12 DE MAIO DE 2008

020ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS "50 ANOS DO DIÁRIO DO GRANDE ABC"

 

Presidente: DONISETE BRAGA

 

RESUMO

001 - DONISETE BRAGA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento deste Deputado, para comemorar os "Cinqüenta Anos do Diário do Grande ABC". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente DONISETE BRAGA

Deputado estadual, diz que o "Diário do Grande ABC" é um espelho que reflete tudo o que aconteceu de importante nos últimos 50 anos no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Saúda os fundadores do jornal e informa que este começou com o lançamento do semanário "News Seller", que via despertar o triângulo das indústrias nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Lembra que em maio de 1958 o semanário passa a ser o "Diário do Grande ABC". Faz um retrospecto dos acontecimentos e realizações que marcaram cada uma das cinco décadas na história do jornal. Parabeniza o "Diário" por ser a voz da Região.

 

003 - RUI FALCÃO

Deputado estadual, comenta a importância do Diário para a imprensa brasileira. Reforça as palavras do Presidente Lula de que a informação é um direito social.

 

004 - PAULINHO SERRA

Vereador à Câmara Municipal de Santo André, agradece a oportunidade de poder fazer uso da palavra. Relembra o dia em que circulou o primeiro número do semanário O Monitor, que marcou o nascimento da imprensa no Grande ABC. Relata a fase de transição e modernização do Triângulo do ABC nos anos 50. Faz um relato histórico sobre o informativo "News Seller" até os dias de hoje. Afirma que o Diário é hoje referência do jornalismo da região do ABC.

 

005 - Presidente DONISETE BRAGA

Anuncia doação de um exemplar do livro "Cinqüenta Anos do Diário do Grande ABC", pelo Sr. Evenson Robles Dotto, ao Acervo Histórico e Biblioteca da Alesp. Anuncia a exibição de vídeo institucional do jornal "Diário do Grande ABC". Presta uma homenagem a Sra. Lola Nicolás.

 

006 - LOLA NICOLÁS

Diretora da Redação do Diário do Grande ABC, afirma que o "Diário" possui alma e é amigo de todos. Diz que é o único jornal do país que tem dois milhões e meio de pauteiros. Parabeniza o DGABC pelos seus 50 anos de existência.

 

007 - Presidente DONISETE BRAGA

Faz entrega de uma placa, para homenagear o Sr. Ronan Maria Pinto.

 

008 - RONAN MARIA PINTO

Diretor-Presidente do Diário do Grande ABC, diz que é um principiante no jornal, já que lá está há apenas quatro anos. Agradece aos funcionários do "Diário", por fazerem chegá-lo diariamente aos lares da população do ABC e de todo Estado.

 

009 - Presidente DONISETE BRAGA

Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

***

 

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Donisete Braga.

 

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

***

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

***

 

  O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - A Presidência passa a nominar as autoridades presentes: representando a Câmara Municipal de Santo André, os Vereadores Paulinho Serra e Antonio Leite; a Sra. Lola Nicolás, Diretora de Redação do “Diário do Grande ABC”; o Sr. Evenson Robles Dotto, Diretor do “Diário do Grande ABC” e o Sr. Ronan Maria Pinto, Diretor Presidente do “Diário do Grande ABC”.

  A Presidência quer registrar que se encontra no plenário o meu colega de bancada Deputado Rui Falcão.

Minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar os 50 anos de fundação do “Diário do Grande ABC”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do PM Maestro 1º Sargento Carlos Giovanni.

 

***

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro. 

***

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Queremos registrar a presença do Sr. Fernando Lefcadito, Superintendente de Comunicação Social da CDHU, representando o Secretário de Estado da Habitação Sr. Lair Krahenbuhl; do Sr Anselmo Langhi, representando o Vereador Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; do Coronel PM Cláudio Antonio Rissoto, Comandante da Polícia Militar do Grande ABC, representando o Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo Coronel PM Roberto Antonio Diniz; presente o Vereador Antônio Leite representando o Presidente da Câmara Municipal de Santo André Vereador José Montoro Filho - Montorinho; Vereador Paulo Pinheiro, da Câmara Municipal de São Caetano do Sul; Sr. Oscar Osawa, diretor-comercial do “Diário do Grande ABC”; Sr. Danilo Fernandes Pinto, diretor do “Diário do Grande ABC”; Sra. Lidiane Helena Fernandes Pinto Soares, diretora do “Diário do Grande ABC”; Sra. Terezinha Fernandes Soares Pinto, Diretora do “Diário do Grande ABC”; jornalista Hélio Mauro, representando o Deputado estadual Antonio Salim Curiati e o Sr. Carlos Damaceno, representando o banco Santander.

