, foi muito tranqüilo porque ela sempre teve ajuda de um monte de gente. Então, mais uma vez obrigado a todos que ajudaram e a todos que se empenharam, aos voluntários, às voluntárias que todo dia se dedicam de uma forma especial e com muito amor a esta causa. Mais uma vez muito obrigado em nome da minha mãe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Bem, realmente é emocionante a gente realizar uma Sessão Solene como essa. Queria parabenizar a todos os Deputados desta Casa que aprovaram este pedido para uma homenagem tão significante e a gente sabe o sofrimento de todas as APAEs, das Santas Casas, e quando nós chegamos a uma cidade e perguntamos: Tem APAE? Como é que está a Santa Casa? E todos com muita dificuldade, fazendo bingos, leilões, leilão de gado em uma cidade, em outra um leilão de frango. É uma coisa tão interessante a fibra de todos para manter aquelas crianças em uma escola, dando dignidade.

Então, nos sentimos muito orgulhosos de fazer essa Sessão Solene e pedimos aqui a Deus, Criador do Universo, que proteja a todos vocês. Realmente é muito importante.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade e convida a todos para um café aqui no Salão dos Espelhos.

Que Deus abençoe a todos e muito obrigado. Parabéns! (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 37 minutos.

 

* * *