17 DE MAIO DE 2010

022ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOCONSELHO NACIONAL DE PESCA E AQUICULTURA – CONEPE, SINDICATO DOS ARMADORES DE PESCA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SAPESP, SINDICATO DOS PESCADORES E TRABALHADORES ASSEMELHADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO – SIPESTRESP, FEDERAÇÃO DOS PESCADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO – FEPESP”

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação do Deputado Edson Ferrarini, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura - Conepe, o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo - Sapesp, o Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados do Estado de São Paulo - Sipestresp e a Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo - Fepesp. Convida a todos a ouvirem, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro. Tece elogios a Fernando Ferreira, do Conepe. Dá conhecimento da instalação da Frente Parlamentar da Pesca.

 

002 - MARIA LÚCIA PRANDI

Deputada Estadual, parabeniza o Deputado Edson Ferrarini pela instalação da Frente Parlamentar. Fala do potencial de pesca do Estado. Cita problema na regulamentação e obtenção das carteiras para os pescadores artesanais. Discorre sobre novas propostas para a área da pesca. Menciona decreto do Estado de São Paulo que proíbe a pesca de diversas espécies. Cita a criação das APAs. Informa que esta Casa aprovou o Código de Pesca, de autoria da ex-Deputada Mariângela Duarte.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Fala sobre desejo de transformar o pescador num empresário da pesca. Cita importância da pesca para o desenvolvimento do país. Informa que 30 Deputados se inscreveram na Frente Parlamentar da Pesca.

 

004 - FERNANDO FERREIRA

Presidente do Conepe, faz agradecimentos. Dá conhecimento de que vive da pesca há 34 anos. Apresenta dificuldades do ofício.  Discorre sobre a Lei nº 54.494/08 e sobre decreto que proíbe a pesca de certas espécies.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Informa que no dia 18/05 será realizada uma reunião com o Sr. Antonio Júlio Junqueira, da Secretaria da Agricultura, para tratar sobre questões da pesca.

 

006 - TSUNEO OKIDA

Presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, faz agradecimentos e concede a palavra ao Senhor Evandro, pescador de Barra Bonita.

 

007 - EVANDRO

Pescador, discorre sobre dificuldades enfrentadas pelos pescadores. Cita ações da polícia que estão prejudicam a pesca no interior do estado. Pede ajuda a esta Casa.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Responde ao pronunciamento do Sr. Evandro.

 

009 - ABRAÃO LINCOLN

Presidente da CNPA, fala sobre Frente Parlamentar do Congresso Nacional para defesa de interesses do setor pesqueiro. Menciona projetos e leis, referentes ao setor, aprovados pelo Congresso. Ressalta a importância do setor para o país.

 

010 - Presidente EDSON FERRARINI

Fala sobre a intenção de se buscar e firmar convênios com entidades públicas e privadas que exerçam atividades de interesse da pesca. Cita os objetivos da Frente Parlamentar da Pesca.

 

011 - LUIZ DEMÉTRIO DE ARAÚJO FILHO

Presidente do Sinpescatraesp, parabeniza o Deputado Edson Ferrarini pela iniciativa. Repudia a criação das APAs. Critica ações da Polícia Ambiental. Cita migração de empresas de pesca para a região de Santa Catarina.

 

012 - LUIS RODRIGUES LEITE PENTEADO

Representante da FNTTAA, faz elogios ao Governo Lula. Ressalta necessidade de sensibilização para com a situação dos pescadores.

 

013 - JOSÉ CIAGLIA

Presidente do Sapesp, ressalta a importância da criação da Frente Parlamentar. Fala sobre a necessidade dos setores envolvidos na atividade pesqueira se unirem. Faz críticas a Lei nº 54.494/08 e a criação das APAs.

 

014 - FLÁVIO BEZERRA

Deputado Federal, tece considerações sobre a criação das carteiras para pescadores. Faz relato sobre experiências vividas como pescador. Faz críticas à imagem que se está criando acerca do pescador. Ressalta necessidade de investimento no setor da pesca. Cita importação de peixes de Taiwan, feita pelo Brasil. Repudia ações de determinadas ONGs. Menciona dificuldades dos pescadores.

 

015 - FLÁVIO DE MORAES LEME

Representante do Sindicato dos Armadores de Pesca, faz elogios aos pescadores. Relata sua experiência na Comissão Especial de Pesca e Aquicultura, do Rio de Janeiro. Faz recomendações à Frente Parlamentar da Pesca. Cita dificuldades do setor de pesca.

 

016 - FERNANDO PINTO DAS NEVES

Representante do Sindpi, afirma que a importação tem dificultado o desenvolvimento do setor de pesca. Faz agradecimentos.

 

017 - KARIM BACHA

Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, faz cumprimentos. Discorre sobre ações da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Ressalta a importância da produção nacional de pescado. Justifica ações do Governo.

 

018 - FERNANDO FERREIRA

Presidente do Conepe, faz agradecimentos. Discorre sobre a Lei da Pesca e sobre outros projetos para o setor. Faz elogios à Casa e ao Congresso Nacional. Anuncia homenagem ao Deputado Edson Ferrarini.

 

019 - JOSÉ CIAGLIA

Presta homenagem ao Deputado Edson Ferrarini e faz agradecimentos.

 

020 - Presidente EDSON FERRARINI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito bom-dia senhoras e senhores. É com muito orgulho que damos início a esta Sessão Solene em homenagem ao Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura – Conepe, ao Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo – Sapesp, ao Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados do Estado de São Paulo – Sipestresp, e à Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo - Fepesp, por solicitação deste Deputado. Hoje estamos iniciando uma Frente Parlamentar que já conta com grande número de deputados.

Passaremos a nominar as autoridades presentes aqui. Todas elas vieram aqui para homenagear o pescador, estão presentes: o senhor Luis Rodrigues Leite Penteado, diretor financeiro da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA; o senhor Flávio Bezerra, deputado federal do Ceará, presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura em Brasília. Eu queria que as duas autoridades nominadas, o nosso Deputado federal do Ceará e o senhor Luis Rodrigues Leite Penteado ficassem sentados aqui na nossa tribuna, por gentileza.

Estão convidados para virem sentar também nesta tribuna o senhor Tsuneo Okida; o senhor Roberto K. Imai; a Secretária do Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, senhora Waltrand Rennert, muito obrigado a presença da senhora aqui.

Nós temos também o senhor Eloy de Sousa Araújo, Secretário de Monitoramento e Controle de Pesca e Aquicultura; a senhora Leinad Ayer, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado de São Paulo; o senhor Altemir Gregolin representando senhor Karim Bacha Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca;o senhor Flávio de Moraes Leme representando o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro; o senhor Fernando Pinto das Neves representando o Sindicato das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região; o senhor Edison Kubo, neste ato representando o senhor João Sampaio Filho, Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo;o senhor Adilson Luiz Gonçalves representando o Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos; o senhor Sergio Aquino; o senhor Gilberto D´Elia, diretor-executivo da Indústria e Comércio de Conservas Ubatuba;o senhor Jiro Yamada, da Associação dos Comerciantes Atacadistas de Pescados do Estado de São Paulo; o senhor Ney Cardoso representando o Deputado estadual Antonio Salim Curiati; e o senhor Mauro Yoshio Nakata, da Rodovia SP249.

Quero agradecer muito a Deputada Ana do Carmo, ao Deputado  José Zico Prado, e a Deputada Maria Lúcia Prandi aqui presentes.

Queria registrar a presença de Márcio Santon, da Ecopesca Distribuidora de Pescado. Queria agradecer muito a dona Janice Ferreira presente aqui na nossa solenidade.

Senhoras Deputadas, senhores Deputados, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz atendendo ao pedido deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, para homenagear todas essas entidades. E eu convido todos os senhores para darmos início à solenidade e, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Política Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Tenente Músico PM Clébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado. Cumprimento todos os senhores músicos, os senhores que representam aqui a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em seus 168 anos servindo bem a população. E na pessoa do 1º Tenente Músico PM Clébio de Azevedo eu saúdo todos os senhores, e parabéns pela sua interpretação pelo quanto o conjunto musical enriquece a Polícia Militar. Sejam bem vindos, uma salva de palmas especial para a nossa Banda e para a Polícia Militar. (Palmas.)

Eu queria dizer aos senhores que nós estamos aqui por várias razões, uma delas é que eu queria saudar a presença do meu amigo senhor Fernando Ferreira, do Conepe, que está aqui ao meu lado.Peço uma salva de palmas, porque foi ele o mentor de todo esse encontro, toda essa situação. Ele juntou todas as pontas para que nós pudéssemos ter aqui os senhores e todas essas pessoas e fazer esse início de uma grande caminhada em benefício, sem dúvida alguma, dos senhores pescadores. Hoje é uma sessão de homenagem e nós vamos fundar hoje a Frente Parlamentar aonde nós teremos novos encontros, e neles, sim, nós vamos debater cada uma das dificuldades e cada uma das situações que os senhores precisam.

E queria também saudar o senhor José Ciaglia, que é o presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo. Nominarei todos os outros e irei agradecendo aos poucos. Vamos agradecer e dar um abraço a todos eles. (Palmas.)

Esta sessão inteira os senhores vão ter oportunidade de assistir nas suas casas no sábado às 21 horas.

Concedo a palavra à nossa Deputada Maria Lúcia Prandi.

 

A SRA. MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Sr. Presidente desta instalação da Frente Parlamentar, nosso Deputado Edson Ferrarini, nobre Deputada companheira Ana do Carmo, nobre Deputado José Zico Prado, demais Deputados e Deputadas, senhores membros da Mesa que representam o Governo Federal, senhores armadores, senhores representantes das colônias, técnicos, enfim, a nossa Mesa solene, mas especialmente todos os senhores e senhoras que aqui estão, quero parabenizar o nobre Deputado Edson Ferrarini pela instalação desta Frente Parlamentar, e como ele disse hoje é um dia de instalação. É na verdade um dia em que diversos segmentos da pesca se colocam num trabalho para que junto com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, numa articulação entre os pescadores artesanais, entre os armadores, os técnicos, o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo nós possamos avançar na pesca em nosso Estado.

