http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

17 DE JUNHO DE 2011

022ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “ANIVERSÁRIO DE 65 ANOS DO SECOVI – SINDICATO DA HABITAÇÃO – SÃO PAULO E O ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DA UNIVERSIDADE SECOVI”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ e MARIA LÚCIA AMARY

 

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocou a presente sessão solene a requerimento da Deputada Maria Lúcia Amary, com a finalidade de "Homenagear o Aniversário de 65 Anos do Secovi - Sindicato da Habitação - São Paulo e o Aniversário de 10 Anos da Universidade Secovi". Destaca a importância da presente sessão e o respeito ao trabalho realizado pelo Secovi. Ressalta a atuação da Deputada Maria Lúcia Amary nesta Casa.

 

002 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Explica o papel do Secovi no desenvolvimento habitacional do País. Destaca a preocupação da instituição com a população de baixa renda. Menciona projeto, de sua autoria, elaborado em conjunto com o Secovi, que permite o protesto de dívidas de aluguel e condomínio. Ressalta a criação da Universidade Secovi e a preocupação do sindicato com a difusão do conhecimento.

 

003 - CLÁUDIO BERNARDES

Vice-Presidente e Pró-Reitor da Universidade Secovi, informa que a Universidade Secovi é a primeira universidade coorporativa voltada para o mercado imobiliário no Brasil. Cita alguns dos ramos de atuação da universidade. Afirma que o objetivo desta instituição de ensino é capacitar os agentes do setor e melhorar os serviços prestados. Demonstra alegria com os resultados obtidos após dez anos de funcionamento da entidade. Registra a criação de curso de pós-graduação em gestão de negócios imobiliários na Universidade.

 

004 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Senhor Cláudio Bernardes.

 

005 - JOÃO CRESTANA

Presidente do Secovi-SP e da CII/CBIC - Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e Reitor da Universidade Secovi, faz histórico da instituição. Destaca a contribuição do Secovi para o desenvolvimento da habitação no País. Menciona as conquistas obtidas pela entidade; defendeu maiores investimentos em tecnologia. Enaltece o esforço da instituição em garantir uma moradia adequada para cada cidadão.

 

006 - EDINHO BEZ

Deputado Federal (SC), recorda que sua ligação com o Secovi data de seu período como bancário. Menciona projeto, de sua autoria, proposto enquanto Deputado Estadual por Santa Catarina, que impedia que parte da renda obtida com a venda de imóveis fosse destinada ao reaparelhamento do Judiciário local. Afirma que pretende elaborar projetos que beneficiem tanto os corretores quanto as imobiliárias. Demonstra orgulho por participar de homenagem a este segmento da sociedade.

 

007 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Senhor João Crestana.

 

008 - WALTER IHOSHI

Deputado Federal, saúda os presentes. Lembra seu primeiro contato com a Secovi, há 10 anos. Destaca os projetos sociais da entidade. Enaltece o modo como a instituição lidou com a crise do mercado imobiliário, em 2008. Menciona sua participação na elaboração do projeto do cadastro positivo.

 

009 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Agradece à Deputada Maria Lúcia Amary pela homenagem ao Secovi.

 

010 - Presidente MARIA LÚCIA AMARY

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores muito bom-dia. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Essa Sessão Solene tem como finalidade homenagear o aniversário de 65 Anos do Secovi – Sindicato da Habitação de São Paulo e o aniversário de 10 Anos da Universidade Secovi.

Convido o Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para presidir a sessão.

Deputada Maria Lúcia Amary. Doutor João Crestana, Presidente do Secovi-SP, e CICBIC – Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e reitor da Universidade Secovi. Doutor Cláudio Bernardes, vice-Presidente e Pró-Reitor da Universidade Secovi.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Além das autoridades já mencionadas, a nossa querida Deputada Maria Lúcia Amary, o Presidente do Secovi, Doutor João Crestana, o vice-Presidente que é o doutor Cláudio Bernardes, eu tenho o grande prazer de anunciar também a presença entre nós do Deputado Federal Edinho Bez, vice-Líder do PMDB de Santa Catarina, vice-Líder na Câmara Federal. Deputado Edinho Bez nos honra com a sua presença também.

Normalmente as sessões solenes são presididas pelo parlamentar que solicita a realização da sessão solene, e hoje também esta sessão solene será presidida pela nobre Deputada Maria Lúcia Amary que foi autora do requerimento de realização desta sessão solene.

Normalmente também, eu sou originário da Baixa Mogiana, da Grande Itapira. Campinas faz parte da Grande Itapira e outras cidades importantes do Estado: Circuito das Águas, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e, normalmente, eu as sextas-feiras fico na região. Muita gente não entende, pensa que o trabalho de deputado é só no plenário, só participar de sessões, mas não é. O deputado legisla, ele participa de comissões permanentes da Casa, das comissões especiais, e ele tem um papel importante também que é de representar a comunidade. Para isso ele tem que estar presente na sua cidade, na sua cidade onde ele é votado e nas regiões de onde ele provém, porque cada vez mais o povo pratica o voto distrital. Deputada Maria Lúcia Amary, por exemplo, é uma deputada que tem a sua concentração de votos na região de Sorocaba. Então é uma regionalização que o povo inteligentemente faz.

