15 DE MAIO DE 2009

019ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO TRABALHADOR DA SAÚDE”

 

Presidente: RAFAEL SILVA

 

 

RESUMO

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente efetivo, a pedido do Deputado Rafael Silva, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia do Trabalhador da Saúde". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, parabeniza o Deputado Rafael Silva pela iniciativa de trazer, a esta Casa, trabalhadores de uma área fundamental para a sociedade. Explica que integra a categoria da Segurança Pública que, junto aos servidores da Saúde, necessitam de valorização salarial.

 

003 - FERNANDO CHIARELLI

Deputado Federal, enaltece a importância deste evento. Diz que está em Brasília, empenhado em apresentar projetos que reflitam o desejo da população. Cita matéria que criminaliza a corrupção na administração pública, cujo objetivo é coibir esta prática e direcionar todos os recursos em prol da população.

 

004 - Presidente RAFAEL SILVA

Faz a entrega de placas comemorativas a dez profissionais da Saúde.

 

005 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, entrega placa comemorativa ao Deputado Rafael Silva que retribui a homenagem, também, com entrega de placa. Agradece a homenagem recebida. Relata a história do surgimento do Dia do Trabalhador da Saúde e da unânime adesão à matéria. Associa-se ao pronunciamento de Deputado Olímpio Gomes em defesa dos salários. Diz que a luta da categoria é impulsionada pela esperança de serem verdadeiramente reconhecidos e valorizados.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Destaca a importância da categoria dos trabalhadores da Saúde e a necessidade da valorização salarial. Afirma lutar contra a corrupção, para que mais recursos sejam destinados para as áreas fundamentais do serviço público, que são Saúde, Educação e Segurança Pública. Afirma que esta sessão não é uma homenagem e sim o reconhecimento do valor destes servidores. Presta homenagem à sua esposa, Sra. Maria Clara. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Rafael Silva - PDT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade - que deveria ser a finalidade de todas as Casas de Leis desta Nação - de homenagear os servidores da Saúde do Estado de São Paulo.

Na realidade, nem se trata de uma homenagem, mas de um reconhecimento pelo valor desse pessoal no atendimento às pessoas que precisam, num determinado momento de suas vidas, de uma palavra amiga; não apenas do atendimento técnico, mas do calor humano, que está presente nos profissionais dessa categoria. Portanto, esta homenagem é apenas o reconhecimento do valor dessa categoria.

Na composição da Mesa, temos, no nosso lado esquerdo, o Deputado Federal Fernando Chiarelli, pela Cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo; no nosso lado direito, Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, um amigo antigo. Pedro Tolentino, que acompanha o Edison nesses eventos, também está aqui. O Edison tem a preocupação maior com a defesa dos trabalhadores e das pessoas que precisam do atendimento especializado de médicos, de atendentes, de enfermeiros; do pessoal que trabalha nas Casas de Saúde, nas Santas Casas, nos hospitais; das pessoas que trabalham no serviço de limpeza, da rouparia, em todos os setores. A preocupação do Edison é com a realidade brasileira, que dá para o servidor da Saúde uma condição inferior à que ele merece.

Temos a satisfação de contar com a presença do Deputado Olímpio Gomes, um combativo parlamentar, que também fará uso da palavra. Este é o primeiro mandato do Deputado Olímpio nesta Casa, mas ele tem demonstrado toda a sua combatividade.

Contamos também com a presença da Sra. Maria Nelcy Ribeiro Oliveira da Costa, presidente do Sindicato da Saúde de Pouso Alegre e diretora financeira da Federação de Minas Gerais; do Sr. Ney Cardoso, representando o Deputado Antonio Salim Curiati.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira.

Agradeço a presença desses valorosos servidores da Segurança, que desempenham esse bonito papel, trazendo para um evento como este uma formalidade que serve para mostrarmos que ainda existe patriotismo em nossa gente.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a presença brilhante da Camerata do Corpo de Músicos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob comando do subtenente Ismael.

