26 DE ABRIL DE 2010

017ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DOS ESCOTEIROS”

 

Presidente: ALEX MANENTE

 

RESUMO

001 - ALEX MANENTE

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão fora convocada pela Presidência efetiva, atendendo a solicitação do Deputado Alex Manente, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia dos Escoteiros. Convida todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - RITA PASSOS

Deputada Estadual, informa que nesta solenidade comemora-se o centenário do escotismo no Brasil. Destaca a importância da formação e preparação do indivíduo para a vida. Afirma a necessidade de expansão do número de voluntários. Informa que "sempre alerta" é o lema dos escoteiros e que esse lema deve ser levado também para questões sociais e ambientais.

 

003 - CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI

Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, comenta que celebrar 100 anos é inesquecível. Informa que o Brasil foi um dos países pioneiros na adoção desse revolucionário sistema de educação de jovens. Recorda que o escotismo no Brasil teve por berço a Marinha. Comenta que foram cem anos na busca das melhores práticas de ensino e das melhores ferramentas pedagógicas para desenvolvimento de um escotismo com qualidade.

 

004 - FERNANDA ALVARENGA LEITE ARANTES

Capitã de Corveta, representante do 8º Distrito Naval, recorda a origem do escotismo na Inglaterra e sua chegada ao Brasil em 1910. Cita que a amplitude nacional do escotismo foi conquistada em 1924, quando da fundação da UEB - União dos Escoteiros do Brasil. Menciona que o escotismo mundial é educacional, voluntariado e apartidário, com propósitos ligados ao desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra.

 

005 - PAULO SALAMUNI

Membro do Conselho de Administração da UEB e Presidente da UEB do Paraná, relata que mais de 500 milhões de pessoas que passaram pelo movimento dos escoteiros, praticando amizade e respeito. Dá conhecimento de que o movimento só foi impulsionado com a entrada das mulheres. Comenta que haverá um Fórum Mundial de Jovens em Blumenau e uma Conferência em Curitiba sobre escotismo e que delegados de 160 países já confirmaram presença. Declama poema enaltecendo os escoteiros. Destaca que a religião é fundamental para o indivíduo.

 

006 - Presidente ALEX MANENTE

Anuncia apresentação de vídeo institucional. Comenta que as condecorações se destinam a premiar feitos realmente meritórios.

 

007 - CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI

Considera que os diplomas de reconhecimento se destinam a expressar a gratidão a entidades ou pessoas que tenham prestado serviços ou contribuindo com valores e bens materiais. Faz homenagem com entrega de Medalhas a várias personalidades e a grupos de escoteiros.

 

008 - Presidente ALEX MANENTE

Parabeniza os 100 anos de escotismo no Brasil. Relata que o Poder público precisa começar a observar a formação de conduta e caráter das próximas gerações, para ter uma sociedade mais justa, fraterna, com equilíbrio social e possibilidade de perspectiva de futuro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex Manente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ALEX MANENTE - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Senhoras e Senhores, gostaríamos de ressaltar as autoridades aqui que compõem a Mesa: senhor Carlos Alberto Guimarães Battisti, Diretor-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil; Deputada estadual Rita Passos; senhor Marco Aurélio de Mello Castrianni, magistrado e Presidente do Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil; Capitã de Corveta Fernanda Alvarenga Leite Arantes, representando o comandante do 8º Distrito Naval; os vereadores Luis Yabíku, da Câmara Municipal de Campinas, e o senhor Fábio Palácio, vereador da Câmara Municipal de São Caetano do Sul.

Senhoras Deputadas, senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia dos Escoteiros.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Camerata da Polícia Militar sob a regência do 2º Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - A Presidência agradece a Camerata da Polícia Militar.

Gostaríamos de destacar a presença do senhor Álvaro Tavares Gomes de Souza, Diretor Vice-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil; senhor Paulo Salamuni, membro do Conselho de Administração da UEB – União dos Escoteiros do Brasil e Presidente da UEB do Paraná; senhor Carlos Paula de Aguiar representando o Presidente da Câmara Municipal de Louveira senhor João Evangelista Pereira; senhor Edgard Moura representando o Deputado estadual Simão Pedro

Neste momento a Presidência concede a palavra à nobre Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PV - Boa noite a todos e a todas. É com imensa alegria que eu estou hoje aqui junto com vocês. Tenho certeza que hoje é uma festa realmente, porque não é todo dia que nós comemoramos 100 anos, e 100 anos de uma linda história.

