1

07  DE AGOSTO DE 2000

22ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DO EVANGÉLICO”

 

Presidência:  MÁRCIO ARAÚJO

 

Secretária: EDNA MACEDO

 

         

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/08/2000 - Sessão 22ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: MÁRCIO ARAÚJO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO EVANGÉLICO"

001 - MARCIO ARAÚJO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia do Evangélico". Convida todos a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - EDNA MACEDO

Saúda o Presidente Márcio Araújo, os pastores, representantes de suas Igrejas e demais presentes. Reflete sobre o que é ser evangélico. Registra a discriminação da imprensa para com o evangélico. Apela à juventude para que dê testemunho de Jesus junto à sociedade. Refere-se ao "Projeto Nordeste" para socorrer os irmãos daquela região.

 

003 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia um número musical.

 

004 - MILTON DE SOUSA

Como representante da Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado, saúda o Presidente e os demais presentes. Narra a história dessa associação. Dá testemunho de seu trabalho evangélico no Presídio Romão Gomes. Pede orações pela associação.

 

005 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia um número musical.

 

006 - GÉRSON ISIDORO

Membro da Banda Kadoshi, conta a história da música "Filho Pródigo" e fala do bem que essa canção tem produzido em muitas pessoas.

 

007 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Dá testemunho de que o fundamento da Igreja Cristã está na Bíblia. O povo de Deus crê no nome do Senhor Jesus e alcança a salvação. Há muitas denominações mas um só povo. Convida todos para ouvirem uma oração proferida pelo Pastor Vanderlei Jangrossi. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Edna Macedo para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA  - EDNA MACEDO - PTB  - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

*     *      *

 

                     O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL  - Passamos a anunciar os presentes: Deputada Estadual Edna Macedo; Pastor Milton de Souza Barreiro, representando a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo; Sr. Vanderlei Jangrossi, da Igreja Universal do Reino de Deus de São Paulo - Capital; Pastor Édimo Campagnucci, da Igreja Universal do Reino de Deus; Sr. Marcelo Duarte, Gerente da Caixa Econômica Federal; Sr. Roberto Siqueira, obreiro da Igreja Universal do Reino de Deus, representando o Deputado Federal De Velasco; Pastor Édson Ramos; Sr. Carlos César Nunes, representando Pastor Manoel Gonzalez da Catedral João Dias e a Febem; Sr. Ézio Ribeiro, representando o Exmo. Sr. Deputado Estadual Milton Vieira; Sr. Evangelista José Carneiro, 1º Secretário da Convenção Batista Nacional de São Paulo, representando Pastor Enéas Tognini, Presidente da CBN de São Paulo; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, convidados, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Casa Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Evangélico.

            Convido todos, para de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar.

*              *      *

 

-           É executado o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar

 

*             *      *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL -  Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e concede a palavra à nobre Deputada estadual Edna Macedo.

           

A SRA EDNA MACEDO -  PTB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente Márcio Araújo, senhores pastores, aqui representando as suas igrejas, senhoras e senhores, é com muita alegria que parabenizo ao deputado Márcio Araújo por essa atitude de nos ofertar essa sessão solene, para podermos homenagear essas pessoas, porque sabemos que todos os dias é dia dos pais, todos os dias é dia das mães, todos os dias é dia do evangélico, é dia do católico, enfim, mas nada como um dia para fazermos uma reflexão do que é ser evangélico.

