19 DE MAIO DE 2003

15ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS "JORNAIS ASSOCIADOS E FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DOS COLUNISTAS SOCIAIS"

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 19/05/2003 - Sessão 15ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEM AOS "JORNAIS ASSOCIADOS E FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DOS COLUNISTAS SOCIAIS".

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, para homenagear os "Jornais Associados e Federação Brasileira das Associações dos Colunistas Sociais". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - CÉSAR ROMÃO

Advogado, Jornalista e Escritor, centraliza sua saudação no Sr. Ronaldo Gonçalves Côrtes, Presidente dos Jornais Associados e da Federação Brasileira das Associações dos Colunistas Sociais.

 

003 - SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ

Advogado dos Jornais Associados e da Associação Paulista dos Colunistas Socias, saúda o Sr. Ronaldo Gonçalves Côrtes e o Presidente Edson Ferrarini. A este pela brilhante carreira militar e pelo cuidado das pessoas envolvidas com a droga. Àquele pelo incentivo à Apacos e pela ajuda à formação da Febracos.

 

004 - LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO

Advogado criminalista, parabeniza o Sr. Ronaldo Gonçalves Côrtes e a Sra. Elena Côrtes.

 

005 - RONALDO GONÇALVES CÔRTES

Disserta sobre seu trabalho à frente da Federação Brasileira dos Colunistas Sociais. Pede a Elena Côrtes que entregue ao Presidente Edson Ferrarini o diploma da Febracos.

 

006 - ELENA CÔRTES

Agradece a homenagem.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência dá como lida e aprovada a ata da sessão anterior.

Temos aqui à minha direita um dos homenageados de hoje, o Presidente dos Jornais Associados e da Federação Brasileira das Associações dos Colunistas Sociais, o nosso querido Ronaldo Gonçalves Côrtes e a D. Elena Côrtes, Presidente da Associação Paulista de Colunistas Sociais; o Advogado, Jornalista e Escritor César Romão, aqui à minha direita; Taís Côrtes Romão, Jornalista dos Jornais de Bairros Associados, ali à minha esquerda.

Quero saudar entre todas as pessoas presentes, todos os amigos, o Sr. Mário Galvão, representando o Presidente da Vasp, Sr. Wagner Canhedo; o Sr. Pedro de Paiva, representando o Sr. José de Paiva Netto, Presidente da LBV, meu querido amigo Pedro de Paiva. É um prazer tê-lo aqui. Um abraço a seu pai, meu querido amigo Paiva Neto.

Quero saudar Raimundo Hermes Barbosa, Presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo; Clayton Machado, Vereador à Câmara Municipal de Valinhos; Maíra Godoy Pereira, da Rede TS de Televisão; Donato Milillo, Colunista Social e Cibele Bueno, do jornal “Sunday News”.

Minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, com a finalidade de homenagear os Jornais Associados e a Federação Brasileira da Associação dos Colunistas Sociais na pessoa do Sr. Ronaldo Côrtes e da Sra. Elena Côrtes.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo.

             

* * *

 

- É executado o Hino Nacional pela Banda da Policia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero saudar o 2º Tenente PM Jássen Feliciano, representando aqui a gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi um prazer durante muitos anos ter usado essa mesma farda e hoje tê-la no meu coração. Um abraço a vocês. Parabéns à fantástica Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Quero saudar também o Advogado Luiz Borges e o Sr. Flávio D’Urso; o Sr. José Rebouças, Presidente do Rotary Club Barra Funda. A vocês, também as nossas homenagens.

Esta sessão solene é uma justa homenagem a alguém que durante tantos anos vem engrandecendo São Paulo.

Quando propus esta homenagem à Sra. Elena Côrtes e ao Ronaldo Côrtes foi porque alguém que edita 14 jornais, alguém que tem um trabalho tão dedicado, tão sério, tão digno, tão decente, sem dúvida merece ser lembrado na Casa do Povo de São Paulo.

Convido o meu amigo César Romão a fazer uma saudação aos nossos homenageados.

