http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE ABRIL DE 2012

015ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

Presidente: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

001 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, para "Comemorar os 70 Anos do Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo foi fundado em 15 de abril de 1942. Lembra que a entidade abrange o universo dos trabalhadores em telefonia fixa, telefonia móvel e teleatendimento, com 250 mil trabalhadores paulistas, sendo a maior entidade da categoria na América Latina. Fala da representatividade do sindicato e das empresas a ele filiadas, que visam à satisfação dos empregados. Destaca a importância do diálogo nas negociações sindicais. Comunica que o Sintetel foi o pioneiro em muitas conquistas estendidas aos trabalhadores brasileiros, como o 13º salário, férias de 30 dias, a redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas. Fala dos reflexos no teleatendimento, com o adicional por insalubridade e periculosidade. Enaltece o respeito dos governos, mesmo em greves memoráveis, feitas dentro da legalidade. Afirma que a entidade conquistou o respeito das empresas e trabalhadores do setor. Elogia os dirigentes sindicais, pelas lutas organizadas, conscientes e conseqüentes. Fala do orgulho deste Legislativo em reverenciar a entidade.

 

002 - JOSÉ CARLOS GUICHO

Diretor de Negociações da Fenateel - Federação dos Trabalhadores em Comunicações, destaca a sua emoção, por estar há 35 anos na militância sindical. Saúda a todos. Recorda lutas e ensinamentos. Presta homenagens aos que o antecederam. Faz homenagem póstuma ao Senhor José dos Santos Neto. Lembra o temor que afetou a categoria nos processos de privatização do setor. Informa que, na ocasião, foram abertos os estatutos. Lembra que a entidade representa toda a cadeia produtiva das telecomunicações. Parabeniza a todos.

 

003 - GILBERTO DOURADO

Diretor Financeiro da Contcop - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Publicidade, saúda os integrantes da mesa. Agradece ao Deputado Olímpio Gomes. Enaltece os vários dirigentes. Informa que, ao longo do tempo, o sindicato manteve a unidade, sem nunca ter ruptura. Destaca a importância da participação dos jovens quanto aos projetos futuros. Recorda lutas durante a privatização e os avanços da tecnologia. Afirma que o maior problema atual é a terceirização do setor. Pede apoio político nessa direção. Lamenta a redução salarial.

 

004 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Endossa a causa da categoria. Informa que pedirá apoio de seus Pares quanto ao processo de terceirização.

 

005 - CARLOS ORTIZ

Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, representando o Senhor Governador Geraldo Alckmin, saúda os integrantes da mesa. Elogia a atuação do Deputado Olímpio Gomes, como membro do PDT. Parabeniza a iniciativa. Lembra as conquistas da entidade. Fala de sua honra como sindicalista e como secretário em participar deste evento. Saúda Paulinho da Força Sindical. Apresenta saudações do Governador Geraldo Alckmin. Lembra que, em 1956, foi concedido o abono de Natal, depois chamado 13º salário, férias e sábados livres. Reitera o orgulho pelas conquistas, lutas e organização do sindicato.

 

006 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Informa que esta sessão deverá ser transmitida pela TV Assembleia, oportunamente. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades. Presta homenagem ao Senhor Almir Munhoz, Presidente do Sintetel.

 

007 - ALMIR MUNHOZ

Presidente do Sintetel - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo, agradece ao Deputado Olímpio Gomes pelas honrarias recebidas, em nome dos trabalhadores do setor. Recorda homenagem, pelo mesmo motivo, na Câmara Municipal de São Paulo. Dá conhecimento das dificuldades do trabalho, pela responsabilidade geral. Afirma fundamental o respeito aos antecessores, aos aposentados, aos jovens e às mulheres. Fala da renovação da diretoria. Lembra que não há interferência partidária na administração do sindicato. Louva o trabalhador como principal condutor da entidade. Enfatiza a necessidade de formação profissional para esta área, que é a que mais cresce no Brasil. Lembra a qualidade dos serviços prestados diretamente à população, como informática, TV e telefone. Solicita o apoio dos governos e empresas. Agradece ao Presidente Barros Munhoz.

