26 DE MAIO DE 2003

16ª SESSÃO SOLENE PARA DAR POSSE AOS CONSELHEIROS DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA E COMEMORAR SEU 39º ANIVERSÁRIO

 

Presidência: VANDERLEI MACRIS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/05/2003 - Sessão 16ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VANDERLEI MACRIS

 

POSSE DOS MEMBROS DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA E COMEMORAÇÃO DOS 39 ANOS DO CRO

001 - VANDERLEI MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão fora convocada pela Presidência efetiva a requerimento do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de dar posse aos membros do Conselho Regional de Odontologia e comemorar os 39 anos do CRO. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a posse dos conselheiros efetivos: Doutores Emil Adib Razuk, Francisco Couto Mota, Ideval Serrano, Luiz Roberto da Cunha Capella, Rubens Corte Real de Carvalho; e dos suplentes: Neide Aparecida Sales Biscuola, Cláudio Yukio Miyake, Adriano Albano Forghieri, Nelson José Modesto Guidio e Leila Viana. Solicita ao Dr. Emil Adib Razuk que entregue diplomas de mérito aos ex-conselheiros: Doutores Waldemar Romano, Ueide Fernando Fontana, Lucy Dalva Lopes Mauro e Maria Cristina Favero.

 

002 - EMIL ADIB RAZUK

Novo Presidente da CRO, fala em nome de todos os conselheiros empossados, neste momento.

 

003 - MARCOS LUIZ MACEDO DE SANTANA

Representante do Conselho Federal de Odontologia, na pessoa do Dr. Emil Adib Razuk abraço fraternal e amigo do Plenário do Conselho Federal  de Odontologia a todo o CRO de São Paulo. Pede a união de todos para se enfrentar os problemas que atingem a classe.

 

004 - GILBERTO NATALINI

Vereador, líder da bancada do PSDB, à Câmara Municipal de São Paulo, considera a importância da odontologia para o povo. Manifesta seu respeito pelo CRO e a amizade pessoal ao Dr. Emil Adib Razuk.

 

005 - LUIZ ROBERTO BARRADAS

Secretário de Saúde do Estado, representando no ato, o Sr. Governador, saúda o novo Conselho Regional de Odontologia.

 

006 - Presidente VANDERLEI MACRIS

Após fazer uma saudação geral, agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade e encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Neste momento, passaremos a nominar as autoridades presentes: Dr. Luiz Roberto Barradas, Secretário da Saúde, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, Dr. Gilberto Natalini, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk, ex-Deputado e Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Dr. Marcos Luis Macedo de Santana, representante do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Jayro Corrêa, Presidente da Sociedade Paulista de Odontologia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Dr. Toshio Huerrara, Presidente da Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo, Dr. Pedro Orlando Petreli Júnior, representando Dr. Henrique Otilisque, Presidente do sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, Paulo Fitipaldi, representando o Dr. Amauri Sodré, vice-Prefeito de Bragança Paulista, Dr. Rubens Lara, ex-Deputado e Presidente da Cetesb, Dr. Professor Carlos Alberto Adi, representando a Prefeita Marta Suplicy e o Secretário da Saúde, Gonzalo Vicina Neto, Dr. José de Moura Campos Neto, representando Jungi Abi, Prefeito da cidade de Mogi das Cruzes, 2º Tenente Dentista, Paula Maya Endo, representando o Comandante do 4º Comando Aéreo Regional, bem como Major Brigadeiro do Ar, José Orlando Bellon, Dr. Roque Carraza, Presidente da Academia Brasileira de Direito, Dr. Luciano Artiolli Moreira, Presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, Dr. Rafael Baldacci Filho, ex-Deputado Federal e Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. José Silvestre, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Licínio Reis Júnior, representando o Presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, Dr. Ruy Demmerhain, neste ato representando Dr. Milton Flávio, Superintendente do Iamspe, Dr. Egon Arno Guilham, representante do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, Dr. Agnaldo José de Castro, representante do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, Dr. José Mário Moraes Mateus, representante do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Dr. Aziz Constantino, Presidente da Associação Paulista de Implantologia Oral e o Dr. Professor Mário Vedovelo Filho, Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo pró-Reitor da Uniararas e Dr. Sinval Silva, representante do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Espírito Santo.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo à solicitação deste Deputado para posse do Conselho Regional de Odontologia e comemoração do 39º aniversário de sua instituição.

