18 DE MAIO DE 2009

022ª SESSÃO SOLENE EM “COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE DIAMANTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO – CREA-SP”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado João Caramez, com a finalidade de "Comemorar o Jubileu de Diamante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - Crea-SP". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Diz de sua alegria em presidir essa sessão solene e da importância que essa entidade tem para a sociedade paulista, pelo trabalho realizado para proporcionar à população, uma qualidade de vida cada vez melhor.

 

002 - MARCOS MARTINS

Deputado Estadual, diz da satisfação desta Casa comemorar, nesta sessão solene, os 75 anos de trabalho do Crea. Transmite a saudação fraterna de todos os Deputados da Bancada do PT. Afirma que os Deputados deste Paralamento estão empenhados em melhorar cada vez mais a relação com os profissionais. Refere-se a projeto de sua autoria, de cooperação técnica, para que as habitações da população de baixa renda tenham qualidade e sejam construídas com salubridade. Pede o apoio de todos os profissionais para que seja cumprida a Lei 12.684, que proíbe o uso do amianto no Estado de São Paulo.

 

003 - JORGE MALULY

Deputado Federal, diz da emoção de estar nesta Casa, que conhece desde a infância, porque seu pai, Maluly Netto, foi eleito em 1966, para a primeira legislatura no Palácio Nove de Julho e ocupou três mandatos. Fala de sua realização profissional como engenheiro civil. Lembra a grande contribuição do Crea para o momento histórico e político do País, com obras de infraestrutura e pesquisa e renovação tecnológica.

 

004 - GUILHERME CAMPOS

Deputado Federal, cumprimenta o presidente do Crea por seu trabalho de valorização profissional dos engenheiros e arquitetos. Diz que é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica. Agradece o trabalho que todos os profissionais do Crea fazem pelo desenvolvimento do Brasil. Diz que a profissão do engenheiro e do arquiteto é fundamental para a economia do país e parabeniza o Crea pelos 75 anos de fundação.

 

005 - MENDES THAME

Deputado Federal, fala do privilégio de participar desta justa homenagem ao Crea, que há 75 anos trabalha em defesa da comunidade e da sociedade. Informa que o Crea é órgão de fiscalização profissional e que durante todo esse período fiscaliza as intervenções no mundo real, nas áreas de urbanização e transportes.

 

006 - MARCOS RODRIGUES PENIDO

Secretário em exercício da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, representando neste ato, o Prefeito Kassab, diz que o Crea tem como objetivo, a fiscalização, a orientação e o controle do exercício profissional e é uma referência para o País. Parabeniza todos os membros do Crea pelos 75 anos de excelência na prestação de serviços à população do Estado de São Paulo.

 

007 - MARCOS TÚLIO DE MELO

Presidente do Confea - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, traz a saudação do Confea ao Crea, em sua comemoração dos 75 anos de trabalho. Fala do aspecto histórico da entidade e relata que o Presidente Getúlio Vargas visava buscar a competência nas profissões de engenharia e agronomia, para poder dar condições ao planejamento e desenvolvimento do País, assim surgiu o desenvolvimento profissional e a fundação do Crea, em 29 de maio de 1934. Enfatiza a contribuição que o Crea deu a todo o Estado de São Paulo, na agricultura, na siderurgia e na tecnologia de ponta.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação de vídeo institucional do Crea. Agradece ao Sr. José Tadeu da Silva, presidente do Crea - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e diz que esta solenidade, das mais concorridas, mostra a força, a união e a unidade dos técnicos.

 

009 - JOSÉ TADEU DA SILVA

Presidente do Crea, diz que muitas atividades desta Casa de Leis giram em torno do exercício da engenharia, arquitetura e agronomia. Lembra que o planeta só vai ser um bom lugar humano se tiver sustentabilidade. Fala de proposta que visa dar assistência técnica gratuita às pessoas menos favorecidas da sociedade. Faz entrega de placa comemorativa do Crea ao Deputado João Caramez e ao Presidente Barros Munhoz.

 

010 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Elogia o espírito público do Crea, neste momento em que faz proposta de parceria com esta Casa. Manifesta a honra em presidir esta sessão solene e diz que as entidades abrangidas pelo Crea são os agentes que estarão contribuindo com o nosso País para enfrentar a crise econômica mundial. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ – PSDB - É com muita satisfação que nomeio a presença do Sr. Marco Túlio de Melo, presidente do Confea, Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia; à minha esquerda, Dr. José Tadeu da Silva, presidente do CREA, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, nosso Deputado Federal Mendes Thame; presidente do meu Partido PSDB, Sr. Marcos Rodrigues Penido, Secretário em exercício da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, neste ato representando o nosso grande Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em extensão da Mesa que aqui agradecer a presença do nosso amigo e companheiro Deputado Federal Jorginho Maluly.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pela Presidência efetiva desta Casa, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Jubileu de Diamante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - CREA-SP.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela magnífica Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2o Tenente Músico Polícia Militar Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ – PSDB - Quero nesse momento dar minhas congratulações ao 2º Tenente Jassen Feliciano. Meus agradecimentos a essa magnífica Banda da Polícia Militar. Muito obrigado.

Quero anunciar e agradecer as presenças: do nosso companheiro e Deputado Federal Guilherme Campos; do Deputado Estadual Marcos Martins; do João Abukater Neto, representando nosso Secretário de Habitação; Lair Alberto Soares; Nelson de Oliveira Mateus Júnior, representando João de Almeida Sampaio Filho, Secretário de Agricultura e Abastecimento; José Carlos Moraes Martins, representando o Secretário da Cultura João Sayad; Paulo Eduardo de Grava, vice-Presidente do CREA-S.P., na pessoa de quem cumprimento todos os diretores e funcionários do CREA; Ana Meire Figueiredo Natividade, coordenadora da Comissão Especial Projeto CREA 75 Anos; Fábio José Ladassa, representando o Sr. Álvaro José Cabrini, presidente do CREA-Paraná; Gerson de Almeida Taquatinga, presidente do CREA-Goiás; Duaia Vargas da Silveira, presidente Nacional da Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetas, Asbea; Célia Balario, presidente da Asbea-São Paulo, Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetos do Estado de São Paulo; José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis; Pedro Shigueru Katayama, Conselheiro Federal do Confea; Dr. Eduardo Cardoso de Almeida Castanheira, Delegado sub-Chefe, representando neste ato o Chefe da Assessoria Policial Civil, Dr. Paulo Rios; Márcia Nori, presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia; Edemar de Souza Amorim, representando neste ato Carlos Moura, presidente do Febrae, Federação Brasileira de Associações de Engenheiros; Nivaldo Bosio, presidente da Febrageo, Federação Brasileira de Geólogos.