Quando esta Casa do Povo abre suas portas para uma sessão solene, é porque existe alguém que mereça esta honraria. Por isso, quero enfatizar a dignidade com que Ronaldo Côrtes e Elena Côrtes fazem seu trabalho, além do que a Federação Brasileira das Associações dos Colunistas Sociais, bem como a Associação Paulista dos Colunistas Sociais merecem ser homenageadas.

 

O SR. CÉSAR ROMÃO - Boa-noite. Deputado Edson Ferrarini, não preciso dizer que admiro muito seu trabalho. O Deputado Edson Ferrarini é uma das pessoas que transforma esse mundo num espaço melhor.

Olhando esta plenária, posso dizer que ela está lotada, porque temos gente até saindo pelas portas. E vocês vão entender por quê.

Olho aqui à direita e eu vejo Pedro Paiva, representando uma organização com mais de 50 anos, representando milhões de crianças, representando algumas milhares de pessoas que se dedicam à LBV, à rede mundial de televisão e à Rede Boa Vontade de rádio. Olhando um pouco mais à frente, vejo José Alarico Rebouças, Presidente do Rotary Club Barra Funda, representando uma entidade que existe hoje em 193 países. Tem hoje no Brasil, mais de 60 mil brasileiros envolvidos nesse trabalho bonito. Já levou uma bandeira para o espaço. Olho um pouco mais no plenário e vejo o Dr. D’Urso, representando os advogados de todo o Brasil, enfim, cada um de vocês é um grande representante de um grande grupo de pessoas, merecidamente porque têm um carinho por Ronaldo Côrtes.

Acho que Ronaldo Côrtes é um alpinista da vida. Quantas pessoas tentam alcançar a montanha que ele venceu ao longo de sua vida e deixou de exemplo. Por que ele é um alpinista da vida? Porque a vida é uma grande escalada, uma montanha que muitas vezes não há lugar para que coloquemos os nossos grampos, as nossas mãos. Muitos caem, muitos ficam pendurados, apenas alguns sobem. Por que sobem? Na minha opinião é muito simples: porque sabem onde colocar o grampo, têm braço forte para enterrar o grampo na rocha e sabem deixar o caminho para que outros possam descer, subir ou até mesmo segui-los.

Ronaldo Côrtes é um alpinista por quê? Porque há alguns anos ele resolveu colocar um grampo na instituição da família. Casou-se com Elena, construiu sua família, uma família que hoje é um exemplo para toda a nossa sociedade através das suas filhas, do seu filho. Ronaldo hoje tem, sem sombra de dúvida, um grampo muito forte de escalada da família, porque quando ele foi colocar o grampo da família nessa escalada da montanha da vida ele bateu com força, com fé, bateu com coragem, bateu em valores, bateu na união. É uma pessoa que luta muito e só o amor às vezes numa família não basta, só o amor num casamento não basta. São necessárias outras coisas. E ele reconheceu isso. É um alpinista porque ao fundar os Jornais de Bairros Associados, mais uma vez coloca um grampo organizacional com força que prevalece neste nosso mercado tão disputado por vinte e cinco anos.

E continua sua escalada. Ele não pára por aí. Envolve-se com outras atividades. Assume a escalada de ser Presidente da Apacos. Vai lá e coloca o grampo na rocha da vida sendo Presidente da Apacos. Assume a escalada de colocar o grampo ali como Presidente da Febracos, Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, hoje uma entidade que representa alguns milhares de colunistas sociais do Brasil. Todos os grampos que Ronaldo Côrtes colocou em sua vida, ainda estão cravados na montanha que ele escala, como modelo para que outros o sigam, como modelo para que outros se inspirem. Acho isso importante, as pessoas criarem modelos, razões para outras pessoas se inspirar. Isso é interessante porque ao contrário do que as pessoas pensam, ser presidente de determinadas entidades não é tão simples, não é tão fácil e não dá tanto dinheiro assim, pelo contrário. Às vezes, é necessário que o próprio presidente invista na sua entidade. Convive-se com governadores, com presidentes internacionais e quantas vezes pela causa a gente mantém a nossa entidade! Porque hoje não é tão simples manter um Rotary, manter uma Febracos, uma Apacos e mesmo assim Ronaldo se empenha junto com sua mulher, que hoje preside a Apacos, muitas vezes deixando afazeres da sua vida particular para poder organizar um encontro como este que vai acontecer agora em breve, reunindo todos os colunistas sociais de todo o Brasil.