Quero cumprimentar primeiramente o senhor Carlos Alberto Guimarães Battisti, que é o Diretor-Presidente dos Escoteiros, e o senhor Álvaro Tavares Gomes de Souza que é o Diretor Vice-Presidente dos Escoteiros. Quero cumprimentar o nosso Deputado Alex Manente que está presidindo esta sessão e quero cumprimentar o meu amigo Amaury de Louveira, e em nome dele cumprimentar a todos.

Todos vocês são importantes e como são importantes. São pessoas que contribuem muito para a formação das pessoas. Eu fico muito feliz de saber que aqui no Brasil nós temos 100 anos de história, de uma linda história como eu falei, porque realmente a gente sabe que o trabalho do escotismo que é realizado é maravilhoso. E eu costumo dizer também que este trabalho que é feito forma as pessoas e ajuda muito, mas muito mesmo o Poder Público. Porque ainda quando crianças vocês já começam num trabalho de educação, de formação, de respeito, não só de respeito a si próprio, mas ao próximo, respeito à família, respeito à natureza, respeito aos animais, enfim, só podia ser um grupo maravilhoso como esse do escotismo para faze 100 anos de história.

E eu ainda comentava agora com o Presidente dos Escoteiros, que é o senhor Carlos Alberto Guimarães Battisti, que nós deveríamos divulgar mais esse trabalho maravilhoso, porque houve um momento que o número de pessoas que estavam dentro desse processo era muito maior, e justamente porque precisa muitas vezes dos professores, as pessoas que são voluntárias. Vocês são voluntários por uma causa maravilhosa, e a gente precisa realmente levar essa mensagem, quem sabe nesse momento dos 100 anos aqui no Brasil nós não podemos fazer uma reflexão maior para que se expanda mais, para que se aumente mais o número de escoteiros no nosso Brasil. Ainda que no nosso Estado de São Paulo praticamente fica com um terço mais ou menos, são mais ou menos 20 mil pessoas, mas nós podemos expandir mais. Por quê? Porque coisas boas têm que ser ampliadas, e vocês realmente estão de parabéns.

Então, 100 anos aqui no Brasil do escotismo, um modelo realmente que tem toda nossa afeição, que realmente tem todo o nosso incentivo, pois educa, forma o indivíduo, prepara a pessoa para a vida. E como também eu digo que como esse processo é bom, como esse trabalho que vocês fazem é bom, que nós possamos fortalecer, e eu insisto nisso: que a gente possa realmente expandir, que a gente possa realmente tocar os corações das pessoas que vão poder realmente trabalhar no sentido de professores, na formação para que seja ampliado. Gente, coisa boa tem que aumentar, tem que realmente se expandir.

Vocês usam a frase “Sempre alerta”, que é o lema do escoteiro, que é o meu lema também: sempre atento às questões sociais, sempre atento às questões ambientais.

Parabéns a todos vocês, vocês são pessoas que realmente formam o Brasil, formam realmente as pessoas para a vida. Parabéns para vocês, vocês realmente são os aniversariantes pelo trabalho que fazem.

Muito obrigada pela oportunidade, fiquem com Deus. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - A Presidência neste momento concede a palavra ao senhor Carlos Alberto Guimarães Battisti, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, que conduzirá a saudação dos escoteiros à Bandeira Nacional.

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI – Atenção, irmãos de ideal de pé. Lobos, lobas escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros, pioneiras, escotistas, dirigentes institucionais, firmes. A Bandeira em saudação. Firmes. Sentados.

Deputado estadual Alex Manente, a quem eu agradeço pessoalmente de coração pela Presidência desta brilhante sessão de 100 anos; Deputada Rita Passos, a quem eu agradeço gentilmente a presença, e aos dois o trabalho profícuo que têm produzido; Doutor Marco Aurélio de Mello Castrianni, Presidente do Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil; senhor Paulo Salamuni, Presidente da UEB do Paraná; doutor Álvaro Tavares Gomes de Souza Vice-Presidente da região de São Paulo; Capitã de Corveta Fernanda Arantes, prezadas senhoras e meus senhores, meus irmãos e minhas irmãs escoteiras, celebrar 100 anos é uma data inesquecível. Há três anos todos nós tivemos esse privilégio ao comemorarmos o Primeiro Centenário do Escotismo Mundial. Esse ano, chegou a vez do escotismo no Brasil celebrar seu primeiro centenário.

