29 DE ABRIL DE 2002

14ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DA CAIXA ECONÔMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO PELO 21º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

 

Presidência: WALTER FELDMAN e DIMAS RAMALHO

 

Secretária: DIMAS RAMALHO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/04/2002 - Sessão 14ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/DIMAS RAMALHO

 

COMEMORAÇÃO DOS 21 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DA CAIXA ECONÔMICA DO ESTADO - AFACEESP

 

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades  presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada, a pedido do Deputado Dimas Ramalho, com a finalidade de comemorar os 21 Anos da Associação dos Funcionários Aposentados da Caixa Econômica do Estado - AFACEESP. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar. Presta homenagem à AFACEESP.

 

002 - DIMAS RAMALHO

Assume a Presidência.

 

003 - CÉLIA LEÃO

Em nome do PSDB, cumprimenta os dirigentes da Afaceesp.

 

004 - JOSÉ DE FREITAS JÚNIOR

Conselheiro representante do Banco Nossa Caixa S/A, fala dos desafios enfrentados pelos funcionários com as mudanças da economia do País. Agradece a homenagem.

 

005 - DAVI ZAIA

Presidente do Nosso Clube Investimentos, afirma a solidez e eficiência da Nossa Caixa, creditando-a ao trabalho dos funcionários ao longo de sua existência.

 

006 - DENISON JORDÃO LIMA

Presidente da Associação dos Gerentes da Nossa Caixa, elogia o trabalho da Afaceesp e homenageia os funcionários aposentados.

 

007 - AIRTON GUIRÃO

Representante do Diretor-Presidente do Banco Nossa Caixa S/A, Geraldo José Gardenalli, elogia o corpo funcional da Nossa Caixa, que construiu o passado da instituição e colaborará para seu futuro.

 

008 - PEDRO PAULO GALDINO

Presidente da Associação dos Funcionários Aposentados da Caixa Econômica Estadual - AFACEESP, agradece a homenagem. Fala sobre os 21 anos de existência da entidade.

 

009 - Presidente DIMAS RAMALHO

Homenageia os representantes do Banco Nossa Caixa presentes. Cita sua passagem na direção da instituição e o papel de vanguarda do banco no mercado financeiro. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Dimas Ramalho para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - DIMAS RAMALHO - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradeço ao nobre Deputado Dimas Ramalho, líder do PPS, nesta Casa.

Quero compor a Mesa, através dos Senhores Pedro Paulo Galdino, Presidente da Associação, Senhor Aírton Guirão, Senhor Denison Jordão Lima, Presidente da Associação dos Gerentes, Banco Nossa Caixa, Senhor Davi Zaia, presidente do Nosso Clube de Investimentos, recém-eleito.

Senhoras e Senhores, meus amigos, minhas amigas, Senhores Deputados, essa sessão foi convocada por esta Presidência, por solicitação do Deputado Dimas Ramalho, com a finalidade de homenagear a Associação dos Funcionários Aposentados da Caixa Econômica do Estado de São Paulo. Peço nesse momento que, todos de pé, possamos ouvir e participar do Hino Nacional Brasileiro, tocado pela banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradecemos o 2º Tenente Músico, PM Ismael, maestro da 2ª Seção da Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo que rotineiramente nos prestigiam aqui com a sua presença. Viva a Polícia Militar do Estado de São Paulo! (Aplausos)

Quero aqui anunciar as presenças e agradecer o Deputado Gilberto Nascimento meu amigo, o Deputado Macris nosso amigo, Senhora Deputada Celinha Leão que adoro, Deputada maravilhosa! (Aplausos) E o marido está do lado lá, então falamos na frente.

O Senhor José de Freitas Júnior, Conselheiro Representante do Banco, Senhora Katia Bombonatti, Assessora Parlamentar do Banco Nossa Caixa, uma pessoa adorada aqui na Assembléia, querida por todos, é ou não é Gilberto?

O Senhor José Victor de Godoi Rômulo, Vice-Presidente da Associação, o Senhor José Ortega, Presidente do Conselho Fiscal, a Senhora Marlene Pereira, Presidente do Conselho Deliberativo, o Senhor Alberto MacDowell de Figueiredo que é o Diretor de Recursos Humanos e Infra-Estrutura, o Senhor Sílvio Luiz de Lima, Vice-Presidente da GE e Nivaldo Cirilo, Diretor de Produtos.

Todos anunciados, antes quero passar a Presidência ao nobre Deputado Dimas Ramalho, autor do requerimento para que essa reunião fosse realizada, agradecer a Associação dos Funcionários em meu nome, em nome da Presidência desta Casa, estou ficando velho, cada vez conseguimos reconhecer mais o papel das gerações que nos deixaram o legado de dignidade, comportamento e de trabalho realizado. Se eu tivesse ouvido mais o meu pai, teria conseguido mais vitórias. Hoje, reconheço o papel extraordinário que ele teve que tantos que nos antecederam tiveram, no sentido de nos passar o legado de compromisso ético, um compromisso com interesse público.

É na verdade uma verdadeira passagem de bastão. Hoje, se a Nossa Caixa tem a dimensão e a qualidade que tem como único e verdadeiro Banco do povo paulista, é também e muito pelo trabalho que os Senhores e as Senhoras, todos realizaram e permitiram que aqui chegássemos.

É nesse sentido que quero cumprimentar o Deputado Dimas Ramalho que tem sido um defensor intransigente dos interesses da Nossa Caixa, aqui na nossa instituição, juntamente com a Deputada Celinha Leão, dois guerreiros, formando um casal que faz a defesa da instituição que tanto nos orgulha nos dias de hoje e passar com muita satisfação a Presidência dos trabalhos ao Deputado Dimas Ramalho que muito corretamente realizou ou requereu essa convocação. Muito obrigado e parabéns a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Dimas Ramalho.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENDE - DIMAS RAMALHO - PPS - Continuando a sessão, esta Presidência concede a palavra à nobre Deputada Célia Leão, que sem dúvida nenhuma reconheço uma das grandes defensoras da Nossa Caixa Nosso Banco nesta Casa.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Senhor Presidente Dimas Ramalho, nosso Deputado, nosso companheiro e nosso amigo. Primeiro, uma palavra de agradecimento ao Deputado Dimas Ramalho, porque teve a sensibilidade e o carinho de fazer a convocação dessa Sessão Solene, nesta noite, para aqui homenagearmos com hino, com música e com aplauso a Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Estadual, hoje chamada Associação do Banco Nossa Caixa.

