1

 

06 DE MAIO DE 2002

16ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO JORNAL “VALEPARAIBANO”

 

Presidência: LUIS CARLOS GONDIM

 

Secretário: SALVADOR KHURIYEH

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/05/2002 - Sessão 16ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: LUIS CARLOS GONDIM/SALVADOR KHURIYEH

 

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO JORNAL VALEPARAIBANO

001 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que esta sessão foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 50 anos do Jornal Valeparaibano. Convida todos para ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SALVADOR KHURIYEH

Relembra a importância histórica e econômica da região do Vale do Paraíba. Ressalta as qualidades do "Jornal Valeparaibano".

 

003 - HÉLCIO JOSÉ COSTA JÚNIOR

Como editor-chefe do "Jornal Valeparaibano", exprime o orgulho pela homenagem prestada aos 50 anos do periódico. Historia a criação do jornal, que sempre se propôs a ser a voz do Vale do Paraíba.

 

004 - FABRÍCIO ALBERTO CORREIA

Como jornalista e coordenador do Partido Verde do Vale do Paraíba, refere-se à importância para a população do "Jornal Valeparaibano", por ser um veículo que sempre primou pela veracidade e responsabilidade das informações prestadas.

 

005 - JOSÉ MARIA DE FARIA

Como vice-presidente do Sindicato do Comércio de São José dos Campos, elogia a clareza e a imparcialidade do "Jornal Valeparaibano".

 

006 - FRANCISCO MACEDO ORTIZ FILHO

Como presidente da regional de Guaratinguetá da OAB, discorre sobre a importância do "Jornal Valeparaibano", ressaltando sua coerência e profissionalismo.

 

007 - MURILO MELO FILHO

Como membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Imprensa e da Academia Brasileira de Letras, lembra a origem e a trajetória do "Jornal Valeparaibano".

 

008 - EMANUEL FERNANDES

Como Prefeito de São José dos Campos, elogia a independência editorial do "Jornal Valeparaibano".

 

009 - JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI

Fala sobre a importância social da imprensa regional.

 

010 - JOSÉ JORLEY DO AMARAL

Como presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, lembra a vocação regional, desde sua fundação em 1952, do "Jornal Valeparaibano".

 

011 - SALVADOR KHURIYEH

Assume a Presidência.

 

012 - LUIS CARLOS GONDIM

Historia a fundação e a evolução do "Jornal Valeparaibano". Destaca sua importância para a população e para a democracia.

 

013 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Salvador Khuriyeh para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - SALVADOR KHURIYEH - PSB - procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência passa a nomear as seguintes autoridades: Sr. Dr. Ferdinando Salerno, Diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Aquilino Lovato Júnior, diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Fernando Mauro M. Salerno, Diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Raul B. Lovato, diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes, acompanhado de sua senhora, Juana Blanco e Deputado Salvador Khuriyeh. O nobre Deputado Carlinhos Almeida pediu mil desculpas, pois esteve aqui durante todo o tempo, mas retirou-se por problemas na Câmara Municipal de São Paulo. Ficamos muito honrados com as suas presenças.

Anunciamos também a presença do Sr. José Jorley do Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; Vereadora Amélia Naomi, do PT de São José dos Campos; Vereador Giba Ribeiro, Líder do PT na Câmara de São José dos Campos; Cristiano Pinto Ferreira, Vereador de São José dos Campos; Osmar Ferreira, Vereador de São José dos Campos; Eliandro Silva Teberga, Presidente da Câmara Municipal de Putim; Luiz Gonçalves Simões; Vereador da Câmara Municipal de Itatiba; acadêmico Dr. José Altino Machado, ex-Governador do Acre e ex-Deputado Federal; Sr. Francisco Marcelo Ortiz Filho, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; Sr. Valdemir José Pedroso, Presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Norte; Sr. Hélcio da Costa Júnior, Editor-Chefe do “Jornal Valeparaibano”; Sra. Profa. Jeanete Ferreira da Silva, Diretora da Escola Estadual Prof. Francisco Pereira da Silva; Sr. José Maria de Faria, vice-Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos; Sr. Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras; Sr. Prof. Fabrício Alberto Correia, jornalista, Coordenador do Partido Verde no Vale do Paraíba; Rodrigo Piotto, Coordenador Regional da área 10 do Partido Verde; Sr. Antonio Alwan, Diretor Municipal do PSDB, em São José dos Campos; Sr. Ernane José Rosa, Consultor da Marketing Social; Sr. Renato Zecca, Consultor da Marketing Social.

Nomeadas as autoridades, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os Cinqüenta anos de Fundação do “Jornal Valeparaibano”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional do Brasil, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

*  *  *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar em nome do tenente Sérgio Rodrigues e estamos gratos pela belíssima apresentação.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Salvador Khuriyeh, da bancada do PSB, que é do Vale do Paraíba e veio prestigiar esta sessão solene tão importante para nós.

 

O SR. SALVADOR KHURIYEH - PSB - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Luis Carlos Gondim; Exmo. Sr. Prefeito do Município de São José dos Campos, Emanuel Fernandes; Exma. Sra. Primeira-dama do Município de São José dos Campos, Sra. Juana Blanco; Exmo. Sr. Ferdinando Salerno, diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Fernando Mauro Salerno, diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Aquilino Lovato Júnior, diretor do “Jornal Valeparaibano”; Sr. Raul Lovato, diretor do “Jornal Valeparaibano”; Exmo. Sr. José Jorley do Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; Exma. Sra. Vereadora Amélia Naomi, do Partido dos Trabalhadores de São José dos Campos; Exmo. Sr. Vereador Giba Ribeiro, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São José dos Campos; Exmo. Vereador Sr. Cristiano Pinto Ferreira, da bancada do Partido da Social Democracia do Brasil de São José dos Campos; Exmo. Sr. Vereador Osmar Ferreira, da bancada do Partido da Social Democracia do Brasil de São José dos Campos; Exmo. Eliandro Silva Teberga, Presidente da Câmara Municipal de Putim; Exmo. Sr. Luiz Gonçalves Simões, Vereador da Câmara Municipal pelo Partido Verde de Itatiba; Acadêmico Dr. José Altino Machado, ex-Governador do estado do Acre e ex-Deputado federal; Sr. Francisco Marcelo Ortiz Filho, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Guaratinguetá; Sr. Valdemir José Pedroso, Presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Norte; Sr. Hélcio da Costa Júnior, editor chefe do “Jornal Valeparaibano”; Sra. Profª Jeanete Ferreira da Silva, diretora da Escola Estadual Prof° Francisco Pereira da Silva; Sr. José Maria de Faria, Vice-Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campo; Sr. Ernane José Rosa, consultor da Marketing Social; Sr. Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras; Sr. Prof. Fabrício Alberto Correia, jornalista, coordenador do Partido Verde; Rodrigo Piotto, coordenador regional da área 10 do Partido Verde; Sr. Renato Zecca, consultor da Marketing Social; Antonio Alwan, diretor municipal do Partido da Social Democracia do Brasil; Tenente PM Sérgio Ribeiro, maestro da corporação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, senhoras e senhores aqui presentes, meus amigos, estar aqui hoje no instante em que fazemos esta homenagem proposta pelo nobre Deputado Luis Carlos Gondim e aceita pelo Presidente efetivo desta Casa, nobre Deputado Walter Feldman, esta homenagem aos 50 anos de Fundação do “Jornal Valeparaibano” é de grande importância para todos nós do estado de São Paulo e não só para a nossa região do Vale do Paraíba.

Habitualmente e rotineiramente todos nós temos tido a oportunidade de ouvira importância da nossa região, o Vale do Paraíba, para todo o Brasil. Não são poucas as manifestações de instituições brasileiras e de instituições internacionais; não são poucas as manifestações de autoridades, de pessoas, de cidadãos, de pesquisadores, enfim, de pessoas que reconhecem a importância do Vale do Paraíba para todo o país.