 

008 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Ressalta as  negociações entre empresas e empregados. Afirma que o Sintetel é exemplo em processos de negociação. Elogia a harmonia entre trabalhadores e empresas. Lembra mobilização sindical, ocorrida no dia 04/04, na área externa deste Poder, com a presença de milhares de pessoas, que reivindicavam melhorias para o trabalho e a produção. Fala de seu aprendizado com relação aos sindicalistas. Recorda sua trajetória militar e a proibição de sindicalização do setor.  Lembra a essencialidade da atividade militar na organização de defesa. Recorda que aos militares é permitida, apenas, a associação e impedido o direito de greve. Saúda o legado deixado aos jovens. Afirma que fará todo o esforço para fazer ressoar os anseios das várias categorias profissionais. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – OLÍMPIO GOMES  - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Senhoras e Senhores, muito bom dia. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. É com muito orgulho, que anunciamos a composição dessa Mesa de trabalhos solenes, comemorativa ao 70º aniversário do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de São Paulo. O nosso SINTETEL.

Compõe essa Mesa de trabalho o Almir Munhoz, Presidente do SINTETEL; representando o Governador do Estado de São Paulo e para orgulho de todos os trabalhadores do Estado de São Paulo, hoje Secretário de Negócios do Trabalho, o nosso companheiro Carlos Ortiz, Secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; com muito prazer anunciamos o José Carlos Guicho, Diretor de Negociações da Fenattel, Federação de Trabalhadores de Telecomunicações; com bastante orgulho essa Casa recebe também o Gilberto Dourado, Diretor Financeiro do CONTCOP, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Publicidade.

Sras. e Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente dessa Casa, Presidente Barros Munhoz, atendendo a uma solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 70 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Telecomunicações do Estado de São Paulo. Convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a qual já agradeço ao nosso Maestro Tenente Jássen. Por mais uma vez, a nossa gloriosa Polícia Militar se faz representar em uma Sessão Solene para abrilhantar mais ainda e valorizar de forma inequívoca 250 mil trabalhadores da área de telecomunicações do Estado de São Paulo. Então, vamos ao nosso Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Agradeço ao Tenente Jássen, nosso Maestro, e a todos os nossos Policiais Militares da Banda da Polícia Militar, que tem outros eventos, e inclusive realizar patrulhas nas ruas. É bom que a população do Estado de São Paulo saiba que a Banda da Polícia Militar, além de abrilhantar eventos feito esse, ainda desenvolve as atividades de policiamento ostensivo normal, protegendo as pessoas do Estado de São Paulo. Muito obrigado pela presença, bom trabalho a todos. (Palmas.)

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas do Estado de São Paulo, SINTETEL, foi fundado em 15 de abril de 1942, portanto, há 70 anos. Sua representação abrange um gigantesco universo de trabalhadores de grandes empresas de telefonia fixa, móvel e de teleatendimento, bem como das indústrias instaladoras, beneficiadoras e mantenedoras de equipamentos de empresas de telecomunicações. Além disso, abrange todas as telefonistas empregadas em empresas de outros setores.

A base territorial desse Sindicato é o Estado de São Paulo, os 645 Municípios. Assim, a categoria soma um total, pode até ser um número maior, de 250 mil trabalhadores. A maior entidade da categoria da América Latina. Trabalhadores por exemplo, da Telefônica, Vivo, Claro, Embratel, Oi, TIM, Atento, Contax e Tivit, são exemplos de representatividade do SINTETEL. O Sindicato não vê as empresas como inimigas, mas sim como um local onde os trabalhadores devem se sentir integrados e satisfeitos. E essa é a sua luta.

Diante de divergências, o SINTETEL sempre priorizou o caminho da negociação. Atitudes mais radicais só foram tomadas quando se esgotaram todas as possibilidades de diálogo. Nessas sete décadas de história, o SINTETEL foi pioneiro em muitas conquistas depois estendidas aos trabalhadores brasileiros. Alguns exemplos, antes de existir o 13º salário, os trabalhadores filiados ao SINTETEL já tinham o abono de natal. Antes das demais categorias, foram conquistadas as férias de 30 dias, quando eram concedidas apenas 20. Em 1970, conquistou-se a redução da jornada de trabalho de telefonistas de oito para seis horas. Tal redução reflete atualmente na redução da carga horária de trabalhadores de teleatendimento. Função criada com base nas telefonistas.

