02 DE JUNHO DE 2003

18ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

 

Presidência: VITOR SAPIENZA

 

Secretário: ROMEU TUMA JR.

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 02/06/2003 - Sessão 18ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VITOR SAPIENZA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

001 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, por solicitação do Deputado ora na direção dos trabalhos, a fim de comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Convida todos a ouvirem a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil.

 

002 - ROMEU TUMA JR.

Em nome do PPS, homenageia a colônia italiana uma das responsáveis pela grandeza do Brasil no cenário internacional.

 

003 - Presidente VITOR SAPIENZA

Anuncia a entrega do troféu "Loba Romana" aos senhores: Desembargador Álvaro Lazzarini, Maestro Fernando Tullio Colacioppo Junior, Henrique Vannucci, José Carlos Cosenzo, Lourivaldo Carletti, Cônsul-Adjunto Luigi Estero, Luiz Gonzaga Bertelli, Luiz Palladino Filho, Maria Márcia Verginelli, Mário Carlos Beni, Mário De Fiori, Paulo Roberto Roggério, Sérgio Di Camillo Fava e Umberto Fausto Forner.

 

004 - ÁLVARO LAZZARINI

Desembargador do Tribunal de Justiça e vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, usa a palavra em nome dos agraciados.

 

005 - SÉRGIO SAPIENZA

Presta homenagem especial ao seu pai, Vitor Sapienza.

 

006 - GIANLUCA CORTESE

Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, anuncia que, para valorizar a herança cultural das famílias de origem italiana no Estado, negociou com prefeituras a formação de docentes italianos; e tem favorecido a aproximação entre cidades do Estado e cidades italianas, importantes economicamente.

 

007 - Presidente VITOR SAPIENZA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Romeu Tuma Jr. para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROMEU TUMA JR. - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Sr. Gaetano Brancatti Luigi, representando o Sr. Guilherme Afif Domingos, Presidente da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Ronaldo Santos, Vereador à Câmara Municipal de Santana de Parnaíba; Sr. Régis Lemos, Vereador à Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista; Sr. Luigi Sarcinella, da Associação Pugliesi; D. Emílio Pignoli, Bispo da Cúria Diocesana de Campo Limpo; Sr. Giovanni Manassero, Presidente da Associazione “Piemontesi nel Mondo”; Pier Luigi Gianni, vice-Presidente da Associação Lucchesi nel Mondo; Sr. Auro Augusto Caliman, Secretário-Geral Parlamentar da Assembléia Legislativa; meu amigo Deputado Estadual Romeu Tuma Jr., Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional da Itália e o Hino Nacional Brasileiro, que serão executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacionais de Itália e Brasil, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e ao Sr. 2º Tenente Músico PM Jassem Feliciano.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Romeu Tuma Júnior, que falará pela bancada do PPS.

 

O SR. ROMEU TUMA JR. - PPS - Caro Deputado Vitor Sapienza, Presidente e idealizador desta sessão solene, que presta justa homenagem a esta colônia que nós todos tanto aprendemos a amar e que nos faz duplamente orgulhosos, uma por ser seu amigo e outra por ser companheiro de partido do PPS; Exmo. Dr. Álvaro Lazzarini, Desembargador do Tribunal de Justiça e vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Exmo. Gianluca Cortese, Cônsul Geral da Itália em São Paulo; Sr. Luigi Éstero, Cônsul-Adjunto da Itália em São Paulo; Sra. Rita Blasioli Costa, representando Cláudio Pieroni, Presidente do Comites; demais autoridades presentes, pedindo escusas para não nominá-las evitando olvidar alguém, senhoras e senhores presentes, é com muita emoção que venho a esta tribuna, para humildemente trazer em meu nome e em nome da bancada do nosso partido, o PPS, uma homenagem a esta colônia que aprendemos a amar tanto, a esse povo italiano que é, sem dúvida alguma, um dos responsáveis pela grandeza, pela altivez e pela importância do Brasil no cenário internacional.

