10 DE MAIO DE 2002

18ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 12 ANOS DA FUNDAÇÃO RENASCER

 

Presidência: CELINO CARDOSO

Secretário: GILBERTO NASCIMENTO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/05/2002 - Sessão 18ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: CELINO CARDOSO

 

DOZE ANOS DA FUNDAÇÃO RENASCER

001 - CELINO CARDOSO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Walter Feldman com a finalidade de homenagear a Fundação Renascer pelos seus 12 anos. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - GILBERTO NASCIMENTO

Em nome do PSB, relembra a fundação da Igreja Renascer e seu papel espiritual e assistencial.

 

003 - GERALDO TENUTA

Bispo Primaz da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, afirma que foi um chamado divino a fundação de uma igreja que reconstrói e eleva seus fiéis.

 

004 - Presidente CELINO CARDOSO

Anuncia a execução de número musical pelo Grupo Musical do Centro de Recuperação Renascer.

 

005 - FELIPE DANIEL HERNANDES

Filho do Apóstolo Estevam Fernandes, Presidente da Igreja Renascer, rememora a fundação e as obras da instituição.

 

006 - Presidente CELINO CARDOSO

Anuncia a execução de números musicais pelo Coral Infantil da Casa Lar Renascer e pela Bispa Sônia Hernandes.

 

007 - SÔNIA HERNANDES

Presidente da Fundação Renascer, fala dos propósitos da Igreja Renascer e de suas obras assistenciais.

 

008 - GILBERTO FELDMAN

Filho do Presidente efetivo desta Casa, Deputado Walter Feldman, homenageia a Fundação Renascer.

 

009 - Presidente CELINO CARDOSO

Fala sobre a honra para esta Casa em homenagear a Fundação Renascer.

 

010 - GILBERTO NASCIMENTO

Solicita a todos uma oração para abençoar esta Casa.

 

011 - Presidente CELINO CARDOSO

Anuncia a execução de número musical pela Bispa Sônia Hernandes. Homenageia as mães pela próxima passagem de seu dia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Gilberto Nascimento para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Sra. Bispa Sônia Hernandes, Presidente da Fundação Renascer; nobre Deputado Gilberto Nascimento; Sr. Geraldo Tenuta, Bispo Primaz da Igreja Renascer; Sr. Gilberto Feldman, filho do Presidente efetivo da Casa Deputado Walter Feldman; Sr. Jorge Luiz Bruno, Bispo da Igreja Renascer, Tatuapé; Sr. Bispo Rubens de Sá; Sr. Bispo Antônio Carlos Abud; Sr. Daniel Pessoa de Morais, membro da Igreja Renascer; Sr. Laércio dos Santos, Bispo Primaz da Igreja Renascer, região do ABC; Presbítero Reinaldo Alves de Moura, da Regional do ABC; Sr. Bispo Marcelo Monteiro; Sr. Pastor Edson Fernando Jesus Ferreira; Sr. Pastor João Fernando Jesus Ferreira; Sra. Loyd Nunes Yong Fong, Pastora da Igreja Renascer, Bauru; Sr. Bispo Igor Straider; Sr. Bispo Raul Lincoln Yong Fong; Sr. Bispo Alberto Sousa Oliveira; Sra. Bispa Blanc de Melo Soares Bruno; Sr. Bispo José Bruno; Dr. Roberto Ribeiro Júnior, Diretor Jurídico da Fundação Renascer; Sr. Christian Pace da Silva, Bispo da Igreja Renascer; Sra. Bispa Lenice Lemos, de São Bernardo; Sr. Bispo Nilson Batistão; Sr. Pastor Marcelo Oliveira e Sra. Ana Paula Cardoso, minha esposa, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Walter Feldman, com a finalidade de homenagear a Fundação Renascer em seus doze anos.

Gostaria também de registrar a presença do 1º Sargento PM Sr. Edson Ferreira, Regente da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - A Presidência concede a palavra, neste instante, ao nobre Deputado Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Sr. Presidente nobre Deputado Celino Cardoso; meu querido amigo Gilberto Feldman, filho do Presidente efetivo desta Casa, exemplo de homem público a ser seguido; meu querido amigo Bispo Gê, que se Deus quiser, em breve, estará ocupando por muito tempo esta tribuna. Ouço todos dizerem Amém. (Palmas.) Se Deus quiser, na posse do Bispo Gê todos estarão aqui aplaudindo. Amém.