Antes de darmos a palavra a algumas autoridades queria dizer neste momento da nossa satisfação, do nosso prazer, da nossa alegria de estarmos aqui presidindo esta Sessão Solene em que comemoramos o Jubileu de Diamante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo.

Todos sabemos a importância que esta entidade tem para a sociedade paulista e sociedade brasileira. A importância é em todos os sentidos, principalmente o trabalho que realiza na orientação, na fiscalização, mas sobretudo no trabalho árduo que vocês realmente produzem para proporcionar à população do nosso Estado uma qualidade de vida cada vez melhor. E é com esse espírito que estamos aqui hoje na Assembleia Legislativa. A Assembleia Legislativa, que se sente honrada em receber todos os senhores, as senhoras, todas as autoridades, nossos deputados federais, deputados estaduais, mas sobretudo honrada em receber toda essa plêiade de profissionais que, sem sombra de dúvida, nos deixam bastante orgulhosos.

Neste momento passo a palavra ao Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Caro Presidente, Deputado João Caramez, gostaria de cumprimentar os deputados federais Mendes Thame, Guilherme Campos e Maluly Netto; o presidente da Faeasp, Sr. Hélio Secco; o Sr. José Tadeu da Silva, presidente do CREA/São Paulo, e em seu nome cumprimentar todos os presidentes e diretores presentes dos CREAs do País; o Sr. Marcos Túlio, presidente da Confea; presidentes dos Sindicatos de Arquitetos, de Engenheiros e diretores de associações de engenheiros e arquitetos e em seus nomes cumprimentar todas as diretorias; é uma satisfação muito grande para a Assembleia Legislativa ter essa comemoração de 75 anos de trabalho, de contribuições, de realizações para o Estado de São Paulo e para o País.

Sinto-me honrado e gostaria de transmitir uma saudação fraterna dos deputados da Bancada do Partido dos Trabalhadores - somos 19 na Assembleia - e dizer que estamos, na medida do possível, empenhados em melhorar cada vez mais a relação com os profissionais. Protocolamos um projeto de lei baseado no projeto do Deputado Federal Zezéu Ribeiro, de cooperação técnica, na semana passada, e esperamos que seja apreciado, emendado, para que possamos num momento tão importante em que se investe em habitação fazer com que as casas da população de baixa renda tenham mais qualidade e para que as unidades de Saúde sejam menos procuradas.

Por outro lado, gostaria de fazer aqui um pedido - permita-me, Presidente João Caramez. Peço o apoio de todos os profissionais para que possamos, no caso de São Paulo, fazer com que a Lei 12.684, de minha autoria, que proíbe o uso do amianto no Estado de São Paulo, material altamente cancerígeno, seja cumprida. Os profissionais têm um papel extremamente importante porque são os indicadores, são os que orientam quais os tipos de materiais são mais convenientes para que possamos construir de forma sustentável as moradias da população do nosso País. São 48 países que já proibiram o uso desse produto e esperamos, num prazo não muito distante, que o Brasil também possa fazê-lo.

Parabéns pelos 75 anos, e muito obrigado pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Obrigado, Deputado.

Passo neste momento a palavra ao Deputado Federal Jorginho Maluly.

 

O SR. JORGE MALULY - Excelentíssimo Presidente desta Sessão Solene, que muito merecidamente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza em homenagem aos profissionais da área da Engenharia, da Agronomia, da Agricultura e todos os técnicos, todos os que trabalham nessa atividade, deputado e meu amigo pessoal, João Caramez; quero em seu nome saudar todos os deputados e deputadas desta Casa que lhe deram apoio para que aprovasse a realização desta noite histórica para o Estado de São Paulo, e quando se fala em São Paulo se fala em Brasil.Parabéns, Deputado João Caramez, por esta iniciativa!

Quero saudar de maneira respeitosa o nosso decano da área da Engenharia no Congresso Nacional, meu amigo pessoal de muitos anos também, Prof. e Deputado Federal Mendes Thame; quero saudar também meu companheiro de partido, amigo pessoal muito querido, engenheiro civil, Deputado Guilherme Campos, que representa aqui a Região de Campinas.

Quero saudar também de maneira muito respeitosa o meu presidente, já que tenho a honra de ser engenheiro civil há 27 anos, meu querido Tadeu, que sabe que nesses dois anos e quatro meses de mandato tenho procurado estar presente todas as vezes que o CREA precisa da nossa participação, seja na homenagem aos profissionais e aos melhores alunos, seja um contato com nosso líder, Prefeito Gilberto Kassab, no sentido da grande vitória do Tadeu, que é a liberação oficial do início das obras da nossa sede, lá na Barra Funda - fazia anos que estava parada na Secretaria de Habitação -, enfim, todas as vezes que o CREA nos convoca, temos o maior prazer em servir à nossa categoria profissional.

Quero saudar também o Secretário em exercício da Infraestrutura Urbana, Dr. Marcos Rodrigues, e em seu nome saudar toda a equipe do Prefeito Kassab; e saudar também o Presidente do Confea, Dr. Marcos Túlio, que também tem feito um brilhante trabalho neste órgão, juntamente com o Tadeu no nosso CREA de São Paulo. Harmonia, sintonia fina, cooperação e respeito têm norteado os trabalhos das nossas entidades representativas, o que não acontecia antigamente, com tanta facilidade.

Saúdo também os dirigentes de outros Estados, que estão presentes aqui, na pessoa do Dr. Francisco Ladaga, que vem do Paraná honrar-nos com a sua presença; todos os senhores e senhoras que estão no plenário da Casa e, em nome do meu querido amigo Hélio Secco, também saudar todos os dirigentes, diretores, colaboradores, funcionários, enfim, autoridades que, se formos mencionar todas, gastaríamos o tempo, e eu não quero me alongar, porque a festa aqui é do CREA.

Duas coisas não posso deixar de mencionar: a emoção de estar nesta Casa, nesta noite. Primeiro, Presidente Caramez, porque lembra a minha infância. Corri muito por esses corredores da Casa, porque o meu pai, em 1966, foi eleito deputado estadual, e foi deputado da primeira legislatura do Palácio 9 de Julho. Eu era um garotinho ainda quando meu pai veio tomar posse neste plenário.

