19 DE ABRIL DE 2010

014ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DE TIRADENTES - PATRONO DA NAÇÃO BRASILEIRA E DA CLASSE ODONTOLÓGICA”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de comemorar o "Dia de Tiradentes - Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - GILBERTO NATALINI

Vereador do PSDB à Câmara Municipal de São Paulo, elogia o Presidente Barros Munhoz. Fala dos avanços na área odontológica e na valorização de seus profissionais. Enaltece o trabalho das entidades associadas. Dá conhecimento de seu trabalho em prol dos dentistas.

 

003 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, recorda que Tiradentes é uma a principal figura da emancipação brasileira, tendo em vista seus ideais. Informa que a Comenda Tiradentes foi instituída em 1992 e é a maior láurea da odontologia paulista. Tece considerações sobre o programa de Saúde Bucal, feito pelo Bradesco, elogiado pela Unesco. Destaca a valorização, o reconhecimento e o respeito dos odontologistas.

 

004 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a entrega do título de remido ao Doutor Edmilson Ramos, que representava os demais remidos.

 

005 - EDMILSON RAMOS

Faz agradecimentos. Recorda histórico de sua família, que conta com vários odontologistas. Lembra que os profissionais são jubilados aos 70 anos.

 

006 - Mestre de Cerimônias MANOEL COSTA

Dá conhecimento dos nomes dos demais remidos.

 

007 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a entrega do título de Especialista à Doutora Camila de Freitas Carvalho.

 

008 - CAMILA DE FREITAS CARVALHO

Em nome dos demais especialistas, ressalta a seriedade do trabalho dos odontologistas e a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, tendo em vista a concorrência profissional.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Homenageia a Classe Odontológica, com a entrega de flores à Doutora Camila de Freitas Carvalho.

 

010 - Mestre-de-Cerimônias MANOEL COSTA

Dá conhecimento do nome dos demais especialistas.

 

011 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação dos Três Tenores, com a música "Amigos para Sempre".Anuncia a entrega da "Comenda Tiradentes".

 

012 - Mestre-de-Cerimônias MANOEL COSTA

Dá conhecimento da biografia do Dr. Luiz Carlos Trabucco Cappi, presidente da diretoria executiva do Bradesco, que recebeu diploma e comenda das mãos do Dr. Emil Adib Razuk.

 

013 - LUIZ CARLOS TRABUCCO CAPPI

Recorda sua trajetória no Bradesco. Lembra a importância do trabalho dos odontologistas para a qualidade de vida das pessoas. Informa que a Odontoprev é a maior empresa do setor. Recorda o lema da bandeira de Minas "Liberdade ainda que tardia". Enseja votos para que os brasileiros tenham acesso aos dentistas.

 

014 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação dos "Três Tenores", com a música "Aquarela do Brasil".

 

015 - MANOEL COSTA

Faz registro de demais homenageados. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Lê a biografia do Presidente Barros Munhoz.

 

016 - EMIL ADIB RAZUK

Entrega diploma e comenda ao Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

017 - Presidente BARROS MUNHOZ

Agradece a honraria ora recebida. Enaltece a sua admiração à classe odontológica. Elogia o trabalho do Dr. Emil Adib Razuk, bem como do vereador Gilberto Natalini. Cumprimenta a administração do Bradesco pela campanha da Saúde Bucal. Ressalta o ideal do mártir Tiradentes. Destaca a importância da arte e do exercício da política. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Senhoras e senhores; autoridades presentes, muito boa-noite.

Com grande honra, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo inicia, neste momento, a Sessão Solene com a finalidade de comemorar o Dia de Tiradentes, patrono da Nação brasileira e da classe odontológica.

Convidamos para presidir esta Sessão Solene o Exmo. Deputado Dr. Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Convidamos o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. (Palmas.)

Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, Presidente da Diretoria do Bradesco. (Palmas.)

Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, Conselheiro do CFO – Conselho Federal de Odontologia. (Palmas.)

Convidamos o Vereador Gilberto Natalini, da Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas.)

Também presentes em nossa Mesa solene Dra. Camila de Freitas Carvalho, representando os especialistas desta noite. (Palmas.)

Dr. Edmilson Ramos, representando os remidos desta noite. (Palmas.)

Dr. Mahmoud Murad Mazhar, Cônsul Geral e Ministro Plenipotenciário do Egito. (Palmas.)

Dr. Luciano Artioli Moreira, Presidente da ABCD – Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas. (Palmas.)

Dr. Silvio Jorge Cechetto, Presidente da APCD – Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas. (Palmas.)

Dr. Jairo Corrêa, Presidente da SPO – Sociedade Paulista de Ortodontia. (Palmas.)

Dr. José Augusto Viana Neto, Presidente do CRECI-São Paulo. (Palmas.)

Dra. Maria Lúcia Zarvos Varellis, Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. (Palmas.)

Dr. Cláudio Yukio Miyake, Conselheiro do Crosp-São Paulo. (Palmas.)

Dr. Marco Antonio Manfredini, Conselheiro. (Palmas.)

Dr. Francisco Couto Mota, Conselheiro. (Palmas.)

Dr. Valdeci Monteiro Malta, representando o Dr. Paulo Skaf, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Dra. Thelma Costa, Presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo – 2ª Região. (Palmas.)

Dr. José Silvestre, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Seção São Paulo. (Palmas.)

Dr. Randal Zanetti, Presidente da OdontoPrev. (Palmas.)

Dr. Luca Cavalcanti, Diretor de Marketing do Bradesco. (Palmas.)

Dr. Rubens Sebastião Orlandi, Presidente da Associação Odontológica da Prefeitura do Município de São Paulo. (Palmas.)

Dr. Ideval Serrano, Presidente da Comissão de Ética do Crosp. (Palmas.)

Dr. Rogério Adib Kairalla, Presidente da Comissão de Especialistas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. (Palmas.)

Dra. Eunice Cristina Gardieri, Conselheira do Crosp. (Palmas.)

