http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE ABRIL DE 2011

021ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, LUIS CARLOS GONDIM, REGINA GONÇALVES, ULYSSES MARIO TASSINARI e CELSO GIGLIO

 

Secretário: ROBERTO MORAIS

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Tece comentários sobre a audiência pública realizada ontem, na Assembleia, para debater a reorganização da região metropolitana de São Paulo. Fala sobre acordo firmado entre a Presidente Dilma Rousseff e empresários chineses, no intuito de alavancar investimentos para o Brasil. Ressalta aumento no número de vagas de empregos decorrentes deste acordo. Comunica redução no valor do pagamento de contribuição previdenciária para pequenos empreendedores, cadastrados no MEI, na ordem de 50%.

 

003 - Presidente JOOJI HATO

Convoca sessão solene a realizar-se no dia 27/05/11, às 20 horas, para comemorar os 35 anos do Jornal da Cidade de Taubaté, a pedido do Deputado Olímpio Gomes.

 

004 - OLÍMPIO GOMES

Parabeniza os Deputados pelo alto nível do debate, ontem, sobre a reorganização da região metropolitana de São Paulo. Pede o apoio dos Parlamentares para dissipar erro cometido pela Secretaria de Segurança Pública, contido na Resolução nº 45. Afirma que o Estado não pode legislar por meio de Resoluções.

 

005 - Presidente JOOJI HATO

Convoca sessão solene a realizar-se no dia 30/05, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana, a pedido do Deputado Vitor Sapienza.

 

006 - JOÃO CARAMEZ

Comenta surto de conjuntivite que atinge o Estado. Relata que a maior concentração da doença foi registrada na Capital, com 70 mil casos. Define o termo conjuntivite. Alerta a população quanto aos cuidados preventivos. Cita projeto de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade de higienização de óculos usados para assistir filmes em 3D. Atribui ao uso coletivo dos óculos uma das causas do surto de conjuntivite.

 

007 - Presidente JOOJI HATO

Convoca sessão solene a realizar-se no dia 13/05, às 10 horas, para comemorar o Dia do Trabalhador da Saúde, a pedido do Deputado Rafael Silva.

 

008 - LUIS CARLOS GONDIM

Relata problema financeiro vivenciado pela Apae de Suzano. Informa que a entidade tem dívida acumulada no montante de 910 mil reais, que deverá resultar no fechamento da escola. Solidariza-se com a instituição e com as 184 pessoas portadoras de necessidades especiais. Combate a transferência de policiais do 17º Batalhão de Mogi das Cruzes para outras cidades. Ressalta a dificuldade de deslocamento desses servidores. Apela ao Governador para que a situação seja analisada caso a caso.

 

009 - Presidente JOOJI HATO

Anuncia a visita do Vereador Rogaciano Fernandes, de Itaquaquecetuba, da diretora Tatiane Malheiros da Microlins Formação Profissional e da diretora administrativa Sra. Ana Cristina Tin, da Inovataca, acompanhados da Deputada Heroilma Soares Tavares. Convoca sessão solene a realizar-se no dia 23 de maio, às 20 horas, com a finalidade de homenagear o Senhor Valter Uzzo, a pedido do Deputado Rui Falcão.

 

010 - HAMILTON PEREIRA

Anuncia audiência pública que acontece no Auditório Paulo Kobayashi com a presença do Senhor Ministro da Educação, Fernando Haddad. Informa que os temas em debate serão os resultados da política educacional do Governo Lula e as metas da gestão Dilma Rousseff. Destaca a revisão e ampliação da rede do sistema S, que inclui Senai, Sesi e Senac. Comenta a violência nas escolas. Critica o fim do Programa Escola da Família em 482 escolas paulistas. Elogia o Governador Alckmin, por anunciar a reabertura do Programa.

 

011 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Registra a visita de alunos da Escola Estadual Professor Fábio Hacl Pínola, de Nazaré Paulista, acompanhados das professoras Eliana de Deus Gamarra e Elisabeth de Oliveira, a convite do Deputado Edmir Chedid.

 

012 - ROBERTO MORAIS

Parabeniza o Governo pelo anúncio da duplicação da Rodovia Piracicaba-Charqueada. Comunica solicitação feita ao Governador para que seja concluída a Ponte de Águas de São Pedro. Relembra trajetória de Alckmin, a quem admira pelo trabalho realizado. Destaca que em 90 dias de Governo, Geraldo Alckmin já esteve 3 vezes em visitas à sua região. Agradece o Governador pela divulgação de importantes obras e investimentos para a região.

 

013 - ANA PERUGINI

Critica a inauguração de mais uma penitenciária no Estado de São Paulo. Cita dados das penitenciárias instaladas em Tremembé. Combate o excesso de presos, acima da capacidade. Fala sobre a população carcerária em Taubaté. Critica os impactos sociais e ambientais para as cidades que recebem presídios. Pede que o Governo estude uma forma de compensar esses municípios.

 

014 - DONISETE BRAGA

Tece considerações sobre a audiência pública que acontece na Assembleia. Destaca a importância do evento para o Estado de São Paulo. Informa assuntos discutidos em reunião com o Ministro Fernando Haddad. Destaca os resultados na Educação, inclusive em relação ao ProUni. Enfatiza as políticas públicas de investimentos em torno da instalação de creches. Fala do desafio no que tange ao fortalecimento e reestruturação da Unifesp.

 

015 - RAFAEL SILVA

Comenta tragédia ocorrida no Rio de Janeiro. Destaca projeto de sua autoria que cria a obrigatoriedade do Estado de fornecer tratamento psicológico aos pedófilos. Cita filósofos e pensadores que escreveram sobre psicologia. Cita outros casos de assassinatos trágicos.

 

016 - OLÍMPIO GOMES

Para comunicação, comenta promoção atribuída ao sargento Alves, do Rio de Janeiro. Questiona modo como promoções são distribuídas no Estado de São Paulo. Informa que o Executivo Estadual deve fechar dois distritos policiais na cidade de São Sebastião. Defende que a Polícia Civil volte a administrar sua própria corregedoria. Lamenta não haver sido informado sobre visita do Secretário de Segurança Pública a este Legislativo.

 

017 - ORLANDO MORANDO

Para reclamação, comenta pronunciamento do Deputado Olímpio Gomes. Informa que qualquer líder desta Casa pode convidar autoridades. Dá conhecimento de que o Secretário da Segurança é aliado de seu partido, o PSDB.

 

018 - RAFAEL SILVA

Para comunicação, pede para os Deputados presentes a apreciação de seu projeto, exposto em seu pronunciamento anterior.

 

019 - OLÍMPIO GOMES

Para comunicação, responde ao Deputado Orlando Morando. Afirma que já havia estabelecido diálogo com antigos líderes do PSDB. Relata que deve continuar tentando levar suas solicitações ao Governador.

 

GRANDE EXPEDIENTE

020 - CHICO SARDELLI

Lamenta o falecimento de Domingos Trícoli, ex-vereador da cidade de Atibaia. Fala da importância da autoridade para a formação do Partido Verde. Faz homenagem póstuma ao ex-Vereador.

 

021 - REGINA GONÇALVES

Assume a Presidência.

 

022 - SAMUEL MOREIRA

Faz menção à visita do Governador Geraldo Alckmin e Secretários ao Vale do Ribeira. Dá conhecimento dos representantes de diversos segmentos da sociedade ouvidos pelo Governador. Parabeniza o chefe do Executivo pela agenda realizada. Cita propostas de obras feitas pelo Governo. Informa medidas para atender às prioridades da região.

 

023 - VITOR SAPIENZA

Comenta discussão ocorrida na semana passada entre Deputados da situação e oposição. Reflete acerca do papel desempenhado pela oposição. Questiona obstrução realizada pelos Deputados Carlos Giannazi e Olímpio Gomes à manutenção de vetos já há muito aplicados. Apoia a oposição desempenhada pelo PT. Afirma que ela também pode ser realizada nas Comissões.

 

024 - ULYSSES MARIO TASSINARI

Assume a Presidência.

 

025 - SEBASTIÃO SANTOS

Cita acidentes ocorridos nas linhas Férreas de São Paulo e considera preocupante a frequência. Condena a falta de manutenção nessas linhas. Demonstra indignação com o crescente número de casos de pedofilia no interior do Estado de São Paulo. Fala de medidas que pretende implantar com o intuito de combater este crime.

 

026 - WELSON GASPARINI

Para comunicação, parabeniza o Governo do Estado pela destinação de verbas para a construção do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. Dá conhecimento de características da obra. Fala da importância desta para a região. Comemora a futura instalação de unidade da Fatec na cidade.