Nós, que estamos próximos, sabemos o quanto ele se priva de determinadas coisas para poder se dedicar a todas essas atividades. Além disso, coloca mais um grampo na sua escalada, porque continuou o trabalho de seu pai, promovendo aqui no Brasil o Super Cap de Ouro, que é o Oscar brasileiro, o prêmio que agracia pessoas e artistas que tiveram destaque durante o ano e que estará acontecendo no próximo dia 26.

Ronaldo Côrtes, mais que uma pessoa, você é um grande alpinista. Chegou ao topo da escalada da sua existência, é um homem que também colocou um grampo muito forte na religiosidade, porque é um homem de fé, é um homem que acredita em Deus, é um homem que acredita em Cristo e acho que pessoas que vão colocando grampos ao longo da sua vida com essa energia, com essa força, deixa uma vida inspiradora para qualquer um de nós, até para os nossos netos, porque o Ronaldo tem uma verdadeira avalanche de netos, graças às filhas maravilhosas que ele tem. Que os netos possam se inspirar no seu avô, é verdade. Porque quando eles olharem a escalada, a montanha que o avô subiu e analisarem cada grampo que ele colocou, poderão dizer: eu posso subir por aqui, porque o meu avô um dia trilhou esse caminho.

Ronaldo, essa homenagem é merecida, as pessoas que estão aqui com certeza estão felizes, te desejando muito boa sorte, que você receba outras homenagens.

Hoje, junto com o Sr. Sérgio de Azevedo Redó, que está para chegar, um pouco perdido no trânsito, almoçamos com nosso ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. E o Presidente fez citações a respeito de pessoas que têm essas características. E nesse momento, durante a palestra do Sr. Fernando Henrique Cardoso, na nossa mesa, queria que você soubesse que seu nome foi citado, a sua homenagem foi citada, porque você se enquadra nesse texto que o nosso ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso pronunciou hoje durante o almoço.

Que essa carreira de Ronaldo Côrtes possa inspirar um pouco mais a todos nós e que com certeza, por onde ele passa, o mundo fica um pouco melhor. Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradecendo e cumprimentando o nosso grande escritor César Romão, vamos agora ouvir a palavra do advogado dos Jornais Associados e da Apacos, Associação Paulistas dos Colunistas Sociais e da Federação Brasileira dos Colunistas Sociais. Com grande prazer vamos ter agora o nosso querido amigo Sr. Sérgio de Azevedo Redó. É ele quem vai cumprimentar os nossos homenageados de hoje. Sérgio Redó é amigo de todas as horas, estamos sempre presentes, participei há poucos dias de um programa de rádio fazendo um debate e agora a palavra é sua para homenagear Ronaldo Côrtes e Elena Côrtes.

 

O SR. SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ - Muito obrigado, nobre Deputado Edson Ferrarini, presidindo esta sessão solene nesta Casa de leis, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e temos a honra, permita-me, de cumprimentar esse casal Ronaldo Gonçalves Côrtes e Elena Côrtes e da mesma forma, em nome de César Romão, esse grande autor, escritor, conferencista, a sua esposa também, Sra. Taís, e cumprimentar todos os casais que aqui se fazem presentes. Permita-me, nobre Presidente desta sessão solene, nobre Deputado Edson Ferrarini, fazer menção especial ao nobre Presidente da Fadesp, Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo, eminente jurista Dr. Raimundo Hermes Barbosa, a quem peço uma salva de palmas (Palmas), bem como ao nobre jurista também, professor, e que muito nos honra em conhecê-lo há tanto tempo, com quem aprendi muito também, Dr. Luís Flávio Borges D’Urso, Presidente da Academia Brasileira dos Advogados Criminalistas, a quem saúdo e peço uma salva de palmas, por favor. (Palmas), aos jornalistas aqui presentes, estou vendo inúmeros jornalistas, amigos, representantes de associações de colunistas sociais de alguns estados, e não vou mencionar todos até para não pecar em esquecer daqueles grandes jornalistas que às vezes, por emoção, deixamos de nominá-los. Mas gostaria de cumprimentar a todos em nome desse nobre jornalista, amigo, que é Mário Galvão, diretor de Marketing da Vasp, da nossa querida Viação Aérea São Paulo e que hoje se integra a esse grupo de tão brilhantes membros que fazem parte deste plenário.

