10 DE MAIO DE 2002

17ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/05/2002 - Sessão 17ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEM À LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV

 

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação do Deputado ora na Presidência. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Concede a palavra a dois alunos do Instituto de Educação José Paiva Neto para atuarem como mestre-de-cerimônia.

 

002 - MESTRE-DE-CERIMÔNIA

Discorrem sobre a entidade e apresentam as crianças atendidas na Supercreche da LBV, que proferiram a prece "Pai Nosso", e o Coral Infantil que apresentou a música "Queremos a Paz".

 

003 - SAULO GOMES

Como jornalista, rememora o início da LBV e disserta sobre sua convivência com o fundador Alziro Zarur.

 

004 - PAULO ALZIRO SCHNOR

Como porta-voz da LBV, rende homenagem a Juscelino Kubitschek de Oliveira por ter, quando Presidente da República, reconhecido a Legião da Boa Vontade, logo em seu início, como de utilidade pública federal.

 

005 - PEDRO PAULOTTI DE PAIVA

Representando o Presidente da LBV, Sr. José de Paiva Neto, saúda o Deputado Edson Ferrarini, Presidente em exercício, e demais autoridades. Enaltece o trabalho de dedicação aos mais necessitados, realizado pela LBV. Homenageia o Presidente Edson Ferrarini.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece a homenagem.

 

007 - MESTRE-DE-CERIMÔNIA

Anuncia um número musical.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece placa, com dizeres de agradecimento pela sessão, oferecida pelos alunos do complexo educacional da LBV, em São Paulo. Lê carta enviada pelo Sr. José de Paiva Neto, Diretor e Presidente da Legião da Boa Vontade. Enaltece a obra assistencial da LBV, primeira ONG brasileira a ser registrada pela ONU.

 

009 - MESTRE-DE-CERIMÔNIA

Anuncia um número musical.

 

010 - EDSON FERRARINI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Neste momento, vamos dar início a esta solenidade em homenagem à LBV.

Na formação da nossa Mesa, gostaríamos de destacar as seguintes presenças: do Dr. Pedro de Paiva, filho de Paiva Neto (Palmas.); meu querido amigo Pai Jamil Rachid, Presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil (Palmas.).

Gostaríamos de destacar a presença do porta-voz da LBV, Sr. Paulo Alziro Schnor (Palmas.). Gostaríamos de destacar a presença de um grande amigo, um radialista e jornalista que tem uma folha de serviços prestados ao Estado de São Paulo e ao Brasil, que é o jornalista Saulo Gomes. (Palmas.)

Entre as autoridades presentes, o Sr. Dalete Felipe; o Sr. Emídio Valereto Neto; o Sr. Mário da Cruz, Secretário Geral da LBV; a Sra. Matilde Gonçalves, Tesoureira da LBV, Sr. Antônio Basílio Filho, representante da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil; Exmo. Sr. William Woo, atuante Vereador à Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Durval Siampone, Presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo; Sr. Shilomo Shoel, Presidente da Câmara de Dirigentes do Bom Retiro; Dr. José Maria Nogueira, membro do Ciclo Esotérico da Comunhão do Pensamento, membro da LBV; Sr. Roberto Roncatti, da agência de propaganda Fundação José de Paiva Neto; Sra. Ivonete Gonçalves, monja budista; Sr. Fernando Salazar Banhol, escritor e líder gnóstico; Sra. Ondina Bérgamo; Sr. Maurício Colombo; representando o Presidente da Simonsen Associados, Sr. Simonsen Junior; Sr. Augusto Miongi Hoo Won, Presidente da Associação Brasileira dos Coreanos; Sr. Eusdimar Antunes, empresário presente; Sra. Samantha Stéfane, escritora e terapeuta holística; Capitão João Carlos Belisane, do 13º Batalhão do Bom Retiro; Pai Francelino de Chapanan, Coordenador Estadual do Instituto Nacional de Tradução e Cultura Afro-Brasileira; Sr. Tenente Coronel Eliseu Leite de Morais, chefe do setor de comunicação social da Polícia Militar, e nossa homenagem a este homem que agora tem a incumbência de mostrar ao povo de São Paulo todos os trabalhos da Polícia Militar, esta corporação que nos seus 170 anos presta grandes serviços à corporação, tenho muito orgulho de apresentar o Tenente Coronel da Polícia Militar, porque esta farda que ele usa é a minha segunda pele, durante 35 anos trabalhei com muito orgulho na Polícia Militar e tenho orgulho de representar a Polícia Militar na Assembléia Legislativa; Exmo. Sr. Ítalo Baggio, Cônsul Geral de Malta, Presidente da Associação dos Consulados no Brasil, Sr. Francisco Eduardo Dias, representando o Sr. Deputado Pedro Mori; Sr. José Barros, assessor do Presidente da Associação Brasileira dos Coreanos; Sr. Elias de Andrade Pinto, Pastor da Igreja Presbiteriana Independente e membro do Círculo de Cooperação de São Paulo; Sra. Belkes Rodrigues de Dalvo, Cônsul Geral da República de Cuba; Sra. Suzana Utnel Palaia, representante da Unisoes, União de Sociedade Espiritualista; Srta. Natália Helena de Azevedo Pereira, representando os alunos do Instituto de Educação José de Paiva Neto; Ilmo. Sr. Euzimar Antunes, empresário; Sr. Cássio Lopes, Presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros de Diadema; Sra. Anelice Cramelo, agente consular da Bolívia em São Paulo; Sr. César Romão, escritor e conferencista; Ronaldo Côrtes, jornalista, meus amigos presentes, homenageando a LBV, ao iniciarmos esta sessão, damos por lida a ata da sessão anterior. Já nomeamos as autoridades presentes, queremos saudar todas as pessoas presentes. (Palmas.)