 

027 - DONISETE BRAGA

Requisita a suspensão dos trabalhos até as 17 horas e 30 minutos, com anuência das lideranças.

 

028 - Presidente ULYSSES MARIO TASSINARI

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h17min.

 

029 - CELSO GIGLIO

Assume a Presidência e reabre a sessão às 17h28min.

 

030 - RUI FALCÃO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

031 - Presidente CELSO GIGLIO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/04, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Roberto Morais para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - ROBERTO MORAIS - PPS - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, funcionários da Casa, hoje quero fazer uma menção a dois assuntos importantes que ocorreram nessa última semana.

No dia de ontem, tivemos uma audiência pública para discutir sobre a Região Metropolitana da Grande São Paulo que parte do pressuposto de que é necessário que tenhamos investimentos do Estado, um diálogo maior entre os municípios para conseguir ter, de fato, desenvolvimento dessa região como já temos duas outras regiões metropolitanas: a de Santos e a de Campinas.

Quero trazer aqui duas referências. Uma em relação à informação que tivemos ontem em relação à nossa Presidente da República Dilma Rousseff, que fecha agora um acordo com uma empresa chinesa a Foxconn, junto com a Apple, para fazer o investimento de mais de 12 bilhões de dólares ao investimento que terá nos próximos cinco anos no Brasil.

Esse o acordo que a nossa Presidente do Brasil Dilma Rousseff fez junto ao governo e aos empresários chineses, criando condições de trazer investimentos para o nosso País. Investimentos esses que são de ponta, que vai criar condição de o Brasil passar a ser também um País de tecnologia de ponta. Esse investimento, que será feito no Brasil nos próximos cinco anos, gerará ao nosso País quase 100 mil novos empregos e, desses 100 mil novos empregos, pelo menos 20 mil serão de engenheiros.

Tivemos uma reunião agora, pela manhã, com o Ministro da Educação Fernando Haddad, justamente sobre o investimento que o Governo Federal fará nos próximos dias. Tem um programa do Governo Federal que será apresentado a todo o povo brasileiro, principalmente ao povo paulista. Primeiro, para fortalecer e ampliar o número de professores no nosso País, principalmente para o Estado de São Paulo. O outro programa é de formação de jovens engenheiros para o nosso País, porque tem investimento nos portos, aeroportos e a modernização nos portos, principalmente o de Santos. Para esse investimento é necessária a formação de novos engenheiros que será realizada pelo Governo Federal nos próximos dias.

Ontem, discutimos aqui o fortalecimento da Região Metropolitana da Grande São Paulo e é necessário também o investimento do Governo do Estado de São Paulo, investimentos dos municípios aqui da Região da Grande São Paulo numa perspectiva de gerar mais emprego e o fortalecimento do nosso Estado.

Ontem, teve a primeira audiência aqui com os deputados, com os prefeitos na Assembleia Legislativa. Na próxima segunda-feira, será a primeira audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana da Grande São Paulo, no Município de Santo André, para dialogar com os prefeitos da Região do Grande ABC.

Há também o investimento do Governo Federal de mais de 12 bilhões de dólares nos próximos cinco anos. Para as pessoas que hoje se cadastraram no MEI ou que virão a se cadastrar à partir do mês de maio, que são os pequenos empreendedores, como a cabeleireira, o borracheiro, o trabalhador da construção civil, setor que também está crescendo nos últimos anos, como o eletricista, o encanador, e o marceneiro que trabalha por conta, a Presidente Dilma aprovou também, na última sexta-feira, redução no valor da contribuição previdenciária, que era de 59.95 para 27.25, a partir do mês de maio. A partir do mês de maio, você pequeno empreendedor, você pequeno comerciante, que já se cadastrou no MEI ou que vem a se cadastrar, vai ter uma redução de aproximadamente 50% no valor previdenciário que pagava até então.

O Governo Federal investe na ponta, no pequeno comerciante e, daqui a alguns dias, no pequeno agricultor, ao mesmo tempo trazendo investimento para o nosso País, para o nosso Estado, com empresas de ponta.

No momento em que estamos discutindo sobre a Região Metropolitana da Grande São Paulo, é necessário pensar numa articulação dos pequenos empreendimentos das grandes empresas, porque é só dessa forma que vamos criar condição de desenvolvimento do nosso Estado. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo a solicitação do nobre Deputado Olímpio Gomes, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r”, da XIII Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 27 de maio, de 2011, às 20:00 horas, com a finalidade de comemorar os 35 anos do Jornal da Cidade de Taubaté.

Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rogério Nogueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Casa, telespectadores da TV Assembleia, antes de mais nada, gostaria de cumprimentar todos os parlamentares que ontem participaram da audiência pública para debater sobre o projeto do Governo que cria a Região Metropolitana da Grande São Paulo.

Vi um debate extremamente maduro e que vai chegar a um consenso para termos a condição de desenvolver, de forma ampla e planejada, todas as atividades públicas e estimular as atividades privadas nessa megalópole com 20 milhões de habitantes.

Mas venho à tribuna pedir o apoio das Sras. Deputadas e dos Srs. Deputados - não por questões político-partidárias - para que se desfaça um erro da Secretaria de Segurança Pública.

Protocolizei nesta Casa um projeto de decreto legislativo para suspender a execução da Resolução nº 45 que transferiu imprópria, inconstitucional e ilegalmente, ferindo a legislação processual penal e a legislação processual penal militar, as competências para apuração de crimes dolosos contra a vida praticados por policiais militares.

Tivemos uma ocorrência profundamente lamentável sob todos os aspectos na zona leste de São Paulo, entretanto no desenrolar da ocorrência o batalhão da área e na sequência a Corregedoria da Polícia Militar tomou todas as atitudes que a lei exigiria e num grau máximo com a autuação dos policiais que foram presos em flagrante delito. Serão com toda certeza, após avaliação do conjunto probatório mais o que já existe, que foi impropriamente divulgado colocando em risco a senhora que corajosamente fez a denúncia, expulsos - o que ensejará uma condenação - mas de nada justifica a atitude de o Governo tentar legislar impropriamente em relação à legislação processual penal e processual penal militar até porque a última alteração que tivemos foi a Lei 9299, uma grande batalha do Hélio Bicudo, que transferiu a competência do julgamento dos crimes dolosos praticados contra a vida perpetrados por policiais militares para a Justiça comum e devo dizer como policial militar que foi um grande alívio porque sentíamos que as nossas ações, por mais legítimas que fossem, eram designadas para julgamento num foro especial: a Justiça Militar. Entretanto, a Lei 9299 expressa que o inquérito policial militar será remetido pela Justiça Militar à Justiça comum para o devido julgamento.

Então não mudou o processo penal militar, não mudaram as competências e não pode o Estado legislar por resolução. E mais: a medida é tão absurda que ela está sendo aplicada pela Resolução nº 45 aos policiais militares, policiais civis e guardas civis metropolitanos da Cidade de São Paulo e aos policiais militares e civis que servem nos municípios da Grande São Paulo.

Hoje, 39 municípios estão abarcados por esta resolução, ou seja, apuração correta e para os demais, que se dane, não tem repercussão política. Por isso peço o apoio de todos os colegas porque a forma que a Assembleia tem de rever um ato impróprio do Executivo é através de projeto de decreto legislativo.

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência atendendo solicitação do nobre Deputado Vitor Sapienza convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra ‘r’ da XIII Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 30 de maio de 2011, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ary Fossen. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gilmaci Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. Sua Excelência desiste da palavra. Tem a palavra o nobre Deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Assembleia, público presente, acredito que qualquer um de nós já deve ter tido conhecimento, ou na própria família ou próximo à família ou no trabalho ou na escola, de alguém que tenha tido conjuntivite. Pois bem.

São Paulo registrou de 1º de fevereiro a 18 de março o maior número de casos de conjuntivite já visto. Pior ainda: a maior concentração foi registrada na Capital. De 71 mil casos, 50 mil foram apenas na Capital, o que é preocupante e faz com que a gente comece a tomar algumas iniciativas.

Em primeiro lugar, acho interessante termos a definição de conjuntivite. Conjuntivite é uma inflamação ocular, numa membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, chamado o branco dos olhos, e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos. Pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas, mas é contagiosa.

Para combater essa contaminação, o Governo pede que a população adote medidas de prevenção, que vão desde lavar as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool gel, além de evitar coçar os olhos e manter contato muito próximo com pessoas já infectadas.

E acho que nós também temos de tomar algumas providências para que este mal não seja disseminado ainda mais. De que forma? Criando leis para diminuir esta contaminação.

