http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE MAIO DE 2011

013ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por várias autoridades. Informa que a esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para prestar “Homenagem ao Empreendedorismo Sustentável". Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz pronunciamento, justifica a homenagem pelo seu caráter público, tendo em vista os benefícios ambientais gerados pela homenageada. Informa que o grupo Marabraz é a primeira rede de varejo a receber certificado pela emissão de carbono zero. Fala da parceria com o Programa CCO2, em obediência ao Protocolo de Kyoto, com a plantação de cem mil árvores por reflorestamento, em fazenda de Ponta Grossa, no Paraná. Enaltece a conscientização que a empresa busca levar a seus clientes. Cita projetos, de sua iniciativa, voltados ao meio ambiente.

 

002 - PEDRO PIZZATO

Gerente de Projetos do Instituto Ecoplan, fala de sua satisfação em participar desta solene. Ressalta a importância de se trabalhar pela qualidade de vida, com práticas simples e diretas. Informa o crescimento rápido das árvores plantadas. Parabeniza a iniciativa que, adita, espera servir de exemplo a outras empresas.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Informa a entrega de Certificado do Instituto Ecoplan ao empresário Nasser Fares, que representava o grupo Marabraz. Presta homenagem, com a entrega de placa, ao Sr. Everton Baldoíno de Castro, empregado que representava os demais funcionários da Marabraz. Entrega certificado e medalha ao empresário Nasser Fares, da Marabraz.

 

004 - NASSER FARES

Empresário da Marabraz, faz histórico sobre o trabalho de sua família, que atua há 40 anos no comércio. Enaltece a memória de seu pai. Discorre sobre a importância de se realizar os sonhos das pessoas simples. Informa que a empresa tem 2.700 funcionários, que trabalham em 118 lojas, estando prevista a expansão da empresa. Lembra os princípios da responsabilidade social. Comunica a doação anual de sementes. Recorda campanhas veiculadas pela mídia sobre a economia de água, lixo e combate à poluição. Destaca a importância da seleção de fornecedores, com preocupação ecológica. Fala do ineditismo da empresa de varejo com visão ambiental.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lembra a cooperação que deve envolver os países, em obediência ao Protocolo de Kyoto. Cita iniciativas do Bradesco e da Ecoplan nessa direção. Entrega a Medalha Ives Gandra Martins ao Sr. Nasser Fares. Homenageia, com a entrega de flores, à Sra. Hajar Fares, mãe dos Srs. Nasser, Adiel e Jamel. Anuncia apresentação da ária "Nessum Dorma", pelo tenor Jorge Durian. Faz citação do profeta Paulo aos Corintios, sobre a fé, a esperança e o amor. Faz  agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a Sessão o Sr. Fernando Capez.   

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Sessão será transmitida pela TV Assembleia, canal 7, da Net, no domingo, às 21 horas.

Convido para ocupar o assento à nossa direita o primeiro representante da empresa homenageada pelo empreendedorismo sustentável, representando a Marabraz, Ilmo. Sr. Nasser Fares. (Palmas.)

Para ocupar a cadeira de honra integrante da Mesa, à esquerda desta Presidência, nós convidamos o Ilmo. Sr. Adiel Fares, também representante do Grupo Marabraz. (Palmas.)

Convidamos também a Ilma. Senhora Superintendente do Instituto Ecoplan, Dra. Raquel Pizzatto Marcello para também integrar esta Mesa de Honra. (Palmas.)

Convidamos ainda representando o Presidente da Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Skaf; o Dr. Celso Shimura, do Grupo de Jovens Empreendedores da Fiesp, que dá apoio formal a este Prêmio Empreendedorismo Sustentável. Convidamos o Dr. Celso Shimura. (Palmas.)

Desde já faço os agradecimentos desta Casa à Sra. Maura, Chefe do Cerimonial e à dona Yeda, que está aqui à minha direita, tem 60 anos de Assembleia Legislativa, e organiza com carinho e com denodo todas as sessões que aqui se processam.