Então, todas as vezes que venho à Assembleia Legislativa - meu pai ficou três mandatos aqui -, sinto emoção, saudade de deputados que não estão mais conosco, como o saudoso Rui Silva e tantos outros que deram a sua contribuição e já passaram pela história política do Estado de São Paulo.

Por outro lado também, a realização profissional. Se perguntássemos a cada um dos senhores e das senhoras uma experiência de vida na atividade da engenharia, cada um teria uma, não, dezenas de histórias para contar. Eu me lembro da emoção: eu me formei na Fundação Armando Álvares Penteado, em 1982, e já trabalhava desde o 3º ano da faculdade, como estagiário na Construtora Romeu Chap Chap, em São Paulo.

Modéstia à parte, eu era um bom aluno, nunca tinha ficado de exame, nem de recuperação, e o CREA anunciou que quem tivesse seu diploma fechado no mês de novembro, na faculdade, logo no início de janeiro entregaria a carteirinha profissional. Então, a emoção de esperar o meu registro - 119.135 - para poder levar ao meu patrão, ao meu chefe na construtora, para passar de estagiário para engenheiro pleno. É uma emoção que não esquecemos nunca.

Mas entendo, Deputado Mendes Thame, que este é um momento histórico para o Brasil e histórico para o CREA, nesses 75 anos desse nosso jubileu, porque nós, engenheiros e profissionais da Engenharia de todos os ramos, podemos, devemos e vamos dar uma grande contribuição para o momento histórico e político que o País vive.

Sabemos que a crise está aí e as duas áreas que reagem muito rapidamente ao enfrentamento da crise e à geração de emprego são a questão da Agronomia, da Agricultura e a questão da Engenharia Civil, das obras, em todos os segmentos da Engenharia. Falo Engenharia Civil para “puxar a sardinha” para o meu lado, mas, de todo jeito, da Engenharia. Temos o PAC, as obras de infraestrutura, de pesquisa, de inovação tecnológica - da qual apoiamos a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados - que passam pela mão de um profissional da nossa área.

Muito se fala, por exemplo, das doações de campanha, nos vínculos ilegais de determinadas empresas, com determinados políticos, que não honram o mandato que servem. Mas se um engenheiro como nós, um profissional, tiver a responsabilidade de assinar uma medição, de assinar no processo licitatório, no processo de compra, no processo de abertura de edital, tenho a certeza de que daremos - e estamos dando - uma grande contribuição ao combate da corrupção neste nosso país.

Por fim, peço a Deus que abençoe todos os senhores, todas as senhoras, aqueles que não estão mais conosco, e contribuíram, Presidente Tadeu, para o fortalecimento da nossa entidade, como V. Exa. tem feito na gestão da sua Presidência, virando a página da história do CREA. Um CREA enfraquecido, desunido, devedor, passa a ser um CREA unido, fortalecido, onde o profissional é respeitado, onde o exercício da atividade é respeitado. O CREA hoje tem dinheiro em caixa, para poder investir na valorização da nossa categoria profissional.

Tenho a certeza, no mais, de que como eu, como os Deputados Guilherme e Mendes Thame, viemos aqui assumir um compromisso em defesa, no Congresso Nacional, de todas as matérias e projetos pertinentes à nossa atividade profissional, levantando nossa bandeira para fazer que elas tramitem o mais rápido possível.

Parabéns! Que Deus abençoe a todos. Tenho muito orgulho, sim, de dizer: Engenheiro Jorge Faria Maluly. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Obrigado, Deputado Jorginho. Leve o nosso abraço a seu pai, Jorge Maluly.

Concedo a palavra agora ao Deputado Federal Guilherme Campos.

 

O SR. GUILHERME CAMPOS - Boa-noite a todos. É um prazer estar aqui nesta comemoração. Mas falar depois do Jorginho é muito difícil, porque não tenho sua eloquência nem sua capacidade de articulação.

Deputado João Caramez, que preside esta sessão, em seu nome cumprimento todos os deputados que aprovaram esta Sessão Solene, para, na pessoa do meu amigo Tadeu, que personifica a figura do engenheiro, e bem representa aqui em São Paulo um trabalho fantástico, um trabalho de valorização do profissional. Um trabalho que só coloca a categoria dos engenheiros e arquitetos na devida condição - altiva - daqueles que aplicam a tecnologia desenvolvida nos institutos de pesquisas no dia a dia de todos nós.

Também sou formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com muito orgulho, e tenho satisfação de pertencer a esta categoria. Sou casado com uma arquiteta, o que aumenta ainda mais a responsabilidade. Este é sem dúvida o momento de, nós que estamos em Brasília, na Câmara Federal - Deputado Mendes Thame, Deputado Jorginho e este Deputado -, agradecer o trabalho que todos os senhores fazem para o desenvolvimento do Brasil. O trabalho que os senhores fazem para que o Brasil possa deixar de ser o país-promessa para se tornar um país-realidade.

Não podemos esquecer também de valorizar aqueles que passaram pelo CREA. Faço questão de ressaltar isso na figura do Engenheiro João Abukater, aquele que assinou meu CREA. Em sua pessoa, quero agradecer e cumprimentar todos os ex-dirigentes desse Conselho que, sem dúvida, é um dos mais importantes do país, senão o mais importante.

Na pessoa de Marcos Túlio, quero dar as boas-vindas a todos que vieram de outras cidades e dizer que nosso Estado, nossa Capital, tem prazer em recebê-los neste momento tão importante para todos nós.

Os senhores podem acreditar: a profissão do engenheiro, a profissão do arquiteto, hoje é, sem dúvida, a bola da vez para a nossa economia.

Muito se fala em Brasília que os investimentos em habitação e em infraestrutura têm de acontecer, mas, se não houver profissionais como os senhores para aplicar e direcionar tudo que está acontecendo, de nada adianta querer instalar essa nova condição de política econômica. Graças a Deus, isso está acontecendo e os senhores estão aqui para cumprir essa tarefa.

Tenho orgulho em ser engenheiro e foi um prazer estar com os senhores. Parabéns pelos 75 anos!

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero anunciar a presença do Sr. Arlindo Liberatti, presidente do Corcesp - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo.

Esta Presidência concede a palavra ao nosso grande companheiro, Deputado Federal Mendes Thame, engenheiro, prefeito que foi da Cidade de Piracicaba e Presidente Estadual do PSDB.

