1

 

23 DE ABRIL DE 2004

14ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/04/2004 - Sessão 14ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

HOMENAGEM AO "DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Dia do Exército Brasileiro. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Presta homenagem ao Exército Brasileiro, discorrendo sobre o que é hoje essa instituição, que contribui de forma decisiva para a manutenção da unidade nacional e para o desenvolvimento do Brasil. Anuncia a leitura de texto sobre o Exército e a execução de número musical.

 

002 - SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO

General de Exército, Comandante Militar do Sudeste, rememora os fatos históricos que justificam o 19 de abril de 1648 como a gênese do Exército Brasileiro. Fala sobre o papel hoje da instituição. Agradece a iniciativa da homenagem.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem ao General Sérgio Pereira Mariano Cordeiro e às Senhoras Vera Lúcia Pereira Mariano Cordeiro, Maria Isabel Martinez do Amaral, Vera Lúcia Vilarinho e Ângela Inês Ramos Lemos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece a presença de todos - e faz este agradecimento na pessoa do General Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste - a esta sessão solene, que foi solicitada para comemorarmos o Dia do Exército. Neste momento, peço a todos para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da 2ª Divisão de Exército.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência gostaria de agradecer à Banda da 2a Divisão do Exército, adida ao 4o Batalhão de Infantaria Blindada, na pessoa do regente 2o Tenente José Eduardo Leonardo.

Esta Presidência agradece mais uma vez à presença de todos. Gostaríamos de citar os nomes das autoridades: General de Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; General de Divisão Heraldo Covas Pereira, Comandante da 2a Divisão do Exército; Major Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; General de Brigada Renato Índio da Costa Lemos, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.

Com muita satisfação quero registrar a presença das senhoras Vera Lúcia Cordeiro, esposa do General Sérgio Pereira Mariano Cordeiro; Maria Isabel do Amaral, esposa do General-de-Divisão Heraldo Covas Pereira; Vera Lúcia Corrêa Vilarinho, esposa do Major Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; Ângela Lemos, esposa do General-de-Brigada Renato Índio da Costa Lemos.

Anunciamos a presença também do Capitão-de-Mar e Guerra Ronald dos Santos, chefe do Estado-Maior, representando o vice-almirante Marcelio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8o Distrito Naval; Coronel de Cavalaria Paulo Mendia Granado, Sub-Chefe de Estado-Maior; Major PM Carlos Eduardo Blanco, representando o chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa de São Paulo, Coronel PM Ademir Aparecido Ramos; Dr.Milton Rodrigues Montemor, Delegado-Chefe da Assistência Policial Civil da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste momento gostaria de prestar a minha homenagem ao Exército Brasileiro. Durante várias solenidades que realizamos nesta Assembléia Legislativa em homenagem ao “Dia do Exército”, já tivemos a oportunidade de falar sobre Caxias e vários assuntos referentes ao Exército. Reservei para esta data uma fala a respeito do que é hoje o Exército Brasileiro. Para os senhores que aqui estão, que pertencem ao Exército, talvez não estejamos falando novidade nenhuma, mas para os nossos jovens interactianos do Colégio Cedom, para os nossos leitores do Diário Oficial, para os nossos telespectadores da TV Assembléia é muito importante esse registro para que todos possam conhecer um pouquinho do que é o Exército Brasileiro.

O Exército Brasileiro, única instituição nacional permanente com presença em todo território brasileiro, contribui, de forma decisiva para a manutenção da coesão e da unidade nacionais.

No mundo conturbado de hoje, onde os interesses são muitas vezes conflitantes, uma Nação, para se impor no cenário internacional, precisa dispor de Forças Armadas altamente preparadas, adestradas, com seus quadros em evolução permanente de conhecimentos, motivados e acompanhando os novos conceitos de guerra moderna. O Exército Brasileiro, um dos vetores dê nossas Forças Armadas, tem procurado, de todas as maneiras, se manter em condições de cumprir sua missão constitucional.

2 -Preparo dos quadros

E, para cumprir esses objetivos, procura, através da formação, aperfeiçoamento e especialização de seus quadros, impor-se como uma Força eficiente, respeitada e admirada pela população que nele confia.

