25 DE ABRIL DE 2008

014ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “35º Encontro dos descobrimentos brasilportugaljapãoitália”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Senhor Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Senhor Deputado João Caramez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 35º Encontro dos Descobrimentos  Brasil - Portugal - Japão - Itália". Convida todos a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Informa que a finalidade deste encontro é congregar e aproximar pessoas de diferentes nacionalidades, que têm os mesmos anseios de construir uma comunidade fraterna e justa, de estabelecer parcerias em diversas áreas, implementar a reunião dos povos e criar modelos de uma cultura do bem e da paz.

 

002 - NELSON FARIA DE OLIVEIRA

Idealizador e coordenador do encontro, diz que este representava um grande abraço a todos os povos que têm a mesma origem. Lembra que trabalhar em função de um mundo melhor é obrigação de todos nós.

 

003 - JOSÉ VERDASCA

Presidente da Ordem Nacional dos Escritores, cumprimenta as autoridades presentes e agradece ao Deputado João Caramez pela iniciativa de realizar esta sessão. Lembra as comemorações do 4º Centenário de nascimento do Padre Vieira, em Lisboa, bem como a comemoração da  chegada da Corte portuguesa ao Brasil e os 100 anos  do início da imigração japonesa ao Brasil.

 

004 - JOSÉ GUILHERME QUEIROZ DE ATAÍDE

Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, lembra que São Paulo é uma das grandes metrópoles do mundo e nela podemos encontrar as culturas dos imigrantes que aqui vieram, ao longo dos séculos e contribuíram com seu trabalho para construir este grande Estado. Afirma que os portugueses foram responsáveis pelo descobrimento do Brasil e que o vínculo imigratório português continuou depois da Independência do Brasil, em 1822. Cita como exemplo de contribuição dos portugueses para a história de São Paulo o saudoso comendador Valentim dos Santos Diniz, fundador da Rede Pão de Açúcar.

 

005 - JIRO MARUHASHI

Cônsul-geral adjunto do Japão em São Paulo, fala da honra de estar participando do 35º Encontro dos Descobrimentos e lembra que o Japão tem mantido uma relação histórica e de cultura com o Brasil, há muitos anos. Diz que o Centenário da Imigração Japonesa também é celebrado como o ano de intercâmbio entre Japão e Brasil.

 

006 - LÚCIA PATTARINO

Cônsul-geral adjunto da Itália em São Paulo, agradece a presença de todos e lembra que a data de hoje, 25 de abril, comemora a instalação da República Italiana, há 63 anos, e o início da constituição e da democracia. Diz que a presença da Itália no Brasil data da mesma  época do Descobrimento por Cabral, pois este foi possível graças aos estudos de Américo Vespúcio. Lembra que os imigrantes italianos vieram substituir os escravos nas fazendas. Comenta que o Brasil tem a capacidade de integrar todas as culturas.

 

007 - NELSON FARIA DE OLIVEIRA

Procede à homenagem ao Presidente da solenidade, pela iniciativa de realizar o 35º Encontro dos Descobrimentos.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Agradece à homenagem e afirma que sempre acreditou que é possível fazer o bem, conviver fraternalmente e com solidariedade. Anuncia apresentações musicais. Presta homenagem às Comunidades Portuguesa, Japonesa, Italiana e Brasileira, com entrega de diploma a seus representantes. Anuncia a execução dos Hinos Nacionais de Portugal, do Japão e da Itália. Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Boa-noite a todos. Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes com muito orgulho e satisfação: Dr. José Guilherme Queiroz de Ataíde, cônsul-geral de Portugal em São Paulo; Sra. Lúcia Pattarino, cônsul-geral adjunto da Itália; Sr. Jiro Maruhashi, cônsul-geral adjunto do Japão; Sr. Nelson Faria de Oliveira, idealizador e coordenador do Encontro.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Sr. José Verdasca, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores; Sr. José Cesario, Deputado à Assembléia da República Portuguesa; Sr. Antônio Julio Machado Rodrigues, Presidente do Banco Banif e Presidente da Casa de Portugal em São Paulo; Sr. Kaoru Ito, Artista Plástico; Sra. Luigina Peddi, Presidente do Instituto Italiano de Cultura; Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu e Presidente da Rede Vida de Televisão; Sr. Carlos Alberto da Silva Paranhos, sobrinho-neto do Barão do Rio Branco; Sr. Santiago Anaaldo de Aróstegal de Lerin y de Contreras, Grão-Mestre; Sr. João Caldas Fernandes, Presidente do partido Social Democrata; Major PM Eduardo Aparecido Dobbro, representando o Comandante Geral da PM; Sr. Antônio Rodrigues Ferreira, Presidente da Assembléia Centro Transmontano de São Paulo; Sr. João Baptista de Oliveira, Presidente da Associação Paulista de Imprensa; Sr. João Carlos Martins, Presidente do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros; Sr. Herculano Anjos, Diretor Presidente da ABMC; Sr. Fernando Ferreira Diniz, Membro do Conselho da Casa de Portugal; Sr. Waldemar Hette Araújo, representando o Deputado Antonio Salim Curiati desta Casa; Sr. Teruhiko Sakura, Diretor Superintendente do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior, CIATE; Sr. Fernando Ramalho Leite da Silva, representando o Presidente da Provedoria; Sra. Maria Regina Cerávolo, representando o Sr. Miguel Ignatius, Presidente da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

Posteriormente, anunciaremos demais autoridades.

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ -PSDB - Muito obrigado, Hugo.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 35º Encontro dos Descobrimentos Brasil - Portugal - Japão - Itália.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do PM Maestro Subtenente Abimael Inácio.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ -PSDB - Esta Presidência, em nome do PM Maestro Subtenente Abimael Inácio, agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que toma conta desta Casa, dando condições para a realização desta solenidade, a seus músicos, a toda corporação da Polícia Militar.

Muito obrigado. (Palmas.)

35º Encontro dos Descobrimentos Brasil - Portugal - Japão - Itália.

Cumprimentos os presentes: Dr. Nelson Faria de Oliveira - idealizador e coordenador do Encontro dos Descobrimentos, demais autoridades, senhoras, senhores, meus amigos, ilustres convidados.

Muito nos honra realizar o 35º Encontro dos Descobrimentos Brasil - Portugal - Japão - Itália.

Motivo de alegria poder contar com a presença e fazer parte, nesta Sessão Solene, de um seleto e destacado grupo de pessoas oriundas ou descendentes dos imigrantes de países com os quais temos tão boas e importantes relações.

Meus cumprimentos e o meu respeito a cada um que engrandece e dá o real significado ao evento desta noite.

Quando, em abril de 2006, aqui nesta Casa, realizamos o 25º Encontro dos Descobrimentos, Brasil - Portugal - Japão, em meu discurso disse o seguinte: “tenho certeza que a cada nova edição do Encontro, outros países e seus povos se juntarão ampliando esta importantíssima comunidade”. Hoje, contamos com a participação da Itália, com seus ilustres representantes e, em primeira mão, estamos autorizados a anunciar que o próximo Encontro contará com a presença da Espanha. Novos descobrimentos, novas parcerias, mais gente no mesmo barco.

