1

05  DE  JUNHO DE 2000

16ª SESSÃO SOLENE EM  COMEMORAÇÃO DO “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA”

 

Presidência:  VANDERLEI MACRIS  e  VITOR SAPIENZA

 

Secretário:  VITOR SAPIENZA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/06/2000 - Sessão 16ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: VANDERLEI MACRIS/VITOR SAPIENZA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

001 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado Vitor Sapienza, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana. Convida todos a ouvirem a execução dos Hinos Nacionais Brasileiro e Italiano. Saúda a comunidade italiana. Discorre sobre a importância da comunidade italiana para o Estado de São Paulo. Congratula-se com o Deputado Vitor Sapienza e com Ivo Macris, seu pai.

 

002 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência. Agradece as palavras do Deputado Vanderlei Macris. Faz a entrega do troféu "Loba Romana" aos homenageados.

 

003 - ANTONIO SAPIENZA

Faz um breve histórico da migração italiana para as Américas. Cita personalidades de destaque da colônia italiana no Brasil.

 

004 - GIANLUCA CORTESE

Como Cônsul da Itália, agradece à Assembléia Legislativa e ao Deputado Vitor Sapienza pela realização da sessão solene. Relata visita do Presidente da República Italiana Carlo Azeglio Ciampi ao Brasil. Destaca a existência de vários projetos nos setores de ciência, cultura, economia, finanças e comércio entre o Brasil e a Itália. Evidencia a histórica ligação da comunidade italiana com São Paulo. Parabeniza os agraciados com o troféu "Loba Romana".

 

005 - RICARDO TRÍPOLI

Como Secretário do Meio Ambiente, comemora o 54º Aniversário da República Italiana. Refere-se à comemoração, hoje, do Dia Internacional do Meio Ambiente. Comenta a importância da cultura italiana. Destaca a dedicação do Deputado Vitor Sapienza à colônia italiana. Parabeniza os homenageados.

 

006 - Presidente VITOR SAPIENZA

Relata a história dos italianos no Brasil. Aponta a importância da união da colônia italiana e seu sucesso em todas as esferas sociais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Vitor Sapienza para, como  2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior. 

                                              

O  SR. 2º SECRETÁRIO - VITOR SAPIENZA - PPS  - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

*    *    *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Exmo. Sr. Ricardo Trípoli, Secretário de Meio Ambiente, representando o Sr. Governador do Estado de São Paulo Engenheiro Mário Covas; Exmo. Sr. Antônio Raphael De Vita, Secretário em exercício de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo; Sr. Gianlucca Cortese, Cônsul Geral da Itália; Sr. Paulo Mendonza Negrão, representando o Sr. José Aníbal, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Sr. Olívio de Oliveira Filho, Diretor de Relações Sindicais e Culturais e Secretário de Movimentos Sociais da Força Sindical Estadual representando o Sr. Francisco Pereira, Presidente da Força Sindical do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Cláudio Pieroni, Presidente do Comítes; Exmo. Deputado Henrique Pacheco; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por esta Presidência atendendo a solicitação do nobre Deputado Vitor Sapienza com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Gostaria de nesse momento convidar a todos os presentes para de pé ouvirmos os Hinos Nacionais da Itália e do Brasil executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*     *     *

 

-         São executados os Hinos Nacionais da Itália e do Brasil pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*     *     *

 

             

O SR. PRESIDENTE VANDERLEI MACRIS - PSDB - Srs. Deputados, senhoras e senhores, é motivo de grande satisfação para o Parlamento de São Paulo saudar mais uma vez a comunidade italiana em um dia tão especial. Comemorar esta data, mais do que uma grande honra para todos os paulistas, é um verdadeiro ato de reconhecimento e de agradecimento por tudo o que recebemos dessa fabulosa comunidade.