Gostaria, neste momento, de convidar a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

                                                                       * * *

 

- É executado o Hino Nacional brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

                                                                       * * *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEY MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece ao 2º Tenente Músico da PM, Sérgio Rodrigues da Silva, Maestro do Corpo Musical da Policia Militar do Estado de São Paulo, 2ª Seção de bandas, assim como à Banda da Polícia Militar.

Teremos agora a posse dos novos conselheiros, que nesta nova gestão continuarão a dar sua contribuição a exemplo do que tem sido feito pelas gestões anteriores.

Em seguida, teremos a manifestação de todos aqueles que vão homenagear os novos conselheiros, bem como o 39º aniversário da instalação do Conselho Regional de Odontologia em São Paulo.

Vamos à posse dos senhores conselheiros:

- Efetivos - Dr. Emil Adib Razuk, Dr. Francisco Couto Mota, Dr. Ideval Serrano, Dr. Luiz Roberto da Cunha Capella e Dr. Rubens Corte Real de Carvalho. (Palmas.)

- Suplentes - Dra. Neide Aparecida Sales Biscuola, Dr. Cláudio Yukio Miyake, Dr. Adriano Albano Forghieri, Dr. Nelson José Modesto Guidio e Dra. Leila Viana. (Palmas.)

Gostaríamos, neste momento, de solicitar ao Dr. Emil Adib Razuk, atual Presidente do Conselho, que proceda à entrega dos diplomas aos seguintes ex-Conselheiros:

- Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro.

 

* * *

- É feita a entrega do diploma.

           

* * *

 

- Dra. Maria Cristina Favero.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

                                                                        

* * *

 

Dr. Waldemar Romano.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

Dr. Ueide Fernando Fontana.

 

* * *

 

É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Empossados os novos conselheiros, e entregue os diplomas aos homenageados pelo Dr. Emil Adib Razuk.

Passaremos a palavra agora ao ex-Deputado, orgulho desta Casa, e também novo Presidente Emil Adib Razuk, reconduzido a essa tão importante entidade, que falará em nome de todos os conselheiros empossados neste momento. (Palmas.)

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Exmo. Sr. Deputado Vanderlei Macris, Deputado que orgulha o Parlamento de São Paulo, que foi Presidente da Assembléia Legislativa, líder do governo na gestão Mário Covas, hoje é líder do governo do atual Governador Geraldo Alckmin, que tem um passado que realmente enaltece e destaca este Parlamento; Dr. Barradas, Digníssimo Secretário da Saúde e que representando S. Exa., o Governador Geraldo Alckmin; Vereador Gilberto Natalino, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, aqui representando o Legislativo Municipal de São Paulo; Dr. Marcos Santana, do Conselho Federal de Odontologia; demais dignas autoridades já referidas pelo protocolo; meus companheiros cirurgiões dentistas; técnicos em prótese dentária; minhas senhoras e meus senhores, estamos reunidos hoje, nesta Sessão Solene, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa por especial gentileza do nobre e ilustre Deputado Vanderlei Macris, que a solicitou para a posse dos conselheiros e diretores do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, e em comemoração do 39º aniversário da criação dos Conselhos Regionais e Federal de Odontologia.

Guardo desta Casa as mais caras recordações, desde quando exerci meu mandato de Deputado estadual, do qual sempre me orgulharei porque é uma das mais importantes referências da minha vida pública.

Aqui compareço para declarar que foram todos, ora empossados, eleitos no memorável pleito de 14 e 15 de fevereiro, e que a "Chapa 1" foi consagrada com 90,79 % dos votos dos 41.248 eleitores, sendo utilizadas pela primeira vez as urnas eletrônicas fornecidas e fiscalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Um resultado histórico da maior importância e grande significado, jamais superado em qualquer tempo e lugar pelos Conselhos de Odontologia.

