1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA             016ªSS

DATA:990809

 

  O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Exmo. Sr. Walter Barelli, Secretário do Emprego e das Relações do Trabalho, Sra. Rosa Rinaldi, moradora do bairro do Belém, que completou 100 anos no centenário, Sr. Manoel Pitta, presidente da Sociedade de Amigos do Belém, Sr. Walter José Pires Bellintani, Administrador Regional da Moóca, Sr. Edvard Rodrigues Coelho, representando o Sr. Armando Fontes, diretor do jornal “A Gazeta do Belém”, Sr. Enivan Gentil Barragan, presidente do Clube dos Lojistas do Belém, Sr. Norberto Mensório, presidente do CONSEG do Belém, Sr. Nestor Coelho Pitta, diretor do SUS-Belém, Sra. Sílvia Conceição Alonso, diretora da Escola Infantil “O Gato Comeu”, Sr. Giovani di Cicco, presidente da Associação de Cegos do Belém, Sr. Dr. Coríntio Mariani Neto, diretor do Hospital Leonor Mendes de Barros, Sr. Adalberto Dias, diretor da Sociedade Amigos do Belém, Sr. Abner Penteado Alfarano, diretor do Colégio Saldanha Marinho, Sr. Isidoro del Vecchio, presidente da Sociedade Amigos da Moóca, Sr. Capitão Flávio José Santos, comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão, Sr. Ricardo Salvatori, delegado titular da 81ª Delegacia de Polícia do Belém, Sr. Cel. PM Paulo Régis Salgado, comandante do CPAM 4º - Comando Leste, Sr. Maurício Brides Martins, do 8º Batalhão da Polícia do Belém, Major PM Fernando de Souza Brito, subcomandante do 8º Batalhão, Sr. Tenente-coronel Dorival Alves de Lima, comandante do 8º Batalhão, Sr. Américo Domingues, presidente do Sindicato dos Mestres e Contramestres da Fiação e Tecelagem, Sr. Renê Fame, das Indústrias Fame, Sr. Padre Lauro Wisnieski, da Igreja São José do Belém, nobres Deputados Edir Sales, Walter Feldman, senhoras e senhores presentes. Esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, atendendo a solicitação do nobre Deputado José Carlos Stangarlini, com a finalidade de comemorar o centenário do bairro do Belém.

  Convido todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

*            *          *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

*            *          *

 

  O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e gostaria de dizer que para o Poder Legislativo do Estado de São Paulo é um momento muito importante.  O bairro do Belém, um dos mais tradicionais bairros da Zona Leste de São Paulo, nasceu em 1899, quando foi instituído oficialmente o Distrito de Belenzinho, e soube dar e dá ainda hoje uma importante contribuição com sua presença e a de seus moradores em sua vida social, empresarial e política, com a construção e a história de nosso Estado. Sua própria história e evolução estão marcadas pela forte presença de imigrantes italianos que se instalaram naquela região, trazendo espírito, iniciativa e mão-de-obra para a indústria têxtil, que começava a se instalar em São Paulo.  O bairro hoje, sem dúvida nenhuma, com pouco mais de seis quilômetros quadrados de área, tem uma presença forte na vida social da nossa Cidade de São Paulo e de nosso Estado.  Sem dúvida nenhuma, é um bairro que tem feito história, e mais do que isso é um bairro que tem contribuído com grandes personalidades para a vida cultural, política e artística da cidade de São Paulo.

Gostaria muito de neste momento deixar aqui uma saudação do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, como Presidente desta Casa, e passar a Presidência dos nossos trabalhos ao nobre Deputado José Carlos Stangarlini, autor do requerimento de homenagem ao bairro do Belém, aprovado por todo o Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

*            *          *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Carlos Stangarlini.

 

*            *          *

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - É com alegria e como belenense de nascimento, filho do bairro de Belém, que assumo a Presidência dos trabalhos e agradeço o nobre Deputado Vanderlei Macris.

  Tem a palavra a nobre Deputada Edir Sales.

 

  A SRA. EDIR SALES - Sr. Presidente, Srs. Deputados, ilustres amigos, gostaria de cumprimentar a Dona Rosa Rinaldi que nasceu junto com o bairro de Belém, em nome de quem cumprimento e abraço todos os presentes e o Coronel Regis, em nome de quem cumprimento toda a Corporação da Polícia Militar presente.

