13 DE MAIO DE 2002

20ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 108º ANIVERSÁRIO DO JORNAL "A TRIBUNA"

 

Presidência: EDMUR MESQUITA

Secretária: MARIÂNGELA DUARTE

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 13/05/2002 - Sessão 20ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDMUR MESQUITA

 

108 ANOS DO JORNAL 'A TRIBUNA' DE SANTOS

001 - EDMUR MESQUITA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 108º aniversário do jornal "A Tribuna" de Santos. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar. Justifica a ausência da Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

002 - MARIÂNGELA DUARTE

Em nome do PT, expressa seu orgulho pela longevidade do jornal "A Tribuna" e relembra a história do periódico.

 

003 - FERNANDO VIANNA

Presidente da Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo, agradece a iniciativa da homenagem a "A Tribuna", cuja história confunde-se com a de Santos e da Codesp.

 

004 - EDUARDO SANTINI

Representante do Diretor-Presidente do jornal "A Tribuna", Roberto Mário Santini, agradece a homenagem.

 

005 - Presidente EDMUR MESQUITA

Traça retrospecto histórico do jornal "A Tribuna", elogiando seu trabalho durante os seus 108 anos de existência. Informa que o Presidente efetivo desta Casa, Deputado Walter Feldman, fará posteirormente entrega de placa comemorativa deste evento.  Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Mariângela Duarte para, como 2ª Secretária "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - MARIÂNGELA DUARTE - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Esta Presidência passa a nomear as autoridades: Sr. Eduardo Santini, representando o Sr. Roberto Santini, Diretor-Presidente do jornal “A Tribuna”; Sr. Fernando Barbosa Vianna, Diretor-Presidente da Codesp; 2º Tenente da Polícia Militar Sérgio Rodrigues, Regente da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Sra. Maria do Rosário Corrêa Salles Gomes, representando a Exma. Sra. Deputada Federal Telma de Souza; Exmo. Sr. Raul Cristiano, assessor especial do Ministro da Educação Paulo Renato; Sr. Arnaldo de Oliveira Barreto, assessor da Presidência da Codesp.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 108º Aniversário do jornal “A Tribuna”.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Quero agradecer aos componentes da Banda da Polícia Militar através do seu Regente, o Tenente Sérgio Rodrigues.

Esta Presidência quer registrar o recebimento do ofício da Deputada Maria Lúcia Prandi, que também é da região da Baixada Santista, justificando sua ausência em função do falecimento de uma de suas assessoras. Portanto, está acompanhando este episódio triste para ela e para toda a família.

Tem a palavra à nobre Deputada Mariângela Duarte.

 

A SRA. MARIÂNGELA DUARTE - PT - Sr. Presidente, digníssimo Deputado Edmur Mesquita, quero parabenizá-lo pela oportunidade desta sessão solene, uma vez que, como V.Exa. mesmo disse, não se pode deixar de marcar os poucos periódicos que conseguiram passar a barreira dos 100 anos na história da imprensa livre do país, uma história curta e atropelada.

Portanto, quero parabenizá-lo pelo marco que consiste uma sessão solene como esta, uma vez que todos nós, da Baixada Santista, temos muito orgulho em comemorar os 108 anos do jornal “A Tribuna”, que integra um amplo sistema de comunicação vitorioso e democrático, que dá a nós todos - não importa a que partido pertençamos, desde que honremos a nossa terra - o espaço para a exposição de idéias e para o confronto delas em prol de uma região tão esquecida ao longo de pelo menos duas décadas, mas ainda tão importante para o país.

Neste sentido, também quero cumprimentar a Presidência da Codesp, que integra a mesa dos trabalhos desta sessão solene, bem como o representante da família do jornal. É motivo de muita satisfação dizer a todo o Estado de São Paulo e a todo o País o que significa ter um jornal que comemora 108 anos e dentro de um sistema de comunicação que é muito raro se encontrar mesmo no País, não apenas no Estado de São Paulo.

A Deputada Maria Lúcia Prandi também estaria aqui não fosse a terrível tragédia de ter perdido ontem, no Dia das Mães, uma assessora, uma das mais ativas militantes do Partido dos Trabalhadores em Praia Grande. Então estamos todos de luto, mas tenho certeza, Deputado Edmur Mesquita, que estou aqui também representando a Deputada Maria Lúcia Prandi.

