1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA         013ªSS

DATA: 99/06/25

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Exmo. Sr. Marco Vinício Petrelluzzi, Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo; Sr. Pastor Delmar de Andrade, representando a Igreja  Universal do Reino de Deus; Exmo. Pastor De Velasco, Deputado Federal por São Paulo; Sr. Marcelo Crivella, Bispo da Igreja  Universal do Reino de Deus;  Sr. Valdoir de Morais, Bispo da Igreja  Universal do Reino de Deus; Sr. Marcos Vinícius, Superintendente da Rede Mulher; Sr. Paulo Emílio, Vereador da Câmara Municipal de Praia Grande; Pastor Antônio Pereira dos Santos; Exmo. Sr. Joel Campos Rocha, Vereador da Câmara Municipal de Francisco Morato; Exmo. Sr. Sérgio Xavier, Vereador do Município de Itu, representando a Câmara de Vereadores  daquele município;  Sr. Claudinei de Paula, representando o Sr. Paulo Roberto Seguinatto, Vereador da Câmara Municipal de Guarulhos; Exmo. Sr. Francisco Barbosa de Oliveira,  Vereador da Câmara Municipal de Suzano; Exmo. Sr. Zeferino Ferreira de Souza, Vereador da Câmara Municipal de Mauá; Exma. Sra. Norma Lúcia Ribeiro de Souza, Vereadora da Câmara Municipal de Itapevi, Srs. Deputados, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência, atendendo à solicitação da nobre Deputada Edna Macedo, com a finalidade de comemorar o 22º aniversário da Igreja  Universal do Reino de Deus.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional executado pela banda da Polícia Militar.

                                              

                                                           *   *   *

 

É executado o Hino Nacional Brasileiro.

-          

                                                           *   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB -  Srs. Deputados, na qualidade de Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, gostaria de render as homenagens do Poder Legislativo à Igreja  Universal do Reino de Deus, entidade religiosa, fundada há 22 anos, uma das igrejas que mais crescem no mundo,  vem recuperando através da fé milhares e milhares de viciados em drogas, prostitutas e famílias destruídas. Através do seu braço social  e ação beneficente cristã, vem prestando ajuda em quase todos os países em que a Igreja se faz presente e aos mais necessitados. O fato mais recente foi a ajuda enviada ao nordeste, de grande lembrança por todos nós. Sem dúvida nenhuma, foi também o episódio da queda do avião da TAM, a primeira entidade filantrópica a prestar ajuda aos que lá estavam trabalhando, que foram vítimas do terrível acidente. Nesta Casa, a Assembléia Legislativa de São Paulo, o Poder Legislativo de São Paulo tem hoje o orgulho muito grande de poder homenagear esses que compõem essa entidade religiosa, que compõem a Associação Beneficente Cristã por seus serviços prestados à comunidade paulista. Nesta Casa, também eleitos por seus membros, a Igreja Universal é representada por quatro Srs. Deputados. Convido a nobre Deputada Edna Macedo, proponente desta sessão solene,  a assumir a Presidência e dar continuidade aos nossos trabalhos. (Palmas)

 

*    *     *

           

-Assume a Presidência a Sra. Edna Macedo.

 

*    *     *

 

A SRA. PRESIDENTE-EDNA MACEDO - Tem a palavra o nobre Deputado Márcio Araújo, da Bancada do PL, Partido Liberal.

 

O SR. MÁRCIO ARAÚJO - Sra. Presidente, autoridades já nomeadas, senhores bispos, pastores, obreiros, convidados, povo de Deus e de outras  denominações, a grande comissão é uma incumbência que o Senhor Jesus deu aos seus servos para que fosse formada a sua Igreja, representação do corpo de Cristo aqui na terra, e diz assim: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Mateus, Capítulo 28, Versículo 19. Portanto, para nós o dia 9 de julho próximo é uma das datas mais importantes do nosso calendário, pois surgiu a Igreja Universal do Reino de Deus. Com 22 anos de existência, a Igreja Universal do Reino de Deus vem realizando um amplo trabalho social no Brasil e no mundo. Ela tem recebido milhares de pessoas com problemas na família, na vida financeira, espiritual, sentimental e através desta grandiosa obra de Deus tem, com carinho e dedicação, levado à libertação através da palavra de Deus. A Igreja Universal do Reino de Deus tem como seu braço direito a Associação Beneficente Cristã -ABC- que realizou em 1998 um grande movimento para amenizar a seca e a fome do povo do Nordeste, intitulado SOS-Nordeste, caridade não tem religião, onde todos os membros da IURD do Brasil inteiro ajudaram com alimentos, roupas e água potável para famílias dos flagelados pela seca. Outra obra de envergadura está sendo inaugurada na cidade de Irecê, no interior da Bahia, para atender a necessitados, agricultores do sertão, através da ABC Rural. O objetivo é criar um núcleo de produção de alimentos, com centro comunitário, parque agrícola e espaço para criação de aves e peixes. Nós, da Igreja  Universal do Reino de Deus, estamos felizes pela existência desta instituição, que tem salvo e ajudado a todas as pessoas, independentemente de cor, raça e religião, que têm crido neste trabalho que não foi levantado por homens, mas pelo Espírito Santo que leva as boas-vindas aos necessitados e desprezados de todo o mundo. (Palmas)