Declaramos vitória sobre a vida do nosso querido Bispo Gê. Meu querido Bispo Abud, em nome de quem saúdo todos os bispos e bispas aqui presentes; minha querida Bispa Sônia, louvamos a Deus também pela vida dessa mulher guerreira e combatente. Saudando a nossa querida Bispa Sônia saúdo o nosso querido apóstolo Estevan Hernandes. Quero também deixar aqui uma saudação especial, porque depois de amanhã é o Dia das Mães, a Dona Janete, mãe da nossa querida Bispa Sônia; pastores; obreiros; irmãos e irmãs que nos assistem nesta noite, o que falar da Fundação Renascer, uma fundação que está dentro do propósito abençoarei aos que te abençoarem?

A Fundação Renascer veio exatamente para abençoar pessoas. Mas poderíamos falar um pouco antes, quatro, cinco anos antes da criação da Fundação Renascer. Poderíamos falar da Igreja Renascer, quando um dia um homem tocado pelo Espírito Santo de Deus deixou todos os seus afazeres, uma carreira brilhante, deixou tudo o que a sociedade podia lhe oferecer, todo o seu sucesso profissional, porque ouviu a chamada do Mestre dizendo ‘vinde’. E ele aceitou o propósito.

Hoje está aí a Igreja Renascer. Logo depois, transformando vidas, pregando o Evangelho. E Deus abençoando. A Igreja Renascer começou a ver que vidas iam sendo transformadas, que pessoas iam sendo curadas, até que num dado momento o nosso querido Apóstolo Estevan deve ter pensado “Preciso que as pessoas tenham uma vida espiritual correta, mas preciso também suprir as necessidades daqueles que sofrem nessa sociedade tão injusta e onde as distâncias sociais são grandes.

Ah! Quiséramos viver num país em que não precisasse ter nenhuma Fundação Renascer, onde tudo fosse maravilhoso, onde não tivéssemos crianças precisando de assistência, onde não tivéssemos jovens drogados. Seria uma maravilha! Mas só teremos um país assim quando formos chamados pelo nosso Mestre e alcançarmos um novo céu e uma nova terra.

É claro que o Apóstolo Estevan entendia tudo isso. Porém, vivemos num país que está passando por muitas dificuldades e ele entendeu que precisava também suprir as necessidades mais urgentes das crianças abandonadas, daqueles que estão se viciando. Criou-se então a Fundação Renascer. Como é bom quando vemos, à noite, na cidade, o Expresso da Solidariedade. Quantas vezes estivemos com a nossa querida Bispa Sônia na favela de Heliópolis, vendo aquelas pessoas que não tinham nada na panela. Mas a Fundação Renascer, além da Palavra de Deus, além do conforto espiritual, foi levar também alguma coisa que pudesse alimentar o corpo dessa gente. Que trabalho bonito! A Casa Lar Abrigo, Albergue, Centro de Recuperação, Casa Calebi. Quanta coisa sendo feita pela Fundação Renascer.

Quero parabenizar todas aquelas pessoas, todos aqueles gideões que contribuem para que essa obra possa se tornar realidade. Louvamos a Deus pela vida deste casal, do nosso querido apóstolo Estevan e Bispa Sônia, porque foram aqueles que tiveram coragem, que se colocaram na linha de frente para que pudéssemos ter um trabalho como este. Que Deus possa continuar abençoando este trabalho. Que cada vez mais as pessoas possam contribuir para que realmente possamos ter uma sociedade mais digna e mais justa.

Tudo isso poderia ser feito pelo Poder Público, mas infelizmente o Poder Público não tem competência para gerenciar isso. Felizmente surge a Fundação Renascer. Quiséramos nós que surgisse uma nova Fundação Renascer a cada dia. Quem sabe aí teríamos um Brasil mais justo, mais digno.

Que Deus abençoe vocês. Que o Espírito Santo de Deus continue tocando no coração de cada um de vocês para continuar nessa obra. Porque uma coisa é certa: a recompensa um dia todos receberão na volta do nosso Mestre quando chegarmos na Glória. Tenham uma boa-noite. E, mais uma vez, parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Bispo Geraldo Tenuto, Bispo Primaz da Igreja Apostólica Renascer em Cristo.