E Professora Dra. Lucy Dalva Lopes, Presidente da Associação Brasileira das Odontólogas.

Por gentileza, senhoras e senhores, fiquem à vontade.

 

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É com muita satisfação que saúdo as autoridades que compõem comigo a Mesa dirigente dos trabalhos desta noite: Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, Presidente da Diretoria Executiva do Bradesco; Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, Conselheiro do Conselho Federal de Odontologia; Vereador Gilberto Natalini. Em nome dessas autoridades, saúdo todas as demais aqui já mencionadas e saúdo todas as pessoas que aqui vieram prestigiar esta Sessão Solene.

Senhoras Deputadas, senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente com a finalidade de comemorar o Dia de Tiradentes, patrono da Nação brasileira e da classe odontológica.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo Maestro 2º Tenente e Músico, PM Jassen Feliciano, e cantada pelos três tenores Francisco Romanelli, Armando Valsani e Nino Valsani.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e aos tenores.

Tem a palavra o nobre Vereador Gilberto Natalini.

 

O SR. GILBERTO NATALINI - Estimado Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa, proponente desta Sessão; prezado amigo Dr. Emil Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia; Dr. Luiz Carlos Trabuco, Presidente do Bradesco; Dr. Rubens Corte Real, representante do Conselho Federal de Odontologia; senhores e senhoras, é um prazer estar novamente aqui, este ano, neste ato solene, nesta Sessão Solene comemorativa do Dia de Tiradentes, junto à classe dos cirurgiões-dentistas. Eu sempre tenho acompanhado este ato e todos os eventos referentes à Odontologia na Cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo e mesmo no Brasil.

Eu quero saudar o Deputado Barros Munhoz, parabenizá-lo pela pessoa que é; pelo político que é – meu companheiro de partido, que sempre tem dedicado parte de seu mandato a prestigiar e ajudar os cirurgiões-dentistas do nosso estado, com as suas ações como Deputado e como Presidente da Assembleia, em todas as coisas que os dentistas o têm procurado.

Queria também cumprimentar Dr. Emil Razuk pela liderança inconteste que tem frente à classe dos cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo, na presidência do Conselho. E dar o testemunho de quantas e quantas vezes nós temos sido procurados por ele, por sua diretoria e pelas outras entidades de cirurgiões-dentistas para exatamente lutar pelo avanço da categoria de cirurgiões-dentistas por conquistas merecidas e pela valorização da classe. Parabéns, Dr. Emil, pelo seu trabalho junto com a sua diretoria e as entidades co-irmãs, como a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas e a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Para terminar, eu quero também dizer que eu tenho procurado, na Câmara Municipal de São Paulo, responder aos desafios que me são colocados e procurar fazer um pouco do que o Deputado Barros Munhoz faz aqui na Assembleia Legislativa como aliado dos cirurgiões-dentistas. Muitas coisas têm sido conquistadas e muito ainda temos por conquistar.

Parabéns pelo trabalho de vocês que são parte integrante da saúde pública do Brasil, da saúde integral do Brasil, por praticarem a sua profissão da forma tão dedicada e tão profunda como praticam.

Fica aqui o meu abraço, o meu respeito e o meu compromisso de lutar juntos enquanto Deus nos permitir.

Muito obrigado e boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Deputado Barros Munhoz, mui digno Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e por sua iniciativa, de S. Exa., o Poder Legislativo presta significativa homenagem à classe odontológica paulista com esta Sessão Solene; Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, mui digno Presidente da Diretoria Executiva do Bradesco e um dos nossos homenageados nesta noite; Dr. Rubens Corte Real, Conselheiro do Conselho Federal; Dr. Gilberto Natalini, esse extraordinário Vereador, amigo da classe odontológica, e que, realmente, representa condignamente a Câmara Municipal de São Paulo; senhores presidentes e diretores de entidades, Presidente da APCD, Dr. Silvio;Da ABCD, Dr. Luciano; Dr. Silvestre, da ABO – São Paulo; Dr. Rubens Orlandi, Presidente da Associação dos Cirurgiões-Dentistas da Prefeitura, enfim, todos os senhores presidentes e diretores de entidades; senhores conselheiros; Senhor Cônsul do Egito e Ministro Plenipotenciário daquele país; demais professores, presidentes e diretores de entidades odontológicas; delegados e presidentes das Seccionais do Conselho; senhores colegas remidos e colegas especialistas;  senhores técnicos de próteses dentárias; minhas senhoras; meus senhores, meus queridos familiares aqui presentes – minha senhora, meu filho Gustavo, meu genro Vítor, enfim, é uma honra muito grande ter os senhores nesta noite.

Este é um encontro em homenagem ao patrono da classe odontológica e da Nação brasileira. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se a figura principal da emancipação do povo brasileiro, convocando a união da luta pela liberdade plena e sempre mantendo acesa no coração a chama de um ideal.

Perdeu a vida pela defesa da liberdade do nosso país, tornando-se a figura principal da emancipação política e econômica do Brasil.

Por ser o maior nome da Odontologia brasileira é venerado por todos os cirurgiões-dentistas brasileiros, tornando-se o patrono da nossa classe, exemplo a ser seguido e admirado.

Sua morte na luta pela soberania nacional fez com que fosse reconhecido como patrono da Nação brasileira.

A Medalha Tiradentes, instituída pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em 1992, ano do bicentenário da morte do grande líder brasileiro, há 18 anos, ano após ano, é reverenciada como símbolo da nossa fé nos ideais de Tiradentes e de extensão aos colegas cirurgiões-dentistas que se destacam na profissão, bem como outros profissionais que prestaram relevantes serviços à classe e à sociedade, tornando esta honraria a maior láurea concedida pela odontologia paulista.

Se cada um de nós fizer a sua parte, assumir as suas responsabilidades, realizar o seu trabalho com amor e eficiência, exigir comportamentos dignos de todos os escalões da sociedade, conseguiremos projetar a nossa pátria e ajudá-la a alcançar o elevado padrão das nações desenvolvidas.

