1

 

09 DE JUNHO DE 2000

17ª SESSÃO SOLENE EM  HOMENAGEM À SOCIEDADE PESTALOZZI

 

Presidência:  MILTON VIEIRA

 

Secretária:  EDNA MACEDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/06/2000 - Sessão 17ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: MILTON VIEIRA

 

HOMENAGEM À SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO

001 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado ora na Presidência com a finalidade de homenagear a Sociedade Pestalozzi de São Paulo pelos relevantes serviços que vem prestando na área educacional ao povo de São Paulo. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - EDNA MACEDO

Pela bancada do PTB, cumprimenta as autoridades. Discorre sobre o trabalho desenvolvido pela Sociedade Pestalozzi.

 

003 - MARCIO ARAÚJO

Em nome da bancada do PL, saúda todos os presentes. Após referir-se à filosofia em que se apoiou o pedagogo suíço Johan Heinrich Pestalozzi, discorre sobre a Sociedade Pestalozzi, fundada pelo Dr. José Maria de Freitas, em 15.09.52 em São Paulo.

 

004 - WAGNER SALUSTIANO

Cumprimenta as autoridades e ressalta a importância da Sociedade Pestalozzi de São Paulo para sua vida social e do País.

 

005 - FARIA JÚNIOR

Cumprimenta as autoridades. Disserta sobre sua assistência às crianças da Sociedade Pestalozzi.

 

006 - VANDERVAL DE JESUS

Parabeniza o Deputado Milton Vieira pela resolução de homenagear a Sociedade Pestalozzi. Cumprimenta todas as autoridades presentes. Homenageia a Sociedade Pestalozzi pelos seus 48 anos de serviços prestados à sociedade.

 

007 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia um número musical. Convida o Bispo Vanderval de Jesus para entregar a placa à Pastora Marilene Silva e Silva.

 

008 - MARILENE SILVA E SILVA

Cumprimenta as autoridades. Ressalta a dedicação e a vontade necessárias para trabalhar na Sociedade Pestalozzi, sublinhando que é um trabalho de equipe.

 

009 - Presidente MILTON VIEIRA

Convida o Bispo Atílio para entregar placas para as Sras. Ágatha D'Ângelo e Nazareth Castaldi de Sampaio. Convida sua esposa Rosângela para entregar à Deputada Edna Macedo um buquê de flores. Anuncia um número musical.

 

010 - Presidente MILTON VIEIRA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Edna Macedo  para, como  2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

                                              

A  SRA. 2ª SECRETÁRIA - EDNA MACEDO - PTB  procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

                                   *    *    *

 

            O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL - Quero agradece a presença do Exmo. Sr. Bispo Vanderval de Jesus, Deputado Federal; Exmo. Sr. João Batista Ramos da Silva, Presidente da Rede Mulher; Exma. Sra. Marilene Silva e Silva, Presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo na pessoa de quem homenageamos nesta noite a referida entidade; Exmo. Sr. Murilo Antunes Alves, representando o Bispo Honorildo Gonçalves, Presidente da TV Record; Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, colega desta Casa; Exma. Sra. Nazareth Castaldi Sampaio, Presidente da 13º Região da Federação da Sociedade Pestalozzi de São Paulo; Sra. Ágatha D’Angelo, Diretora Técnica da Sociedade Pestalozzi de São Paulo e uma das fundadoras da Sociedade Pestalozzi de São Paulo; Pastor Geraldo Melo de Vilhena;  Engenheiro Paulo Mendonza Negrão, representando o Exmo. Sr. José Aníbal, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Bispo Atílio. Presidente da Associação Beneficente Cristã; Exmo. Sr. Vereador Antônio Sérgio Xavier, representando a Câmara Municipal da Estância Turística de Itu; Prof. Manoel Vidal Castro Melo, da Fundação Ibirapuera de Pesquisas.; Exmo. Sr. Obreiro Jackson, Vereador da Câmara Municipal de Guarulhos; Exmo. Sr. Paulo Emílio de Oliveira, Vereador do Município de Praia Grande; Exmo. Sr. Renato Morais da Silva, Vereador da Câmara Municipal de Guarujá; Exmo. Sr. Wagner Salustiano, Deputado Federal por São Paulo, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris atendendo a solicitação deste Deputado com a finalidade de homenagear a Sociedade Pestalozzi de São Paulo pelos relevantes serviços que vem prestando na área educacional ao povo de São Paulo.

