27 DE MAIO DE 2002

23ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA SOCIEDADE HEBRAICO-BRASILEIRA RENASCENÇA

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

Secretário: DORIVAL BRAGA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/05/2002 - Sessão 23ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

 

80 ANOS DA SOCIEDADE HEBRAICO-BRASILEIRA RENASCENÇA

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada com a finalidade de comemorar os 80 anos da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar. Anuncia a execução, pelo coral do Colégio Hebraico-Brasileiro Renascença, do Hino de Israel e do Hino do Colégio. Saúda representantes da primeira turma do Colégio Renascença e senhoras presentes.

 

002 - SÉRGIO SERBER

Secretário-Geral do Conscre - Conselho Parlamentar Estadual de Comunidades de Raízes e Culturas Estraneiras e ex-aluno do Colégio Renascença, afirma que a Sociedade Renascença é de grande importância para a comunidade judaica.

 

003 - DAVID ZYLBERGELD NETO

Ex-Secretário de Saúde de Carapicuíba, enfatiza que a comunidade judaica sempre colaborou para a formação de pessoas de destaque no País.

 

004 - MAX WAINTRAUB

Presidente da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença e ex-aluno, lembra as diversas gerações de estudantes que passaram pela Sociedade Renascença e considera que o povo judeu sobreviveu por não ter esquecido de sua história.

 

005 - ARTHUR ROTENBERG

Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença, lembra que a Sociedade Renascença é obra dos primeiros imigrantes judeus, e que não teme os desafios da modernidade.

 

006 - RICARDO BIERKENSTAT

Representante do Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Nathan Berger, manifesta seu orgulho pelo caráter atuante e moderno do Colégio Renascença, e sua esperança de paz em Israel.

 

007 - BEREL AIZENSTEIN

Representante do Presidente da Confederação Israelita do Brasil, Jack Terpins, destaca o papel do Colégio Renascença de transmitir aos alunos tanto as tradições brasileiras quanto as judaicas.

 

008 - Presidente WALTER FELDMAN

Discorre sobre o valor dos livros, o compartilhamento do saber e a humildade frente ao conhecimento, pirncípios que norteiam o ensino do Colégio Renascença. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. 2º Secretário para proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - DORIVAL BRAGA - PTB - procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência nomeia as autoridades aqui presentes: Exmo. Sr. Deputado Federal e amigo, Alberto Goldman; Sr. Berel Aizenstein, Secretário Geral da Confederação Israelita do Brasil, representando o Dr. Jack Terpins, Presidente da Confederação Israelita; Sr. Ricardo Bierkenstat, Coordenador do Departamento Político da Federação Israelita do Estado de São Paulo; Arthur Rotenberg, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença.

Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de comemorar os 80 anos da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradecemos ao 1º Sargento Edson Ferreira, regente da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que muito contribui conosco nas suas apresentações.

Ouviremos agora o Hino de Israel e o Hino do Colégio Hebraico-Brasileiro Renascença, pelo Coral dos alunos do Colégio Hebraico-Brasileiro Renascença, sob a regência do Prof. Benny Zeckry.

 

* * *

 

- São executados os Hinos de Israel e do Colégio Hebraico-Brasileiro Renascença.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência anuncia as presenças do Max Waintraub, Presidente da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença; Alberto Milkawitz, Diretor institucional da Federação Israelita do Estado de São Paulo; Jonas Kovesi, vice-Presidente da Federação; Ben Abrahan, Presidente da Associação Brasileira dos Sobreviventes do Nazismo - Sherit Hapleita; Bertha Monastersky, representando a primeira turma do Renascença (Palmas); minha mãe, Fany Feldman (Palmas); Maria Silvania Pinheiro Baptista, representando o Sr. Dr. Delegado Chefe da Polícia Federal, Marco Antonio Veronesi; Mirel Waldmann, Diretor de Relações Públicas da Hebraica, representando o Sr. Hélio Bobrow, nosso Presidente; Natan Gotlieb, Presidente da Organização Sionista do Brasil; Leon Feverstein, ex-Presidente do Renascença e grande amigo; Srs. Diretores do Colégio e das Faculdades Hebraico-Brasileira Renascença; funcionários da Sociedade; Sr. Boris Ber, Presidente do Colégio Bialik; Sérgio Serber, Secretário-Geral do Conselho Parlamentar Estadual de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras; Carlito Dayan, Presidente do Colégio Beth Jacob; Henrique Daniel, Presidente do Círculo Esportivo Israelita Brasileiro Macabi; Sra. Gisele Valdstein Kusniec, vice-Presidente da B’Nai B’Rith São Paulo; nosso amigo Marcel Hollender, do Programa Shalon Brasil; Aglaura Sanchez, assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

Para fazer o pronunciamento, gostaria de chamar nosso amigo Sérgio Serber, Secretário-Geral do Conselho das Comunidades.