O Estado de São Paulo não tem correspondido aos avanços que tem havido em outros estados do país. Sabemos do potencial da pesca no nosso estado. Sabemos também que apesar dos esforços do Governo Federal - tivemos a retomada do Terminal Pesqueiro, em Santos, a instalação de muitas fábricas de gelo, uma infraestrutura melhor para realização dessa atividade tão importante -, sabemos também que há problemas, e sérios problemas, principalmente na questão da regulamentação e obtenção das carteiras para os pescadores artesanais, temos vários manifestos nesse sentido.

Agora São Paulo conta com o um corpo técnico invejável nas diferentes Secretarias, Instituto de Pesca, e nós temos visto a produção de várias propostas para serem implementadas no Estado de São Paulo como, por exemplo, o Plano de Extensão Rural e Pesqueira para o litoral. Nós temos uma articulação que criou também um conselho de gestão, um colegiado para o desenvolvimento da pesca e agricultura.

Mas duas questões afligem fundamentalmente, sejam os armadores, sejam os pescadores artesanais: é o recente decreto do Estado de São Paulo em que uma série de espécies não poderão mais ser pescadas. A criação das APAs dificulta, e é preciso que isso seja traduzido de uma maneira mais democrática. Como diz o Deputado José Zico Prado, “compromissos assumidos para financiamento para os pescadores demora muito para chegar do Executivo até esta Casa.” Foram ações, na verdade, já negociadas há mais de um ano. E como diz o nobre Deputado Coronel Edson Ferrarini, o objetivo dessa Frente é juntar os diferentes atores dessa atividade tão importante. São Paulo contribui apenas com 0,02% do nosso PIB, quando poderia representar não só um importantíssimo instrumento de desenvolvimento econômico e também, principalmente, uma questão de geração de empregos e distribuição de renda, e os aspectos sociais que esta atividade envolve.

Então parabéns, Coronel. Conte especialmente conosco – eu, a Deputada Ana do Carmo, e Deputado José Zico Prado - para integrarmos efetivamente esta Frente, e promovermos tantas ações quantas forem necessárias para dirimir dúvidas e avançarmos nesta questão.

Só para encerrar quero dizer que temos aprovado nesta Casa também, o Código de Pesca de autoria da ex Deputada Mariângela Duarte há vários anos e que não foi também regulamentado. Então, o nosso Estado lamentavelmente não tem avançado nesta questão. Muito obrigada, e parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB – Obrigado, Deputada Maria Lúcia Prandi. Muito obrigado pela sua intervenção.

Cada um de nós pode ter um sonho, e a minha intenção quando me juntei com todos os senhores é transformar o pescador num empresário da pesca, o que não é nada difícil, é perfeitamente possível. É só dar condições aos senhores para poderem ir trabalhar. (Palmas.)

Os senhores, sem dúvida alguma, com o seu suor, com o seu trabalho, com sua experiência, com os riscos que correm, os senhores podem, sem dúvida alguma, ter mudada completamente essa situação.

Eu queria dizer que nós já temos 30 deputados que já se inscreveram nessa Frente Parlamentar ao nosso lado. Eu tive o privilégio de ser o idealizador, aquele que criou, mas nós já temos 30. A Deputada Ana do Carmo disse-me que também quer fazer parte. O Deputado José Zico Prado me ligou outro dia e eu atrasei a publicação para poder incluir o nobre deputado na nossa Frente pelo seu entusiasmo, pelo seu trabalho nessa área.

A nossa intenção, os senhores podem crer, os senhores se locomoveram de onde os senhores estavam, mas nós vamos mudar a atividade pesqueira e a aquícola com o cultivo dos organismos aquáticos incluindo peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e plantas aquáticas para o uso do homem. Essas atividades são de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil. Nós temos que fazer valer o quanto os senhores estão responsáveis pelo desenvolvimento deste país, e o muito que ainda os senhores podem fazer. (Palmas.)

Como disse a Deputada Maria Lúcia Prandi, o quanto ainda precisa ser feito, e o quanto ainda vamos buscar juntos.

Eu queria agradecer também a presença do senhor Ricardo de Oliveira Guimarães Lousada, diretor de Assuntos da Pesca da Prefeitura Municipal do Guarujá; a senhora Rúbia Yuri Tomita, pesquisadora científica do Laboratório de Referência em Tecnologia do Pescado do Centro Avançado de Pesquisa do Agronegócio do Pescado Marinho.

Nós tivemos um avanço recentemente. Quem sobre esse avanço é o senhor Fernando Ferreira que é o presidente do Conepe – Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura. Ele vai nos dizer o quanto nós conseguimos, há 14 anos lutávamos por isso.

Senhor Fernando Ferreira, este microfone é seu, pode falar à vontade. Vamos aplaudir o senhor Fernando Ferreira, porque a notícia que ele nos vai dar é muito boa. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO FERREIRA - Bom-dia a todos e a todas. Meu querido Deputado Coronel Edson Ferrarini, a quem eu peço uma salva de palmas por parte de todos os pescadores e pescadoras aqui presentes. (Palmas.)

Deputado Coronel Edson Ferrarini, que ora preside esta sessão; Deputado José Zico Prado, obrigado por prestigiar esta sessão; Deputada Ana do Carmo e Deputada Maria Lúcia Prandi, obrigado por suas palavras de apoio ao setor pesqueiro do Estado de São Paulo.

Meu querido presidente da Frente Parlamentar da Pesca Deputado, Flávio Bezerra, do PMDB do Ceará, obrigado pela presença. Meu querido amigo Secretário de Ordenamento e Pesca, do Ministério da Pesca, neste ato representando o Ministro Altemir Gregolin, senhor Karim Bacha, a quem eu pediria uma salva de palmas de todos os pescadores e pescadoras do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Meu querido amigo Eloy de Souza, Secretário de Monitoramento e Registro do Ministério da Pesca; meu querido amigo José Ciaglia, companheiro e Vice-Presidente do Conepe, batalhador do Estado de São Paulo e Presidente do Sapesp, a quem pediria também uma salva de palmas. (Palmas.) Ele é o grande responsável por este momento: sendo presidente do Conepe e através dele conversamos com o nobre Deputado Edson Ferrarini para trocar ideias, e instalar esta Frente Parlamentar.

Meu querido amigo, senhor Luiz Rodrigues Leite Penteado representante do FNTTTAA; meu querido amigo Comandante Leme representando o Saperj - Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro; nossa querida amiga Secretária de Meio Ambiente de São Sebastião; meu querido e fraterno amigo Abrão Lincoln, presidente da CNPA – Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores do Brasil, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Senhor Tsuneo Okida, Presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo; senhor Luiz Demétrio de Araújo Filho, Presidente do Simpescatraesp do Estado de São Paulo, senhoras e senhores, a minha esposa Janice Ferreira - que me atura há 34 anos - veio aqui me acompanhar para ter certeza se eu vinha pra cá mesmo, e ela está aqui prestigiando a sessão. Obrigado, Janice, por estar aqui comigo.

Senhoras e senhores Deputados, meus amigos pescadores e pescadoras, eu digo meus amigos pescadores e pescadoras porque eu sou empresário, e com muito orgulho vivo da pesca há 34 anos. Comecei aqui no Estado de São Paulo, e por coincidência no bairro de Moema onde tinha o frigorífico Jaú. Criei-me no Ceasa com o Jiro Yamada. Um abraço ao Jiro Yamada e a todos os meus companheiros da pesca, porque se eu for nomear todos pode ser que eu cometa injustiças.

E comecei debaixo limpando peixe como vocês, descarregando barco, descarregando caminhão. Eu sei lutar na pesca, e lutar pela pesca. Não é fácil. A gente costuma dizer que na pesca a gente mata um leão a tapa todos os dias. Quando não é o mar que está ruim pra peixe, são os órgãos do meio ambiente, é a fiscalização, ou seja, tudo rema às vezes contra o pescador, contra o setor. Mas é desse setor que a gente vive, é desse setor que a gente se orgulha, é desse setor que a gente gera riqueza para este país. Nós geramos emprego, seja ele o pescador, seja ele o calafate que conserta uma canoa, que conserta uma embarcação, seja ele o soldador, o mecânico, consertador de rede, seja ele parlamentar que hoje está aqui dando apoio ao setor pesqueiro, ou seja, seja cada brasileiro que se envolve direta ou indiretamente com essa atividade.

O mundo hoje é globalizado, assim, as entidades, as pessoas, têm que se conversar, se unir, e tem que buscar soluções de organização para a nossa atividade. Não nós enganemos que cada vez mais as coisas vão ficar mais difíceis, mais organizadas, mais controladas, isso é uma tendência, o planeta está dando sinais disso, e é isso que os organismos nacionais e internacionais vão cada vez mais pressionar. E nós temos que trabalhar assim, sobreviver da atividade, sim, porque como falou a Deputada essa atividade centenária que tanto nos orgulha, nós não podemos deixar desaparecer.

Nós queremos, sim, a sustentabilidade, mas queremos dela sobreviver. Não podemos deixar nos engessar como estão nos engessando. Hoje é o Estado de São Paulo e outros Estados também, é o Brasil que está assim. São ONGs se formando cada um querendo dar palpite no setor pesqueiro, nos seus ares condicionados, mas não sabem o que se passa com o pescador, não sabem o que passa o empresário que paga os seus tributos, paga seus impostos, paga seus empregados. Eles não sabem.

