08 DE MAIO DE 2006

014ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/05/2006 - Sessão 14ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAR O DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, a pedido da Deputada ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional.

 

002 - ERMANTINA RAMOS (TININHA)

Agradece a presença de todos. Diz que este é mais um dia de luta que está sendo vencido.

 

003 - MARIA EVANI SOUZA DE MORAES

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul, discorre sobre o 1º Encontro do Voluntariado de Câncer do Estado de São Paulo, realizado de 18 a 20 de abril, em São Caetano do Sul. Lê a "Carta de São Caetano do Sul", documento resultante do referido encontro.

 

004 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical. Faz entrega de diplomas às voluntárias da Unaccam - União Nacional de Combate ao Câncer de Mama.

 

005 - CARLOS ALBERTO RUIZ

Parabeniza as voluntárias da Unaccam. Fala sobre a união do voluntariado, das sociedades médicas, dos políticos e os poderes específicos para que ajudem a executar no dia-a-dia o trabalho com os pacientes em suas principais necessidades.

 

006 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem as formandas da Unaccam - União Nacional de Combate ao Câncer de Mama.

 

007 - ROGÉRIO DE FREITAS

Médico e Vereador de Caçapava, felicita a Deputada Rosmary Corrêa pela iniciativa de instituir o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. Relata o trabalho da Casa de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Caçapava.

 

008 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical.

 

009 - GILZE MARIA COSTA FRANCISCO

Presidente do Instituto Neomama de Santos, discorre sobre o tema "Mídia e Câncer" e acredita que a informação é a maior prevenção. Faz a entrega do prêmio Responsabilidade Social às entidades que colaboram na prevenção do câncer de mama.

 

010 - RONALDO VLADEMIR FERREIRA

Vice-Prefeito de Itaquaquecetuba, enaltece o trabalho dos voluntários na prevenção e tratamento do câncer. Fala do dever do homem público em ajudar com todos os recursos disponíveis.

 

011 - EDMUR FLÁVIO PASTORELLO

Representante do Secretário Estadual da Saúde, destaca a importância do voluntariado na prevenção e tratamento do câncer.

 

012 - NISE YAMAGUSHI

Presidente da Napacan - Núcleo de Apoio a Paciente com Câncer, parabeniza os voluntários pelo trabalho que desenvolvem. Informa que no próximo dia 30 será realizado o Dia Internacional de Luta contra o Tabaco.

 

013 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem a várias personalidades presentes. Anuncia número musical. Destaca o trabalho de todos os voluntários no combate ao câncer de mama. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência dá como lida e aprovada a ata da sessão anterior. Gostaria que todos nós pudéssemos, antes da nominação das autoridades, ficarmos em pé e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Bom-dia a todos. Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, a pedido desta Deputada com a finalidade de comemorar o Dia Estadual da Prevenção ao Câncer de Mama.

Gostaria de cumprimentar aqui a Dra. Nise Yamagushi, que está sempre conosco; a minha querida Ermantina Ramos, a querida Tininha; nosso querido Dr. Carlos Alberto Ruiz; a Vereadora Reinalma Montalvão, de Caçapava, que representa aqui todos os vereadores presentes, e no decorrer da nossa solenidade citarei os nomes das demais autoridades presentes.

Gostaria, neste momento, de passar a palavra à Tininha para que ela pudesse nos dizer algumas palavras.

 

A SRA. ERMANTINA RAMOS (TININHA) - Em primeiro lugar queria agradecer a presença de todos. Estamos aqui para mais um dia de luta que, com certeza, estamos vencendo aos poucos.

Gostaria de chamar e passar a palavra a uma de nossas colegas voluntárias, a Evani, que presidiu o 1º Congresso das Voluntárias do Estado de São Paulo em Câncer de Mama.

 

A SRA. MARIA EVANI SOUZA DE MORAES - Muito bom dia a todos. Saudamos a Deputada Rose que nos prestigia sempre, na pessoa de quem cumprimentamos todas as autoridades e a nossa amiga Tininha.

Realizamos neste mês de abril, nos dias 18, 19 e 20 o 1º Encontro do Voluntariado de Câncer do Estado de São Paulo. Nesses três dias analisamos as nossas realidades e extraímos este documento que passo a ler:

São Caetano do Sul, 20 de abril de 2006

Carta de São Caetano do Sul

Preâmbulo

Nós os Voluntários do Câncer do Estado de São Paulo, reunidos em São Caetano do Sul, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2006, visando a definir os principais problemas encontrados na prevenção e tratamento do câncer e considerando o Câncer como problema de saúde pública, haja vista a previsão de mais de 500 mil casos para o próximo ano, concordamos com a presente Carta que será encaminhada aos Poderes Públicos Municipais, Estaduais e Federais.

Necessitamos, com urgência, de uma visão compartilhada dos valores básicos para a propositura de políticas públicas e eficazes para a prevenção e tratamento do câncer, que possam diminuir custos humanos de sofrimento e dor, bem como a otimização dos recursos destinados ao câncer.

Para tanto, definimos as seguintes propostas:

I - Legislação/Direitos/Políticas Publicas

Políticas Públicas claras para a saúde, com planejamento a longo prazo.

Políticas muito claras antitabagismo e alcoolismo. Leis de incentivo de dedução de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas para doação e aplicações de verba no tratamento e prevenção do câncer.

Isenção de impostos dos produtos oncológicos.

Inclusão de representantes do câncer nos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais de Saúde.

Locais de fácil acesso para fornecimento de medicamentos de uso contínuo e de alto custo, de modo eficiente e desburocratização Considerar filtro solar como medicamento, barateando seu custo. Legislação de iniciativa dos poderes executivos locais exigindo o fornecimento do filtro solar para trabalhadores expostos ao sol, bem como a inclusão dessa exigência nos processos de licitação de obras públicas.

Passe Municipal e Intermunicipal para pacientes em tratamento de câncer e acompanhante.

Maior facilidade, clareza e agilidade para obtenção e manutenção de títulos para tomar as Associações juridicamente efetivas, possibilitando sua real participação nas políticas públicas.