Para isso, o ensino está estruturado em:

- Escolas de Formação

- Escolas de Especialização e Extensão

- Escolas de Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares

- Ciência e Tecnologia

 

Escolas de Formação

- Escola Preparatória de Cadetes - Campinas - SP

Tem por missão preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras. O curso é equivalente à 3ª série do Ensino Médio.

- Academia Militar das Agulhas Negras - Resende - RJ

É responsável pela formação dos oficiais combatentes da ativa, futuros chefes militares. O curso tem a duração de quatro anos.

- Instituto Militar de Engenharia - Praia Vermelha - RJ

Forma engenheiros civis e militares, de ambos os sexos, cujo ingresso é por concurso público e o curso tem duração de quatro anos.

- Escola de Administração do Exército - Salvador - BA

O ingresso é feito mediante concurso público, para militares e civis, de ambos os sexos, com curso superior, nas especialidades de interesse do Exército. O curso tem a duração de oito meses, após o que ingressa no Quadro Complementar como 1º tenente da ativa.

- Escola de Saúde do Exército - Rio de Janeiro - RJ

Recebe médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários, de ambos os sexos, mediante concurso público, para um curso de duração de oito meses, sendo no final promovidos a 1º tenente da ativa, ingressando no Quadro de Saúde do Exército.

- Escola de Sargentos das Armas - Três Corações - MG

É responsável pela formação do sargento combatente. O ingresso é mediante concurso público e o curso tem duração de um ano.

 

Escolas de Especialização e Extensão

- Escola de Instrução Especializada - Realengo - Rio

É responsável pela formação de oficiais e sargentos em várias especialidades necessárias ao Exército.

- Escola de Material Bélico - Deodoro - Rio

Especializa oficiais e sargentos em Manutenção de Material Bélico.

- Escola de Comunicações - Vila Militar - Rio

Ministra o curso de Manutenção de Comunicações para oficiais e sargentos.

- Escola de Educação Física - Urca - Rio

Especializa oficiais e sargentos em Educação Física, bem como oficiais Mestre D'Armas e médicos especialistas em Medicina Esportiva.

- Escola de Equitação do Exército - Rio de Janeiro

Ministra o curso de equitação para oficiais e sargentos.

- Escola de Inteligência Militar do Exército - Brasília - DF

Ministra o curso Básico para oficiais e sargentos e o Intermediário e o Avançado de Inteligência para Oficiais.

- Escola de Artilharia de Costa e Anti-Aérea - Vila Militar - Rio

Ministra cursos e estágios dos equipamentos peculiares a essa especialidade, para oficiais e sargentos.

- Centro de Instrução de Guerra na Selva - Manaus - AM

Especializa oficiais e sargentos no combate e operações em ambiente de selva.

- Centro de Instrução de Aviação do Exército - Taubaté - SP

Forma oficiais pilotos de helicópteros e os especializa como pilotos de combate. Forma ainda, sargentos mecânicos e especialistas em manutenção.

- Centro de Instrução Pára-quedista - Vila Militar - Rio

Realiza periodicamente os cursos: Básico de Pára-quedista,, de Mestre de Salto, de Dobragem e Manutenção de Pára-quedas, de Suprimento pelo ar, de Precursor Pára-quedista, de Ações de Comandos e de Forças Especiais.

- Centro de Instrução de Guerra Eletrônica - Brasília - DF

Realiza os cursos Básicos de Guerra Eletrônica, de Criptologia e de Planejamento em Operações de Guerra Eletrônica.

- Centro de Estudos de Pessoal - Leme - SP

É uma organização de ensino voltada para a pesquisa na área de Recursos Humanos. Ministra cursos de Análise de Sistemas e Processamento de Dados, Psicotécnica Militar, Técnica de Ensino e Comunicação Social.

 

Escolas de Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares

- Escola de Aperfeiçoamento de Oficias - Vila Militar - Rio

Prepara o oficial para ascender aos postos superiores e desempenhar funções nos Estados-Maiores das Unidades.

- Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Praia Vermelha - Rio

O ingresso na Eceme é feito mediante concurso, para oficiais a partir do posto de capitão. Na escola funcionam os cursos de Comando e Estado-Maior para oficiais das Armas e de Material Bélico e de Chefia e Direção para oficiais de Intendência, Engenheiros Militares e Médicos.