É uma alegria podermos estar todos aqui e isso foi o trabalho, a devoção e a dedicação do meu amigo, Deputado Dimas Ramalho. Peço uma salva de palmas a ele, com muito carinho por esse gesto de amor, isso se chama gesto de amor. (Aplausos)

Quero aqui nesse momento em que é passada a palavra, a oportunidade de falar a todas as Senhoras e Senhores aqui, da nossa Associação. Cumprimentá-los a cada um e a todos, as mulheres e os homens aqui presentes e quero fazer um momento especial também ao nosso presidente Paulo Galdino que está aqui conosco e que sabe dessa tarefa, não chamaria de árdua, chamaria de prazerosa frente à essa Associação.

Deixar o meu abraço e o meu cumprimento especial, ele é chamado de Denilson, mais conhecemos como “Cuca”, o nosso Presidente da AGE, os nossos Diretores da Nossa Caixa, representados pelo doutor Guirão e pelo doutor Daniel e também cumprimentar todos que estão aqui hoje, o nosso querido Davi Zaia, hoje representa não só o seu trabalho na Federação dos bancos, mais hoje um trabalho específico e especial dentro do Banco Nossa Caixa, participando do Conselho de Administração e eleito que foi e escolhido que foi, como membro do Corepi e daqui a pouco membro do conselho da administração.

São muitos os homens e mulheres que lutaram por esse banco e instituição, ainda quando se chamava Caixa Econômica, tanto que saiu Associação de Aposentados e Pensionistas com esse nome e até hoje, nos dias de hoje, passado o milênio e mudado o século, mudado inclusive o nome da instituição, como Banco Nossa Caixa, mais o trabalho continua com a mesma devoção, com a mesma vontade de acertar.

Quando foi aqui anunciado pelo nosso Presidente titular, o Deputado Walter Feldman, a presença da Kátia, quero fazer um parênteses especial, quem conhece a Kátia, sabe o trabalho que ela tem. Ela tem uma função que chama-se: Assessora Parlamentar. Na verdade é a ponte entre a instituição, o banco e nós aqui da Casa, somos 94, de vários partidos, acho que 14, não é Deputado Dimas?

Somos 14 partidos, parlamentares de todas as regiões do Estado, com os seus ideais, os seus objetivos, com o seu trabalho e vejo na pessoa da Kátia, um trabalho incessante e com o respeito com cada Parlamentar. Foi esse trabalho também que muito uniu essa Casa ao Banco Nossa Casa, por isso queria fazer essa saudação especial Kátia, se já fiz de alguma forma, balbuciando, falando baixinho, num abraço ou num carinho.

Quero fazer de público e deixar aqui registrado nos anais da Casa, na Sessão Solene, o grande papel que você tem junto à Instituição e fazer a Nossa Caixa que é o Banco de São Paulo, hoje do Estado de São Paulo, ter um trabalho estreito e direto, Presidente Dimas Ramalho, junto com a Assembléia Legislativa. Pediria uma salva de palmas a Kátia, essa mulher destemida que vem à Assembléia a qualquer tempo e a qualquer problema.

Quero fazer aqui, anotei e não quero esquecer, falar de algumas pessoas, soube agora pouco, já falo dela já, já, antes quero falar do Cirilo. Conversando agora a pouco, o nosso companheiro Cirilo falou uma frase, recebi com humildade, Presidente Dimas, mais recebi com muito orgulho, quando ele disse para mim: “Deputada Célia, hoje conheço a Deputada Célia e sei que é alguém que luta e defende o Banco”. Foi ali naquele cantinho, antes de começar o evento. Nem estava programado eu falar isso não, mais falo o que o coração manda. Quero falar a todos os Senhoras e Senhores que estão aqui nessa noite de festa e de emoção, recebo as palavras do companheiro doutor Cirilo, com humildade e com orgulho, porque quero junto com os Senhores aqui presentes, reassumir essa bandeira, reassumir essa causa, como objetivo de vida que também temos, de defender essa instituição. Quando defendemos a instituição que está na ativa, defendemos não indiretamente e sim diretamente àqueles que construíram essa instituição.

O Presidente Walter Feldman falou e aqui reafirmo, uma instituição que não tem passado, não pode ter futuro. Isso serve para o povo e para a nação e para a sociedade. Tenho certeza que a Nossa Caixa, tem um futuro cada vez mais brilhante, porque teve um passado que ainda é presente que é de estar aqui hoje nesta Assembléia, sentado em cada poltrona, fazendo viva, não só a lembrança, mais trazendo a cada um de nós, o trabalho que cada um dos Senhores e cada uma das Senhoras, ao longo de décadas e anos, fizeram com São Paulo. Não falo que fizeram com a instituição não, fizeram com São Paulo, com o Estado de São Paulo.

Vejo aqui a dona Ana, nesse sorriso, nessa empolgação, o tempo vai passando e ela fica igualzinha, vai melhorando, porque vai se empolgando mais com a causa e é isso que faz viva a Nossa Caixa, ao Banco nosso que hoje chama Nossa Caixa e que as vezes repetimos, Presidente Galdino, Nosso Banco Nossa Caixa ou Nossa Caixa Nosso Banco, não tem como, mais não importa a denominação, Presidente Galdino, importa essa vida que o Senhor traz à Associação, a Associação que o tempo passa e ela vai ficando. Não foi só alegria, mais uma grande surpresa, saber que a dona Margarida está conosco.

