http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

27 DE ABRIL DE 2012

020ª SESSÃO SOLENE Em COMEMORAÇÃO AOS “18 ANOS DA ORDEM DOS PARLAMENTARES DO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

Presidente: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

001 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência e abre a sessão. Registra a presença de autoridades. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, para "Comemorar os 18 Anos da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Apresenta vídeo institucional sobre a Opesp.

 

002 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, agradece os presentes. Presta homenagem ao aviador Santos Dumont, na pessoa de seu sobrinho neto, Mário Villares. Saúda demais autoridades presentes neste evento. Faz histórico da fundação da instituição. Destaca os princípios defendidos pela Opesp, entre eles o incentivo à boa conduta parlamentar e o respeito aos direitos humanos. Agradece o Deputado Olímpio Gomes pela iniciativa desta solenidade.

 

003 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Anuncia apresentação de vídeo sobre a vida de Alberto Santos Dumont, aviador brasileiro.

 

004 - MÁRIO VILLARES

Sobrinho neto de Santos Dumont, agradece a homenagem prestada ao seu tio avô, Alberto Santos Dumont. Considera que esta solenidade auxilia a divulgação da memória do aviador. Informa que, em museu localizado em Washington, nos Estados Unidos, há réplica de avião de seu tio avô. Defende mais publicidade das invenções do aviador. Explica que não há motivos para rixas entre os Irmãos Wright e Santos Dumont quanto à invenção do avião.

 

005 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Realiza entrega da Medalha do Mérito Parlamentar Opesp ao Senhor Mário Villares. Anuncia a entrega de credenciais, pelo Senhor José Luiz Leonel, Presidente da Opesp, aos novos membros da Opesp. Informa que esta solenidade será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia a entrega de medalhas alusivas ao evento, pelo Senhor José Luiz Leonel, Presidente da Opesp.

 

006 - RAUL GIL JR.

Diretor de televisão, agradece a Opesp pela homenagem prestada. Destaca a relevância do trabalho realizado atrás das câmeras. Informa que a emissora busca produzir entretenimento de qualidade para a família brasileira.

 

007 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Anuncia entrega de medalhas alusivas ao evento, pelo Senhor José Luiz Leonel, Presidente da Opesp.

 

008 - RINALDO VIANA

Tenor, agradece e realiza apresentação musical.

 

009 - NILSE AYAKO MIASHITA

Prefeita de Sete Barras, agradece os presentes. Enaltece os demais homenageados. Lembra o trabalho que tem realizado na Prefeitura de Sete Barras. Faz histórico de sua atuação profissional como professora.

 

010 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Anuncia apresentação de vídeo da Prefeitura de Sete Barras. Entrega, em nome deste Legislativo, diploma de reconhecimento ao Senhor José Luiz Leonel, Presidente da Opesp. Anuncia entrega de medalhas alusivas ao evento, pelo Senhor José Luiz Leonel, Presidente da Opesp.

 

011 - LINDOSO CORDEIRO

Médico, representando o Deputado Federal João Paulo Cunha, faz agradecimento.

 

012 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Faz histórico da Opesp. Parabeniza os homenageados. Destaca os princípios da entidade, entre eles a valorização da cidadania e das pessoas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Olímpio Gomes

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Muito bom dia a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Compõe a Mesa de honra e Mesa de trabalhos, meu amigo José Luiz Leonel Aguiar, Presidente da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo; senhora Nilce Ayako Miashita, prefeita de Sete Barras; e o nosso amigo Raul Gil Júnior.

Minhas Senhoras e meus Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo uma solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 18 anos da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente Emerson Pereira, que, aliás, agradeço antecipadamente a minha Polícia Militar, a nossa adorada Banda da Polícia Militar, por se fazer presente para abrilhantar este evento. São policiais militares que saem de uma sessão solene e vão para as atividades de polícia ostensiva, retornam para outras sessões solenes em outras instâncias e em outros poderes, portanto, são dignos de uma calorosa salva de palmas. (Palmas.) Nossa Polícia Militar, Subtenente Emerson.

 

* * *

 

- É executado o Hino nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar, a todos os companheiros uma grande jornada de trabalho e que Deus os acompanhe. Muito obrigado.

Nós assistiremos agora a um vídeo institucional que retrata os 18 anos, completando a maioridade, da nossa Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Após o vídeo que mostrou um pouco da história da nossa Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, nós ouviremos as palavras do Presidente José Luiz Leonel Aguiar, fundador e que neste momento fala dessa história muito importante para o Estado de São Paulo, para os cidadãos de 18 anos da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Primeiro, gostaria de agradecer a todos pela presença nesta data importante para a Opesp e dizer que eu estou muito emocionado, porque eu sempre venho à Assembleia Legislativa e vejo os deputados defenderem os seus projetos nesta Tribuna, major Olímpio Gomes com toda propriedade; então, é uma honra muito grande estar ocupando este microfone.

Antes de começar o meu discurso, que é bem breve, quero saudar ilustres personalidades que acorrem ao auditório da Assembleia Legislativa nesta manhã, começando pelo homenageado o vulto nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação, que nesta sessão é representado pelo seu descendente, sobrinho neto de Santo Dumont, Dr. Mário Villares, é uma honra muito grande receber essa personalidade mundial nesta sessão; também saudar o Raulzinho, filho do Raul Gil, maior ícone da televisão brasileira, e o Raulzinho como diretor de televisão tem contribuído muito para que a televisão tenha uma qualidade melhor, muito obrigado pela presença, Raul Gil Júnior, representando aqui o Raul Gil e também ele mesmo como diretor de televisão consagrado nesta manhã; saúdo também a presença do delegado internacional da ONU que se faz presente aqui, Dr. Nataniel Azulay, que gentilmente atendeu o nosso convite da Organização Internacional do Trabalho; o Sr. Alex Buscaratti, grande campeão de Rally; enfim, grandes personalidades que receberão a Medalha do Mérito Parlamentar, mas principalmente a esta Casa, TV Alesp cobrindo o evento e ao major Olímpio Gomes.

Ao completar 18 anos de existência, a Opesp, Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, entidade criada pelas mãos do Vereador Antonio Carlos Fernandes, sucedido pelo saudoso maestro José Pasquarelli Filho, e atualmente presidido por nós, tem buscado incansavelmente manter-se independente política e financeiramente, sem se atrelar a grupos e interesses senão aqueles do bem comum. A Opesp tem procurado exaltar o parlamentar, que muito mais que a Ficha Limpa, tenha uma ficha de bons projetos apresentados em prol do cidadão paulista. Também o escopo da Opesp é a educação, a igual oportunidade para todos, a preservação do patrimônio público e o respeito aos direitos humanos. Cabe aqui aos parlamentares paulistas uma reflexão, do Estado de São Paulo que temos para o Estado de São Paulo que queremos um estado mais igualitário, mais justo, onde possamos nos orgulhar cada vez mais da terra dos Bandeirantes.

Saúdo aqui todos os vereadores de todas as cidades de São Paulo, todos os prefeitos, e aproveito em nome da professora Nilce Ayako Miashita, prefeita de Sete Barras, para saudar todos os prefeitos, todos os parlamentares que compõe a Assembleia Legislativa de São Paulo, na pessoa do seu Presidente Barros Munhoz. Porém, destaco agradecido ao Deputado Major Olímpio Gomes, o único parlamentar até o momento que possibilitou que a Opesp tivesse oportunidade de realizar seus encontros nesta Casa.

Emocionado pela presença do descendente de Santos Dumont, Dr. Mário Villares, sobrinho neto do Pai da Aviação, e contente por tantos amigos terem me ajudado a completar mais uma etapa nessa longa e dura jornada. Porém, agradeço acima de tudo ao nosso Deus, que até nos ajudou e concluo, o dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios, mas só a humildade faz grandes homens. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Com satisfação anunciamos a presença nesse evento do Vereador Edson Cury, Presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, e Presidente da ACAT - Associação das Câmaras do Alto Tietê; da delegada de polícia Maria Valéria Paula Santos, representando o delegado de polícia chefe Paulo Roberto Rios de Abreu, da assistência policial civil desta Casa; Dr. Elissandro Lindoso, representando o Deputado Federal João Paulo Cunha, nosso amigo; Sr. Alexis Pomerantzeff, Presidente da Nação Linguística Portuguesa; Sr. Ruben Serber, Chanceler Internacional da Opesp, Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo; Sr. Mario Lobo Piller Neto, delegado ambiental da Organização Nacional de Proteção ao Meio Ambiente; Sra. Maria Luiza Henning Fonseca, membro da Opesp, representando os demais membro da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo; Dr. Wagner Lombisani, delegado de polícia; Sr. Silas Eduardo Inki, diretor da Opesp e Deputado Federal suplente pelo Estado de São Paulo; Sr. Jorge Ferreira Lima Peba, vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado de São Paulo e também suplente de deputado federal; Sr. Alex Buscaratti, membro da Opesp; Sr. Mário Villares, sobrinho neto de Santos Dumont; Sr. Oswaldo Martins de Oliveira, vice-Presidente da Nação Linguística Portuguesa e também suplente deputado federal pelo Estado de São Paulo; Sr. Quitério Carmona Filho, diretor comercial da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo; o artista plástico José Domingos Jesus.

Tivemos também justificativas em função de outros compromissos já assumidos, o Prefeito Gilberto Kassab, Deputado Alencar Santana Braga, Deputada Beth Sahão.

Temos a presença também do Sr. Haroldo Ykuta, jornalista e advogado, diretor jurídico da Aslymp.

Estamos falando hoje em homenagem a um grande brasileiro que a Opesp no seu aniversário de maioridade houve por bem e muito bem homenagear, nós assistiremos a um vídeo da vida de Santos Dumont.

 

* * *

 

- É feita apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Após o vídeo deste grande brasileiro, nada como termos a palavra de um descendente de Santos Dumont. Com a palavra, o Sr. Mário Villares, sobrinho neto de Santos Dumont. (Palmas.)

 

O SR. MÁRIO VILLARES - Prezado Sr. Presidente da Mesa, Deputado Olímpio Gomes, e prezado professor José Luiz Leonel Aguiar, Presidente da Opesp, prezados Senhores e Senhoras aqui presentes.

Quero, em primeiro lugar, agradecer de coração e esse agradecimento em relação à homenagem ao meu tio Alberto Santos Dumont, que de alguma forma entrou para a história do Brasil, e também para a história da aviação mundial. Agradeço de coração esta homenagem não merecida de minha parte, porque na verdade não tenho mérito nenhum sobre as invenções que meu tio fez, apenas tive sorte de ter um pouquinho do seu sangue, de tê-lo vivo aqui com os Senhores.

De qualquer forma, estar aqui e estar sendo homenageado por tabela por meu tio Alberto, penso que ele estaria contente. Deve estar lá em cima vendo essa homenagem a ele, porque aqui no Brasil a sua memória talvez não seja tão divulgada como deveria ser, mas esse tipo de solenidade, e esse tipo de lembrança à sua memória, ajudam para que o seu nome seja lembrado por toda a população do Brasil e também internacionalmente.

É interessante constatarmos que mesmo nos Estados Unidos, apesar dos irmãos Wright, a gente ter hoje nos Mission Museun Washington DC, uma réplica do avião Demoiselle, que era a menina dos olhos de tio Alberto; ele gostava muito desse avião, com o qual ele fazia visitas a seus amigos nos arredores de Paris, pousando em seus jardins. E isso é interessante, porque há uns 10 anos, mais ou menos, eu estive no Mission Museun em Washington, é maravilhoso, tinha inúmeras obras, memórias, aviões de todo mundo, Estados Unidos principalmente, e eu não via nada sobre Alberto Santo Dumont. Inconformado, fui até a secretaria embaixo e perguntei: “Escuta, não tem nada sobre Santos Dumont aqui?” Aí fiquei mais indignado quando me perguntaram quem foi Alberto Santos Dumont. Então, eu coloquei a viola dentro da mochila e voltei ao Brasil. Hoje, graças também ao saudoso amigo e falecido há duas semanas, Fernando Arruda Botelho, temos uma réplica do Demoiselle nesse museu e já tivemos várias demonstrações dessa réplica voando em todo território norte-americano.

Também menciono que não deve haver nenhuma rixa entre Santos Dumont e os Irmãos Wright, eu acho que tive uma conversa com a Sra. Amanda Wright, sobrinha trisneta dos Irmãos Wright, que esteve aqui em visita ao Brasil há uns três anos, e disse a ela: olha, eu acho que os Irmãos Wright voaram sim, está certo que através de um impulso da catapulta e Alberto Santo Dumont voou um pouco depois, mas por seus próprios meios, os dois são pioneiros. Acho que devemos considerar os dois pioneiros, realmente pioneiros. E fico contente que com isso também se criou uma imagem nos Estados Unidos de que existe, em primeiro lugar, Alberto Santos Dumont e que está sendo reconhecido pelo mundo.

Mais uma vez muito honrado, muito obrigado a todos, a Opesp que teve a iniciativa e muito obrigado a todos pela presença. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Caberia ao Sr. Presidente José Luiz Leonel Aguiar, fazer a outorga de uma Medalha do Mérito Parlamentar da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, mas como ele me transferiu essa honraria, gostaria, com muito orgulho, de fazer a impostação dessa Medalha ao Sr. Mário Villares, e que ele sim tem o sangue desse grande brasileiro que orgulha a todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - E como estamos num dia de festa, o nosso Presidente José Luiz Leonel Aguiar, a partir deste momento, o Sr. é o maestro dessa festa dos 18 anos, e nosso Presidente entregará as credenciais aos novos membros da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

Sr. José Luiz Leonel Aguiar, a palavra é sua.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Muito obrigado, Deputado Major Olímpio Gomes, parlamentar que orgulha este parlamento por sua atuação sistemática aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Eu vou chamar a nova membro da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, que é uma mulher que veio do Paraná, professora, empresária, que luta, uma daquelas pessoas que nos honram muito para receber o diploma, a credencial Sra. Maria Luiza Henning Fonseca. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MARIA LUIZA HENNING FONSECA - Neste momento, sinto-me muito honrada de estar presente nesta sessão solene recebendo esta homenagem tão significativa e de uma forma tão especial através do senhor Presidente Leonel Aguiar.

Gostaria de compartilhar com todos vocês, o que mais me envaidece neste momento a partir de então, fazer parte desta Ordem é justamente os objetivos e as finalidades da mesma em trazer junto ao cidadão civil o poder. Esse poder que prioriza as pessoas, o cidadão mais humilde, como o Presidente Leonel deixou bem claro ao final de sua fala, que se todos nós não tivermos em nosso coração essa humildade, muitas coisas tornarão se mais difíceis; mas a partir do momento, Dr. Leonel, que o Sr. tão bem representa esta Ordem e nesta Casa de Leis que constituída de elementos trabalhadores, benfeitores do bem comum.

Então, mais uma vez o meu muito obrigado, de estar a partir deste momento somar a estes objetivos que é o respeito aos direitos humanos e ao cidadão. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Há mais dois membros, eu já vou chamar os dois juntos para podermos ganhar tempo.

Advogado brilhante, empresário de sucesso, por favor, o novo membro da Ordem dos Parlamentares, Dr. Mario Lobo Piller Neto e o campeão de Rally In Door, Alex Buscaratti, conhecido no esporte como Barata, também membro da Opesp. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Muito bem, vocês são os novos membros da Opesp.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - É com muito prazer que anuncio a presença neste evento do Delegado Internacional da ONU, Dr. Nataniel Azulay, e também do nosso amigo Sr. Fernando Girão, da Associação Brasileira de Imprensa.

Quero dizer a todos os presentes, que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, pelo portal www.al.sp.gov.br, e será transmitida na íntegra no próximo domingo, dia 29, às 20 horas, pela TV Assembleia pelos canais TVA canal 66, NET canal 13, TV Digital Aberta canal 61.2

Ainda a Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo faz aniversário, mas ela quem está homenageando, premiando e reconhecendo personalidades do Estado de São Paulo, porque não dizer do Brasil.

Neste momento, o Sr. Presidente José Luiz Leonel Aguiar fará entrega de medalha, ou melhor, fará a entrega das medalhas da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo. Então, Sr. José Luiz Leonel Aguiar reassume a condução dos trabalhos para homenagem às pessoas que você, o Conselho e a Diretoria da Ordem dos Parlamentares entenderam por bem homenagear neste momento.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Apresentador brilhante, com longa carreira na televisão, orgulho da televisão brasileira, passo às mãos do seu filho, diretor do Programa Raul Gil do Sistema Brasileiro de Televisão, a Medalha do Mérito Parlamentar Paulista - Opesp, ao Sr. Raul Gil, neste momento representado pelo seu filho, diretor do programa, Sr. Raul Gil Júnior, parece que os dois são a mesma pessoa. Sr. Raul Gil, Medalha Mérito Parlamentar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - E já aproveitando, eu não coloquei a Medalha no Raulzinho porque o pai dele não está aqui, ele que vai entregar para o pai dele lá no SBT. Fala da gente, viu Raulzinho!

Mas também, os nossos associados indicaram o melhor diretor de televisão no momento, pela inovação que ele tem feito na televisão, pela forma segura com que ele apresenta as crianças, os novos talentos. É com honra que eu entrego a Medalha do Mérito Parlamentar Paulista para Raul Gil Júnior, Raulzinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - E neste bloco, os outros homenageados, porque nós temos um tempo a cumprir aqui, já que a sessão está ao vivo, então eu vou pedir que o Raul Gil Júnior, ele está muito bem de garganta, inclusive para falar, fale em nome dos homenageados deste primeiro bloco.

 

O SR. RAUL GIL JÚNIOR - Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos, quero agradecer a Deus, nosso Senhor Jesus Cristo; e obrigado, Leonel, parabéns com a sua maioridade com a Ordem dos Parlamentares.

É muito importante pra mim, receber um prêmio como esse, que é tão difícil. As pessoas verem o trabalho que é feito atrás das câmeras. Nós temos tentado levar para a televisão brasileira o melhor que podemos em relação à família brasileira. Tentamos fazer o possível para que façamos um trabalho honesto, bonito, e que vocês, em casa, possam assistir tranquilamente ao lado dos seus filhos, dos seus netos; na hora que você liga a televisão, você nos convida para entrar na sua casa. E nós temos essa responsabilidade de poder levar até vocês um entretenimento digno para a nossa família.

E gostaria de agradecer realmente a todos que estão aqui por essa honra que eu estou recebendo, graças a Deus, e a do meu pai. Meu pai, que é uma pessoa do bem, uma pessoa honesta e uma pessoa muito humilde, tanto que está aqui o Rinaldo, que foi um dos nossos vencedores lá no Programa do Raul Gil, não sei se o Rinaldo lembra, nós tínhamos uma frase que nós falávamos assim: esses nossos calouros eram a revolução dos humildes. Porque são pessoas que são do povo e puderam ter a oportunidade dessa vitrine maravilhosa. O Rinaldo é hoje um dos maiores tenores do mundo, não é do Brasil não, eu não estou exagerando não, é um rapaz honesto, digno. (Palmas.)

E o meu pai com certeza está muito orgulhoso de todos esses grandes talentos que ele revelou na televisão brasileira.

Muito obrigado a todos, muito obrigado a Opesp, muito obrigado, Leonel, muito obrigado e, realmente, estou muito agradecido. Muito obrigado mesmo. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Eu vou chamar o cantor, que também foi indicado na Opesp, que saiu do Programa Raul Gil, e o grande tenor Pavarotti disse: ele é o maior, quando eu morrer é ele. Vem pra cá, receber a sua Medalha, Rinaldo, o maior tenor do Brasil e do mundo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Enquanto o Rinaldo aproxima-se, também anuncio que está entre nós o Dr. José Roberto Bernstein, que é Presidente da Centauro Motovelocidade.

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Bem lembrado, Deputado. Ninguém está querendo que o Rinaldo fale, e sim que o Rinaldo cante. (Palmas.)

 

O SR. RINALDO VIANA - Bom dia a todos, até mesmo porque a eloquência já foi executada aqui nesta manhã, nossos queridos amigos aqui falam muito bem. Eu sei cantar também um pouco, e os Srs. que já conhecem, fico muito feliz pelas palavras do Raulzinho, muito querido por eles e eles por mim também. Porque eu sou fã do pai dele, pelo reconhecimento também que ele dá a todos os grandes talentos que passaram pelo programa.

Ao Leonel Aguiar, obrigado por essa honraria, por esse privilégio de estar aqui nesta manhã, recebendo esta Medalha que realmente não somos merecedores, mas Deus faz a gente merecedor.

E gostaria de cantar uma canção. Posso? Querem ouvir? (Palmas.) Eu preparei uma música, faixa sete, se não me engano, música que Elvis Presley regravou, que é do Paul Simon, “Like a Bridge Over Trouble Waters”.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. RAUL GIL JÚNIOR - Eu só vou falar um negócio aqui, eu fico arrepiado quando escuto o Rinaldo cantar. Pra quem não canta, pra quem não trabalha em televisão, não trabalha com música, não tem a menor idéia da dificuldade de cantar de manhã. Juro. Tanto que quando é gravado um CD, nós gravamos à noite, porque a voz vai aquecendo até a noite. Fazer o que ele fez a essa hora é para muito poucos, muito poucos. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. RINALDO VIANA - Fico muito honrado, porque em 2001 eu participei do Programa do Raul Gil, no dia 23 de julho de 2001, sempre falo isso, como eu fui formado em mecânica diesel pelo SENAI, e de mecânico passei a cantor. Um dos melhores mecânicos, fiquei em 10º lugar entre 800 pessoas, tenho muito orgulho disso, mas aí a música falou mais alto, mas foi incrível a marca de mais de um milhão de cópias vendidas pelo Programa do Raul, fomos à Itália, Veneza, Pisa, Firenze e Milão, fizemos um DVD muito bonito, cantamos nas maiores casas de show do Brasil, principalmente no Credicard Hall, que é a maior casa de shows do Brasil, e participei também do Fantasma da Ópera, tive muito orgulho de participar no Teatro Abril.

E graças a Deus, primeiramente; e vocês contribuírem por esse sucesso, carinho e reconhecimento. Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Antes até do Sr. José Luiz Leonel Aguiar prosseguir, é bom que fique claro que não adianta te procurar a noite para gravar se não tiver esse talento, esse dom.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Eu vou chamar o Delegado Internacional da ONU, da Organização Internacional do Trabalho de Genebra, Rio e São Paulo, eu não sabia que ele viria, é uma honra, uma autoridade internacional. Vou pedir para o major Deputado Olímpio Gomes, me ajude a dar a Medalha para o Delegado Internacional da ONU, da Organização Internacional do Trabalho, Dr. Nataniel Azulay. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. NATANIEL AZULAY - Sinto-me muito honrado pelo convite do professor Leonel Aguiar, Presidente da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, e agradeço a sua atenção e cumprimento todos os presentes e autoridades, confirmando minha admiração pelo Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Gostaria de citar também a presença neste evento e agradecer ao Sr. Wilson Alves de Castro, que é do Movimento Cidadania, Pense Nela.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Agora também vou chamar o grupo, para a gente ganhar um pouco de tempo de homenageados. Dr. Haroldo Ykuta, advogado brilhante, economista, por favor, Dr. Haroldo Ykuta; chamar também Dr. Oswaldo Martins de Oliveira, tribuno, advogado, representando também a Comunidade Africana do Congresso Africano; chamar o Alexis Pomerantzeff, Presidente da Nação Linguística Portuguesa; Diretor do Sindialternativo, Sr. Jorge Ferreira Lima Peba, um dos sindicatos mais fortes de São Paulo.

Eu vou pedir para o Deputado Federal Suplente Silas Eduardo Inki, me ajudar na entrega das medalhas a estes homenageados. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das Medalhas.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Vou pedir também para o Sr. Silas Eduardo Inki fazer a entrega para este parlamentar brilhante, Deputado Major Olímpio Gomes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Também ainda neste grupo, trazer a representante do governo chinês, a Sra. Chain, por favor, muito nos honra com a representação da China; e o Sr. Alex Buscaratti, o Barata, piloto in door também, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das Medalhas.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Vou aproveitar, já neste momento, para saudar, já foi indicada em votação no nosso site como a prefeita destaque do Estado de São Paulo, professora Nilce Ayako Miashita, e eu vou pedir para o Dr. Mário Villares, sobrinho neto de Santos Dumont, fazer a entrega do diploma para a prefeita de Sete Barras, São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Vamos ouvir, então, as palavras da prefeita Nilce Ayako Miashita, e em seguida será exibido um vídeo sobre a cidade Sete Barras, do interior de São Paulo.

 

A SRA. NILCE AYAKO MIASHITA - Muito bom dia a todos, Deputado Olímpio Gomes, em nome de quem eu cumprimento todos os deputados estaduais aqui presentes. Sr. José Luiz Leonel Aguiar, Presidente da Opesp; Sr. Raul Gil Júnior e homenageados desta manhã; professora Maria Luiza; Dr. Villares, enfim, estamos tendo assim uma manhã que será inesquecível.

E também homenagear muito e parabenizar o sobrinho neto de Santos Dumont, e dizer a ele que tem um ditado japonês que diz: “Quando o animal morre deixa a pele, e quando o homem morre deixa o nome”. Então, está aqui o nome sempre muito bem lembrado, muito bem lembrado. (Palmas.)

E gostaria também de parabenizar todos que foram homenageados, que estão sendo homenageados. E quero dizer Rinaldo, que ficamos assim muito emocionados, porque nós acompanhamos todo o seu trabalho, toda a sua luta durante dois anos, e dizer a você parabéns mesmo pela voz que Deus lhe deu. Esse dom que Deus lhe deu a você. Você conta e encanta a todos. Hoje tivemos aqui o Elvis presente, você é abençoado por Deus. (Palmas.) Autoridades presentes, Senhoras e Senhores.

Quando soube que receberia o Prêmio Top Destaque da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, pelo trabalho que tenho realizado a frente da Prefeitura Municipal de Sete Barras, passou pela minha cabeça por alguns instantes o filme da minha vida. A vida da filha de um casal de imigrantes japoneses que trabalhou duramente na agricultura, na roça para garantir a dignidade da sua família. A vida de mãe, esposa e dona de casa, que conhece na prática os problemas que as mulheres enfrentam com a jornada dupla de trabalho e as dificuldades ao acesso a saúde quando os filhos pequenos necessitam de atendimento médico. A vida da professora, que trabalhou na escola pública, e na sala de aula, teve forte contato com a dura realidade dos meninos e meninas e suas famílias que vivem na periferia ou na zona rural.

Senhoras e Senhores, sinto-me honrada por receber esse destaque pelo trabalho que tenho realizado no comando da Prefeitura de Sete Barras, mas tenho sentimento do dever cumprido, porque sei que ainda falta muito a fazer, para construirmos um município que a população de Sete Barras quer e precisa. Tenho, no entanto, a consciência tranquila, pois, desde que assumi a Prefeitura, em primeiro de janeiro de 2009, tenho trabalhado incansavelmente para honrar o mandato que a população me concedeu.

Recebo esse prêmio com humildade e alegria e principalmente como estímulo para prosseguir nessa luta cidadã, de construir os pilares do desenvolvimento social e econômico de Sete Barras.

Quero dizer a todos vocês muito obrigada, muito obrigada por esta oportunidade, que pra mim é uma honra muito grande. E dizer a vocês, principalmente às mulheres, que lutem, que lutem para chegar, porque lutando é que consegue chegar. Eu digo a todos que a mulher age com o coração e a razão, assim o nosso município, o nosso Estado e o nosso país sempre crescerão. Muito obrigada e parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Mais que justa homenagem, prefeita Destaque Top 2012. E agora vamos conhecer o município, a terra que fez com que a Nilce se transformasse na prefeita Destaque 2012.

 

* * *

 

- É feita apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Quero neste momento, em nome dos 94 deputados desta Casa, fazer a entrega de um diploma de reconhecimento ao Sr. José Luiz Leonel Aguiar, com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo confere à Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo a presente homenagem em comemoração aos 18 anos de fundação. São Paulo 27 de abril de 2012”.

Mais que justa e merecida não é a homenagem de um deputado, dos deputados, é uma homenagem do povo paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Eu fico muito honrado devido a esta honraria da Opesp, por todos que tem me acompanhado, Silas Eduardo Inki, Alexis Pomerantzeff, um dos primeiros que acreditaram na reestruturação da Ordem e a todos que me incentivam a continuar.

Quero, também, registrar que existem muitos veículos de comunicação cobrindo este evento, Jornal Nippak, Jornal São Paulo Shimbum, o Notícias do Povo, depois queria que o Carmona enumerasse todos os veículos que estão aqui.

Vamos continuar então a nossa entrega de medalhas. Prefeita Nilce, essa almofada era para colocar as medalhas em cima, mas quando eu olhei aqui, quando minha secretaria trouxe tinha algumas coisas escritas em japonês, como eu não sei ler japonês eu queria dar essa almofada pra você, você lê ou você traduz aí. Acho que é sorte. Um abraço. (Palmas.)

Eu vou pedir que o Deputado Major Olímpio Gomes ajude-me, entregando a Medalha do Mérito Parlamentar da Opesp ao secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho Carlos, André Ortiz, que nesta oportunidade se faz representar pelo Dr. Sergio Paulo Ribeiro. Queria que o Dr. Sergio Paulo Ribeiro viesse receber a Medalha do secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Também representando o Deputado Federal João Paulo Cunha, gostaria de chamar o médico Dr. Lindoso Cordeiro, e também agraciado como Médico Destaque, que tem feito um trabalho social muito grande lá em Osasco na área de oftalmologia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. LINDOSO CORDEIRO - Bom dia, pessoal. Com muita satisfação que estou aqui. Primeiramente, agradecer a Deus, agradecer aos amigos, a vocês, agradecer a alguns amigos que vieram comigo, o Ângelo, Eloy, Levy e a Bárbara. Um grande abraço, e obrigado por esta homenagem, Leonel, te agradeço.

Quero deixar, eu sou maranhense, mas estou radicado em São Paulo há alguns anos, há mais de 10 anos, vim pra cá para fazer oftalmologia e bebi da água daqui e não quero mais voltar. Sinto muitas saudades, mas estou muito feliz aqui, casei e tenho um filhinho, e estou desenvolvendo a minha profissão aqui, Major. Sou oftalmologista, mas vou lembrar um pouco de um poeta maranhense que eu admiro bastante, Gonçalves Dias. “A vida é combate, que aos fracos abate, que os fortes e os bravos só pode exaltar”. Muito obrigado pessoal, bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Presidente do Motoclube Zapata, um dos mais antigos Clubes de Motociclismo, queria chamar Dr. Helio Pelegrini para receber a Medalha do Mérito Parlamentar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Também muito nos honra com sua presença, delegado de Ferraz de Vasconcelos por seu trabalho de segurança, e pela carreira toda que ele desenvolveu sempre em prol de manter a segurança da população, vem à frente, o Dr. Wagner Lombisani, delegado de polícia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Aliás, Ferraz de Vasconcelos recebe uma distinção especial nessa sessão, ela que trouxe todas essas pessoas que estão com camisa laranja, ela faz um trabalho muito bonito com a Terceira Idade, eu gostaria que a representante desse grupo muito bonito que está aqui, D. Ernestine Marli Zuki, viesse receber a Medalha do Mérito Parlamentar Opesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Queria que o Presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, Dr. Edson Cury, viesse receber a medalha dele, e também ele está representando nesta oportunidade a Deputada Federal Elaine Abissanra, e o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissanra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das Medalhas.