Gostaria de, neste momento, convidar a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasil executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*     *     *

-                     É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*     *     *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL -  Passarei a palavra à nobre Deputada Edna Macedo, representando a bancada do PTB.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PTB - SEM REVISÃO DA ORADORA -    Sr. Presidente, nobre Deputado Milton Vieira, Sra. Ágatha Maria D’Angelo, fundadora da Pestalozzi; Bispo Vanderval de Jesus, Deputado Federal, na pessoa de quem cumprimento as demais autoridades aqui representadas; Sra. Marilene da Silva e Silva, Presidente da Sociedade Pestalozzi, Sra. Nazaré Sampaio, Presidente da 13ª Região da Federação Nacional das sociedades Pestalozzi; Bispo João Batista da Silva, na pessoa de quem cumprimento todos os pastores, senhoras e senhores, em primeiro lugar gostaria de cumprimentar o nobre Deputado Milton Vieira pela iniciativa de homenagear a Sociedade Pestalozzi. O trabalho da Sociedade Pestalozzi já fala por si só. É com muito orgulho que estou nesta tribuna para falar desse trabalho maravilhoso. A Sociedade Pestalozzi   cuida das crianças especiais e  não é um trabalho qualquer. Realmente não só as pessoas têm que   estar preparadas tecnicamente mas também estar com seu coração cheio de amor. Pestalozzi significa amor, dedicação, amparo, carinho. E tudo isso vemos hoje na Sociedade Pestalozzi. É com muito orgulho que estou aqui para homenagear e agradecer por  esta oportunidade de estar falando. Sinto o maior prazer em ser uma colaboradora da Pestalozzi. Sei que  muita gente  colabora  com  a Pestalozzi, mas gostaria que São Paulo conhecesse o trabalho da Sociedade Pestalozzi.

Quero dizer também que toda a equipe que trabalha lá, desde o mais humilde até a Sra. Presidente, é digna de nota. A Sociedade Pestalozzi de São Paulo está entre uma das melhores do mundo em qualidade. Então, para nós é um grande prazer falar e o fazemos com o coração cheio de alegria.

Também quero homenagear e agradecer a Igreja Universal do Reino de Deus que tem dado um suporte. É tão relevante esse suporte que tem sustentado aquela obra. Mas agradecer, em primeiro lugar, ao Senhor Jesus, que tem colocado pessoas também à frente desse trabalho e colaboradores nessa  obra magnífica que é a Sociedade Pestalozzi.

Quero mais uma vez parabenizar o Pastor Milton Vieira por essa iniciativa  e  também a todos os que colaboram e ajudam essa obra maravilhosa,  parabenizar a nossa Presidente, uma mulher  de fibra, de garra, que não  tem hora , está sempre despojada para atender não só a sua igreja, como Pastora, mas também como Presidente dessa grandiosa entidade.

Estamos todos  de parabéns e Deus abençoe a todos abundantemente, em nome do Senhor Jesus. Aproveito a oportunidade, peço licença à Presidente, dona Marilena, para convidar as pessoas que não conhecem e que nunca foram à Pestalozzi para  que façam uma visita para verem a obra que está sendo construída, o carinho e atenção dados às crianças.

Parabéns, Pastor Milton, parabéns a todos vocês.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL - Esta Presidência registra também  a presença dos pastores da Igreja Universal que, muito amor e carinho, estão aqui representando o Grupo Nova Geração, os Evangelistas do Brás  e  quero agradecer, de todo o coração ,a presença de todos aqui.

