http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

27 DE ABRIL DE 2012

021ª SESSÃO SOLENE Em homenagem AO “CENTENÁRIO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE”

 

Presidente: TELMA DE SOUZA

 

RESUMO

001 - TELMA DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Telma de Souza, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Centenário do Santos Futebol Clube". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro"; seguido da execução do Hino Oficial do Santos Futebol Clube. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.

 

002 - CELSO JATENE

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, saúda os integrantes da mesa.  Elogia a presidência do Santos como uma das melhores do mundo. Cumprimenta os torcedores.  Recorda pronunciamento sobre o fato, feito na Câmara Municipal de São Paulo. Comunica o lançamento de livro sobre o Santos, de sua autoria, previsto para o final de maio. Informa que é conselheiro do Santos desde 1986. Comunica que dia 07/05, o jogador Neymar deve receber o título de "Cidadão Paulistano", bem como salva de prata, na sede da Torcida Jovem do Santos.

 

003 - HAMILTON PEREIRA

Deputado Estadual, parabeniza a iniciativa. Informa a presença de comitiva de Sorocaba. Lembra, pela sua idade, que vivenciara metade das glórias do Santos. Recorda a conquista de campeonatos, as glórias do passado e as do presente. Enaltece os "meninos do Santos" pela sua genialidade e talento, especialmente os jogadores Ganso, Neymar e Rafael, goleiro sorocabano. Elogia a gestão do clube pela sua competência e paixão pela agremiação. Saúda os torcedores e outros times que vieram prestigiar o evento.

 

004 - Presidente TELMA DE SOUZA

Agradece as comitivas de Santos e Sorocaba. Fala da paixão que move os torcedores. Lamenta a ausência de jogadores, que estão concentrados. Informa que o Mundo reverencia o clube com a história mais bonita do futebol brasileiro. Recorda as origens inglesas do futebol. Saúda os fundadores do Santos, em 1912, e a simbologia das cores preta e branca, nobreza e paz e, eventualmente, o azul, e o nome da cidade cujo Porto também é centenário. Recorda a atuação de jogadores, especialmente Pelé, com o qual o "Santos se fez eterno". Cita os títulos brasileiros e estrangeiros conquistados, sendo o maior time do século 20, nas Américas. Louva a sede do clube, na Vila Belmiro. Afirma que talentos brasileiros devem atuar no Brasil. Ressalta a importância do clube, que parou duas guerras na África, para que a população visse o time jogar. Informa que existem muitos times com nome "Santos" em vários países. Enaltece as várias gerações de vitoriosos.  Ressalta a técnica e a disciplina, expressas no hino da agremiação. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Presta homenagem comemorativa aos Cem Anos do Santos Futebol Clube, com a entrega da Taça do Centenário, ao Sr. Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do Santos Futebol Clube.

 

005 - LUIS ÁLVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO

Fala de sua gratidão pela homenagem. Enaltece a "competência" da torcida santista. Afirma que "sou mais um torcedor", antes de ser dirigente. Dá conhecimento das vinculações familiares com o time do Santos. Lembra que seu avô comprou o terreno da Vila Belmiro, onde foi construído o estádio, em 1916. Elogia o pronunciamento da Deputada Telma de Souza. Argumenta que a ligação dos torcedores com o Santos é "mágica e inexplicável". Lembra questões sobre a adoção do nome "Santos", cidade e time indissociáveis.  Afirma que a cidade não comportaria o número de seus milhões de torcedores. Louva a atuação de Pelé, desde 1956, agora sucedido pelas acrobacias de Neymar, que deve permanecer no Brasil. Cita títulos importantes conquistados. Lembra declarações do ex-Presidente Lula. Faz paralelo entre a atuação dos jogadores com feitos heróicos.

