12 DE MAIO DE 2008

019ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AODIA ESTADUAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA”

 

Presidente: ANALICE FERNANDES

 

 

RESUMO

 

001 - ANALICE FERNANDES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento desta Deputada, para comemorar o "Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Apresenta dados sobre a doença. Pleiteia mobilização geral da sociedade no sentido da detecção precoce da doença. Saúda as entidades e os voluntários que se dedicam a essa causa, como a Unaccam. Recorda o seu trabalho como enfermeira. Cumprimenta o governo do estado pela inauguração do maior centro oncológico da América Latina.

 

002 - BRUNO COVAS

Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia a iniciativa desta sessão solene na passagem do "Dia da Enfermagem". Relata o trabalho das instituições voltadas para o combate ao câncer. Dá  conhecimento de representações da cidade de Santos.

 

003 - Presidente ANALICE FERNANDES

Anuncia número musical.

 

004 - MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA

Presidente da Unaccam, enaltece a mobilização de entidades na busca por resultados positivos. Fala da realização e do êxito dos mutirões de mamografia. Pede o cumprimento de lei de prevenção do câncer de mama, com exames clínicos. Pede um minuto de silêncio em memória das vítimas da doença.

 

005 - IVO CARELLI

Presidente da Associação Brasileira de Mastologia, destaca a necessidade de campanhas de prevenção, especialmente voltadas para as mulheres com mais de 40 anos. Recorda as pacientes de risco. Lamenta a demora na realização de exames e tratamentos. Comunica a falta de recursos em várias cidades.

 

006 - CARLOS RUIZ

Diretor Científico da Unaccam e do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, ressalta o âmbito político da questão. Lembra o esforço das mulheres no combate à doença.  Afirma que tem o sonho de que não seja preciso usar o hospital oncológico, recém-inaugurado. Cita as dificuldades para a obtenção de informações corretas sobre a doença e atendimento. Discorre sobre os benefícios obtidos com mudanças nos hábitos de vida. Dá conhecimento de pesquisa sobre a necessidade das pacientes estarem cercadas de fé e de amor.

 

007 - Presidente ANALICE FERNANDES

Procede à entrega de Certificados às alunas do curso de capacitação em câncer de mama. Anuncia as novas alunas do curso da Unaccam. Anuncia número musical.

 

008 - GILZE MARIA COSTA FRANCISCO

Presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, cumprimenta os presentes. Faz reflexão sobre o trabalho do voluntariado, no princípio maior de preocupação com a saúde do semelhante. Informa sobre campanha que está ocorrendo em Santos, para detecção precoce do câncer de mama. Apela ao Executivo no sentido de rever as leis de incentivos fiscais relativas à doença. Entrega prêmio de responsabilidade social a empresas que apóiam o Instituto Neo Mama.

 

009 - Presidente ANALICE FERNANDES

Presta homenagem, em nome da Unaccam, a entidades que colaboram no combate ao câncer de mama. Anuncia número musical. Reproduz versículo bíblico.

 

010 - MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA

Presidente da Unaccam, lê poesia sobre o abraço.

 

011 - Presidente ANALICE FERNANDES

Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Analice Fernandes.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Neste momento vamos compor a Mesa de trabalhos. Convido a Sra. Maria do Carmo Checcia Fernandes Pereira, presidente da Unaccam - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama; Dr. Carlos Ruiz, diretor científico da Unaccam e do Hospital Vila Nova Cachoeirinha; Dr. Ivo Carelli, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional São Paulo; Sra. Gilze Maria Costa Francisco, Presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, representando as ONGs e as instituições que colaboram no combate ao câncer de mama.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o “Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama”.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º Tenente PM músico David Serino da Cruz.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANADES - PSDB – Neste momento, quero agradecer imensamente ao maestro 2º Tenente PM músico David Serino da cruz, da nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Gostaria que todos nós agradecêssemos com uma calorosa salva de palmas à nossa banda da Polícia Militar.  Obrigada, maestro, pela sua presença. (Palmas.)

Nesta oportunidade, quero agradecer a todos os presentes, às entidades, àqueles amigos que em anos anteriores acompanham esse trabalho, colaboram conosco, agradecer imensamente os novos amigos, amigas, que vieram neste ano para juntamente conosco, fazer uma reflexão sobre a problemática que é o câncer de mama. Câncer de mama que tem acometido e matado ainda muitas mulheres no nosso País.

