05 DE JUNHO DE 2006

022ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “DIA DO ACEMISTA”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA E PAULO SÉRGIO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/06/2006 - Sessão 22ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/PAULO SÉRGIO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO ACEMISTA"

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada a pedido do Deputado Paulo Sérgio, com a finalidade de comemorar o "Dia do Acemista". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Expressa sua satisfação por estar presente a esta solenidade, e elogia o trabalho da Associação Cristã de Moços.

 

002 - PAULO SÉRGIO

Assume a Presidência. Saúda os presentes, e informa que a ACM tem agora todo dia 6 de junho como seu dia no calendário oficial, graças a projeto de lei de sua autoria. Discorre sobre as atividades da ACM.

 

003 - MARA CARDOSO MACHADO

Conselheira da ACM Centro, faz leitura de versículos do capítulo 17 do livro de João.

 

004 - ANA MARTINS

Deputada Estadual, líder do PCdoB, congratula-se com o Deputado Paulo Sérgio, proponente desta sessão, e saúda os presentes na pessoa de Inezita Barroso. Elogia o trabalho da ACM e fala de seu trabalho social.

 

005 - Presidente PAULO SÉRGIO

Anuncia a execução de números musicais.

 

006 - LUIZ CARLOS GONZAGA

Secretário Geral da Federação Brasileira das ACMs, informa que a ACM está atuante há 162 anos, e presente em 127 países. Agradece a iniciativa desta homenagem.

 

007 - Presidente PAULO SÉRGIO

Anuncia a execução de números musicais. Conduz a entrega de homenagens.

 

008 - RICARDO VILLARES LENZ CÉSAR

Presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo, saúda a Sra. Inezita Barroso. Agradece, em nome da ACM, a a realização desta solenidade. Relembra a história e objetivos da instituição. Presta homenagem ao Deputado Paulo Sérgio.

 

009 - Presidente PAULO SÉRGIO

Anuncia a execução de números musicais. Conduz a entrega de homenagens. Considera que a Associação Cristã de Moços, da qual é conselheiro, representa não apenas uma instituição filantrópica e de lazer, mas de um ideal. Destaca o trabalho dos Centros de Desenvolvimento Comunitário. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Sejam bem-vindos à Assembléia de São Paulo.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes neste ato: Exmo. Sr. Rogério Amato, Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; Dr. Ricardo Villares Lenz César, Presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo; Sr. Max Ernst Mangels, Presidente de Honra da ACM de São Paulo; Sra. Marísia Donatelli, Secretária Geral da ACM de São Paulo; Sra. Inezita Barroso, Professora de Folclore e acemista, seja bem-vinda. (Palmas)

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por esta Presidência atendendo pedido do Deputado Paulo Sérgio, que tem como finalidade comemorar o Dia do Acemista. Neste momento convido todos os presentes para ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela banda musical da Base Aérea de São Paulo, sob a regência do Maestro Suboficial Jeremias de Oliveira Rufino.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à banda musical da Base Aérea de São Paulo.

Antes de passar a Presidência dos nossos trabalhos ao Deputado Paulo Sérgio - autor da homenagem da noite de hoje, aquele que além desta homenagem é autor da lei que estabelece no calendário de São Paulo o Dia do Acionista - gostaria de em breves palavras sintetizar a alegria do Parlamento de São Paulo na noite de hoje por realizar esta homenagem.

Além das nossas funções de legislar e de fiscalizar, previstas na Constituição, cabe ao Parlamento prestar homenagens àquelas entidades, àquelas figuras da sociedade civil que ajudam a construir o nosso Estado e o nosso País. Dentro deste contexto é que a Assembléia Legislativa de São Paulo, na noite de hoje, atendendo solicitação do Deputado Paulo Sérgio, presta esta homenagem à ACM de São Paulo.

Temos consciência de que o trabalho realizado pela ACM é um trabalho não só de formação profissional, mas de formação do cidadão. Muitas vezes os problemas que temos no nosso País e no nosso Estado advêm de uma sociedade que é complexa e que depende fundamentalmente desta mesma sociedade organizada para solucionar os seus problemas. Os acemistas fazem isso há muitos anos.