Orgulhamo-nos do patrono da classe odontológica e da Nação brasileira – Tiradentes, cuja comenda será entregue nesta noite para um jovem profissional muito responsável, muito consciente e muito capaz: o Diretor-Presidente Executivo do Bradesco, Dr. Luiz Carlos Trabuco Capri, que à frente da diretoria executiva do Bradesco, juntamente com o Crosp, promove o Programa e Concurso à Saúde Bucal, desde 2003, considerado pela nossa parceira, a Unesco, órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura o maior programa pedagógico de saúde bucal do mundo. Este ano vamos abranger seis milhões e quinhentas mil crianças, seja da rede estadual de ensino, seja da Prefeitura Municipal de São Paulo, de Campinas, de São José dos Campos, e um imenso número de municípios, atingindo seis milhões e meio. Por isso a Unesco, recebendo os relatórios do Conselho, considerou o maior programa pedagógico de saúde bucal do mundo.

E também será entregue para um homem público honrado, Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, ex-Secretário da Agricultura do Estado, ex-Ministro da Agricultura, ex-Prefeito de Itapira, de 77 a 92, e novamente de 1997 a 2004, que realiza à frente do Poder Legislativo um trabalho competente, com grande visão humana e social.

É muito importante reconhecer e elogiar o trabalho daqueles que, no exercício das suas funções, prestam serviços à nossa classe e à comunidade.

Assim como homenagear os profissionais que dedicaram a sua vida a exercer a Odontologia e a engrandecê-la pelas suas ações corretas, com a estrita observância dos preceitos éticos e que, hoje, receberão o título de remido.

Serão entregues os títulos de especialistas aos que, para maior destaque da Odontologia, não pararam no tempo; estudaram e continuam estudando em um contínuo aperfeiçoamento profissional para obter o honroso título de especialista em uma das áreas da Odontologia.

É uma das datas mais significativas. É quando o Crosp homenageia o protomártir da Independência, Tiradentes, e reunimos os colegas remidos e os especialistas, para outorgar-lhes seus diplomas. É a antiga e a nova geração que se encontram.

De um lado os remidos, mercê de uma vida consagrada à Odontologia, um trabalho persistente, paciente, realizador, sem qualquer deslize ético. A postura sempre digna, que nos serve de exemplo. São colegas nossos que participaram de todo grande desenvolvimento científico de nossa profissão, contribuindo muito para isso. Hoje, veem uma profissão com muitas especialidades, valorizada, respeitada e reconhecida em todo mundo. Participaram, eles, de nossas transformações científicas importantes. Vivenciaram nossas alterações políticas e sociais. Remidos são, a partir de hoje, mas somente no pagamento de taxas e contribuições. Jamais serão remidos de participarem das atividades da sua classe, da nossa classe; de emprestarem sua colaboração eficiente e ajuda de sua experiência e do seu conhecimento. Irmãos menos jovens fazem jus, hoje, a todo nosso carinho e a nossa admiração.

Ao seu lado, os que, hoje, recebem seus títulos de especialistas. Aqueles que não se acomodaram; que investiram na profissão; continuaram seus estudos e, com esforço constante, passaram a ser reconhecidos como dotados de elevado saber, especialistas em suas áreas. Empunham, simbolicamente, as bandeiras de luta e prosseguem na caminhada para uma Odontologia cada vez melhor, mais reconhecida, ciência com vida própria, a ensinar voos cada vez maiores à altaneira e confiante.

Meus colegas especialistas recebam, hoje, com a nossa admiração, as honras de uma posição elevada perante a classe, o reconhecimento de dedicação à ciência, a qual, como os brilhantes exemplos de veteranos de cabelos já brancos que aqui estão, iremos dedicar nossa vida e nossas emoções.

Essas comemorações reafirmam o nosso amor pela Odontologia, reconhecem os valores profissionais, abraçam aqueles que já realizaram uma longa caminhada, sem abandonar o ideal que acalentou as suas vidas e irá nortear as gerações futuras.

Muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Neste momento, será entregue o título de remido ao Dr. Edmilson Ramos, representante dos demais remidos, que fará uso da palavra, em seguida.

 

* * *

 

- É feita a entrega do título.

 

* * *

 

O SR. EDMILSON RAMOS - Dizem que o discurso só é bom quando falamos alto para ser ouvido; claro para ser entendido; e curto para ser aplaudido.

Exmo. Sr. Dr. Deputado Barros Munhoz, digníssimo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que está nos proporcionando esta solenidade em comemoração ao Dia do Patrono da Odontologia e da Pátria; Exmo. Sr. Dr. Emil Adib Razuk, digníssimo Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo; demais autoridades nomeadas, meus senhores, minhas senhoras, caros colegas, é com muita honra e júbilo que compareço, hoje, a este plenário para receber o título de remido de nossa entidade e representar os homenageados nesta maravilhosa festa.

Muitos dos que estão sendo homenageados e representados por mim estão em condições até melhores para ocupar esta tarefa. Por isso, me sinto gratificado por esta deferência.

Registro minha alegria pelas gerações de nossa família que se dedicaram à prática da Odontologia. Meu pai sempre ao lado de minha mãe, no seu consultório, exerceu a profissão até seus últimos dias.

Eu mesmo já atuo na Odontologia desde 1963, pretendendo continuar a exercer esta atividade até quando tiver condições de fazê-lo.

Em seguida a mim, dos quatro filhos que tenho, três também se dedicam à Odontologia, identificando assim um grupo familiar que tem, nessa profissão, um caminho de vida.

A lembrança da força que a Odontologia tem no Brasil tem raízes históricas. Um dos heróis de nossa pátria, Joaquim José da Silva Xavier, carregava nos ombros o apelido de Tiradentes. Na profissão somos iguais. Falta-me, entretanto, a grande barba que caracterizava aquela brilhante figura.