Maior clareza, facilidade, no repasse de recursos públicos para as associações reconhecidamente idôneas exercerem sua finalidade pública no atendimento à população.

Incentivos fiscais nas parcerias para capacitação e colocação no mercado de trabalho dos pacientes de câncer.

Postos de Saúde mais bem aparelhados para diagnósticos precoce, profissionais e equipamentos básicos, como mamógrafo, etc.

Agilização no efetivo tratamento após o diagnóstico.

II - Gestão de Serviços e Infra-estrutura

Canais de Comunicação eficientes entre os serviços de saúde para marcação de exames, consultas, cirurgias e fornecimento de medicamentos.

Maior entrosamento entre as diferentes equipes para troca de conhecimentos e informações. Informatizações dos dados referentes a recursos e remédios disponíveis, buscando maior eficácia e efetividade. Existência de, ao menos um médico clínico geral capacitado para diagnóstico de câncer em cada município do Estado de São Paulo e demais Estados da União.

Capacitação permanente do pessoal da área da saúde, abertura de canais eficientes de comunicação para trocas de experiências. Humanização do atendimento médico e hospitalar.

Estimular os municípios a criarem equipes de cuidados paliativos para o atendimento do paciente em casa (home care).

Estimular a criação de uma clínica de dor e, em pequenos municípios, pelo menos um especialista em dor.

Equipes multiprofíssionais preparadas para o acompanhamento dos pacientes de câncer - psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, voluntários, conforme exigência legal.

Estatísticas Confiáveis em níveis local e regional da incidência de casos do câncer em diversas formas de manifestação.

III - Divulgação/Informação

Campanhas de alerta sobre a realidade do câncer baseadas em dados estatísticos confiáveis.

Baseados em dados concretos, formações de multiplicadores para esclarecimento e trabalho de prevenção.

Utilização dos meios de comunicação como alerta sobre a realidade do câncer - dar visibilidade à causa.

Caminho Adiante

A nossa visão de futuro seria agendar encontros freqüentes do voluntariado e profissionais de câncer para troca de informações, definições de políticas, reivindicações unificadas para o atendimento dos portadores de câncer.

União do voluntariado e profissionais da área de câncer para conjugar esforços nas reivindicações aqui apresentadas, construindo grupo de acompanhamento e cobrança das autoridades responsáveis por sua efetivação.

Esse é o primeiro ato que estamos fazendo nesse sentido. Passo às mãos da Deputada Rosmary Corrêa o documento. Agradecemos a abertura e a oportunidade de estarmos aqui. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Nós é que gostaríamos de agradecer a presença de vocês. Para nós é sempre muito importante agregarmos mais voluntárias, mais pessoas engajadas nessa luta que, com certeza, é de todos nós.

Gostaria de citar agora a presença da Vereadora Márcia Maria Denardi, de Iracemápolis; da Vereadora Roseli Martinez Proença Arcanjo, da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo; da Sra. Célia Regina Martinatti, Vereadora da Câmara Municipal de Iracemápolis; do Sr. Cláudio Cosenza Filho, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis; da Sra. Vânia Aparecida Denardi de Castro, Vereadora de Iracemápolis; da Sra. Irene Araújo de Camargo Pires, Vereadora e Primeira-Dama de Itatiba; do Dr. Rogério de Freitas, Vereador de Caçapava e do Sr. Fábio Zuza, Prefeito de Iracemápolis.

Agradeço muito a presença de todas essas pessoas, que fazem parte do Legislativo e do Executivo. À medida que Legislativo e Executivo se unem a essa luta, com certeza, o caminho das nossas voluntárias fica um pouco mais fácil.

Vamos aplaudir essas autoridades. (Palmas.)

Peço que o Coral Cristal tome lugar aqui à frente para nos brindar com dois números. Enquanto isso, citarei mais autoridades que hoje nos dão o prazer da sua presença: Dr. José Martins Leal, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo; Sra. Vera da Penha Rodrigues Siqueira, Secretária Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba; Sra. Brígida Sacramento Santos, que representa neste ato o Dr. Rogério Amato, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social; Dr. Edmur Flávio Pastorello, que representa o Secretário da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas, que terá oportunidade de nos dirigir algumas palavras; Sr. Carlos Elias Fristachi, Chefe do Serviço de Oncoginecologia e Mastologia do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo; Sra. Márcia Regina da Silva, Presidente da ONG Vivendo, Amando e Aprendendo - VVA; Sra. Maria Irene Mangini, Presidente da Associação do Voluntariado do Hospital do Mandaqui; Sra. Clotilde Dib, Presidente da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer do ABC; Sra. Maria do Rosário Vasconcelos Monteiro, vice-Presidente da Associação Amigos Parque Bortolândia; Sra. Sônia Marques da Silva, administradora da Multimagem de Santos; Sra. Carmem Sylvia Lacerda, vice-Presidente da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer; Sra. Ivete Cristina Medeiros Pinto de Oliveira, Presidente da Rede de Voluntários de Combate ao Câncer de Itatiba.

Quero abrir um parêntese para agradecer à Rede de Voluntários de Combate ao Câncer de Itatiba, na figura da Ivete, da Mazé, dentre outras companheiras. No sábado passado estivemos lá numa belíssima festa promovida pela Rede. Tive a honra de ter sido homenageada por elas e gostaria de lhes agradecer muito. A homenagem tem que ser para vocês e não para mim, pelo magnífico trabalho que vocês fazem. Parabéns pelo trabalho.

Continuando: Sra. Nadja Demachi, Presidente da Associação de Apoio e Prevenção do Câncer de Iracemápolis; Sr. José Luis Neto Francisco, vice-Presidente do Instituto Neomama; Sra. Maria Evani Souza de Moraes, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul; Sra. Ana Paula Marques Pinho, que neste ato representa o Dr. Maurício Ceschini, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês. A Dra. Ana Paula é Diretora do Hospital Sírio-Libanês, é coordenadora de Filantropia; Sra. Lina Meneses, Diretora do Saúde Brasil; Sra. Vera Emília Teruel, Presidente da Associação Viva Melhor.

Durante o decorrer desta cerimônia, citaremos outras autoridades presentes. Por favor, vamos aplaudir os nossos amigos e amigas que aqui vieram! (Palmas.)