O Vale do Paraíba tem importância histórica por ser uma das primeiras regiões colonizadas a partir do processo de descobrimento e de colonização do nosso país e sobretudo pelo fato de ser uma região que se destaca com pujança no processo de desenvolvimento e de contribuição para o processo de desenvolvimento da nossa nação.

A região do Vale do Paraíba, como temos oportunidade de ouvir com freqüência, é uma região ímpar no nosso planeta. É uma região situada entre duas grandes megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes, distantes entre si apenas 400 quilômetros e só por isso uma região ímpar em todo o planeta. Nenhuma outra região do nosso planeta tem essas características geográficas e de densidade demográfica e por conta disso as características de desenvolvimento social e econômico.

Já tivemos oportunidade em dizer que a região do Vale do Paraíba por ter sido uma das primeiras regiões colonizadas em nosso país, uma das regiões mais antigas, uma das regiões que mais contribui para o processo de construção da nossa história e de onde saíram bandeiras e missões para poder desbravar o território brasileiro e auxiliar no processo de construção do nosso país. Este mesmo Vale do Paraíba é hoje uma das regiões que abriga empresas e indústrias de tecnologia de ponta em todo o mundo. Basta ver as empresas que temos na área automobilística, a nossa grande Embraer, o orgulho brasileiro na produção de aviões e hoje a maior exportadora do Brasil e maior comercializadora de aviões dessa categoria no mundo.

Do mesmo modo, outras empresas de tecnologia que fizeram daqui da nossa região do Vale do Paraíba equipamentos, prestação de serviços, enfim, para todo o planeta. Aonde quer que formos hoje no mundo podemos dizer com muito orgulho que lá está a presença do Vale do Paraíba.

Por que estou destacando a importância do Vale do Paraíba no instante em que comemoramos o aniversário de 50 anos do “Jornal Valeparaibano”? Porque é uma região que tem importância e tem o significado que tem o Vale do Paraíba para o processo de desenvolvimento do nosso país não seria certamente a mesma região se não tivesse ali a presença de um grande veículo de comunicação, de um grande jornal como é o “Valeparaibano”.

O “Valeparaibano”, que tive a oportunidade de ver aqui hoje nesta edição que estamos recebendo datada de ontem, cinco de maio, completa na data de hoje, o número de 14.092 exemplares nos seus 50 anos de existência. Na verdade é reflexo da pujança dos empreendedores, da pujança de seus diretores, dos seus proprietários, dos seus idealizadores, que acreditaram que a região do Vale do Paraíba pela sua importância no cenário nacional precisava ter um veículo de comunicação da importância do Vale do Paraíba. Temos centenas de pequenos veículos de comunicação, de outros jornais; temos a presença de outros veículos de grande circulação nacional, mas indiscutivelmente o “Jornal Valeparaibano” é aquele que leva para todo o país a fisionomia e o perfil, como podemos dizer na linguagem mais apropriada e mais simplista talvez, a cara do Vale do Paraíba.

Tenho orgulho de poder estar aqui hoje, nesta Casa, na condição de Deputado e dizer que o Vale do Paraíba tem esta cara, tem a cara de um jornal bem feito, tem a cara de um jornal produzido com competência, produzido com esmero no sentido de poder veicular as informações e no sentido de poder fazer com que a sociedade, toda a comunidade do Vale do Paraíba e toda a região que têm acesso ao “Jornal Valeparaibano” possam estar bem informadas, possam constituir a sua opinião quanto ao que vem acontecendo em nosso país e também como cidadão bem informado por este veículo de comunicação, o “Jornal Valeparaibano”, dar a sua contribuição para o desenvolvimento de toda a nossa região e por via de conseqüência contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

Sr. Presidente, sei que diversos oradores farão o uso da palavra e tem sido habitual nas sessões solenes que nós, Deputados, fizéssemos o uso da palavra em apenas três a cinco minutos para fazermos saudação àqueles que são homenageados. Por conta disso, peço compreensão de V.Exa. e mesmo compreensão por parte daqueles que nos ouvem neste instante, por estar aqui e eu diria me excedendo no tempo, mas não poderia de deixar de expressar com muita sinceridade e com muita humildade a minha opinião enquanto cidadão de Taubaté, do Vale do Paraíba e enquanto parlamentar nesta Casa.

Tenho convicção que representamos aqui o Vale do Paraíba com honra e com dignidade. E, aqui, diante dos representantes do “Jornal Valeparaibano” quero saudá-los e mais do isso dar os meus parabéns pelo trabalho que V.Sas. vêm desenvolvendo. Enquanto cidadão do Vale do Paraíba quero manifestar aqui a gratidão e com humildade dizer que sentimos sim que devemos cumprimentá-los neste instante. Mais do que cumprimentá-los, queremos dar os parabéns pela luta que vêm desenvolvendo ao longo desses anos e dizer a V.Sas que o “Jornal Valeparaibano” precisa da pujança, da compreensão, da determinação de cidadãos, de empresários, de jornalistas, de homens de visão como os senhores para que possam dar a contribuição necessária para o desenvolvimento do Vale do Paraíba.

Antes de dar os parabéns a V.Sas pelo aniversário do jornal quero dizer que precisamos muito do trabalho de vocês. O Vale do Paraíba e o Brasil, a nação que todos queremos construir do Brasil, uma nação desenvolvida, uma nação igualitária, uma nação justa para os seus cidadãos, precisam de um órgão de comunicação firme, forte, de qualidade, preocupado em transportar as notícias para a sociedade para que possam fazer de nossos cidadãos, cidadãos que tenham a maior igualdade possível em nosso país.

São com essas palavras que quero fazer este apelo para que continuem trabalhando sempre com essa visão. Ao encerrar as minhas palavras neste instante, agradeço e quero dar-lhes os parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo destes 50 anos. Muito obrigado e meus parabéns a todos vocês pelo trabalho que têm desenvolvido! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Parabéns, Deputado Salvador Khuriyeh.

Gostaríamos de anunciar aqui a presença da empresária Míriam Cursino e do ex-Secretário de Saúde, ex-Deputado federal, meu professor Dr. José Aristodemo Pinotti, que veio brindar esta Casa com a sua presença.

Concedemos a palavra ao Sr. Hélcio José Costa Júnior, editor-chefe do “Jornal Valeparaibano”.

 

O SR. HÉLCIO JOSÉ COSTA JÚNIOR - Ilmo. Sr. Deputado Luis Carlos Gondim, na figura de quem homenageio e agradeço a todos os Deputados presentes; Exmo. Sr. Prefeito de São José dos Campos, Sr. Emanuel Fernandes; Exmo. Sr. Jorge Jorley do Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos na figura de quem também homenageio os Vereadores e os Presidentes das Câmaras presentes; Srs. Empresários, lideranças classistas, Srs. Acadêmicos, senhores e senhoras, é com muita alegria e com uma boa dose de orgulho que o jornal recebe esta homenagem na Assembléia Legislativa pelos seus 50 anos. A lembrança dos Srs. Deputados coroa os esforços deste jornal ao longo de cinco décadas de história repleta de lutas em defesa da informação imparcial, democrática e pluralista.

Esta homenagem também coroa a força do estado, esta constelação de centenas de municípios espalhados pelos quatro cantos de São Paulo que com trabalho e dedicação de seus habitantes dá uma face nova não só a São Paulo, mas também ao Brasil todos os dias. Nós, do “Valeparaibano”, e falo em nome da empresa, dos empresários aqui presentes, dos jornalistas também e dos funcionários que fazem o jornal no dia-a-dia. Acreditamos na força do interior e fazemos da defesa da nossa região, o Vale do Paraíba, a nossa principal bandeira.