Falo, agora, em homenagem ao Cinqüentenário do “Diário do Grande ABC”:

O Diário é o espelho que reflete com fidelidade tudo o que de mais notório aconteceu na Região do Grande ABC nos últimos 50 anos.  Fincado os pés no regionalismo, soube também ser cosmopolita ao trazer o que de mais importante acontece em São Paulo, no Brasil e no mundo.

Volto 50 anos no tempo para homenagear aqueles que garimparam a areia, fizeram dela vidro e do vidro o espelho fiel de nossa identidade regional.

Minhas saudações aos visionários Edson Danilo Dotto, Maury de Campos Dotto, Fausto Polesi e Ângelo Puga.  O quarteto lançou em 2 de maio de 1958 - no Dia das Mães - o semanário “News Seller”, com 15 mil exemplares, inspirado no jornal Shoppings News, da Capital.

Escreveram eles à época que o semanário vinha para despontar, como de fato vem despontando, "a curiosidade desta grande terra", conhecida então como o "Triângulo das Indústrias", em alusão aos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O jornal fora lançado numa época em que “no centro da cidade de Santo André as construções elevam-se numa cadência febril. A população aumenta gradativamente".

Dizia o editorial que "elementos de todos os rincões aqui aportam em busca de trabalho e de uma vida mais calma. A indústria enriquece ainda mais o já rico município, com grandes firmas, nacionais e estrangeiras, aqui construindo suas fábricas. O comércio apresenta inusitado movimento".

O primeiro número do “News Seller” já era um sinônimo do casamento do regionalismo com o cosmopolitismo.  Na capa havia uma homenagem às mães pelo seu dia.

A última página, entretanto, trazia uma noticia de Cabo Canaveral, na Flórida sobre os testes com um foguete de cem toneladas que os norte-americanos estavam prestes a colocar no espaço.

Vou pegar agora alguns conteúdos e acontecimentos que marcaram cada uma das cinco décadas de êxito do Diário.

Na década de 60, o noticiário político começou a ganhar relevância nas páginas do jornal.  Em 1962, registrou o primeiro impeachment do Brasil.

O prefeito de Santo André, o locutor Oswaldo Gimenez, fora cassado pela Câmara Municipal. Manchete de 7 de janeiro daquele ano: "Cassado o mandato de Gimenez. Inabilidade política por 5 anos".

Um ano antes, em 1961, o jornal tivera estendida sua circulação para Mauá e Ribeirão Pires, abrangendo praticamente todo o Grande ABC.

Esta década fora marcada pela ascensão da ditadura militar ao poder, pelo surgimento do Santo André Futebol clube e pela chegada do homem à lua. Acontecimentos estes registrados com destaque pelo jornal.

A década de 60 também foi de forte desafio para os então quatro jovens que fundaram o “News Seller”.  Era o momento da grande virada.  Em maio de 1968, redondos dez anos da primeira impressão, o jornal passa a ser diário, com o nome hoje imortalizado: Diário do Grande ABC.

A Década de 70 marcou outro passo ousado do Diário: a compra de uma impressora off-set de última geração.  A aquisição permitiu que o Diário batesse, três anos depois, o recorde com 31 páginas de ofertas. Era o segundo jornal do Estado em anúncios classificados.

O Diário testemunhou a histórica invasão da torcida do meu Timão ao Rio de Janeiro na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. Para minha felicidade, empatamos em um a um com o Fluminense e eliminamos os cariocas nos pênaltis.

No mesmo ano o jornal é premiado com o Esso de Jornalismo nacional pela série de reportagens "Grande ABC: a metamorfose da industrialização, suas conseqüência para a região". Autores: jornalistas Ademir Médici e Edison Motta.

Foi nesta década que o jornal cobriu as grandes greves dos metalúrgicos que apontavam para uma nova ordem política e social para o país.

"Metalúrgicos da Scania entram em greve por aumento", foi uma das manchetes do ano de 1978.

Um ano depois, em 15 de março de 1979, eclodiu a greve dos 200 mil metalúrgicos.  Foram 15 dias de angústia, repressão e prisões que culminaram com a intervenção nos sindicatos metalúrgicos da região.