Em certa oportunidade, apressada por produzir o necessário para dar início a uma Sessão Solene, sofreu uma queda e uma fratura no fêmur. Ela estava na enfermaria aí ao lado, quando entrei para verificar o seu estado, ela pediu que me retirassem de lá para que não a visse em sofrimento porque isso poderia tirar a minha concentração e atrapalhar a Sessão Solene que ela faz e contribui com tanto amor. Eu acredito que, sim, dona Yeda também é um símbolo da sessão de hoje, de empreendedorismo sustentável que é o empreendedorismo com amor, com ética, com dedicação por aquilo que se faz. (Palmas.)

Anunciamos também Dr. Antonio Sebastião Teixeira Mendonça, Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista aqui representando o Exmo. Senhor Secretário de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho, Deputado Davi Zaia.

Também está aqui presente a responsável maior por tudo isto, sem ela, aplicando-se a teoria da causalidade de Julius Glaser, nada teria ocorrido. A mãe dos idealizadores do Grupo Marabraz, Nasser, Adiel e Jamel aqui presente, nossa querida e estimada dona, tia, Raquel Fares. (Palmas)

Dr. Pedro Pizzatto, Gerente de Projetos do Instituto Ecoplan, Dr. Caio Fonseca representando o Deputado Itamar Borges, Dona Meire Carneiro representando o Deputado André Soares, o Sr. Jorge Marcos Pereira Soares, Presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas de Logística e Transporte do Estado, APMELT de São Paulo, Sr. João Batista Diniz, Vice Presidente Financeiro da Cebrasse, Central Brasileira do Setor de Serviços, Sr. José Luiz Duarte, Diretor Comercial da Credipar, Dr. Marcelo Ferraz Almeida, Diretor Geral da Credipar, Dr. Alexandre José Macetti, representante do Banco Bradesco, Dr. Paulo Roberto Silva Santos, Presidente do Conselho de Segurança da Cidade Ademar, representando a sociedade civil.

Eminente Delegado de Polícia Civil, Dr. Paulo Rios, Chefe da Assessoria Policial Civil desta Casa, representando o Delegado Geral de Polícia Dr. Marcos Carneiro, Sr. Abdul Fares, representando o Sr. Jamel Fares.

E ainda, recebemos aqui as seguintes correspondências:

Incumbiu-me o Senhor Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin de agradecer o convite para participar da Sessão Solene em Homenagem ao Empreendedorismo Sustentável. Envio-lhe cumprimentos extensivos aos organizadores e participantes, com votos de sucesso a esta oportuna iniciativa. Fabio Lepique, Secretário Particular do Governador Geraldo Alckmin.

Assim também, envia a sua carta o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri, o Comandante Geral da Polícia Militar Álvaro Batista Camilo, o Exmo. Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Deputado desta Casa, Secretário Paulo Alexandre Barbosa, Dr. Marcos Cintra, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Laís Brevilhere que representa as Relações Governamentais e Comunicação da Presidência da República, Exmo. Senhor Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Dr. Carlos Lupi. A vice Prefeita da Cidade de São Paulo Alda Marco Antonio, o próprio Secretário de Emprego e Relações do Trabalho Davi Zaia, o Deputado Estevam Galvão de Oliveira, Líder da Bancada dos Democratas desta Casa.

Na medida em que a sessão for se estendendo, nós vamos dando também crédito a outras autoridades que se fizeram representar para prestigiar este evento.

Senhoras Deputadas e senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão qualquer, esta é uma Sessão Solene. Como o próprio nome diz, é uma sessão que obedece a uma rígida forma sacramental. Não pode ser convocada para qualquer fim, ela só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz e após aprovação dos representantes de todos os Líderes de Partidos desta Assembleia.

É por esta razão que ela se realiza no plenário principal da Casa que é este plenário, o Plenário Juscelino Kubitscheck, onde são realizadas as votações de todos os Projetos de Lei desta Casa, onde foi votada a Constituição do Estado de São Paulo em 1989, e onde, na última quarta feira, esta Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei apresentado por este Deputado que proíbe hospitais de exigirem qualquer tipo de caução como condição para internar pacientes em situação de emergência. Portanto, esta prática a partir da sanção - que se Deus quiser virá e transformada em Lei a partir de junho -, qualquer exigência para que se deixe um cheque em branco ou cartão de crédito para ser preenchido como condição para que se inicie uma internação, não será mais admitida no Estado de São Paulo. E é neste plenário que se realiza a presente Sessão Solene.