Por isso o Ciaglia com sua angústia lá no Conepe. Eu falei: “Ciaglia, vamos procurar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os senhores Deputados aqui presentes. Esta Casa é a Casa das Leis, é a Casa onde pode ecoar o nosso grito, conforme colocou o Luiz Demétrio, o grito de socorro. É nesta Casa onde nós podemos propor uma trégua, meu querido e nobre Deputado Edson Ferrarini. Uma trégua nessa lei, a Lei 54.494, de julho de 2008. É o decreto que a nobre Deputada mencionou e que trata das espécies que não podem ser pescadas. A polícia está lá na beira do cais, prendendo, algemando, levando para a Polícia Federal, humilhando o trabalhador, o empresário, mas a polícia está cumprindo o seu papel, está cumprindo a lei. Em alguns casos, às vezes com excesso, ou não excesso, mas está cumprindo a lei. O que nós temos que fazer é nos unirmos e pedir para as autoridades adequarem a lei à realidade. Por quê? Porque hoje já existe a INF nº5 e a 52 do Instituto do Meio Ambiente que trata, Coronel Edson Ferrarini, desta mesma questão, quer dizer, é uma Instrução Normativa Federal que já trata desta mesma questão.

Então, temos que agradecer o Deputado de antemão o seu apoio e o apoio desta Casa, e a esses três nobres Deputados que hoje estão aqui. Tenho certeza de que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está apoiando - alguns já assinaram esta lista, e outros irão assiná-la sob a sua liderança - propor a revisão dessa Lei 54.494, e propor a suspensão do Decreto de Lei para que formemos sob a liderança dessa Frente Parlamentar da Pesca uma comissão para estudar o novo decreto, modificar essa lei.

Nesse período solicitamos ao nobre Deputado, Presidente desta Frente Parlamentar da Pesca que ora se instala, o Deputado Coronel Edson Ferrarini, e aos seus pares a suspensão dos efeitos dessa lei para dar tranquilidade para esses pescadores e pescadoras, e empresários poder desempenhar as suas atividades com dignidade. (Palmas.) Porque não é só no Estado de São Paulo que em certos momentos trabalhamos como foras da lei.

Então, para a gente que trabalha dentro da lei, gera uma sensação de desânimo. Conforme o senhor falou brilhantemente, o pequeno dono de uma canoa é um pequeno empresário que gira o comércio da vila onde ele mora: ele gira o comércio que vende o nalho pra ele, o cidadão que vende o gelo, que vende o óleo diesel, que vende o mantimento, o rancho para ele botar no barco dele. Portanto, é um trabalhador que merece respeito.

Então, senhores Deputados e nobre Deputado Edson Ferrarini, o Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura solicita, em nome dessa Frente Parlamentar da Pesca -que o senhor está presidindo, e ora está se instalando nesta Casa - que abrace essa causa da pesca, que tanto contribui, já contribuiu e contribuirá para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Os pescadores e os empresários querem, notem bem, sustentabilidade do nosso recurso, mas querem participar das discussões das normas que lhes são impostas. É só isso que nós queremos.

Muito obrigado, Coronel Edson Ferrarini. Obrigado a vocês pescadores. Contem com o Conepe, contem com este presidente, contem com a nossa diretoria. Que Deus proteja a todos, e vamos produzir alimentos para esse povo e vamos cuidar das nossas famílias com dignidade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Sr. Fernando Ferreira.

Sem dúvida alguma, eu já imaginava as dificuldades que os senhores têm. Tudo tem facilidade neste país: para comprar uma geladeira se diminui o IPI assim como para comprar automóvel, não cabe mais automóvel, mas está tudo facilitado. Para os senhores comprarem um barco, desenvolverem e melhorarem as suas condições, tudo é difícil. Nós temos que reverter essa situação, e é por isso que nós já temos marcado exatamente para a terça feira, 18 de maio, agora na próxima terça-feira às 10 horas e 30 minutos, um encontro. Amanhã temos um encontro com o doutor Antonio Júlio Junqueira, da Secretaria da Agricultura para começarmos a falar. Nós já estamos caminhando nesta direção.

Convido o senhor Tsuneo Okida presidente da Fepesp para falar algumas coisas pra gente. Podem aplaudir o senhor Tsuneo Okida, que é da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo.

Nós vamos usar o microfone por três minutos cada um porque tem bastante gente. Pode falar aqui por três minutos.

 

O SR. TSUNEO OKIDA - Bom-dia a todos. Eu queria primeiramente agradecer ao Deputado Edson Ferrarini por esta oportunidade, por este momento tão agradável, porque sabemos que ele lutará mais pelo nosso setor.

Mas, na verdade, Deputado, eu gostaria que as minhas palavras fossem as palavras de um pescador do interior do Estado que está aqui presente, e que ele gostaria de falar para o senhor o que está acontecendo com os pescadores. Senhor Evandro, por favor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O senhor Tsuneo Okida é presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, e ele está pedindo que o senhor Evandro fale.

 

O SR. TSUNEO OKIDA - Este moço aqui é de Barra Bonita e representa a Federação do Estado de São Paulo no interior. Ele tem problemas e vai expor os problemas que estão acontecendo com aqueles coitados que vivem da pesca de lambari.

 

O SR. EVANDRO - Eu agradeço a oportunidade por estar podendo falar pelo interior. Neste momento eu fico contente, feliz de estar vendo que é criada uma Frente Parlamentar onde os deputados vão estar brigando, lutando pelo pescador, e ao mesmo tempo triste, porque eu jamais vou me sentir feliz vendo pescador, pai de família pedindo cesta básica num rádio. Por quê? Porque ele não pode trabalhar. Porque simplesmente a Polícia Ambiental no interior trata o pescador como marginal, principalmente na região de Ibitinga, Novo Horizonte e Borborema. Não que a gente seja contra a Polícia Ambiental, muito pelo contrário, somos sim a favor deles trabalharem, mas que trabalhem dentro da lei e não nas condições que estão trabalhando proibindo pai de família, ameaçando os pais de famílias. Eles entram nas casas e revistam tudo sem um mandado, sem uma ordem judicial.

Então aqui hoje, nesta Casa, eu peço aos senhores Deputados que tomem providências, porque não adianta ir aos quartéis e ir conversar nas delegacias, porque é nos rios onde eles pegam os pescadores sem ter nenhuma proteção, sem ter ninguém para olhar por eles, que lavram os autos de infração da maneira que eles querem, da maneira que eles desejam. O juiz pega e vai pelo auto de infração, não tem como não condenar. Então peço a esta Casa que nos orientem, que nos ajudem, porque o interior tem um grande potencial. Que o Estado vire os olhos para o interior, vire os olhos para o Tietê lá no interior, para os outros rios que tem lá no interior, que tem um grande potencial. O Tietê não é só isso aqui, não, gente. O Tietê é grande no interior. São milhares e milhares de famílias que dependem do Tietê, que dependem das águas do interior.

Então, é com muito prazer que eu estou aqui e agradeço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado. A sua denúncia é muito séria, e eu estava dizendo ao senhor Tsuneo Okida que faça isso por escrito, me dê isso por escrito para que nós possamos nessa Frente Parlamentar discutir essa situação. Certamente a Polícia Ambiental deve estar lá cumprindo normas, mas se houver qualquer excesso nós iremos juntos resolver. Nós tínhamos uma audiência para amanhã às 10 horas e 30 minutos com o doutor Francisco Graziano Neto, mas ele teve que viajar, se ausentar da capital. Mas vou cobrar todos os dias até que ele nos receba. Nós iremos na Polícia Ambiental, eu irei pessoalmente junto com os senhores, eu sou coronel da Polícia Militar da reserva, e eu vou lá vou junto com essa diretoria a qual eu me propus a ajudar. Nós vamos lá, nós vamos tentar e certamente se tiver mais deputados, nós vamos batalhar por isso. (Palmas.)

Concedo a palavra ao senhor Abraão Lincoln, Presidente da CNPA – Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores. (Palmas.)

 

O SR. ABRAÃO LINCOLN - Bom-dia a todos e ao Deputado Edson Ferrarini, que eu tive o prazer de conhecer há dois meses, quando viemos aqui junto com o Fernando tratar do assunto da criação desta Frente Parlamentar, que começa com o pé direito, Deputado. Estamos vendo aqui em São Paulo além da presença dos parlamentares, a grande adesão dos parlamentares, e a presença das autoridades municipais, estaduais e federais principalmente. O nosso Ministro Altemir Gregolin não pôde estar presente, mas mandou o que havia de melhor no Ministério: dois Secretários para participarem desta criação da Frente Parlamentar.

Aos meus companheiros pescadores, pescadoras, meus presidentes de colônias que estão aqui presentes, ao meu querido e amado grande presidente que é a referência moral neste país da pesca artesanal, meu companheiro Okida, a quem eu quero dirigir uma palavra muito especial. Há anos nós tínhamos uma Frente Parlamentar no Congresso Nacional. Mas, nós sentimos a deficiência que esta Frente Parlamentar funcionasse com independência. O que é independência? Não independência política, mas uma Frente Parlamentar que falasse pelo setor, e defendesse os interesses do setor pesqueiro e aquina nacional. Foi assim que nós lutamos. Quando eu digo nós, refiro-me ao setor, à Confederação, ao Conepe, à Federação de Pesca, todas as entidades do setor para criar essa Frente Parlamentar no Congresso Nacional. É uma Frente Parlamentar mista, que hoje tem mais de 200 parlamentares no Congresso Nacional, e que diga-se de passagem, pela primeira vez na história conseguiu aprovar em um ano três projetos de lei de superimportância para a vida do setor pesqueiro nacional. Primeiro foi a Lei da Pesca, que durante muito tempo passou encalhada lá no Congresso, mais de 20 anos. Segundo foi a mensagem, a Medida Provisória que o Presidente mandou para a criação do Ministério da Pesca. E em terceiro foi a regulamentação das colônias dos pescadores.