A grandeza de São Paulo, sua vocação para o trabalho e para a seriedade, ao mesmo tempo prezando os seus valores familiares e as manifestações culturais, tudo isso devemos àqueles bravos homens e suas corajosas mulheres que um dia decidiram deixar a sua gloriosa Itália para, com o suor dos seus rostos e a nobreza de seus valores, construir um novo mundo, e porque não dizer, neste momento, aqui no Parlamento paulista. Nós, que temos raízes também, estamos construindo, com a luta e a presença da comunidade italiana, um novo rumo para o Estado de São Paulo. É o Fórum São Paulo Século XXI, uma atividade que congrega 16 grupos temáticos para construir um projeto estratégico de desenvolvimento para São Paulo; é o Parlamento Jovem que traz as crianças para cá, de quinta a oitava séries, para construir um momento de cidadania a fim de que possamos também pensar melhor no nosso futuro.

Gostaria de, neste momento, dizer, como presidente deste Parlamento - e até pedindo desculpas por falar em tom tão pessoal -, que pude também estar presente aqui hoje graças a um grande homem, natural de Catanzara, meu pai Ivo Macris, que aqui se encontra presente e que, juntamente com outros valorosos italianos, recebe hoje com muita justiça as nossas homenagens por meio do troféu Loba Romana.

Vitor Sapienza, o autor desta iniciativa, sem dúvida nenhuma, conseguiu e conquistou a simpatia e, mais do que isto, a aprovação desta Casa para que pudéssemos todo ano dar condições de homenagear esses valorosos italianos.

Gostaria de, nesse momento, em nome do Parlamento paulista e de todo o povo de São Paulo, dizer: “recebam aqui as nossas homenagens, congratulações e o nosso sincero muito obrigado”. (Palmas.)

Gostaria de, neste momento, em nome do Parlamento paulista e de todo o povo de São Paulo, dizer que recebam aqui nossas homenagens e congratulações e nosso sincero muito obrigado.

Passarei a presidência de nossos trabalhos ao deputado que tomou a iniciativa desta homenagem, nobre Deputado Vitor Sapienza. Gostaria que todos o recebessem com o aplauso merecido por esta homenagem no Parlamento de São Paulo. (Palmas.)

 

*  *  *

 

- Assume a Presidência o Sr. Vitor Sapienza.

 

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Inicialmente quero agradecer ao meu amigo particular, nobre Presidente Vanderlei Macris, que com suas palavras acabaram me emocionando, como deve ter emocionado a todos aqui presentes.

Meus senhores e minhas senhoras, normalmente no início dos trabalhos a presidência concede a palavra aos Srs. Deputados inscritos. Como hoje não há nenhum deputado inscrito, passaremos à homenagem das pessoas que foram distinguidas com o troféu “Loba Romana”. Com o troféu "Loba Romana" distinguimos aqueles que melhor vêm representando os valores dos nossos antepassados pela tenacidade e dedicação do trabalho  à causa social. Nosso primeiro homenageado é Sr. Matteo Amalfi, Nascido em Santa Maria de Castelabate, aos 17 anos lançou uma pequena coleção de roupas com estrondoso sucesso, tendo se destacado entre os dez grandes estilistas existentes no país. Em 1972, ganhou seu primeiro prêmio "Medalha de Ouro" da Alcântara Machado na grande FENIT da época. De lá para cá, tem seguido uma carreira plena de sucessos e hoje é conhecido como um dos ícones da moda brasileira.(Palmas.)

 

*               *     *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

*               *     *

 

Sr. Lúcio Colângelo é o nosso próximo agraciado. Advogado de renome nacional, sempre pautou suas condutas com dignidade e respeito aos mais necessitados, sobretudo àqueles que o procuram nas pendências judiciais. Teve sua infância no bairro da Moóca, foi um dos grandes destaques no Direito Comercial. É uma pessoa em que pese ser corintiano, destaca-se sobremaneira junto à nossa colônia.(Palmas.)