Esta crença norteia o “Valeparaibano” desde o seu primeiro número impresso numa pequena oficina mecânica na cidade de Caçapava na madrugada do dia 6 de janeiro de 1952. Era um jornal franzino, de quatro páginas, impresso numa impressora barulhenta alemã e tirado pelas mãos do jornalista Francisco Pereira da Silva, o “Chico Triste”. Este jornal, que nasceu pequeno, já nasceu regional. Ao invés de se chamar “ A Gazeta de Caçapava”, “Jornal de Caçapava’, “Folha de Caçapava”, ele foi batizado para ser a voz de toda região. Este jornal já nasceu " Valeparaibano". Nós, cidadãos do Vale do Paraíba sabemos disso.

O Vale é uma região com identidade própria forjada ao longo dos séculos, do tempo dos bandeirantes que cruzaram a região indo em busca do ouro e das pedras preciosas nas Minas Gerais. À época áurea do café, cidades foram sendo plantadas em distâncias regulares, quase sempre a distância de um pouso de tropa, cidades essas que atravessaram juntas crises e ondas de progresso. Tivemos progresso na chegada da estrada de ferro, com a abertura da rodovia Rio-São Paulo, com a instalação de indústrias e dos centros de pesquisas e com a chegada da indústria do turismo.

Hoje, o Vale do Paraíba com seus 40 municípios é uma das regiões mais importantes do Brasil. É uma região importante não apenas pela sua localização estratégica entre o Rio e São Paulo, é uma região importante não apenas por abrigar seis das dez empresas que mais exportam no Brasil, entre elas a líder em exportação, que é a Embraer, cujos aviões voam em todos os continentes.

É uma região importante não apenas pelos seus centros de pesquisas, entre eles o CTA , o ITA e o Impe e uma região importante não apenas pelos seus quase dois milhões de habitantes, por suas matas, por suas praias e por suas serras. O Vale do Paraíba é uma região única pela sua identidade regional e eu tenho orgulho em afirmar que o “Valeparaibano” acredita nisso desde o seu princípio. E quem sabe o “Valeparaibano” tem uma parcela nessa formação da identidade regional.

O pequeno jornal de quatro páginas nascido há 50 anos evoluiu junto com a região. Hoje, ele é um dos maiores jornais do interior do estado. São mais de 350 funcionários trabalhando 24 horas por dia para levar às bancas e às mãos dos nossos assinantes o que de mais importante acontece no Vale, no Brasil e no mundo. Das eleições Presidenciais aos conflitos em Israel; da convocação da Seleção Brasileira aos problemas do Rio Paraíba, a notícia mostra a sua face todos os dias no "Valeparaibano" seja por textos, imagens e cores.

Tal esforço dá resultado, o “Valeparaibano” é hoje o jornal com maior índice de leitura da região e quem diz isto é o Ibope: de cada 100 leitores de jornal no Vale do Paraíba 72 lêem o “Valeparaibano”. Este número é significativo e ao mesmo tempo assustador e instigante, ele aumenta a nossa responsabilidade como um jornal moderno, ético, democrático e comprometido com o desenvolvimento da nossa região, do nosso país e do nosso estado.

O segredo dessa trajetória iluminada ao longo de 50 anos é um só: a crença na informação pura, na informação verdadeira, na informação como elemento vital para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, democrática e fraterna. Não é por outro motivo que o lema escolhido pelo “Valeparaibano” para marcar os seus 50 anos seja a confirmação desse compromisso. O lema diz: “É tudo verdade”. Para nós, esta não é uma peça de marketing, um slogan vazio. Para nós, é o sentido do nosso trabalho, é o que nos faz e nos fez enfrentar pressões muitas vezes poderosas, desafios e obstáculos para levar ao leitor - este sim o nosso maior tesouro - a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade acima de tudo.

Pelo reconhecimento disso tudo, pelo valor que a Assembléia Legislativa dá a esta aventura de 50 anos em busca da verdade é que eu em nome da direção do “Jornal Valeparaibano”, dos empresários Ferdinando Salerno, Aquilino Lovato Júnior, Fernando Mauro Salerno, Raul Bento Lovato e em nome também dos jornalistas, dos fotógrafos, dos gráficos, de todos os funcionários e também por que não dos nossos ex-funcionários porque temos 50 anos de história, eu agradeço esta homenagem valorosa, significativa e relevante.

Senhoras e senhores, digníssimo Deputado Luis Carlos Gondim, muito obrigado pela homenagem. Espero que nós, todos juntos, possamos construir dia a dia um Brasil melhor e mais justo a partir do nosso trabalho. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Prof. Fabrício Alberto Correia, jornalista e coordenador do Partido Verde do Vale do Paraíba.

 

O SR. FABRÍCIO ALBERTO CORREIA - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Luis Carlos Gondim Teixeira; Exmo. Governador José Altino Machado, filho ilustre e amado de Taubaté; Exmo. Prefeito Municipal Emanuel Fernandes; Digníssima arquiteta Sra. Juana Blanco; Exmo. Dr. José Jorley Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; Digníssimo Dr. Murilo Melo Filho, o maior jornalista político brasileiro imortalizado com a sua eleição para a Academia Brasileira de Letras; Exmo. Dr. Francisco Marcelo Ortiz Filho; Ilma. Profª Jeanete Ferreira da Silva; ilustres homenageados Dr. Fernando Salerno, Aquilino Lovato Júnior, Fernando Mauro Salerno, Raul Bento Lovato; Ilmo. Jornalista Hélcio Costa, Sras. e Srs. Deputados, autoridades presentes, senhoras e senhores, “de todas as liberdades a do pensamento é a maior e mais alta. Dela decorrem todas as demais, sem ela todas as demais deixam mutilada a personalidade humana, asfixiada a sociedade, entregue à corrupção o Governo do Estado” - disse o brilhante acadêmico Rui Barbosa.

Sr. Presidente, minha satisfação é redobrada em poder homenagear o jornal que aprendi a conhecer em meus primeiros anos de vida escolar. Sempre recorria a ele em busca de informações, certo de que encontraria uma fonte segura e confiável de leitura direta e franca. Por sinal, a franqueza é marca deixada pelo seu mentor e idealizador, Prof. Francisco Pereira da Silva, o saudoso folclorista sergipano por nascimento, mas valeparaibano por adoção, carinhosamente chamado de “Chico Triste”, que hoje dá nome a uma escola estadual de segundo grau em nossa amada São José dos Campos, onde tenho a honra de lecionar.

Para nós, cidadãos valeparaibanos, Sr. Presidente, este jornal é mais do que um veículo de comunicação e informação. O seu próprio nome “Jornal Valeparaibano” desperta em cada um de nós um sentimento altivo em relação à nossa terra, o Vale do Paraíba; respeito, a fé e a esperança do nosso povo. Não há quem passe pela Avenida Samuel Wainer em nossa querida São José dos Campos e não se curve às grandiosas instalações do “Jornal Valeparaibano”. O moderno parque gráfico exposto como uma vitrine faz o jornal circular em todo Vale do Paraíba, muitas vezes rompendo as fronteiras do nosso estado em direção ao sul de Minas e a região fluminense do estado do Rio de Janeiro.

Falar deste veículo de comunicação, cuja história nestes últimos 50 anos se mescla do próprio vale impõe falar também de seus diretores, Dr. Ferdinando Salerno e o saudoso Aquilino Lovato, representado por seus filhos, Raul Bento Lovato, Aquilino Lovato Júnior e Fernando Mauro Salerno. A estes empreendedores visionários que na aquisição do jornal na década de 70, expandiram as suas atividades na área de comunicação e construíram um patrimônio moral inabalável. A estes grandes empresários prestamos as nossas sinceras homenagens. Homenagens a homens que souberam dar o esforço pessoal na construção da democracia e do desenvolvimento de nossa região.