Mas eu fiz absoluta questão de hoje de estar aqui primeiro pelo gentil convite da Deputada Maria Lúcia Amary que insistiu para que eu estivesse na abertura dos trabalhos pelo menos. Segundo pela gentileza também do Doutor João Crestana que nos convidou, insistiu conosco para que estivéssemos aqui, e terceiro, mas talvez o motivo mais importante seja em respeito ao Secovi. É uma instituição fantástica, modelar, exemplar, e dizia agora o Doutor João Crestana sobre o trabalho dos síndicos e que aqui deviam estar muitos síndicos de condomínios, aliás, o síndico significa prefeito, o síndico na Itália é o prefeito, e os síndicos são os prefeitos dos seus condomínios, dos apartamentos, enfim. Uma função dura, uma função difícil, uma função nobre, espinhosa, não é na maioria das vezes agradável, é uma função difícil de ser desempenhada e merece, portanto, o nosso respeito. E o Secovi como um todo, está comemorando 65 Anos e a Universidade Secovi comemorando 10 Anos.

Então eu quero aqui com a minha presença demonstrar o meu respeito ao Secovi, o meu respeito à diretoria do Secovi e o meu respeito também a essa extraordinária Deputada. Maria Lúcia Amary é uma companheira fantástica, extraordinária, eu me orgulho muito de ser colega dela. Uma deputada que honra a sua condição de política, condição de mulher, é uma guerreira, é uma lutadora sempre presente. Nesta Legislatura ela preside a mais importante Comissão Permanente da Casa, que é a Comissão de Constituição e Justiça, por onde passam todos os projetos que tem andamento na Assembleia. É a Comissão que diz se o projeto é constitucional ou não, e, portanto, se ele pode tramitar ou não, tanto os projetos do Executivo como os projetos dos deputados também.

Então, minha querida Deputada Maria Lúcia Amary, eu fico muito feliz em poder passar a Presidência desta sessão tão importante para V.Exa., e eu sei que a sessão será brilhantemente presidida como todos os trabalhos que você faz nesta Casa.

Peço licença para me retirar e cumprir com muito prazer, com muito orgulho e com muita satisfação a tarefa de passar a Presidência desta Sessão Solene a querida companheira, colega Deputada Maria Lúcia Amary. Muito obrigado. Bom-dia.. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom-dia a todos e a todas. Eu quero convidar o nosso Deputado Federal Edinho Bez para fazer parte, integrar esta nossa Mesa.

Convido agora todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro pelo Serviço de Audiofonia.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Por uma especial deferência da Presidente, a nobre Deputada Maria Lúcia Amary que preside esta Sessão, e também do Cerimonial da Casa, foi permitido que o Secovi trouxesse o seu apresentador.

Nós queremos fazer agora as citações a todos aqueles que nos honram hoje com a sua presença. Além dos membros da Mesa, da nobre Deputada Maria Lúcia Amary; está presente o Deputado Federal Edinho Bez, homem que está no seu sexto mandato e tem uma longa carreira pública dedicada ao país, mas que também tem uma aproximação muito grande com a atividade imobiliária. Por mais de 15 anos o senhor Edinho Bez, na Caixa Econômica Federal, participava daqueles que proporcionavam às famílias brasileiras o acesso a sua casa.

Temos ainda compondo a Mesa o Presidente do Secovi, senhor João Crestana, que também é Reitor da Universidade Secovi e Presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; senhor Cláudio Bernardes que é o vice-Presidente do Secovi para os assuntos de legislação urbana, Pró-Reitor da Universidade Secovi.

Nós queremos saudar agora a presença também do Deputado Federal Walter Ihoshi, deputado por São Paulo pelo partido dos Democratas, e convidamos também o deputado para tomar assento.

Continuando com as nossas citações, nós temos representantes das entidades co-irmãs da indústria imobiliária, senhor Ricardo Yazbek que é o Presidente do Capítulo Brasileiro da Federação das Profissões Imobiliárias – FIABCI, e é também vice-Presidente do Secovi. Com satisfação saudamos o senhor Pedro Wahmann que é Presidente do Secovi-Rio de Janeiro; e a senhora Fernanda Pereira Lisboa, Presidente do Capítulo Brasileiro do Irem – Institute of Real State Management.

Da Associação Comercial de São Paulo nós temos a satisfação de ter como representante o seu vice-Presidente, o senhor Luciano Wertheim, que é também membro do Conselho Consultivo do Secovi. Também de outra entidade co-irmã do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, o Presidente do seu Conselho Consultivo, senhor Clóvis César Rocha, que neste ato, representa o Presidente daquele Sindicato, senhor Alexandre Marques Tirelli. Presente ainda o senhor Marcos Roberto Campilongo Camargo, vice-Presidente de Atividade Imobiliária do Sinduscon – São Paulo, neste ato representa o Presidente Sergio Tiaki Watanabe.

Do Secovi nós temos vice-Presidentes; senhor Basílio Chedid Jafet, vice-Presidente de Desenvolvimento; senhor Elbio Fernandez Mera, vice-Presidente de Comercialização e Marketing, ele que já foi Presidente da FIABCI para as Américas; senhor Flávio Domingos Prando, vice-Presidente de Habitação, e com satisfação daqueles que trilharam por mais de algumas décadas essa caminhada do Secovi; o Presidente do Conselho Consultivo, senhor Romeu Chap Chap, nosso ex-Presidente; também membro do Conselho Consultivo, senhor Luiz Carlos Pereira de Almeida que foi para orgulho nosso, dos brasileiros, Presidente Mundial da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias; senhor Miguel Sérgio Mauad também ex-Presidente do Secovi, membro do Conselho Consultivo; em nomes destes conselheiros queremos acolher todos os membros do Conselho Consultivo, e em nome daqueles diretores citados todos os membros da Diretoria.