 

O SR. GERALDO TENUTA - Excelentíssimo Sr. Presidente Deputado Celino Cardoso; Sr. Gilberto Feldman, representando o Exmo. Presidente efetivo desta Casa; Exmo. Sr. Deputado Gilberto Nascimento; Revmª Bispa Sônia; Sr. Tidi Hernandes, representando o Revmº Apóstolo Estevan; Reverendíssimos Bispos e Pastores aqui presentes; demais autoridades, quero falar da alegria que tenho de estar hoje aqui.

Cada um de nós, pastores e bispos, sabe o quanto é importante a nossa vida diante de Deus, não só diante de Deus, mas diante do nosso próximo. Porque o início de tudo o que vemos hoje, a Fundação Renascer com todas essas frentes de assistência social, teve início no cuidado de um simples casal que a Bispa Sonia e o Apóstolo Estevan resolveram aconselhar. Estavam feridos, machucados e precisavam de um lugar para reconstruir suas vidas.

Estava ali mais do que uma obra, um chamado. Nós que cremos em Deus, cremos que é possível reconstruir vidas; entendemos que o ser humano existe para que ele possa ser restaurado em todos os seus valores. E Jesus, nosso Senhor, veio para isso.

A Fundação Renascer surgiu de uma necessidade maior frente aquilo que já estava sendo feito em termos de reconstrução de vida. Nós percebemos que tínhamos de avançar. Quando percebemos que esse chamado foi algo muito mais forte do que nós, da nossa própria vida, seguimos em frente. Precisamos ocupar alguns espaços, em determinados momentos, para poder viabilizar essa tarefa tão árdua, mas que tanto enriquece nossos corações.

Vejo aqui hoje homens e mulheres que conheci há 15 anos, há 11 anos, homens e mulheres que tiveram suas vidas reconstruídas. Faço também hoje uma lembrança do que era a minha vida: quando conheci a Bispa Sônia e o Apóstolo, onde eu estava e o que o Senhor fez na minha vida.

A extensão dessa obra hoje é muito maior. Tem atingido milhares e milhares de pessoas, pessoas que não teriam a chance sequer de ouvir uma palavra de alguém. Mas a Fundação Renascer tem dado muito mais que uma palavra. Essa marca da Fundação Renascer chama-se amor, o amor de alguém que pôde entregar a sua vida por nós. Vejo isso hoje como reconhecimento daquilo que foi feito não por nós, mas pelo corpo de Cristo em cada um que aqui está.

Então, agradeço a Deus, à Bispa Sônia, ao Tide, ao Apóstolo. Minha gratidão é muito grande. Quero também dizer que esta é uma obra que vai revolucionar. Agradeço também por estar hoje aqui nesta Assembléia, que está preparando mudanças para esta Nação. Creio nisso.

Creio em homens como o nobre Deputado que preside esta sessão solene, um homem de Deus; como o Deputado Gilberto Nascimento; como todos aqueles que estão por trás da Fundação Renascer, cada um no seu ponto: nos albergues, nas casas de recuperação, em todos os lugares. Todos são importantes, cada um desempenhando uma função e todos fazendo a obra do Senhor.

Louvo a Deus por isso, porque posso participar de algo que antes era um sonho e que hoje é uma realidade de vida. Que Deus abençoe todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência comunica que já está presente o Sr. Felipe Daniel Hernandes, Diretor de Comunicação da Rede Gospel. (Palmas.)

Ouviremos, neste instante, a apresentação do grupo musical do Centro de Recuperação Renascer, com a música ‘Senhor me guarda’, de Salgadinho e Juninho.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Como, infelizmente, o nosso Apóstolo não está presente, a Presidência concede a palavra ao seu filho Sr. Felipe Daniel Hernandes, que falará em nome do Apóstolo Estevan.

 

O SR. FELIPE DANIEL HERNANDES - Boa-noite, Sr. Presidente, Deputado Gilberto Nascimento, senhores bispos, pastores e oficiais da Igreja Renascer em Cristo, fui incumbido, de surpresa, para falar em nome do Apóstolo Estevan. Mas não é uma tarefa difícil, porque creio que todos os presentes conhecem e bem a história da Fundação Renascer.

A Igreja Renascer em Cristo nasceu há 16 anos, em abril de 86. E depois de cinco anos, o Apóstolo Estevan e a Bispa Sônia sentiram a necessidade daquilo que Tiago fala no seu livro: que a fé sem obras é morta. Foi assim que nasceu a Fundação Renascer, para que o desejo de ajudar as pessoas, o desejo de levar alimento, se concretizasse através de nossas vidas.