 

O SR. MENDES THAME - Deputado João Caramez, que preside esta sessão, autor deste projeto que presta esta tão justa e oportuna homenagem; Deputado Marcos Martins; Deputados Jorge Maluly e Guilherme Campos; estimados amigos Marcos Túlio, que preside o Confea; amigo Tadeu Silva, presidente do nosso querido CREA; Dr. Hélio Secco, Engenheiro João Abukater, conselheiros do CREA, amigos engenheiros, engenheiros agrônomos, arquitetos, senhoras e senhores, é um privilégio participar desta tão justa homenagem.

Homenagem a uma instituição que, durante 75 anos, trabalhou em defesa da comunidade. O CREA não é um órgão de classe, é um órgão de defesa da sociedade. É um órgão de fiscalização profissional, o que é o início de um paradoxo. Como um órgão de fiscalização pode ser tão querido, tão estimado, tão reconhecido? Porque faz seu trabalho muito bem. Durante todo esse período fiscalizou as intervenções do mundo real.

Nós, engenheiros, intervimos no mundo real, seja na área da agricultura, intervindo nos recursos naturais, na área da energia, da metalurgia, da siderurgia, da produção, na área da habitação, dos transportes, da urbanização. Em todas as atividades humanas, nós estamos sempre intervindo. Essa intervenção precisa ser bem feita, dentro dos parâmetros técnicos.

Na nossa profissão, não adianta ser voluntarioso, ter só boa-vontade. Temos de ter conhecimento técnico que se adquire com o exercício sistemático da profissão, com o conhecimento sistematicamente adquirido, que permita avançar o horizonte do conhecimento científico a serviço da humanidade.

Esse exercício é do mundo real, do cotidiano das pessoas, notadamente hoje em que o mundo vive uma crise estrutural, ou seja, a questão das mudanças climáticas. Temos obrigação de entender que somos parte da natureza, não gestores da natureza. Temos de viver dos frutos dos ecossistemas e não da dilapidação dos ecossistemas.

Todo o arcabouço jurídico, todo o conhecimento científico é colocado à disposição para o exercício dessas intervenções benfazejas que são conduzidas por nós, engenheiros, engenheiros agrônomos e arquitetos. Não apenas no planejamento, mas principalmente na execução desses projetos.

O CREA, durante 75 anos, esteve lá fiscalizando esse exercício. O atual presidente Tadeu revolucionou o ponto fundamental do exercício dos trabalhos do CREA: a fiscalização. Fez essa revolução dando condições, informatizando e capacitando todos aqueles que exercem a fiscalização. Isso permitiu dobrar a arrecadação do CREA e esse aumento foi utilizado para a capacitação. A cada plenária são dezenas de processos permitindo o repasse de recursos para associações que vão capacitar ainda mais os engenheiros para o bom exercício das suas funções. Que privilégio, Tadeu! Quero deixar o meu abraço a você e a todos os companheiros que tão bem nos representam e que, juntos conosco, têm o compromisso de ajudar a construir um mundo melhor, no qual o bem-estar coletivo esteja em primeiro lugar. Muito obrigado, os meus cumprimentos a todos os engenheiros, agrônomos e arquitetos pelo dia de hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Tem a palavra o Dr. Marcos Rodrigues Penido, secretário em exercício da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, representando o nosso Prefeito Gilberto Kassab.

 

O SR. MARCOS RODRIGUES PENIDO - Sr. Presidente, Deputado João Caramez, a quem quero parabenizar pela felicidade de promover esta solenidade do jubileu do CREA-São Paulo; deputados federais Jorginho Maluly, Mendes Thame; deputados estaduais Guilherme Campos e demais deputados presentes, nas figuras de quem gostaria de cumprimentar todos os membros dessa egrégia Casa; presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo; presidente do CREA, José Tadeu da Silva; engenheiro João Abukater, na figura de quem gostaria de saudar todos os ex-presidentes do CREA, autoridades nomeadas, senhoras e senhores, primeiramente gostaria de trazer uma saudação calorosa do nosso Prefeito Gilberto Kassab, que se encontra em viagem internacional buscando parcerias e investimentos para a Cidade de São Paulo, e da nossa Prefeita em exercício, Alda Marco Antonio que, por motivos de agenda, não pôde hoje comparecer, mas pediu para cumprimentar todos, especialmente o presidente do CREA pelo seu jubileu.

O CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - tem como objetivo principal a fiscalização, a orientação, o controle e o aperfeiçoamento profissional. O CREA-SP, em seus 75 anos de existência, cumpriu muito mais do que sua obrigação original, sendo um efetivo instrumento de valorização dos profissionais e engrandecimento das profissões a ele subordinadas.

Como engenheiro, posso afiançar que o CREA-SP tem grande parcela de contribuição no desenvolvimento da engenharia deste Estado, que é referência para todo o País. As conquistas e destaques obtidos pela engenharia em São Paulo devem muito a esse conselho, do qual tenho muito orgulho de ser um de seus membros.

Na figura de seu presidente Tadeu, quero parabenizar o CREA e todos os seus membros engenheiros, arquitetos, agrônomos pelos 75 anos de excelência na prestação de serviços à população do Estado de São Paulo. O CREA não só fiscaliza, não só administra e controla a função dos profissionais, ele é um efetivo parceiro no desenvolvimento. Não há como pensar o desenvolvimento de uma cidade, de um estado e de um país sem a presença da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Temos hoje aqui representado o futuro e o desenvolvimento desta Nação. É com esses profissionais que saberemos vencer a crise que hoje se instaura no mundo e teremos papel primordial em ser os primeiros a sair dela. Muito obrigado, parabéns, presidente Tadeu, parabéns, presidente Marcos Túlio.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito obrigado, leve o nosso abraço à Prefeita em exercício, Alda Marco Antonio, e ao Prefeito Gilberto Kassab.

Tem a palavra o Sr. Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Agricultura e Agronomia, Confea.

 

O SR. MARCOS TÚLIO DE MELO - Boa-noite a todos, quero cumprimentar o Presidente desta Sessão Solene, Deputado João Caramez, e agradecer pela iniciativa, assim como agradeço os demais deputados estaduais desta Assembleia Legislativa por essa homenagem prestada ao nosso querido CREA de São Paulo nesses 75 anos. Quero cumprimentar também os deputados Mendes Thamer, Jorginho Maluly Neto, Marcos Rodrigues e também o Deputado Marcos Martins, que tem sido um parceiro importante nos desafios de colocar a Engenharia no debate nacional, com a competência que a Engenharia brasileira tem.