Passo a palavra ao combativo Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Excelentíssimo Sr. Deputado Rafael Silva, a quem tenho o privilégio de ter como amigo e espelho de deputado nesta Casa; a todas as personalidades que compõem a Mesa dos trabalhos; profissionais e lutadores da Saúde de todo o Estado de São Paulo; não poderia deixar de trazer a minha mensagem primeiramente cumprimentando o Deputado Rafael Silva, pela sensibilidade de trazer a esta Casa não uma homenagem, mas a constante luta pelos profissionais de uma área tão fundamental para a sociedade.

A minha origem é Segurança Pública, sou um policial militar, momentaneamente deputado, mas ouvimos sempre todas as campanhas políticas, e em todos os depoimentos apresentam plataformas políticas que falam da tríade Segurança, Educação e Saúde, como um tripé basilar de uma sociedade. Mas por incrível que pareça, essas três áreas tão essenciais e fundamentais à sociedade, notadamente em todos os âmbitos governamentais, são as mais esquecidas, principalmente os seus profissionais, sejam da Educação, da Segurança Pública ou da Saúde.

Ora, como nos manifestar se a sociedade tem a sua sobrevivência e o seu prosseguimento ao longo da história da humanidade, ancorada nesse tripé Saúde, Segurança e Educação? O discurso dos governos está equivocado em relação à necessidade social: a luta do SindSaúde e de outras entidades nesta Casa o tempo todo tenta demonstrar o valor do que fazem pela sociedade, e que não é só um compromisso de trabalho, como o do educador que não é só um compromisso trabalhista, inclusive do profissional de Segurança Pública, que é um pacto de sangue com a sociedade.

A iniciativa então do Deputado Rafael Silva e a presença de vocês servem principalmente para acordar esta Casa, que tantas vezes está prostrada aos anseios do Governador do Estado, e que se esquece da valorização dos profissionais desta Casa de Leis, que se curva diante. Já passados quase 60 dias da data-base da revisão salarial dos servidores públicos do Estado de São Paulo, dentre os quais da Saúde, nada se fala, e é lei desta Casa! A luta do Deputado Rafael Silva à iniciativa e a presença de vocês são um marco para dizer “Acorde, Assembleia Legislativa, em relação à Saúde! Acorde Governador do Estado, vamos sair do discurso e vamos para as ações concretas!”

Parabéns a todos vocês, parabéns pelo que fazem pela sociedade, parabéns meu amigo e guerreiro Rafael Silva, que é daqueles poucos parlamentares que não se curvam diante dos poderes imperiais; manifesta-se com veemência e tem atitudes coerentes com a sua história de vida. E nesse momento, parabéns pela defesa que faz dos profissionais da Saúde do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Para quem ainda não conhecia o Olímpio Gomes, ficou uma pequena amostra do seu vigor, do seu trabalho nesta Casa, da sua condição dura de parlamentar. E quero dizer, Deputado Olímpio Gomes, que o Parlamento tem que ser feito realmente por pessoas determinadas. Então, Deputado Olímpio Gomes, é o seu primeiro mandato, mas V. Exa. conseguiu um espaço muito grande não apenas no coração dos policiais militares - já que fala muito de Segurança - mas no coração das pessoas que querem um Legislativo independente, um Legislativo que possa combater tudo de errado que existe e que venha a existir dentro da vida pública deste País. Muito obrigado, Deputado Olímpio Gomes pelas palavras.

Agora, ouviremos um Deputado Federal. Existem coisas esquisitas que acontecem na vida pública. Aliás, existem coisas esquisitas que acontecem na vida das pessoas. Existem coisas que vêm de cima para baixo, não se sabe como, mas sempre com uma razão. Não entendemos as razões, mas elas existem.

O Sr. Fernando Chiarelli tinha uma determinação, um acordo com um partido político para ser candidato a prefeito de Ribeirão Preto. Não vou entrar no mérito da questão, mas nós na política costumamos ter uma ética acima das outras, que é a do compromisso com aquele que se filia ao partido. A filiação é feita um ano antes da eleição. E quando você tem uma pessoa filiada no partido, você tem uma obrigação moral - e como eu disse, ética - de dar a essa pessoa a legenda. E quando você entende que aquela pessoa não deve ser candidato pelo seu partido, pela sua legenda, você precisa comunicá-lo, para que ele possa entrar em outra agremiação, para que possa tentar conseguir um espaço dentro da vida pública. Não quero citar nome de partido, porque não vem ao caso, mas Fernando Chiarelli estava filiado a um partido político, se comprometeu com ele, e ele seria candidato a prefeito em Ribeirão Preto, por aquele partido. Aí, entendimentos escusos, entendimentos diversos aconteceram, e nesses entendimentos o poder econômico se manifestou de forma decisiva, e Fernando Chiarelli não pôde ser candidato a prefeito.