  Primeiramente gostaria de parabenizar meu nobre colega, expressivo amigo e competente Deputado José Carlos Stangarlini, pela brilhante idéia de promover essa sessão solene em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes bairros de São Paulo, Belenzinho, que faz parte da história de vida de todos os que aqui estão. Como todos sabem, a minha área de atuação em São Paulo é a Zona Leste, uma das que mais chama atenção, pela necessidade de estrutura básica de segurança e em muitos rincões é o palco de uma grande carência, porém de um povo resignado, lutador e iluminado por Deus.

A Zona Leste sempre foi a minha casa e a minha causa. Não é por outra razão que lá recebi uma grande parte dos votos.

Conscientemente, estou aqui, hoje, mas quero fazer absoluta questão, de nesta data, falar sobre Belém. Não estou aqui somente para falar da Zona Leste, mas assomo à tribuna para homenagear um dos bairros que vem crescendo e merecendo o maior carinho de  desta Casa de Leis. Vamos falar de Belenzinho  que completa 100 anos. Abençoado seja São José, padroeiro de Belém, cuja igreja construída em 1897 fez nascer a sua volta, um dos mais grandiosos bairros  da Zona Leste e atraiu para a região muitos que atravessaram o velho centro de nossa cidade, em direção a Penha, Itaim Paulista e outros bairros e por decreto do Governador Fernando Prestes, em 26 de junho, em 1889 foi criado o Distrito do Belenzinho que era, antigamente, conhecido como Brás e o seu crescimento se deu 1997, com instalação de empresas de tecelagem. Nesta época foram construídas 80 casas para os empregados da indústria, surgindo assim a Vila Maria Zélia e até hoje é ponto de atração para pesquisadores da história de São Paulo.  Esse bairro centenário, que tanto crescimento proporcionou aos bravos batalhadores responsáveis pela construção da capital de São Paulo, se transformou numa região populosa, com muita gente trabalhando.  Com o passar dos anos o Belém foi atraindo moradores e indústrias, que garantiram não só a ocupação do Belém, mas a sua inserção na história do desenvolvimento industrial de nossa cidade e na geração de empregos. Com o rápido e grande desenvolvimento da cidade, com a construção da Radial Leste e depois do Metrô, o Bairro do Belém teve sua antiga paisagem modificada e melhorada. Por isso, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, quero dividir com esta Casa e com nossos amigos belenenses os votos de parabéns ao Centenário do Belém, que tantas alegrias deu e ainda dá a todos nós que moramos naquela região, que nos cativa e conquista pela garra e alegria de viver. Para mim o Belenzinho tem uma importância muito grande. Muita gente sabe que iniciei minha carreira de jornalista escrevendo para o jornal ‘Gazeta do Belém’, dos meus queridos amigos Severino e Armando, há dez anos. 

Parabéns, Belenzinho. Os belenenses e os paulistanos unem-se para comemorar seus 100 anos de história, de vida e de alegria.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Muito obrigado, nobre Deputada Edir Sales, por esta homenagem a todos os belenenses e pelas palavras animadoras como amiga aqui na Assembléia Legislativa.

Como nosso tempo é curto, peço que cada um dos próximos oradores seja  breve em suas homenagens ao bairro.

Tem a palavra o Sr. Manoel Pitta, Presidente da Sociedade Amigos do Belém.

 

O SR. MANOEL PITTA - Caro Deputado José Carlos Stangarlini, a quem conhecemos desde criança. Nasceu na Rua Marquês de Abrantes, estudou no Colégio Agostiniano e para orgulho de todos nós é o Deputado que representa a Zona Leste na Assembléia Legislativa de São Paulo. Querido Secretário Walter Barelli, nascido também no Bairro do Belém. Foi Ministro do Trabalho e hoje representa condignamente a Secretaria do Trabalho. Dona Rosa Rinaldi também é uma das nossas homenageadas. No dia 7 de agosto próximo passado ela completou 100 anos e entra para a história das nossas festividades. (Palmas.) Meu jovem Administrador Regional da Moóca, Engenheiro Walter Bellintani, que tão belo trabalho está executando na Zona Leste e Regional da Moóca. Minhas saudações a todos os que aqui representam a  Regional da Moóca. Aos que serão homenageados na noite de hoje, minha saudação.      