Conquistou-se ainda o adicional de insalubridade e periculosidade, pois sua forma de atuar, o SINTETEL conquistou o respeito, dada as empresas. Porque nunca lutou contra elas, mas sim pelas garantias, pelos direitos e, sobretudo, pelo emprego dos trabalhadores, privilegiando sempre a negociação.

Conquistou o respeito dos Governos. Porque mesmo em suas memoráveis greves, sempre atuou com respeito à população e dentro do princípio da legalidade. E conquistou o mais importante, o respeito dos trabalhadores. Porque mostrando sempre a verdade, nunca os levou a atos aventureiros e inconseqüentes; ao contrário, levou sempre à vitória sólida e realista.

Por entender que é do interesse do trabalhador que a empresa seja sólida e saudável, o SINTETEL tem como objetivo básico, fundamental e soberano, defender os direitos dos trabalhadores e contestar todas as políticas de ações de representantes empresariais que não estejam em sintonia com a necessidade do trabalhador. Diante de divergências ou do impasse, o SINTETEL sempre preferiu o caminho da negociação, só partindo para o confronto quando esgotadas realmente todas as possibilidades do diálogo. Diante desses confrontos inevitáveis, seus dirigentes sempre souberam encaminhar a luta de forma organizada, consciente e consequente.

É por isso que a Assembleia Legislativa, no dia de hoje, se sente orgulhosa de abrir as suas portas para, em nome dos 42 milhões de habitantes do Estado de São Paulo, reverenciar e agradecer esses 70 anos de lutas. Reverenciar e agradecer a esses 250 mil trabalhadores ou talvez mais, que fazem tanto pela grandeza do Estado de São Paulo. Se a Assembleia Legislativa representa o pensamento da população, nesse momento, Munhoz, nesse momento, meu Secretário Ortiz, a Assembleia Legislativa não é esse Deputado, são os 94 Deputados da Assembleia Legislativa que estão dizendo muito obrigado por esses 70 anos de luta.

Gostaria de passar a palavra nesse momento ao Sr. José Carlos Guicho, Diretor de Negociações da Fenattel, Federação dos Trabalhadores em Comunicações.

 

O SR. JOSÉ CARLOS GUICHO - Companheiro Major Olímpio, se assim permite-me chamá-lo. Companheiro Ortiz, companheiro Gilberto, companheiras e companheiros. É uma emoção muito grande estarmos aqui nessa homenagem, da qual nós também fazemos parte, do que eu chamo a família SINTETEL. E com muita honra, digo que desses 70 anos, estou há 35 nessa militância. Então, faz 35 anos que eu estou nesse meio. Eu estou aqui junto com o companheiro Almir e com os demais companheiros que fazem parte dessa plenária, que, graças a Deus, conheço a todos. A direção, claro que na figura do Almir, de ter nos dado oportunidade de executar as nossas USLTs, e que todos já passaram conosco os nossos ensinamentos.

Eu não vou me alongar, mas não queria deixar de citar muitos que nos antecederam para fazer esse gigante que somos hoje, a família SINTETEL, mas deveríamos deixar uma homenagem, hoje, também a um amigo nosso que partiu, que é o nosso companheiro José dos Santos Neto, que também nos deu oportunidade desse gigante desse Sindicato, que foi quando a gente abriu os estatutos, a privatização, onde todo mundo temia a privatização, até nós. Mas ao invés de ficarmos abraçando prédios, fomos fazer isso, junto com a sua pessoa. Você que fez isso e hoje representamos toda a cadeia produtiva em telecomunicações. Daí o gigantismo do nosso Sindicato. Então, foi daí que surgiu a oportunidade de sermos grandes como somos hoje.

E vou dizer, não acho que você é a bússola nem é o GPS como falaram, mas você é o nosso norte, o nosso horizonte, e nos ensina o porto seguro onde devemos chegar. Parabéns a nós, da família SINTETEL. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Com a palavra, o Sr. Gilberto Dourado, Diretor Financeiro da CONTCOP, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Publicidade.