                       

*          *          *

 

            - É feita a entrega do troféu.

 

*          *          *

 

Sr. Vincenzo Cortese é natural de Nápoles, tendo se apresentado nos Estados Unidos como concertista clássico de violão e atuado como professor de música. Veio para o Brasil em 1981, participando ativamente das manifestações sócio, político e econômicas da comunidade italiana. Foi sócio diretor da Mirafiori e é o atual diretor presidente da ASD. Indústria e Comércio LTDA. (Palmas.)

 

*              *      *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

*          *          *

 

Sr. Cláudio Amaury Dall´Acqua, pela segunda vez é Presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo. É engenheiro civil formado pela Poli, possui cursos de extensão universitária em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e segurança de trabalho pela FAAP. É empresário do setor de construção civil, participa de conselhos e diretorias de diversas entidades ligadas à engenharia. (Palmas.)

 

*              *      *

 

- É feita a entrega do troféu.

                                              

*          *          *

 

Sr. Pedro Mário Favero é advogado, é pós-graduado em saúde pública. Neto de italianos de Montebelluna e Castel Franco, segue os ideais de seus antepassados que sempre participaram do progresso da cidade e colaboraram com obras de caridade, fazendo filantropia nas instituições como na creche e asilo São Vicente de Paula e na Associação dos Bocainenses residentes fora de Bocaína. Diante do valoroso trabalho desenvolvido pelo homenageado, que, com muita boa vontade, ajuda os patrícios a se adaptarem mais rapidamente ao nosso solo, foi merecedor do título de Cidadão Bocainense. (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

*          *          *

 

Sr. Alvaro Ferriolli é administrador de empresas, sócio diretor do Centro Ótico Miguel Giannini e da ótica Fiore e Miguel. É também o tesoureiro da Associação Comercial de Embu das Artes e do Hospital Psiquiátrico Infantil Francisco de Assis, em Casa Branca. (Palmas)

 

                                                           *          *          *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

*              *      *

 

 Sr. Pier Luigi Gianni, natural de Lucca, formou-se bacharel em direito e concluiu vários cursos de especialização. É ativo participante e colaborador da colônia ítalo-brasileira na Sociedade Esportiva Palmeiras e na Associação "Lucchesi Nel Mondo", sendo atual vice-presidente. Foi o idealizador da missa em Ação de Graças em homenagem aos 124 anos da imigração italiana no Memorial do Imigrante, tendo recebido o diploma de honra ao mérito pela Associação Pró-memória do Imigrante. (Palmas.)

 

*              *      *

 

            - É feita a entrega do troféu.

 

*               *     *

 

Sr. Giorgio Coen Giannini, economista formado na Universidade de Roma, utiliza seus conhecimentos há 48 anos na direção da Giannini S/A, empresa mundialmente conhecida pela qualidade de seus instrumentos musicais. Foi presidente e fundador da Associação Brasileira de Música e da Feira Internacional dos Instrumentos Musicais, que neste ano apresenta sua 17a edição. (Palmas.)

 

*              *      *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

*              *      *

 

O Sr. CEZAR ROBERTO LEÃO RANIERI, Administrador de Empresas, é o atual Presidente do Esporte Clube  Pinheiros, do Conselho Superior da Associação de Clubes Esportivos, e Socioculturais de São Paulo. Atual Vice-Presidente de Relações Regionais do Sindiclube e membro do Conselho Estadual de Esportes,  na Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo.   (Palmas.)  

IVO MACRIS, nasceu em Catanzaro, na Itália. Aos 20 anos iniciou sua carreira profissional autônoma, fabricando calhas, tendo se tornado um empresário de sucesso. Casou-se com Laura, e dessa união nasceram três filhos. Ao longo desses 50 anos, o patriarca viu o fruto de seu árduo trabalho vingar. Atualmente sua empresa e filial são comandadas com êxito por dois filhos. Seu outro filho, Vanderlei, desde cedo seguiu a carreira política, cumprindo seu sexto mandato como deputado estadual. É o atual Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Aproveito este momento para associar-me à homenagem ao pai do nosso Presidente, como se meu pai estivesse presente.