Caro Deputado José Carlos Stangarlini, temos feito discursos em todos os lugares, mas quando o nobre Deputado está na Assembléia Legislativa de São Paulo, no dia em que homenageamos nosso querido bairro do Belém, aquela pessoa que nasceu no Belém, andou pelas ruas do  Belém, estudou no Colégio Amadeu Amaral e, quando criança, perambulava pelo Belém. Vimos o Belém crescer, aquele Belém que tinha tantas indústrias, como as Indústrias Matarazzo, a Multividro, o Lanifício Varan. As primeiras escolas, como o Grupo Escolar Amadeu Amaral, o Saldanha Marinho, o Educandário São José do Belém. Vimos tantas famílias nascerem no bairro do Belém.  Hoje, caro Deputado José Carlos Stangarlini, como Presidente da Sociedade Amigos do Belém, sentimos orgulho, junto  com as famílias tradicionais que aqui estão, de receber essa homenagem da Assembléia Legislativa de São Paulo, por autoria do nobre Deputado. Em nome da Sociedade Amigos do Belém queria lembrar V. Exa. que em novembro do ano passado reunimos na nossa sede um pugilo de homens para organizar as festividades do centenário do Belenzinho. Com a presença do nosso querido Padre Lauro, da Igreja de São José do Belém, que aqui está, formamos uma comissão para trabalhar a idéia de movimentar o Belém no seu centenário. Já realizamos diversas festividades. Fizemos uma festividade na Câmara Municipal, um passeio ciclístico, além de tantas outras coisas boas. Mas hoje, aqui na Assembléia Legislativa, estamos orgulhosos de o Belém ser lembrado. Cem anos não é todo dia que se faz, aniversário de 100 anos é difícil. Só a Dona Rosa Rinaldi é que conseguiu fazer junto com a Bairro do Belém.

Meu Deputado José Carlos Stangarlini, eu que nasci, trabalho e vivo no Belém, que sinto orgulho do meu bairro, gostaria de dizer a V. Exa. que o Belém que nasceu com aquelas indústrias, que teve a Vila Maria Zélia, o Belém que teve tantas coisas boas como tanta gente ilustre, quando vejo V. Exa. ocupando a Presaidência, me lembro com saudades do meu querido Januário Mantelli Neto, ex-Presidente da Assembléia Legislativa, que nasceu e morava no Belém. Minha reverência ao querido Deputado Mantelli Neto, que tanto trabalhou pelo nosso bairro.

Meus amigos, falo com o coração. Quero dizer a todos os presentes, a todos  que vieram prestigiar esta cerimônia, que estamos orgulhosos do nosso querido bairro e do nosso querido Deputado José Carlos Stangarlini, para quem  peço uma salva de palmas de todos vocês. (Palmas)

 

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Muito obrigado pelas palavras, amigo Pitta.

Tem  a palavra o Sr. Norberto Mensório, Presidente do Conselho de Segurança do Belém.

 

  O SR. NORBERTO MENSÓRIO -  Sr. Presidente José Carlos Stangarlini, em nome de quem cumprimento todos os integrantes desta Casa, meu caro amigo Walter Barelli, Secretário do Trabalho do Estado de São Paulo e cidadão belenense, o que muito nos orgulha, caro Coronel Paulo Régis Salgado, Comandante do Policiamento Metropolitano Leste, em nome de quem cumprimento a todos os homenageados nesta noite, demais autoridades, é um orgulho muito grande estar aqui hoje representando o Bairro do Belém. Estamos tendo a oportunidade de tê-lo alinhado na luta e no trabalho de desenvolver não só o nosso bairro, mas agora o Estado inteiro na qualidade de Deputado.

  Queria dizer que, em termos de segurança, o Bairro do Belém também é privilegiado. Parece-me que nossa gente por convicção, trabalho e determinação vem lutando muito para fazer com que tenhamos uma vida melhor. Temos hoje, em termos de segurança pública no 81º DP, sob o comando Dr. Ricardo Salvatori, nosso Delegado Titular, um dos menores índices de criminalidade de toda a cidade de São Paulo. Isto, por si só, já é motivo de orgulho. É claro que problemas existem, porém, temos coragem de discuti-los. Este povo, hoje representado aqui nesta solenidade, cobra e bastante. Temos apresentado formas e alternativas de melhorar a segurança, que hoje é um dos itens que talvez mais importância se dá no cotidiano desta cidade tão violenta. Diria que, em termos de segurança, hoje temos, com orgulho, a Base Comunitária de Segurança do Belém, que é considerada um modelo para todo Estado.  Isso é motivo de orgulho para nós nas pessoas de seus comandantes como o Coronel Dorival, comandante do 8º Batalhão, que hoje está sendo homenageado. Na verdade, acredito que, se não fomos a primeira Base Comunitária de Segurança, fomos umas das primeiras mais bem sucedida.  Muito bem lembrado pelo nobre Deputado Stangarlini, somos, talvez, a primeira Base realmente feita nesse estilo de policiamento ligado à comunidade.