 

O SR. GILBERTO DOURADO - Bom dia a todos os companheiros e companheiras. Primeiramente, quero cumprimentar o Major Olímpio pela iniciativa. Toda a nação de telecomunicação está grata ao Deputado pela iniciativa desse trabalho longo de 70 anos. E de mais agora, quero cumprimentar o Secretário do Trabalho. Mais uma vez, Major, obrigada pela iniciativa.

Eu, como fui petista, estou muito orgulhoso da atitude do Partido na Assembleia Legislativa; e parabéns mais uma vez. Cumprimento o companheiro Munhoz, o companheiro Guicho, e a todos os companheiros que estão na Mesa. E dizer um bom dia a todos os companheiros que estão aqui embaixo, que são os companheiros de luta desses 70 anos. Os diretores regionais, de base, delegados, assessores, todo o corpo do Sindicato que faz parte desses 70 anos maravilhosos, que nós conseguimos manter o nosso projeto junto com o nosso Presidente, e com essa juventude renovar, porque nós temos um trabalho grande e essa juventude lembra-se muito bem.

Na época da Telebrás, quando houve a privatização, a estatização, veio o avanço da tecnologia, passamos por essa fase dura e hoje nós temos uma grande briga para enfrentar, uma grande luta, que se chama terceirização. Por isso, nós passamos por uma grande luta, um grande projeto que tem lá em Brasília, aqui em São Paulo com a ajuda da Assembleia Legislativa. Esse é o nosso grande projeto. A grande bandeira após 70 anos, a terceirização. A terceirização que nós temos que lutar.

Antigamente, nós tínhamos 70 mil funcionários e temos um piso X, e hoje, nós temos 150 mil, mas a qualidade caiu. Isso, em minha opinião, eu não sei se é avanço ou atraso. Aumenta a quantidade sem qualidade. Então, companheiros, a terceirização é o grande projeto dos 70 anos que nós temos que reverenciar para nós podermos lutar em prol da nossa categoria. Durante 70 anos, nós lutamos juntos.

Parabéns, eu estou muito feliz de ver todos os meus companheiros. Os novos que chegaram e os antigos, a maioria dos companheiros que estão aqui de luta, que fizeram parte e lutaram juntos nas nossas greves, no interior, na capital, todos os movimentos. Então, hoje é um dia de festa, um dia maravilhoso para nós.

Mas temos que pensar no nosso projeto de terceirização. Esse é o nosso calcanhar de Aquiles hoje. Parabéns, felicidade para nós todos. Parabéns, Presidente. Mais uma vez, Deputado, Major Olímpio, essa nação te agradece. Parabéns e que Deus abençoe todos os nossos projetos futuros. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Agradeço as palavras do companheiro Dourado e posso afiançar não só por esse Deputado, mas por todos os da Assembleia Legislativa, o comprometimento da Assembleia Legislativa, não só da Comissão de Aceleração do trabalho, mas de todas as lideranças, todos os partidos, de empreender esforço para que não haja nenhum tipo de perda de garantias, das conquistas e dos salários dos trabalhadores na área de telecomunicações. É com muita satisfação, que passo a palavra ao nosso companheiro Carlos Ortiz, Secretário de Estado do Emprego e Trabalho no Estado de São Paulo. Um trabalhador na essência e para o meu orgulho, um companheiro de Partido, do Partido Democrata Trabalhista. Com a palavra, o nosso Secretário do Trabalho.

 

O SR. CARLOS ORTIZ - Bom dia a todos os companheiros e companheiras, porque estou no meio do movimento sindical, dos sindicalistas, e acho que posso tratar todos vocês como companheiros, que os são, porque eu também venho do movimento sindical.

Quero cumprimentar o meu companheiro Almir Munhoz, da SINTETEL, companheiro que aprendi a admirar e não é de hoje, é de longa data. Companheiro que está há uns 30 anos, desde a época de 1985, 1987, que o conheço no movimento sindical. Cumprimentar também o meu companheiro Major Olímpio, que muito tem me honrado aqui na Câmara, defendendo sempre os interesses dos trabalhadores e, sempre que possível, fazendo plenárias, fazendo atos como esses, trazendo Sindicatos e centrais para dentro do Plenário. Quando há alguma comemoração de aniversário ou qualquer outra comemoração importante, como foi à questão dos 20 anos da Força, agora os 70 anos do Sindicato de Telecomunicação, o Major Olímpio é um companheiro de muita luta que tem muito nos honrado, nós do PDT. Companheiro José Carlos Guicho, diretor de negociação da Fenattel, Federação dos Trabalhadores em Telecomunicação; companheiro Gilberto Dourado, diretor financeiro. Gostaria de cumprimentar todas as representações que eu sei que estão aqui, porque esse Sindicato é um Sindicato estadual, então, eu sei que tem gente de Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Bauru, ABC, região metropolitana de São Paulo, com certeza todos os diretores e ativistas estão aqui presentes nessa grande festa de 70 anos do SINTETEL.