Neste momento, vamos ouvir o Coral Cristal, de São Bernardo do Campo, sob a regência de Beth Caran, e coordenação de Leda.

Quero agradecer muito o Deputado Orlando Morando, que gentilmente nos auxiliou conseguindo o ônibus que trouxe o coral.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada, Beth, obrigada, Coral.

Anuncio a presença do Dr. Ronaldo, vice-Prefeito de Itaquaquecetuba; da Sra. Vera Maria Martucci, presidente da entidade Mulheres da Verdade; da Sra. Teresinha Fávare, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da Distrital Santana, da Associação, Comercial de São Paulo; da Sra. Marize Tamaoki, presidente da Rede Feminina de Mauá. Aproveito para corrigir a informação anteriormente dada. O Sr. José Martins Leal é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.

Vamos fazer a entrega dos certificados às nossas quase formandas. Normalmente a nossa cerimônia acontece uma semana mais tarde, já na formatura delas. Mas só conseguimos a data de hoje para esta Sessão Solene, por isso elas não estão levando o certificado de conclusão do curso, mas o certificado de comparecimento nesta Sessão Solene da prevenção de câncer de mama.

Começaremos com a Sra. Dinalva dos Santos Campos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Leandra Navarro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Maria Angélica Neves Pilon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Maria José Dinardi Gonçalves. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Marta Nika Shima Bukuru. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Sandra Marta Hortolonni N. de Castro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Tatiana de Gaspari Pereira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Vera Luzia Longui Gabriele. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Aldila de Almeida. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Iriana S. Roque. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Maria Helena S. Maceda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Rosa Virgínia Luiz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Regina Celi C. N. Coelho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Marina de Oliveira Medeiros. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Maristela Araújo Vitale. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra.Fátima Ribeiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra.Cristine S. Falchinstein. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ficou faltando alguma? Não sei se estão lá embaixo, mas a Tininha também quer prestar algumas homenagens. Enquanto nós aguardamos, peço ao Dr. Carlos Ruiz, já que se encontra embaixo, que, por favor, dirija-se à tribuna para fazer uso da palavra.

 

O DR. CARLOS RUIZ - Bom dia a todos. O meu agradecimento à Deputada Rose e a todos os presentes. Mais do que isso, é mais uma turma que se forma, capacitada no voluntariado. Isso para nós é uma recompensa bastante grande, porque vivemos o voluntariado a Unaccam especial, desde o seu princípio. E nós, em função dessa proximidade, conseguimos na verdade um sincretismo desde há muito procurado e atualmente conseguido, que é juntar o voluntariado, juntar as sociedades médicas, juntar nossos amigos políticos, juntar os poderes específicos que nos ajudam a executar aquilo que nós percebemos no dia-a-dia, de quem labuta com o paciente, que são as suas principais necessidades.

Digo isso porque no nosso I Congresso Paulista de Mastologia, que foi realizado em novembro do ano passado, nós abrimos a nossa sessão solene com muitos dos colegas que estão aqui, o Dr. Edmundo presente, representando o Secretário Barradas, a Dra. Rose, que nos cede um espaço nesta Casa para uma reunião mensal da Sociedade de Mastologia. Percebemos cada vez mais o que está mais próximo.

Lembro que, nas primeiras vezes em que aqui vim, eu reclamava muito que faltava mamógrafo. Quando nós fazíamos campanha, não é a campanha o principal, porque, se não dá continuidade à campanha, não adianta fazer a campanha. Cria-se um problema e não se resolve.

Hoje percebermos que com a proximidade dos vários poderes, das entidades não-governamentais em si, das sociedades médicas, começamos a vislumbrar um segmento. Cada vez eu fico mais otimista. Cada vez eu me sinto mais realizado nessa grande participação de todos. Então, na verdade, o que eu queria aqui é muito mais agradecer do que solicitar.

Parabéns a todas as nossas queridas amigas, agora voluntárias quase formadas, porque falta só uma semana, na verdade, pela doação de vocês, porque eu acho que o ser voluntariado é isso, é doar. Uma boa doação a todos! Bom dia e obrigado! (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de citar, também, as presenças honrosas do grupo da Terceira Idade Nossa Senhora da Piedade, com sua vice-presidente Teresa Apta Elias Neves, de Caçapava; Grupo de apoio Reviver, de Caçapava, com a coordenadora Elizete Maria Pereira; o Esquadrão Vida para adolescentes e adultos, com sua diretora executiva Rita Clemente de Araújo, que faz um magnífico trabalho na recuperação de dependentes de drogas e álcool em Caçapava; SAB Rainha da Paz, com a coordenadora Margarida; SAB Padre Marcelo, com a coordenadora Terezinha; SAB Quinta da Samambaia. Todos esses nossos amigos são de Caçapava.

Gostaria, neste momento, também de pedir para a Nise e a Tininha que, por favor, nos ajudem a fazer a entrega de algumas homenagens para o grupo que apóia as nossas quase formandas, como disse o doutor Carlos, em todas as horas de aula que elas têm lá no hospital.

Chamo, neste momento, Iria Kush Donati. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Tiago Corderi Famah Ayube Silva. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sra. Rosângela Maria Redondo. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A nossa querida Maria do Carmo Pereira. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Queremos homenagear, também, a Associação de família de Rotarianos - Asfar. Acredito que muita gente sabe, mas para quem não sabe é importante dizer do trabalho que essas mulheres maravilhosas, presididas pela minha querida Vera Leardini, fazem na confecção de próteses mamárias. Elas têm um grupo fabuloso que faz as próteses mamárias lá na nossa Asfar. Nada mais justo que a Vera, nossa companheira, e a Carmem também, pudessem vir aqui para receberem esta nossa homenagem com as palmas da nossa platéia, porque realmente é um trabalho muito bonito. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maurício Ceschini tem representante, por favor. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Tininha está dizendo aqui, no meu ouvido, que ele está oferecendo cirurgias gratuitas de câncer de mama, no Hospital Sírio-Libanês. Nossos maiores agradecimentos. (Palmas)