Eventos que atraíram até a imprensa internacional, mas o Diário estava sempre à frente. A fala de Lula em 27 de março de 1979, então líder sindical emergente, para 70 mil trabalhadores no estádio da Vila Euclides, foi reproduzida pelo jornal.

A década de 80 foi marcada pela crise econômica. Mesmo com esta adversidade, o Diário não se apequenou. Em 198l entra em cena o Centro de Processamento de Dados - o CPD, que modernizou e agilizou os serviços administrativos. Aos poucos o CPD foi adentrando a redação, com a instalação dos primeiros terminais de vídeos.

Manchetes sobre a criação do PT, em 1980, e da CUT, em 1983, a inflação crescente, mudança do Cruzeiro para o Cruzado, os planos Bresser e Verão, a derrota de Lula para Collor, marcaram a década de 80, como registrou o Diário.

"A região, com Lula, o PT e a CUT, tomou-se protagonista do processo político brasileiro pode-se ler nas páginas da época do Diário.

Da mesma forma, também foi o tempo de assistir e registrar a chegada dos grandes Shoppings à região, o boom da indústria automobilística e denunciar a brusca redução de áreas verdes e os crimes ambientais, principalmente contra a represa Billings.

Foi nos anos 80, mais precisamente em 1987, foi lançada a coluna "Memória", que sobrevive até os dias de hoje, pois relata com competência a memória da região.

Os anos 90 começaram com um episódio dos mais sangrentos registrados pelo Diário: a desocupação da Vila Socialista, em Diadema, com dois mortos e 46 feridos.

Outro episódio de triste memória foi o caso da Favela Naval, denunciado em primeira mão pelo jornal. A morte de um trabalhador por um PM tomou-se mundialmente conhecida graças ao Diário.

A década de 90 foi marcada por grandes avanços para a publicação.

No ano de 1994 é lançado o Fórum pela Cidadania do Grande ABC, como desdobramento da campanha "Vote no Grande ABC", promovida pelo Diário. O objetivo do Fórum à época era desenvolver um programa de revitalização econômica do Grande ABC.

O Diário 1 cobriu também com grande capacidade as duas eleições presidências - em 94 e 98- que levaram Fernando Henrique Cardoso ao Palácio do Planalto. Da mesma forma cobriu a conquista do tetra campeonato mundial de futebol pelo Brasil, em 94, nos Estados Unidos.

Foi uma época de consolidar a cobertura total em todo o Grande ABC e testar as primeiras páginas em cores, que acabaram tomando corpo pelo jornal.

Na atual década, o Diário fez uma série de lançamentos de novos produtos. Em abril de 2000, veio com o suplemento especial "Brasil 500 anos", uma radiografia completa do país desde o seu descobrimento.

Depois o anuário "Quem é Quem", amplo levantamento das empresas da região, de todos os setores produtivos, que se tomou referência econômica do Grande ABC.

A seguir o suplemento "Fome no Grande ABC", mostrando que o Brasil tinha 49 milhões de miseráveis e a Região 550 mil, dos quais 270 mil sem nenhum rendimento.

Em 2006 começou o "Diário do Grande ABC nos Bairros", levando serviços e lazer gratuitos para a comunidade.

Em abril de 2004, um empresário de sucesso e tão visionário quanto os quatro jovens que criaram o “News Seller”, assumia o controle do “Diário do Grande ABC” para também deixar sua marca na história de nossa região.

Ronan Maria Pinto, junto com a esposa Terezinha e os filhos Lidiane e Danilo, enfrentam um novo desafio ao assumir e administrar uma publicação hoje cinqüentenária.

A eles se somam na direção o filho do fundador Maury de Campos Dotto, Evenson Robles Dotto e Oscar Osawa, tendo como diretora de redação a jornalista Lola Nicolás.

Com eles o Diário passou por reformulações gráficas e ganhou novos produtos, como o "Diário Dia-a-Dia", revista mensal feminina,, que apresenta edições refinadas nas partes gráficas e de conteúdo.

O "Diário Dia-a-Dia" vem se somar ao sucesso do "ABC nos Bairros", "Top of Mind", "Quem é Quem", "Copa Diarinho" e "Mulheres em Destaque".

De olho no futuro, lançou o portal na Internet, com conteúdo exclusivo e, como não poderia deixar de ser, interativo com a nossa comunidade.