Os senhores, os seus antepassados que aqui chegaram e com a força do trabalho, com o enfrentamento de inúmeras adversidades e perseguições, conseguiram criar seus filhos, seus netos, bisnetos e contribuir de uma forma marcante, para que pudéssemos ter o Brasil que temos hoje. Com alguns problemas, é verdade, mas cheio de esperança e com a certeza de que no futuro estaremos vivendo no maior e melhor país do mundo.

Tenho muitas recordações da colônia italiana, da Itália especialmente. Eu era chefe da Interpol em São Paulo e por inúmeras vezes pude me manifestar na imprensa, não só do nosso Estado, nosso país, mas internacional e dizer que um dos melhores escritórios da Interpol do mundo era o da Itália, porque na comunicação criminal que tínhamos as coisas fluíam de uma forma muito ágil, muito rápida e proporcionava um combate efetivo ao crime internacional, porque ali havia pessoas extremamente competentes, abnegadas e que faziam seu trabalho, como nós fazíamos aqui que faziam do seu trabalho como nós fazíamos aqui, entendiam que o interesse público estava acima de qualquer outro interesse, inclusive o das nações.

Caro Presidente Vitor Sapienza, é com muita honra que venho a esta tribuna. De todas as sessões solenes que esta Casa ofereceu, desde que assumi o meu mandato em março, verifico que é a mais representativa com mais pessoas presentes no nosso plenário. É muito gratificante ver um plenário cheio, todas as cadeiras ocupadas, pois não estou acostumado com isso.

Proibiu-me o Takahashi, do cerimonial, de eu falar de futebol; então, não falarei, por orientação do cerimonial.

Mas fico feliz em ter ouvido hoje o Hino da Itália, que não ouvi ontem, no grande prêmio de Fórmula 1 de Mônaco, não pelo Michael Schumacker, mas pelo Rubinho Barrichello, que torcíamos para que ele chegasse na frente. Então, quando não é aos domingos que ouvimos o Hino da Itália, nas corridas de Fórmula 1, o Deputado Vitor Sapienza nos proporciona isso na segunda-feira.

Quero, agradecer, de coração, por tudo que vocês, seus antepassados e seus filhos fazem pela grandeza de nosso país. Peço a Deus que continue iluminando a todos nós, para que possamos sempre seguir o melhor cominho, o melhor horizonte, para proporcionar à nossa população justiça social e perspectiva de uma vida e de um futuro melhor. Que Deus abençoe todos vocês e todas as famílias que vocês representam aqui.

Muito obrigado. (Palmas.)

           

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Antes de iniciarmos a entrega da Loba Romana, este Deputado, do Conselho do Palmeiras, quer agradecer ao ex-Diretor do Departamento Profissional do Corinthians, Deputado Romeu Tuma Júnior, por ter poupado este presidente do vexame de falar do Palmeiras.

Com o troféu Loba Romana distinguimos aqueles que melhor vem representando os valores dos nossos antepassados, pela tenacidade e dedicação do trabalho pela causa social. Todos os homenageados apresentam um extenso currículo sobre as enormes benesses que vêm prestando junto à comunidade ítalo-brasileira.

Com a finalidade de não tornarmos a solenidade muito extensa, chamaremos cada um dos agraciados por ordem alfabética, relatando um breve resumo de suas atividades.

Nosso primeiro homenageado é o Desembargador Álvaro Lazzarini, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que integra a 3ª Câmara da Seção do Direito Público e também o seu órgão especial o Pleno do Tribunal de Justiça. É vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo e Corregedor regional eleitoral deste Estado. Cursou a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde iniciou os estudos da Ciência Jurídica. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da PUC, de Campinas, e cursou Teoria Geral de Direito Comparado, em nível de pós-graduação, na Universidade de São Paulo. Coordenador da Disciplina de Direito Administrativo da Escola Paulista de Juízes, ministra a disciplina de Deontologia, na magistratura da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É autor de mais de uma centena de monografias e artigos publicados nas principais revistas jurídicas e jornais do país, além de ser autor de obras de Direito que se tornaram referência aos estudiosos da área. (Palmas.)