O Edison conhece bem de política e sabe que Fernando Chiarelli voltou ao PDT. Voltando ao PDT, como o Edison falou, “Inês é morta.” Ou seja, quando um partido aceita de volta um antigo seu militante, ele tem condições plenas para assumir o mandato que o espera lá na frente. E ele era o primeiro suplente, vagou e ele assumiu como Deputado Federal.

A justiça foi feita, por linhas tortas. Nós não entendemos as razões. Mas elas existem. Então, convido o Deputado Chiarelli para usar a tribuna desta Casa, parlamentar combativo, para que possa saudar os servidores da Saúde do Estado de São Paulo, pessoas que trabalham e se dedicam a defender uma condição de tranquilidade para aqueles que mais precisam, num leito de hospital ou numa casa de saúde.

Fernando Chiarelli, Deputado Federal, de Ribeirão Preto, com a palavra.

 

O SR. FERNANDO CHIARELLI - Em primeiro lugar, a minha saudação a todos os presentes; ao deputado estadual que me antecedeu, Deputado Olímpio Gomes; ao meu amigo, meu irmão, Rafael Silva, Deputado Estadual, responsável por toda essa movimentação; e saudando em nome de todos os presentes, o Sr. Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Somente completando aquilo que foi dito pelo Deputado Rafael Silva - de que as coisas às vezes ocorrem e acontecem de forma que nós não entendemos, ou que não possamos entender -, respeitando a crença de cada um dos senhores, pois está lá nas Escrituras “Que não cai uma folha de uma árvore que não seja por vontade de Deus.” Foi vontade de Deus que eu fosse eleito Deputado Federal. E estou em Brasília cumprindo com o maior empenho possível esse mandato que me foi concedido pelo povo.

Estou aqui numa reunião de pessoas responsáveis para que a Saúde não morra à mingua neste Estado e neste País. E eu vivo de ideais. Sem querer comparar, Napoleão dizia “Eu só sou o comandante; quem ganha as batalhas são os generais.” E conforme está em “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, quando ele comentou Napoleão, cada soldado de Napoleão se sentia um general. Então, todos os projetos que tenho na Câmara, digamos 99% deles não foram ideia própria. O que ouço das pessoas nas ruas transformo em projeto para torná-lo lei. Por exemplo, a Lei da Improbidade Administrativa, que pune o agente político desonesto, o agente político que desvia o dinheiro do povo, o dinheiro da Saúde para o seu próprio bolso. A Lei 8429 o pune civilmente. Estou criminalizando, ou seja, vai haver uma lei especial punindo o agente público desonesto. Ele não apenas responderá a ação civil, como ação criminal, pois quem pega o que é do povo, quem tira o que é desta Nação tão sofrida, não pode ficar andando nas ruas, deve ir para a cadeia.

Este País, infelizmente, não é o país sonhado por Diogo Feijó, por José Bonifácio, por Luiz Carlos Prestes e Leonel Brizola. Tudo foi direcionado, há muito, para quem alguns fizessem fortuna e outros fossem levados à miséria. Isso esbarra na Educação, quando ouvi na rua alguém dizer: “Oh, Dr. Chiarelli, as cotas não deveriam ser só nas faculdades. As cotas para negros e pobres deveriam ser no ensino primário, ginasial e terciário.” Pois já estou fazendo projeto de lei para que as escolas particulares tenham cotas para crianças pobres, pois o país deve ser de todos e não só de quem tem dinheiro, ou seja, dos plutocratas.

