29 DE MAIO DE 2006

020ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA”

 

Presidência: Ricardo TRIPOLI

 

Secretário: EDSON FERRARINI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/05/2006 - Sessão 20ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RICARDO TRIPOLI

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

001 - RICARDO TRIPOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Itália. Fala de sua satisfação por presidir esta solenidade.

 

002 - ARNALDO JARDIM

Deputado Estadual, Líder do PPS, lembra que seu partido prega a solidariedade internacional. Saúda a comunidade italiana e o papel do ex-Deputado Vitor Sapienza na integração do povo brasileiro e italiano.

 

003 - EDSON FERRARINI

Deputado Estadual pelo PTB, afirma que o dia em que se realiza esta sessão solene é um dia de alegria na Assembléia Legislativa.

 

004 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Fala sobre o troféu "Loba Romana", que desde sua criação, em 1991, já foi entregue a 256 personalidades dos mais variados campos de atuação. Indica o ex-Deputado Vitor Sapienza para a entrega da láurea aos homenageados deste ano.

 

005 - VITOR SAPIENZA

Cumprimenta os homenageados e fala das circunstâncias que o fizeram perder seu mandato neste ano. Elogia o trabalho dos imigrantes italianos na construção do Brasil.

 

006 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Enaltece o trabalho do Deputado Vitor Sapienza.

 

007 - EDOARDO POLASTTRI

Senador da República Italiana para a América do Sul, manifestando-se em nome dos homenageados da noite, ressalta a determinação dos imigrantes italianos e fala sobre sua responsabilidade de representar  as pessoas de origem italiana do Brasil.

 

008 - MARCO MARSILLI

Cônsul-geral da Itália em São Paulo, congratula-se com os descendentes de italianos homenageados nesta noite. Destaca o trabalho conjunto entre Brasil e Itália.

 

009 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Discorre sobre o significado da Loba Romana para o povo italiano. Saúda os homenageados da noite. Relembra a trajetória de vida de Vitor Sapienza. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Edson Ferrarini para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - EDSON FERRARINI - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes, para nosso privilégio: Senador da República Italiana, Dr. Edoardo Polasttri; Ministro Marco Massilli, Cônsul-Geral da Itália em São Paulo; nobre Deputado Vitor Sapienza; Presidente do Comitê dos Italianos do Exterior, Rita Brasioli Costa; nobre Deputado Edson Ferrarini; Sérgio Seber, Presidente do Conscre, neste ato representando o Exmo. Deputado Federal Walter Feldman; Francisco Falsetti, Diretor da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Dr. Cláudio Auricchio Turi, representando a Ordem dos Advogados do Brasil e o Rotary Club Internacional; Sr. Giovanni Lastro, Presidente da Fundação Lions do Distrito LC-2; Marzio Arcari, Vice-Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Prof. João Antônio Sardelli, Diretor Administrativo Financeiro da Faculdade Ítalo-Brasileira; Leila Speeden, Diretora de Palestras da Federação Espírita do Estado de São Paulo; Dina Lida Kinoshita, Comissão Executiva Nacional do Partido Popular Socialista; Capitão Gino Strufaldi, combatente de 32 e Presidente da Sociedade Veteranos 32 MMDC; Antônio Lazco, Conselheiro do Conselho da Itália no Exterior; João Edison Deméo, Vice-Presidente Financeiro, representando o Sescon e a Aescon de São Paulo.

Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Sr. Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Dia da Comunidade Italiana.

Assim sendo, convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos os Hino Nacionais Italiano e Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM Sub-Tenente Aguiar.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na figura do sub-tenente Aguiar pela gentileza da sua apresentação.

Antes de darmos a palavra aos oradores, gostaria de tornar público que pela primeira vez, desde 1988, tenho o prazer e o orgulho de presidir uma sessão. Este privilégio se deve ao espírito público de um homem que não mediu esforços de escolher-me entre os 94 Srs. Deputados desta Casa para presidir esta sessão solene e dividir com ele esse projeto maravilhoso desenvolvido há quase vinte anos na Assembléia Legislativa, na semana em que se comemora a Proclamação da República Italiana.

Devo esta satisfação a este grande parceiro que talvez tenha visto em mim um sucessor, porque fomos Presidentes desta Assembléia Legislativa, porque somos amigos e mais do que isso: porque somos netos de italianos. Quero agradecer profundamente ao nobre Deputado Vitor Sapienza a gentileza, o carinho e a maneira como me fez o convite. Portanto, é com muito prazer que presido esta sessão a pedido de Vossa Excelência. Muito obrigado nobre Deputado Vitor Sapienza pelo seu carinho, pela sua amizade, pela estima, um homem extremamente preparado para as questões democráticas deste País.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Arnaldo Jardim, Líder da Bancada do PPS nesta Casa.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Boa-noite a todas as senhoras e senhores; amigas e amigos; prezado Presidente Ricardo Tripoli; prezado e querido Deputado Vitor Sapienza; Sr. Ministro Marco Marsilli, Cônsul Geral da Itália; caro Edoardo Pollastri, Senador da República Italiana, sempre presente para orgulho da nossa comunidade, agora nos representando no Parlamento da Itália, Sra. Rita Brasioli Costa, Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior; senhores representantes de entidades da comunidade italiana; senhores representantes de entidades sociais vinculadas à comunidade italiana; senhores representantes de clubes sociais que cumprem um papel muito importante de preservação cultural desta união que existe entre o Brasil e a Itália, entre essa integração que traduz aquilo que orgulha a todos nós: uma parceria presente, cotidiana em cada um dos setores das atividades.

