24 DE MAIO DE 2010

023ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO dos “69 anos da igreja assembléia de deus de são josé dos campos”

 

Presidente: JOÃO BARBOSA

 

RESUMO

001 - JOÃO BARBOSA

Deputado Estadual, assume a Presidência e abriu a sessão. Nomeia as personalidades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional brasileiro. Anuncia apresentação. Informa que a presente sessão fora convocada pelo o Senhor Presidente Barros Munhoz, atendendo a solicitação do deputado João Barbosa, para comemorar os 69 anos da igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos.  Recorda fatos relativos ao histórico da instituição.

 

002 - JOÃO

Recorda o desenvolvimento da igreja Evangélica Assembleia de Deus nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Lembra momentos de sua atuação como secretario da instituição. Relata que a primeira igreja, hoje templo sede, fora inaugurada em 1947. Informa das dificuldades que tiveram no início dos trabalhos missionários.

 

003 - Presidente JOÃO BARBOSA

Faz comentários sobre o valor do testemunho.

 

004 - ANTONIO BULHÕES

Deputado Federal, comenta que ainda há muito por ser feito para  preparar o caminho do senhor Jesus.

 

005 - FELIPE CÂMARA

Pastor, menciona que é muito importante a participação dos jovens e de todas as gerações no trabalho da  igreja. Dá conhecimento de que em São José dos Campos são 83 templos e mais 70 templos espalhados em 15 municípios no litoral norte paulista, região bragantina e sul de Minas. Faz relatos sobre a história da assembléia de Deus no Brasil desde a fundação em 1911.

 

006 - ROBERTO ALVES

Deputado Federal, comenta sua experiência com a leitura do jornal evangélico "Mensageiro da paz"

 

007 - VAZ DE LIMA

Deputado Estadual, faz comentários sobre sua amizade com o Deputado João Barbosa. Informa que os presbiterianos calvinistas foram os primeiros evangélicos a chegarem no Brasil e que a  igreja Assembleia de Deus chegou em 1811. Cita trecho da bíblia relacionado à atuação de missionários. Menciona que o crescimento da instituição se deu pela atuação de diferentes profissionais.

 

008 - Presidente JOÃO BARBOSA

Fala dos momentos que, quando jovem, entoava cânticos em louvor a Deus. Lamenta que tais manifestações já não sejam mais feitas.

 

009 - GILMACI SANTOS

Deputado Estadual, tece considerações sobre o crescimento do Evangelho no Brasil. Relata que a participação da igreja Assembleia de Deus nesse movimento foi de fundamental importância, pois foi uma das primeiras a chegar ao Brasil. Cita que no próximo ano será comemorado o centenário da Assembléia de Deus no País.

 

010 - JOSÉ  BITTENCOURT

Deputado Estadual - relata que a TV Boas Novas tem sido um instrumento de propagação e divulgação do Evangelho. Dá conhecimento dos três princípios da Assembléia de Deus. Convida a todos para a instauração do Dia da Assembléia de Deus, no dia 18/06 às 20 horas. Comenta versos do livro de Mateus.

 

011 - SHAKESPEARE

Fala de sua relação com a igreja. Relata que, como pastor, tem a oportunidade de ajudar os outros.

 

012 - Presidente JOÃO BARBOSA

Comunica apresentação musical sob a regência da pastora Rebeca. Agradece a apresentação. Fala de sua alegria em encontras várias gerações quando vai à igreja. Cita que é pastor da igreja universal do Reino de Deus há 23 anos. Anuncia entrega de homenagem. Comenta a importância de momentos como estes.

 

013 - SAMUEL CÂMARA

Presidente da Assembleia de Deus de São José dos Campos, comenta salmo bíblico. Faz relatos sobre a convivência pacífica da assembléia de Deus com a sociedade brasileira. Recorda o fundador João Vera Peregrino. Informa que, com o pastor, acompanha a igreja desde 1974. Cita personalidades da instituição. Dá ciência do histórico da instituição desde seu surgimento em 1924 até a atualidade.

 

014 - Presidente JOÃO BARBOSA

Faz agradecimentos a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

***

 

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Barbosa.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE – JOÃO BARBOSA - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

***

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

***

 

 

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata.

  Neste momento, passo a nomear os nossos ilustres convidados. À minha direita,  o Presidente da Igreja Assembleia de Deus, a Igreja mãe, Pastor Samuel Câmara. (Palmas.) Também o nosso Deputado Federal Roberto Alves. (Palmas.) O nosso Deputado Federal, Bispo da minha Igreja, da Igreja Universal do Reino de Deus, Bispo Antonio Bulhões. (Palmas.) Pastor Felipe Câmara, da gloriosa geração de vencedores. (Palmas.)

Quero convidar para fazer parte da nossa Mesa o nosso glorioso Presidente - nós o chamamos sempre de presidente - Deputado desta Casa, uma pessoa por quem tenho um carinho e um respeito muito grande, irmão na fé, Deputado Vaz de Lima, uma grande liderança nesta Casa, hoje líder do Governo, homem que conduz os trabalhos desta Casa com a maestreza sob a direção de Deus. (Palmas.) Também o nosso carinhoso amigo, Deputado Gilmaci Santos. (Palmas.) O Deputado José Bittencourt, nosso irmão na fé. Também não poderia deixar de falar do meu irmãozinho, meu grande amigo, Pastor Joaõzinho, Pastor mais antigo da Igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos. Minha bênção. É a nossa pérola em São José dos Campos. (Palmas.) Quando chegamos em São José dos Campos, nessa nossa Igreja, está sempre lá essa benção com sorriso, com alegria.

Não poderia deixar de destacar a família do nosso Pastor Presidente, a querida Dona Rebeca Câmara, mulher que tem tarefa ímpar de conduzir essa família maravilhosa em oração, uma mulher que dedicou sua vida inteira à família. Para nós é uma grande honra, irmãzinha, recebê-la nesta manhã. Filha de americanos, uma família gloriosa. (Palmas.) 

Vamos agora ouvir, de pé, o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Tenente Músico PM Clébio de Azevedo.                                   

 

***

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

                            

***

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM -  Agradecemos  ao 1º Tenente Músico PM, Clébio de Azevedo.