Ali, sentadinha, a dona Margarida, que é da Caixa Econômica Federal, vou falar baixinho para o pessoa da Caixa Econômica Federal não escutar, vocês não contem para eles, mais ela falou: “Não tem jeito Célia, meu coração é da Estadual”. Está aqui, ex-esposa de um grande Presidente que o Banco teve, doutor Francisco. Hoje, tenho certeza, onde ele estiver, não é distante, é no céu, olhando aqui, está aplaudindo junto. A presença da nossa querida companheira, dona Margarida e a presença de cada um de vocês. Isso é que faz a vida da Nossa Caixa e o que é que vocês querem, nós queremos também.

Que a Nossa Caixa continue com essa firmeza de propósitos e que todos os Senhores e Senhoras tenham aquilo que é de direito, direito da luta que é o resultado do que vocês fizeram. Viver com dignidade, na ativa ou na aposentadoria. Na ativa e como pensionista, isso é o mínimo que São Paulo e os nossos governos, sejam eles quantos forem e quem forem que passar pelo governo, têm a obrigação de recebê-los com dignidade, assim da mesma forma como esse tapete vermelho que é novo, tenho certeza, o Presidente Walter Feldman como manda o povo, também pensou na sessão solene da Nossa Caixa.

Assim que queremos receber a cada um. Por isso, Presidente, encerrando as minhas palavras, deixo aqui com muita emoção e respeito ao Presidente Galdino, ao pessoal da AGE que aqui representam os gerentes de todo o Estado, hoje estão na ativa e tenho certeza que aqui têm vários gerentes que por aqui passaram nas suas atividades também. O nosso querido Davi Zaia que tem uma função e uma missão muito grande, já tem hoje, mais muito grande pela frente, no Conselho Administrativo. Os diretores, junto com o doutor Geraldo Gardenalli, é o presidente desta Instituição e que desde que lá chegou, tem feito um trabalho que é visto, sem precisar de microscópio, com resultados positivos.

Enfim, quero deixar a cada um dos Senhores e Senhoras, além da emoção, o meu reconhecimento do que hoje significa ser o Banco Nossa Caixa. A nossa antiga, se assim podemos chamar a Caixa Econômica Estadual, mais como digo, não importa a nomenclatura, importa o sentimento que cada um dos Senhores, ao longo desse tempo criou, construiu e ainda deixa viva na Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas e tomara a Deus que Deus na sua bondade infinita, nos dê saúde a todos, mais muita saúde, muita vontade de lutar, muita garra e coragem e fé na nossa vida, para chegarmos a sermos, o Deputado Dimas, eu, Deputado Walter Feldman, Gilberto Nascimentos, Vanderlei Macris, outros que estão por aqui e outros que não estão por aqui, porque têm também os seus compromissos, cheguemos as nossas aposentadorias, com a mesma dignidade que cada um dos Senhores estão aqui hoje, de cabeça erguida, além de tudo, muito bonito, muito arrumado, muito cheiroso e mais do que isso, com alegria no coração.

Uma salva de palmas a vocês e uma salva de palmas a nossa Associação de Funcionários Aposentados e Pensionistas. Parabéns a Nossa Caixa e parabéns a vocês da Associação! Muito obrigada e parabéns ao Deputado Dimas! Se não fosse Vossa Excelência, não poderia estar aqui falando essas coisas que o coração manda. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - DIMAS RAMALHO - PPS - Após as palavras como sempre muito sinceras e verdadeiras da Deputada Célia Leão, continuando a cerimônia, passo a palavra nesse instante, ao Senhor José de Freitas Júnior, conselheiro representante do Banco Nossa Caixa de São Paulo.

 

O SR. JOSÉ DE FREITAS JÚNIOR - Boa noite a todos! É difícil falar após a Deputada Célia Leão, mais gostaria de cumprimentar o Presidente desta Sessão, o nobre Deputado Dimas Ramalho, companheiro e amigo, a Deputada Célia Leão e ao fazê-lo cumprimento todos os Deputados aqui presentes, as demais autoridades, funcionários do Banco Nossa Caixa, Senhores diretores da Nossa Caixa, Senhoras e Senhores.

Na condição de conselheiro representante eleito, estou muito honrado em participar desta solenidade e do momento histórico de mudança cultural que estamos presenciando. Digo isso porque numa sociedade avançada, o reconhecimento e o respeito a quem construiu a história se faz presente a todo momento.

Estamos aqui hoje, reunidos exatamente para essa finalidade, faz-se necessária então relembrar que as dificuldades enfrentadas pelos funcionários da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, depois Nossa Caixa Nosso Banco e finalmente Banco Nossa Caixa, dificuldades estas, em razão de planos econômicos, concorrência acirrada, erros estratégicos de comando e da descontinuidade administrativa, levariam qualquer profissional de mercado, das instituições privadas, a desistir dos seus objetivos, a capitular diante dos desafios, porém o quê moveu os homenageados de hoje, através da AFACEESP, foi muito mais que um salário, o currículo ou prestígio pessoal, foi antes de tudo a decência do caráter, a lealdade desmedida, sem limites de tempo ou comprometimento.

Foram dias e noites enfrentando os desafios e os desafetos, enfrentando a instabilidade econômica e a pressão dos organismos externos que queriam a qualquer custo a extinção da nossa empresa, mais esses organismos ao invés de facilidade para atingir os seus objetivos, encontraram nesta instituição, um espírito de corpo que tinha como prioridade e acima de tudo, o dever inexorável de defesa e consolidação do hoje, banco Nossa Caixa.

Somos os homenageados de hoje, através dessa valorosa Associação, os que nos legaram, além do conhecimento técnico, os valores maiores da garra, da disposição à luta, da mobilização política, da lealdade e do compromisso para a consolidação e futuro do nosso banco. Foram eles os principais responsáveis, pelo amadurecimento das relações com esta Casa, Sr Presidente, que representa o povo do Estado de São Paulo e uma parcela especial deste povo que hoje aqui é homenageada.

