http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE JUNHO DE 2011

021ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM OS154 ANOS DO CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 154 anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - GLAUCE ANSELMO CAVALI

1ª tenente PM, da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, faz a leitura de histórico sobre o Corpo Musical da Polícia Militar.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Destaca a atuação do grupo em eventos oficiais, sociais e em locais públicos. Informa que o Corpo Musical tem 161 músicos, em várias seções, como banda, jazz band, camerata e coral e fazem cerca de 30 eventos por mês. Elogia o comandante da PM, pelo seu espírito humanista, e comunica a queda nos índices de criminalidade. Fala da modernização da corporação. Anuncia apresentação musical. Discorre sobre os efeitos positivos da Música, que leva à sublimação artística.

 

004 - RENATO MAXIMIANO DA SILVA

Major, Comandante do Corpo Musical, informa que existem 13 grupos musicais da PM no Interior do Estado de São Paulo. Faz histórico sobre o órgão. Enaltece o respeito aos antecessores e veteranos, alguns presentes neste evento. Reproduz citação do poeta Guilherme de Almeida. Declara lançado o livro "Cidadão Policial - Corpo Musical". Entrega exemplares da publicação aos integrantes da Mesa.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentação musical.

 

006 - CLEUSA BADANAI

Autora do livro "Cidadão Policial - Corpo Musical", informa que a obra reproduz fatos verídicos. Lembra que os músicos fazem, também, patrulhamento ostensivo. Agradece as parcerias para impressão do livro, distribuído gratuitamente.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a entrega de moldura, com o brasão do Corpo Musical da PM, a várias personalidades. Anuncia apresentação musical.

 

008 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Coronel PM, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz agradecimentos à sua equipe. Fala de sua satisfação em participar desta solenidade, pelo carinho especial que dedica ao Corpo Musical. Lembra a importância da sensibilidade dos músicos no desempenho de suas tarefas. Cumprimenta os três instrumentistas da Escola Superior de Soldados. Destaca os efeitos positivos da retreta, apresentada semanalmente em frente ao Batalhão Tobias de Aguiar, fato que aproxima os policiais dos cidadãos. Elogia o livro ora lançado.

 

009 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentação musical. Informa que, no Hall Monumental, seriam apresentados três números musicais, tendo como convidado o violonista Robson Miguel, e  distribuídos exemplares do livro ora lançado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito boa - noite a todos os Senhores e Senhoras. Nós temos aqui essa Sessão Solene, estamos reunidos para homenagear um setor da Polícia Militar dos mais importantes que podemos imaginar. Nós estamos aqui para homenagear o Corpo Musical, cuja história está entrelaçada com a história da Polícia Militar e com a história de São Paulo. Nós temos aqui, na nossa tribuna, à minha direita, o Subcomandante Coronel Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da Polícia Militar. Nós temos aqui, à esquerda, o Coronel Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E ali, o Comandante do Corpo Musical que será homenageado nessa noite, o Major Músico Renato Maximiano da Silva. Ele é o Comandante dessa corporação maravilhosa que orgulha a todos nós da Polícia Militar.

Nós temos ainda aqui presente o Coronel PM Marco Antônio Alves Miguel, Comandante do CAES, o Tenente Coronel PM Nilson Carleti, Subcomandante da Escola Superior de Soldados. Temos aqui o Tenente Coronel João Carlos Farias Santos, Chefe do Estado Maior – CPA/M-2. Eu quero citar aqui o Capelão, Tenente Coronel Capelão Militar Padre Oswaldo Palópito, representando o Cardeal Dom Odilo Pedro Sherer, aqui com a gente. Vamos aplaudir o nosso Capelão. (Palmas.)

Nós temos também o Tenente Coronel João Antão Fernandes, eterno Comandante do Corpo Musical. Pode levantar, Coronel. De longa data o Coronel Antão, nós vimos que ele lá na EFA, eu e todos os outros que lá serviram víamos ele dirigindo o Corpo Musical.

E o Coronel PM Antonio Carlos Mendes, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32, MMDC. O Tenente Coronel PM Nilson Carleti, Subcomandante da Escola Superior de Soldados. O Major PM Maxmena, representando o Coronel Reginaldo Repúlho, Subcomandante do Corpo de Bombeiros.

Eu queria cumprimentar também o Coronel PM José Augusto Fontes Rico, Diretor do Museu de Polícia Militar.

Tenente Coronel Eduardo Agrella Carvalho, Comandante do 46º BPM/M. tenente Coronel PM Dhaubian Braga Braviato Barbosa, Comandante do 32º BPM, representado pelo 1º Tenente Adelsal Luis da Silva.

Major Enivaldo Fouquet. Tenente Coronel João Carlos Farias dos Santos, CPA/M-2.

Coronel PM Vicente Antonio Mariano Ferraz, Coronel PM Chefe do Gabinete do Comando Geral. Parabéns Coronel, prazer em tê-lo aqui na nossa solenidade. Eu peço um aplauso ao nosso Coronel Vicente Antonio Mariano, e também ao nosso Coronel Marco Antonio Augusto, Assessor Especial do Comandante Geral, que está ali com a gente.