Este Deputado teve o prazer de solicitar esta Sessão Solene, que foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa, nobre Deputado Walter Feldman. Gostaria que os senhores soubessem que o Presidente da Assembléia Legislativa é um homem muito atuante e um homem a serviço da democracia. Portanto, S. Exa. convocou esta sessão por minha solicitação.

Neste momento, convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar, regido pelo Maestro e Sargento Natanael Vicente. A banda da Polícia Militar é campeã de todos os torneios da Polícia Militar. (Palmas.)

Na pessoa do Maestro Natanael Vicente, cumprimento a todos os meus companheiros da Polícia Militar que compõem esta banda.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Maestro Regente Natanael Vicente, receba os nossos cumprimentos. Parabéns por esta grandiosa apresentação. (Palmas.)

Gostaríamos ainda de saudar o Tenente Cláudio Abel dos Santos, representando o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar, Sra. Major Ângela de Maggio Godoy.

Esta Presidência irá conceder a palavra a dois alunos do Instituto de Educação José de Paiva Neto, que atuarão como mestres de cerimônia. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - (não identificado) - Ilustres governantes e parlamentares, senhoras e senhores, colaboradores e simpatizantes da Legião da Boa Vontade, sejam todos bem-vindos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - (não identificado) - Nossa fraterna saudação a todos que estão presentes nesta solenidade, que com certeza ficará marcada em nossos corações.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Sim, pois estamos aqui reunidos para prestigiar a homenagear a uma obra filantrópica que em toda sua existência tem sido o maior estandarte à solidariedade em terras brasileiras. Nós, alunos do Instituto de Educação José de Paiva Neto, somos gratos à LBV por tudo que dela recebemos, pois temos certeza de que quando nos formarmos seremos verdadeiros cidadãos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - Educação e cultura para o povo têm sido uma das preocupações maiores da Legião da Boa Vontade, ao lado da sua aplaudida ação filantrópica. Na verdadeira democracia, todos têm o direito a uma boa educação, à cultura, à saúde e ao trabalho com a indispensável espiritualização do ser humano.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Para a LBV, é na educação e na instrução que reside a grande meta a ser atingida. E vamos mais longe, somente a reeducação, até mesmo da própria educação, pode garantir prosperidade e paz social. Como tudo que a LBV faz é banhado pela espiritualidade, vamos acompanhar agora a oração “Pai Nosso”, com as crianças atendidas na Supercreche Jesus, da LBV. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a oração Pai Nosso pelas crianças Camila Torres, Diego Alves, Bárbara Roque e Ágata Labareda. (Palmas.)