Nosso segundo homenageado é o Maestro Fernando Tulllio Colacioppo Júnior, formou-se como maestro no curso superior de Composição e Regência, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Na Itália, foi aluno dos Maestros Goffredo Petrassi e Fernando Previtalli. No curso Composição e Regência na Academia Santa Cecília de Roma; foi professor das disciplinas Contraponto e Fuga, instrumentação, orquestração e morfologia na Academia Santa Cecília de Roma. Foi o principal regente de inúmeras companhias de óperas, destacando-se, entre outras, a: Palermo, Trapani, Foggia e Fermo. Foi Diretor artístico da Companhia "Glow Spettacoli" de Roma; recebeu o título de "Melhor Regente de Òpera na Itália, com o prêmio "Etna D'ouro". Foi Presidente da Sociedade de Ensino Superior Mozarteum de São Paulo: recebeu o prêmio de melhor regente do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e, até a presente data, é regente titular efetivo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; Presidente da Sociedade de Ensino Superior Musarteum de São Paulo e regente de óperas no exterior, especialmente na Itália, Canadá, Coréia, Japão e Estados Unidos. (Palmas.)

Nosso terceiro homenageado é o Sr. Henrique Vannucci, filho de italianos, nasceu no bairro do Belenzinho. Formou-se como tenor lírico e participa da temporada lírica anual no Teatro Municipal. Abraça a arte cênica com concertos, recitais e apresentações em palcos e televisão, com maior ênfase em espetáculos beneficentes em todo o país. Participou de uma turnê na França, onde cantou em Lourdes, na grande missa internacional na Basílica de São Pio X, com a presença de mais de cinqüenta mil fiéis, em ocasião da romaria extraordinária "Regnum Christi”. Entre outras atividades, foi fundador da Sociedade Esportiva e Recreativa Lucchese, da Sociedade Esportiva "Pro-Patria" e do Patronato Assistencial, do Grupo Esportivo "Serse Coppi", incentivador e precursor do esporte ciclístico em São Paulo, do movimento poético italiano e do Teatro Lírico de Equipe. É o atual Presidente da Lega Itálica, entidade que procura reunir todos os patriotas, oferecendo a eles um local onde mantêm vivas as tradições italianas. (Palmas.)

O nosso quarto homenageado é o Dr. José Carlos Cosenzo, formado em Direito pela Faculdade de Direito rio-pretense, tendo exercido advocacia até 1987, ano em que ingressou no Ministério Público. Exerceu o cargo de Diretor da Santa Casa de Misericórdia por dois anos e foi seu provedor por dois mandatos. Como Promotor de Justiça Titular, iniciou a carreira na Comarca de Estrela D'Oeste - 1ª entrância, depois para a Comarca de Taquaritinga - 2ª entrância, para a Comarca de Araraquara - 3ª entrância e, finalmente, para a Capital onde oficiou na Promotoria de Justiça de mandados de segurança, no Tribunal do Júri de Santo Amaro e no Tribunal do Júri de Pinheiros. Foi coordenador-geral dos grupos de estudos do Ministério Público e é o atual Presidente da Associação Paulista do Ministério Público. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - O quinto homenageado é o Sr. Lourivaldo Carletti, descende de família oriunda de Modena, Itália. Iniciou sua vida profissional na Filtros Fram, como balconista, passando posteriormente a vendedor pracista, termo usual da época. Em 1968, a Filtros Fram, acompanhando a tendência de sua matriz americana, incorporou no país o sistema de distribuição, nascendo a empresa L. Carletti, hoje distribuidora de várias linhas importantes de produtos para as áreas da grande São Paulo, ABCD, Baixada Santista, e Vale do Paraíba, passando a ser referência no segmento de distribuição de produtos automotivos. Desta maneira, conseguiu despertar a atenção da maior empresa de petróleo do mundo, a Exxonmobil, para a distribuição exclusiva de sua linha de produtos. Apesar de sua intensa e diária atividade empresarial, participa ativamente de campanhas organizadas pelo Rotary Club e pela Maçonaria em benefício de instituições de caráter social e filantrópica. (Palmas.)