O que é o policiamento comunitário e a Base de Policiamento de Segurança do Belém? A Polícia Comunitária é uma filosofia de trabalho da Polícia Militar pelo qual o bairro do Belém se empenhou, través do trabalho de seu comandante, Cabo Brito, que desde o começo se empenhou -  e que hoje está aqui também para receber sua justa homenagem pelo trabalho - e está sendo elogiado em todos os níveis de governo, desde o início, até nas suas bases da Polícia Militar, do qual tivemos uma oportunidade de fazer uma matéria e recebemos até um elogio pessoal do Sr. Secretário.

Gostaria de destacar que esse trabalho não é individual. Não fosse pelo empenho do sub-comandante, Major Fernando, e pelo Capitão Flávio, comandante da 1ª Companhia e que está aqui também recebendo sua justa homenagem, não teríamos esse desempenho.

O orgulho não está exatamente fazermos parte de todo esse trabalho. O orgulho está nessa gente toda que está aqui, que se empenha no dia-a-dia, e que hoje tem aqui um representante que está fazendo juz ao seu berço, que é nosso querido bairro do Belém. Eu que nasci e fui criado no bairro do Belém, orgulho-me em ter alguém nesta Casa que está fazendo uma homenagem dessa envergadura a ele que, acreditem, merece isso.

  Peço a todos uma salva de palmas para o nobre Deputado José Carlos Stangarlini. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Parabéns Sr. Norberto e muito obrigado pela homenagem.

Tem a palavra ao Dr. Enivan Gentil Barragan, Presidente do Clube dos Lojistas do Belém.

 

O SR. ENIVAN GENTIL BARRAGAN - SEM REVISÃO DO ORADOR  - Sr. Presidente José Carlos Stangarlini, na pessoa do qual saúdo todos os nobres Deputados desta Casa de leis; Dr. Walter Barelli, na pessoa do qual saúdo as demais autoridades presentes; Sr. Norberto Mensório, na pessoa do qual saúdo todos os homenageados nesta noite; Dona Rosa, na pessoa da qual saúdo todas as senhoras aqui presentes; minhas senhoras e meus senhores, em que pese vir falar aos senhores nesta data festiva a convite deste belenense, nosso deputado e representante, o bairro do Belém tem uma dimensão histórica maior do que seus 100 anos. O Belém, suas divisas, ficou conhecido, primeiramente, como um marco. Era a primeira parada dos paulistanos que demandavam ao Rio de Janeiro, então a Capital federal. Posteriormente, o Belém teve uma segunda dimensão. Quando ia ser assinado o decreto que criou o bairro do Belenzinho, pelo então Coronel Fernando Prestes de Albuquerque, hoje enterrado no município de Itapetininga, minha terra natal, doou ainda o seu filho Júlio Prestes de Albuquerque, que também foi Governador do Estado de São Paulo, Presidente eleito deste País e só não tomou posse em função da Revolução de  1.930. Finalmente, temos o bairro do Belém, o Belenzinho, já tão bem colocado por todos aqui como um local de trabalho, um local que efetivamente gerou homens públicos  de invejável mérito. Estão presentes aqui o Dr. Walter Barelli e o nobre Deputado José Carlos Stangarlini  e, muito bem lembrado, o falecido Deputado Januário Mantelli Neto. A nossa responsabilidade de belenenses, que sucedemos aos fundadores do nosso bairro, é a de manter um dos bairros mais bonitos de São Paulo como bem frisou Norberto Mensório, sem sombra de dúvida alguma, um dos bairros mais seguros de São Paulo, com baixíssimo índice de criminalidade. Isto representa a qualidade de nossos belenenses. É mérito nosso. Se alguém quiser conhecer pessoas de bem, dê um pulo lá no Belém, é o nosso velho ditado. Um outro detalhe que é muito importante se lembrar, o tempo é curto e tantas coisas se poderia falar do Belém. Gostaria de falar por último do nosso protetor São José. Quando Deus quis dar a maior proteção possível para Maria e para o seu filho Jesus, confiou em José. Nós, belenenses, confiamos a nossa guarda também ao glorioso São José. Muito obrigado. (Palmas. )

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o meu amigo belenense, Dr. Walter Barelli, Secretário do Emprego e das Relações do Trabalho.