 

O SR. SÉRGIO SERBER - Boa-noite a todos, ao Sr. Presidente, Deputado Walter Feldman, nosso amigo, ao Deputado Alberto Goldman, ao Sr. Max Waintraub e, sem dúvida, não poderia deixar de cumprimentar a minha Professora Miriam e o Prof. Max, que foram de grande valia no nosso tempo no Colégio Renascença.

O primeiro orador tem uma grande responsabilidade, que é a de falar pouco para que os outros sigam a sua fala.

O Renascença foi para nós uma história de grande importância. Vivíamos no Bom Retiro e tudo se centralizava no Colégio Renascença. Saíamos para os nossos movimentos juvenis, sempre do Renascença. As colônias de férias, nossos encontros com amigos, tudo se centralizava no Renascença. Logicamente a cidade cresceu, o nosso universo é outro, mas tenho certeza de que o Renascença ainda guarda as suas tradições e o seu arquivo histórico de toda a comunidade judaica, prestando um relevante serviço à toda comunidade.

Agradeço ao Deputado Walter Feldman a oportunidade de nos permitir que fizéssemos e idealizássemos totalmente o memorial das comunidades estrangeiras, o qual abriga 18 comunidades judaicas, japonesas e tantas outras. Nela, sentamos em conjunto para cuidarmos da cidade e, sem dúvida, guardarmos nossas lembranças.

Parabéns ao Renascença e a todos os alunos!

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Parabéns ao Sérgio Serber. Quero pedir, também, o pronunciamento do Sr. David Zylbergeld Neto, ex-Secretário de Saúde de Carapicuiba.

 

O SR. DAVID ZYLBERGELD NETO - Sr. Presidente Walter Feldman, Sr. Max Waintraub, Presidente do Colégio Renascença, autoridades, amigos presentes, Deputado Alberto Goldman, a coletividade judaica, desde o início do século passado, sempre foi partícipe ativa e colaboradora importante do desenvolvimento da nossa nação. Em todos os segmentos, onde quer que procuremos, podemos encontrar um artista, um médico, um engenheiro, um Deputado, enfim, em qualquer segmento da nossa nação, a coletividade judaica contribuiu sobremaneira para que este País seja desenvolvido. Obviamente que um colégio com 80 anos de idade, ativo, participou também ativamente da formação dessas pessoas.

Do Colégio Renascença, certamente podemos enumerar uma lista infinita de pessoas da nossa coletividade judaica que se destacaram em cada canto desta nossa cidade, do nosso Estado, do nosso País, quer na ciência, na tecnologia, na arte, na cultura, na educação, etc...

Este é um momento de grande júbilo e de grande honra para a nossa coletividade. Esperamos que os próximos 80 anos sejam tão fortes e vitoriosos como foram nesses anos que se passaram.

Parabéns para todos nós e para toda a nossa coletividade. Parabéns Max, pela direção da sua escola!

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradeço ao Dr. David Neto e convido agora, para fazer uso da palavra, o Sr. Max Waintraub, Presidente da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença.

 

O SR. MAX WAINTRAUB - Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman, autoridades presentes, companheiros de diretoria, corpo profissional, pais e alunos do Colégio Renascença, é com muita alegria, orgulho e emoção que me dirijo hoje a todos vocês, como ex-aluno e atual Presidente do Renascença, instituição de ensino judaica que, em 2002, completa 80 anos desde a sua fundação.

Muito nos honra esta solenidade oficial, organizada pelos ilustres Deputados desta Casa, que demonstra a importância da nossa escola, que foi a primeira em São Paulo a ensinar as matérias judaicas junto com o currículo oficial.

Pelos bancos do Renascença passaram várias gerações de alunos que, nesses 80 anos, contribuíram para o progresso contínuo, tanto da coletividade judaica quanto da sociedade brasileira, que tão bem sabe acolher os estrangeiros que optam por fazer deste País sua pátria.