A Fundação Renascer tem várias frentes assistenciais. Nossa primeira frente foi na favela de Heliópolis, a maior favela da América do Sul - a Bispa Sônia está me lembrando que foi em nossa Casa que começou: tivemos doze dependentes químicos e todos foram 100% recuperados. (Palmas.) Acho que é o maior índice de recuperação na história.

Falar da Fundação Renascer e de toda a nossa história é fácil, porque faz parte de nós. O Bispo Gê, que faz parte aqui da Mesa, começou conosco há 16 anos. O Bispo Gê, quando tinha mais ou menos a minha idade, era um drogado. De tão drogado que ficava, ele conversava com o poste na rua, à noite. Mas vemos que aquilo que temos construído em nossas vidas tem surtido efeito. O Bispo Gê é hoje encarregado de toda a nossa rede de ensino. É Bispo Primaz da Igreja e tem dedicado a sua vida ao Ministério. Tem levado essa transformação que viveu a milhares e milhares de pessoas.

Fico feliz com isso porque tenho certeza de que a vitória é de todos nós. A alegria é de todos nós, porque somos todos participantes: os bispos, os oficiais, os pastores que vejo aqui, todos têm participação nisso. Doze anos atrás nada disso existia. Basta olharmos para trás e vermos o quanto foi construído, sem nenhum subsídio ou ajuda, mas com a força de um corpo, com a força de pessoas que acreditam que podem ajudar, que podem levar não só o alimento espiritual, mas o alimento material.

Temos hoje um centro de recuperação que é modelo em nível mundial. Temos ônibus que estão em todo o País levando alimentos e a palavra de Deus. Temos hoje casas para idosos. Tenho certeza de que essa alegria é compartilhada por todos nós aqui hoje.

Infelizmente o Apóstolo Estevan não pôde estar presente por estar se recuperando de uma cirurgia, mas tenho certeza de que essa obra não se limita só ao dia de hoje ou a esses doze anos de história.

Essa obra começou em 86 e continuou em 1990 com a Fundação Renascer, um legado que vamos levar através das nossas vidas, através dos nossos filhos, dos nossos netos, através de pessoas que se uniram, inconformadas com o sistema religioso, um sistema que oprimia as pessoas, que fazia com que elas vivessem uma religião e deixassem de viver uma experiência com Deus. Mas teve início uma transformação, uma revolução e nós fazemos parte disso, a Fundação Renascer faz parte disso.

A transformação desse inconformismo, daquilo que temos no coração de não nos acomodarmos, de não nos fecharmos em casa e assistir aos noticiários, de deixar crescer em nós o sentimento da impotência. Ao contrário. Temos consciência de que podemos levar a salvação, a vida eterna, a mudança para a vida das pessoas. É isso que temos dentro de nós. Espero que hoje, nesta noite, possamos levar uma parte disso para casa, para que cresça em nosso coração uma semente deste ideal que é não nos conformarmos.

Tenho certeza de que o Apóstolo Estevan e a Bispa Sônia nunca mediram esforços para que a Palavra, para que aquilo em que acreditamos, cheguem às pessoas. Louvo a Deus porque hoje temos um marco. Chegamos aqui com muita honra e alegria. E chegaremos a muitos outros lugares, com certeza, porque esta é a vontade de Deus e essa é a nossa vocação. Cada um que aqui está tem a vocação de levar esse trabalho para frente. Louvo a Deus por todos e agradeço a ajuda de todos.

Se a Fundação Renascer hoje ocupa um lugar de destaque - está hoje entre as 50 maiores entidades filantrópicas do País - é porque nós estamos dedicando nossas vidas para levar para frente aquilo em que acreditamos. Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Ouviremos agora a apresentação do Coral Infantil, composto pelas crianças do Lar Renascer, com a música ‘Eu amo te amar’, de autoria da Bispa Sônia Hernandes e Marcelo Aguiar.

 

* * *

 

É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Ouviremos agora a apresentação musical pela Bispa Sônia Hernandes e Renascer Praise.

 

A SRA. SÔNIA HERNANDES - Sei que agora é para cantar, daqui a pouco é para falar, mas eu quero dizer que a Igreja Renascer em Cristo começou na minha casa, na minha família, nós renascemos em Cristo.