O sexto homenageado é o nosso Cônsul-Adjunto Luigi Estero, que nasceu em Enna, Itália. Formou-se em filosofia na Universidade de Milão, tendo iniciado a carreira diplomática em 1998. Freqüentou o curso de formação no Instituto Diplomático e ingressou no Ministério das relações Exteriores, em Roma, junto á Direção Geral dos Italianos no Exterior e Políticas Migratórias, onde permaneceu até 2001, mesmo ano em que assumiu as funções de vice-Cônsul da Itália em São Paulo. Em dezembro de 2002, assumiu o cargo de Cônsul-Adjunto, junto ao Consulado Geral da Itália em São Paulo. (Palmas.)

O sétimo homenageado é o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, consultor de empresas, advogado e jornalista. É o Presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola, Diretor do Departamento de Infra-Estrutura Industrial da Fiesp-Ciesp, Diretor da Associação Comercial de São Paulo, Consultor de Empresas do Setor Petrolífero e de Produção de Açúcar e de Álcool e membro da Academia Paulista de História. (Palmas.)

O oitavo homenageado é o Sr. Luiz Palladino Filho, Diretor Social da Sociedade Brasileira de Filosofia, Literatura e Ensino. Participa ativamente de obras sociais da comunidade de São Paulo, no Paiol Velho Jundiaí e da Comunidade Santa Clara da Colônia Italiana em Jundiaí. Em São Paulo, dá continuidade ao trabalho iniciado por seu avô, desde 1962, na rua Piratininga, bairro da Moóca, de atendimento aos mais humildes.(Palmas.)

Homenageamos agora, a nona da lista, Dra. Maria Márcia Verginelli. Pedagoga, é diretora do Hospital da Unicamp, Assessora Especial da Superintendência do HC de São Paulo, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Secretária de Projetos Especiais da Prefeitura de Natal, Secretária Adjunta de Planejamento do Governo do Estado da Paraíba, tem sob a sua responsabilidade a Superintendência de Captação de Recursos e Projetos Especiais em unidades como o Incor, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde, Projeto Usiminas, Parceria Fome Zero, Grupo de Estudo Álcool e Droga, Agência Zerbini de Desenvolvimento Social, entre tantas outras atividades. (Palmas.)

O décimo homenageado é o Dr. Mario Carlos Beni, graduado em engenharia civil e direito, mestre em ciências sociais, doutor em ciências da comunicação, livre-docente e professor titular em turismo, freqüentou cursos de extensão universitária na Universidade de Nova York, na Universidade de Tóquio, na Universidade em Provence, nos Centros de Estudos Turísticos de Turim e Madri. Com 30 anos de magistério superior em Turismo, foi o primeiro docente a ser autorizado, pelo Ministério de Educação e Cultura, a lecionar Teoria e Técnica de Turismo no país. É professor titular efetivo dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Turismo e dos cursos de Mestrado e Doutorado da ECA/USP, professor titular do Curso de Mestrado em Hotelaria e vem realizando estudos de desenvolvimento regional e empreendedorismo local. Em suas obras de filantropia, procura privilegiar os descendentes de italianos, como maneira de homenagear os seus antepassados. (Palmas.)

O décimo primeiro é o Sr. Mario de Fiori, nascido em Nápoles, vindo a fixar residência no Brasil. Trabalhou na editora Abril como Assistente e Gerente Financeiro responsável pelas áreas de crédito, cobrança tesouraria, análises financeiras e direitos autorais, ocupou sucessivamente os cargos de Gerente Financeiro e Administrativo da Cimento Santa Rita, liderando a área administrativa e financeira e participando da construção de uma fábrica em Mato Grosso. Representou empresas como a Ocidental Trading e a Cica. Na qualidade de Diretor de Relações Institucionais foi responsável junto a Bombril, por toda a comunicação externa e interna da empresa.

É o atual Presidente do Circolo Italiano, Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Itália, do Instituto Italiano da Cultura e do Patronato Assistencial a Imigrantes Italianos. (Palmas.)

O Sr. Paulo Roberto Roggério, descende de italianos de Nápoles e Agrigento, na Sicília. É industrial formado em economia, sócio da Notre Dame Indústria, Presidente da Associação Pró-Diadema, da Societá Italiana Del Brasile, 1º Vice Presidente da Apae de Diadema e 2º Secretário do Lions Clube de São Paulo. Foi assessor especial do Prefeito de Diadema e Presidente da Comissão de Exportação da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas. Tem, aproximadamente, 200 trabalhos publicados sobre economia e comércio exterior, sendo um deles a edição “As Empresas Italianas de Diadema”. (Palmas.)