Essa comemoração acontece bem próxima aquela de 2007, o que indica que o Brasil foi um dos países pioneiros na adoção desse revolucionário sistema de educação de jovens. Uma atitude que contou com a visão dos pioneiros do escotismo brasileiro, que não estão mais conosco, eles e muito que vieram depois deles nos legaram a missão de continuar no Brasil com a obra iniciada por Baden-Powell na Inglaterra.

É muito importante recordar que o escotismo no Brasil teve por berço a nossa Marinha. Foram marujos de nossa armada que estavam em Londres acompanhando a construção do Encouraçado Minas Gerais e de seu par o Encouraçado São Paulo, que liderados pelo Suboficial Amélio de Azevedo Marques embarcaram com destino ao Brasil trazendo em suas bagagens o escotismo, iniciando assim no ano de 1910 o primeiro núcleo brasileiro da genial obra de Baden-Powell.

A ação da Marinha brasileira não se restringiu apenas a trazer o escotismo para o Brasil. Almirantes como Benjamim Sodré, o nosso eterno velho lobo, Jorge Dozowrt, José de Araújo filho, Mauro César, acolitados pelos comandantes Lise Costa, Carlos Borba e sargento Gelmirez de Melo, foram e são continuadores deste apadrinhamento feito pela primeira de nossas forças singulares. Portanto, nós somos os herdeiros desses primeiros visionários, dos primeiros escoteiros brasileiros e de Baden-Powell o fundador do Escotismo.

Recai sobre nós, no ano do centenário, prepararmos o caminho para os próximos cem anos.

Um fato importante é o de que milhões de jovens em todo o mundo passaram pelas fileiras do escotismo absorvendo todos os benefícios do sistema educacional inédito e único do movimento. Porque assim como antes, serão cem anos de ações focadas na formação de melhores cidadãos. Cem anos na busca das melhores práticas de ensino e nas melhores ferramentas pedagógicas para desenvolvermos um escotismo cada dia de melhor qualidade. Cem anos sem nunca sairmos de nossa meta. Cem anos vivenciando nossa lei escoteira e nossa promessa. Cem anos praticando o nosso método escoteiro.

Os nossos herdeiros estão em parte aqui nesse recinto e espalhados pelos mais distantes rincões da nossa pátria. E os herdeiros deles que ainda não existem provavelmente serão os que conduzirão a chama do escotismo em seu segundo centenário.

Portanto, façamos o dia de hoje o início de mais uma jornada escoteira. Onde todos caminhamos sempre juntos, sempre na mesma direção e sempre alertas.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Agradecemos as palavras do senhor Carlos Alberto Guimarães Battisti.

E passamos, concedemos também a palavra à Capitã Fernanda Alvarenga Leite Arantes, que representa o 8º Distrito Naval.

 

A SRA. FERNANDA ALVARENGA LEITE ARANTES - Boa noite a todos. Excelentíssimo Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Deputado Barros Munhoz; excelentíssimo senhor Deputado Alex Manente; excelentíssimo Presidente da UEB Região São Paulo, Carlos Alberto Guimarães Battisti, demais autoridades, senhoras e senhores, incumbiu-me o comandante do 8º Distrito Naval Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho de proferir a presente em homenagem aos escoteiros nessa Sessão Solene pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

Vamos falar um pouco de história na visão dos olhos da Marinha. A chegada do escotismo no Brasil possui um vínculo histórico, um lastro com a nossa Marinha Brasileira. O escotismo de Boys Scouts foi criado em 1907 pelo general inglês Baden-Powell. À época oficiais e praças da Armada Brasileira estavam na Inglaterra e nessa localidade preparavam-se para guarnecer os novos navios da esquadra brasileira em construção. O Suboficial da nossa Marinha, Amélio Azevedo Marques impressionado com esse novo método de educação complementar fez seu filho Aurélio ingressar em um dos grupos de escoteiros locais. Assim, o jovem Aurélio Azevedo Marques foi o primeiro escoteiro brasileiro.

