03 DE MAIO DE 2002

15ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 42 ANOS DE LUTA DA SOKA GAKKAI PELA PAZ MUNDIAL

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

Secretário: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 03/05/2002 - Sessão 15ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

42 ANOS DA SOKA GAKKAI PELA PAZ MUNDIAL

 

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Registra as autoridades presentes. Informa que convocou esta sessão solene, a pedido do Deputado João Caramez, com a finalidade de comemorar os "42 anos da Soka Gakkai pela Paz Mundial". Convida a todos para, de pé, cantarem o Hino Nacional, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - JOSÉ LOURENÇO AGUIRRE

Vice-presidente da BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional, agradece a realização desta solenidade. Fala das ações pela paz, cultura e educação promovidas pela Soka Gakkai. Preocupa-se com a paz mundial.

 

003 - Presidente WALTER FELDMAN

Anuncia a execução de números musicais pelo Coro Sinfônico da BSGI. Dá conhecimento ao Plenário de mensagens do Deputado Carlinhos Almeida e do ex-Deputado Lívio Giosa.

 

004 - JOÃO CARAMEZ

Em nome do PSDB, traça histórico sobre a Soka Gakkai, que atua em 180 países, tendo mais de 130 milhões de adeptos. Fala do Centro Cultural Campestre da Soka Gakkai, em Itapevi.

 

005 - Presidente WALTER FELDMAN

Saudou as atividades da Soka Gakkai, ressaltando a busca da simplicidade nos valores familiares, na educação e na cultura, em prol da paz. Agradece a presença de todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado João Caramez para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência nomeia os seguintes componentes da Mesa: Sr. Rubens Kamata, 1º vice-presidente da BSGI; Exma. Sra. Dalvani Caramez, Prefeita de Itapevi; Sr. José Lourenço Aguirre, vice-Presidente da BSGI; e Prof. Dr. Flávio Fava de Morais, Diretor Executivo do Seade, ex-Reitor da USP e Dr. Honoris Causa da Universidade Soka. Agradeço a presença de todos os senhores. Posteriormente, vamos nomear as outras autoridades presentes.

Quero informar que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, por solicitação do nobre Deputado João Caramez, com a finalidade de comemorar os 42 anos de luta, de trabalho, e de esforço da Soka Gakkai pela paz mundial.

Neste momento, convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será apresentado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-                                     É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Como o nosso Hino é bonito! Principalmente quando cantado. Percebo a convicção da sessão solene quando os convidados participam ativamente da canção do nosso Hino Nacional Brasileiro. Esta Presidência agradece ao 1º Sargento, músico, PM Aguiar, Regente da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela enorme contribuição. Muito obrigado Sargento. (Palmas.) Temos orgulho da nossa polícia, que está trabalhando bem, reduzindo os índices de criminalidade aqui no Estado de São Paulo.

Esta Presidência anuncia as seguintes presenças e participações: Sr. Mark Wada, Coordenador da BSGI da região do centro de São Paulo; Sr. Celso Rama, Diretor de Relações Públicas da BSGI; Sr. Júlio China, Coordenador Cultural; Sr. Ricardo Batistini, Coordenador de Jovens, da região centro; Sra. Adriana Monteiro, Coordenadora de Jovens da região centro; Sr. Felício Paulo Saad, assessor especial do Presidente do Clube Homs; Sr. Gerard, Diretor do Jornal Nipo Brasil; Sra. Shirley Maki, Coordenadora Subcentro; Sra. Regina Maria Dias, Coordenadora feminina da região centro; Sr. Dr. Massato Niomia, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Sr. Rene Takeuti, Assessor de imprensa; Sra. Dirce Vanoto, Vice-Presidente adjunta; e Dom Galdino Kutchiaro, Comendador Grão Cruz, Presidente Nacional e Grão Mestre do Sodalício, Sociedade Brasileira de Heráldica.

Neste momento, concedo a palavra ao Sr. José Lourenço Aguirre, vice-Presidente da BSGI, para que faça o seu pronunciamento.

 

O SR. JOSÉ LOURENÇO AGUIRRE - Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado João Caramez, autor e requerente desta sessão solene, em nome dos quais, permito-me saudar os digníssimos Deputados desta Casa Legislativa, os Srs. Secretários, as demais autoridades presentes, os caros convidados e os amigos da BSGI.