 

006 - Presidente TELMA DE SOUZA

Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Hino do Centenário do Santos Futebol Clube. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Telma de Souza.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Encontram-se conosco fazendo parte da Mesa à minha direita, Sr. Benedito Fernandes, ilustríssimo secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, muito obrigado pela presença. À minha esquerda, o Sr. Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do Santos Clube, obrigado, mais do que obrigado pela presença. (Palmas.) Com a cor da camisa atual do Santos, também a minha direita, o Deputado do PT de São Paulo, Hamilton Pereira. (Palmas.) À esquerda, ao lado do Presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, o Vereador Celso Jatene, da Câmara Municipal de São Paulo, muito obrigado pela presença. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Senhoras e Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, o nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação desta deputada, com a finalidade de homenagear o Santos Futebol Clube por ocasião do seu Centenário de Fundação.

Estão presentes entre nós também, o Dr. Luciano Caparroz Pereira dos Santos, representando a OAB - Subseção de Santos e o seu Presidente, Dr. Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra; também o Sr. José Luiz Leonel Aguiar, Presidente da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo; e o capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o coronel PM José Luis Martins Navarro, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Convido neste momento todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada a Banda da Polícia Militar, sob o comando do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano, a quem se não forem torcedores do Santos ou se forem estão dispensados, ou se quiserem ficar conosco, muitíssimo obrigada pela atenção e pela música. (Palmas.)

Também convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Oficial do Santos Futebol Clube. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino Oficial do Santos Futebol Clube.(Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Estou desconfiada de que houve mais palmas do que para o Hino Nacional Brasileiro. Olhem, vocês não estão vendo daqui, mas eu estou os olhinhos azuis do Presidente cheinho de água. Ele nunca pensou que ia sofrer tantas emoções, mais do que o Roberto Carlos pensava.

Voltando aqui à parte formal, quero dirigir a palavra agora, franquear a palavra, uma vez que o secretário abriu mão dela, ao nosso Vereador Celso Jatene. Por favor.

Enquanto o vereador localiza-se e dirige-se ao microfone, quero informar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 29 de abril, às 22 horas. NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

Por favor, Vereador Celso Jatene.

 

O SR. CELSO JATENE - Quero inicialmente cumprimentar a Presidente da sessão solene, Deputada Telma de Souza, e dizer que apesar de deputada nós não sermos muitos próximos politicamente, V.Exa. tem sua base eleitoral lá em Santos, e eu tenho o meu trabalho político aqui em São Paulo, mas já é a segunda sessão solene que eu faço questão de prestigiar, que V.Exa. preside, porque V.Exa. é tão santista quanto eu, e eu não posso deixar de prestigiar estas homenagens que V.Exa. faz. A última que nós estivemos aqui prestigiando, foi a comemoração do Tri Campeonato da Libertadores.

Cumprimentar o Deputado Hamilton Pereira, que naquela sessão estava bastante entusiasmado e hoje veio até com a camisa do Santos; cumprimentar o nosso secretário Benedito Fernandes, que é membro do meu partido, o PTB e um secretário extremamente competente, que está tocando muito bem a pasta de Esportes; e o nosso Presidente, meu querido amigo Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, e dizer a ele com o testemunho de todos esses santistas presentes, como é bom a gente ter o melhor Presidente de clube do Brasil, e um dos melhores Presidentes de clube do mundo, o nosso grande amigo Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro. Isso é comprovado. Convivemos aqui em São Paulo com torcedores de outros times, os nossos principais adversários e eles dizem assim: se o Neymar não vier nunca para o meu time, eu sei que é difícil ele vir, não tem problema, mas o Presidente podia vir, porque daí ele dava jeito no meu time. Então, é um orgulho muito grande para nós, santistas, tê-lo como Presidente do nosso time, do nosso clube.

Cumprimentar os amigos e as amigas que torcem pelo Santos que estão aqui presentes. E dizer que eu tentei fazer um pronunciamento, Presidente, no Grande Expediente lá na Câmara Municipal, quer dizer, eu fiz, usei os 15 minutos do Grande Expediente, passei um breve histórico do nosso clube, dos nossos títulos, dos nossos principais ídolos, e aí resolvi fazer um depoimento pessoal lido, que é a abertura do livro dos 100 Anos, que lançarei no final de maio. Foi duro, Presidente, falar do Santos é sempre emocionante para todos nós. A nossa vida está lá, nós mesmos somos companheiros de Conselho do Santos há quantos anos! Eu comecei a participar do Conselho do Santos em 86 e estou lá até hoje, e antes disso só arquibancada, só Torcida Jovem e muita empolgação.