Quero cumprimentar o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Sr. Marcos Rodrigues. Segundo ele, não tem nenhum problema a resolver em São Paulo, tem muito recurso e tem a competência da Engenharia de São Paulo para poder resolver os pequenos problemas que a Cidade e o Estado de São Paulo têm que enfrentar.

Tadeu, cumprimento-o também como Presidente do CREA. Quero trazer-lhe o nosso abraço - meu, do Pedro Katayama, Conselheiro Federal; do Pedro Lopes de Queiros, também Conselheiro Federal; do Francisco Xavier. Trago o abraço do Conselho Federal ao CREA-SP, aos seus conselheiros, na comemoração desses 75 anos.

Cumprimento todos os ex-presidentes que lideraram processos do Conselho em São Paulo, nesses 75 anos, nas pessoas do João Abukater Neto e André de Fazio, construtores também dessa história.

Da mesma forma, cumprimento os nossos presidentes presentes: Gérson Taguatinga, os representantes dos presidentes do CREA do Paraná, do CREA do Rio de Janeiro, do CREA do Tocantins. Hoje, eles trazem o abraço do nosso Colégio de Presidentes ao CREA-SP.

De uma maneira muito especial, cumprimento todas as lideranças das nossas entidades de classe, na pessoa do meu amigo Hélio Secco.

Quero dizer-lhes da satisfação e da honra de o Conselho Federal estar nesta solenidade para comemorarmos esses 75 anos do CREA-SP. Em 1933, tivemos a regulamentação e a criação do nosso sistema profissional, que logo se instalou no ano seguinte por meio dos regionais, aqui comemorados os 75 anos do CREA-SP.

Queria relembrar a todos porque o Presidente Getúlio Vargas, à época, buscou regulamentar essas profissões e criar esse sistema profissional. Na verdade, havia uma inversão para a perspectiva de desenvolvimento nacional, trazendo basicamente a economia brasileira de uma economia muito centrada na área agrária para o desenvolvimento que se queria para o futuro.

Onde é que o Presidente Vargas foi buscar a competência para poder estruturar e planejar esse processo? Exatamente nas profissões das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Aí, regulamentou-se a profissão, porque até então o nosso mercado de trabalho estava muito dominado por profissionais estrangeiros e por leigos também, e precisávamos estruturar a Engenharia brasileira para poder dar condição ao planejamento e ao desenvolvimento do nosso País.

Assim, surge um sistema profissional e a instalação, em 1934, do CREA-SP. Friso a questão da nossa origem porque esse é o desafio que nós, como sistema profissional, que as nossas entidades de classe, que os nossos sindicatos e também que as nossas empresas têm no presente.

Quero olhar para trás, no retrovisor da história, e enxergar a contribuição que o CREA-SP deu ao Estado de São Paulo e que a Engenharia, como um todo, deu ao Brasil. Falo na Engenharia genericamente, nas profissões da área tecnológica. Busco olhar o atual momento por que estamos passando, a turbulência na economia internacional, e ver uma condição excepcional no Brasil para vencer essa turbulência e sair, inclusive, diferenciado desse processo, com a reconhecida competência que temos na Engenharia.

Da mesma forma, a área da Agronomia, altamente competitiva em relação a qualquer país do mundo, construída ao longo da história. Temos também uma construção civil altamente capacitada; uma área industrial que nos traz todo um processo, em que a Siderurgia brasileira é referência. Cada vez mais, a Mineração brasileira ocupa espaço na economia mundial, como também a área da Aeronáutica, de tecnologia de ponta, com a Embraer, que aqui se instalou e se desenvolve com uma competência incomum.

Olhando essa condição de presente, temos todas as condições de olhar para frente e buscar um desafio com os deputados presentes, com toda a sociedade: olhar o futuro do Brasil e ajudar a construir essa perspectiva, resgatar a visão de planejamento de longo prazo que este País perdeu nos últimos anos. E este é um papel profissional também nosso: olhar o futuro e projetar as condições de realizá-lo agora, iniciando no presente.

Portanto, é preciso resgatar e valorizar a técnica no processo do planejamento e execução dos empreendimentos, sejam privados ou públicos. É preciso voltar a discutir neste País qual é o papel importante que tem a Engenharia e a sua valorização como profissão, neste momento.

Todos sabem que passamos momentos de muito baixa valorização, nos últimos 30 anos principalmente, com níveis de investimento muito baixos. Vínhamos num momento de crescimento muito importante até o final do primeiro semestre do ano passado e, de repente, a turbulência acabou atrapalhando um pouco. No meio do ano passado, no final do ano passado, discutia-se não só a importância, mas também a valorização desses profissionais no processo brasileiro.

É com essa percepção de olhar pelo retrovisor da história e ver o passado que ajudamos a construir, neste País e neste Estado, olhando as condições do presente, as nossas condições diferenciadas de enfrentar a crise e olhando o futuro, que queremos trazer esse desafio para todos nós.

Parabenizo o CREA-SP, parabenizo o Sr. José Tadeu da Silva, nosso grande amigo, pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido com os conselheiros regionais, com os inspetores, numa parceria fantástica com as nossas entidades de classe em São Paulo.

Parabéns, Tadeu! Muito sucesso! É isso que, tenho certeza, conseguiremos todos juntos nesse processo, alavancando o projeto de desenvolvimento nacional.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência registra as justificativas de ausência de algumas pessoas: Sr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento e ex-Governador; Sra. Erminia Celiberti, vice-Presidente do Conselho Regional de Psicologia, 6ª Região; Sr. Bruno Caetano, Secretário de Estado de Comunicação; Sr. Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Sr. Sidney Beraldo, Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo; Sra. Suely Vilela, Reitora da USP; Sra. Monica Serra, Presidente do Fundo de Solidariedade; Sr. Fernando Ferreira Costa, Reitor da Unicamp; Sr. Francisco Machado da Silva, Presidente do CREA-Distrito Federal; Sr. Marcos Cintra, Secretário Municipal de Trabalho de São Paulo; Sr. Domingos Paulo Neto, Delegado-Geral da Polícia; Deputado Milton Flávio; Deputado Said Mourad.

Para conhecermos um pouco da história, da importância do CREA, de seus técnicos e de seus profissionais, passaremos um vídeo institucional.