Hoje, falar do Brasil sem a presença da comunidade italiana seria falar de um Brasil em que valores fundamentais do ponto de vista da nossa conformação, particularmente na área do Direito e da Cultura, estariam absolutamente comprometidas não fosse a importante presença da comunidade italiana.

A minha palavra como Líder da Bancada do PPS nesta Casa é no sentido de que um partido que prega a solidariedade internacional, um partido que pleiteia uma missão atualizada do mundo, festeja aquilo que hoje aqui também se celebra: a união mais do que de dois países, a união de dois povos numa relação que é duradoura, numa relação que transcende momentos de diversidade política, momentos históricos diferentes porque sabemos que os princípios e os valores que estão nos unindo são coisas que nos garantem essa duradoura estabilidade.

Por isso cumprimento a comunidade italiana, cumprimento essa aliança, mas me permita meu caro Deputado Ricardo Tripoli, que tão bem representa a comunidade italiana aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo, alguém absolutamente talentoso - todos nós sabemos que o Deputado Ricardo Tripoli emprestou o seu talento à vida pública em São Paulo na condição de Deputado Estadual e na condição de Secretário do Meio Ambiente e agora vai enfrentar esse desafio de ir ao Congresso Nacional e tenho certeza vai fazê-lo da mesma forma altaneira, correta exercendo essa representação política - fazer uma menção pessoal na figura do nosso querido Vitor Sapienza.

Todos somos testemunhas vivas daquilo que foi a dedicação de vida do Deputado Vitor Sapienza a este trabalho que une Brasil e Itália. O Vitor Sapienza é um italiano na concepção mais positiva e profunda da palavra. Um italiano porque faz com que o coração comande a razão, um italiano porque faz com que a razão esteja permanentemente atualizada, uma pessoa que preza a família e faz com que sua família seja parte integrante de cada uma das suas atitudes, alguém que dignifica o Parlamento de São Paulo.

Todos sabem que por algo absolutamente fortuito, neste instante o Deputado Vitor Sapienza está afastado da sua função de parlamentar, mas formalmente, não está afastado de fato, porque continua a desenvolver o seu trabalho, o seu trabalho de pregação, o seu trabalho de aproximação das nossas comunidades através das mais diversas iniciativas. Eu acho que neste instante em que celebramos o espírito italiano, o espírito flamante, perseverante, capaz de apontar e ser vanguarda como a Itália sempre foi na história da humanidade, nada melhor do que saudar carinhosamente alguém que interpreta esse melhor sentimento.

Viva o Brasil, viva a Itália, viva a comunidade ítalo-brasileira, viva ao nosso Deputado Vitor Sapienza, exemplo para todos nós! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência cumprimenta e agradece ao nobre Deputado Arnaldo Jardim pela gentileza de suas palavras. Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini, que falará pela Bancada do PTB.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Deputado Ricardo Tripoli, companheiros que compõem essa Mesa, autoridades já citadas, esta reunião é sempre uma festa. Este encontro na Assembléia Legislativa é sempre um orgulho para todos nós. No meu caso, e de todos, netos de italianos, sempre o nosso coração bate forte. O coração ítalo-brasileiro de todos aqui está batendo, está pulsando. É o coração da amizade de mais que dois povos unidos: mais que dois corações. São almas que se unem. É a alma brasileira, é a alma italiana.

Aqui sentado, revíamos inúmeros amigos. Apenas para citar alguns, Tadeu e Ana Maria, dois amigos que se encontram para falar da Itália. Francisco e Cristina, Mariana, Anísio e Sandra, Nenê e Rosana, Valdir e Lenice, e a minha filha Luciana ali, com o seu coração pulsando: “Pai, como é que vamos fazer a nossa cidadania?”, “Lutando”. É o brasileiro, é o italiano, o nosso coração batendo junto. Dona Rosa, Giovanni, pessoas que temos no coração.

Este Dia da Comunidade Italiana é um dia sempre alegre na Assembléia Legislativa. O Deputado Ricardo Tripoli está presidindo esta Sessão Solene e não podemos deixar de falar do querido amigo Vitor Sapienza. Está ali. Ele, todos os anos, tem esse carinho, essa lembrança, e se irmana. Quando nos encontramos no corredor, nós nos cumprimentamos: “Ó, italiano, como vai você?” E ele, “Italiano, vem cá. Quero falar com você.” É assim a nossa comunidade. O Deputado Vitor Sapienza, com esse carinho, entusiasmo e coração italiano, como todos nós aqui.