Nesse sentido, este Deputado tem um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de higienização dos óculos utilizados em filmes de terceira dimensão, conhecido como 3D.

Digo isto porque na Itália houve um grande surto dessa epidemia a partir do momento em que se começou a exibir o filme Avatar. E aqui em São Paulo não foi diferente.

O oftalmologista em Campinas, quando esse filme foi exibido também houve grande surto de conjuntivite. Então, nada mais justo do que nós parlamentares tomarmos iniciativa no sentido de obrigar cinemas que exibem filmes em terceira dimensão a fazer a higienização total dos óculos utilizados. O artigo 1º do Projeto de lei 598 de 2010 diz que cinemas e demais estabelecimentos que exibam filmes em terceira dimensão ficam obrigados a disponibilizar para cada expectador óculos apropriados para tal finalidade devidamente higienizados, embalados individualmente em plástico estéril com fechamento a vácuo.

Então, Sr. Presidente, amigos, deputados e deputadas venho a esta tribuna dizer da importância de o Colégio de Líderes por em pauta o mais breve possível esse nosso projeto. Sei que há um critério para colocação de projetos de deputados em pauta, mas, dada a grande epidemia que assola o Estado de São Paulo, nada mais justo do que nos debruçarmos sobre esse tema e encontrar uma saída com a aprovação desse projeto. Com certeza daríamos grande contribuição para diminuir esse surto que tem atingido milhares de pessoas. Tenho dito.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Moura. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando José Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Junior. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Estevam Galvão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre Deputado Rafael Silva, convoca V.Exas., nos termos do artigo 18, inciso I, letra r, da XIII Consolidação do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se no dia 13 de maio, às 10 horas, com a finalidade de comemorar o Dia do Trabalhador da Saúde.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, visitantes, estamos trazendo a público um problema da cidade de Suzano. Lá a Apae está passando por uma crise financeira muito difícil. Ela está devendo aproximadamente 910 mil reais e praticamente fechará as portas até o final deste mês, deixando 184 portadores de necessidades especiais fora da escola. Por várias vezes tentamos mandar alguma ajuda, como por emenda parlamentar, e sempre havia o problema de a CND fazer com que não pudesse receber.

Não sabemos ainda se existe alguma dificuldade por parte da prefeitura, cujo prefeito é uma pessoa arrojada, uma pessoa boa, ou se se trata de dívidas deixadas por outros diretores dessa entidade. O que está claro é que praticamente 200 alunos estão fora dessa Apae, o que faz com que nos movimentemos para ajudar essa entidade. Solidarizo-me com o Sr. João Jurandir e que ele disponha deste deputado e da Assembleia no que pudermos fazer para ajudar Apae.

Outro assunto, Sr. Presidente, é que houve uma mudança no 17º Comando do Batalhão de Mogi. Há muitos anos que pedimos pelo menos mais 200 homens para completar o quadro daquele batalhão. Ocorreu a transferência do coronel por uma conduta do comando cujas razões não conhecemos e eles mandaram para fora mais de 20 homens sendo que alguns residiam em Mogi, tinham famílias e já receberam ameaças de bandidos porque irão trabalhar em Parelheiros, em São Paulo, outros irão para Osasco e tendo que pegar 3 conduções. E ninguém procura saber da situação desses homens, quais suas condições psicológicas. Eles foram transferidos porque cumpriam as ordens de um coronel.

Se eu recebesse um comando de um coronel eu teria que cumprir. Então, eles são comandados; foram transferidos; e agora? Qual a situação psicológica deles, agora, nobre Deputado major Olímpio, eles que combateram a bandidagem de Mogi das Cruzes? Chegamos a ficar sem ação com a bandidagem na nossa cidade e na nossa região de Biritiba, Salesópolis e Gurararema. O que queremos? Que pelo menos haja um estudo de cada caso desses soldados, cabos, sargentos e tenentes que foram transferidos. Não se pode mandar embora só porque é comandado; porque recebeu comando do coronel Sales ser transferido. A condição psicológica desses profissionais já é crítica devido à injusta remuneração, pelas difíceis condições de trabalho e agora esse problema de transferência e eles tendo, às vezes, de pegar 3, 4 ônibus para chegar ao trabalho.

Gostaríamos que fosse revisto caso por caso para acolhermos esses policiais que moram em Mogi e já têm ligação com a cidade, não devendo ser transferidos, só porque o coronel foi transferido por motivos do comando. Que haja uma atenção especial para esse caso do 17º Batalhão de Mogi das Cruzes porque a nossa cidade está desprotegida. Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência dá boas vindas ao ilustre visitante nobre Vereador Rogaciano Fernandes, da cidade de Itaquaquecetuba e também à diretora Tatiane Malheiros da Microlins Formação Profissional e à diretora administrativa Sra. Ana Cristina Tin, da Inovatac, todos convidados da nobre Deputada Heroilma Tavares. (Palmas.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Isac Reis. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Bigardi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta presidência, atendendo solicitação do nobre Deputado Rui Falcão, convoca V.Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “R”, da XIII Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 23 de maio de 2011, às 20 horas, com a finalidade de homenagear o Sr. Valter Uzzo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, nobres visitantes que acompanham os debates na tarde hoje aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, caros telespectadores e caras telespectadoras da TV Assembleia, daqui alguns minutos terá início uma audiência pública no auditório Paulo Kobayashi, nesta Casa, com o ministro da Educação, Fernando Haddad. S.Exa. visita hoje o Estado de São Paulo e fala sobre os resultados da política educacional do governo Lula, que tem continuidade com o governo da Presidente Dilma, e fala também dos planos e metas dessa pasta para o Brasil, notadamente para o Estado de São Paulo.

Não é por outra razão que notamos aqui várias cadeiras vazias porque alguns senhores parlamentares já se dirigiram àquele recinto para se encontrarem com o ministro da Educação. E S.Exa. traz notícias alvissareiras para o Estado de São Paulo como, por exemplo, a revisão e ampliação do sistema “S”. Teremos mais escolas do Senai, mais escolas do Sesi, mais Senacs. No Brasil todo e aqui no Estado de São Paulo também essa rede do sistema “S” está sendo ampliada, com mais vagas para as pessoas que querem frequentar cursos nessas unidades do sistema “S”.

São muito interessantes os números que o ministro apresenta, mostrando que a Educação, naquilo que é de responsabilidade do governo federal, vem tendo um aumento na sua qualidade, o que vem sendo evidenciado nos novos exames e provões em que os alunos das escolas e das universidades federais vêm demonstrando uma qualificação cada vez melhor na área educacional do ensino superior, médio e fundamental. Desde a criação do Fundeb, quando o governo federal passou a destinar mais recursos para o ensino fundamental em todos os estados em todas as cidades, tivemos vários convênios sendo assinados pelos senhores prefeitos para aumentar a sua rede de educação municipal.

Além disso, o governo federal está também disponibilizando muitos recursos para a construção de creches. Sabemos que esse é um grande problema haja vista porque o mercado de trabalho, em franca ampliação, cada vez mais acolhe as mulheres, nos mais diversos segmentos do setor produtivo, e as mulheres precisam ter onde deixar seus filhos para poderem trabalhar. Quer sejam as professoras, as advogadas, as comerciárias, ou trabalhadoras no sistema de prestação de serviços, precisam ter um lugar confiável, onde suas crianças estão sendo bem cuidadas por pessoas de absoluta confiança. Essas estruturas precisam ter recursos não só financeiros, mas também tecnológicos. As escolas, as creches, hoje estão sendo dotadas de mais recursos. Notícias boas trazidas pelo nosso ministro da educação, Fernando Haddad.

Gostaria também de tecer alguns comentários sobre a violência nas escolas que, sobretudo no Estado de São Paulo, vem se espalhando de forma muito preocupante. Isso se dá porque foi encerrado o programa que tínhamos chamado “Escola da Família”, que mantinha as escolas abertas aos nossos jovens, que ao invés de ficarem na rua iam para dentro da escola e ali tinham atividades de esporte, lazer e cultura. São 2.832 escolas do Estado de São Paulo que tiveram suas atividades encerradas. E isso, infelizmente, devemos ao ex-governador José Serra que, quando governador, cortou 50% de todos os recursos que custeavam os equipamentos e o programa escola da Família do Estado de São Paulo. É uma pena.