Vale ressaltar que a finalidade do Encontro dos Descobrimentos é juntar, congregar e aproximar pessoas de diferentes nacionalidades que tenham propósitos comuns e afinidades, de modo a constituir uma “Comunidade de Nações”, solidária, fraterna e justa, fortalecendo os laços culturais e econômicos que devem ser priorizados e multiplicados.

Cada Encontro se traduz em novas e grandes descobertas, gerando parcerias importantes principalmente na área de negócios. Importante lembrar como tudo começou.

Em Lisboa, um grupo de pessoas, imbuídas dos melhores propósitos, têm a iniciativa de constituir uma comunidade composta por diversas nações, unidas e interligadas por laços de solidariedade e fraternidade, visando disseminar a própria História, fortalecendo o sentimento patriótico e multiplicando vínculos culturais e econômicos.

Assim, no dia 22 de novembro de 2002, em Almada - Portugal, com o apoio do então Ministro José Gregori, à época, embaixador do Brasil em Portugal, nasce o Encontro dos Descobrimentos. Daquela data até hoje, 35 Encontros, nos mais diversos locais foram realizados com grande êxito e resultados produtivos e promissores.

Visando resgatar e preservar a história dos nossos antepassados, dos nossos descobridores, dos imigrantes que constituem o nosso Brasil, vamos homenagear algumas pessoas que pelo exemplo e pelo trabalho são referências para todos nós e para as novas gerações. Este é também um dos propósitos do Encontro.

A partir de eventos como este, temos a oportunidade de formar novos vínculos, criar laços de amizade e cooperação, estabelecer parceria em diversas áreas, descobrir e trilhar novos caminhos, implementar a união dos povos e criar novos modelos e valores pautados numa cultura do bem, da fraternidade e da paz.

Quero encerrar minha fala com uma fábula que ilustra bem a que fim atende o Encontro dos Descobrimentos.

Aliás, quero pedir licença ao amigo Nelson, porque vou plagiá-lo. No dia 25 de junho de 2005, quando tive a satisfação de participar pela primeira vez do Encontro dos Descobrimentos, você citou essa fábula, que ficou gravada em minha memória: é a história de um fazendeiro que venceu o Prêmio Milho-Crescido, que todos conhecem, mas que é importante sempre ressaltar.

Todo ano ele entrava com seu milho na feira e ganhava o maior prêmio. Uma vez um repórter de jornal o entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivou o milho.

O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do milho dele com seus vizinhos. “Como pode você se dispor a compartilhar sua melhor semente de milho com seus vizinhos, quando eles estão competindo com o seu em cada ano?” perguntou o repórter. “Por quê?” - disse o fazendeiro, - “Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva através do vento, de campo para campo.”

Se meus vizinhos cultivam o milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho. Se eu for cultivar o milho bom, eu tenho que  ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom.

Ele era atento às conectividades da vida, o milho dele não pode melhorar a menos que o milho do vizinho também melhore.

Assim é também em outras dimensões. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz. Aqueles que querem ser felizes, têm que ajudar os outros a achar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

A lição para cada um de nós: se formos cultivar o milho bom, temos que ajudar os nossos vizinhos a cultivar o milho bom.

A fraternidade, a solidariedade e a justiça são gestos que aprendemos através do convívio e quero dizer o quanto estou feliz, o quanto estou contente em estar aqui podendo participar desse convívio com todos vocês porque só assim a nossa fraternidade, a nossa solidariedade e o nosso senso de justiça crescem cada vez mais.

Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

Esta Presidência concede agora a palavra ao Sr. Nelson Faria de Oliveira, que é o idealizador e coordenador do encontro.

 

O SR. NELSON FARIA DE OLIVEIRA - Boa-noite, Deputado João Caramez, demais autoridades presentes, senhoras, senhores e amigos.

Primeiro, gostaria de registrar a presença do Dr. Antonio de Almeida e Silva, ilustre Presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa de São Paulo.

Falar de encontro é falar de um grande abraço, um grande abraço a todos vocês, a todas as nações, a todos os povos que têm essa mesma origem, mas, não obstante, temos diferenças básicas de cultura, mas a nossa origem é a mesma, independente da cor da pele, do puxar dos olhos. Enfim, a nossa origem é a mesma.

Trabalhar, enfim, em função de um mundo melhor, acho que é obrigação de  todos nós. Os portugueses costumam dizer: “Olha, a vida é um instantinho”. Realmente, a vida é um instantinho. Lembro, não muito tempo atrás, porque somos jovens, que eu andava jogando bolinhas de gude na calçada. Isso, para mim, foi ontem. Hoje, já estou, enfim, perto do meio século e as coisas vão passando, vão evoluindo. Então, chegamos à conclusão que temos que fazer alguma coisa a mais.

Lembro de uma pessoa, um amigo, inclusive já falecido, que tinha uma lista. Não era a lista de Schindler, não. Mas ele tinha uma lista de pessoas que guardava e que secretamente as ajudava. Nessa lista, as pessoas que entram são os filhos, nossos pais, sobrinhos, entes mais queridos, mas ele também colocava os vizinhos, às vezes pessoas que tinham dificuldade e sem fazer nenhuma projeção ou publicidade  auxiliava essas pessoas das mais diversas formas. Às vezes, pessoas que têm possibilidade financeira que também precisam de ajuda. É uma conversa, um diálogo.

Costumo sempre lembrar também de uma pessoa que tem uma certa idade, que já está com 86 anos e muito bem financeiramente. Quando vou ao Rio de Janeiro ele fica muito chateado se eu não o procuro. Tenho o maior prazer em estar com ele ouvindo, conversando. Também tenho essa pessoa, de repente, na minha lista.

Acho que todos os senhores têm que se concentrar e cada um fazer a sua lista, porque, com certeza, vai chegar uma hora em que vocês vão estar na lista de outras pessoas. Esse é o espírito do milho, do milho bom. É semear realmente o milho bom. Temos que, de repente, mudar um pouco o conceito da nossa vida, não ter aquele concorrente que é nosso concorrente. Ele é um concorrente, mas não deixa de ser uma pessoa como nós e não deixa de ser um amigo. Então, é dentro dessa linha que insistimos. Tem muita gente como vocês que vieram hoje aqui, enfrentando o trânsito, para estarem conosco semeando milho bom.

Ficamos muito felizes porque, de repente, estamos em Portugal, no Japão e em vários lugares que fomos encontrar pessoas com o espírito que percebem essa importância. Digo sempre que em cada encontro tivemos uma pessoa que se conscientiza e que faz sua lista. Quanta gente não vai se beneficiar disso!

Agradeço a presença de todos. No dia 15, vamos ter um encontro em Lisboa, já com a participação dos espanhóis que anteriormente já têm participado dos encontros. No último encontro, fui indagado por que os espanhóis não estavam participando. Falei que temos o maior prazer que os espanhóis também estejam conosco.