Primeiramente, Almir, gostaria de parabenizá-los por esses 70 anos. São 70 anos de muita luta, de muitas conquistas; e você, a todo esse tempo a frente dessas lutas, dessas conquistas. Se não me falha a memória, você deve ter ingressado no Sindicato por volta de 1987, depois assumiu a Presidência, por volta de 1997 ou alguma coisa assim, e sempre complementando a nossa luta. E dizer que, para mim, é uma honra enquanto sindicalista que sou, porque sou diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo afastado, porque agora estou exercendo o cargo de Secretário, estava na Presidência do Sindicato Nacional dos Aposentados do Estado de São Paulo, organizando os aposentados do Estado de São Paulo, e o companheiro Paulo Pereira da Silva, companheiro Paulinho, Presidente da Força, me deu essa função de assumir a Secretaria que muito me orgulhou.

Eu achei que já estava parando, descansando, quando ele me chamou para essa missão. Então, estou aqui lembrando o nome do nosso companheiro que tem feito muito pelo movimento sindical, tem feito muito pelos trabalhadores e também não pode estar aqui presente, tem outros compromissos, mas com certeza deve ter te cumprimentado.

E estou trazendo um abraço do nosso Governador Geraldo Alckmin, que me incumbiu, quando soube desse evento, de representá-lo, falando em nome dele, a você e a toda sua assessoria, que realmente vai, tenho certeza, continuar essa luta. É um Sindicato que nós estamos comemorando hoje os 70 anos, mas na verdade no dia 20/04 que se comemoram os 70 anos.

É um Sindicato que se você for ver, tem muitos jovens, tem pessoas aqui que talvez vão lembrar que uma das principais conquistas desse Sindicato começou em 1956, quando se conseguiu o abono de natal, e na época não havia décimo terceiro, não tinha nada. Esse Sindicato foi um dos Sindicatos que, em 1956, conquistou o abono sindical, que depois se tornou o 13º salário. Sem falar na questão das férias de 30 dias, que foi uma conquista importante, salário livre, se eu for ficar enumerando as conquistas desse Sindicato, vamos ficar um bom tempo aqui falando das conquistas. Mas esse é com certeza um Sindicato que tem nos orgulhado muito, tem orgulhado os trabalhadores por essa trajetória de luta e organização.

Eu, enquanto sindicalista que sou e enquanto Secretário da Relação do Emprego do Estado de São Paulo, não poderia estar faltando aqui, de vir dar o meu abraço a todos vocês, rever muitos e muitos amigos, companheiros que eu não vou citar nomes porque eu revi muitos aqui, tive oportunidade de abraçar alguns e outros eu não consegui. Deixo o meu abraço a todos vocês e vamos continuar sempre dessa forma, trabalhando e defendendo os interesses dos trabalhadores. A nossa vida é essa, defender os trabalhadores e isso vocês tem feito muito bem. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, pelo portal www.al.sp.gov.br. E será transmitida na íntegra no próximo domingo, dia 15, às 21 horas, pela TV Assembleia Legislativa pelos canais, TVA canal 66, NET canal 13, TV Digital Aberta canal 61.2.