Tem a palavra o nobre Deputado Márcio Araújo, representando a Bancada do Partido Liberal, que fará um histórico da Sociedade Pestalozzi, de São Paulo.

 

O SR. MÁRCIO ARAÚJO - PL  - Nobre Presidente, Srs. Deputados, nobres convidados, pessoas da galeria, autoridades já nomeadas, saúdo todas as autoridades na pessoa do Bispo Vanderval de Jesus, Deputado Federal, e todos os membros da igreja nas pessoas do casal Bispo João Batista e sua esposa Pastora Marilene e todos aqueles que representam entidades beneficentes.

 

(ENTRA LEITURA - 05 páginas)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA -   PL - Esta Presidência anuncia a presença também do nobre Deputado Faria Júnior, representando a Bancada do PMDB.

Tem a palavra o nobre Deputado Federal Wagner Salustiano.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - Sr. Presidente, nobre Deputado Milton Vieira, Sr. Deputado Federal Bispo Vanderval de Jesus, na pessoa do qual cumprimento todas as autoridades políticas aqui presentes, Sr. Bispo João Batista, na pessoa do qual cumprimento todas as autoridades religiosas aqui presentes, minhas senhoras e meus senhores,  eu não estava inscrito para ser orador nesta noite, mas não poderia deixar de participar neste momento tão importante da vida da Sociedade Pestalozzi de São Paulo, e é com muita honra, com muita alegria e um privilégio muito grande  neste momento dirigir a palavra a todos os senhores e dizer o quão importante é a Sociedade Pestalozzi de São Paulo para a vida social da nossa cidade e, porque não dizer, do  nosso País também.

A palavra de Deus diz que a mulher sábia edifica seu lar, e sabemos o quanto é abençoado o lar do Bispo João Batista e da Pastora, dona Marilene. Esta benção tem levado também na direção da Sociedade Pestalozzi de São Paulo. Conhecemos o trabalho da Sociedade Pestalozzi de São Paulo há muitos anos; conhecemos o que era a Sociedade Pestalozzi, e conhecemos o que é a Sociedade Pestalozzi hoje  sob a administração da pastora Dona Maria Helena, e sabemos das lutas e dificuldade que a pastora Marilene encontra para administrar da forma que ela vem administrando a Sociedade Pestalozzi de São Paulo: uma luta dura, árdua, mas cheia de vitórias, haja vista que hoje a Sociedade Pestalozzi de São Paulo é considerada a melhor, porque não dizer a melhor de todas as sociedades Pestalozzi existentes no Brasil.

Quero agradecer, em primeiro lugar, a oportunidade de falar da tribuna,  parabenizar o Deputado e Pastor Milton Vieira pela brilhante iniciativa de homenagear a Sociedade Pestalozzi de São Paulo e a Pastora Dona Marilene pelo brilhante trabalho que vem realizando. Que Deus continue a abençoá-la pelo trabalho realizado no nosso Brasil que precisa de homens de Deus na Presidência, nos cargos importantes porque temos  certeza que por meio dos homens escolhidos por Deus o nosso Brasil será  outro Brasil. O nosso povo somente deixará de sofrer quando homens sérios e  comprometidos com Deus estiverem à frente do nosso País como hoje  estão à frente da Sociedade Pestalozzi   uma mulher de Deus, Dona Marilene. Que Deus continue a abençoar a sua vida, do seu esposo Bispo João Batista e a todos. Muito Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE -  MILTON VIEIRA - PL - Tem a palavra o nobre Deputado Faria Júnior.

