http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

15 DE JUNHO DE 2011

019ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: CELSO GIGLIO

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente CELSO GIGLIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 591/08. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 302/11, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda, apresentada no parecer do congresso de comissões de Saúde e de Finanças, Orçamento e Planejamento.

 

002 - ROBERTO MORAIS

Para comunicação, destaca a aprovação do PL 302/11, de sua autoria, que cria a "Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Rett". Dá conhecimento de dificuldades enfrentadas pelos portadores desta enfermidade.

 

003 - Presidente CELSO GIGLIO

Parabeniza o Deputado Roberto Morais pelo projeto aprovado.

 

004 - MARCOS MARTINS

Para comunicação, agradece a deliberação da matéria de sua autoria, que trata do reconhecimento da visão monocular como deficiência visual.

 

005 - Presidente CELSO GIGLIO

Registra a manifestação. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 695/09, restando prejudicado o anexo, PL 307/11.

 

006 - HELIO NISHIMOTO

Para comunicação, agradece a aprovação do projeto, de sua autoria, que trata do cancelamento de serviços continuados.

 

007 - PEDRO BIGARDI

Para comunicação, dá conhecimento de tratativas da igreja católica com autoridades locais, no município de Jundiaí, sobre a definição da agenda local.

 

008 - Presidente CELSO GIGLIO

Registra as manifestações. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Celso Giglio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Proposições em regime de urgência

1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 591, de 2008, de autoria do deputado Marcos Martins. Classifica a visão monocular como deficiência visual. Pareceres nºs 761, 762 e 763, de 2009, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 302, de 2011, de autoria do deputado Roberto Morais. Institui a "Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Rett". Parecer nº 440, de 2011, da Comissão de Justiça e Redação, favorável. Parecer nº 441, de 2011, do Congresso das Comissões de Saúde e de Finanças, favorável, com emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis ao projeto queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda do Congresso de Comissões de Saúde, Finanças, Orçamento, e Planejamento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis à emenda queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quer fazer uma fala rápida de agradecimento a esse Plenário, às senhoras deputadas e aos senhores deputados, ao líder do governo, nosso querido amigo deputado Samuel Moreira. Aprovamos esse projeto que institui a Semana de conscientização da Síndrome de Rett, uma doença rara que muitos profissionais da Saúde têm dificuldade em reconhecer. Na grande maioria das vezes essa doença é constatada em pessoas do sexo feminino, do nascimento a partir de um ano e meio. É confundida com Síndrome de Down e é uma doença que não tem cura. Em função disso, no ano passado, Pagoto, da cidade de Capivari, mas trabalha numa empresa em Piracicaba, nos procurou. Ele tem uma filha com a síndrome. Ele nos trouxe até a Silvana, esposa do médico conceituado Salomão Schwartzman. Através de conversação surgiu a ideia de se fazer esse projeto que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Rett, para que os profissionais da área da Saúde sejam orientados, preparados, e também as famílias que recebem essa notícia.

Nesses 12 anos como deputado estadual, tive o projeto da fibrose cística aprovado no primeiro mandato. Na época já era Governador Geraldo Alckmin. Os portadores dessa doença não recebiam medicamento de graça. Essa doença também não tem cura, o tratamento custa até 20 mil reais por mês, e cerca de 800 doentes cadastrados no Estado de São Paulo recebem gratuitamente os medicamentos.

Temos também a Semana das Doenças Hereditárias, e outros projetos na área de Saúde.

Não sendo médico, mas sendo jornalista, estando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sendo procurado, quero novamente agradecer a esse Plenário, agradecer à liderança do governo por entender a importância de se votar e aprovar a Semana de Conscientização da Síndrome de Rett, uma doença que a partir de agora passará a ser muito mais divulgada, a ser conhecida e, tenho certeza, muitas pessoas que tiverem essa doença na família ficarão sabendo porque os profissionais da Saúde estarão aptos a orientá-los e a mostrar mais uma doença rara, que infelizmente existe, e se existe, precisa ser cuidada.

Muito obrigado aos senhores deputados e às senhoras deputadas, ao líder do governo, deputado Samuel Moreira por atender esse pedido e aprovar esse projeto de lei.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Esta Presidência o cumprimenta pela aprovação desse projeto, sendo médico e ex-prefeito de Osasco, onde tomei conhecimento da desatenção que os portadores da Síndrome de Rett têm dos governos. Quero cumprimentá-lo, em meu nome, e posso dizer em nome da presidência efetiva desta Casa, pelo projeto extremamente meritório. Parabéns.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, da mesma forma gostaria de agradecer a todos os deputados, aos líderes de todos os partidos, que aprovaram nosso projeto que garante como deficiente a pessoa que tem visão monocular.

Quero cumprimentar os deputados Roberto Morais e Hélio Nishimoto que tiveram projetos aprovados. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Proposição em Regime de Tramitação Ordinária:

Discussão e votação - Projeto de lei nº 695, de 2009, de autoria do deputado Hélio Nishimoto. Obriga os prestadores de serviços continuados a assegurar aos consumidores a faculdade de solicitar o cancelamento do serviço pelos mesmos meios com os quais foi solicitada a aquisição. Pareceres nºs 444 e 445, de 2010, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Defesa do Consumidor, favoráveis. (Em anexo o Projeto de lei nº 307, de 2011).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o Projeto de lei nº 307, de 2011.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero agradecer a todos os Deputados, começando pelo nosso líder de Governo, Samuel Moreira, e todo o Colégio de Líderes, por entenderem que este projeto tem uma grande importância para todo o nosso Estado de São Paulo. E também pode se estender para todo o Brasil, porque vemos no dia a dia os consumidores sofrendo nas mãos dos prestadores de serviço continuados. Quando solicitam o serviço têm toda a facilidade da contratação desses serviços pelos vários meios, os mais fáceis possíveis. Depois, na hora em que querem cancelar esse serviço, ou por insatisfação, ou por término do interesse, têm dificuldade no cancelamento.

Esperamos agora a sanção do Governador para que toda a sociedade paulista, todos os consumidores do Estado de São Paulo tenham a facilidade de cancelar serviços prestados mais facilmente. Muito obrigado.

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, antes de mais nada gostaria de cumprimentar os Deputados Hélio Nishimoto, Marcos Martins e Roberto Morais pela aprovação de seus projetos, muito importantes, e também o líder do Governo, Samuel Moreira, pela condução no encaminhamento desses projetos.

Mas gostaria de registrar que hoje tivemos em Jundiaí uma reunião muito importante da Diocese da Igreja Católica, comandada pelo Bispo Diocesano Dom Vicente Costa, que reuniu todos os prefeitos da Diocese, deputados estaduais, federais, vereadores e fez um debate muito importante da Igreja com a política local, enfatizando a necessidade de uma boa política. Vamos ter uma agenda permanente de trabalho entre a Igreja Católica, a Diocese de Jundiaí, um exemplo para as outras dioceses do Estado de São Paulo de debater com os deputados, vereadores, prefeitos uma agenda de trabalho política, propositiva.

Queria elogiar aqui a Igreja Católica, o Bispo Dom Vicente Costa e toda a diocese pela reunião realizada hoje. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la quero lembrá-los da Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 13 minutos.

 

* * *