Portanto, fica aqui a minha satisfação de, como Presidente da Assembléia Legislativa, dirigir estas palavras a vocês na noite de hoje, com a clareza do papel que a ACM desenvolve na formação da nossa sociedade, papel fundamental se quisermos ter um país mais justo e uma sociedade mais desenvolvida. Os meus cumprimentos à direção e a todos os presentes. Os nossos agradecimentos à presença do Secretário Rogério Amato e Inezita Barroso, o que muito nos orgulha.

Passo a Presidência dos nossos trabalhos ao Deputado Paulo Sérgio, este grande parlamentar, um grande trabalhador, um verdadeiro representante da sociedade e da sua região. O Deputado Paulo Sérgio, às vezes, de maneira muito objetiva e simples, conquista os resultados de seu mandato aqui na Assembléia de São Paulo porque é um parlamentar muito dedicado às causas em que acredita.

Portanto, neste momento, passo a condução dos nossos trabalhos ao Deputado Paulo Sérgio, Presidente de fato e de direito desta sessão. Boa-noite a todos. (Palmas)

 

* * *

 

-              Assume a Presidência o Sr. Paulo Sérgio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Agradeço ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Rodrigo Garcia, pelas palavras.

Esta Presidência quer saudar a presença do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rogério Amato; do Presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo, Ricardo Villares Lenz César; do Presidente de Honra da ACM de São Paulo, Max Ernst Mangels; à Secretária Geral da ACM de São Paulo Marísia Donatelli.

Quero registrar ainda a presença de Luiz Carlos Gonzaga, Secretário Geral da Federação Brasileira de ACMs e Presidente da Rebraf; Fuad Gabriel Chucre; Prefeito Municipal de Carapicuíba; Eduardo Yokomizu, representando o Prefeito de Mairiporã; Antonio Yacida; Paulo Celegato, Vice-Prefeito de Carapicuíba; Antonio Roberto Marquiori, Presidente da ACM de Guarulhos; Newton Camargo Morais, Presidente da ACM de São José dos Campos; Marcel Batisler, Vice-Presidente da ACM de São Paulo; Professor Engenheiro Marco Antonio Lacava, neste ato representando o Chanceler, Professor Antonio Veronese, da Universidade de Guarulhos; Sr. Clóvis Arantes Salviano Jr., Diretor da ACM de São Paulo; Dr. Duarte Vaz Pacheco de Castro Jr., Diretor da ACM de São Paulo; José Moisés Arana, Diretor da ACM de São Paulo, Tatsue Pacheco de Castro, Conselheira da ACM Centro, David Torres, Vereador da Câmara de Carapicuíba; Luiz Alberto Zappa, Vereador da Câmara de Guarulhos; Tatsuo Jô, representando o Vereador Toninho Raimundo da Câmara Municipal de Guarulhos; Talita Espangiari, representando os jovens da ACM de São Paulo, Sra. Maria Edite Almeida, Governadora do distrito Redentor de Região Brasil de Y’s Men Internacional; Sionides dos Reis Uria, Diretora Regional da Região Brasil de Y’s Men Internacional, Sr. Alfredo Bruno Júnior, Presidente do Conselho da ACM de São Paulo, Santo Amaro; Sr. Wainer Amaro Bilafon, Vice-Presidente do Conselho da ACM de São Paulo de Alphaville, representando o Sr. Walter La Pietra, Presidente do Conselho; Sra. Valéria Cara José Pinheiro, Presidente do Conselho da ACM de São Paulo, Campos de Jordão; Sr. Lorival Bogolenta, Presidente do Conselho da ACM de São Paulo, Osasco; Sr. Cipriano Gomes, Presidente da ACM de São Paulo, Pirituba.

Sr. Presidente da ACM de São Paulo, Ricardo Villares Lenz César; Sr. Presidente de Honra, Max Ernst Mangels, Sra. Secretária Geral Marísia Donatelli; Senhores representantes da Federação Brasileira das ACMS.; membros dos Y’s Men’s Clubs; nossa querida acemista Inezita Barroso; demais autoridades e público presente.

Nos encontramos uma vez mais nesta Casa Legislativa para prestar uma justa homenagem à Associação Cristã de Moços de São Paulo, agora com uma motivação especial. Pela primeira vez na história do país, o acemista tem o seu dia inscrito no calendário oficial de eventos de um Estado da federação.