Caro Vanderlei, não tive a felicidade de poder prestar uma homenagem como neste momento tenho a honra e o orgulho de prestar ao seu pai. Sinto que meu pai, que está no Céu, deve exultar, como você está exultando neste momento.  (Palmas.)

O Sr. SÉRGIO MARENCO, nasceu em Sta. Margherita  Ligure, tendo chegado no Brasil em 1958, trazendo na bagagem a fibra de empreendedor. Com a chegada de seu sogro, deram início à fundição artística de sinos, dando prosseguimento a uma tradição de cinco séculos na família. Devido ao respeito à pátria,  doaram o Sino do Milênio, instalado no Pátio do Colégio, no dia 25 de janeiro deste ano. Paralelamente às suas atividades na fundição, sempre teve atividades intensas junto à comunidade, principalmente nas áreas sociais e públicas, havendo recebido o Diploma de Honra ao Mérito pelo Lyons Club de São Paulo.  (Palmas.)

 

O Sr. CLÁUDIO MAZZONETTO, filho de pais italianos, nasceu no bairro do Bom Retiro. Iniciou seus estudos no Liceu Coração de Jesus, berço  de formação religiosa cristã salesiana e de tantas personalidades hoje influentes e dedicadas ao bem comum. Nos últimos vinte anos, através da rede de restaurantes “La Buca Romana”, demonstra fidelidade às suas origens, divulgando a cozinha italiana e suas tradições, junto aos freqüentadores em geral. É o atual Diretor do Sindicato dos Restaurantes de São Paulo e Vice-Presidente da Associação Paulista de Restaurantes. (Palmas.)

Sr. Oduvaldo Mônaco, Bacharel em Direito, ingressou na carreira de Delegado de Polícia tendo sido titular nos Municípios de Santo Expedito, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Presidente Bernardes, dentre outros. Foi Delegado do Cepol, da Corregedoria do Detran, do Deplan, da Corregepol, do Decon e da Detel. É o atual Delegado de Polícia, Diretor do DHPP; encontra-se lotado na Delegacia Geral de Polícia. (Palmas.)

***

-É feita a entrega do troféu.

***

Sr. Giancarlo Nardi, toscano de Lucca, é reconhecido como profundo conhecedor das atividades eclesiásticas, sociais e litúrgica da Igreja Católica. Foi referendado pela alta cúpula da igreja, tendo sido recebido pessoalmente por quatro papas e nomeado pelo Vaticano como representante legal no Brasil do Comitê de Peregrinações a toda Europa e Terra Santa.

Desde 1983 assumiu a direção de Grupos e Eventos da Linea C, implantando o Conceito de fretamento de navios para eventos empresariais, obtendo brilhante sucesso nas grandes corporações. (Palmas.)

***

-É feita a entrega do troféu.

***

Sra. Dorina de Gouvea Nowill, todos praticamente a conhecem. Realiza inúmeras atividades no campo da prevenção, educação e reabilitação das pessoas deficientes visuais.

Criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, hoje Fundação Dorina Nowill para Cegos. Trabalhou em âmbito mundial junto à Organização Internacional do Trabalho para a aprovação da convenção sobre a reabilitação, profissionalização e empregos de pessoas deficientes, em Genebra. Recebeu inúmeras condecorações, dentre as quais destacamos:  a Comenda Ordem Rio Branco, o troféu de “Mestra do Ano”, conferido  pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, Medalha de Ouro “Honory Member”, outorgada pela Associação Polonesa de Cegos, além de condecorações recebidas em Portugal, Chile, Paris e Espanha.