Senhora Cleusa Badanai, autora do livro Cidadão Policial que vai ser lançado hoje, esse livro editado conta a história do conjunto musical em parceria com o Tenente Álvaro dos Santos, estão aqui com a gente.

Robson Miguel, violonista e convidado especial da Banda Sinfônica, acompanhado do Maestro Mario Albanese. Parabéns Maestro. O Doutor Tomás Melo Cruz, Presidente da Pedreira Anhanguera.

Paulo Aguiar, Revista City Penha. Ney Cardoso, representando o Deputado Antonio Salim Curiati. Cristiano Sant’ana Lamfredi, Delegado da Assembleia Legislativa, representando o Delegado de Polícia, Doutor Marcos Carneiro Lima, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Obrigado ao Delegado Doutor Cristiano Sant’ana, que está aqui com a gente. E Oswaldo Artacho Junior, Diretor Médico da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU no Brasil.

Feitas essas apresentações, eu queria solicitar a todos os Srs. para que de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo Maestro 2º Tenente Músico Jássen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero agradecer muito à Banda da Polícia Militar, regida pelo 2º Tenente Músico Maestro Jássen Feliciano. Foi excelente cantarmos o Hino Nacional com os  senhores, que são afinados e entendem tudo de música.

A 1º Tenente Glauce Anselmo Cavali, da Assessoria Polícia Militar da Assembleia Legislativa, vai fazer uma leitura da síntese histórica do Corpo Musical da Polícia Militar. Enquanto isso eu quero dizer e cumprimentar também o Tenente Coronel João Carlos Farias Santos, Tenente Coronel Agrella.

 

A SRA. GLAUCE ANSELMO CAVALI - “Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Criado em 07 de abril de 1857, o Corpo Musical teve seu início histórico contando com 17 componentes e um Sargento Mestre. No seu passado marcante, tinha como função a missão de levar entretenimento às praças aquarteladas. Ao longo dos anos, a Banda deixa de entreter apenas a tropa, para integrar-se à comunidade paulistana, situação da qual esperamos jamais desatarmo-nos. O crescer contínuo da cidade na marcha eloquente do progresso fez com que as grandes obras, tais como a do viaduto do Chá, inaugurado em 06 de novembro de 1892, tiveram a Banda como carro-chefe, inaugurando-o brilhantemente. Após a inauguração do viaduto do Chá muitas outras obras vieram como a Avenida Paulista e o Teatro Municipal.

Atualmente, o Corpo Musical atua em solenidades militares e junto à comunidade prestando diversos serviços sociais, atingindo em média um milhão e meio de pessoas ao ano. O Corpo Musical participou na Sala São Paulo das comemorações dos 450 anos de aniversário da cidade de São Paulo, dividindo o palco com artistas como Agnaldo Rayol, Inezita Barroso, Demônios da Garoa entre outros. Participou também de projetos culturais em estações do metrô, estações de trens da CPTM, terminais de ônibus da EMTU, e participa de projetos sociais em hospitais de crianças portadoras de câncer, casa de idosos e oficinas culturais.

No final do século XIX, a Banda de Música já fazia parte do cenário nas realizações das retretas defronte a fonte do Largo do Palácio, do Largo de São Bento, da Esplanada do Teatro Municipal e do Jardim da Luz. Atualmente, o Corpo Musical se apresenta defronte ao quartel do Comando Geral, na Praça Fernando Prestes todas as sextas-feiras às 12 horas. Essas apresentações proporcionam lazer e integração para a população local. O Corpo Musical atua também no policiamento ostensivo em apoio à área central da capital, representa a Corporação nos mais diversos setores da sociedade, divulgando a cultura através da sublime arte da música, abrilhantando eventos cívico-militares, realizando concertos, apresentações e homenagens a autoridades. Distribuindo a alegria e o entusiasmo, características ‘sui-generis’ adquiridas ao longo de sua história, reforçando a filosofia de polícia comunitária.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado a 1º Tenente Glauce Anselmo Cavali.

Eu queria também agradecer a presença do Tenente Coronel Eduardo Agrella Carvalho, Major PM Fouquet, o Capitão Flávio do 12º, o Tenente Músico Moisés de Souza, o Subtenente PM Inácio, Subtenente Cubas, Subtenente Evangelista do CPA/M-2, 1º Sargento Marcelo Brás, Banda Regional, 3º Sargento Fabiano, da Banda Sinfônica do Exercito. Muito obrigado, Sargento. Tenente Ivo Sebastião Casati, policial mais antigo do Corpo Musical.

Um policial mais antigo que está aqui do Corpo Musical é o 1º Tenente Ivo Sebastião Casati, trompetista, e tocou na Banda da então Guarda Civil, passando depois para o Corpo Musical. E o segundo mais antigo, o Ivo está com 91 anos. E o 1º Tenente Paulo Ramos está com 83 anos e é o segundo mais antigo. Eu queria que os dois ficassem de pé para nós aplaudirmos. (Palmas.) Você veja que a música é longevidade. A música faz bem ao espírito e os Srs. vejam vocês, esse Corpo Musical, como disse a nossa Tenente Glauce, lá em 07 de abril de 1857 e de lá para cá os Srs. tocam para reis, rainhas, para presidentes, governadores, mas os Srs. também estão presentes nas estações do Metrô, em terminais de ônibus, projetos sociais, hospitais, casa de idosos, oficinas culturais. Onde está o povo, lá está o Corpo Musical. Nós não podemos esquecer dos momentos de luto, quando é tocado o silêncio.