Esta iniciativa pioneira tornou-se realidade graças a credibilidade conquistada pela Associação Cristã de Moços de São Paulo durante mais de cem anos de existência. A história de sucesso da ACM em nível mundial já ultrapassa um século e meio. Foi no dia 06 de junho de 1844 que o jovem Georg Willians, fundou em Londres a Associação Cristã de Moços, com o decidido propósito de oferecer oportunidades para o desenvolvimento e a promoção das pessoas, sob os aspectos espiritual, moral, físico e social. Desde então, seus ideais foram se disseminando pelos cinco continentes e hoje a ACM presta atendimento social, comunitário e de lazer em mais de 14 mil sedes espalhadas por mais de 127 países.

É justo, portanto, que o dia 06 de junho seja lembrado e comemorado a cada ano, para que possamos refletir sobre a grandeza e a importância desse movimento genuinamente cristão de valorização da pessoa humana.

Esta é a razão desta Sessão Solene que hoje realizamos e para qual temos a honra de contar com a presença dos líderes maiores da ACM de São Paulo, dos representantes da Federação das ACMs, dos abnegados voluntários das diversas unidades, dos membros dos Y’s Mens’s Club e de tantas personalidades e convidados que nos prestigiam neste Plenário. Obrigado pela presença de todos.

Tem a palavra a Sra. Mara Cardoso Machado, Conselheira da ACM - Centro, que fará a leitura devocional de João, Capítulo XVII, versículos 18 a 23, acompanhada pela pianista Sra. Maria José de Pereira de Abril, com a música “My Way”

 

A SRA. MARA CARDOSO MACHADO - Senhoras e senhores, a oração de Jesus pelos seus discípulos é um texto extraído de João, Capítulo XVII, versículo 18 a 23:

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo, e por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim, para que todos sejam um, como tu, oh, Pai, o és em mim e eu em ti, que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste, e eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que eles sejam um, como somos um, eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que os tens amado a eles, como tens amado a mim.” Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Quero, aqui, registrar a presença da Deputada Estadual Ana Martins. Tem a palavra a nobre Deputada Ana Martins.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Sr. Presidente, Deputado Paulo Sérgio, do Partido Verde, a quem muito respeitamos, é o Presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos, e faz parte também de várias outras comissões. Quero parabenizá-lo pela iniciativa desta Sessão Solene e quero cumprimentar todos os acemistas. Todos que estão aqui são especiais pelos seus objetivos, pelo seu interesse em criar entre jovens, adultos, idosos e crianças, aquilo que precisamos, que é a boa convivência humana.

Quero cumprimentar também, de modo especial, a querida Inezita Barroso, porque ela é uma personalidade do nosso folclore brasileiro e ela transmite, através do seu programa na TV Cultura, por décadas, o entusiasmo, a alegria, os princípios, tudo aquilo que gostaríamos que existisse no cotidiano das pessoas. Parabéns, Inezita Barroso, por ser uma acemista. Na pessoa dela quero cumprimentar todas as mulheres acemistas com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Mas nem por isso estou deixando de cumprimentar os amigos, os companheiros acemistas. Nunca fui da ACM, mas sempre a admirei.

Sou uma assistente social de uma longa história de trabalho na periferia de São Paulo: 30 anos na zona sul, 33 anos na zona leste. Como a zona leste nunca foi muito bem vista, hoje as coisas mudaram. a zona leste conquistou, depois de 25 anos de luta, um campus da USP. Isso não é pouca coisa. Conheço a ACM de Itaquera. Admiro muito as lideranças de lá, a juventude de lá. Conheço também algumas outras ACMs. Nunca tive oportunidade de participar. Hoje, em nome do meu partido, Partido Comunista do Brasil, do qual sou líder, venho participar da comemoração do “Dia da ACM”. O nobre Deputado Paulo Sérgio merece uma grande salva de palmas por ter prestigiado essa instituição que há décadas contribui para os bairros, municípios, Osasco, Pirituba, Carapicuíba, Santo Amaro etc. (Palmas.)