Eu dizia que é muito raro no país termos um sistema de comunicação tão sólido em que a ponta de lança é constituída pelo jornal “A Tribuna”. É muito difícil, com uma história de altos e baixos na democracia brasileira, encontrarmos um jornal diário que consiga não apenas se manter, mas enfrentar ousadamente os desafios das mudanças que são constantes e no século da comunicação e do conhecimento, com o choque permanente das tecnologias, tem o desafio quase que diário de se reestruturar, de se reequipar e de se redesenhar.

Portanto, Deputado Edmur Mesquita, com que alegria vemos a nova diagramação da “Tribuna”, a nova formatação da imprensa escrita do grupo “A Tribuna”, com que alegria vemos que todas as lutas essenciais na nossa região nestes 108 anos estão testemunhadas nas páginas do jornal “A Tribuna”.

Lerei um breve histórico para que fique nos Anais desta Casa, porque sei que o discurso de V.Exa. é o grande momento da noite e tenho certeza de que será um discurso que nos representará a todos. Mas quero dizer aquilo que V.Exa. declarou no jornal “A Tribuna” de ontem, domingo.

Vossa Excelência disse que não houve nenhum fato histórico e decisivo da nossa terra que “A Tribuna” não tivesse registrado. É verdade. Dentre esses fatos, V.Exa. relembrou muito bem na história recente a campanha pelas “Diretas-Já”, a campanha pela retomada da autonomia de Santos, a campanha que tivemos no período da ditadura militar contra a cassação do primeiro Prefeito negro. “A Tribuna” ousada e corajosamente também apoiou. Assim foi a cada campanha decisiva ou para a história da nossa cidade e região ou porque era um tema importante ao Estado ou à Nação.

Vossa Excelência se referiu também à campanha pela universidade pública. Quero parabenizá-lo por isso, assiste inteira razão a Vossa Excelência. Foi uma campanha da qual participei ativamente, buscando ter na garantia da lei um direito que havia sido negado ao nosso litoral por mais de 40 anos, quando se semeava universidades públicas pelo interior. Na verdade, somente quando a imprensa assume esta luta na Baixada Santista é que se consegue chegar a um bom termo nessa campanha. Ganhamos todos, ganharam sobretudo a presente a futura geração de jovens.

É muito difícil um periódico, ainda mais diário, chegar a esta longevidade. Só isso já mereceria respeito, mas reverenciar “A Tribuna” significa trazer de volta toda a gloriosa história da nossa terra, que ensinou ao Estado e ao País como se faz a História.

Vossa Excelência está de parabéns e para dar a minha pequenina colaboração para o histórico dos 108 anos do jornal, passarei a ler, para que conste nos Anais desta sessão solene, alguns dados do jornal “A Tribuna”, que neste momento reverenciamos.

“Mais de cem anos de tradição - Fundada pelo maranhense Olímpio Lima e depois dirigida pelo cearense Manuel Nascimento Júnior, “A Tribuna” foi ampliada e modernizada por Giusfredo Santini, transformando-se em uma empresa holding de comunicações, presidida pelo filho de Giusfredo Santini, Roberto Mário Santini. Além do jornal centenário, o grupo mantém ainda uma emissora de rádio (Tribuna FM), emissora de televisão em UHF, afiliada à Rede Globo, Provedor de acesso à Internet, gráfica e editora.

O início - O jornal “Tribuna do Povo” começou a circular duas vezes por semana, em 26 de março de 1894, por iniciativa de Olímpio Lima, um maranhense de idéias combativas que se fixou em Santos. Em 1909, dois anos após a morte de Olímpio Lima, o jornal foi adquirido por Manuel Nascimento Júnior, que lhe deu novo impulso.

Em 1912, Nascimento trouxe uma impressora Albert e vários linotipos (máquinas de composição automática), abolindo a feitura manual. A “Tribuna”, em 1927, já em novo prédio e instalações próprias, que ainda mantém na Rua General Câmara, 90/94, adquiriu outro linotipo e a sua primeira rotativa, uma impressora Man, para editar jornais de 40 páginas.