Sr. Presidente, o “Jornal Valeparaibano” faz parte de um seleto e restrito grupo de jornais que chegaram ao cinqüentenário de existência, distinguindo-se não apenas pela longevidade, mas sobretudo pela competência e seriedade com que se dedica ao exercício da nobre missão jornalística e principalmente de forma independente que foi e é o compromisso seguido até hoje pelos jornalistas da casa. Mas não foi uma caminhada por uma larga avenida, mesmo diante dos maiores óbices, o compromisso assumido com o público em seu primeiro editorial de manter de forma atualizada e dinâmica foi mantido. O “Jornal Valeparaibano” sentiu o gosto amargo da perseguição pelo seu amor à verdade em tempos em que o autoritarismo campeava.

É preciso reconhecer que a imprensa livre tem uma importante tarefa a cumprir nos estados democráticos. Seria mesmo um lugar comum repetir aqui seu papel de guardiã da liberdade individual, de expressão relevante do direito de resistência, de transformador do jogo político num jogo às claras em que se pode conhecer um mundo em que se vive para então mais conscientemente tomar uma posição perante o mesmo. O “Jornal Valeparaibano” ao longo dos seus 50 anos sempre primou pela veracidade e pela responsabilidade da informação prestada, buscando apurar os fatos e publicar matérias isentas de opiniões e paixões pessoais.

Sr. Presidente, os frutos que hoje colhem os que estão à frente desta empresa são resultado de um longo e dedicado trabalho de aprimoramento que caminhou passo a passo com a modernização da nossa região, do nosso estado, do Brasil e da imprensa em geral. Por isso a nossa homenagem a este grande jornal nesta ocasião festiva em que comemora 50 anos.

Parabéns ao seu maestro, o jornalista Hélcio Costa, filho do Vale, mais precisamente da gloriosa cidade de Cruzeiro. Nossos cumprimentos a cada um dos seus jornalistas e funcionários e o nosso reconhecimento pela relevância dos serviços que prestam ao nosso querido Vale do Paraíba, mantendo-se com independência e isenção a serviço da imprensa, da notícia veraz e do bom jornalismo, ressaltando-se entre os seus méritos a qualidade, a confiabilidade e a determinação com que se empenha na defesa dos valores democráticos, no respeito permanente aos ideais de independência e de liberdade. Que as próximas gerações possam com muita reverência comemorar o centenário deste veículo imprescindível para a história do Vale do Paraíba. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. José Maria de Faria, vice-Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Sindicato do Comércio de São José dos Campos.

 

O SR. JOSÉ MARIA DE FARIA - Exmo. Sr. Luis Carlos Gondim, digníssimo Deputado; Exmo. Sr. Ferdinando Salerno; Dr. Aquilino Lovato Júnior; Dr. Fernando Salerno; Dr. Raul Lovato Júnior; Exmo. Sr. Emanuel Fernandes, digníssimo prefeito de São José dos Campos; Exmo. Sr. Jorge Jorley do Amaral, digníssimo Presidente da Câmara de São José dos Campos; Srs. Vereadores de São José dos Campos, senhores e senhoras, ao longo dos seus 50 anos de existência, o “Jornal Valeparaibano” vem registrando em suas páginas a história e a vida do Vale do Paraíba. Tornou-se uma referência, não só para os cidadãos da região como para todo o País como pudemos verificar nas homenagens que o jornal vem recebendo, inclusive, na Câmara dos Deputados e hoje, nesta Sessão Solene.

A frase criada pelo “Jornal Valeparaibano” para a campanha comemorativa do seu cinqüentenário não poderia ter sido mais feliz: “É tudo verdade.” “É tudo verdade”, dizem as peças publicitárias daquele veículo de informação. Quem vive o cotidiano do Vale do Paraíba sabe que os fatos mais relevantes da região estão nas páginas do jornal, sempre retratados de forma clara, objetiva e imparcial. Com grande competência nas áreas gráficas, editorial e comercial, o “Valeparaibano” tem acompanhado de perto tudo o que acontece nas áreas da política, da economia, da cultura e a social-esportiva.

O mérito é de toda equipe dizia-me há alguns dias atrás o editor-hefe, prezado amigo Hélcio Costa. Sem dúvida, sem dúvida que sem uma boa equipe nenhuma empresa prospera. São eles os responsáveis pelo maior e mais valioso patrimônio que um veículo de comunicação pode desejar: a credibilidade junto ao seu povo.

O que atrai os leitores para o jornal é a certeza de que podemos acreditar no que está escrito ali e nós acreditamos no “Valeparaibano”. E acreditamos porque sentimos nas páginas que nos chegam às mãos todas as manhãs existe um pedacinho da alma de cada jornalista, de cada fotógrafo, de cada gráfico, de cada contato comercial e de cada funcionário do setor administrativo. Ao lermos as notícias do dia vivenciamos com eles um pouco do que viram e ouviram no dia anterior num convívio diário, extremamente enriquecedor para os seus leitores. Entretanto, nenhuma equipe trabalha bem se não tiver à frente um grande líder.

Por isso quero cumprimentar em nome do Sindicato de Comércio Varejista de São José dos Campos e em nome da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, os diretores do Valeparaibano: Dr. Ferdinando Salerno, Aquilino Lovato Júnior, Dr. Fernando Salerno e Raul Salerno. Quero cumprimentar o seu editor-chefe, Sr. Hélcio Costa e a diretora comercial Denise Santos, estendendo o meu abraço e a minha admiração a todos os profissionais desta valiosa empresa. Quero ainda estender o meu abraço àqueles pequenos jornalistas, quer chova ou faça sol, impreterivelmente todos os dias da semana, de madrugada, entregam este brilhante jornal em nossa porta. E aí podemos então saber o que vai na nossa cidade, na nossa região, no nosso estado, no nosso país e no mundo todo.

Portanto, a todos os amigos do “Valeparaibano” o nosso muito obrigado. Que Deus todo poderoso abençoe o “Valeparaibano” e proteja todos os seus funcionários. Muito, muito, muito, muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Antes de conceder a palavra ao Sr. Francisco Macedo Ortiz Filho, Presidente da OAB regional de Guaratinguetá, esta Presidência gostaria de anunciar a presença do Sr. Marcos Antonio Mroz, membro do Consema, ex-Secretário do Meio Ambiente de Ilhabela e membro também da Executiva Nacional do Partido Verde.

Tem a palavra o Sr. Francisco Macedo Ortiz Filho.

 

O SR. FRANCISCO MACEDO ORTIZ FILHO - Sr. Presidente destes trabalhos, Sr. Luis Carlos Gondim, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades presentes; cumprimento também o Sr. Ferdinando Salerno e Sr. Aquilino Lovato, em memória, em nome de todos aqueles que compõem o “Jornal Valeparaibano”.

“A verdade, não sou dono dela, mas a enalteço.” Sou um dos representantes da comunidade acadêmica do Vale do Paraíba como professor, profissional liberal, nos exercícios da atividade da ensinança e do mundo jurídico, devo fazer preservar o valor da cidadania enfatizando o importante e significativo papel desempenhado pela imprensa de nossa região do Vale do Paraíba e de todo o país.

Ressalto que nenhuma nação do mundo será forte e soberana, independente nas suas ações se não contar com o trabalho sério e eficaz dos profissionais da imprensa. E a história do Universo tem provado esta concreta realidade os quais na busca da verdade, ou melhor, de sua fonte, tudo fazem para trazê-la presente e viva, ora com o objetivo precípuo de revelar a verdadeira versão aos cidadãos e ao país dos fatos que interferem no cotidiano dos brasileiros, ora com o fito de resguardar o exercício da cidadania e auxiliar a pessoa conduzir-se dentro dos preceitos da ética à procura dos direitos e das obrigações e assim informar e por que não dizer formar opiniões coerentes com a verdade para que no mundo atual caracterizado por corrida desenfreada pela alucinante e voraz tecnologia em que o relâmpago dos acontecimentos demandam o preparo, a habilidade, o conhecimento e acima de tudo, a inteligência. Que o mesmo profissional da comunicação escrita possa, despojado de arroubos sentimentais, conceder, analisar e interpretar fatos para depois oferecê-los à opinião pública.