Por outro lado, o Governador Geraldo Alckmin acaba de anunciar que vai investir na reabertura das escolas para restabelecer o programa Escola da Família, implantado pela Lei nº 10.312, fruto de projeto de lei de nossa autoria, na rede pública estadual de ensino do Estado de São Paulo, contribuindo assim para que jovens participassem de atividades de esporte, lazer e cultura. Ao invés de ficarem nas ruas, ficam nas escolas. Não é em todo bairro que temos um centro desportivo ou um centro comunitário, mas em todo bairro seguramente temos uma escola, e ela pode e deve ser essa grande referência da cidadania nos bairros das periferias das pequenas, medias e grandes cidades. Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar dos alunos da Escola Estadual Professor Fábio Hacl Pínola, do município de Nazaré Paulista, acompanhada das professoras Eliana de Deus Gamarra e Elisabeth de Oliveira, a convite do nobre Deputado Edmir Chedid. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar da Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Cauê Macris. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Rita Passos. (Pausa.)

Esgotada a lista de oradores inscritos, vamos passar à Lista Suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. Na presidência. Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais, pelo tempo regimental de cinco minutos.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, visitantes que nos acompanham a convite do ilustre deputado, meu amigo, Edmir Chedid, nossa assessoria, pessoas que nos acompanham pela TV Assembleia, quero falar de um sonho praticamente concretizado que é a Rodovia Piracicaba-Charqueada, município onde nasci.

A rodovia começou a ser recuperada de Charqueada até a Cosan. E na semana passada demos a notícia de que da Cosan até Santa Terezinha, no trecho urbano da cidade de Piracicaba, o governador esteve lá e anunciou que além do nosso entorno de nove quilômetros, a duplicação desse trecho, que é urbano, porque passa pelo bairro Santa Terezinha, que é o maior bairro de Piracicaba; virou uma rua no meio de uma cidade. A licitação ocorrerá no mês de maio. Também levamos ao governador um pedido feito pelos nossos amigos e irmãos tiroleses dos bairros de Santana e Santa Olímpia, bairros de colônia italiana, estão aqui há mais de 100 anos. São dois bairros populosos que ficam na divisa do município de Piracicaba com Charqueada. Tive várias reuniões com os líderes comunitários, com a população, e, além disso, a população que se utiliza diariamente daquela rodovia.

Essa rodovia tem um trânsito normal de 5 a 6 mil veículos/dia, mas com a queda da ponte de Águas de São Pedro esse número dobrou, está em torno de 10, 11 mil carros/dia, mas daqui a 60 dias teremos a conclusão da ponte de Águas de São Pedro.

E hoje obtivemos do Governador do Estado a garantia de que ele autorizou um termo aditivo, e será feito um dispositivo de segurança ali na entrada dos bairros de Santana e Santa Olímpia na SP 308, a Rodovia Ermínio Petrin, que está sendo toda remodelada. Ela tem 45 anos, não tinha acostamento, e recebe, como já disse, um trânsito pesadíssimo, rodovia que tem a Usina Costa Pinto, do Grupo Cosan, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do mundo. A luta foi grande; o primeiro trecho foi iniciado, quase concluído com terceira faixa, com acostamento, com recape total dos primeiros 20 quilômetros e agora aguardando a licitação dos cinco quilômetros e meio, que é a duplicação dentro de Piracicaba. Mas faltava esse dispositivo.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, com esse número excessivo de veículos, ter que fazer a passagem em nível para entrar nesses dois bairros tradicionais de cultura italiana, onde acontecem sempre festas tradicionais, com suas comidas típicas, feitas pelos nossos amigos irmãos tiroleses, é muito difícil. São dois bairros muito visitados não só por nós piracicabanos, charqueadenses, como também pela população de municípios do entorno de Piracicaba: São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, Ipeúna, Saltinho, Rio das Pedras, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Rafard.

Então, para nós é motivo de orgulho vir aqui falar de uma pessoa por quem tenho um carinho especial. Estou aqui desde 15 de março de 99, quando então ele era vice-Governador do saudoso Mário Covas. Assumiu em 2001, infelizmente com o falecimento de Mário Covas, o nosso querido Geraldo Alckmin. Foi reeleito em 2002, ficou até 2006. Aí veio em sequência o Governador José Serra, mas o Estado de São Paulo quis que ele voltasse a ser o nosso Governador, e foi eleito agora novamente para esse mandato.

O nosso Governador não é de prometer e deixar de cumprir. Quando a obra é solicitada pelo deputado, é prontamente atendido. Mas não é uma obra do deputado, mas solicitada por líderes comunitários, por vereadores, por prefeitos, pela população do Estado de São Paulo. E aqui os 94 deputados representam os nossos 645 municípios do maior Estado deste País. Estamos muito satisfeitos. Já disse aqui, na semana passada, que nos 90 primeiros dias de Governo ele esteve três vezes na nossa região. Liderou a ponte de Águas de São Pedro e a recuperação da Piracicaba/Santa Maria da Serra, uma obra de mais de quatro milhões. Fez uma ponte emergencial, que está sendo usada hoje, e que desafogou um pouco o tráfego da Rodovia Piracicaba/Charqueada. Foi lançar a pedra fundamental da Hyundai, uma empresa que vai fabricar, a partir do ano que vem, 150 mil carros/ano, gerando quase cinco mil empregos em Piracicaba.

E na semana passada, na terceira ida em 90 dias, anunciou o nosso rodoanel, nosso entorno de nove quilômetros duplicado, uma obra feita pela concessionária, mas que teve peso político dos representantes de Piracicaba ao negociar com o ex-Governador Serra, ao negociar com a concessionária, uma obra de 78 milhões em função do dinheiro do pedágio dessa concessão. Isso está sendo feito para o povo de Piracicaba, para as nossas indústrias nos dois maiores polos industriais da Cidade de Piracicaba. E, hoje, essa notícia liberando esse termo aditivo para se fazer esse dispositivo de segurança bem na divisa dos municípios de Piracicaba e Charqueada, para dar segurança a todos os veículos que por lá circulam.

Novamente, Governador, meu muito obrigado pela seriedade com que V. Exa. investe o dinheiro arrecadado pelo Estado, e pela maneira como V. Exa. atende a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra a nobre Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, na contramão da presença do nosso Ministro da Educação, Fernando Haddad, hoje no Estado de São Paulo e aqui nesta Assembleia para uma audiência pública, venho trazer à tona a inauguração de mais uma penitenciária no Estado de São Paulo e a necessidade urgente do diálogo aberto do Governador com as cidades que estão recebendo unidades prisionais, para que tenhamos cumprido a meta de aquele que vai para dentro da unidade prisional de fato um dia poder voltar ao convívio social, já que é necessária a participação intensa dos municípios nesse processo de ressocialização dos presos.

“Foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 11, mais uma penitenciária feminina em Tremembé, obra de 18. 869m2, com capacidade para 660 detentas e que custou mais de R$ 43 milhões.

A Estância Turística de Tremembé possui 40.985 habitantes e abriga, com a recém inaugurada unidade um total de 5 presídios, sendo certo que os 4 que existiam, anteriormente, estão com lotação acima da sua capacidade:

Penitenciária Feminina 1 "Santa Maria Eufrásia Pelletier" - capacidade para 100 e população de 191, ou seja, 91% acima de sua capacidade;

Penitenciária Tremembé 1 "Tarciso Leonce Pinheiro Cintra" - capacidade para 538 e população de 1325, ou seja, 146,28% acima de sua capacidade;

Penitenciária Tremembé 2 "Dr. José Augusto Salgado" - capacidade para 239 e população de 321, ou seja, 34,30% acima de sua capacidade, o que se consideramos a ala de progressão penitenciária, que tem capacidade para 80 presos e está com 139, teremos um aumento de 44,20% acima de sua capacidade;

Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Edgar Magalhães Noronha" - capacidade para 1.064 e está com 1.709, ou seja, 61,22% acima de sua capacidade.

Situação que se repete na vizinha cidade de Taubaté, onde o Centro de Detenção Provisória "Dr. Felix Nobre de Campos" com capacidade para 768 detentos está com população de 1.692, ou seja, também está 120,31% acima da capacidade.

Taubaté, aliás, cede seu hospital para a realização das internações e procedimentos médicos que não sejam de pronto atendimento aos detentos das penitenciárias, também de Tremembé. Taubaté e Tremembé não possuem coleta de todo seu esgoto, 86% e 81% respectivamente.

Então perguntarmos:

E a compensação do Estado aos municípios onde existem unidades prisionais? Será que o Estado não consegue ver os impactos sociais, econômicos e ambientais destas instalações?

Esperamos sinceramente que o Governador se sensibilize com a situação destes municípios e se prontifique a compensá-los.”

Esperamos que ele converse com os prefeitos antes das instalações das unidades prisionais, para que as cidades ao menos consigam permanecer como estavam antes da chegada das unidades prisionais. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, estamos hoje recebendo nesta Casa, para uma  audiência pública, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que se encontra neste momento na Presidência.