Quando da vinda para o Brasil em 17 de abril de 1910 os militares do Encouraçado Minas Gerais trouxeram consigo uniformes de escoteiros ingleses. O navio teve atracação no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano nessa cidade que é a sede da Esquadra Brasileira reuniram-se formalmente vestidos com os ideais de pau todos os interessados pelo escotismo, fundando oficialmente o Centro de Boys Scouts do Brasil, grande marca inicial da história desse movimento.

A amplitude nacional do escotismo foi conquistada em 1924 quando da fundação no Rio de Janeiro da UEB - União dos Escoteiros do Brasil. O escotismo, portanto, nos nossos olhos é um movimento secular, edificador e expansionista dos nobres valores do servir aos outros, da obediência, da honra, da integridade, da lealdade, do conhecimento, do cumprimento do dever, do respeito, da responsabilidade, da disciplina e da coragem.

A sua atuação se assemelha a que tem sido desempenhada pela Marinha do Brasil ao longo de sua existência nos mais distantes rincões. Exemplo notório é a atuação histórica dos navios da Marinha na Amazônia, sempre buscando realização de ações de presença, desenhando importante papel na integração nacional e no desenvolvimento do sentimento de brasilidade nas populações em áreas mais remotas. Os referidos navios que são carinhosamente chamados pela população ribeirinha de “navios da esperança” oferecem uma média anual de sete mil procedimentos médicos, odontológicos, cirúrgicos e de enfermagem, bem como vacinações e exames.

A história nos ensina que toda riqueza desperta cobiça cabendo ao seu detentor o ônus da proteção. Os brasileiros colecionam evidências a respeito, pelo mar fomos descobertos, pelo mar chegou o escotismo, historicamente o mar esteve sempre no destino do Brasil, a questão é saber escolher o rumo certo e navegar.

O escotismo nos dias de hoje é um movimento mundial, educacional, voluntariado e apartidário. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem desde a sua tenra idade por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através de práticas de trabalho em equipe, e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma o seu próprio crescimento tornando um bom exemplo a ser seguido.

Desta forma caminha o escotismo e a Marinha do Brasil neste ato representado aqui com o espírito de vanguarda agregam ao bojo histórico das suas instituições os valores do civismo e do orgulho pátrio para o bem estar de todos nós brasileiros responsáveis pela construção do nosso Brasil.

Efusivo é o agradecimento do Escotismo Bandeirantes e a Assembleia Legislativa de São Paulo, representado pelo Excelentíssimo senhor Presidente Barros Munhoz, pela presente homenagem. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Esta Presidência gostaria de agradecer e destacar a presença do doutor Pedro Luiz Napolitano, Presidente da Subseção Lapa da OAB-São Paulo; do Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, Vereador Otávio Manente, e do vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima.

Passamos neste momento a palavra ao doutor Paulo Salamuni, Diretor-Presidente da Região do Paraná. Nosso amigo Paulo Salamuni conduzirá uma oração e terá direito à sua fala.

 

O SR. PAULO SALAMUNI - Sr. Presidente desta sessão, excelentíssimo senhor Deputado Alex Manente, amigo também de longa data, a nossa gratidão. Gratidão é uma virtude do ser humano e nós, escoteiros, estamos aqui para dizer muito obrigado por V.Exa. ter lembrado e na Casa do Povo de São Paulo receber essa que, sem dúvida é uma das maiores instituições do Brasil, que é a União dos Escoteiros do Brasil. Obrigado, Deputado, jovem, competente, inteligente, um futuro brilhante antevemos na sua carreira. Que Deus sempre lhe acompanhe.

Deputada Rita Passos, minha correligionária verde, é uma deputada inteligente, bonita, e com uma folha de serviços prestada ao Estado de São Paulo. E, Deputada, agradecer a sua carinhosa saudação, e dizer que este movimento aqui que a senhora vê as escoteiras e os escoteiros foi o primeiro movimento ambiental que se tem notícia no mundo. Hoje é muito fácil, mas há 100 anos atrás foi através do nosso fundador Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Todo escoteiro daqui por diante é amigo dos animais e das plantas. Para a senhora ter uma idéia, mais de 500 milhões de pessoas que passaram ao longo dos 100 anos no movimento dos escoteiros vem praticando isso: amigo dos animais e das plantas. Sempre alerta para isso.