Dentro deste enfoque seguramente privilegia-se o nosso querido Vale do Paraíba por ter ao seu lado os préstimos e o apoio hoje e sempre do “Jornal Valeparaibano” com responsável equipe de profissionais, com técnica à altura dos grandes periódicos todo o Vale tem podido acompanhar o processo de desenvolvimento desta rica e hospitaleira região. Todos os afazeres do homem valeparaibano, das tarefas mais simples às mais sofisticadas, todas as atividades em franco progresso, todos os ofícios exercidos nesse promissor vale, tem a vigilância e são acompanhadas com zelo, diligência, imparcialidade, qualidades próprias de um jornal dinâmico, responsável, idôneo e imprescindível a todos nós que ultrapassou fronteiras e informa o que acontece no mundo.  Sem proselitismo, sem pretensão, julgo oportuno reportar-me ao sábio e poeta latino Horácio que afirmou: “Depois de proferida a palavra não volta mais.”

Não há, senhoras e senhores, porquanto nela reside a verdadeira verdade - permitam-me o pleonasmo - e com verdade não existe improvisos, vacilações, nem ímpetos. Existem sim respeito, exigência, imposição, lapidação de fatos para depois serem proferidos. Nitidamente nos assoma o iminente perigo de não informar, ou pior, informar mal e consequentemente ser irresponsável. É salutar afirmar que ao longo de 50 anos o nosso “Valeparaibano” tem postura coerente, idônea, fiel às suas origens, mostrando a olhos vivos seu alto grau de profissionalismo e seu sólido modo de reportar fatos, os costumes, os hábitos, a educação, a cultura, a saúde, o progresso sócio-econômico desde o homem trabalhando a terra no imenso vale ao astronauta que parte conquistando espaços, bem como sucessos que às vezes aflige a população regional, têm sido alvo de notícias alvissareiras por parte do “Valeparaibano” com o sempre compromisso de expressar a verdade.

Difícil é pensar hoje no campo da comunicação escrita a nossa pujança, o nosso progresso, os nossos percalços sem o apoio do jornal cinqüentenário. Que este dinamismo comunicativo e a livre expressão da verdade permaneçam envaidecendo a todos nós brasileiros e privilegiados valeparaibanos. Parabéns “Jornal Valeparaibano” pelos 50 anos de trabalho sob a égide da verdade! Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Murilo Melo Filho, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Imprensa e membro da Academia Brasileira de Letras.

 

O SR. MURILO MELO FILHO - Sr. Presidente, Srs. Deputados estaduais, Sr. Prefeito de São José dos Campos, Srs. Vereadores, Srs. Jornalistas, demais autoridades, minhas senhoras e meus senhores, meu querido Dr. Pinotti, conta-se nos dedos o número de jornais diários que no Brasil chegam a 50 anos de vida. Um deles, com meio século de fundação é justamente o “Jornal Valeparaibano”, que hoje estamos aqui homenageando. Eu aqui me encontro designado pela Associação Brasileira de Imprensa e pela minha querida Academia Brasileira de Letras e como um de seus mais novos acadêmicos para representá-las nesta sessão comemorativa.

Esta minha querida Academia Brasileira de Letras tem muitas afinidades com o Vale do Paraíba. Em suas cadeiras já se sentaram vários e ilustres acadêmicos valeparaibanos: Oswaldo Cruz, de São Luiz de Paraitinga; o Barão Homem de Melo, de Pindamonhangaba; Cassiano Ricardo, de São José dos Campos; Francisco de Assis Barbosa, de Guaratinguetá e até o atual acadêmico Miguel Reale, de São Bento do Sapucaí.

Sr. Presidente, no dia 6 de janeiro de 1952 estávamos num domingo de sol forte e abundante. Segundo me informou Fabrício Alberto Correia, um fraternal amigo meu, escritor, jornalista, professor de História e de Língua Portuguesa e um admirável intelectual que tanto ama o Vale do Paraíba e está aqui presente. (Palmas.)

Repito, segundo me informou Fabrício Alberto Correia, a oficina do jornal era pequena, de uma porta só, na rua João Ramos, em Caçapava. Quando o jornalista Francisco Pereira da Silva e o gráfico Rubens Lencione enrolaram as mangas das camisas após mais uma noite insone para contemplar a sua obra - 500 exemplares - de um jornal montado letra por letra durante mais de uma semana e impresso página por página numa precária máquina alemã da marca Bremensis, trazia uma ambiciosa manchete sobre a política reinante em Caçapava.

O fundador Francisco Pereira da Silva, nascido em Sergipe e que hoje dá o seu nome a uma exemplar escola pública de ensino médio em São José dos Campos, que tive o prazer e a honra em visitá-la esta tarde. O fundador Francisco Pereira da Silva era um professor folclorista e policial militar aposentado, um apaixonado pelo vale, colaborador de jornais literários e estudantis com o pseudônimo Emiliano, mais conhecido depois pelo apelido de ‘Chico Triste’, que passara os dois últimos anos sonhando com aquele momento.

Durante todo esse tempo escolhera os assuntos, escrevera os textos e aguardara todas as noites a chegada do gráfico para compor aquela primeira edição. Rubens Lencione, este modesto gráfico, ainda hoje mora em Caçapava e é uma testemunha viva de toda esta odisséia jornalística. Em minutos, naquele dia seis de janeiro, a porta da oficina iria abrir-se quando o sonho e o devaneio de “Chico Triste” estariam finalmente realizados: o jornal chegando ao leitor, seu grande e único destino. Quem naquele momento por acaso passasse pela rua João Ramos, bem no centro da cidade e olhasse para dentro daquela sala simples e para uma tôsca impressora jamais poderia imaginar que estaria assistindo o nascimento e o batismo do futuro maior jornal do Vale do Paraíba.

Ele poderia ter se chamado “Voz” ou “Folha de Caçapava”, ou até mesmo de “Caçapavince”, mas o fundador ‘Chico Triste’ entendeu que o seu raio de ação ficaria apenas restrita a uma cidade somente quando o seu objetivo era bem mais amplo e mais ambicioso. Assim, foi batizado de “Vale Paraibano”, um título que hoje o faz presente a todos os municípios do Vale desde São José dos Campos até o Vale Histórico, desde Taubaté até a Serra da Mantiqueira e desde Jacareí até o Litoral Norte já invadindo as fronteiras de Minas e do Rio de Janeiro, servindo como órgão de pólos integradores de toda uma imensa, valorosa e progressista região de São Paulo com sede instalada em São José dos Campos, que também hoje conheci pessoalmente e sua influência está agora presente nas principais cidades valeparaibanas onde dispõe de sucursais próprias.

Cumpre assim a sua primeira ambição que era exatamente a de ser um jornal diário regional e está cumprindo a sua segunda meta, que é justamente a busca da verdade. Pois, como afirmou “Chico Triste” no editorial “Nossas notas” publicado há 50 anos no primeiro número do “Valeparaibano”: “Estamos saindo hoje à rua nesta edição inaugural, nossa humildade só transige com uma espécie de orgulho sintetizada e traduzida na ostentação da nossa divisa, que é a verdade.”

Por este motivo, Sr. Presidente, uma campanha lançada em dezembro último para durante todo este ano de 2002 marcar o seu cinqüentenário, esta campanha tem um lema e um slogan como aqui já foi dito: “É tudo verdade”. Um “slogan” e um lema adequados, pertinentes e paradigmáticos que norteiam e ponteiam a existência deste jornal cinqüentão.