 

O SR. FARIA JÚNIOR - PMDB - Boa noite a todos. É com muito prazer que participo desta solenidade. Cumprimento todas as autoridades presentes, a Deputada Edna Macedo, especialmente o Deputado Milton Vieira, pela iniciativa,  e o Bispo Vanderval de Jesus. Estou muito alegre em participar desta festa, porque tenho visto e vivido a luta da Sociedade Pestalozzi em São Paulo. Sou membro da Igreja Universal de Deus de Alphaville, onde congrego com o nosso Bispo João Batista e  a Pastora Marilene.

Minha esposa Bianca ajuda organizar os eventos, feiras e festas com muita dificuldade, porque infelizmente no nosso País o nosso trabalho, o maior trabalho de ação social já visto na nação  não é reconhecido pelas autoridades, não é tido como um trabalho de muita competência, mas estamos vendo que é de muita competência, porque é um trabalho feito pelo Espírito Santo de Deus. Tenho certeza de que as crianças da Sociedade Pestalozzi  também sentem isso. Quando visitamos aquela casa, sentimos a alegria das crianças, o brilho do Espírito Santo nos olhos delas, mesmo que, às vezes, elas não compreendam.

 É um trabalho pequeno como uma célula, mas com certeza o trabalho da Igreja Universal do Reino Deus se estende pela região do ABC, onde sou vice-presidente da entidade e fazemos um trabalho de competência.

Eu e o pastor Milton temos lutado em vários órgãos públicos para conseguir verbas do Estado e da prefeitura. Infelizmente as portas têm se fechado, mas cremos que nosso trabalho não é em vão. Cedo ou tarde, com certeza, seremos reconhecidos pela sociedade, não pelas nossas obras, mas pela nossa fé com a obra. Muito Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL  - Tem a palavra o Bispo Vanderval de Jesus.

 

O SR. VANDERVAL DE JESUS - É com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo que ocupo a tribuna desta Casa. Preliminarmente quero parabenizar o nobre Deputado Estadual, Pastor Milton Vieira Pinto, por essa resolução de homenagear a Sociedade Pestalozzi. Quero cumprimentar todas as autoridades presentes: o nobre Deputado Federal Wagner Salustiano, o nobre Deputado Estadual Márcio Araújo, o nobre Deputado Estadual Faria Júnior, a nobre Deputada Estadual, amiga e companheira Edna Macedo. Quero cumprimentar todos os voluntários, na pessoa da Srª Ágata e também da Srª Presidente, Marilene Silva, o Bispo João Batista Ramos, os obreiros e pastores.

Minhas senhoras e meus senhores, é com grande alegria que aqui estamos para prestar essa homenagem à Sociedade Pestalozzi, por ocasião de seus 48 anos de bons serviços prestados, sempre debaixo da graça e orientação de nosso Pai, o Senhor Espírito Santo. Falar da Sociedade Pestalozzi é falar do desprendimento que une tantos colaboradores, durante tantos anos. Nós, que acompanhamos o trabalho dos profissionais que aqui servem, sentimos que o que os liga a esse trabalho social de alta relevância não é o dinheiro e bens materiais, mas sim a missão de bem servir a comunidade, especialmente os usuários da Sociedade Pestalozzi. Como foi dito na ata pelo eminente Deputado Márcio Araújo, foi nos idos de 1952 que o educador suíço, preocupado em apresentar uma nova filosofia de ensino que viesse privilegiar situações especiais que primassem por cuidar de jovens e adolescentes com dificuldades em interferir na sociedade. Sua proposta, senhoras e senhores, nasceu da visão que tinha ao verificar que vários órfãos de guerra, recém-chegados da Europa, perambulavam pelas ruas, sem instrução e sem que o Estado pudesse provê-los de recursos e reconhecimento de uma profissão para seu sustento no futuro, o que, por certo, os levaria a engrossar as fileiras das pessoas sem emprego, sonho e futuro.