Eu convido para vir à frente, ocupando a Tribuna, o Sr. Jorge Durian. Jorge Durian irá na seqüência desta Sessão Solene cantar o Hino Nacional Brasileiro, mas antes, se me permitir, vou fazer a apresentação aos presentes e aos nossos telespectadores de quem é a pessoa de Jorge Durian.

Jorge Durian é a quinta geração de Tenores da família.

Em 1991 o Tenor Luciano Pavarotti em turnê pelo Brasil anunciou que não ia cantar a música de sucesso Caruso. Indignado, Jorge, das arquibancadas do Estádio do Pacaembu de São Paulo soltou a voz, soltou o “Sole Mio” e encantou a platéia e a Imprensa. Iniciava assim, se me permite a paráfrase, com empreendedorismo, com ousadia, o empreendedorismo sustentável, a bem sucedida carreira deste Tenor.

De 96 a 2002 participou nos principais cruzeiros marítimos de toda a Europa com o show “Nessun Dorma

Retornando ao Brasil em 2002 recebeu o convite de autor de novelas Benedito Rui Barbosa para gravar o tema de abertura da nova “Esperança”, da Rede Globo. No início de 2004 a TBA Records lançou na Itália o primeiro álbum de Jorge Durian. “Alla Luce del Sole”, no IBRIT em Milão, sendo matéria dos mais importantes jornais da Itália e também a presença de Andrea Bocelli. Em 2005 lança o álbum “Nessun Dorma” na Itália e no Programa do Faustão. O apresentador Fausto Silva o convida no Especial do Ano Novo de 2005, 2006, 2007.

Segue-se então, uma longa lista de realizações de álbuns premiados, de turnês por todo o mundo e ele então, culminando em 2010 grava o DVD Amigos Para Sempre no Citibank Hall.

Poderíamos aqui ficar dezenas de minutos lendo o currículo de Jorge Durian e é ele que graciosamente vem nos ofertar para que nós possamos ouvir a sua voz. E com muito respeito peço a todos que em pé neste momento, com a observância de que não há necessidade de nos virarmos para a Bandeira durante a execução do Hino. Isto só ocorre em cerimônias militares quando a Bandeira se encontra atrás das pessoas que estão coordenando e comandando esta sessão.

Com esta observação, já que se trata de uma Sessão Solene, um cerimonial, eu peço a todos que ouçam respeitosamente o Hino Nacional Brasileiro cantado pelo Tenor Jorge Durian.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Lembrando que toda vez que o Hino é apresentado desta forma o aplauso não quebra e nem viola o protocolo.

Peço que o nosso Tenor aguarde mais alguns instantes porque na sequência nós vamos solicitar uma pequena apresentação. Antes, porém nós iremos relatar o porquê deste evento ser realizado em uma Sessão Solene.

Esta iniciativa visa a chamar a atenção de todos sobre a importância de investimentos que adequem às boas práticas ambientais, e para destacar empresas que investem na área ambiental prestamos homenagens a empreendedores que se preocupam com a preservação dos recursos naturais.

No caso, a Empresa Marabraz foi escolhida por ser a primeira no varejo brasileiro a receber certificado de emissão de carbono zero. A Rede, imbuida deste objetivo, estabeleceu parceria com Credipar e o Instituto Ecoplan para a execução do Programa CCO2. Baseada nos conceitos do Protocolo de Kyoto, a iniciativa teve o compromisso de neutralizar os gases de efeito estufa emitidos nos processos rotineiros da empresa.

Segundo o Diretor da Rede Nasser Fares, essa é uma forma de zelar pelo futuro das novas gerações “ao plantar árvores colaboramos para a absorção do carbono emitido na atmosfera”. O local escolhido para receber a compensação efetiva com o plantio de árvores é a Fazenda Cambijú em Ponta Grossa, Paraná, composta por áreas reflorestadas pelo Grupo Negresco.

