15 DE MAIO DE 2006

017ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR OS 20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO ECLÉTICA DE PIRACICABA E REGIÃO

 

Presidência: ROBERTO FELÍCIO

 


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/05/2006 - Sessão 17ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO FELÍCIO

 

COMEMORAR OS 20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE PIRACICABA E REGIÃO - ECLÉTICA

001 - ROBERTO FELÍCIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 20 Anos da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Tece comentários sobre os distúrbios ocorridos no final de semana no Estado de São Paulo. Lê o histórico da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região, a Eclética.

 

002 - AMAURI PINTO DE CARVALHO

Membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética, agradece a homenagem recebida pelo Deputado Roberto Felício.

 

003 - FRANCISCO ROBERTO FABREGATTI

Membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética, diz que a luta se faz necessária para se atingir a verdadeira justiça social para os aposentados e pensionistas.

 

004 - JOSÉ JAIR AZZI

Membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética, comenta o crescimento da Associação e agradece o comparecimento de vários sócios na solenidade.

 

005 - JOSÉ DE LIMA

Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética, discorre sobre o trabalho da entidade na defesa de aposentados e pensionistas.

 

006 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Presta homenagem aos convidados. Fala que a associação é uma referência na luta das organizações sociais e sindicais por mais dignidade e respeito. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. A Presidência dá como lida a Ata da sessão anterior.

Esta Presidência anuncia as autoridades presentes: Sr. José de Lima, Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética; Sr. José Jair Azzi, membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética; Sr. Amauri Pinto de Carvalho, membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética; Sr. Francisco Roberto Fabregatti, membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética; Sra. Laide Martins Alonso, membro da Diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética; Sr. Antonio Dorival Trevisan, fundador da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética.

Antes de nos referir às razões da convocação desta sessão solene, muito rapidamente vamos nos referir aos acontecimentos de fim de semana que com certeza foi acompanhado pelos senhores e senhoras aqui presentes, está sendo acompanhado por toda a população do Estado de São Paulo, este momento da maior gravidade da sociedade paulista, para a sociedade brasileira de um modo geral. Estou me referindo evidentemente a praticamente esta guerra civil que assistimos nesse final de semana, cujo controle absoluto ainda não foi retomado pelas autoridades, pelo poder público do nosso Estado e do nosso país. Queremos aqui manifestar o desejo de que isto ocorra brevemente, que o poder público consiga ter controle da situação. E queremos manifestar solidariedade a todos os familiares de todas as pessoas vítimas dos acontecimentos deste final de semana.

Integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, foram vítimas desses acontecimentos. Queremos expressar, em nome da Assembléia Legislativa, nossa irrestrita solidariedade, e mais uma vez a afirmação do desejo de que o poder público passe a ter controle da situação.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo à solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e região, a Eclética, pelos seus 20 anos de fundação. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Roberto Felício - PT - Antes de passar a palavra aos senhores oradores, aos representantes da Associação, gostaria de fazer a leitura de um breve histórico da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região, a Eclética.

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região - Eclética.

Histórico

Tudo começou nos primeiros dias do ano de 1986, homens e mulheres abnegados e idealistas percebendo as injustiças que se abatiam sobre os aposentados e pensionistas, reuniram-se para criar uma entidade para lutar e defender seus direitos.

A luta teve início através da realização de muitas reuniões que sempre tiveram à frente os companheiros Antonio Dorival Trevisan, Geraldo Serafim dos Santos, Benedito da Costa Brandão e Francisco Fabregati, que insistiram na luta até a fundação da Associação Eclética, sacramentada em um grande ato público que movimentou a Câmara de Vereadores de Piracicaba, em 12 de abril de 1986, sendo o Sr. Geraldo Serafim dos Santos nosso primeiro presidente.

O mérito para essa histórica conquista deve-se em grande parte a esses valiosos companheiros que trouxeram, na bagagem da vida sindical, as experiências adquiridas na fundação de associações em suas cidades, citando exemplos de Antonio Galdino, de Jundiaí e Luiz Firmino de Lima, de São Paulo.

Naqueles tempos, esses incansáveis companheiros tinham a seu favor o apoio irrestrito da sociedade piracicabana e do Sindicato da Alimentação na Rua Moraes Barros, onde durante alguns anos a Eclética esteve instalada e nosso amigo Bidi (já falecido) nos deu abrigo.