Gostaria de agradecer a presença nesse ato da Delegada de Polícia, Maria Valéria Paula Santos, que está representando nesse ato o meu amigo Marcos Carneiro de Lima, Delegado Geral de Polícia; Paulo Renê Souza Soares, Presidente Executivo da ABET; Mauro César Romero, Presidente do Rotary Club da Lapa; José Nivaldo Cruz, do Rotary Club do Alto da Lapa; Amandio Bispo Cruz, Diretor do SINTETEL; Fábio Oliveira, também Diretor do SINTETEL; Cristiane do Nascimento, Diretora do SINTETEL; Claudio Mello Arjona, Diretor de Relações Sindicais da Tivit, empresa de tecnologia; Alexandre Curiati, representando o meu grande amigo e decano dessa Casa, o Deputado Antonio Salim Curiati. Cidades representadas do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, São José dos Campos, Bauru, das cidades da região do ABC e das demais cidades representativas dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. Justificam as suas ausências, Mônika Bergamaschi, Secretária da Agricultura e Abastecimento; Edson Aparecido, Secretário do Desenvolvimento Metropolitano; Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; o Coronel Moreira, Secretaria da Casa Militar, e também manda documentos cumprimentando os 70 anos do Sindicato o Deputado Federal Paulo Maluf.

Quero, nesse momento, pedir ao meu Secretário e ao representante dos trabalhadores do Governo do Estado de São Paulo, Carlos Ortiz, para que fizesse em nome da Assembleia Legislativa e em nome do povo paulista, a entrega de um diploma de reconhecimento com o seguinte teor, “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo confere ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicação do Estado de São Paulo, a presente homenagem em comemoração aos 70 anos de fundação”. E também de uma placa alusiva a essa solenidade, com os seguintes termos: “Diploma de Reconhecimento, a Assembleia Legislativa de São Paulo confere ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações a presente homenagem em comemoração aos 70 anos de luta em prol dos trabalhadores das telecomunicações. São Paulo, 13 de abril de 2012”.

Meu Secretário, por gentileza, vamos fazer a entrega ao nosso Presidente Almir Munhoz, desses dois singelos reconhecimentos que não são somente um reconhecimento à pessoa do Almir, como um trabalhador das telecomunicações, mas há 250 mil companheiros e companheiras trabalhadores do Estado de São Paulo que fazem e colaboram para a grandeza desse Estado na área de telecomunicações. Parabéns. O reconhecimento é para vocês. (Palmas.)

Gostaria também, em nome da Assembleia Legislativa, de agradecer ao Mauro Milanez, Secretário Geral, que junto com a Valéria, com a minha assessoria e toda a equipe de trabalho, organizaram e fizeram com que esse evento fosse coroado de êxito; brilhantismo e reconhecimento a todos os trabalhadores de telecomunicações, e para falar em nome daqueles que a Assembleia Legislativa está homenageando, nada mais próprio do que o seu Presidente, o homem que está à frente dessa luta, na Presidência há quase 14 anos, mas em uma luta pelo trabalhador de muitos e muitos anos. É com muito orgulho que eu passo a palavra ao nosso Presidente Almir Munhoz, Presidente do SINTETEL, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo. Munhoz, a palavra é sua para o Estado de São Paulo, falando pelos seus 250 mil companheiros.

 

O SR. ALMIR MUNHOZ - Muito obrigado, Major Olímpio, nosso Deputado, querido amigo do partido; Secretário Ortiz, companheiro de grandes lutas; companheiro Gilberto; companheiro Guicho; companheiros e companheiras de luta, também quero agradecer a presença dos representantes das empresas do nosso setor e do nosso Sindicato patronal do setor, da Dra. Vivian, agradecer a presença de todos os companheiros e companheiras que aqui estão, e dizer que o primeiro agradecimento que eu faço é a Deus, por estar à frente de uma entidade como essa, nesse momento, porque aqueles que começaram, que iniciaram os trabalhos e a fundação dessa cidade talvez não imaginassem que chegaria aonde chegou. E graças a iniciativa que eles tiveram 70 anos atrás e com muito orgulho, nós todos que aqui estamos, estamos à frente dessa entidade. Então, agradeço essa homenagem dizendo que os 250 mil trabalhadores e as famílias desses trabalhadores agradecem essa homenagem, porque é uma homenagem justíssima. É difícil a gente falar da gente mesmo, mas quando o Deputado foi lendo as passagens, conquistas, trabalhos, enfim, tudo que essa entidade realiza, vemos que o nosso compromisso e a nossa obrigação são muito grandes. Nosso compromisso e nossa obrigação são fundamentais para os nossos associados e familiares.