 

* * *

 

 O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - A Legião da Boa Vontade contabiliza 52 anos de múltiplas realizações no campo da valorização humana e da expansão da solidariedade ecumênica para reeducação dos povos. Graças ao espírito cristão o milagre do amor vem transformando a vida de milhões de pessoas desamparadas pela LBV em todo o Brasil.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - O sofrimento não tem hora para atingir as pessoas. A fome que desnutre, mata e assola os brasileiros é diária. Portanto, o socorro também tem de ser diário; permanente. É o que faz esta instituição com a ajuda de tantos e tantos cidadãos que confiam no seu trabalho, oferecendo suas doações.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - A campanha permanente da LBV contra a fome é um dos serviços relevantes desde os seus primeiros anos, no amparo às camadas mais carentes da população. Entre outros serviços, prestavam-se escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, ensino supletivo, cursos de capacitação profissional e lares para crianças e idosos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - Os centros educacionais e comunitários da LBV também desempenham papel estratégico, oferecendo ampla gama de serviços destinados à população de baixa renda, como os programas “Cidadão Bebê”, “Odontoteca”, “Não Deixe Morrer uma Criança” e a “Ronda da Caridade”, que visita comunidades pobres para promover o resgate da cidadania.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Entre os prêmios recebidos pela entidade, destacam-se o “Bem Eficiente” e as maiores equipes de voluntariado, ambos concedidos pela Kennitz e associados, que é uma empresa especializada no terceiro setor.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - O grande recado da LBV é este: a solidariedade é a grande receita para se construir o Brasil dos nossos sonhos.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Por isso vamos ouvir agora, com o Coral Infantil Ecumênico da LBV, a música “Mérito à Solidariedade”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Dirigida por Paiva Neto, a LBV multiplicou seus programas com promoção social, ganhou alcance internacional, estabelecendo sucursais no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e Portugal, além de possuir correspondentes em todo o mundo, sob sua liderança, a LBV alcançou um crescimento vertiginoso.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - Diz Paiva Neto: “O caminho da LBV é a paz.” Vamos ouvir agora, com o Coral Infantil Ecumênico da LBV, a música “Queremos a Paz.” (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Neste momento, gostaríamos de saudar o Maestro Milton Duarte, que é o regente deste coral. Parabéns a você! (Palmas.)

Gostaríamos de destacar a presença do Tenente Milton Aguirra e vice-Presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, meu particular amigo presente.

Queria também destacar o Sr. J. G. Pasquale, jornalista e editor do Jornal Espírita. Essa reunião tem todo aquele ecumenismo tão pregado por Paiva Neto. (Palmas.) Estão presentes grupos de todas as seitas e de todas as religiões, daquela maneira ecumênica, agradecendo a Deus por estarmos vivos. É o que prega Paiva Neto.

Continuam com a palavra, neste momento, os mestres de cerimônia.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Convidamos neste momento o Sr. Saulo Gomes para que faça um breve pronunciamento sobre esta Sessão Solene. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Gostaria de saudar o jornalista Saulo Gomes, meu particular amigo. Graças a uma entrevista na qual ele me levou, na Legião da Boa Vontade, que pude tomar conhecimento de tudo aquilo que eu já sabia, mas ver mais de perto o quanto a LBV faz de bem. Então, o jornalista vai falar em nome dos convidados.

 

O SR. SAULO GOMES - Muito obrigado a todos. Como velho profissional de imprensa, tenho o privilégio, diante de todos os senhores, de ter conhecido praticamente o início da LBV. Iniciei no rádio em janeiro de 1956. Em 1955 e, a partir daí, durante alguns anos convivi alguns instantes com o fundador e mestre desta instituição, Sr. Alziro Zarur. (Palmas.) E por isso, como repórter, que tive o privilégio de estar presentes nos grandes acontecimentos, nos mais diversos lugares do país, também conheci de perto o pensamento e o sonho de Alziro Zarur, a sua convicção e a certeza de que 52 anos depois este repórter poderia, como hoje, ter convivido durante alguns meses, no interior desta casa, como seu contratado, na sua televisão, ainda no ano passado, 52 anos depois pude constatar que o sonho de Alziro Zarur naquela época já era realmente uma realidade. Ela está hoje neste plenário, nesta Casa, de onde tenho a oportunidade de ler - e vem a sensibilidade do coronel, mas principalmente do homem público, do Deputado Edson Ferrarini - (Palmas.) O nobre Deputado Ferrarini, como homem digno, honrado, humano e de extrema sensibilidade, conseguiu, através dos anos, acompanhar e salvar milhares de vidas com o seu trabalho contra as drogas, que se instituem em São Paulo e que está hoje disseminado por todo Brasil.