É fato que o povo judeu sobrevive até hoje porque não esquece a sua história. Por isso, uma data tão marcante, como o 80º aniversário do nosso querido Renascença, é a oportunidade ideal para se prestar a devida homenagem a todos que voluntária ou profissionalmente, em qualquer época, colaboraram com o crescimento da instituição, enfrentando os problemas com sabedoria e humildade e dando o exemplo de trabalho e dedicação aos que o sucederam.

A nossa geração está diante de grandes desafios. As mudanças pedagógicas ocorrem em ritmo acelerado e nos obrigam a respostas cada vez mais rápidas. As dificuldades no aspecto econômico e social pedem ousadia e criatividade para sua solução. Entretanto, temos certeza de que nos 80 anos de história dessa instituição encontraremos a base para decisões e opções que se fizerem necessárias no presente e no futuro.

Hoje, infelizmente, assistimos a mais uma barbárie contra vítimas do nosso povo em Israel. Peço a Deus que ilumine o nosso caminho e nos permita construir mais um capítulo sólido na história presente do Renascença.

Muito obrigado. Shalom. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero passar a palavra ao amigo Arthur Rotenberg, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença.

 

O SR. ARTHUR ROTENBERG - Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman, na pessoa de quem saúdo as autoridades presentes, senhores diretores do Renascença, professores, funcionários, pais de alunos, minhas senhoras, meus senhores e meus caros amigos, é um orgulho e uma grande honra falar na condição de Presidente do Conselho da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença. Ouso dizer que o simples fato de se comemorar os 80 anos do Renascença aqui, na Assembléia Legislativa, já é evidência e reconhecimento do papel que essa quase centenária escola desempenhou na formação de gerações de homens e mulheres. Tenho certeza, aliás, de que não se pode escrever a história da comunidade judaica de São Paulo, e por extensão do Brasil, se não se dedicar a essa escola um capítulo importante e especial.

O Renascença é obra dos primeiros imigrantes judeus, visionários que eram, que se conscientizaram da certeza de que, naqueles primeiros anos da década de 20, com o mundo convulsionado por uma guerra de milhões de mortos, tudo ainda estava por se fazer. Eles arriscaram seus passos por caminhos que ninguém antes havia trilhado, arriscaram suas cabeças pensando o que ninguém havia pensado e se determinaram a fazer e a realizar um sonho, de olho no futuro e com a visão do compromisso a ser cumprido. Foi por esta razão que homens e mulheres ergueram uma escola para transmitir educação, cultura e informação, pois, só assim, com o conhecimento, seria possível preservar nossos costumes, tradição, história, memória e transmiti-la de geração em geração, tal como acontece há milênios.

Um dos preceitos inscritos na ética dos pais, é o seguinte: Seja tua casa um lugar de reunião dos sábios. Não desdenhes da poeira dos teus pés e recolha as suas palavras com avidez.

A escola Renascença seguiu fielmente essas frases. Esses 80 anos são uma vida de rara e invejável intensidade. Uma vida de grande participação comunitária e uma referência dos seus feitos.

A escola cumpre seu papel na formação dos nossos filhos e depois, com a experiência adquirida, atirou-se à tarefa de transmitir conhecimento aos filhos da comunidade em geral. Realiza esse trabalho com dedicação e seus êxitos já fazem parte do patrimônio alcançado pela educação brasileira nos últimos anos.

A escola Renascença entendeu perfeitamente os desafios que a modernização do Brasil impõe desde o final da década de 80 e se propôs a atendê-los. A recompensa é a certeza de que seu desempenho recebe de todos os votos de louvor. Isso nos envaidece, ao mesmo tempo em que aumenta as nossas responsabilidades. Atingimos um nível tal que todos os esforços devem ser feitos no sentido de se manter o padrão alcançado e, para isso, toda a comunidade judaica deve estar atenta. Vai ser assim, porque é assim desde quando a escola foi fundada e tinha como projeto marchar para a frente e para o futuro.

Todos nós estamos de parabéns, desde os pioneiros visionários até os dias de hoje.

Shalom. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Com a palavra o jovem amigo Ricardo Bierkenstat, representando o Dr. Nathan Berger, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

 

O SR. RICARDO BIERKENSTAT - Exmo Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nosso amigo e companheiro Deputado Walter Feldman; Deputado Federal Alberto Goldman, que também está conosco; também um grande amigo, Max Waintraub, Presidente do Renascença; Berel Aizenstein, Secretário-Geral da CONIB; todos os demais presentes, alunos, professores, para mim é um momento muito especial, primeiro por estar representando aqui o nosso Presidente, Nathan Berger, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que parabeniza o Colégio Hebraico-Brasileiro Renascença, que hoje completa 80 anos de vida, de luta e de vitórias. São 80 anos contribuindo para a educação e formação dos cidadãos judeus brasileiros.

