1

19  DE  JUNHO DE 2000

19ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 23º ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

 

Presidência:  EDNA MACEDO

 

Secretário:   GILBERTO NASCIMENTO

 

        

 

 DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 19/06/2000 - Sessão 19ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: EDNA MACEDO

 

COMEMORAÇÃO DO VIGÉSIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

001 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Vigésimo Terceiro Aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Homenageia o Bispo Marcelo Crivela e sua esposa, Sra. Silvia.

 

002 - GILBERTO NASCIMENTO

Saúda as autoridades e, em particular a Presidente Edna Macedo. Disserta sobre Projeto piloto da fazenda Canaã. Sublinha o lado evangelístico da Igreja Universal.

 

003 - MARCIO ARAÚJO

Parabeniza a Presidente Edna Macedo pela oportunidade da iniciativa de solicitar à Presidência da Casa a convocação desta sessão. Considera os textos bíblicos de 2 Tm 3,1-5 e Mc 16,15. Disserta sobre o Projeto Nordeste de grandes benefícios sociais para a população carente daquela região.

 

004 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia um número musical.

 

005 - PAULO EMÍLIO DE OLIVEIRA

Na qualidade de Vereador da Câmara Municipal de Praia Grande, cumprimenta  as autoridades. Comenta os trabalhos pela Igreja Universal desde a última reunião nesta Casa, há um ano.

 

006 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia números musicais.

 

007 - WALTER FELDMAN

Como represenante do Sr. Governador Mário Covas, cumprimenta as autoridades. Manifesta a admiração e o carinho pelo trabalho dos Deputados Edna Macedo e Márcio Araújo. Parabeniza a Igreja Universal .

 

008 - Presidente EDNA MACEDO

Pede ao Bispo Marcelo Crivela que realize uma oração. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Gilberto Nascimento para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

          O SR.  2º SECRETÁRIO - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.                                     

*    *    *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Estão presentes a esta sessão as seguintes autoridades: Bispo Marcelo Crivela; Bispo Atílio; Exmo. Sr. Paulo Emílio Oliveira, Vereador à Câmara Municipal de Praia Grande; Sra. Izilda Aparecida Costa, representando o Exmo. Sr. João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Agricultura e de Abastecimento; Exmo. Sr. Paschoal Thomeu, Deputado Estadual e 2º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Dorival Braga, Deputado Estadual; Exmo. Sr. Gilberto Nascimento, Deputado Estadual; Exmo. Sr. Márcio Araújo, Deputado Estadual; Capitão Luiz Augusto Cardoso, representando o Corpo de Bombeiros; Sr. Luiz Gonzaga Mineiro, Diretor de Jornalismo da Rede Record de TV e Bispo Guaraci Santos.

            Senhores Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo a solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o 23º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

*   *   *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar.

 

*   *   *

 

A SRª PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB  -  Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Assistiremos agora à exibição do filme sobre a Nova Canaã, um trabalho da Associação Beneficente Cristã.

 

*   *   *

 

-              É exibido o filme sobre a Nova Canaã.

 

*   *   *

 

A SRA.PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Quero registrar a presença entre nós do Sr. Zacarias Paraneli, assessor executivo de relações institucionais da Rede Record, e  do Dr. Luiz Henrique, representando o Exmo. Sr. Faria Júnior.  Agora, quero pedir ao Bispo Guaraci que entregue uma placa de prata ao Bispo Marcelo Crivela. (Palmas.)

 

*   *   *

-                     É feita a entrega da placa de prata ao Bispo Marcelo Crivela.

*   *   *

 

Quero pedir à esposa do Bispo Atílio, Valdelice, para entregar umas flores para a esposa do Bispo Marcelo Crivela, Sra. Sílvia. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado  Gilberto Nascimento, pela Bancada do PMDB.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente, Deputada Edna Macedo, meu querido Bispo Crivela, em nome de quem saúdo todos os demais membros da Mesa, Srs. Deputados aqui presentes, Deputado Dorival Braga, em nome de quem saúdo todos os deputados, senhoras e senhores, nossos irmãos que estão aqui esta noite. Inicialmente quero cumprimentar a nobre Deputada Edna Macedo, exemplo de vida pública a ser seguida, uma das representantes da Igreja Universal nesta Casa e que realmente foi autora desta proposta.