Quero que estas palavras sirvam para homenagear a toda nossa colônia italiana, todo o Brasil, tudo que acontece. Falar de Brasil sem falar de Itália, não tem como. Quero dar ao Vitor Sapienza o meu abraço, o meu carinho e o meu incentivo. E a todos vocês, que aqui vieram para esta Sessão Solene, mais uma vez: viva Brasil! Viva Itália! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Agradeço as palavras gentis do nobre Deputado, Coronel Edson Ferrarini.

Anuncio aqui, também, as presenças do Presidente do nosso querido e estimado Círculo italiano, Mário De Fiori; do advogado Gerson Mendonça, amigo de longa data; do estimado e companheiro, que é um pouco a característica do italiano no Brasil, Professor Bianca.

Quero falar um pouco a respeito desta homenagem, que é o Troféu Loba Romana. É um momento épico desta Sessão Solene, e que todos aguardam todo o ano. Tive a oportunidade de acompanhar, durante o ano inteiro, o volume de nomes que são oferecidos ao gabinete do Deputado Vitor Sapienza, para que a comissão julgadora comece a processar os nomes e avaliar os currículos que são oferecidos à sua equipe.

O Dia da Comunidade Italiana foi instituído por iniciativa do nobre Deputado Vitor Sapienza, autor da Lei 6133, de 1º de junho de 1988. A lei determina a data de 2 de junho como homenagem à nação italiana, aos seus filhos e descendentes radicados no Brasil. A Sessão Solene, realizada na Assembléia Legislativa, tem como ponto alto a entrega do Troféu Loba Romana, láurea concedida aos italianos e seus descendentes que, por sua atuação sócio-econômica e culturais, contribuíram para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália.

Criado em 1991, o Troféu Loba Romana já foi entregue a 256 personalidades dos mais variados campos de atuação. Some-se a elas mais 15 pessoas que hoje serão homenageadas em um justo reconhecimento pelo seu trabalho em benefício da sociedade. O troféu é uma láurea em bronze, com pedestal em mármore, que retrata uma loba amamentando os órfãos, Rômulo e Remo. O símbolo original da loba romana é um bronze etrusco, datado de século V a.C. Segundo a mitologia, Roma venceu a Etrúria através das batalhas desenvolvidas nos séculos IV e III a.C., obtendo aí o seu mito fundador. No século XV d.C., o escultor italiano Antonio Polaiollo juntou os gêmeos Rômulo e Remo à loba.

Ao justificar a homenagem, o autor da lei, nobre Deputado Vitor Sapienza, faz questão de enfatizar a importância dos italianos e de seus descendentes no desenvolvimento do País, principalmente do Estado de São Paulo. São raízes profundas das quais nos orgulhamos: raízes fincadas na lavoura, na indústria, no comércio e nas artes. Assim destaca o nobre Deputado Vitor Sapienza.

Passaremos agora a palavra ao nobre Deputado Vitor Sapienza, idealizador da Loba Romana, que fará a leitura de breve currículo e a entrega do troféu aos homenageados.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Nascido na Itália, em 1932, o nosso próximo homenageado é formado em Economia pela Universidade de Bari. Representante do Grupo Italiano Findim - holding de várias empresas alimentícias e imobiliárias presentes na Itália, França, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Argentina e Brasil. É presidente de várias outras sociedades do grupo, que operam no Brasil. Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de São Paulo. Presidente Vicário da Associação das Câmaras Italianas no mundo, que congrega 72 câmaras em 46 países. Membro do Comitê Consultivo da Abia - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação. Senador da República Italiana para a América do Sul. O nosso homenageado é o senhor Edoardo Pollastri.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Profissional de ensino com diversos cursos de especialização em História, História Contemporânea e Filosofia. Exerceu o magistério nos colégios Santo Agostinho, Nossa Senhora do Sion, USP, Colégio Santa Cruz, nas Faculdades de Ciência e Letras São Bento da PUC e Faculdades Associadas do Ipiranga. Professora efetiva do Estado, Professora de História no Colégio Santa Cruz. Professora de História da PUC, Consultora de História junto à Editora Abril. Coordenadora do Departamento de História da Faculdade São Bento. Fundadora e proprietária do Colégio Palmares.

Aqui, gostaria de fazer um parêntese, porque tive oportunidade, depois de alguns anos, de assistir a uma preleção dessa diretora, quando minha filha menor passou a ser aluna daquele colégio. Naquele momento, rezei e pedi a Deus que aparecessem outras mestras iguais àquela que disse, com franqueza e sabedoria, o que se espera de uma criança, de um aluno. Tive uma surpresa ainda mais agradável quando fui verificar seu currículo: ela nasceu no mesmo dia em que este Deputado, 16 de dezembro. Parabéns, Professora.