Palavras não serão suficientes para que quitar o nosso débito, preferimos às atitudes às palavras, a maior prova de que aprendemos a lição, é continuarmos na defesa sem fronteiras, pela transformação do Banco Nossa Caixa e ser um instituto de seguridade e empresas de grande destaque no cenário nacional. Essa justa homenagem prestada no ambiente da magnitude da Assembléia Legislativa e a demonstração de carinho recebidas dos nobres Deputados, são os sinais claros de que o esforço empreendido no passado, frutifica no presente.

Somos gratos, somos devedores inconteste para com esta Associação, desejamos que no futuro, possamos ter construído uma história tão respeitável quanto a que ora reverenciamos. A todos muito obrigado. (Aplausos)

 

O SR. PRESIDENTE - DIMAS RAMALHO - PPS - Após as palavras do Senhor José de Freitas Júnior, conselheiro representante do Banco Nossa Caixa, tenho a honra de passar a palavra nesse instante ao Senhor Davi Zaia, Presidente do Nosso Clube de Investimentos e Conselheiro eleito do Corepi.

 

O SR. DAVI ZAIA - Saudar o nobre Deputado Dimas Ramalho, Presidente desta sessão e parabenizá-lo pela iniciativa de convocar esta sessão solene em homenagem à AFACEESP e por conseqüência a todos os aposentados do Banco Nossa Caixa e também com isso saudar a todos os Deputados presentes.

Pedro Paulo Galdino, Presidente da AFACEESP, na figura de quem quero saudar todos os funcionários aposentados do Banco Nossa Caixa, o Denison Jordão, “Cuca”, na figura de quem quero saudar todos os funcionários da ativa do Banco Nossa Caixa que também aqui hoje comparecem, Diretores do Banco, Senhores, Senhoras e todos aqui presentes.

A saudação e essa homenagem para todos nós que continuamos ao longo do tempo trabalhando na Nossa Caixa e no momento que assistimos às grandes transformações porque passa o sistema financeiro, as vezes colocam na cabeça de todos nós dúvidas, se o banco vai conseguir passar por essa verdadeira tormenta que tem atropelado o sistema financeiro, de um lado levando a uma onda de privatizações e de outro a uma onda de fusões de bancos, fazendo e levando a uma enorme concentração no sistema financeiro, nos faz refletir no papel que ao longo da história tiveram nesse banco, os funcionários da Nossa Caixa e que talvez sejam os grandes responsáveis, em todo esse processo de turbulência e de mudanças, esse banco está sobrevivendo e continuando essa história.

Hoje, um dos poucos bancos estaduais do País, aqui no Estado de São Paulo seguramente o banco que se consolida como Banco público do Estado de São Paulo e um, dependendo das estatística que usaremos, um dos 10 maiores bancos deste País, mais voltando a falar dos funcionários, estou dizendo que talvez a atuação dos funcionários seja a grande responsável e vocês foram bancários, falando de vocês aposentados que estão aqui e construíram esse banco, vocês foram bancários num tempo, onde o fazer bancários, onde a atividade bancários, ao contrário do que possamos imaginar, era muito mais complexa do que é hoje.

Os bancários de alguns tempos atrás, eram pessoas que tinham que dominar todo um conjunto de tarefas. Hoje, os bancários que estão na ativa, há uma especialização do fazer bancário, cada um tem que conhecer um pedacinho de uma atividade e na hora de fechar um balanço de uma agência, aperta-se um botão do computador e o balanço da agência já sai feito. Então, vocês trabalharam numa época, em que o fazer bancário era muito mais complexo para o conjunto de todos vocês. Tinha que dominar um conjunto de atividades muito mais amplo do que o bancário hoje tem que dominar, embora não pareça isso, pois estamos na época da informática e isso tudo.

Queria parabenizá-lo e dizer que vocês passaram para todos nós que fomos ficando na Caixa e ainda estamos hoje trabalhando na Caixa, àquilo que se transformou ao longo do tempo, numa marca na nossa Caixa. O que é a marca da Nossa Caixa utilizada inclusive largamente na sua propaganda, muitas vezes vimos propaganda da Caixa dizendo que não éramos tão modernos como os outros, mais éramos um banco, onde as pessoas eram atendidas por pessoas, onde eram atendidas com o carinho de antigamente, lembro-me de uma propaganda que dizia isso.

Você tem um banco que é moderno, mais você continua sendo atendido com o carinho de antigamente, quando estamos falando isso e acho que isso não é só uma retórica da propaganda, porque a propaganda para ser eficiente tem que falar de alguma coisa que é real, senão ela não tem o efeito desejado, isso é uma marca de fato que vocês construíram e talvez o banco hoje continue construindo.

O Banco Central na semana passada divulgou uma lista dos bancos que têm mais reclamações de clientes e a Nossa Caixa está em 10º lugar. Na semana passada conversando com o Cuca e com o Freitas, disse que esse era um 10º lugar que valia ouro, porque estamos na frente de todos os grandes bancos desse país, seja bancos públicos, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e bancos privados: Bradesco, Itaú, Unibanco, ABN Real, HSBC e Santander. Estamos na frente de todos esses bancos e com uma porcentagem de reclamação muito pequena.

Apesar de ainda ter uma falta grande de funcionários nas agências, apesar de não dispormos dos mecanismos mais modernos para trabalhar, mais o banco consegue essa marca e na época dizia que deveríamos dar os parabéns a todos os nossos funcionários que no dia-a-dia estão na linha de frente, garantindo essa performance do banco, mais hoje quero dizer que temos que dar parabéns para vocês, pois vocês começaram essa história e tiveram capacidade de passá-la, essa forma de trabalhar, esse carinho, essa eficiência e essa dedicação para todos os funcionários que continuam hoje na ativa na Nossa Caixa.

Parabéns a todos vocês e parabéns ao Deputado Dimas Ramalho por essa solenidade, por essa Sessão Solene hoje aqui que homenageia a AFACEESP e os aposentados da Nossa Caixa. Obrigado. (Aplausos).