Ainda como curso de Altos Estudos Militares, o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, destinado a coronéis, é o mais alto nível da Instituição. Prepara os chefes militares para enfrentar os desafios do futuro, em ambiente de plena interação com as mais brilhantes inteligências da sociedade brasileira.

 

Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Ciência e Tecnologia desenvolve tecnologia própria para a produção de material de emprego militar de interesse do Exército. À SCT estão subordinados o Centro Tecnológico do Exército, o Instituto Militar de Engenharia e o Centro de Avaliações dó Exército.

3 - Apronto Operacional do Exército

- Força do Pronto Emprego

Para cumprir sua missão com rapidez e eficiência, o Exército dispõe de uma Força de Pronto Emprego, com poder dissuasório, capacitada a responder com presteza e eficácia a eventuais ameaças, sejam internas ou externas.

Engloba a Força de Ação Rápida, capaz de atuar rapidamente em qualquer área do território nacional e a Força de Paz, destinada a participar de operações de manutenção da paz, sob égide da ONU.

 

Tropas Especializadas

O território brasileiro apresenta diversidades fisiográficas que condicionam a execução de operações militares. Por esse motivo, o Exército dispõe de tropas especializadas com o devido adestramento, para ações em áreas específicas, tais como: Guerra na Selva, Pára-quedismo, Operações Aeromóveis, no Pantanal, em Montanha e na Caatinga.

 

Presença do Exército na Amazônia

A região Norte possui uma extensa fronteira terrestre, onde as distâncias e a dificuldade de acesso tornam a missão de defender a soberania nacional bastante árdua.

A partir de 1985, com a implementação do Projeto Calha Norte, investimentos foram feitos possibilitando a criação de Destacamentos e Pelotões de Fronteira, com uma distribuição mais homogênea dos efetivos militares no extremo norte da Amazônia.

Essa área estratégica é prioritária para o Exército e os efetivos vêm sendo aumentados com a transferência de organizações militares de outras regiões e a criação de novas OM.

4 - Apoio ao Desenvolvimento do País

Apoio à lnfra-Estrutura Econômica

Em apoio à infra-estrutura econômica nacional, o Exército tem realizado inúmeras obras, principalmente nas regiões distantes e inóspitas, onde a iniciativa privada não tem interesse em atuar. São construídas estradas, ferrovias, pontes, viadutos, túneis, instalações em portos, açudes, poços artesianos, tubulações de água e esgotos, mapeamento e demarcação de áreas.

Para a realização dessas obras, o Exército conta com nove Batalhões de Engenharia de Construção, divididos em dois Grupamentos distribuídos pelas regiões Norte e Nordeste. Além desses, possui dois Batalhões Ferroviários.

 

Apoio à Defesa Civil

Presente em todo o território nacional, o Exército tem capacidade, por sua organização, equipamentos e rápida mobilização, de apoiar a defesa civil nos casos de necessidade:

- resgatando populações nos casos de enchentes;

- restabelecendo a ligação terrestre, com a construção de pontes da engenharia militar;

- atendendo aos casos de acidentes de vulto;

- colaborando no controle de incêndios em áreas de preservação ambiental.

5 -Atividades Subsidiárias

Colégios Militares

O ensino nos Colégios Militares vai da 5ª série do 1º grau à 3ª série do 2º grau, sendo o ingresso feito por meio de concurso público para cada colégio.

Além do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o mais antigo, existem mais 11 Colégios Militares nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e Santa Maria.

6 - Missões de Paz

O Exército tem participação em missões de paz, integrando Forças Internacionais, sob a égide da ONU, desde 1947, nos Bálcãs. A mais longa missão foi no Oriente Médio e durou de 1957 a 1967, com o emprego do Batalhão Suez.

Foram enviados Observadores Militares para 12 países e realizadas operações integrando as Forças da ONU.

7 - Aditâncias Militares no Exterior

O Exército possui 29 Aditâncias acreditadas em nações amigas com as quais mantém relações mais efetivas na Europa, nas Américas, na África, Ásia e Oceania.

O Adido Militar é o chefe dessa missão diplomática-militar, sendo-lhe conferidas todas as prerrogativas e imunidades. A missão tem duração de dois anos.