Minhas senhoras e meus senhores, ao longo deste meio século, o “Valeparaibano” atravessou muitas fases, superou enormes problemas financeiros, mudou de sede, de dono e de cidade, reequipou-se e modernizou-se, enfrentando crises e perseguições como as movidas pela ditadura militar em 1964 no viés, na vertente e na liturgia de sua destinação. Somente duas coisas não mudaram até hoje: o nome do seu título e a dignidade da sua existência. Continua agora fiel ao legado dos seus inesquecíveis fundadores ‘Chico Triste’ e Rubens Lencione. Mantém-se isento e independente, confiável e sério, fiel à defesa dos valores democráticos, leal à bandeira da verdade, com excelente qualidade gráfica e um jornalismo moderno, digno das tradições herdadas do figurino e do modelo de Hipólito José da Costa quando fundou em Londres no dia 1º de junho de 1808, o “Correio Brasiliense”.

Sr. Presidente, Srs. Deputados estaduais, senhores Vereadores, Sr. Prefeito de São José dos Campos, senhores jornalistas, demais autoridades, minhas senhoras, meus senhores e meus amigos, meu querido Dr. Pinotti, bem haja então esse Vale Paraibano no 50º aniversário de sua fundação, o seu inigualável exemplo de enormes serviços prestados à imprensa paulista, ao jornalismo brasileiro, hoje mais do que nunca necessitado de jornais que sirvam com a mesma coerência, respeito, decência, autoridade e correção. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência pede desculpas aos oradores que estariam na ordem agora, que seriam agora o Professor Dr. Pinotti, e o Presidente da Câmara, José Jorley, e passa a palavra ao Prefeito Emanuel, por motivo de força maior ocorrido agora, em São José, com uma pessoa ligada à parte de jornalismo, realizando o seu trabalho aqui nesta Casa. Pedimos desculpas e vamos fazer uma ordem aqui de inversão e vamos fazer uma foto - o Deputado Salvador Khurieyh, se estiver presente, gostaríamos que pudesse estar aqui em cima conosco.

Tem a palavra o Excelentíssimo Sr. Prefeito Emanuel Fernandes, Prefeito de São José dos Campos.

 

O SR. EMANUEL FERNANDES - Sr. Presidente dos trabalhos, Deputado Luiz Carlos Gondim, Deputado Salvador Khuriyeh, Srs. Proprietários Ferdinando e Fernando Salerno, Aquilino e Raul Lovato, Sr. Dr. Elcio Costa, na pessoa de quem saúdo os jornalistas, fotógrafos e membros do “Valeparaibano”, aqui presentes, Sr. José Jorley do Amaral, nosso Presidente da Câmara de São José, em nome de quem saúdo aqui todos os Vereadores aqui presentes; Srs. Acadêmicos Altino Machado e Murilo Mello, senhoras e senhores, sinto-me muito honrado pelo convite da Assembléia Legislativa para participar desta Sessão Solene, quando prestamos homenagem ao jornal da nossa cidade, da nossa região, o “Valeparaibano”, no transcurso dos 50 anos. É uma homenagem justa e oportuna. O “Valeparaibano”, ao longo da sua história, vem prestando uma contribuição muito importante à sociedade da nossa região e do Estado de São Paulo. Parece-me digno de nota o fato de este jornal impresso continuar mantendo, nos dias de hoje, uma posição mais do que destacada, eu poderia dizer preponderante na comunicação social de São José e do Vale do Paraíba. Isso não obstante a grande disseminação e evolução tecnológica dos meios eletrônicos de comunicação de massa.

A população acostumou-se a ver diariamente o seu jornal, as notícias que lhe dizem respeito diretamente sobre fatos que ocorrem na sua comunidade local, relacionando-as com o panorama nacional e mundial para, em seguida, partindo da referência impressa, comentar, discutir e aprofundar-se nas questões que mais lhes interessam com familiares, amigos e companheiros de trabalho. Contudo, além de comunicar notícias, o “Valeparaibano” presta-nos um outro serviço igualmente valioso pelo que pode contribuir para o desenvolvimento da democracia entre nós. Em suas páginas, o leitor encontra diariamente artigos assinados por autores de várias correntes, sem verve, sem alinhamento ideológico definido, das mais variadas correntes, dos mais variados partidos sobre assuntos diversos.

Ao longo desses 50 anos de “Valeparaibano” nem sempre foi possível escrever e ler assim livremente em nosso País. Talvez por lembrar-se muito bem dos tempos em que não havia tão ampla liberdade para expressar as idéias, o “Valeparaibano” tem-se destacado como veículo da opinião do cidadão.

Eu gostaria de lembrar aos proprietários jornalistas, ao editor do “Valeparaibano”, que ostento, com bastante orgulho, como memória desse tempo, uma foto do jornal “Valeparaibano” das Diretas-Já, em que eu, por acaso , me encontrava e apareci na foto - eu me lembro com bastante orgulho daquela saudosa jornada, em que o “Valeparaibano” se encontrava engajado na campanha das Diretas-Já. Mas não é só isso.

Gostaria - e sou insuspeito para falar disso, talvez seja por ser o Prefeito da principal cidade do Vale do Paraíba, o principal telhado de vidro a ser criticado pelo “Valeparaibano” -, mas eu gostaria, repito, de testemunhar, e foi para isso que eu vim aqui, além de fazer esta homenagem, de dizer para todos os que estão nesta sala, para todos os que estão nesta Assembléia que nunca, em nenhum momento, houve qualquer constrangimento de natureza editorial com relação à liberdade que a Prefeitura tem e os donos, os proprietários e editores, principalmente o Hélcio, que está há quase cinco anos, podem determinar que também não houve, por parte da Prefeitura, qualquer comprometimento ético na abordagem dos temas municipais.

Eu venho testemunhar, aqui, para todos que eu tenho bastante orgulho de ter na minha cidade um jornal que é independente na sua linha editorial e também os proprietários nunca chegaram na Prefeitura levando qualquer problema, como em muito lugares se ouve falar, a respeito das questões da propriedade do jornal. Venho testemunhar isso para dizer a todos que estão aqui, muitos não são de São José, muito não são do Vale do Paraíba, mas eu posso afirmar aqui desta tribuna da Assembléia de São Paulo que, em São José dos Campos, temos um jornal e jornalistas independentes, sérios, corretos, críticos, mas abertos. Portanto, a nossa cidade está de parabéns por ter um jornal desse jeito e a gente sabe que não é fácil encontrar periódicos desse jeito.

Em 50 anos de história, o “Valeparaibano” passou por muitas transformações, acompanhando o progresso da sua terra. Não tenho dúvidas de que continuará evoluindo. Creio mesmo que o progresso dos meios de comunicação, em particular da imprensa escrita pode e deve ser um elemento chave do desenvolvimento político, social, cultural e econômico de São José dos Campos e de toda sua região. Algumas pessoas já disseram aqui o que é o Vale do Paraíba e São José dos Campos, em termos de desenvolvimento econômico e tecnológico. O “Valeparaibano” tem acompanhado e a gente sempre brinca com os editores e jornalistas “nós somos em São José dos Campos gente de Primeiro Mundo” e o jornal também tem acompanhado a evolução da nossa cidade e da nossa região.

É este desenvolvimento de uma cidadania letrada, informada, solidária, empreendedora e responsável que sonhamos ver consolidado em nosso Vale, até para servir de exemplo para o resto do Brasil. Para isso contamos com o “Valeparaibano”. Por todos os seus feitos passados, homenageamos hoje o “Valeparaibano”. Fazemos votos de que o jornal tenha sucesso e contínuo aperfeiçoamento nesse limiar do novo Século e do novo Milênio.

Em nome da população de São José dos Campos, através do seu Prefeito, São José dos Campos presta homenagem aos 50 anos do “Valeparaibano”. Parabéns aos proprietários, editores, gráficos, pessoal da parte comercial - São José dos Campos faz aviões, satélites, foguetes, carros, mas faz também história no jornalismo e tem um jornal de cidade grande. Parabéns ao “Valeparaibano”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Convido para fazer uso da palavra o Professor Dr. José Aristodemo Pinotti. Gostaria de que fizesse uso da tribuna.