Eu quero saudar também a Capitã Fernanda Arantes, odontóloga. Vejam a importância da Deputada Rita Passos e da capitã Fernanda Arantes porque o movimento só impulsionou depois que as mulheres entraram na União dos Escoteiros do Brasil. Elas hoje são em tão grande número ou maior, por isso a certeza da continuidade e da unidade do Movimento dos Escoteiros do Brasil. Foi a presença da mulher que iniciou lá como chefe da alcateia, mas hoje são lobinhas, escoteiras, guias, pioneiras, dirigentes.

E se a gratidão é uma virtude, a senhora está aí representando a nossa maternidade. Porque a maternidade do escotismo do Brasil foi o navio da Marinha do Brasil que é um patrimônio nosso. Então nós viemos, e se isso foi, falando entre aspas, falando baixinho aqui na Casa do Povo, um “contrabando”, talvez tenha sido o melhor contrabando que o Brasil trouxe de fora que foram os primeiros uniformes e guias que acendeu a chama de um movimento de jovens.

Meus deputados e minha capitã, obviamente eu tenho consciência que nem todo cidadão do Estado de São Paulo é escoteiro. Mas todo escoteiro de São Paulo é um cidadão. E toda escoteira de São Paulo é uma cidadã. Isto eu tenho certeza.

Eu quero saudar da mesma forma meus colegas, o Vereador Luis Yabíku, de Campinas, e o Vereador Fábio Palácio, de São Caetano do Sul, que várias vezes estivemos juntos, o Vereador Otávio Manente, e o Vereador Marcelo Lima. Eu tenho uma admiração carinhosa porque ninguém mora no Estado de São Paulo, no Brasil, nós moramos em um das centenas de municípios onde a gente vive, onde os grupos de escoteiros operam. Também ele não opera na região, na direção nacional, ele opera lá na base, e eu sou uma pessoa de grupo. Fui lobinho, fui escoteiro, não tive privilégio de ser pioneiro porque eram muitos poucos e o grupo já precisava de chefes, mas fui durante oito anos chefe de grupo, presidente da minha região, e estou hoje presidindo, senhores Deputados, a Conferência Mundial dos Escoteiros.

Em 100 anos do Movimento dos Escoteiros pela primeira vez vai acontecer na América do Sul. O Fórum Mundial de Jovens vai ser em Blumenau, Santa Catarina, e a Conferência vai ser em Curitiba. A Deputada Rita Passos, o senhor e a capitã já estão convidados para estarem lá. Mais de 1.600 delegados de 160 países já confirmaram a presença, e as 10 maiores religiões do mundo estarão se confraternizando em cinco idiomas oficiais - inglês, francês, espanhol, árabe, russo e nós incluímos o português por estarmos aqui. Vamos decidir numa Assembleia Mundial que acontece de três em três anos aqui no Brasil para consolidar o escotismo no Brasil e na América do Sul.

Sr. juiz federal e presidente do Conselho da Administração Nacional, escoteiro de longa data, eu o cumprimento pela condução dos destinos do nosso Conselho de Administração. O senhor é o guardião da nossa unidade. E, sabe Renato, quando eu vejo o que dizem, também posso como vereador do bairro dizer: declaro a independência do meu bairro e agora sou prefeito, tenho o meu secretário. Então virtualmente é aceito, mas o que faz uma instituição é o caráter de quem dirige. O que faz a instituição é o norte de quem se debruça sobre essa instituição. Uma instituição é como a Constituição, senhores Deputados e Vereadores : divergir sim, discordar sim, mas descumprir jamais. Nós podemos ter diferenças, mas não podemos atentar contra a instituição, porque a nossa promessa como adulto foi servir a União dos Escoteiros do Brasil, e dela seus problemas e virtudes. Nós aprendemos a amá-la, e se discordamos, temos que partir da forma democrática levando propostas para poder fortalecê-la. Não se fortalece dividindo, e não existe instituição que acaba quando desliga o computador.

