1

 

13 DE MAIO DE 2005

021ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À LEGIÃO DE MARIA

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 13/05/2005 - Sessão 21ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM À LEGIÃO DE MARIA

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Legião de Maria. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Apresenta breve biogragia de Frank Duff, fundador da Legião de Maria. Entrega placa de homenagem ao representante do Padre Ivan, Diretor Espiritual do Senatus São Paulo.

 

002 - VANDERLEI APARECIDO TURINE

Vice-Presidente do Senatus São Paulo, considera que a função da política é fazer com que a dignidade humana seja respeitada na sua integridade. Destaca a força dos legionários ativos e auxiliares que faz tão bem à força da Igreja.

 

003 - NELSON DE MORAES

Presidente do Senatus São Paulo, menciona as áreas de atuação da Legião de Maria e recorda sua fundação em 1921, por Frank Duff.

 

004 - VANDERLEI APRECIDO TURINE

Anuncia a entrega de placa comemorativa ao Sr. Nelson de Moraes, pelos 50 anos de presença da Legião de Maria no Brasil, a ser conduzida pelo Deputado José Carlos Stangarlini.

 

005 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Entrega a placa comemorativa. Anuncia a execução de número musical. Descreve a origem da Legião de Maria e o porquê do seu nome, bem como seu crescimento mundial. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Compõem a Mesa desta Sessão o Sr. Nelson de Moraes, Presidente do Senatus São Paulo, o Sr. Vanderlei Aparecido Turine, Vice-Presidente do Senatus São Paulo, e Sr. Luciano Paparela, coordenador da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Legião de Maria. Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1° Sargento Israel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Sargento Israel.

Reverendíssimo Pe. Ivan, Diretor espiritual do Senatus São Paulo; ilustríssimo Nelson de Moraes, mui digno Presidente; Sr. Vanderley Aparecido Turine, Vice-Presidente; Sra. Claudete Aparecida Capella, Secretária; Sr. Vitor Guimaraes Pereira, Tesoureiro; senhoras, senhores, amigos legionários.

Salve Maria!

Em 1921 Frank Duff fundou a Legião de Maria, mas sua ligação de amor com a Igreja de Deus remonta a trinta e dois anos antes daquela gloriosa tarde de sete de setembro.

Nascido na Irlanda, aos vinte e quatro anos já fazia parte da Sociedade São Vicente de Paula, foi vicentino e reconheceu Cristo no olhar do irmão mais necessitado.

Conforme nos ensina Santo Agostinho, doutor da igreja, "a busca de Deus é a busca pela felicidade. o encontro com Deus é a própria felicidade".

Duff, como grande entendedor das coisas divinas, soube captar a palavra de Deus e, em 1916, escreveu seu primeiro livro intitulado "Podemos ser santos?". A interrogação do título é provocadora. Afinal, as Sagradas Escrituras nos pedem a certeza: "Seja o vosso falar sim, sim; não, não." A publicação nos dá esta certeza! Claramente podemos ser santos!

Nesta possibilidade de santificação encontra-se a virtude do cristianismo. esta é a vitória do sangue purificador do cordeiro. Duff sentia esta verdade de fé e, cinco anos após a primeira edição de seu livro, fundou a legião para levar ao mundo uma fórmula ordenada de louvar a deus e à Santa Mãe da Igreja.

Seu trabalho foi reconhecido e aprovado pela Santa Sé. Durante o Concílio Vaticano II o fundador da Legião foi honrado com o convite para ser observador leigo. "Roma locuta, causa finita"; se Roma reconhece o valor e acolhe a Legião, torna-se indubitável seu serviço à Igreja e a sua submissão à autoridade eclesiástica.

Em 1980, Deus chamou Frank Duff para a vida eterna e sua vida de luta pela santidade foi introduzida para sua canonização. Saudamo-lo por ter plantado a semente que hoje floresce por toda a obra. Saudamos a Legião de Maria por ser este baluarte da fé e retidão.

Neste espírito, gostaria de chamar para receber a homenagem desta Casa de Leis, em nome do Senatus São Paulo, seu Diretor Espiritual, Padre Ivan.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. VANDERLEI APARECIDO TURINE - Senhoras e senhores, estou fazendo um discurso de improviso, pois aqui estaria fazendo uso da palavra o Padre Ivan. Devido a um problema de saúde fui incumbido desta missão num dia tão importante.