 

* * *

 

-É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ - PSDB - Antes de passar a palavra ao Presidente do CREA-SP, Engenheiro José Tadeu da Silva, quero aqui dar um testemunho da grandeza dessa instituição que todos nós a conhecemos.

Realizamos aqui várias Sessões Solenes concorridas, mas a do CREA é sem sombra de dúvida, sem a preocupação de errar, a mais concorrida que já tivemos aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo. Plenário lotado, galerias lotadas, e no Auditório Franco Montoro o pessoal está assistindo transmissão simultânea e completamente lotado também.

Parabéns. Isso mostra a força, mas, sobretudo, a união que existe entre vocês. Está aqui o testemunho de um parlamentar que está no seu terceiro mandato como deputado. Nunca tivemos aqui esta Casa repleta de pessoas tão importantes como estamos tendo nesta noite em comemoração aos 75 anos da fundação do CREA. Parabéns! (Palmas.)

Com a palavra o Sr. José Tadeu da Silva.

 

O SR. JOSÉ TADEU DA SILVA - Boa noite a todas as colegas e a todas as autoridades. Quero saudar o Presidente desta Sessão, o Deputado João Caramez, estendendo os cumprimentos a todos os Deputados estaduais que compõem esta Assembleia Legislativa.

Quero cumprimentar o Engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, nossa maior autoridade da área tecnológica do Brasil.

Quero saudar o Deputado Federal Mendes Thame, o engenheiro Jorginho Maluly, o engenheiro Guilherme Campos, os deputados federais e que são profissionais ligados ao nosso Conselho Regional de Engenharia e que muito bem nos representa na Câmara Federal do nosso País.

Quero saudar o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, na pessoa do Marcos Rodrigues Penido. O Kassab esteve conosco na sexta-feira retrasada. Chegou no CREA por volta de 11:30h da manhã e saiu de lá às 13:30h da tarde. Deu para sentir a importância que o prefeito da Capital de São Paulo, a maior Cidade da América Latina, deu ao CREA. Disponibilizar tanto tempo conosco lá foi uma honra, um orgulho muito grande para nós. Naquela oportunidade, eu entregava a carteira nacional do CREA ao Engenheiro Gilberto Kassab, que ele fez da renovação do CIC.

Quero saudar todas as lideranças aqui presentes na pessoa do João Abukater Neto e do André de Fazio, ex-presidentes do nosso Conselho e que ajudou a construir essa história do CREA. Quero estender os cumprimentos a todos os nossos conselheiros e conselheiras que mensalmente se reúnem para prestar um trabalho honorífico a essa nossa categoria profissional

Quero saudar os meus colegas presidentes dos CREAs, os conselheiros federais que vieram de outros estados, a todas as lideranças e entidades de classes aqui na pessoa do Hélio Secco, presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo.

Temos presentes aqui todas essas entidades importantes como o Instituto de Engenharia, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Sindicato dos Arquitetos, Sindicato dos Técnicos, Sindicato dos Tecnólogos, enfim, todas as organizações importantes da Engenharia aqui representados nesta noite. Os nossos cumprimentos a todas essas lideranças que presidem e dirigem as entidades nacionais da área tecnológica, da engenharia, da arquitetura e da agronomia.

Quero saudar também todos os nossos inspetores. Temos quase dois mil inspetores espalhados em 429 municípios do Estado de São Paulo. O CREA hoje está organizado em todos esses 429 municípios dos 645, fazendo, através dos nossos inspetores, a representação do CREA, levando o seu papel, agindo com outras instituições e com os órgãos públicos, com as prefeituras, com os segmentos organizados da sociedade lá nos municípios, porque é lá que estão os problemas e é lá que precisamos da atuação forte do CREA no sentido de cumprir o papel social que a lei nos conferiu.

Quero cumprimentar todos os senhores inspetores que muito bem têm nos representado em todos esses municípios. Para nós é muito importante a presença de vocês nesta noite em que o CREA comemora os 75 anos de existência.

Acho que fizemos muita coisa no CREA-SP, como foi mostrado no vídeo. Modernizamos o Conselho, informatizamos. Mostramos o CREA antigo na época em que ainda se usava o talão, uma caneta e papel carbono. Mostramos agora o CREA com GPS, com a impressora eletrônica, os veículos de fiscalização, enfim, tudo que se precisa para que a fiscalização se tornasse ágil, moderna e ele fizesse essa grande virada na arrecadação, o CREA que arrecadava 60 milhões de reais quando eu assumi em 2006 e que virou 2008 com 128 milhões de reais.

Isto mostra que a fiscalização, um instrumento poderoso do exercício profissional é bem cumprido, acaba gerando a receita. Embora a receita não seja a finalidade, ela mostra a boa fiscalização porque quando não há fiscalização não há receita. Fizemos isso muito bem feito e temos recursos para atender nossas demandas, principalmente, como disse o Deputado Mendes Thame, a destinação dos recursos às entidades no sentido de proporcionar o aprimoramento técnico-cultural dos nossos profissionais. Seis milhões estão sendo destinados a essas entidades. Amanhã teremos uma plenária e vocês poderão verificar quantas entidades estão recebendo recursos para promover a parceria com o CREA no sentido do aprimoramento e do aperfeiçoamento técnico-cultural. Isso é muito importante.

Parceria das entidades de classe.

Presidente Caramez, a galeria está lotada. Mas não são simples profissionais engenheiros, arquitetos e agrônomos, não. Cada colega aqui presente é uma liderança no seu município, é uma liderança na sociedade. Portanto, estamos com um plenário bastante enriquecido, com as maiores lideranças da engenharia, da arquitetura e da agronomia do Estado de São Paulo. São os 394 mil profissionais que mostramos no vídeo.

A área tecnológica hoje veio à Assembleia Legislativa não só para receber a homenagem, mas principalmente para agradecer a Assembleia, para agradecer os deputados pelo trabalho que têm feito em defesa da sociedade e colocar o notório conhecimento técnico-científico, o notório saber da nossa categoria profissional à disposição dos deputados estaduais porque sabemos que muitas matérias que tramitam nesta Casa de Leis estão relacionadas com o exercício da atividade da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Não temos nenhuma dúvida disso. Esta Assembleia tem um significado muito importante para os profissionais registrados no CREA/SP.