8 - Conclusão

O Exército Brasileiro, forjado nas lutas tanto internas, como externas, desde a memorável Batalha de Guararapes em 1648, tem contribuído, de maneira brilhante, para o desenvolvimento do País, com dedicação, patriotismo, perseverança e espírito de sacrifício.

- A preocupação com a formação, aperfeiçoamento e especialização de seus quadros para mantê-los aptos a acompanhara evolução dos princípios de guerra moderna.

- A preocupação com o desenvolvimento de uma tecnologia própria para a produção de material de emprego militar, através dos Centros Tecnológicos e de Avaliação e do Instituto Militar de Engenharia.

- A organização de uma Força de Pronto Emprego, com poder dissuasório, capacitada a responder com presteza e eficácia a eventuais ameaças, sejam internas ou externas.

- A criação e adestramento de tropas especializadas para atender às diversidades fisiográficas do território brasileiro.

A presença permanente na Amazônia, enfrentando o desafio de defendê-la através de Destacamentos e pelotões de Fronteira, como sentinelas avançadas do Pais.

- O apoio à infra-estrutura econômica através do trabalho dos Batalhões de Engenharia de Construção e Ferroviários.

- O apoio à Defesa Civil, ajudando a população nos casos de calamidade pública.

- A participação em missões de Paz, seja como Observadores, seja em operações militares, sob a égide da ONU.

- Procurando, cada vez mais, fazer jus à confiança da população, que o considera como Instituição de imagem mais positiva, mantida através de anos.

Esse é o Exército, sempre presente em todo o território brasileiro, enfrentando desafios e sempre pronto para cumprir qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira, na defesa intransigente da soberania nacional.

Parabéns, no seu dia, Exército Brasileiro!!!

 

Falamos muito, mas muito pouco ainda de tudo aquilo que o nosso Exército Brasileiro merece.

Neste momento, vamos solicitar ao nosso grupo do Interact que tomem posição aqui na frente, enquanto explicarei a todos o que é o Interact. O Interact é uma ONG - Organização Não Governamental, patrocinada pelo Rotary, com jovens de 14 a 18 anos, que tem como principal objetivo desenvolver a liderança e o espírito de companheirismo de cada jovem.

Para alcançar o objetivo, organizam campanhas e projetos em benefícios da comunidade; fazem visitas a asilos, creches, orfanatos, para dar atenção às pessoas que não têm família presente em suas vidas, para divertir as crianças e compartilhar o que têm de melhor - carinho, compreensão - pois o amor que eles transmitem e recebem é a maior recompensa.

É um clube patrocinado pelo Rotary. O Interact Club Cedom, que vai se apresentar agora, é patrocinado pelo meu clube, o Rotary Club SP Norte. Cumprimento a Lílian Gambarini e o Fábio, que são rotarianos, e nos dão o prazer de suas presenças aqui, nesta Sessão Solene do Exército. O Interact ensina o jovem a se comunicar melhor com as pessoas, a lidar com os obstáculos que surgem em sua vida. Os nossos interactianos reúnem-se uma vez por semana, às segundas-feiras, no Colégio Cedom. Eles organizaram e prepararam um texto, em homenagem ao Exército, que passam a ler.

 

O SR. ORADOR - Bom dia a todos. Vamos falar um pouco sobre a História do Exército.

Desde os primórdios da colonização portuguesa na América, desenvolveu-se em toda a terra brasileira uma sociedade marcada pela intensa miscigenação. O sentimento nativista aflorou na gente brasileira a partir do século XVII, quando brancos, índios e negros, em Guararapes, expulsaram os invasores estrangeiros. O Exército, sempre integrado pelos elementos de todas as matrizes sociais, nasceu com a própria nação e desde então participa ativamente da história brasileira.

 

A SRA. ORADORA - Nas décadas posteriores ao descobrimento do Brasil, a força terrestre foi representada pelo povo em armas nas lutas pela sobrevivência, conquista e manutenção do território. Em verdadeira simbiose da organização tática portuguesa com as operações irregulares, índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores do nosso litoral.

Portanto, a partir da memorável epopéia de Guararapes, em 1648, não havia apenas homens reunidos em torno de um simples ideal de libertação, mas sim as bases do Exército nacional de uma pátria que se confirmaria a 7 de setembro de 1822.