Vamos citar mais algumas autoridades presentes: Rebeca Câmara, esposa do Pastor Roberto; Pastor Cilas de Oliveira, da Assembleia de Deus de São Sebastião; Ruth Araújo de Oliveira, da Assembleia de Deus também de São Sebastião; Pastor Luis Paes, Pastor Presidente da Assembleia de Deus de Aricanduva; Pastor Aparecido Costa, e Udine Verardi, representando o decano desta Casa, Deputado Salim Curiati.

Vamos agora ouvir o coral, com a regência da Pastora Rebeca.

 

***

 

- É feita a apresentação musical.

 

***

 

            O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Quero agradecer imensamente o nosso amado Deus pela oportunidade maravilhosa de hoje presidir esta Sessão Solene em comemoração aos 69 anos da Igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos. Tenho um carinho e uma afinidade muito grande pela Cidade de São José dos Campos.

Quero contar uma coisa.

Hoje sou pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, mas os meus antepassados iniciaram na Igreja Assembleia de Deus. Isso me dá uma alegria muito grande porque os nossos primeiros ensinamentos vieram desta gloriosa igreja e estou muito feliz por Deus ter dado a alegria de estar diante de pessoas tão honradas. Num outro momento, vou contar o que aconteceu comigo na igreja em São José dos Campos, em 1987. Vou contar depois, pastor, para o senhor, como Deus faz coisas maravilhosas na nossa vida.

Com muita alegria no coração quero falar dos 69 anos desta gloriosa e amada Igreja Assembleia de Deus que chegou ao nosso País para trazer paz, disciplina orientação bíblica, enfim, para trazer a palavra de Deus aos sofridos. Não posso deixar de cumprimentar o povo de Belém do Pará, que recebeu gloriosamente esta igreja, a nossa igreja-mãe. Tenho alegria no meu coração por saber que estou ao lado da terceira geração de pastores que conduzem este trabalho com maravilha. Mais feliz ainda: o Pastor Samuel e a irmã Rebeca não ficaram parados. Fizeram essa benção, Pastor Felipe - tão jovem, a nossa quarta geração - uma igreja sólida e bem constituída pelo poder de Deus.

Por falar nos 69 anos da Igreja Assembleia de Deus em São José dos Campos, quero trazer ao microfone para falar da sua experiência, para falar da grandeza de Deus que tem dentro dele, o pastor conhecido carinhosamente por Joãozinho.

Pastor Joãozinho, queremos ouvir o que Deus colocou de tão grande no seu coração para que todos possam receber essa essência de Deus.

 

O SR. JOÃO - Cumprimento a todos com um bom-dia na paz do Senhor Jesus Cristo. Quero também expressar a minha alegria e satisfação por poder estar neste plenário. Não é a primeira vez que venho aqui, já vim várias vezes, mas com outros objetivos, como em convenções etc. Hoje é especial. Foi proposta do deputado e pastor João Barbosa, e também de Barros Munhoz, presidente desta Casa, facultar para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Campos a possibilidade de realizar aqui esse evento de âmbito estadual e até do Brasil.

  Eu precisaria de umas oito horas ou mais para poder relatar aqui tantas coisas excelentes que aconteceram em São José dos Campos. Em 1938, na presidência do pastor Samuel, que presidia a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na cidade de Santos, ele teve a honrosa direção da parte de Deus de não só consagrar o pastor João Vera Pelegrino, de saudosa memória, que nesta oportunidade classifico como um dos apóstolos do Brasil e o enviou para a cidade do norte do Estado de São Paulo e para o sul do Rio de Janeiro. Em 1941, ele veio para São José dos Campos e, com sua digna esposa Helena Maria Vera, iniciou o trabalho do Senhor. Foi em um pequeno salão de aproximadamente 2,5x5m, com uns banquinhos de quatro pés que os irmãos mais novos não conhecem, conhecem apenas essas cadeiras lindas aqui.

  Vim de Campos do Jordão no dia 15 de setembro de 1948 com minha carta de mudança. Passei a congregar nesse salãozinho e a Igreja tinha nove membros. Não estou mais na secretaria, não sei quantos membros ela tem, mas sei que tem muitas missões no Brasil e no exterior. Comigo e minha esposa éramos 11 membros da Igreja.

  Passei, então, a congregar na Rua Rubião Junior, nº 31, nesse salão. Na época, eu trabalhava também como pedreiro e combinei com o pastor de construirmos um templo/sede em São José dos Campos. A situação financeira, na época, era meio minguada; reunimos cinco pessoas e eu era um dos mais ricos. Compramos o terreno na Carvalho de Araújo nº 407 e em 1951 inauguramos o templo. Foi uma bênção muito grande. O trabalho começou a crescer cada vez mais. Justamente em 1956 a Igreja, na presidência do pastor João Vera Pelegrino, passou para pessoa jurídica. Tive a satisfação, a felicidade de ser o secretário executivo a lavrar a primeira ata da Igreja como pessoa jurídica e continuei pertencendo à diretoria acho que por uns 40 anos.

            Em 1974, inauguramos a Igreja onde está o templo/sede e, por bondade de Deus, foram enviados para lá o pastor Samuel Câmara, o pastor Filipe, a irmã Rebeca, e somos amissíssimos há bastante tempo.

  Quero dizer para os irmãos, para a Igreja, para os deputados, para todos que nos ouvem que em São José dos Campos nos sentimos muito honrados mesmo com esta cerimônia maravilhosa, que é um sinal de que nossos governantes, nossos representantes  deputados estaduais e federais têm um carinho grande por nós. Antigamente era difícil. Éramos apedrejados. Falamos de Jesus em São José dos Campos e fomos apedrejados várias vezes. Simplesmente porque falávamos do Senhor Jesus Cristo, que Ele salvava, curava, que Ele libertava as pessoas. Mas hoje estamos muito felizes.

Agradeço muito aos deputados João Barbosa, Barros Munhoz e demais deputados da Casa por esta minha participação. Muito obrigado. (Palmas.)  