Em nome do senhor Caio Sérgio Calfat Jacob nós queremos saudar toda a dedicada equipe de colaboradores especializados em cada um dos assuntos da grande atividade imobiliária; ele é coordenador do Núcleo Imobiliário Turístico e Hoteleiro do Secovi. O advogado Marcelo Terra, professor, na sua pessoa saudamos todos aqueles brilhantes advogados; ele é coordenador do nosso Conselho Jurídico e agradecemos a presença não só do advogado Marcelo Terra, mas também de todos aqueles colaboradores do Secovi que permitiram que o Sindicato trilhasse a sua caminhada a serviço da habitação.

Saúdo o senhor Sérgio Meira de Castro Neto que é o diretor de Condomínios e vice-Presidente da Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi; o senhor Marcos de Mello Velletri é o diretor de Insumos e Tecnologia da vice-Presidência de Tecnologia. Concluímos a citação daqueles membros da equipe do Secovi com alguém importante, senhora Lurdes de Fátima Afonso Santana do Núcleo do Conselho de Síndicos do Secovi.

Agradecemos a presença do Delegado de Polícia Cristiano Sant’Ana Manfredi que representa o Delegado-Geral de Polícia, Doutor Marcos Carneiro Lima. E na pessoa do senhor Hamilton Prado Alves, assessor do Deputado Estadual Antonio Salim Curiati agradecemos também a presença de toda assessoria.

É o momento esperado agora de ouvirmos a palavra da Presidente desta Sessão, proponente da homenagem ao Secovi, a nobre Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Obrigada. Convido para compor a Mesa o ilustre Deputado Federal Walter Ihoshi. (Palmas.)

Com muito orgulho e a pedido do Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, a quem eu devoto grande respeito e carinho, assumo os trabalhos desta Sessão Solene em homenagem aos 65 Anos do Sindicato da Habitação de São Paulo e aos 10 Anos da Universidade Secovi. Nesta oportunidade a Assembleia Legislativa faz um reconhecimento público da importância dos trabalhos desenvolvidos por esse Sindicato. O Secovi mudou a história do setor imobiliário, são 65 anos voltados à promoção do desenvolvimento urbano em âmbito nacional, gerando melhorias reais para toda sociedade.

Hoje o Sindicato é referência e propicia o desenvolvimento habitacional criando projetos que norteiam a economia imobiliária e garantem moradia digna às famílias brasileiras, e em especial as de baixa renda. Esse é o verdadeiro resgate da cidadania. O Sindicato mantém permanente diálogo com as autoridades governamentais levando projetos que asseguram desenvolvimento urbano organizado e a oferta de habitação. Dou o meu testemunho como essa parceria é de extrema valia se quisermos pensar num Estado planejado, organizado e cada vez mais preparado para o futuro.

Em 2004, depois de diversas reuniões e intensos debates, sempre mantendo um diálogo intenso com o Secovi, ingressei com o Projeto de lei nº446, convertido em 2008 na Lei 13.160 que permite o protesto de dívida de aluguel e condomínio; uma legislação que transformou o setor imobiliário no Estado de São Paulo copiado pelos demais Estados brasileiros. Nessa oportunidade reitero a participação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como parceira na elaboração de projetos que influenciam e melhoram o cotidiano dos paulistanos, dos paulistas, perdão.

Pensando no futuro o Secovi, pioneiramente criou sua universidade tornando seu instrumento na difusão de conhecimento, ensino e aprimoramento para o mercado imobiliário. Hoje milhares de empresas e condomínios são representados pelo Secovi-São Paulo, e as ações da entidade beneficiam milhões de pessoas. Um resultado alcançado com trabalho, muita dedicação e que no dia de hoje, recebe os nossos aplausos e todo o nosso reconhecimento.

Desejo ao Secovi um futuro pautado na responsabilidade social, comprometido com as gerações futuras e o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Após a palavra da Deputada Maria Lúcia Amary nós convidamos o Pró-Reitor da Universidade Secovi, senhor Cláudio Bernardes, para fazer o seu breve pronunciamento.

 

O SR. CLÁUDIO BERNARDES - Senhores, bom-dia. Quero cumprimentar a excelentíssima Deputada Maria Lúcia Amary e em seu nome cumprimentar a todos os Deputados estaduais presentes. Quero cumprimentar a todas as autoridades que conferem prestígio com sua presença a esta solenidade. Quero cumprimentar a todos os companheiros e colaboradores do Secovi e, em especial, a nossa turma da Universidade liderada pelo Laércio.

Minhas senhoras e senhores, há alguns anos nós identificamos que o setor imobiliário carecia de elementos complementares ao consistente trabalho de representação que era realizado pelo Secovi. Faltava para o segmento um núcleo que, de forma organizada e sistemática, respondesse pela produção e pela disseminação de conhecimentos específicos e estratégicos, visando ampliar o desempenho e a capacitação de todos os integrantes da nossa cadeia imobiliária.