 

O SR. ORADOR - A união entre as coroas lusa e a espanhola em 1580, que tornou as terras da América pertencentes a um só rei e senhor, permitiu o alargamento da base física da colônia portuguesa pela extraordinária ação explorada, empreendida pelas Entradas e Bandeiras. Naquela época os portugueses, estimulados por notável visão estratégica, buscaram fixar os limites da colônia em acidentes geográficos em nítidos e o mais possível a oeste.

Assim, no interior da Amazônia, nos Pampas sulinos e nos confins dos sertões, à medida que avançava a marcha desbravadora dos bandeirantes, surgiam fortes e fortins, sentinelas de pedra a bradar: “esta terra tem dono”.

 

A SRA. ORADORA - Após a independência, em 1822, a atuação do Exército brasileiro internamente foi decisiva para derrotar todas as tentativas de fragmentação territorial e social do país. A manutenção da unidade nacional, penosamente legada por nossos antepassados, é decorrente de suas ações, em particular da atuação de Duque de Caxias.

Desse modo, ontem, como hoje, prevaleceu a necessidade de assegurar a integração nacional, reflexo da vontade soberana do povo, expressa como ideal intangível nas Constituições brasileiras de todos os tempos. Já no âmbito internacional, participou vitoriosamente do conflito que na segunda metade do século XIX ocorreu no cone sul do continente sul-americano, a guerra da Tríplice Aliança.

 

O SR. ORADOR - Em decorrência da sintonia permanente que o Exército sempre teve com a sociedade brasileira, seu papel foi decisivo na proclamação e na consolidação da República. Naquele período, particularmente conturbado, os militares desempenharam um papel de moderação, idêntico ao exercido pelo imperador, na Monarquia, garantindo a sobrevivência das instituições.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Exército experimentou um período de surgimento profissional que iria completar-se com a contratação, em 1920, da missão militar francesa. Porém, foi a obra ciclópica de Rondon, interligando sertões interiores aos grandes centros, reconhecida internacionalmente como conquista da humanidade, o que mais marcou esse início de século.

A Segunda Guerra Mundial trouxe modificações significativas na evolução do Exército Brasileiro. Em 1942, em resposta ao torpedeamento de vários de seus navios mercantes, o Brasil declarou guerra às potências do Eixo. Em 1944, o País enviou para o teatro de operações europeu uma força expedicionária organizada, em curto espaço de tempo, sob o comando de General Mascarenhas de Moraes, designada para operar na Itália, durante o tempo em que esteve em combate, compondo o 5º Exército dos Estados Unidos da América. A divisão brasileira sofreu mais de 400 baixas por morte em ação. Antes que o conflito terminasse, havia feito mais de 15 mil prisioneiros de guerra e capturadas duas divisões inimigas.

Na Itália, a FEB cobriu-se de glórias, combatendo tropas aguerridas ao lado de soldados calejados por anos de campanha. Nada ficaria a dever uns e a outros. As glórias colhidas em Monte Castelo, Montesi, Fornovo e em tantas outras ações estão gravadas com letras de sangue na história militar brasileira. Aos nossos pracinhas devemos, em difícil hora, a garantia da dignidade de nossa pátria.

A partir dos anos 60, o Exército passou por importantes transformações, acompanhando acelerado desenvolvimento econômico e industrial do País. Realizou consideráveis investimentos em ciência e tecnologia, o que permitiu fornecer à tropa, equipamentos e armamentos projetados e fabricados pelas indústrias nacionais, particularmente viaturas blindadas. Além dessa evolução tecnológica foi renovado o sistema de instrução, e foram estruturadas as atuais divisões do Exército em brigadas, combinações de tropas mais leves e mais flexíveis, consentâneas com as peculiaridades do ambiente operacional brasileiro.

Honrando compromissos internacionais assumidos, o Brasil já se fez, ou está presente, em inúmeras operações de manutenção da paz em diversas partes do mundo. Na atualidade, o Exército Brasileiro consolida a sua individualidade. Exercita e desenvolve uma doutrina militar genuinamente nacional, gerada com base em perspectivas de emprego realista. E, tem procurado evoluir a sua concepção estratégica de maneira compatível com as demandas do futuro.