Nesta grata oportunidade em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove a presente sessão solene, em comemoração ao dia três de maio, tenho a elevada satisfação de agradecer profundamente, em nome do Presidente da BSGI, Sr. Eduardo Taguti, pelo alto reconhecimento demonstrado por esta Casa, que responde pelos anseios do povo deste Estado. Quero juntar neste agradecimento a alegria e a profunda gratidão dos 12 milhões dos nossos associados que atuam em 181 países pelos mais nobres ideais da humanidade, defendidas incansavelmente pelo Presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda.

De uma organização incompreendida e perseguida, a BSGI tornou-se uma entidade reconhecida internacionalmente pelos trabalhos abnegados em prol das pessoas, calcada na promoção da cultura e da educação, voltada para a construção de uma cultura de paz e desenvolvimento. A paz sempre foi uma busca. A maioria das pessoas e instituições buscam-na em soluções fora de si apontando os outros, ou ainda, fecham-se em si mesmas para se proteger enquanto o mundo ao seu redor está em contínuas mudanças e provações.

A SGI, por conta da filosofia budista em que se baseia, aponta para caminhos justamente opostos. Enquanto instiga o indivíduo na busca de resposta dentro de si mesmo, oferece um constante palco para o diálogo a fim de promover a compreensão, o entendimento do ser humano como um ser naturalmente diferente, mas, cuja diferença não pode ser temida, mas respeitada e protegida.

As cenas terríveis dos atentados terroristas assistidas pelo mundo inteiro no dia 11 de setembro do ano passado, deixaram marcas profundas e indeléveis na mente de cada um de nós. Com certeza, uma grande dúvida assolou a todos. Como é possível que o novo século, pelo qual acalentamos tantas esperanças, inicie-se de maneira tão trágica e absurda? Embora tais acontecimentos, somados à grave crise entre Israel e a Palestina, fartamente divulgada pela mídia televisiva, possam jogar no coração das pessoas um forte pessimismo na realização de um mundo de paz, por outro lado, nunca o nosso movimento tornou-se tão significativo.

Nossas atividades pela paz, cultura e educação, a partir da revolução humana de cada indivíduo, tornaram-se hoje, mais do que nunca, uma necessidade crucial e urgente. Vivemos numa época em que o mundo inteiro é nosso vizinho. Devemos abrir o nosso fechado “eu” para esse extenso mundo. A identidade de todas as pessoas, deve ser a de um cosmopolita. A terra e seus habitantes possuem o potencial para mudar qualquer situação.

Devemos trabalhar para criar o dinâmico revivescer dos homens do mundo e da civilização. Por estarmos vivenciando esse propósito, através das atividades da SGI, nosso movimento tem sido considerado uma grandiosa luz de esperança no mundo agitado de hoje. Em um trecho de sua mensagem de congratulações, o Dr. Daisaku Ikeda diz: “As pessoas conscientes estão buscando o caminho para construir um mundo de verdadeiro humanismo. Tenho a plena convicção de que em nossa bela união encontra-se o ideal tão buscado por essas pessoas. Por isso, vencendo dia após dia, mês após mês, vamos ampliar a rede do humanismo por meio de nosso diálogo corajoso e de nossas ações para criar uma nova história”.

Reiterando, em nome do Dr. Daisaku Ikeda, nossa mais profunda gratidão para com os nobres componentes desta Casa e a todos os Srs. presentes, prometemos que continuaremos trabalhando sempre com dinamismo e coragem pela consecução dos ideais que norteiam a nossa causa, a fim de contribuir pelo bem estar da população desta cidade, deste laborioso Estado de São Paulo, como também, da sociedade brasileira e de toda a humanidade. Muito obrigado a todos os senhores. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Com muita alegria teremos agora a apresentação do Coro Sinfônico da BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional, com as músicas “Canção La Tierra de Uno” e “Fascinação”, sob a regência de Gisela Gusmão.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Parabéns à maestrina Gisela Gusmão. Sua regência é um espetáculo adicional ao Coral que ouvimos. (Palmas)

Recebi a triste comunicação de dois Deputados que gostariam de estar conosco, contudo, não puderam comparecer em função de outros compromissos fora da nossa Capital. Refiro-me ao Deputado Carlinhos Almeida, que se considera um membro integrante da Soka, e o Livio, que foi o primeiro a introduzir a sessão solene em homenagem à Soka Gakkai aqui na nossa Assembléia. Portanto, as nossas homenagens e os nossos agradecimentos aos dois Deputados, Carlinhos Almeida e Livio. (Palmas)