O recebimento do título de remido traz consigo diferentes aspectos. Um positivo, demonstrando o trabalho constante na Odontologia e o aprendizado dos seus meandros, ou reconhecimento. Mas, realmente, há um aspecto negativo. Só somos jubilados por ter completado 70 (setenta) anos de idade, o que mostra como a vida passou rápida e inexorável, mas sentimo-nos verdadeiros meninos.

Registro, finalmente, a alegria de ter chegado até aqui ainda com disposição de continuar.

Em nome de todos os homenageados nossos agradecimentos pela honraria, especialmente porque vinda de um Conselho que tem atuado acima de tudo na defesa do profissional da Odontologia, na pessoa do Exmo. Sr. Dr. Emil Adib Razuk.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos, então, de registrar aqui os Cirurgiões-Dentistas que são remidos nesta noite. Pedimos a gentileza, a cada um deles, que se coloquem em pé e sejam aplaudidos ao final desta citação:

Dr. Aziz Murad.

Dr. Francisco Giordano Neto.

Dra. Guaraciaba Bastos Valbao.

Dr. João Flávio Faria da Cunha.

(Palmas.)

Pedimos a gentileza que se coloquem em pé e sejam saudados ao final da citação.

Dr. José Carlos Palace.

Dr. Katsumoo Maza Tuiuia.

Luiz Armando Chambrone.

Luiz Miranda.

Marly Meirelles Breves Baruffaldi.

Nelson Bachir Moysés.

Nelson Clemente Magalhães da Silveira.

Norio Horiguchi.

Oscar Kenjiro Masuda.

Oscar Lanfranchi.

Paulo Ferrari.

Pedro Takasian.

Rute Machado Alves.

Dra. Sebastiana Azarias. A quem eu peço uma saudação, em nome dos demais. Por favor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Passaremos, agora, à entrega do título de especialista à Dra. Camila de Freitas Carvalho, representante dos demais especialistas, que fará também uso da palavra.

 

* * *

 

- É feita a entrega do título.

 

* * *

 

A SRA. CAMILA DE FREITAS CARVALHO - Excelentíssimo Deputado Barros Munhoz, digníssimo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; ilustríssimo Dr. Emil Adib Razuk, digníssimo Presidente do CRO de São Paulo, da qual eu cumprimento todas as autoridades aqui anunciadas; querida mãe, meu espelho, minha vida, a quem eu sempre vou me espelhar, tanto na vida pessoal, como profissional; ao meu namorado Joviano, pela força e pela presença; à pedrinha mais preciosa da minha vida, minha querida filha; ao meu chefe e amigo, Dr. Laércio, o Chefe do Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; prezados colegas, familiares e demais convidados, antes de qualquer coisa, eu gostaria de cumprimentá-los e agradecer a indicação do meu nome como representante dos especialistas que ora se concretiza, honraria essa que me deixa muito envaidecida pelo fato de ter sido outorgada por uma entidade séria e de credibilidade, que é o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Para alguns, o primeiro passo, após a graduação. Para outros, mestres e/ou doutores mais um degrau galgado nesta longa jornada por nós escolhida.

Não importa a etapa e, sim, o aperfeiçoamento reconhecido por um órgão, que é o nosso CRO, se assim o Presidente me permite expressar, capaz, idôneo e que nos representa em todas as nossas lutas e conquistas. Este aperfeiçoamento é o que nos diferencia em uma profissão onde há uma grande concorrência e os diferentes se sobrepõem.

Para aqueles que iniciam, continuem sempre se especializando, pois a vida é um eterno aprendizado. Para aqueles que venceram mais uma batalha é apenas mais uma, pois para que este momento feliz se perpetue recorram sempre a um provérbio pouco conhecido por nós, mas que nos cabe muito bem. Digam e mostrem o que são para que os outros não digam o que vocês não são.

Parabéns pela conquista e por terem optado em ser o diferente.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento, pedimos a gentileza à Dra. Camila que retorne, por favor, para receber um ramalhete de flores das mãos do Presidente Barros Munhoz.

 

* * *

 

- É feita a entrega do ramalhete de flores.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dr. Emil Adib Razuk, por favor, homenageará a todos os especialistas que iremos citar, a seguir. E pedimos a gentileza a todos os presentes que se coloquem em pé e sejam saudados ao final desta citação:

Dra. Adriana de Barros Pinto.

Adriano Heleno Basso.

Alan Izidori Levy.

Alexandre Morais da Costa.

Alex Massaru Honda.

Ana Patrícia Carneiro Gonçalves Bezerra.

Andreza Garófalo Izaías.

Andreza Ferreira da Silva.

Ângela Majolo Vigorito.

Antonio Henrique Bellini Cabrera.

Antonio Pelegrina Lopes Filho.

Arnaldo Souto de Paulo.

Arthur Rodriguez Gonzalez Cortez.

Carlo Antonio Trivoli.

Carlos Eduardo Takeshi Saiki.

Christiane Carlino.

Cintia Nogueira Figueiredo.

Claudia Paques Guimarães.

Claudio Neves Camargo.

Cleber Roberto Ito.

Cristiano Silva Samartini.

Cristina Harada.

Daniel Bonato Negrelle.

Daniele de Carvalho.

Débora Quaiotti dos Santos.

Denise Cristina Perrotti Chinez.

Diego Leandro Ito.

Douglas Alexandre Hirata.

Edna Gonçalves da Costa.

Elaine do Carmo Landini Nanci.

Fabiana Correa Bueno Otani.

Fábio Ricardo Loureiro Sato.

Flávia Di Roberto Guidin.

Gabriel Haddad Franchim.

Gilberto Torres Tassini.

Gisele Pavão Spaulonci.

Helena Cristina Santos da Mata.

Heloisa Edite Freire de Souza.

Jacqueline Moise.

João Claudio da Silva Delgado.

(Palmas.)

Prosseguimos com Claudia Del Pilar Chinchilla Aliaga.

Maria Cláudia Uroz Torres.

Rodrigo Souza Constantin.