O Exército honra no presente os exemplos legados por Caxias, seu patrono. Cultiva as suas mais caras tradições e cumpre, diuturnamente, seu sagrado dever de preservar a soberania e a integridade do Brasil. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de agradecer ao Interact na pessoa do seu presidente, Renan Vergueiro de Oliveira. Muito obrigada por terem estado aqui conosco.

Neste momento, solicito que todos fiquem de pé para ouvirmos ouvir a ‘Canção do Exército’ executada pela Banda da 2ª Divisão do Exército.

 

* * *

 

-         É executada a Canção do Exército.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaríamos de registrar a presença do Coronel Roberto Sebastião Peternelli Júnior, Chefe do Estado-Maior da 2ª Região Militar, do Coronel Edson Souza Rodrigues, Chefe do Estado-Maior da 2ª Divisão do Exército, da Sra. Madalena Ferreira, Presidente do Conseg Vila Maria-Vila Guilherme, Sra. Cristina Greco, do Rotary Clube São Paulo Norte.

Neste momento gostaríamos de passar a palavra ao Exmo. Sr. General de Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste.

 

O SR. SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO - Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, Presidente desta Sessão Solene e responsável pela iniciativa desta já tradicional homenagem ao Exército Brasileiro, na pessoa de quem cumprimento e saúdo todos os integrantes desta importante Casa Legislativa; senhores componentes da Mesa e autoridades já anunciadas, minhas senhoras, meus senhores, caros jovens que abrilhantam esta cerimônia, permitam-me neste momento de júbilo rememorar fatos históricos que justificam o 19 de abril de 1648 como a gênese do Exército Brasileiro.

Os antecedentes remontam à época dos descobrimentos, quando as potências mundiais disputavam fontes de matérias-primas e novos mercados para seus produtos. A cobiça pelo novo mundo, por parte dos países dominantes, acarretava incursões ao Brasil Colônia, dando origem às invasões francesa, inglesa e holandesa.

Portugal mantinha na sua nova colônia mínimo efetivo militar. Para a metrópole era difícil fortificar os povoados, instruir os colonos e defender o vasto litoral e o extenso território. A população existente, física e culturalmente diferenciada, constituía-se de brancos europeus, negros africanos, índios nativos, descendentes e miscigenados. O açúcar valia ouro no velho continente. O potencial brasileiro despertou o interesse dos holandeses que de lá enviaram uma grande empresa comercial, a Companhia das Índias Ocidentais e sua poderosa esquadra.

Uma primeira tentativa na Bahia foram expulsos. Voltaram e conquistaram Recife, ficando por mais de duas décadas em terras litorâneas do Nordeste, que iam do Rio Grande do Norte até Alagoas. Fundaram a Nova Holanda e sob o Governo do Conde Maurício de Nassau, prosperou rapidamente. A reação era evidente. A impotente milícia local, sob o comando de Francisco Barreto de Menezes, uniu-se às lideranças que despontavam, como o escravo alforriado Henrique Dias, o chefe indígena Felipe Camarão, os portugueses Antonio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira e o paraibano André Vidal de Negreiros entre outros. A luta foi ferrenha e sem tréguas contra um bravo forte e organizado opositor.

Face a deficiência de meios, aproveitamos a inteligência, o conhecimento, o denodo, a coragem e o espírito guerreiro. Mais que tudo, dispúnhamos do forte impulso de solidariedade, anseio de liberdade e sentimento comum de amor à terra. Pela primeira vez falava-se em pátria. A expulsão do invasor ficou simbolizada na épica vitória da primeira batalha de Guararapes, em 19 de abril de 1648. Da união das raças nascia a nacionalidade e com ela o Exército Brasileiro. Foram escritas páginas memoráveis, de coragem, bravura e competência pelo exército que ali surgiu, presença constante e necessária na formação histórica do país.

Assim foi nas Guerras do Prata, contra Uribe, Rosas e nas lutas pela independência, onde nosso Exército assumiu a identidade de genuinamente nacional. Com Caxias, pacificou as insurreições regionais, garantindo o império e a integridade territorial. Foi coberto de êxito na guerra da tríplice aliança, contra Solano Lopez. Participou da Proclamação da República e lhe deu sustentação nos momentos de crise. Lutou e derrotou ideologias extremadas na Europa e em nossos próprios limites.