O décimo terceiro, Dr. Sérgio Di Camillo Fava, dermatologista formado pela Unicamp, é mestre em dermatologia formado pela Unicamp, Mestre em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina e Doutor em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professor adjunto da mesma matéria, na Universidade de Santo Amaro, onde exerce com carisma e admiração de seus alunos o magistério, carreira que abraça com empenho e esperança de proporcionar um futuro brilhante a seus estudantes. (Palmas.)

Finalmente, o Dr. Humberto Fausto Forner, neto de italianos, cursou o ginásio e colegial no Colégio Salete de Santana. Formou-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia na Universidade de São Paulo. Destaca-se como dedicado profissional da área de saúde, tratando com dedicação e competência a todos os que o procuram, independentemente de sua condição social. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu Loba Romana aos homenageados.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Neste momento esta presidência concede a palavra ao Desembargador Álvaro Lazzarini, que discursará pelos homenageados.

 

O SR. ÁLVARO LAZZARINI - Meu nobre Deputado Vítor Sapienza, que preside esta sessão, Sr. Gianluca Cortese, Cônsul-Geral da Itália em São Paulo; Sr. Luigi Éstero, digno Cônsul-Adjunto da Itália em São Paulo; Sra. Rita Blasioli Costa, que representa neste ato o Sr. Cláudio Pieroni, Presidente dos Comitês; Senhores Deputados aqui presentes, caríssimos agraciados, senhoras e senhores, devo apresentar-me também., além do meu currículo. Peço vênia para lembrar a minha origem italiana. Filho de Gumercindo Ortenza Lazzarini, nascidos no Brasil. Pelo lado paterno, corre em minhas veias o sangue italiano da família Lazzarini, de meu avô Domênico, de Veneza, e Tarquianne, por parte de minha avó Giovana, de Pádova. Do lado materno, o italiano sangue folegartte, de meu avô, Orestes Natale, de Ferrara, e Diana, de minha avó Elisa, de Udine. Apresento-me assim a todos, como neto de italianos, mas italiano de sangue e brasileiro por aqui ter nascido em 1936. Eles, meu avós, aportaram em Santos nos fins do século XIX, como tantos outros imigrantes italianos que vieram em busca de uma terra próspera, um mundo novo, trazendo o sonho de uma vida mais digna, trazendo disposição para o trabalho, com a sua mão de obra qualificada. Suportaram, a exemplo de outros imigrantes e seus descendentes, as restrições impostas aos italianos à época da 2ª Guerra Mundial. Senhoras s senhores, terminado o conflito, a posição social da maioria da comunidade italiana evoluiu sensivelmente, com os italianos se firmando sempre mais com a criação de indústrias, sindicatos, colônias agrícolas, associações, clubes e até cidades, ensinando aos brasileiros de outras origens o valor da cultura italiana, como também da arte e do trabalho comunitário. O Estado de São Paulo, particularmente, desenvolveu-se significativamente pelo grande número de imigrantes italianos que aqui se firmaram como grandes empresários, ou emprestaram e emprestam ainda hoje a sua força de trabalho em prol da pujança do nosso Estado e do Brasil, destacando-se em todas as áreas. Por isso é que temos de agradecer à augusta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do seu Presidente, o nobre Deputado estadual Sidney Beraldo, em especial ao nobre Deputado estadual Vítor Sapienza, como grande condutor deste magno evento, que reconhecendo o papel da comunidade italiana no desenvolvimento do nosso estado, acaba de nos distinguir com a “Loba Romana”, que simboliza a nossa origem italiana. Assim agraciados, devemos deixar registrado o nosso empenho para que tudo que com suor e lágrimas foi construído pelos nossos antepassados não se perca nas próximas gerações, mas ao contrário, que a importância da nossa origem histórica continue viva e o valor de nossa comunidade italiana continue reconhecido por todos os povos. Essas são as minhas palavras de agradecimento. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Anuncio agora as palavras de Sérgio Sapienza.