O nobre Deputado Edson Ferrarini é um homem de muita sensibilidade. Observo uma frase nas galerias sobre a LBV, que diz o seguinte: “Educação, cultura, saúde e trabalho com espiritualidade.” (Palmas.) Na Assembléia Legislativa, o Coronel Ferrarini, assim como os outros 93 deputados desta Casa, mantém esta mesma história, acrescentando uma palavra: “Educação, cultura, saúde e trabalho com espiritualidade e patriotismo.” Isso é muito importante nesta Casa de leis, que é o Palácio Nove de Julho.

Em nome dos companheiros presentes, temos o privilégio nesta data histórica, com muita humildade, de manifestar a nossa gratidão, a nossa palavra de afeto e de amor fraterno a toda esta garotada que aqui está e a todos os senhores presentes.

Agradecemos à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a maior do País, pela oportunidade, pela dignidade com que o Coronel Ferrarini pôde promover esta Sessão Solene no dia de hoje, em homenagem à LBV, que sempre mereceu e que tem tido, no correr dos anos, percalços provocados por aqueles que às vezes interessados em atacar um ou outro dos seus diretores, esquecem-se da magnitude da humanidade, da honestidade, da profundidade, da obra social desta entidade, salvando o mundo, salvando o Brasil, através da educação para essas crianças que se espalham por todo País.          

Nestas breves palavras quero agradecer o nobre Deputado Edson Ferrarini, os senhores presentes e encerrar essas palavras com a seguinte frase: “A LBV nasceu para amar e ser amada.”

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao radialista, que soube expressar exatamente o que faz a LBV. Temos muito o carinho por esta instituição, que é um patrimônio do Brasil, pelo muito que fez nesses 52 anos e que continua fazendo. Atualmente, a LBV é presidida por Paiva Neto e a cada dia que passa continua ajudando este Brasil a crescer, crescer e crescer.

Gostaríamos de cumprimentar o Coronel Josias Sampaio Lopes, Comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; Sr. José Laurindo, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Dirceu Pinheiro, Presidente do Círculo Esotérico da Comunhão de Pensamentos. (Palmas.) Recebam todos o nosso abraço.

Neste momento, devolvo a palavra aos mestres-de-cerimônia.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Gostaríamos de convidar o Sr. Paulo Alziro Schnor, porta-voz da LBV, para fazer uso da tribuna desta Casa de Leis.

 