Após intensos estudos, identificamos que a forma ideal para preencher essa lacuna seria a criação de uma Universidade Corporativa. Por isso nasceu em 2000 a primeira Universidade Corporativa do setor imobiliário no Brasil, a Universidade Secovi, cujas funções foram, desde já, claramente definidas. Promover a formação e a informação de empresários e profissionais de todas as áreas do mercado; incorporação, desenvolvimento urbano, loteamento, comercialização e locação; administração de condomínios incluindo síndicos e seus funcionários; shopping centers, hotelaria; setor público e outras categorias. Desenvolver a pesquisa cientifica e imobiliária proporcionando modelos e dados necessários para todas essas atividades, como é o caso do Sistema de Georreferenciamento do Secovi e dos levantamentos que oferecem indicadores confiáveis sobre a dinâmica e as tendências do mercado imobiliário. Em terceiro lugar, fomentar a publicação de artigos, livros, manuais e estudos direcionados ao setor, contribuindo assim para a indispensável produção intelectual especializada que o Brasil tanto carece nesse setor.

O principal objetivo da Universidade Secovi é capacitar os agentes do setor para que operem com excelência nos seus respectivos campos de atuação. Buscamos formar e aprimorar pessoas com intuito de propor ótimas soluções ao desenvolvimento urbano e à qualidade dos produtos entregues e dos serviços prestados. Os resultados, até então alcançados, são animadores. Em uma década, a Universidade Secovi formou mais de 14 mil alunos, foram quase 10 mil horas/aula distribuídas em 406 turmas para todo público dessa cadeia produtiva imobiliária. As parcerias firmadas com entidades do país e do exterior permitiram multiplicar essas ações. Hoje a Universidade Secovi oferece certificações internacionais e nacionais altamente reconhecidas. Ela também atua em sintonia com um programa especialmente voltado à qualificação de profissionais de recursos humanos de empresas. O nosso PQE – Plano de Qualificação Essencial - é uma referência para os consumidores.

Essa conexão global permite orientar as atividades referentes às transformações que atingem o ambiente de negócios e o comportamento humano. Proporcionamos intercâmbio e networking que concorrem para o constante alinhamento, com o que há de mais avançado, induzindo assim à inovação. É importante destacar que a Universidade Secovi responde igualmente, pois ela tem seu pioneiro curso de pós-graduação em negócios imobiliários dedicado à máxima especialização dos integrantes do mercado.

Acreditamos que a apresentação desses poucos dados permite aquilatar a seriedade e a intensidade dos trabalhos que o Secovi realiza em prol dos segmentos que ela representa. Ressaltamos que tal esforço tem como razão de ser o que está na ponta final do processo, o cliente. Pois ele merece receber produtos e serviços a altura das suas expectativas. A cidade deve ser planejada, edificada e administrada por cidadãos devidamente preparados e cientes da função econômica e social que lhes cabe.

Senhores, não há nada mais gratificante do que ver todo esse trabalho valorizado e reconhecido pelos Parlamentares de São Paulo. É o coroamento de um esforço continuado em prol do aperfeiçoamento. Pois, sabemos bem que aprender é uma constante e que a nossa obrigação é avançar sempre sem imobilismo e sem acomodação. A filosofia que abraçamos está hoje consagrada, isto é motivo de muito orgulho, mas, antes de tudo, é um formidável estímulo à tarefa de sempre buscar o crescimento.

Em nome de todos que trabalham e colaboram conosco e em nome daqueles que atuaram na idealização da Universidade expresso sinceros agradecimentos por essa homenagem que nos engrandece e nos desafia a fazer cada vez mais e melhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos o Reitor da Universidade Secovi, senhor Cláudio Bernardes, que retorne à Mesa para que possa receber das mãos da nobre Deputada Maria Lúcia Amary a placa alusiva a esta extraordinária homenagem que o Secovi recebe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nada mais justo registrar para a posteridade um ato tão significativo e grato.

Senhor Cláudio Bernardes, pode ler para nós o que diz a placa?

 

O SR. CLÁUDIO BERNARDES - “Homenagem da Deputada estadual Maria Lúcia Amary aos 10 Anos da Universidade Secovi – São Paulo, na pessoa do seu Pró-Reitor senhor Cláudio Bernardes, comemorados na Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. São Paulo, 17 de abril de 2011.” (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Para continuarmos, ouviremos, agora, o pronunciamento do Presidente do Secovi, senhor João Crestana. Como já dissemos na primeira apresentação, ele é também Reitor da Universidade Secovi e Presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. O senhor João Crestana tem a responsabilidade de congregar os Presidentes de todas as associações e sindicatos filiados à Câmara Brasileira dos diferentes Estados brasileiros. Ontem, como conseqüência desse trabalho de colaboração do empresariado com o governo, assistimos a apresentação feita pela Presidente da República sobre o Plano Minha Casa, Minha Vida em sua segunda versão.

 

O SR. JOÃO CRESTANA - Excelentíssima senhora Maria Lúcia Amary, Deputada estadual; senhores Edinho Bez e Walter Ihoshi Deputados federais; senhor Cristiano Lanfred, delegado da polícia de São Paulo, em seu nome, quero saudar a todas as autoridades e a todos os representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo, presentes nesta solenidade. Agradecemos muito pela presença.