Nesse período, o genro de Nascimento, Giusfredo Santini, assumiu a superintendência da empresa, dando-lhe nova dimensão. Nascimento Júnior ficou à frente de “A Tribuna” por 50 anos, até seu falecimento, em 29 de maio de 1959. Giusfredo Santini o substituiu, chamando seu filho, Roberto Mário, para superintendência do jornal.

Papel na região  - O mais importante e antigo jornal diário local. A “Tribuna” mantém sucursais e correspondentes por todo o Litoral Paulista e dá destaque ao noticiário nacional e internacional.

O jornal edita, semanalmente os cadernos Porto e Mar, Jornal Motor, A Mulher, A Tribuninha, Turismo, A Tevê, Informática, Tribu e Bom Programa. E durante a temporada de verão, o Praia & Cia, um guia turístico.”

Portanto, Deputado Edmur Mesquita, parabéns por esta iniciativa, porque é um dever de todos nós, que temos uma representação pública conferida pela Baixada Santista, vir aqui reconhecer o centenário jornal “A Tribuna” e o quanto a sua história se assemelha e se confunde com a própria história da brava gente de Santos, da brava gente da nossa região.

Parabéns, Deputado Edmur Mesquita, extensivo àqueles que fazem os 108 anos do jornal: seus jornalistas, fotógrafos, todo o corpo editorial, todos aqueles que no dia-a-dia nos contemplam com o jornal “A Tribuna”.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Quero, de público, fazer um registro especial acerca da atuação da Deputada Mariângela Duarte, que honra profundamente a nossa região, a nossa cidade, na sua atuação diária na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e, sobretudo, pelo fato de ser uma pessoa, além de comprometida com as transformações que tanto a sociedade brasileira requer - e a nossa região também - uma pessoa extremamente culta, atenta aos desígnios da nossa região do ponto de vista do nosso desenvolvimento e do nosso crescimento com qualidade de vida.

Portanto, fica aqui o registro de admiração que nutro por V.Exa. e pelo trabalho que desenvolve a favor da Baixada Santista.

Quero fazer um registro a dois profissionais da “Tribuna” que estão cobrindo esta sessão: o jovem jornalista Luigi e o caríssimo Borges, fotógrafo extremamente querido pela Baixada Santista, de larga experiência, uma figura que daqui a pouco será tombada pela “Tribuna” por tanto tempo de participação no jornal, um grande profissional, uma pessoa que todos nós gostamos e admiramos. Obrigado pelas presenças!

Concedo a palavra ao Presidente da Codesp, Dr. Fernando Vianna.

 

O SR. FERNANDO VIANNA - Exmo Sr. Deputado Edmur Mesquita, em nome de quem cumprimento os Deputados presentes; Exma. Sra. Deputada Mariângela Duarte, parabenizo-a pelo excelente pronunciamento; Sra. Maria do Rosário Corrêa, representando a Deputada Federal Telma de Souza; minhas senhoras e meus senhores, é uma grande honra para o Presidente da Codesp neste momento, Dr. Eduardo Santini, fazer esta reverência de respeito à integridade do jornal “A Tribuna” e da sua participação no processo democrático e no crescimento da Baixada Santista e de toda atividade econômica, social e comunitária da nossa gente.

Dr. Eduardo Santini, peço que leve ao Dr. Roberto Santini a nossa mensagem de orgulho por estarmos aqui, como Presidente da Codesp, cuja história se confunde com a história da “Tribuna”, participando desta justa homenagem. Para mim, trata-se de um momento muito especial e até de muita emoção poder contar com a presença de um Santini nesta nossa comemoração.

Parabenizo o Deputado Edmur Mesquita pela promoção desta sessão solene, fazendo com que “A Tribuna” seja reconhecida perante todo o Estado de São Paulo, principalmente aqueles que tanto queremos que escutem os nossos brados, as nossas vontades. Aqueles que estão no interior muitas vezes não sabem ou não conhecem o dia-a-dia de uma cidade litorânea, o dia-a-dia de uma cidade que tem, como disse a Deputada, a grandeza e a bravura de lutar pelos destinos até deste país.