Acredito firmemente que, aqui, sob o comando e a liderança do nosso Deputado  Edson Ferrarini, nós vamos conseguir ter também esses frutos, porque eu tenho visto o empenho e o compromisso que ele assumiu com o setor desde o primeiro momento que nos encontramos. E quero dizer aos companheiros pescadores que é isso que faz a diferença, esta é a Casa que fala pelo povo, é o Poder Legislativo. É aqui que nós temos que trazer as nossas reivindicações para dentro da legalidade e fazendo com que as coisas aconteçam.

É preciso, Deputado, percorrer um pequeno tempo os compromissos que há muito vêm se açulando no Estado de São Paulo. É preciso que as autoridades num todo vejam esse segmento como um segmento produtor de alimento, o mais nobre deste planeta, e não como coitadinhos. Algumas pessoas tentam rotular o pescador brasileiro como coitadinho. Não, senhor. (Palmas.) Somos o maior produtor de alimento que esse planeta tem, e lamentavelmente ainda neste país ainda existe gente que pensa que nós somos coitadinhos. Não somos, não. Somos trabalhadores que, com todas as deficiências, temos produzido para este país, e temos produzido 70% do que se produz na pesca neste país, mesmo com a situação ultrapassada de embarcação, com a falta de qualificação e acima de tudo, com a falta de compreensão do sistema ambiental brasileiro arcaico que valoriza mais o bicho animal do que o bicho homem, que o esquece e o joga na marginalidade. (Palmas.)

Deputado Edson Ferrarini, senhores Deputados e Deputadas aqui presentes, é preciso que possamos arrancar esse rótulo estragado, ultrapassado, que só serviu muitas vezes no passado como massa de manobra para se adquirir votos, ou receber recursos em nome dos pescadores brasileiros e paulistas. (Palmas.) Precisamos fazer o que foi feito no Congresso Nacional, precisamos ter um Congresso Nacional que apoie independentemente do partido o Ministro Altemir Gregolin e o Ministério da Pesca. Porque o Ministério da Pesca foi aprovado no Congresso Nacional com os votos de todos os congressistas, de partidos de oposição e do governo, todos juntos. Então, nós precisamos fazer com o que o Governo de São Paulo se sensibilize e participe mais da vida da pesca e da aquicultura do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito bom, senhor Abraão Lincoln. O senhor Abraão Lincoln é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, e viajou do Rio Grande do Norte para estar aqui. E eu espero que lá no Rio Grande do Norte, onde é candidato a deputado estadual, ele consiga se eleger, para que ele possa representar lá naquele estado essa atividade tão importante como ele disse.

Se o Brasil tem oito mil e quinhentos quilômetros de costa, 12% da água doce do planeta e é um dos maiores importadores de peixe da América do Sul alguma coisa está errada, alguma coisa está invertida. Essa é nossa situação. Se nós temos essa enorme costa, essa enorme quantidade de água, e nós sermos os maiores importadores da América do Sul alguma coisa nós precisamos reverter.

É por isso essa Frente Parlamentar. E essa sessão hoje é apenas para destacar, é apenas para estimular a promoção e desenvolver o fortalecimento das entidades representativas do segmento de pesca e aquicultura em todos os níveis. Essa é a nossa intenção, é por isso que nós estamos aqui. É para buscar e firmar convênios com entidades públicas e privadas que exerçam atividades de interesse da pesca. Temos a Frente Parlamentar para promover discussões setoriais. Deputado José Zico Prado, Deputada Ana do Carmo, Deputada Maria Lúcia Prandi, é para que nós possamos discutir aqui, harmonizar, qualificar, legitimar os pleitos do setor junto aos órgãos públicos, como os senhores acabaram de ver cada um deles falando.

Concedo a palavra ao senhor Luiz Demétrio de Araújo Filho, que é o presidente do Sinpescatraesp – Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados do Estado de São Paulo. Pode vir aqui senhor Luiz Demétrio de Araújo Filho falar, esse microfone é todo seu. Vamos aplaudir o senhor Luiz Demétrio de Araújo Filho. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ DEMÉTRIO DE ARAÚJO FILHO - Bom-dia a todos. Em nome do Deputado Coronel Edson Ferrarini eu cumprimento as autoridades presentes, senhores Deputados e Deputadas. Em nosso nome eu cumprimento o companheiro Luiz Penteado, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins, o companheiro Ricardo Ytano, e todos os trabalhadores da pesca e empresários.

Eu gostaria de dizer que o que aqui foi dito é o que há muito eu gostaria de dizer. Uma das coisas que eu sempre bato nessa tecla é a mania de quererem achar que o pescador é bobo, de nos comparar com os índios. Eu falo sempre que todo mundo fala em nome dos índios, mas o índio continua na miséria, e nós pescadores estamos acordando para isso. Porque todo mundo fala em nome do pescador e nada tem sido feito até este momento. (Palmas.)

Então, eu o parabenizo, Deputado, por essa iniciativa. Nós tivemos uma luta árdua e feroz contra o Governo do Estado na criação das APAs, que no nosso entender é inconstitucional. Sabemos que tem muita gente que fala em nome do pescador, mas é ambientalista. Então fica em cima do muro. Tem que escolher a hora oportuna para poder vir se mostrar, uma hora é a favor e outra hora é contra. Então nós devemos abrir o olho e ver realmente quem quer fazer pelo pescador, quem quer fazer pelo setor.

O que nós temos encontrado no setor pesqueiro? Eu participei do RGP, que é o Registro Geral do Pescador. Numa discussão com o Célio Antonio, e eu sempre disse para ele que dividir a categoria é enfraquecer e jogar areia no olho do pescador. Essa história de artesanal, artesanal nem índio no Brasil é. Todos somos pescadores profissionais. Nós temos que trabalhar e ganhar o pão nosso de cada dia. (Palmas.)

Nós temos que acabar com essa embromação de algum grupo querer manipular o pescador. Nós queremos o seguinte: nós não podemos ver o empresário, o trabalhador, seja ele o pescador de pequena escala ou o pescador empregado ser tratado como marginal, como aqui foi dito, porque infelizmente a Polícia Ambiental está extrapolando a sua função. Ela autua o pescador, manda-o assinar o auto de infração - o que a Constituição não exige -, dizendo: “Pode assinar que não vai acontecer nada.” Daí vem a multa, e o pescador é levado pela Polícia Federal na frente do juiz como marginal. É a velha história.

O companheiro Alagoas que vinha conversando comigo: “Caramba, não querem a marginalidade, mas estão jogando o trabalhador para a marginalidade!” Em detrimento do meio ambiente, vamos preservar pois nós temos essa consciência de preservar. Mas nós não podemos deixar que meia dúzia de garotos saiam da faculdade de Biologia, monte uma ONG - porque agora é festa todo mundo montando ONG - e venha nos dizer que ninguém mais pode pescar nos rios de São Paulo. Depois um filho desse trabalhador vira marginal e vai assaltar a casa desse cidadão que não assumiu o papel, a responsabilidade dele no Estado. (Palmas.)

Então, nós devemos nos ater a isso, porque aqui só tem trabalhador e gente preocupada em pagar impostos, ser decente e fazer esse Estado crescer. Nós não podemos ver hoje no Estado de São Paulo mais de 50% das empresas de pescas migrando para Santa Catarina porque São Paulo não tem mais como trabalhar. Então, o que nós queremos? Que nos apóiem nesta Casa e que ela seja a nossa voz. Não podemos ver um decreto de lei que cria APAs sobrepondo-se a uma Lei do Gerenciamento Costeiro, isso é um absurdo. (Palmas.)

Então, muito obrigado pela atenção. É um desabafo até. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu queria agradecer o senhor Luis Rodrigues Leite Penteado, e queria que ele viesse usar o microfone. Ele veio do Rio de Janeiro e é representante da FNTTAA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins do Rio de Janeiro. Ele viajou do Rio de Janeiro e certamente tem uma mensagem para todos nós.

 

O SR. LUIS RODRIGUES LEITE PENTEADO - Bom-dia companheiros e companheiras. Primeiramente cumprimento o Deputado  Edson Ferrarini pela brilhante iniciativa de criar a Frente Parlamentar da Pesca aqui no Estado de São Paulo. Cumprimento o senhor José Ciaglia que é o representante dos armadores aqui no Estado;  o senhor Luiz Demétrio de Araújo Filho que representa os nossos trabalhadores aqui; o senhor Fernando Ferreira, do Conepe, que é uma liderança nacional e tem alavancado nossas as estruturas; o senhor Karim Bacha que representa o Ministro Altemir Gregolin, e o nosso Deputado da Frente Parlamentar de Brasília.

Senhoras e senhores, meus amigos, nós estamos aqui muito felizes em ver mais uma Casa Legislativa discutir a pesca. Isso nós agradecemos a uma pessoa que foi presidir este país com a sensibilidade social, e teve a visão na pesca como uma estrutura de alimento para este país e para o mundo, que foi o nosso companheiro Lula, que depois de Getúlio foi o único que investiu neste setor, criando inclusive, o Ministério que nós temos hoje. E é a partir daí que estamos discutindo a pesca aqui em São Paulo. No dia 20 estaremos discutindo o Terminal Pesqueiro no Rio de Janeiro, porque aquela Casa estará discutindo.

O Legislativo é o que cria as nossas leis. Então, aqui, nós temos que realmente ter contato com os parlamentares para que eles tenham sensibilidade ao elaborar as suas leis de modo que as autoridades na hora de fiscalizar não peguem o pescador que porventura esteja passando por uma área chamada de preservação, porque a demarcação dessa área muitas das vezes é difícil. Que não prendam o trabalhador, algemem-no e o levem como criminoso diferentemente de um embriagado no trânsito que mata três, quatro, vai para a delegacia prestar esclarecimentos e depois vai para casa dormir. Isso nós não podemos permitir que aconteça mais. O pescador tem que ser advertido, tem que ser dada a ele a oportunidade de corrigir o seu erro, jamais a prisão, isso nós não admitimos. Temos que sensibilizar as leis e as autoridades.