Particularmente, caro Ronaldo, gostaria de cumprimentá-lo por estar novamente recebendo uma homenagem que somente um Deputado da envergadura e da grandeza de Edson Ferrarini poderia fazer.

Acho que na vida nem tudo que nos propomos fazer o fazemos de forma a contemplar e a fazer com que isso seja importante para todos aqueles que estão ao nosso lado, não só amigos, profissionais, parentes. Na verdade procuramos fazer algo que seja extremamente válido para nós, particularmente, e para a nossa família. Mas existem pessoas que vão além, que pensam no próximo, que pensam nos mais necessitados. E assim é o ilustre Deputado Edson Ferrarini. Não só pela sua brilhante carreira como Comandante da Polícia Militar, um trabalho extenso também como advogado e mais do que isso, como verdadeiro sacerdote que diariamente procura cuidar de várias pessoas envolvidas com a droga, o que hoje atinge a cada um de nós, porque a droga, infelizmente, sempre foi um grande malefício, mas hoje ela é um cancro incrustado na sociedade paulista, na sociedade paulistana, na sociedade brasileira e todos os nós temos a responsabilidade de tentar extirpá-lo. O nobre Deputado Edson Ferrarini faz isso com muita nobreza e com muita inteligência e provoca a toda a sociedade no sentido de se engajar nessa luta. E eu acho que só pessoas com esse espírito nobre têm a sensibilidade de homenagear pessoas que são nobres. Encaro assim, Ronaldo Côrtes, em razão do seguinte: particularmente vou falar uma coisa aqui que é minha. Quem sabe seja uma situação importante, porque neste momento, vendo aqui que faz parte deste plenário, não é isso Deputado, porque estão todos aqui sentados e cada uma dessas cadeiras representa alguns milhares de votos. Portanto, sentar aqui é algo extremamente significativo. E neste momento vejo que são pessoas que fazem parte da sua amizade comum e do seu estrito relacionamento. Neste momento, Ronaldo, quero dizer que você é um vencedor não só pela família que tem, pelos filhos que possui, pela estrutura que você tem e pela mulher que o acompanha , que está sempre a seu lado. Você ajudou a motivar esta classe especial dos jornalistas, que é o colunista social, incentivando, através de entidades, a Apacos, Associação Paulista dos Colunistas Sociais, do qual você fez parte. Você estimulou, e tantos outros nobres jornalistas que se encontram aqui presentes lutaram para que ela viesse a ser uma realidade, e hoje é, por vários Presidentes que já passaram, e hoje a digna jornalista e representante Presidente da entidade, Elena Côrtes.

Você também ajudou a formação da Febracos, que é a Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, e na verdade hoje você ocupa a Presidência, onde a Vera Martins é a Presidente de Honra, também durante muitos anos esteve presente nesta entidade importante, como Presidente, estimulando a criação de várias associações por todo o Brasil, inclusive com grandes eventos, do qual você me dá a oportunidade de participar.

Mas, mais do que isso, nunca esquecendo - este é o grande valor - a importância da família. Para você, Ronaldo, a família em primeiro lugar. E por isso é que eu ia dizer uma coisa pessoal, e do meu coração. Acho que posso, neste momento citá-la, que é o seguinte: Quantas vezes você ouviu e foi condenado por isto:“...é, o Ronaldo Côrtes, quando vai a determinado evento, leva todo mundo! Traz a família, traz filhos, traz netos...”. Eu também já tive isso Ronaldo. Fui Presidente do Conselho de Administração da Anhembi Turismo e Eventos da cidade de São Paulo, e eu fui também, coordenador de Turismo do Estado de São Paulo. A todos os eventos que tive eu levei minha esposa! Eu não acho nada de errado . É óbvio que, quando estava lá, como se tratava de direito público, de uma empresa pública, eu então acabava pagando a passagem dela quando nós fomos para o Exterior.