A estimativa é a de que 100 mil árvores sejam plantadas para a compensação de emissão de CO2 por meio de reflorestamento em áreas não convertidas. Exatamente como determinam as normas da Organização das Nações Unidas. “Nosso objetivo no futuro é avaliar também as emissões médias dos clientes da Marabraz em uma completa ação de conscientização sobre a importância da preservação ambiental.”

Como não se trata, portanto, de ação comercial, como se trata de uma ação da qual resulta benefício direto para a sociedade, toda vez que uma empresa se afirma pela postura ética, pela responsabilidade social, pelo respeito e preservação do Meio Ambiente, é justo que ela também seja distinguida para receber uma homenagem na Casa que melhor representa diretamente os anseios da sociedade brasileira e neste caso, da sociedade paulista.

Este Deputado solicitou ao Presidente a convocação desta Sessão Solene porque em sintonia com os projetos realizados, apresentou diversos Projetos de Lei que estão em tramitação nesta Casa e vão diretamente ao encontro da iniciativa do empreendedorismo sustentável da Rede Marabraz.

Projeto de Lei 250/2008, obriga a incorporação do inventário de emissões e remoções de gases de efeito estufa GEE, no licenciamento ambiental.

Artigo 1º deste Projeto, só para termos uma noção. É obrigatória a elaboração de inventário que vise à quantificação de emissões e remoções de gases de efeito estufa no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades hostilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, assim como de empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. O projeto é de 08 de abril de 2008.

Projeto 307/2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de materiais originários de madeira com certificação ambiental por parte dos órgãos públicos estaduais. A administração direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado utilizará exclusivamente materiais originários de madeira com certificação ambiental. Projeto apresentado no dia 30 de abril de 2009.

Projeto de Lei 624/2007. Dispõe sobre multa por dano ambiental.

Artigo 1º. É vedado jogar, colocar, deixar ou praticar qualquer outro ato que implique o depósito de lixo na via pública. Os infratores são sujeitos à multa de 10 a 100 Ufesps conforme o grau de lesão. 27 de junho de 2007.

Aqueles não tão jovens assim se lembrarão como eu do personagem Sugismundo no início da década de 70 quando já se iniciavam os esforços para coibir a ação de degradadores do meio ambiente que vêem nas vias públicas, sinônimos de lixeiras.

Projeto de Lei 777/2009. Obriga os fornecedores de bens a recolher, no domicílio de seus clientes localizados no Estado, as embalagens de produtos que comercializarem.

Projeto 427/2010. Obriga os fabricantes, distribuidores, comerciantes, coletores seletivos e recicladores a recolher e reciclar celulares descartados.

Projeto de Lei 305/2008. Institui o Programa de compensação de carbono para neutralizar as emissões de dióxido de carbono geradas pelas atividades dos órgãos integrantes da Administração Direta e Indireta e dos demais Poderes do Estado.

Projeto de Lei 768/2010.  Obriga os fornecedores de produtos eletroeletrônicos a recolherem, no local onde foi entregue no Estado, os produtos eletroeletrônicos que comercializarem tornados inservíveis pós-consumo acabando de vez com esse problema do lixo radioativo e do lixo eletrônico.

Temos, portanto, uma atuação voltada pela defesa do Meio Ambiente nesta Casa. Propusemos uma ação de Promotoria de Defesa dos Animais para que haja uma coerção mais efetivas em ações como a do envenenamento de gatos em Ribeirão Preto e a tortura é sevícia a que são covardemente submetidos os animais.

Toda esta ação voltada ao Meio Ambiente também se pauta pelo relacionamento com órgãos responsáveis da sociedade civil e co iniciativas de empreendedorismo sustentável como das Lojas Marabraz. Portanto, fica aqui registrado e delineado o caráter público e social deste evento.

Dando sequência à Sessão Solene que implica em rígida forma regimental, esta Presidência concede a palavra ao Sr. Pedro Pizzatto, Gerente de Projetos do Instituto Ecoplan para as suas considerações.