Mas eu quero dizer a todos vocês, que é uma satisfação muito grande estar aqui; e quero contar, Deputada, com a sua presença no dia 07 de maio, segunda-feira, na sede da Torcida Jovem do Santos, quero contar com a presença de todos vocês, pois lá nós vamos entregar também uma salva de prata numa sessão solene ao Santos Futebol Clube pelos 100 Anos; e vamos entregar, Deputada, o título de Cidadão Paulistano ao nosso ídolo Neymar. Então, todos vocês estão convidados. Muito obrigado pelo convite, e é uma honra muito grande estar aqui com vocês. Boa noite. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigado, Vereador, pelas palavras. Como vemos, o time do Santos transcende siglas partidárias, religiões; enfim, é fantástico poder torcer para este time.

Então, concedo a palavra agora ao nobre deputado, meu querido amigo e companheiro, Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Quero desejar uma boa noite a todos os presentes. Parabenizar a nobre Deputada Telma de Souza pela iniciativa, aliás, nossa bancada aqui na Assembleia Legislativa é composta em sua maioria por santistas, torcedores do Santos Futebol Clube.

Quero saudar o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Sr. Benedito Fernandes, representando nessa oportunidade o Sr. Exmo. Governador Geraldo Alckmin, santista também. Saudar o Presidente do Santos Futebol Clube, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, nós já tivemos oportunidade de conversar bastante aqui enquanto aguardávamos o início desta sessão solene. E eu dizia para os meus amigos da bancada, inclusive do Partido dos Trabalhadores aqui desta Casa, e os amigos que vieram de Sorocaba, porque aqui nós temos um Plenário, Deputada Telma de Souza, que é assim, metade é de santistas de Santos e metade de santistas de Sorocaba. Viemos aqui numa grande comitiva de sorocabanos que torcem pelo Santos Futebol Clube.

Saudar o Vereador Celso Jatene. Obrigado, Vereador, mais uma vez aqui conosco e mais uma vez prestigiando o nosso glorioso Santos Futebol Clube. Este ano, Presidente Luiz Álvaro, estarei completando 58 anos, daqui a pouco em julho. Portanto, eu posso dizer que metade da vida do Santos, esse meio século eu vivi; vivi a glória do time que teve Pelé, o time que teve os Meninos da Vila, que ganhou o Campeonato Paulista em 1978 contra o São Paulo. Enfim, vive as glórias daquele time capitaneado pelo Giovane, e hoje estou vivendo as glórias deste time, aliás, além de todas as conquistas que nós já obtivemos neste último período, nós obteremos muito mais ainda, levando-se em conta que esses são efetivamente meninos, extremamente talentosos, geniais e que estão amadurecendo agora. Portanto, quando nós somarmos essa genialidade, esse talento todo com o amadurecimento desses meninos seguramente nós teremos muito mais alegrias. E outra, só nós podemos ser Tetra do mundo.

Então, Presidente, eu dizia aos meus amigos que obviamente que se viessem aqui todos os craques do Santos Futebol Clube, todos falariam do Neymar, todos falariam do Ganso, todos falariam do goleiro sorocabano, que Sorocaba propiciou para o Santos, o Rafael. O Rafael é um sorocabano. Mas eu dizia para todos os colegas aqui da Assembleia, que se o Sr. estivesse presente, eu iria fazer uma homenagem especial à sua pessoa, pela forma que vem gerenciando. O Sr. é um gestor, e além de ser um gestor extremamente competente, é um gestor extremamente apaixonado pelo Santos Futebol Clube, como nós. Então agradecê-lo, porque o Santos, com todas as glórias que nos vem propiciando nos últimos tempos, tem sido também, felizmente, graças a sua gestão.