Quando meu pai foi levado para o mausoléu de 32, como combatente, eu me emocionei. Os Srs. lá estavam. Entre outras coisas, a música é o remédio da alma triste, sem dúvida alguma. Muitas vezes o silêncio é uma prece, e a música é uma revelação superior de toda a sabedoria humana.

O nosso Corpo Musical se aprimora e nos enche de orgulho. Imagine, composto atualmente por 161 músicos, sob o comando do Major PM Renato Maximiano da Silva, que está aqui ao meu lado. Ele é dividido em várias seções. Olha que orgulho. É a Banda Sinfônica, é o Jazz Band, é o Quinteto de Metais, é o Quinteto de Corda, é a Camerata e o coral... Fascinante!

Cada segmento realiza cerca de 30 apresentações por mês. Mas, nós, eu queria agradecer muito, cumprimentar o Coronel José Luis Martins Navarro, que está assumindo a nossa Assessoria Militar. Mas antes disso, nós vamos aplaudir o nosso Comandante Geral, o nosso Coronel Álvaro Batista Camilo. Vamos aplaudi-lo. (Palmas.)      

É um orgulho ter esse Comandante Geral aqui ao nosso lado. É um orgulho ter sido comandado, ser comandado por ele. É um orgulho, esse homem que tem trazido para a Polícia Militar o seu trabalho, seu entusiasmo, e baixamos os níveis de criminalidade. Nós temos orgulho de sermos policiais militares. Senhores. da Banda, os senhores têm o dom além do Corpo Musical. Os senhores. também fazem o policiamento ostensivo, os senhores são responsáveis por ter baixado o índice de criminalidade no Estado de São Paulo e nós termos chegado a um nível aprovado pela ONU, onde nós estamos com 9.5 mortes por cem mil habitantes. A nível Brasil, são 25 mortes por cem mil habitantes.

Então, o orgulho da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob o comando deste homem que criou muitas situações, entre elas operações. Operação de Direção Segura, Operação de Visibilidade Noturna, tornando a polícia mais visível. O policiamento ostensivo em locais de espetáculo, o emprego de motocicleta no programa de rádio patrulha, para reduzir o tempo de resposta do solicitante. A criação do Centro de Inteligência Policial é a polícia se modernizando a cada dia. Criação do Comando de Policiamento de Trânsito, o policiamento de rua incrementado às atividades envolvidas pela Rota. Gestão de tecnologia, nós vamos falar sobre isso. Mas, agora, nós vamos ter uma apresentação da Seção da Banda da Polícia Militar, regida pelo Maestro 2º Tenente Músico Jássen Feliciano, interpretará a música ‘Beija-me’.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns Maestro Jássen Feliciano. Faz 15 dias eu estive no Credicard Hall, paguei o show do Zeca Pagodinho para ouvir essa música tocar lá. Eu sou um músico frustrado. Eu não consigo cantar nada e não consigo tocar coisa nenhuma. Mas eu adoro ouvir e adoro tocar. Só para contar um pouco da história, eu fui aos 10 anos jurado de um programa de calouros que chama Programa do Bolinha. E eu não sabia cantar e não sei nada até hoje. Só sei o Hino Nacional e ainda por cima, desafino.

E eu perguntava para se queriam que eu aprendesse alguma coisa? Respondiam que não. Então, eu sei bater baião, e os Srs. tocam divinamente. Eu estou encantado com o fato dessa música linda que os Srs. tocam e esse talento que os senhores têm. Como a Polícia Militar não tem nenhum curso de músico, os senhores já vêm com o seu talento, e depois de muitos anos de trabalho são convidados para a Banda. E eu queria agradecer também ao Coronel José Luiz Martins Navarro. Mas, essa sessão está sendo possível pelo entusiasmo da assessoria da Polícia Militar. E eu queria destacar o Major PM Alexandre José Bolognini e Silva, a 1º Tenente Glauce Anselmo, a 2º Sargento Silvana, e o nosso Coronel Jose Luiz Martins Navarro. Muito obrigado aos Senhores.

Essa sessão solene será transmitida pela TV Assembleia Legislativa por inteiro, no próximo sábado, às 21 horas. Os senhores poderão ver e assistir pelo canal sete na TVA e mais alguns outros canais, essa sessão solene. Nós podemos dizer também que o nosso Corpo Musical é a Polícia Militar próxima do cidadão. Próxima, ao lado do cidadão. Os senhores atingiram um milhão e meio de criaturas que, através dos acordes do conjunto musical foram tocados pela Polícia Militar. Os Srs. fazem um trabalho de relações públicas simplesmente fantástico. Eu tive o orgulho de, como Coronel da Polícia Militar, essa farda que os senhores. usam no seu corpo, eu uso na minha alma, na minha segunda pele. Imaginem eu, como Deputado, poder homenageá-los, aos senhores. que eu tenho tanto orgulho de pertencer a mesma corporação.