Aliás, por falar em Internet, o Diário foi o pioneiro nacional ao lançar, em 1996, o "Diário On-Line", com noticias da região, do Brasil e do mundo em tempo real.

Ronan, creio eu, viu na grandeza do passado do Diário a motivação para dirigi-lo no presente e no futuro.

Em 50 anos de vida o jornal registrou o apogeu da região nos anos 60 e 70, bem como as crises das décadas de 80 e 90. São cinco décadas em que refletiu tudo o que aconteceu no Grande ABC, como a emancipação política de Diadema e Rio Grande da Serra.

Desde o seu primeiro exemplar, o Diário destacou as transformações pelas quais nossa região passou nesses 50 anos. A pluralidade com que trata os assuntos reforça a democracia.

Uma sociedade democrática e pluralista precisa do amparo de uma publicação igualmente democrática e pluralista como o Diário.

Um de seus maiores méritos é a credibilidade que conquistou por meio de um trabalho sério e independente. Seu compromisso com a região é a sua maior virtude.

Parabéns aos que fizeram e aos que fazem do Diário o braço direito do Grande ABC.  Parabéns ao Diário por ser a voz da região.

Vida longa ao jornal.  Que o Diário continue refletindo fielmente o que acontece no Grande ABC, com a propriedade de quem faz parte da história da nossa Região.

Quero neste instante conceder a palavra ao Deputado Rui Falcão.

 

  O SR. RUI FALCÃO - PT - Sr. Presidente, senhoras e senhores presentes, Sr. Ronan Maria Pinto, em nome de quem saúdo todos os diretores e funcionários do “Diário do Grande ABC”, compareci à cerimônia para reparar a ausência na festividade deste final de semana a qual não pude comparecer em virtude de um compromisso anterior. Mas não poderia faltar a esta homenagem por duas razões: a primeira, pelo próprio significado do Diário, não só para a região do ABC, mas para a imprensa brasileira. Em segundo lugar porque esta homenagem é prestada não só pela Câmara Municipal de Santo André, mas pelo valoroso colega de bancada, velho amigo, Deputado Donisete Braga, 1º Secretário da Assembléia. Muito honra a Bancada do PT tê-lo lá como nosso representante.

  Já no seu pronunciamento, Deputado Donisete Braga, V. Exa. fez um retrospecto sumário da grande contribuição que o “Diário do Grande ABC” dá para aquela região, inclusive a feliz coincidência dos 50 anos se darem simultaneamente aos 30 anos da greve da Scania, 10 anos depois das greves de Osasco e Contagem que marcaram o início do fim da ditadura militar que tantos danos causou à sociedade brasileira.

Esse marco de democracia é importante porque a meu ver além do que o Presidente Lula diz na apresentação desse caderno comemorativo dos 50 anos, que o “Diário do Grande ABC” fez uma aposta certa na região, acertou também não só por razões de mercado, mas porque firmou um compromisso com aquilo que é indissociável da democracia, ver a informação como um direito social. E ao vê-la como um direito social cobriu os grandes acontecimentos do nosso País na região do ABC, muitas vezes com mais acuidade, com mais isenção, com mais profundidade e com mais vibração jornalística do que os grandes diários do nosso País. Vi há pouco, inclusive, uma manchete comparativa com o jornal “O Globo” em que o “Diário do Grande ABC” reflete com muito mais fidelidade, com muito mais vibração a prisão de religiosos ainda sob a ditadura militar. Quem visse “O Globo” e quem visse “O Diário do Grande ABC” parecia haver ali dois fatos diferentes: um, o de “O Globo”, era atenuado pela censura e pelos interesses corporativos de uma grande publicação, aos quais o “Diário do Grande ABC” não se curvou.

Portanto, quero aqui também, Deputado Donisete Braga, me associar a sua iniciativa, à iniciativa da Câmara Municipal de Santo André através da proposição do Vereador Paulinho Serra e da Câmara aqui representada pelo caro colega também, o valoroso Antonio Leite.

Que o “Diário do Grande ABC”, ao comemorar 50 anos, possa ter não mais meio século, mas que se paute por muitos e muitos anos por essa linha editorial independente, de serviço social à população e retratando os grandes acontecimentos. Espero até que nesse período agora, que teremos eleições, ele possa novamente consagrar, como já fez no passado, grandes vitórias eleitorais do nosso partido em Santo André e em toda região do Grande ABC.