 

O SR. PEDRO PIZZATTO - Boa-noite a todos! Em nome do Instituto Ecoplan, eu fico muito feliz em fazer parte desta parceria de sucesso junto à Marabraz. Sabemos que tem pessoas que não acreditam no que pode ser feito. Nós, com o conhecimento adquirido ao longo do tempo acreditamos, sim, ser possível manter a qualidade de vida através do uso sustentável com práticas simples e diretas como essas do Projeto CCO2 realizadas pela Marabraz, onde o simples plantio de árvores com crescimento rápido tem por objetivo compensar as emissões gasosas que acontecem nos diferentes processos ao longo das atividades realizadas pela empresa Marabraz.

Parabenizo pela iniciativa, sei que esse belo exemplo a partir de hoje passa a ser seguido por muitos outros. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Lembrando que o pai do Sr. Pedro Pizzatto, Luciano Pizzatto é um importante Deputado Federal pelo Estado do Paraná.

Na sequência, seguindo a forma regimental, convido a Sra. Raquel Pizzatto Marcello, Superintendente do Instituto Ecoplan para receber das mãos do Sr. Nasser Fares e Adiel Fares uma homenagem, um certificado para todo o Instituto Ecoplan.

Convido o Sr. Abdul para participar também desta entrega.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Certificado. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Na sequência, convido o Sr. Abdul Fares, Nasser Fares e Adiel Fares, para com toda justiça entregar uma placa com os seguintes dizeres, com o símbolo da Assembleia gravado na placa, “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na Sessão Solene para prestar tributo ao Empreendedorismo Sustentável, ocasião em que foi concedido o Certificado de Compensação de Carbono à Marabraz, presta homenagem ao...”. Convidamos, então, para vir aqui receber esta homenagem o Sr. Everton Baldoino de Castro por sua competência, dedicação, profissionalismo e contribuição para o progresso e desenvolvimento da Marabraz.

Mas o Sr. Everton não vem aqui receber esse tributo em sua pessoa apenas, ele vem receber esse tributo representando cada um dos funcionários da Rede Marabraz que com sua abnegação, dedicação, denodo, seriedade, amor pelo que faz, respeito social, responsabilidade, fizeram com que se tornasse possível que hoje o Brasil ganhasse 100 mil novas árvores o que certamente auxiliará em muito na preservação do Meio Ambiente.

Sr. Everton Baldoino de Castro receba com o Srs. Abdul, Adiel e Nasser, mas se me permite, receba das mãos da dona Yeda que bem simboliza esse espírito empreendedor dos funcionários da Marabraz, esta placa em sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do Certificado. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Castro tem 27 anos de Marabraz, portanto, quando eu tinha apenas dois anos de idade ele estava iniciando suas atividades na Marabraz. Obrigado por não terem rido e levado a sério.

Dando sequência, entregamos agora um Certificado ao Grupo Marabraz na pessoa do Sr. Nasser Fares, com o símbolo da Assembleia para que ele, em homenagem por seu trabalho juntamente com seus irmãos, com sua família, para que ele se sinta de alguma maneira retribuído pelo gesto que a empresa Marabraz acabou de fazer para o nosso país.

Adiel e Nasser, por favor, venham aqui à frente para receber o Certificado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do Certificado. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Eu convido o Procurador de Justiça que está hoje aposentado, Dr. Fábio Guimarães, membro do Ministério Público durante 32 anos, a funcionária Delmíndia Costa e a Promotora de Justiça que atua no combate ao Crime Organizado na Cidade de Guarulhos, Dra. Valéria Capez, minha esposa, para que os três, Dr. Fábio, Dra. Delmindia e Dra. Valéria, conduzam o representante Nasser Fares, da Rede Marabraz, à tribuna principal. Tribuna esta que e é exclusiva e só pode ser utilizada por parlamentares eleitos, mas que nesta noite se rende ao trabalho do empreendedorismo sustentável da Rede Marabraz. Nasser Fares, dirija-se à tribuna principal, o Parlatório oficial desta Casa. (Palmas.)