Nobre Presidente, Deputado Milton Vieira, Srª Presidente, Pastora  Marilene Ramos, esses 48 anos se passaram e esse quadro que esse educador suíço encontrou, das crianças que perambulavam nos recantos - como dizia àquela senhora de cabelos brancos - não mudou nada. Hoje continua a mesma coisa. Quem dera não fossem instituições como a Igreja Universal do Reino de Deus, como a Associação Beneficente Cristã, quem dera não fosse o amor infiltrado no coração de uma pessoa como aquela senhora, como os pastores, como a Presidente, a desenvolver esse trabalho, que seria obrigação do Estado, até porque a Constituição Federal garante que é o Estado que tem de dar educação e recuperação às pessoas. Não o faz, no entanto. A Visão não deveria ser somente uma escola, mas é principalmente uma escola diferenciada, que se envolve com o aluno, tornando-o parte importante no processo de aprendizagem. Seus cursos profissionalizantes, sempre voltados à maternidade, acompanham a evolução exigida pelo mercado em formação do magistério, o que a torna referência para muitos daqueles que precisam, desejam ou mesmo querem conhecer esse processo de aprendizagem.

Senhoras e senhores, eu, a princípio, omiti o nome desse fundador, até de propósito. É o nome do suíço fundador da Sociedade Pestalozzi pelo mundo. Seu exemplo persegue os que essa obra abraçam, e a ele fazemos, nesta hora, nossos sinceros agradecimentos pelo que em vida foi, para que sua obra se espalhasse pelo mundo - o Sr. Enrico Pestalozzi. Diferentemente de outras obras sociais que vemos, em nosso País e pelo mundo, a Sociedade Pestalozzi não se apresenta como uma bandeira ideológica, temática ou teológica, mas veste-se da bandeira da solidariedade ao próximo.

A Igreja Universal do Reino de Deus, através de seu braço social, que atende pelo nome de Associação Beneficente Cristã ABC, que ajuda a sociedade, especialmente os menos favorecidos, tem-se voltado para essa grande obra social que é a Pestalozzi, pois entende que a vontade de Deus é que nós, na medida do possível, dividamos com aqueles que têm pouco ou nada. E  esses, senhoras e senhores, têm sido gratificantes para nós, e creio que para os que nos estão assistindo.

Quero manifestar, desta tribuna e desta Casa, que é uma Casa de leis e a Casa do Povo, aproveitando esta oportunidade para falar deste local, que ecoa a voz do povo, enquanto há poucos instantes vi a nobre Deputada Edna Macedo conclamar e pedir que os senhores visitassem e vissem de perto o trabalho desenvolvido pela Sociedade Pestalozzi. Vi também - e ouvi - o pedido do nobre Deputado Estadual e Pastor Márcio Araújo pedir que todos integrassem e fossem parte desse trabalho da Sociedade Pestalozzi.

Quero, desta tribuna, como deputado federal, exigir verba para a área social do Estado brasileiro, do Governo Federal, esse governo que ultimamente não tem tido compromisso com essa área. Pelo contrário, ele corta as verbas da área social.  Estou fazendo isto consciente de que, assim como que irmanados pelo amor, todos se unirão em uma força-tarefa para fazerem o trabalho social, e que eu também tenho de fazer uma parte.

Gostaria de chamar a atenção - e o farei em quantas oportunidades venha a ter na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, e nesta tribuna, no Estado de São Paulo - para exigir da Secretaria de Ação Social do Município de São Paulo, enfim, para exigir da ação social do Governo Federal, porque esses é que têm o dever de fazer alguma coisa pelo social no nosso País e não fazem por representações e sociedades tão sérias como a  Pestalozzi.

Quero manifestar a minha consideração especial por aqueles que, desde os primórdios, têm se desdobrado em servir a Pestalozzi e parabenizar a dona Ágata .