Com muita alegria, convido para fazer uso da palavra, o proponente desta Sessão, o Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Meu caro amigo, Presidente desta Casa, meu companheiro Walter Feldman, Prof. Flávio Fava, Diretor Executivo do Seade, ex-Reitor da USP, Sr. Rubens Camata, 1º vice-Presidente da BSGI, minha esposa, Dalvani Caramez, Prefeita da nossa pequenina Itapevi, Sr. José Lourenço Aguirre, vice-Presidente da BSGI, meus senhores e minhas senhoras, confesso que estou usando o microfone envolvido num misto de alegria e de tristeza. Alegria pelo fato de estar novamente junto aos membros da Soka. Tristeza pelo fato de ter sido o causador do atraso. Quero, pois, justificar o nosso atraso. Bem antes de propormos esta sessão solene, já havíamos assumido o compromisso de sermos patrono da sexta turma de formandos de Auxiliares de Enfermagem do Hospital Odair Pedroso, de Cotia.

Obviamente que se tudo tivesse ocorrido normalmente, dentro do horário, estaríamos aqui dentro do horário previsto. Contudo, senti-me na obrigação de estar lá por vários fatores, dentre eles, pelo trabalho e perseverança que aqueles funcionários e aquelas pessoas travam para manter aquele hospital. E, quase que essa sexta turma de Auxiliares de Enfermagem não consegue se formar. Isso porque o hospital entrou em crise e se não fosse a interferência de duas pessoas que eu reputo da maior qualidade na área da saúde, o nosso Governador Geraldo Alckmin e o nosso Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, que intervieram na hora exata, e levaram a Unifesp para Cotia e hoje aquele hospital está funcionando maravilhosamente bem. Hoje tivemos o prazer de sermos patrono daquela turma. Portanto, essa foi a razão do nosso atraso, pelo qual peço desculpas a todos vocês. (Palmas)

Meu Presidente, em primeiro legar quero agradecer, em meu nome e em nome da minha esposa, o fato de V.Exa. ter tido a iniciativa de comemorar conosco essa Sessão Solene do dia três de maio, data de relevante significado para todos nós, que temos o nosso coração ligado com os ensinamentos da Soka Gakkai.

Nesse dia, três de maio, na década de 50, Jossey Toda assumia o comando da Soka Gakkai, após o falecimento do seu mestre Tsunessaburo Makiguti, com quem partilhou a publicação do primeiro volume do “Sistema Pedagógico de Criação do Valor”, e a fundação da Soka Gakkai. No dia três de maio, também, mas na década de 60, Daisaku Ikeda passa para o comando da Soka Gakkai no Japão e inicia sua odisséia em torno do globo, percorrendo cada continente, defendendo a dignidade humana, promovendo o diálogo, como forma de alcançar o “Kossen Rufu”, a paz mundial.

Esse trabalho de Daisaku Ikeda, como um falcão peregrino, teve o seu ápice em 1975, na Ilha de Guam, com a reunião de representantes da Soka Gakkai, dando origem a Soka Gakkai Internacional, hoje presente, de forma indelével, em 181 países, com mais de 13 milhões de adeptos.

Como bem disse Austregésilo de Athayde, imortal da casa de Machado de Assis quando encontrou-se com Daisaku Ikeda: “Com seus métodos de ação em defesa da saúde física e espiritual da Humanidade, que resultam de seus dons proféticos, resguardarão pelos séculos afora a felicidade eterna da Humanidade.” Igualmente, o dia três de maio tem uma importância especial porque é a data em que se comemora o Dia das Mães da Gakkai, que é a figura mais importante para uma criança, à medida que se desenvolve e amadurece, através do sentimento de segurança e calor da afeição materna.

O amor de uma mãe por seu filho, diz Ikeda, é como um grande rio de benevolência. É o grande privilégio das mulheres, um privilégio que nós homens não possuímos. O papel da mulher, da mãe, mais do que nunca ganha uma importância vital na sociedade moderna, quando chamamos pelo fim da violência e o estabelecimento da paz. Por estranho que pareça, muitas vezes encontramos a delinqüência entre adolescentes onde o ambiente familiar parece ideal. Assim como, freqüentemente vemos jovens bem-educados, que saem de lares que se mostram como intoleráveis. Essa aparente contradição, muitas vezes é explicada pela qualidade da afeição materna.