Considerando que são dois os Promotores que o acompanham, vamos usar o verbo acompanhar, fica mais leve.

 

O SR. NASSER FARES - Boa - noite a todos! Boa - noite Família Marabraz! Agradeço a presença de todos, aos meus amigos, familiares, colegas de trabalho, às autoridades, ao meu amigo Fernando Capez, à minha família, meu irmão Adiel, meu irmão Jamel, meu sobrinho Abdul, minha querida mãe, dona Raquel Fares aqui presente, enfim, a todos sem exceção. Ao Castro que representa 100% essa família que está na Marabraz há mais de 27 anos, muito bem homenageado aqui.

Bom, vou falar um pouco da Família Fares. Eu acho que vou ficar aqui madrugadas e madrugadas, e dias, e falar da Família Marabraz muito mais ainda. Tentarei ser muito objetivo e dizer um pouco sobre a família, sobre a minha pessoa, a pessoa dos meus irmãos e um pouco também, saudades do meu saudoso pai.

Trabalhamos no segmento de móveis há mais de 40 anos, ou seja, quase 50 anos. Praticamente todos nós nascemos dentro de um guarda-roupa, a verdade é essa, e aprendemos a vender móveis, trabalhamos no segmento de móveis todo esse tempo desde o meu pai que veio a se ausentar em 1978, infelizmente. Vai fazer 33 anos que ele veio a falecer e continuamos na mesma filosofia que meu saudoso pai sempre fez, que é ajudar as pessoas a realizar sonhos.

Na verdade isso de fato sempre aconteceu da forma como acontecia. Na verdade todos nós cidadãos temos sonhos, e a Marabraz por trabalhar com uma linha de móveis para a classe popular - com a classe C, classe D, classe E, com a classe menos favorecida -, sempre procurou ajudar as pessoas a poder decorar o seu lar, ajudar a mobiliar a sua sala, o seu quarto, a sua cozinha, dando condições de várias maneiras para a pessoa poder realmente realizar sonhos. E graças a Deus isso vem acontecendo há anos.

Na verdade eu não estou fazendo propaganda da Marabraz, estou falando da responsabilidade que a Marabraz tem perante o público brasileiro, perante o consumidor brasileiro, perante todos os consumidores não importa qual a sua naturalidade, o que importa é que a Marabraz realiza sonhos. E a gente ajuda a todos a realizarem seus sonhos, não só o consumidor, como o próprio colaborador. Temos vários colaboradores que, graças a Deus, trabalhando na Marabraz estão conseguindo realizar seus sonhos. E a gente faz de tudo para ajudar todos a realizarem sonhos.

Hoje a Marabraz tem 2.700 funcionários com 118 lojas. Esse ano vamos abrir mais 20 lojas. E no ano que vem, se Deus quiser, mais 30 lojas para poder ajudar mais pessoas a realizarem sonhos. Não só a classe trabalhadora, como também o consumidor dando condições para consumidores que não tem uma Marabraz perto de sua casa, conseguir também realizarem os seus sonhos.

Vou falar um pouco sobre a responsabilidade social da Marabraz que há anos vem atuando na nossa comunidade. Uma das ações da Marabraz que há anos acontece e todo ano a Marabraz faz é a doação de sementes para que o consumidor vá à loja e pegue sementes para plantar flores e árvores gratuitamente, que é a Campanha da Primavera. Ou seja, todo ano a Marabraz distribui sementes à população. Qual é o objetivo? Plantar mais árvores, mais flores para deixar sua cidade, o seu bairro mais bonito. Isso contribui para o Meio Ambiente.

Fazemos também campanhas de responsabilidade social. Uma dessas eu falei agora, que fazemos muito na mídia, anunciamos muito em rádios e estamos anunciando agora na televisão, que são comerciais de responsabilidade social, orientando o telespectador que está assistindo ao vídeo sobre como usar melhor a água, economizar água, sobre o lixo, sobre a poluição. Para que a pessoa que tem carro, não vá com seu carro, pegue carona com um amigo, um colega ou vá de ônibus porque vamos poluir menos a cidade. São comerciais institucionais de orientação e isso é muito importante. Eu acredito que todos deveriam fazer isso, as empresas deveriam fazer isso, todos deveriam fazer isso.