Sabemos que, infelizmente, no Brasil anualmente 50 mil novos casos de câncer de mama aparecem. E desses 50 mil novos casos, 10 mil, ou seja, 20% dessas mulheres vão a óbito. Estas mortes estão fundamentalmente relacionadas aos altos índices de detecção tardia da doença. Se quisermos debelar o câncer de mama, precisamos da união e da ajuda de todos. Precisamos da colaboração do Governo do Estado, precisamos da colaboração dos Governos Municipais, da sociedade organizada, para que possamos oferecer às nossas mulheres a oportunidade a cada uma dos exames básicos, dos medicamentos e dos tratamentos que hoje são disponíveis no mercado, independente da questão social dessas mulheres. Quero aqui, nesta manhã, dizer a vocês que quanto mais entidades participarem, quanto mais profissionais se tornarem voluntários, quanto mais pessoas somarem esforços nesta luta, mais vidas serão salvas. E quero aqui dizer que me agrada muito saber que temos pessoas que lutam nesse combate.

Quero aqui fazer um agradecimento muito especial ao Instituto Neo Mama, um instituto sem fins lucrativos, que tem colaborado, auxiliado mulheres com câncer e estendido a solidariedade, o acompanhamento, aos familiares dessas pessoas.

Faço isso na sua pessoa, Gilze Maria Costa Francisco, que vem fazendo esse brilhante trabalho, e em seu nome quero aqui dar uma salva de palmas a todas as entidades que estão aqui presentes, fazendo esse trabalho glorioso. (Palmas.)

Mas quero também fazer um agradecimento mais do que especial à Unaccam, a esta entidade que é a razão pela qual também estamos no dia estadual, trazendo conosco esta entidade séria, esta entidade responsável; ela e suas voluntárias. Aliás, Maria do Carmo Checcia Fernandes Pereira, quero aqui parabenizar a todos os voluntários. Aqueles que colaboram, aqueles que, apesar dos seus problemas, apesar das suas lutas diárias, deixa e reserva um espaço do seu tempo, um espaço do seu dia-a-dia, para levarem solidariedade, amor, àqueles que durante o tratamento do câncer, que sabemos que enfrentam uma série de dificuldades, mas estão tendo um ombro amigo, alguém que os acompanha, e os sustenta no seu dia-a-dia.

Quero aqui dizer que a Unaccam é uma especialista em gerar ações positivas, em gerar carinho, em gerar amor, e especialmente em gerar esperança às pessoas. Quero aqui saudar também, calorosamente, essa brilhante mulher que é a Maria do Carmo Checcia Fernandes Pereira, que eu conheci há mais de 20 anos, quando eu ainda era jovem, quando tinha meus 23 anos, e como enfermeira, comecei a trabalhar no Hospital Infantil Darcy Vargas. Lá estava essa mulher guerreira, ajudando, colaborando com as mães e com as crianças que precisavam de auxílio. A ela uma salva de palmas, e que Deus continue te ajudando e te abençoando no seu dia-a-dia, Maria do Carmo. (Palmas.)

Mas nesta semana em que comemoramos o “Dia Estadual do Câncer de Mama”, não poderia deixar de evidenciar, Deputado Bruno Covas, uma das ações mais importantes do Governo Estado de São Paulo nos últimos anos, com relação à prevenção e ao combate ao câncer de mama.

O Governador José Serra inaugurou, no dia 6 de maio, o maior hospital da América Latina para tratamento oncológico. (Palmas.)

É motivo de comemorarmos porque um passo enorme, Dr. Carlos Ruiz, foi dado aqui em São Paulo. Sabemos que esse hospital vai ser referência, não só para o nosso Estado, mas para todo o Brasil.

Graças a Deus, este ano temos muito a comemorar.

Neste momento quero também parabenizar o Governo do Estado de São Paulo, mas parabenizar especialmente homens e mulheres que lutam por essa nobre causa, que é o combate ao câncer de mama.

Quero aqui, nesta oportunidade, ainda no início da nossa sessão, pedir ao Deputado Bruno Covas que se coloque de pé e que seja recebido por todas nós, mulheres, com uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Gostaria também, Deputado Bruno Covas, que V. Exa. fizesse algumas considerações e marcasse aqui a sua presença no nosso evento.

 

O SR. BRUNO COVAS - PSDB - Bom-dia a todos os presentes. Gostaria de saudar toda a Mesa, em nome da Deputada Analice Fernandes; saudar o Vereador Marcelo Del Bosco, da minha cidade de Santos, e dizer aqui que é um grande prazer estar aqui hoje, atendendo um convite da Deputada Analice Fernandes para que viesse aqui nesta sessão solene em homenagem ao “Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama”. Aliás, hoje é seu dia, Deputada, “Dia do Enfermeiro”, uma deputada que não apenas atua nessa área, mas que tem formação na área da Saúde, representa a nossa Bancada do PSDB na Comissão de Saúde, enfim, uma deputada combativa nesta Casa, não apenas para a região que representa mas também na área da Saúde, especialmente na área da mulher.