Daisaku Ikeda, em “A Revolução Familiar”, nos ensina que, se a afeição maternal de mentalidade estreita for superada e substituída pelo amor real, descobriremos que o poder da afeição maternal tornar-se-á universal e todas as mães serão capazes de amar toda e qualquer criança como seu próprio filho. Quem sabe não seria esse amor materno universal que devemos promover, para que possamos corrigir os problemas da nossa sociedade? Se um ambiente construído com amor pudesse ser proporcionado a todas as crianças, não tenho dúvida que elas respeitariam todas as mulheres como suas mães, produzindo uma sociedade com paz verdadeira e permanente.

Finalmente, o dia três de maio é a data em que se comemora o casamento de Daisaku Ikeda e Kaneko Ikeda, que este ano completa 50 anos, bodas de ouro. Para Itapevi, essa data tem um significado particular, porque foi em Itapevi que Daisaku Ikeda idealizou e construiu o Centro Cultural Campestre da Soka Gakkai. Para Itapevi, as bodas de ouro de Daisaku Ikeda e Kaneko Ikeda representa, ainda, o aniversário de casamento de ilustres cidadãos itapevienses, que pertencem ao mundo, mas possuem, em Itapevi, sua acolhida mais carinhosa sempre garantida.

Senhoras e senhores, o Centro Cultural Campestre da Soka Gakkai em Itapevi é um centro de atividades culturais e educacionais que tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de valores humanos que possam contribuir, de forma significativa, para a paz e o bem-estar social. Inaugurado há 12 anos, o Centro Cultural Campestre vem desenvolvendo diversas atividades visando a integração do homem com o meio ambiente, contribuindo, de forma significativa, para diminuir a violência dentro do município, mostrando novos valores de vida e meio ambiente à juventude. Como diz o nosso mestre Ikeda, “Vida refere-se à vida subjetiva, e Ambiente, ao mundo objetivo que nos cerca.”

No Centro Cultural Campestre da BSGI foram plantadas árvores que já estão em processo de extinção no País, como o pau-brasil, o jacarandá e acácia imperial. Em conseqüência desse reflorestamento de grandes áreas do município, hoje já vemos diversas espécies de animais e aves tropicais que voltaram para Itapevi.

Mas Daisaku Ikeda foi além de cuidar do meio ambiente. Em 1997, foi inaugurado no Centro Campestre de Itapevi o “Palácio Memorial da Paz Eterna”, um cinerário moderno e amplo, idealizado pelo próprio Ikeda, para dignificar a memória daqueles que viveram em prol da paz e da felicidade de outras pessoas. O carinho de Daisaku Ikeda por Itapevi e pelo nosso País é porque ele considera o Brasil, com a sua miscigenação de raças vivendo em harmonia, um exemplo de “Kossen Rufu” mundial, tanto que ele denominou nossa terra como o “Sol do Kossen Rufu Mundial”.

Por isso que o povo de Itapevi será eternamente grato à Soka Gakkai e ao novo casal itapeviense, Daisaku Ikeda e Kaneko Ikeda, que hoje completam 50 anos de casamento, mostrando que a paz tem início dentro de casa.

Hoje, se vocês forem a Itapevi, não estranhem. Vocês poderão ter acesso pela estrada “Professor Tsunessaburo Makiguti” ou pelo novo viaduto sobre a Rodovia Castello Branco, denominado Jossey Toda, graças ao empenho pessoal do Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman.

Parabéns ao Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Walter Feldman, pela iniciativa desta Sessão Solene em homenagem à BSGI neste três de maio.

Parabéns à Soka Gakkai Internacional, que hoje já está presente em 181 países e possui mais de 13 milhões de adeptos.

Parabéns ao casal Daisaku Ikeda e Kaneko Ikeda, que ao lado de Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela e, porque não, Austregésilo de Athayde lutam em defesa dos direitos humanos e são promotores, incontestes, da paz mundial. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero cumprimentar o Deputado João Caramez pelas palavras do extraordinário discurso de homenagem à família BSGI. Quero dizer que o Deputado João Caramez está desculpado pelo atraso porque o que mais sofre é aquele que está atrasado. Imagino a sua corrida pela estrada Raposo Tavares, contra os faróis das Avenidas Cidade Jardim, Nove de Julho até chegar aqui no máximo até às nove horas, como prometeu. Assim, nós que ficamos esperando sentados sabíamos que V.Exa. estava se esforçando para dar sua enorme contribuição, como acabou de fazer.