Portanto, a minha homenagem, porque sou membro do Conselho, e o nosso juiz federal Castrianni é Presidente, eu vejo o Geraldino meu colega, o Enio também, e quero de uma forma carinhosa saudar o Carlos Battisti que é o meu colega que está assumindo, tem todo o nosso apoio, o nosso carinho para aumentar o escotismo do Brasil. Vou aqui no lema da cidade de São Paulo, “Non Ducor Duco”, nós não somos conduzidos, nós conduzimos. E São Paulo é a locomotiva do Brasil, se é para tudo é também para o escotismo. Não existe União dos Escoteiros do Brasil, o escotismo brasileiro, sem a União dos Escoteiros do Brasil - Região São Paulo. Então, a sua responsabilidade é grande, mas conte com o nosso apoio e trabalho para torná-la cada vez maior.

E também em nome do chefe Álvaro Tavares homenageio a cada um e a todos, lobinhas, lobinhos, escoteiros, seniores, enfim, todos os que se debruçam sobre o movimento do escotismo.

Quem faz com o coração, faz de dentro pra fora, com altruísmo, e todo escoteiro faz com altruísmo, faz com o coração, faz com doação. Certa feita, minha Deputada, a famosa atriz Rita Hayworth, antiga já, visitando um campo de flagelados, de feridos da Segunda Grande Guerra Mundial, viu uma enfermeira limpando as chagas, as feridas daqueles pacientes dentro de um hospital, que ela foi visitar para levar o apoio. Mas quando viu a enfermeira fazendo aquilo, olhou para ela e disse: “Eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.” E a enfermeira de pronto respondeu: “Eu também não faria por dinheiro nenhum no mundo, eu estou aqui voluntariamente.” Cada um que está aqui dá de si, é diferente. É diferente de outras instituições que tem recursos, a UEB não tem recursos, tem o mínimo para sobreviver, precisa dos senhores, precisa dos vereadores, precisa da união parlamentar. Esses chefes todos aqui dão do seu tempo. Nós tivemos agora no Rio de Janeiro, no Hotel Sheraton, uma vista maravilhosa, três dias maravilhosos. Conheceu o Rio, foi para a praia? Eu fui do meu quarto para o plenário, três dias, e dali para o aeroporto. Então é impressionante, e tudo isso ninguém banca, nós vamos nos reunir democraticamente e discutir.

Eu quero assim encerrar com uma poesia em homenagem ao Deputado, à Deputada e à Capitã, de um poeta português. Eu a falo aonde eu vou, porque ela é a figura, o retrato de uma escoteira e de um escoteiro. Aquele que vai na frente, porque mais escoteiro menos droga, mais escoteiro menos aparelho público depredado, mais escoteiro melhor cidadão. Naquele momento de dúvida que eu vou para droga, se eu vou para a turba, se eu vou para a violência, se eu vou por fogo em índio, se ele foi escoteiro vai falar mais alto a promessa dele, vai falar mais alto o coração, o ideal, mas ele não vai por esse caminho, ele vai tentar levar para um outro caminho do bem, da construção e da fraternidade.

Cem anos de um movimento que sobreviveu a duas grandes Guerras Mundiais, que sobreviveu à Guerra Fria, que sobreviveu a todo tipo de regime totalitário que tentou extirpá-lo do coração de sua sociedade Então, com essa poesia do português Sidónio Muralha, eu os homenageio, homenageio os meus irmãos do mais novo ao mais graduado, ao mais experiente, e ela diz assim: “Parar não paro. Esquecer não esqueço. Se caráter custa caro, pago o preço. Pago embora seja raro, mas homem e mulher não tem avesso. E o peso da pedra eu comparo a força do arremesso. Um rio só se for claro. Correr sim, mas sem tropeços. Se tropeçar eu não paro, não paro e não mereço. E que ninguém me dê amparo, nem me pergunte se padeço. Não sou, nem serei avaro. Se caráter custa caro, pago o preço”.