Como o Dr. João Caramez já anunciou a integração da Espanha, espero que vocês também estejam sempre conosco nesse encontro porque é justamente um encontro que procura levar um espírito, uma essência. Um encontro de pessoas precisa ter uma essência, um objetivo mais importante que são as pessoas. É fazer algo enquanto estamos aqui. Aconselho a todos que façam sua lista.

Muito obrigado a todos!

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero anunciar a presença aqui do Sr. Jean Alex Tamazato, representante do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

Neste momento, passo a palavra ao Sr. José Verdasca, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores.

 

O SR. JOSÉ VERDASCA - Exmo Sr. Presidente da Mesa, dignos diplomatas estrangeiros, distintas autoridades, gentis senhoras e cavalheiros. Ao nobre Deputado João Caramez o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pela iniciativa desta Sessão Solene que comemora o achamento do Brasil pelo Grande Capitão-Mor Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500. Celebra ainda os 500 anos da cidade de Funchal, capital da Região Autônoma da Madeira, os 400 anos do nascimento do Padre Antônio Vieira, no dia 6 de fevereiro de 1608, aquele que foi um Gigante da Oratória Sacra, autor dos Sermões, maior orador português e quiçá do mundo do século XVII.

Mas o que está mais vivo na nossa memória são as comemorações da chegada da Corte Portuguesa, do Príncipe Dom João (depois Dom João VI) ao Brasil e ainda os 100 anos do início da imigração japonesa para o Brasil. Tudo isto comemorado, felizmente, no dia 25 de abril, no dia que hoje é feriado em Portugal pela Revolução dos Escravos.

Cabral, quando chegou ao Porto Seguro, comandando uma frota de 10 naus e dois navios redondos, porquanto já havia perdido um navio ao largo do Cabo Verde, trazia consigo cerca de 1500 homens e, pouco mais de um mês depois, chegava à Índia, mas tinha deixado em Porto Seguro os primeiros quatro europeus, quatro portugueses que,  cruzando-se com as índias locais, fundaram, criaram os primeiros mamelucos, o homem novo dos trópicos que mais tarde viria a ser o grande auxiliar dos bandeirantes na ampliação, no alargamento do território brasileiro que inicialmente era de apenas três milhões de quilômetros quadrados pelo tratado e pelo Meridiano de Tordesilhas. E, com os bandeirantes, essa geração de heróis como Raposo Tavares, Anhangueras, Grous alargaram a fronteira brasileira até atingir os oito milhões e 500 mil quilômetros quadrados atuais.

Homenageemos, portanto, esse mameluco, o primeiro brasileiro, homem novo, fruto do cruzamento do português e da índia. Trinta e quatro anos depois, com a fundação das capitanias, os capitães donatários deveriam ser homens ricos e de iniciativa porque vinham implantar os engenhos e a cultura do açúcar. Pioneiros, iniciaram a produção do açúcar e transformaram o Brasil no maior produtor do mundo e vejam só: há 500 anos lançaram a semente para que o Brasil de hoje fosse também pioneiro na fabricação do etanol, esse combustível renovável e não poluente que tanta inveja está causando pelo mundo afora. Obra de portugueses. Essas mudas primeiras vieram da Ilha da Madeira.

Três séculos durou o Brasil Português: 1500 a 1822. Nesse período, o português vinha para o Brasil sem abandonar a sua pátria.

Quem não gosta do nosso folclore, do portuguesíssimo bacalhau? E agora, com toda franqueza, respondam-me se não é justa esta homenagem. Tanto sacrifício, o imigrante comete um ato de coragem quando larga a sua pátria e se aventura em pátria alheia. Eu perguntaria: tudo isso valeu a pena? E o nosso grande poeta Fernando Pessoa já nos respondeu:” Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Mas prometi a mim mesmo ser rápido e gostaria de terminar dizendo um poema que escrevi em homenagem ao grande luso-brasileiro padre Antônio Vieira, que tenho a honra de ter como patrono na Academia Cristã de Letras:

Qual o Orador Grego ou Romano

Que atingiu o Brilho e o Esplendor

Do gigante Vieira - o lusitano

Quando pregou a justiça e o amor?

 

Talentoso no sacro e no profano

Mas servindo a um único Senhor

Liberto independente e soberano

A sua obra reflete o seu fulgor

 

Se veio ao Mundo no nosso Portugal

Foi no Brasil que sua alma pura

Abriu caminho a um sublime ideal

 

E se aqui desceu à sepultura

Foi por ser pequeno seu torrão natal

Para acolher tão nobre criatura

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Acho que depois das palavras do professor Verdasca mereceria ser encerrada esta sessão solene. Mas temos muito que aprender ainda, nesta noite, ouvindo coisas boas de pessoas importantes. Por isso é com satisfação que dou a palavra ao Sr. José Guilherme Queiroz de Ataíde, cônsul-geral de Portugal em São Paulo.

O SR. JOSÉ GUILHERME QUEIROZ DE ATAÍDE - Sr. Deputado João Caramez, prezados cônsules do Japão e da Itália, Sr. Nelson Faria de Oliveira, Senhoras e Senhores,

Sr. Deputado João Caramez, meus caros colegas do Japão e de Itália, senhoras e senhores, é para mim um grande prazer estar aqui presente nesta sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, comemorando o 35º Encontro dos Descobrimentos Brasil - Portugal - Japão - Itália.

A Cidade de São Paulo é hoje uma das grandes metrópoles do mundo e nela podemos encontrar as culturas de comunidades de emigrantes oriundas de todas as regiões do globo, que para aqui vieram ao longo de séculos. Portugueses, africanos, italianos e japoneses, entre tantos outros, contribuíram com o seu trabalho para construir este grande, dinâmico e diversificado Estado. Homenagear estas comunidades e elogiar o encontro e simbiose entre culturas, que elas aqui souberam criar, é assim uma questão da mais elementar justiça.

Os portugueses foram responsáveis pelo descobrimento do Brasil e desde 1500 para cá vieram, ajudando a formar a mescla de etnias e nacionalidades que hoje representam a população brasileira.

Este fluxo migratório português continuou com ainda maior intensidade depois da independência do Brasil, em 1822. Desde essa data e até a década de 60 do século XX, calcula-se que mais de um milhão e meio de portugueses tenham deixado o seu próprio país em busca de trabalho e de novas oportunidades no Brasil. Trata-se de uma média de mais de dez mil pessoas por ano - durante 140 anos - número impressionante, se considerarmos que a população portuguesa da época era de poucos milhões de habitantes.

Os emigrantes portugueses no Brasil dirigiam-se para as fazendas de café mas também para as cidades. O comércio em São Paulo e em outras cidades brasileiras foi, durante anos, fortemente influenciado por portugueses. Trabalhavam dia e noite e poupavam paulatinamente o capital necessário para se tornarem mais tarde proprietários das lojas.

Dentre estes emigrantes eu não poderia deixar de citar como um exemplo marcante da contribuição dos portugueses para a história de São Paulo o saudoso Comendador Valentim dos Santos Diniz, que nos deixou no passado dia 16 de março, aos 94 anos. Ele é um verdadeiro símbolo dos portugueses que se instalaram em São Paulo.