O Ministro dialogará com o povo de São Paulo e as entidades que debatem o tema da Educação, tema fundamental para o nosso Brasil, mas especialmente para o nosso Estado de São Paulo. Ficamos felizes em poder, neste momento, compartilhar resultados significativos sobre a Educação em São Paulo e no País.

Tivemos hoje de manhã uma reunião com nosso Ministro, que disse do resultado importante que foi a política iniciada no Governo do Presidente Lula, o ProUni, que atende hoje quase um milhão de alunos no Brasil, e quase 300 mil em São Paulo. É uma política inclusiva, que proporciona que nossos jovens tenham a oportunidade de frequentar a universidade.

Esse é o maior desafio do nosso País, o maior desafio do Governo da Presidente Dilma, e não é uma política partidária, não é eleitoreira, mas uma política do Estado brasileiro.

Nossa então candidata Dilma Rousseff dizia sobre a importância das creches para o País, sobre a atenção para as crianças de zero a três anos de idade. O Ministro disse que a prefeitura de São Paulo, o Prefeito Gilberto Kassab, já manifestou interesse em firmar convênio porque temos hoje um déficit de 100 mil vagas somente na Capital.

Essa é uma preocupação que está colocada para o Estado de São Paulo, mas especialmente para a região metropolitana de São Paulo. O Ministro reafirmou o compromisso de buscar uma política de investimentos nas creches. Eu não poderia deixar de registrar essa importante iniciativa que é hoje reafirmada pelo nosso Ministro.

Sempre vale ressaltar os investimentos do Governo Federal. Tivemos hoje um grande debate na região do ABC, onde temos a Universidade Federal do ABC, todo o processo de fortalecimento de estruturação da Unifesp no Estado de São Paulo. É fundamental esse processo democrático para proporcionar o conhecimento e, sobretudo a qualificação profissional.

Hoje as indústrias do Estado querem contratar e muitas vezes não tem  mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Esse é o grande desafio do País, que sem dúvida passa pelo Estado de São Paulo. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas: De repente as coisas acontecem. Acontecem inesperadas e o resultado de uma esquizofrênica paranoide é esse.

O indivíduo, “cheio de razão”, razão própria, subjetiva, mata doze crianças, todo feliz da vida, e se mata. Tudo programado. Quando estudava, perceberam algo diferente no comportamento do rapaz. Mas, e daí? Na escola ninguém tem conhecimento de que isso poderia ser o início de uma esquizofrenia, de uma psicose grave, e tudo aconteceu.

Tenho nesta Casa um Projeto de lei que cria a obrigatoriedade de o Estado ministrar tratamento adequado para pedófilos. E de repente eu percebo algumas autoridades que se colocam contra o projeto. Uns dizem que é inconstitucional. Partindo de uma autoridade, de um advogado ou de um parlamentar, isso me deixa muito triste. Não conheceram o projeto, não leram o projeto; passaram correndo perto do projeto e emitem opiniões, desconhecendo o que está escrito e o que está proposto.

Dr. Gondim, médico, não é psiquiatra, mas deve entender um pouco de saúde mental. Não é minha formação, a minha formação é em Filosofia e pós-graduação em Sociologia, mas estudo Psicologia há muito tempo. Conheço um bocado do comportamento humano, e quero conhecer mais: Freud, Jung e outras autoridades no assunto, se bem que eu não sigo totalmente o que eles disseram, Freud e Jung com suas limitações, em consequência também da época em que viveram. Mas eu estudo essa matéria e a conheço um pouco.

Se tivesse sido detectada a esquizofrenia naquele jovem e se tivesse recebido medicamentos, ele não teria cometido essa loucura que cometeu, esse ato que trouxe luto para a nação brasileira e para o mundo todo. Faltou para ele remédio.

Remédio cura esquizofrenia? Não, podemos dizer que não, mas controla. É eficaz. Cura pedofilia? Não. Alguém pode dizer que não cura, mas controla. Esse medicamento que eu proponho que seja ministrado, antes de tudo, é um direito do detento. É um direito. Ele tem um problema sério? Tem. É um problema mental? É. E ele tem direito a receber um tratamento.

Existe uma Faculdade aqui no ABC, muito importante, séria, que tem um ambulatório que trata de pessoas nessas circunstâncias. As pessoas são encaminhadas pela família ou por juízes, promotores. Existem clínicas particulares que ministram tratamento para jovens de classe média e alta e também para jovens de famílias ricas.

Aquele camarada em Goiás, que ficou preso, teve liberdade condicional e em 23 dias matou seis jovens, seis garotos. E quando foi preso ele falou do problema que tinha e que reconhecia que não poderia viver em sociedade. E disse que se mataria, que cometeria o suicídio. Ele se matou na prisão. Alguns falam que ele foi morto, foi assassinado na prisão. Não, ele deu entrevista antes e falou que se mataria. E se matou. Ele entendia que o problema dele era grave, mas não teve tratamento adequado.

Um dia um cidadão na periferia de São Paulo estava transtornado e procurou um posto de saúde, procurou outro e outro, queria receber um medicamento, falando que “não tem condições de ficar desse jeito”. Foi negado a ele o medicamento. Ele foi para casa, transtornado, catou o filho de três anos e arrebentou o garoto no chão. Matou o moleque de forma violenta. Aí foi preso. Medicamento foi negado a ele.

Esse projeto é muito mais sério do que parece, e quem tem seriedade e conhecimento vai analisá-lo. Peço aos colegas desta Casa: aqueles que não têm conhecimento do assunto, aceitem com humildade a palavra de quem conhece. Leiam o projeto. Tenho pareceres que indicam que ele é plenamente constitucional e necessário. Vai dar ao preso a oportunidade de conviver com a sociedade; vai dar ao Estado a obrigação de cuidar desse assunto. E deverá ter anuência dele para receber o medicamento, anuência do advogado e do juiz. Não é uma coisa obrigatória. Depois, se ele se negar a passar pelo tratamento, o Magistrado vai ser informado.

Na legislação brasileira existe oportunidade de o preso continuar preso? É lógico, com tratamento especial, como medida de segurança, como acontece com o Champinha, que, quando foi preso, ainda era menor de idade. Passou o tempo e, agora, ele deveria estar em liberdade. Como medida de segurança, continua preso.

Senhores parlamentares, V. Exas. não precisam entender desse assunto, mas procurem com humildade analisar. Entendam, é uma proposta séria. Inclusive, essa proposta pode ser discutida para outros transtornos sexuais que dependem de problemas psicóticos. Há também assuntos como esse que aconteceu agora, de uma doença mental grave, a esquizofrenia paranoide, que precisam de atenção.

Não adianta ficar lamentando depois e fugir da responsabilidade. Esta Casa tem o dever de discutir esse assunto com seriedade. Entendam o projeto e, para tanto, leiam e analisem. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente.

 

O SR. Olímpio Gomes - PDT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, vou pegar o gancho da fala do Deputado Rafael Silva sobre o marginal no Rio de Janeiro. O remédio para esse marginal foi a ação do Sargento Alves, que foi até promovido por bravura pelo Governador. Se o Sargento Alves estivesse hoje na Polícia de São Paulo estaria perdido. Aproveito a presença do Deputado Samuel Moreira, Líder do Governo, para dizer isso.

Hoje, o Deputado Gondim, que está na Presidência, veio lamentar a transferência de 20 policiais da Força Tática de Mogi das Cruzes, simplesmente porque são policiais de ponta de linha. O Comando da Capital quer transferir todos os capitães que trabalharam nas unidades de Força Tática, para que não tenham nenhum tipo de ocorrência de enfrentamento com marginais.

Temos a presença de dois vereadores: o PH, o Paulo Henrique de São Sebastião, meu colega de partido; e Marcos Tenório, do PMDB. Ambos os partidos são até alinhados com o Governo do Estado. Eles estão aqui para dizer: “Pelo amor de Deus, Assembleia Legislativa, estão fechando dois distritos policiais em São Sebastião!”. Esse município tem 114 quilômetros de extensão.

Nesta Casa, existe um projeto de decreto legislativo (PDL) do Deputado Campos Machado, que fala sobre o retorno da Corregedoria da Polícia Civil na instituição Polícia Civil. Por uma notinha de jornal, soube que o nosso Secretário da Segurança Pública esteve na Assembleia Legislativa, mas ficou tudo resolvido porque ele já se reuniu com a Bancada do PSDB. Então, já se desconsidera o PDL do Deputado Campos Machado.