A caminhada da Associação seguiu a diante com a luta do Presidente Benedito da Costa Brandão, que exerceu papel fundamental para ampliação do nosso segmento. Depois compramos a casa da vilinha, localizada na Rua Santa Cruz, 1320 - fundos, próxima ao Terminal Central de Integração, nossa primeira sede própria.

Com a evolução de nosso trabalho e as conquistas de nossa categoria, a Eclética conseguiu comprar uma casa mais bem localizada, sendo que nossa sede mudou para a Rua Santa Cruz, 1779, endereço onde até hoje é desenvolvido nosso trabalho em prol de aposentados e pensionistas de Piracicaba e Região.

Atualmente a Associação Eclética é presidida pelo Sr. José de Lima.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Amauri Pinto de Carvalho, membro da Diretoria da Associação.

 

O SR. AMAURI PINTO DE CARVALHO - Meus amigos e companheiros, hoje me sinto honrado de estar presente como Presidente da primeira subsede da Eclética de Piracicaba. Nós, aposentados, pediríamos, como o nosso querido Felício fez a homenagem a nossa associação, que todos os órgãos pensassem dessa forma. Nós, aposentados, somos partes integrantes deste país e muito fizemos. Se não fizemos mais foi porque não tivemos condições. Então seria importante que tivéssemos o apoio de todos.

Muito obrigado, Deputado, pela sua posição, e por esta homenagem justa e singela inclusive ao nosso querido Trevisan que iniciou o seu trabalho, ao atual Presidente e a todos os demais membros e diretores da nossa associação. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Francisco Roberto Fabregatti, também membro da Diretoria da Associação.

 

O SR. FRANCISCO ROBERTO FABREGATTI - Sr. Roberto Felício, Digníssimo Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores, demais membros da Mesa, senhoras e senhores, ouvi com muita emoção o nome de meu pai ser mencionado como um dos fundadores junto com o Sr. Antônio Dorival Trevisan, Sr. Geraldo Serafim e os demais nomes mencionados.

Gostaria de salientar muitas mulheres, inclusive algumas aqui presentes, que não mediram esforços para que essa associação chegasse aonde chegou. É com muita alegria que agradecemos a todos os membros desta Casa por esta homenagem, uma forma de reconhecimento do nosso trabalho que não pára aqui; aqui começa uma luta por uma classe desprezada, abandonada, diferente de países mais desenvolvidos em que o aposentado e o pensionista são tratados com mais carinho e respeito. Mas a nossa luta não pára; a nossa luta começa aqui até atingirmos a verdadeira justiça social. Muito obrigado a todos, em especial ao Deputado Roberto Felício. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Muito obrigado, Francisco. Esta Presidência concede agora a palavra ao Sr. José Jair Azzi, membro também daquela diretoria.

 

O SR. JOSÉ JAIR AZZI – Bom dia a todos. Queria agradecer em primeiro lugar o Presidente desta Casa, Sr. Deputado Rodrigo Garcia que também abriu espaço, agradecer especialmente ao Deputado Roberto Felício, um amigo pessoal meu, conversamos a cada 15 ou 20 dias, e principalmente aos nossos sócios, porque sem eles não conseguiríamos o êxito na Associação.

A Associação está crescendo. A Associação cresceu. E vamos caminhar nessa luta daqui para a frente. Agradeço também ao Trevisan, que é o companheiro que fundou a Associação, e no momento o Lima é o nosso Presidente, ao Francisco, ao Amauri e aos demais diretores. Quero agradecer aos nossos sócios que vieram de manhã, numa cidade fria, a 150 quilômetros daqui, mas aos poucos nós conseguimos chegar lá. Muito obrigado a você também. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Passamos a palavra ao Sr. José de Lima, Presidente da Associação.

 

O SR. JOSÉ DE LIMA – Bom dia, companheiros da Mesa, principalmente a este plenário que, apesar de não estar lotado, tem bastante representatividade em nossa cidade, Piracicaba.