 

A SRA PRESIDENTE - EDNA MACEDO - Teremos agora a apresentação da música ‘Perfume Universal’, Hino da Igreja Universal do Reino de Deus, pela Banda do Comando Oeste da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

     

                   *   *   *

- É entoada a música.

 

                      *   *   *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB  -  Esta Presidência registra a presença do nobre Deputado Milton Vieira, da Bancada do Partido Liberal e do nobre Deputado Paschoal Thomeu, do Partido Progressista Brasileiro. Registra ainda a presença do Pastor Jaime Rodrigues de Oliveira Filho, Presidente da Assembléia de Deus, Setor Mauá;  do nobre Deputado Willians Rafael, do Partido Liberal; do nobre Deputado Walter Feldman, Líder do Governo nesta Casa. Tem a palavra o nobre Deputado Paschoal Thomeu.

 

O SR. PASCHOAL THOMEU - PPB - SEM REVISÃO DO ORADOR  -  Sra. Deputada Edna Macedo, em nome da qual cumprimento os senhores bispos e pastores, o nosso Secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, em nome de quem cumprimento os nobres senhores deputados e vereadores aqui presentes, assim como os membros da Igreja Universal. Ouvimos, há pouco, o Presidente desta Casa dizer da satisfação e felicidade que lhe invade a alma por ver essa igreja, que completa 22 anos e que cresce mais do que qualquer outra, recuperando pessoas que já estavam descrentes, recuperando pessoas que já estavam praticamente abandonadas pela sociedade -  e por que não dizer por Deus -, que voltaram ao seio da Igreja Universal. E está aí essa igreja se transformando na trincheira contra o vício, contra a prostituição e contra o crime. Maravilhoso exemplo. Vemos esse trabalho, essa fé que invade a alma de seus fiéis que vão às igrejas pedir graças, mas sabem lá voltar para agradecer por elas. Ficamos embevecidos por ver tamanha fé. Vemos esse trabalho maravilhoso da Associação Cristã, socorrendo os flagelados, socorrendo as pessoas que precisam de apoio, que precisam de um pedaço de pão. Vemos que nunca faltou, por parte da Igreja, este trabalho, e por isso temos de homenageá-la e de dizer a seus fiéis,  que são pessoas de categoria, pessoas que se tornam especiais dentro da sociedade: “rezem por vocês, peçam graças por vocês, mas não se esqueçam deste Brasil”. Vamos pedir a Deus com fé, com devoção, para que volte a tranqüilidade e o emprego, para que a paz volte a reinar neste país que merece as bênçãos do Senhor. Obrigado, Sra. Presidente. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência registra a presença do nobre Deputado Edson Ferrarini e passa a palavra ao nosso querido Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, para que faça uma oração.

 

O SR. BISPO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - MARCELO CRIVELLA - Sr. nosso Deus e Pai, de todo coração te agradecemos pela igreja que o Senhor nos deu, para a qual o Senhor nos trouxe.

 Neste momento, Senhor, em que celebramos neste lugar tão importante o aniversário da nossa igreja, queremos te pedir pelo nosso Brasil, pelo nosso País, por aqueles que sofrem, angustiam-se e pelos que não podem dormir à noite. Sim, Senhor, por tantos pais de família que estão procurando emprego e estão angustiados porque não conseguem encontrar a saída.

 Oh, meu Deus, a fé tem sido tão atacada e há muitos que não crêem que possam encontrar a solução dos seus problemas na humildade de uma oração e no arrependimento dos pecados, quando nos voltamos para ti como crianças. Não crêem, Senhor, porque são tantos os que perseguem a tua igreja e que venham a Deus os nossos defeitos, que temos, como todos têm, e assim, Senhor, cria uma barreira, para que as pessoas mais necessitadas tenham uma imagem distorcida do que é a fé e também do que é a nossa igreja.  Meu Deus, que o teu Santo espírito possa fazer com que esta alegria que temos transborde e venha alcançar todos os que estão perdidos, tristes e angustiados. Meu Deus, que as tuas portas fiquem abertas.  Lembra-te, Senhor, da tua igreja. Perdoa todos os nossos pecados, os nosso erros e as nossas falhas, Senhor, por cada uma das vezes que temos envergonhado o teu nome, porque somos humanos. Mas lembra-te, Senhor, da aliança que temos contigo e nos abençoa, Senhor, no mundo inteiro, em todos os lugares aonde os teus servos estiverem proclamando o teu evangelho, nos continentes, Senhor, distantes do Brasil, fortalece-os e renova-os, meu Deus, e abençoa-os, meu Senhor.