Espero, de todo coração, principalmente hoje, véspera do Dia das Mães, que haja o renascimento do amor, da fidelidade, da esperança, da paz, do sonho de Deus que ele plantou em nossos corações de ter uma família. Que você entenda que Deus pode fazer você viver os seus sonhos. Enquanto suas mãos estiverem levantadas para o céu orando e clamando, haverá milagres na Terra. Que Deus abençoe cada uma das nossas famílias. Que Deus abençoe o Brasil, em nome de Jesus.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Tem a palavra a Bispa Sônia, Presidente da Fundação Renascer.

 

A SRA. SÔNIA HERNANDES - Glória a Deus. Prezados Deputados aqui presentes, Deputado Celino Cardoso, presidindo esta cerimônia; Deputado Gilberto Nascimento, de muitas caminhadas; futuro Deputado Bispo Gê (Palmas.) O Deputado Walter Feldman não poderia ter mandado ninguém mais significativo para representá-lo do que seu filho. O Deputado Walter Feldman foi o autor desta convocação, que é de origem hebraica. Louvo a Deus. (Palmas.) Não posso deixar de homenageá-lo.

Bispos queridos, pai, mãe, filhos, a Fundação Renascer tem um só propósito: engrandecer o nome de Jesus Cristo. (Palmas.) Há um texto no livro de Lucas que sempre que leio tenho meu coração movido pelo Espírito Santo. O texto diz que o Senhor se comoveu de ver aquela multidão que estava faminta e chamou os seus discípulos falando: não podemos despedir essa multidão faminta, porque eles já estão há dias conosco ouvindo a palavra e não há o que comer na redondeza. Se eles voltarem para suas casas sem serem alimentados do pão material, eles vão morrer pelo caminho. Eles podem se desidratar, eles podem ficar doentes no caminho. Eu acabei de curá-los com a Palavra, mas eles precisam de um pouco mais. O que vocês têm? Essa foi a segunda multiplicação de pães. Os discípulos tinham sete pães e alguns peixes. Levaram a Jesus aqueles sete pães. O Sr. Jesus então multiplicou aqueles sete pães. Eram aproximadamente quatro mil homens, fora mulheres e crianças, todos foram alimentados e ainda sobraram sete cestos cheios dos pães que os discípulos tinham.

Um discípulo de Jesus sempre tem pão para repartir, por menor que seja o seu pão. Quando tivemos os doze em casa, trabalhávamos praticamente para sustentá-los e alimentá-los, mas nunca nos faltou o pão, nunca nos faltou nada, porque o Senhor sempre multiplicou.

A Fundação Renascer é um milagre. Cada obra é um milagre: as obras nos presídios, os cursos profissionalizantes, a Casa Lar Abrigo, o Centro de Recuperação, as Casas Calebi para Idosos Abandonados, as creches, os albergues, os Expressos da Solidariedade, os nossos grupos de apoio, visitas a hospitais, trabalhos com os presidiários e as famílias dos presidiários, tudo é fruto da multiplicação dos pães dos discípulos de Jesus Cristo, porque a mantenedora da Fundação Renascer é a Igreja Renascer em Cristo e hoje não é só mais a igreja, mas os gideões de tantas outras igrejas que têm no seu coração que entregando o seu pão, eles vão vê-lo multiplicado, saciando a fome de muitos e também vendo a sua fome saciada. Louvo a Deus por esta comemoração e quero entregar a honra ao único que é digno de toda glória e todo louvor, o autor deste projeto, Jesus Cristo. A ele, a honra, a glória e o louvor. (Palmas.)

Quero lembrá-los que a Palavra de Deus sempre será verdadeira e vocês estão presenciando aqui que Jesus Cristo se fez maldito para que nós fôssemos benditos e herdeiros das bênçãos de Abraão. E dentre as bênçãos de Abraão está: engrandecerei o teu nome e te honrarei. A homenagem que se presta à Fundação Renascer neste dia, nesta Casa onde o destino do nosso Estado é traçado, neste lugar de autoridade estadual sobre o nosso Estado, é uma honra que vem de Deus.

Você pode acreditar na palavra de Deus. Por mais distante que a Palavra de Deus esteja da tua realidade, há um Deus poderoso para transformar a verdade da palavra de Deus na tua realidade quebrando essa distância. (Palmas.)