Mas eu acho o seguinte: o que adianta eu vir a uma tribuna como esta falar que é importante a família, que a família é o dorso da sociedade, é a célula-máter, se eu estou sempre longe da minha esposa, longe do meu filho, distante de quem é mais importante do que eu, ou do que a minha família? Não adianta nada!

O importante agora é a família. Inclusive, até bem lembrado pelo jornalista César Romão, nós estivemos hoje à frente de um almoço, e tivemos a oportunidade de sentar próximo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, e ouvimos que ele dizia exatamente isso: que o que realmente fez com que ele, cada vez mais, tivesse a oportunidade de encarar os desafios, de lutar por um País melhor, dentro das palavras do qual ele se dispôs, foi realmente ter uma família. É óbvio que tem problemas, toda família tem problemas, quem é que não tem problemas? Nós temos problemas próximos, mas o importante é a gente nunca deixar de perseverar, para resolver esses problemas.

E você, Ronaldo, como um grande pai de família, como um grande empresário, tem hoje dezessete jornais de bairro, entre os jornais do interior e os da Capital, que estão aí sendo semanalmente lidos. Tenho a grata satisfação, a seu convite, de ser um dos colunistas, e tantos outros bons colunistas estão lá nos seus jornais. Você tem um dos mais importantes prêmios, que é o verdadeiro “Oscar” brasileiro, este é mesmo. Eu me lembro quando a gente, na época pública, dizia o seguinte: “ Evento a que não vem o Presidente, ou que não vem o Governador, não vale nada!” É o caso da Assembléia Legislativa , um evento a que não esteja presente um deputado não adianta nada! Ora! Se nós estamos aqui na Casa dos Deputados e não temos um deputado da envergadura de Edson Ferrarini, não adianta nada! E eu quero dizer o seguinte: o evento que o Ronaldo Côrtes faz, realmente, é repleto de artistas da Rede Globo de Televisão, dos jornais, da “Folha de São Paulo”, do “O Estado de São Paulo”, quero dizer, dos grandes veículos de comunicação. Isto é, para nós, um orgulho, e ele conseguiu isso graças a seu trabalho, graças a sua determinação de fazer com que tudo isso viesse a se tornar realidade!

Ronaldo, eu realmente, neste momento, gostaria de cumprimentá-lo mais uma vez, acho que esse título, essa homenagem é extremamente bem vinda, porque você, como um vencedor, faz com que cada um de nós tenha sempre a esperança, lutando dentro dos objetivos do bem, de chegar lá.

Eu vou encerrar minha palavras, com uma pequena mensagem, mas é extremamente significativa, porque fui buscar inspiração no irmão “Bezerra de Menezes”, que além de um grande orador, tem inúmeras obras. Era médico e se dedicou, da metade para o final da sua vida, ao espiritualismo, e ele dizia o seguinte: “Se formos capazes de entender a motivação que nos une, seremos suficientemente capazes de mudar e ajudar, também, na mudança de todos aqueles que buscam e querem se encontrar, acima de tudo, com Deus!”.

É isso que eu gostaria de deixar reservado. Todos aqueles que tem e trazem para si a grande força para continuar lutando, para continuar vivendo, para continuar desbravando - porque hoje a vida está realmente muito difícil -, e o faz pensando em Deus, terá todas as suas ações muito mais tranqüilas e muito mais ativas. E eu acho que sempre que pensamos em Alguém que é muito superior, que é Onipresente que é Onipotente e que faz com que nos reanimemos a cada dia que passa, podemos ter a certeza de que, ao lançarmos uma semente, teremos a grande nitidez de que essa semente vai florescer e que tudo que fizermos não será jogado em vão, pois teremos oportunidade de fazer, através dessa semente, um grande universo de realizações, que é a nossa obra.

Parabéns Ronaldo, é um prazer estar aqui, parabéns, Presidente, por esta extrema e importante iniciativa de homenagear esse jornalista valoroso, e a todos os senhores, meu muito obrigado! Uma boa noite a todos!

 

* * *

- (Palmas na galeria)

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Um abraço ao nosso grande amigo Sérgio de Azevedo Redó, queria também fazer uma saudação ao Silvio Júnior, do programa "Trivial e Variado", que está gravando esta homenagem a Ronaldo Côrtes e Elena Côrtes. O meu amigo, advogado criminalista, Luiz Flávio Borges D’Urso , vai saudar os homenageados.