Sabrina Tomizawa.

José Eduardo Lopes.

José Silvestre.

Juliana dos Anjos Rodrigues de Jesus.

Juliani Gomes Farnalle.

Karen Bechara Ferreira da Silva.

Karen Gomes do Nascimento.

Karin Stamer Janikian.

Keiji Nishikawa.

Leonardo Taira.

Lúcia Hisako Edsaji Kawata.

Luciano Inada.

Marcelo Sampaio Carrozza.

Maria Carolina da Silva Staut.

Maria Claudia Pimentel.

Maria Rosângela Rodrigues dos Santos.

Marina de Oliveira Coelho Ficoni.

Maristela Silva Milani Gambaroni.

Marko Massao Nishioka.

Marta Miyazawa.

Maurício Gomes dos Santos.

Michele Carvalho Pagliarini.

Michelle Maskovic.

Nanci Taketani.

Nilton Yoshida.

Odair Fonseca Junior.

Patrícia Gava Mazzola.

Patrícia Haypek Sprotte.

Paulo Eduardo de Barros Monteiro.

Pedro Luiz Portalupi Monteiro.

Raphael Capelli Guerra.

Raquel Correia de Bortholi Santos.

Regina Maria Albuquerque Bari Tacola.

Renata Ferreira Sallum.

Renata Pereira de Samuel Marques.

Ricardo Elpídio Zuanetti.

Ricardo Gomes Fabiano.

Roberta de Miranda Martinez.

Samanta Kibar.

Sandra Regina Ugliano Rodrigues.

Saskia Krossomalich Ton.

Sérgio Siqueira Junior.

Tadeu Olinto Andreatta.

Tiago Siqueira Menezes.

Vanderlei Pereira Cassiano.

Vera Lúcia Vokuha Mayrink.

Vicente Antonio Annunciato.

Werner Harumiti Shintaku.

William Schneider Bruno, a quem eu peço uma saudação em nome dos demais. Parabéns a todos os especialistas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Assistiremos, agora, a apresentação dos três tenores que interpretarão a música “Amigos para Sempre”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Neste momento, o Dr. Emil Adib Razuk fará entrega das comendas Tiradentes.

Em primeiro lugar, ao Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, Presidente da Diretoria Executiva do Bradesco.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - A Medalha Tiradentes foi instituída pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em 1992, por ocasião das comemorações do bicentenário da morte de Tiradentes, em 21 de abril de 1792, em homenagem ao mártir da Independência do Brasil, e tornou-se a maior láurea na área odontológica paulista. É concedida não só a cirurgiões-dentistas que tenham se destacado na profissão, nas atividades associativas e científicas, como também a personalidades que se projetaram pelos relevantes serviços prestados à classe odontológica, como também à sociedade.

Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, nascido em 06/10/1951, em Marília, no Estado de São Paulo. Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo, com pós-graduação “lato sensu” em Sócio-Psicologia. Formação social da consciência pela escola pós-graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Iniciou a carreira em abril de 1969, no Banco Bradesco S/A. Passou por todos os escalões na carreira bancária, sendo, em janeiro de 1984, eleito Diretor Departamental; em março de 1998, Diretor Executivo Gerente; em março de 1999, Diretor Vice-Presidente Executivo. Em 10 de março de 2009, assumiu a presidência da diretoria do banco, acumulando, também, a partir daquela data, o cargo de membro do Conselho de Administração. É também Diretor-Presidente das demais empresas da organização Bradesco; membro da Mesa Regedora e Diretor-Gerente da Bradesco; membro do Conselho de Administração e Diretor-Gerente da Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição – Fimaden. Além dessas atividades, é membro do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos – Febraban; membro do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo S/A, com sede em Lisboa, Portugal; membro efetivo do Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Créditos – FGC; vice-presidente do Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, CNF; membro do egrégio Conselho da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência; e membro titular da Association Internationale pour l’Etude l’Economie de l’Assurance, Association de Venève, Genebra, na Suíça.

Presidiu a diretoria do Bradesco Seguros, de março de 2003 a março de 2009, tendo ocupado o cargo de membro do Conselho de Administração, de março de 1999 a março de 2005. Foi diretor da ADVMB – Associação de Dirigentes e Vendas em Marketing no Brasil; presidente da ANAPP – Associação Nacional da Previdência Privada; da Federação Nacional de Saúde Suplementar – Fenasaúde; e da Comissão de Marketing e Captação da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Abecip; membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Companhias Abertas – Abrasca; da Associação Comercial do Rio de Janeiro; e do Instituto de Saúde Suplementar – IESS.

Este é, senhoras e senhores, para nosso orgulho, Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi. (Palmas.)

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Comenda e Medalha Tiradentes. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo reconhece e enaltece os relevantes serviços prestados à classe odontológica e à sociedade pelo Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, outorgando-lhe a Comenda e Medalha Tiradentes, instituída em 21 de abril de 1992.

Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, V. Exa. tem, nesses anos, ajudado a classe odontológica no maior programa pedagógico de saúde bucal do mundo. Tenho certeza que esse programa terá muitos e muitos anos pela frente para conscientizarmos as crianças do valor da saúde bucal para a saúde e vida longa.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi.

 

O SR. LUIZ CARLOS TRABUCO CAPPI - Meus senhores, boa-noite.

Inicialmente, aqui saudar o Exmo. Deputado Barros Munhoz que, muito gentilmente, abre a sua Casa, a Assembleia Legislativa de São Paulo, para que nós possamos conviver com as verdadeiras pessoas que brilham esta noite, que são os odontólogos deste país. O Dr. Barros Munhoz, grande Deputado, Ministro da Agricultura e memorável Secretário da Agricultura de São Paulo, muito orgulho nos dá pelo trabalho de fortalecimento da agricultura paulista.

Ao Dr. Emil Razuk, Presidente desta classe memorável de odontólogos, obrigado pelo carinho, pela homenagem que nos faz, e ressalto o seu papel de líder dessa classe tão importante.