 

O SR. PRESIDENTE - DIMAS RAMALHO - PPS - Essa Presidência concede a palavra nesse instante, ao Senhor Denison Jordão Lima, Presidente da Associação dos Gerentes da Nossa Caixa.

 

O SR. DENISON JORDÃO LIMA - Boa noite a todos. O Freitas teve a missão de falar após a Deputada Célia Leão e eu após essa pessoa maravilhosa que é o Davi Zaia, não é fácil, pois o Davi tem conhecimentos e acompanha o dia-a-dia nosso e o de vocês também, dos aposentados, pois ele sempre está ali fazendo o papel realmente de um líder que defende a classe da Nossa Caixa.

Nobre Deputado Dimas Ramalho, Presidente desta Casa nesse momento, Deputada Célia Leão pela sua pessoa, cumprimento todos os Deputados desta Casa, meu caro amigo e companheiro de luta, Presidente da AFACEESP, Pedro Paulo Galdino, aqui representando todos os funcionários aposentados do Banco Nossa Caixa, Senhores e Senhoras e meus colegas gerentes, confesso que além de honrado sinto-me privilegiado ao prestar essa singela homenagem à Associação dos Funcionários Aposentados da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, foi assim que ela foi constituída.

Muito honrado, pois como Presidente da Associação dos Gerentes do Banco Nossa Caixa, por diversas vezes comprovamos a inesgotável disposição da AFACEESP, em comungar esforços nas lutas em defesa dos interesses do Banco e de seus funcionários. Privilegiado por poder compreender o valor do organismo vivo e pulsante, destinado a representar vontades, uma entidade em permanente mutação para apesar das dificuldades em conciliar tantos interesses, conseguiram unificar em uma só linha de trabalho o anseio de tantos, quando se alcança esse objetivo, sabemos estar a caminho do sucesso, é a determinação que nos invade, é imensurável a energia dessa comunhão de objetivos. É a grande responsável por impulsionar pensamentos, palavras, gestos, vencer barreiras, sem impor como vontade de muitos, traduzida na palavra associação. Se pudéssemos visualizar essa energia, teríamos a exata dimensão dos valores depositados na formação do nosso caráter de profissionalismo, ao longo da convivência com os nossos companheiros aposentados.

Componentes inestimável como experiência profissional de vida, de lealdade e de companheirismo que consolidou-se como os grandes responsáveis pela disposição em continuarmos fortes e determinados na defesa do interesse do nosso banco. Aproveitando do exemplo da União, de pessoas e pensamentos numa associação representativa. À estes que gozam hoje do merecido reconhecimento da aposentadoria, status que no bom sentido invejamos e esperamos fazer por merecer, só podemos dedicar o nosso profundo respeito e carinho na tentativa de reconhecer o significado de suas passagens por nossas vidas.

O nosso muito obrigado a todos os aposentados, em nome da AGE a que a divindade que comanda o universo, na sua onipresença e onipotência, esteja sempre a guiar os nossos passos, alargando o caminho que um dia, com certeza seguiremos. Muito obrigado a vocês. (Aplausos)

 

O SR. PRESIDENTE - DIMAS RAMALHO - PPS - Esta Presidência tem a honra de passar a palavra nesse instante ao representante da diretoria da Nossa Caixa Nosso Banco, irá falar em nome da direção, em nome do Presidente Gardenalli, doutor Aírton Guirão, Diretor de Crédito do Banco Nossa Caixa S.A. .

 

O SR. AÍRTON GUIRÃO - Boa noite, meu caro Presidente e companheiro de trabalho da Nossa Caixa, Deputado Dimas Ramalho! Boa noite senhoras maravilhosas! Aqui representadas por Célia Leão, nossa grande amiga que também tem dado inúmeros exemplos do seu amor, não só na função da sua atividade parlamentar, mas também uma das paradigmas da Nossa Caixa. Senhores Deputados aqui presentes, senhores companheiros dos extintos órgãos que representam os funcionários da Nossa Caixa, meus companheiros de diretoria.

Temos uma singular situação, nós dessa diretoria, talvez sejamos os diretores que mais se aproximam dos aposentados. Estamos aqui há oito anos, é um prazo considerável, ao longo desses quase oito anos, temos aprendido a admirar o esforço, o trabalho, a dedicação dos funcionários que juntamente conosco, puderam ao longo do tempo trazer essa instituição, a este motivo de orgulho, para todos nós paulistas, ao saber que a Caixa é hoje, uma das maiores, melhores, mais eficientes e mais produtivas instituições financeiras deste País.

Tudo que acontece não acontece por si só, o que o nossos funcionários e nós próprios estamos fazendo decorre de exemplos. Diria que todos nós, estamos sendo forjados por algo ocorrido no passado. Indubitavelmente, os nossos funcionários pelo alto padrão de trabalho, pela sua sinceridade, pela lealdade e pelo seu amor à causa da Nossa Caixa, estão estribados e forjados no exemplo dos senhores que aqui estão. Exatamente esta plêiade de cabelos brancos, dessas senhoras muito bonitas e simpáticas, que forjaram o caráter de grande parte, senão a totalidade dos nossos funcionários e companheiros, para que pudéssemos alcançar realmente, esses resultados fantásticos.

Não posso deixar de reconhecer que nós outros, também estamos forjados, não só por vocês, não só pelos nossos funcionários, mais também por aquele que conseguiu com que pudéssemos fazer o quê fizemos. Refiro-me indubitavelmente a Mário Covas, sem Mário Covas dificilmente teríamos chegado ao ponto que chegamos. Mário Covas e ao trabalho que o seu sucessor, nosso amigo e companheiro também, Geraldo Alckmin, tem prestado a Nossa Caixa, tem permitido esses sucessivos sucessos ao longo desses anos.

Estamos agora, empenhados numa missão ousada, porém sabemos que absolutamente necessária para sedimentar o futuro da instituição. Estamos abrindo os nossos horizontes de trabalho, através do chamamento de novos acionistas pela abertura do capital, através de parcerias com o setor privado, onde nós como instituição financeira do Estado de São Paulo, sempre permaneceremos com o controle do Banco e iremos assim garantir um espaço cada vez mais importante, dentro do sistema financeiro nacional.