Deus é poderoso. Deus é tremendo. Quero dizer também que mesmo que por vezes pareça que o seu trabalho é em vão, saiba que ainda que você não colha durante uma noite inteira, no início da manhã virá uma grande pescaria. O teu trabalho no Senhor não é em vão. Aqui está a prova. Esta é uma grande honra.

Nós, como Fundação Renascer, a recebemos com muita alegria e queremos dizer à Presidência e a todos, sem falsa modéstia, que somos dignos, que as nossas obras são limpas. No que depender de nós, Igreja, nós que confessamos o nome de Jesus - porque hoje a Fundação Renascer é sustentada não só pela Igreja Renascer, mas pelos gideões, embora todos os custos sejam mantidos principalmente pela Igreja Renascer. Temos sido desafiados como igreja a construir os centros. E temos tirado o nosso pão e colocado lá, crendo que Deus vai colocar um outro pão na nossa casa. No que depender de nós, haverá uma homenagem todos os anos. (Palmas.) Em nome de Jesus.

Em nome de Jesus, gostamos de fazer coisas boas. Gostamos de fazer o melhor; buscamos essa excelência para entregar o melhor paro o Senhor. Creio realmente que essa unidade da Igreja e de autoridades sensíveis à obra da Igreja - porque a igreja é assim mesmo, por onde passa ela transforma, ela muda. Por quê? Porque o amor de Deus transbordou no nosso coração. E ainda que falássemos muitas línguas, e a dos anjos também, se não tivéssemos este amor, seríamos como bronze que retine. Louvo a Deus também por mais uma situação.

Como nasceu a Fundação Renascer? Por que não continuamos simplesmente com as obras que eu e o Apóstolo Estevan já fazíamos desde meninos? Eu comecei a namorar com o Apóstolo Estevan aos treze anos e casei aos dezenove. Não havia um final de semana, praticamente, que não estivéssemos na favela do Zoológico pregando o Evangelho e visitando casa por casa; depois, arrecadando alimento nas casas - éramos estudantes e não tínhamos condições. Fazíamos um jornalzinho no mimeógrafo e íamos vender no farol para poder comprar remédio, gaze para poder atender aquela população.

Por que não continuamos fazendo isso? Por que resolvemos criar a Fundação? Porque havia um bloqueio muito grande da religiosidade, já que o evangélico não tinha como característica esse envolvimento social. Na época em que começamos, o envolvimento social dos evangélicos era quase nulo. Porque muito da pregação era assim: dê o alimento e fale para orar, porque o seu alvo era o céu.

Então, louvo a Deus porque a Fundação Renascer também despertou em muitos outros ministérios evangélicos um maior envolvimento social, porque viemos para ser luz do mundo e sal da terra. E se há uma característica - vocês que andam conosco sabem -que temos é a de ser cristalinos e transparentes. E em nome de Jesus, o Brasil vai ser o maior país convertido do mundo. (Palmas.)

Somos jovens. Às vezes precisamos primeiro alimentar e curar para depois pregar. E nós vamos fazer a obra. Louvamos a Deus. O seu trabalho não é em vão no Senhor. O Senhor nos deu essa honra de estar aqui. Quem poderia imaginar que a nossa Fundação seria homenageada nesta Casa? Mas aquilo que os olhos não vêem, que o ouvido nunca ouve e que nunca subiu no coração do homem, é aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam e o servem. Parabéns Fundação Renascer. Parabéns Assembléia. Glória a Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Tem a palavra o jovem Gilberto Feldman, filho do Presidente efetivo da Casa nobre Deputado Walter Feldmam. Ele fará a leitura de uma mensagem enviada por seu pai.

 

O SR. GILBERTO FELDMAN - Amigo e Exmo. Presidente, Deputado Celino Cardoso; Exmo. Deputado Gilberto Nascimento; Revma. Bispa Sônia, a quem gostaria de parabenizar pelas belíssimas canções e pela calorosa transmissão de paz e amor hoje nesta Casa (Palmas.); Revmo. Bispo Gê, que ficou me acalmando porque eu estava nervoso antes de falar; Sr. Felipe Hernandes; excelentíssimos bispos, pastores e autoridades; senhoras e senhores, estou muito feliz por estar aqui hoje, não só por ser a primeira vez que represento oficialmente meu pai, o Deputado Walter Feldman, mas principalmente por estarem homenageando a belíssima instituição Fundação Renascer, que há mais de dez anos vem ajudando as pessoas não apenas materialmente, mas espiritualmente.