Como ex-aluno, filho de aluno, neto de aluno e pai de futuro aluno, sinto-me à vontade para discorrer sobre o Renascença e aproveito para parabenizar também o nosso Deputado Cunha Bueno, que também está aqui. (Palmas)

Fundado em 1922, nos primórdios da imigração judaica a São Paulo, o Renascença abraçou todos aqueles que aqui chegavam e tornou-se a segunda casa de muitos judeus. Inúmeras das atuais lideranças comunitárias por ali passaram, e devem ao Renascença a sua educação.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo sente-se mais orgulhosa ainda em verificar que uma escola que tem 80 anos de vida tem hoje uma diretoria jovem, dinâmica, atuante, capitaneada pelo nosso Presidente Max Waintraub.

Se hoje temos uma comunidade forte, atuante e preparada, devemos, em grande parte, ao nosso Rena, como carinhosamente sempre chamamos a nossa querida escola.

Parafraseando o Hino do Renascença, acho que o seu objetivo foi cumprido de ser um traço de união entre dois povos. Esse objetivo foi alcançado. Gostaríamos que o Renascença tivesse mais 120 anos com o mesmo sucesso que tem hoje.

Continuamos rezando pela paz em Israel. O Renascença sempre foi uma escola sionista. Acreditamos na paz em Israel. Queremos mais do que tudo a paz em Israel.

Muito obrigado. Shalom! (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agradecer também a presença do Exmo. Sr. Deputado Federal, Antonio Henrique da Cunha Bueno, Presidente do grupo Parlamentar Brasil-Israel, amigo da coletividade aqui de São Paulo.

Neste momento, concedo a palavra ao adulto com idéias jovens, Berel Aizenstein, representando o Dr. Jack Terpins, Presidente da Confederação Israelita do Brasil.

 

O SR. BEREL AIZENSTEIN - Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, mui digno Presidente desta Casa, Sr. Max Waintraub, mui digno Presidente da Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença, Deputado Federal Alberto Goldman, Deputado Federal Cunha Bueno, na pessoa de quem saúdo todas as demais autoridades presentes, honrado represento a CONIB nesta Sessão Solene, já que nosso Presidente, Jack Terpins, está novamente em Israel, levando o nosso apoio ao povo de lá, que homenageia a Sociedade Hebraico-Brasileira Renascença pela passagem dos seus 80 anos.

Fundado em 22 de abril de 1922, na Rua Amazonas, esquina com a Três Rios, por um grupo de abnegados, dentre os quais, Leão Ralf e Moisés Weiner, os dois primeiros diretores, entre muitos outros, constituiu-se na primeira escola da comunidade com o objetivo de transmitir aos nossos filhos e hoje aos nossos netos e bisnetos, além dos ensinamentos requeridos para a educação de brasileiros, que somos, a manutenção da nossa tradição.

Naquela ocasião, começou como ginásio. Hoje, 80 anos depois, o Rena, como é chamado carinhosamente pelos mais chegados, continua cumprindo o papel que lhe foi destinado pelos fundadores, homens e mulheres que o construíram, abraçando o ideal de fazer o judaísmo viver sempre com mais convicção e vigor.

O Rena é parte integrante da história da nossa comunidade. Como diz o seu nome Renascença, pois mais do que nascer de novo, tem, na verdade, e de fato, a força da vida já existente, e isso tem feito e continuará fazendo por muitas gerações. Assumiu a responsabilidade e os desafios perante pais e filhos, aos quais deve tanto quanto ensinar judaísmo explicar o porquê as coisas são do jeito que são, dando, desta forma, a sua contribuição inestimável para preservar a história, a memória, a tradição e a cultura judaica.

O Renascença não realizou nem mais nem menos, mas o necessário para que grande parte dos que na escola de São Paulo se formaram, dezenas de milhares, pudessem enfrentar o que a biografia de cada um lhe impôs, duas grandes obras: a consolidação do Brasil e a manutenção das tradições judaicas.

Por esta justa homenagem, nosso reconhecimento e agradecimento ao Deputado e irmão Walter Feldman.

Povo de Israel, somos responsáveis um pelo outro.