Quero saudar também a senhora Lurdes de Fátima; o nosso querido Luciano Wertheim; o doutor Romeu Chap Chap; os queridos e diligentes, antigos Presidentes, diretores do Secovi e colaboradores do passado e do futuro. Por favor, sintam-se saudados por esses queridos companheiros.

Quero saudar o senhor Clóvis Rocha, senhor Anesio Abdalla, e o senhor Pedro Weinmann que são companheiros dessa jornada de tantos anos em entidades co-irmãs, bancos, agentes e empresas fornecedoras. Por favor, sintam-se saudados em nome desses companheiros, em especial, a senhora Silvia Carneiro, e o senhor Laerte. Quero agradecer, especialmente, em nome de toda nossa diretoria; de todos os colaboradores, diretores e Ex-Presidentes do Secovi; aos nossos funcionários que possibilitaram a posição, a todo trabalho dessa entidade e em nome de todos vocês. Por favor, senhoras e senhores presentes sintam-se carinhosamente citados. É com muito orgulho que estamos aqui, hoje, para agradecer essa homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo, fruto da generosa iniciativa da querida excelentíssima Deputada estadual Maria Lúcia Amary, a quem estendamos, de novo, os nossos agradecimentos.

Comemorar os 65 anos de vida do Sindicato da Habitação em uma solenidade como esta é gratificante e significa um capítulo na parte da história da nossa entidade. Uma história construída pelas mãos de empreendedores que sempre tiveram a noção exata da responsabilidade de representar, defender e promover o setor imobiliário e os condomínios, com ética e compromisso com os legítimos anseios da coletividade. Esses empreendedores se dedicam ao ideal de contribuir para a construção de ambientes adequados, para o desenvolvimento urbano e humano e de prestar serviços qualificados aos clientes que se valem das atividades imobiliárias que representamos.

O Secovi tem plena consciência da sua contribuição para o progresso econômico e social do país. As lutas de empresários e profissionais que voluntariamente se dedicam a causa da habitação permitiram formar um mercado forte e atuante, e aperfeiçoar a boa gestão condominial. O empenho e a dedicação em busca de soluções para atender as necessidades imobiliárias da população permitiram a concretização de inúmeras conquistas. Atuamos decisivamente em questões estratégicas com subsídios técnicos, transparência, seriedade e em ações em prol do interesse coletivo, influenciamos e participamos de decisões de inegável importância. Exemplo dessa atuação pode ser visto em aspectos como a retomada do crédito imobiliário, por meio do qual centenas e milhares de famílias puderam concretizar o sonho da moradia digna. Especialmente agora para aquelas famílias de mais baixa renda.

O Secovi representa e trabalha em prol de todos os segmentos da cadeia imobiliária, a começar pela incorporação e pelo parcelamento do solo urbano, passando por imobiliárias e administradoras e culminando com atendimento aos condomínios através dos síndicos e seus funcionários. Procuramos promover a capacitação, a inovação e a gestão por resultados, investindo esforços na produção de conhecimentos e no aprimoramento dos agentes do mercado. Essa tarefa é desempenhada, por uma década, pela nossa Universidade Secovi. Seus 10 anos de instituição também estão sendo celebrados e isso redobra o nosso contentamento.

È impossível reproduzir aqui todas as conquistas, mas é justo afirmar que ainda temos muito a realizar. Enquanto existir um brasileiro sem habitação digna, nosso trabalho não estará concluído. Enquanto as cidades não proporcionarem aos seus habitantes condições adequadas de qualidade de vida, ocupação urbana com mobilidade, sustentabilidade e pertencimento da população a sua cidade, ainda teremos muito a fazer. E mesmo quando esse ideal for alcançado, nosso compromisso não cessará, pois a inovação é indispensável. A tecnologia deve acompanhar e ser desenvolvida incessantemente. Há o eterno desafio do amanhã a nos convidar para uma atuação intensa e produtiva.

Nesses 65 Anos de atuação o Secovi – São Paulo fez e faz, não apenas pela a história do setor imobiliário, mas também pela a história da cidade e dos seus cidadãos. Cidadãos esses que passaram a contar com sua habitação, com o seu escritório, com a sua sala comercial, seu galpão industrial, seu hotel, seu shopping center e diversos outros tipos de empreendimentos que fornecem o adequado ambiente para prosperidade, para a convivência, para a felicidade e para o emprego. Famílias que com habitação adequada conseguiram o espaço seguro para fortalecer relacionamentos. O casal aprimora os laços conjugais; o idoso tem o seu merecido abrigo; a criança tem um lugar certo e determinado para guardar o seu livrinho e se educar e o adolescente que pode sair da rua e se abrigar, formar o seu caráter e tornar-se um bom cidadão. São comunidades que se desenvolvem alicerçadas na boa convivência, conscientes da importância de compartilhar e de valorizar o bem comum. São 65 Anos dos quais nos orgulhamos, ao mesmo tempo, nos remetemos à obrigação de continuar trabalhando por política habitacional perene, não por uma política somente de governo, mas sim, por uma política de Estado, uma política da sociedade. Acreditamos que é por meio do esforço coletivo de tantos empresários, colaboradores, profissionais, funcionários que se aliam sob o guarda-chuva do Secovi que poderemos permanecer contribuindo com as cidades, auxiliando com as políticas públicas convergentes e com o sonho de uma vida melhor para todos.