Em um dos seus mais famosos discursos, a Oração aos Moços, Rui Barbosa, em outubro de 1921, há mais de 80 anos, disse que a maior lição que sua experiência tinha lhe dado, o resumo de tudo o que havia visto no mundo, poderia ser traduzido numa frase: não há justiça onde não haja Deus. Para ele, já naquela época, o mundo só encontraria a paz e a justiça capaz de reconstruir os destroços da civilização quando redescobrisse Deus.

Se há 80 anos já era possível perceber um distanciamento dos valores realmente importantes, que dirá agora, depois de tantas décadas tristes, nas quais acreditar em valores como fé, família, ética e participação política tornaram-se comportamentos não só raros, mas socialmente até pouco recomendáveis e um mundo cada vez mais materialista e individualista.

Mas nos últimos anos uma mudança de comportamento começou a ocorrer nas mentes e nas vidas das pessoas. Cada vez mais pessoas renascem para esses valores, não só esquecidos, mas discriminados, demonstrando que a verdade, mesmo quando perseguida, humilhada, destroçada, ainda assim é capaz de derrotar a falsidade no mais importante de todos os campos da batalha: o coração.

Cada um de nós tem um papel importante nessa batalha. Para exercê-lo é necessário que recuperemos a capacidade de acreditar nesses altos valores esquecidos; de lutar pela justiça tendo em mente sempre a consideração de Rui Barbosa e, sobretudo, ter a coragem de enfrentar todos os obstáculos que nos separam da verdade. Este caminho certamente não é simples de ser trilhado, até porque esta não é uma luta para se travar sozinho, porque é justamente uma batalha pela superação do individualismo.

Há muitos companheiros de jornada fiéis, cujos passos seguros podemos seguir. Com absoluta certeza o Apóstolo Estevan Hernandes e todos aqueles a quem inspira a ação e a solidariedade com sua seriedade e exemplo, estão ao lado de nossas famílias. Todo jovem que tem o discernimento de acreditar que um mundo melhor é possível, teria o máximo orgulho de estar lado a lado nessa batalha pela verdadeira justiça. Obrigado. Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Gostaria de dizer muita coisa, mas quero resumir aquilo que estou sentindo no seguinte: há pouco mais de sete anos Deus me deu a graça de me eleger Deputado Estadual. Cheguei junto com o meu companheiro Deputado Gilberto Nascimento. Estou muito emocionado, porque senti a presença de Deus nesta Casa pela primeira vez. (Palmas.)

A palavra de Deus diz que toda autoridade é constituída por Deus e nós cremos na palavra de Deus. Somos 94 Deputados nesta Casa e acredito que o Poder Legislativo é o poder mais representativo que existe. Temos Deputados de todos os rincões do Estado representando os diversos segmentos da sociedade e religiões. Se Deus quiser, no ano que vem o nosso companheiro Deputado Gilberto Nascimento, um dos nossos companheiros evangélicos, irá para a Câmara Federal, será Deputado federal. (Palmas.) Será mais um membro da família de Deus na Câmara Federal e tenho certeza de que Deus vai trazer aqui, para substituí-lo, o Bispo Gê (Palmas.) para que possamos todos juntos aqui, nos momentos difíceis, clamar a Deus para que interceda no nosso coração e na nossa mente nos dando direção, luz; que possamos também, mesmo que em silêncio, nos momentos alegres, louvar a Deus pelas nossas vidas, por ele estar agindo em nossas vidas.

Queria dizer à Bispa Sônia que também para a Assembléia Legislativa é um honra ter a Fundação Renascer comemorando o seu 12º aniversário. (Palmas.)

Digo isso também em nome do Presidente efetivo Deputado Walter Feldman e por que não dizer, em nome de todos os Deputados. Por mais que os Deputados tenham pensamentos diferentes, a essência do homem público é fazer o bem. E com certeza todos reconhecem o bem que fazem a Igreja Renascer e a Fundação Renascer. (Palmas.)

Disse que todas as autoridades são constituídas por Deus, mas Deus nos deu o livre arbítrio. Muitas autoridades, depois de constituídas, se esquecem que Deus existe. E Deus respeita nossa vontade e nossos pensamentos. Então nós que temos esse conhecimento, que sabemos o quanto é infinito o amor de Deus e a misericórdia de Deus, precisamos orar para que Ele esteja presente no coração e na mente dos homens públicos que têm a responsabilidade de dirigir uma nação, um Estado ou uma cidade.