Ao Dr. Corte Real pela sua importância institucional, seu conhecimento, por uma geração formidável de formação a inúmeros cirurgiões-dentistas do país.

Uma saudação especial ao Vereador Gilberto Natalini, doutor, médico, um homem apaixonado pela Medicina, 17 mil cirurgias. É com grande satisfação que saudamos o Vereador Gilberto Natalini.

O programa de saúde dental, hoje, na sua sétima edição, considerado pela Unesco o maior programa pedagógico de saúde bucal do mundo, é um trabalho de referente marcante, Dr. Razuk. Esta entidade tem procurado e conseguido a busca da melhoria do quadro sanitário odontológico brasileiro.

Na presidência do Grupo Bradesco Seguro e Previdência que foram anos extraordinários pelas coisas que aprendi com profissionais da área de saúde, dentistas e médicos com quem trabalhei e convivi percebi que hábitos saudáveis têm a ver com a qualidade de vida e também contribuem para com a eficiência econômica de uma sociedade.

No ano passado, nos associamos à OdontoPrev, liderada pelo Presidente Dr. Randal, a maior empresa do ramo de saúde bucal do país, com seus mais de quatro milhões de pessoas atendidas. É uma forma de mostrar que a saúde bucal é uma prioridade no Brasil, que cresce e distribui renda e tira milhões de pessoas da linha de pobreza.

A Medalha Tiradentes representa um estímulo para todos nós pelos esforços no avanço nesse campo tão fundamental na vida do cidadão brasileiro. Lembro-me que na sua epopeia, Tiradentes, ao desenhar uma bandeira que era o sonho de liberdade, lá estava escrito “Libertas Quæ Sera Tamen”, liberdade ainda que tardia.

Queremos acreditar que a saúde dental, ainda que tardia, vai atingir a 100% dos brasileiros, porque é impossível sorrir se não tiver todos os dentes na boca. Nós sabemos que a saúde começa pela boca. É pela saúde dental, é pela saúde bucal que as pessoas podem construir um ramo, uma história de biografia de saúde.

As verdadeiras pessoas que brilham esta noite são os especialistas aqui homenageados. E, aos remidos, o nosso voto, o nosso desejo de grande respeito, porque são remidos pelo trabalho, pela idade, pela dedicação, pelas décadas de serviços prestados à odontologia brasileira.

Portanto, aos remidos especialistas, Dr. Razuk, é a noite que eles devem brilhar.

Muito obrigado pela gentileza e pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Assistiremos, agora, a apresentação dos três tenores que interpretarão a música “Aquarela do Brasil”.

Esta Sessão Solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV WEB; e no sábado, dia 24, às 23:00h, será transmitida pela TV Assembleia.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência passa a palavra ao Mestre de Cerimônias para comunicações oportunas.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Obrigado, senhor Presidente.

Peço a gentileza que se coloquem em pé e sejam aplaudidos, ao final desta citação, o doutor Jaime Pina da Silveira, remido nesta noite; os ilustres professores titulares da USP, doutor Francisco Emílio Pustiglioni, cadeira de Periodontia, e doutor Antonio Carlos Guedes Pinto, cadeira Odonto-Pediatria. Doutor Antonio Carlos Guedes Pinto também é Presidente da Associação Paulista de Odonto-Pediatria. (Palmas.)

Também peço a gentileza que se coloque em pé doutor Ênio De Domênico, remido nesta noite. Receba a nossa saudação, por favor. (Palmas.)

Gostaríamos de registrar e agradecer a presença do doutor Luciano da Silva Carvalho, Presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Seção São Paulo.

Dr. Kurt Faltin Junior, membro executivo da Federação Mundial de Ortodontia.

Dr. Ragy Eman Mostafa Kamel, Administrador de Empresa, Secretário do Cônsul do Egito, aqui presente em nossa Mesa Diretora.

Dr. Juscelino Kojima, Presidente da APCD São Miguel Paulista.

Dr. Marcos Jenay Capez, Primeiro Vice-Presidente da APCD Vila Maria e Delegado da Seccional da Vila Maria.

Dr. Argeu de Lorenzo, Conselheiro Seccional Sul, Santo Amaro.

Dr. Nilsom Tenório de Albuquerque, Tesoureiro Geral da Associação Brasileira de Odontologia.

Dra. Adriana de Barros Pinto, Presidente da APCD Lapa.

Dra. Rose Santiago, Gerente de Marketing do Bradesco.

Sr. Milton Rurita, Assessor de Imprensa do Bradesco.

Dr. Gilmar Furquim de Souza, Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas de Bragança Paulista, São Paulo.

Dr. Paulo Rios, Delegado-Chefe da Assessoria da Polícia Civil da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Dr. Francisco Antonio de Araújo Pinto, representante do Distrito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Dr. Pedro Bortoletto, também representante do Distrito do Crosp.

Dr. Antonio Bartolomeu Azevedo, Secretário da Comissão de Distritos do Crosp.

Dr. Paulo Viana Mesquita, representando a APCD Guarulhos e Delegado Seccional de Guarulhos.

Dra. Eurica Yanagimori, Delegada Seccional Osasco e Presidente da APCD Osasco.

Dra. Rosa Maria Amaral, membro do Conselho dos Cirurgiões-Dentistas, Funcionários Públicos da Seccional do Ipiranga.

Dra. Maria Thereza Vilaça, membro do Conselho Deliberativo da APCD Vila Prudente.

Dr. Marcelo Delláquila Gonçalves, Supervisor Técnico de Saúde do M-Boi Mirim, representando a Prefeitura do Município de São Paulo.

Dra. Ana Paula da Silveira, Secretária da APCD Central.

Dr. Luiz Lincoln Cristino Costa, Presidente da APCD Butantã.

Dr. Seiji Nishikawa, Vice-Presidente da APCD Butantã.

Dr. José Ângelo Capelo Fonseca, Presidente da Comissão Eleitoral do Crosp.