A homenagem que a Assembleia Legislativa de São Paulo nos oferece coroa toda uma trajetória de serviços e ações que extrapolam as atividades precípuas do Sindicato da Habitação, posto que também nos empenhemos no campo da responsabilidade social por meio do Projeto Ampliar que já profissionalizou 33 mil jovens de baixa renda.  Sentimo-nos extremamente gratificados por essa iniciativa e mais estimulados a desempenhar a desafiadora missão a qual sempre nos propusemos.

Em nome de todas as categorias representadas pelo Secovi, dos Ex-Presidentes e suas Diretorias, bem como dos colaboradores e dos funcionários de hoje e de ontem, expressamos nossos agradecimentos e reiteramos o propósito de continuar contribuindo pelo crescimento sustentável de nossa cidade, de nosso Estado e do nosso país. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nesta gratíssima oportunidade que o Secovi recebe do Legislativo paulista, tão significativa homenagem, nós temos a honra de receber a presença de representantes do Legislativo federal. Estão presentes os Deputados Walter Ihoshi e Edinho Bez. Queremos convidar o Deputado Edinho Bez para que faça o seu pronunciamento. Invertamos um pouco a ordem. Em seguida, o senhor João Crestana receberá a placa comemorativa da Deputada Maria Lúcia Amary, pois o Deputado Edinho Bez está sendo aguardado por um grupo de 30 pessoas para uma reunião agendada que deverá tratar de assuntos relativos à habitação.

Enquanto o Deputado se dirige à tribuna relembro que ele está no seu sexto mandato, tem uma longa carreira pública e vários anos de trabalho dedicado à causa da habitação na Caixa Econômica Federal.

 

O SR. EDINHO BEZ - Bom-dia a todos e a todas. A princípio cumprimento o já ausente nosso Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz. Recebi um convite da Assembleia Legislativa em nome da Presidência, mas de iniciativa da Deputada Maria Lúcia Amary, e aproveito para cumprimentá-la mais uma vez pela brilhante iniciativa. Cumprimento o nosso Presidente do Secovi – São Paulo senhor João Crestana, o Vice-Presidente senhor Cláudio Bernardes, que me parece está encaminhado para ser o próximo Presidente, e também o Pró-Reitor da Universidade Secovi que fez um relato aqui importantíssimo sobre atuação do Secovi e da Universidade Secovi - São Paulo. Ele, inclusive recebeu uma justa homenagem. Cumprimento o senhor Ricardo Yazbek, senhor Flávio Domingo Prando que é responsável pelo projeto dos corretores, e também Vice-Presidente do Secovi – São Paulo Alberto Luiz Du Plessis Filho, e ao citá-los gostaria que todos se sentissem citados, com objetivo de ganharmos tempo. E justificando antecipadamente a nossa ausência logo em seguida, estamos tendo um outro encontro e fomos alertados que estão chamando.

Vim aqui, Deputada Maria Lúcia Amary, também para prestigiá-la, porque tenho uma ligação forte com o Secovi em Santa Catarina, com a área habitacional. Já citado aqui, eu trabalhei na Caixa Econômica Federal 19 anos, 14 anos como gerente, e obviamente que estreitamos uma amizade muito forte com o segmento. Comentava eu antes de iniciarmos aqui na Presidência da Assembleia, que na época nós, gerentes, tínhamos uma meta para aplicar na área habitacional, e obviamente isso facilitou o relacionamento para quem trabalha na área de habitação, construção civil, as imobiliárias, corretores de imóveis, enfim, existe essa ligação.

Quando deputado estadual, apresentei um projeto de lei a pedido do Sindicato da Habitação de Santa Catarina. Naquela época, em 2001, o nosso Poder Judiciário catarinense havia aprovado recentemente, no final da legislatura anterior um projeto que angariava fundos para o reaparelhamento do Judiciário, o que eu discordei na época e também um trabalho de inúmeras reuniões com o Secovi, e também com a própria Caixa Econômica Federal. O que dizia o projeto? Quando se vendesse o imóvel, um percentual, e era caro, um preço muito alto, iria para o fundo. Então além daquelas despesas normais na hora de elaborar a escritura para registrar no cartório de registro de imóveis teria que pagar este fundo. Foi muito polêmico e no final acabamos fazendo um acordo e apresentado um substitutivo global a este nosso projeto e diminui 70% e foi isentado o financiamento da casa própria. Isso só para lembrar o relacionamento que temos com vocês.

Também fui procurado por alguns corretores de imóveis e em especial o Sindicato Secovi para apresentar um projeto para que possamos diferenciar o corretor do imóvel da imobiliária, e ao mesmo tempo trabalhar integrados sem caracterizar o vínculo empregatício do corretor, porque o corretor de imóveis ele tem a sua remuneração baseada no sucesso das vendas. Em contrapartida o credenciamento com a imobiliária também dá estabilidade ao corretor que passa a vender os imóveis, ou procurar imóveis, apresentar para as pessoas e seus clientes credenciados por uma imobiliária. Ele passa a ter sustentabilidade. E ao mesmo tempo o corretor credenciado pela imobiliária passa ter uma espécie de reconhecimento da sociedade e isto também lhe dá estabilidade e facilita que ele tenha conta em bancos, que ele se comunique com a sociedade, tenha o seu cartão de crédito para usar em supermercado e lojas, e ele tem um vínculo com a imobiliária. E nesse nosso projeto será elaborado um contrato que nós estamos ainda definindo o tipo de contrato, porque o projeto tem que ser bom para o corretor e para a imobiliária, e por isso estamos trabalhando com os dois segmentos. Só para dizer que falaremos daqui a pouco sobre isso, e vou precisar e muito do meu colega Deputado Walter Ihoshi para ajudar aprovar este projeto lá na Câmara dos Deputados. Nós nos conhecemos melhor, ele está na Câmara recentemente, mais de quatro anos. Assim que ele chegou em Brasília tivemos uma audiência no Ministério do Desenvolvimento com vários segmentos desta área, e representantes das Secretarias, mais especificamente de São Paulo, e o assunto lá era sobre exportação. Conhecemos- nos na audiência e nos tornamos grandes amigos. E de lá pra cá é um prazer usufruir da amizade do nobre deputado.