Hoje, no Diário Oficial, tem um PDL meu que suspende essa ação grotesca da Resolução nº 45, que legislou em matéria processual penal e matéria processual penal militar. Todo impróprio. Gostaríamos de ter tido a oportunidade até de cumprimentar o Secretário e dizer-lhe: “Secretário, estamos com problemas. A população está gritando que estão fechando os distritos. Estão fazendo as transferências de policiais militares que estão atuando na ponta da linha!”

Tenho certeza de que tudo o que queria o Deputado Campos Machado era debater com o Secretário a possibilidade real de se resgatar a dignidade da instituição policial civil, que está violada neste momento. Não tivemos essa oportunidade.

Encareço também ao Deputado Orlando Morando, que é o Líder do PSDB, se puder levar ao Governador o que está acontecendo de fato na Segurança Pública. Pelo menos, que a Assembleia Legislativa seja respeitada. Já disse ao Governador, como já disse ao Deputado Samuel Moreira, que em Segurança Pública nenhum de nós torce por jacaré em filme de Tarzan. Não torcemos para dar errado, nunca, porque se trata da segurança de todos nós, das nossas famílias, dos nossos policiais.

Pelo amor de Deus, chega de intransigência! Vamos abrir o diálogo em relação a essas coisas. Vamos, juntos, buscar as soluções. E não vamos desconsiderar os parlamentares da Casa de outros partidos para dizer: “Já estive com o PSDB. Está tudo certo.”

 

            O SR. Orlando Morando - PSDB - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, há alguns dias, venho ouvindo as palavras do Deputado Olímpio Gomes.

Em primeiro lugar, não me pautarei por ele, mesmo o respeitando como deputado desta Casa, para dizer quem eu devo ou não convidar para vir à minha bancada. Todos os líderes não precisam de autorização, têm conhecimento de que podem convidar Secretários a virem às nossas bancadas, especialmente os líderes da base aliada, que têm o nosso total respeito e apoio, e os da oposição. Exemplo disso foi que ontem esteve nesta Casa o Deputado Edson Aparecido, na Bancada do PT, tratando sobre o seu projeto de lei. Esse é o primeiro ponto, para não achar que isso é um benefício do PSDB.

Em segundo lugar, o Secretário Ferreira Pinto - homem que tem o nosso respeito pelo bom desempenho com que vem conduzindo a Secretaria de Segurança Pública do Estado - faz parte do Governo do PSDB, razão pela qual reforço minha estima e principalmente o meu convite para vir aqui, para que a nossa bancada tenha informações acerca do Governo.

Assim, quero garantir a independência, a isenção e todas as prerrogativas, que não preciso que sejam dadas por ninguém. Mas também não vou admitir as barbáries e achar que isso foi um privilégio. Foi um convite aceito pelo Secretário, que não é o primeiro a vir à Assembleia Legislativa. Depois do dia 15 de março, já recebemos oito Secretários de Estado na Bancada do PSDB. Seguramente, àqueles que tenham interesse, o Líder do Governo está aqui para ajudar.

Mas quero deixar muito claro que o Governador Geraldo Alckmin é um homem que tem caixa de ressonância relativa à Assembleia Legislativa, até porque já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, prefeito. Ele tem total conhecimento da importância do Legislativo e está sempre atento às preocupações, críticas e sugestões.

Deputado Olímpio Gomes, posso dar-lhe uma boa certeza: não será V. Exa. fonte auxiliadora para que se norteie o Governador Geraldo Alckmin. Se ele tiver que fazer isso, falará com pessoas que têm mantido uma coerência e uma disciplina muito melhores.

Não sou menino de recados. O Governador tem toda a capacidade e tem as informações. Se tivesse que ser porta-voz de alguma notícia, tenha a certeza de que não seria da sua.

 

O SR. Rafael Silva - PDT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero aproveitar a presença dos Deputados Orlando Morando e Samuel Moreira para pedir que analisem esse projeto, que é sério.

Com certeza, com o entendimento destes dois deputados - que são do alto clero desta Casa e fazem parte da equipe do Governo - essa matéria poderá prosperar.

Peço então encarecidamente, em nome do povo do Estado de São Paulo e do povo brasileiro, que analisem este projeto que é muito sério. O projeto tem um espírito que vai muito além do que está escrito. É uma mensagem que precisamos levar em conta para uma discussão e para uma reflexão. Muito obrigado.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, não querendo polemizar, quero dizer ao nobre Deputado Orlando Morando que não tive a intenção de tratá-lo como moleque de recado. Aliás, não creio que nenhum deputado seja moleque de recado, muito embora alguns, às vezes, tenha comportamento de moleques. Quero dizer que continuarei tentando fazer as gestões. Não quero fazê-lo de porta-voz de forma nenhuma. Se ele não se entende porta-voz das ações para o Governador, vou continuar buscando, como já busquei com o Deputado Samuel Moreira e com outros deputados desta Casa, interlocuções para a solução de problemas. Não tenho a menor pretensão de tratar ninguém como moleque de recado.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra, por permuta com o nobre Deputado Reinaldo Alguz, o nobre Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Luis Carlos Gondim, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nobre Deputada e companheira Regina Gonçalves aqui presente, em seu nome cumprimento as Sras. Deputadas, nobre Deputado Ulysses, telespectadores da TV Assembleia, cabe-me a honra, como Líder do PV, poder fazer um agradecimento a todos os pares desta Casa e àqueles que nos ouvem e assistem pelo falecimento do Sr. Domingos Trícoli no último dia 8, e sepultado no último dia 9 na Cidade de Atibaia.

Domingos Trícoli, 84 anos, foi Vereador na Cidade de Atibaia na década de 60 e 70. Foi vítima do período negro da nossa história, da recessão do Regime Militar de 64. Foi produtor rural e atuante na política da Cidade de Atibaia. Ajudou na construção do nosso partido lá, o Partido Verde, em sua cidade e toda a região, o que fez hoje o PV como maior partido da cidade. Seu filho, nosso companheiro e amigo Deputado Beto Trícoli que, por duas vezes, foi prefeito da Cidade de Atibaia, e hoje é nosso companheiro, amigo e um deputado exemplar desta Casa. Em seu nome, agradecemos a todas as pessoas que lá estiveram, aos parlamentares que estiveram em seu velório, em seu enterro. Em nome do Partido Verde queremos fazer esse grande agradecimento a esse grande brasileiro, Domingos Trícoli.

Obrigado de coração e que Deus possa abençoar a todos. Obrigado, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Regina Gonçalves.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - REGINA GONÇALVES - PV - Tem a palavra, por permuta, o nobre Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente, Deputada Regina Gonçalves, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, ocupo a tribuna para registrar o fato ocorrido neste fim de semana, especificamente relacionado ao Vale do Ribeira. Lá recebemos a visita do Governador Geraldo Alckmin e de praticamente todos os seus secretários de Estado. O Governador desenvolveu o Programa Governo Presente em que ele, o Governador, vai à região, leva os secretários e cumpre uma agenda. É uma agenda muito especial porque ela durou dois dias.

O Governador esteve na Cidade de Registro o dia inteiro conversando com a comunidade, lá dormiu, continuou a agenda no sábado e visitou outras cidades da região. É uma agenda muito interativa em que o Governador conversa diretamente com as lideranças da comunidade. Logo às oito e meia da manhã houve uma espécie de Poupatempo dos prefeitos e das lideranças, onde secretários atenderam e despacharam diretamente com todos os prefeitos e lideranças da comunidade. Simultaneamente, o Governador ainda conversou com centenas de gestores públicos da região, ouviu as reivindicações dos líderes dos funcionários públicos, as questões relacionadas à Segurança, ao meio ambiente, a agricultura e a todas as atividades que o Governo do Estado exerce na região. O Secretário Júlio Semeghini, de Gestão, e o Secretário Sidney Beraldo também ouviram e interagiram.

Após, reuniu-se com o setor produtivo da região. Cerca de 300 lideranças da região - produtores, comércio, indústria, turismo e todos os segmentos - foram ouvidos. Houve interação, eles apresentaram propostas e discutiram intensamente. Visitou Cajati, voltou para Registro e depois fez uma grande plenária na cidade com todas as lideranças da região. Cerca de 1.500 lideranças se reuniram e então o Governador pôde ouvir novamente as lideranças, depois falou e anunciou investimentos.

Foi uma agenda intensa e especial. Após essa plenária o Governador andou pela cidade, interagiu com as pessoas e lá dormiu. Depois, no sábado, entregou matrículas - mais de 700 de quatro matrículas habitacionais -, foi a Pariquera-Açú visitar o Hospital Regional, o Ambulatório Médico de Especialidades e a obra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Foi um fim de semana intenso, muito ativo e importante. Diria um fim de semana histórico para o Vale do Ribeira, uma região que precisa de parceiros. E está encontrando novamente no Governador Geraldo Alckmin, como já encontrou em outros governos um grande parceiro para o seu desenvolvimento.