Quero deixar uma pequena mensagem. Somos tão importantes pelas características que temos como seres humanos: inteligência, consciência, vontade. Temos uma grande capacidade que os animais não têm. Os animais possuem uma pequena dose de inteligência, principalmente os animais que convivem com os homens, como o cachorro, a vaca. Mas nós temos uma especificidade: a consciência. Nós sabemos quem somos, sabemos a nossa história. Sabemos o que queremos. Pelo fato de sabermos o que queremos, somos capazes de muitas coisas. Considero que a ACM construiu muita coisa, por isso merece ser homenageada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Por isso o Deputado Paulo Sérgio foi feliz nessa iniciativa e merece o nosso respeito.

Sou do Partido Comunista do Brasil há mais de 30 anos. Enfrentei a repressão. Fui presa algumas vezes e nunca roubei, nunca matei. Lutávamos pela reforma agrária, pela reforma urbana, pelos direitos dos trabalhadores. Lutamos pelo “o petróleo é nosso”. Hoje, felizmente, somos auto-sustentáveis pelo nosso petróleo. Mas ainda temos muito a conquistar para que a nossa juventude tenha perspectiva de um futuro melhor. Não Febem, presídio. Mas, cursos profissionalizantes, universidades. Como a última inaugurada pelo Presidente Lula, a Universidade de Guarulhos, que a partir de julho vai ter sete cursos, como tem a Unifesp: Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, etc.

Queremos transmitir uma mensagem de credibilidade. Vale a pena persistir e acreditar nos pobres, porque eles são seres humanos iguais a todos nós. Vale a pena acreditar na experiência dos idosos, na experiência dos trabalhadores da zona rural, da agricultura, da agropecuária. Quantas vezes fico emocionada quando a Inezita Barroso, pela música, valoriza o trabalhador rural, o caboclo, a nossa música de raiz, a música sertaneja.

Portanto, acreditemos no Brasil, no povo brasileiro e ajudemos a construir um futuro de justiça e de igualdade. Ajudemos a construir uma perspectiva nova para a nossa juventude. Para isso precisamos de mais escolas profissionalizantes, de mais universidades. Apenas 3% da população brasileira chega à universidade. É uma vergonha. É muito pouco. Vamos persistir nesses grandes objetivos e com certeza teremos um futuro mais justo no qual homens e mulheres, dando as mãos, serão mais felizes e poderão oferecer às nossas crianças, aos nossos adolescentes, à nossa juventude, aos idosos, aos trabalhadores da cidade e do campo uma vida melhor. Com tudo isso seremos mais felizes.

Parabéns, Deputado Paulo Sérgio. Parabéns a todos os participantes. Fica essa pequena e singela homenagem do Partido Comunista do Brasil na Assembléia Legislativa solidarizando com todas as mulheres que contribuem não só cuidando da comida, da casa, mas com uma atuação maior na sociedade, com todos os homens que têm coragem de, além do seu trabalho, dar algum tempo para a construção do bem coletivo, do bem comum. Muito obrigada pela atenção. Um grande abraço, Paulo Sérgio, e um beijo carinhoso na Inezita Barroso, a quem sempre assisto. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Agradecemos as palavras da nobre Deputada Ana Martins, Deputada muito atuante. Acabo de receber um ofício do Dr. Laudo Natel com o seguinte teor: “Ilmo. Deputado Rodrigo Garcia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Vinculado por laços de amizade e admiração à Associação Cristã de Moços, lamento não poder comparecer à Sessão Solene de comemoração do Dia do Acemista solicitada pelo Deputado Paulo Sérgio. Agradeço sensibilizado o convite de V. Exa. e me associo prazerosamente à comemoração. Atenciosamente, Laudo Natel.”

Gostaria de registrar a presença da Sra. Marilene Roman, Governadora do Distrito Colina de Região Brasil de Y’s Men Internacional; Sra. Márcia Campos Mendes Pereira, Governadora do Distrito Pioneiro Região Brasil, da Y’s Men International.

Teremos agora a apresentação da Banda da Aeronáutica, sob a regência do Maestro Suboficial Jeremias de Oliveira Rufino, com as músicas: “1º Grupo de Aviação Embarcada” e “Amigo”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Agradeço a Banda Musical da Base Aérea do Estado de São Paulo, que abrilhanta ainda mais esta solenidade. Muito obrigado maestro.