Quero dizer que participar deste encontro em que o Secovi comemora 65 Anos de atividade é motivo de orgulho, alegria. Saio daqui envaidecido. Já solicitei a nossa Deputada Maria Lúcia Amary que vai mandar todas as fotos, os registros. Ela prometeu-me remeter também a fita porque eu  assim como o Deputado Walter Ihoshi faremos um pronunciamento na Câmara dos Deputados para que o Brasil tome conhecimento dessa belíssima e importante organização. Aquela velha história que todos conhecem. Meu pai – saudoso, já faleceu num acidente de automóvel – dizia-me: “Repete, meu filho, repete porque é importante repetir.” Então o que nós estamos fazendo aqui é repetir o orgulho que nós temos num segmento importante que busca satisfazer a sociedade.

Toda profissão tem como objetivo buscar a satisfação do povo, dos habitantes, da sociedade num todo, senão deixaria de ser profissão. E o Secovi como nós conhecemos bem, e todo segmento que envolve aí as imobiliárias, inclusive instituições que participam direta e indiretamente como a Caixa Econômica Federal e tantas outras instituições financeiras que vêm ajudando nesse crescimento fantástico. E o Brasil precisa muito de vocês. Precisa muito dos corretores de imóveis. Precisa muito das imobiliárias. Precisa muito da Universidade Secovi com vários cursos, aperfeiçoando e preparando as pessoas. Hoje nós temos dificuldades de corresponder com o crescimento do Brasil porque não temos pessoas preparadas tecnicamente.

Eu, que sou coordenador de Portos e Vias Navegáveis e também à frente do Senado e da Câmara, nós temos discutido muito isso. Estivemos na China também acompanhando, e a gente volta perplexo da burocracia que temos no país. Precisamos retomar cada vez mais, por exemplo, a construção naval. E o grande problema que nós temos hoje não é dinheiro, nós temos a Marinha Mercante que é um fundo fantástico, nós temos o BNDES, mas nós não temos engenheiros, não temos técnicos para retomar de acordo com o nosso crescimento. Por isso quando alguém diz que num segmento tem uma universidade voltada para treinamento como a Universidade Secovi, eu saio daqui feliz porque é pensar no hoje e no amanhã.

Eu quero me colocar à disposição de vocês, meu gabinete em Brasília é o 703, estou no sexto andar, fui deputado estadual, e sou cinco vezes deputado federal, sou vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, e me coloco à disposição. A comunicação é importante, como dizia o velho Chacrinha “quem não se comunica se estrumbica”. E Rui Barbosa dizia: “Como pode alguém falar de algo que não conhece?” Toda vez que eu participo de um evento importante como este, uma homenagem importante de 65 anos, eu saio daqui conhecendo melhor sobre a história de todos vocês. E aí estarei mais habilitado, capacitado para falar deste importante segmento.

Um bom-dia a todos, e conto com a compreensão porque teremos que nos retirar para um evento. Parabéns, Deputada. Sempre estou à disposição. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - Muito obrigada, Deputado federal pelo Estado de Santa Catarina Edinho Bez.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado. Depois dessa apresentação do deputado nós queremos abrir um registro que merece ser feito. Nós temos presentes também aqui nesta sessão membro da Diretoria do Sindicato dos Empregados das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis. Então queremos transmitir também e estender aos senhores também que militam nesta área os nossos cumprimentos.

Agora, sim, com a permissão da nossa Presidente nós gostaríamos de solicitar que ela fizesse a entrega da placa comemorativa deste evento ao Presidente João Crestana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. JOÃO CRESTANA – “Homenagem da Deputada Estadual Maria Lúcia Amary aos 65 Anos do Secovi – Sindicato da Habitação - São Paulo, na pessoa do seu Presidente Senhor João Crestana, comemorados na Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. São Paulo, 17 de abril de 2011. Palácio 9 de Julho.” (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Estamos nos aproximando já do encerramento, entretanto, cabe convidar o Deputado Federal Walter Ihoshi, que nos honra com sua presença e perguntar se V.Exa. gostaria de usar da palavra.

 

O SR. WALTER IHOSHI  - Bom-dia a todos e a todas. Primeiro quero me desculpar pelo meu traje que é formal, mas também informal, nós estamos indo para o interior, e todos vocês sabem que no interior o nosso trabalho é muito mais próximo das pessoas, e requer um traje mais tranqüilo.

Eu quero aqui agradecer e parabenizar a nossa querida Deputada estadual Maria Lúcia Amary, que com muito brilhantismo realiza essa Sessão Solene justa em homenagem aos 65 Anos do Secovi.