Quero também saudar todas as instituições, todas as pessoas que lutam nessa batalha, em nome da Gilze, companheira nossa de Santos, a quem já tive o prazer de receber em meu escritório, com quem pude conversar diversas vezes. Saiba, Gilze, que você conta aqui com nosso apoio, apoio dos deputados da Bancada do PSDB, de todos os deputados que estão dando andamento ao nosso projeto, como o Deputado Fausto Figueira, para que possamos ter transporte gratuito para todas as pessoas em tratamento de câncer de mama.

Quero aqui parabenizar, em nome dessas duas mulheres, todas as pessoas que vieram aqui hoje, e dizer que essa luta também é nossa, da Bancada do PSDB, de todos nós.

Muito obrigado e um grande abraço a todos vocês. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Muito obrigada por suas palavras, meu amigo, Deputado Bruno Covas, um dos parlamentares mais jovens da nossa Casa, mas que traz consigo uma excelente bagagem e uma grande contribuição para o Parlamento Paulista. Tenho absoluta certeza de que Santos está muitíssimo bem representada aqui nesta Casa.

Quero, neste momento, agradecer as presenças de Marcelo Del Bosco Amaral, 1º Secretário, vereador do PPS à Câmara Municipal de Santos; do vereador de Indaiatuba, Fábio Marmo Conte; da assistente da Secretária de Saúde do Estado, a nossa amiga, enfermeira Silvéria Rocha; do diretor da Santa Casa de Santo Amaro, meu amigo querido, Dr. Santino Lacanna, que na semana passada recebeu uma homenagem importante na Câmara Municipal de São Paulo pelos trabalhos exercidos e pelo trabalho que tem desenvolvido na região sul de São Paulo. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada pela sua presença. Quero também agradecer ao Waldemar Hette de Araújo, representando aqui o Deputado Antonio Salim Curiati; à representante da Secretaria de Saúde de Itapecerica da Serra, a Sra. Márcia Mandu; Sra. Eida Azevedo, assessora do vereador Tião Farias; à jornalista do “Jornal Interativo do Campo Limpo”, Camile de Souza; e à Sra. Magali Campos Souza, professora da EMEF Cecília Meireles.

Dando continuidade à nossa sessão solene, quero que vocês a recebam carinhosamente, essa mulher batalhadora. Todas as vezes que a convidamos para se fazer presente nos nossos eventos aí está a Valdirene de Freitas, trazendo a sua mensagem musical. E é ela que, numa voz maravilhosa, a voz que Deus lhe deu, irá trazer para nós uma mensagem, “Pra cima Brasil”.

Uma salva de palmas à cantora Valdirene. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É entoado um número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Como será o futuro do nosso País? Certamente será bem melhor se todos nós nos unirmos. Neste momento, para saudar todos os presentes, passo a palavra à Presidente da Unaccam, a minha amiga Maria do Carmo.

 

A SRA. MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA - Desejo um bom dia a todos. Cumprimento a Presidente, Deputada Analice Fernandes, em nome de todos aqui presentes.

Hoje, neste dia especial, quando se aflora mais uma sementinha plantada pela Unaccam, elas se tornam voluntárias capacitadas para o combate ao câncer de mama no Estado de São Paulo. A Unaccam é ainda tão jovem! Com oito anos de existência já capacitou mais de 400 voluntárias em 50 municípios no Estado de São Paulo, de Norte a Sul.

Com a nossa comunicação e mobilização social, conseguimos muitos resultados positivos. Hoje sabemos que são uma realidade os mutirões de mamografia no Estado de São Paulo. Teremos um no próximo dia 17.

Nossa luta tem sido coroada com êxito. Sabemos que hoje é uma realidade as mulheres se preocuparem com as mamas. Isso nos tranqüiliza. Com a ajuda do Estado cercaremos essa doença.

O pedido da Unaccam é que se cumpra a Lei estadual de São Paulo 10.459, feita no dia 20/12/99, de prevenção do câncer de mama, fazendo com que toda mulher tenha o seu direito garantido ao exame clínico das mamas. Vamos chegar lá.

Peço neste momento um minuto de silêncio pela perda das voluntárias capacitadas, que neste ano se foram.

 

* * *

 

-  É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

A SRA. MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA - Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB -  São oito anos de história da Unaccam, e você lembrou muito bem, Maria do Carmo, neste mês nós teremos ainda o mutirão da mamografia. Anualmente falo muito sobre a importância de nós participarmos desse mutirão, especialmente aquelas mulheres que estão na faixa de risco, aquelas acima de 50 anos - não as mulheres de 20, 30 ou 35 anos - aquelas realmente dentro do grupo de risco, que precisam realmente passar pelo mutirão, para que elas tenham a oportunidade.

Se nós prevenirmos, se nós nos conhecermos mais e de forma melhor, poderemos prevenir o câncer de mama, que é essa doença tão traiçoeira e que mata tantas mulheres.