Quando alguém se elege governador do Estado e toma alguma medida, representando uma parte daquelas pessoas que lá o colocaram, ele tem legitimidade para representar a população como um todo. Quando se elege uma Assembléia Legislativa, ou uma Câmara Municipal, o Estado todo, todas as pessoas são representadas porque em um Legislativo todas as forças organizadas do Estado mandam para cá os seus representantes para que possam votar de acordo com os seus interesses e assim por diante.

Quando uma Assembléia Legislativa aprova uma sessão solene é o reconhecimento total de toda a população do Estado a uma determinada entidade. O que nós vimos com essa sessão solene é que os 94 deputados aqui representados disseram “Parabéns à Igreja Universal do Reino de Deus pelos seus 23 anos de existência e por esse grande trabalho desenvolvido”.

Estávamos nós, nobre Deputado Márcio Araújo, vendo essa gravação e ali o nosso querido Bispo Crivela mostrando nessa gravação uma mulher chorando, porque via  que os seus filhos não tinham o que comer. Que pena! Nós vemos, senhores, uma situação como essa, como nos dói no coração uma situação como essa, de ver uma mulher chorando em um país tão fértil, em um país em que, infelizmente, faltam atitudes como essa da Igreja Universal para se resolver o problema. Dizer que não se tem dinheiro não é verdade, porque o governo gasta bilhões para salvar bancos falidos, quando poderia estar investindo nisso e dar um pouco mais de qualidade de vida para as pessoas que passam tanta fome neste País. Eu louvo a Deus pela Igreja Universal do Reino de Deus, pela sua liderança maior, o Bispo Macedo, que toma uma atitude como essa e pega um homem enviado de Deus, poderíamos assim dizer, e manda para Israel, conhecer as dificuldades daquele solo e traz alguém para o Brasil para dizer “Vamos tentar amenizar o problema dessas pessoas, vamos começar com o Projeto-piloto da fazenda Canãa, porque só assim nós poderemos ver alguma coisa sendo feita”.

Portanto, meu querido Bispo Crivela, eu louvo a Deus pela sua vida, eu louvo a Deus pelo seu ministério, louvo a Deus por esse seu trabalho, e saiba de uma coisa: esse é um trabalho pioneiro. Que os nossos governantes, que os nossos ministros possam olhar para um trabalho como esse, que uma fita como essa possa ser mandada para todos os nossos ministros, para o Presidente da República, para que todos possam ver que este país tem jeito, que basta um pouco de boa vontade, basta um pouco de dignidade para dar dignidade a esse povo que sofre e que já não sabe mais o que fazer. Mas a Igreja Universal não é só o lado social, ela chama a atenção pelo seu lado evangelístico desde o seu momento de criação, quando um homem foi chamado e vocacionado por Deus, largou todos os seus afazeres, chamado pelo mestre para sair como pescador de homens. Refiro-me ao meu querido Bispo Macedo que deu a sua vida, mesmo sabendo que ia enfrentar percalços, mas acreditando que o chamamento do Mestre para a sua vida era maior do que qualquer problema  que ele pudesse enfrentar e assim começou esse ministério. Deus foi chamando novos obreiros, novas pessoas para se juntar a ele. E hoje é essa grande Igreja Universal do Reino de Deus.

            Portanto, minha querida Deputada Edna Macedo, louvo a Deus também por sua vida e quero parabenizá-la por esse trabalho e por essa sessão solene nesta noite, porque não temos nada mais para dizer a não ser: “Parabéns, Igreja Universal. Parabéns a esse grande ministério”. Nesses 23 anos, tantas vidas foram transformadas, quantas pessoas saíram da sarjeta e hoje se tornaram homens e mulheres de bem. Tantas mulheres prostituídas saíram do prostíbulo e são hoje verdadeiras servas de Deus.

            Tenho dito que a mente humana cria deuses a cada instante, a cada dia o homem cria um novo deus para que possa adorar. Não acredito em nenhum desses deuses criados pela mente humana, mas acredito, sim, no Deus desta igreja, Deus que um dia veio e que Ele sim, pega essas pessoas que estavam jogadas e transforma essas vidas, faz dessas vidas verdadeiros adoradores. Pessoas que já não são mais problemas para a sociedade, pessoas que já não se desesperam, pessoas que já não se angustiam, porque sabem que, enquanto aqui estiverem vivendo, vão lutar com todas as sus forças, enfrentando todos os percalços e todas as dificuldades com muita fé e com muito amor. E sabem que nós, segundo a promessa do nosso Deus, aguardamos um novo Céu e uma nova Terra.