É o que eu tinha a dizer, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado. O senhor Fernando fará um comunicado para todos nós no final.

Daqui a pouco nós vamos ouvir com muito prazer o nosso deputado que veio do Estado do Ceará, o nosso Deputado federal Flávio Bezerra, que preside a Frente Parlamentar lá no Congresso Nacional. Nós estamos aqui falando do segundo maior congresso do Brasil, só é maior que esta Assembleia Legislativa o Congresso Nacional.

Ao abraçar essa causa da pesca, eu acabei fazendo grandes amigos e entendo a dificuldade dos senhores. Sou Deputado, fiz a Frente Parlamentar, temos a adesão de vários deputados, mas o senhor José Ciaglia, que é Presidente da Sapesp – Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo, se mostrou um grande batalhador, e eu queria que ele falasse neste microfone. Este microfone é todo seu, vamos aplaudir o presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ CIAGLIA - A todos os presentes indistintamente, as autoridades que se mostraram sensíveis e compareceram, aqueles que vieram de outras localidades do interior de São Paulo, aqueles que vieram de outros Estados como o amigo Abraão, como Deputado  federal Flávio Bezerra, aqueles que vieram também de Brasília representando o Ministério da Pesca, meus amigos Karim e Eloy, embora ele seja torcedor do Ceará, eu quero agradecer a todos que estão aqui presentes, Deputados, Deputadas, senhoras e senhores.

Acho que é um momento muito importante para a nossa atividade pesqueira. Nós precisamos de alguma forma resgatar a nossa atividade no Estado de São Paulo. Nós temos que recuperar aquilo que nós perdemos e tudo aquilo que nós deixamos de fazer nesses últimos 20 anos. Nada melhor do que a criação da Frente Parlamentar da Pesca, criada e idealizada pelo Deputado Coronel Edson Ferrarini, com a participação muito importante, e aqui eu agradeço do senhor Fernando Ferreira, e de todos aqueles que participaram, meus amigos Luiz Demétrio, Tsuneo Okida, Roberto Imai, Luis Penteado, talvez até com falha de algum nome, eu quero agradecer a todos.

Nós temos que mostrar aos órgãos governamentais que nós somos unidos. Esse é o grande mal da nossa atividade, nós temos que esquecer as divergências, darmos as mãos e procurarmos o que é melhor para a atividade pesqueira num todo, em todos os segmentos abraçados, lutando, e nós vamos ter aqui nesta Casa o nosso endereço oficial para trazer as nossas demandas. Que haja a união de todos, que haja um objetivo comum, e qual é esse objetivo comum? É trazer de volta ao Estado de São Paulo aquilo que fomos no passado. É  para isso que eu peço essa união.

Eu não tenho muito o que falar depois de ouvir os companheiros que me antecederam, mas eu aproveito este instante para novamente pedir união entre todos aqueles que participam da nossa atividade pesqueira. Sem divergências, sem rancor, sem revanchismo, tanto pescador profissional, tanto o pescador de pequena escala, de grande escala, o industrial, todos aqueles que trabalham e fazem da atividade pesqueira o seu ganha pão. Vamos nos unir, gente. Vamos mostrar aos órgãos que nós somos unidos. Como nós tentamos mostrar, e mostramos em parte naquela disputa das áreas de proteção ambiental. Aquele absurdo criado com decreto dividindo o nosso litoral do Estado de São Paulo em três, isso não existe. Ou nós somos o Estado de São Paulo ou não somos. Enfrentamos revanchismos na elaboração daquilo que se pode chamar de lei: “Não pode pescar porque o barco não é daqui”, “Não pode pescar porque não descarrega aqui.” Onde nós estamos? Nós estamos enfraquecendo a atividade pesqueira no Estado de São Paulo. Houve promessas e promessas que o decreto seria regulamentado, e foi de uma forma que todos já sabem: prejudicando a atividade pesqueira como um todo.

Nós não podemos permitir que a pesca seja tratada pelo Instituto Butantan, peixe não é cobra! Nós não podemos permitir que seja tratado na Fundação Florestal. É árvore, é cultura de borracha. Ou então pelo Instituto Zoológico. É por isso que saiu esse decreto de lei que foi mencionado. É por isso que foram criadas as APAs dessa forma. Nós temos no Estado de São Paulo uma organização que prima pela sabedoria da pesca que é o Instituto de Pesca. E por que não se aproveita o Instituto de Pesca atendendo a todas aquelas regulamentações e sugestões dadas?

Então, gente, nós vamos passar daqui pra frente a usar esta Casa como nossa casa e trazer as nossas demandas de uma forma consciente, de uma forma unida, e de uma forma que traga ao Estado de São Paulo a recuperação da nossa atividade.

E antes de mais nada, termino os meus agradecimentos ao Deputado  Edson Ferrarini, que se colocou à disposição de toda atividade pesqueira. E, nós, dentro do bom senso, vamos procurar esta Casa da melhor forma possível. Meus agradecimentos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu queria agradecer ao senhor Ricardo Oliveira Guimarães Lousada, diretor de Assuntos de Pesca do Guarujá, que trouxe do Secretário do Meio Ambiente.  O que foi acordado no 1º Seminário de Extensão Rural e Pesqueira do Litoral Paulista está aqui neste manual. Temos muitos elementos para que nós possamos trabalhar em cima dele.

Eu queria saudar todas as senhoras, as mulheres aqui presentes, mulheres que lutam na pesca na pessoa da dona Janice Ferreira, a esposa do senhor Fernando Ferreira. Ela é uma lutadora, uma batalhadora. (Palmas.)

E obrigado ao senhor Edson Kubo, ao senhor Roberto Imai, ao senhor Fernando Pinto das Neves, obrigado ao senhor Eloy de Souza Araújo, ao senhor Leimar.

Eu queria que nós recebêssemos com muitos aplausos o Deputado Flávio Bezerra, esse homem que cuida da Frente Parlamentar de Pesca no Congresso Nacional. Ele veio do Estado do Ceará, e é com muita alegria que nós o recebemos. A palavra é sua, Deputado Flávio Bezerra. (Palmas.)

 

O SR. FLÁVIO BEZERRA - Sr. Presidente, senhoras Deputadas, senhores Deputados, marisqueiras e pescadores, bom-dia!

Eu quero primeiramente agradecer a Deus, porque Ele escreve reto em linhas tortas, e eu peço a todos vocês uma forte salva de palmas para o nosso eterno Criador. (Palmas.) Porque Deus é digno de toda honra e de ser louvado.

Eu tenho aqui na minha mão uma carteira de pescador, aqui está minha carteirinha de pescador. Já falaram tudo, o que eu vou falar agora? Eu queria fazer uma colocação: o médico estuda na universidade, forma- se médico, e tem uma carteira só e é médico. O dentista tem uma carteirinha só e ele é dentista, o engenheiro a mesma coisa. Eu pergunto para as senhoras e para os senhores, por que para dizermos que somos pescadores temos que ter carteira da Marinha, carteira da CEAP? E agora até essas carteirinhas da CEAP o atual Ministério está caçando. Então como é que pode? (Palmas.)

Eu quero dizer para os senhores e senhoras, que no ano de 1987 eu tive que deixar de ser um pescador de ir e vir nos finais de semana para viver em cima de um barquinho de pesca, e ali comecei a enfrentar os problemas. Quando morria muito peixe, o preço do peixe caía; quando tinha menos peixe, o preço subia, de maneira que o atravessador vivia bem e nós, pescadores, vivíamos do mesmo jeito. Então, eu negociei a parte do quinhão do bote com o meu mestre que pescava comigo: um dia eu ia pescar e um dia eu ia vender. Em 1987, eu entregava peixe por telefone, vendia pelo sistema que hoje entrega pizza, eu entregava peixe nas casas, e assim com um ano de trabalho pescando e vendendo peixe de um barquinho fiquei com três barquinhos. E ali eu aprendi o que é dormir molhado, o que é que pode facilitar a vida do pescador.

Uma coisa que eu não engulo de jeito nenhum é esse sistema que está aí sendo imposto ao pescador e tratando o pescador como um pobre miserável. Essa imagem de pescador miserável tem que mudar. Nós temos que quebrar as pernas dos atravessadores, nós temos que investir numa infraestrutura melhor para as nossas canoas, as nossas jangadas. Eu não quero mudar. Por que como vamos mudar a cultura do pescador nordestino que prefere pescar na sua embarcação pequena e tem mais de 60% da produção?! Temos que investir na nossa indústria, temos que investir geral em todo o setor. Mas vejam só, esse modo que nós, os pescadores, estamos sendo tratados: tratam o pescador como analfabeto, como ignorantes. Então, isso respinga, repercute também nos empresários da pesca. Estão aí os nossos armadores, os nossos empresários da pesca também sendo tratados na mesma linha, sem nenhum respeito, sem nenhuma consideração.

Vejam vocês a importação do bagre pangasus. Vocês sabem que esse bagre é criado num rio altamente poluído lá em Taiwan, e a quantidade de antibiótico que é colocado na carne desse peixe para ele poder viver é altíssima. Mas simplesmente autoridades brasileiras foram lá e fecharam acordo e agora o Brasil estão importando bagre de água podre. E esse peixe está entrando nos nossos supermercados e a população está comendo e não tem quem veja isso. (Palmas.)