Pela imensa dedicação à cultura dos nossos jovens, chamamos a Professora Zilda Zerbini Toscano.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - O nosso próximo homenageado nasceu em Bagnoli de Sopra, Padova, em 1920. Desembarcou no Brasil em 1954. Durante dois anos trabalhou como mecânico na Kibon. Em 1957 formou uma pequena empresa transportadora, com um caminhão e tanque especial para o transporte de asfalto. Com a garra de todo o imigrante, não poupou esforços e trabalhou na construção de importantes rodovias tais como Fernão Dias e Rio-Bahia. Deixou o seu trabalho em rodovias estaduais em vários municípios paulistas e nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Graças a esse trabalho, ele foi homenageado com Medalha de Ouro na Câmara de Comércio de Padova, por ter honrado a Itália com o seu trabalho no Brasil.É integrante da direção do Grupo São Marco Veneto e conselheiro da Associação Padovani nel Mondo. Chamamos Abbelino Pampalon.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Neto de italianos, Administrador de Empresas e Bacharel em Ciências Contábeis, com cursos de extensão na Getúlio Vargas. Nascido aqui em Santo Amaro, na capital, e na infância mudou-se para o Bom Retiro onde fez os seus primeiros estudos. Em 1974 ingressou na empresa Marbor Máquinas Ltda., voltada para a produção de máquinas para o setor de confecções. Cresceu profissionalmente na empresa e, desde 1985, tem o cargo de diretor. O nosso homenageado é presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro e atua na defesa dos direitos dos seus associados, bem como da comunidade do bairro. Mantém parcerias com a Sociedade Amigos do Bom Retiro, Conseg e Associação de Moradores. Durante duas gestões é vice-presidente e foi por duas vezes presidente da Abramaco - Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Máquinas para Costura Industrial. Chamamos o senhor Antonio Ary Martorelli.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Brasileiro, nascido no tradicional bairro da Mooca, aqui em São Paulo. Seus avós vieram para o Brasil e se instalaram com um comércio na Rua Javari, esquina com a Visconde Laguna. O nosso homenageado é engenheiro-eletricista formado na Universidade Mackenzie, com especialização em redes de transmissão de energia, é sócio proprietário da Start Engenharia, empresa que presta serviços à Eletropaulo, Bandeirantes de Energia, CPFL, Elektro Eletricidade. Foi diretor-financeiro e atualmente é vice-presidente do Sindicato da Indústria de Instalação. Sócio-benemérito e atual presidente do Clube Atlético Juventus, o popular Moleque Travesso, da Mooca. Chamamos o senhor Armando Raucci.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Italiana, nascida em Parma, reside no Brasil desde 1955. Há vinte anos desenvolve trabalho voluntário na Sociedade Benfeitora Jaguaré, conveniada com a Prefeitura de São Paulo, uma entidade filantrópica, ligada ao Rotary Club, sem fins lucrativos, que mantém 1.300 crianças e adolescentes. A nossa homenageada é integrante da Associação das Famílias e Amigos Rotarianos do Jaguaré e mantém intenso trabalho comunitário, voltado basicamente para angariar fundos para aquela instituição. Preside a Presença Feminina, do Circolo Italiano de San Paolo e faz trabalho voluntário para a comunidade Ítalo-Brasileira. Senhora Elisa Borrini Artioli.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Formado em Medicina com especialização em Diagnóstico por Imagem pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia. Pós-graduado em Radiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Médico-chefe do Serviço de Radiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Chefe de Radiologia do Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto da Criança. Coordenador do Serviço de Radiologia de vários hospitais, entre eles o Albert Einstein, São Luís, Nove de Julho, São Camilo, Santa Marina, Fundação Antonio Prudente, Hospital Pio XII, entre outros. Titular da Sociedade Paulista de Radiologia, e do Colégio Brasileiro de Radiologia. Doutor em Radiologia pela Faculdade de Medicina da USP e uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. Dr. Francisco Cesar Carnevale.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

 

O SR. VITOR SAPIENZA - O nosso próximo homenageado é nascido na Itália, em 1963. Formado em Sociologia Econômica pela Universitá La Sapienza, em Roma. De 1982 a 1986 foi presidente Del Movimento Studentesco dell’Azione Cattolica Italiana e, em seguida, iniciou a sua militância política pela União Italiana do Trabalho. Presidente Del Patronato Unione Italiana Del Lavoro desde 1996, vem trabalhando intensamente para defender, melhorar e expandir a assistência à comunidade. Atua junto a entidades governamentais ou não-governamentais, sempre em defesa da infância e da formação de jovens e adultos. Desde 2004 é vice-presidente Del Comitês, que atua em defesa dos italianos residentes no exterior. Senhor Fábio Porta.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Nascido em Fossano, província de Cuneo, na região de Piemonte, filho de tradicional família local, fez os seus primeiros estudos naquela cidade, onde formou-se eletrotécnico, em 1957. No ano seguinte começou a trabalhar como técnico de projetos na Azienda Elletrica Municipale, onde permaneceu até 1971, quando transferiu-se para o Brasil.