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA  - DEM -  É do que a Igreja precisa. Quando a Igreja tem um testemunho vivo dessa grandeza, temos que guardar no nosso coração. Quando chegar um irmãozinho novo, visitando a igreja, peça para falar com o nosso pastor João. É um testemunho. A coisa mais gloriosa que guardamos hoje dentro do nosso coração é o nosso testemunho. Isso é muito valioso.

Vamos ouvir agora as considerações do nosso ilustre Deputado Antonio Bulhões.

 

O SR. ANTONIO BULHÕES - Bom-dia. Saúdo a todos com a paz do Senhor. Quero cumprimentar todos os integrantes da Mesa: Deputado João Barbosa, que preside esta sessão solene, e na pessoa dele cumprimento os deputados estaduais e federais, o presidente Barros Munhoz. Quero saudar carinhosamente essa pessoa que passou a fazer parte do meu rol de amigos, que é o pastor Samuel Câmara, e o pastor Filipe. Quero mandar um abraço fraternal por intermédio do pastor Julio, que já ouvi aqui, ao meu amigo pastor Luis Celari. Brevemente gostaria apenas de parabenizar essa Madre Igreja pelos seus 69 anos. Sabemos que o coração de cada um de vocês palpita mais forte por essa data, principalmente porque estamos rumo ao centenário da Igreja Assembleia de Deus no Brasil. Sabemos que para chegar aonde a igreja Assembleia de Deus chegou, a estrada é muito longa.

Faço parte de uma instituição que é a Igreja Universal do Reino de Deus,  da qual sou bispo e que vai comemorar 33 anos em julho. Quando olhamos para trás, vemos o muito que já foi feito, mas quando olhamos para frente ficamos assustados e nosso espírito estremece porque sabemos o muito que temos de fazer para preparar o caminho da volta do Nosso Senhor Jesus. Temos procurado estar preparados ou para nossa morte ou para a vinda do Nosso Senhor e amado Jesus Cristo.

Hoje comemoramos os 69 anos da Igreja Assembleia de Deus na cidade de São José dos Campos. Meus parabéns a todos vocês na pessoa do pastor Joãozinho, conforme o Deputado carinhosamente o chama, que é esse memorial vivo da história da igreja na cidade de São José dos Campos. E na fé, no espírito, vamos rumo ao centenário da nossa amada igreja. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Quero deixar registrado nos Anais da Casa que o grande deputado desta Casa Edson Ferrarini passou aqui para nos prestigiar. Também quero aproveitar a palavra do nosso irmão, nosso querido bispo Antonio, quando ele mencionou o pastor Júlio. Não vi o pastor Júlio aqui, mas quero vê-lo aqui do meu lado, fazendo parte da Mesa.

Dando continuidade à lista de pessoas que irão falar sobre nossa gloriosa igreja, queremos ouvir a quarta geração da Assembleia de Deus, pastor Felipe Câmara.

 

O SR. FELIPE CÂMARA - Meus irmãos, a paz do Senhor Jesus.

 É uma alegria muito grande poder estar aqui. Na pessoa do Deputado João Barbosa, quero saudar e agradecer a todas as autoridades que prestigiam esse evento pela distinção dessa homenagem.

A Igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos se sente muito honrada pela homenagem desta Casa de Leis. Sentimo-nos honrados, como cidadãos, de podermos estar aqui celebrando os 69 anos da Igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos, na paz do Senhor Jesus.

É muito importante a participação de todos nós jovens e de todas as gerações da nossa igreja. A igreja Assembleia de Deus é muito interessante. Ela tem duas forças que regem o seu crescimento e sua caminhada rumo aos céus: a primeira delas é a ação e a liberdade do Espírito Santo de Deus e a segunda são as pessoas que compõem a Igreja Assembleia de Deus. Seus pastores que aqui estão, dia a dia, às vezes até anonimamente, fazem a obra do Senhor Jesus.

Em São José dos Campos, são 83 templos e mais 70 templos espalhados em 15 municípios no litoral norte paulista, região bragantina e sul de Minas. São pastores que incansavelmente, dia e noite, fazem a obra do Senhor Jesus alcançando vidas, restaurando pessoas, cooperando com a comunidade e com os governos constituídos. Essa é a nossa missão. Fomos chamados para isso.

Pouco tempo atrás, ao desembarcar no aeroporto de São José dos Campos, tivemos uma experiência muito interessante. Estávamos saindo do aeroporto e vimos um irmão de nossa igreja limpando os vidros e assoviando um hino. Chegou uma pessoa ao lado dele e eles começaram a conversar. Nosso irmão falou para o outro que chegou: “tenho duas ocupações na vida - a primeira delas é o meu trabalho para garantir minha existência e a segunda obrigação que tenho na vida é ser um embaixador.” O outro homem lhe perguntou: “Mas como? Você está limpando vidros e é um embaixador?” Ele se levantou e com muita autoridade falou: “Eu sou um embaixador do reino de Deus aqui na terra. Quando termino o meu trabalho, faço tudo o que eu posso. Falo do reino de Deus, falo daquilo que Jesus pode fazer.”

São essas pessoas anônimas que fazem a Assembleia de Deus.

Tenho o privilégio de poder usar da palavra, mas represento milhares de vozes em São José dos Campos que poderiam estar aqui e falar muito melhor do que eu, como o pastor Joãozinho, que falou das experiências, daquilo que Deus faz no dia a dia.

De maneira que estamos felizes, nosso coração está contente. Vamos celebrar 69 anos na paz do Senhor Jesus, uma igreja unida, vigorosa, marchando para o céu e rumo ao centenário das Assembléias de Deus no Brasil.

Temos uma história grande e muito bonita. Nascemos de uma árvore muito frondosa. Em 1910, dois jovens missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, ambos mais novos do que eu, desembarcaram nessa terra sem falar uma palavra em português, sem um tostão no bolso, sem conhecer a cultura, mas com o coração cheio de fé daquilo que Deus poderia fazer nesta nação. Começaram no dia 18 de junho de 1911. Fundaram a Assembleia de Deus em Belém do Pará. De lá para cá, aquela que é a única igreja que vai celebrar o centenário das Assembleias de Deus no Brasil, começa a plantar trabalhos missionários por todo o Brasil. No ano de 1924, Daniel Berg, um dos fundadores, chega nesse grande Estado de São Paulo, começa a obra no município de Santos e alguns anos depois, em 1941, o pastor João Vera Pellegrino funda a Assembleia de Deus em São José dos Campos, e aqui estamos hoje. Um grande povo que marcha para o céu, um povo que faz a vontade do Senhor Jesus.