De todo nosso coração te agradecemos por toda a tua Igreja, por tudo que o Senhor tem feito por cada um de nós e que toda honra e toda glória sejam dadas ao teu Santo e precioso nome, nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém. Graças a Deus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - Esta Presidência gostaria de registrar a presença do Vereador. José Olímpio Silveira Morais, da Câmara Municipal de São Paulo. Ouviremos agora, pelo coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma música evangélica.

*    *     *

 

- É entoada a música .

 

*    *     *

 

A SRA. PRESIDENTE -  A SRA. EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o Sr. Paulo Emílio, Vereador da Câmara Municipal de Praia Grande.

 

O SR. PAULO EMÍLIO -      ( ENTRA LEITURA)

 

 A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência registra a presença entre nós do Deputado  Federal por São Paulo, Arnaldo Faria de Sá. Tem a palavra o nobre Deputado Federal Pastor De Velasco.

 

O SR. PASTOR DE VELASCO -        (ENTRA LEITURA)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Gostaríamos de ouvir mais uma música com o coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo que veio abrilhantar a nossa festa.

 

                                   *     *      *

            - É executada uma canção pelo coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

                                                           *     *     *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Exma. Presidente desta solenidade, Deputada Edna Macedo, Exmo. Sr. Marco Vinício Petrelluzzi, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Pastor De Velasco, Deputado Federal que muito me honra ser seu amigo e companheiro e a oração feita pelo Pastor De Velasco demonstra efetivamente o empenho e a luta para superar as dificuldades e as perseguições da nossa Igreja Universal, Pastor Delmar de Andrade, representando a Igreja Universal, Bispo Marcelo Crivella, que tive o prazer de conhecer há muito tempo na Record antes de ter viajado pelo nosso país, quanta alegria em vê-lo de volta, gostaria também que aqui estivesse o nosso querido Bispo tem demonstrado não estar Von Elder, Sr. Marcos Vinícius, representante da Rede Mulher, José Olímpio Silveira Moraes - em nome do José Olímpio quero saudar todos os vereadores da Igreja Universal, não vou nominar a todos senão vou gastar todo o meu tempo tão grande é o número de representantes da Universal nas várias Câmaras Municipais do nosso estado e do país, e sei que a partir do ano 2.000 a representação da Universal será imensa. Tive o prazer de atender o convite da Deputada Edna Macedo e estar aqui presente para cumprimentar também o nosso Coronel Márcio, Deputado Estadual desta augusta Assembléia, Deputado Pastor Milton,  Deputado Faria Júnior, mostrando como a Universal já tem uma grande representação aqui na Assembléia, que antes tinha só o De Velasco, em 1990. Tive até o prazer de participar num momento difícil da candidatura do Pastor De Velasco e permiti que viesse à Assembléia Legislativa e naquela época, em Brasília, a Universal não tinha representação. Eu tinha uma ligação com a Universal porque já estava na Record quando a Universal chegou e , estando na Record, acabei me envolvendo com a Universal, com aquilo que o Pastor De Velasco colocou, por ter tanta perseguição, por ver tanta ignorância em relação à Universal. Estou a vontade para falar porque não sou da Universal, mas estou na Universal porque vivo o dia a dia lá em Brasília, e aqui em São Paulo e vi todas as dificuldades da Universal. Mas quanto mais dificuldades, parece massa, quanto mais bate mais cresce. Essa é a grande alegria da Universal. Eu falo com alegria da Universal porque eu vivi juntamente com ela um dos seus maiores problemas. Em 92, lamentavelmente, de forma vil, conseguiram prender o Bispo Macedo. O Bispo Macedo estava preso numa delegacia de polícia de São Paulo como se fosse um marginal, como se fosse um qualquer. Eu fui até a delegacia. Algumas pessoas ainda me alertaram: mas por que você vai à delegacia, você vai se desgastar, você vai se expor! Eu não tenho medo de me expor. Não tenho medo de me desgastar e não é por isso que vou à delegacia. Vou porque sei que um irmão meu precisa de ajuda. Fui à delegacia visitar o Bispo Macedo. Naquele momento, o Bispo Macedo estava numa sala se preparando para uma entrevista coletiva. Eu nunca vi tanta câmera de televisão, tanto microfone, tanto jornalista naquela sala e todos ávidos não para entrevistar o Bispo Macedo, mas para torpedeá-lo, para, de forma torpe, pegarem uma meia-frase e achincalhá-lo, porque na verdade esse era o objetivo. Eu era um estranho naquela sala e