A experiência adquirida na Itália foi de vital importância no seu trabalho no Brasil. Trabalhou na elaboração e implantação de projetos para várias centrais hidro e termoelétricas em diferentes estados. Essa experiência no ramo da engenharia elétrica fez dele renomado consultor. Foi diretor da Gráfica Gasparini. No trabalho comunitário foi secretário e hoje é presidente da Associazione Piemontesi nel Mondo de São Paulo. A entidade é gestora de acordos com a Universidade de Turim e com a Escola Politécnica de Piemonte e grande incentivadora da cultura, contribuindo para estreitar ainda mais os laços culturais entre o Brasil e a Itália. É incentivador de um trabalho de recuperação de cerca de mil moradores de rua. Diretor cultural e integrante da imprensa ítalo-brasileira. Chamamos o diretor do Circolo Italiano Giovanni Manassero.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - O próximo homenageado é nascido em Tolentino, na Itália. Fez os primeiros estudos na Europa. Em 1959 a família transferiu-se para o Brasil, e o seu pai ingressou em uma empresa fabricante de PVC, em São Caetano do Sul.

O nosso homenageado reiniciou estudos enquanto atuava como cronometrista em uma empresa do setor de borracha. Tempos depois, teve que parar com os estudos, para ajudar na manutenção da casa, trabalhando em uma empresa italiana. Em 1962, os pais retomaram à Itália, mas ele preferiu ficar por aqui. Casou-se com a jovem Margherita e continuou o trabalho.

Dois anos depois mudou de empresa e de atividade em uma multinacional americana. Em 1968 e voltou à antiga profissão, no setor de borracha. Ali permaneceu durante 32 anos até se aposentar como gerente de Engenharia Industrial. Falando cinco idiomas (inglês, português, espanhol, francês e italiano), conseguiu crescer profissionalmente e realizar várias viagens e longos períodos no estudos no exterior, sempre a trabalho. Alguns exigiram que levasse a família, composta pela mulher e três filhos.

Aposentado, partiu para as atividades comunitárias, dedicando boa parte do seu tempo à assistência social, como "Cavaleiro de Graça e Devoção da Soberana Ordem Militar de Malta"; como membro da "Associazione Marchigiani in Brasile” e do Circolo Italiano. Está preparando um livro para contar as suas memórias e um pouco do muito que realizou. O nosso homenageado: Giuseppe Bezzi.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Paulistano do bairro do Bixiga, neto de napolitanos, o nosso homenageado começou bem cedo a batalhar em busca da sobrevivência. Bem ao contrário dos nossos dias, quando a lei impede que os nossos adolescentes ingressem no mercado de trabalho, ele teve que obter uma autorização junto ao Juizado de Menores para começar a trabalhar. Foi office-boy, auxiliar de escritório, caixa, e chegou ao posto de gerente. Aposentou-se em 1984, mas continuou trabalhando. Criou a sua empresa que, esta semana, completou 22 anos de fundação. Palmeirense com muito orgulho, como costuma dizer, ele mantém-se fiel às suas origens e está sempre enaltecendo a sua condição de descendente dos batalhadores que cruzaram o Atlântico e aqui vieram plantar sucesso. O nosso homenageado, João Basili.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Formado em Administração e Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Jovem, com vários cursos de especialização em administração em recursos humanos e parcerias. Piloto comercial de helicópteros. Diretor-presidente da Instituição Educacional Professor Pasquale Cascino. Diretor do Projeto Ampliar, que em parceria com a Organização das Nações Unidas, desenvolve intenso trabalho voluntário, com ênfase ao atendimento a menores carentes, incentivando a cidadania, a capacitação profissional e a inclusão social. O nosso homenageado é o jovem Marcos Vinicius Busoli Cascino.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Nascida e criada em São Paulo, a nossa próxima homenageada é empresária de sucesso no setor de alimentos, em especial na culinária italiana, dando oportunidades de em prego e contribuindo para o crescimento do país. O seu relacionamento comercial vai bem além da colônia italiana e seus descendentes, onde conquistou o respeito e admiração. Mantém intensa atividade comunitária, sempre aliada às instituições religiosas, principalmente espíritas. Senhora Nurimar da Silva Turi.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Jornalista há 55 anos, editor dos jornais do Grupo 1, diretor responsável pela “Gazeta de Pinheiros” há 50 anos, da qual foi o seu primeiro redator; da “Tribuna de Santo Amaro”, do “Morumbi News”, do “Jornal do Butantã” e do “São Paulo News”. Secretário-geral do Sindicato das Empresas de Revistas e Jornais de Bairro de São Paulo. Foi diretor do “Jornal do Advogado”, da OAB; É diretor do “Jornal Oriundi”, da colônia italiana. Foi professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie e secretário-geral da Associação de Imprensa Italiana no Brasil. Juntamente com seu filho Rogério, autor do livro “Imprensa livre, dano moral, dano à imagem e sua quantificação à luz do Código Civil”, É diretor do escritório de advocacia Donnini Associados. Conselheiro da Associação Comercial de São Paulo. Oduvaldo Donnini.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - As nossas homenagens a uma italiana de Nápoles, que chegou ao Brasil com apenas oito meses de idade. Aqui cresceu e estudou. Formou-se em administração de empresas, trabalhou na área administrativa de uma grande empresa e chegou a gerente no segundo maior banco brasileiro. Em 1987 teve que voltar à Europa para acompanhar o seu marido que fora trabalhar na Itália. Ali permaneceu até 1997, quando retornou ao Brasil e criou a Associazione Femminile dela Campania in Brasile. Os seus objetivos principais são o trabalho em defesa dos direitos dos cidadãos, da cidadania italiana, formação e requalificação de pessoal, além do intercâmbio Brasil-Itália; incentivo aos associativismo italiano; desenvolvimento de atividades sociais, esportivas e recreativas.