Dorina Nowill dignifica e honra não só o Estado de São Paulo, como o nosso Brasil. Atrevo-me a pedir  uma especial  salva de palmas para Dorina. (Palmas.)                  

***

-É feita a entrega do troféu.

***

 Sr. Clóvis Panzarini, formado pela Faculdade de Economia e Administração pela Faculdade de Economia da USP, com Pós-Graduação em Matemática Aplicada à Economia e em Macroeconomia. É o Coordenador da Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Sr. Clóvis Panzarini, formado pela Faculdade de Economia e Administração da USP,

Iniciou em  sua gestão amplo programa de reforma e modernização do fisco paulista, desburocratizando , simplificando, informatizando procedimentos, de  modo a reduzir o ‘Custo São Paulo’ e implantar uma cultura fiscal voltada ao atendimento de qualidade ao contribuinte. É a maior cabeça pensante em matéria tributária do nosso país. É uma pena que o Governo Federal não siga o ideal dos ensinamentos deste grande mestre da área tributária. (Palmas.)

 

***

 

            -É feita a entrega do troféu.

 

***

Vou me emocionar. Normalmente ouvimos falar que o irmão mais velho é o ídolo do irmão mais novo, mas no caso é o contrário. Terei a honra de chamar alguém  que desde menino, em que pese ser mais novo do que eu, é o meu ídolo, meu irmão mais novo.

Sr. Antônio Fernando Sapienza, formado em Medicina pela USP, obteve os prêmios de “La Royale” e “Dr. Francisco Emigdio da Fonseca Pacheco” concedidos pela Faculdade de Medicina da USP, pela média geral mais alta durante o curso. Especialista em Psicanálise, foi Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo por dois biênios; membro da Comissão de Ensino do Instituto de Psicanálise por três biênios e é o atual  Coordenador da Comissão de Ética da SBSP - São Paulo.

            Foi e será sempre meu grande ídolo. (Palmas.)

 

***

 

            -É feita a entregado troféu.

 

***

 

Sr. Carlo Schillaci, nasceu em Roma, formou-se em Ciências Políticas pela Universidade Internacional de Estudos Sociais de Roma. Trabalhou junto ao Centro de Estudos Estratégicos do Estado Maior, elaborando inúmeros trabalhos de pesquisas, especialmente relativas à Aliança Atlântica e à Europa Centro-Ocidental.

Em 1994 ingressou na carreira diplomática iniciando suas atividades no Serviço de Assessoria de Imprensa do Ministério de Relações Exteriores, onde permaneceu por três anos.

É o atual Cônsul Adjunto do Consulado Geral da Itália em São Paulo.(Palmas.)

 

***

 

- É feita a entrega do troféu.

 

***

 

Sr. Wlastermiler Senço, é neto por parte de pai e mãe de imigrantes italianos que chegaram no Brasil no início do século e se instalaram na região noroeste do Estado de São Paulo.

Formado em Engenharia Civil pela Poli, obteve títulos de Mestre, Doutor, Livre Docente e Adjunto, sendo hoje professor associado da Escola.

Trabalhou no DER, onde ocupou os cargos de Diretor de Divisão, de Planejamento de Operações, onde contribuiu para a construção de rodovias como a Castello Branco, Pedro I  e Rodovia do Açúcar.

Foi Secretário de Estado de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo durante o Governo de Paulo Egídio Martins.(Palmas.)      

 

***

 

-                                             É feita a entrega do troféu.

 

***

 

Finalmente, Elias Ferreira de Souza,  quem não conhece o famoso Elias do Palmeiras. O Elias, em que pese não ter uma origem italiana, talvez seja um dos mais italianos, um dos mais ferrenhos defensores da época do “Palestra Itália”. Exerce o cargo de Conselheiro do Palmeiras, onde procura defender os interesses de italianos e seus descendentes.