Quero dizer, de passagem, como advogado, que, no dia da eleição, vou à OAB para influenciar o meu amigo, Luiz Flávio Borges D’Urso, a se candidatar, porque quero vê-lo eleito Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

Parabéns, meu candidato à Ordem dos Advogados do Brasil ! (Palmas.)

 

O SR. LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO - Eminente Deputado Edson Ferrarini, Presidente desta importante Sessão Solene que homenageia a duas figuras queridas, quero dizer, em primeiro lugar, que V. Exa. me dá uma missão espinhosa, porque falar depois de César Romão e de Sérgio Redó, dois ótimos oradores, é um grande desafio. Eu estava sentado ali, e ocorreu-me uma frase dita pelo oitavo marido da “Elizabeth Taylor”: “Haja criatividade”. Portanto, falar depois deles é um grande desafio, como aquele enfrentado pelo oitavo marido dela! Mas a solenidade abre um espaço, que se reveste de honra para mim, para saudar o Presidente desta Sessão Solene, Deputado Edson Ferrarini.

O Deputado Edson Ferrarini é uma daquelas criaturas especiais, e só está aqui porque o povo assim o quer, porque a sua sensibilidade natural fez entender o que as pessoas, os seus pares desejam no processo legislativo. Com sua sensibilidade, começou um trabalho gigantesco e majestoso contra as drogas, salvando os nossos filhos, e, depois, é alçado a esta condição de deputado nesta Casa, trazendo sua experiência, sua lucidez, transformando isso no material que rege as nossas vidas, que são as leis. Portanto, a primeira homenagem, a primeira palavra é de saudação a este deputado, que é um exemplo de político em nosso Estado.

Falar da importância deste evento para essas duas criaturas especiais, Ronaldo Côrtes e Elena Côrtes, é desnecessário. Primeiro, temos que enfocar que quem presta esta homenagem é a Assembléia Legislativa do nosso Estado, é a Casa de leis do nosso Estado, que reconhece nessas duas criaturas iluminadas, Ronaldo e Elena, alvos de uma homenagem como esta, que congrega pessoas importantes que estão aqui para abraçá-los e brindá-los com seus aplausos.

Foram também brindados por César, esse escritor majestoso, e por Sérgio Redó, um dos maiores advogados que temos em nosso Estado. Está aqui também o nosso querido Raimundo Hermes Barbosa, uma das grandes lideranças da nossa advocacia, e a Taís. Enfim, estamos irmanados, uníssonos nesta homenagem, e o que eu poderia dizer a mais para homenageá-los? Tenho que recorrer, inevitavelmente, a uma historinha para falar da Elena. A historinha de uma mulher, mãe, preocupada com sua família, e que tinha um sonho! O sonho de acarpetar sua casa com um lindo carpete branco, com muita dificuldade, se realiza. E, no Natal, a casa todinha com aquele carpete branco, recebe os familiares. Com os filhos, os netos, a grande festa do Natal acontece. Um dos filhos daquela criatura é apicultor, e resolve então trazer para os meninos pote de mel. Um dos netos, a netinha, sobe ao alto da escada, e, tentando abrir o pote, deixa escorregar o mel. O mel derrama por toda escada, estragando todo aquele carpete. A netinha corre para a cozinha, e, em prantos, num canto, tenta resgatar aquele momento pretérito. A avó então chega a ela e pergunta o que houve. "Por que você chora tanto?" E ela diz: "Vovó, olha o que eu fiz. Eu estava abrindo o pote, ele me escapou das mãos, rolou a escada, e caiu todo o mel no seu carpete branco. Estragou tudo, é por isso que eu estou chorando!" A avó então a abraça, com ternura, e diz: "Não chore! Não chore, minha neta. Não se preocupe! Nós vamos lhe arrumar outro pote de mel".

Assim é Elena. Há pessoas que se preocupam com o carpete, outras que enxergam um pouco mais além.