As ONGs que se infiltraram no nosso país cheias de ideias revolucionárias, estão quebrando os nossos carcinicultores em todo o Nordeste - os produtores de camarão, criadores, vendedores, exportadores de camarão. Como já foi falado aqui anteriormente, por jovens recém-saídos das universidades que dizem que uma fazenda de camarão polui o meio ambiente. Ora, os carcinicultores já provaram, e provam em laboratório. De que eles são acusados? De que a água que sai da fazenda de camarão é que leva produtos químicos e vai matar e vai destruir a fauna e a flora dos manguezais. Mas é provado que a água que sai de uma fazenda de camarão sai rica em nutrientes em quantidade superior a que é coletada e sem nenhum coliforme fecal, sem nenhum ato de poluição, porque a fazenda de camarão serve como uma bacia de decantação da água.

Quero dizer que quando nós assumimos esse mandato lá em Brasília, os pescadores do Mucuripe, os jangadeiros, disseram: “Deputado, você não tem o seu barco aqui? Você não vai ser deputado? Defenda a nossa classe porque não tem ninguém defendendo a gente. Você não é pescador? Então, vamos lá.” Ao chegar em Brasília, pensei em defender o jangadeiro cearense, mas tive que ir abrindo o leque, porque foram demandas grandes. Vieram os boteiros, canoeiros, vieram os criadores de camarão, vieram os industriais, vieram também os criadores, pescadores, produtores e exportadores de peixes ornamentais, todos sendo vítimas das ONGs que dizem que nós não podemos produzir, que nós não podemos criar, mas temos que importar. E aonde nós vamos ficar?

Eu me bati muito numa discussão no meio de técnicos - eu respeito os senhores engenheiros de pesca, técnicos que estão aqui-, mas eu tive que falar isso numa praia e também falei isso numa reunião. Eu estava numa reunião e alguém falou que pescador é analfabeto. Pronto, já desclassificou a gente. E aquilo me doeu na alma, porque tive que sobreviver da pesca, pescando como pescadores como os senhores. E eu tive que dizer a verdade: “Espera aí, analfabeto, não. Pare com essa conversa de analfabeto. Lá no mar existe uma escola secundária, uma escola primária e existe uma universidade. Agora lá é o seguinte, o homem começa, faz toda escola dele no mar, e se forma, se forma mestre, patrão de pesca que de uma tal maneira ele pode pegar qualquer um deles, pode pegar agora qualquer um pescador marítimo que estiver aqui na sala, amarre dentro do saco preto para ele não ver nada, gire, gire o saco para ele ficar atordoado, leve no mar de helicóptero e solte em cima de um barco. Abra o saco, onde o senhor estiver no mar, se for à noite ele vai olhar pra lua, para as estrelas e vai dizer que é por aqui e vai chegar na porta da sua casa, do seu porto. Se for durante o dia, se o barco for a motor ou à vela, liga o motor ou então abre o pano do barco vai chegar também no seu porto de origem, porque o pescador é detentor da sabedoria formado na universidade que eu tenho dito, da maré, dos ventos e dos astros, e isso ninguém aprende em escola aqui na terra não.”

Na minha indignação, como eles falaram analfabetos, eu disse que a culpa era de governos passados que não criaram escolas para que os pescadores se formassem também no período de pesca, e na entressafra. Mas, os senhores que estão sentados nessas mesas ditando leis, ditando normas, dizendo o que é que um homem do mar tem que fazer, é complicado. Porque vocês não são do mar. E desafiei dizendo assim: “Qualquer um dos senhores que se coloque em cima de um barco daqui meia hora começa a ficar amarelo, daqui a pouco está cuspindo, daqui a pouco está com as mãos no convés do barco de quatro pé. Ninguém sabe por quê, mas estão mareados, porque não são do mar.” Não é assim? Não é assim mesmo? (Palmas.)

Como é que um indivíduo que nunca viveu no mar, vai passear de barco, vai e volta, nunca chegou a passar um mês dentro da água embarcado, quer ditar norma, ditar regra, dizer que você tem que fazer assim e assim? Paciência. Vamos discutir.

Lá no Nordeste chegaram com essa conversa que a defesa da lagosta tem que ser de mês tal a mês tal. Meu amigo, tem lagosta ovada o ano todo, lagosta é igual galinha, põe ovo todos os dias, tem lagosta ovada o ano todo. A mesma coisa tem tainha ovada o ano todo, tem tudo ovado o ano todo. Vamos controlar? Vamos, mas com sabedoria, vamos ouvir aqueles que já aprenderam com os seus pais, com os seus avós que vivem e sabem os segredos do mar.

Quero dizer que analfabetos assim nos classificaram. Mas eu quero dizer a todos vocês que são da terra, porque eu sou do mar, que a nossa escola, a nossa universidade é lá no mar, o caminho para essa escola é molhado. Papel no bolso da nossa roupa fica molhado, e caneta não escreve em papel molhado. Por isso, por negligência dos outros governos está aí o pescador com pouca leitura.

É o que eu tinha a dizer. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nós estávamos ouvindo, e estamos vendo que a situação vai se encaixando: começa por São Paulo, Brasília, Ceará, Rio de Janeiro.

E agora nós vamos ouvir o representante do Sindicato dos Armadores de Pesca, o comandante Leme. Eu queria que o comandante nos dissesse algumas palavras.

 

O SR. FLÁVIO DE MORAES LEME - Inicialmente bom-dia a todos. Queria agradecer muito o convite, agradecer muito ao meu parceiro doutor José Ciaglia. Represento o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, entidade irmã do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo. Senhor Fernando Ferreira, presidente do Conepe, senhores parlamentares, quero cumprimentar o nosso Deputado federal Flávio Bezerra, presidente da Frente Parlamentar que tem muito lutado em prol da pesca; o representante do Ministério da Pesca, senhor Karim Bacha, os vários presidentes de entidades, especialmente o Presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, senhor Abraão Lincoln, e especialmente os senhores pescadores.

Eu hoje trabalho no segmento da pesca, mas eu também fui um homem do mar. E se é uma pessoa que eu admiro e trato como verdadeiros heróis são os senhores pescadores. Por muitas vezes, ratifiquei a profissão da Marinha por 30 anos. Eu admirava a coragem, a tenacidade dos senhores nas suas embarcações sendo engolidos, às vezes, pela fúria do mar, do vento, das ondas, e os senhores ali trabalhando para produzir. Produzir um alimento que vai abastecer milhões e milhões de brasileiros. Então, os meus sinceros cumprimentos aos senhores pescadores, pessoas que são de extrema importância e sempre foram, inclusive com uma parcela muito significativa em termos de ocupação do nosso litoral. Os senhores nos idos de 1900 foram responsáveis pela ocupação do nosso litoral por meio das colônias. Assim, os senhores historicamente tem um papel muito importante para o nosso país.

Eu queria trazer então rapidamente a minha experiência lá no Rio de Janeiro, onde nós temos uma Comissão Especial de Pesca e Aquicultura, e aqui então está sendo formada a Frente Parlamentar. E realmente é nesta que temos que levantar as nossas vozes para defender os nossos direitos. Darei um pequeno exemplo: nós também temos áreas de proteção ambientais no Rio de Janeiro que estavam sendo criadas à nossa revelia. Recentemente cogitou-se e foi criado o Monumento Natural, nas Ilhas Cagarras. Quando soubemos da criação, através da nossa Comissão Especial, começamos a participar das discussões, de forma que na sua criação o nosso setor não fosse prejudicado.

Vejam, nós defendemos a sustentabilidade, mas precisamos realmente da preservação do meio ambiente, mas não precisamos ser alijados de todas essas determinações que às vezes são arbitrárias, e são estabelecidas à nossa revelia. Realmente aqueles que detém o saber, que conhecem o dia-a-dia não são ouvidos, daí a importância da criação de uma Frente Parlamentar, onde efetivamente essas discussões tragam todos os interessados, todos os segmentos que interagem com a atividade.

Então a recomendação que eu deixo aqui, é que efetivamente essa Frente Parlamentar realmente seja a porta-voz de todas as discussões de interesse do setor da pesca. Ela não pode simplesmente ficar no papel, ela efetivamente precisa funcionar. Que os senhores cobrem efetivamente o funcionamento, a participação ativa dessa Frente Parlamentar para que defenda os interesses dos senhores. E como já foi dito e falado aqui nós precisamos realmente inverter esse quadro.

Hoje realmente o país tem um problema sério de produção, a nossa balança comercial de pescados está muito deficitária: nós fechamos o ano de 2009 com mais de 500 milhões de dólares de déficit. Nós temos muitas coisas para serem equacionadas em termos de produção para realmente agregar valor ao nosso pescado. Nós temos que competir com esse peixe que vem de fora que realmente está tirando o nosso produtor, criando formas até difíceis de competitividade com esse produtor, de forma que realmente nós esperamos que esta Casa, esta Frente Parlamentar, seja um início para que todo esse processo seja revertido.

O Deputado já está olhando aqui pra mim, eu já estou me excedendo, mas eu primeiro quero agradecer o convite e desde já essa Frente Parlamentar. Que ela tenha muito sucesso e que realmente defenda os interesses dos pescadores. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nós estamos ouvindo a opinião do Brasil inteiro aqui. Por exemplo, o senhor Fernando Pinto das Neves, veio de Itajaí. Eu queria que, antes do representante do ministro, ele viesse aqui falar das dificuldades lá de Itajaí. O senhor pode falar, o senhor tem três minutos para nos contar as suas dificuldades lá de Itajaí, porque nós estamos somando, fazendo uma somatória para que a Frente Parlamentar possa discutir. O Deputado Flávio Bezerra vai levar pra Brasília tudo isso que ele ouviu aqui para que ele possa acrescentar na sua Frente Parlamentar.

Com a palavra o senhor Fernando Pinto das Neves.

 

O SR. FERNANDO PINTO DAS NEVES - Agradeço ao senhor Deputado . Represento aqui o Sindpi, não tenho tanto o que falar, já que os nossos assuntos já foram todos esgotados.