Dr. Amílcar José Ribeiro Carvalho. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Dr. Carlos Elias Fristachi. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Vou pedir à Nise e à Tininha que também entreguem este nosso diploma de participação ao nosso querido Dr. Carlos Alberto Reis. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de pedir à minha querida Ivete, o presidente da Rede de Voluntários de combate ao câncer de Itatiba, que também receba das mãos da doutora Nise e da Tininha o nosso certificado. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Peço à minha querida Maria Teresa, da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico de Caçapava, que receba as nossas homenagens. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A nossa querida presidente da Rede de Voluntários de combate ao câncer, de São Caetano do Sul. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A nossa querida representante da Viva Melhor, do ABC. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Vera Teruel. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de chamar neste momento, para fazer o uso da palavra, em nome dos vereadores presentes, o meu querido Dr. Rogério, médico e vereador de Caçapava. (Palmas)

 

O SR. ROGÉRIO DE FREITAS – Bom dia a todos. Ex.ma. Sra. Deputada Rose, em nome de quem saúdo a todos os presentes, principalmente os integrantes da Mesa e todas as autoridades, é com muita honra que faço uso da palavra, primeiramente, para exaltar a iniciativa da nobre Deputada, autora do Projeto de lei que deu origem à Lei 10.459, de 20.12.99, que institui o terceiro domingo do mês de maio o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, com o objetivo de conscientizar a mulher sobre os diagnósticos preventivos.

A seguir, gostaria de falar um pouco sobre a Casa de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Caçapava, que é a Casa GE. Significa garra e esperança. A Casa GE surgiu da união em solidariedade das pessoas preocupadas com o bem-estar dos pacientes portadores de câncer em Caçapava. A necessidade de oferecer apoio e sobretudo informação e orientação sobre a doença, foram fatores preponderantes para a criação da casa.

É uma associação beneficente de assistência social sem fins lucrativos, e desenvolve atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pacientes oncológicas, com visitas domiciliares, assistência psicológica, acompanhamento e assistência social, atividades como costura, bordado, pintura. E nos eventos que são realizados, como bazar da pechincha, a pizza da Casa “GE", barraca na praça da cidade, bazar do dia das mães, almoço na chácara, pastel das Casas “GE" etc. Atualmente a Casa “GE" assiste cerca de 62 mulheres. Agora o que mais impressiona é verificarmos que o nome GE, que significa garra e esperança, fica explícito nas atitudes e não o olhar de seus membros, sejam os seus diretores ou seus voluntários.

Um informativo da Casa GE traz o seguinte pensamento: “Quem quiser viver bem a vida deve fazer como sábios: mesmo com a alma partida, tenha o sorriso nos lábios”.

O que vemos é que apesar das dificuldades e dos obstáculos que muitas vezes parecem intransponíveis, apesar da doença que acomete um grande número de membros, o que se observa nessas mulheres é o sorriso nos lábios. A garra e a esperança de fato existem na Casa GE. Para encerrar, quero lembrar uma máxima que tomamos como exemplo na Casa GE e espero que todos apliquem o seu dia-a-dia: “Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder”.

Nesse momento, peço que todos os membros da caravana de Caçapava fiquem em pé, por favor. E gostaria Deputada, por gentileza, de pedir a todos que os saúdem com uma salva de palmas, por favor. Muito obrigado.(Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Queremos agradecer muito ao pessoal de Caçapava. Estive lá recentemente. Conheci o trabalho da Casa GE, que há sete meses vem sendo desenvolvido à custa de muito sacrifício pessoal, de doação mesmo, de pessoas como a Vereadora Reinalma, o Dr. Rogério, a presidente. Todas vocês sabem como é isso. É chá, é almoço, é batendo caneco na porta de todo mundo para pedir alguma ajuda. E eles estão desenvolvendo, com sete meses, um trabalho belíssimo que vale a pena conhecer quando vocês forem a Caçapava. Queria agradecer muito mesmo a presença de todos os meus queridos amigos e amigas de Caçapava. Vocês merecem. (Palmas.)

Quero também falar da minha querida Itaquaquecetuba, que trouxe aqui uma caravana enorme. Temos aqui a minha querida Cidinha, que é diretora do Apae de Itaquá; a Vera da Penha Rodrigues Siqueira, que é Secretária Municipal da Cultura e membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher de Itaquaquecetuba; o Elizeu de Miranda Corrêa, que é o diretor de Departamento de Cultura; meu querido Vereador Joaquim Mineiro; do Edemilson Vicente, Presidente do Atlético Clube Bandeirantes de Itaquaquecetuba; Carlos Lourenço, Presidente da Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaquá; Dra. Valéria Guimarães Passos Marchione, que é advogada e membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher de Itaqua; Dra. Ivelise Nucci Gonzaga, que é Procuradora Geral da Apae de Itaquaquecetuba; a Sílvia Regina de Aquino Bezerra, que é vice-diretora da Apae; Liane Oliveira Alves, fonoaudióloga e coordenadora clínica da Apae; Telma Regina de Oliveira Teixeira, assistente social da Apae; Ana Maria Carvalho, secretária da Frente Empresarial pró-Itaquaquecetuba e membro do Conselho Municipal da Mulher; meu querido Dr. Edgar Aru Rota, que é médico mastologista do hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, que tem paciente lá esperando para ter bebê, mas por enquanto pode estar conosco ainda; a Elizabeth Martins de Oliveira Ribeiro, que representa aqui a Vereadora Cidinha; Ademar Batista Vilas Boas, que representa a Emro de Itaquá, e José Santos da Silva, também representante da Emro de Itaquá. Itaquá também está sempre presente conosco em todos os nossos eventos. A Apae de Itaquá realiza também um trabalho maravilhoso, no qual estão envolvidas todas essas pessoas que acabamos de citar, e que nesse momento vão receber o nosso aplauso. (Palmas.)

Vamos assistir a mais uma apresentação do nosso Coral Cristal.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada Beth. Nesse momento, passo a palavra à minha querida Gilze Maria Costa Francisco, que é a Presidente do Instituto Neomama de Santos. A Gilze e o José Luís têm feito um trabalho maravilhoso. Eles gostariam também de homenagear algumas pessoas que têm colaborado muito com o Neomama, para que eles pudessem estar desenvolvendo este trabalho. Gilze, a palavra é sua.