 

O SR. SÉRGIO SAPIENZA - Eu gostaria de cumprimentar a todos aqui presentes, minha família, meus amigos, todas as autoridades, senhores Deputados e senhor presidente. É com grande satisfação que essa noite tenho a oportunidade de prestar esta homenagem a uma pessoa muito especial, meu pai. A maioria de nós aqui presentes representa um pedaço da nossa Itália.(Palmas.) Com o sangue que corre em nossas veias temos um pouco de nossos pais, avós e bisavós. Sabemos das dificuldades que nossos antepassados enfrentaram, não só na Itália, mas também ao chegar aqui no Brasil. Algumas maiores que outras, mas que ainda enfrentamos no dia-a-dia de nossas vidas, exemplificadas por tempos tão avançados mas não tão evoluídos, pois acabamos de vivenciar, em pleno século XXI, uma guerra entre os Estados Unidos e Iraque. Coincidentemente, num período parecido, após a 1ª Guerra Mundial, meu bisavô Antonio saiu da Itália com apenas 15 anos. Sozinho num porão de navio, mal poderia imaginar as dificuldades e privações que ele, aquela criança, passaria no tão sonhado e promissor Brasil. Não só ele mas muitos outros viveram tempos difíceis, que, apesar de durarem gerações, conseguiram superar. Venceram com fé, humildade, perseverança, honestidade e muito trabalho. Formaram pessoas como nós, que nos orgulhamos de vir de onde viemos e chegar aonde chegamos. Uma prova dessa vitória é você, meu pai. Neto de carroceiro, nascido em uma casa humilde no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, em sua infância inúmeras vezes foi privada de pequenas alegrias, como a de jogar bola na rua com seus primos por ser um simples italianinho e que só foi ter o seu primeiro carro com a minha idade, 35 anos. Sinto-me, pelo italiano que sou, muito bem representado por você na Assembléia Legislativa, onde exerce o quinto mandato consecutivo, representando a 3ª idade e a Secretaria da Fazenda, o Esporte Amador, o Palmeiras, a comunidade italiana, a judaica, enfim, uma grande parcela da população do Estado, chegando a exercer em 1994 a função de Governador Interino do Estado de São Paulo. Saiba você que se assim o é como Deputado, também o é como pai. Eu poderia ficar a noite inteira aqui, enumerando as razões do porquê desta homenagem, mas falar de você dispensa palavras, pois seus feitos falam por si só. Você é um exemplo a ser seguido. Parabéns por instituir nesta Casa, o Dia da Comunidade Italiana, lembrando a importância da influência italiana na formação do nosso Estado e agraciando com o Troféu Loba Romana as personalidades que se destacam na comunidade ítalo-brasileira por seus feitos culturais, sócio-econômicos e filantrópicos.

Dessa maneira, tomo a liberdade de lhe oferecer, com muito orgulho, o diploma Loba Romana por tudo aquilo que fez, faz e fará pela comunidade.

Parabéns a todos os agraciados. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Quem é pai, sabe como me sinto.

Quero deixar claro que isso não foi preparado. Pediram que eu desse um minutinho de intervalo para alguém aparecer e como ele é muito tímido, eu imaginava até que a irmãzinha dele, que é mais dada a falar, fosse dizer alguma coisa. De repente aparece ele e me causa uma emoção muito grande. Obrigado Sérgio. Ser italiano é isso, não é? Quando você menos espera, acontece alguma coisa que quebra o protocolo e chega lá dentro! Isso é ser italiano. (Palmas.)

Agora com a palavra, o nosso Cônsul Gianluca Cortese, Cônsul-Geral da Itália, em São Paulo.

 

O SR. GIANLUCA CORTESE - Senhoras e senhores, tenho grande prazer de participar novamente desta sessão que comemora o Dia da Comunidade Italiana, segundo uma tradição que foi originada pela iniciativa do nosso amigo Deputado Vitor Sapienza.

Como alguns amigos sabem, está-se aproximando o término da minha missão em São Paulo. Então, quero aproveitar esta oportunidade para manifestar o meu agradecimento ao Deputado Vitor Sapienza por seu constante empenho em favor dos italianos, em favor das comunidades italianas no Estado de São Paulo.