Gostaria de dizer que nesses anos em que venho fazendo parte da diretoria da Associação, é com muito orgulho que dizemos “sou diretor da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região – Eclética”, porque a principal função de uma associação não é o lazer, de passear para esta ou aquela cidade. O principal fator, e que nos enche de orgulho, é saber que a nossa Associação é uma Associação de luta. É uma Associação que nunca perdeu um Congresso de aposentados, seja no Estado de São Paulo, seja em nível nacional, em Brasília. Nós sempre estivemos presentes em todas as lutas em que as nossas reivindicações estavam à frente. E essas reivindicações muitas vezes não são atendidas, mas continuamos nessa luta. É a persistência que faz o valor de uma entidade. E nós temos tido essa persistência.

O Francisco Fabregatti falou aqui dos diretores que iniciaram esse trabalho. Mas ele se esqueceu de referir ao seu pai, também Francisco Fabregatti, que foi um dos grandes lutadores pelo crescimento da nossa Associação, e fazendo parte principalmente de um fator importante, que é a Tesouraria da Associação. Hoje o seu filho é o nosso tesoureiro, um companheiro que também tem tido toda a preocupação com o nosso crescimento.

Esse crescimento, em termos monetários e financeiros, é importante, porque se não fosse assim não estaríamos com aquela sede hoje. Começamos lá embaixo na vilinha, naquela casinha, e hoje estamos com uma sede de dar gosto de convidar as pessoas para nos visitar.

Companheiros, o Deputado Roberto Felício, do PT, foi quem teve essa idéia de prestar esta justa homenagem, não porque sou o Presidente hoje. O Presidente que nos antecedeu, Antonio Dorival Trevisan, segurou durante muitos anos esse trabalho. Não se deve apenas colocar na mão de um Presidente a responsabilidade. Hoje, felizmente, e também na diretoria anterior, é uma diretoria responsável, competente, que tem participado ativamente não só no trabalho interno, no dia-a-dia, no atendimento das pessoas, mas principalmente no trabalho externo.

Ainda nessa semana participamos de um seminário sobre previdência social em Praia Grande, do qual nossos advogados e vários diretores participaram. O trabalho que tivemos que fazer foi no sentido de melhorar o crescimento das pessoas, porque, infelizmente, o movimento dos aposentados tem lideranças ainda que não estão à altura das necessidades do nosso movimento. E é essa a nossa preocupação quando vimos num ato em São Paulo, aqui na Assembléia Legislativa.

Vimos sempre aqui no Dia Nacional do Aposentado. Há alguns anos uma Deputada do PT da região de Catanduva tem feito essa homenagem e temos vindo a esta Casa para recebermos essa homenagem. Este Parlamento está sempre cheio nesse dia.

Hoje, apenas uma associação está recebendo essa homenagem. Então, em nome de toda a diretoria de companheiros e companheiras firmes na luta, queremos agradecer. Com a nossa perseverança conseguiremos dias melhores para nós.

Penso que se não conseguirmos para nós, conseguiremos para aqueles que vêm atrás de nós, porque temos a preocupação de formar novas lideranças, e é esse o objetivo principal que temos. Na federação da qual também sou o Diretor de Assuntos Jurídicos atualmente também temos tido a preocupação de levantarmos novos companheiros mais jovens do que nós, para virem para essa luta de aprimoramento, de formação de pessoas muito mais competentes do que nós.

Então, Deputado Roberto Felício, muito obrigado por essa homenagem, porque não é apenas a nossa associação que está sendo aqui representada, mas todos os aposentados e pensionistas do nosso estado e do nosso País.

Agradecemos esta homenagem em nome de nossa diretoria. Gostaria de dizer que uma andorinha só não faz verão e colocamos isso no nosso último jornal. Assim, não é apenas uma associação, mas muitas associações devem merecer essa homenagem.

No sábado passado, fomos ao 27º Aniversário da Associação de Jundiaí. Foi um ato muito bonito, em que fomos com vários companheiros. Depois de sete anos de fundação e já estabelecidos na sede própria, essa associação de Jundiaí criou novas associações em várias cidades Americana, Limeira, Piracicaba. É com a força mais ampla que pudermos atingir, que vamos conseguir o objetivo de ter o nosso movimento de aposentados realmente forte. Porque só sendo forte é que vamos conseguir algo de melhor para nós. Muito obrigado, Deputado Roberto Felício! Muito obrigado à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Para que este acontecimento fique registrado na história da Assembléia Legislativa e que fique registrado também na vida da associação, queremos prestar uma homenagem à entidade, através do seu presidente, José de Lima, com a entrega desta placa, uma referência a este ato solene, que ficará como registro junto à associação.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOSÉ DE LIMA - Gostaria de ler os dizeres desta linda placa que estamos levando para Piracicaba: “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por solicitação do Deputado Roberto Felício, sente-se honrada em realizar a sessão solene em homenagem ao 20º Aniversário da Fundação da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região-Eclética.