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO – Bom dia a todos. Gostaria de na pessoa da Deputada Estadual Rosmary Corrêa, cumprimentar todos os políticos aqui presentes, incluindo os vereadores, a Reinalma, minha amiga. Gostaria de, na pessoa da Dra. Nise Yamaguchi, cumprimentar todas as autoridades médicas presentes, cumprimentar todo o grupo voluntariado, essas mulheres que hoje se formam graças ao trabalho que a Tininha desenvolve na Unaccam. Espero que vocês possam continuar com esse trabalho de qualidade diferenciado, como é a proposta.

Gostaria de me reverenciar diante da carta de intenções feita pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul e, mais uma vez, bater forte em um aspecto: não só a agilidade do diagnóstico das mulheres de câncer de mama, mas também o acesso às medicações de alto custo, ainda um problema muito sério a ser combatido, que merece ser levado a níveis superiores para que providências enérgicas sejam tomadas. As mulheres menos beneficiadas são as que se tratam pelo Sistema Único de Saúde e, infelizmente, não têm acesso a medicações de ponta. Isso é uma injustiça, principalmente quando se tem uma Constituição como a nossa, que preconiza que somos todos iguais perante a lei.

Fica aqui o meu adendo a essa carta de intenções, que espero tenha uma repercussão muito grande, porque é muito importante.

Gostaria de destacar também a presença masculina, hoje bastante significativa. Nunca vi tantos homens nesta sessão solene. Meus cumprimentos a todos os homens presentes. Nós não só brigamos com os senhores. Sabemos também reconhecer o esforço.

O tema hoje colocado é “Mídia e Câncer”.

Sempre acreditei que a informação é a maior prevenção, além de muito trabalho. Temos de ter isso sempre em mente e procurar transmitir informações de qualidade, assertivas, procurando nos ligar sempre a parceiros fortes que compreendam e, principalmente, conheçam nosso desempenho, para que acreditem no trabalho desenvolvido pelos grupos, pelas unidades da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Dessa forma, poderão ser reconhecidos, abalizados e terão um suporte considerável e meritório.

Todos nós que trabalhamos, ou pelo amor, ou pela dor, merecemos ter o esforço reconhecido e também um impulso para que esse trabalho deslanche. Infelizmente, não temos, muitas vezes, oportunidade para que isso aconteça.

O site criado por mim, quando ainda doente - www.cancerdemama.com.br -, em língua portuguesa, é hoje o site de câncer de mama mais acessado no mundo. Tenho 14 mil visitas diárias, 420 mil visitas/mês - visitas únicas, não page views. Desde que divulgamos a campanha da mamografia digital gratuita tivemos três milhões e 700 mil acessos. Agradeço a todos os que clicam no selo da campanha da mamografia digital, porque, dessa forma, ajudam muitas mulheres, além de ajudarem muitas pessoas a desenvolver um trabalho social em prol de pessoas tão carentes, como as que vêm para o Instituto Neomama. Não são pessoas carentes apenas financeiramente, mas carentes psicologicamente, a pior carência possível, o mau-trato psicológico que a doença nos traz, o impacto emocional que a doença nos causa e que merece ser combatido.

Temos no nosso site aproximadamente 68 mil pessoas cadastradas para serem lembradas todos os meses da realização do auto-exame e receberem notícias acerca do câncer de mama e eventos ligados ao câncer. Temos o projeto da mamografia digital gratuita, que hoje cobre toda Baixada Santista, Rio de Janeiro e São Paulo. Futuramente, teremos um projeto destinado a mulheres carentes, com dificuldade de realização de mamografia, principalmente para agilização diagnóstica, em Brasília e Porto Alegre, com quem estamos fechando parceria.

Fomos convidados para participar do projeto internacional Speranza e Vida, pela GR Health Care, que escolheu o Instituto Neomama no Brasil para, em conjunto com a Argentina, Colômbia, Venezuela e México, selecionar e gerenciar a realização de 50 mamografias em cinco dias em São Paulo. Isso aconteceu no mês de outubro.

Existe em Santos, sob responsabilidade do Instituto Neomama, o Programa Um Toque pela Vida. É um programa transmitido semanalmente pelo Canal 11 da Net e, a partir de junho, será transmitido pela Vivax em toda Baixada Santista, à exceção do Guarujá. É um programa de uma hora, que aborda com um carinho muito especial as doenças oncológicas, saúde e qualidade de vida. Esse programa também pode ser assistido via Internet em qualquer lugar do mundo pelo site cancerdemama.com.br. Há um link que vai diretamente para o programa, que pode ser assistido em alta definição.

Graças a essas mulheres que se dignaram a ir ao Instituto, que foram corajosas o suficiente para passar por aqueles portões, hoje temos cadastradas mais de 510 mulheres. Isso significa 510 famílias assistidas diretamente com os mais diversos serviços. Inclusive, estamos mudando para uma sede quatro vezes maior, onde será construída uma piscina para que façam hidroterapia, ginástica, natação, relaxamento. Com essa nova sede poderemos ainda oferecer outros cuidados, porque a antiga estava pequena para as necessidades e o volume de atendimento e freqüência dessas mulheres.

Algumas dessas mulheres estão presentes aqui hoje. São mulheres corajosas, mulheres de muito peito. A qualquer momento que precisamos, estão lá, uma segurando na mão da outra, não deixando ninguém cair ou tropeçar. Muitas vezes, servem de colchão para aquela que não se agüenta mais em pé.

Infelizmente, pela alteração na data para a realização desta sessão solene e pela dengue que pegou muitas mulheres em Santos, estamos aqui em um número menor. Gostaria que essas mulheres ficassem em pé e recebessem uma salva de palmas de todo o Plenário, porque, merecidamente, são mulheres muito, muito, muito especiais. (Palmas.) Tenho muito orgulho de estar ligada a essas mulheres e poder realizar cada pedacinho desse trabalho, porque a recompensa maior é ver a maravilha que vemos a cada dia: o sorriso, a esperança e, acima de tudo, a coragem.