Queremos agradecer por essa oportunidade. Continuaremos a cumprir a nossa missão, todas as gerações - idosos, pessoas que estão no meio da vida, jovens como eu que chegam cheios de ânimo, de motivação para continuar fazendo a obra do Senhor Jesus neste Estado, neste País, sobretudo no município de São José dos Campos.

Quero dizer às autoridades que aqui estão que contem conosco para aquilo que for preciso para o bem desse estado, para o bem da cidade. Aqui existe um povo mais interessado pela paz, pela prosperidade, pelo bem-estar das pessoas, que é o povo de Deus. A Igreja Assembleia de Deus, em São José dos Campos, celebra 69 anos na paz do Senhor Jesus.

Se o Deputado João Barbosa me permitir, quero repetir isso com nossos irmãos: Assembleia de Deus em São José dos Campos, 69 anos na paz de nosso Senhor Jesus.

Que Deus abençoe a todos. A paz do Senhor Jesus! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Essa árvore maravilhosa vai dar muitos frutos.

Quero agora ouvir o nosso irmão em Cristo, deputado federal Roberto Alves.

 

O SR. ROBERTO ALVES - Primeiramente, bom-dia. Gostaria de saudar todos os nossos irmãos na paz do Senhor em Cristo Jesus. Amém. Que Deus abençoe a todos. Quero parabenizar o Deputado João Barbosa por essa sessão solene e saudar todos os deputados aqui presentes. Na pessoa do presidente Samuel, quero saudar a todos os pastores, a todos os obreiros membros da Igreja Assembleia de Deus. Tenho a certeza de que para mim é uma honra muito grande poder estar aqui novamente, pois a primeira sessão solene da Assembleia de Deus de São José dos Campos foi feita aqui - talvez alguns dos irmãos se lembrem. Quero parabenizar e dar um abraço ao Pastor Júlio, cumprimentar também o Pastor Luis Selari, que participaram juntamente conosco daquela solenidade.

            Falar da Assembleia de Deus é uma honra muito grande. Estava ouvindo o Pastor Joãozinho falando que muitas pessoas jogam pedras; posso dizer aos irmãos que eu era uma das que também jogavam pedras, porque eu tinha vizinhos - dois rapazes - que eram da Assembleia de Deus e sempre que passavam perto de mim falavam: “pai do senhor”. E eu falava: “que pai do senhor é esse rapaz”. Um dia, vieram até mim e me deram um jornal chamado “Mensageiro da paz”. E eu falei para ele “não quero, não”.  - “Mas não vou vender para o senhor; estou dando esse jornal”. - “Não, muito obrigado, não quero”. E eles foram embora. Mas só que os rapazes eram insistentes; danados. Geralmente quando eles vinham falar comigo, eu já estava com umas cachaças na cabeça. Um dia eles vieram falando “pai do senhor”, com o jornal e rindo. E eu falei: “não, obrigado; não quero seu jornal, não”. Só que quando olhei na capa, vi a foto do Papa. Então falei: “ôpa, agora o negócio esquentou; dá esse jornal aqui que agora eu vou querer”. E foi o primeiro jornal evangélico que eu li, “Mensageiro da paz”. E como a palavra de Deus diz que a palavra não volta vazia,  hoje estamos aqui para fazer a obra de Deus.

Para mim, é um orgulho muito grande estar com todos os irmãos. Fui muito bem recebido - carinhosamente - em todas as Igrejas da Assembleia de Deus. Agradeço por todas as orações que os irmãos têm feito por nós.

O Pastor Samuel disse que precisa ser meio doido para fazer uma sessão solene na Câmara dos Deputados. Então, vamos ser doidos porque vamos fazer a sessão solene lá naquela Casa, eu e o Deputado Antonio Bulhões, já estamos organizando - acho que isso vai cutucar muita gente, mas nós vamos fazer.

Em breve - talvez o mês que vem - vamos comemorar os 99 anos da Igreja Assembleia de Deus, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Desde já quero fazer o convite, Pastor Samuel Câmara;  todos vocês já estão convidados. 

Deus abençoe a todos. Estamos sempre à disposição das senhoras e dos senhores. E continuem orando por nós porque precisamos muito de vossa oração. Muito obrigado e que Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Vamos agora ter o grande privilégio de poder ouvir o nobre Deputado Vaz de Lima, falando nos microfones desta Casa.

Confesso a vocês que quando cheguei nesta Casa - chegamos meio perdidos, procurei por uma pessoa que tivesse conteúdo, pessoa acolhedora. E o nobre Deputado Vaz de Lima me recebeu nesta Casa de forma muito sublime e muito carinhosa. Estou muito orgulhoso de estar sentado nesta cadeira e poder ouvir esta grande liderança nesta Casa, o nosso querido irmão, que já presidiu esta Assembleia Legislativa, hoje é Líder do Governo, Deputado Vaz de Lima, grande representante dos evangélicos nesta Casa.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Bom-dia a todos os irmãos. A paz do Senhor a todos os irmãos e irmãs, à Mesa Diretora. Quero agradecer muito as palavras carinhosas do Deputado João Barbosa, um fruto do bom coração que o nobre Deputado tem e da amizade que fizemos aqui com todos os irmãos.

O Deputado João Barbosa é daqueles que quando eu estava na Presidência da Assembleia Legislativa - por dois anos, 97 até uma parte de 99 - frequentava meu gabinete todos os dias, Deputado Samuel Moreira; todos os dias. Até porque me prestou um enorme serviço aqui porque o Presidente da Assembleia Legislativa - devido às atividades administrativas - não tem condições de presidir os trabalhos da Casa todos os dias e em todas as horas, Deputado Antonio Bulhões, e o Deputado João Barbosa foi aquela benção que Deus colocou na minha vida. Todos os dias, às 14 horas e 30 minutos, o Deputado estava sentado ali para poder aliviar a minha carga. Quero reconhecer isso publicamente, Deputado João Barbosa, e agradecer muito ao irmão e Deputado e tantos outros que ajudaram para que o meu fardo fosse mais leve na Presidência da Assembleia Legislativa.