O SR. PAULO ALZIRO SCHNOR - Nobre Deputado Edson Ferrarini, agradecemos V. Exa. por essa iniciativa generosa e que muito bem representa o espírito desta Casa, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, este plenário que leva o nome de Juscelino Kubistchek de Oliveira, notável brasileiro que teve o discernimento de pensar um Brasil grande, um Brasil de acordo com a sua própria vocação e com a sensibilidade de ter reconhecido a Legião da Boa Vontade no seu nascedouro como de utilidade pública federal. Rendemos desde sempre a nossa homenagem a Juscelino Kubistchek, por enxergar a LBV. Ao longo dos seus 52 anos de existência, faria por honrar e por enaltecer este reconhecimento do povo brasileiro. Temos também que saudar a presença desses irmãos líderes religiosos, irmãos de lideranças políticas, irmãos do mundo empresarial, escritores e pensadores que aqui estão, os nossos amigos que nos acompanham pela rede mundial de televisão em todo Brasil e América Latina, assim como os amigos que estão nos acompanhando pela Rede Boa Vontade de Rádio, porque hoje o povo de São Paulo, na sua vocação bandeirante, está fazendo soltar um grito que está na garganta de todo povo brasileiro, um desagravo à Legião da Boa Vontade, à vitória permanente da verdade. Ninguém resiste a ela. Não há poder superior à verdade, não há poder superior a esse que se manifesta através do povo brasileiro, que se levanta, que aplaude, que reconhece o trabalho generoso, permanente, constante e insistente da Legião da Boa Vontade. (Palmas.) Nada neste país é mais forte do que a vontade do seu povo e a vontade do povo brasileiro de se expressar generosamente através da LBV. A LBV tem uma vocação genuína para a educação. A sua mensagem dedicada aos participantes da 21ª Assembléia Geral da Conferência das Organizações não-governamentais com relações consultivas para com as ações unidas, o presidente da LBV, jornalista e escritor Paiva Neto, enviou este contexto, esta mensagem para as organizações de todo mundo. Em se tratando de educação, Aristóteles nos deixou este pensamento: “Todos quantos têm lidado com a arte de governar o gênero humano, acabam por se convencer de que a sorte dos impérios depende da educação da mocidade.” E aqui temos a mocidade brasileira representada, mocidade esta que está recebendo educação e cultura com espiritualidade, para que haja saúde e trabalho para todos, o que é a grande meta da LBV. “Tem razão!”, diz Paiva Neto. Está gerido. Educação e cultura para o povo têm sido uma das preocupações maiores da LBV. Finalidades principais ao lado de sua aplaudida ação filantrópica, aliás, na verdadeira democracia todos têm direito à boa educação, à cultura, à saúde e ao trabalho, com a indispensável espiritualização do sentimento humano. É no ensino, educação e instrução, que reside a grande meta a ser atingida já. E vamos mais longe, somente a reeducação, até mesmo da própria educação, pode nos garantir dias de prosperidade e paz social. Sem educação e instrução não há progresso. Todavia, educar e instruir não é somente ensinar a ler, a mergulhar nos livros. Trata-se acima de tudo de iluminar um novo mandamento de Jesus, a inteligência para as funções harmônicas do homem na sociedade. A nossa meta é a grandeza do espírito humano, o construtor de tudo. E assim como o corpo precisa de sustentação, nossa parte eterna necessidade do alimento transubstancial, sem o que, adoece. A saúde para o espírito está singularizada no amor. Não há maior sofrimento do que a ausência de amor. E nós, que trabalhamos pela construção de uma sociedade solidária, devemos sempre nos lembrar dessas palavras da entrevista famosa que Paiva Neto concedeu ao saudoso jornalista Ibraim Sued. Dizia o famoso colunista: “Sei que a LBV tem uma linha pedagógica inovadora. Qual é a fórmula da LBV para resolver o problema da educação no Brasil? Disse Paiva Neto: “Respondi ao velho Ibraim com estas palavras”: “Antes de tudo aplicar o nem sempre devidamente valorizado amor na definição do Dr. André Luís, o divino pão das almas, o alimento sublime dos corações. Ora, meu caro Ibraim, o que mais se vê por aí é o resultado da carência dele. Nada mais pedagógico do que o amor fraterno, conquanto enérgico e justo, naturalmente o amor não pode ser confundido com conivência no erro, pois existem aqueles que consideram que amar é concordar com tudo, mesmo com o que estiver errado. Amar é justamente o contrário, mas sabendo-se com generosidade corrigir a pessoa em sua falta, mesmo que com ponderado rigor. Mas onde começa a verdadeira educação? A pedagogia da LBV, que prega e ajuda a construir a sociedade solidária, visa formar o cidadão ecumênico; ou seja, o ser humano que transcende a mera competência, visto que muita gente tida como tal está levando o mundo a uma situação de calamidade e perigo. O cidadão ecumênico é um cidadão solidário, portanto, não egoísta. É aquele que não se deixa seduzir pelo fanatismo porque entende que não faz sentido odiar em nome de Deus, que é amor. Enfim, é o que sabe respeitar a sagrada criatura humana sem preconceitos e sectarismos. O que é ético não pode acovardar. Quando o território não é defendido pelos bons, os maus fazem justa a vitória da injustiça. O que estamos vendo hoje é que aqueles que defendem a ética se fazem presentes para defender o que é certo de toda e qualquer injustiça.

Muito obrigado, pela atenção. Muito obrigado, Coronel Ferrarini! (Palmas.) E o nosso brado permanente: Viva a Legião da Boa Vontade! (Palmas.) Viva a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo! (Palmas.) Viva o Brasil! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Para ocupar a tribuna da Assembléia Legislativa, convidamos o Dr. Pedro Paulotti de Paiva, representando o seu pai, José de Paiva Neto, Diretor-Presidente da LBV. (Palmas.)

 

O SR. PEDRO PAULOTTI DE PAIVA - Que bela festa! Quanta emoção e amor neste salão! Juscelino Kubistchek não ficou só honrado por ter criado Brasília, mas ficou muito honrado por dar nome a este salão. Não poderia iniciar nossas palavras de agradecimento se não fosse com o brado que nos fortalece a cada dia que levantamos e que é a menor prece do mundo: “Deus está presente! Viva Jesus! O Cristo está à vista e já vem, em nossos corações para sempre! (Palmas.)