Gostaria que a Deputada Rosmary Corrêa me ajudasse a entregar os prêmios de Responsabilidade Social.

Quero chamar a Dra. Sônia Marques, que está representando o Dr. José Carlos Clemente, nossa parceira no Projeto Mamografia Gratuita que nos oferece 240 mamografias digitais por ano e patrocina o Programa Um Toque pela Vida.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO - Quero agora chamar a Dra. Sandra Maria Fujiwara Sendai, colaboradora também no Projeto da Mamografia Digital Gratuita, que fornece em São Paulo 120 mamografias digitais por ano para as mulheres que se cadastram no Instituto.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO - Quero, com muita honra, chamar o Dr. Antonio Fernandes Ventura e Dr. Bruno Antonini, Presidente e vice-Presidente da Unicred Litoral Paulista, que também patrocinam o Programa Um Toque pela Vida.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO - Gostaria de chamar o Sr. Elber Brito, da TV Canal Internet - www.tvcanalinternet.com - que também apóia o Programa Um Toque pela Vida, por meio da sua transmissão em alta definição pela Internet.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

Encerrando as minhas palavras eu gostaria de mandar a todas as mulheres que tiveram câncer de mama e àquelas que estão aqui devido a outras mulheres que também ficaram acometidas por essa doença, um abraço muito grande, um ano maravilhoso pela frente, que tenhamos a oportunidade de nos encontrarmos novamente daqui a um ano, e um maravilhoso Dia das Mães para todas nós, porque nós merecemos muito. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada, Gilze, José Luis que realmente fazem um belo trabalho. Obrigada a todos os colaboradores que são imprescindíveis para que eles possam continuar desenvolvendo o trabalho. Obrigada a vocês que estiveram aqui nos dando a honra de suas presenças nesta nossa sessão.

Queria anunciar também a Jaqueline, que é da Sociedade Amigos do Bairro do Parque Residencial Eldorado, de Caçapava.

Queria agradecer a presença da Dra. Maria Clementina de Souza, Delegada de Polícia; da Dra. Ezilda Aparecida de Carvalho, Delegada de Polícia, minhas colegas. Agradecer às minhas companheiras do Rotary, a Cida, a Lilia, a Emília e a todos os presentes.

Queria passar a palavra neste momento ao vice-Prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Ronaldo.

 

O SR. RONALDO VLADEMIR FERREIRA - Bom dia a todos. Agradeço primeiro a Deus, por esta oportunidade de estarmos todos aqui falando de uma coisa tão importante para todos e todas, que é o combate ao câncer de uma forma geral, a nossa sempre Deputada, delegada Dra. Rosmary Corrêa, em nome da qual agradeço a presença de todas as autoridades constituídas, agradeço a presença do meu amigo médico, Dr. Edgar, em nome do qual agradeço a presença de todos os colegas médicos voluntários, que participam desta campanha, e a todos vocês e a todas vocês que são o objetivo desta sessão solene, que a Dra. Rosmary Corrêa preparou para todos nós.

Com grande carinho e com grande paz no coração é que vimos falar algumas palavras. Eu prometo que em torno de uma hora e meia eu termino, mas é bem rapidinho.

Eu tenho que agradecer principalmente a presença das voluntárias de combate ao câncer, da rede feminina. Militamos há muito tempo com a rede feminina, principalmente na minha cidade de Itaquaquecetuba, em Poá, cidade próxima e que ajudamos também, e nas cidades circunvizinhas em que ajudamos a fazer esse trabalho voluntário.

Vocês realmente estão de parabéns. Hoje o mundo está aprendendo a reconhecer o trabalho voluntariado.Nós, como homens públicos, que temos o dever de ajudar, de fazer com que os recursos dos governos cheguem até o povo, e principalmente à população carente, temos hoje o privilégio de contar com o voluntariado. E o mundo aprendeu a reconhecer isto. Aprendeu a reconhecer que o trabalho voluntariado é um trabalho magnífico, principalmente porque ele vem do coração.

Porque, sendo voluntário, a pessoa só trabalha quando quer e porque quer. E por incrível que pareça é o melhor trabalho até de todos os remunerados que temos dentro do serviço de saúde principalmente.

Vocês estão de parabéns. Se eu não viesse aqui e não falasse nada, só de dar os parabéns eu já estaria tranqüilo e com o meu coração satisfeito.

Além disso eu gostaria de citar um dito popular que hoje está praticamente na boca de todo mundo e tem que estar no ouvido de todo mundo: “ Ninguém é tão pobre ou ninguém é mais pobre que não possa dar e ajudar uma outra pessoa. E mais importante ainda: “ Ninguém é tão rico que nunca possa precisar de nada de alguém.” Gostaria que todos refletissem sobre isso.

Vocês, voluntárias, eu tenho certeza de que é o lema de vocês, que é dar, dar, dar, e pensar que vão receber graças. E com certeza, a partir do momento em que nós damos, nós recebemos as graças. E as graças nada mais justificam todos nós estarmos aqui respirando, vivendo, contentes e graças ao nosso bom Deus, com uma garra, com uma força para trabalhar muito, muito, muito para essa população tão carente e que tanto precisa.

Parabenizo a São Caetano, principalmente a Rede Feminina, por esta carta magnífica de intenções que eu tenho certeza que veio parar em boas mãos, porque nas mãos da nossa sempre Deputada ela vai fazer com que isso se torne além de um puxão de orelha das nossas autoridades constituídas, que isso daqui a alguns dias se torne lei e faça com que o que foi pedido aqui - e nada é mais justo do que a reivindicação de um povo sofrido, que nós trabalhamos para eles, que isso se torne uma realidade. E com certeza, a partir daí, ajudaremos muitas pessoas.

Parabéns a todos, um bom dia. E às mães que estão aqui e às nossas mães que estão em casa, parabéns antecipado pelo Dia das Mães, porque é o dia hoje e todo o sempre vai ser o dia das mães. Parabéns a vocês. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada, Dr. Ronaldo.

Quero passar a palavra neste momento ao Dr. Edmur Flávio Pastorello, que representa neste ato o nosso Sr. Secretário Dr. Luiz Roberto Barradas.