A música desperta coragem, entusiasmo, toca no cérebro evocando uma saudade. Muitas vezes a música provoca aquela lagrima que nós não choramos. Os senhores. são dotados de um dom. Poucos são os escolhidos para que com um acorde cheio de ternura, tocar na alma das pessoas.

Pertencer a Polícia Militar é um orgulho. É fazer, e fazer parte do Corpo Musical é ter um motivo a mais para dizer: “Obrigado meu Deus, eu também divulgo a cultura, o amor e a alegria através da sublime arte da música”. É o que os senhores. fazem.

Os senhores. do Corpo Musical estão em constante renovação. Assim é a vida do músico. Nós queríamos ouvir agora o Comandante, o Major músico PM Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar, com o lançamento do livro Cidadão Policial do Corpo Musical. Vamos aplaudir o nosso Major Renato Maximiano. (Palmas.)

 

O SR. RENATO MAXIMIANO DA SILVA - Prezado nobre Deputado Edson Ferrarini, proponente da Sessão Solene, Excelentíssimo Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, prezado Coronel Claudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar. Senhora Cleusa Badanai, autora do livro Cidadão Policial do Corpo Musical. Prezado Robson Miguel, violonista convidado especial da noite. Doutor Tomás Melo Cruz, Presidente da Pedreira Anhanguera, Oswaldo Artacho Junior, Diretor Médico da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU no Brasil, Senhor Ney Cardoso, representando o Deputado Antonio Salim Curiati, Senhor Paulo Aguiar, da revista City Penha, Tenente Álvaro dos Santos, co-autor do livro Cidadão Policial do Corpo Musical, prezado Coronel Marco Antonio Augusto, Assessor Especial do Comando Geral. Prezado Coronel Antonio Mariano Ferraz, Chefe de Gabinete do Comando Geral, prezado Tenente Coronel João Carlos Farias Santos, CPA/M-2. Major PM Enivaldo Fouquet, 3º BPM/M. Tenente PM Dhaubian Braga Barbosa, Comandante do 32º BPMI, representando pelo 1º Tenente PM Adeval Luis da Silva.  Tenente Coronel Eduardo Agrella Carvalho, 46º BPM/M. Major PM Maxmena, representando o Coronel Reginaldo Repúlho, Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Nilson Carleti, Subcomandante da Escola Superior de Soldado. Coronel Antonio Carlos Mendes, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC. Tenente Coronel João Antão Fernandes, eterno Comandante do Corpo Musical, meu professor.

Tenente Coronel Capelão Militar Padre Oswaldo Palópito, representando o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Sherer. Coronel PM Jose Augusto Fontes Rico, Diretor do Museu da Polícia Militar. Cristiano Sant’ana Lamfredi, Delegado da Assembleia Legislativa, representando o Delegado Geral de Polícia, Doutor Marcos Carneiro Lima. Tenente Coronel João Carlos Farias Santos, Chefe do E.M CPA/M-2. Tenente Douglas, Escola Superior de Sargentos, Comandante de Companhia. João Leôncio da Silva Filho e família. Tenente Elias Inácio de Oliveira, Capitão Marques, Tenente Jaime Marques da Silva, acompanhado do Senhor Juliano Alexandre. Mario Albanez, Echeverria, Mario Albanez, Ex-Presidente da CIPA/CETESB. E ao Maestro também, 1º Tenente Alves, 9º BPM/I – Marília, representando o Tenente Coronel Matias, coordenadora de eventos Jaqueline, Lar Escola São Francisco, Tenente Ivo Sebastião Casati, já foi apresentado, o policial mais antigo do Corpo Musical, com 91 anos. Tenente Coronel Eduardo Agrella Carvalho, Comandante do 46º BPM/M. Major Fouquet, do 3º BPM/M. Capitão Flávio, do 12º BPM/M, 1º Tenente Músico Moisés de Souza Ferreira, Maestro da Banda da Base Aérea de São Paulo. Subtenente Inácio Bratifisch, na pessoa de quem eu cumprimento todos os Mestres das BRMs. Na sua totalidade são 13 Bandas pelo interior de São Paulo.

Senhoras e Senhores, boa - noite.

Imbuído de um sentimento de esperança, tomo a palavra nesta tribuna para tecer meus agradecimentos às pessoas que se encontram presentes nesta ocasião. O momento é, sobretudo, de agradecimento!

Se listarmos as bênçãos recebidas ao longo de toda nossa trajetória como Unidade de Música Militar e Segurança Pública, certamente não caberiam neste papel nem em nossas mentes porque a mente só guarda aquilo que é vivido de fato. Nossa passagem pela história da corporação é pequena em relação à história da própria corporação, 30 ou 40 anos representam pouco em relação aos 154 anos que este Corpo de Músicos militares consegue ostentar em seu estandarte. O que vimos e presenciamos não passa de um momento dentre os muitos que aqueles que nos antecederam viveram. E assim a história, é construída. O que fazemos hoje pode, além de buscar as metas e os objetivos presentes, trazer reflexos no futuro próximo ou distante.