Agradeço a esta Casa e ao Sr. Deputado pela nobreza da lembrança de um movimento, falando do ponto de vista eclesial, tão importante como a Legião de Maria.

Com certeza todos os legionários estão nos antecedendo nos céus, contemplando Deus face a face. Os legionários nos dias de hoje lutam muito para ver um mundo mais humano, mais digno da vontade de Deus que é a vida em plenitude e para todos.

Reportando-me à filosofia antiga, há 25 séculos atrás, devemos lembrar que a função da política é fazer com que a dignidade humana seja respeitada na sua integridade, na sua espiritualidade, na sua parte biológica, na sua parte mental etc. O ser humano tem de ser respeitado em todas as dimensões.

Esta Casa tem de ser o exemplo através dos seus representantes, afinal é a vontade popular que tem de acontecer. Isso também se passa pelos movimentos eclesiais, como por exemplo, a Legião de Maria, em que todas as pessoas, em especial as pessoas que precisam ser mais ouvidas, as pessoas que mais necessitam de uma ajuda, seja de que ordem for - na área da saúde, do acolhimento, da solidariedade, a Legião de Maria, que está caminhando desde 1921.

Como testemunho, tomando como base Nossa Senhora e Jesus de Nazaré, esta Casa vem coroar a caminhada desse movimento que há 50 anos vem representando a legião aqui em São Paulo, a legião pelo Brasil. A Legião de Maria hoje no Brasil corresponde a 10% dos legionários do mundo. Se no mundo existem três milhões de legionários, o Brasil é responsável por 300 mil legionários ativos no mundo.

Quero lembrar que a força desses legionários ativos e auxiliares é que faz tão bem à força da Igreja. Por que tão bem? Porque acreditamos que é ser vocacionado pertencer aos outros movimentos, às outras pastorais. Aí encontramos a força do corpo místico de Cristo.

E esta Casa acaba trazendo esse incentivo, essa motivação para todos os legionários e pena que nem todos puderam chegar e lotar esta Casa, como seria digno, e ela está de parabéns por contemplar um movimento que procura abraçar a fé e a ação na evangelização no novo Século XXI.

Muito obrigado.! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - José Carlos Stangarlini - PSDB - Agradecemos ao Sr. Vanderlei Aparecido, que falou de improviso, representando, além da Vice-Presidência do Senatus, o Padre Ivan, nosso particular amigo. Um pouco antes de começarmos nossa sessão,, ligamos para ele, que está de cama, com gripe, e pediu nossas orações.

Passo a palavra ao Sr. Neélson de Moraes, Presidente do Senatus São Paulo.

 

O SR. NEÉLSON DE MORAES -- Boa- noite a todos. ! Boa- noite, Deputado. ! Quero, em nome da Legião de Maria, mais uma vez, agradecer-lhe e lembrar que é nosso amigo já de grande tempo. O Padre Ivan, na terça-feira, mandou um abraço a todos. Infelizmente, a gripe pegou-o novamente. V. Exa. acabou de conversar com ele.

 

Hoje, quero expressar a nossa gratidão por V. Exa. ter estado conosco na comemoração dos 50 anos, na Catedral. Isso foi muito importante para nós.

Quero lembrar, também, que a Legião de Maria, como disse o Irmão Vanderlei, tem um histórico muito forte na nossa Igreja, na nossa caminhada em São Paulo. Estamos hoje avançando em todos os templos, estamos avançando em todos os territórios, estamos avançando em todas as dioceses da Grande São Paulo e do Brasil.

É um movimento forte, é um movimento que procura estar a serviço da Igreja e, como disse o Vanderlei, estamos procurando atender a tudo aquilo de que a Igreja precisa, tanto na parte material quanto na parte social e na parte política. Procuramos nos envolver, procuramos estar presentes,  e, por isso , esse contato e termos aceito, com muita honra, o convite para virmos aqui representar esse grande movimento da Legião de Maria.

Como disse o nobre Deputado, a Legião de Maria começou em 1921 pelo nosso fundador, Frank Duff, e até hoje fazemos a história da legião. Depois de 80 anos, caminhando, levando o nome de Nossa Senhora com muita dignidade, muita honra e muito carinho, a todas as pessoas. Isso é muito bom, porque sentimos o grande apoio de todos. Quando aqui passamos, sentimos o apoio desta Casa e foi muito bom para nós.

Nesses contatos que tivemos, quero agradecer também ao nosso Irmão João, que esteve na nossa sede, visitando a casa da Legião de Maria aqui em São Paulo. Faço um convite ao nobre Deputado para que compareça, se assim o quiser, na nossa reunião mensal, no primeiro sábado do mês, quando todos os coordenadores estarão presentes. Lá, com certeza, todos iremos agradecer tudo isso que está sendo feito aqui hoje.

Em nome da Legião de Maria, mais uma vez, agradeço a oportunidade de estarmos aqui e quero transmitir o recado do Padre Ivan, que gostaria de conversar com V. Exa. em particular.

Que Nossa Senhora o abençoe e continue cobrindo V. Exa. com seu manto sagrado, em todas suas caminhadas, sabendo dos problemas particulares que teve este ano. Rezamos para que tudo saísse bem, juntamente com sua família e todos seus companheiros.

Que Nossa Senhora abençoe cada um dos senhores. Salve, Maria!

 

O SR. VANDERLEI APARECIDO TURINE - Em seguida, o Deputado José Carlos Stangarlini, em nome do Parlamento Paulista, fará a entrega da placa ao Movimento Legião de Maria, homenageando os 50 anos de presença no Brasil, na pessoa do Sr. Nelson de Moraes.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Teremos agora uma apresentação do Coral da Legião de Maria, com o Hino da Legião de Maria.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral da Legião de Maria.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece a Mariana Fernandes de Moraes e Bárbara Fernandes de Moraes pela apresentação.

Está conosco também a Diretoria da Legião de Maria: Claudete, 1a Secretária; André, 2o Secretário; Vitor, 1o Tesoureiro, e Luis, 2o Tesoureiro. O Senatus São Paulo está também no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Brasil inteiro somos mais de um milhão. Que Deus nos abençoe.

Mais uma vez remeto-me às lições de Santo Agostnho, o qual costumava dizer: "a fé é tão importante para a vida como a raiz é para a arvore". Ciente desta verdade, os legionários de Maria expandiram-se pelo mundo levando a mensagem da fé de uma forma pura, simples, mas, que ao mesmo tempo abrange toda a complexidade do "crer".

Se Roma expandiu seu império pelo mundo, foi por meio de seu exército. A história incumbiu-se de imortalizar a figura do legionário romano, do soldado de infantaria que domina os campos de batalha da antiguidade. Este personagem heróico traduz valores que são a expressão de um profundo sentimento de dever nos confrontos do Estado, pois sua vontade individual perece em favor da causa.

Frank Duff, com a sabedoria costumeira dos homens santos, emprestou esta imagem vitoriosa do legionário, não só para batizar este movimento apostólico leigo, ao qual saudamos, como, também, para definir a conduta galharda da Legião de Maria.

Nascida de uma pequenina reunião, com apenas 15 jovens na cidade de Dublin, na Irlanda, a Legião de Maria difundiu-se pelos cinco continentes, contando hoje com 3 milhões de legionários. A Legião estende-se por quase todos os países do mundo, cobrindo e protegendo as nações sob o manto anil de maria santíssima.

Este sucesso é o marcante sinal da mão de Deus, que guiou os passos de Frank Duff e segue a guiar estes valorosos legionários em sua luta. É a conseqüência da oração, base da doutrina desta virtuosa legião, que tem como espada o santo rosário e como escudo a reza diária da catena.

Neste parlamento procuro seguir esta missão de luta em favor de nossa mãe, a batalha constante de aceitar o "sim de Maria". Como é sofrido curvar-se a este "sim" que a mãe do Salvador deu ao anjo de Deus. Mas, se servir a Deus é o nosso mais irrenunciável dever, dobraremos a espinha e negaremos os mundismos hodiernos que ofendem o Pai.

Pedimos a Deus que nos ilumine para seguirmos nesta luta dramática entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas. Pedimos a Maria que nos faça dignos de sua centúria.

Muito obrigado!

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, aos assessores de gabinetes, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 05 minutos.

 

* * *