São Paulo, 15 de maio de 2006. Palácio Nove de Julho-Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Rodrigo Garcia, Presidente; Roberto Felício, Deputado Estadual.”

Muito obrigado, Deputado Roberto Felício; muito obrigado, Deputado Rodrigo Garcia; muito obrigado Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Queremos dar seqüência às nossas homenagens chamando Dona Laíde Martins Alonso, homenageando todas as aposentadas da Associação.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LAÍDE MARTINS ALONSO - Em nome das mulheres da Associação dos Aposentados agradeço esta homenagem, especialmente ao Deputado Roberto Felício e a vocês que estão aí. Gostei de o ônibus ter vindo lotado. Não é só de festas que temos de participar, mas também da luta. Nós, mulheres, também temos de ir à luta, não só os homens. Temos de lutar pela nossa associação. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Quero, por intermédio de José de Lima, Presidente da Associação, da Dona Laíde, integrante da diretoria e dos demais componentes da Mesa - Amauri, Francisco, Jair - dizer que além da leitura do pequeno histórico, nossa iniciativa também se fundamentou no testemunho do trabalho que temos visto da Associação.

Agradeço as palavras generosas de vocês e quero dizer que foi uma grande honra propor à Assembléia Legislativa a realização desta sessão solene, agradecendo ao Presidente da Assembléia, Deputado Rodrigo Garcia, pelo acatamento do nosso pedido para prestar esta homenagem.

A Associação tem sido, na cidade de Piracicaba, através da sua sede, uma referência importante, não só para a organização e para a luta dos aposentados, tem sido um referencial da luta das organizações sociais, das organizações sindicais, dos movimentos populares, de todos aqueles que lutam por igualdade social, por justiça. Inúmeras vezes pude estar na sede da associação em atividades que lá se realizaram. A Associação dos Aposentados tem feito da sua sede um espaço legítimo de organização do conjunto da sociedade. Temos visto a associação participar e organizar essas coisas que também fazem parte da nossa vida social, eventos sociais, reunir as pessoas para se divertir, confraternizar-se, para ter momentos de alegria juntos. Isso também é parte integrante da nossa vida. Mas sobretudo tenho visto essa diretoria liderada pelo José de Lima participando dos movimentos sociais, especialmente da luta dos aposentados do Brasil. Nas suas viagens para a capital paulista, nas suas viagens a Brasília, nos pleitos junto ao Governo Federal, ao Governo do Estado para melhorar a vida desses que ajudaram a construir a riqueza do nosso país.

Os senhores hoje estão aposentados, mas como costumam dizer as nossas queridas professoras aposentadas, não são inativos. No Estado se usa muito a expressão inativo para designar os aposentados. Continuam em atividade, continuam lutando por uma vida melhor mas não só para vocês próprios. Continuam fazendo uma luta para que a sociedade brasileira, a sociedade paulista, a sociedade piracicabana possam ser melhor.

É uma satisfação bastante grande este momento. É um momento de muita emoção nesta Casa, em que vivemos uma situação de gravidade social, mas muito rico, muito alegre para todos nós podermos prestar esta homenagem à associação. Fica aqui a manifestação do nosso carinho, nosso reconhecimento, a expressão do reconhecimento da Assembléia Legislativa a todos os senhores que fazem da Eclética, a Associação dos Aposentados e Pensionista da Cidade de Piracicaba, essa entidade assim como ela é, uma entidade solidária, a serviço dos aposentados, mas sobretudo uma entidade a serviço do conjunto da sociedade. A Eclética em Piracicaba é uma referência para a juventude, para o conjunto dos trabalhadores, para todos nós. Agradeço pela oportunidade de poder organizar esta Sessão Solene.

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 53 minutos.

 

* * *