Sempre vitorioso, continuou fiel representante da sociedade, que livre escolhera o caminho democrático.Em cada momento de tensão conquistou e garantiu a paz. Sinônimo de incorruptível amor ao Brasil, não faz concessões a nenhuma vinculação política. Devotado ao estrito cumprimento da sua destinação constitucional, é pacificador por vocacionada tradição. Disciplinado zela pelo profissional de seus quadros. Sobrepõe em qualquer época os interesses do Brasil às ambições pessoais e aos desejos menores.

Hoje, num mundo de transição, o Exército ajuda a construir a história, com valores imperecíveis, mas mantém a mente aberta à modernidade. Entende que o poder militar não perdeu espaço no mundo globalizado. Pelo contrário, convive fortalecido com os demais campos do poder nacional. Os cenários atuais mostram a necessidade de uma força adequada à estatura político-estratégica do país.

Assim, sob a égide de organismos internacionais, participou - e ainda participa - de missões de manutenção da paz, projetando a imagem do Brasil no cenário mundial. Seus integrantes espelham o espírito democrático de nossa sociedade. Seus quadros, compostos de militares da ativa, da reserva e de funcionários civis, absorvem cidadãos de todas as origens sociais, raças e credos religiosos, cada qual cumprindo a seu tempo o papel que lhe cabe, todos disciplinados e confiantes na competência da cadeia hierárquica.

Proporciona, à grande parcela de nossos jovens, a primeira oportunidade de profissionalização e um importante contato com a escola de patriotismo e de cidadania em que se transformaram os nossos quartéis, dispersos pelo território nacional. Esse é o Exército que prioriza o capital humano, que cultiva e ama as tradições castrenses, que respeita a ética e pratica as virtudes militares, disposto a vencer barreiras e se manter atual e moderno.

Esse é o Exército que, diante da conjuntura nacional, continental e mundial, está atento ao jogo de poder e aos conflitos de diferentes níveis, pronto para superar dificuldades e transpor desafios. Esse é o Exército de ontem e de hoje que, em Guararapes, nasceu para viver e se afirmar, em consonância com a grandeza do Brasil, emerso de uma liderança que soube e sabe conduzir e proteger a gente brasileira, que o respeita e admira.

Encerrando, agradeço as homenagens que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, mais uma vez, presta ao Exército Brasileiro. Agradeço, especialmente, à Deputada Rosmary Corrêa, amiga incondicional da força terrestre, por mais este gesto de carinho com o Comando Militar do Sudeste, idealizando e dirigindo esta Sessão em comemoração ao aniversário do Exército Brasileiro. Parabenizo-a, também, pelas palavras com as quais retratou o papel do nosso Exército, em vários setores da vida nacional.

Que este momento de civismo inspire em todos nós, cidadãos - fardados ou não -, os eternos e sempre necessários valores para que, com a graça de Deus, possamos continuar na construção de um grande Brasil, com paz e prosperidade. Muito obrigado! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - General Cordeiro, gostaria de passar às suas mãos uma pequena lembrança da Assembléia Legislativa, nesta Sessão Solene, para que ela se junte a tantas outras que o Senhor já tem. Espero que, por muitos e muitos anos ainda, possamos fazer com que sua coleção aumente.

 

* * *

 

- É feita homenagem ao General Cordeiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Neste momento, solicito que as Sras. Vera Lúcia Pereira Mariano Cordeiro, Maria Isabel Martinez do Amaral, Vera Lúcia Vilarinho e Ângela Inês Ramos Lemos venham até aqui, para que possamos prestar-lhes uma pequena homenagem.

 

* * *

 

- São feitas homenagens às Senhoras.

 

* * *

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

Sempre procedemos a reuniões e homenagens. Fazemos sempre um jantar, para o qual convidamos todos os membros da família politécnica e onde são homenageados, em especial, aqueles que completam 50 anos de formados, 25 anos de formados e 10 anos de formados. Neste anos, faremos este jantar no dia 30 de outubro e um dos homenageados, com 25 anos de formado, é o Presidente da Mesa,

o Jardim.