Mais uma vez, Deputada Telma de Souza, parabéns, saudar aqui a todos os torcedores e também aqueles que não são torcedores santistas, porque mesmo lá no comitê que veio de Sorocaba, temos aqui corinthianos, temos alguns que não são torcedores santistas, mas que vieram aqui porque, efetivamente, esse time é a alegria do momento.

Um grande abraço a todos. Parabéns, Deputada Telma de Souza. Parabéns a todos os santistas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigada, Deputado Hamilton Pereira.

Agora chegou a vez de eu dirigir as minhas palavras aos senhores e às senhoras que aqui estão. A diretoria do Santos Futebol Clube, representada aqui pelo Presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, e os representantes dos poderes executivo, legislativo de São Paulo, e também meu colega Deputado Hamilton Pereira.

Eu queria, antes de qualquer coisa, dizer aos meus amigos, companheiros da Baixada Santista, de Sorocaba, o meu muito obrigado, um dia de chuva aqui em São Paulo e também lá na Baixada, muita chuva. Ontem também tivemos aquilo que se costuma dizer, um toró daquele, os Senhores e Senhoras estarem aqui presentes, véspera de feriado, trânsito cheio na Anchieta e na Imigrantes, Imigrantes congestionada em função da descida, da Operação Anchieta, e as saídas de São Paulo também congestionadas, onde as pessoas que vieram de Sorocaba devem ter presenciado esse grande fluxo.

E quando nós somos movidos pela paixão, eu não tenho dúvida de que as questões são mais saborosas, elas têm outro tipo de sabor. E hoje, quando estávamos aqui, e o Presidente Luiz Álvaro foi muito generoso, nós começamos esta cerimônia com uma pontualidade espetacular, uma hora de atraso exatamente, em função do ônibus que quebrou e eu não quis acreditar, pensei que fosse brincadeira, mas vocês chegaram aqui sãos e salvos vindos de São Vicente, vindos de Santos, da minha querida Zona Noroeste, para se juntarem com os torcedores de Sorocaba, somos mais de 100 pessoas neste Plenário, e isso não é pouca coisa, Presidente Luiz Álvaro, para uma sexta-feira de chuva, véspera de feriado.

Só sinto que os nossos queridos jogadores tenham que estar em concentração, porque domingo pegaremos ali o meu chefe de gabinete, Leandro Lima, que é são paulino, mas lamento meu chapa, não tem jeito, você, o Cesinha, o seu filho, lamento; mas nós não vamos ter piedade, porque esse 2 x 1 ficou aqui, e com altitude, sem altitude, precisamos ter os meninos redondinhos para que domingo eles possam fazer o seu melhor, que é o que eles sabem fazer. Por outro lado, senti que a falta da presença dos titulares das antigas, como costumamos dizer, não estão aqui, porque eles iam descer a Serra cheios de emoção, cheios de energia, sabendo quanto eles são queridos e sabendo quanta história eles fizeram durante muitos desses 100 anos que o Santos vive.

Sendo assim, Sr. Presidente, Srs. presentes, aproximadamente 40 mil dias, 100 anos de existência e o mundo reverencia o Clube com a história mais bonita do futebol brasileiro, quiçá mundial. Criado em meados do século XIX na cinzenta Inglaterra, o futebol só ganhou cor e graça quando conheceu, porque não dizer, o nosso glorioso Santos Futebol Clube, em 1912. E essas cores são apenas duas, o preto da nobreza e o branco da paz, embora hoje também nos permitamos o azul. Há 100 anos, quando os pioneiros Argemiro de Souza, Mario Ferraz e Raimundo Marques fundaram o clube de futebol na antiga Rua do Rosário no centro de Santos, teriam eles idéia da contribuição que estavam dando ao esporte brasileiro? Penso que não. Ninguém nunca poderá saber. Hoje nós sabemos e comemoramos. Mas o fato que é o mais ilustre e o onipresente filho do nosso aprazível Santos é eterno. A cidade é terra de gigantes, só para não matarmos de inveja o nosso porto, que também é centenário. Esses 100 anos iniciais são apenas o primeiro capítulo de uma história que tem tudo para ganhar páginas cada dia mais iluminadas e escritas com letras douradas. Chegar aos 100 anos com sangue e futebol de menino com certeza não é para qualquer um.