Seu restaurante, localizado dentro do Clube do Palmeiras, procura  manter as tradições italianas, sendo reconhecido o reduto e ponto de encontro da colônia italiana. (Palmas)

           

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Antonio Sapienza, que falará em nome de todos os homenageados.

 

O SR. ANTONIO SAPIENZA -  

 

(ENTRA LEITURA  (3 FOLHAS)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Tem a palavra o Sr. Cônsul Geral da Itália, Sr. Gianlucca Cortese.

 

O SR. GIANLUCA CORTESE - Exmo. Deputado Vanderlei Macris, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Deputado Vitor Sapienza, Presidente desta Sessão Solene, Exmo. Deputado Ricardo Tripoli, DD Secretário do Meio Ambiente, Srs. Deputados, autoridades presentes, senhoras e senhores,

 

(SEGUE LEITURA)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - Antes de passar a palavra ao nobre Deputado Ricardo Tripoli, que neste ato representa o nosso Governador Mário Covas, quero destacar que o nosso Cônsul Gianluca Cortese fala melhor o português do que eu falo o italiano.

Finalmente temos um cônsul que tem tudo para ser um de nós. (Palmas.)

Tem a palavra o Sr. Ricardo Tripoli.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - Meu caro companheiro e amigo,  Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Vanderlei Macris; companheiro e amigo que preside esta Casa, que teve a iniciativa desta sessão, Deputado Vitor Sapienza; Sr. Cônsul Geral da Itália, Ministro Gianluca Cortese, que já demonstrou, num curto espaço de tempo, intimidade com a população paulista e paulistana, haja vista não só pelo brilhante português, mas pela proximidade com que conseguiu conquistar os paulistas e paulistanos; Sr. Antônio Rafael de Vitta, Secretário em exercício da Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo; meu caro amigo Presidente do Comittato, Claudio Pieroni; Exmo. Sr. Deputado Henrique Pacheco; Sr. Paulo Mendonça Negrão, representando neste ato o Secretário de Ciência e Tecnologia; meu caro companheiro Deputado José Aníbal; Sr. Olívio de Oliveira Filho, representando neste ato a Força Sindical; homenageados desta noite, nesta sessão solene tão importante para todos nós, em nome do Governador Mário Covas, venho fazer esta pequena saudação no sentido de complementar esta homenagem que faz o nobre Deputado Vitor Sapienza, todos os anos comemorando a proclamação da República Italiana. Hoje, completando o 54º Aniversário da Proclamação da República Italiana,  verificamos que, na verdade, a cada dia há uma proximidade maior entre a colônia italiana, brasileiros, e os italianos da Itália. Para mim, é uma grata satisfação porque se comemora a proclamação da República Italiana no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, instituído em 1971, em Estocolmo, na Suécia, por uma determinação da Organização das Nações Unidas. Então, é uma dupla satisfação em poder comemorar o Dia do Meio Ambiente em um dia tão importante como  o Dia da Proclamação da República Italiana. Mas, dizia o Sr. Ministro Cônsul Geral de Itália da presença do Sr. Presidente Ciampi aqui em São Paulo. Para nós ficou demonstrada essa proximidade, o carinho e o afeto que ele e sua senhora tiveram para conosco, para com o Sr. Governador, para com os deputados desta Assembléia Legislativa, no sentido de demonstrar a aproximação que existe entre os dois países. Chegou num determinado momento em que o Sr. Presidente dizia que não sabia se se encontrava na Itália ou no Brasil, em função do calor que ele recebia da população  em torno de si. Ficou pasmo quando o Governador Mário Covas disse a ele que no Estado de São Paulo, entre italianos e filhos de italianos, somos aproximadamente cinco milhões de pessoas. Ou seja,  aonde se tem o maior número de italianos e seus descendentes é o Estado de São Paulo.