Como tantos outros do seu tempo, ele chegou ao Brasil apenas com o dinheiro suficiente para sobreviver por um pouco mais de um mês e o endereço de um parente que morava em São Paulo. Logo após a sua chegada, conseguiu um emprego de caixeiro e entregador de um empório, trabalhando duro de manhã à noite. Depois de um tempo, conseguiu comprar uma doceira que, no final da década de 1950, se transformaria na primeira loja da rede de Supermercados Pão de Açúcar.

Hoje o grupo Pão de Açúcar é uma das maiores redes de supermercados do país, empregando milhares de pessoas em centenas de lojas. Foi também a primeira rede varejista brasileira a ter ações listadas na Bolsa de Nova York.

Sem dúvida, Valentim dos Santos Diniz marcou a história de São Paulo e do Brasil e gravou o seu nome entre os maiores empreendedores desta Nação.

Hoje em dia, encerrado o ciclo das grandes emigrações para o Brasil, o país continua a ser um destino procurado pelos portugueses em busca de novas oportunidades. Exemplo disso são as muitas empresas portuguesas que aqui investiram na última década em setores como a energia, o turismo e as telecomunicações. E é bom recordar que muitos brasileiros trabalham agora em Portugal, dando importante contribuição para a economia do meu país.

Gostaria de terminar agradecendo aos autores desta iniciativa que tão oportunamente comemora o encontro e o convívio entre culturas neste grande estado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Tenho a grata satisfação de passar a palavra ao Sr. Jiro Maruhashi, cônsul-geral adjunto do Japão em São Paulo.

 

O SR. JIRO MARUHASHI - Exmo. Sr. Deputado João Caramez, por intermédio de quem cumprimento todas as autoridades e convidados ilustres aqui presentes, senhoras e senhores, boa-noite. É para mim uma grande honra e grande satisfação participar do 35º Encontro dos Descobrimentos aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo, como os senhores sabem, esses quatro países - Brasil, Japão, Portugal e Itália. Em relação ao Japão é o único país asiático, mas, como os outros países, tem mantido uma relação histórica de cultura e de amizade ao longo dos anos. Primeiramente com o Brasil, como todos sabem. O Brasil acolheu os imigrantes japoneses que este ano comemoram o centenário. Hoje conta um bilhão e meio de nikkeis nipo-brasileiros em todo o Brasil. Só no Estado de São Paulo há cerca de um milhão.

Quanto a Portugal, os senhores sabem que os portugueses são primeiro europeus, porque chegaram no Japão em meados do Século XVI trazendo civilização e cultura européia ao Japão pela primeira vez.

Com a Itália os senhores sabem que num período Japão e Itália eram aliados e no Brasil muitos imigrantes japoneses, pioneiros, no início tiveram muita dificuldade, a maioria trabalhando em plantações de café, mas muitos desses imigrantes japoneses receberam apoio, ajuda dos imigrantes italianos que estiveram antes dos japoneses. Eram amigos. A comunidade nikkei em São Paulo me contou. Então, com esses países temos mantido relação de amizade e cultura ao longo dos anos.

Como oradores anteriores já disseram, este ano, além dos 200 anos da chegada da Corte Real de Portugal estamos celebrando também o centenário da imigração japonesa no Brasil. Ontem, em Tóquio, no Japão, houve uma solenidade oficial promovida pelo governo japonês, para celebrar o centenário da imigração japonesa, bem como o ano do intercâmbio Japão/Brasil, porque os dois governos estão celebrando este ano do centenário como ano de intercâmbio entre os dois países. Lá houve a presença do imperador e imperatriz e também do príncipe herdeiro que virão ao Brasil, no mês de junho, para assistir às comemorações do centenário em São Paulo e Paraná. Havia muitas autoridades presentes e do lado brasileiro esteve presente a Ministra Dilma Rousseff e um representante da comunidade nikkei em Tóquio. Realizamos aquela solenidade no Japão, quando o imperador proferiu algumas palavras mostrando respeito a toda comunidade nikkei e aos grandes pioneiros japoneses que tiveram tantas dificuldades em se adaptar. Os imigrantes japoneses pioneiros que vieram do outro lado do mundo para o Brasil, no início do século, tinham outros costumes, idioma, comida, tudo completamente diferente. Eles tiveram uma desvantagem em relação a outros imigrantes, notadamente portugueses, italianos, alemães etc. Mas, realmente, com a ajuda da sociedade brasileira, com o acolhimento caloroso de outros povos que anteriormente aqui chegaram, eles superaram tantas dificuldades e conseguiram erguer os alicerces da comunidade japonesa e hoje, graças a eles, estamos celebrando o centenário e como todos os senhores sabem, a comunidade nikkei contribuiu bastante, principalmente na agricultura. Mas hoje em dia estão atuando em praticamente todos os campos da sociedade brasileira.

Além do esforço e sacrifício próprio da comunidade nikkei, o povo japonês ou imigrante, houve a integração com o povo brasileiro que, como todos os senhores já falaram, é composto por imigrante de vários países. Este realmente é um país de multiculturas, de miscigenação. Pessoalmente, é a terceira vez que estou trabalhando como diplomata japonês, e o Brasil, ao longo de anos e anos, é tido como o país do futuro. Na primeira vez que estive aqui, no início da década de 80; na segunda vez, na década de 90; e agora, anos 2000. Na primeira vez, era época de regime militar, estava se transformando em um país democrático. Na segunda vez, início da década de 90, era o Presidente Fernando Collor - infelizmente ele saiu no meio do seu mandato - mas ele fez a abertura da economia brasileira. Agora, anos 2000, com o Presidente Lula e esse mundo de globalização, o Brasil está realmente caminhando com tanta força, força econômica e democracia. Finalmente, minha opinião pessoal é que o Brasil está concretizando o futuro. Isso tudo através da integração de várias raças. Este é um país único.

Espero que a integração, como está simbolizada com este encontro Brasil - Portugal - Japão - Itália - e futuramente com outros países, leve o Brasil a ser um dos países mais atraentes e fortes para demonstrar esse mundo de globalização.

Para terminar minha breve saudação, agradeço o convite caloroso e espero que esse encontro seja cada vez mais próspero. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Lúcia Pattarino, cônsul-geral adjuntoda Itália em São Paulo.

 

A SRA. LÚCIA PATTARINO - Boa-noite a todos. Agradeço a presença de todos, começando pelos senhores deputados, pelos ilustres colegas, pelos homenageados e todos que vieram esta noite.

Permitam-me agradecer, antes de mais nada, o carinho dessa honrosa homenagem que vem sendo feita à Itália, ao Japão e a Portugal, através da iniciativa do Deputado João Caramez e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Já foi lembrado que hoje é um dia importante para Portugal e é um dia importante para a Itália também. Essa data de 25 de abril foi escolhida de uma maneira muito significativa, porque estamos comemorando os 63 anos da libertação do país, que ocorreu em 25 de abril de 1945, quando a Itália libertou-se de uma guerra trágica, em que muitas vidas humanas foram perdidas num conflito mundial sem precedentes. E essa data marcou também o início da construção de uma democracia e da instauração da república italiana, que depois aconteceu no dia 02 de junho de 1946, e neste ano vamos comemorar os 62 anos dessa conquista.