De Feitiço e Araquém Patusca até Neymar e Ganso, passando por o tal Edson Arantes do Nascimento, conhecido por Pelé, o Santos fez-se eterno. O Rei merece um capítulo a parte em qualquer menção ao Santos Futebol Clube quando não, longas e longas páginas de suor, futebol arte e magia. Mas o Santos voou tão alto, que se conseguíssemos juntar todos os nossos mais de cinco milhões de torcedores, a sobreloja da antiga Padaria Suíssa, que serviu de manjedoura para o Deus do futebol, que nasceu na noite de 14 de abril de 1912, seria pequena demais. Ou melhor, nem mesmo toda cidade de Santos hoje, com pouco mais de 425 mil habitantes, teria espaço físico para essa legião.

O Santos cresceu, conquistou o Brasil nove vezes, oito títulos Brasileiros e uma Copa do Brasil. Ganhou o mundo duas vezes, diga-se de passagem, foi proclamado o maior do Século XX nas Américas, já conquistadas três vezes pela entidade maior do futebol. Mais do que isso, mostrou que craque faz-se em casa, na nossa casa, a Vila Belmiro, a mais famosa.

Mais recentemente, ensinou que lugar de talento brasileiro é no Brasil, acabando com o sistema extrativista, que durante tantas décadas fez do nosso país uma colônia das equipes européias que aqui garimpavam jovens craques adquiridos a pequenos, a preços irrisórios. Foi o primeiro clube do globo terrestre a atingir a marca de 10 mil gols em 1998, ainda na flor dos seus 84 anos. Parou guerras, duas na África. Provou que os homens são, sim, iguais e que a cor da pele, você conversava isso conosco, não é nem nunca foi diferencial e empecilho para definir quem é nobre e gênio.

É talvez o clube que mais ganhou homônimos no mundo, tamanha é a admiração que é capaz de despertar. Hoje, temos Santos no México, África, Angola, Burkina Faso, na Irlanda do Norte, Guiana e muitos outros certamente. Fora os times de futebol de botão, vídeo game, de várzea; enfim, o poder de dispersão e penetração da instituição Santos é incomensurável. Nossos plantéis sempre foram variados, diferenciados, diversificados de talentos mil, Meninos da Vila tivemos três, quatro, cinco gerações, alguns menos outros mais vitoriosos. A visibilidade recai sobre a turma de Juari, Pita e companhia. Clodoaldo, nosso grande volante; Carlos Alberto Torres, o Capita, que levantou a nossa terceira Julies Rimet, vestiu o manto branco sagrado; Robinho e Diego, Giovane, Jameli, Camanducaia este o autor daquele gol que nos daria mais um Brasileirão, o de 1995. São muitos, Sr. Presidente, infindáveis os nossos ídolos.

Devemos ainda uma menção especial ao grande Luiz Alonso Peres, o maestro daquele que até hoje é considerado o maior esquadrão da história mundial, e olha que tivemos muitos que merecem destaque. Permita-me agora uma pequena travessura, querendo ou não, este é mais um grande Lula, seu apelido. Reverenciamos o Rei, explodimos com o canhão da Vila, vibramos com as testemunhas de Giovane, pedalamos com o menino de canelas finas, brincamos de roda com os Meninos da Vila, saltamos junto com a muralha, ouvimos o canto das sereias. E ainda vamos repetir façanhas como essas muitas e muitas vezes. Sempre com técnica e disciplina, como diz o nosso Hino, e dando sangue com amor, como diz o nosso Hino. Pela bandeira que ensina a lutar com fé e com ardor o Santos Futebol Clube. Muito obrigada. (Palmas.)