Convido a fazer uso da palavra o Presidente da Associação Brasileira de Mastologia, o Dr. Ivo Carelli.

 

   O SR. DR. IVO CARELLI - Exma. Sra. Deputada Analice Fernandes e demais membros da Mesa, agradeço a oportunidade e satisfação de estar presente nessa solenidade como Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional São Paulo.

É muito bom saber que existem vários segmentos da Sociedade aliados aos mastologistas nessa luta para combater essa nefasta doença que é o câncer de mama.

Hoje é o dia em que iremos enfatizar a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama. O primeiro aspecto a ser considerado é o que realmente podemos fazer para prevenir o câncer de mama:

"Prevenir" significa impedir que a mulher desenvolva o câncer de mama. Isso pode ser feito de forma agressiva, quer retirando as duas mamas, quer retirando os ovários ou com medicações nem sempre acessíveis à população carente, como é o caso do tamoxifeno. Essas três medidas somente são utilizadas em pequena parcela da população, que são as pacientes de alto risco, ou seja: três ou mais familiares afetados de câncer de mama ou ovário.

Para a grande maioria da população o que fazemos e orientamos é a detecção precoce, ou seja: ela vai ter o câncer e nós tentaremos fazer o diagnóstico no menor tamanho possível. Para que isso ocorra dispomos do auto-exame, exame físico do médico e principalmente a mamografia.

Devem-se orientar as mulheres da importância de ficarem atentas às modificações de suas mamas pelo auto-exame. Apesar da grande polêmica se a mulher deve ou não realizar auto-exame, pois vários estudos demonstraram ausência de diminuição de mortalidade por esse método; no Brasil, país que segundo o IBGE somente 50% das mulheres acima dos 50 anos realizaram um ou mais exames mamográficos, a detecção de tumor de 2 cm pelo auto-exame seria certamente melhor do que 5 a 10 cm, fato corriqueiro no serviço público. No entanto, esse assunto é polêmico em todo mundo e no Brasil não poderia deixar de ser diferente: alguns estimulando e outros contra-indicando o auto-exame.

A forma mais importante de detecção precoce é a realização do exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Essa pode diagnosticar tumores em estágios iniciais ainda nem perceptíveis pela mão do médico. Esse diagnóstico precoce irá contribuir para menor mutilação, com maior número de cirurgias que conservam a mama e menor taxa de mortalidade por doença disseminada. Também irá diminuir o custo do tratamento, pois na fase inicial nem sempre é necessária a utilização de drogas caras como a quimioterapia. No entanto, a realização de mamografias periódicas somente é utilizada no nosso país a partir dos 50 anos e nem todas as brasileiras têm acesso a esse método de prevenção. O pior, alguns estados brasileiros só permitem a realização do exame com tumor palpável e não de forma preventiva.

A partir do momento do diagnóstico: "doutor senti um tumor na mama ou minha mamografia está alterada", o tempo de espera médio até a realização da cirurgia chega a ser em alguns serviços de seis meses a um ano.

Por quê?

1. Demora em conseguir vaga entre a UBS e o centro terciário de tratamento;

2. Falta de recursos no local onde reside;

3. Hospitais gerais que atendem todos os tipos de doenças e com horários restritos no centro cirúrgico para realização de cirurgias mamárias.

Quando chegam ao centro terciário de atendimento e o tratamento irá ser realmente iniciado surgem outros problemas:

1. Apesar de existir lei que dá o direito de toda mulher que for submetida à mastectomia ter a sua mama reconstruída, nem sempre esse direito é adquirido.

          Motivos:

1. falta de próteses com silicone, equipes preparadas;

2. falta de tempo em centro cirúrgico que não pode ficar de 6 a 8 h com sala reservada somente para uma paciente enquanto centenas de outras ficarão na fila, com seu câncer crescendo, por falta de vaga para operar.

Outro aspecto importante do tratamento é com remédios que evitam as metástases ou disseminação da doença, que seria a causa da morte. São tratamentos caros, prolongados, que oneram muito o serviço público e que, na grande maioria das vezes, só estarão disponíveis à população carente por meio de mandados judiciais. As pacientes que não conseguem pela via crucis essa medicação, sabem que irão morrer sem que nós, médicos, ou o governo, que é o responsável pela sua saúde, possa oferecer recursos modernos para o prolongamento de suas vidas.

Meus senhores e senhoras: isso é uma guerra: 50 mil brasileiras irão ter seu diagnóstico confirmado e 10 mil irão morrer dessa doença em 2008.

Cabe a nós, amigos e defensores do peito e da vida, utilizarmos todos recursos para amenizar esse grande malefício que é o câncer de mama.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Ouvimos o Dr. Ivo Carelli, que nos passou uma palavra muito importante e preocupante.