Esse resultado, que muito nos orgulha, também aumentou extraordinariamente a nossa responsabilidade. Se de um lado reconhece o trabalho desenvolvido pela gestão que findou, por outro projetam novos encargos futuros, renovados projetos, ações consistentes, efetivas e rápidas.

Ao assumirmos a direção do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em 19 de abril de 2001, depois de cinco anos de luta contra fraude, para ver reconhecida judicialmente a nossa vitória nas urnas, todos os conselheiros unidos dedicaram seu tempo para resgatar os ideais de nossa luta, modernizar a entidade, dar-lhe nova estrutura abalada pela imobilidade, pelas omissões e decisões errôneas de antigos dirigentes descompromissados com os anseios da classe, porque foram nomeados e não votados.

A finalidade da nossa autarquia, que, no mês de abril, completou 39 anos de existência legal, é principalmente fiscalizar o exercício profissional e supervisionar a ética no relacionamento dos profissionais entre si, com seus clientes e a sociedade em geral.

Ao recebermos o espólio da intervenção, encontramos mais de quinhentos processos éticos paralisados e cerca de mil ocorrência de fiscalização aguardando providências. Era o Conselho um cabide de emprego, com parte do pessoal desqualificado para o cargo e vários salários indo além da faixa de mercado. Foi preciso cortar fundo, reorganizar, simplificar rotinas e exigir o cumprimento das metas então propostas. Em pouco tempo, foram recuperadas as cinco seccionais da Capital que haviam sido fechadas e abandonadas e criadas mais onze regionais. Hoje, são 42 as representações espalhadas pelo Estado, criadas e instaladas por iniciativa nossa e de nossa equipe, facilitando a vida de todos os que precisam dirigir-se ao Conselho.

Antes de assumirmos pela primeira vez a Presidência do CROSP, em 1988, só existia a sede central em que os colegas poderiam solicitar certidões e carteira profissional. Distribuímos dois vídeos com cerca de doze mil cópias sobre saúde bucal, que foram exibidos para seis milhões e meio de escolares da Capital e interior, alunos da Secretaria sobre saúde bucal, que foram exibidos para seis milhões e meio de escolares, da capital e interior, alunos da Secretaria da Educação do Estado. Tais vídeos serão repassados anualmente para novos estudantes, aumentando cada vez mais o número daqueles que irão cuidar melhor de seus dentes e de seu sorriso.

Desenvolvemos campanhas de marketing, de slogans, cartazes, mensagens e painéis; e também prosseguimos em nossa campanha de vacinação contra hepatite: a dupla adulto, a tríplice viral para toda a família odontológica, seus auxiliares e universitários, atingindo mais de trinta e três mil pessoas, com aplicação de cerca de 80 mil doses. Para a população foi desenvolvido um programa de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, que só na capital atendeu cerca de onze mil pessoas, e agora vai se desenvolver para outras cidades, sendo que a primeira será Santos, no dia 03 e 04 de junho. Restabelecemos o seguro de vida e invalidez para todos os inscritos no Crosp. Temos sido rigorosos no cumprimento do dispositivo do Código de Ética e abrimos luta contra alguns convênios odontológicos, agindo junto à fiscalização e usar órgãos reguladores da atividade. Também no Ministério da Educação contestamos a criação indiscriminada de faculdades de odontologia sem o mínimo de condições para ministrar um ensino sério.

Rejeitamos a criação de tecnólogos com cursos reduzidos que, afinal, não seriam nem técnicos, nem cirurgiões dentistas. Somos sempre cobrados pela classe bastante politizada, mas ela reconhece quando a administração age com competência, com responsabilidade e respeito, e demonstra sempre a sua confiabilidade através do voto, seja em que âmbito for, no interesse de cada um dos inscritos. O Crosp tem impetrado e ganhado liminares em mandados de segurança contra abusos, como o aumento do ISS fora da realidade, pelas prefeituras de São Paulo e Ribeirão Preto. Taxa de lixo em Santo André, São Paulo, Atibaia, Presidente Prudente e outras cidades. A atualização da tabela do imposto de renda, a luta contra a taxa de mercúrio, a publicidade enganosa de convênio médico odontológico, a propaganda que atingir a classe.

