18 DE MAIO DE 2009

021ª SESSÃO SOLENE EM homenagem A “IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS”

 

Presidente: CHICO SARDELLI

 

 

RESUMO

001 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Chico Sardelli, com a finalidade de "Homenagear a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - LUIS YABIKU

Vereador à Câmara Municipal de Campinas, cumprimenta o Deputado Chico Sardelli pela iniciativa. Explica as atividades desenvolvidas pelos jovens, através do programa "Mãos que Ajudam", de trabalho voluntário em prol das pessoas menos favorecidas. Ressalta a importância do ensinamento cristão para a valorização e fortalecimento das famílias.

 

003 - RACHEL RIBEIRO DA SILVA CARVAJAL

Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Pinhal, faz depoimento sobre seu ingresso na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, há 49 anos. Conta como a Igreja a ajudou, com orientação e incentivos, a crescer até tornar-se professora e diretora de escola. Hoje é vereadora de sua cidade e reconhecida pelo seu trabalho aos desfavorecidos.

 

004 - RAFAEL PÁDUA

Vereador à Câmara Municipal de Cosmópolis, informa que é membro da Igreja desde jovem. Foi missionário na Bahia, aonde foi para explicar a doutrina a quem quisesse aprender. Acrescenta que a experiência serviu para aprender a ser auto-suficiente, material e espiritualmente, e hoje traz consigo os ensinamentos em todas as atividades de sua vida como homem público, empresário e pai de família.

 

005 - MARCOS CINTRA

Secretário Municipal de Trabalho de São Paulo, afirma que conhece a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, há 15 anos, quando era Vereador por São Paulo. Manifesta seu respeito pela instituição. Informa relacionar-se com integrantes da Igreja. Enaltece o trabalho cuidadoso do funcionamento da instituição e das pessoas notáveis que a congregam.

 

006 - MARIA JOSÉ RIBES

Coordenadora do Programa "Mãos que Ajudam São Paulo", mostra as várias frentes de atuação do programa "Mãos que Ajudam", de apoio aos necessitados, de confecção e doação de enxovais para bebês carentes, de reformas de escolas públicas. Mostra que, com esse trabalho de voluntariado, desenvolvem nas crianças e nos jovens a consciência da importância de se ajudar o próximo desfavorecido.

 

007 - Presidente CHICO SARDELLI

Anuncia a apresentação do vídeo "Mãos que Ajudam".

 

008 - ALEXANDRE BRAGA

Presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado de São Paulo, afirma que é membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, há 20 anos e norteia sua vida profissional e familiar em sua doutrina.

 

009 - Presidente CHICO SARDELLI

Anuncia a apresentação musical do Coro dos Missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sob a regência do maestro Andrés Lopez.

 

010 - ELDER STANLEY G. ELLIS

Segundo Conselheiro na Presidência da Área Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, faz relato da criação da instituição religiosa, que conta com aproximadamente trezentos mil membros no Estado de São Paulo. Ressalta a importância da família, instituída por Deus, através de Jesus Cristo, que é o exemplo a ser seguido e imitado. Faz homenagem ao Deputado Chico Sardelli.

 

011 - Presidente CHICO SARDELLI

Anuncia apresentação musical de Suelen Yamagushi. Homenageia os Srs. Elder Stanley G. Ellis, Carlos Alexandre Braga e Marcos Cintra, com entrega de placas, e à Sister Ellis, com entrega de flores, em nome de todas as mulheres da Igreja. Fala de seu orgulho em promover essa homenagem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cujos membros são popularmente conhecidos como mórmons e poder mostrar um pouco da sua doutrina cristã, que valoriza a família como a célula fundamental de formação de uma sociedade justa, solidária e pródiga. Ressalta a importância do trabalho social realizado pelos jovens voluntários do programa "Mãos que Ajudam". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – CHICO SARDELLI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Bom-dia a todos os presentes. É um prazer enorme recebê-los nesta manhã de segunda-feira na nossa Assembleia Legislativa.

Gostaria de enumerar as pessoas presentes: Sr. Élder Stanley, 2o Conselheiro na Presidência da Área Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Dona Ellis, sua esposa;Sr. Alexandre Braga, presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo; Sr. Élder Fernando de Araújo, Setenta de Área da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Sra. Maria José Ribes, coordenadora do Programa Mãos que Ajudam em São Paulo.

Gostaria ainda de citar a presença dos Vereadores Rachel Ribeiro da Silva Carvajal, Presidente da Câmara da Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal; Sr. Rafael de Pádua, da Cidade de Cosmópolis, missionário da Igreja, e Sr. Osvaldo Luiz Veronesi, também da Cidade de Cosmópolis.

Saudamos o Professor Marcos Cintra, Secretário Municipal do Trabalho, meu amigo pessoal e Vereador da Cidade de São Paulo. Tivemos oportunidade de trabalhar juntos como deputados federais e quero dizer que é uma honra recebê-lo nesta Casa.

Citamos também o Sr. Sebastião Bognar, Vereador de Osasco e ex-Deputado Estadual por São Paulo; Sr. Luis Yabiku, Vereador do PDT, pela Cidade de Campinas; Vereador Anézio Vieira da Silva, da Cidade de Cosmópolis.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, autoridades presentes, membros irmãos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, esta Sessão Solene foi convocada pela Presidência efetiva desta Casa, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Em nome de todos os deputados desta Casa, quero dizer que é um imenso orgulho recebê-los hoje nesta Sessão Solene, que fazemos com muita alegria no coração. Como é bíblico, costumo repetir sempre que toda autoridade é revestida do poder de Deus. E feliz daquele homem público que sabe reconhecer que seu trabalho foi concedido pelo povo, que nos deu a possibilidade de trabalhar por quatro anos. Na vida pública, um homem temente a Deus faz a diferença, sim.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2o Tenente Músico PM Davi Serino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do 2o Tenente Músico PM Davi Serino da Cruz. Parabéns! Que Deus abençoe a cada um dos senhores, e obrigado por nos abrilhantar com o Hino Nacional Brasileiro.

Com a palavra o Vereador Luis Yabiku.