Agradeço a oportunidade de falar aos senhores e de participar desta sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Esta Presidência tem a honra de conceder a palavra ao Sr. Eduardo Santini, que neste ato representa o nosso amigo Diretor Presidente do jornal “A Tribuna”, Dr. Roberto Mário Santini.

 

O SR. EDUARDO SANTINI - Como representante de um dos 10 jornais mais antigos do País, é uma honra, em nome da família Santini, poder receber esta homenagem.

Gostaria de reiterar o compromisso que “A Tribuna” sempre teve com a democracia e com o desenvolvimento da Baixada Santista. Através do Deputado Edmur Mesquita, agradeço a Casa pela homenagem prestada. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Eu gostaria de justificar também a ausência do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman, que está em um compromisso fora da Capital e que me fez uma solicitação. De antemão, peço licença para transmitir à Família Santini que a entrega da placa comemorativa aos 108 anos de aniversário do jornal “A Tribuna” será feita pessoalmente pelo Deputado Walter Feldman ao Sr. Roberto Mário Santini. Então fica aqui registrado o pedido de desculpas do Sr. Presidente Deputado Walter Feldman por não estar presente nesta sessão, mas em função desse seu empecilho e querendo retratar-se, ele fará este gesto pessoalmente na cidade de Santos.

Senhoras e Senhores. em primeiro lugar, gostaria de assinalar que tenho a honra de presidir esta sessão solene em comemoração ao 108º aniversário de fundação do tradicional jornal “A Tribuna”, em cuja seriedade e compromisso com a verdade sempre acreditei.

Trata-se de uma instituição jornalística que pauta sua conduta pelas normas do respeito aos direitos humanos e aos princípios democráticos, e que tem a importante missão de fazer o leitor pensar, além de provocar e estimular o debate. Confesso que a homenagem foi inspirada na admiração que nutro pela história tão rica de “A Tribuna”, integrante do grupo seleto dos jornais centenários em circulação no país.

A longevidade do mais importante diário do litoral paulista já bastaria para enquadrá-lo entre os principais do brasil. poucos veículos de comunicação nacionais podem reivindicar o testemunho e o registro de um século de história. Por isso, torna-se imprescindível reverenciar a memória do fundador de “A Tribuna”, Olímpio Lima, e de Manuel Nascimento Júnior, que dirigiu o jornal em seguida.

No ambiente efervescente de 1894, período de grandes transformações em Santos, surgia, em 26 de março, “A Tribuna do Povo”. um jornal engajado no esforço dos santistas em forjar um país moderno, que legasse ao novo século que se avizinhava uma vida mais justa e melhor para seu povo.

Ampliada e modernizada por Giusfredo Santini, “A Tribuna” transformou-se em uma empresa holding de comunicação, hoje presidida por Roberto Mário Santini e geradora de centenas de empregos. Sem dúvida, uma testemunha dos tempos.

O grupo ainda mantém uma emissora de rádio; a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, a Tri-TV, onde atuam jornalistas de quilate sob o comando de Ivan Rodrigues e edgar Boturão e a direção de Roberto Clemente Santini. Controla ainda um provedor de acesso à Internet, gráfica e editora.

Permitam-me, senhoras e senhores, relacionar um a um os editores do jornal “A Tribuna”, fazendo menção especial a Márcio Calves, que ocupa com competência e merecidamente a função de editor-chefe de “A Tribuna”. Minhas homenagens a Arminda Augusto, editora executiva; a Clóvis Galvão, editorialista. e ainda aos editores de Porto, Armando Akio; de Cidades, Joaquim Ordonez; de Variedades, Beth Capelache; de Sindical, Paulo Alves; de Local, Lydia Maria de Melo; de Esportes, Lucas Vasquez; de Brasil, Américo Ruiz; de Economia, Vânia Lúcia Augusto; de Mundo, Giselda Cardone; de Turismo, Lauro Tubino, e de Fotografia, Silvio Ruiz. Como se vê, um grupo competente que escreve e conta a história da região metropolitana da Baixada Santista e do litoral do Estado em capítulos diários. e o faz pela observação exata, pela reflexão profunda, pela originalidade e pela concisão.

Sua palavra, uma vez lançada, voa irrevogável, diria Horácio. O jornal “A Tribuna” comemora 108 anos de existência com o vigor desdobrado em defesa dos direitos humanos e das liberdades essenciais do cidadão.