Quero cumprimentar os deputados presentes, o Deputado Antonio Bulhões, o Deputado Roberto Alves, Deputado José Bittencourt, o Deputado Gilmaci Santos, cumprimentar o Presidente da Assembleia de Deus de São José dos Campos e Presidente da Sede em Belém, Samuel Câmara, Pastor Felipe Câmara, seu filho, agora pouco conheci sua esposa Rebeca Câmara, enfim, a todas as autoridades que compõem a Mesa, dar um abraço no Pastor Luis Selari, Pastor Joãozinho. Conheci a Igreja Assembleia de Deus São José dos Campos ainda lá no pastorado do Luis Selari, há uns 10 ou 12 anos; tenho muitas e boas recordações. O Pastor Joãozinho contou, rapidamente, aquilo que aconteceu, que ele vivenciou com a família. Quando ele começou a falar eu pensei: “Puxa, o Pastor Joãozinho vai dar uma de Paulo aqui”. Lembra do Paulo que foi pregar e o fez por tanto tempo que um menino chamado Êutico caiu, vencido pelo cansaço. E ele, com sua sabedoria, com sua humildade, em rápidas palavras, conseguiu colocar para nós um pouco da história da Igreja Assembleia de Deus, lá em São José dos Campos.

Sou plesbiteriano independente. Os plesbiterianos calvinistas foram os primeiros evangélicos a chegarem no Brasil; há muito tempo; logo depois do descobrimento do Brasil. Mas, o primeiro missionário que veio para ficar, chegou ao Brasil em 1859; a Igreja Assembleia de Deus chegou em 1811. O que vejo de diferença entre uma ação e outra, meus irmãos? Acho que a Pátria brasileira tem muito a agradecer a tantos irmãos que passaram por aqui, mas na minha visão, naquilo que vi, que estudei, não tenho nenhuma dúvida de que o marco de crescimento da Igreja no Brasil se deu a partir de 1911, quando os irmãos missionários chegaram ao Brasil e implantaram aqui a Igreja Assembleia de Deus.

Está aqui na Bíblia uma coisa que me chama muita atenção quando Saulo e Barnabé são separados para obra missionária - capítulo XIII, versos II  e III - e servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: separai-me, agora, Barnabé e Saulo, para a obra que os tenho chamado. Então jejuando e orando, impondo sobre eles as mãos, os despediram. E aí continua: “Enviados, pois, pelo Espírito Santo, esse ardor missionário fez toda diferença para o  crescimento do evangelismo no Brasil; todo, Pastor João.” Essa coisa de ter a consciência de ter sido separado para uma missão e uma coisa interessante. O pastor Felipe deu aqui o testemunho daquele irmão, não só os que são separados para a pregação da palavra. São esses só; o Senhor separa todos para a obra missionária e aí a igreja cresce exatamente porque o lavador de carro, o mecânico, o advogado, o médico, o parlamentar têm no coração um ardor missionário. É para cumprir aquilo, pastor Samuel: ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Então, na minha avaliação, o bom pastor é aquele que orienta e prepara as suas ovelhas para buscar ovelhas. A igreja cresce assim pelo testemunho, a Igreja Assembleia de Deus e tantas outras igrejas têm prestado um tão bom trabalho na vida do país por causa desses irmãos, às vezes anônimos, que por fervor missionário têm levado a palavra de Deus.

  Então quero cumprimentar muito a Assembleia de Deus lá de São José dos Campos, pelos seus 69 anos. Vamos fazer aqui também logo um evento para os 99 anos - já está até marcado, dia 18 -, mas quero agradecer muito a Deus pela vida da Assembleia de Deus, que me ensinou tanto. Conheci a Assembleia de Deus quando tinha sete anos. Morava ao lado, lá em São José do Rio Preto e lembro-me de quando os irmãos começaram a cantar os “Guerreiros se Preparam”. Era um corredorzinho e quando eu passava por ali os irmãos cantavam exatamente os “Guerreiros se Preparam para a Grande Luta”. Acho que cada um de nós tem uma história vinculada à Assembleia de Deus. Meu irmão Samuel Câmara, Deus o abençoe nessa nova caminhada. Felipe, Deus o abençoe muito. Tivemos uma conversa tão boa dias atrás; tenho certeza de que Deus nos trouxe para cá para fazer ainda mais a história dessa grande obra da Assembleia de Deus em São José dos Campos, no Estado de São Paulo e no Brasil.

  Deus os abençoe ricamente. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM – É. Aqueles sábados e domingos nos coretos das praças entoando os cânticos de louvor, engrandecimento a Deus. Isso ficou marcado no coração da maioria dos brasileiros. É o que eu cobro sempre. Todas as vezes que vou lá eu cobro: onde estão nossos cultos de louvor? Aos domingos à tarde, nas praças o coral entoando cânticos e os irmãos evangelizando. Isso fez com que muitas pessoas hoje chegassem a esse encontro maravilhoso com Deus, que é um marco sublime na vida de um ser humano.

  E quero também convidar para dar a sua palavra nosso deputado, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Gilmaci Santos.

 

  O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Bom-dia a todos. Quero saudá-los com a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quero cumprimentar o Presidente desta sessão, nobre Deputado pastor João Barbosa, nosso amigo e irmão de fé na caminhada há muito tempo. Quero saudar e cumprimentar o pastor Samuel Câmara e em sua pessoa saudar toda a diretoria da Assembleia de Deus de São José dos Campos. Quero cumprimentar o Deputado Federal bispo da Igreja Universal, nossa igreja, Antonio Bulhões; o Deputado Federal Roberto Alves, também nosso irmão de fé; nosso sempre Presidente, Deputado Vaz de Lima; o Deputado José Bittencourt e todos os senhores e senhoras aqui presentes.