A Constituição italiana foi baseada no repúdio à guerra, na liberdade, no trabalho, na garantia da democracia. E tudo isso significou um renascimento do nosso país.

Então, a comemoração dessa data, em coincidência com essa honrosa homenagem, significa ao mesmo tempo recordar e manter o pensamento dessa experiência de 62 anos, e da mesma forma homenagear esta terra hospitaleira e generosa do Brasil que acolheu muitos italianos.

Agora, falar da presença italiana aqui no Brasil pode ser uma tarefa muito simples e ao mesmo tempo muito complexa. Muito simples porque no Brasil, no Estado de São Paulo em particular, a presença de coisas, elementos e aspectos italianos é tão significativa e tão marcante que acho que todos nós podemos lembrar algum nome, alguma característica. E ao mesmo tempo muito complexa, porque a presença da Itália no Brasil pode remontar à mesma do descobrimento feito por Cabral, já que foram banqueiros genoveses e venezianos que financiaram parcialmente a expedição de Cabral. E o descobrimento de Cabral foi possível também graças a alguns estudos, planos e detalhes técnicos da experiência do Américo Vespúcio. Lembro também que alguns dos primeiros mapas do Brasil, que começaram a aparecer na Europa em 1501, 1504 e 1512, foram feitos por italianos. A Itália ainda não existia, mas um dos primeiros mapas foi feito por um embaixador veneziano e por genoveses, que eram navegadores. No mapa de 1512, pela primeira vez num mapa europeu, essa terra apareceu com o nome Brasil. Então, há muito tempo temos a presença italiana no Brasil.

Para chegar em séculos e décadas mais recentes, depois que a Itália nasceu, foi criada, tivemos vários grupos de imigrantes que vieram. Os primeiros começaram por volta de 1875. Logo após a abolição da escravatura do Brasil, em 1888, os primeiros italianos que vieram, principalmente foram trabalhar para substituir o trabalho dos escravos; foram para as fazendas, em condições difíceis de trabalho, mas numa terra que ao mesmo tempo forneceu para eles uma possibilidade de resgate, uma possibilidade de começar uma nova vida, desafio que muitos deles conseguiram vencer. Mas não foi só isso. Realmente tivemos italianos que vieram aqui, em épocas sucessivas, por causa de problemas políticos, para fugir da ditadura. Tivemos italianos que vieram para intercâmbios culturais. Lembramos o poeta Giuseppe Ungaretti que ensinou o nome da cidade de São Paulo, e sempre voltou ao Brasil, até os últimos anos antes de morrer com um enorme amor por essa terra, que continua sendo lembrado por poetas brasileiros que trabalharam com ele e que foram amigos dele.

Realmente, é uma tarefa difícil contar tudo que os italianos fizeram no Brasil, mas também tudo que o Brasil fez para os italianos, porque já foi lembrado pelas autoridades que falaram antes de mim, que este país tem uma característica única no mundo: essa capacidade de integração de todas as culturas, feita com muito carinho, com muita humanidade; essa capacidade de integrar e ao mesmo tempo não esquecer quais foram todas as participações. Então, lembrar como estamos fazendo esta noite, a contribuição de todos.

É só visitar um lugar que acho maravilhoso aqui em São Paulo, que é o Memorial do Imigrante, para ficar emocionado com a história, não só dos imigrantes italianos, mas de todos aqueles que vieram para este país, e ver ao mesmo tempo em muitos casos, quão difícil foi o desafio que tinham pela frente, mas ao mesmo tempo, quantas oportunidades eles tiveram e que conseguiram realmente utilizar, para ter uma vida feliz e muitos casos de sucesso.

Mais uma vez, obrigada por essa homenagem. Quero também agradecer e dizer duas palavras sobre o nosso instituto de cultura, que na noite de hoje vem sendo carinhosamente homenageado através da sua diretora, Dra. Luigina Peddi, que é uma amiga, colaboradora de grande valor e que tem também uma tarefa ao mesmo tempo muito fácil e muito difícil, porque a cultura italiana é conhecida, é amada, por isso vejo que o nosso centro de cultura é um centro cultural muito procurado, mas ao mesmo tempo é um desafio muito grande, porque o nível cultural desta cidade é muito alto. E o que se espera de um país como a Itália, como outros países que aqui têm uma história importante, é uma presença crescente.

Agradeço pela homenagem que vem sendo dada à cultura italiana através dela. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Disse que temos muito que aprender. Estava aqui vendo todos os oradores, vi Nelson Faria de Oliveira, e realmente sinto que sou uma pessoa privilegiada, porque sou descendente de espanhol, português e italiano. Quase que tive uma coisa com japonês, porque se não fosse o japonês me dar um cano quando era jovem, teria tido alguma coisa com japonês, também.

Mas isso mostra, realmente, a origem da nossa população. Para mim é uma satisfação muito grande poder receber a todos aqui.

A Dona Yeda está me dizendo que o Sr. Nelson Faria de Oliveira quer prestar uma homenagem a alguém.

 

O SR. NELSON FARIA DE OLIVEIRA - Na verdade, seguindo já uma tradição do Encontro dos Descobrimentos, sempre homenageamos justamente essas pessoas que têm o espírito da fraternidade, o espírito da amizade entre os povos, e que conseguem, digamos assim, congregar todos esses povos, todas essas pessoas, dos mais diversos países.

Essa pessoa é hoje o nosso nobre Deputado João Caramez, e gostaria de passar esta placa e também ler o que esta placa representa. “Sonhar, acreditar, ousar, e fazer acontecer,  na construção de um mundo melhor. Essa é a essência do Encontro dos Descobrimentos. A nossa homenagem ao Deputado João Caramez, que acreditou, que soube sonhar pela realização do 35º Encontro dos Descobrimentos, Brasil, Portugal, Japão  e Itália. São Paulo, 25 de abril de 2008, Encontro dos Descobrimentos.” Muito obrigado nobre Deputado.

 

* * *

 

-  É feita a entrega da placa ao Presidente João Caramez.

 

* * *

 

O SR. NELSON FARIA DE OLIVEIRA - Quero agradecer novamente a todos os senhores e dar sempre um viva a esses quatro povos, que na verdade enriquecem a nossa cultura, enriquecem o Brasil.

Viva o Brasil! Viva Portugal! Viva o Japão! Viva a Itália! Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Agradeço imensamente a homenagem, mas quero dizer da minha satisfação, do meu orgulho, da minha alegria de poder ser esse instrumento, que estou sendo neste momento, em poder patrocinar esse encontro que realmente vai ficar marcado nos anais desta Casa.

Para mim é uma satisfação muito grande. Acredito no que fazemos, principalmente neste momento tão conturbado que estamos vivendo, Dom Antonio, em que a classe política, de uma maneira geral fica sendo generalizada pelos atos de corrupção, pelos desmandos, pela malversação do dinheiro público, mas costumo dizer sempre às pessoas que a política é importante para as pessoas, é importante para o mundo. E a política não é diferente de qualquer outro segmento, em que você tem o bom e o mau profissional; a política não é diferente.