 

O SR. LUIS YABIKU - Bom-dia a todos. É uma honra estar aqui nesta Casa de Leis, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Gostaria de cumprimentar o Presidente Stanley, o Sr. Élder Araújo, que serviu comigo na missão, e demais autoridades presentes nesta sessão.

O Deputado Chico Sardelli teve a sensibilidade de reconhecer todo o trabalho que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desenvolve no Estado e no País. O Presidente fez referência ao Programa Mãos que Ajudam, uma atividade totalmente voluntária da Igreja, onde a maioria dos participantes é jovem; meninos e meninas que, desde cedo, ajudam e entendem a importância do altruísmo e da solidariedade.

A Igreja sempre está presente nos momentos mais difíceis da vida das pessoas - principalmente em momentos de devastação, inundação -, ajudando inclusive no armazenamento dos alimentos, no cuidado das roupas.

Quero saudar o Presidente, Deputado Chico Sardelli, por essa manifestação, por entender que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é, antes de tudo, uma igreja cristã que prega o Evangelho e acredita que a família é a célula mais importante de nossa vida. A família estando unida, toda a sociedade melhora, toda a Nação cresce mais saudável.

Quero cumprimentar a iniciativa de V. Exa. e saudar os demais membros da igreja e os novos missionários que estão partindo em busca da divulgação do Evangelho ressuscitado na face da Terra. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Eu é que agradeço, Vereador Luis Yabiku, pelas palavras e por fazer parte deste dia festivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Gostaria de chamar a Vereadora Rachel Ribeiro da Silva Carvajal, Presidente da Câmara da Estância Climática de Santo Antônio de Pinhal.

 

A SRA. RACHEL RIBEIRO DA SILVA CARVAJAL - Com grande satisfação, quero cumprimentar o Deputado Chico Sardelli que, com tão boa vontade está proporcionando esses momentos de alegria para nós. Autoridades presentes, membros da Igreja, amigos, visitantes, missionários que estão partindo para o campo, sou membro da Igreja há 49 anos. Sou vereadora em terceiro mandato em Santo Antônio do Pinhal, segundo mandato como Presidente da Câmara Municipal. Se hoje sou o que sou, devo à  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quando a conheci, era apenas uma dona de casa, com uma condição financeira muito precária, com quatro crianças pequenas, marido desempregado. Uma situação muito difícil. Lá, aprendi que poderíamos crescer. As pessoas que trabalham nessa Igreja não têm salário, têm boa vontade. Aprendi que estava em cada um de nós a possibilidade de crescer. Fui incentivada a estudar. Fiz o Ensino Fundamental, o colegial e cinco faculdades. Fiz Pedagogia, Estudos Sociais, Geografia, História, tudo com licenciatura plena, depois fiz Administração Escolar. Fui professora, fui por dez anos diretora de uma escola.

Aquela pessoa que entrou na Igreja e não tinha nem roupa para vestir - eram roupas ganhadas da família - chegou a ser uma autoridade da cidade. Por quê? Porque um médico que seria candidato a prefeito foi a minha casa e falou: “Dona Rachel, faz dez anos que observo a vida da senhora. A senhora é uma mulher batalhadora, presente em todas as obras sociais. Onde precisa se doar, que ninguém quer ir, a senhora vai. Admiro muito a senhora, uma mulher de caráter, de fibra, de valor, por isso a convido para se filiar ao partido e ser candidata a vereadora.” Eu falei: “Mas como candidata a vereadora? Ficar inimiga das pessoas? Sou amiga de todo mundo.” Mas fui convidada para um jantar e eles me incentivaram, dizendo que, se eu ganhasse, como autoridade, poderia ajudar mais as pessoas. Fui, empenhei-me e ganhei. Fui a única daquele partido, nem o candidato a prefeito ganhou. Dos dez candidatos a vereador do meu partido, fui a única. Continuei, estou no terceiro mandato.

As pessoas falam para mim: “Dona Rachel, a senhora não existe. A senhora é uma pessoa de uma política tão diferente, que se doa tanto, a senhora não pensa nem na senhora, pensa mais no próximo.” Foi isso que aprendi: dedicar à família e ao próximo. É isso que tenho feito, graças ao conhecimento, à paciência que os missionários tiveram comigo durante seis meses me ensinando sobre a Igreja. Não foi fácil aceitar a Igreja, pois eu já tinha os meus princípios. Mas quando vi que estava tudo de acordo com a Bíblia e que essa era realmente a Igreja de Jesus Cristo, eu me filiei a ela. No dia 26 de junho, vai fazer 49 anos que estou nela. Meus filhos cresceram, meu filho Carlos Carvajal, que já foi missionário, está aqui comigo. Tenho netos que foram missionários, minhas netas casaram-se todas com ex-missionários, tenho cinco bisnetos, todos dentro do convento.

Estou muito feliz e grata ao Pai Celestial pela paciência que os missionários tiveram comigo. Pelo Élder Ronald, que me batizou, e por estar aqui hoje representando não só a Igreja do ramo de Campos do Jordão, onde frequento, mas minha Cidade de Santo Antônio do Pinhal, onde sou, depois do prefeito, a primeira autoridade. Quero agradecer ao Pai Celestial e a Jesus Cristo por ter a certeza de que a família é uma coisa importante, de que esta vida é passageira, mas poderemos dar continuidade eternamente com os nossos familiares. Muito obrigada.

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Parabéns, Vereadora Rachel, pelo seu bonito testemunho. Como disse no começo dos nossos trabalhos, um homem temente a Deus na vida pública faz a diferença. E temos o exemplo de uma vida que efetivamente se converteu e está aí fazendo o bem a todos e participando ativamente dos destinos da nossa política pública. Parabéns, que Deus a abençoe.

Gostaria de citar a presença entre nós do Deputado Marcos Martins. (Palmas.)

Tem a palavra o Vereador da Cidade de Cosmópolis Rafael Pádua.