 

  O SR. WALTER BARELLI - Ao nosso Presidente, meu particular amigo, Deputado José Carlos Stangarlini, belenense emérito. Quero saudar também o Pitta, presidente de todos nós. Ele nos calçou e nos carrega e é o responsável pela festa que a cada ano vamos comemorando. Ele já comemora o centenário, e espero que Deus o guarde durante muito tempo para que a lembrança do Belém de sempre seja vista por nós.

Quero saudar também o Dr. Norberto, Dr. Barragan, D. Rosa, exemplo da fibra dos belenenses, se é preciso continuar ela está aí conosco também centenária. Quero saudar as autoridades presentes, os homenageados, e os representantes da nossa comunidade do Belém. Quando vimos para festa como essa, ficamos pensando na história. Foi no Grupo Escolar Amadeu Amaral que aprendi muitas coisas. Uma delas foi poesia, e lembrei-me aqui de um verso do Casemiro de Abreu se não estou equivocado : “ Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais”. Esses versos - não me arrisco a continuar a poesia, não sou orador - mas eles mostram como foi a trajetória. Sempre vou me lembrar da  minha infância querida. A minha infância no bairro do Belém.

Fiquei lá até o casamento, minha mãe continuou por algumas décadas, trabalhando lá com o Américo, aqui presente, nas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Aliás, o Belém do trabalho era o Belém de todos. A presença de personalidades do Belém, lembrava-me que, não a comunidade italiana mas a comunidade portuguesa, falava do Cônego José Maria Fernandes que tinha o famoso dispensário, que era como se prestava a assistência às pessoas - D. Rosa está concordando comigo. Depois, o Padre Rubens Azevedo dos Santos, que foi vigário durante muito tempo -, fui coroinha e tocava o sino da igreja. Lembro-me da Casa Pitta, da Casa Frate, da Casa Veloz, do Formiga, cunhado da D. Rosa e as duas padarias, a Belga e a Mimosa. A Mimosa ainda está lá - a memória da D.Rosa é prodigiosa, estou falando, ela vai lembrando e contando as histórias.

  Lembro-me, se não me engano, que foi o Padre Rubens quem me deu o livro, de Jacó Penteado, com o título: “Belenzinho 1.910”. Precisamos escrever mais livros sobre o Belém, porque ele contava a história dos primeiros imigrantes. Íamos lembrando porque o Belém era das cristalerias: a Cristaleria Lusitana, a Cristaleria Belga, depois a  Nadir Figueiredo, com o nome de Multividros, depois na Rua Dr. Clementino. Não sei se a D.Rosa vai lembrar que ela brincou carnaval no Belém. O corso ia pela Celso Garcia até em frente ao Jardinzinho e, depois, voltava. Tinha o desvio do trilho do bonde. Tinha o Bonde Penha, o Bonde Belém, o ônibus 75 - Largo do São José do Belém; o Água Rasa que servia a nós todos. O José Carlos está dizendo que  o Água Rasa era o 60; o 75 Belém era o ônibus que conhecíamos todos os motoristas, principalmente os que estudavam no Grupo Escolar Amadeu Amaral.

Lembro-me com muitas saudades de que eu morava na Vila do Matarazzo e assisti os filmes do Carlitos, no Colégio Saldanha Marinho, que tinha sessões noturnas, onde tínhamos um trabalho com as crianças. Era a maior alegria poder participar. Não estudava no Colégio Saldanha Marinho, estudava no Amadeu Amaral. Não tinha televisão, mas tinha o cineminha que existia no Saldanha Marinho para quem não tinha dinheiro para ir ao Cine Íris e ao Cine São José do Belém, os dois cinemas que tínhamos lá. Então, toda essa saudade vem quando comemoramos quem tem história. O Belém tem história e é importante que não só Jacó Penteado mas outros escrevam tudo isso que vem passando e transformando o bairro do Belém. Agora, a chegada do Belém, as mudanças pelas quais o bairro passa, as fábricas indo embora, dando local aos grandes conjuntos habitacionais, os grandes prédios de apartamentos, mudando a fisionomia do nosso querido Belém. Mas, trazendo mais gente, mais pessoas, principalmente mais crianças, mais jovens que vão aprender a amar o local onde nasceram. Uma característica importante, já que esta comemoração do Centenário do Belém está sendo feita na Assembléia Legislativa de São Paulo, é falar dos nossos líderes políticos. Já foi citado Januário Mantelli Neto. Mas, eu me lembro agora de Araripe Serpa. O sobrinho dele está aqui na nossa platéia. Há uma vocação, o Belém sempre reconheceu. E, hoje, todos somos reconhecidos na pessoa deste grande Deputado. Se Januário Mantelli Neto foi Presidente da Assembléia, a carreira política do grande Deputado José Carlos Stangarlini aponta na mesma direção, vai ser um dos grandes líderes. Uma pessoa que está construindo, jovem ainda, mas que tem mensagens, tem projetos, e vai continuar essa trajetória, sempre pensando no futuro, sempre trazendo boas idéias, sempre sendo fiel à nossa história.           