 

O SR. JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI - Meu prezado amigo e Presidente, Deputado Luiz Carlos Gondim, Sr. Diretor do “Valeparaibano”, Sr. Aquilino Lovato, Prefeito de São José dos Campos; Sr. Manoel Fernandes, Deputados, Vereadores e demais autoridades presentes, Murilo Mello Filho, membro da Academia Brasileira de Letras, eu não sou cidadão do Vale, sou cidadão paulistano, morei 20 anos em Campinas, onde tive a honra de ser reitor da Unicamp. Nunca vivi no Vale, mas, quando o meu prezado amigo, Deputado Gondim, me convidou para participar deste momento, aceitei prazerosamente, porque achei que devia fazer um depoimento.

Entre as utopias minhas que consegui realizar encontram-se duas das quais eu me orgulho muito - quando fui Secretário de Educação do Governador Montoro, implantamos em São Paulo o Profic, Programação de Formação Integral da Criança, que transformou para as crianças mais carentes das escolas públicas de São Paulo o processo de ensino puramente informativo num processo de formação integral, fazendo com que essas crianças ficassem um dia inteiro na escola e praticassem outras formas de pedagogia, que não a simples informação da sala de aula. Nós conseguimos colocar 500 mil crianças pobres em tempo integral nas escolas públicas de São Paulo.

Quando fui Secretário da Saúde do Governo Quércia conseguimos implantar o processo de municipalização da saúde no Estado de São Paulo, diminuindo os índices de mortalidade e morbidade do Estado. Essas duas utopias foram altamente criticadas no momento da sua implantação pela grande imprensa de São Paulo, pela grande imprensa brasileira. Naturalmente, isso ocorreu também não só com o Profic, como o SUDS e a descentralização no Vale do Paraíba, e ocorreu com bastante ênfase, com bastante dedicação por parte das autoridades das prefeituras e vereadores, dos médicos e dos professores locais.

Eu me lembro muito bem, e essa é a razão da minha presença aqui, de que o “Jornal Valeparaibano” teve uma posição isenta, correta, descomprometida e buscou a verdade nesses dois projetos. Portanto, não poderia deixar de dar esse testemunho aqui e, a partir deste momento, comecei a reparar um pouco mais no comportamento da grande imprensa vis-à-vis, no comportamento da imprensa regional. E acabei por diagnosticá-la - a imprensa regional -, como mais amante da verdade, como menos compromissadas com interesses outros que não fossem o papel e a vocação da Imprensa, que é não ter mordaças, procurar a verdade, mas, acima de tudo, respeitar a individualidade, a privacidade, o direito a ambas essas coisas das fontes informativas.

E percebi claramente que existe uma diferença ética importante entre essas duas imprensas. Essa é a razão deste meu depoimento, até para que a gente possa refletir que, sem uma imprensa desse tipo, sem jornais como o “Valeparaibano”, fica difícil aprimorarmos o processo democrático, porque ele só será aprimorado e amadurecido quando tivermos uma politização maior do cidadão brasileiro. E essa politização pode se fazer um pouco na escola, pode-se fazer um pouco e casa, mas, seguramente, ela se faz muito fortemente através de uma imprensa sem mordaças, que busca a verdade e que respeita o cidadão. Portanto, quero deixar, aqui, os meus parabéns e o meu desejo de que o “Valeparaibano” continue dessa forma, sem mordaças em busca da verdade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Como foi feita a inversão dos nossos trabalhos, esta Presidência convida e passa a palavra ao Sr. José Jorley do Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos. Vossa Excelência pode fazer uso da palavra do microfone aqui ao lado.

 

O SR. JOSÉ JORLEY DO AMARAL - Excelentíssimo Sr. Deputado Luiz Carlos Gondim, ao qual peço licença para que, em nome dos empresários Ferdinando Salerno, Aquilino Lovato, Fernando Salerno e Raul Lovato, possamos cumprimentar todos os presentes, autoridades, senhores e senhoras.

Para nós, de São José dos Campos, é motivo de grande honra podermos estar aqui hoje, em nome da Câmara Municipal de São José, e participar desse evento que, para nós, é de grande honra: são 50 anos de vida do jornal “Valeparaibano”. Já foi aqui dito pelos oradores anteriores a evolução do Vale do Paraíba e a evolução de São José dos Campos. E imaginar que, em 1952, tivesse ali um idealizador, um sonhador à época o nosso querido e que lembramos, sempre carinhosamente, o “Chico Triste”, nós tivemos naquele momento, em cima dos seus sonhos, levantando ali um jornal com aqueles equipamentos simples, mas revestidos de uma grande vontade e naquele momento o principal motivo da criação daquele jornal era exatamente dentro daquele seu sonho - trabalhar as crônicas, trabalhar as poesias -, mas o primeiro momento, independente até da sua vontade, acreditamos, o jornal não só nasceu ali com o seu nome, com a vocação regional, mas nasceu ali com a vocação regional, traduzindo com a sua permanência dentro do espaço físico, porque, logo aos três anos seguintes, passava-se o jornal a funcionar de Caçapava e Taubaté, de Taubaté vindo para São José em 1955.

Quando ali chegou em 55, em São José, nós estávamos passando de uma fase, quando São José dos Campos tinha como característica a cidade de tratamento sanatorial, passando por uma fase de avanço tecnológico, com a implantação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o CTA antigamente, o Centro Tecnológico, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

A evolução da nossa cidade trouxe também a evolução dentro do sistema de jornalismo. Pudemos presenciar, ao longo desses 22 anos em que tivemos a oportunidade de conviver diariamente com o “Valeparaibano”, porque em 1976, atendendo a necessidade de evolução e progresso, o jornal “Valeparaibano” passa a operar com off-set, em 1976, e logo a seguir mais ainda graças ao arrojo dos empresários e aqui quero lembrar o empresário com quem tive o prazer de conviver e Ferdinando Salerno, desde 1980, mas um empresário que hoje não se encontra mais aqui, um empresário que muito deixou marcado não só no mundo empresarial, mas também na área social de São José dos Campos, que era o Aquilino Lovato.

O Aquilino Lovato, à época, como o Fernando Salerno, fazendo o trabalho, procurando divulgar, ampliar e atender à demanda para que pudessem as notícias serem levadas novamente com o tamanho que a região do Vale do Paraíba, especialmente São José dos Campos, aquela época estava tendo necessidade da sua expansão, em 1980 começa o “Valeparaibano” também uma nova fase, aumentando, acrescentando aí o 2º Caderno - e havia aí a necessidade de um segundo caderno - e tivemos aí a oportunidade de conviver até a data de hoje.

Então, a evolução do Jornal “Valeparaibano”, no seu dia-a-dia, trazendo a veiculação de notícias na região, procurando o desenvolvimento econômico , como nós aqui citamos, que, ao longo desses últimos dez anos o Vale do Paraíba cresceu e muito, e hoje contribuindo com mais de 10% das exportações brasileiras - a região do Vale do Paraíba contribui com mais de dez porcento -, então quando nós vemos isso nós vemos o esforço que teve de ser feito pelos empresários do “Valeparaibano”, pelos seus funcionários, inclusive por aqueles que lá passaram - e tivemos a oportunidade de conviver com muitos deles -; para que o jornal acompanhasse.

E quando falamos assim, dá a impressão de que o jornal estava a reboque. Não! Pelo contrário, nós sempre percebemos o jornal não como a reboque do crescimento da região, percebemos sempre o jornal como parte integrante do crescimento da região não só levando a seriedade das notícias, a credibilidade, a ética, a abertura das suas notícias, mas inclusive pelo lado social. O jornal sempre esteve presente na região, especialmente em São José dos Campos nós somos testemunhas da presença do jornal “Valeparaibano”, através da sua atuação dentro da comunidade joeense.