 

O SR. EDMUR FLÁVIO PASTORELLO - Saudando a nobre Deputada Rosmary Corrêa cumprimento todos os presentes, em meu nome pessoal e em nome do Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Estado da Saúde.

Repetir tudo o que os meus antecessores já falaram, da importância do voluntariado, talvez seja cair num jargão comum. Mas, na verdade, é isso mesmo. O combate ao câncer no mundo, e isso quem preconiza é a União Internacional contra o Câncer, a Organização Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde, e a prática tem mostrado que a mortalidade e a incidência só caem nos países onde o tripé Governo, Sociedade Científica e Voluntariado atuam em conjunto. Qualquer um deles separado jamais conseguirá reduzir morbidade e mortalidade de qualquer forma de câncer.

Portanto, a ação do voluntariado é uma ação por nós, Governo, altamente reconhecida. Tanto é que no ano passado nós fizemos um esforço muito grande porque vocês se conhecem, mas nem todos conhecem todas. E de repente o Governo não conhece todas. Então, conseguimos durante o ano todo catalogar todas as organizações voluntárias do Estado de São Paulo, ou pelo menos aquelas que nós julgamos que conseguimos.

Em 170 municípios do nosso estado nós catalogamos 245 entidades voluntárias de câncer. Isso está num catálogo e nós estamos preparando o a disponibilização no site da Fundação OncoCentro de São Paulo: www.fosp.saúde.gov.br, para que possamos manter atualizado este cadastro das entidades voluntárias em nosso estado, para que elas possam conhecer-se entre si, dialogar entre si, para que isso aumente, quem sabe, os nossos 645 municípios.

Mas, de qualquer maneira, já é um começo, já é o princípio de termos todos vocês, voluntários, se conhecendo e podendo ser conhecidos tanto em nível de Governo Executivo como de Legislativo, para que as ações possam ser tocadas ainda mais em conjunto.

Parabéns antecipado às formandas e a todas as mães pelo seu dia que está chegando. Muito obrigado por esta oportunidade que o Legislativo dá ao Executivo de comparecer a esta Casa e trazendo a sua mensagem. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Passo a palavra neste momento à minha amiga muito querida e uma profissional brilhantíssima, Dra. Nise Yamagushi.

 

A SRA. NISE YAMAGUSHI - Bom dia a todos. Queria agradecer a possibilidade de estar aqui. Estava contando para a Tininha que foi ela quem me trouxe pela primeira vez a esta Casa, que me trouxe a nobre Deputada Rosmary Corrêa, que tem ajudado muito dirigindo a Sociedade Paulista de Oncologia Clínica, voluntariado no Estado de São Paulo, e essa postura de conseguir agregar toda a base de trabalho de uma causa tão nobre.

Temos aqui, como o Dr. Edmur colocou, a sociedade civil organizada, onde o voluntariado, com toda a sua capacitação, a sua capacidade instalada, a sua capacidade individual de trazer os seus pleitos aos seus legisladores, aos seus executores, a possibilidade de trabalharmos em conjunto com o Jurídico, o Delegado de Polícia, José Martins Leal e outras delegadas; temos a possibilidade de trabalhar com a base, que são os pacientes, então representados pelo Coral Cristal, de São Bernardo, da regente Beth Caran. Para mim, é um exemplo de como através da ação individual nós podemos mudar o mundo. Acabei de ler a Antígona de Sófocles, uma grande e antiga epopéia na época grega, onde uma mulher conseguia mover os grandes dirigentes. Essa é uma esperança, algo que aquece o nosso coração.

Fiquei pensando na vida simples, na hora em que o coral estava cantando, que, quando amamos, cuidamos, e o que precisamos é de chuva para a primavera florir, e de como esquecemos as coisas simples. Fiquei então pensando onde é que poderíamos nos inspirar para que hoje esta mensagem fosse algo que levasse ao coração. E a arte tem este papel: trazer o divino para o físico, para a matéria. Aí, pensei: “Puxa vida, como é bom pensarmos no verão, com o calor do sol aquecendo o nosso coração, através dos exemplos de todos os homenageados, da vida de cada um dedicada a uma causa, e que possamos trazer no coração esse calor morno e gostoso.” Também, que possamos ter o calor daquelas explosões solares quando nos indignamos com a situação que enfrentamos hoje. Vamos no, mais ou menos, ‘café com leite’, meio morno e meio devagar, e deixamos de sentir o impacto do que é um alguém realmente sofrendo da doença.

Que nós nunca nos anestesiemos, que sempre tenhamos força, porque, segundo estatísticas, hoje, uma em dez mulheres vai ter câncer de mama, e 40 a 60% serão diagnosticadas num estágio muito avançado. Por que isso? Porque, de certa forma, todas essas esferas aqui citadas não estão conseguindo uma resultante final para que tenhamos uma mudança real desse paradigma. Que levemos com o nosso coração esse inconformismo para que possamos atuar da melhor maneira.

E, aí, pensei também que, depois do verão, vem o outono. No verão, no calor e no sol, amadurecem os frutos. E os frutos podem ser colhidos. O fruto colhido, muitas vezes, é o sorriso de um paciente, é a palavra de agradecimento. Ou, mesmo que ele não consiga agradecer, é você saber que fez o seu melhor. Nesse sentido, que não busquemos no outro o reconhecimento de algo, mas que tenhamos a força para lidar inclusive com as políticas locais.

Muitas vezes, em qualquer ambiente com seres humanos, há guerra de poder. Isso faz parte da dinâmica do ser. Mas que saibamos perdoar e percebamos que no fundo, no fundo, todos estão querendo o bem, estão querendo fazer algo. Muitas vezes, o ego é maior do que deveria ser. Por isso, que tenhamos também essa visão e possamos colher os frutos juntos como naquela colheita do café: todo mundo na peneira. E, depois, todo mundo secando, todo mundo pelo bem comum.

Depois do outono, vem o inverno. No inverno, tudo na natureza se silencia. E, muitas vezes, a nossa alma precisa desse momento para que possamos trabalhar aspectos interiores, quando podemos nos rever como um ser humano: onde é que eu posso melhorar? Onde é que posso melhorar na minha qualidade de vida, da minha saúde? Temos o costume de falar da saúde do outro. Mas, quantos aqui estão realmente fazendo exercício? Quantos estão, de verdade, fazendo ginástica, fazendo meditação? Quantos, de verdade, estão perdoando, estão crescendo?