 

O SR. RAFAEL PÁDUA - Bom-dia, Sr. Presidente, amigos, autoridades presentes, é uma alegria muito grande poder estar aqui neste momento. Um profeta que viveu antes do nosso Salvador Jesus Cristo disse que os homens existem para que tenham alegria. Se vocês procurarem nas Escrituras, está escrito isso. É motivo de alegria estar aqui. Sou representante e missionário da Igreja de Jesus Cristo e também do Poder Legislativo da Cidade de Cosmópolis, mas gostaria de falar não como político, e sim como um membro da Igreja de Jesus Cristo. O nome da igreja diz: “Igreja de Jesus Cristo”. Amamos, louvamos e agradecemos nosso Salvador Jesus Cristo por nos amar, por ter proporcionado a oportunidade de voltarmos a viver na presença de Deus. Como missionário da Igreja de Jesus Cristo, pude aprender muito sobre o plano de Deus, sobre como Deus ama cada um de nós

Estou vendo muitos missionários no início de sua missão, que saíram do seu lar. Como a Vereadora disse, na Igreja de Jesus Cristo não existe nenhum cargo, nenhum clero remunerado. Todos os que servem, fazem-no por amor a Deus, por amor ao próximo. Mas ganhamos muito mais do que um salário, muito mais do que benefícios materiais: ganhamos a oportunidade de viver uma vida cheia de prazeres, alegrias, conhecendo o Salvador Jesus Cristo, construindo famílias neste mundo e preparando-nos para, um dia, encontrarmo-nos com Deus novamente.

Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que estava no Aeroporto de Guarulhos, pegando um avião para ir para a Bahia, uma terra muito amada. Aprendi a amar aquele povo. Achamos que iríamos servir e acabamos aprendendo, aprendendo muito, não somente as coisas espirituais do Evangelho de Deus. Foi para lá que fui, aos 19 anos, um jovem. Nas coisas de Deus, aprendi a crescer. Para chegar à estatura de homem é preciso aprender muito, mas principalmente as coisas naturais desta vida: autosuficiência material, emocional, principalmente espiritual.

Aprendi a acreditar em Deus. Foi isso que me deu base para começar uma vida como um empresário - hoje, sou empresário no ramo da construção civil -, como um chefe de família e esposo, como um irmão, como um filho, e uma vida na carreira política, sabendo que temos a obrigação, um grande compromisso com Deus, quando estamos em cargos que podemos abranger um número maior de pessoas, os cargos eletivos. Aprendemos que muitas pessoas dependem das nossas atitudes para progredir neste mundo, para receber bênçãos e progresso, para ter estabilidade emocional, financeira e espiritual.

Agradeço muito ao Deputado Chico Sardelli por nos proporcionar a alegria de podermos falar sobre a Igreja de Jesus Cristo. Muito ainda será dito aqui sobre os projetos sociais da Igreja, sobre os projetos missionários, por isso não vou tomar o tempo de vocês. Mas digo a todos que a Igreja de Jesus Cristo me ensinou que Jesus Cristo vive, e Ele é o nosso Salvador.

Muito obrigado pela oportunidade e um bom-dia a todos! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - CHICO SARDELLI - PV - Amém. Gostaria de agradecer ao Vereador Rafael e a todas as autoridades da Cidade de Cosmópolis presentes nesta solenidade.

Gostaria de solicitar que o professor, Vereador Marcos Cintra, Secretário Municipal do Trabalho, dirigisse-nos algumas palavras.

 

O SR. MARCOS CINTRA - Cumprimento o Sr. Presidente da Mesa, Deputado Chico Sardelli; os vereadores e autoridades presentes; o Sr. Élder Stanley, hoje homenageado, acompanhado da sua simpática esposa; o Sr. Alexandre Braga; o Sr. Élder Fernando Araújo.

Diferentemente dos que me antecederam, não pertenço à Igreja Mórmon, mas tenho por ela um profundo respeito. Esse respeito vem de, há pelo menos, 15 anos. Era vereador em São Paulo, em 1992 ou 1993, quando recebi uma solicitação para mudar um ponto de ônibus que ficava bem na porta da entrada principal do templo, localizado na Avenida Francisco Morato. Isso, evidentemente, causava todo tipo de preocupação, sujeira, movimentação, e sabemos como a Igreja Mórmon é cuidadosa nas suas questões pessoais de limpeza e disciplina. Recebi essa solicitação para ver se seria possível mudar o ponto de ônibus de frente da Igreja.

Através desse singelo contato, tive a oportunidade de conhecer não só o funcionamento da Igreja, mas algumas das pessoas mais notáveis. Muitos deles ainda são amigos meus, quase 16 anos depois. Inclusive, alguns deles estão sentados à minha frente: o irmão Humberto; o meu querido amigo Murad. Enfim, são pessoas com as quais tive o privilégio de conviver ao longo desses últimos anos.

O que me estimula a participar desta cerimônia e trazer o meu depoimento é, sobretudo, a contribuição que essa Igreja - que, na realidade, é uma nação, espalhada em todos os rincões do mundo, com mais de um milhão de membros apenas no Brasil - vem dando ao mundo e, particularmente, ao nosso País.

Acho que os valores que a Igreja Mórmon representa são universais e, como disse Élder Stanley, foram-nos dados pelo Salvador de todos nós. O grande mérito da Igreja Mórmon, no meu modesto ponto de vista, é a transposição desses princípios tão importantes do ponto de vista eclesiástico e religioso para o dia a dia das pessoas. A importância de seguir as regras que Jesus Cristo nos legou não apenas nos garante a salvação eterna, mas nos proporciona condições de vida mais justas, mais equânimes, uma organização mais ajustada às nossas necessidades e, sobretudo, leva-nos a adquirir valores que são fundamentais para a nossa felicidade pessoal: os valores da família, o respeito à hierarquia, o respeito aos nossos antepassados. É notável a importância que a Igreja Mórmon dá ao passado como guia para o futuro; como é importante observarmos quem somos, de onde viemos, para podermos saber para onde vamos. São coisas como essas que me fazem admirar profundamente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Há 15 anos, tive a felicidade de prestar uma homenagem. E o fiz sem nenhum intuito político, apenas como demonstração pessoal de gratidão a uma pessoa que conheci, que morou no Brasil e que foi um dos Doze Apóstolos da Igreja, um dos dois conselheiros do Profeta, o Apóstolo Faust, a quem tive a honra e a felicidade de conceder o título de Cidadão Paulistano. Quando morou aqui, ele se apegou tanto a este País, contribuiu tanto, deixou tantas coisas. Hoje, ele é co-cidadão de todos nós, paulistanos, graças a Deus. (Palmas.)