Ronaldo Côrtes, já disse, é uma criatura especial, iluminada! Como poderia homenagear Ronaldo Côrtes, senão lançar mão de uma outra estorinha para dizer o que aconteceu com o Joãozinho. Esse jovem estava ali pastoreando algumas cabritinhas, e, num determinado momento, uma delas se desgarra, vai para o vale adentro, e some! Então, o Joãozinho, na entrada do vale, começa a gritar: “Mimosa!”, e lá no fundo grita: “Mimosa!”. O nome parece de vaca, mas era cabritinha. ”Mimosa!”, e lá no fundo responde: “Mimosa!”. Ele começa a se irritar e diz: “Quem está ai?”, e lá no fundo responde: “Ai!” Ele se irrita ainda mais e diz: “Seu bobo!”, e lá no fundo responde: “... bobo!”. Ele desafia e diz: “Venha brigar!”, e lá no fundo responde: “... brigar! A noite cai, ele não tem mais nada a fazer. Retorna a sua casa e encontra seu pai aborrecido e amargurado. Ele diz: “Pai, eu perdi a Mimosa. Ela se desgarrou, foi vale a dentro, e eu chamando, chamando, não consegui encontrá-la! Havia um menino mal criado, escondido, que repetia tudo o que eu falava. E, ainda por cima, é covarde! Porque eu o chamei para brigar, mas não apareceu". O pai disse: “Come alguma coisa, vai dormir. Amanhã, vamos procurar a cabritinha”. No dia seguinte, Joãozinho foi, de mãos dadas, com seu pai, e, ao chegar na entrada do vale, ele grita: “Mimosa!”, e lá no fundo responde: “Mimosa!” Ele diz para o pai: “Está vendo? Ele ainda está ai!”, e o pai diz: “Calma, vamos fazer o seguinte: ao invés de você falar palavras amargas, chamá-lo para brigar, fale alguma coisa positiva, vamos ver o que acontece. Fale coisas boas, chame-o para brincar!” Então, Joãozinho diz: “Ei, você ai, ...” e lá no fundo responde: “... ai!” "... vem aqui brincar!”, e lá no fundo, responde: “... brincar!”. Ele diz: “Quer ser meu amigo? E lá no fundo, responde: “...amigo”. O Joãozinho se enche de luz, o sorriso toma conta do seu semblante, e o pai diz: “Está bom. Pode parar. Joãozinho, hoje você aprendeu uma lição. O que tem lá, não é um menino que ontem era um malcriado, e hoje é alguém que é seu amigo. O que tem lá, é um fenômeno da natureza denominado eco. O eco é algo que está na nossa alma, como um espelho a refletir tudo, exatamente tudo o que produzimos”.

É assim, meu caro Ronaldo Côrtes, que você tem sua trajetória de vida de pleno sucesso, porque você era o Joãozinho dessa história, não da primeira parte, mas só da segunda. Você era o Joãozinho que vive gritando e bradando amor, paz, amizade, fraternidade. Você tem um instrumento poderosíssimo, que é a imprensa, para ecoar essas palavras que são os ditames da sua existência.

Com estas singelas historinhas, quero homenagear a Elena e o Ronaldo, rogar ao grande Criador do Mundo que continue a iluminá-los, e que vocês e o Deputado Edson Ferrarini possam continuar entre nós, brindando-nos com momentos tão especiais como este. Parabéns a todos ! (Palmas.)

 

O SR PRESIDENTE - EDSON FERRARINI -PTB - Muito obrigado ao querido advogado criminalista, ao poeta que, com as suas histórias, soube, sem dúvida alguma, retratar a personalidade e a vida de Ronaldo Côrtes e Elena Côrtes, que, como disse o nosso querido Luiz Flávio Borges D'Urso, ao longo de suas vidas, não fizeram outra coisa a não ser semear amizade, amor, bondade, bons exemplos de família, exemplos de dignidade. É por isso que, hoje, eu e o povo de São Paulo os homenageamos aqui.

Estou muito a vontade para fazer esta homenagem, porque o "Dia do Colunista Social", fui eu que criei, como deputado estadual. Na época, a Vera Martins, colunista social, me pediu e eu fiz um projeto de lei, transformei em lei, e assim o Estado de São Paulo homenageia o Colunista Social, no dia 8 de dezembro. Eu tenho o privilégio de ser, como deputado amigo de vocês, o criador desta data.