Boa sorte, “Diário do Grande ABC”! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Quero agradecer as palavras. Evenson e Ronan, eu não poderia me furtar de chamar o Rui Falcão para falar - porque ele é jornalista - para deixar registrada nos Anais da Assembléia a manifestação do meu colega Deputado Rui Falcão, também homem da Imprensa.

Foi uma feliz coincidência: o Paulinho Serra havia apresentado também a iniciativa para a realização da Sessão Solene na Câmara de Santo André, e nós unimos o Parlamento municipal com o estadual.

Concedo a palavra ao grande amigo, vereador que representa com muita responsabilidade e tenacidade a cidade de Santo André.

 

O SR. PAULINHO SERRA - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Donisete Braga, a quem cumprimento e agradeço pela oportunidade em poder usar a palavra; Sr. Ronan Maria Pinto, em nome de quem cumprimento todos os funcionários e diretores do “Diário do Grande ABC”; todas as autoridades presentes; público presente, boa-noite.   

É com muita honra e satisfação que faço nesta festiva noite uso desta tribuna para, em nome da Câmara Municipal de Santo André, homenagear os 50 anos de fundação do jornal DGABC.

Pois bem, em 4 de agosto de 1904, quinta-feira, circulou o primeiro número do semanário O Monitor, impresso em uma modesta tipografia instalada em São Bernardo do Campo na rua Marechal Deodoro. Esse acontecimento marcou o nascimento da imprensa na região, atualmente formada por sete municípios, conhecida como Grande ABC.

Ao longo dos anos, vários semanários circularam pelas sete cidades; muitos não passaram do primeiro número. A princípio as noticias do resto do Brasil e do mundo chegavam ao ABC atrasadas. O noticiário regional até que fosse editado, já tinha sido transmitido oralmente. Apenas alguns privilegiados de famílias mais abastadas, que assinavam algum jornal com sede na capital, mantinham-se informados do que ocorria no cenário nacional.

O Triângulo do ABC passou por uma fase de transição nos anos 50 quando, aos poucos, a região se tornava um grande centro industrial, que abrigava as mais modernas multinacionais automobilísticas e de auto-peças.

A região começava a se modernizar, atraindo as correntes migratórias vindas de todos os estados brasileiros.

O informativo “News Seller” nasceu em São Paulo em 26 de outubro de 1957 numa iniciativa de jovens profissionais. A edição paulistana foi mantida com regularidade nacional até pelo menos 27 de abril de 1958. Em maio, passaria a ser editado em Santo André, de onde alcançou em pouco tempo todo o espaço, então conhecido como Triângulo Paulista - o futuro grande ABC. O primeiro número do jornal no ABC circulou em um domingo, 11 de maio de 1958 e 15 mil exemplares foram distribuídos gratuitamente.

Dirigido inicialmente para atender Santo André, nos primeiros números já foram publicadas notícias das demais cidades do ora chamado Triângulo das Indústrias. Em 17 de dezembro de 1958, as instalações do “News Seller” foram mudadas para a Rua Bernardino de Campos.  O jornal semanário foi uma exceção na imprensa da região, porque foi o único que já nasceu como empresa jornalística e iniciou a fase da Imprensa Industrial no Grande ABC.

Em 1960 era distribuído gratuitamente para milhares de leitores em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. No ano seguinte, passou a circular também em Mauá e Ribeirão Pires.

No ano de 1961, a distribuição gratuita foi cancelada, quando o governo Jânio Quadros suspendeu os subsídios governamentais à importação do papel da imprensa, o que encareceu o produto.  A campanha de assinaturas foi iniciada entre as pessoas que recebiam o jornal, e 90% dos leitores aderiram ao novo sistema.

O “News Seller” passou a ser bi-semanário no dia 25 de fevereiro de 1965, circulando de quinta-feira e domingo. Após três anos (1968), o título “News Seller”, criado pelo chefe de artes do Centro de Publicidade, Lílio Di Pillo, mudou para “Diário do Grande ABC”, por exigência dos leitores. Transformava-se em uma das maiores empresas jornalísticas do país ao lado de outras tradicionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Em março do ano seguinte, o Diário assinou um contrato com a Agência Jornal do Brasil (AJB) para o recebimento de material jornalístico nacional. Já mantinha contrato com as agências FrancePress (internacional), Asa-Press (nacional) e SIC (regional). A partir de 1988 entrou em processo de informatização e modernização de sua apresentas gráfica. Após 50 anos, os quatro fundadores - Edson Danillo Dotto, Maury de Campos Dotto, Fausto Polesi e Ângelo Puga - são homenageados pelo atual presidente, o empresário Ronan Maria Pinto.