Eu até fiquei emocionada, mesmo, de verdade. Isso colocado, repito, que nós estamos sendo apresentados online pela TV Web e seremos transmitidos pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 29 de abril, às 22 horas, pela NET canal 13 na região de Santos, da Baixada, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Antes de passar a palavra para o nosso querido Presidente, quero informar que eu tenho uma lista de pessoas que nos cumprimentaram na data de hoje. São elas, D .Lu Alckmin, primeira data do Estado; Sr. Guilherme Afif Domingos, vice-Governador; Sr. Sidney Beraldo, secretário Chefe da Casa Civil; Sr. Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do Estado; Sr. Davi Zaia, secretário de Gestão Pública do Estado; Sr. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; Sr. Roberto Francisco, prefeito de Praia Grande; Deputada Regina Gonçalves, do Partido Verde; Deputado Baleia Rossi, do PMDB; Desembargador Newton de Lucca, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; vereador por São Paulo, Police Neto, do PSD; Sr. Christóforo Kabbach, diretor titular do CIESP-Santos; Sr. Luiz Dias Guimarães, Presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau; Sr. Edson Monteiro, diretor regional da UNIP - Santos; coronel Roberval Ferreira França, comandante PM; Sr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; e também o Deputado Marco Aurélio de Souza, do PT de São Paulo, que me pede encarecidamente que leia sua carta de cumprimentos a esta sessão solene.

“Dirijo-me a V.Exa. para agradecer honroso convite recebido para a sessão solene da Assembleia Legislativa de São Paulo em comemoração ao Centenário do Santos Futebol Clube. Infelizmente, não poderei comparecer devido compromissos anteriormente agendados; porém, aproveito a oportunidade para parabenizá-la pela justa e merecida iniciativa e desejar todo sucesso ao evento. Na condição de declarado torcedor do Santos Futebol Clube, junto-me a imensa legião de admiradores para também saudar e cumprimentar o “Glorioso Alvinegro Praiano” pelo seu Centenário. Atenciosamente, Marco Aurélio de Souza, Deputado Estadual PT - São Paulo”.

Passo as suas mãos, Sr. Presidente, todo rol de comemorações e de cumprimentos que nós recebemos em nome do Santos Futebol Clube.

Isso colocado, antes de passar a palavra, uma pequena surpresa. Nós providenciamos uma taça para comemorarmos os 100 anos do Santos Futebol Clube. Eu pediria que não quebrassem a taça, por favor, que nós pudéssemos passar às suas mãos da maneira mais fraterna possível essa taça, que representa o nosso respeito e mais do que o nosso respeito, a nossa alegria de sermos santistas de coração desse time maravilhoso. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da taça.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Então agora, Sr. Presidente com a palavra, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do Santos Futebol Clube.

 

O SR. LUIZ ÁLVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO - Excelentíssima Sra. Presidente, Deputada Telma de Souza; Exmo. Deputado Hamilton Pereira, Sr. Secretário Benedito Fernandes, Vereador Celso Jatene, santistas e torcedores de outras agremiações.

Depois do poema declinado pela nossa Deputada Telma de Souza, é um ato de ousadia tomar a palavra para falar alguma coisa sobre a gratidão que o Santos tem para com essa homenagem do povo do Estado de São Paulo na sua Casa de Leis e de seus representantes. Mas eu vou me permitir, então, até mesmo por conta do adiantado da hora, a fazer apenas um reparo e três breves reflexões.

O reparo queria fazer ao pronunciamento do Vereador Celso Jatene e do Deputado Hamilton Pereira, quando se referem a uma pretensa competência que eu tenho. A competência não é minha, a competência é da torcida do Santos, e eu sou apenas um torcedor do Santos que foi escolhido pelos outros para presidir o Clube durante um período da minha vida. Eu, olhando a figura das pessoas que estão aqui, acho que sou o decano dessa sessão. Em dezembro faço 70 anos e posso dizer que eu sou santista a mais de 70 nos, porque pesquisando os anais da Casa de Saúde Angloamericana, Deputada, eu descobri que o ato da minha concepção me fez um feto alvinegro, e os nove meses dentro da barriga da minha mãe, eu já vibrava com o nosso Peixe. (Palmas.)