Realmente é uma satisfação, não há palavras que consigam colocar o sentimento que nós temos por essas homenagens. Homenagens que recebemos dois dias na Câmara Municipal e hoje aqui na Assembleia Legislativa. Essa entidade que tem tentado abrilhantar e conquistar realmente, coisas necessárias à vida dos trabalhadores. Não é fácil administrar uma entidade como essa, um crescimento como esse. Agora, todos nós somos responsáveis. Diretores, funcionários, assessores, trabalhadores, delegados sindicais, essa entidade, Major, Secretário e todos aqui presentes, só chegou aonde chegou porque principalmente tem fatores preponderantes e foi feito àqueles que lá atrás fundaram essa entidade. É o respeito aos aposentados, que sempre foram nossos alicerces em nossas lutas. Nós não podemos fazer como outros segmentos do nosso país o fazem. Às vezes, até o próprio Governo esquece que os aposentados já trabalharam e o já fizeram pelo nosso país. Nós não podemos esquecer o que nós já fizemos e o que todos vocês já fizeram por essas empresas de telecomunicações. Passamos por todos esses detalhes.

Outro respeito que nós temos, Major, Secretário e companheiros, é pelos jovens, pelas mulheres. Em nossa entidade pode ser que haja alguma entidade do Brasil, sindical, democrática, tanto quanto o SINTETEL, mas mais que o SINTETEL não há. Na última eleição, renovamos a diretoria e ampliamos a contratação de jovens e mulheres. E, na próxima eleição, vamos continuar com essa reforma, essa reformulação, porque precisamos de sangue novo nas veias do movimento sindical.

Companheiro Ortiz sabe disso, sabe que isso é uma coisa difícil de acontecer, jovens para substituir os sindicalistas. É por isso que ficamos mais tempo do que deveríamos, porque realmente não há renovação, a juventude não tem acompanhado o movimento sindical. Mas também a televisão às vezes trabalha tanto para colocar a nossa entidade em segundo plano e sempre em descrédito, os problemas e os erros. Mas nós somos humanos, temos erros e acertos. E o grande acerto que nós temos é, principalmente, respeitar o trabalhador. Deputado, os partidos não entram no nosso Sindicato para administrá-lo. Nosso Sindicato, assim como a Força Sindical, é livre para que todos exerçam sua forma política com o seu partido como bem entenderem e lhe convier. E isso é outro respeito. São três respeitos.

Ao passado, ao futuro que é o jovem, e ao presente, que é a liberdade sindical. O nosso principal condutor é o trabalhador. E o senhor disse umas palavras bastantes interessantes das empresas, nós queremos realmente que elas cresçam, e que elas deem muita condição de emprego e salário aos trabalhadores. Não queremos que elas morram.

E aí temos desafios grandíssimos, Sr. Secretário, desafios como o da formação profissional. A nossa área é a área que mais está crescendo hoje, de telecomunicações, não temos profissionais. Assim como em outras áreas, faltam profissionais capacitados, na nossa área também faltam demais profissionais capacitados. Então, precisamos trabalhar demais, para que essa nossa família do SINTETEL cresça em qualidade de vida, de condições de trabalho e de serviços prestados a comunidade; porque o nosso trabalhador entra na casa das pessoas, vai à casa das pessoas para fazer as instalações dos equipamentos, seja da informática, da TV, do telefone, e aí tem que ter respeito à comunidade.

Precisamos, sim, de muito apoio dos deputados dessa Casa, do Governo do Estado e das empresas, para que a gente consiga formar pessoas capazes de atender bem essa comunidade. Não quero me estender mais. Eu estou realmente muito emocionado com essas homenagens e creio que tudo isso só foi possível graças a todo esse pessoal que aqui está hoje, representando os 250 mil trabalhadores que estão lá trabalhando, estão lá nas bases cumprindo ou tentando cumprir as suas tarefas conforme lhes é colocado. Muito obrigado, Major Olímpio e deputados dessa Casa. Muito obrigado ao Presidente dessa Casa, que apesar de ter o meu sobrenome, não temos parentesco. Muito obrigado, Secretário. Muito obrigado a todos.