Gostaria portanto de me associar ao Deputado Dimas Ramalho e aos demais companheiros aqui presentes, nessa justíssima homenagem à esses forjadores de talentos, aqui representados pelos funcionários aposentados. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DIMAS RAMALHO - PPS - Com muita honra passo a palavra nesse instante ao senhor Pedro Paulo Galdino, presidente da Associação dos Funcionários Aposentados da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, entidade homenageada nesta Sessão Solene.

 

O SR. PEDRO PAULO GALDINO - Senhor Presidente, amigo, Deputado Dimas Ramalho, Senhores Deputados, nobre Deputada Célia Leão, Diretores da Nossa Caixa, representando aqui a sua alta direção, amigos, companheiros de entidades representativas, o Denison, Davi Zaia, Freitas, amigos também representantes de outras entidades aqui presentes, estatais que juntamente com a nossa AFACEESP, forma o Fórum, o Feasp Fórum, das entidades de complementado do Estado de São Paulo, reúne aproximadamente 100 mil interesses de aposentados e pensionistas no Estado.

Senhoras e senhores, amigos aposentados, funcionários ativos, companheiros de amanhã, sem dúvida nenhuma, gostaria inicialmente de agradecer as palavras amáveis de todos e peço desculpas para deixar um pouco a modéstia de lado, palavras amáveis, porém verdadeiras, representam a realidade realmente da nossa participação, dentro da história da Nossa Caixa.

Sob o ponto de vista histórico, desculpe antes de continuar, gostaria de complementar as informações da nobre Deputada Célia Leão, homenagear aqui a presença da dona Margarida Roberto, para quem ainda não sabe, provavelmente os companheiros novos, era o Presidente da Nossa Caixa na época e com a sua experiência de funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, foi um dos maiores incentivadores da criação da nossa Associação de Aposentados do Banco Nossa Caixa, inclusive é bom que se registre, cedendo espaços e equipamentos para que a AFACEESP pudesse ser instalada na época, mais ou menos há 21 anos atrás, no final do ano completaremos realmente 21 anos precisamente.

Sob o ponto de vista histórico, a AFACEESP é uma adolescente, quando comparada com a Nossa Caixa, está agora como disse a pouco, completando a sua maioridade, entretanto, o que realmente conta é o que ela representa, os interesses de mais de 4 mil e quinhentas famílias de aposentados e pensionistas. Pessoas que na sua maioria ainda na adolescência e juventude, puderam testemunhar fatos e acontecimentos que viriam a imprimir de forma célere, as maiores transformações ocorridas no século passado.

Vivenciar as angústias e apreensões da 2ª Guerra Mundial, preocuparam-se com as condições de saúde, quando a penicilina não passava de experimento científicos ainda, vislumbravam a necessidade de trabalhar num cenário de incertezas, a respeito das regras e das condições de trabalho. A Justiça do Trabalho, ainda era um mero projeto, seguridade social estava sendo introduzida na França, o sistema de fotocopiadores estava sendo inventado, eram tempos de grandes novidades. No final dos anos 40, eram lançados os discos de 33 rotações por minuto e aqui vamos fazer um pouco de flash back.

Marlene e Emilinha Borba, provocavam uma grande disputa entre as suas fãs, inaugurava-se a televisão no País, na saúde surgia a possibilidade do combate ao mal da pólio, na Suécia, o Brasil finalmente redimia-se do trauma de 50, o mundo assistia ao lançamento da corrida à Lua e ao espaço, assistia atônito à ascensão esperançosa de Kennedy e o seu assassinato, a revolução dos Beatles, a febre da Jovem Guarda, a Revolução de 31 de março de 1964, a guerra do Vietnã, os jovens na rua em 1968, na Europa e no Brasil, um milagre econômico no Brasil, vários planos econômicos, etc., já estamos chegando aqui nos dias de hoje.

A Caixa Econômica do Estado de São Paulo como não poderia ser diferente, acompanhou às transformações ao longo dos seus mais de 80 anos, desde a sua unificação com a criação da autarquia, até a sua configuração de banco múltiplo, hoje como principal agente bancário do Governo do Estado, sob graças, principalmente a competência e dedicação dos seus funcionários, ultrapassar todos os seus obstáculos.

Nós aposentados, ainda vivos graças a Deus, somos testemunhas das dificuldades enfrentadas, instalações que mais pareciam pequenos escritórios de contabilidade de pequena cidade do nosso perdido interior. Isso quando se tratava de agências autônomas, pois a maior parte eram agências anexas às coletorias. Inexistência de funcionários até para substituir os afastamentos, predominava a prestação de serviços por parte de funcionários de outras unidades.

Quantas noites não foram viradas para cálculo e lançamento de juros e correção, bons tempos de certa forma! Podia-se ficar com luz acesa a noite inteira, dentro de uma agência bancária e as máquinas então? Quem se lembra do esforço manual para operá-las? Que saudades das mais modernas, as “facitinhas”, as “ascotas”.

E as comunicações? Telefone, um luxo quando era possível completar uma ligação, um luxo ainda maior, quando possível concluir uma conversação. Na era da internet e das totais integrações dos sistemas de informações, lembramo-nos que o único meio de transporte possível, eram os valentes Jeeps e as Rurais Willys. Nos tempos dos sistemas brasileiros de pagamentos, somos de um tempo em que nem compensação de cheques havia na Nossa Caixa. Ainda bem que pudemos viver tais tempos!

As dificuldades temperaram o nosso caráter, não fugimos dos desafios que nos foram colocados, tal qual numa corrida de revezamento sem distância definida para o seu término, soubemos enfrentar as dificuldades e passar o bastão para as novas gerações. Saímos do banco, sempre deixando-o sempre em melhores condições e posições, do que àquelas encontradas quando nele iniciamos. Somos de gerações de conquistas, as posições conquistadas pelo banco, sempre foram correspondidas pela construção de direitos dos seus principais parceiros, os funcionários.