Sr. Presidente, Deputado Chico Sardelli, esta iniciativa de homenagear a Igreja, de homenagear o trabalho social que executa, de homenagear os valores que estão trazendo à nossa sociedade, é mais do que justa e reflete também, Deputado, os seus próprios valores. É uma iniciativa que, tenho certeza, brota do fundo do seu coração, da maneira mais espontânea possível para valorizar uma gente como essa, que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso País.

Portanto, Élder Stanley, principal representante da Igreja nesta solenidade, representantes de todos os movimentos sociais da Igreja, inclusive o movimento que hoje será homenageado, Mãos que Ajudam São Paulo, esta é uma manhã importante, é uma manhã na qual todos devemos nos regozijar.

Deputado Chico Sardelli, cumprimento-o pela iniciativa. Gostaria de cumprimentar todos os presentes, Élder Stanley, e dizer que nós, brasileiros, somos profundamente gratos pela sua presença entre nós, somos profundamente reconhecidos por tudo o que a Igreja vem fazendo materialmente e, sobretudo, espiritualmente, para a formação do nosso povo.

Como disse, não sou mórmon, mas reconheço valores, virtudes em todos aqueles que respeitam a Deus e em todos aqueles que tentam fazer deste mundo um ambiente mais justo, mais agradável e mais feliz para todos nós.

Parabéns, Presidente! Parabéns Élder Stanley! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Esta Presidência agradece as palavras do nosso Secretário Municipal de Trabalho de São Paulo, Vereador Marcos Cintra.

Concedo a palavra à Sra. Maria José Ribes, coordenadora do Programa Mãos que Ajudam São Paulo.

 

A SRA. MARIA JOSÉ RIBES - Muito bom-dia a todos.  Bom-dia ao Presidente da Casa, nobre Deputado Barros Munhoz; ao Exmo. Sr. Deputado Chico Sardelli; ao nosso querido Presidente Stanley Ellis, da área Brasil; e às demais autoridades presentes, representando as 180 mil mãos que têm trabalhado arduamente para tornar a vida das pessoas mais digna, diminuir suas dores, aliviar seus fardos, levar-lhes esperança e amor. Gostaria de agradecer ao nobre Deputado Chico Sardelli e a cada deputado desta Casa que apoiou a iniciativa de homenagear e reconhecer os trabalhos que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o programa “Mãos que Ajudam” têm executado a favor dos necessitados e da comunidade em geral. A todos os deputados da Casa, nosso muito obrigado.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem sua doutrina centrada em Jesus Cristo e acredita que a estrutura familiar torna as nações mais fortes.  A família é a base da sociedade, é nosso porto seguro. Como disse o Presidente David O. Mckay, um profeta de nossa igreja, "nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar".

As palavras abaixo fazem parte de A Família Proclamação ao Mundo, da Primeira Presidência da Igreja e do Quorum dos 12 Apóstolos.

O plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte. O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. "Os filhos são herança do Senhor." (Salmos 127:3).

Com o objetivo de passar mensagens sobre o assunto e fortalecer os laços familiares, a igreja produziu os “Homefronts”, que foram gentilmente transmitidos pela TV Globo em todo o País, e que vamos ver agora.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Assistiremos agora ao vídeo “Mãos que Ajudam”.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MARIA JOSÉ RIBES -  A igreja viu nos projetos de voluntariado uma maneira de fortalecer as famílias também.  Quando pais e filhos se unem e arregaçam as mangas para ajudar as pessoas, muitos milagres pessoais acontecem. Depois de projetos diversos para a comunidade, eles foram unificados e um novo programa foi criado em 2001: “Mãos que Ajudam”.

Através do programa “Mãos que Ajudam”, desde 2001 foram reformadas aproximadamente 1.300 escolas. Além da pintura de muros e de paredes, suas carteiras e portões foram consertados, seus jardins refeitos; bibliotecas foram reorganizadas; e até um projeto experimental de captação de água de chuva para reuso em serviços como jardinagem, lavagem dos pátios, levando a uma grande economia de água. Isso vai de encontro a um de nossos objetivos, que é a preservação do meio ambiente.

Em 2008, outra iniciativa inovadora foi introduzida: inserimos nos projetos das escolas palestras para jovens, pais e professores sobre administração financeira do lar, eficácia pessoal, relacionamento familiar, dentre outros tantos temas, cuja ideia é complementar à reforma dos edifícios, estimulando uma reforma interna na vida dos alunos e de seus pais, ampliando sua visão e expectativas.

Em outra oportunidade, 500 mil lençóis para hospitais e maternidades foram confeccionados, além de milhares de roupas hospitalares para a equipe médica e para os pacientes. Para alcançar este objetivo, centenas de pessoas, entre mulheres e homens, aprenderam a costurar, a cerzir, e a apoiar seus familiares para que conseguissem alcançar as metas de produção de lençóis e roupas hospitalares.

Reconhecendo os esforços, a TV Globo foi se tornando mais e mais apoiadora dessas iniciativas. A cada projeto, ela também transmitia chamadas produzidas pela igreja com seu logo inserido. Vamos ver alguns “spots” agora:

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MARIA JOSÉ RIBES - As crianças não ficaram de fora. Milhares de crianças, um pequeno e forte exército, lutaram a favor da natureza, da preservação dos parques e praças públicas, recolhendo lixo e distribuindo sacolas para que os visitantes destes espaços se motivassem a participar. Tudo isso em pleno Dia das Crianças, em que elas presentearam a cidade ao invés de priorizarem seus próprios presentes.

As “Mãozinhas que Ajudam” também entraram em ação na distribuição de kits para a terceira idade. Foram 40 mil mantas, confeccionadas por famílias inteiras, além de kits para higiene pessoal dos idosos, ajudando a aumentar a autoestima e garantindo uma velhice digna. Na entrega, os pequenos e os jovens ainda tocaram instrumentos musicais, entoaram canções, escreveram cartões e distribuíram amor, muito amor.