Mais uma vez, quero chamar a atenção de todos os presentes para a união de forças de todos nós. Tenho certeza de que o Hospital do Câncer, aberto recentemente, trará inúmeras oportunidades para evitarmos que vá a óbito um número tão significativo de mulheres, como acabou de dizer o Dr. Ivo, dez mil ainda neste ano.

Tem a palavra esse baluarte na luta contra o câncer de mama, diretor do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, nosso querido amigo, Dr. Carlos Ruiz. (Palmas.)

 

o sr. Carlos Ruiz - Obrigado. Bom-dia a todos vocês, minhas amigas, meus amigos, em especial à Deputada Analice Fernandes porque ela, sim, é uma batalhadora para que tenhamos nossa voz repercutida no âmbito político.

Hoje, graças à Deputada e a outros tantos colegas que militam na área política, a penetração da problemática mais importante que envolve quem precisa está mais na discussão do seu dia-a-dia. Isso, para nós, é muito importante. Por isso, quero agradecer e peço uma salva de palmas para a Deputada, por essa iniciativa. (Palmas.)

Muitos de vocês já me viram durante os cursos da Unaccam, conversando sobre o câncer de mama, falando especificamente daquilo que já fazemos há mais de duas décadas: trabalhar no câncer de mama.

Para mim, hoje é um dia especial porque consigo ver de uma forma muito objetiva, nesses oito anos de Unaccam - porque desde o primeiro dia estou com o pessoal da Unaccam -, que devido a todo o esforço que foi feito por vocês, em especial, começamos a obter alguns resultados.

O meu sonho é que não usemos aquele hospital. Por quê? Porque quero tentar fazer com que não tenhamos câncer de mama. (Palmas.) Para fazer isso, precisamos de muita informação, muita disseminação da informação.

Vou contar uma história bastante breve. Há aproximadamente três meses e meio, assumi a diretoria do Hospital de Vila Nova Cachoeirinha, a Maternidade Vila Nova Cachoerinha, com o intuito de fazer de lá um hospital que também atenda pacientes com câncer. Ele já é um hospital de referência nacional e internacional em neonatologia e maternidade. O objetivo de assumir a diretoria é oferecer um ponto a mais de referência para quem precisa, pacientes do SUS que tenham especificamente a necessidade de procurar um hospital e ver o seu problema resolvido.

O Dr. Ivo disse muito bem. Hoje, não basta fazer o diagnóstico. Existe uma fila de espera muito grande para a realização de um procedimento. Existem dificuldades para realizar quimioterapia; existem dificuldades para realizar radioterapia. Parece que tudo é difícil.

Hoje, na Cachoeirinha, o nosso lema é “vamos criar facilidades; vamos criar uma conjuntura conceitual em que as pessoas entendam que elas podem fazer muito pelo próximo, ajudando na orientação e na disseminação dessa informação”. Por que isso é importante? Hoje, na cidade de São Paulo, não existe fila de espera para mamografia. Se existir, é muito pequena. Isso em função de tudo o que foi feito anteriormente, graças a Deus. Mas sabem qual é o problema? São sempre as mesmas mulheres que fazem essa mamografia, ou seja, a disseminação da informação, para que outros participem, quase não existe. É por isso que somos importantes, como disseminadores dessa informação.

Pacientes acima de 50 anos, pelo INCA, e pacientes acima de 40 anos, pela nossa realidade paulista, devem fazer todos os anos a mamografia porque ela é o nosso instrumento mais importante na detecção precoce. Mais do que isso, para que mudemos a história do câncer de mama como um todo, mudar hábitos de vida é fundamental porque o câncer de mama também está ligado a hábitos de vida não saudáveis. Comer bem, fazer exercícios físicos, evitar a gordura, tentar ser feliz, amar, ser amado, tudo isso é muito importante na vida da gente. Ter a família perto, os amigos, as pessoas que gostam da gente.

Uma pesquisa que saiu no ano passado, numa revista inglesa, mostra que entre as pacientes que têm câncer de mama, as que têm melhor prognóstico quando comparamos o mesmo estagiamento - duas pacientes que tinham o mesmo tipo de tumor, uma evolui bem e a outra não tão bem - são as que têm fé, são aquelas que têm pessoas que amam e são aquelas que são amadas.

Portanto, a convivência, o amor, são terapêuticos. Isso ajuda muito. Na verdade, uma cidade grande como esta conspira para o oposto. Afastamo-nos mais das pessoas, isolamo-nos mais.