Dr. José Daher, Diretor da Ouvidoria da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, representando o Dr. Moacir Natali Macedo, Vice-Diretor do Departamento da Ouvidoria.

Dr. Dalvo Bergamasco, representando o Distrito do Crosp.

Dr. Massato Harada, representando o Distrito do Crosp.

Dr. Alexandre Shimoda Harada, representante do Conselho Regional de Odontologia.

Dr. Pedro Luiz Casillo, Tesoureiro-Geral da APCD São Miguel.

Dr. Airton Gottardo, membro do Conselho Deliberativo da APCD Pirituba/Perus.

Dra. Maria Cristina Mastrantonio Favero, Defensora Dativa da Comissão de Ética do CROSP.

Dr. Nobono Takemoto, representante do Distrito do Crosp.

Dr. José Elias Dias, membro da Comissão de Fiscalização Seccional da Vila Mariana.

Dra. Eva Marta Ribeiro, Diretora do CRO Osasco.

Dra. Maria Valéria Davini Akkaoui, Defensora Dativa da Comissão de Ética do CROSP.

Dra. Simone Soares Petroni, Secretária-Geral da APCD.

Dra. Odete Mutto, representante do Distrito de Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores.

Dr. Adriano Albano Forghieri, Segundo Vice-Presidente da APCD Central.

Agradecemos e registramos a presença do Dr. Leonardo Filizzola, representando o Presidente da OAB São Paulo, Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso.

Dra. Rosa Maria Cardoso, membro da Comissão de Convênios e Credenciamentos Seccional de São Miguel Paulista do CROSP.

Dr. Roberto Miguita, Presidente da Seccional de São Miguel Paulista do CROSP.

Dr. Francisco Biagini, representando o Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Toninho Paiva.

Dr. Haroldo José Campos Lima, membro titular da Academia Brasileira de Odontologia Militar.

Dr. Ovídio Gomes Vela, membro do Conselho de Fiscalização da Seccional do Ipiranga, a quem eu peço uma saudação, em nome dos demais. (Palmas.)

Peço licença, ao Sr. Presidente, para ler aqui os ofícios endereçados a esta solenidade.

Dr. Mário Ferraro Tourinho Filho, Presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia.

Dr. Sidnei José Garcia, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina.

Dra. Rosemeire Ruiz Fernandes de Castro, Presidente da APCD Pinheiros.

Dra. Regina Celi de Souza, Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo.

Dra. Olga Maria Silvério Amâncio, Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo.

Dr. Walter Sigollo, Presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

Dr. Moonei Marsico, representante da Unesco em São Paulo.

Jornalista Albert Junior, representando aqui o planejamento e projeto sociais da Central Globo de Comunicações.

Dr. José Gomes Temporão, Ministro de Estado da Saúde.

Dr. Fernando Haddad, Ministro de Estado da Educação.

Vereador Dr. Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Dr. Rubens Emil Cury, Subsecretário de Relacionamento da Casa Civil do Estado de São Paulo.

Dr. Luciano Almeida, Secretário de Estado de Desenvolvimento do Governo de São Paulo.

Dr. Paulo Renato Souza, Secretário de Estado da Educação de São Paulo.

Estes são os ofícios que foram endereçados ao Conselho Regional de Odontologia e à Presidência desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Neste momento, o Dr. Emil Adib Razuk fará a entrega da Comenda Tiradentes. Não sei como eu falo agora. Aqui no texto está dito: ao Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Com muito orgulho, senhoras e senhores, o paulistano José Antonio Barros Munhoz formou-se em 1967, pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, e atuou como advogado até 1975.

Foi Prefeito no Município de Itapira, no interior de São Paulo, de 1977 a 1982, e novamente de 1997 a 2004. Foi Deputado Estadual por duas legislaturas consecutivas de 1987 a 1994. Também foi Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento e Ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária do Brasil.

De 2005 a 2006, exerceu o cargo de Subprefeito de Santo Amaro, na gestão do então Prefeito José Serra, em São Paulo. Em 2006, assumiu o seu terceiro mandato como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo, sendo líder do Governo Serra até março de 2009.

Senhoras e senhores, essa grande láurea da Odontologia paulista e brasileira ao Presidente da Assembleia Legislativa, excelentíssimo doutor Barros Munhoz. (Palmas.)

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Deputado Barros Munhoz, esse grande amigo da classe odontológica que tem sempre recebido com cortesia a Odontologia paulista e, acima de tudo, tem procurado nas altas esferas colaborar com a luta do Conselho Regional em favor da Odontologia.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo reconhece e enaltece os relevantes serviços prestados à classe odontológica e à sociedade pelo Dr. José Antonio Barros Munhoz, outorgando-lhe a Comenda e Medalha Tiradentes, instituída em 21 de abril de 1992.

É com muita honra, Deputado Barros, que, neste momento, passo o diploma a V. Exa. que, merecidamente, recebe esta homenagem da Comenda Tiradentes.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Peço licença para me pronunciar aqui da Mesa, para respeitar o protocolo regimental da Casa.

Quero saudar o amigo, Presidente do CROSP, Emil Adib Razuk; o Dr. Rubens Corte Real, Membro do Conselho Federal de Odontologia; o Dr. Silvio Ceccheto, que é o Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas; o Dr. Luciano Artioli Moreira, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; o Dr. Edmilson Ramos, que aqui representou os remidos, na noite de hoje; a Dra. Camila de Freitas Carvalho, que aqui representou os especialistas; o Dr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, homenageado com a Comenda Tiradentes, Presidente da Diretoria Executiva do Bradesco, e não vou repetir mais todos os outros cargos dele, porque eu tomaria muito tempo, porque o seu currículo, realmente, é impressionante e nos orgulha a todos que o conhecemos; e esse extraordinário e valoroso, companheiro político, Vereador Gilberto Natalini, nas pessoas de quem eu saúdo esse auditório fantástico.

Tomara Deus o nosso plenário fosse todo dia bonito como está hoje, a nossa galeria todo dia bonita como está hoje.