Semana passada recebi uma cópia da lei do Deputado Estadual Alcântara Machado, que em fevereiro de 1924 apresentou projeto de lei regulamentando a atividade da engenharia no Estado de São Paulo. O Estado de São Paulo é pioneiro na regulamentação do exercício profissional no sentido de garantir segurança e proteger a sociedade do mau exercício profissional.

Quando um país regulamenta uma profissão, não é à toa. A regulamentação passa de forma inequívoca pela proteção do patrimônio material e moral do cidadão. O exercício indiscriminado de determinadas profissões colocam em risco a sociedade.

A Constituição Federal no Art. 5º dos Direitos e Garantias do Cidadão estabelece que no país é livre qualquer ofício, trabalho ou profissão atendidas as qualificações profissionais estabelecidas em lei. Por isso a Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia é regulamentada para garantir que o patrimônio moral e material não sofram danos.

Por outro lado, colocou muito bem o nobre Deputado Federal Mendes Thame da fiscalização do CREA no exercício profissional.

Realmente quando exercemos a nossa profissão, estamos fazendo algo de bom para o nosso semelhante. A Engenharia significa a transformação dos recursos naturais em bens às pessoas sem causar danos ao meio ambiente. Toda vez que um profissional registrado no sistema Confea/Crea exerce a sua profissão, com certeza está doando uma parte de si, dos seus conhecimentos, em beneficio do seu semelhante, em beneficio da sociedade. O nosso planeta só vai ser um bom lugar para os seres humanos se ele tiver sustentabilidade e essa sustentabilidade só será garantida através do exercício dos profissionais registrados no CREA.

Queremos pedir a Deus, o grande Arquiteto do universo, para que nos abençoe, abençoe os profissionais registrados no CREA, para que continuem prestando o seu serviço, o notório conhecimento da técnica, em benefício dos seus semelhantes.

Trazemos hoje aqui, Deputado Caramez, uma proposta, proposta que foi aprovada no II Seminário de Engenharia Social realizado na sede do CREA e que reflete a nossa preocupação com os segmentos mais necessitados da sociedade, com aquelas pessoas que mais precisam do nosso conhecimento e da nossa assistência técnica.

Nós, profissionais, estamos bem conscientes da dívida social que temos. A lei que regulamenta a nossa profissão colocou um papel social muito forte para o CREA e seus profissionais quando caracteriza o exercício das nossas profissões como de interesse social e humano e é dentro desse papel social do CREA que trazemos à Assembleia Legislativa uma proposta. A proposta visa a dar assistência técnica gratuita às pessoas menos favorecidas da nossa sociedade, àquelas pessoas que mais sofrem.

Quando encerrar a sessão, nós vamos bater um papo e depois para onde nos dirigimos? Vamos para a nossa casa, para a nossa alimentação, para o nosso descanso, para que amanhã a gente possa novamente pegar no batente cedo.

Quando o cidadão encerra suas atividades ele precisa de um lugar para onde ir.

Sabemos que a Educação é importante, sabemos que a Saúde é importante, sabemos que a defesa dos direitos do cidadão é importante. O Estado através da arrecadação de tributos banca a Defensoria Pública. Aliás, São Paulo está de parabéns pelos 400 defensores públicos com uma boa remuneração. Os médicos, os professores das redes estadual e municipal. A Constituição coloca que 25% da arrecadação têm de ir para a Educação, para a Saúde. A Constituição Federal de 88 sofreu uma alteração em 2001 com uma regulamentação pelo Estatuto da Cidade e agora, com a Lei da Assistência Técnica Gratuita, um projeto de lei do Deputado Zezéu Ribeiro, nos faz vir a esta Assembleia neste momento dos 75 para trazer esta propositura, porque entendemos que para que a assistência técnica gratuita chegue mesmo a essa camada menos favorecida vamos necessitar de uma lei estadual e de deis municipais para com esse arcabouço político podermos operacionar esse grande papel social dos profissionais e do próprio Conselho.

Vamos deixar para a Assembleia Legislativa a nossa disposição de contribuir com os Senhores Deputados e Deputadas no sentido de darmos a nossa contribuição honorífica, como damos lá no Conselho, para fazermos a discussão de tudo que se passa, de todos os recursos públicos que são dirigidos a esse segmento mais necessitado.

Sabemos que a crise está aí e que tem que haver grande investimento na infraestrutura para que o país cresça, se desenvolva e sofra um impacto menor da crise há necessidade de investimentos públicos, sendo que a maioria deles passa por energia, por meio ambiente, por habitação, por transporte, por cidades planejadas, como vimos no vídeo, cidades urbanizadas, enfim, por escola, creche, saneamento básico, asfalto, guia, sarjeta, hospitais, pronto-socorro. Tudo que se investe é para melhorar a qualidade de vida da população e passa pelo notório saber e conhecimentos profissionais registrados no CREA.

É isso que queremos nesta noite. Viemos aqui e estamos muito orgulhosos de receber essa homenagem dos Senhores Deputados e das Senhoras Deputadas. Mas viemos também para trazer a nossa contribuição, para nos colocarmos à disposição, para fazermos a parceria, o convênio com a Assembleia no sentido de participarmos com os deputados para que realmente saiam leis voltadas à proteção e segurança da população. Esse é também o objetivo do CREA, uma autarquia federal, um serviço público federal que tem esse papel de agir em parceria com as demais instituições para beneficiar a população.

Acredito que não há nenhuma outra razão para o exercício de mandato de deputado, para o que se passa aqui a não ser a visão de beneficiar a nossa população, a sociedade. Para isso o CREA está aqui, para caminharmos juntos.

Deixo aqui, em nome dos 394 mil profissionais, das 67 mil empresas registradas no CREA, o nosso sincero agradecimento a esta Assembleia Legislativa por esta sessão magnífica que muito nos envaidece e nos engrandece. Deixamos também a certeza de que estamos à disposição para trabalharmos conjuntamente com a Assembleia.

Encerrando, gostaria de passar às mãos do Presidente João Caramez uma placa do CREA em homenagem a esta sessão por ele proposta.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB – Antes, acho que o presidente do CREA merece um aplauso grandioso pelas suas palavras. (Palmas prolongadas.)

 

O SR. JOSÉ TADEU DA SILVA - Eu pediria ao presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, que deixasse com o João Caramez essa placa ao meu amigo deputado, Presidente desta Casa, José Antonio de Barros Munhoz, lá de Itapira, da minha vizinha Mogi Mirim. É uma singela homenagem à Assembleia Legislativa, a todos os deputados estaduais. (Palmas.)