Temos, também, uma homenagem anual ao professor do ano. Pedimos à diretoria de escola que nos envie uma lista tríplice de professores. Depois, nossa diretoria se reúne e escolhe. Neste ano, será homenageado o professor Valter Borzane, de química, formado em 1947. Essa homenagem está marcada na Escola Politécnica para o dia 10 de novembro. Outra reunião que fazemos é uma em que sempre convidamos os alunos recentemente formados, que se graduaram no ano anterior, para que eles saibam da existência da Escola Politécnica, assim que se formam. Ultimamente, temos tido um grande apoio da diretoria da Escola Politécnica, que sempre nas aulas magnas, ou seja, na primeira aula que o “bicho” recebe, temos o direito de alguns minutos para falar para que eles já saibam da existência da nossa associação, para que não aconteça o que, lamentavelmente, aconteceu comigo. Só depois de muitos anos de formado é que fiquei sabendo da existência dessa associação bendita, que eu presido hoje.

Também temos a intenção de valorizar a qualidade de vida e, para isso, organizamos brincadeiras e competições de, por exemplo, futebol, xadrez, rúgbi, realizadas no acampamento dos engenheiros que o Instituto de Engenharia, graciosamente e gentilmente, sempre nos oferece. Inclusive, com a participação entusiasta feminina. Não neste ano, em que houve um temporal terrível, quase ninguém apareceu, mas no ano passado as moças foram e montaram um time de futebol. Faltavam elementos para completar os onze jogadores e me convidaram para jogar no time das moças. Joguei e marquei um gol de pênalti. Jogamos também golfe, organizado pelo colega (Sokano ?). Promovemos também viagens e visitas técnicas para expansão e conhecimento pessoal e técnico dos nossos colegas.

No ano passado, organizamos um projeto inédito, a (EP Polivapcom?), com o patrocínio de mais uma empresa dirigida por politécnicos. Conseguimos realizar esse projeto mapcon, que é pioneiro no seio universitário. Através de entrevistas e questionários, descobrimos o potencial de cada aluno, as suas qualidades interiores, dando a ele uma chance de melhorar a gestão da sua carreira. Também cria vantagens para a própria

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Coronel Ariomar Gago e ao Capitão Umberto pelos esforços e pela ajuda que eles sempre nos dão na montagem desta Sessão Solene, agradecer a presença mais uma vez do General Cordeiro, com todo seu Estado-Maior, agradecer ao Brigadeiro Vilarinho e, de todo o coração, a presença também aqui das esposas.

Eu, como mulher, tenho procurado todas as vezes solicitar que os nossos homenageados tragam as suas esposas, porque, com certeza, elas têm um papel fundamental na vida de cada um dos senhores, principalmente nessa carreira tão difícil já que podem estar hoje aqui, amanhã lá no Amazonas, ou no Rio Grande do Sul e elas sempre acompanhando-os, sempre prontas, com boa vontade, sendo que esse alicerce faz com que o desempenho de tão árdua missão possa se tornar um pouco mais leve. Sinto-me extremamente feliz por contar com a presença delas aqui. Esperamos que isso se torne um hábito, para que elas possam estar sempre acompanhando os seus maridos nas sessões solenes que realizarmos.

Quero agradecer mais uma vez aos jovens do Interact, na pessoa de seu presidente Renan. Tudo foi montado e feito por eles. General, não participamos de nada, deixamos por conta deles para que preparassem esta homenagem ao Exército. Também quero agradecer aos nossos amigos aqui presentes, a todas as senhoras e senhores que fazem parte do Exército, a todos os nossos convidados, a presença do nosso Deputado Conte Lopes, líder do PP, que só não utilizou o microfone porque, pelo protocolo, sabe que quando a autoridade maior está falando ninguém mais pode falar, e como estamos recebendo amigos na nossa Casa foi apenas por isso que ele não se manifestou.

Gostaria de dizer do meu orgulho, como brasileira, por esse Exército maravilhoso que temos. Muito obrigada a todos, que Deus nos abençoe e nos proteja em todas as nossas missões e que possa fazer com que por muitos e muitos anos estejamos aqui comemorando mais uma vez o Dia do Exército.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 58 minutos.

 

* * *