A única coisa que tenho que ressaltar é sobre a excessiva importação que tem ocorrido e que vem dificultando tanto o desenvolvimento da pesca industrial e artesanal, assim como o comércio, reduzindo os nossos ganhos e tanto sacrifício aqui interno.

Então, gostaria muito de agradecer aos senhores e gostaria de honrar vocês aqui com a minha presença. Gostaria de até copiar o exemplo para que todos os Sindicatos em todos os estados produtores do Brasil tomassem essa iniciativa de fortalecer as suas Assembleias. Muito obrigado e bom-dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Queria agradecer também a presença do senhor Márcio Santon, da Ecopesca.

O doutor Karim Bacha é o Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca. Ele veio de Brasília e veio representar o Sr. Exmo. Ministro da Pesca Altemir Gregolin. Vamos ouvir agora o representante do ministro da Pesca lá de Brasília e todo o Brasil. (Palmas.)

 

O SR. KARIM BACHA - Bom-dia a todos e a todas. Inicialmente nós aqui justificamos a ausência do Ministro Altemir Gregolin em função de agenda previamente assumida. Infelizmente ele não pode se fazer presente neste dia, e nos incumbiu de trazer sua mensagem a cada um dos senhores, a cada uma das senhoras.

Assim, gostaríamos de cumprimentar o Deputado  Edson Ferrarini pela iniciativa, os demais deputados aqui do Estado de São Paulo. Cumprimento igualmente as representações que nós vimos aqui legitimamente representadas, a começar pelo nosso Tsuneo Okida, presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, e em seu nome cumprimentar as colônias de pescadores.Um registro: aqui em São Paulo as mulheres estão assumindo as colônias de pescadores, e isso é muito importante. Nós temos observado a partir da nossa Superintendência aqui no Estado de São Paulo que seguidamente tem nos reportado dos debates, discussões acerca do desenvolvimento da atividade da pesca artesanal. E também a representação nacional o senhor Abraão Lincoln, como presidente da Confederação Nacional de Pescadores Artesanais. Igual medida senhor Fernando Ferreira, presidente do Conepe representando aqui todas as indústrias de pesca no país; em particular o senhor José Ciaglia, amigo nosso lá no Ministério da Pesca, não menos combativo que vocês, mas sempre comprometido com o desenvolvimento da produtividade, não somente da indústria no Estado de São Paulo, mas também a atividade da pesca artesanal, e em seu nome cumprimentar os armadores da indústria de pesca do Estado de São Paulo; e da mesma forma o senhor Luiz Demétrio que como nós tivemos a oportunidade de ouvir combativo representante da classe dos trabalhadores, os pescadores profissionais, e isso é muito importante. O Brasil precisa de pessoas assim para que nos espaços como esse possam debater, discutir e, sobretudo, reivindicar posições acerca da atividade da pesca, do trabalho da atividade da pesca; da mesma forma o senhor Luiz Penteado representando a FNTTAA, e nós não podemos deixar de cumprimentar aqui os aquicultores. os aquicultores, familiares, pequenos empresários da pesca que aqui no Estado de São Paulo têm tido um papel fundamental.

O nosso ministro infelizmente não pôde estar aqui. No Ministério da Pesca, temos dois departamentos que tratam essa questão, duas Secretarias. Uma Secretaria que planeja e propõe o ordenamento da pesca, e por conta da criação do Ministério da Pesca em 2009, agora em junho vamos completar um ano de existência, também tem o papel de coordenar junto com o Ministério do Meio Ambiente toda revisão do ordenamento da pesca neste país. E uma outra Secretaria que tem a atribuição do monitoramento, do controle, do registro. Eu poderia dizer para os senhores que isso é uma prova, embora isso não seja necessário, inequívoca do compromisso do Ministério da Pesca e da Aquicultura no exercício da atividade da pesca, e também da aquicultura, onde a partir da nossa representação aqui na Superintendência do Estado de São Paulo possamos discutir efetivamente o destino e os desígnios das atividades aqui no Estado de São Paulo.

Seria muito, até certa medida, fácil para nós outros falarmos um pouco do que vem fazendo o Governo Federal a partir da iniciativa do Presidente Lula em 2003 quando criou a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Colocarei para os senhores e para as senhoras aqui o que nós estamos fazendo no país: o fortalecimento dos terminais pesqueiros, os diversos investimentos que o Governo Federal vem fazendo através da até então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, não só na capacitação, mas na implantação aqui de dezenas de unidades de fabricação de gelo, terminal pesqueiro, etc., etc..

Mas vamos deixar isso de lado, pois acho que esse não é o momento. Embora conhecendo alguns de vocês, aqui de cima do plenário nós temos a nítida impressão, está muito claro que vocês que vieram aqui hoje assistir, prestigiar este ato e aguardam muito mais respostas efetivas. É necessário e importante um ato solene para registrar esse momento. Este é o nosso papel.

Nós, do Ministério da Pesca, queremos discutir com vocês juntamente com essa Frente Parlamentar que acaba de ser instalada, o que nós podemos efetivamente fazer em conjunto para que o exercício da atividade da pesca, hoje numa situação delicada, conflituosa, seja promissora ali na frente.

A Aquicultura no Estado de São Paulo já representou em 2007 mais de 30% da produção de pescados aqui no Estado. Nós temos desafios? Muitos. Mas para este caso da Aquicultura, por exemplo, o Governo Federal no mês passado, 30 de abril, publicou três dos quatro editais que vão distribuir espaços para a Aquicultura. Áreas aquicolas, e desses 235 lotes com tamanhos de 1500 metros quadrados - os aquicultores sabem do que nós estamos falando - são destinados exclusivamente para aquicultura familiar, cuja família não exceda renda de cinco salários mínimos não onerosa, de uma forma gratuita. Essa é a posição desse Governo. É uma posição que nós estamos assumindo junto com vocês de que é necessário, sim, a produção nacional de pescado. Ouvimos aqueles que nos antecederam sobre a sua preocupação com os produtos importados, pescados importados.

Ora, é natural. O Brasil nos últimos anos conquistou um patamar superior. As pessoas têm tido graças a essa política conjunta de esforço de todo o país melhorar a sua condição. O pescado tem sido cada vez mais consumido por nós, brasileiros. A nossa produção não aumentou nessa proporção, é necessário que se abasteça o mercado, e aí as políticas de importação do mercado internacional por vezes são necessárias para suprir essa demanda. Mas, não é isso que nós queremos. Nesse momento em que a gente está aqui no Estado discutindo a criação da Frente Parlamentar e propondo a revisão de alguns atos normativos também estamos discutindo em paralelo políticas que serão aplicadas em relação à importação de pescados. Porque se nós queremos fortalecer a nossa produção nacional estamos dando sinais claros e investindo pesadamente na atividade da Aquicultura, por exemplo, que é um grande potencial nesse país. Nós precisamos também ter políticas que garantam que os produtos nacionais possam ser privilegiados. O brasileiro quer consumir pescado? Muito bem. Que preferencialmente consuma o pescado nacional. É esse o nosso esforço. É nessa linha que nós estamos atuando.

E aqui eu não quero fugir ao ponto central desse debate da criação da Frente Parlamentar da Pesca. Vocês assim como já colocamos aqui esperam que o Governo Federal dê respostas. E é isso que nós estamos aqui, nós queremos com vocês discutir e rapidamente essas normas para que nós possamos num curtíssimo espaço de tempo dar uma resposta para as necessidades do exercício da atividade da pesca no Estado de São Paulo.

É muito claro, e ninguém aqui é irresponsável, nem vocês produtores e nem nós governo seja estadual e federal, de propor uma simples revogação de determinadas normas que poderão eventualmente causar prejuízos ao meio ambiente. Vocês, mais do que nós, sabem do risco que é isso, porque pesca hoje, e uma pesca mal feita, com cuidados mínimos não observados vai garantir que amanhã não tenha pescado. E aí como fica ruim para todo mundo! Então é muito claro que deixemos registrado aqui que o Governo Federal tem, sim, posição em relação a isso; tem, sim, o objetivo de garantir que o exercício da atividade em pequena escala, pescadores profissionais e de pequena escala são considerados também por força da lei que foi sancionada lá em 2009 junto com a criação do Ministério da Pesca. Profissionais artesanais que têm na pesca o seu principal meio de vida, e para que não fique dúvidas, nós do Ministério da Pesca deste país entendemos que a atividade de pequena escala, ou atividade artesanal é, sim, uma atividade produtiva, e que ela responde de pelo menos 60% da atividade nacional de pescados e é, sim, uma atividade empresarial, micro, pequena, não importa. O tamanho dessa ajuda do Governo será proporcional à necessidade de vocês. Cada um no seu espaço vai dar a sua contribuição. O Governo com políticas públicas, talvez com alguma ação de investimento, vocês, com o conhecimento tradicional.O Deputado Flávio Bezerra, o nosso presidente da Frente Parlamentar da Pesca, e o conhecimento que vocês tem, o conhecimento tradicional que não estão nos livros gente.Nós, do Ministério da Pesca, não temos essa pretensão de dizer a vocês o que farão no mar, apenas lembrá-los que a nossa responsabilidade, a pesca, é conjunta. Do governo em editar regras, e não mais regras, leis, decretos, atos que venham de cima para baixo, que sejam lá pensados por nós “iluminados” que pensam saber tudo em relação ao exercício dessa atividade. E por isso, também, desde a criação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca as nossas normas são discutidas de uma forma conjunta, compartilhada. É mais difícil? Não tenham dúvida, é mais difícil. Porque cada um de nós vem para cá vem com a sua experiência de vida, com a sua necessidade, e muitas vezes em relação a sua atividade. Vou dar um exemplo, o exercício da pesca no país, com pouquíssimas exceções, está mais ou menos dividido assim: Norte/Nordeste, Sudeste/Sul. O que nós estamos discutindo, por exemplo, vamos discutir nos próximos dias, dia 26, 27 e 28 numa reunião de especialistas sobre o ordenamento da pesca do camarão sete barbas. As colônias, nas federações, chegaram no governo e apontaram: “Olha, Ministro da Pesca, nós temos uma divergência aí. Quando vocês fizeram o recadastramento da pesca, alguns pescadores com barco acima de nove metros ficaram fora no Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro e alguns no Estado de Santa Catarina. Vamos discutir isso? Vamos. Se o recurso está sendo distribuído, pode entrar barco ou não pode entrar barco. É possível que nós sentemos numa mesa e discutamos sobre isso. Podemos discutir, e aí no final decidirmos que é possível incluirmos alguns barcos? Não é possível? Se é possível, quantos são? Como vai se dar essa forma?” É assim que a gente faz. É esse o nosso papel lá no Ministério da Pesca, no cargo que a gente está ocupando tem essa responsabilidade, tem essa atribuição.