Enfim, sempre que solicitado a agir, o Crosp enfrentou a luta de maneira firme e incisiva em defesa da classe. Fizemos um trabalho acelerado, colocamos as finanças em dia, atendemos às solicitações, trabalhamos com total transparência e jamais deixamos de enfrentar as dificuldades. Tais atitudes foram aprovadas pelos colegas que nos reconduziram à diretoria da entidade. Dos projetos ainda não concluídos queremos ressaltar a falta de fluoretação das águas para consumo nos restantes 128 pequenos municípios de São Paulo, não servidos pela Sabesp. Ressaltamos que graças ao Projeto de lei 457, de 1º de dezembro de 1976, que apresentamos neste mesmo plenário, e que mais tarde foi, por conveniência, “ipsis litteris” , promulgado em forma do Decreto 10.330 , de 13 de setembro de 1977, pelo Poder Executivo, e ainda hoje em vigor. O custo da implementação do sistema para esses pequenos municípios é muito baixo e, com a colaboração da Prefeitura e do Estado - e temos já por parte do Governador essa afirmativa -, logo teremos no Estado de São Paulo todas as cidades com água fluoretada. Conseqüentemente, a população terá dentes mais fortes, resistentes e protegidos contra a cárie. Entre nossas novas metas queremos nos referir também à ampliação das equipes de saúde bucal, do programa de saúde da família, para totalidade dos municípios paulistas, o que é hoje a mais factível para universalização do atendimento odontológico da população mais necessitada, e com isto ampliar o mercado de trabalho para o cirurgião dentista. Desta forma estaremos valorizando a odontologia mas, acima de tudo, beneficiando a população. Não poderíamos deixar de fazer menção e publicamente já agradecemos através do diploma aos ex-Conselheiros Doutora Lucy Dalva Lopes Mauro; Doutor Ueide Fernando Fontana; Doutor Waldemar Romano e Doutora Maria Cristina Favero, que foram substituídos por outros jovens líderes para a renovação constante da entidade.

A presença nesta cerimônia do Sr. Secretário da Saúde, representando o Sr. Governador, e de tantas outras autoridades de elevada posição e grande gabarito intelectual é uma grande honra para nós.

Queremos também ressaltar o extraordinário apoio que tivemos dos nossos colaboradores diretos, dos delegados das seccionais, enfim, dos Presidentes das APCDs e de todas as autoridades citadas no início desta sessão.

A todos o nosso mais sincero agradecimento pela presença que nos dignifica e orgulha. Quero neste instante, em especial, agradecer a minha querida esposa Lenite e meus queridos filhos, Gustavo e Renata, pela compreensão que sempre tiveram com as minhas ausências. A vocês o meu eterno agradecimento.

Os Conselheiros hoje empossados assumem o compromisso público de jamais esmorecer na defesa dos legítimos interesses da classe odontológica. De lutar sempre pela saúde da população, ser fiel aos seus compromissos, agir sempre com honestidade, respeito e patriotismo.

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Gostaria de passar a palavra, nesse instante, ao Sr. Marcos Luiz Macedo de Santana, representante do Conselho Federal de Odontologia.

 

O SR. MARCOS LUIZ MACEDO DE SANTANA - Boa noite Senhores, Deputado Vanderlei Macris, Presidente da Mesa, Dr. Emil Adib Razuk, muito me honra estar aqui, até por amizade e admiração; Vereador Gilberto Natalini; representante do Governador, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Doutor Luiz Alberto Barradas, em nome também de toda a classe odontológica paulista, um cumprimento extensivo, através do Doutor Rafael Baudacci.

Trago-lhe, Dr. Emil, um abraço fraternal e amigo do Plenário do Conselho Federal de Odontologia, bem como a todos que compõem o Conselho de Odontologia de São Paulo, que ora toma posse mais uma vez.

Ao mesmo tempo, quero dizer à odontologia paulista que não existe um problema na odontologia, existem vários problemas. E eles ganharam dimensões que fugiram da alçada particular de qualquer que seja a entidade, porque eles ganharam alcance político de grande dimensão.