Eu peço um minutinho para que fiquemos em pé para que nesse gesto, e com muita tranqüilidade, serenidade, possamos elevar o nosso pensamento a Deus. O escotismo não tem uma religião. Nós sabemos que todos os caminhos levam ao Criador, mas o fundador sempre disse que é importante, é fundamental que se tenha uma religião, que se acredite. Por isso é Deus, por isso é pátria, por isso é próximo. E Deus, nessa ordem, portanto, vamos agradecer, porque a gratidão tem que ser uma virtude, de estarmos unidos na Casa do Povo de São Paulo agradecendo 100 anos de uma bela e rica história como aqui foi reportada. Que o Criador nos proteja, proteja a cada chefe, a cada escotista. Obrigado a vocês adultos pelo que vocês fazem pela sociedade. Vocês não falam, vocês fazem diferentemente daqueles que falam e não fazem. Que Deus os proteja, e as suas família. E a família é e continua sendo a célula-mater da sociedade. Que ele proteja a família da União dos Escoteiros do Brasil, os escoteiros do Brasil, e nesse particular os escoteiros da UEB de São Paulo. Que Deus nos proteja, assim seja.

E a nossa homenagem: Uma vez escoteiro?

 

TODOS - Sempre escoteiro.

 

O SR. PAULO SALAMUNI - Um por todos?

 

TODOS - Todos por um.

 

O SR. PAULO SALAMUNI - E o nosso lema? Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Após as palavras do senhor Paulo Salamuni, passaremos agora para apresentação de vídeo institucional.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - O escotismo completa neste ano 100 anos de ativa participação junto à sociedade brasileira onde milhares de jovens percorreram suas fileiras se tornando professores, acadêmicos, escritores, poetas, jornalistas, advogados, médicos, engenheiros, empresários, operários, donas de casa, religiosos, governadores de Estado e Presidente da República, enfim, cidadãos ativos, comprometidos com os seus deveres para com Deus, para com a pátria e para com o próximo.

As condecorações se destinam a premiar feitos realmente meritórios, acima de mero cumprimento do dever, no exercício de funções ou cargos no movimento escoteiro, a recompensar órgãos escoteiros que se destaquem por feitos semelhantes e a homenagear pessoas e entidades não vinculadas a UEB por atitudes especialmente relevantes assumidas em favor do escotismo.

Convidamos o senhor Diretor-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil Região de São Paulo, Carlos Alberto Guimarães Battisti, para conduzir a entrega das condecorações.

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Os diplomas de reconhecimento se destinam a expressar a gratidão a entidades ou pessoas que hajam prestados serviços, proporcionando facilidades para realização de grandes eventos e atividades escoteiras, e contribuindo com valores e bens materiais ou espécie, ou ainda cedidos a instalação para sedes em proveitos de órgãos escoteiros.

Para receber o diploma de Gratidão Regional, quero chamar excelentíssimo senhor Deputado Alex Manente, que já é condecorado da Região Escoteira de São Paulo na nossa última assembleia em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - A Medalha de Gratidão é concedida a pessoas físicas, sócias da UEB ou não, ou entidades que tenham prestado grandes e comprovados serviços a órgãos ou ao movimento escoteiro em geral. Nesse momento a Região de São Paulo tem reconhecimento as inestimáveis colaborações ao escotismo outorga a excelentíssima Deputada Rita Passos a Medalha de Gratidão - Grau Prata. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Ainda para receber Medalha de Gratidão - Grau Prata eu gostaria de chamar o doutor Eduardo Gutierrez. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Gratidão - Grau Ouro o senhor e escotista Eiji Denda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - A próxima Medalha de Gratidã - Grau Ouro nós estamos concedendo ao 8º Distrito Naval, lembrando sempre que esse Distrito a cada troca de comando, uma das primeira atitudes é entrar em contato com a Região de São Paulo e se colocar à disposição dessa Região. Além de todos os relevantes serviços prestados a Marinha do Brasil ao Escotismo, ainda até hoje o mesmo tratamento é empregado para com esta.

Então, chamo a Capitã de Fragrata do 8º Distrito Naval para receber a Medalha de Gratidão Grau Ouro, Fernanda Alvarenga Leite Arantes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - A Medalha de Bons Serviços é destinada a premiar a boa eficiência da atividade escoteira, só podendo ser concedida aos membros do Movimento Escoteiro. A condecoração não se destina a premiar somente o tempo de atividade e sim os serviços pelos quais ela é concedida deve ter um especial caráter meritório durante o número de anos indicado, ultrapassando o limite do fiel cumprimento ou exercício de cargos no Movimento.

Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Prata chamo o escotista José Luiz Pereira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Prata o escotista Fernando Antonio Rodrigues Neves. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Ouro o escotista Antonio Rodrigues. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Ouro o escotista Antonio Caetano Pereira Simões.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Ouro o escotista Euclides Santos Pallamin. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Ouro o escotista Geraldino Ferreira Moreira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Ouro a escotista Ilda Okamura Pallamin. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha de Bons Serviços - Grau Ouro o escotista José dos Santos Marques. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. JOSÉ DOS SANTOS MARQUES - A todos os presentes grato, gratíssimo. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - A Medalha Cruz de São Jorge é concedida aos membros da UEB ou altas autoridades em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao movimento escoteiro em geral, ou ao nível regional de direção.

Para receber a Medalha Cruz de São Jorge o escotista Cyro Okamoto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha Cruz de São Jorge a escotista Cristina Mary Kubara Sototuka. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha Cruz de São Jorge o escotista Eduardo Fornaro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Eu gostaria de chamar uma pessoa para me ajudar a colocar a medalha no uniforme da Chefe Cristina.

Para receber a Medalha Cruz de São Jorge o escotista Jorge Kuma Sototuka. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - O Kuma está ficando idoso, quando eu era escoteiro ele já era Chefe e nós viajávamos para o Sul juntos. Se eu estou ficando velho, imagina você Kuma!

Para receber a Medalha Cruz de São Jorge o Chefe Jean Paul Lebeau. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber a Medalha Cruz de São Jorge o escotista José dos Santos Marques. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. JOSÉ DOS SANTOS MARQUES - Mais uma vez grato, gratíssimo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Agora passaremos a entrega da Medalha de Tiradentes pelo senhor Marco Aurélio de Mello Castrianni, magistrado, e pelo senhor Carlos Alberto Guimarães Battisti, Presidente do Conselho Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

Por tradição, convocamos todos os portadores da Medalha de Tiradentes para subirem e fazerem parte da homenagem.

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - A Medalha de Tiradentes instituída em homenagem ao Mártir da Independência é concedida a sócios do Movimento Escoteiro, Regiões Escoteiras ou Unidades Locais por atos que demonstrem ações de caráter excepcional e devotamento ao dever, nobreza de caráter e sentimentos, e elevado espírito escoteiro, ou relevantes serviços a causa escoteira.

Quero chamar o 110º Grupo Escoteiro São José. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI - Para receber também a Medalha de Tiradentes 100º Grupo Escoteiro Cristo Rei. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Antes de passarmos para o encerramento desta sessão, gostaria de neste momento parabenizar os 100 anos de escotismo no Brasil, e nessa oportunidade sendo a primeira homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que possa ser o início de muitos anos de comemoração e da Assembleia Legislativa poder render as suas homenagens aos serviços prestados pelos grupos escoteiros e pelo escotismo no nosso país.

Aqui nós temos a oportunidade de homenagear algumas das pessoas que fazem parte da história, do trabalho, na formação do caráter e do cidadão no nosso Estado de São Paulo, e é com muito orgulho que eu tive  oportunidade de presidir esta sessão, de ser o autor da iniciativa, e contar aqui com a presença da nossa nobre Deputada Rita Passos que prestigiou o evento. E quero dizer que quando fui vereador em São Bernardo do Campo tive a oportunidade de fazer duas belas sessões solenes no período que fiquei na Câmara Municipal. Fico muito feliz em poder ser o autor da iniciativa da primeira homenagem e espero que por muitos anos nós possamos trazer aqui essa homenagem. Cada dia nós aprendemos mais, e o Poder Público precisa, sim, começar a observar nesta formação de conduta e caráter que nós precisamos para a formação das próximas gerações, para ter uma sociedade mais justa, mais fraterna, com equilíbrio social e com possibilidade de perspectiva de futuro aos nossos jovens. É assim que nós vamos ter uma sociedade mais segura, e uma sociedade que todos tenham uma qualidade de vida mais adequada. Por isso, meus parabéns a todos vocês, e é com muita felicidade que nós pudemos realizar esta sessão!

Neste momento esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, aos funcionários de Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como, a de todos que, com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Antes de encerrar dizer que a transmissão que ocorrerá pela TV Assembleia será no sábado às 21 horas.

Muito obrigado a todos, uma boa noite, e que Deus abençoe todos vocês. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e um minuto.

 

* * *