Vislumbrando-se a possibilidade de um futuro que não mantivesse a equivalência no reconhecimento das conquistas do banco em relação aos seus parceiros, foi criada a AFACEESP, com o objetivo fundamental de congregar os aposentados e pensionistas do atual Banco Nossa Caixa, com vistas a defesa dos seus interesses comuns, com destaque para a preservação de todas as conquistas.

Nesse momento que a nossa entidade é homenageada pela iniciativa do nosso amigo, o Deputado Dimas Ramalho, cumpre-nos primeiramente em nome dela, agradecer a honrosa distinção dessa Casa, que é a Casa do Povo de São Paulo. É nosso dever sobretudo, transferir a homenagem a todos àqueles que dedicaram parcela importante das suas existências na construção do grande banco, em que hoje se transformou a Nossa Caixa Econômica. Muito obrigado. (Aplausos)

 

O SR. PRESIDENTE - DIMAS RAMALHO - PPS - Exa. Sra. Deputada Célia Leão que consegue aliar a fortaleza da mulher, mãe, esposa e companheira e aqui faço um testemunho público de que essa é uma Casa de competição, de disputa e a Deputada Célia Leão consegue manter a doçura e afetividade daquelas pessoas que todos amamos profundamente no nosso meio. Minha homenagem à querida companheira Célia Leão.

Uma saudação ao senhor Pedro Paulo Galdino, meu prezado amigo Galdino, que aqui ao falar aos associados e aos presentes, fez uma coisa que é muito importante, ficou emocionado, é muito importante que as pessoas se emocionem, por isso a minha saudação muito forte, muito presente ao Presidente que honra e orgulha a entidade que representa os aposentados da Nossa Caixa Nosso Banco, Caixa Econômica Estadual, Banco Nossa Caixa, peço uma salva de palmas para ele também. (Aplausos).

Uma saudação ao José Vitor de Godói Rômulo, prezado amigo, companheiro e de história no Banco e foi um dos grandes responsáveis da minha aproximação com esse grupo que tanto respeito e tanto trabalho, minha homenagem ao grande companheiro José Vitor. (Aplausos).

Faço uma saudação a Diretoria da Nossa Caixa Nossa Banco, na pessoa do seu presidente, Geraldo Gardenalli e que nesse momento está representada a diretoria por diretores que honram a instituição e quero aqui nomear: o senhor Aírton Guirão, diretor de Crédito e de maneira muito feliz, falou a respeito dessa data e nesse momento, senhor Alberto Mac Dowell de Figueiredo, diretor de Recursos Humanos e Infraestrutura da Nossa Caixa Nosso Banco e faz um trabalho muito importante naquela instituição, o senhor Nivaldo Cirilo, Diretor de Produtos, funcionário e que nesse instante também, representa a diretoria da nossa empresa, senhor Daniel Eduardo, diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da Nossa Caixa Nosso Banco que prestigia nesse momento esta solenidade, senhora Marlene Balanini Pereira, presidente do Conselho Deliberativo da AFACEESP, senhor José Ortega, presidente do Conselho Fiscal da entidade, meu prezado amigo José de Freitas Júnior, Conselheiro Representante do Banco Nossa Caixa e que também quero aqui de público testemunhar o esforço a dedicação que ele tem feito para a Nossa Caixa Nosso Banco, Banco Nossa Caixa, ele que vem de longe e luta muito pelos funcionários e exerce com dignidade o seu mandato, o senhor Davi Zaia que é presidente do nosso Clube de Investimentos, sindicalista, Presidente da Federação dos Bancários e Conselheiro eleito do Corepi, o Davi é um sindicalista que sabe quando endurecer, quando intransigir, como conquistar, mas sobretudo dialogar de maneira democrática. Meus respeitos e os meus cumprimentos. (Aplausos)

O senhor Denison Jordão Lima que todos conhecemos como “Cuca”, o Cuca é Presidente da AGE, Entidade relativamente nova e que ocupa hoje, um espaço muito importante dentro da nossa Instituição, ele representa os gerentes, as pessoas que estão na linha de frente e buscando crédito, administrando e o Cuca realmente, tem legitimidade para falar em nome de uma parcela significativa dos funcionários e também quero dizer da importância que o Cuca tem no destino da nossa instituição, Nosso Banco Nossa Caixa, Banco Nossa Caixa.

Queria aqui saudar também o Silvio, Vice-presidente da AGE, uma saudação muito especial para Kátia, conheci há muito tempo e com certeza ela tem um elo importante de ligação com essa Casa, com a Nossa Caixa e muitas vezes os problemas da Assembléia, acabam desabando sob a sua Mesa, ela com muita competência procura resolvê-los. Meus respeitos.

Deputado Macris, Deputado Nascimento, uma palavra especial ao Valdir Ferreira que é o gerente aqui da Nossa Caixa da Assembléia e como todos os gerentes, cuida com muito carinho das nossas contas, são nossos confidentes, são verdadeiras pessoas que nos honram com a sua confiança. Queria aqui saudar os funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que ficam cuidando para que esse evento possa ter o segmento normal e com certeza gostaria de pedir uma salva de palmas aos funcionários que cuidam do nosso Cerimonial, especial até esse horário. A senhora Margarida Roberto, traz na família, como diz aqui o Galdino e tantos que nos antecederam a história da nossa entidade e a história daquelas pessoas que formaram e que forjaram esta instituição.

Fiz essa homenagem aqui na Assembléia, e fiz junto com a Deputada Célia Leão, quando propus, propus por 2 motivos, primeiro para deixar claro a todos àqueles que tomam conhecimento hoje, tomaram amanhã pelo Diário Oficial, tomaram depois pela nossa TV Assembléia, esta Casa que representa todos os Deputados do Estado de São Paulo, representa o Poder Legislativo. É o poder que faz as leis, é o poder legítimo, é o poder mais democrático, respeita profundamente a Nossa Caixa Nosso Banco, mais respeita profundamente a história do Banco Nossa Caixa.