Nestes anos foram ainda confeccionados e distribuídos 20 mil kits de maternidades para as mães carentes, para que seus filhos viessem ao mundo aquecidos, cuidados e amados. Para 2009, pretendemos entregar só na grande São Paulo 12.500 kits. Além disso, estão sendo proferidas palestras com nutricionistas, psicólogas, enfermeiros padrão, culinaristas, professores de Educação Física e uma série de profissionais que ajudarão as mães a cuidarem melhor de seus filhos, de si mesmas e a terem esperança de dias melhores. Que a esperança floresça em seus corações para que aquele bebê usufrua de um mundo mais digno e melhor.

Os kits terão mantas, macacões, toucas e luvas feitos com sobra de tecidos, mas com acabamento de primeira linha. As sacolas que acondicionarão as roupinhas e os produtos de higiene pessoal serão feitas com lâminas de garrafa PET ligadas por crochê. É nosso primeiro kit totalmente sustentável.

Outros inúmeros projetos locais foram feitos, como:doação de sangue; palestras de conscientização ambiental; oficinas ensinando a reciclagem de lixo, transformando o óleo em sabão e garrafas PET em artesanato; busca da história da família; armazenamento de alimentos para um futuro mais seguro.

Veremos agora um outro vídeo, que mostrará um pouco mais do que acabei de falar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MARIA JOSÉ RIBES - O que mais podemos dizer sobre o Programa Mãos que Ajudam?

É um programa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias criado para prestar serviço comunitário e oferecer auxílio para os necessitados nas calamidades, através dos membros e amigos da igreja.

Como o nome diz o objetivo é prover a mão-de-obra para a prestação de serviços e não artigos e bens materiais. Os artigos e bem materiais vêm através de parcerias com a iniciativa privada e órgãos governamentais, que nos auxiliam a prestar serviços ainda mais completos e efetivos.

No Mãos que Ajudam não há diferenças sociais. Ninguém é melhor do que ninguém. As pessoas se unem para ajudar. Se não tem talento para tal projeto, eles desenvolvem. Se não tem tempo para ajudar, se organizam. Pessoas de diferentes formações profissionais, nível social e talentos se unem, ganham forças e canalizam suas ações para ajudar ao próximo. É comum ver executivos pintando muros sendo orientados por operários da construção civil. Portadores de deficiência física também são estimulados a participar, contribuir. Não há limitações que impeçam as pessoas de participar.

Foram realizados projetos Mãos que Ajudam bem-sucedidos em toda a América Latina, África, Ásia, Europa, Oceania e Estados Unidos, mas o Brasil foi pioneiro nesses projetos. Suas experiências e exemplos serviram de parâmetros para impulsionar projetos no mundo.

O que surpreende é como conseguimos reunir tanta gente, tão rápido. Noventa mil pessoas em um só dia no Brasil?

Não é difícil responder a pergunta. Através da organização interna da igreja, conseguimos comunicar cada membro da igreja. Eles estão prontos para agir. Quando são acionados, eles entram em ação. Mas não queremos fazer as coisas sozinhos. A comunidade é constantemente estimulada a participar, através dos Consegs, Associação de Pais e Mestres, Imprensa e entidades diversas. Estamos com os braços abertos para receber cada um que queira doar seu tempo e talento e suar a camisa conosco.

O que queremos com isto? Ajudar as pessoas; levar-lhes esperança; ter felicidade e reconhecer as bênçãos divinas. Colocar na prática os ensinamentos de Jesus Cristo - "Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus".

Quando ajudamos o próximo: valorizamos mais nossos momentos de felicidade; agradecemos a Deus pelo privilégio de estar na terra; esquecemos de nós mesmos.

Para finalizar, eu gostaria de compartilhar algumas experiências que tivemos e algumas declarações que recebemos: um aluno que foi excluído da atividade da reforma da escola que frequentava, pois era considerado problemático, recebeu uma chance do diretor da escola estimulado pelo coordenador do Mãos que Ajudam daquela região. Depois de passar horas pintando, limpando, organizando carteiras, o menino, até então problemático, escreveu uma carta dizendo: “Obrigado por me darem a chance de participar. Eu não sou mais o mesmo depois de ter participado desta reforma e não vou mais decepcionar meus professores. Descobri ali que eu posso ser útil em alguma coisa.” A reforma não foi só no edifício, mas no coração do menino e da liderança da escola que começou a ver o aluno de outra maneira.

Outra experiência: um garoto que por três anos acompanhava seu pai, pintor profissionalmente, e seus irmãos no projeto de reforma de escolas, comentou: meu pai não conversava com a gente. Ele começou a melhorar desde que trabalhamos no projeto das escolas. Descobrimos que se nos uníssemos, assim como fazemos no projeto de reforma das escolas, poderíamos fazer grandes coisas para nossa família. Depois de três anos de participação, temos uma casa de tijolos construída com a união de nossa família. Mais um exemplo de que a reforma do edifício fez grandes mudanças no coração e na capacidade de comunicação e união desta família.

Muitos voluntários descobriram nos talentos que desenvolveram para novos projetos, como das mantas de tear manual, maneiras de ganhar dinheiro e aumentar o orçamento doméstico, tamanha a qualidade dos produtos que aprenderam a confeccionar. Quando esqueceram de si para participar do projeto, descobriram a solução de seus problemas e ampliaram sua visão do que poderiam fazer por si mesmos.

Recebemos esta carta de uma de nossas regiões na Zona Sul de São Paulo, de Grajaú: Enquanto muitos aproveitavam o feriado em passeios, os voluntários divertiam-se ao servir. "A iniciativa é simplesmente fantástica". Foi assim que Telma Maria Nunes de Freitas, agente escolar, definiu o projeto. Antes que o sol nascesse, os voluntários deixaram suas casas e partiram rumo a Escola Desembargador Teodomiro Toledo Piza. Lá havia muito trabalho, as carteiras precisavam ser limpas, os muros e portões pintados e o jardim ao redor da escola precisava de uma nova visão. Com alegria, começaram a fazer o que era preciso ser feito. Todos estavam prontos para esquecer um pouco de si e dedicar um mínimo de seu tempo no serviço abnegado ao próximo.

Logo, os vizinhos da escola começaram a acordar. Muitos olhavam de suas janelas ou paravam em frente à escola sem entender bem o que acontecia, mas felizes por verem que a escola e o bairro ficariam mais bonitos após o projeto.

Daniel Lins dos Santos, morador da região, disse que há muito era necessário que se fizesse algo pela escola e que o projeto era fundamental. 

O dia foi passando, o cansaço chegando, mas os participantes não pararam um minuto.  Tânia Alves lembrou que a caridade nunca falha e que era exatamente aquilo que o Salvador Jesus Cristo faria caso estivesse aqui.

Uma coisa pessoal que tenho é a bênção de trabalhar no Mãos que Ajudam há muitos anos e não deixo de me emocionar toda vez que falo isso, porque vejo na prática a vida das pessoas sendo modificadas.

O Mãos que Ajudam hoje é uma grande ferramenta para fortalecer as famílias, para fortalecer o vínculo com as pessoas, para levar esperança.

Sou extremamente grata pela oportunidade de participar desse projeto.

Quero aproveitar a oportunidade para convidar todos a visitarem nossa exposição no Hall de entrada. Lá vocês conhecerão um pouco mais sobre nossos projetos e verão uma parte do nosso exército de trabalhadores que amam ajudar e o fazem com alegria.

Este ano vamos fazer o kit bebês sustentável e estamos também confeccionando cachecóis, gorros e roupinhas em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, para a Campanha do Agasalho.

Para preparar 12.500 kits e confeccionar tantos itens em lã, precisamos de sua ajuda e a de seus amigos. Entrem no site www.maosqueajudam.org.br e se inscrevam. Certamente haverá um endereço com oficinas e palestras mais perto de você. Vai ser um prazer ter a sua ajuda.

O Brasil não é um país do futuro. O futuro do Brasil é agora. Usemos nossas mãos para mudar nosso presente e plantar um futuro primoroso.

Muito obrigada pela oportunidade de representar as 180 mil mãos que têm feito a diferença por onde passam.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Quero parabenizar a Maria José pela belíssima exposição dos projetos Mãos que Ajudam. 

Concedo a palavra agora ao Sr. Alexandre Braga, presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo e membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que, aliás, nos auxiliou muito para que este evento pudesse acontecer.

 

O SR. ALEXANDRE BRAGA - Exmo. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Chico Sardelli, em nome de quem cumprimento todas as autoridades políticas e militares presentes; Presidente Ellis, Presidente Araújo, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em nome de quem cumprimento todos os membros da igreja presentes.

Sou presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo e membro da igreja há 20 anos.

Uma vez preparando uma aula para a igreja, falei sobre o manual dos ensinamentos do Presidente Joseph Smith. No manual há uma citação que diz “Devemos procurar obedecer às leis de Deus e do homem honrando nossa condição de membro da igreja e nossa cidadania na nação em que habitamos.”

Essa citação me fez falar com o Deputado e amigo Chico Sardelli da igreja e dos projetos que ela realiza. Imediatamente o Deputado reconheceu na igreja algo diferente do que conhecia e quis prestar esta homenagem. E o fez, pelo que agradeço do fundo do coração.

Vejo uma pessoa da ala da igreja em que conheci minha esposa, o irmão Becari. Talvez ele não lembre de mim, mas há 19 anos conheci minha esposa na Indianópolis.

Neste momento peço permissão ao Deputado para prestar um testemunho.

Chico, quando você pergunta para mim “Braga, como você faz com seis filhos?”, eu quero dizer que é nesta igreja que aprendo a conduzir meus filhos, minha esposa, minha família. Eu amo minha esposa Renata, meus filhos Carolina, Júlia, Davi, Elaman, Miguel e Maonri. Eu amo a Igreja.

Obrigado amigo Chico. Em nome de Jesus Cristo. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do companheiro Braga. Que Deus abençoe a você e sua família.

Eu pude através dele conhecer um pouco mais a igreja. Interessei-me e comecei a fazer perguntas. Ele até assustava, porque às vezes eu ligava para perguntar, porque gosto de conhecer a essência daquilo que nos interessa, daquilo que é bom, daquilo que é gostoso, daquilo que é salutar na nossa vida e posso dizer que hoje avancei um passo na minha vida conhecendo um pouco mais a essência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Assistiremos agora a apresentação musical, Coro dos Missionários, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sob a regência do Maestro Andrés Lopes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Quero parabenizar esse belíssimo coral de missionários da igreja. Uma maneira sublime de louvar a Deus é cantando, dando glória a tudo aquilo de bom que acontece na vida.

Gostaria de conceder a palavra ao Sr. Elder Stanley G. Ellis, 2º Conselheiro na Presidência da Área Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

O SR. ELDER STANLEY G. ELLIS – Exmo. Sr. Presidente desta sessão, Deputado estadual Chico Sardelli, demais autoridades presentes, líderes e membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, senhores e senhoras, bom dia. Permitam-me chamá-los a todos de irmãos e irmãs visto que todos somos filhos do mesmo Pai.

É com grande alegria que nesta manhã, 18 de maio de 2009, represento a Presidência da Área Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e participo desta Sessão Solene.

Saber que essa homenagem é conferida a pessoas e entidades que tenham se distinguido de forma notável ou relevante e contribuído para o bem-estar da coletividade do Estado de São Paulo é motivo de satisfação. E nós, como membros da igreja, temos o desejo de contribuir ainda mais.

Apenas para relembrar, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos  dos Últimos Dias, cujos membros são popularmente conhecidos como mórmons, chegou no Estado de São Paulo em 1935. Nessas terras foi criada a primeira missão brasileira e hoje são 27 missões em todo o País, sendo seis em São Paulo. Aqui foi criada a primeira estaca da América do Sul em 1966, assim como foi construído o primeiro templo da igreja no Brasil e América Latina, em 1978, o templo de São Paulo.

A congregação dos Santos dos Últimos Dias possui mais de um milhão de membros no Brasil, sendo 300 mil no Estado de são Paulo. No país, aproximadamente 1035 capelas, sendo 327 em São Paulo. Nossas capelas são edifícios públicos onde, além de ensinarmos e aprendermos sobre o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, os membros e a comunidade podem se encontrar. Lá são realizados casamentos civis e religiosos e atividades para desenvolver talentos musicais, culturais e esportivos.

Quero destacar alguns pontos importantes. Nós somos uma igreja cristã, tanto no nome quanto na crença, mas principalmente na ação somos cristãos. Como disse um profeta: “Falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo e profetizamos de Cristo.”

Nosso maior desejo é ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, seguir os ensinamentos e exemplos dele. No último dia do julgamento cada um de nós quer ouvir Dele: “Bem está, servo bom e fiel.”

Nós proclamamos o Evangelho restaurado de Jesus Cristo. Nossos missionários, rapazes e moças de 19 a 26 anos, dedicam tempo integral, sem remuneração, para encontrar as pessoas que querem saber mais sobre Cristo e seu Evangelho. Visitam as casas de milhares de pessoas, mensalmente, oferecendo paz, conforto, esperança, orando com elas e abençoando suas vidas. Convidamos todos achegarem-se a Cristo.

 

 
Também servimos ao próximo. Não há clero pago na Igreja de Jesus Cristo. Cada membro, independente de idade, sexo, nível cultural, tem a possibilidade de oferecer seu tempo e talento para o benefício do próximo. Além de empregarmos o Evangelho de Jesus Cristo, todas as semanas, ensinamos aos membros da igreja como ser autossuficientes e industriosos; reformamos várias escolas públicas todos os anos; doamos cadeiras de roda - milhares delas aqui no Brasil principalmente -, e desenvolvemos programas e solenidades em asilos, orfanatos e creches através do programa “Mãos que Ajudam” que acabamos de ouvir. Não pedimos; nós oferecemos nossa ajuda para os outros, porque Jesus Cristo andou fazendo o bem, porque Deus estava com ele; e queremos fazer o mesmo.

Nós focalizamos na família. Foi Jesus Cristo mesmo que no meio daquela angústia da cruz se importou com o bem-estar da sua mãe. Então, testificamos a todos que a família é ordenada por Deus. Todos nós devemos fazer nosso verdadeiro melhor para cuidar de nossa família e na sociedade de proteger a instituição da família.

Oramos todos os dias para sermos guiados em nossas vidas, e nossas famílias, como seguir ainda melhor a vontade do Senhor.

Nobre Deputado Chico Sardelli, nobres deputados do Estado de São Paulo, contem sempre conosco. Estamos à disposição para ajudar e servir. Uma regra de nossa fé é a seguinte: cremos na submissão, nos presidentes, governantes e magistrados, na obediência, honra e manutenção da lei. Essa é nossa crença.

Agradecemos a todos pelo seu trabalho, pelo seu sacrifício e esforço para cuidar bem de nossos paulistas e de nosso querido Estado de São Paulo.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- É feita a entrega do quadro

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do Sr. Elder Stanley G. Ellis, agradeço também com carinho tudo aquilo que me foi ofertado. Já recebi até o colete “Mãos que Ajudam”. Fico muito feliz. Podem ter certeza que estará guardado do lado esquerdo do meu coração, mas também nas minhas coisas visíveis dentro do meu ambiente de trabalho para que possamos também através de nossos atos ser agentes transformadores na nossa sociedade.

Fico muito feliz pelas palavras do Elder Stanley G. Ellis.

Agora assistiremos à apresentação musical da senhorita Suelen Yamagushi.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradecemos à Srta. Suelen pela belíssima apresentação musical. Parabéns. Que Deus a abençoe.

Neste momento faremos uma homenagem ao Sr. Elder Stanley, uma lembrança desta data.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Neste momento também gostaríamos de prestar uma homenagem ao Sr. Elder Fernando Araújo, Setenta de Área da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Neste momento gostaria também de prestar uma homenagem ao Secretário Municipal, Vereador Dr. Marcos Cintra.

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Neste momento gostaria também de prestar uma homenagem ao Sr. Carlos Alexandre Braga, presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo e membro da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria também de chamar a esposa do Sr. Carlos Alexandre Braga, Dona Renata, para que entregue um ramalhete de flores à Sra. Sister Ellis, representando as mulheres da igreja.

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de mais uma vez parabenizar todos os membros da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tudo o que vivenciamos hoje, todos os membros presentes.

Confesso que é um motivo de muito orgulho. Venho de uma família de imigrantes italianos; meus pais já se foram, mas nasci na Cidade de Americana. Muitas coisas que presenciamos nos reportam àquilo que já vivemos e é importante darmos valor às pequenas coisas que nos acontecem. Vi a Dona Maria José falando do projeto “Mãos que Ajudam”. Como brasileiro, como paulista, como um simples cidadão, independentemente da questão político-partidária, temos que render homenagens a essas pessoas abnegadas que prestam esse serviço voluntário aos mais necessitados. No momento em que ela falava, lembrei de meu pai. Ele imigrou para o Brasil numa situação muito difícil, depois da segunda guerra italiana, em que a Itália foi devastada e muitas dificuldades assolaram o país. O Brasil abriu os braços ao meu pai, a minha mãe, e graças a Deus aqui nascemos. Para sustentar a família meu pai tinha três empregos: de manhã, trabalhava numa tinturaria; à noite, como guarda numa fábrica, e nos finais de semana como taxista, dividindo o táxi com outro profissional para poder dar um sustento digno a sua família. Quando fazia frio, às vezes, ele chegava em casa sem nenhum agasalho.A minha mãe perguntava se ele havia perdido o agasalho, ou esquecido. E ele respondia que havia dado para alguém que precisava mais do que ele.

Esse é o exemplo que tive. Quando nos doamos, não é para darmos o que nos sobra, mas doar ao nosso semelhante aquilo que também pode nos fazer falta. Dividir um alimento com alguém que precisa é simples. A sobra do nosso dia a dia é um ato simples, mas o ato sublime é darmos o que pode nos faltar.