   Não poderíamos deixar de participar deste evento, dessa singela homenagem à igreja da envergadura, do tamanho e da qualidade da Igreja Assembleia de Deus. Hoje, somente São José dos Campos completa 69 anos, mas seria pouco por mais que se fizesse. Então, esta é uma simples homenagem, mas de muita qualidade e bom gosto. Temos visto o crescimento do Evangelho no Brasil; não vamos falar no mundo porque não tenho conhecimento de como está o Evangelho lá fora. São poucas as informações que temos. A participação da Igreja Assembleia de Deus nesse movimento é de fundamental importância porque foi uma das primeiras a chegar ao Brasil. Se hoje o Evangelho está sendo propagado de maneira muito grande, deve-se muito, sim, à Igreja Assembleia de Deus, que no ano que vem chega a seu centenário.

Desejo que a Assembleia de Deus continue nessa caminhada, nessa luta e que possamos chegar ao centenário também em São José dos Campos, isto é, se Jesus não voltar antes. Que possamos chegar ao centenário e que cada vez mais essa igreja seja usada, os membros, os obreiros, os pastores, com o Espírito Santo para fazer aquilo que o Senhor nos ordenou, que é ganhar almas e cada vez mais engrandecer o reino de Deus, que é o que mais interessa a todos nós.

  Um grande abraço e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Agora vamos receber aqui, com muita alegria no nosso coração, um assembleiano, pastor José Bittencourt, deputado nesta Casa, uma grande liderança, uma pessoa de um coração do tamanho da Assembleia de Deus.

 

            O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Meus irmãos, a paz do Senhor Jesus. Quero cumprimentar o ilustre Deputado João Barbosa, Presidente desta sessão, e dizer que é uma alegria muito grande fazer parte do colegiado dos 94 deputados desta Casa e ter pessoas como o Deputado João Barbosa, deputado íntegro, que dá bom testemunho aqui na Casa. Quero cumprimentar também o Deputado Antonio Bulhões, o Deputado Roberto Alves, o Deputado Vaz de Lima, nosso líder na Casa, um homem que Deus colocou na nossa caminhada. Foi deputado por quatro vezes na Casa, presidiu esta Casa, hoje é líder do Governo, tem feito um trabalho excepcional na defesa dos interesses do reino de Deus. Quero cumprimentar o pastor Samuel Câmara, homem de Deus que tem dignificado o Evangelho pátrio, o Evangelho na nossa nação. Que também Deus abençoe Felipe pela sua vida, e quero cumprimentar a pastora Rebeca, e em seu nome todas as mulheres presentes. Meu amigo Gilmaci Santos, que é um homem de Deus também, um Deputado que tem dignificado os quadros de parlamentares nesta Casa.

            Meus irmãos, quero fazer duas observações. A primeira, parabenizar os irmãos por esta iniciativa; parabenizar o Deputado João Barbosa e o pastor Samuel Câmara, que tem sido um atalaia, um baluarte, tem sido um sentinela aqui neste País, na propagação e divulgação do Evangelho. Quero fazer menção da TV Boas Novas, que tem sido um instrumento de Deus para a evangelização nacional.

A Igreja Assembleia de Deus está em cima de princípios, e três são os grandes princípios da igreja de Deus aqui na Terra. O primeiro, de adorar a Deus acima de todas as coisas. O segundo, de promover comunhão entre os irmãos. E o terceiro, de evangelizar, promulgar, publicar, declarar que só Jesus Cristo salva, só Jesus Cristo cura, só Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo e leva o homem para o céu. Essa é a tríplice tarefa da igreja aqui na Terra. E a TV Boas Novas tem esse propósito.

A segunda coisa é convidá-los, e faço isso também na pessoa do pastor Samuel Câmara, a estarem conosco no dia 18 de junho, às 20 horas, neste plenário, que é o principal plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o JK, onde os embates são travados, onde os interesses são discutidos, as demandas da sociedade são refletidas e decididas. Portanto, é neste plenário que estamos hoje celebrando os 69 anos da Igreja Assembleia de Deus em São José dos Campos, e será neste plenário, numa lei de nossa autoria instituindo o Dia da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo, que estaremos também comemorando 99 anos da Assembleia de Deus no Brasil.

Convido publicamente mais uma vez o pastor Samuel Câmara e todo o grupo, todos os servos de Deus que estão debaixo da sua liderança espiritual, no poder do Espírito Santo, para estarem conosco dizendo, aqui neste plenário, que Jesus Cristo é o Senhor de São Paulo, é o Senhor do Brasil e é a cabeça da Igreja Assembleia de Deus no Brasil. Amém, amados!

Para encerrar, volto a minha mente para o livro de Mateus, capítulo 16, versos 18 e 19. Palavras de Jesus: “Porém eu te digo que tu és Pedro, e sobre este pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus. O que ligares na Terra, será ligado nos céus. O que desligares na Terra, será desligado nos céus.”

Quatro coisas vemos aí, inquestionavelmente, insofismavelmente. A primeira: é Jesus que edifica a igreja. A segunda: a igreja é de Jesus, é propriedade de Jesus; ele fala “minha igreja”. Ninguém tem igreja. Ninguém é dono da igreja, só Jesus é dono da igreja. O corpo somos nós, e Jesus é a cabeça. Ele diz também: “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Jesus está dizendo: “Dou vitória à igreja.” É Ele que edifica a igreja, é Ele que dá vitória à igreja e é Ele que dá autoridade à igreja. “Darei as chaves”. “Chave” é símbolo de autoridade na Bíblia.

Portanto, amados, fazemos parte desta igreja, que é edificada por Jesus, que pertence a Jesus, que tem em Jesus a vitória plena sobre as forças do mal, e desta igreja que tem autoridade por Jesus.

Fiquem com Deus. Jamais percamos a esperança. Jamais recuemos, porque a vitória é nossa, pelo sangue de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Quero ter agora a honra de convidar para falar um dos nossos jovens, pastor da igreja Assembleia de Deus. Eu tenho o privilégio de tê-lo me assessorando, uma pessoa que conheço já há muitos anos; conheço a família dele. São crentes de berço, suas irmãs, seu pai, sua mãe, e agora vêm as sobrinhas, que são as bênçãos de Deus. Chamo o nosso pastor Shakespeare.