Agora, as palavras do Ronaldo Gonçalves Côrtes, Presidente dos Jornais Associados e da Federação Brasileira das Associações dos Colunistas Sociais.

 

O SR. RONALDO GONÇALVES CÔRTES - Boa-noite. Presidente desta Sessão Solene, Coronel. Ferrarini, grande amigo, grande incentivador, um Deputado que está sempre olhando para todos os lados, observando o que acontece, e que fez questão de homenagear, nesta data, a mim e a minha esposa Elena pelas nossas atividades. Quero agradecer a presença de todos vocês, que me comovem e que são os grandes amigos que tenho, principalmente a presença dos meus netos - cinqüenta por cento deles estão aqui, os outros não puderam vir porque são pequenininhos, mas é muito gostoso ver aqui o Ronaldinho Gonçalves Côrtes Neto, com esse terninho e todos os meus outros netos. Este é um grande prêmio que eu recebo. (Palmas.)

Nesta vida tão longa, em certas ocasiões, principalmente na posição de Presidente da Associação Paulista de Colunistas Sociais, durante seis anos, e hoje Presidente da Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, fico tão cansado e deprimido. É uma luta insana. Estou sempre querendo dar mais de mim para essas associações, fazendo o trabalho com todo amor e carinho, mas às vezes fico cansado. Todos nós já passamos por esses momentos de cansaço, de vontade de desistir, de parar, de pensar: “Eu estou chegando no fim da vida. Acho que tenho que aproveitar mais a vida”. Então, quando recebemos uma homenagem como esta, é como se recebêssemos uma injeção de ânimo, vemos que não foi em vão. Tudo o que tentamos fazer, que é tão pouco, mas se todos fizessem o tão pouco, teríamos um Brasil bem melhor. Como faz o Cel. Ferrarini, esse trabalho imenso de combate às drogas, um trabalho maravilhoso de combate ao alcoolismo, um trabalho diário, que funciona ali do lado da igreja São Judas Tadeu, entre outros locais. Um homem desse porte homenageando-nos, é muito comovente. É o dedo de Deus, dando um incentivo para que continuemos no trabalho.

Agradeço a todos vocês, do fundo do coração, pela presença, porque aqueles que estão aqui, realmente são meus amigos e estão dentro do meu coração. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nós já falamos praticamente tudo que era possível sobre esse homem, que criou o troféu “SuperCap”, que, já dissemos, é o “Oscar” brasileiro. Ele engrandece São Paulo. Temos muito orgulho de participar desse trabalho. Ele criou os concursos “Senhorita São Paulo”, “Senhorita Capital”, “Garota da Zona Sul”. Uma pessoa assim realmente merece ser muito homenageada, e a Elena Côrtes, que está aqui ao nosso lado, também. Estamos fazendo justiça às pessoas que tanto engrandecem São Paulo.

 

O SR. RONALDO CÔRTES - Coronel, quero pedir à Elena entregar-lhe o nosso diploma da Febracos. É um agradecimento pelo seu trabalho. (palmas.)

 

A SRA. ELENA CÔRTES - Quero agradecer muito a todos vocês, ao nosso querido Cel. Ferrarini e dizer que hoje eu me sinto uma mulher privilegiada, porque estou sempre ao lado do Ronaldo. Dizem que atrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher. Mas, eu acho que isso não existe mais, é ao lado.

Eu gostaria de dizer que agora eu tenho mais motivos para ajudá-lo e cada vez mais trabalhar por um Brasil melhor. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Antigamente era atrás de um grande homem, hoje é do lado, numa gentileza delas, porque um grande homem sempre tem uma mulher na frente. Não vamos nem discutir mais, deixe as mulheres mandarem. Elas estão mandando em tudo, acabou, não tem mais discussão. Eu sou coronel e a minha mulher fala que ela é general, e acabou. (Palmas.)

Ao encerrar esta sessão, quero mais uma vez cumprimentar o Pedro Paiva e pedir-lhe que leve um abraço ao seu querido pai, Paiva Neto, pela grandiosidade do trabalho que ele também faz.

Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e a todos aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel, oferecido pelos homenageados Ronaldo e Elena Côrtes, no café dos deputados.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.

 

* * *