Olha, minha gente, eu me sinto até constrangido. Eu acho que o amigo Emil Razuk me pregou uma peça, hoje. Obviamente que eu não sabia que seria homenageado com essa comenda tão importante, nesse dia tão importante.

Eu, pela quarta vez, nesses quatro anos de mandato, tive a iniciativa de propor esta Sessão Solene. É a única que eu proponho. Como Líder do Governo eu entendia que não devia fazer proposituras de sessão solene e, como Presidente da Casa, menos ainda. Mas entendia que esta era uma exceção que se justificava, porque aprendi a respeitar e admirar, a querer bem a classe odontológica da minha cidade, da minha terra, do meu estado e do meu país.

Aprendi a respeitar esta figura que se tornou querida para mim, Emil Razuk. Eu o conheci quando ele dirigia a Fundação de Amparo ao Estudante, a Fundação de Amparo ao Escolar. Eu o conheci aqui nesta Casa onde pontificou, ele brilhou como Deputado Estadual, e dignificou o seu mandato. Eu o conheci como Presidente do Crosp que faz desse Conselho uma instituição respeitada, uma instituição que merece consideração, porque atua com dignidade na defesa dos seus associados, desta classe tão digna que é a classe odontológica de São Paulo.

Por tudo isso, Emil Razuk, amigo, eu fui o advogado dos dentistas nesta Casa. Eu fiz o papel, porque, estranhamente, nesta Legislatura, não tem nenhum odontólogo dentre os 94 deputados.

Eu me sinto orgulhoso e, ao mesmo tempo, feliz, de receber essa homenagem na presença desse amigo, Vereador Gilberto Natalini. O Gilberto Natalini é daqueles políticos que não só não se corrompe. É daqueles políticos que não transige. Não transige com a mentira, não transige com absolutamente nada que não diga respeito à defesa intransigente dos valores corretos que devem presidir a ação dos cidadãos de bem neste país. O Gilberto é um paradigma de político. Eu tenho orgulho de ser colega de partido, mas, mais do que isso, de ser companheiro político do Vereador Gilberto Natalini.

E, Dr. Luiz Carlos Trabuco, eu me orgulho de ser homenageado ao seu lado, não apenas pela sua figura, pela sua pessoa. Também por ela, porque o seu currículo mostra perfeitamente quem é o senhor. Mostra que o senhor, pessoalmente, merece essa homenagem. Mas pela instituição que o senhor representa.

O Bradesco é uma instituição-orgulho do Brasil. Tem uma característica ímpar, que é a característica de valorizar os pratas da casa. Eu perguntei ao Dr. Trabuco, que, aparentemente, tem 48 anos de idade, quantos anos de Bradesco ele tinha, e ele me respondeu 42. Eu fiquei surpreso, porque, para quem parece ter 48, ter 42 de banco, realmente, surpreende. Mas é uma constante no Bradesco. As pessoas não caem do céu nas cadeiras dirigentes dessa instituição bancária. Elas se forjam nos primórdios da carreira e vão subindo até chegarem ao topo da direção do banco.

E é um banco que efetivamente está presente na vida do país, não apenas fisicamente, mas em todos os aspectos da vida nacional, como esse que é apoiar uma campanha tão importante quanto essa campanha da saúde bucal junto aos escolares do nosso estado. Uma campanha meritória, uma campanha que merece os nossos encômios, merece os nossos cumprimentos.

E eu aqui parabenizo não só Emil Razuk, o Crosp, como parabenizo também o Bradesco por apoiá-lo.

Mas, minha gente, procurando ser breve, eu quero dizer que fico buscando motivos para receber esta homenagem. Hoje, é o dia de se homenagear uma profissão, mas também é o dia de se homenagear uma figura, a figura de um profissional que se tornou patrono da profissão de todos vocês: o mártir da Independência, aquele que lutou pela independência do nosso país.

Eu sou de uma outra profissão. Embora admire muito a profissão de odontólogo, a minha profissão é de advogado, uma nobre profissão também. Não sou profissional da política, porque esta é uma sórdida profissão, mas sou exercente da arte da política, que é nobre, como foi nobre para Tiradentes, que adicionou à sua profissão de dentista a arte, o exercício da arte da política, de lutar pelo seu país, pela sua gente, pela sua terra. E, embora seja difícil, tão difícil para ele que custou a própria vida, e que, para nós, o Natalini sabe disso, tanto quanto ou até mais que eu, é difícil, porque nos faz enfrentar um mau conceito que não é gerado pelo povo, é gerado pelo maus políticos que nos enlameiam a todos, inclusive aos bons políticos. As dificuldades, as agruras, os sofrimentos, as injustiças, todas as dificuldades e as adversidades, mas, ao mesmo tempo em que enfrentamos tudo isso, a política, a arte da política nos permite vivenciar aquilo que recentemente o nosso grande Governador José Serra disse: o prazer indescritível, inenarrável de ser útil, de fazer o bem, de ajudar a construir um país, uma pátria mais justa, melhor e mais feliz.

Eu quero creditar esta homenagem, meu caro Emil Razuk, aos políticos. Aos políticos que fazem da política um sacrifício, um sacerdócio prazeroso de servir, de buscar, através da luta diária, a construção de um amanhã melhor, de mãos dadas com todos aqueles que acreditam no nosso país, nesta terra abençoada e que acreditam no nosso povo, na nossa gente. Que país tem o que o Brasil tem? Nenhum outro no mundo. Que país tem o povo, fruto da miscigenação de raças de todas as partes do mundo que aqui convivem harmoniosamente. É este país que nos encanta e nos apaixona que nós queremos ver cada vez mais forte, cada vez mais saudável e cada vez mais feliz.

Muito obrigado por esta homenagem. Vocês, odontólogos, é que merecem ser sempre e cada vez mais homenageados, respeitados e estimulados.

Que Deus os abençoe. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrar, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 22 horas e dois minutos.

 

* * *