            Que Deus abençoe a Igreja Universal. Que Deus abençoe a nossa querida Deputada Edna Macedo. Que Deus abençoe todos os obreiros e  a todos vocês, e  que continuem nessa luta porque vale a pena lutar. Que Deus abençoe a todos, amém.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - Tem a palavra o nobre Deputado Márcio Araújo, pela bancada do PL.

 

O SR. MÁRCIO ARAÚJO  - PL -

 

( ENTRA LEITURA - 6 PÁGINAS do Deputado Márcio Araújo - “Senhor Presidente...” )

           

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos agora à apresentação da cantora Adriane Marques.

 

*              *      *

- É feita a apresentação musical.

*              *      *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB  - Esta Presidência registra a presença entre nós, com muita alegria, do Pastor Deni Vieira e  senhora. Registra também a presença do Sr. Josenildo Ramos Cardoso, representando a Vereadora Norma Lúcia Ribeiro, da Câmara Municipal de Itapevi. O nobre Deputado Walter Feldman congratula-se com a Igreja Universal do Reino de Deus por seus 23 anos. 

Tem a palavra o Sr. Paulo Emílio Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Praia Grande.

 

O SR. PAULO EMILIO OLIVEIRA  -  Exma. Sra. Presidente, nobre Deputada Edna Macedo, na pessoa de quem venho cumprimentar todos os deputados estaduais, vereadores e demais autoridades presentes; Revmo. Sr. Bispo Marcelo Crivela, na pessoa de quem venho cumprimentar os demais bispos, pastores e autoridades religiosas; senhores obreiros, senhoras e senhores, mais um ano se passou e estamos mais uma vez reunidos nesta Casa, para comemorarmos os vinte e três anos da Igreja Universal do Reino de Deus trazendo à lembrança fatos ocorridos  e vitórias alcançadas.

No ano que passou, a Igreja Universal abriu novos templos, ganhou almas, incrementou o trabalho social  da Associação Beneficente Cristã junto à população carente, como tem feito ao longo desses vinte e três anos. Dentre as realizações da Igreja Universal merece especial destaque a criação da Fazenda Canaã, exemplo vivo de  que somente aqueles que crêem que para Deus não há impossíveis podem  realizar projetos como esse. Foi assim com Moisés quando, atendendo à ordem de Deus, comandou a retirada de toda uma nação do cativeiro à terra prometida, sem preocupar-se em saber se havia ou não condições favoráveis para isso. É este o espírito da Igreja Universal: não há dificuldade, não há barreira, não há palavra de desânimo capaz de impedir essa igreja de realizar aquilo que crê ser a vontade de Deus. Somente a Iurd - Igreja Universal do Reino de Deus - se arriscaria em um projeto desses, pois é formada por homens corajosos e de tamanha fé, para quem não há obstáculos que não possam ser ultrapassados. E é o que tem sido realizado nesses vinte e três anos, onde nada nem ninguém  pôde deter ou retardar o trabalho dessa igreja, tão combatida e ao mesmo tempo tão amada por uma multidão de pessoas que encontraram nela a oportunidade, tantas vezes negada pelo mundo, de construírem uma nova vida.

Parabéns à Igreja Universal do Reino de Deus, parabéns a todo o povo de Deus. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos a uma apresentação pelo cantor Valdecir Aguiar. (Palmas.)

 

O SR. VALDECIR AGUIAR  - Boa-noite para todos e  a paz do Senhor Jesus.

            Quero dizer que é uma alegria poder estar aqui neste lugar em que o Espírito de Deus nos trouxe. Quero iniciar cantando este hino de louvor a Deus, e dizendo que a Ele seja toda a honra, toda a glória e todo o louvor. E quero parabenizar a Igreja Universal do Reino de Deus pelos 23 anos de luta e vitória neste País e em todo o Mundo.

            Queria convidar a todos vocês que estão aqui, para neste momento, se não for muito incômodo cantar comigo este hino, de pé, porque feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor.

            Estou com o coração muito alegre e com vontade de louvar a Deus. Gostaria que o Brasil inteiro cantasse e sentisse o que senti quando o Espírito Santo de Deus nos deu a letra desse hino.

 

*              *      *

 

            -É feita a apresentação musical.

 

*               *     *

 

            O SR. VALDECIR AGUIAR - Glória a Deus, feliz oração dos judeus com o Senhor, feliz é aquele que tem o Senhor. É porque creio em Deus que estou aqui junto, no mesmo espírito da Igreja Universal do Reino de Deus.