Quero registrar a presença dos Diretores da ACM, Dr. Duarte Vaz Pacheco de Castro Júnior; Luciano Humberto Lampi; Dra. Lucila Melaragno Monteiro; Eduardo Martins da Cruz; José Moisés Arana e Clóvis Arantes Salviano Júnior.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Luiz Carlos Gonzaga, Secretário Geral da Federação Brasileira das ACMs.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONZAGA - Exmo. Sr. Deputado Paulo Sérgio, presidindo a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo nesta solenidade; Dr.Rogério Amato, Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social; Dr. Ricardo Villares Lenz César, Presidente da ACM, de São Paulo; Dr. Max Ernst Mangels, Presidente de Honra da ACM de São Paulo. Estimada colega e amiga, Marísia Donatelli, Secretária Geral da ACM de São Paulo; estimada amiga, cantora Inezita Barroso, tão saudada nesta noite para deleite de todos nós; diretores da ACM; colegas; secretários, senhores e senhoras; saudação especial a todos os acemistas, em nome do Presidente da Federação das ACMs do Brasil, Dr. Amauri de Aquino de Carvalho, nossa especial saudação.

Diz um preceito bíblico: “Em tudo dai graças.”

A ACM completa 162 anos, com 47 milhões de associados em 127 países. Dentre suas atividades, conquistou duas cadeiras na Organização das Nações Unidas e também dois Prêmios Nobel da Paz. Hoje, ela junta, neste momento, tendo como testemunha todos os senhores aqui presentes, nesta Casa que nos homenageia, o Dia do Acemista.

“Em tudo, dai graças.”

Então, neste momento, inspirado pela palavra do Senhor, juntando os nossos cumprimentos, nós queremos agradecer à ACM de São Paulo esta iniciativa de juntar o Dia do Acemista com uma efeméride, para a honra de toda a nossa instituição.

Quero agradecer ao Deputado Paulo Sérgio, que fez isso uma verdade, uma realidade. Então, todos contentes, alegres, voltamos a dizer: em tudo, dai graças! Muito obrigado! E que esta noite seja um marco para todos nós, acemistas dos Brasil! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Paulo Sérgio - PV - Teremos, agora, a apresentação do Coral da ACM de São Paulo/Centro, sob a regência do Maestro Wanderley Garieri Júnior, com as músicas “Barcarola”, “Adeus, Guacira” e “Te voglio bene”.

 

* * *

 

- É feita uma apresentação musical.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Paulo Sérgio - PV - Em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, quero prestar uma homenagem à ACM, com a entrega de uma placa.

Convido os senhores Ricardo Villares Lenz Cézar, Presidente da ACM São Paulo, Max Ernst Mangels, Presidente de honra da ACM São Paulo e Marísia Donatelli, Secretária Geral da ACM São Paulo para que recebam essa placa em nome da ACM.

 

* * *

 

- É feita a entrega de uma placa comemorativa.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Paulo Sérgio - PV - Quero também, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, homenagear o Presidente da ACM São Paulo, Sr. Ricardo Villares Lenz Cezar.

 

* * *

 

- É feita uma homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Eu pediria à Sra. Marísia Donatelli que fizesse a leitura da placa que acabamos de outorgar ao Presidente da ACM.

 

A SRA. MARÍSIA DONATELLI - “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do Deputado Paulo Sérgio, confere esta homenagem ao Sr. Presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo, Ricardo Villares Lenz César, em reconhecimento aos relevantes prestados em benefício da comunidade de São Paulo. São Paulo, 5 de junho de 2006. Deputado Estadual Paulo Sérgio Rodrigues Alves.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Teremos agora uma apresentação da artista, professora de Folclore Brasileiro e Acemista, Inezita Barroso, com as músicas: Caipira de Fato, de Adauto Santos e Boiadeiro Errante, de Teddy Vieira.

 

* * *

 

- É feita uma apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. INEZITA BARROSO - Em nome do nosso diretor do “Viola, minha Viola”, Rivaldo Corulli, aqui presente, gostaria de convidar esse maravilhoso coral para cantar no nosso programa, “Viola minha Viola”. (Palmas.) Muito obrigada.

 

* * *

 

- É feita uma apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ricardo Villares Lenz César, que fará leitura de uma mensagem da ACM de São Paulo.