Em comemoração ao cinqüentenário, muitas novidades foram lançadas. O site está mais moderno, visando maior interatividade e participação da comunidade do grande ABC. Segundo a diretora de redação, nossa querida Lola Nicolás, a intenção não é outra exceto buscar incessantemente ser, não só o maior jornal regional do país, como o mais completo, suprindo as necessidades da comunidade da região do grande ABC, e aberto para o mundo, informativo, útil, com serviços e como provedor de conteúdo e acesso.

Após esta breve pitada histórica nota-se a construção de um veículo de comunicação, ora homenageado, democrático e calcado no espectro regional sem perder a universalidade. A região do ABC, apesar de ser o quinto mercado consumidor do país entre outros atributos econômicos e políticos, pagou a ainda paga alguns preços pela proximidade extrema com a capital que limita, entre outros aspectos, o crescimento de veículos de comunicação em massa locais. Isto remete para o DGABC uma enorme responsabilidade por se tratar do grande veículo de comunicação impresso de nossa região.

Assim, caros senhores, caras senhoras, o Diário é hoje, sem demérito dos demais, mas sem sombra de dúvida, a verdadeira referência do jornalismo da região do ABC; construído e mantido sob os princípios basilares da liberdade e da independência, mesmo nos tempos mais difíceis. O crescimento do Diário, portanto, se confundiu e se confunde com o desenvolvimento do próprio ABC.

Até por ser um pouco mais jovem que o DGABC; não senti na pele os tempos da repressão e da falta de liberdades, porém nosso homenageado passou por tudo isso na região do nascimento do movimento sindical, das grandes greves e de outros fatos contribuintes para a redemocratização do país. E passou consolidando-se com uma instituição de imprensa da nossa região.

Nós, brasileiros, talvez pela juventude de nossa democracia ou pela crise ética que assola o país em algumas áreas ainda não valorizamos como deveríamos as nossas instituições. No entanto, por ser o DGABC uma legítima instituição abceana e brasileira, esta sessão solene de comemoração prestada pela Assembléia Legislativa e pela CMSA, torna-se não apenas justa, mas obrigatória por ser também uma homenagem à liberdade de imprensa e ao estado democrático de direito. Parabéns, Diário, e que muitos cinqüenta anos venham pela frente.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Agradeço o grande amigo Vereador Paulinho Serra pela manifestação, registrando aqui essa importante parceria de homenagem ao Cinqüentenário do “Diário do Grande ABC”.

            O Sr. Evenson Dotto, diretor do “Diário do Grande ABC”, fará a doação de um exemplar do livro de 50 anos do “Diário do Grande ABC” - que narra a trajetória sob o ponto de vista dos movimentos sociais e econômicos da região - ao Acervo Histórico e Biblioteca da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O livro será recebido pelo Sr. Carlos Alberto Ungaretti Dias, diretor técnico do Acervo Histórico.

 

                       * * *

- É feita a entrega do livro.

                                                           * * *

 

  O SR. CARLOS ALBERTO UNGARETTI DIAS - Quero registrar que é um grande prazer receber esse documento em nosso Acervo. Obrigado.

 

  O SR. EVENSON DOTTO - Deputado Donisete Braga, gostaria de agradecer a presença de todos vocês nessa solenidade em homenagem aos 50 Anos do “Diário do Grande ABC”, e ao Vereador Paulinho Serra pela iniciativa. É o “Diário do Grande ABC” sempre lutando pela nossa região há 50 anos. O nosso jornal continua lutando pelo crescimento e fortalecimento da nossa região. Espero que possamos continuar fazendo isso por mais 50 anos, 100 anos. Que a nossa região fique mais forte e o “Diário do Grande ABC” cada vez mais importante para a nossa região, para o Brasil, e para o Estado de São Paulo. Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Obrigado, Evenson. Teremos agora a exibição do vídeo institucional do jornal “Diário do Grande ABC”.

 

                                                           * * *

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

                                                           * * *

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Neste momento, prestaremos uma homenagem a Sra.Lola Nicolás, Diretora da Redação do Diário do Grande ABC, com um buquê de flores, da mulher considerada o coração da Assembléia Legislativa, Yeda Villas Boas.