Quando comecei a ouvir os que me antecederam, lembrei que esta semana, lá em Araraquara, participei de uma solenidade que demos o nome de uma escola de um grande amigo meu que faleceu e disse naquele momento: “Ainda bem que em vida, pude dizer para essa pessoa o quanto ela era importante para nós, o quanto nós amávamos e quanto ele pode ouvir e pode escutar e se homenageamos depois quando ela tinha partido, pude fazer isso enquanto ela pode escutar.

Nesse momento quero dizer que por um desses acontecimentos da nossa vida, fui guindar a direção da vice-presidência da Nossa Caixa Nosso Banco, cuidando mais das questões jurídicas, aí tomei conhecimento por dentro dessa instituição tão importante para o nosso Estado de São Paulo. Evidentemente, minha passagem pela Caixa foi curta, pois logo em seguida assumi o cargo de Deputado Estadual nesta Assembléia de São Paulo e nesse período que tomei conhecimento da importância da Nossa Caixa Nosso Banco, tomei conhecimento da história da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, pude ver quanto importante foi e continua sendo, o trabalho daqueles que trouxeram essa empresa até esse momento.

Vi o Galdino falando aqui, como se fosse um flash back, é importante que olhemos para o passado sim. É importante que tenhamos a consciência daquilo que nos forjaram e nos trouxeram até aqui, mais vou um pouco além, diria que ninguém pode avançar, ninguém pode ser forte no futuro, se não reconhecer os avanços do passado, se não respeitar os avanços do passado e consolidar os direitos daqueles que nos antecederam. Quero aqui dizer que o Presidente Walter Feldman disse aqui, se ele tivesse ouvido o pai dele, com certeza ele teria acertado mais, é verdade! Com certeza teria sido mais feliz, mesmo tendo ouvido sempre e sempre.

Quero aqui dizer aqui nesse momento que a Nossa Caixa Nosso Banco, assume o papel de vanguarda do sistema financeiro do Brasil, está realizando uma experiência de abertura de capital, estamos acompanhando essa experiência de maneira muito próxima, conseguimos fazer modificações importantes no projeto que veio à Assembléia.

E, graças a organização dos funcionários aposentados, na ativa, através de emendas que subscrevemos junto com a Deputada Célia e com o apoio dos outros Deputados, estamos nesse momento acompanhando os próximos passos, na certeza absoluta que a Nossa Caixa tem um futuro muito promissor, mais queremos sempre mais, queremos uma empresa que cada vez invista mais no social, cada vez invista mais na informatização, no treinamento, na contração de novos funcionários, cada vez mais facilite os acordos na forma da lei dos aposentados, que respeite a seguridade e os planos de saúde. Essa é uma luta que fazemos e acreditamos nela.

Queremos nesse momento dizer que a AGE, a Corepe, as entidades e os sindicatos fazem um trabalho muito importante, mais o trabalho que noto que a AFACEESP tem feito, é um trabalho orgânico, um trabalho correto, é um trabalho que amplia a participação e traz de volta para o banco, àqueles que um dia passaram pelo banco e continua de certa maneira ligados. Estou aqui falando e pensando e com certeza os senhores e senhoras estão pensando também, quando entraram no banco a primeira vez, cheios de sonhos, de esperanças, começando a carreira lá atrás, ainda como solteiros, depois como casados, vendo os filhos crescerem, a vida passando, nós passando juntos com a vida, e hoje quase todos aposentados, olhando o que restou desta nossa luta e deste nosso trabalho. Com certeza valeu a pena o trabalho.

O Banco Nossa Caixa é um banco presente, é um banco que alcança hoje um grau de excelência fruto do trabalho dos funcionários, com a direção, com respaldo absoluto político que daremos sempre aqui na Assembléia do Estado de São Paulo. Eu quero neste momento dizer que esta sessão, além de homenagear a FACESP, é uma sessão de reconhecimento e de compromisso de luta intransigente e indefesa das conquistas desta empresa que vocês construíram e nos legaram e levaremos à frente, sempre respeitando as conquistas, ampliando os horizontes e sobretudo deixando sempre claro, construímos um banco e queremos esse banco público, o banco capital do Estado. Aliás, o banco Nossa Caixa, é o único banco do Estado de São Paulo hoje e por isso defenderemos sempre essa perspectiva.

Esta é a vontade do Governador Geraldo Alckmin como foi do Governador Covas que quando mandou um projeto para a Assembléia, mandou um projeto abrindo o capital, mais mantendo o compromisso inalienável de manter a estrutura de poder vinculado ao capital público de São Paulo e aprofundamos essa idéia e fizemos emenda que capacitaram que assim continuasse. Tenho muita fé no Brasil, tenho muita fé em São Paulo e tenho muita fé no Banco Nossa Caixa, porque sou otimista juramentado.

Tenho certeza absoluta que os Senhores que aqui estão, a direção, funcionários e as entidades a partir desse momento, recebam a homenagem sincera dessa Assembléia, uma homenagem tranqüila, sincera, uma homenagem daquelas pessoas que um dia sonharam em fazer um futuro melhor e construir um banco mais ágil e aqui quando o pessoal falava, me lembrava que a Nossa Caixa era e é uma referência ética nos Municípios aonde moramos.

Ser funcionário da Nossa Caixa Nosso Banco, da Caixa Econômica Estadual, do Banco Nossa Caixa, é um adjetivo muito importante para todos nós. (Aplausos)

Por isso, ao encerrar essa sessão solene, quero em nome do Presidente Walter Feldman e de toda essa Casa dizer que podemos em nome do Poder Legislativo de São Paulo, valeu a pena a luta, mais ela é uma parte apenas, queremos continuar trabalhando, honrando o passado, respeitando o passado, porque o passado impulsiona o presente e foi para esses laços futuros. Muito obrigado a todos e com certeza essa homenagem para nós Deputados e para essa Casa, vai ficar marcado como compromisso de luta, trabalho e respeito. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão. (Aplausos)

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 34 minutos.

 

* * *