Coronel Ferrarini, autoridades presentes, povo que superlota este salão, havíamos preparado um discurso, eivado de verdades do coração e comprovando o trabalho da Legião da Boa Vontade. Mas o melhor discurso é aquele que corresponde à vontade da platéia. E esta platéia só nos passa amor e o mínimo que poderíamos fazer é passar para vocês esse amor. Represento meu pai, com muita alegria e muita honra, (Palmas.) mas todos gostaríamos de vê-lo aqui. (Palmas.) Então, tomei uma iniciativa que pode até parecer um pouco caipira, mas todos adoramos no interior, porque os caipiras são os mais sinceros e os que mais deixam o coração falar. Na impossibilidade dele estar aqui, trouxe sua imagem. (Palmas.). Isso não é dogmatismo nem a proteção de um filho que ama um pai, mas uma simples e grata atitude de toda uma nação. Se Deus dependesse dos homens para fazer jus as suas obras na terra, ele não seria Deus. Mas ele conta com os homens. A seara é grande e os trabalhadores são poucos. Como os senhores podem ver, a briga às vezes parece ser igual, mas a verdade sempre fica de pé. Nem um ato de maldade, nem mil atos de maldade substituem um ato de amor e de bondade. (Palmas.) A vida de meu pai tem sido insistentemente tentarmos aprender o lado de Deus em cada criatura. Desde pequeno aprendi que esta é a maior e melhor Nação do mundo. Não é à toa que todos que aqui vêm se sentem tocados pelo seu povo, pela sua imagem, pelas suas belezas naturais. Aprendi que por esta instituição vale à pena brigar, vale à pena lutar, (Palmas.) vale à pena viver, porque o que ela representa é tudo aquilo que há de elevar o Brasil ao coração do mundo e à pátria do evangelho. A platéia que hoje nos passa esse amor e essa alegria. Temos aqui uma pequena parte de jovens do Instituto de Educação. A bandeira do Brasil tem que ser levantada com orgulho. Se não quebrarmos esta onda que nos passa, esta sociedade que não é maioria, se não quebrarmos esta onda de violência, se não quebrarmos esta onda de descrédito, se não nos pusermos à frente, a guerra estará perdida. Mas temos aqui o exemplo de quem crê que esta guerra não se perde. (Palmas.) Doa a sua vida, os seus atos que correspondem à existência. (Palmas.) Os jovens estão calados, mas estão com vontade de gritar: “Viva a LBV”. Vocês podem gritar bem alto: Viva a LBV!

 

TODOS - Viva a LBV! (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PEDRO PAULOTTI DE PAIVA - As pessoas precisam compreender que estas paredes foram erguidas para representá-los. Esta instituição existe para representá-los. O Coronel Ferrarini muito bem sabe disso. É um levantador de multidões. S. Exa. comanda uma instituição que também muito dignifica esta Pátria. A fórmula do amor é indestrutível. Amor com amor se paga. O Coronel Edson Ferrarini nos ofereceu esta homenagem e nós oferecemos a ele esta homenagem. O Centro de Recuperação Edson Ferrarini é uma entidade que nada cobra e que não aceita qualquer donativo. Ajuda os dependentes de álcool e das drogas, nas suas reuniões de terças-feiras e quintas-feiras, na Avenida Jabaquara, nº 2.669. (Palmas.) Mais uma vez, vamos tirar o pó da garganta e dar um brado de “viva” ao Coronel Edson Ferrarini. (Manifestação nas galerias)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Pedro. Muito obrigado, LBV.

 

O SR. PEDRO PAULOTTI DE PAIVA - Lembremos sempre daquela parte do Hino Nacional: “Oh Pátria amada, idolatrada, salve, salve! Brasil de amor eterno seja símbolo...” O hino da Legião da Boa diz o seguinte: “Ninguém pode te ofender, pois queres somente ver o nosso Brasil feliz.” (Palmas.) Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens e às mulheres da boa vontade de Deus. E viva a Legião da Boa Vontade!

 

GALERIAS - Viva!

 

O SR. PEDRO PAULOTTI DE PAIVA - Viva José de Paiva Neto!

 

GALERIAS - Viva!

 

O SR. PEDRO PAULOTTI DE PAIVA - Viva o Brasil!

 

GALERIAS - Viva!

 

O SR. PEDRO PAULOTTI DE PAIVA - Viva Jesus!