 

 

***

           

- É feita a homenagem.

           

***

 

 

  A SRA. LOLA NICOLÁS - Boa-noite. Os Deputados Donisete Braga e Rui Falcão e o Vereador Paulinho Serra fizeram uma apresentação do “Diário do Grande ABC”, e não me compete dizer o que é o Diário, seus equipamentos, sua tecnologia, sua modernização.

  Mas existe uma coisa que o “Diário do Grande ABC” tem, que nenhum de vocês sabem - o DGABC tem alma.

  Digo alma porque há 50 anos ele surgiu na casa de cada um dos moradores de Santo André, primeiramente, fielmente todos os domingos, entrando nesses lares com muita força, dominando o Grande ABC, que sentiu necessidade desse amigo de todas as horas, e um amigo, queremos sempre ao nosso lado.

  Um amigo, queremos puxando as orelhas; um amigo, queremos ensinando; um amigo, queremos batalhando. Assim, virou o “Diário do Grande ABC”. E por ser amigo, não precisa de nome e nem de sobrenome. Mas, não poderia ser “News Seller”. Ninguém fala News, mas todos falam “Diário”. Deu no “Diário”. Avisa no “Diário”. Fala com o “Diário”. Procura o “Diário”.

  Essa alma do “Diário” resiste há 50 anos. Começamos o ano 51.

  E por que o “Diário” é diferente de todos outros jornais, de todas outras empresas de comunicação que existem no Brasil?

            Afinal, 50 anos, tantos outros já fizeram, há jornais pelo país com quase cem anos, qual a diferença?

  A diferença é que o “Diário” não é apenas uma empresa de comunicação. O “Diário” não se limita a dar notícias. O “Diário” coloca a cara para bater; o “Diário” lidera campanhas, bandeiras, ações sociais. O “Diário” é a cara do Grande ABC.

  Hoje em dia, o “Diário” é muito mais do que o Grande ABC. O “Diário” é esse companheiro, eu quero o “Diário” sempre ao meu lado. Eu quero esse amigo sempre comigo; um amigo que sabe exatamente a hora de chegar junto - quer um diferencial maior do “Diário”?

            O “Diário” é o único jornal do país que tem dois milhões e meio de pauteiros. O “Diário” é o único jornal do país que tem dois milhões e meio de jornalistas. É o único jornal do país que tem dois milhões e meio de jornalistas. É o único jornal do país, onde nós funcionários, nós jornalistas não fazemos a notícia. Quem faz são eles os moradores, quem faz são vocês.

Por isso, neste momento, parabéns para todos nós, para essa nação que tem um jornal que não é o maior jornal regional do país iniciando seus 51 anos, porque 50 foi ontem. Esse é o maior jornal metropolitano do país. Acreditem nisso porque eu acredito. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Neste instante, queremos também homenagear o Sr. Ronan Maria Pinto, Diretor-Presidente do Diário do Grande ABC, com a entrega de uma placa.

                           

***

 

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

            O SR. RONAN MARIA PINTO - Eu realmente não tenho muitas palavras para expressar a minha gratidão e toda esta emoção que estou sentindo neste momento nesta Sessão Solene maravilhosa, preparada pelo nosso amigo, Deputado Donisete Braga, pelo nosso vereador de Santo André, o Paulinho Guerra.

Enfim, posso dizer que sou um principiante no Diário do Grande ABC. Eu vi contar a história, conheço a história lá do Diário, através dos arquivos, mas eu me considero um principiante porque estou nesse jornal há apenas quatro anos. Mas, parece-me que já tem 40, por tanta coisa boa que aconteceu, tanta coisa boa que tem lá no Diário.

Como a Lola disse aqui, essa é empresa que tem muita alma mesmo. O meu agradecimento a todos os funcionários, a toda essa equipe do “Diário do Grande ABC” porque são eles que fazem. O Diário existe porque são todos eles, quase 400 funcionários que faz o Diário todo dia chegar nos lares da população do ABC, e porque não dizer aqui de São Paulo também.

Meu caro amigo, Deputado Donisete Braga, e todos os presentes aqui, o meu grande agradecimento. Este dia de hoje jamais será esquecido pelo Diário. Boa-noite. Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades aqui presentes, aos funcionários da Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para um simples coquetel no nosso Hall Monumental.

  Está encerrada a sessão.

 

***

  - Encerra-se a sessão às 21 horas e 19 minutos.

 

***