Vocês poderão falar: “O Carlos hoje está parecendo um pastor”. Não, a intenção é dizer para vocês que a detecção, que a cura, está tudo dentro da gente. É a nossa atitude que muda essa história. É por isso que eu parabenizo cada um de vocês, neste dia de hoje, pela coragem de assumirem essa responsabilidade junto com todos nós, nessa grande luta contra o câncer de mama.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Analice Fernandes - PSDb - Agora, o nosso evento chegou ao momento mais importante, em que coroaremos os esforços daqueles alunos que se tornarão voluntários, e os que já se tornaram voluntários, vindo anualmente e semanalmente nesta Casa para receber informações, se preparando para levarem essas informações a outras pessoas.

Quero convidar as quatro alunas para que se coloquem de pé, à frente do plenário, e peço à Sra. Maria do Carmo e à diretoria da Unaccam que se postem ao lado direito do plenário para entregarem os certificados das alunas.

Convido a Sra. Senhorinha Amaro de Souza, a Sra. Honorata Gonçalves Vieira, a Sra. Geni Alves da Silva Benedito e a Sra. Sandra Cavalcalte Monteiro. Uma salva de palmas das mulheres desse plenário. (Palmas.) Essas mulheres se formaram no ano de 2008. Quero cumprimentar a Sra. Senhorinha Amaro, que vem da divisa de Paraná para fazer esse curso, enquanto temos aqui em São Paulo, na região metropolitana, tantas outras mulheres que precisam seguir o exemplo de vocês. Parabéns pela fibra e coragem dessas quatro mulheres por estarem aqui semanalmente para se tornarem formadoras de opinião e ajudar as suas comunidades.

Recebam o certificado das mãos da Presidente da Unaccam, nossa amiga Maria do Carmo. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega de certificados.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido as novas alunas que estão freqüentando o curso da Unaccam para que todo o plenário as conheça. Convido o Sr. Gerson Ribeiro dos Santos, a Sra. Roseli Correa Leite de Andrade, a Sra. Neide Bezerra de Moura, a Sra. Maria Aparecida Gandini Rodrigues, a Sra. Maria Rita Pina, a Sra. Maria Dirce Tomassi, a Sra. Maria Cristina Romani França, a Sra. Marcimina Maria Alsaro Zanchetta, a Sra. Irinea Rocha Cohn, a Sra. Gláucia Figueiredo Rodrigues da Cunha, a Sra. Edna Torezam, a Sra. Adalania Pedroso de Barros Di Croce, a Sra. Cláudia Costa dos Reis Lima, e a Sra. Cristina Lima Figueiredo Dias Soares. (Palmas.)

Todas essas mulheres estão fazendo na Assembléia Legislativa de São Paulo o curso para a sua formação. Elas concluirão o curso no final do ano. Para que elas possam se sentir homenageadas por todas nós, mulheres e homens presentes nesta manhã, quero convidar, mais uma vez, a cantora Valdirene para que cante uma canção chamada “Amizade”.

 

* * *

 

-  É executada a apresentação musical.

 

* * *

 

Parabéns à Unaccam, que está sempre preparando pessoas que lutam pela vida.

Quero neste momento, convidar a Gilze para falar sobre a importância do voluntariado.

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISO - Bom-dia. Em nome da Deputada Analice Fernandes, cumprimento na pessoa do Dr. Ivo Carelli todas as autoridades médicas presentes.

Hoje é um dia muito especial para nós, porque é o Dia da Enfermeira. E como somos enfermeiras, na figura da nobre Deputada Analice Fernandes, peço uma salva de palmas a todas aquelas que se dedicam muito ao trabalho, no tratamento, talvez da profissão que tenha um dos serviços mais árduos e menos reconhecidos porque é em nível hospitalar.

Sem sombra de dúvidas, sem a enfermeira, um hospital não anda, assim como um caminhão ou qualquer veículo, sem rodas, não sai do lugar.

A todas as presentes, enfermeiras, auxiliares e técnicas de enfermagem, todos ligados a essa área, os meus parabéns.

Para falar sobre voluntariado, vou falar para uma equipe muito especial, porque a Tininha, e agora sua sucessora, trabalham com maestria nessa capacitação.

Infelizmente, deveríamos ter um plenário cheio, mas deveríamos ter reservado só um pedacinho lá para a banda poder tocar o Hino Nacional, tão lindamente como faz, porque temos que nos multiplicar.

O voluntariado tem que correr nas nossas veias, porque não estamos olhando para nós. Temos que olhar para o outro e esquecermos de nós.

É muito importante que vocês, que já estão fazendo o curso, e essas quatro pessoas que se formaram hoje, que estão oficialmente capacitadas, compreendam a importância do voluntariado e do quanto vocês são importantes para aqueles pacientes com quem um dia terão contato.