            Quero agradecer à Deputada Edna Macedo pelo convite que me foi feito. Quero agradecer a todos vocês que nos têm ajudado de alguma forma e quero dizer a vocês que Deus colocou no meu coração uma mensagem que venho cantando há muito tempo: “Jesus morreu na cruz, para que tudo dê certo para você e para mim”.

            O Diabo veio matar, roubar, destruir, e Jesus veio para dar vida, e vida  com abundância.

            Desejo que tudo dê certo para todos vocês nesta Casa. Desejo que tudo continue dando certo para o povo da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil e no mundo.

            Parabéns Igreja Universal do Reino de Deus.(Palmas)

 

*              *      *

-          É executado um número musical.

 

*              *      *

 

            A SRA. PRESDIENTE - EDNA MACEDO - PTB -  Assistiremos agora apresentações musicais,  com o cantor J. Neto.

           

*             *       *

            - São feitas as apresentações musicais.

 

*              *      *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO -PTB - Esta Presidência registra entre nós também o Sr. Edson Rico, da Vara da Infância e Juventude e o nobre Deputado Walter Feldman, representando o Exmo. Sr. Governador Mário Covas.

Tem a palavra o Sr. Walter Feldman.

 

O SR. WALTER  FELDMAN  - PSDB  - Quero dar o meu boa-noite à nobre Deputada Edna Macedo, querida amiga, colega e companheira da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e parabenizá-la pela realização de mais um extraordinário evento, que anualmente visitamos e acompanhamos nesta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Cometo uma audácia ao falar depois de tão extraordinária manifestação de fé, de alegria, de música, de envolvimento da juventude do Estado de São Paulo, nesse aniversário, nessa iniciativa tomada pela nobre Deputada Edna Macedo, e muito mais do que isso, uma fantástica demonstração de fé, de confiança e de esperança no futuro.

Dizia para a nobre Deputada Edna Macedo que temos aqui 90% de jovens, que é o que a minha vista cansada neste momento pôde verificar neste plenário. Mais de 40% da população brasileira hoje é de jovens: esquecidos, abandonados, envolvidos em drogas e sem políticas públicas, que possam direcioná-los para o caminho da esperança, do trabalho, da  participação como cidadãos. Quem  realiza esse trabalho com muita competência é a igreja evangélica, a Igreja Universal do Reino de Deus, que eu acompanho tanto pelos  depoimentos da Deputada Edna Macedo, como pela televisão, como pelo rádio, como pelo trabalho que vocês diuturnamente realizam. Nós que fazemos política no dia-a-dia e que nesse plenário decidimos as questões mais importantes do Estado de São Paulo, queremos agradecer, porque, depois de uma sessão solene como essa, nós estaremos mais inspirados, com mais energia, com mais fé e seguramente com mais competência para realizarmos o nosso trabalho, que leva o destino de vinte e sete, trinta e dois bilhões de paulistas, que aguardam de nós a sabedoria e o bom senso para poder tomar as decisões mais adequadas. Isso não é possível sem fé, sem esperança, sem a palavra do Senhor, que é o que nesse momento está sendo trazido para nós nessa sagrada sessão extraordinária.

Trago aqui a mensagem do Governador Mário Covas, do vice-Governador Geraldo Alckmin, que me pediu para que trouxesse o nosso carinho e admiração pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Deputada Edna Macedo, na representação que tem nesta Casa da Igreja Universal do Reino de Deus, bem como do Deputado Mário Araújo, que visualizo neste momento, e outros irmãos deputados estaduais, que muito dignamente representam todos vocês nesta Casa. E se tiver o acompanhamento, se tiver a sintonia com a palavra de Deus, saberá mais do que nunca realizar a sua tarefa.

Parabéns à Igreja Universal, parabéns a toda juventude aqui presente, parabéns à Deputada Edna Macedo, continue nos inspirando com tanta fé, com tanta alegria e com tanta esperança.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE -EDNA MACEDO - PTB -

 

(ENTRA LEITURA DA DEPUTADA EDNA MACEDO - Duas páginas - “Sr. Bispo...”)

 

 A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - Antes de esgotar o tempo da presente sessão, pediria ao Bispo Marcelo Crivela para fazer uma oração por todos nós, e por esta Casa de Leis para que Deus possa nos abençoar cada vez mais.

 

*    *     *

 

-         É feita  a oração.

*    *     *

 

            A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças  colaboraram para o êxito deste solenidade e os convida para uma confraternização no Café dos Deputados.

Está encerrada a presente sessão.

 

*   *   *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 21 minutos.

*    *    *