eu tinha bastante amizade com o então Pastor Gonçalves, hoje Bispo Gonçalves. Eu vi a preparação da entrevista e falei: “Pastor, me permite dar uma sugestão? ” “Qual é a sugestão?” Eu disse: “Bispo Macedo, não fale nada, não dê entrevista, eles vão lhe comprometer, isso é tudo uma armação, tudo uma preparação para tentar atingi-lo ainda mais. Por detrás dessas câmeras estão os capetas, os diabólicos que querem atingir, mas não vão conseguir, a Universal”. Eu tenho certeza de que todos vocês se lembram daqueles momentos difíceis. Eu disse então ao Bispo Macedo: “O que o senhor tem de fazer, Bispo, é não dar entrevista para ninguém. Recolha-se a sua cela e leia a bíblia. Eles que o fotografem atrás da cela lendo a bíblia, mostrando que as palavras de Deus falarão pelo senhor Bispo. E foi o que ele fez. No dia seguinte as primeiras página dos jornais mostravam o Bispo Macedo atrás das grades lendo a bíblia. Superou-se qualquer dificuldade. Ainda que algumas pessoas naquele momento não tenham concordado comigo eu falei: “Eu estou dando a opinião de quem tem um pouco mais de vivência política, eu já tinha completado o meu segundo mandato, eu já estava vivendo alguma coisa, eu sabia qual o ardil que se preparava, porque a Universal estava crescendo, a Universal estava incomodando. Não eram apenas as igrejas que se incomodavam com a Universal. Ah, a poderosa Globo também se incomodava. E tinha razão a Globo de se incomodar, porque passados apenas sete anos, vejam a força da Record! A Record tem força porque tem a Universal por trás. Esta força é que permite o que a Record é hoje e que será daqui a pouco a Rede Mulher, como todos aquelas que estiverem envolvidas nesse projeto magnânimo de levar a fé. Só isso que quer Macedo, só isso que querem os seus bispos, os seus pastores, os seus sacerdotes, como disse o De Velasco. Disse há pouco  na minha manifestação de que por não ser da Universal eu posso dar um testemunho. Talvez de passagem eu possa falar do Coronel Márcio, da Edna, do Milton, mas no dia-a-dia eu posso falar de De Velasco e seus pares no Congresso Nacional. Todos eles estão lá lutando por um único objetivo, o objetivo de fazer com que esse povo brasileiro tenha mais fé. Eles não estão lá para pregar pela Universal, eles estão lá para pregar a fé que o povo brasileiro precisa para superar todas as dificuldades, o que o povo brasileiro precisa meus irmãos é de fé, é acreditar, é de um ser superior que nos dê luz, luz para que nós possamos irradiar por todos os rincões deste país, que precisam acreditar e ter fé, fé como faz a Universal todos os dias e em todos os momentos. Vocês não imaginam a minha alegria. Eu que corro São Paulo inteiro, a periferia toda de São Paulo e várias cidades do interior, por cada local que passo vejo um templo da Universal. Tudo isso é com alegria, porque eu vi aquele momento difícil da Universal, eu acreditei que podia ajudar um pouco naquele momento. Por ter defendido o Bispo Macedo eu fui processado, fui processado porque eu critiquei o juiz que decretou a prisão do Bispo Macedo. Durante sete anos eu respondi a esse processo e agora em abril deste ano, com o apoio de toda a bancada da Universal e o encaminhamento do Bispo Rodrigues em memorável pronunciamento na Câmara dos Deputados, foi negada licença ao Supremo Tribunal Federal para processar-me por ter defendido o Bispo Macedo. Mas quero confessar a todos vocês, no encerramento de minhas palavras, que se precisa ser processado novamente, atingido de novo, atacado de novo, não me importarei, porque acredito na luta incansável, na batalha permanente e perene da Igreja Universal. Parabéns a todos os irmãos. (Palmas.)

 

                A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - Esta Presidência registra a presença do Pastor Simões, representando o Conselho de Pastores do Estado de São Paulo.        Vamos passar agora um filme  de vinte e cinco minutos para vocês.

                                                          

*         *          *                     

-É exibido o filme. 

                                                          

*           *         *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB  - (Entra leitura).

 

Nós chegamos ao final da nossa sessão solene. Quero agradecer a todas as autoridades e ao nosso Exmo. Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública, Dr. Marco Petrelluzzi, aos nobres Deputados Federais e Estaduais, aos nossos bispos e pastores, pastores de outras denominações, ao nosso povo querido, sempre presente para nos dar aquela força. Muito obrigada.

Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

 

*    *     *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 43 minutos.