É preciso que vocês dêem o devido valor à pessoa que vocês estão, porque com certeza, vão se tornar pessoas melhores, mas principalmente que vocês naquele momento, façam a vida de quem vocês estão cuidando, se tornar melhor, muito mais cheia de qualidade porque, com certeza, vocês vão para a casa não com cansaço, mas com a alegria de ter ajudado no tratamento de uma pessoa que está com o diagnóstico tão preocupante quanto é o câncer de mama que muitas de vocês já passaram.

Espero que vocês tenham uma carreira muito linda como voluntárias. Eu já conheço algumas, inclusive fizeram TCC no Instituto Neo Mama, na Baixada. Espero encontrar vocês aqui, no ano que vem. Não somente as quatro, mas todas, para que a festa fique ainda mais bonita. Espero que vocês tenham essa consciência que, tenho certeza, é passado no curso. Mas nunca é demais lembrar que o voluntariado é imprescindível, e é muito bonito.

Gostaria de contar para vocês que em Santos, a Fortaleza da Barra, um monumento histórico que temos, está desde ontem iluminada de rosa, e assim ficará até o próximo dia 18, que é o “Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama”. Ela é toda iluminada de branco o ano todo, mas nesta semana estará iluminada de rosa.

Está havendo uma campanha em Santos, não só alertando para o mutirão de mamografia, mas também alertando para a necessidade da detecção precoce, para a necessidade de as pessoas saírem de casa e buscarem aquilo que o Governo estadual está oferecendo.

Não adianta o Governo oferecer o instrumento e ninguém ir até lá para poder fazer a mamografia. Temos que ter essa consciência e passar também para as outras pessoas. Se não fez a mamografia, vá até lá. É gratuita. Procure um médico para que ele faça requisição do exame. Faça sua mamografia com consciência, com tranqüilidade. Nada melhor que termos uma vigilância saudável sobre as nossas mamas, e esse apoio tenho da Unisantos e também da Soroptimist International Santos-Praia.

Nobre Deputado, gostaria de falar também sobre a Lei nº 628/03, que o Deputado Bruno Covas citou. É uma lei que foi feita dentro do Instituto Neo Mama, que dispõe sobre a gratuidade do transporte intermunicipal para as mulheres que já tiveram câncer de mama e também portadoras do câncer de mama porque muitas vezes elas têm a medicação à sua disposição, elas têm equipamentos de radioterapia, mas não têm dinheiro para condução.

Infelizmente, em muitos municípios - e não é o caso de São Paulo, que fique bem claro e registrado, São Paulo está de parabéns - elas não têm o suporte pós-tratamento. É como se, terminada a quimioterapia e a radioterapia, nada mais devesse ser feito por essa mulher. É um diagnóstico que, conforme o Dr  Carlos Ruiz citou tão sabiamente, necessita de um suporte emocional. Toda hora, precisamos reavivar dentro dessa mulher a necessidade de lutar pela vida, de viver bem para poder se sair bem não só dos tratamentos, mas de todos os períodos difíceis.

Quero agradecer a esta Casa porque sempre nos cede um espaço não só para falar sobre o câncer de mama, não só para citar o trabalho do instituto, mas, principalmente, para entregar os prêmios de responsabilidade social.

Fica aqui, também, mais um apelo ao Governo Estadual para que reveja as leis de incentivos fiscais para que as empresas possam ter algum benefício quando elas dedicam parte de sua verba ou algum projeto para mulheres que são esquecidas nessa parte de incentivo, porque as empresas pensarão dez vezes antes de fazer algum tipo de colaboração ou nem que seja um apoio de serviço.

Entregaremos agora quatro prêmios de responsabilidade social. Um para empresa ligada ao porto, que apóia o Instituto Neo Mama. Vejam a coerência, a empresa Libra Terminais é ligada ao porto. Ela está aqui representada pela Rejane Drumond Pacheco. 

Gostaria de chamar o representante do Bruno Antony, Dr. Antonio Fernandes Ventura. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO - O Sr. Luis Marcos Salgado, representando a Unicred do Litoral Paulista. (Palmas.)

-  

* * *

 

-  É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO - Representando a Clínica Multi Imagem, parceira nossa muito antiga e que também cede a mamografia gratuitamente, a Sra. Sônia Marques, representando o Dr. José Carlos Clemente. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. GILZE MARIA COSTA FRANCISCO - Representando a TV Canal Internet, para que o Programa Um Toque pela Vida siga pela internet para todos, a Sra. Vânia Fabri, em nome do Sr. H. G. Brito. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Parabéns a essas pessoas que são colaboradoras do Instituto Neo Mama.

Dando continuidade a esta sessão solene, a Unaccam terá a grata satisfação de homenagear várias entidades, ONGs aqui presentes.