 

O SR. SHAKESPEARE - A paz do Senhor Jesus, para todo o povo de Deus. Sr. Presidente, Deputado João Barbosa; Deputado Federal Antonio Bulhões; Deputado Roberto Alves; pastor Samuel Câmara, nosso Presidente; pastor Felipe; Deputado Vaz de Lima; Deputado José Bittencourt; Deputado Gilmaci Santos; pastor Júlio César; pastor Luiz Celari; pastor Joãozinho; demais pastores presentes, irmãos de fé, confesso que tenho a honra e alegria de estar hoje nesta Sessão Solene.

Já tivemos uma com o pastor Deputado Roberto Alves, nos 65 anos da nossa igreja em São José dos Campos, e hoje, aos 69 anos, tenho a honra de usar a tribuna. Nasci e fui criado naquela igreja. Conheço cada buraquinho de banco que existe embaixo; eu me arranhei bastante ali, já brinquei bastante ali, mas também tive a oportunidade de conhecer verdadeiramente o Deus que rege a nossa vida.

Ali tive a oportunidade também de ser batizado nas águas; tive a oportunidade de ter o batismo com o Espírito Santo, e tenho a oportunidade agora, como pastor, de ajudar os demais pastores e demais irmãos, trabalhando em prol da obra do Senhor Jesus.

Só tenho a agradecer ao Deputado João Barbosa, pelo carinho e pelo respeito para com a nossa instituição, a Assembleia de Deus. Aos demais pastores do Jardim Augusta, o pastor Cláudio, que Deus abençoe grandemente pelo apoio que nos tem dado.

Vamos rumo ao centenário. Se Deus quiser, no ano que vem, uma festa maior, mais bonita, de 70 anos da Assembleia de Deus em São José dos Campos, e 100 anos de Assembleia de Deus no Brasil, trabalhando em prol da obra de Deus.

Agradeço a oportunidade. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Agora vamos louvar a nosso Deus, ouvindo um hino, sob a regência da pastora Rebeca.  

 

                                                          

***

 

- É feita a apresentação musical.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Como é bom louvar nosso Deus, não é? É muito glorioso. O nosso irmão disse que eu tinha de deixar uma mensagem. Mas uma mensagem maior do que essa, fazer uma sessão como essa? Fico feliz. Antes de deixarmos nossa mensagem de alegria e de paz, quero saudar os nossos irmãos e irmãs com a paz do Senhor. Amém.

Como é bom viver em paz, no meio dos irmãos. Para nós, nesta Casa de Leis, é uma alegria muito grande. Tenho certeza de que cada um dos amados presentes vai deixar nesta Casa uma semente. Nestas poltronas onde os irmãos estão sentados, sentam deputados. Certamente Deus está deixando uma unção, Deus está aumentando o poder e a grandeza Dele nesta Casa. Deus reservou este dia para que pudéssemos acrescentar nesta Casa algo sobre o modo grande. Estamos num ano de eleição, queremos que, nessas eleições, Deus possa trazer homens, como temos visto, que venham trazer um diferencial para um povo tão sofrido.

Tenho certeza, meus amados, de que Deus fará deste dia um dia histórico. Sessenta e nove anos. Será um ano de muitas vitórias, muita grandeza. Quero cumprimentar cada um dos nossos amados pastores, cada um na sua luta. Não desista. Sempre há uma alma para ser salva. Às vezes vemos as dificuldades, mas é nas dificuldades que Deus aparece. É muito bom estar aqui, mas aquela ovelha perdida precisa do nosso amado irmão. Vá ao encontro dela. Deus o colocou naquele lugar, parece longínquo, você pensa que está sozinho, mas não está. Daqui a pouco, seu rebanho será grande. É isso que Deus espera e conta com cada um de nós. É no deserto que Deus encontra seus grandes valores. Tenho certeza de que há muitos irmãos pensando que está no deserto. Mas é lá que Deus vai coroá-lo, dar poder, engrandecer o nome dele na sua vida. Louvo a Deus pela vida de cada um de nossos amados.

Tenho duas gerações: o nosso Pastor Joãozinho, uma bênção, a nossa alegria. Quando vou à igreja de São José dos Campos, logo pergunto: onde está o Pastor Joãozinho? E aí vem essa bênção de Deus. Fico maravilhado vendo esses meninos nos ensinando. Quando vejo o Pastor Felipe no altar, pregando, o Pastor Shakespeare, isso me dá uma alegria muito grande. Esse é um testemunho sólido de uma família construída e edificada na palavra de Deus. Que Deus abençoe a todos.

É com muita alegria no coração que Deus hoje me deu a bênção de presidir esta sessão. Muito obrigado, meu Deus, porque sou um homem muito feliz. Tenho uma família abençoada. Estou como pastor na Igreja Universal do Reino de Deus, com muita alegria, há 23 anos. Estou como deputado hoje. Tudo isso nasceu desse trabalho glorioso de cada irmãozinho que saiu plantando e semeando sua fé. Vamos em frente, meus irmãos, que Deus abençoe a todos.

Não poderia deixar de entregar uma placa para o nosso querido Shakespeare. Tenho aqui um presente, Pastor Samuel Câmara, quero que o senhor guarde isso como guarda as ovelhas e a palavra. Duas coisas guardamos no coração: primeiro, a palavra de Deus, e cada ovelhinha dessa aqui é guardada no nosso coração. Guardamos no jejum, na oração e o senhor sabe muito bem, eu, juntamente com minha esposa, Cássia, que está presente, queremos homenageá-lo. Por favor, minha esposa, ajude-me neste momento único das nossas vidas.

 

***

 

            - É feita a homenagem. (Palmas.)

 

 

***

 

            o Sr. Presidente - João Barbosa - DEM - É muito bom sentirmos e vivermos estes momentos com os nossos amados irmãos. Agora, vamos nos deleitar com as grandezas do nosso Deus, por meio deste homem que Deus escolheu a dedo: “Você vai sair do Meu coração. Você tem uma missão, uma tarefa. O seu trabalho não será pequeno, será grande, mas árduo. Vá em frente porque estou contigo.” Todos os dias desse homem não foram fáceis, mas a cada dia Deus lhe acrescentou talentos, grandezas, unção e virtude.