Venho de uma família de políticos. Meu pai foi o emancipador, foi o primeiro prefeito da minha cidade de Itapevi, fui prefeito, minha esposa foi prefeita. Hoje estamos aqui com muito orgulho no terceiro mandato como Deputado, sempre acreditando que é possível fazer o bem, sempre acreditando que é possível alcançar nossos objetivos, sempre acreditando que é possível atender e respeitar as pessoas, sempre acreditando que é possível conviver fraternalmente mas, acima de tudo, com muita solidariedade.

Portanto, os senhores podem contar conosco nesse sentido. Coloco-me aqui à disposição, para que todos os anos possamos estar aqui confraternizando, tendo essa aula de história que estamos tendo nesta noite. Isso é, para nós, um aprendizado.

Fico muito orgulhoso disso, e agradeço imensamente a homenagem, Nelson Faria de Oliveira.

Temos agora a apresentação das músicas “Carolina” e “Jequibal”, pelo maestro Mário Albanese.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bom, parabéns, Maestro. Vamos entrar agora na segunda parte do nosso encontro - as homenagens - porque temos aqui que nos referenciar aos três países irmãos desta noite: Portugal, Japão e Itália.

Passo a palavra ao nosso Mestre-de-Cerimônias, Hugo Daniel Rotschild, para que dê continuidade ao andamento dos trabalhos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Inicialmente ouviremos o Hino Nacional da República de Portugal. Solicitamos a todos que se levantem, por favor.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional da República de Portugal.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos o Sr. Antonio Júlio Machado Rodrigues, que nasceu em Ouro Chaves, Portugal. É economista, com várias outras formações no Brasil e no exterior; Presidente da Casa de Portugal de São Paulo; Presidente do Banco Internacional do Funchal no Brasil; Diretor da Câmara de Comércio Portuguesa no Brasil; Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos; Membro do Comitê de ex-Presidentes da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Adriano Augusto da Costa Silva, Diretor Administrativo da Federação Paulista de Tênis; Conselheiro Vitalício do São Paulo Futebol Clube; Honra Meritória da Soberana Ordem Internacional do Mérito Desportivo; Conselheiro da Casa do Poeta de São Paulo; 2º vice-Presidente do Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, 1ª Antologia de Poetas lusófonos; Associação Portuguesa de Poetas de Lisboa; colunista do jornal “Mundo Lusíada”; colunista da revista “Almocreve”, de Trás-os-Montes, de Portugal, e também autor de sete livros. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Antero Pereira, nascido em Gebelim, Trás-os-Montes, de Portugal. Chegou ao Brasil em 1968, com 14 anos. Trabalhou como empregado em uma padaria no período da tarde, enquanto no período da manhã vendia limão na feira. Em 1981 participou pela primeira vez da Diretoria do Sindipan como Diretor-adjunto, vindo ainda a exercer nesses últimos anos os cargos de Diretor Financeiro, Diretor Administrativo, vice-Presidente, até ser eleito Presidente. Nesse mesmo período ocupou o cargo de Juiz Classista, no Tribunal Regional do Trabalho, da 2ª Região, atuando na 26ª Vara. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenagem vai ao Sr. Fernando Ferreira Diniz, empresário nascido em Portugal. Em São Paulo vem se dedicando ao associativismo e aos mais necessitados. É Diretor do Conselho das Comunidades Luso-Brasileiras da Casa de Portugal e da Provedoria da Comunidade Portuguesa mantenedora do Lar dos Idosos. Gere o Centro de Apoio a Portugueses Carenciados e em Dificuldades, com sede na Casa de Portugal. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenagem é ao Sr. José Jorge Peralta, professor universitário, conferencista, escritor, poeta, pesquisador e gestor de Instituições de ensino superior; criador de Instituições universitárias inovadoras. É bacharel licenciado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, onde alcançou o título de Doutor em Lingüística e Semiótica; professor da Universidade de São Paulo em nível de graduação e pós-graduação, aposentado. Foi diretor geral da Faculdade Europanamericana por sete anos. Apóia obras de inclusão social e promoção humana e programas de fomento à cultura popular brasileira de raiz. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Encerrando as homenagens à colônia portuguesa, nesta noite homenageada, teremos agora a apresentação do Grupo Folclórico do Rancho Português.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PARTICIPANTE - Somos do Grupo Folclórico da Casa Ilha da Madeira. Como se falou nesta comemoração, Portugal está sendo homenageado, assim como a Ilha da Madeira, com a Cidade de Funchal, fazendo seus 500 anos.

Para fazer uma demonstração aos senhores,- brasileiros, italianos e japoneses -, vamos dançar uma música bem característica da Ilha da Madeira, que tem a ver com vinho Madeira, “Baile Pesado”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PARTICIPANTE - Quero lembrar a todos que nosso grupo, como característica, tem esse traje das viloas, um símbolo da nossa Ilha da Madeira, conhecida no mundo inteiro. Até hoje, o governo regional mantém na Cidade de Funchal as vendedoras de flores, com esse traje.

Vamos, agora, encerrar nossa apresentação com o nosso famoso bailinho, o “Bailinho da Madeira”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PARTICIPANTE - Muito obrigado a todos pela colaboração com nosso grupo. Temos a presença do nosso amigo do Banco Banif Banco Internacional de Funchal. É uma honra ter esse banco querido, da minha terra querida, Ilha da Madeira, no Brasil. 

Muito obrigado pelo convite e pela oportunidade de estar presente na noite de hoje.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A partir de agora, teremos as homenagens à comunidade japonesa.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Japonês.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Japonês.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Queremos agora prestar homenagens às seguintes pessoas da Comunidade Japonesa.

Sr. Kaoru Ito, nascido no dia 18 de junho de 1937, em Nagasaki. Em 1947, começou a dedicar-se à pintura; em 1953, viajou pela Itália, Espanha, França, Estados Unidos. Em 1955, veio para o Brasil, onde permaneceu por 23 anos no segmento de desenhos comerciais. Em 1970, voltou ao Japão, onde ficou mais 23 anos, participando de vários concursos e pinturas nacionais e internacionais, ganhando premiação máxima, em países como Inglaterra, França, Itália, Espanha, Tchecoslováquia, África do Sul, Taiwan, Coréia e Índia. Em 2001, retornou ao Brasil e abriu a Shun Ku Artes e Cursos, onde ministra cursos de pintura, shodô, sumie, além de outros.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenageada é a Sra. Fumiko Fukumishi. Seu pai veio aos 15 anos no primeiro navio Kasato Maru, desembarcando em Santos em 1908, indo trabalhar na agricultura. Treze anos depois, nascia Dona Fumiko Fukumishi. Hoje, aos 87 anos, reside em Cotia, onde sua família sempre se dedicou à agricultura. Sua família é a prova completa da miscigenação entre os povos, desde que ocorreu o advento da imigração, embora, até hoje, tenha dificuldade em se comunicar utilizando a língua portuguesa.

Estou sendo avisado que a Sra. Fumiko Fukumishi não pôde vir em função de sua idade, e quem a representa é a Sra. Kiomi.