Uma das nossas missões é essa. Há anos também a gente vem selecionando fornecedores para poder comprar produtos em que não teremos problemas com madeira, isso é muito importante também.

Acredito que não posso falar muito sobre a Marabraz, quem vai falar é o tempo. É a primeira empresa no varejo que além de estar recebendo essa homenagem e a compensação de carbono na Fazenda de Cambijú, no Paraná, da Negresco, junto com a Ecoplan e a Credipar, com mais de 100 mil árvores, ou seja, isso é inédito. Normalmente, muitos empresários pensam em vender e ganhar. Não. Temos que vender e temos que ganhar, mas temos que ajudar a ter uma cidade melhor, um Estado melhor, um país melhor e um planeta melhor. Esse é o objetivo da Marabraz. Se todas as empresas procurarem seguir esse caminho, eu tenho certeza de que teremos um planeta melhor e um Brasil melhor. Eu não tenho a menor dúvida disso. Isso é possível acontecer se cada empresa, se cada cidadão fizer a sua parte.

Então, quero agradecer a homenagem feita pelo nobre Deputado Fernando Capez. Fico honrado de estar presente nessa Casa, que é realmente uma Casa maravilhosa. É a primeira vez que estou aqui, Fernando Capez. Agradeço de coração essa homenagem, representando toda a família Marabraz, toda a família Fares. Agradeço a todos vocês aqui, novamente, do fundo do coração. E quero aqui pedir para que todos façam a parte de vocês que é melhorar o seu bairro, cuidar do seu bairro, cuidar de sua cidade, cuidar do Meio Ambiente. Porque se a gente não cuidar do Meio Ambiente, o que será dos nossos filhos, o que será dos nossos netos, o que será do futuro desse planeta?

Então, gente, é possível sim, é só acreditar e cada um fazer sua parte. Meu muito obrigado e uma boa noite se Deus quiser. Valeu, gente, obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Eu queria que V. Sa. aguardasse porque nós vamos prestar uma homenagem à iniciativa da Rede Marabraz e eu irei até aí para lhe entregar esta homenagem.

A compensação de carbono formal envolve as normas determinadas pelo Protocolo de Kyoto e do painel do IPCC. O Protocolo propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases de efeito estufa em pelo menos 5,2% em relação aos níveis de 1990, no período entre 2008 e 2012 que é chamado de período de compromisso. O Brasil e o Estado de São Paulo subscreveram este Protocolo. Sugerindo a redução em várias atividades, o Protocolo pede que os países cooperem entre si, protegendo sumidouros de carbono como as florestas e reduzindo os níveis de metano e carbono, procurando formas alternativas de energia e eliminando atividades econômicas que não estejam de acordo com o protocolo.

A compensação voluntária, caso da Marabraz, adota e adotou critérios aceitos por diversas instituições e ONGs. Seguiu, portanto, os critérios a título de exemplo do Sistema Verde (htpp://www.thegreeninitiative.com), SOS Mata Atlântica (htpp://sosmataatlantica.com) ou Greenpeace (htpp://Greenpeace.org/Brasil/), entre outros.

É uma atitude de responsabilidade socioambiental que não é compulsória, mas voluntária, adotada por vontade das partes envolvidas por uma empresa como o Programa Banco do Planeta do Bradesco, que aqui se faz representar, onde além dos investimentos os critérios, objetivos e metas são públicos e mensuráveis.

Sendo uma compensação voluntária, o Instituto Ecoplan atua como auditora independente além de orientar a empresa Marabraz garantindo que as informações prestadas são verdadeiras. Segue critérios e avaliações aceitos pela maioria das instituições, vistoria de campo, análise do número de árvores em desenvolvimento, tudo efetivamente auditado.