Parabéns! Shalom! (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Meus amigos, não gosto muito de ler, prefiro falar de improviso, colocando mais alma naquilo que penso. Mas, às vezes a elaboração escrita é tão qualificada, com a participação de tantas pessoas, que uma homenagem como esta, de 80 anos, faz com que eu me sinta no dever de ler aos senhores aquilo que pensamos sobre a importância desta comemoração.

Era um costume medieval na comunidade judaica que os pais deixassem aos seus filhos uma carta de recomendações, de orientações, depois chamada pelos estudiosos de testamentos éticos. Nesses documentos, um dos pontos que mais merecia atenção era a recomendação para que os filhos dessem a máxima atenção à educação e ao conhecimento, que deveriam ser considerados como os bens mais preciosos a serem buscados e preservados.

Um desses testamentos éticos que chegou até nós foi escrito por Judá Bentibon, um tradutor judeu, nascido em Granada, no início do Século XII. Mas existem recomendações que se mostram ainda tão válidas e importantes, como se tivessem sido escritas ontem por um amigo querido. Evidente que essa mensagem se dirija a todos os alunos e ex-alunos da Sociedade Renascença, mas gostaria de dedicá-la especialmente à jovem Nicole, que teve atuação destacada no Parlamento Jovem, programa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo destinado a estimular o interesse dos jovens pela política.

Escreve o autor do testamento a seu filho: “De todos os bens com os quais eu o honro, o mais valioso é uma biblioteca na qual encontrará textos que, se forem lidos com atenção, darão a você mais riqueza que qualquer outra herança que poderia lhe deixar. Não a riqueza material que pode ser perdida nas desventuras da fortuna, mas uma outra que ninguém pode retirar de você e que o fará mais rico quanto mais a compartilhar.”

Essa noção de que o conhecimento deve ser compartilhado, que tanto inspirou aqueles que há 80 anos fundaram a Sociedade Renascença, também estava presente em outras partes do testamento. Nunca interrompa suas aulas e estudos regulares com o seu professor e leia para os mais jovens. Tudo o que você tiver aprendido comigo ou com o seu professor, divida com os demais. Você perceberá que assim aprenderá melhor, porque o conhecimento não convive bem com o egoísmo.

Em um trecho, que é longo demais para ser transcrito, o pai recomenda que o filho se dedique tanto ao aprendizado religioso quanto à ciência, tendo certeza de que a base sólida que ele e seus professores haviam dado ao filho não permitiria que o aprendizado de uma tolhesse o aprendizado da outra.

Outro princípio que norteia sempre a Sociedade Renascença é o senso da comunidade. Também estava presente nas palavras daquele pai que sabia da importância desse ponto. Se puder, por quaisquer meios, deve viver em comunidade e não à parte dos seus. Mesmo que compelido às maiores dificuldades, jamais deixe de dar instrução a si e aos seus através de um mestre sábio, o que será muito difícil se estiver distante dos seus.

Por fim, pede o pai para que o filho não se ufane do seu conhecimento, nem se deixe levar pela cólera. “Sinceramente peço, meu filho, que seja tolerante e humilde com todos. Se uma causa de dissensão se defrontar com você, procure a paz e o entendimento com todo o seu vigor e a sua energia.”

Quase nada tenho a acrescentar a esses conselhos tão sábios e tão atuais.

Houve dificuldades pelas quais a comunidade passava naquele momento, época de cruzadas e de intolerância, de guetos, de mundos divididos e compartimentados, nos quais os judeus tinham de lutar para conseguir seu espaço, muitas vezes pequeno, muitas vezes cercado de muros, muitas vezes invadido, mas naquela época, como nesse momento, como mesmo nos momentos mais terríveis, nada foi capaz de nos tirar o ânimo de aprender. Aprender a sermos nós mesmos; a buscar a nossa identidade. Aprender a conviver, a tolerar e a ensinar a ser tolerante. Essa longa história está alicerçada em bases sólidas de instituições como a Sociedade Renascença, que não tem apenas as suas oito décadas de história, mas, sim, sintetiza milênios de uma trajetória de ensino de qualidade destinado à comunidade.

Parabéns Colégio Renascença pelos seus 80 anos! (Palmas)

Quero agradecer a D. Yeda e ao Carlos Takahashi, sempre presentes nos ajudando na organização de eventos tão significativos como este.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, gostaria de agradecer a todos, particularmente a autoridades, aos professores, alunos, dirigentes do Colégio Renascença, e convidá-los para um coquetel no Espaço do Servidor.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

-  Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.

* * *