Então, quero deixar aqui este testemunho também de relacionamento aberto, franco, feito pelo jornal “Valeparaibano”.            Nós que temos vida pública, sabemos que estamos ali diariamente, ora sendo criticados, ora sendo elogiados, mas nós todos, e aqui tenho certeza de que estamos falando em nome de todos os Vereadores de São José dos Campos, representando todas as outras pessoas que têm essa convivência com o “Valeparaibano”, sempre especialmente, volto a falar, nos últimos 22 anos e tive oportunidade de conviver ali junto do “Valeparaibano” com seus funcionários, sempre tivemos as portas abertas para que ali pudéssemos chegar, expor as nossas razões, expor os nossos pontos de vista para que pudéssemos sempre a notícia divulgada, e do outro lado também respeitando a nossa posição.

Então, esse é o testemunho que eu queria deixar registrado, enaltecendo mais uma vez todos os funcionários que por ali passaram, todos os funcionários que estão ali hoje, porque ninguém imagina, quando se pega um jornal de manhã e se lê, a estrutura e o trabalho que tem que estar por trás, o trabalho constante da busca da notícia atualizada todo dia ali para que se possa fazer uma edição todo dia. É um trabalho gigantesco, árduo.

Então quando reconhecemos no “Valeparaibano”, através dos seus funcionários, através dessa diretoria, desses proprietários que hoje aqui estão, aqui o Aquilino Lovato Júnior, que dá seqüência ao trabalho do seu pai, o Raul, dá seqüência ao trabalho do seu pai dentro dos princípios e ideais do seu pais, ao Fernando Salerno e ao Ferdinando Salerno, que nós conhecemos tão bem ao longo desses 20 anos, o seu desprendimento, o seu carinho com a cidade de São José dos Campos. Então queremos registrar os nossos parabéns pelos 50 anos do “Valeparaibano”. Muito obrigado. (Palmas.)   

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Convido o nobre Deputado Salvador Khurieyh para assumir a Presidência dos trabalhos nesta Casa, enquanto nós fazemos uso da palavra. Gostaria apenas de comunicar que é um dossiê pequeno que iremos apresentar. Como a todos nós pedimos cinco minutos, nós tentaremos fazer em três minutos.

 

*  *  *

 

- Assume a Presidência o Sr. Salvador Khuriyeh.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - SALVADOR KHURIYEH - PSB - Concedo a palavra, neste instante, ao Exmo. Deputado Luis Carlos Gondim.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV - Sr. Presidente, Deputado Salvador Khuriyeh, Sr. Dr. Fernando Salermo, Diretor do Jornal “Valeparaibano”; Sr. Aquilino Lovato Júnior, Diretor do Jornal; Sr. Fernando Mauro Salermo, também diretor do Jornal “Valeparaibano”; Sr. Raul Lovato, Diretor do Jornal “Valeparaibano”; Sr. Emanuel Fernandes, Prefeito de São José dos Campos e Sra. Juana Blanco, sua digna esposa; Exmo. Sr. Jorley do Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; Sr. Hélcio José da Costa Júnior, editor chefe do “Jornal Valepariabano”; Sr. Professor Dr. José Aristodemo Pinotti; senhoras e senhores: as sessões solenes realizadas na Assembléia Legislativa de São Paulo têm a finalidade, acima de tudo, de enaltecer o reconhecimento, a personalidades ou a empresas que contribuem de forma decisiva para o aperfeiçoamento do Estado.

Nesta noite, de maneira especial, reforçamos a certeza de que a homenagem, além de justa, é absolutamente dispensável e ocorre a serviço da história de uma região, motivo de orgulho para todos nós, que é o Vale do Paraíba. O seu maior porta-voz, o “Jornal Valeparaibano”, completou em janeiro deste ano 50 anos de existência. Ao longo de nossa carreira, como médico e representante da comunidade junto ao Poder Legislativo, tivemos a oportunidade de presenciar a fundação de diversos veículos de comunicação. Raros, entretanto, foram aqueles que sobreviveram e mantiveram o propósito que serviu de referência para a sua criação - a informação independente a prestação de serviços à sociedade. Completar meio século de vida, então, é uma tarefa para poucos jornais, ainda mais quando o compromisso com a modernidade e a imparcialidade se renova a cada dia exatamente em sintonia com a vontade soberana da comunidade para a qual esse jornal foi criado.

Graças ao idealismo e à determinação do jornalista Francisco Pereira da Silva, o “Chico Triste”. Daquelas 4 páginas iniciais da oficina de uma porta em Caçapava nasceu o jornal, cujo crescimento não depende, neste momento, somente da aguçada visão empresarial de seus diretores; esse crescimento passa a ser uma exigência dos próprios leitores que aprenderam a enxergar no “Valeparaibano” uma extensão legítima da cidadania e um aliado perene exatamente em nome dela.

Nem seria necessário analisar números para constatar a inequívoca liderança desse jornal no “Valeparaibano”. Atualmente 72% dos moradores do Vale preferem esse veículo de comunicação, ainda mais no instante em que se torna acirrada a disputa pelo mercado em que certos urbanos. E não faltam exemplos de grandes coberturas jornalísticas ou enormes bandeiras que deram eco à inspiração popular e reforçaram a inabalável confiança do “Valeparaibano”. A denúncia do chamado “trem da alegria”, no início de 2001, quando a Câmara Municipal pretendia abrir duzentos e cinqüenta cargos, foi uma das mais recentes. A investigação de um suposto esquema de corrupção na cadeia de Putim, em 99, também permanece viva na memória dos leitores, uma memória em que a ética deste jornal sempre foi um traço marcante e absolutamente obrigatório. O trabalho pelo ecoturismo tem marcado muito o jornal “Valeparaibano”.

Em todas as etapas de produção do jornal, da incansável redação, onde atuam cerca de 60 profissionais, a modernidade do parque gráfico e a qualidade, e o respeito aos cidadãos não apenas se fazem presentes sempre, são lemas indissolúveis que levam a um único caminho: a verdade. Certamente, muitos desafios virão, estamos em uma época de globalização e de mudanças constantes de padrões de exigência dos consumidores da informação que se torna cada vez mais abundante e pulverizada. E neste caminho a regionalização da notícia ganha um destaque especial, porque resgata a identidade de um núcleo que retrata a sua realidade, servindo como um porta-voz perene de insatisfações, conquistas, sonhos e batalhas.

Eu e minha equipe gostaríamos de ressaltar que, em nome dos conceitos que regem o nosso mandato, nos sentimos orgulhosos pela existência de um jornal imparcial, como o “Valeparaibano”, um fiel escudeiro dos seus leitores, um investigador intransigente da verdade e da atuação da classe política e empresarial.

A existência de jornais, como o “Valeparaibano”, aperfeiçoa o processo democrático e eleva o nível de debate franco e profícuo. O Brasil precisa de muitos jornais, como o “Valeparaibano”, cuja tarefa é renovada diariamente no mesmo ritmo da redação e de todos os setores sempre marcados pelo profissionalismo e pela atualização. As páginas do “Vale” na Internet são mais alguns argumentos e que ilustram este nosso raciocínio. Portanto, senhoras e senhores, homenagear o “Valeparaibano” nessa Sessão Solene não é apenas uma questão de justiça em razão dos 50 anos de sua existência. Homenagear o “Valeparaibano” é uma obrigação de todos os cidadãos que amam este Estado e, acima de tudo, a honradez e a verdade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SALVADOR KHURIYEH - PSB - Neste instante, retoma a Presidência dos trabalhos o nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

 

*  *  *

 

  - Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Senhoras e senhores, existem muitas críticas ao Quarto Poder, nós também fazemos quando a Imprensa realmente toma as coisas por um lado que não nos contenta, ou não contenta a população ou apenas contenta alguns, o que não é o caso do “Jornal Valeparaibano”.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerá-la esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão. Muito obrigado.

 

*  *  *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 33 minutos.

 

*  *  *