Nós costumamos ouvir muita crítica com relação a problemas de ordem pessoal: que está ganhando pouco, que não tem emprego. A complexidade dos problemas que foram se somando, e chegando para as pessoas que dirigem entidades de classe, ganhou uma dimensão tão grande, que torna-se hoje, indispensável, nos darmos as mãos para enfrentar todos os problemas que se colocam, porque se não for assim, não vamos conseguir avançar em muitas coisas, até por dar atenção e repercussão àquilo que toda classe se pronuncia com freqüência.

Nós temos todo um projeto de governo que mexe na educação, na saúde, nas leis. Há uma lei para distinguir a fluoretação das águas. Porém, nem a metade do País tem fluoretação. Nós temos projetos absurdos querendo legalizar cirurgião dentista prático.

Temos uma complexidade muito grande no Brasil. Seria bom que o Brasil fosse São Paulo, mas não o é. O Brasil é complexo, de grande dimensão, e só mesmo conhecendo a ele todo, e vivendo com todas essas pessoas que compõem as entidades no Brasil, é que a gente tem noção da complexidade que é a odontologia no Brasil, e o País como um todo.

Se vocês de São Paulo, com a força que têm - e isso é um convite - se somarem a todas as entidades que existem e estão querendo fazer as coisas com uma só voz, acho que vamos conseguir avançar bastante.

Mais uma vez, Dr. Emil, quero dizer que estou bem emocionado de estar aqui, por amizade antiga com o senhor e todos que compõem seu Plenário. Nem quero citar os nomes, para não esquecer um. Gosto demais de todos.

Então, Dr. Emil, quero dar-lhe um abraço em nome do Conselho Federal, e convidá-lo, bem como toda odontologia paulista, para que participem mais. O Conselho Federal está aberto. É um convite, mais uma vez, à odontologia paulista, para discutirmos assuntos nacionais e procurarmos soluções.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Passo a palavra nesse instante, ao Vereador Gilberto Natalini, líder da bancada do PSDB, à Câmara Municipal de São Paulo.

 

O SR. GILBERTO NATALINI - Quero saudar o Excelentíssimo e estimado Deputado Vanderlei Macris, que preside esta sessão, companheiro de partido e exemplo de político na vida pública do nosso Estado e do País; o Doutor Barradas, Secretário de Estado da Saúde, aqui representando o nosso querido Governador Geraldo Alckmin, que tem exercido com muita competência, a gestão da saúde pública no Estado de São Paulo; o Doutor Marcos Santana, que representa o Conselho Federal de Odontologia, e fazer uma saudação especial ao nosso amigo e companheiro, Presidente do Conselho Regional de Odontologia, Doutor Emil Razuk, e em sua pessoa, saudar a todos os Conselheiros que tomam posse hoje, os cirurgiões dentistas, e as cirurgiãs dentistas que estão aqui presentes, os convidados e os amigos. Enfim, dar um boa noite a todos.

Vim aqui por três simples motivos. Primeiro, porque considero a odontologia uma profissão co-irmã da minha profissão. Como médico, ex-Secretário de Saúde, ex-Presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, aprendi a importância dessa especialidade e de outras especialidades da área da saúde pública na construção de uma vida melhor para o nosso povo.

Foi esse respeito que fui adquirindo pelos cirurgiões dentistas, um dos motivos para estar aqui nesta sessão solene de hoje, Dr. Razuk.

O segundo motivo da minha presença aqui, é o respeito que eu tenho pelo Conselho Regional de Odontologia, entidade que aprendi a respeitar pela sua presença, pela sua combatividade, tendo à frente essa diretoria que se reempossa hoje. Tenho exemplos práticos, recentes, dessa atuação na luta que o Conselho está travando na defesa do interesse dos cirurgiões dentistas do Estado de São Paulo, particularmente no que se refere ao excesso de tributação que os profissionais liberais estão tendo. Quero inclusive, parabenizar o Conselho pela conquista da liminar que suspende o aumento do imposto sobre serviços, para os cirurgiões dentistas no Estado de São Paulo. É um exemplo de luta, é um exemplo de agregação, é um exemplo de presença na vida de cada um dos profissionais dessa categoria.