Hoje, ao entrar nesta Assembleia, ouvi a ideia de um senhor - talvez esteja aqui - de se criar um mecanismo para salvaguardar a Saúde da população, já que a Saúde caiu nas mãos dos planos de saúde, verdadeiras quadrilhas por vezes. A Saúde hoje sustenta-se em cima dos hospitais particulares. Esse senhor me disse “Oh, Dr. Chiarelli, crie um mecanismo que faça com que o cidadão tenha o dinheiro restituído em tudo aquilo que gastar com a Saúde.” Achei interessante, só preciso ver a porcentagem: se 10, 20 ou integral.

Segunda-feira vou para Brasília estudando essa ideia. Se o cidadão gasta dinheiro em farmácia ou em hospital, o Governo, o Estado, que pela Constituição tem a obrigação de olhar a Saúde, tem de restituir esse dinheiro. (Palmas.)

Respeitando a opinião política de cada um dos senhores, tenho certeza de que assim que esse projeto passar na Câmara dos Deputados e cair no colo do Presidente Lula, que pensa no povo, vai virar lei. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Fernando Chiarelli tem uma carteirinha e me mostrou há pouco. Senti inveja. É um passaporte diplomático, pode ir para qualquer país do mundo sem visto. Foi chegar em Brasília e já fez parte de uma comissão especial. Pouca gente tem esse tipo de passaporte. Através de seus pronunciamentos, de sua participação veemente, da sua posição dura, conseguiu espaço numa comissão especial, que lhe deu o direito de defender o Brasil seja onde for.

Fernando Chiarelli já morou nos Estados Unidos por seis anos, fala inglês, tem conhecimento de outros idiomas. Com pouco tempo de Câmara já foi aquinhoado com essa distinção. Para nós é motivo de alegria ter Fernando Chiarelli na vida pública por sua veemência e combatividade.

Vamos dar continuidade à nossa sessão.

Dez pessoas serão homenageadas hoje. Precisaríamos homenagear milhares e milhares de pessoas, mas como é que se faz uma homenagem?

O pessoal da Saúde escolheu alguns nomes muito importantes, pessoas que se destacaram em seu trabalho, e essa homenagem é feita em nome delas e estendida a todo pessoal que trabalha na Saúde do Estado de São Paulo.

O Edison tem uma relação de 10 nomes. Essas pessoas serão chamadas e o pessoal do sindicato fará a entrega desse mimo, dessa homenagem singela, mas que muito representa em termos de valorização de toda a categoria. Assim, passo a palavra ao Edison para fazer a entrega das homenagens.

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Companheiro João do Nascimento recebe da mão do Deputado Rafael Silva e do representante do companheiro Lierse uma placa alusiva à data.

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Convido a companheira Marli, representando o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Piracicaba, para prestar uma homenagem à Sra. Cátia Regina Sotero.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Convido o Sr. Nilseleno Martins da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto, para prestar uma homenagem ao companheiro Paraízo Pinto da Costa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Convido a companheira Maria Jerusa de Abreu, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Jaú, para prestar uma homenagem à companheira Simone Cristina Antunes.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Convido o companheiro José Carlos Júnior, representando a Sra. Maria Hermann, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Claro, para prestar uma homenagem à Sra. Maria Elizabete do Nascimento.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA – Convido a companheira Elaine da Silva Amaral, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços da Saúde de Franca, para prestar uma homenagem à Sra. Maria Aparecida Bernardinelli.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Convido o companheiro Milton Carlos Sanches, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba, para prestar uma homenagem à companheira Conceição Machado.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA – Convido o companheiro Erivelto Corrêa de Araujo, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Araçatuba, para prestar uma homenagem ao Sr. Gonçalves Martiniano de Andrade.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA – Convido a companheira Lady Megati, vice-presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas, para prestar uma homenagem à companheira Vitalina Aparecida de Caetano.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. FERNANDO CHIARELLI - Queremos convidar o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, companheiro Edison Laércio de Oliveira, a prestar uma homenagem ao nosso querido Deputado, amigo da categoria da Saúde, nosso querido Deputado Rafael Silva.

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Estamos passando às mãos do Deputado Rafael Silva o mesmo troféu em respeito e homenagem da Federação e da Assembleia Legislativa.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, prestam as suas homenagens ao Exmo. Deputado Rafael Silva pelos relevantes serviços prestados à categoria da Saúde e à comunidade paulista. São Paulo, 15 de maio de 2009. Federação e Assembleia Legislativa.”

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Bom, eu não sabia que seria homenageado. E tenho a honra, o orgulho também de passar uma homenagem às mãos do grande líder da categoria, Edison Laércio de Oliveira.

O Sr. Edison Laércio de Oliveira tem um coração maior que ele; é uma pessoa fantástica. E quando converso com ele, particularmente ele demonstra a vontade de fazer por todos aquilo que fala: “Eu não tenho força, mas eu tenho um sonho.” Ele fala: “Eu tenho um sonho de que um dia o trabalhador da área da Saúde vai ser reconhecido por toda a população.” E nós gostaríamos de ver todos os órgãos de comunicação desse País valorizando essas pessoas que, anonimamente, trabalham em favor do semelhante.

Então, ao Edison Laércio de Oliveira, também, a nossa homenagem, o nosso reconhecimento pelo valor imenso que ele tem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Quero agradecer e anunciar a presença do Sr. Célio Nabuco Filho, assessor parlamentar representando o grande Deputado Silvio Torres. Quero que o Célio envie ao Silvio Torres o meu abraço. É um amigo que fica lá distante de Ribeirão Preto, mas faz parte da realidade do nosso interior. Então, um abraço ao Célio Nabuco Filho e ao Silvio Torres.

Esta solenidade será apresentada na Net Canal 13, TVA canal 66, domingo dia 17 às 21 horas. Esta sessão está sendo transmitida agora pela TV Web Internet. Tudo está sendo registrado. Quero dizer também que tudo que foi e for dito, tudo que aconteceu nessa sessão será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Esta é uma Sessão Solene, mas é uma sessão oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Não é apenas um encontro que estamos fazendo para homenagear a categoria, não. É uma sessão que faz parte da história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Repito: tudo que aqui aconteceu e tudo que acontecer, fará parte dos Anais da Assembleia Legislativa através do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Quero passar a palavra para o Edison Laércio de Oliveira, o grande amigo Edison Laércio de Oliveira.

Edison Laércio de Oliveira, antes das suas palavras, quero dizer que conversei com o Nilseleno Martins da Silva e com o Benê Santos, do Ceprosaúde de Ribeirão Preto. Não é apenas Ribeirão Preto que se preocupa em valorizar o trabalhador da Saúde. Todas as cidades do Estado de São Paulo todos os sindicatos têm essa preocupação. Então, quero em nome do Lúcio Heleno, do Benê Santos e da Maria Jerusa de Abreu mandar o meu abraço a todo o pessoal presente.Gostaria de citar o nome de todo mundo, mas quero em nome deles agradecer a presença de todos. E como Nilseleno vai fazer uso da palavra, peço que ele repita também os canais que apresentarão esta Sessão Solene.

Portanto, com a palavra um grande líder, um grande amigo, uma pessoa fantástica, Edison Laércio de Oliveira. (Palmas.)

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Excelentíssimo Sr. Deputado Rafael Silva, quero agradecer pelas palavras e pela homenagem. Divido este troféu com toda a diretoria da Federação da Saúde do Estado de São Paulo e com toda a diretoria da Saúde do Sindicato de Campinas, porque ninguém consegue nada sozinho. Temos uma equipe muito grande disposta realmente a trabalhar em prol dos trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Deputado Federal Chiarelli, em seu nome saúdo todos os demais componentes da Mesa. Quero dizer a vocês, trabalhadores, o quanto é importante esse dia e essa homenagem. O Deputado Rafael Silva sabe, conhece e entende de Saúde. Quando viemos a esta Casa solicitar a ele que apresentasse um projeto que criasse o Dia do Trabalhador da Saúde no Estado de São Paulo prontamente atendeu o nosso pedido e o projeto foi aprovado por unanimidade, sinal de que todos os deputados à época entenderam a mensagem.

Como disse o Major Olímpio em seu discurso, três são as pilastras que deveriam ser vistas com bons olhos e onde não deveriam ter dó de investir: a Saúde, a Educação e a Segurança. E ele mesmo disse que as três pilastras hoje dificilmente alcançam o mínimo necessário para a sobrevivência de qualquer um dos setores. Mas nós não desistimos em momento algum, nem nos desanimamos. Para sermos homenageados passamos por vários percalços e com toda a certeza a grande maioria nunca pisou num recinto como esse.

A Casa do Povo, a Casa onde se discute leis, a Casa que tem que formar opinião, a Casa que tem que discutir o que é melhor para o seu povo e para o seu estado tem que se proteger do próprio povo com grades, mas com toda a certeza tanto vocês que estão nas galerias como os que estão no plenário amanhã poderão se sentar de fato e de direito como deputado.

Quero agradecer a todas as caravanas que aqui vieram representando a sua cidade, a sua base, e que na volta possam dizer que estiveram na Assembleia e que representaram o seu município, a sua base, o sindicato que confiam e militam. Que Deus os ajude e os acompanhe.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Vou repetir os canais: NET, canal 13; TVA, canal 66, domingo, dia 17 de maio, às 21 horas.

Quero agradecer à Ana, ao Rodolfo, ao Natal, ao grande Marcelo que nos acompanha, ao pessoal da Taquigrafia, ao pessoal do Serviço de Som, da TV Legislativa, aos funcionários desta Casa que fazem esta sessão com muito carinho, com muito amor. São pessoas que entendem a importância da realização dessa sessão.

Tenho aqui o Pedro Tolentino, da Federação, que dá toda a assistência, com quem mantemos contato constante, o meu assessor Abrão Júnior, que tem um respeito especial pela categoria, a Marina, minha assessora, também o Sérgio da minha assessoria. São pessoas que vivem essa Sessão Solene com muito amor e dedicação.

A essas pessoas, o meu agradecimento. Não poderia deixar de agradecer à minha esposa, Maria Clara. (Palmas.) Minha esposa faz parte da minha vida, são meus olhos, como bem disse a Ariane. Meus olhos são a Maria Clara. Mesmo antes de ficar cego, eu exigia que ela estivesse comigo em todos os lugares. Ela ficava brava, porque é muito caseira. Meu filho me chamava para ir ao clube, eu dizia: “Vamos se a sua mãe for.” Ela queria fazer as coisas em casa, mas a molecada dizia que ela também tinha que ir. Como não podia escapar, ela ia. E eu ia feliz com ela ao meu lado. Maria Clara é minha companheira da vida toda, desde que a conheci. Há 43 anos, começamos a namorar, depois veio o casamento. É uma alegria imensa. (Palmas.)

Tenho oito netos. De vez em quando, eu ligo no hospital e fico sabendo que meu filho levou, às pressas, um neto para o hospital por um problema qualquer. Uma funcionária atende com aquele carinho, vai verificar e diz: “Rafael, está tudo bem.” Isso aconteceu várias vezes em Ribeirão Preto. Por isso, sinto nesse pessoal da área da Saúde um carinho especial. Aquele carinho necessário para uma pessoa que está com um problema.

Quando perdi a visão, estive no Instituto Hilton Rocha, um hospital particular em Belo Horizonte, onde foi feita uma cirurgia. Eu passei mal em consequência da anestesia. Tinha um roupão que amarra nas costas - os senhores conhecem bem -, e eu estava passando mal, com náuseas. A moça pegou a tesoura e cortou o roupão. Eu fiquei preocupado, porque ia estragar o roupão. Mas ela me respondeu: “Mais importante é o seu bem-estar. Muito mais importante do que esse pedaço de pano.” É uma pessoa que trabalha na área da Saúde em Belo Horizonte, não me conhece, não sabe quem sou. Isso aconteceu há 23 anos.

Percebemos, então, que o carinho do pessoal da Saúde ultrapassa limites de fronteiras. Aqui, no Estado de São Paulo, temos vocês que representam esse amor, esse carinho. Representam tudo de bom.

O Deputado Major Olímpio disse com propriedade que os senhores não são valorizados como deveriam ser. Fernando Chiarelli disse aqui sobre a corrupção. Ele, por meio de projeto na Câmara Federal, tentará diminuir um pouco esse desmando que existe.

Por que existe essa preocupação por parte do Deputado Chiarelli, do Major Olímpio Gomes e de minha parte? Na medida em que o dinheiro se perde nos ralos da roubalheira, esse dinheiro falta para a Saúde, para a Educação, falta para o pagamento das Santas Casas, dos hospitais particulares, falta para o pagamento do trabalhador dessa área, que poderia ser muito mais valorizado. É um dinheiro que se perde, que poderia mudar a cara e a característica desta Nação.

Infelizmente, vivemos esta realidade, mas não devemos aceitá-la. Devemos combater sempre. Cidadania representa a participação consciente, a cobrança, a exigência.

Os projetos nesta Casa seguem um trâmite normal, passando pelo Colégio de Líderes, pelas comissões. Quando fiz o projeto para homenageá-los, eu tinha uma certa urgência e não encontrei resistência por parte de ninguém. Quando falei da Saúde, todos se curvaram diante da necessidade dessa valorização e reconhecimento. Isso porque todos, em um momento ou em outro, usaram o serviço que os senhores prestam. Todos sabem desse valor. Todos sabem a importância desse trabalho que os senhores desempenham. Então, Edison, sinto-me pequeno em poder realizar apenas esta homenagem, que não é homenagem, é um reconhecimento. Gostaria de ter forças para fazer muito mais, para transformar essa situação.

Mas, embora reconheça a nossa limitação de parlamentar, quero deixar veementemente minha voz contra os desmandos que existem nesta Nação. O Brasil paga de juros da dívida interna mais de 400 milhões de reais por dia, fora os juros cobrados pelos banqueiros da indústria, do comércio. Esses juros, além desses 400 milhões, são cobrados de forma absurda também, e saem do bolso do povo. É o povo que paga a conta. Está tudo embutido num refrigerante, num remédio, num alimento. O que acontece? Acabamos tendo a desvalorização das pessoas que deveriam ser valorizadas. Quando valorizamos a Saúde, não estamos valorizando apenas vocês. Quando valorizamos os hospitais privados, as Santas Casas, a Saúde como um todo, estamos valorizando o ser humano, as pessoas que precisam. São as pessoas que mais precisam que vão procurar pela Santa Casa, pelo hospital conveniado ao SUS, porque o camarada rico tem um plano de saúde. Alguns vão até para o exterior. Mas mesmo o trabalhador desses grandes hospitais particulares importantes não é remunerado como deveria ser.

Quando converso com o Edison, vejo a preocupação que ele tem, vejo que ele gostaria de fazer muito mais. Sinto nele essa frustração, mas não sinto nele a falta de esperança. Não sinto nele a falta de vontade, pelo contrário, sinto nele o sonho que ele tem de mudar toda essa realidade. Vejo lá em Ribeirão Preto o Nilseleno, o Benê, com intenção de valorizar e de preparar melhor o trabalhador dessa área.

 Edison, de coração, agradeço a você pelo fato de desenvolver esse trabalho maravilhoso a favor da categoria. Você sabe que não tem a força necessária para mudar a realidade brasileira, ou a realidade no Estado de São Paulo, mas esse seu sonho, essa sua luta um dia vai dar um resultado maior e esse resultado maior virá, como o próprio Chiarelli fala, com a consciência das pessoas. No dia em que tivermos um povo mais consciente teremos políticos mais responsáveis. Aí, então, vocês serão valorizados como merecem.

Fico emocionado toda vez que temos esse encontro. Sinto uma dor muito grande dentro do meu coração por não ter forças para mudar toda essa realidade, a mesma dor que o Edison Laércio de Oliveira sente.

Muito obrigado pela presença de vocês, que Deus os ilumine. Todos os anos estaremos juntos, mas quero que em cada ano possa sentir o progresso desta Nação valorizando quem realmente merece ser valorizado, e vocês que merecem.

Antes de encerrar, vamos cantar “Parabéns a você” em homenagem a vocês todos.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Viva o trabalhador da Saúde!

Esgotado o objeto da presente sessão, damos por encerrados os nossos trabalhos. Que Deus ilumine a todos. Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 52 minutos.

 

* * *