Ai que saudades que eu tenho

  Da aurora da minha vida,

  Da minha infância querida

  Que os anos não trazem mais. 

  Muito obrigado.

  (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI -  PSDB - Muito obrigado, Walter Barelli. Que alegria recordarmos os tempos do Bairro do Belém.

  Queria, neste momento, homenagear algumas personalidades e entidade do nosso querido Bairro do Belém.

  Gostaria de iniciar com o nosso amigo Sr. Manoel Pitta, que é o nosso amigo Presidente da Sociedade de Amigos do Belém.(Palmas.)Dona Rosa Rinaldi, moradora do Belém. Completou ontem 100 anos de idade no centenário. (Palmas.)Sr. Norberto Mensório, Presidente do Conseg do Belém. (Palmas.)Sr. Armando Fontes, Diretor do jornal A Gazeta do Belém. (Palmas.)Sr. Giovanni Di Cicco, Presidente da Associação de Cegos do Belém. (Palmas.)Sr. Nelson Formigoni, Presidente do Lyons Clube do Belém, aqui representado pelo Sr. Renato de Toledo Natali. (Palmas.)Sra. Silvia Conceição Alonso, Diretora da Escola Infantil “O Gato Comeu”.(Palmas.) Sr. Enivan Gentil Barragen, Presidente do Clube dos Lojistas do Belém. (Palmas.) Sr. Nelson Ferreira da Silva, Presidente do Hospital Vasco da Gama. (Palmas.) Dr. Ricardo Salvatori, Delegado titular da 81ª Delegacia de Polícia do Belém.(Palmas.) Sr. Corintho Mariani Neto, Diretor do Hospital Leonor Mendes de Barros. (Palmas.) Sr. Maurício Brites Martins, do 8º Batalhão de Polícia do Belém. (Palmas.) Sr. Abner Penteado Alfarano, Diretor do Colégio Saldanha Marinho. (Palmas.) Sr. Isidoro Del Vechchio, Presidente da Sociedade Amigos da Mooca. (Palmas.) Sr. Walter José Pires Bellintani, Administrador Regional da Mooca.(Palmas.)Tenente Coronel Dorival Alves de Lima, Comandante do 8º Batalhão. (Palmas.) Capitão Flávio José dos Santos, Comandante do 1º Batalhão do Belém, 1ª Companhia do Batalhão. (Palmas.)  Dr. Nestor Coelho Pita, Diretor do SUS - Belém. (Palmas.) Coronel PM Paulo Regis Salgado, comandante do CPAM, 4º Comando Leste. (Palmas.) Padre Lauro Wisnieski, Pároco da Igreja São José do Belém. (Palmas.)  Américo Domingues, Presidente do Sindicato dos Mestres e Contra-Mestres. (Palmas.)  Professora Rosana Batista, que vai receber pelo Grupo Escolar Amadeu Amaral. (Palmas.) Major  Fernando de  Souza Brito, do 8º Batalhão. (Palmas.) Adalberto Brito, que é do Conseg e Diretor da Sociedade Amigos do Belém. (Palmas.)  

           Sras. e Srs. Convidados, ilustres convidados as festividades do centenário do Belém vão continuar até o dia 29 do corrente com o 34º desfile da Semana da Pátria, com a Polícia Militar, alunos com suas bandas e fanfarras, às nove horas, no Largo São José do Belém, promoção da Sociedade Amigos do Belém.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convido novamente a todos para o coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

*                *      *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

*                 *     *