Por último, estou aqui por uma questão de amizade, porque tenho o privilégio de gozar da amizade do Dr. Razuk, meu patrício, de ascendência árabe, eu sou Natalini, ele é Razuk, e também de gozar da amizade de vários conselheiros que estão sendo empossados hoje e de centenas, ou milhares de cirurgiões dentistas que fui conhecendo durante a minha vida profissional, travando laços e amizades, respeitando e aprendendo a conviver.

Então, por esses três motivos estou aqui. Trago um abraço fraterno do meu pessoal, como Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo, onde as portas estão abertas para que os senhores possam continuar trabalhando e conquistando espaços para essa categoria, para a saúde pública brasileira, visando sempre servir melhor a nossa população. Muito obrigado e parabéns à todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo Sr. Dr. Luiz Roberto Barradas, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, representando neste ato, o Exmo Sr. Governador Dr. Geraldo Alckmin.

 

O SR. LUIZ ROBERTO BARRADAS - Boa noite a todos, Deputado Vanderlei Macris, Presidente desta sessão, meu querido Emil Razuk, empossado Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado, vereador Gilberto Natalino, companheiro de lutas, Marcos Santana, do Conselho Federal, demais autoridades, senhoras e senhores, é uma grande alegria comparecer hoje aqui, representando o Governador Geraldo Alckmin, na posse do Conselho Regional de Odontologia. Serei bastante breve, porque existe um ditado popular que diz que em festa de dentista, ninguém deve abrir a boca. Mas, não poderia deixar de trazer o abraço do Governo do Estado de São Paulo, do Governador Geraldo Alckmin, ao Emil e aos demais empossados, dizendo que a Secretaria da Saúde de São Paulo e o Governo do Estado pretendem continuar trabalhando junto com o Conselho, nessa parceria que tantos sucessos tem conseguido nos últimos anos. Por tudo isso, muitas felicidades, uma gestão muito profícua e muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Gostaria de dizer que solicitei esta sessão solene para prestar uma merecida homenagem ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Na verdade, esse Conselho tem sido um exemplo na sua atuação, pois deixou de ser apenas uma repartição burocratizada destinada a atender responsabilidades atinentes à sua área, para representar e defender os interesses de todos os cirurgiões dentistas, técnicos e seus auxiliares, sempre atentos à ética e ao compromisso com a qualidade dos profissionais que agrega. O Conselho é prestigiado, é respeitado pela excelência de sua administração e pela postura de um trabalho expressivo e de reconhecida importância aos profissionais e à sociedade como um todo, atuando na área da saúde, com especial preocupação à saúde pública, buscando oferecer respaldo aos programas como os de Valorização da Odontologia e Saúde da Família. Quero neste momento parabenizar meu amigo pessoal, Dr. Emil Adib Razuk, pela sua recondução ao cargo de Presidente desta entidade.

Quero dizer ao amigo Razuk que é justa a sua recondução, pela classe, a esta Presidência, pelo mérito profissional que tem, pelo seu dinamismo e iniciativa às questões da odontologia em São Paulo, pela sua probidade, e mais do que isso, pela ética com que representa a classe em todo o Estado. Estendo também essas minhas homenagens, a todos os novos conselheiros que tomam posse nesta data, desejando a todos uma gestão produtiva, de importantes realizações e bem sucedida nos objetivos estabelecidos. Quero dizer ainda, ao Dr. Emil Razuk, aos conselheiros e a todos os odontologistas do Estado de São Paulo, que esta Casa, o Poder Legislativo de São Paulo, que já foi palco de uma atividade imensa e bem sucedida do nosso Emil Razuk, está à disposição da entidade está à disposição da entidade, está à disposição de todos os cirurgiões dentistas do Estado de São Paulo, para as lutas que têm em relação aos interesses da categoria. Portanto, a Assembléia Legislativa de São Paulo se sente muito honrada hoje, com essa festa de posse, e, mais do que isso, gostaria aqui como Presidente desta sessão, de deixar meus cumprimentos ao Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, pelos seus 39 anos de atuação. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e gostaria de convidar a todos, para um coquetel no Hall Monumental desta Casa.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 17 minutos.

 

* * *