Em 2002 conseguiu, por meio de parceria com a Província de Avelino, que a Câmara Italiana de Comércio coordenasse cursos para operadores sociais. Como resultado, 40 pessoas estiveram na Itália, para uma reciclagem, com as despesas pagas pelo governo local. Nas últimas eleições para o Comitê Italiano de São Paulo, a homenageada conseguiu quase 2 mil votos e é suplente da Chapa Itália Oggi, participando na pasta de cultura e ventos. Senhora Rosa Marra Pacifico.

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Meus amigos; em particular destaque ao Deputado Ricardo Tripoli, que preside esta Sessão Solene, meu grande amigo, Deputado Arnaldo Jardim, que foi pródigo ao enaltecer aquilo que procurei fazer ao longo desses anos, autoridades aqui presentes, cônsul, nosso senador, e homenageados, vou me empenhar ao máximo para não me emocionar.

Meus amigos, eu confesso que ao longo de duas décadas me acostumei a ocupar uma dessas cadeiras, onde procurei acima de tudo dignificar o meu mandato. Procurei tratar com seriedade a atividade política e ser digno de ter merecido o voto dos milhares de eleitores de todo o Estado que acreditaram em mim. Mandou o Ser Superior - e estamos aceitando - e quis o destino que um trabalho sério e voltado para os mais carentes fosse qualificado como delito eleitoral e, como represália, tivemos que comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral. Apresentamos todas as nossas provas e as nossas justificativas e o Tribunal nos deu razão. Vencemos por seis a zero no Tribunal Regional Eleitoral. Depois, aconteceu um imprevisto: o nosso advogado cometeu um erro, deixou de acompanhar o processo. Sem defesa e sem um advogado em Brasília, fomos julgados à revelia.

Quero deixar claro que estamos num país chamado Brasil. A pancada foi forte. Cassaram o nosso mandato, mas não cassaram os nossos direitos políticos. Isso vale dizer que em outubro próximo estaremos na disputa e, se Deus quiser, estaremos presidindo esta sessão no ano que vem! (Palmas).

Quero lembrar que ainda temos o direito a novos recursos e estamos batalhando por isso. Fiz este desabafo e volto às minhas origens. Todos que aqui estão, ou quase todos, sabem como é guerreiro aquele ser que cruzou o Atlântico para semear. E nos orgulhamos disso. O imigrante italiano plantou esperanças e colheu sucesso. O nosso País tem consciência da importância dessa gente que sabe muito bem o que é sofrimento e o que é ter garra. E, nós, seus descendentes, somos orgulhosos, batalhadores, abnegados e, acima de tudo, temos consciência dos nossos objetivos.

Assim, neste encontro que há duas décadas homenageamos a nossa amada Itália, louvamos a garra dos imigrantes e dos seus descendentes. Somos como a massa do pão: quanto mais bate, ficamos melhores. As pancadas são fortes, mas elas nos ensinam que somos mais fortes ainda, principalmente porque somos unidos.

Em nome dessa união, em nome dessa amizade, quero me congratular com os homenageados, enaltecer a sua obra e enfatizar que o Brasil tem consciência que deve muito àqueles que, com seu suor, regaram esse chão, de onde brota e brotarão frutos eternos. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Como disse o nobre Deputado Arnaldo Jardim, o nosso querido Vitor fala com o coração. E, por si só, representa a importância desta solenidade. E com que talento, com que amor, com que carinho, ele se dedica esta homenagem àqueles que já passaram, ou os seus antecessores que passaram por dificuldades, vindo da Itália, participando da vida em comum no Brasil.

Parabéns, mais uma vez, nobre Deputado Vitor Sapienza! Tenho a certeza de que V. Exa. estará aqui no ano que vem, presidindo esta sessão, mas estará com mais cinco ou seis Deputados com V. Exa. pela votação que irá receber daqueles descendentes de italianos que confiam e acreditam no seu trabalho.

Em nome dos homenageados, concedo a palavra ao nosso querido Senador da República Italiana Edoardo Polasttri.

 

O SR. EDOARDO POLASTTRI - Sr. Presidente, Deputado Ricardo Tripoli, e Deputado Vitor Sapienza, estou emocionado e agradeço em nome de todos que receberam esta homenagem. A minha emoção é diferente, é mais profunda, porque estou vivendo neste momento tanta italianidade, que até me assusta. Assusta-me ver representar um cenário italiano, todo esse mundo que representa a Itália aqui no Brasil.

Ao se falar do Brasil, os italianos acham que a italianidade daqui é uma italianidade superficial. Queriam que eles estivessem aqui, neste momento, para ouvirem os Deputados Ricardo Tripoli, Vitor Sapienza e Arnaldo Jardim e outros. Eles ficariam muito emocionados como eu estou agora.