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Sr. Kenji Kira, nascido em Cotia, em 1932, casado com uma descendente de italiano, Sra. Adair Lago Kira, e tem três filhos: Antônio Marcos, Fábio e Kenji Júnior.

De 1960 a 1963, foi vereador; vice-prefeito de 1964 a 1969 e prefeito de 1969 a 1972, sempre no Município de Cotia. Quando vice-prefeito, com o apoio do Prefeito Ivo Isaac Pires, o Sr. Kira conseguiu que assinassem o primeiro tratado de irmandade, entre as cidades de Ino, localizada na província japonesa de Koshi, e Cotia, fato ocorrido em 1966. Desde então, outras irmandades surgiram entre municípios brasileiros e nipônicos, estreitando ainda mais os laços se intercâmbio cultural.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Massao Bunno, nascido em 1941, na província de Kochi. Em 1959 chegava ao Brasil, onde trabalhou na área de agricultura em Mairinque. Em 1965 estabeleceu-se no comércio de Osasco. Em 1966 casou-se com a Sra. Chiye Izume, com a qual tiveram dois filhos e quatro netos. De 1979 a 1982, trabalhou como assessor do Prefeito de Osasco, Guaçu Pitteri, auxiliando no intercâmbio entre as cidades de Tsu e Osasco. Atualmente é vice-presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. Quem recebe em seu nome é o Sr. Hélio Matsuda.

 

* * *

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Sr. Sumikazo Takemura, nascido em 1947, na província de Fukuoka. Aos oito anos veio ao Brasil, desembarcando no porto de Belém, para trabalhar nos seringais de Belterro e Monte Alegre. Em 1957 foi para o Município de Alenquer plantar cacau. Em 1961 mudou-se para Ibiúna, depois para Vargem Grande Paulista, para cuidar da plantação de morangos e hortaliças. Em 1972 iniciou a carreira de corretor de imóveis no bairro de Granja Viana, onde reside até hoje.

 

* * *

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Encerrando esta homenagem à comunidade japonesa, teremos a apresentação do grupo folclórico Banzai Brasil.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidados a todos para ouvirmos, de pé, o Hino Nacional da Itália.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Itália.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Esse hino é bem conhecido de todos nós, brasileiros, principalmente porque no último Grande Prêmio do Bahrein, Felipe Massa ganhou e subiu ao pódio. Muito obrigado.

Primeira homenageada da comunidade italiana, Sra. Luigina Peddi. Após formar-se em Letras Modernas pela Universidade “La Sapienza, de Roma” em 1979, passou a ensinar no Liceu Clássico da Capital Italiana.

Elaborou uma série de projetos destinados à integração européia, vencendo diversos concursos que atribuíram fundos de incentivos ao conjunto do Ensino Superior.

Conseguiu o título de formadora de professores docentes italianos e instituiu cursos de aperfeiçoamento e formação de professores para o Ministério da Educação, em Roma.

Obteve o título de docente a instituições estrangeiras quando venceu o concurso para o ensino de uma segunda língua junto à Universidade de “New Castle”.

É mestre em teoria e técnicas de Comunicação junto à Universidade de Veneza.

Em 99, foi docente junto à Universidade de Shangai, na China.

É fundadora da primeira escola fundamental e de ensino médio, Gianni Rodari, em Shangai, no ano de 2000.

 Iniciou os cursos de mestre italiano junto à Universidade de Shangai no ano de 2001.

Desde 2002, foi recrutada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália para funções de Diplomacia Cultural. Desde então dirige o Instituto Italiano de Cultura, em São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado, Maestro Mário Albanese. Músico por definição e berço, professor, advogado, jornalista, comunicador de rádio e televisão, renomado compositor e pianista, foi agraciado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Membro catedrático da Academia Internacional de Música, membro efetivo da Associação Brasileira de Folclore da Ordem Internacional dos Jornalistas e da Ordem Nacional dos Escritores, e muito tempo tem contribuído para forjar o nosso ser histórico. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE -DE -CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado, Dr. Carlo Oliani, presidente da Germed Europa, integrante do Conselho Administrativo e vice-presidente internacional da P&D EMS - Sigma Pharma Brasil.

Reside no Brasil desde 1996. Criou a empresa Sigma Pharma. Levou a EMS da 40ª a 1ª empresa farmacêutica do mercado brasileiro.

Desenvolveu os três primeiros medicamentos genéricos do mercado brasileiro (Ranitidina, Ampicilina e Cefalexina) e todo o portfolio dos medicamentos genéricos dos laboratórios EMS, Germed e Legrand (aproximadamente 600 produtos).

 Desde 2007, iniciou as operações da Germed Europa, que já é presente em três países: Portugal, Itália e Espanha, com seis empresas: Biomedica Foscama Itália; Germed Pliva Itália; Germed Edigen US Racional Espanha; e a Germed Portugal.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Próximo homenageado da comunidade italiana, Sr. Marco Alfredo Di Cunto Júnior. Graduado em Publicidade e Propaganda, na Universidade Metodista de São Paulo. Herdeiro da empresa Irmãos Di Cunto Ltda, faz parte da quarta geração da família no comando da empresa, que foi fundada em 1935, no bairro da Mooca.

 A Di Cunto trabalha com uma gastronomia típica italiana, oferecendo uma completa linha de confeitaria, padaria, e rotisserie, tendo como um dos seus produtos símbolos o tradicional panetone fabricado desde 1939, o que a torna a mais antiga fabricante em atividade no Brasil. Sócio do Rotary Clube de São Paulo - Mooca, desde julho de 2005, atualmente ocupa a presidência do clube. Se o Deputado me permitir, faço a propaganda - eu particularmente conheço e gosto -, para quem não conhece, o endereço da Di  Cunto, Rua Borges de Figueiredo, na Mooca. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Nesse momento, teremos a apresentação do artista italiano Sergio de Rosa. (Palmas.)

 

O SR. SERGIO DE ROSA - Boa noite. Estou muito feliz pela indicação e pelo convite, e muito honrado por poder participar e representar a Itália, representar uma pequena parte da cultura italiana através da música, e estar com todos vocês. A todas autoridades aqui presentes, muito obrigado pelo convite.

Cantarei uma música napolitana muito bonita.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. SERGIO DE ROSA - Grazie. A segunda música é mais alegre. Vamos participar, gente. Batam palmas, quem souber cantar, cante. O Marco canta que eu sei.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Vamos agora às homenagens brasileiras.

Sra. Geralda Maciel de Lima, natural de Cafelândia.

Aos 16 anos, mudou-se para São Paulo, onde vive até a presente data. Tem atualmente 80 anos. Viúva, mãe de nove filhos, netos e bisnetos. Atua como orientadora espiritual no Hospital Nipo-brasileiro e outros orientais, inclusive residentes no Japão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o maestro Roberto Expedito Casemiro.