 

* * *

 

- E feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ TADEU DA SILVA - Neste momento passo também ao Deputado João Caramez a propositura resultado do nosso Seminário de Tecnologia Social realizado hoje no CREA - São Paulo. Estou certo de que teremos a atenção de todos os deputados que compõem esta digna Assembleia.

Obrigado pela atenção, um abraço a todos. O CREA mais uma vez agradece a presença de todos, em especial a esta Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Senhores e senhoras,. estamos nos aproximando do final desta sessão magnífica e quero deixar algumas mensagens. Primeiro, dizer que nós não esperávamos outra coisa dessa instituição. Verdadeiro espírito público norteou esse momento; verdadeiro espírito público veio de sua pessoa no momento em que fez essa proposta de parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Tenho certeza absoluta de que, com esse mesmo espírito público, não só nós, deputados, mas principalmente o Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, está triste pelo fato de não estar aqui compartilhando conosco dessa alegria, dessa felicidade, mas tenho certeza absoluta também de que receberá com muita alegria e satisfação essa proposta feita pelo CREA nesta noite. A Assembleia sentir-se-á honrada em ter esse convênio com o CREA e poder proporcionar à população melhor qualidade de vida. Tenha certeza de que isso será feito, presidente.

Não sou engenheiro, sou professor, mas tive um grande mestre na minha via que foi o saudoso e grande engenheiro Governador Mário Covas, de quem fui Secretário da Casa Civil durante dois anos.

Aprendi muito com ele. Afinal de contas, Mário Covas, antes de atuar como governador, atuava como engenheiro. Fazia questão de visitar as obras, fiscalizar, fazer as medições. Quantas brigas com empreiteiro presenciei e vi Mário Covas discutindo preço. Foi funcionário do CREA, estão me dizendo aqui. Então, esse foi o grande mestre que tive na minha vida pública, o Governador Mário Covas.

Nesta noite me sinto muito honrado em poder estar aqui presidindo esta magnífica Sessão Solene.E em hipótese alguma, poderia deixar de dizer algumas palavras. Como não sou engenheiro, preparei um texto.

Acho que mais do que uma entidade de fiscalização e controle do exercício profissional, o CREA tem demonstrado, como todos podemos verificar, o seu compromisso com o interesse público, desenvolvendo sus atividades para garantir a qualidade dos serviços produzidos pelas diversas categorias profissionais que abrangem toda a sociedade.

Partícipes de todo o processo de desenvolvimento nacional, as entidades e profissionais abrangidos pelo CREA - São Paulo são também, sem dúvida alguma, alguns dos principais agentes que estarão contribuindo com o nosso País para enfrentar os efeitos da crise econômica mundial.

Quero destacar que a oportunidade de ser anfitrião dessa sessão memorável surgiu através da nossa atuação como coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, que reúne entidades ligadas ao setor e para o qual os geólogos e engenheiros de minas têm papel de destaque, como o nosso companheiro Ayrton Sintoni, conselheiro do CREA e presidente da APEMI, Associação Paulista de Engenheiros de Minas. Quero destacar que o Ayrton tem sido um dos grandes colaboradores ativos e efetivos da nossa Frente Parlamentar de Apoio à Mineração.

Então, neste momento, quero agradecer a grande chance que através de você estou tendo para presidir essa memorável Sessão Solene. (Palmas.)

E neste trabalho desenvolvido na Frente temos constatado a importância dos recursos minerais em nosso dia a dia, como areia e pedra britada, importantes agregados para a construção civil; argila para as cerâmicas e o calcário para a agricultura. Bens minerais esses que lideram a produção paulista e que contribuem sensivelmente para a nossa economia, sendo insumos essenciais para os investimentos que estão sendo previstos.

Em todo o mundo as obras de infraestrutura são eleitas para evitar a recessão e gerar empregos, e isso também está acontecendo em nosso País. E em São Paulo o nosso Governador José Serra pretende investir mais de 20 bilhões nesse ano de 2009. Uma verdadeira revolução em obras de infraestrutura, dentre as quais destacamos na área de transportes o Rodoanel-Trecho Sul, que após a sua conclusão estará retirando mais de 40% dos veículos de cargas as marginais e da Avenida dos Bandeirantes. E mais de 12 mil quilômetros de estradas vicinais recuperadas, que possibilitarão a fluidez no trânsito e o escoamento da produção agrícola. Obras no Metrô em franca expansão e na CPTM, com inúmeras melhorias também são prioridades.

No setor de habitação, a ênfase está na reurbanização de favelas e na construção de moradias. Além de inúmeros outros investimentos nos demais setores de atividades, o governo paulista também planeja antecipar programa de reforma de escolas, de delegacias e outros prédios públicos. Em todas essas ações que visam estimular a atividade econômica e gerar empregos, os profissionais de engenharia e arquitetura e atividades afins têm papel de grande destaque.

Por outro lado, os dados demonstram a importância da produção agrícola brasileira, especialmente do agronegócio, que tem registrado expressivo crescimento contribuindo com a balança comercial e com a geração de milhares de empregos. E isso só tem sido possível em razões de investimentos em tecnologias e do profissionalismo de todo o segmento do setor, com destaque para os agrônomos.

Ao cumprimentar o ilustre presidente do CREA, engenheiro José Tadeu da Silva, por esta importante data, em meu nome e de todos aqui presentes quero reiterar a importância da contribuição do CREA como instituição de excelência, especialmente no atual contexto em que a sua competente atuação e atendimento aos seus profissionais são fundamentais para o enfrentamento da crise econômica em beneficio de toda a população.

E a todos esses profissionais, minhas congratulações pelo trabalho que realizam e pela responsabilidade que têm de lidar com os desafios do momento, transformar os obstáculos em oportunidades, integrar novos conhecimentos e desenvolver práticas sustentáveis com o comprometimento social-cultural que representa o progresso que todos almejamos.

São Paulo e toda a nação precisam de vocês! Parabéns a todos e muito obrigado! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a presença de todos, das autoridades, deputados federais, deputado estadual, à imprensa da Casa, à TV Assembleia, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Quero agradecer também à minha assessoria pelo trabalho e pela competência com que nos auxiliou nesta sessão, e mais uma vez dizer da grande alegria e satisfação de estarmos com vocês nesta noite. Agora, com autorização do nosso Presidente, convido a todos para um coquetel que será servido no Hall Monumental. Muito obrigado e parabéns a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas.

 

* * *