Ao fazer coincidir a comemoração do Dia da Comunidade Italiana com o dia que se celebra a festa nacional italiana, é uma prova da grande afeição e carinho do Deputado Vitor Sapienza para com o nosso país.

Quero também aproveitar esta ocasião para mencionar algumas coisas que o nosso Consulado vem desenvolvendo há algum tempo para valorizar a herança cultural das famílias de origem italiana no Estado de São Paulo.

Considerando, prioritariamente, o desejo de muitas famílias de verem seus filhos aprender o idioma de seus pais e antepassados, negociamos com várias prefeituras do Estado de São Paulo a implementação de um programa objetivando formar docentes italianos. Até agora, temos 31 convênios assinados e a formação de docentes em treze prefeituras. Hoje, esses docentes ensinam italiano a oito mil alunos.

Estou seguro de que quando os outros dezoito acordos forem implementados, o número dos alunos ultrapassará vinte mil. A nós, parece um grande resultado.

É importante também, no marco deste programa, assegurar a atualização dos docentes. Então convidamos, ao final do ano passado, seis docentes da Universidade para Estrangeiros de Perucca para implementar um curso intensivo de aperfeiçoamento, que beneficia 100 docentes que operam em São Paulo, Campinas, Guarulhos e Ribeirão Preto. Estamos também programando uma iniciativa mais ambiciosa, que pretende beneficiar trezentos docentes que operam em todo o Estado de São Paulo. Esse será um curso que organizaremos com a colaboração de várias universidades italianas e será realizado via “Internet”. Isto vai dar um caráter de continuidade a este tipo de atividade.

Assinamos também outro convênio com a Secretaria de Educação para capacitar os docentes do Centro de Língua Estrangeira, docentes italianos que operam no Centro de Língua Estrangeira, que operam seja em São Paulo ou em outras cidades do estado.

Ademais, nosso Consulado está favorecendo uma aproximação entre cidades do Estado de São Paulo e cidades italianas importantes economicamente, importantes sob o perfil econômico e cultural. Já temos assinado um convênio de colaboração que cria a relação de cidade-irmã entre Campinas e Torin. A Prefeita de Campinas já visitou Torin e agora está esperando o Prefeito de Torin.

É nosso interesse que possam participar desse conjunto de iniciativas, também as universidades. No caso concreto, a Unicamp e a Politécnica de Torin.

Quinta-feira agora eu me encontrarei com o prefeito de Santos, porque estamos imaginando uma outra parceria entre Gênova e Santos, duas cidades que têm uma história em comum. Um milhão de italianos que migraram para o Brasil saíram de Gênova e desembarcaram em Santos, onde foram assistidos. Gênova e Santos têm também um relacionamento econômico, porque 60% do intercâmbio comercial passa pela rota marítima de Gênova e Santos. Os dois prefeitos já anunciaram sua disponibilidade em organizar um seminário que possa ajudar também a conseguir novos dados sobre a história da imigração italiana no Brasil.

Enfim, desejo informar que o Governo Italiano é interessado em participar, com uma grande visibilidade, na celebração dos 450 anos da fundação de São Paulo, e neste momento nossa delegação está definindo esse programa com a Prefeitura. E por fim, desejo manifestar as minhas felicitações a todas as pessoas que receberam hoje a Loba Romana como distintivo de seus méritos profissionais.

Muito obrigado a todos!  (Palmas)

 

|O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Caro desembargador Lazzarini, por meio do qual eu saúdo os homenageados pela Loba Romana ; caro Cônsul; caro Deputado Romeu Tuma Jr.; meus Senhores e minhas Senhoras, quando eu ouvia a exposição do nosso desembargador Lazzarini, eu voltei no tempo, em 1988 , eu não sei, talvez tenha sido, sim, pelo fato de nós termos sido contemporâneos, da mesma faixa etária. Também passei aquelas dificuldades típicas de guerra, em que nós, de certa forma, representávamos o eixo e pagávamos uma conta do que não tínhamos feito. Era aquela discriminação, era a proibição de se falar em italiano, éramos sempre olhados com uma certa desconfiança. Então aquilo, de certa forma, temos ainda carimbado. E eu me atrevo a dizer que só irá desaparecer com o nosso falecimento porque, por mais que tentemos esquecer, embora tenhamos perdoado o que foi feito, é muito difícil, porque nós pagamos uma conta.