A Marabraz após as vistorias de campo elaboradas pelo Instituto de Auditoria independente Ecoplan e análise documental, escolheu a Fazenda Cambijú de propriedade do grupo Negresco, como a área que centraliza as árvores de sua compensação de carbono.

Por esta razão é que o Grupo Marabraz receberá uma Comenda recentemente instituída por resolução nesta Casa Legislativa que configura uma das mais altas Comendas de Reconhecimento feito a uma entidade. Trata-se da Medalha Professor Doutor Ives Gandra da Silva Martins, uma Medalha que leva o nome do maior Jurista Brasileiro, de um dos maiores nomes do Direito Tributário Mundial, de uma pessoa cuja trajetória e exemplo de vida se misturam com ética. É por esta razão que eu descerei a este Parlatório para entregar ao Grupo Marabraz, na pessoa do Sr. Nasser, esta Comenda e peço que o Sr. Adiel Fares me acompanhe nesta descida. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Solicitamos agora que a Exma. Sra. Promotora de Justiça Dra. Valéria Capez, juntamente com o Exmo. Procurador de Justiça Dr. Fábio Guimarães, entreguem uma pequena homenagem, umas flores singelas, simples, à dona Raquel Fares, responsável maior pelo que hoje se sucede nesta Casa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Sessão Solene se encaminha para o seu encerramento. Seguiu todos os trâmites estabelecidos no Regimento Interno desta Casa. Nós agradecemos a todos os funcionários, Cerimonial, sem os quais cuja competência e trabalho imprescindível, seria impossível a realização com sucesso deste evento.

Convido a todos, também, para que ao final desfrutem do coquetel oferecido nesta Casa. Mas antes, não poderíamos encerrar da maneira como começou, nós vamos convidar o Tenor Jorge Durian para que, a meu pedido se assim me permitirem os homenageados, cante a música Nessum Dorma. Porque Nessum Dorma? Porque esta é uma música que retrata a necessidade de uma cidade inteira não dormir, ficar vigilante, manter-se desperta sob pena de, tombando ao sono não impedir o sacrifício de uma jovem. Nesse caso, Jorge, a jovem que é sacrificada é a natureza.

Se a cidade ali representada nesta música puder ser ampliada analogicamente, nós estamos falando do nosso planeta, do planeta que não pode dormir, do planeta que não pode se omitir enquanto o Meio Ambiente é destruído. E esta música retrata que nesta noite, ainda que seja uma singela contribuição da Assembleia Legislativa a esta iniciativa, ainda que 100 mil árvores não possam salvar o planeta, mas 100 mil árvores multiplicadas pelo número de empresários neste mundo, ela salva o planeta.

E como nós, nesta noite, não dormimos, nós pedimos que você agora grite para todos, Nessum Dorma!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - As suas lágrimas mostram que esta sessão atingiu o seu objetivo. Eu encerro invocando a Primeira Epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios e, por favor, não façam nenhuma analogia com futebol.

Nesta Primeira Epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, no Capítulo 13, ele diz que os três dons mais importantes da pessoa humana são a fé, jamais podemos deixar de ter fé, quem não tem fé não é guiado por nada. A fé é o motor que nos propulsiona adiante, é a fé que nos dá a energia e o combustível para empreendermos as grandes ações. A esperança é o guia que nos orienta. Quando a visão está obnubilada pelos obstáculos e armadilhas que a vida nos apresenta, é a esperança que nos mantém em contínuo movimento até que aquele ambiente que parece de trevas logo se transforme na luz, na luz da esperança. E a fé e a esperança caminham juntas de mãos dadas orientadas pelo amor. Portanto, os três dons mais importantes da pessoa são a fé, a esperança e amor.

Mas se São Paulo tivesse que destaca um desses três dons, a fé, a esperança e amor, ele destacaria o amor. O amor que devemos ter sim pela mãe natureza, o amor que devemos ter sim, pelos nossos familiares, mas, aquele amor em sua forma mais pura que é o amor que devemos nos esforçar todos os dias para tentar nutrirmos em relação ao nosso semelhante, principalmente àquele que ainda não conhecemos.

Que Deus nos abençoe, está encerrada esta Sessão Solene. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *