1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA              019ªSS

DATA: 990820

 

20  DE AGOSTO 1999

19ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇON

 

Presidência: ALDO DEMARCHI

Secretária:    ROSMARY CORRÊA

 

O SR. PRESIDENTE – ALDO DEMARCHI – PPB -  Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus,  iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Rosmary Corrêa para, como 2ª  Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA – ROSMARY CORRÊA – PMDB  procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - A Presidência anuncia a presença da nobre Deputada Rosmary Corrêa;  nobre Deputado   Duarte Nogueira; nobre Deputado Jorge Caruso; nobre Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Antônio Goulart, vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Jesus Vasques Meira Peres, representando a Exa. Sra. Secretária Marta Terezinha Godinho; Sr. João Mota Júnior, Deputado Estadual pela Loja Cidade de São Paulo; autoridades maçônicas que compõem a Mesa Exmo. Grão-Mestre Dr. Salim Zubaib, da grande Loja Macônica do Estado de São Paulo; Soberano Grão-Mestre Arnaldo Farias, do Grande Oriente Paulista; Eminente Grão-Mestre João Baptista de Moraes Oliveira, do Grande Oriente de São Paulo; Eminente  Pasti Grão-Mestre Santiago Ansaldo Arostegui, da Grande Loja da Espanha; senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado  Vanderlei Macris, atendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o “Dia do Maçom”.

  Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda Militar do Estado de São Paulo.

 

                          *          *          *

 

  -É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

                          *          *          *

 

  O SR. PRESIDENTE  ALDO DEMARCHI - PPB -  Agradeço a Banda da Polícia Militar.

  Nominamos, ainda, os eminentes Paz Grão-mestre Heitor Luiz Pandolfo da Grande Loja Maçônica  e  Santaricano da Grande Loja do Estado de São Paulo.

  Tem a palavra a nobre Deputada Rosmary Corrêa, líder da Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.      

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Sr. Presidente, Srs. Deputados,

Sereníssimo Grão-mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo, Sr. Salim Zugaib, soberano Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Arnaldo Farias, Eminente Grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo João Batista de Morais Oliveira, querido Vereador Goulart, Dr. Jorge Caruso, membro do Tribunal de Contas do Município, autoridades presentes já nominadas, Senhoras e Senhores, é com grande prazer, que novamente, recebemos os senhores nesta Casa de braços abertos e coração cheio de alegria.

 

  ENTRA LEITURA

 

  O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Gostaria que essas palmas se estendessem um pouco mais em comemoração ao aniversário da nossa colega Rosmary Corrêa. (Palmas.)

  A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - Sr. Presidente, permita-me quebrar o protocolo da noite, para falar da minha emoção e agradecimento.

  Fico muito feliz por fazer  aniversário num dia muito importante, que é o Dia do Maçon. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB  - Dando prosseguimento, esta Presidência concede a palavra ao eminente Grão-mestre Arnaldo Faria, do Grande Oriente Paulista.

 

O SR. ARNALDO FARIA (entra leitura)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Esta Presidência concede a palavra neste momento ao nobre Deputado Antônio Salim Curiati, da Bancada do Partido Progressista Brasileiro.

 

O SR. ANTONIO  SALIM  CURIATI - PPB - SEM REVISÃO DO ORADOR  - Nobre Deputado Aldo Demarchi,  no exercício desta Presidência, irmão altamente qualificado, companheiro, meu líder nesta Casa e a quem cumprimento por oferecer essa oportunidade a todos nós , nobre Deputada Rosmary Corrêa, que com clareza e veemência deu uma bela mensagem sobre a participação da mulher  nobre Deputados Jorge Caruso e Duarte Nogueira, nobre Vereador Antônio Goulart, nosso representante Caruso do  Conselho do Tribunal de Contas do Município; irmão Dr. Salim Zugaib, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; irmão João Batista Morais de Oliveira, eminente grão-mestre do Grande Oriente São Paulo; irmão Arnaldo Faria, soberano grão-mestre do Grande Oriente Paulista; demais autoridades civis, gostaria nesta  oportunidade de lembrar também dos irmãos  funcionários desta Casa,  que merecem a nossa consideração e o nosso respeito. Quero aproveitar esta oportunidade também para saudar dois amigos que, na verdade, me introduziram na maçonaria. Como médico e agora dentro da maçonaria eu entendia que eu era maçom sem ser maçom. Portanto, quero homenagear o grande médico geriatra do Brasil Tufik Mattar que, ao lado do nosso irmão Anselmo Quadros, ofereceu-me a oportunidade de participar desse grupo maravilhoso que é a nossa maçonaria.

Aos amigos presentes, aos irmãos maçons, quero dizer da certeza de que com essa união teremos mais oportunidades de atender ao nosso próximo, especialmente o mais carente, o mais sofrido, o mais humilde. Eu ajudado por um amigo maçom escrevi algumas linhas. Serão curtas, mas externarão o meu interesse em agir dentro de todo o ritual, de todo o rigor que existe dentro na maçonaria .

(Entra leitura)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Dando prosseguimento a nossa sessão solene a Presidência concede  a palavra ao eminente Grão-mestre João Baptista de Moraes Oliveira, do Grande Oriente de São Paulo.

 

O SR. JOÃO BAPTISTA DE MORAES OLIVEIRA - Exmo Sr. Presidente Aldo Demarchi; Sereníssimo Grão-mestre Salim Zugaib; Soberano Grão-mestre Arnaldo Faria, do Grande Oriente Paulista; Grãos-mestres de honra; Grão-mestre past; autoridades maçônicas; Grão-mestre do Grande Oriente da Grande Loja da Espanha, que para nossa honra aqui está presente; minhas senhoras; meus irmãos; minhas cunhadas; Deputada Rosmary Corrêa, aniversariante desta noite, nossos parabéns, nós não nos cansamos de agradecer ao Grande Senhor pelo privilégio que nos concede em estarmos presentes aos mais importantes acontecimentos da maçonaria. Nesta noite, nesta Assembléia, nesta Casa de Leis, realiza-se um evento extremamente importante para a nossa ordem, porque hoje estamos comemorando o Dia do Maçom. Em todo o território nacional as nossas lojas comemoram o Dia do Maçom. Algumas localidades não só comemoram o Dia do Maçom, como também a Semana do Maçom. E nessas localidades toda a comunidade maçônica se reúne, se confraterniza num movimento agradável da família maçônica. Por esta razão não podemos deixar de homenagear também os excelentíssimos senhores irmãos Deputados que lembrando de nossa instituição, da chamada sublime instituição, propiciam esta noite agradável para todos nós. Aos nossos irmãos Aldo Demarchi e  Duarte Nogueira, que tiveram a iniciativa desta solenidade, os nossos agradecimentos. Meus irmãos, minhas senhoras, Srs. Deputados, procuramos sempre trabalhar em silêncio, mas no mundo em que vivemos, este final de século que se apresenta, indelevelmente marcado pela materialidade, tivemos sempre a prevalência do ter sobre o ser. O homem era analisado pelo que tinha, pelo que possuía, pelo que tem e não pelo que é. As qualidades morais, as qualidades essenciais num homem são relegadas a um segundo plano, a um plano inferior. Mas o próximo século, minhas senhoras e meus senhores, seguramente será marcado pelo conhecimento, pela solidariedade que devem existir e até pela espiritualidade.

  O mundo experimenta grandes mudanças e transformações. O homem avança pelo vácuo, pelo espaço sideral  em busca de novas dimensões, de sensações diferentes de descobertas fantásticas.

  A nossa sociedade sofre os impactos do materialismo. Nós que vivemos com a ordem maçônica, que sentimos as necessidades da sociedade, lutamos por um mundo mais justo e mais equânime, mais igualitário. Mas, para isso, precisamos  acreditar no homem como um ser superior, porque, segundo as trombetas  das Sagradas Escrituras, foi criado à imagem e semelhança de Deus.

  Temos que ter a esperança e por essa esperança que talvez seja a palavra mais bela do nosso vernáculo, do nosso vocabulário, nós, através dessa palavra também, devemos acreditar na evolução do homem. O homem está submetido às leis divinas da evolução.

Devemos acreditar no homem de hoje que são nossos governantes, nossos líderes, que estejam comprometidos com a felicidade do povo. Devemos  acreditar no homem de amanhã, que são nossos jovens e que essa juventude está terrivelmente comprometida pelos efeitos avassaladores das drogas e, nesse particular, a maçonaria brasileira já hasteou bandeira para combater essa chamada besta do Apocalipse.

  Devemos acreditar na possibilidade de construir um mundo melhor para nós, para nossos filhos, para nossos netos, para nossos pósteros. Um mundo  mais justo e equânime, mais igualitário, modificado pela exuberância do  amor ao próximo e pela excelência do amor  fraternal. Mas tudo isso também exige outra palavra,  que é a união, queridos irmãos, cunhadas, amigos e autoridades. União dos líderes. União das instituições. É essa união que fará com que possamos um dia alcançar a felicidade para esse povo tão sofrido, que tanto necessita. Mas com o trabalho, com ardor, com disposição, com vontade, com entusiasmo, com otimismo,  todos nós maçons poderemos levar a nossa instituição a patamares em condições de ser extremamente importante para esta sociedade em que vivemos e atuamos. É assim que a maçonaria ingressará no terceiro milênio, não só de uma forma serena, soberana, silenciosa, mas atuante, forte e poderosa.

  Deixaremos aqui a nossa mensagem, uma pequena mensagem para que todos nós não só irmãos, mas todos os cidadãos, aqui presentes, façam uma reflexão, porque sabemos que nesta Casa contamos com todos os líderes da sociedade.

  Unidos e coesos seremos ação, reação, decisão, solução, força e essência filosófica de um poder. Mas, separados, isolados, meus irmãos, seremos apenas ponto de vista, sem qualquer conseqüência.

  Resta-nos agradecer e rogar ao Grande Senhor dos Mundos, o Grande Arquiteto do Universo, nosso Deus, Deus de todos, que, em sua infinita sabedoria e bondade, derrame suas divinas bênçãos sobre os parlamentares desta Casa de Leis e que estenda a sua luminosidade sobre todos os irmãos, para que possam viver felizes  na presença de seus lares, de seus familiares, de seus filhos, sob o manto protetor da paz, do amor, da saúde para todos nós. São estas as nossas considerações. São estes os nossos pensamentos. Que Deus abençoe a todos. Obrigado!          (Palmas)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Tenho a grande satisfação de dar a palavra ao Deputado Duarte Nogueira, do Partido da Social Democracia Brasileira.

 

  O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - Sr. Presidente desta sessão solene, que comemora hoje o Dia do Maçom, estimado companheiro Aldo Demarchi; Sereníssimo Grão-Mestre da Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Dr. Salim Zugaib; Prezado Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista Arnaldo Farias; Eminente Grão-Mestre,  Sr. João Batista Morais de Oliveira, que me antecedeu; Eminente Grão Mestre da Loja Maçônica de Espanha; Prezados Deputados Rosmary Corrêa, Antônio Salim Curiati, Deputado Jorge Caruso, Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Caruso, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, Sr.  Antônio Goulart,  demais autoridades maçônicas, nominadas autoridades,  prezadas cunhadas, irmãos, sobrinhos, sobrinhas, família maçônica, senhoras e senhores, é uma satisfação muito grande poder estar na noite de hoje, nesta sexta-feira, nesta sessão solene para, em família, comemorarmos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Poder Legislativo do Estado de São Paulo, o Dia do Maçom.  Esta semana, foi muito importante para a Assembléia Legislativa, porque é importante que  nós, em instantes como este, possamos não apenas refletir a questão temporal que provoca as mais variadas reflexões, no que diz respeito à questão da virada do milênio, a mudança para um novo século. E isso, por si só, já é caldo de cultura extremamente rico, para que possamos avaliar-nos enquanto comunidade e instituição, mas, sobretudo, avaliar-nos enquanto pessoa, enquanto cidadão, enquanto ser humano.

A maçonaria exerceu papéis muito importantes ao longo da nossa história e  sempre lembrados, sobretudo na história dos grandes feitos, tanto no Brasil, como em outras localidades, com a presença de maçons eminentes como o General Bolivar, para a libertação da América Latina,  na Europa, Rousseau e tantos outros. Sempre por nós lembrados, a loja maçônica do Rio de Janeiro no trabalho da independência; enfim, todo um contingente enorme de feitos importantes em nome da pátria, em nome da liberdade, em nome daquilo que há de mais importante em qualquer nação, na busca da melhoria da qualidade de vida e do respeito à liberdade de cada um.

Com o advento da modernização, com o contingenciamento cada vez maior das populações, essa relação da maçonaria do  passado que se dava por figuras de destaque da sociedade, hoje tornou-se uma coisa mais abrangente e conseqüentemente mais impessoal. Não seria muito coerente afirmarmos que a maçonaria poderia, no instante em que a sociedade integra hoje o planeta como um todo, exercer papéis como exercia no passado.

Acredito que o grande resultado que devemos buscar, o nosso objetivo maior, sem dúvida alguma, é procurarmos fazer de cada uma das nossas células dos nossos maçons, das nossas lojas, um instrumento de ampliação cultural, de discussão de temas coerentes e oportunos com o momento que atravessamos. Vamos atravessar um milênio voltado para a espiritualidade, um milênio que, acredito, vai ser necessário cada vez mais o emprego da solidariedade, para que possamos sobreviver às dificuldades e às enormes demandas de natureza social que temos que resolver. Vai ser um milênio em que a mulher vai ter um papel cada vez mais importante, remetendo-nos à uma visão mais holística e mais abrangente.

A nossa casa não está mais restrita nas paredes da nossa residência ou do apartamento onde moramos com a nossa família, a nossa casa é a nossa cidade, o local onde moramos, o nosso estado, o nosso país e o nosso planeta. Isto nos remete a uma reflexão cada vez mais humana e mais abrangente. Essa necessidade de incorporação cultural está muito voltada para a questão da ética e isto tem muito a ver não apenas com a questão de ser uma pessoa de bons costumes, aquele que é capaz e até, pelo próprio comportamento, diz-se uma pessoa honesta - e até bem possível que sempre seja -, mas há pessoas que, apesar de serem honestas, muitas vezes não têm compromisso com a ética e são muito bem capazes, para poder atingir determinados objetivos, de dar uma apunhalada nas costas de um companheiro ou de um irmão, para poder buscar o seu objetivo pessoal. Isto é o que está em jogo na virada desse milênio.

A solidariedade tem que vir acompanhada de uma moral cada vez mais fortalecida e de uma ética humana, que é o princípio maior da nossa busca por uma sobrevivência com qualidade de vida.

  Portanto, meus irmãos, todos os convidados, a Assembléia Legislativa por ser um Poder extremamente representativo e aquele que trás para cá seguimentos da sociedade, democraticamente eleitos, abriu, nesta segunda-feira, dia 16,  o Fórum São Paulo - Século 21. Nos próximos três semestres, até o final do ano que vem, na virada do milênio, estará aqui discutindo com toda sociedade paulista, nos seus mais diferentes segmentos, o que propõe e não apenas um diagnóstico,  pois estamos sobejamente conhecedores de nossos problemas, mas as alternativas concretas e as soluções que precisam ser apontadas para que possamos, de fato, transformar o discurso na prática, com o apoio de toda sociedade.

Existem inúmeras alternativas e projetos hesitosos, às vezes de organizações não governamentais de experiências  vividas por lojas, de integração na sociedade de reversão de problemas sociais, que precisam vir para cá para poder serem amplificados para que a sociedade toda possa desfrutar desses resultados.

O conselho desse fórum, é composto por volta de 60 ilustres figuras, buscadas nos mais diferentes segmentos da sociedade de São Paulo, como dos líderes religiosos, esporte,  imprensa, empresariais, trabalhadores das mais diferentes ordens e também grão-mestres. Portanto, tenho certeza de que a maçonaria dará sua contribuição nessa virada do milênio para seu estado, seu país e seu planeta dentro da visão que acabamos de colocar.

  Sr. Presidente, meus irmãos, quero encerrar lembrando uma fábula, que me foi relembrada, e de alguns sobejamente conhecida, que é a fábula do sábio e do príncipe: Certa vez, o príncipe poderoso do reino, moço ainda, ficou sabendo que existia um sábio nos arredores do reino que tudo sabia, que tudo podia, que era capaz de se antever aos acontecimentos, olhar para as nuvens e projetar o futuro. O príncipe mandou chamar o sábio ao palácio. Com as mãos para trás, tendo o príncipe um pássaro nas mãos, perguntou ao sábio: “Sábio, que tudo sabes, responda-me: tenho em minhas mãos um pássaro. Esse pássaro está vivo ou está morto?” O sábio pensou. Evidentemente,  se respondesse que o pássaro estava vivo, o príncipe o esmagaria em suas mãos e o pássaro morreria. Se respondesse que o pássaro estava morto, o príncipe o deixaria vivo e ele, também, erraria a resposta. O sábio disse: “Caro príncipe, o destino desse pássaro está em tuas mãos”.

  Com esta reflexão, quero deixar minhas palavras nesta noite, cumprimentar toda nossa família maçônica nas pessoas de nossos três grãos-mestres e pedir ao Grande Arquiteto do Universo que nos ilumine, nos guarde e nos oriente para uma vida cada vez melhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Tem a palavra o Exmo. Grão-Mestre Dr. Salim Zugaib, da Grande  Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

 

              (ENTRA LEITURA QUE SERÁ ENVIADA PELO SR.SALIM ZUGAIB NO DIA 24/08/99)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO  DEMARCHI - PPB -

 

(ENTRA LEITURA QUE SERÁ ENVIADA SEGUNDA-FEIRA, DIA 23/08/99)

 

Tem a palavra o Sr.Antonio Salim Curiati  (SEGUE DJALMA)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Antes de encerrar, passo a palavra ao Eminente Grão Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo, Antônio Salim Zugaib  que gostaria de deixar um brinde ao Presidente da Casa.

  *          *          *

  - É feita a entrega do brinde.

  *          *          *

 

O SR. SALIM ZUGAIB - Excelentíssimo Sr.  Presidente desta sessão,  ilustre Deputado Aldo Demarchi, eu gostaria que o nobre Deputado recebesse em nome do Presidente desta Casa uma  homenagem  nossa deste dia, como agradecimento pela oportunidade que tem sido renovada  de  uma comemoração oficial.

  Passo às suas mãos este pequeno mimo, que peço passe às mãos do nobre Deputado Presidente da Assembléia Legislativa, Dr. Vanderlei Macris.

  *          *          *

  - É feita a entrega do brinde -

  (Palmas)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI-PPB- Leitura da dedicatória:

“ Ao Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Vanderlei Macris, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, como reconhecimento  pelo elevado espírito de homem público. São Paulo, 20 de agosto de 1999 - Salim Zugaib, Grão-Mestre”.        Esta Presidência  passará às do  Presidente efetivo desta Casa  e em nome  do mesmo agradece.

  Senhoras e Senhores, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

  Está encerrada a sessão.

  *          *          *

  - Encerra-se a sessão às 22 horas e 2 minutos.

 

  *          *          *