E, no momento em que o Desembargador focalizou isso no tempo, eu voltei a 1988, na época em que nós criamos o " Dia da Comunidade Italiana". Naquela mesma época eu até tive um problema em Santos, porque um político disse que deveria ser construído um monumento, na Praça da Sé, aos nossos irmãos nordestinos, pelo fato de terem construído São Paulo. Eu estranhei, falei que eles simplesmente tinham nos ajudado, porque se tivessem construído seria uma demonstração de certa ignorância viajar três mil quilômetros dentro de um pau de arara , deviam ter feito São Paulo lá. Isso foi um desabafo que me causou um problema em Santos, porque eu fazia uma palestra lá e fui interpelado por um senhor. Esclareci, do jeito que estou esclarecendo.

Muitas vezes, Desembargador, a gente que tem uma formação italiana paga pelo fato de ser espontâneo , eu sou espontâneo. Naquele dia eu disse: “Estou admirado, se foram vocês que fizeram, deviam ter feito lá, porque não posso admitir que fizessem todo esse sacrifício”.

No dia seguinte, a “Tribuna de Santos” publicou na primeira página: “Deputado paulista é preconceituoso , não gosta de seus irmãos do nordeste". Não foi nada disso, eu simplesmente mencionei uma coisa que efetivamente existiu, ou seja, São Paulo, até a chegada dos italianos, era uma província, uma provinciazinha, e teve esse fulgor, esse crescimento, esse peso, depois que nossos antepassados trouxeram a sua experiência, o seu sangue, o seu esforço que fizeram com que, efetivamente, este Estado fosse a locomotiva que hoje é do nosso País.

Naquela ocasião, nós apresentamos o projeto e foi criado o dia da comunidade. A intenção era resgatar a importância do italiano na formação de São Paulo. As coisas foram prosseguindo, nós com bastante satisfação fomos vendo o apoio, a imitação, mesmo porque outros Estados da União, vários municípios do Estado também criaram o dia da comunidade. E nós fomos vendo esse movimento crescer, porém, de certa forma, ele parou. Este Deputado entende que mais coisas poderiam ser feitas, porque vemos intercâmbio Brasil/Estados Unidos, em que na validade do curso colegial há uma reciprocidade e não sentimos essa mesma reciprocidade que poderia existir entre Brasil e Itália.

 De repente nos deparamos com uma situação em que a China, que não tem tradição nenhuma, praticamente -, a não ser a tinturaria, que é de chinês japonês, e o pastel -, fazer uma exposição no Ibirapuera com todo esse peso, com todo esse empenho, com toda essa freqüência, quando sabemos que, em matéria de arte, nós damos lição no mundo todo, e não vemos, infelizmente, esse mesmo entusiasmo, esse mesmo esforço, essa mesma luta, se bem que tenho que louvar o que nos disse agora o Cônsul, que já há um entendimento no sentido de que , na comemoração dos 450 anos da capital de São Paulo, cogita-se fazer exposições desse porte.

Isso significa que não estamos clamando num deserto, está se fazendo eco, o pessoal está ouvindo o cobrar de alguém que tem, dentro daquele mesmo espírito do Desembargador, o sangue italiano que briga e que não quer que seja esquecida essa contribuição do italiano na formação de São Paulo.

Então, esse desabafo é feito por alguém que há uns seis meses não tem o prazer de gritar: "gol do Palmeiras" e tem que falar alguma coisa para desabafar o que tem dentro. Essa é uma cobrança que um neto de napolitano, do pessoal lá da basilicata, faz: vamos estreitar cada vez mais, mais, mais, a ligação entre o Brasil e Itália.

Eu quero agradecer a presença desses ilustres filhos e amigos da Itália. Viva o Brasil, viva a Itália, e vamos ao coquetel.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 16 minutos.

 

* * *