            Então, S. Exa. merece todo o nosso respeito, todo o nosso carinho, e eu como evangélica, sinto-me bem à vontade para falar, porque ser evangélico é levar as boas novas, é ter o caráter de Deus, é dar bons frutos, é isso o que o Senhor Jesus espera de nós. E não estou falando aqui só para vocês, inclusive, para a minha própria pessoa. Todos os dias temos de lembrar que a cada momento Deus cobra de nós as nossas atitudes, quer por atos, omissão, calúnias atitudes, enfim, é um dia muito especial para  fazermos uma reflexão do que é ser evangélico. E temos pedido sempre a Deus para que nos conceda essa graça de estarmos sempre perto dele, para não vacilarmos, para não envergonharmos o nome de Jesus, porque nós, perante a sociedade, somos muito cobrados, até por que a Bíblia diz: “a quem muito é dado, muito será cobrado.” E é muito comum vermos as notícias nos jornais, quando uma pessoa comete um delito, muitas vezes, você não sabe se ele é católico, se ele é espírita, se ele é macumbeiro, se ele é evangélico, mas quando ele é evangélico, é a primeira que acontece: “Fulano de tal, evangélico, ... “ quer dizer, até mesmo nisso nós sofremos uma perseguição, uma discriminação.       Mas, bendito seja aquele que é perseguido pelo nome de Jesus. Nesta noite, quero aproveitar essa oportunidade, para dizer a todos os jovens, que estão participando desta sessão solene, que vocês possam dar um bom testemunho da vida de vocês, para podermos ganhar almas para o Senhor Jesus. Vivemos num mundo perverso, não lutamos contra a carne, contra o sangue sim, mas sim contra as potestades, os principados, que estão tomando conta do nosso país. É preciso que nós evangélicos, assim como nós temos atitudes como agora a do Projeto Nordeste, como este que a TV Recorde fez ontem, chamando a todos, não só aos evangélicos, mas a todos os brasileiros, principalmente aqui em São Paulo, de onde saíram muitas carretas, e vão sair mais, em nome de Jesus, para socorrermos os nossos irmãos do Nordeste. É um momento de reflexão para se pensar que não é só este o momento de dar o alimento, de ofertar as suas roupas. Não. É muito mais do que ser evangélico. É nossa atitude perante nossos irmãos.

            Jesus disse: “Pela árvore conhecereis os frutos”. E, o que Jesus mais abominava eram os fariseus, que pregavam uma coisa mais viviam outra.

            Então é o momento de reflexão para todos nós. Por isto, este Dia do Evangélico. Vamos dar mais exemplos de atitudes, de perdão, de amor, de fraternidade. Não importa, seja lá quem for, mostre que você tem o caráter do Senhor Jesus. É isto que Deus espera de nós.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Deus abençoe a todos, em nome do Senhor Jesus.

            (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Ouviremos agora pelo cantor Gerson Isidoro a música “Grandioso és Tu”.

                       

*  *  *

 

-          É executado o número musical. (Palmas.)

 

+   +   +

 

 O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Tem a palavra o Pastor Milton de Souza, da Associação dos Policiais Evangélicos do Estado de São Paulo.

 

 O SR. MILTON DE SOUSA - Sr. Presidente, pastores, amigos, irmãos, irmãos em Cristo, é motivo de grande alegria podermos estar aqui reunidos em nome do Senhor Jesus representando a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, do qual o presidente é o Major PM Luedy Silvério de Oliveira. Esta associação foi fundada há alguns anos com um intuito, um alvo e um tema, que tem até hoje, levando uma palavra de  vida e esperança aos policiais militares. Esta associação tem crescido muito. Temos mais ou menos 130 pastores policiais militares.

            Deus tem feito algo tremendo. Lá no Presídio Romão Gomes há muitos presidiários que conhecem Jesus. Nestes dias um deles falou, “se eu conhecesse Jesus antes de vir para cá eu não estaria aqui”.

            No HM, às 4ª e 6ª feiras há visitas. Esta associação tem visitado, esta associação tem lutado, esta associação tem apoiado as famílias daqueles policiais militares que morrem em confronto ou em outra circunstância.

            Estamos aqui representando para honra e glória do Senhor.

            Gostaria de deixar um apelo para que todos aqui orem pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Temos um número muito grande de pessoas e todos precisam do Senhor Jesus. Estou neste caminho há mais ou menos vinte anos, e só me arrependo de não ter conhecido o Senhor Jesus antes.