E não é figura de linguagem, o DNA da minha família é santista. Em 1915, o meu avô médico em Santos, sergipano, foi eleito vice-presidente do Santos e assumiu a Presidência, e foi ele que comprou o terreno do território sagrado da Vila Belmiro. 1916, ano da inauguração do estádio ele era o Presidente do Santos. Do lado da minha mãe, o meu primo Sinval Barros Coelho e Melo foi Presidente do Conselho Deliberativo do Santos em 1959, sergipano também. Então, a confluência consanguínea é inevitável, eu não podia ser outra coisa desde o momento da minha concepção senão um santista absolutamente e insensatamente apaixonado pelo Santos.

O poema lido pela deputada resume com muita felicidade, em flash, o que foi a história dos heróis desses primeiros 100 anos. Sem nenhuma pretensão, sem nenhum nariz empinado, sem nenhuma ideia de ser prepotente, quero dizer a vocês que esses primeiros 100 anos de glória do Santos foram apenas um aquecimento, foi um aperitivo para os 100 anos que estão por vir, e que começaram simbolicamente com um gol de placa do nosso Ganso na Vila Belmiro, o primeiro gol desse novo século de vitórias que o Santos vai passar. E por que eu digo isso com convicção e sem nenhuma pretensão? Porque o Santos é um time mágico, o Santos é inexplicável.

O time de uma cidade de 430 mil habitantes, fundado no distante 1912, cujo nome acabou resultando de uma discussão, porque havia fundadores que pretendiam que o Santos chamasse-se União, outros que levantaram a hipótese de Chanteclair, em homenagem ao recinto que o Santos foi fundado, havia quem defendesse o nome Concórdia, mas pairou acima dessas pretensões a idéia que o Santos podia levar o nome da cidade aonde ele nascia. E Santos e a cidade de Santos tornaram-se uma coisa única. Umbilicalmente interligados. O principal porto do país, de onde partem os navios levando um pouco da água do estuário aos mares de todo mundo, foi complementado pelo Santos, levando o nome da cidade e do Clube a mais de 41 países em torno do planeta, onde o Santos teve condições de desfilar aquilo que o caracterizou nesses 100 anos, o futebol-arte. Essa coincidência do nome da cidade e o nome do Clube explicaria que o Santos fosse o time predileto dos santistas da Baixada, mas não. Hoje, nós somos 13 milhões de santistas espalhados pelo Brasil. Se todos nós, santistas, fossemos a Vila Belmiro ao mesmo tempo, provavelmente a Ilha de São Vicente viraria uma Atlântida, tal a densidade da paixão de tantos santistas. E isso é um fato próximo do sobrenatural.

Como é sobrenatural um menino de Três Corações, criado em Bauru, levado pelas mãos de um empresário que tinha jogado no São Paulo e no Palmeiras, ter chegado à Vila Belmiro em 1956, menino de tudo, para fazer a carreira do mais notável jogador da história do futebol. Isso se repete anos mais tarde com esse menino das canelinhas finas que inventou a arte do ciclismo no gramado, dando as históricas bicicletas que nos levou a conquista do título brasileiro que há tantos anos não ganhávamos.

E ganhamos já oito títulos brasileiros, somos Octacampeão Brasileiro, somos o time que mais gol marcou neste planeta. Somos o clube que abrigou os mais notáveis jogadores do passado, representados pelo Pelé, e jogadores de hoje representado por esse mágico, absolutamente artista da bola, artista do improviso, não possível de marcar, como diz o Murici, porque a improvisação, o seu rival, o jogador argentino que joga naquele pequeno time da Catalunha, é um sujeito previsível, grande jogador, sem dúvida nenhuma, mas ele não se compara em relação a espontaneidade e alegria com que joga o Neymar. Manter o Neymar no Brasil foi um ato de nacionalidade que vocês santistas realizaram. (Palmas.)