A sociedade Pestalozzi passou  por muita dificuldade, e até  mesmo pelo vexame de ser ameaçada de fechamento de suas atividades. Mas, qual Fenix, a ave mitológica que retoma das cinzas, a Pestalozzi está sendo levantada e isto pelo denodo de seus colaboradores, pais, alunos e pessoas sensíveis ao trabalho que aqui é desenvolvido. A esses, temos certeza, dos céus, Deus, nosso pai, e o nosso Senhor Jesus  têm agradecido. Todos nós, que estamos aqui, cremos numa fé viva ainda que aqueles que podem fazer alguma coisa, não o fazem, mas vamos continuar unidos na fé, com amor no coração. A Pestalozzi vai crescer e vai vencer.  Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL - Assistiremos agora a apresentação do grupo de dança dos alunos da Sociedade Pestalozzi, com a música Canta Brasil, de David Nasser, e Brasil, de Cazuza.

 

*               *     *

 

-                                             É feita a apresentação de dança.

 

*              *      *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL -  Gostaria de registrar a presença do querido Vereador obreiro, José Olimpio Silveira Moraes, que está presente, homenageando a Sociedade Pestalozzi.

Esta Presidência segue agora para a entrega das placas e convida o Bispo Vanderval de Jesus, Deputado Federal, para entregar a placa à nossa querida Pastora Marilene Silva e Silva.

 

*               *     *

 

-         É prestada a homenagem. (Palmas.)

 

*              *      *

 

Tem a palavra a Pastora Marilene Silva e Silva.

 

A SRA. MARILENE SILVA E SILVA - Sr. Presidente, todas as autoridades presentes, deputados, vereadores, pastores, obreiros, funcionários da Pestalozzi, a quem peço que fiquem de pé, membros da diretoria, - pediria que ficasse de pé toda a diretoria -, assim como a diretoria da Pestalozzi de Osasco. Esses são alguns membros da família Pestalozziana. (Palmas.) Este é um trabalho de equipe. Não pode ser feito por apenas uma andorinha. A vocês dedico esta homenagem, porque estão no dia-a-dia com as crianças, lutando, fazendo acontecerem  resultados como este que temos neste momento. Pode parecer pequeno para quem vê, mas é um prêmio assistirmos a uma apresentação dessas, vermos a coordenação da criança, a alegria, o desembaraço. Isso para nós é o maior pagamento, o maior prêmio.

Quando assistimos a uma apresentação como esta, dos nossos jovens, dos nossos pequenininhos, para nós não existe recompensa maior. Quando colocamos a mão na massa - e a Dona Ágata sabe disso, bem como Dona Naya, que foi presidenta da Pestalozzi, durante dez anos e hoje é vice-Presidente da “Fenaesp”, em São Paulo, da Federação das Pestalozzi - não conseguimos ficar longe dessa luta; não é verdade, Dona Ágata, Dona Naya?