O Governador anunciou obras de infraestrutura importantes para a região. Veja que a nossa Região do Vale do Ribeira tem uma dificuldade em ter uma integração com outras regiões, do ponto de vista físico, da movimentação das pessoas no ir e vir. Há uma estrada ainda muito difícil, que é a BR-116, uma estrada federal. Ela apresenta muitas dificuldades, está fora do cronograma da concessão do Governo Federal, cujo contrato não está sendo cumprido. A verdade é que o contrato está muito distante da realidade do que está sendo feito. Mas é uma estrada importante que está lá. Temos também a ferrovia, que está desativada. A ferrovia, uma concessão federal, liga o Vale do Ribeira à Baixada Santista, Cajati a Santos.

Na área do Governo do Estado, o Governador anunciou obras importantes nas estradas estaduais. A primeira é a pavimentação da estrada que liga Sete Barras a São Miguel Arcanjo porque liga a Região do Vale do Ribeira à Região sudoeste, que ficam Itapetininga, Itapeva e toda aquela região que ainda não é ligada ao Vale do Ribeira por estrada pavimentada. Anunciou toda a recuperação já de imediato. Aliás, fiz contato ontem com o DER e o contrato vai ser assinado esta semana, ou no máximo na semana que vem. E também a recuperação e construção de acostamentos da estrada que liga BR-116, Miracatu a Peruíbe, com a Baixada Santista. É uma estrada fundamental.

Só nessas duas estradas serão investimentos de mais de 100 milhões de reais, nessas duas obras que são tão importantes para o Vale do Ribeira. Anunciou a recuperação também da estrada de Apiaí a Iporanga. Anunciou também um programa para vicinais, através da Codasp, para todos os municípios do Vale do Ribeira, dando condições de infraestrutura, de logística para uma região que precisa de muito investimento. É uma prioridade para o Governo do Estado nessa área.

O Governador também entende e todos nós entendemos, conversando com a comunidade, que é muito importante fortalecer o setor produtivo na nossa região, porque quem produz é que gera emprego, que gera oportunidades. E analisando os indicadores, mesmo os de segurança, o Vale do Ribeira ainda tem indicadores mais baixos que a média do Estado. Temos bons indicadores na saúde, na educação. O nosso grande problema na região é a renda. É gerar emprego e oportunidade e melhorar a média do salário das pessoas. E para isso precisamos de oportunidade, precisamos melhorar a estrutura, criar logística. Mas o Governador anunciou algo que é muito importante, o que foi uma reivindicação do setor produtivo da região, que é uma linha de crédito, um financiamento diferenciado do que tem até no país. O Governador aportou do Tesouro 25 milhões de reais, para subsidiar a agência Nossa Caixa Fomento, para que ela possa conceder empréstimos e financiamentos para o produtor, para os empresários da região a juro zero. Ou seja, teremos uma linha de crédito específica para o Vale do Ribeira, e pessoas que vão adquirir o empréstimo não pagarão juro, juro zero, com boa carência, 60 meses para pagar. E se baixou também os índices para que qualquer empresário possa utilizar esse financiamento, precisando ter apenas uma renda anual de no máximo 120 mil reais, que era de 240, com juro absolutamente zero, com garantias, fundo de aval que dará garantias, caso o pequeno produtor não tenha garantias a apresentar. É uma política forte para ajudar a desenvolver o Vale do Ribeira. O Governo está fazendo a sua parte.

O Governador criou essa linha de financiamento tão importante e que já está movimentando a região. A Nossa Caixa Desenvolvimento, através do seu presidente, Dr. Milton esteve lá presente. E o Governador anunciou investimento nas mais diversas áreas. Poderia ficar discorrendo sobre investimentos na área da Educação, na área da Saúde. Vejam que na Saúde ele anunciou o aumento de leitos do Hospital Regional, de 179 para 240; de nove UTIs para 30, com um investimento de 58 milhões na área da Saúde, para modernizar o hospital, ampliar os atendimentos de UTI e instalar uma referência do ponto de vista da oncologia, no tratamento de câncer. Hoje, as pessoas vão poder fazer o tratamento na região. Então, é um fim de semana histórico para o Vale do Ribeira. É o começo de um Governo que está atuando há três meses, o Governo Geraldo Alckmin, que já olha para o Vale do Ribeira como uma prioridade absoluta do seu Governo. Não somos auto-suficientes. O Vale do Ribeira está muito longe de ser auto-suficiente. Mas não somos totalmente dependentes. Não queremos ser tutelados. Temos lá também uma força produtiva muito grande e queremos ter parceiros e ser parceiros e essa parceria vai dar bons resultados.

Gostaria de destacar a visita de dois dias do Governador na região, de ter começado um trabalho, que é o Governo presente e que terá também nas regiões mais difíceis do Estado, como Itapeva, para dar uma alavancada na região. E como é um instrumento de ação importante, eu gostaria de cumprimentar o Governador por essa iniciativa e dizer que o Vale do Ribeira ficou muito entusiasmado, feliz e comprometido em tirar essas coisas do papel e colocá-las numa realidade boa para a região. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - REGINA GONÇALVES - PV - Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza, por permuta de tempo da nobre Deputada Analice Fernandes, por 10 minutos regimentais.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Ulysses Mario Tassinari.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, público presente nas galerias do plenário, funcionários, Lilinha me questionou sobre uma situação inusitada envolvendo o Deputado Campos Machado, Deputado Olímpio Gomes,  Deputado Carlos Giannazi e Deputado Roque Barbiere. Ela me disse: “Pai, você é amigo de todos eles?” Eu falei: Sou. “E por que houve aquele bate-boca tão exagerado?” Eu Falei: “Filha, no calor da discussão é muito comum isso acontecer.” “Mas, pai, todos eles pertencem ao mesmo partido?” Eu disse: Não, filha. Alguns parlamentares pertencem à situação, e outros à oposição. “Pai, o que é situação?” A situação é constituída por aqueles Deputados que dão estrutura, base para o Governo. Oposição é formada pelos parlamentares que resistem e apresentam opiniões discordantes da posição sustentada pelo Executivo. “Pai, você já foi oposição alguma vez?” Eu falei que sim. “Fui oposição a um dos melhores Governadores do Estado de São Paulo: Mário Covas”. E eu dizia a ela o seguinte: Temos aproximadamente 500 vetos. “E o que é veto?”, “Veto, filha, é uma faculdade por parte do Executivo de recusar a sua sanção a um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa.”, “Mas todos os vetos têm razão de ser?”, “Não. Há vetos que infelizmente são vetos políticos, e cada caso é um caso e merece uma acolhida diferençada.”

Expliquei: “Filha, eu gostaria de discutir um pouco mais como eu faço oposição. Oposição inteligente, na minha maneira de ver, com todo respeito ao Carlos Giannazi, com todo respeito ao Olímpio Gomes, é feita de forma diferente. Contribuí para que o Orçamento do Estado não fosse votado. Isso por duas vezes e fazendo parte de uma oposição em minoria. Da mesma forma, usando de um instrumento chamado Regimento consegui fazer oposição à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Oposição é debater projetos do Governo, e não procedimentos que estão sendo discutidos para o melhor funcionamento da Casa. Quer queiram quer não, vamos ter necessidade de limpar a pauta. Ora, quando os Senhores Líderes decidem dar início à limpeza da pauta e são interrompidos com uma obstrução, na minha maneira de ver, isso é agir com inconseqüência.”

Obstrução não é desse jeito, obstrução é discutir projeto por projeto na Comissão de Finanças e Orçamento, na Comissão de Constituição e Justiça. Usar o tempo que o Regimento lhe permite para discutir, fazer com que não haja celeridade só faz com que os ânimos se esquentem, as pessoas vão perdendo o equilíbrio e, de repente, nos deparamos com uma situação em que por muito pouco não se chega as vias de fato. E assim,  são rompidas as amizades profundas e,  política não pode nos levar à inimizade. 

As idéias têm que ser debatidas e como está sendo feito por dois amigos meus, o Deputado Carlos Giannazi e o Deputado Major Olímpio, é uma forma inconsequente de fazer política. O Deputado Carlos Giannazi e o Deputado Major Olimpio têm estrutura e competência suficiente para fazer obstrução nas comissões e isso vai fazer com que a própria situação aperfeiçoe os seus conhecimentos.