O fato é que a lei da ação e reação, a terceira Lei de Newton, sempre nos cobra por atos que praticamos. Quer sejam bons ou ruins, apresentando-nos o preço das decisões que tomamos quotidianamente. A diferença está nas escolhas que fazemos e isso até mesmo as sagradas escrituras nos indicam que o melhor é que escolhamos sempre fazer o bem, caminharmos pelas veredas da justiça.

Nossos antecessores escolheram o bem e trilharam as tais veredas. Caso isto não fosse verdade, não estaríamos aqui nesta ocasião, comemorando, nem teríamos a oportunidade de vermos nossa história perpetuada através das páginas do livro da escritora Cleusa Badanai que teremos o privilégio de vermos lançado daqui a alguns instantes no hall monumental desta Casa de Leis. A eles, os que vieram antes de nós, nossa homenagem, respeito, apreço e peço agora como homenagem, nossa salva de palmas! (Palmas.)

Não tenho protocolo no momento, mas vejo que vários veteranos do Corpo Musical estão presentes. Muito obrigado, que Deus os abençoe.

Hoje, a responsabilidade nos impõe o tempo presente. As escolhas continuam a serem feitas de forma a respeitar nosso passado com o olhar no futuro, mirando alvos até inatingíveis no momento, porém factíveis pelos olhos da fé. Parafraseando o príncipe dos poetas, temos deixado fundo na terra "rastro e raízes por mercê de Deus". Voltando à tônica de minha fala, o agradecimento não poderia perder a oportunidade ímpar para mais uma vez externá-lo ao meu Deus, autor e consumador de minha fé. A meu Comandante Geral Coronel PM Álvaro Batista Camilo, e Subcomandante PM Coronel PM Danilo Antão Fernandes, que inesgotavelmente e incansavelmente nos têm apoiado como profissionais de segurança pública e respeitado os artistas que compõem esse time de vencedores que Deus achou por bem dar-me o privilégio de comandar.

Ao hoje Deputado e eterno Comandante e oficial de nossa Polícia Militar, miliciano de Tobias de Aguiar e acima dos títulos que ostente amigo, Edson Ferrarini, que propôs a presente homenagem, nossos eternos agradecimentos também. Inquestionável também a ajuda e apoio recebidos por parte do senhor Diretor de Ensino e Cultura Coronel PM Cláudio Antônio Rissotto que, a partir da edição do Decreto Estadual 55.742 de 28 de abril de 2010, nos recebeu de braços abertos naquele Órgão de Direção Setorial, valorizando ainda mais nossa atividade especializada dentro e fora dos parâmetros da Polícia Militar.

Agradeço a todos os empresários, amigos, parceiros, clientes internos e externos, e até mesmo aqueles que apenas conhecem ou admiram nosso trabalho, tornando-o mais importante a cada dia, nos motivando a um processo de melhoria contínua na preocupação e certeza de caminharmos rumo à gestão de excelência.

À minha equipe de trabalho, meus comandados, conclamo continuarmos trilhando esse caminho que, embora muitas vezes árduo, continuará nos conduzindo ao respeito, admiração e certeza do bom serviço prestado e dever cumprido.

E também em especial à minha esposa, Sarah, meus filhos Victor e Vinicius, a minha gratidão pelo apoio, incentivo e compreensão que sempre me dedicaram.

Por fim, desejo a todos que apreciem a leitura do livro da Senhora Cleusa Badanai para que, conhecendo um pouco mais da história deste órgão especial de apoio, possam entendê-lo melhor, assim como as pessoas que fizeram e fazem dele o lugar tão especial que é.

Deus nos abençoe.

Nesse momento, eu gostaria de declarar lançado o livro Cidadão Policial do Corpo Musical. (Palmas.)

Muito obrigado.

Gostaria de convidar a escritora Cleusa nesse momento, para fazermos a entrega ao nobre Deputado Edson Ferrarini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. RENATO MAXIMIANO DA SILVA - Aproveito também o momento, e entrego o segundo exemplar ao nosso digníssimo Comandante Geral. Coronel Álvaro Batista Camilo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro. 

 

* * *

 

O SR. RENATO MAXIMIANO DA SILVA – E ao digníssimo Subcomandante Coronel Danilo Antão Fernandes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.  

 

* * *

 

O SR. RENATO MAXIMIANO DA SILVA – E ao digníssimo Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar, Coronel Rissotto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - É a história do Corpo Musical perpetuado em um livro. Muito interessante, um livro muito útil. Comandante Geral aqui ao nosso lado, daqui a pouco vai fazer o uso da palavra. Mas nós queremos sempre agradecê-lo, sempre cumprimentá-lo e dizer esse magnífico trabalho que ele faz. A Polícia Militar de São Paulo crescendo cada vez mais, sob o refrão do Comandante Geral, “É possível fazer melhor”. Tente, é possível fazer melhor, tente. E essa corporação incrível com 23 helicópteros, seis aviões, é a maior corporação do Brasil e uma das maiores da America do Sul. É a maior da America do Sul. A corporação mais competente. Os Srs. do Corpo Musical fazem parte, os Srs. são responsáveis também por todo esse entusiasmo. E o Comandante Geral implementando o sistema Olho de Águia, que captura e transmite imagens ao vivo a partir dos helicópteros, a gestão tecnológica, os ‘tablets’ que ele conseguiu para colocar nas viaturas, 28 milhões. Nesse ultimo orçamento, eu pude incluir 13 milhões no orçamento para a compra de um helicóptero.

E tudo isso, a gestão do ensino, revisão dos currículos de bacharelado da Polícia Militar, os programas de mestrado, doutorado, policiais de segurança e ordem pública, olha a valorização da nossa corporação.

Quando eu nasci, meu pai, soldado. O meu primeiro prato de comida foi comprado com o dinheiro, com o soldo de um policial militar, meu pai, que hoje está no céu. Coronel Ítalo Ferrarini.

E hoje nós estamos vendo essa corporação crescendo. Essa gestão de logística adquirindo mais de 60 mil pistolas. Cerca de 1300 carabinas, 950 submetralhadoras, enfim, é um orgulho a nossa corporação. E essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia, no próximo sábado às 21 horas. Mas agora nós vamos ouvir quem entende de música. Nós vamos ouvir agora que já fizemos o lançamento do livro aos integrantes da mesa, e agora nós vamos assistir uma apresentação musical pela Camerata e o Coral, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira. Eu queria que tomassem posição às músicas “Aquarela”, de Toquinho e Mauricio Fabrizio e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Agora é quem entende.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de números musicais.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns. Na pessoa do Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira, esse aplauso vai para todos os integrantes desse coral, para todos os integrantes da Camerata da nossa Banda.

A Dona Cleusa Badanai, autora do livro Cidadão Policial. A Dona Cleusa Badanai é quem lançou esse livro aqui.

 

A SRA. CLEUSA BADANAI – Boa - noite a todos. É com imensa alegria que estamos aqui mais uma vez nessa Casa, sob a bênção e proteção de Deus para o lançamento do nosso livro Cidadão Policial – Corpo Musical. (Palmas.)

Dando prosseguimento ao nosso trabalho no livro Cidadão Policial, transcrevemos historias reais, fatos verídicos de Policiais Militares Músicos, com o objetivo único de homenagear esses policiais militares, músicos, que ao longo de 154 anos servem também no patrulhamento ostensivo ou no policiamento ostensivo.

Com o intuito de levar a sociedade e a própria organização policial a um conhecimento mais profundo dessa importante e valorosa unidade, que tem os seus policiais militares músicos, que servem também no combate, no policiamento. Contamos com o apoio imprescindível, o apoio cultural da Pedreira Anhanguera, na pessoa do Doutor Tomás Melo Cruz que viabilizou recursos materiais para que essa obra pudesse chegar até aqui.

O nosso livro não tem cunho financeiro algum e será distribuído gratuitamente à família policial. Peço a Deus que nos ilumine, para que irmanados no mesmo intuito de servir, possamos juntos, construir um Brasil melhor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns a Dona Cleusa Badanai e ao Tenente Álvaro dos Santos por esse livro, por essa iniciativa.

E agora nós vamos entregar algumas homenagens. É uma homenagem muito importante, porque é uma moldura com o brasão do Corpo Musical, e nós vamos homenagear algumas pessoas.

Eu vou abrir mão de ser o primeiro, mas o primeiro eu quero que seja o Coronel PM Álvaro Batista Camilo, o nosso querido Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como uma homenagem muito grande ao seu trabalho. O Senhor aqui está sendo homenageado, o Coronel Camilo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - E eu terei o orgulho de ser o segundo homenageado a receber esse troféu tão valioso. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agora é o Coronel Danilo Antão Fernandes, o Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que vai receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agora é o Coronel Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu vou pedir uma salva de palmas muito especial porque o Major que vai receber agora foi o mentor, o incentivador dessa sessão. É o Major PM Alexandre José Bolognini e Silva, Chefe de Divisão de Segurança e Planejamento da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O Capitão PM Antonio Tadeu da Silva, Subchefe do Departamento de Suporte Administrativo do Comandante geral. O Capitão PM Rogério Guidette, Adjunto do Centro de Comunicação Social – Divisão de Imprensa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Robson Miguel, Violonista, Produtor, Arranjador e Compositor. Ele vai receber agora o seu troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Paulo Aguiar, Diretor da Revista City Penha. E o Major José Guilherme Leveinstein, Presidente da JL Indústria de Peças Técnicas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu queria chamar agora o Major PM Luis Carlos de Oliveira, que trabalhava no Gabinete do Deputado Conte Lopes, é uma homenagem ao sempre Deputado Roberval Conte Lopes.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu queria que os alunos já se preparassem, porque a Escola Superior de Soldados vai fazer uma homenagem ao Corpo Musical, com as músicas “Fuga”, de Robert Sanders, “Sonata”, de Franz Polanski e “Na Glória”, com arranjo de Gilberto Gagliardi, pelo Trio de Metais composto pelos alunos.

Vamos aplaudir essa Camerata fantástica. (Palmas.). Parabéns aos Senhores, parabéns. Em uma sessão solene, eu fiz questão de anotar o nome de cada um dos senhores de tanto que os senhores. encantam.

E agora nós vamos ter os três Soldados.

Soldado PM 2ª Classe Eriko José de Souza, no trompete, Soldado PM 2ª Classe Breno Luiz Oliva, na trompa, Soldado PM 2ª Classe Rafael Ribeiro de Costa, no trombone. E vamos ouvir então, as músicas “Fuga”, “Sonata” e “Na Glória”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de números musicais. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Soldado Eriko José de Souza, no trompete, Soldado Breno Luiz Oliva, na trompa e ao Soldado Rafael Ribeiro de Costa, no trombone.

Então, ainda nós teremos mais uma apresentação do 2º Tenente Jássen. Ouviremos agora “O Bêbado e o Equilibrista” e depois nós teremos a fala do Comandante Geral.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns a todos os senhores na pessoa do 2º Tenente Músico Jássen Feliciano. Parabéns a todos os senhores com essa interpretação fantástica. Nós vamos ouvir agora a palavra do Comandante Geral.

Nós vamos ouvir agora um homem, cuja gestão à frente do Comando - dos mais difíceis, ele comanda 100 mil homens -, mas como é que ele consegue conciliar energia e consegue conciliar uma coisa que ele mostrou que não existe hierarquia entre a dor do soldado e a dor do Coronel, do posto máximo, e a dor, a perda de um filho, o sofrimento, a doença de um parente. A dor é a mesma. Os dois são filhos de Deus.

Então, por isso ele criou o Café da Manhã com o Comandante, visando valorizar o Policial Militar que se destaca no desempenho da atividade policial. Ele vai lá, vai com a sua família, e vai ao QG ao lado do Comandante Geral, tomar um café.  

Ele criou audiências com os Policiais Militares para maior interação com o Comando Geral. Comunicação direta. Todos os dias nós temos comunicação através do Facebook, Blog, Twitter, Youtube, do Blowing, com tudo isso vocês tem comunicação.

Comunicação direta por intermédio da intranet. Olha que maneira moderna de comandar. Completando o efetivo, a Polícia Militar, a nossa organização está tão fantástica que abriu vagas para 500 soldados. Duas mil vagas, 50 mil candidatos se apresentaram. Essa é a corporação que o senhor comanda, e foi esse caráter humano que o senhor trouxe. Parceria com diversas organizações de ensino propiciando facilidades financeiras ao policial militar para se aprimorar. Comandante, queremos ouvi-lo. A palavra é sua e o aplauso de todos nós é para o senhor. (Palmas.)

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO – Boa- noite a todos. Gostaria de saudar e agradecer ao nosso Deputado, Coronel Edson Ferrarini, que tive o prazer de ouvi-lo defendendo as nossas crianças das drogas. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado por essa grande homenagem ao nosso Corpo Musical.

Saudar o meu fiel escudeiro Coronel Danilo Antão Fernandes, que me ajuda a comandar essa grande instituição, essa fantástica instituição que eu me orgulho muito de comandar. Saudar o nosso Diretor de Ensino e Cultura Coronel Antonio Cláudio Rissotto, e cumprimentar na sua pessoa todos os nossos Coronéis presentes. Saudar o nosso Major Músico Renato Maximiano da Silva, comandando o Corpo Musical e cumprimentar a todos vocês, integrantes do Corpo Musical, na pessoa do seu Comandante. Saudar a nossa escritora Cleusa Badanai, autora do livro Cidadão Policial do Corpo Musical, parabéns pelo trabalho.

Saudar o nosso eterno Comandante, Tenente Coronel João Antão Fernandes, Comandante do Corpo Musical que abrilhantou, engrandeceu, agregou valor enquanto estava no comando do Corpo Musical.

Saudar o nosso veterano, Coronel Antonio Carlos Mendes, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC. Obrigado pelo exemplo de vida, pela colaboração, pelo cultivo das tradições, e na sua pessoa cumprimentar todos os Presidentes, Representantes de Associações e Entidades de Classes aqui presentes. O Doutor Cristiano Sant’ana Lamfredi, Delegado representando o nosso amigo Doutor Marcos Carneiro Lima, da Polícia Civil, o nosso Padre Tenente Coronel Oswaldo Palópito, muito obrigado, colaborando sempre com a gente.

Aos amigos da Polícia Militar, todos os demais integrantes da nossa corporação, aos colaboradores, os homenageados, senhoras e senhores, muito boa noite.

É com imensa satisfação que mais uma vez estamos nessa Casa de Leis homenageando uma grande organização Policial Militar, uma das nossas grandes organizações que integra tudo que é a nossa Polícia Militar, como bem disse o Deputado Edson Ferrarini.

Essa instituição é uma instituição da grandeza de São Paulo, onde a maioria esmagadora dos nossos policiais faz por merecer. Fazem a diferença na segurança de São Paulo, fazem com que os nossos cidadãos tenham mais tranquilidade. E o Corpo Musical especificamente, eu tenho um carinho muito especial. O Corpo Musical leva a sensibilidade aos nossos policiais.