Através do projeto “Mãos que Ajudam”, quero parabenizar os fundadores da igreja no nosso País. Quero agradecer pela importância que vocês deram ao povo brasileiro, esse povo paulista, que muito precisa de ajuda e solidariedade.

Verdade, sim. O nosso País cresceu. O nosso País tem crescido. O nosso País tem dado exemplo. Todos os políticos e presidentes foram importantes na nossa história, uns mais, mas não podemos desmerecer aqueles que construíram a nossa história e ajudaram a fazer que o Brasil esteja onde está hoje. Não podemos esquecer aqueles que deram as mãos ao nosso povo sofrido, aquilo que vimos nas telas do projetor, esse povo maravilhoso, sofrido, e vocês tiveram a sensibilidade, Sr. Elder, de estender a mão.

Eu me sinto orgulhoso e emocionado. Parabenizo vocês. Tenho certeza de que o Parlamento paulista estará de portas abertas.

Gostaria de salientar também, como eu digo sempre, que não basta só a vontade. Temos que ter gestos para poder mostrar o que queremos, e como queremos. Eu lembrava, na fala da Dona Maria José, sobre o projeto de reuso das águas de chuva. Tem um projeto de lei de minha autoria tramitando nesta Casa, que obriga as construções acima de 500 metros, no nosso País, a terem a cisterna para o reuso das águas, como aqui vocês fizeram, como vocês já ajudaram em seus atos, ensinando o nosso querido povo brasileiro.

Também apresentei, na sexta-feira, um projeto de lei que no seu Art. 1º institui o Dia da Proclamação ao Mundo para a Família, a ser comemorado anualmente no dia 23 de setembro. (Palmas) Depois vocês terão oportunidade de receber uma cópia desse projeto. Tenho certeza de que esta Casa não medirá esforços para que esse projeto seja aprovado, pois a família, célula criada por Deus, é muito importante nos seus atos, na criação dos nossos homens e mulheres, e na luta.

O PV é um partido que preconiza a vida contra esse capitalismo selvagem que assola o mundo. É importante construirmos uma nação, mas acima de tudo é importante também respeitarmos aqueles que constroem essa Nação, esse povo ordeiro e maravilhoso.

Sinto-me feliz e orgulhoso. Com certeza, convivendo um pouco com aquilo que já conheci e com aquilo que virei a conhecer. Eu me sinto um homem um pouco mais realizado, hoje, por saber que existem pessoas, membros como vocês, missionários que nos ajudam dando um exemplo de fato, de vida, de realidade, de vontade, e de saber que a mudança é possível, mas respeitando acima de tudo as pessoas.

O povo fez um trato conosco nós, homens públicos: emprestamos a vocês quatro anos, trabalhem e vamos ver se vocês merecem voltar, ou não. Nós trabalhamos, sim, para poder produzir, porque, antes de ser um homem público, sou um cidadão, que também vive em comunidade; também dependo de boas leis.

Vi, na minha vida pública - duas vezes deputado federal junto com nosso companheiro Vereador Marcos Cintra aqui presente -, homens públicos ruins? Vi. Mas, da extrema esquerda à extrema direita, já vi bons homens públicos, que produzem para a Nação leis que produzem a justiça social. Temos bons homens públicos, sim. Infelizmente, uma pequena minoria acaba atrapalhando.

Eu diria aos homens públicos aqui que o homem temente a Deus na vida pública faz a diferença. E faz, sim. Faz na elaboração de projetos de lei que preconizem a vida, a liberdade de um povo justo, na opressão de certas leis que podem fazer ao nosso povo, enfim, em projetos bons que preconizem a família, o bem-estar social. Aí o homem público temente a Deus faz a diferença, como disse a Presidente da Câmara da Cidade de Santo Antonio do Pinhal. Que Deus a abençoe. A senhora deu um testemunho verdadeiro para nós, do que é efetivamente ter a oportunidade de conhecer a palavra de Deus. (Palmas.) Ela disse ainda que levou seis meses. Acreditou e o fruto está aí.

Não sou eu quem está dizendo, e nem nós. É a experiência viva da transformação social que aconteceu com a nossa presidente e que acontece na nossa vida todos os dias. Somos colocados em xeque todos os dias. Na nossa vida, como eu diria, no Parlamento paulista, na Câmara dos Deputados, aí, sim, alguns projetos preconizam o mal, alimentam o mal entre as pessoas. É aí que o homem público faz a diferença, nas suas colocações, nos seus projetos e nas suas defesas contra a injustiça que se pratica no mundo, às vezes contra uma grande maioria, numa desigualdade social muito grande, infelizmente.

Temos que tentar viver o dia a dia, para poder melhorar onde poucos têm muito, e muitos não têm absolutamente nada. Pelo menos, nessas Casas - na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados -, nós somos homens escolhidos pelo povo, que nos outorgou a possibilidade de trabalhar por quatro anos e voltar, se formos bons. Senão, vamos continuar vivendo a nossa vida em sociedade. Mas aí, sim, seremos um agente de transformação.

Que Deus abençoe ao senhor, em nome de todos os membros, em nome da Igreja do Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, espalhada pelo mundo. Que esse exemplo possa tocar o coração de muitas pessoas, seja no nosso querido país, seja nesta Casa, no mundo, para que possamos fazer verdadeiramente a vontade de Jesus Cristo, a vontade de Deus, que era aproximar os povos, que nós pudéssemos viver em harmonia; e, vivendo em harmonia, pudéssemos viver com justiça social.

E a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nos dá esse exemplo. Parabéns! A porta estará sempre aberta. Que Deus abençoe a cada um de vocês! Obrigado, como Deputado, como membro da sociedade, como um cidadão comum, por tudo aquilo que vocês já fizeram, com certeza, estão fazendo e irão fazer.

Que Deus os abençoe sempre! Obrigado. (Palmas)

Lembramos todos a mostra do projeto “Mãos que Ajudam”, no Hall Monumental.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários do Serviço de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 25 minutos.

 

* * *