Então peço aos irmãos que orem por esta Casa, para que Deus esteja presente aqui e toque o coração de cada Deputado, porque, como disse a Bispa Sônia, aqui é traçado o destino deste Estado, para que possamos criar leis que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Que possamos diminuir as desigualdades e ajudar nossos semelhantes.

Estou muito feliz, porque apesar de atrasado hoje - o trânsito estava difícil - quis passar em casa para trazer minha esposa Ana Paula, que quase nunca vem à Assembléia, para participar desta sessão solene. Que Deus abençoe grandemente cada um de vocês. Que Deus toque o coração das pessoas para que enxerguem a Fundação Renascer e contribuam para que esse trabalho maravilhoso cresça cada vez mais.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Sr. Presidente, gostaria de deixar aqui uma sugestão. Sentimos o que V.Exa. sentiu esta noite e estamos emocionados.

Gostaria de pedir a V.Exa. para que antes de encerrar esta sessão, pudesse quebrar o protocolo - porque protocolo foi feito também para se quebrar - e convidasse um bispo ou um pastor para fazer uma oração fervorosa e continuarmos sentindo a presença de Deus. Esta é a minha sugestão: para que se escolhesse um bispo ou um pastor para levantarmos um clamor a Deus, para que Deus abençoe esta Nação.

 

* * *

 

- É feita a seguinte oração: “Feche teus olhos, coloque diante de Deus a tua vida. Pai amado, nós te agradecemos este momento, Senhor, porque sabemos que faz parte da tua vontade. Sabemos, Senhor, que já estava escrita a tua vontade, meu Pai. E obrigado, Senhor, porque nós nos habilitamos e estamos aqui nesta Casa para abençoar, meu Pai.

Agradecemos ao Senhor pelas pessoas que abriram estas portas. Que a tua mão poderosa esteja sobre as famílias deles os abençoando e agrademos o empenho de cada um daqueles que está aqui defendendo o teu santo nome e que muitos ainda venham, meu Pai. Que a tua unção se manifeste sobre este lugar e que aqui, meu Pai, todo tipo de justiça, Senhor, a verdadeira que vem do alto, se manifeste sobre este local, meu Pai. Que a partir desta oração um anjo teu esteja aqui, meu Pai. Que a tua primeira miríade esteja com um querubim teu, Senhor, colocado aqui em nome de Jesus e que Tu possas, Pai, manifestar aqui a tua vontade e tudo aquilo que for contrário à tua vontade não permaneça, Senhor.

Em nome de Jesus Cristo consagramos este local a ti, Senhor Jesus. Recebe, Senhor, este local. Embaixo da autoridade dos Deputados, embaixo da autoridade do Presidente, Senhor, colocamos diante do teu altar este local no nome de Jesus Cristo. Ó Senhor, que o teu Espírito Santo marque este local no nome de Jesus Cristo. Amém.

Glória a Deus. (Palmas.)”

 

* * *

 

A SRA. SÔNIA HERNANDES - Sr. Presidente, não sei quando o senhor vai terminar a sessão, mas queríamos antes tocar ‘Que a minha vida seja um louvor a Ti’ e que a vida de cada um que se sentar aqui possa ser um louvor a Deus sempre. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Gostaria de ouvir o louvor, depois encerramos a sessão. Já quebramos o protocolo mesmo.

 

A SRA. SÔNIA HERNANDES - Em cada cadeira desta há de sentar um que a vida vai ser um louvor a Deus, em nome de Jesus Cristo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Como disse o nosso irmão Gilberto Nascimento protocolo é para se quebrar. Então concluindo minhas palavras eu queria parabenizar todas as mães, já que no próximo domingo é o Dia das Mães e faço isso na pessoa de Dona Janete.

Antes de encerrar a sessão tenho a alegria de dizer que recebemos um pedido da assessoria: os funcionários da Casa estão pedindo que esta sessão se encerre com a Bispa Sônia cantando o Hino da Família. Então terminamos a sessão, senão daqui a pouco vamos entrar numa vigília noite adentro, e depois faremos um grande louvor.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

Glória a Deus! (Palmas.)

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 22 horas e 46 minutos.

-