Quando começamos não conseguimos mais ficar distantes, porque isso faz parte da nossa vida. Ficamos felizes. Para mim é um alto privilégio Deus ter-me dado essa incumbência. Cumpro-a de todo o coração e gostaria de dizer a todos vocês que estão aqui - como a Deputada Edna falou aqui, o Deputado Vanderval, que seria muito importante que vocês conhecessem de perto o que é o trabalho da Pestalozzi, o que é o trabalho de toda essa equipe que aqui está ,  sentirem de perto o que é e divulgarem mais o que é isso e nos ajudarem nessa luta. Durante algum tempo  o sustento da Pestalozzi de São Paulo se deu  pela Igreja Universal do Reino de Deus. Ela reergueu aquilo que estava caído, ajudou com  a folha de pagamentos durante muitos anos, mas agora a Igreja está com muitos projetos, muita coisa para fazer, muitas catedrais em construção. Atualmente, a Igreja nos oferece a mídia para que possamos divulgar a Pestalozzi, mas para o sustento, para folha de pagamento e alimentação, a luta é muito  árdua. Lutamos,  lutamos,  conseguimos o sustento por um mês e já ficamos pensando como será o mês seguinte. Agora mesmo conversava com a presidente da Pestalozzi de Osasco e ela me disse : “ Meu Deus, como vou fazer ? Mas, de repente, aparece alguém que estende a mão e resolvemos a folha de pagamento.”  E assim é a nossa vida; dormimos pensando como será no final do mês para pagar os 60 mil de folha de pagamento, pelo menos é essa a despesa mensal da Pestalozzi de São Paulo. Essa é uma obra nossa, da sociedade, já que o governo não consegue fazer por todas as pessoas que precisam. É uma obra nossa, daqueles que podem estender a mão : uns com muito, outros com pouquinho. Mas se cada um desse um pouquinho daquilo que tem no final do mês seria fácil. Às vezes, as pessoas até se emocionam quando vamos á televisão,  vamos para a Folha Universal e falamos, contamos e mostramos;  as lágrimas caem. No dia seguinte, a pessoa passa pela porta do banco mas se esquece que lá temos uma conta  anunciada para depositar pelo menos R$ 5,00 no finalzinho do mês. Acho que R$ 5,00,  R$ 10,00 de cada ser humano não vai fazer nenhuma diferença no orçamento mensal dele mas para nós, R$ 5,00,  R$ 10,00 de cada um vai fazer uma diferença  imensa porque vai chegar no final de mês e poderemos pagar a folha de pagamento. Temos muitos  funcionários gabaritados,  pessoas capacitadas  que têm amor no coração e sem amor ninguém fica na Pestalozzi.

Todos os que estão aqui trabalham não só para se sustentarem e sobreviverem, mas trabalham  com amor. Se não tiverem esse amor eles não conseguem. Já tive uma psicóloga que trabalhou um dia e chegou para mim e disse : “ Não tenho condições emocionais de continuar.” Só aqueles que têm essa condição, que têm uma alma diferente é que conseguem realmente, e conseguem realizar um trabalho como esse que vocês viram aqui  das professoras Cláudia e Maria Alice que fizeram a apresentação. É com amor,  com dedicação e vontade que conseguimos fazer essa obra. Mas dependemos de todos.

Agradeço ao Pastor Milton por essa homenagem e que bom que fomos lembrados, fomos divulgados, e quanto mais, melhor. Que todo mundo saiba que Pestalozzi não é uma peste. Já me perguntaram : “ O que é Pestalozzi ? É uma peste ?”. Não, Pestalozzi não é uma peste. É o sobrenome do homem que começou essa luta e abriu esse leque de opções para aqueles que eram considerados inúteis pela sociedade. Vocês viram aqui que eles não são inúteis.

Quero agradecer também à minha irmã Marilza, que é vice-presidente, que fica lá no dia a dia e na luta, que me representa lá dentro nos momentos que não posso estar; à Diva, que faz parte da nossa diretoria e é a nossa relações públicas; à Dra. Criseide, que é a nossa advogada incansável, a todos os professores e psicólogos que aqui estão,  à nossa inspetora Mara, que é incansável : dá banho, penteia o cabelo, faz o penteado, dá comida na boca; pega um por um e está na luta do dia- a- dia. Não tem ninguém aqui que não faça o trabalho de 10. São contratados para fazer uma coisa, mas fazem 10, como o Seu João, que é o nosso administrador incansável, que chega de madrugada e é um dos últimos a sair. Então, essa é a família Pestalozzi, e quero agradecer a todos. Infelizmente, não dá tempo para citar o nome de todos , mas quero agradecer a todos os deputados, á Deputada Edna, que me ajuda muito. Às vezes, ligo para ela dizendo que preciso disso e daquilo e todos estão sempre prontos, correm atrás e pedem.

Sou chata mesmo, porque peço e peço, mas não tem importância peço para uma causa justa, e vou continuar pedindo. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL  -  Quero convidar também o Bispo Atílio, Presidente da Associação Beneficente Cristã e o Bispo João Batista que  entregarão as placas para a Sra. Ágatha D’Angelo, Diretora Técnica da Pestalozzi de Osasco e uma das fundadoras da Sociedade Pestalozzi, e também á Sra. Nazareth Castaldi de Sampaio, Presidente da 13ª Região da Federação Nacional da Sociedade Pestalozzi . (Palmas)

                                                          

*          *          *

 

- São  feitas as homenagens.