            Fiz um curso há três semanas, tivemos 60 alunos policiais militares dentre soldados, cabos, e também um sargento, o chefe do Gabinete de Instrução. E lá, no último dia, levei algum material para distribuição, folhetos que mostravam os “Sete passos para conhecer a Deus”. Pedi autorização para estar distribuindo aquele material, que nos foi concedida, fui à frente e contei uma história que serve para hoje também. Um colega de serviço tinha um filho pequeno que pedia para ele: “Pai, me dá um tempo, vamos brincar de bola”. E ele falava: “meu filho, não tenho tempo”. O filho falava: “Pai, dá uma olhada nos meus cadernos, olha o que eu fiz hoje na escola”. “Filho, não tenho tempo”. E ele não tinha tempo para o filho, porque ele corria, era o trabalho, era o  “bico”, tantas coisas, e aquele menino foi crescendo, crescendo e pedindo para o pai: “Pai, me arruma um tempinho, quero jogar bola com o senhor, quero brincar”, e ele não tinha tempo, era difícil. Certa vez aquele filho ficou doente e veio assim a falecer, não sabemos o motivo ainda dessa enfermidade, e o pai conseguiu um tempo para o filho. Ele pegou uma cadeira e colocou ao lado do caixão, e ficou todo o tempo chorando ao lado do filho e lembrando que ele não tinha tido tempo para o filho. E nós contamos essa história, esse fato real, e quando percebi a maioria dos colegas estava chorando. Esse foi o fato real, que serve para mim, serve para nós. E um dos colegas que veio conversar comigo disse que precisava muito de Jesus. Quando saímos daquela instrução, o chefe de gabinete nos chamou e disse assim: “Tem condições de a cada grupo, a cada curso da semana você vir aqui e dar uma palavra dessa, porque eu vi que é muito importante falar sobre Deus”. E eu disse a ele: “Você já entrou em contato com a Associação dos Policiais Militares Evangélicos? Sábado próximo agora, vamos ter uma reunião, onde vamos ver a possibilidade de estar unindo na polícia comunitária também o Evangelho, não falar sobre a religião, mas falar sobre o Deus vivo”.

Quero agradecer essa oportunidade e pedir para que todos orem por essa Associação, que Deus tem abençoado de uma maneira muito grande. O Major, onde estive fazendo o curso, tomou a palavra e disse: “O índice de suicídio na Polícia Militar tem diminuído gradativamente, graças à Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo”.

Quero agradecer ao Sr. Presidente, aos pastores e aos amigos aqui presentes, e que Deus abençoe assim cada um. Amém. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO  ARAÚJO - PL - Nós todos temos que agradecer essa bênção, de ver a Polícia Militar com envolvimento com o Senhor Jesus por meio dessa Associação, que é muito importante, porque aumenta até a segurança, uma polícia evangélica, uma polícia que tem um grupo evangélico desses que pode realizar maravilhas dentro da Polícia. Eu agradeço o Senhor Jesus nesta noite de nos ter  trazido aqui para sabermos isso por meio do Pastor Mílton, de maneira que agradeço a sua presença aqui e transmita lá para os nossos queridos amigos, para o Major, que é pastor, a nossa solidariedade e estamos aqui na Assembléia, eu, a Deputada Edna Macedo e os outros deputados evangélicos aqui nesta Casa, até posso falar em nome deles, para ouvirmos as suas pretensões, como trabalha, saber a fundo o que acontece na Polícia Militar quanto à área evangélica.

Ouviremos novamente o nosso querido irmão, o cantor Gerson Isidoro, com uma música de sua autoria, “Filho Pródigo”.

 

O SR. GERSON ISIDORO - Essa  canção que vou cantar é a realidade do que acontece lá fora. Há uns dez anos, estava em casa, sentado na sala e até aí havia uma melodia muito linda e estava preocupado. Falava com Deus e o interrogava, dizendo : “Senhor, que letra vou colocar nessa melodia?”

            Quando comecei ler a Bíblia, parecia que Deus estava falando em meu coração que Ele ia alcançar muitas vidas com essa canção.

            Tenho viajado Brasil afora com a Banda Kadoshi, banda a que pertenço, e na carreira solo, e tenho visto o que Deus tem feito. Ele tem abençoado a vida de muitas pessoas com essa canção que cantarei agora.

 

*     *     *

 

- É entoada a canção.

 

*     *     *

           

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Quero, em nome de Jesus, agradecer a presença de cada um de vocês aqui, porque cada um de vocês está representando de fato e de verdade o corpo de Deus. Nós todos compomos o Corpo do Senhor Jesus, e esse corpo está espalhado pelo Brasil todo.

            Temos a honra de poder pertencer a esse povo e a essa nação.

           

( ENTRA LEITURA  do Deputado  Márcio Araújo - 2 PÁGINAS - “O fundamento...”)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - Como sempre, essa salva de palmas é endereçada a  Nosso Senhor Jesus.

            Convido a todos para, em pé, ouvirmos a oração proferida pelo Pastor Vanderlei  Jangrossi.

 

*         *        *

-         É proferida a oração.

 

*        *         *

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no café dos deputados.

            Está encerrada a sessão.

 

*          *          *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 27 minutos.

 

*          *          *