Hoje, fui visitar o Governador Cláudio Lembo, em cuja sala há um quadro fantástico e maravilhoso em que se vê uma família de imigrantes descendo do navio, e o pintor conseguiu representar nas suas faces uma cara de determinação, uma cara de quem quer conquistar, uma cara de quem quer lutar. Esses imigrantes conseguiram resultados excelentes, tanto que os seus filhos, que estão aqui presentes, em grande parte continuam com essa determinação. No discurso de Vitor Sapienza há uma determinação, uma vontade, uma garra fantástica, que é a origem dos imigrantes que vieram para o Brasil; são os mesmos.

Fiz uma campanha para minha eleição - aliás, devo agradecer muitíssimo às pessoas que votaram em mim. Representar vocês no Senado italiano é uma responsabilidade muito grande. Vocês são pessoas extraordinárias. A Itália deve ter um grandíssimo orgulho de ter todas essas pessoas de origem italiana aqui no Brasil. Estou junto com outras pessoas da Argentina, da Venezuela. Recebi um convite das embaixadas venezuelana e argentina. Disse aos dois embaixadores que eles tinham sorte de um representante no Brasil estar naquela mesa, pois como poderiam falar da América do Sul sem ter o Brasil à mesa? (Palmas.) Eles entenderam muito bem.

Também me sinto em casa na Itália porque o Senado é a cem metros de uma embaixada fantástica, maravilhosa, a embaixada brasileira, em Piazza Navona, num palácio fantástico, o Palazzo Pamphili. A cem metros do Senado estou na embaixada. Neste momento há um fantástico embaixador, que me recebeu com tanto carinho que só um brasileiro poderia ter. Recebi tanto carinho, fui muitíssimo bem recebido, já concordamos com toda uma política a ser realizada. A cada dia me sinto mais responsável por este cargo, esta responsabilidade porque devo representar a ansiedade de todos os italianos, independentemente de qualquer ideologia política. Somos todos italianos residentes no Brasil, representarei a todos dignamente, espero. Mas me sinto também responsável de representar um grande país como o Brasil.

Quero ler duas palavras que o Ministro Furlan me mandou: “O governo brasileiro recebeu com entusiasmo essa belíssima notícia, pois a eleição de Edoardo é um fato completamente novo que abre amplos horizontes, oportunidades de desenvolver concretamente as relações comerciais em geral, particularmente entre os dois países.” Isso me enche de orgulho mas também de responsabilidade de representar um grande país como é o Brasil, mas representar especialmente São Paulo. Matarazzo dizia “se o Brasil é filho de Portugal, São Paulo é filho da Itália”. Sem dúvida. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência agradece as palavras sempre ponderadas do nosso senador, querido amigo Edoardo Polasttri.

Antes de passarmos a palavra ao próximo orador é bom lembrarmos que o Brasil é privilegiado pela Itália sob todos os aspectos: de termos hoje à frente do consulado italiano esse italiano que adotou o Brasil de coração já em 1989. E mais do que isso, deu-nos o grande privilégio de ter um filho brasileiro, o que para nós é uma grande honra e um grande orgulho. Passo a palavra ao nosso querido ministro, cônsul-geral da Itália em São Paulo Marco Marsilli.

 

O SR. MARCO MARSILLI - Prezado Presidente Ricardo Tripoli, prezado Deputado Vitor Sapienza, querido Senador Edoardo Polasttri, representantes eleitos da comunidade italiana em São Paulo, presidentes das associações italianas, demais autoridades brasileiras, queridos ítalo-brasileiros, é uma grande honra para o cônsul-geral da Itália morar e trabalhar em São Paulo. Em poucos países, em poucas cidades como o Brasil, como São Paulo a tarefa do cônsul-geral é tão cheia de eventos, de satisfações, de resultados positivos. É claro que também há problemas, mas também há resultados positivos. Quando assisto a uma cerimônia como esta, no curso da qual 15 compatriotas ou descendentes são homenageados pelo Poder Legislativo do Estado de São Paulo, meu orgulho como cônsul da Itália, como italiano alcança níveis elevados.

Queria agradecer aos organizadores desta cerimônia na pessoa do Deputado Vitor Sapienza, em primeiro lugar, mas também do querido amigo Ricardo Tripoli por ter continuado esta tradição inaugurada em 1991, se não me engano, e depois de 15 anos continua com tanto afeto.

Querido Presidente, V. Exa. teve a gentileza de lembrar que já servi em São Paulo de 1985 a 1989. Deixei São Paulo e voltei por um acaso do destino. Tinha um pouco de medo que depois de tanto tempo aquelas tradições de 16, 20 anos atrás tivessem mudado. Deixei uma São Paulo bem italiana naqueles bairros, naquele carinho, estava com medo que 20 anos tivessem deixado de lado as origens.

É claro que a vida continua e vocês têm de olhar não só para trás, mas também para frente. Estava enganado. Desde que aterrissei aqui vi que o passado e o presente formam uma parte integrante da sociedade ítalo-brasileira de São Paulo. As duas caras são bem representadas e acho que são imprescindíveis porque só quem conhece o passado aprecia o passado, pode viver bem no presente e pode fazer planos para o futuro. Acho que essa é uma interpretação da vida muito válida, não só para a gente, mas para todo mundo.