Lembro aqui uma conquista de muitas mãos que teve a retaguarda indispensável da família Santini. Não há como negar a importância fundamental de “A Tribuna” no processo social que culminou com a restituição da autonomia política de Santos, direito então usurpado dos santistas. Graças a esta luta bem-sucedida, o povo de Santos tem o direito sagrado e inalienável de escolher seus governantes pelo voto, penhor da legitimidade democrática.

Hoje, o jornal “A Tribuna” segue imerso na necessária luta para que os brasileiros alcancem novos patamares civilizatórios, de progresso com justiça, de liberdade com responsabilidade, de qualidade de vida para todos. O trabalho incansável de seus jornalistas e funcionários e a determinação de seus diretores e proprietários nos deram durante esse longo tempo um relato fiel de dramas e alegrias, de derrotas e vitórias, de quedas e glórias, em todos os campos da atividade humana. Um trabalho produtivo e vigoroso, documentado em milhões de páginas impressas.

A “Tribuna” manteve-se fiel à sua condição de porta-voz dos anseios e necessidades da população de Santos, das demais cidades da Baixada Santista e do Litoral do Estado. Não raramente em sua trajetória, tornou-se a voz dos que não tinham voz e a esperança dos que estavam em via de perdê-la. enfim, suas páginas trouxeram e ainda trazem deleite ao espírito humano.

Alguém disse que o jornalismo tem a idade do mundo, sempre a estimulá-lo a curiosidade do homem. Felicito o jornal, o conjunto de seus trabalhadores, da direção às oficinas, por sua persistência determinada e coerente. um exemplo para todos nós.

Por fim, me rejubilo diante da coragem, do valor indiscutível e da envergadura da família Santini, tendo à frente esse verdadeiro exemplo chamado Roberto Mário Santini, entusiasta do belo ideal do pai, o saudoso Giusfredo Santini. Um legado seguido à risca pela força da juventude e mentalidade do futuro dos filhos Roberto Clemente Santini e Marcos Clemente Santini, diretores executivos de “A Tribuna”, e de Eduardo Santini, da Sucursal de São Paulo.

Também em sintonia com a modernidade, cumpre exaltar a dedicação de Renata Santini Cypriano, diretora de marketing; Flávia Santini Stockler, diretora de circulação; Roberto Antonio da Costa, diretor-administrativo; Márcio Delfim Leite Soares, gerente comercial e de marketing, e Marco Antonio da Costa, gerente industrial.

Num momento em que a massa de informação disponível cresce vertiginosamente, o jornal “A Tribuna” é um prodigioso produto do talento e da vivacidade deste grupo de pessoas, que sustentam, obstinadas, o ideário da família Santini, depositária do nosso respeito, da nossa confiança e da nossa gratidão pelo esforço de criação de um mundo melhor e de quem devemos tomar lições de grandeza. O caminho da sabedoria é longo através de preceitos, breve e eficaz através de exemplos. Muito obrigado.

Fica, portanto, Sr. Eduardo Santini, o registro da enorme gratidão pela construção desta história que se confunde com a história do povo santista e do povo brasileiro. Transmita à Família Santini o nosso gesto de admiração e, sobretudo, de gratidão por dar esta contribuição à construção da nossa história e, sobretudo, da nossa memória.

Parabéns ao jornal “A Tribuna”!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece de forma efusiva a presença do Diretor Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Dr. Fernando Vianna, que abrilhantou com a sua participação esta sessão solene em homenagem ao jornal “A Tribuna”; da representante da Deputada Federal Telma de Souza, a caríssima Marô; a Deputada Mariângela Duarte; do Sr. Raul Cristiano, assessor do Ministro da Educação Paulo Renato, que coordenou no país o programa Bolsa Escola e que com a sua presença dignifica esta sessão solene; do ex-assessor do Governador do Estado Engº Vitor Ali e, em especial, do Sr. Eduardo Santini, que representou nesta sessão solene o grupo “A Tribuna”.

Está encerrada a sessão, com os agradecimentos a todos os presentes. Tenham todos uma excelente noite. Muito obrigado.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 03 minutos.

 

* * *