Quiçá voltemos um dia em que nós tenhamos a música ensinada nas escolas como foi no passado. Esse é um sonho que a gente tem. Parabéns aos três, inclusive, da Escola de Pirituba, pela vontade, pela forma de ver, parabéns a vocês pela iniciativa. Transmitam isso aos seus colegas de escola.

Então, o Corpo Musical, além de fazer o policiamento na operação combinada de presença, nas estações do metrô, nos locais de grande aglomeração, como falou o nosso Deputado, o nosso Corpo Musical também ajuda na polícia comunitária. Várias vezes o nosso Corpo Musical trabalha levando alegria, levando música à população de São Paulo. E o exemplo mais forte, mais próximo disso, é a retreta ou as apresentações do Corpo Musical na frente do Comando Geral. Todas as sextas-feiras nós temos a Banda, ou a Jazz Band ou a retreta, ou algum número do Corpo Musical para a população que se aglomera na frente do QG.

Então, parabéns por esse grande trabalho do nosso Corpo Musical.

Agora, o que eu queria destacar mesmo é que além de tudo isso o nosso Corpo Musical ajuda a preservar as tradições. Ajuda a preservar os valores da Polícia Militar e que devem ser os valores da sociedade. Essa forma de manter os valores e tradições deveria também acontecer em todas as nossas escolas. Os valores morais, éticos, de cidadania, os valores de solidariedade. Os valores até de sensibilidade que as pessoas deveriam ter em relação às próprias pessoas. E é isso que faz o nosso Corpo Musical. Então, deixo aqui o agradecimento público do Comando Geral a todos vocês. Parabéns a vocês pelo seu trabalho, parabéns pelo que tem desenvolvido.

A criação da Diretoria de Ensino e Cultura que o Coronel Rissotto hoje comanda, é exatamente para isso. Para levar cultura a nossa organização. Homens e mulheres que com os 23 helicópteros, que citou o nosso Deputado, seis aviões, 15 mil viaturas, fazem realmente a diferença em São Paulo.

Gostaria também de deixar o meu agradecimento a todos os Comandantes que passaram pelo Corpo Musical. Aqueles que cada um que veio aqui agregou um pouquinho, colocou lá um tijolinho. Então, na pessoa do nosso sempre Comandante Antão Fernandes, que transmita para todos aqueles, o nosso agradecimento.

Agradeço também ao livro que foi lançado agora. O livro é muito importante. É uma forma de registrar o que se passa para a história, e parabéns então, a nossa Cleusa pelo lançamento do livro.

A todos vocês do Corpo Musical, eu conscrito a todos a continuar assim, comprometidos, dedicados, levando a sensibilidade aos nossos policiais, trabalhando quando necessário no nosso policiamento, mas, principalmente, levando a música ao seio da nossa tropa. A música que toca a alma. Parabéns a todos vocês. Sejam muito felizes. Parabéns pelos 154 anos. Que Deus abençoe a todos vocês, contem sempre com o Comando da Polícia Militar de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Coronel Camilo, que nas suas palavras homenageou o Corpo Musical. Ele gostaria que vários setores cultuassem os valores éticos, morais, de cidadania. Isso, nós, da Polícia Militar, o fazemos. Nós o fazemos todos os dias. E nós somos o Pronto Socorro de todas as falências do Estado. Tudo aquilo que faliu, se você não tem o hospital onde levar, passou a viatura, alguém estendeu a mão e o policial está cara a cara com a ocorrência. Ele não pode repassar. Ele assume. Se tiver que fazer o parto, ele faz na viatura, e ele vai buscar solução.

Nós estamos acostumados a isso e acostumados muitas vezes com a incompreensão. Mas que orgulho ser da Polícia Militar. E agora eu queria que o nosso 2º Tenente Músico, Jássen Feliciano, interpretasse a Canção do Corpo Musical da Polícia Militar.        

 

* * *

 

- É feita a apresentação de número musical.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns pela canção do Corpo Musical da Polícia Militar. Eu queria dizer-lhes que quando os senhores tocam o Hino Nacional ou o Hino a Bandeira em uma escola, os senhores estão ensinando cidadania e patriotismo. Mas foi o Paris Belfort que embalou a luta democrática de São Paulo em 1932.

A oportunidade de homenageá-los é para mim, um momento muito importante. É fazer justiça em nome do povo de São Paulo, e lhes dizer, integrantes do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, muito obrigado por tudo o que os senhores representam.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la essa Presidência agradece às autoridades, aos funcionários dessa Casa e a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade. Eu quero convidá-los para um coquetel no Hall Monumental aqui ao lado, quando haverá a apresentação de três números musicais executados pela Banda Sinfônica, sob a regência do Comandante do Corpo Musical, o Major Músico PM Renato Maximiano da Silva, tendo como convidado especial o Violonista Robson Miguel. Lembrando a todos que serão distribuídos gratuitamente exemplares do livro ‘Cidadão Policial – Corpo Musical’, de autoria de Cleusa Badanai e do Tenente Álvaro dos Santos. Muito obrigado pela presença de todos os senhores.

Está encerrada essa sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 16 minutos.

 

* * *