 

*               *     *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - Quero convidar a minha amada esposa Rosângela para entregar à Deputada Edna Macedo um buquê de flores , representando aqui  todas as mulheres  a quem  eu parabenizo e agradeço a presença de todas. Vocês têm um valor muito grande para a nossa sociedade. (Palmas.)      

 

*               *     *

 

            - É feita a entrega do buquê de flores.

 

*               *     *

 

            O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL - Antes de encerrar a nossa sessão de hoje vamos agora ouvir uma canção interpretada pela cantora evangélica Mauricéia, que interpretará as músicas, “Esqueci o Fracasso” de Valdeci Aguiar e Gerson Borges, e “ Junto a ti”, de Alda Célia.

 

A SRA MAURICÉIA -  Boa noite a todos, é uma alegria muito grande estar com os senhores aqui nesta noite tomando parte desta homenagem tão linda que está sendo a Sociedade Pestalozzi aqui representada também por todos seus funcionários e pela Sra. Marilene. Que o Senhor Jesus possa, cada dia mais, abençoar nossa vida, tirando inspiração para que continue brilhantemente desempenhando sua função. Quero ainda dizer-lhe que todos os seus objetivos, planos  e metas conseguirão alcançar porque têm Jesus no controle.

Com a permissão do querido Deputado, convido a todos para se colocarem de pé para juntos darmos as mãos e agradecer a Deus pela vida da Sociedade Pestalozzi e pela vida dos Srs. Deputados aqui presentes. Tenho certeza que Deus está no controle de tudo e tudo vai dar certo. Amém.

Vamos cantar. Quero pedir ao grupo jovem que está aqui que soltem as vozes. Vamos cantar bem bonito para Jesus.

 

*          *          *

-         É executada a canção.

 

*              *      *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PL - Quero agradecer à Mauricéia que sempre está presente nos nossos movimentos, nas nossas festas. Senhoras e senhores, este Deputado não poderia deixa de manifestar seu pensamento e dizer porque neste dia resolvemos agraciar e  homenagear a Sociedade Pestalozzi de São Paulo.

 

(Entra leitura do Sr. Milton Vieira -1 folha)

 

Isso  fixo, sabemos que passam mais de quatro mil crianças para serem atendidas ali, conforme nos disse a Presidente, Sra. Marilena, que mantém-se firme na filosofia de seus idealizadores   colocando o amor acima de todos os problemas e dificuldades. Assim, nada mais justo que nesta noite, ao finalizarmos esta homenagem, possamos saudar a todos com nosso amor e carinho.

Parabéns, Sra. Marilena, pelo trabalho. Fizemos isso com o todo amor, com todo o coração.  Vamos - como disseram os nossos companheiros Srs. Deputados, bispos - a partir daqui buscar de todas as formas parceiros e empresários para a Pestalozzi, enfim, para todo o trabalho social que é realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, pelas mãos do Espírito Santo. Estaremos lutando, como fazemos nesta Casa de lei, honrando e glorificando o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eram essas as minhas palavras. Sabemos que nossas palavras são poucas para expressarmos o que sentimos, mas vêm do fundo do nosso coração. Antes de esgotarmos a  presente sessão esta Presidência gostaria de convidar a todos para o dia 19 de junho, quando teremos também uma sessão solene no aniversário de 23 anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Através da nobre Deputada Edna Macedo tomo a liberdade de convidar a todos para que estejam aqui prestigiando nossa amada Igreja Universal do Reino de Deus.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade e convida a todos para um coquetel no Salão dos Quadros.

Está encerrada a sessão.

 

*    *    *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 49 minutos.