Só poderemos dar se tivermos o suficiente para nos manter de pé, com saúde e vitalidade para que possamos chegar na primavera, como Vivaldi canta nas Quatro Estações. Mas aquela coisa mais sutil, mais leve e mais alegre, que é o mundo onde nós ainda não estamos inseridos, é o mundo do futuro pelo qual estamos plantando essas sementes, para que possamos ter mais flores no mundo e estar em todos os lugares trazendo o melhor de nós mesmos.

Quero dizer a vocês que dentro dessa dança da natureza reside a essência do ser humano. Que possamos melhorar cada vez mais, a nós mesmos e ao mundo. Se pudermos levar uma mensagem para a casa, vamos olhar alguns serviços próximos e vamos ver quanto tempo uma paciente demora entre a suspeita do seu diagnóstico, conseguir ser diagnosticada e tratada de verdade. Vamos a um posto de saúde do lado da nossa casa. Vamos àquele hospital de periferia. Vamos ver que fluxo essa paciente está tendo, que acesso de fato ela está tendo. Se pudermos mudar esse pedacinho do mundo, quem sabe ele se multiplique e seja como um universo holográfico: o micro e o macrocosmo realmente sejam um.

Muito obrigada, Deputada. Muito obrigada a todos pelo empenho individual de cada um. E que possamos juntos trabalhar. Eu, agora, presido Napacan - Núcleo de Apoio a Paciente com Câncer. Achei maravilhoso esse ‘site’. Que possamos estar todos juntos. A Deputada apoiou muitas ações antitabagismo. No dia 30 de maio, teremos o Dia Internacional da Luta contra o Tabaco. Sabemos que hoje um terço dos nossos filhos estão fumando. Serão doentes e 50% morrerão de doenças relacionadas ao tabaco. Espero que possamos também, no dia 30, estar na Faculdade de Medicina da USP trabalhando para diminuir o custo do tabaco para a nossa sociedade, para o SUS e para todas as esferas.

Quero deixar aqui um agradecimento profundo a vida que me proporcionou poder estar aqui, à Deputada, e a todos vocês que dedicam o tempo tão nobre para uma causa tão justa. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Enquanto o coral se posiciona, quero aproveitar para fazer algumas homenagens. Não sei o nome das pessoas e assim pedirei a Silvia que escolha uma formanda para receber um buquê de flores nosso. Não podemos dar a todos mas daremos a alguém que vai representar todos vocês. (Palmas.)

Alfredo, o nosso São Caetano, escolha uma das nossas amigas para receber a nossa homenagem. São Bernardo também. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Não tem importância, ele apenas mudou o santo. O São Bernardo, o coral, nós agradecemos muito. Agora, o São Caetano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Alfredo, alguém do ‘Viva Melhor’. Lá atrás, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Silvia, naquele cantinho estão os nossos amigos de Caçapava. Que uma delas leve a nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Falta ainda uma. Vamos ver quem iremos homenagear. Permita-me fazer esta homenagem a Neomama, que poderá escolher alguém que represente a todos vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Que todos possam se sentir homenageados com essas flores. É de coração. Nos perdoem, mas é que normalmente inventamos, no meio da solenidade. Ao invés de darmos para as presidentes aqui, penso que é muito gostoso homenagearmos quem está presente. Merece todo o nosso carinho.

Por falar em carinho, quero fazer uma homenagem a essa mulher. É a minha querida Tininha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ela está recebendo esta homenagem em nome das formandas. Ela está também recebendo presente das voluntárias.

 

A SRA. ERMANTINA RAMOS (TININHA) - Agradeço, em nome de todos os voluntários da Unaccam. Muito obrigada. Eu gosto de homenagear. Em nome da Unaccam e de todos os voluntários presentes, gostaríamos de homenagear a Delegada Rose. A nossa amiga. Maria do Carmo, nossa vice-Presidente, fará a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço muito a homenagem, mas a minha maior homenagem é ver vocês aqui. Podem ter certeza disso, sinto-me feliz por tê-las aqui.

Assistiremos a mais uma apresentação do coral.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero agradecer muito a Beth e ao Coral Cristal.

Meus amigos, autoridades, todos os presentes, fazer esta Sessão Solene é sempre motivo de muita satisfação para mim. Por ver novas voluntárias que estão se agregando àquelas já existentes. Por poder ver essa união que acabamos fazendo entre os vários grupos que trabalham pela mesma causa. Por ter a presença de pessoas tão maravilhosas quanto essas que nós recebemos hoje. Por poder conviver nesse ambiente, com essa energia maravilhosa, que tenho certeza esteve dentro deste plenário, aqui, na manhã de hoje.

Muito obrigada a todos e a todas vocês, por estarem presentes. Obrigada por estarem nessa luta, nesse trabalho. Eu, como pessoa pública, quero aqui agradecer muito a vocês por tudo aquilo que vocês fazem.

Quero deixar aqui o recado do Deputado Marquinho Tortorello, que mandou aqui o seu representante para cumprimentá-las também. Quero agradecer mais uma vez ao Deputado Orlando Morando, que conseguiu o ônibus para que pudéssemos trazer o coral.

Quero agradecer a presença da minha poetisa querida, Ivonete, da Ajeb, que está sempre conosco. Enfim, a todas vocês. Que Deus abençoe a todas! Que vocês tenham também um felicíssimo Dia das Mães, com muitas bênçãos, com muita luz!

Continuem nessa luta, continuem nesse trabalho. As pessoas, principalmente as mais carentes, precisam muito de vocês. Todos nós precisamos uns dos outros. Que vocês possam continuar tendo o seu caminho iluminado por Deus e, que com essa luz vocês clareiem o caminho de todos aqueles que, infelizmente, ainda possam estar na escuridão.

Um grande abraço a todos. Muito obrigada pela presença!

Está encerrada a nossa Sessão Solene. (Palmas).

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 20 minutos.

 

* * *