Portanto, senhores, a partir da nossa Superintendência e agora com o apoio fundamental que nos dá essa Casa de Leis na pessoa do Deputado Coronel Edson Ferrarini, que abre um espaço democrático que precisamos, e é por isso que precisamos aproveitar esse espaço.

Esse é um dia de festa, é um dia de comemoração, é um dia de reconhecimento pela sensibilidade desta Casa de instaurar e instituir uma Frente Parlamentar da Pesca, mas amanhã vai ser um dia de trabalho. Amanhã é um dia de nós abrirmos as nossas agendas e definirmos quais serão as nossas datas de reuniões. O que nós iremos discutir? Venha cá, Ministério da Pesca! Venha, nossa Superintendente do Estado de São Paulo, vamos conversar, vamos agendar. Se a Superintendência não tem informação, convoque o Ministério da Pesca em Brasília. Nós viemos e vamos vir aqui com os nossos técnicos, e o Estado de São Paulo com os seus técnicos e vocês com o seu conhecimento tradicional, com a sua experiência de vida nesta Casa aqui, provavelmente coordenado por este nobre Deputado Edson Ferrarini que preside a sessão de hoje, iremos simplesmente discutir e deliberar sobre os assuntos que são do nosso interesse, do Governo Federal, do Governo do Estado e de vocês. Este é um espaço democrático.

Então, não esqueçam, amanhã é dia de trabalho, é dia de agenda, e vocês têm a sua parcela de compromisso, de responsabilidade de participar. Se não forem vocês, os seus representantes devidamente legitimados para vir aqui e discutir o assunto.

Todos nós sabemos que esse é um ano sensível, próximo ao período eleitoral, mas também sabemos que vocês não podem esperar mais, é necessário que o governo dê uma resposta.

Portanto, essa é a mensagem que nós trazemos, é a mensagem do nosso Ministro Altemir Gregolin, de um compromisso de discutirmos essa questão de pescadores de pequena escala, pescadores profissionais do Estado de São Paulo, entidades aqui de classe.

Mais uma vez parabenizamos esta Casa pela iniciativa, e convocamos a todos para que nós possamos nos próximos dias nos reunir, discutirmos uma agenda de trabalho e em muito em breve definirmos o que seja melhor para a pesca do Estado de São Paulo, para a pesca do País, para a produção de pescado nacional, naturalmente para o consumo de nós, brasileiros, de produtos de maior qualidade com valor agregado para vocês e para o desenvolvimento dessa atividade no país. Parabéns a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A nossa intenção nos debates da Frente Parlamentar é que seja discutido tudo isso que nós estamos aqui levantando o problema.

Esse programa inteiro está sendo gravado e vai passar no sábado, dia 22 de maio, às 21 horas, nove horas da noite. Quem tem TVA é no canal 66, quem tem TVA Digital é no canal 185, e quem tem NET é no canal 7 ou 13, e quem tem TV Digital Aberta é no canal 61.2. Então nós vamos ter esse programa retransmitido.

Eu queria registrar a presença do senhor Kaneko Yroshi que está aqui presente.

Após eu encerrar esta solenidade, teremos um coquetel.

O senhor Fernando Ferreira quer agradecer ao Deputado Michel Temer. Estávamos com esse Código de Pesca há muitos anos parado no Congresso. Parece incrível, mas a política é essa trama toda. Agradeço a um amigo comum nosso, o Jassa Cabeleireiro, o cabeleireiro mais famoso do Brasil. Ele é nosso amigo e amigo de Michel Temer. O senhor Fernando Ferreira vai dizer como nós chegamos ao Michel Temer e o que nós conseguimos para o pescador.

 

O SR. FERNANDO FERREIRA - É muito rápido, todos nós já estamos com fome, e vocês já estão aí há duas horas. Mas não poderia deixar de registrar um agradecimento a um homem, com a permissão do nobre Deputado Edson Ferrarini, dos Deputados aqui presentes, dos nossos companheiros, e também do nosso querido presidente da Frente Parlamentar da Pesca, nosso querido Deputado Flávio Bezerra que na época era do mesmo partido do Deputado  Michel Temer.

Foi o Deputado Flávio Bezerra quem nos conduziu até o gabinete do Deputado Michel Temer. E foram imensas e intensas reuniões. O líder do PMDB era o Deputado Henrique Eduardo Alves.

Deputado Edson Ferrarini e senhores pescadores, é bom que vocês anotem isso, porque o Okida tem nos acompanhado em Brasília assim como o Abraão também. O Abraão tem sido uma das figuras que costura esse castelo sólido com a Câmara dos Deputados, com o Congresso Nacional. O Abraão representa o pescador profissional, conforme frisou muito bem o Demétrio, um dos nossos grandes parceiros, e a gente do lado dos empresários.

Há 14 anos esse projeto de lei da Lei da Pesca estava parado no Congresso Nacional. Era um projeto de lei de um deputado daqui de São Paulo na época. O atual Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Deputado Chico Graziano também trabalhou muito nesse projeto, que ficou paralisado na Câmara dos Deputados. Em 14 dias o Deputado Michel Temer colocou em sistema de urgência a pedido de vários deputados inclusive, os de oposição. Em tramitação de urgência urgentíssima, Deputado Flávio Bezerra. Em 14 dias o Deputado Michel Temer colocou em sistema de urgência urgentíssima. A Lei da Pesca foi aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, inclusive pelos partidos da oposição. Tivemos três ou quatro vetos, mas esses vetos já acertamos com os representantes dos trabalhadores, já estamos costurando um novo projeto de lei, está sendo apresentada uma emenda no Congresso Nacional onde institui realmente o setor pesqueiro, equipara o setor pesqueiro ao setor rural, que até hoje não foi regulamentado. E tem os projetos de lei de PIS e Cofins e outros projetos.

Então isso é para o senhor saber que é conforme eu falei, é uma luta no Congresso Nacional, mas queremos aqui nesta Casa, Deputado Edson Ferrarini, que hoje inicie uma longa trajetória. Estamos dando o primeiro passo e com sucesso. Gostaria de deixar registrada a minha impressão positiva, de carinho, de respeito a esta Casa. Vamos contar muito com os senhores, precisamos muito dos senhores aqui nesta Casa.

Gostaria de deixar registrado nos Anais desta Casa o respeito e o carinho que o Congresso Nacional nesses últimos anos tem dedicado ao setor pesqueiro e à Aquicultura nacional. Gostaria de deixar uma homenagem registrada nesta Casa, Deputado  Edson Ferrarini.

O Deputado  Michel Temer foi convidado para vir, mas ele não pôde vir de última hora, mas o Abraão, o Deputado Flávio Bezerra e eu levaremos pessoalmente os agradecimentos a ele em Brasília.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Ele me ligou pessoalmente pedindo desculpas. Estou transmitindo aos senhores que ele tinha um compromisso realmente inadiável. O Deputado Michel Temer queria de todas as formas estar aqui

 

O SR. FERNANDO FERREIRA - Ele aceitou o seu convite de imediato.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Ele aceitou de imediato o convite, mas na última hora surgiu um problema.

 

O SR. FERNANDO FERREIRA - Mas, senhores e senhoras pescadoras, e demais autoridades aqui presentes, o presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo para dar início a essa Frente Parlamentar da Pesca como marco vai prestar uma homenagem ao Presidente da Frente Parlamentar da Pesca, Deputado Edson Ferrarini, com a presença dos demais Deputado s.

Convido o senhor José Ciaglia para homenagear. Convido os Deputado s aqui para presenciarem também essa homenagem aqui ao nosso querido Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. JOSÉ CIAGLIA - Deputado, em nome de toda comunidade pesqueira do Estado de São Paulo em todos os seus segmentos, quero lhe prestar uma homenagem agradecendo todo apoio dado e toda sensibilidade demonstrada com a criação da Frente Parlamentar da Pesca. E que seja realmente o início do estudo muito mais perfeito, e que possa trazer as nossas demandas para serem analisadas e solucionadas.

Agradeço sinceramente, Coronel, entregando este que representa toda atividade pesqueira: o anzol, o barco, a rede e o pescador. Realmente essa escultura representa toda essa nossa atividade. Muito obrigado, Coronel. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da escultura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado ao senhor José Ciaglia. Muito obrigado a todos os senhores. Muito obrigado ao Deputado José Zico Prado, à Deputada Ana do Carmo, à Deputada Maria Lúcia Prandi, aqui presentes.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades todas aqui presentes, os funcionários desta Casa que com tanto carinho deram a infraestrutura para que nós pudéssemos fazer esta Sessão Solene, e a todos que colaboraram para o êxito desta sessão. E eu convido os senhores para um coquetel. Vale a pena irmos até lá, o senhor Fernando Ferreira disse que é imperdível esse coquetel. Muito obrigado.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 27 minutos.

 

* * *