Eu quero aqui também saudar o nosso querido companheiro deputado Edinho Bez, que acabou de se retirar, deputado experiente que atua muito na área da infraestrutura, e que tem colaborado muito com o setor imobiliário. Saúdo o nosso Presidente do Secovi João Crestana, parabenizar pelo seu trabalho, sempre atuante, sempre presente lá em Brasília. Saúdo meu querido amigo, senhor Cláudio Bernardes Vice-Presidente do Secovi. Faço uma saudação especial a esse que considero como um grande orientador lá da Associação Comercial de São Paulo, nosso Vice-Presidente Luciano Wertheim, o nosso sempre Presidente e Conselheiro doutor Romeu Chap Chap, e quero saudar a todos vocês que fazem parte desse sistema muito importante para a Cidade de São Paulo, para o nosso Estado, para o nosso País.

Eu estou agora no meu segundo mandato como deputado federal. Conheci o Secovi há cerca de 10 anos, tive uma relação muito especial através da Associação Comercial lá por volta de 2003 quando participei da Comissão de Política Urbana, presidida pelo doutor Luciano Wertheim. Naquele momento nós discutimos o plano diretor estratégico da Cidade de São Paulo, na época da Prefeita Marta Suplicy, e a Associação Comercial teve a possibilidade de debater com subsídios que o Secovi nos trazia. Doutor Cláudio Bernardes e tantos outros empreendedores nos traziam as informações necessárias para fazer o debate no âmbito da cidade de São Paulo.

Eu quero também dizer que minha experiência com o Secovi na área social foi fantástica. Eu tive a oportunidade através de uma ONG chamada Agentes de Desenvolvimento Urbano, Agentes de Desenvolvimento Humano, fazer uma parceria com o braço social do Secovi que é o Projeto Ampliar. Eu quero neste momento também saudar a nossa Presidente Maria Helena Mauad que lidera com muita competência o trabalho social do Secovi.

E finalmente quero dizer que essa Sessão Solene tem uma importância fundamental na medida em que valoriza o setor imobiliário e o setor da construção, que têm sido um dos pilares do fortalecimento e do crescimento autossustentável do nosso país. Se não fosse esse setor, talvez na crise de 2008 nós tivéssemos mais dificuldades para poder sair. E hoje nós vemos um setor pujante, crescente que gera mão de obra e que faz o sonho de muitos e muitos brasileiros.

Eu me sinto honrado de estar aqui presente, finalizando um projeto que nós batalhamos muito na Câmara Federal, e que recentemente através da Medida Provisória 518 foi aprovado o projeto do Cadastro Positivo. Eu fui relator desse projeto na Comissão de Defesa do Consumidor. Fizemos seminários, fizemos palestras de conscientização do cadastro dos bons pagadores que, com certeza com a sua aprovação vai ser um instrumento importante para dar acesso a crédito barato ao consumidor brasileiro, sobretudo, àquele que está ascendendo na sociedade e que hoje terá condições de comprar o seu imóvel com preço mais justo, com juros e taxas menores através da aprovação do cadastro positivo.

Então, senhores e senhoras, meus parabéns. São Paulo agradece pela atuação de empreendedores de fibra, coragem e competência que faz parte desse Grupo Secovi. E também parabéns a minha querida amiga Deputada Maria Lúcia Amary por ter feito essa sessão maravilhosa, e também pela sua competência como deputada estadual representando muito bem a sua região e o nosso Estado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Enquanto o Deputado Walter Ihoshi retorna à Mesa, eu lembro como é grata a oportunidade de ter a presença dos deputados federais prestigiando este ato, ouvir a sua palavra, e isto serve para nós orgulharmos da qualidade da representação que São Paulo tem no Legislativo federal.

Antes de retornar a palavra a quem de direito, a Presidente, a nobre Deputada Maria Lúcia Amary, eu queria pedir a todos da família imobiliária aqui presentes que, de pé, aplaudíssemos, testemunhando a ela por essa homenagem que recebemos com tanta honra. (Palmas.)

E com a palavra para o encerramento a nobre Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Muito obrigada. Comunico aos senhores que esta Sessão Solene será transmitida na íntegra pela TV Assembleia no domingo, dia 19 de junh,o às 20 horas pela TVA; pelo canal 66, pela NET canal 13, pela TV Digital Aberta canal 71.2.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de darmos por encerrada, esta Presidente agradece ao Presidente Deputado Barros Munhoz que nos prestigiou com sua presença, ao Deputado federal por São Paulo Walter Ihoshi e ao Deputado federal por Santa Catarina Edinho Bez. Queria agradecer ao Presidente senhor João Crestana, ao Vice-Presidente senhor Cláudio Bernardes, à minha querida amiga senhora Maria Helena Mauad, que é Presidente da entidade Ampliar. Queria agradecer todos os Ex-Presidentes do Secovi na pessoa do doutor Romeu Chap Chap, e também queria cumprimentar na sua pessoa, senhor Presidente, todos os funcionários, toda a diretoria que contribuíram para a história do Secovi, para que ela chegasse hoje aos 65 anos.

Também queria agradecer na oportunidade a todos os funcionários desta Casa que contribuíram com o êxito desta solenidade. E esgotado o objeto da presente sessão damos por encerrada a presente sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.

 

* * *