 

GALERIAS - Viva!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Depois das palavras vibrantes de Pedro Paulotti de Paiva, representando Paiva Neto, depois de vocês terem dado o seu grito e de ter sido o instrumento de resgate de todo merecimento da Legião da Boa Vontade, imaginem, educação, saúde, cultura e trabalho com espiritualidade. Agradeço as palavras gentis do Dr. Pedro, ao se referir à minha luta contra as drogas. Há mais de 30 anos estamos recuperando pessoas, salvando vidas, defendendo os nossos filhos e cada um dos senhores receberam uma mensagem, que está aqui contida. Ao pai, mostro uma atitude positiva de um pai, o amor e mostro a atitude negativa, o desamor e cada um de vocês recebeu uma mensagem: “Jovem, a droga não resolve problema algum, apenas agrava os que já existem. Quem oferece drogas para os jovens às vezes pode ser um amigo, um conhecido, namorado ou namorada. Ao lhe oferecerem drogas, prestem a atenção, eles falam cinco mentiras que ouço há trinta anos. Como psicólogo clínico, especializado em drogas, ouço há cinco anos: “Isso não faz mal. Experimenta uma vez só. Está na moda. Está todo mundo usando. Não seja careta”. Nessa hora, você vai lembrar que foi numa Sessão Solene em homenagem à LBV que você aprendeu a dizer “não”. Nesta hora o amigo que não é amigo, quer lhe dizer que não faz mal. E nesta hora você tem que dizer uma palavra mágica: “Não”. A melhor forma de combater as drogas é com amor nas famílias e Deus no coração. (Palmas.) É o que prega a Legião da Boa Vontade.

Devolvo a palavra ao mestre-de-cerimônias.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Em nome do Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade, gostaríamos de retribuir ao nobre Deputado Edson Ferrarini esta homenagem que S. Exa. propôs à nossa instituição. Todos conhecem o esforço e a dedicação do Deputado Ferrarini, em favor dos dependentes químicos, por meio do Centro de Recuperação para dependentes do álcool e das drogas em São Paulo.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 2 - Aliás, o tema também faz parte das metas do trabalho educacional da LBV, que desenvolve há décadas a campanha “Não Use Drogas, Viver É Melhor”. O Coral Infantil da LBV dedica ao Deputado Edson Ferrarini e a todos os presentes a canção “Barco Furado”.

 

* * *

 

-         É executado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradecemos o coral, por esta homenagem e parabenizamos o Maestro Milton Duarte.

Recebemos neste momento, de uma menina muito simpática, além de um beijo muito carinhoso, os seguintes dizeres: “Como propositor da homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, receba o agradecimento dos alunos atendidos no complexo educacional da LBV, em São Paulo, que tem por lema: “Aqui se estuda, formam-se cérebro e coração.” Pensamento do fundador da rede educacional da LBV, José de Paiva Neto.

Muito obrigado. (Palmas.)

Devolvo a palavra aos mestres-de-cerimônia.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Agradecemos a presença de todos e encerramos nossa participação nesta solenidade com o seguinte pensamento do escritor Paiva Neto: “Todas as vitórias estão decididamente ao nosso alcance, pela força do nosso trabalho”.

A seguir, teremos a honra de ouvir as palavras do nobre Deputado Edson Ferrarini, propositor da homenagem à LBV. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Recebi um ofício com algumas palavras muito carinhosas de José de Paiva Neto, Diretor e Presidente da Legião da Boa Vontade. O ofício diz o seguinte: “Deputado e Coronel Edson Ferrarini, é motivo de grande honra para todos nós, que fazemos parte da LBV, a Sessão Solene em homenagem a esta instituição, que ocorre na manhã de hoje, no Plenário Juscelino Kubitschek, proposta por Vossa Excelência.” Paiva Neto diz que a LBV veio ao mundo a serviço do bem e podemos constatar, sem dúvida alguma, que isto é uma grande verdade. Paiva Neto diz ainda: “Desde a sua fundação, ocorrida em 1º de janeiro de 1950, por iniciativa do saudoso Alziro Zarur, preocupa-se com a difusão da solidariedade ecumênica, proporcionando aos mais necessitados a chance de resgatar a sua cidadania. Há mais de meio século, oferecendo instrução, educação e alimentação às crianças, capacitando os jovens para o mercado de trabalho, amparando os idosos.”