 

* * *

 

O SR. EDSON CURY - Bom dia a todos os presentes nesta Casa Legislativa, hoje presidida pelo Deputado Olímpio Gomes. Fico lisonjeado de estar presente aqui hoje com o Presidente da Opesp, esse companheiro que tem dado orgulho a Ferraz de Vasconcelos a partir de hoje.

Quero cumprimentar todos os ferrazenses em nome do secretário Manoel da Promoção Social de Ferraz de Vasconcelos, que está presente, gostaria que levantasse para que todos vissem. (Palmas.)

Fico feliz hoje de estar nesta Casa representando Ferraz de Vasconcelos do Alto Tietê, significa para todos nós hoje, que o trabalho de Ferraz de Vasconcelos vem vindo em alta, em alta, em alta. Nós, hoje, acreditamos que ferrazenses no Alto Tietê demonstraram que a luta não para quando a gente não quer que a gente fique triste. E eu sempre sonhei um dia, e a gente sempre fala, um sonho sonhado sozinho é sempre um sonho, mas um sonho sonhado por muitos que nem vocês, ferrazenses que estão aqui presentes, torna-se realidade. Muito obrigado a todos e um bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Quero dizer que esse grupo de autoridades que veio de Ferraz, foi graças ao piloto Barata, que pediu a indicação, que trouxe os currículos, então é um ilustre cidadão que merece todo o nosso carinho.

Gostaria de chamar o Bispo Antonio Irineu, da CONSABESP, Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairros, Vilas e Cidades do Estado de São Paulo, que nesta oportunidade recebe a Medalha em nome do Bispo Comendador Morato. O Bispo Antonio Irineu recebe em nome da CONSABESP, entidade que tem 44 anos, que congrega todas as associações de bairro do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Gostaria, enquanto se aproxima o recebedor da homenagem, de citar a presença neste Plenário, Deputado Luiz Carlos Marcolino do Partido dos Trabalhadores, e o Deputado Reinaldo Alguz do Partido Verde. Sejam muito bem vindos, muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. MORATO - Bem Senhores, boa tarde. Meu nome é Morato, agradeço ao Leonel, Presidente da Opesp, agradeço ao nosso Deputado Olímpio Gomes, em nome do Bispo Antonio Irineu, muito obrigado pela homenagem.

É uma pena ele não estar aqui presente, houve um atraso, o trânsito atrapalhou tudo, mas de qualquer maneira saudações dele a todos, e um bom dia para todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Agora representando do PTN - Partido Trabalhista Nacional, José de Abreu, Renata de Abreu, meu amigo de longa data, foi a pessoa que eu mais conversei na minha vida, Deputado, eu conversei com esse rapaz, 11 horas seguidas, eu não sei como foi isso, até hoje as pessoas ficam enlouquecidas, Sr. Robson Amaral, neste momento representando o Presidente Nacional do Partido Trabalhista Nacional, Sr. José de Abreu, e a secretária nacional Renata Abreu, do Centro de Tradições Nordestinas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Nossa cerimônia está chegando ao fim, mas precisa estender um pouquinho porque são tantos amigos, tantas personalidades, são 18 anos, eu queria chamar aqui o artista plástico, músico também, José Domingos de Jesus, para receber a Medalha do Mérito Parlamentar.  (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - O Sr. Tony Auad não está por aí? Jurou que viria!

Agora realmente a última, ele é um dos maiores incentivadores da Opesp, líder da Zona Leste, movimentou muito a Zona Leste para que a Opesp fizesse os seus eventos lá, o publicitário Quitério Carmona. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL AGUIAR - Deputado Major Olímpio Gomes, eu vou pedir uma autorização para o senhor, eu fui lá na bancada dos homenageados e falei no ouvido dele se ele poderia encerrar a nossa sessão com mais uma musiquinha, o Rinaldo topou. Não sei, todos concordam que ele encerre essa sessão cantando? (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Enquanto o nosso grande Rinaldo se prepara, eu, formalmente, na forma do Regimento Interno da Casa, daria a cerimônia por encerrada e aí nós teremos essa voz maravilhosa para coroar este evento.

Cidadania é a palavra chave, porque a Opesp, nesses 18 anos, tem se desdobrado através do Leonel Aguiar, através do seu Conselho, dos seus diretores, justamente valorizar a cidadania e as pessoas que fazem por merecer serem reconhecidas como propagadores de uma sociedade melhor. A todos os recipiendários das homenagens e principalmente aos componentes da Opesp, os meus parabéns e o agradecimento, e a confiança por estarem nesta Casa.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, a todos os componentes do meu gabinete, em especial a Valéria, que cuida da organização de eventos solenes e eventos do gabinete, e a todos que colaboraram para o êxito da solenidade.

Está encerrada a sessão, com essa voz maravilhosa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 23 minutos.

 

* * *