 

O SR. RICARDO VILLARES LENZ CÉSAR - Melhor exemplo do que Inezita Barroso não teríamos, porque representa, de fato, esta fraternidade, esta alegria, este fator humano tão forte que é a característica típica da ACM. Fomos muito felizes em tê-la aqui conosco porque você mostrou, além de tudo, por que a missão da ACM é fortalecer pessoas, famílias e comunidades. Inezita, você nos mostrou que existe uma força, um poder muito grande. Queremos agradecer essa energia que oce nos deu agora. Parabéns. (Palmas.)

Exmo. Sr. Deputado e acemista Paulo Sérgio Rodrigues Alves; Dr. Rogério Amato, Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; querido Presidente de Honra, Sr. Max Mangels; Sra. Marísia Donatelli, Secretária Geral da ACM de São Paulo; senhores e senhoras; colegas de diretoria; voluntários da ACM de São Paulo, para mim é uma enorme honra e uma alegria muito grande receber esta homenagem em nome da ACM de São Paulo.

Quero dizer que não me senti bem recebendo uma placa em meu nome. Penso que esta homenagem é, sim, para a ACM como um todo. Isso significa a todos aqueles que com ela contribuem. A contribuição do Deputado Paulo Sérgio vem desde a infância. Mas este é um momento de uma importância única. A data que comemoramos tem um significado muito grande. Estou muito feliz por receber esta homenagem justamente nesse momento que a ACM está atravessando e eu vou explicar o porquê.

Acho importante voltarmos a 162 anos atrás, 6 de junho de 1844. Estamos na Inglaterra, em pleno desenvolvimento industrial. Uma crise assola o mundo. A qualidade de vida do ser humano está bastante decadente: longas jornadas de trabalho sem nenhuma atividade de lazer, jovens sem perspectiva para o seu futuro. Eles chegam à cidade em busca de trabalho, mas dificilmente encontram. E quando encontram, são em condições muito ruins.

Então, o jovem chamado George Willians, querendo promover motivação e criar perspectivas para a juventude, passa a reunir jovens. Inicialmente, lê trechos bíblicos. Essas mensagens bíblicas dão esperança, passam a criar uma base de valores, princípios que vão mudar a história do mundo. É interessante que hoje, no início dos trabalhos, fizemos o que é uma prática em todas os reuniões da ACM. Os senhores vão entender o porquê, pois foi assim que se iniciou a ACM.

A ACM, em seguida, indo para os Estados Unidos, recebeu um outro incentivo: o desenvolvimento do esporte. Então se formou o tripé que faz sucesso, que é a ACM no mundo todo: são mais de 12 mil unidades esportivas, são mais de 40 milhões de associados. Esse tripé é baseado no desenvolvimento esportivo, espiritual e social. A ACM de São Paulo, no ano passado, acabou resumindo a sua missão fortalecendo pessoas, famílias e comunidades. Esse trabalho só é possível porque existe um outro tripé que o sustenta.

Eu entendo que esse tripé é constituído pelos colaboradores profissionais, com a sua competência, sua educação e sua vontade; pelos voluntários, que são mais de 2 mil, que trazem a sua experiência profissional, sua experiência de vida para fortalecer a ACM - e com isso eles saem mais fortalecidos - e pelo Poder Público, que reconhece na ACM essa entidade única que pode não só ajudar no desenvolvimento social, na assistência social, na melhoria da qualidade de vida das pessoas como um todo, como contribuir significativamente na criação de novos mecanismos para a integração desse trabalho. Essa parceria com o Poder Público recebe hoje o voto de confiança e o testemunho de que realmente ela é importantíssima.

Estamos todos aqui nesse ambiente que só a ACM tem: de amizade, onde todos nós nos sentimos bem, bem aceitos e bem queridos. Parabéns, Deputado Paulo Sérgio. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Gostaria de registrar a presença do Sr. Wanderlei Nunes Bastos e de Julian Harank Winsck, do Uirapuru.

 

O SR. RICARDO VILLARES LENZ CÉSAR - Deputado, gostaria de consagrar esta homenagem com uma lembrança ao senhor por parte da ACM de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - “Deputado Paulo Sérgio, o reconhecimento da ACM de São Paulo por sua dedicação à causa acemista. São Paulo, 5/6/06”. Muito obrigado. (Palmas.)

Teremos mais uma apresentação da artista, professora de folclore brasileiro e acemista Inezita Barroso, com as músicas “Sonho de Caboclo”, de Adauto Santos, e “Lampião de Gás”, de Zica Bergami. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita apresentação de números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Gostaria de quebrar o protocolo, neste momento, por uma boa causa. Queria pedir à Professora Inezita Barroso para que cante a “Moda da Pinga”.