Gostaria de falar um pouco da nossa cultura italiana. É muito comum, aqui no Brasil e em São Paulo, defender aquilo que a Itália tem como grande referencial, a questão da comida, a questão da bebida. Mas na verdade a Itália tem um referencial muito importante em outros segmentos, na arte, na moda, mais do que isso, na cultura e somos também referência na Itália. Em Roma hoje um dos grandes palácios italianos, uma referência inclusive do turismo italiano é o Palácio que fica na Piazza Navona, o Palácio Panfili, que tem trabalhos de Morromini de alta qualificação. Outro dia verificávamos uma matéria, da própria televisão, de que alguns afrescos estavam sendo descobertos no Palácio Panfili, o que demonstra também a pujança do Brasil em ter adquirido um palácio da dimensão, da proporção, que é o Palácio Panfili. Mas queria aqui render uma homenagem também - e mais importante de todas elas - a quem realmente se dedicou a colônia italiana nesta Casa e que há muitos anos vêm fazendo essas homenagens. Eu me recordo bem da primeira homenagem que o Deputado Vitor Sapienza fazia nesta Casa, em comemoração à Proclamação da República italiana, entregando os primeiros trófeus da Loba Romana como um grande significado àqueles que prestaram o seu trabalho à coletividade aqui em São Paulo. Era uma sessão solene com poucas pessoas, é verdade, mas era uma sessão solene enriquecida pelo calor humano, que o Deputado Sapienza passava a todos nós. Hoje nós verificamos não só a quantidade de pessoas, mas a qualificação das pessoas que participam dessa sessão solene. O Deputado Vitor Sapienza sempre preocupado com as questões daqueles que na verdade vieram par cá. Hoje talvez fique muito fácil falar da colônia italiana, dos seus descendentes, mas nós sabemos o quanto foi difícil aos nossos  pais, aos nossos avós, aos nossos bisavós quando aqui chegaram, uma época muito difícil em que a guerra inviabilizava a possibilidade do desenvolvimento sustentável em qualquer local da Itália. Aqueles que vieram para cá vieram com essa dificuldade e com esse encargo. Com certeza estão por aqui, nobre Deputado Vitor Sapienza, à distância desta sessão solene e sabendo do êxito dos seus descendentes, dos seus filhos, que conquistaram esta terra e, mais do que isso, imprimiram uma cultura da dimensão adquirida na Itália. Somos aqui, na verdade, filhos, descendentes de italianos, temos orgulho, temos a honra de sermos descendentes de italianos. E esta sessão solene, que V.Exa., nobre Deputado Vitor Sapienza, proporciona a cada um de nós, tenha certeza de que tem o reconhecimento de várias famílias, como nós vimos hoje aqui a homenagem que foi feita ao pai do nosso companheiro Vanderlei Macris, Sr.Ivo Macris. V.Exa. fazia referência ao fato de o seu pai, Sr. Rafael Sapienza, não estar presente nessa solenidade, mas V.Exa. teve a grata satisfação de, na presença do seu filho, homenagear o seu irmão e, com certeza, o seu pai da mesma forma foi aqui homenageado. Aceite os nossos cumprimentos, o nosso reconhecimento pelo trabalho que V.Exa. vem desenvolvendo junto à colônia italiana e, mais do que isso, o carinho e o apreço que V.Exa. conquistou colecionando amigos ao longo da sua vida pública. Muito obrigado e parabéns aos nossos homenageados. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Meus amigos, eu tive a honra de ter convívio com o Deputado Ricardo Trípoli por oito anos e hoje foi o melhor discurso que S.Exa. fez, ao longo de todos esses anos. Eu não sei o que aconteceu, acho que o espírito do meu pai, dos avós dele baixaram e inspiraram de tal forma, que comoveu a todos nós. Mas meus amigos, autoridades já mencionadas e citadas ...

 

(ENTRA LEITURA DO PRESIDENTE - DEPUTADO VITOR SAPIENZA)

 

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

*    *    *

 

-                     Encerra-se a sessão às 21 horas e 37 minutos.

 

*    *    *