Eu quero começar pela Americamama. Gostaria que a Americamama viesse receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Quero chamar Senhorinha Amaro de Souza, representando a Elo do Amor, para receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido a Marisa, da Indaiaccam, para receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido Neide Bezerra , da Toque de Amor à Vida, para receber o certificado de participação deste evento.  (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido o Sr. Francelino, da Associação de Cursos Comunitários de São Paulo, para receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido o Sr. José Roberto, da Promoaxe Cultural, para receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido a minha querida amiga Eida Azevedo, da Comunidade Pro Rei, para receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido a Patrícia Molina, lá da minha cidade Taboão da Serra, da Associação de Moradores do Jardim Salete, para receber o certificado de participação deste evento. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Nós queremos que no próximo ano muitas outras entidades e associações estejam participando conosco deste maravilhoso evento. A Maria do Carmo deve estar muito feliz com o número de entidades que compareceram neste ano.

Peço uma salva de palmas a todas as mulheres e homens. (Palmas.)

Nós deixamos por último uma outra entidade que é grande colaboradora da Unaccam: a Estrela da Mama. Peço que a Estrela da Mama venha receber o seu certificado.

 

* * *

 

-  É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

Agradeço muito a participação e a presença de todos os moradores de Taboão da Serra que vieram numa caravana de mulheres da terceira idade para levarem essa mensagem para suas amigas dentro do grupo da melhor idade.

Dona Luíza, que no próximo ano possamos encher as galerias do nosso plenário com as mulheres da melhor idade porque elas são realmente do grupo de risco e precisam estar atentas a essa questão tão importante.

Muito obrigada pela presença de vocês.

Quero também agradecer a presença do Jonas Amâncio, coordenador do setor da filantropia da Igreja Adventista do Sétimo Dia e do Sr. José Luis Ramos, médico generalista coordenador da atenção básica de Jandira. Uma salva de palmas a estes outros colaboradores aqui presentes.

Ontem o Brasil comemorou o Dia das Mães, um dia simbólico, um dia maravilhoso, onde filhos e mães se unem familiarmente para se abraçarem. É um dia gostoso, um dia fraterno e eu me sinto muito feliz porque nesta manhã eu posso agradecer a Deus por eu ter a minha mamãe presente, a minha mamãe viva, ela que sempre me auxiliou e me ajudou a ser o que sou hoje.

Mamãe, muito obrigada. Um beijo carinhoso e uma salva de palmas. (Palmas.)

Que todas as mães, em nome da Dona Cida, se sintam abraçadas neste momento.

Dando continuidade aos nossos trabalhos, quero convidar para mais uma vez abrilhantar o nosso evento, a Valdirene. Vamos ouvir a Canção das Mães, na voz da Valdirene.

 

* * *

 

-  É entoada a canção.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Sei que muitas lágrimas rolaram agora pela face de muitas mulheres aqui presentes.

Quero neste momento ler uma arte de um dos livros mais importantes, aquele que muitos de nós têm na cabeceira, a Bíblia Sagrada. Deixo um versículo a todas essas mulheres corajosas que são mães, batalhadoras. É do segundo livro de Timóteo, capitulo 1º, versículo 7. Citei esse versículo no ano passado e citarei todos os anos em que estiver nesta Casa lutando contra essa doença que ainda atinge as mulheres. “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas Deus nos deu o espírito de poder e de amor”. É com este versículo que gostaria que as nossas mulheres saíssem desta Casa hoje, levando consigo amor, esperança e muita coragem para enfrentar o amanhã.

Agora, a Maria do Carmo vai recitar uma poesia, e, no final, gostaria que todos se colocassem de pé, porque temos uma surpresa.

A SRA. MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA - “Método infalível:

Aproxime-se mais,

 Tente sentir do que um abraço é capaz.

Quando bem apertado,

Ele ampara tristezas,

Sustenta lágrimas,

Combate incertezas,

Põe a nostalgia de lado.

É até capaz de amenizar o medo.

Se for cheio de ternura,

Ele guarda segredos

E jura cumplicidade.

Um abraço amigo de verdade

Divide alegrias

E se apraz em comemorações

De fé, de força e energia.

Olhe para o lado;:

Há sempre alguém que quer ser abraçado

E não tem coragem de dizer.

Enlace-o.

O pior que pode acontecer

É ganhar de volta um sorriso de carinho

Ou, quem sabe, uma palavra sincera.

Você vai descobrir que ninguém está sozinho

E que a vida pode ser um eterno céu de primavera.”

Se abracem!

 

A SRA PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Vamos nos colocar de pé e que você possa abraçar quem está do seu lado calorosamente, agradecer pela presença dessa nova amiga na sua vida.

Agradeço a todos que, com suas presenças, contribuíram para o êxito desta solenidade. Assim, damos por encerrada a sessão solene de hoje.

Está encerrada a sessão.

  

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 45 minutos.

 

* * *