Tivemos a honra de merecer os cumprimentos pessoais do Presidente Lula, que nos recebeu e apesar de corinthiano é alvinegro, portanto, passível de conversão, e o Prefeito Luiz Marinho e eu estamos profundamente empenhados nesse mister, e acho que com essa próxima Libertadores e quem sabe o Mundial, ainda este ano, seja um empurrão que falta para um ex-morador de Vicente de Carvalho voltar ao seu ninho, que é o Santos.

Descontada a brincadeira com os corinthianos, quero dizer que nós não somos torcedores comuns. O Santos tem uma história de epopéias. A vinda de vocês de ônibus de Santos pra cá é mais um capítulo épico da história do Santos. Nada é fácil pra gente, tudo é muito lutado, tudo é muito batalhado, fomos campeões Paulistas na minha gestão, numa partida histórica contra o Santo André com três jogadores a menos e o sopro divino fez com que o ataque do Santo André no final fizesse com que a bola batesse na trave e o Ganso conduzisse aquela equipe a um título Paulista que todos nós comemoramos. A nossa primeira Copa Brasil, que ganhamos no lamaçal do estádio do Vitória na Bahia, foi conquistada apesar de termos sido derrotados por 2 a 1. Porque tudo no Santos é difícil, tudo no Santos é heróico.

Vejo em vocês, os soldados de Leônidas no Desfiladeiro das Termópilas enfrentando as forças persas que, numerosamente muito mais expressivas, teriam tudo para esmagar a resistência espartana, não obstante, Leônidas teve a ousadia de dizer que a ameaça das flechas que cobririam o céu fariam com que os gregos batalhassem à sombra, e que viesse. Assim temos sido ao longo desses 100 anos. E assim nós seremos ao longo dos próximos 100 anos.

Em nome dessa solidariedade apaixonada que temos pelo Santos, eu queria agradecer do fundo do meu coração, a mais de uma homenagem que a Deputada Telma de Souza presta ao Santos Futebol Clube nesta Casa; e dizer que teremos daqui para a frente, duas batalhas difíceis. Domingo enfrentaremos o São Paulo descansado, eles tiveram o apoio de São Pedro e a dupla São Pedro e São Paulo é imbatível com a chuva que caiu ontem em Campinas que fez adiar a partida. E o Santos vem esgotado pela batalha de La Paz, em condições subumanas de uma partida desigual, em que não foi o talento que prevaleceu. Mas eu tenho a convicção que com a crença de cada um de vocês e a paixão de cada um de nós, vamos enfrentar os desafios e, quem sabe, o ano que vem a Deputada tenha condições de fazer uma terceira homenagem pelos títulos conquistados no nosso Centenário. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigado, Presidente, vou torcer para fazer mais uma homenagem. Vou torcer muito.

Antes de esgotarmos os motivos desta presente sessão, quero apresentar um vídeo, um vídeo curto sobre a nossa cidade. E queria dizer, pegando um pouquinho algumas das palavras do Sr. Presidente, que foi exatamente por ação do Presidente que a sessão não foi começada, esperando todas as pessoas chegarem aqui de Santos, São Vicente e da Baixada, porque os de Sorocaba já estavam aqui.

Então, isso dito, gostaria que nós pudéssemos assistir ao vídeo da nossa cidade.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Corrigindo a informação que eu dei, este é o vídeo do Hino do Santos, do Hino do Centenário do Santos, Hino composto pelo companheiro, torcedor do Santos, Ricardo Peres.

Antes de terminarmos a sessão, quero fazer os agradecimentos de praxe. Agradecer a presença do Sr. Secretário Benedito Fernandes, do Deputado Hamilton Pereira, do Vereador Celso Jatene e, principalmente, a presença do nosso Presidente, generoso nas palavras, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro.

Mas quero agradecer também em particular aos funcionários da Casa, que nos dão essa retaguarda, aos funcionários da TV ALESP, à Polícia Militar, mas especialmente a vocês, torcedores do Santos, que como eu, reuniram-se nessa sexta-feira para garantirmos mais 100 anos ao Peixe. Viva o Peixe. Muito obrigada. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades e a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Declaro encerrada a sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 57 minutos.

 

* * *