Queria, mais uma vez, expressar a minha satisfação, parabenizar todos os homenageados e dizer que, realmente, os nossos dois países já têm alcançado bons resultados, mas têm também outros resultados pela frente. Acho que o potencial de recursos econômicos e de comunidade espiritual e cultural permitir-nos-á, com o tempo, alcançar novos resultados. Todos podem colaborar nessa tarefa. O Consulado fará a parte dele. Estou convencido de que, com a ajuda de todos vocês - das autoridades brasileiras, em primeiro lugar, que nos amam e sempre nos sustentam, e também com o apoio e a colaboração imprescindível das nossas organizações e dos representantes eleitos -, teremos esse prazer de alcançar novos resultados.

Queria somente dizer, mais uma vez, o quanto apreciei esse evento e parabenizar todos os homenageados. Se Deus quiser, no ano que vem, vamos nos rever para uma nova edição do Troféu Loba Romana. Obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Ricardo Tripoli - PSDB - Esta Presidência agradece a gentileza do nosso querido Cônsul-Geral da Itália, Marco Marsilli.

Dando prosseguimento e solicitando a autorização do meu querido amigo, Vitor Sapienza, preparei breves palavras para a finalização deste evento. Todo o povo tem a tendência de se considerar o mais importante, de julgar que tem algo que o diferencia dos demais. Todos os povos, dos mais primitivos aos mais civilizados, dos mais antigos aos mais recentes, têm alguma mitologia que os colocam no centro do mundo e enaltece, de alguma forma, a sua criação.

Não deixa de ser significativo que o símbolo dos romanos, em particular, e dos italianos, em geral, seja a loba romana. O maior império estruturado que o mundo conheceu, aquele que trouxe a ordem, os valores e a língua latina à área tão grande do mundo, aquele império que espalhou a civilização e fincou as raízes de valores que hoje são universais. Esse império tem como símbolo justamente duas crianças desvalidas, abandonadas e perseguidas pelos homens, mas nutridas pela natureza para cumprir o seu destino.

Não preciso dizer, para a imensa maioria aqui presente, o quanto os imigrantes italianos que chegaram ao Brasil estavam na mesma situação dos gêmeos romanos, também desvalidos, tentando fugir da fome, da guerra e da humilhação. Todos que estão aqui viveram ou ouviram de seus pais e avós essas histórias. Portanto, quero concentrar-me somente no grande império e civilização que construíram aqui no comércio e na indústria, no campo e na cidade, nas empresas e nos sindicatos, nos costumes privados. Tanto como na vida pública estão as marcas desse império latino tardio, construído nos trópicos.

Devo dizer que também aqui encontraram uma loba. Talvez, não a loba romana, mas uma loba-guará, símbolo desta natureza nutridora do Brasil e de seu povo hospitaleiro, que sorriu para os imigrantes como a sua equivalente européia sorriu para os gêmeos. O Brasil, como Roma, foi formado por estrangeiros e, como tal, tem sua grandeza justamente na capacidade de estender a cidadania cada vez a um número maior de cidadãos, torná-los parte de algo novo que se constrói.

Nesses tempos em que se fala tanto de globalização, essa homenagem singela é uma forma que é possível ser parte do todo sem perder a identidade. Os laços que nos unem à Itália não se tornam mais fracos porque nos sentimos brasileiros, assim como esse nosso sentimento de brasilidade não nos faz esquecer nossa identidade italiana.

É também nesse sentido que gostaria de saudar os homenageados com a láurea da Loba Romana. Ao mesmo tempo, é uma homenagem individual pelas grandes realizações de cada um na construção deste país e também um reconhecimento à comunidade ítalo-brasileira como um todo, a essa maravilhosa síntese da experiência e tradição de uma nação antiga com a generosidade e vontade de aprender de uma nação nova como o Brasil.

Não poderia deixar de mencionar, neste momento, uma pessoa que sintetiza tudo aquilo que aqui disse. Garoto pobre, filho de imigrantes, que tem orgulho de ter trabalhado durante o dia para pagar os estudos à noite, com uma trajetória marcada pelo esforço, pela dedicação e pela humildade. Homem público duplamente, tanto pela carreira de fiscal de rendas, na qual ingressou por concurso público, quanto pela de parlamentar, à qual foi levado pela vontade da sociedade, não deixando de mencionar a de Presidente da Assembléia Legislativa, para o qual foi eleito por seus pares e a quem tive a honra de suceder. Brasileiro, sem jamais deixar de sentir a luta pela sua identidade italiana. Saúdo aqui o nobre Deputado Vitor Sapienza como uma personificação de todos esses elevados valores que esse prêmio, que ele criou, materializa. A você, Vitor Sapienza, “tanti, tanti auguri!” “Tanti auguri a te!” Parabéns! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades presentes, às senhoras, aos senhores, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

O nobre Deputado Vitor Sapienza convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 32 minutos.

 

* * *