Quero cumprimentar o casal Ikeda, em nome do casal Caramez. Tanto a Dalvani, como o João são militantes da BSGI. Hoje Itapevi é uma cidade que tem o jeito, a característica, a forma de ser, o espaço físico adequado em homenagem à contribuição que a BSGI já deu, e como disse ele, mais do que isso tudo, começa a ter a configuração humanista que tanto foi sonhado por eles e que começa a ser exercida pela atividade desses 13 milhões de militantes de humanistas, homens e mulheres de bem, que dão sua enorme contribuição à causa da humanidade e da paz.

Nesses dias, conversava com um filósofo que defendeu uma tese relativa ao narcisismo. O Prof. Fava, que foi reitor da USP, portanto trabalhou muito com defesas de tese, de mestrado e de doutorado, sabe o que isso significa. Pois bem, a tese era sobre o narcisismo, e dizia ele como que a sociedade humana ficou narcisista. Como existe um trabalho gradativo, intenso, progressivo de fazer com que as pessoas se recolham ao seu próprio ser, isolando-se da vizinhança, da sua atividade comunitária, da sua atividade profissional, enfim, cada um buscando uma expressão maior do seu personalismo. Uma busca incessante da ocupação do seu espaço. E, que nós perdemos exatamente a característica maior da espécie humana, que é viver em grupo, que é atuar coletivamente, que é construir uma proposta maior para todos, não especificamente para nós, para o nosso pequeno grupo ou para a nossa família.

Em cima disso, identifico que as respostas para a sociedade moderna estão exatamente no mais simples, qual seja, na família, na enorme identificação que deve haver entre pais e filhos, na compreensão de que a nossa espécie é absolutamente indestrutível, portanto, não compensam as guerras, não compensa a retirada precoce da vida humana, que é absolutamente sagrada, só cedida e concedida por Deus.

Portanto, cabe-nos voltar aos aspectos mais significativos da contribuição que nós damos para a civilização, particularmente à civilização dos dias de hoje, que é exatamente aquilo que resume o pensamento da BSGI, desde os seus primórdios, que é a educação, a cultura e a paz. Se nós fizermos isso e compreendermos isso, ideologicamente, e doutrinariamente passar a ser uma questão de fé e não apenas de tradução retórica nos nossos discursos ou nos momentos de apresentação das nossas idéias, e sim uma cultura permanente da nossa ação cotidiana diuturna, estaremos dando a nossa contribuição.

Inauguramos aqui no nosso mandato, esse cartaz, no momento em que começava fortemente o conflito no Oriente Médio, entre judeus e palestinos, como disse o vice-presidente Aguirre. Esse cartaz é uma cópia de um trabalho de Picasso, que foi uma das vítimas da II Guerra Mundial, onde ele coloca a bomba da paz em torno daquilo que era possível. Coloca a palavra paz em vários idiomas e em todos significando o mesmo objetivo, que é exatamente o que nos identifica como seres humanos, no globo terrestre. Independente dos olhos puxados, da estatura, da diferença de línguas, os objetivos devem ser exatamente os mesmos: a educação, a cultura e a paz. A educação e a cultura como passagem de um bastão às novas gerações, respeitando aquilo que recebemos dos nossos pais e garantindo que as novas gerações tenham exatamente o aprofundamento daqueles princípios seculares e milenares que nos foram trazidos, no mínimo há seis mil anos atrás, no início, pelo menos do que é conhecido da nossa atual civilização.

Acredito na educação e na cultura da paz. Acredito nisso como algo definitivo. Jamais, em hipótese nenhuma, poderemos, sob qualquer argumento defender a agressão ou a resposta violenta. Nós devemos, como seres humanos, como políticos, na atividade que eventualmente exercemos, cumprir essa tarefa que nos foi colocada por figuras tão extraordinárias, que nos trouxeram a doutrina da BSGI.

Considero-me, hoje, não filiado, mas militante ativo desse pensamento e dessa configuração extraordinária de idéias, que deve ser 13, 26, três bilhões de pessoas, porque aí seremos a maioria que a sociedade humana precisa e merece.

Viva a BSGI! A nossa Casa é um templo de todos vocês. Muito obrigado. (Palmas)

Infelizmente, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a presença de todos que aqui vieram, dando sua enorme colaboração para o êxito desta sessão solene, sabiamente convocada pelo Deputado João Caramez.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas)

 

* * *

 

  - Encerra-se a sessão às 21 horas e quarenta e nove minutos.

 

* * *