Com este pronunciamento, Paiva Neto dirigiu palavras muito carinhosas a este Deputado. Gostaríamos de dizer do nosso reconhecimento à ação benemérita da LBV, que tanto nos dignifica e que, portanto, é um importante incentivo para que continuemos lutando por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz, pois tudo que a LBV faz é resultado de uma fé inabalável; em Deus e no ser humano. Tudo que Paiva Neto está dizendo pode ser constatados todos os dias, através da atuação da LBV. (Palmas.) Vale ressaltar que a grande inspiração da LBV ao longo de sua existência tem sido o novo mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.” Paiva Neto diz: “Nosso sincero agradecimento a V. Exa., nobre Deputado Edson Ferrarini, que também merece a nossa homenagem pelo louvável trabalho que realiza à frente do Centro de Recuperação para Dependentes do Álcool e das Drogas. Por fim, fazemos votos de que São Paulo possa, com a ajuda de seus valorosos legisladores, prosseguir sua jornada vitoriosa como bandeirante incansável na esfera política, econômica e social do país. Cordialmente, José de Paiva Neto, Diretor Presidente da LBV”. (Palmas.)

É exatamente por isso que estamos reunidos, para homenagear esta fantástica instituição que é a Legião da Boa Vontade, presidida por José de Paiva Neto. A LBV completa 52 anos, imprimindo em nossa história esse caráter benemérito, essa obra gigantesca com um excelente padrão de atendimento e cujos resultados merecem o nosso reconhecimento e o nosso respeito. Os senhores estão sendo homenageados na Casa do Povo, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Esta proposta foi feita por um deputado que tem muito orgulho de ter homenageado esta instituição. Atuando em diversos segmentos, a LBV sempre foi regida por este lema: educação, saúde, cultura e trabalho com espiritualidade. Reafirmando, esse caráter filantrópico da sua existência, a LBV conquistou o respeito internacional, quando se tornou a primeira organização não-governamental brasileira registrada oficialmente no quadro da Organização das Nações Unidas. A LBV recriou em nossa sociedade o espírito cristão, quando na prática mostrou o significado verdadeiro da palavra solidariedade, olhando por aqueles que quase nada podem e nada têm. São por esses motivos que a LBV estende a sua mão amiga e carinhosa e o seu amor. Envolvida com projetos sociais cujo alcance vai aos confins sem medir esforços, sem discriminações, a LBV leva conforto, esperança e qualidade de vida aos que mais precisam. As áreas de atuação já foram faladas muitas vezes, a educação com alfabetização, o setor odontológico, centros comunitários, qualificação profissional, Projeto Cidadão e Ronda da Caridade, que popularizou a sopa aos pobres. Isso tudo é LBV, assim como o SOS Brasil, Natal Sem Miséria; enfim, falar da LBV para ajudar a construir um Brasil melhor. Quando estou no meu centro de recuperação e luto com aquelas pessoas para ajudá-las a sair do mundo das drogas, parece incrível as drogas não terem cura, não tem um remédio no mundo que possa curá-los e ao longo desses trinta anos, com tantas pessoas que salvei, usei a mesma pílula que a LBV usa, a pílula do amor. (Palmas)

Amor nas famílias e Deus no coração é um escudo intransponível, uma arma indefensável. Queria dizer a vocês do meu orgulho de tê-los homenageado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS 1 - Neste momento ouviremos a música “Flores ao invés de mísseis.”

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns a este coral magnífico, pela execução. Nesta Sessão Solene em homenagem à Legião da Boa Vontade, os nossos jovens sabem que com drogas não há sucesso de forma alguma. Entrar na droga é uma caminhada que, no final, muitas vezes pode ter cadeia, sanatório ou cemitério. E prestem atenção numa coisa, em 30 anos recuperando pessoas, nunca tive uma pessoa que foi pega na marra, na rua e lhe foram colocadas as drogas, goela abaixo, ela sempre foi trazida pelo amigo. No dia em que isso acontecer vocês vão lembrar que têm que dizer “não”. Então, os companheiros presentes, do complexo educacional da LBV, vão gritar um “não” junto comigo da seguinte forma: se um dia alguém lhe oferecer droga, vocês vão gritar “não”, para marcar esta palavra. Então, todos comigo: se um dia alguém lhes oferecer drogas, vocês simplesmente têm que dizer?

 

TODOS - Não!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito mais alto, pois este não é o grito da LBV. Se um dia alguém lhes oferecer drogas, vocês simplesmente têm que dizer?

 

TODOS - Não!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Mais alto ainda: se um dia alguém lhe oferecer drogas, vocês simplesmente têm que dizer?

 

TODOS - Não!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns para vocês. Nenhum traficante tira esse grito de seus corações e de seus cérebros; nenhum traficante vai lhes tirar esse grito.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 28 minutos.

 

* * *