Sua formação musical teve início em 1976, no Conservatório Bela Bartok, recebendo o diploma em Matérias Complementares e Canto Lírico. É bacharel em Composição e Regência pela Unesp, recebendo durante esse período de sua formação orientação de renomados artistas, como: maestro Eleasar de Carvalho; Hugh Ross, da Inglaterra; Roger Cotte, da França; Samuel Kerr, do Brasil; Osvaldo Lacerda, do Brasil; entre outros. Integra o corpo de atividades artísticas do Teatro Municipal de São Paulo, desde 1976, onde é cantor lírico e maestro, sendo durante quatro anos o maestro titular do Coral Paulistano criado por Mário de Andrade. (Palmas.)

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Sra. Tereza do Carmo e Silva. Membro do Apostolado de Oração e da Legião de Maria, por 68 anos, prestando relevantes serviços à comunidade, em especial ligada à Paróquia Santo Antônio de Vila Mazzei. Nos últimos 46 anos, rezando e prestando serviços diariamente à população cadastrada na Pastoral dos Pobres da região. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Carlos Alberto da Silva Paranhos. Natural do Rio de Janeiro, atualmente com 79 anos. Em 1958, formou-se engenheiro químico, na cidade de Curitiba. Ele é sobrinho-neto do Barão do Rio Branco e bisneto do Visconde do Rio Branco.

O Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior, nasceu em 1845 e faleceu em 1912, filho do primeiro Barão e Visconde do Rio Branco. Foi diplomata, ministro de Estado, geógrafo, historiador brasileiro. Iniciou-se na carreira política como promotor e deputado, dedicando-se às atividades políticas ainda no Império. Foi cônsul-geral em Liverpool, a partir de 1876; foi ministro acreditado na Alemanha, em 1900. Assumiu o Ministério das Relações Exteriores entre 1902 até a sua morte, em 1912. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é Dom Antônio Maria Mucciolo, Presidente da Rede Vida de Televisão, arcebispo emérito da cidade de Botucatu. Nascido na Itália, chegou ao Brasil com um ano de idade, naturalizado brasileiro. Ordenou-se sacerdote em 1949. Reitor do Seminário de Sorocaba durante 17 anos e pároco na catedral durante 11 anos, após o que foi nomeado bispo de Barretos, onde permaneceu por 12 anos. Em 1989, foi nomeado arcebispo de Botucatu. Licenciado em Filosofia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor de História Eclesiástica do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Casimiro Martins Rodrigues, presidente do Portugal Club. Nasceu em Cardigos, Portugal, e residiu em Angola, onde serviu o exército português e foi combatente. Imigrado do Brasil há seis anos, fundou o Portugal Club, associação que vem estabelecendo contato entre lusófonos de todo o mundo, recebendo e retransmitindo mensagens de milhares de lusófonos espalhados pelos cinco continentes. Dirige e mantém o seu “site” informativo e de apoio a toda a comunidade, prestando relevantes serviços. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Eduardo Ryoiti Mizumoto, presidente do conselho de administração da empresa jornalística São Paulo Shimbun. Jornalista e administrador de empresas, nasceu em São Paulo. À frente da empresa desde 1988, comanda o mais tradicional jornal da comunidade nipo-brasileira, fundado por seu pai, Mituto Mizumoto, em 1946. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), desde 2004, tendo atuado antes como diretor administrativo-financeiro. A ABF, criada há 20 anos, tem como objetivo divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado de “franchising”. O executivo é formado em Letras e construiu sua carreira profissional dentro do McDonald’s, onde ingressou em 1984. No McDonald’s, o executivo passou por todas as áreas internas da empresa, sendo, inclusive, responsável pela área de franquias da rede. Em 2007, Camargo foi eleito diretor geral da Federación Ibero-americana de Franquicias (FIAF), para os próximos dois anos. A FIAF é uma das maiores entidades do “franchising”, que reúne associações de vários países e tem por objetivo promover, divulgar e fomentar o desenvolvimento do sistema de franquia na região ibero-americana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - O próximo homenageado é o Sr. Júlio Moreno, diretor executivo da Editora JBC, neste ato representado pelo Sr. Alexandre Sammogini, editor da Revista “Made in Japan”. Jornalista com passagens pelas empresas “Folha de S.Paulo” e “Editora Abril”, mudou-se para Tóquio em 1997, a convite da Editora JBC para criar a Revista “Made in Japan”. Depois de três anos no arquipélago, voltou ao Brasil, onde iniciou a publicação dos mangás e dos livros sobre o Japão. Viaja ao Japão cerca de três vezes por ano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A próxima homenagem vai para o jornal “O Mundo Lusíada”, na pessoa do seu editor Odair Sene. Jornal da comunidade portuguesa e luso-brasileira de São Paulo, informa notícia e apóia tudo quanto diz respeito aos portugueses e luso-brasileiros, com noticiários e artigos concernentes às datas relevantes, caso das comemorações da chegada da corte portuguesa ao Brasil, a cerca das quais vem intervindo uma bela série de trabalhos da jornalista, Eulália Moreno. A edição on-line chega e é muito acessada por lusófonos de todo o mundo - cerca de 80 mil por mês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Nós teremos a apresentação musical do Grupo Partido Alto.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Retoma a palavra, neste momento, o Presidente desta Sessão Solene, Deputado João Caramez.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Com certeza, todos gostariam de estar aqui dançando e se divertindo, mas estamos chegando ao final da nossa sessão solene. Antes de dá-la por encerrada, não posso deixar de fazer alguns agradecimentos.

Quero agradecer inicialmente a todo o corpo técnico da Assembléia Legislativa, aos nossos taquígrafos que estão acompanhando todo o trabalho, à assessoria da Casa, ao Cerimonial, ao Sr. Hugo Daniel, à Dona Yeda, ao Sr. Wagner, da Audiofonia, pelo trabalho que teve. Tudo correu direitinho, parabéns ao Sr. Wagner que, sozinho, vinha colocar o microfone aqui, corria para lá. Muito obrigado à assessoria do meu gabinete, Lupércio, Jamile, Jefferson, Gisele, Silvia e Patrícia. Enfim, a todos que fizeram essa grande festa, e que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que esse evento fosse realizado. Agradeço à Corporação da Polícia Militar, que esteve conosco até essa hora, ao nosso pessoal da TV Assembléia, da imprensa. Não quero esquecer de ninguém, pois esta festa foi maravilhosa e significativa. As homenagens foram prestadas a algumas pessoas, mas o que queremos é que todos os nossos irmãos sintam-se homenageados: os nossos irmãos portugueses, italianos, japoneses e brasileiros, e a todas as famílias que constroem de fato este maravilhoso País. Volto para a casa oxigenado. Afinal de contas, o que passamos nesta noite foi uma história, um filme que assistimos de nossos povos que fazem este País.

Encerrando, agradeço mais uma vez a presença de todos os senhores e senhoras. Peço a Deus todo poderoso que proteja todas as nossas famílias, fazendo com que todos nós cheguemos em nossos lares com muita alegria, felicidade e, acima de tudo, com muita fraternidade e solidariedade, que são ingredientes que fazem com que alcancemos a tão almejada paz. Muito obrigado a todos.

Esta Presidência dá por encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-  Encerra-se a sessão às 23 horas e 16 minutos.

 

* * *