 

A SRA. INEZITA BARROSO - Essa música tem uma briga! Todo mundo quer ser autor dela. Já apareceram vários autores, já trocaram o selo do disco várias vezes, mas realmente ela é uma página recolhida entre os caipiras. Há muitos anos que venho recolhendo versos da “Moda da Pinga” no interior de São Paulo, no sul de Minas. É uma coisa que já é tradicional. Então vamos lá!

 

* * *

 

- É feita apresentação de número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - É sempre uma alegria ter esta fantástica pessoa, Inezita, que vem aqui nos alegrar. Lapso é meramente um escorregão, mas nada a ver com a música.

Passaremos agora às homenagens, com entrega de flores:

A Sra. Marísia Donatelli fará a entrega à Sra. Marly Forlin Rodrigues Alves, minha esposa. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - A Sra. Marly Forlin Rodrigues Alves fará a entrega à Sra. Evadni Perugini. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Este Deputado fará a entrega à Profª Inezita Barroso. Confesso aos Srs. que é sempre uma emoção muito grande poder estar aqui e entregar às mãos dessa pessoa fantástica, como eu já disse anteriormente. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Este Deputado fará a entrega à Sra. Marísia Donatelli. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Senhoras e senhores, Neste momento quero estender as homenagens prestadas nesta mesa à toda diretoria da ACM de São Paulo, aos profissionais e voluntários, aos membros das Federações das ACMs, aos participantes dos Y’s Men’s Club e a todos aqueles que, mesmo anonimamente, dedicam parte de seu tempo ou de seu trabalho à promoção do bem estar de seus semelhantes.

A Associação Cristã de Moços representa para mim não apenas uma instituição filantrópica e de lazer da qual me orgulho em participar como conselheiro. Mais do que isto, trata-se de um ideal. Um ideal que abracei desde o primeiro instante em que vivenciei o trabalho desenvolvido por seus profissionais e voluntários, particularmente nos Centros de Desenvolvimento Comunitário, conhecidos por CDC.

Lembro-me com emoção da expressão de satisfação dos formandos dos cursos de capacitação profissional do CDC Uirapuru, na minha querida Guarulhos, onde tive oportunidade de entregar, como padrinho das turmas de marcenaria e de serigrafia, os certificados de conclusão àqueles jovens orgulhosos por aquela conquista e ávidos por alçar novos vôos. Não menos emocionante foi a solenidade de entrega dos certificados dos cursos de corte e costura, muitos deles em favor de senhoras de meia-idade que carregavam em seus olhares a esperança de poder finalmente contribuir no sustento da casa e na formação de seus filhos.

Tantos e tantos exemplos de dedicação, carinho e amor ao próximo a ACM coloca à nossa frente que nos serve de estímulo para que cada vez mais nos tornemos parte integrante desta gigantesca família envolta nos mais nobres sentimentos cristãos. E por todo este trabalho em prol de uma sociedade mais justa que o movimento acemista deve ser lembrado e homenageado sempre e continuamente.

De minha parte, saibam todos que continuarei a nortear a minha atuação parlamentar com o mesmo propósito e objetivo idealizado pelo jovem George Wilians há 162 anos, trabalhando incessantemente em favor de uma sociedade mais justa e igualitária.

Quero uma vez mais agradecer a sensibilidade e o apreço que o Governo do Estado tem demonstrado pela ACM de São Paulo na liberação de recursos financeiros e materiais em favor das ações sociais desenvolvidas por suas unidades, cujos resultados práticos alcançam um valor humanitário de tal magnitude que somente quem já presenciou o sentimento de gratidão expresso no olhar de cada um dos beneficiados pode descrever.

Parabéns ACM de São Paulo, sua diretoria, funcionários e voluntários, e a todos os acemistas. A Lei n. 12.133105 que motiva esta solenidade é o registro oficial desta Casa Legislativa e do Poder Executivo Estadual da importância das ações sociais da ACM de São Paulo em prol da comunidade bandeirante. A partir de agora, o dia 06 de junho é dedicado a todos nós, integrantes desta grandiosa família acemista. Obrigado a todos!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 52 minutos.

* * *