Quero, dentro desse quadro, louvar a postura da Bancada do PT que faz uma oposição no sentido de fortalecer a Assembleia Legislativa. O tipo de oposição discutindo veto por veto.

Alguém poderá dizer: “Mas, deputado, por que V. Exa. está neste momento fazendo uma exposição, no tempo do Grande Expediente, sobre uma matéria que não cabe discutir?” Cabe, sim. Juntamente com o Deputado Salim Curiati, somos decanos desta Casa. Estou iniciando o meu sétimo mandato na Assembleia Legislativa e quando vejo situações que deprimem e que degradam este Parlamento minha obrigação é fazer um apelo: Deputado Giannazi, Deputado Major Olimpio, V. Exas., que representam a oposição, façam uma oposição construtiva. V. Exas. tem gabarito para fazer com que as comissões efetivamente discutam os projetos e não chegar ao plenário para fazer uma obstrução inconsequente porque isso poderá fazer com que os ânimos se exaltem e temos que presenciar aqui cena degradante e deprimente, como tivemos oportunidade de apreciar aqui na semana próxima passada.

            Quero agradecer a paciência dos colegas, dos senhores telespectadores. Quero que entendam que esta é uma colaboração de um deputado de seis mandatos a fim de que esta Casa efetivamente progrida e a missão do deputado se consolide de maneira clara. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ULYSSES MARIO TASSINARI - PV - Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra, por permuta de tempo com o Deputado Milton Vieira, o nobre Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, o que me traz a esta tribuna, nesta tarde, infelizmente, é mais um acontecimento na região noroeste do Estado de São Paulo, onde mais uma vez vemos notícia da imprensa que vagões de trem descarrilaram no interior de São Paulo.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, isso já está se tornando constante na nossa região. Tive a preocupação de fazer o relato dos acidentes ocorridos com descarrilamento e até com várias mortes, porque a ferrovia está, infelizmente, na nossa região, totalmente sucateada, com dormentes podres, trilhos mal colocados e muitas vezes acontecem roubos dos equipamentos de fixação dos trilhos e não são substituídos.

Nesse último dia 12, tivemos aqui na Cidade de Bálsamo, que fica a 463 km da Capital paulista, vagões que descarrilaram. Dessa vez, não foi no centro da cidade porque a linha férrea ainda está cortando o centro da cidade, principalmente o noroeste paulista. Trafega lá 16 locomotivas, diariamente, pela nossa região, passando por Rio Preto, Mirassol, Bálsamo, Monte Aprazível, etc.. Tivemos lá três vagões que descarrilaram, deixando 80 toneladas de soja derramadas no chão e dessa vez afetou os cabos de fibra ótica, deixando diversas pessoas da região impossibilitadas de usar o telefone.

Acidentes desse tipo estão sendo corriqueiros na cidade do interior, na fala do jornalista. Na semana passada, três vagões descarrilaram em Meridiano. Foi o segundo acidente na cidade, em menos de 30 dias.

O espaço da ocorrência do acidente, por causa dessa debilidade de manutenção, está sendo muito pequeno. Não deveria acontecer esse tipo de acidente, mas está ocorrendo em tempo muito pequeno. Em março, dez vagões descarrilaram e outros oito tombaram dentro da cidade de Rio Preto. Eu estava de vereador em Rio Preto e sei que ficou quase 24 horas impossibilitando a população de se locomover para suas casas.

Também aconteceu outro acidente que fez uma estação, que, felizmente, está desativada, vir a ser alvo desses vagões. No fim de março, seis vagões também tombaram perto de um bairro residencial em Botucatu. Ainda bem que não foi dentro da cidade porque senão aconteceriam várias mortes. No local, cerca de 200 mil litros de álcool foram derramados no solo, com o risco de incêndio. Em janeiro, também outro trem, que transportava 100 mil litros de gasolina, descarrilou na cidade de Bauru e o vazamento provocou uma explosão. Se isso ocorrer no centro de Rio Preto, com certeza, teríamos um acidente de grandes proporções e morreriam muitas pessoas porque a rodoviária fica ao lado dessa via férrea.

Podemos notar a falta de sinalização nas passagens de níveis que tem sido um problema. Vários acidentes estão acontecendo lá com abalroamento de automóveis e até de ônibus.

Na cidade de Americana, um trem abalroou um ônibus por volta de 200 metros e, infelizmente, nove pessoas ficaram feridas. Já no outro abalroamento, na cidade de Rio Preto, uma pessoa não teve sorte, pois ela veio a falecer, infelizmente.

Estamos fazendo este relado porque tivemos a preocupação, quando estávamos em Rio Preto como vereador, de estar sempre alertando a LL Logística, que é a empresa concessionária, para que inicie a manutenção, urgentemente, da linha férrea principalmente na região noroeste. Estamos trazendo o fato ao conhecimento desta Casa para que os fiscalizadores dessa concessão possam levar segurança aos moradores próximos à linha férrea.

Outro assunto que me traz à tribuna é a questão da pedofilia. A pedofilia está se proliferando de forma intensa e no interior não é diferente. O interior está se tornado palco de muitos casos de pedofilia. Ontem um pedófilo foi preso numa cidade do interior e uma abordagem deste Deputado junto ao conselho tutelar trouxe uma novidade. A pedofilia, no interior paulista, ocupa o segundo lugar no ranking. Em primeiro lugar está o abuso sexual, em segundo a pedofilia e em terceiro a prostituição infantil. Temos de combater este mal. O Brasil está com muitos casos. Onze por cento dos casos de pedofilia estão no Estado de São Paulo. Já é hora de ampliarmos o debate contra a pedofilia. As crianças precisam saber o que é pedofilia para que no futuro não permitam ser abusadas por um pedófilo.

Fica, portanto, registrada nossa indignação contra a atuação dessas pessoas que abusam de crianças, de pessoas inocentes deixando um trauma muito grande e depois quem vai cuidar desse trauma será o Estado, as entidades, as igrejas.

Tenho trabalhado no combate a esse tipo de crime na região noroeste e quero dar sequência aqui na Assembleia Legislativa. Já temos marcado para o dia 19 de maio uma grande audiência pública com promotores, com juízes da infância e juventude, com a delegada para levarmos à população pelo menos uma palavra: somos contra este tipo de atitude.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, hoje é um dia de muita alegria para nós de Ribeirão Preto e região. Quero noticiar uma grande conquista para a nossa cidade: a construção do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. O Governo do Estado já entregou uma verba de seis milhões, 593 mil à Universidade de São Paulo para a realização deste projeto.

O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, que terá suas obras iniciadas ainda este ano e a conclusão das mesmas em 2013, contará com equipamentos médico-hospitalares, biotecnologia, fármacos, cosméticos, bioenergia e TIC.

O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto será implantado em um terreno de 300 mil m2 dentro do campus da USP, que compreende uma área total de 5 milhões de m2, no bairro Monte Alegre.

Este convênio foi assinado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento com a Universidade de São Paulo e prevê três pavimentos que irão abrigar o núcleo do parque e uma incubadora de empresas de base tecnológica.

O local contará com todo o suporte necessário para a instalação de micro e pequenas empresas inovadoras, frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento de alunos da USP e de outras universidades da região. Além do edifício da incubadora e do núcleo administrativo, o projeto prevê a construção de um centro tecnológico e uma agência de inovação. O parque também pretende reunir um centro empresarial e um centro tecnológico de biotecnologia.

Outra notícia importante.

Ontem conversei com o Governador Geraldo Alckmin e também ficou acertada a instalação de uma Fatec em Ribeirão Preto De acordo com o convênio com a USP e o Governo do Estado teremos a Fatec enriquecendo o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto.

A equipe responsável pela gestão do parque está preparando a documentação para a licitação das obras e tem previsão de lançamento público até julho de 2011, com previsão de entrega do prédio em um prazo de 24 meses a partir da assinatura do contrato de execução.

Portanto, os meus cumprimentos ao Governo de São Paulo e principalmente à população de Ribeirão Preto e região, que recebe estas grandes melhorias.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, uma vez que estamos recebendo hoje o nosso Ministro da Educação Fernando Haddad, solicito a suspensão dos trabalhos até as 17 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - ULYSSES MÁRIO TASSINARI - PV - O pedido de V. Exa. é regimental e suspende a sessão até as 17 horas e 30 minutos por acordo de lideranças.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

- Suspensa às 16 horas e 17 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e 28 minutos, sob a Presidência do Sr. Celso Giglio.

 

* * *

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, peço o levantamento dos nossos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, havendo acordo de lideranças esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V.Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da sessão ordinária de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 29 minutos.

 

* * *