Quero realmente agradecer, porque essa entidade merece. Nós só estamos à frente dela hoje e pretendemos ficar enquanto o povo quiser a nossa dedicação e nosso trabalho. Como diria o companheiro Gilberto, em 70 anos nunca houve divisão nesse Sindicato, nunca foi administrado por outro segmento que não fosse aquele da diretoria. Muito obrigado e boa tarde. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Quando falamos na luta dos trabalhadores, nos modernos processos de negociação empresa/empregado, o SINTETEL realmente dá uma aula de processo de negociação. Tanto é que temos representantes das empresas e essa visão e essa concepção de que o trabalhador não é o inimigo da empresa, a empresa não é o inimigo do trabalhador. Aqueles que estão na direção da empresa são trabalhadores dentro de uma cadeia produtiva. Quarta-feira passada a Assembleia Legislativa foi palco da presença de quase 90 mil paulistas representantes desde o Presidente da FIESP, os Presidentes das centrais sindicais, estava aqui o Paulinho da Força, Presidente licenciado da Força Sindical, estava aqui o Ricardo Patah pela UGT, vários outros líderes sindicais, representantes de Governo, usando também o pátio da Assembleia Legislativa, 90 mil brasileiros de mãos dadas. Empresa, o empresário, o trabalhador da base da cadeia produtiva, pedindo pela melhoria de condições para o trabalho e à produção no nosso país. Juntos, de mãos dadas. Algo que se fossemos 70 anos para trás, quando nasceu o SINTETEL, talvez fosse uma coisa visionária. São adversários? Não são.

É preciso à empresa ter respeito pela sua ferramenta principal, que é o ser humano, dar expectativa de crescimento, salário justo, garantia. E eu tenho aprendido muito com o Sindicato e o sindicalismo. Confesso a vocês que eu sou um sindicalista frustrado, porque aos 15 anos entrei na Academia do Barro Branco, e como policial militar, nós temos vedação constitucional, proibição de sindicalização. E eu e meus companheiros policiais, nós sentimos na pele, sentimos na carne, o fato de a Constituição, por entender que a nossa atividade é tão essencial, que ela não deva ter uma organização de defesa que seja mais aguerrida e que possa chegar sim até limites da paralisação para fazer valer direitos fundamentais. Então, eu quero dar esse testemunho a vocês, do quanto é importante ter a organização sindical, ser representado, porque ao militar do Estado, ao militar federal, a Constituição permitiu só a representatividade associativa, e proibindo completamente o direito de greve.

As conquistas que vocês têm e que lutaram para estarem esculpidas nos Artigos 7º e 8º da Constituição. É importante que a geração de vocês, que está lutando, transmita aos jovens, quando o Almir fala que a juventude não vem acompanhando e participando ativamente do movimento sindical, imagine se não houvesse a organização, se não houvesse o Sindicato, porque dificilmente as conquistas, por mínimas que sejam, teriam chegado. E eu tenho aprendido desde o exercício da atividade policial, sempre como um curioso e lá atrás me tornei alguém, como eu brinco que sou um eletricitário postiço, pertenço à família dos comerciários, pertenço à família dos metalúrgicos, sinto-me pertencendo já há algum tempo, a família dos trabalhadores das telecomunicações e todo o esforço que for possível para dar eco, para fazer ressoar a voz e a necessidade do trabalho, faz parte da minha obrigação como representante legislativo nessa Casa.

Saio agora, vou lá para a Tabatinguera, no Sindicato dos Bancários, porque nós temos o Sindsaúde em uma grande luta para o reconhecimento de necessidades para os profissionais da saúde no Estado de São Paulo. Portanto, agradeço demais a confiança do SINTETEL, agradeço demais a presença do meu Secretário, nosso orgulho de ter um trabalhador como Secretário de Estado no maior Estado da nação, justamente para dar encaminhamento e fazer a mediação, trabalho/trabalhador/ente governamental a todos vocês, que lutam para fazer a grandeza desse Estado, lutam pela grandeza da profissão.

Eu agradeço, em nome dos 94 Deputados, a confiança. E esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece as autoridades, a todos os funcionários da casa e a todos aqueles que colaboraram com o êxito dessa solenidade. Está encerrada a sessão. Convido a todos para um café, um abraço, uma confraternização antes de tomarmos os nossos destinos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 13 minutos.

 

* * *