            Tenho uma grande alegria; foi uma das coisas mais preciosas que Deus colocou na minha vida, nos últimos dias. Vamos ouvir, do coração desse homem, o que Deus tem a nos dizer. Pelo pouco tempo que convivemos, pude absorver a grandeza de Deus que há dentro dele: Pastor Samuel Câmara. (Palmas.)

 

            O SR. Samuel Câmara - Enquanto estamos de pé, o Salmo 115 diz assim: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu nome dá glória. Por amor da Tua misericórdia e da Tua fidelidade. Porque diriam entre as nações ‘onde está o Deus deles?’ Nosso Deus está nos céus e tudo faz como Lhe agrada.” Podem sentar-se.

            Muito obrigado pela deferência. Exmo. Sr. Presidente desta sessão, Deputado João Barbosa, Pastor; Exmos. Srs. Deputados - Deputado Vaz de Lima, Deputado José Bittencourt, também Pastor da Assembleia de Deus; Deputado Gilmaci Santos. Quero também mencionar o Presidente deste Parlamento, Deputado Barros Munhoz, e todos os 94 integrantes desta Casa que aprovaram a proposta desta solenidade, cada um dos deputados que decide os destinos do Estado de São Paulo; Deputados Federais, irmãos em Cristo Jesus - Deputado Roberto Alves; Deputado Antonio Bulhões, também Bispo e Pastor.

            Gostaria também de abraçar todos os servidores desta Casa de Leis, que preparam esses trabalhos abençoados. Parabéns a todos vocês! Meus amigos pastores, que aqui estão, de muitos municípios do Estado de São Paulo e da Cidade de São Paulo. Quero mencionar o Pastor Luis Paes, que representa a Convenção da Assembleia de Deus do Estado do Rio de Janeiro em São Paulo, com mais de 400 pastores. Minhas amadas irmãs; crianças, que estão fazendo um barulhinho. Acho lindo barulho de criança. Parece que quebra um pouco a reverência da Casa, mas é sinal de vida de brasileiros que estão chegando. Essa juventude abençoada que também se faz presente. Que bom!

            Estamos aqui, amados, cumprindo o que a Bíblia diz. Não estamos num lugar estranho para nós; estamos no lugar certo. O texto que lemos diz: “Nosso Deus está nos céus e tudo faz conforme Lhe agrada e Lhe apraz.” Está aí uma coisa que Deus fez através da iniciativa do Deputado João Barbosa. Estamos aqui porque Deus aprouve que aqui estivéssemos.

            Enquanto cantávamos o Hino 144, dizíamos assim: “Oh, oh! Vem, vem, vem, vem, vem à Assembleia e louvemos...” Esse hino tem dois sentidos. Convidamos para vir à Assembleia de Deus: “À Assembleia de Deus vem comigo ouvir a palavra de Deus...” Mas também incluímos: “Oh, vem à Assembleia e louvemos...” E estamos aqui, cumprindo o Hino 144 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, adorando a Deus, louvando a Deus com os deputados e servidores desta Casa.

            A história é uma coisa muito bonita, como Deus fez. Não vou me deter tanto: a orquestra tocando, os irmãos dando glória a Jesus. Não é preciso dizer muita coisa mais sobre a Assembleia de Deus, sobre essas gerações todas e sobre a convivência pacífica e abençoada que a Assembleia de Deus sempre teve com a sociedade brasileira e com as autoridades. Neste instante, quero adicionar o registro à memória do fundador da Igreja em São José dos Campos, João Vera Peregrino, e mencionar que temos nesta solenidade a sua neta, Rute. Peço que ela fique de pé! (Palmas.) Extraordinário.

            Às vezes, igrejas criam uma dificuldade muito grande de conviver com as autoridades constituídas; às vezes, as autoridades constituídas fazem da igreja um bicho-papão. Estou aqui para relembrar que não somos adversários das autoridades, nem concorrentes. Somos cooperados e aliados das autoridades. Na nossa Bíblia, somos ensinados que as autoridades são constituídas por Deus para o bem da sociedade, para temor dos maus e felicidade dos bons. Somos, portanto, cooperadores e aliados, cada qual no setor da vida que Deus dá. Mas temos tudo em comum; somos brasileiros. Hoje, estamos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - paulistanos, paulistas e todos os que moram aqui, porque este Estado abriga o Brasil todo no seu coração. Somos companheiros e aliados nessa história.

  É muito bom estarmos aqui e nos sentirmos em casa. Assim como também queremos que V. Exas., autoridades constituídas, ao visitarem uma das nossas igrejas, sintam-se como nós nos sentimos aqui. Provavelmente, tenhamos só uma diferença de intensidade nas coisas. Numa determinada ocasião, sábios perguntaram ao Senhor Jesus como deveriam viver a vida, tirar da vida o que de melhor possa existir. Esperavam uma resposta complexa, um tratado teológico. O Senhor Jesus foi direto. Disse: ame o Senhor seu Deus com toda sua força, todo seu coração, seu entendimento, porque esse é o primeiro e maior de todos os mandamentos. O Senhor Jesus também disse: ame seu próximo como a si mesmo. E Ele fez uma síntese porque desses dois mandamentos dependem - vejam o que o Senhor disse - toda a lei e os profetas. Ele nos juntou nesse pacote todo dizendo: o legislador legisla primariamente para o bem estar das pessoas, do amor ao próximo, da convivência social, do progresso social. A igreja enfatiza mais o amor a Deus sobre todas as coisas, mas nem a igreja está autorizada a dizer que ama a Deus sobre todas as coisas, desconhecendo o amor ao próximo, o bem estar do próximo, o bem estar da cidade, o bem estar da nação, como também há um legislador que desconhece o amor de Deus. A soberania de Deus lhe espera leis justas abençoadas.

            Estamos hoje numa oportunidade singular. Viemos aqui, primeiro, para viver esse texto e glorificarmos a Deus pela vida, pela saúde, pelo trabalho, pelo Estado de São Paulo, por nossa nação, pelo Vale do Paraíba, por São José dos Campos, com a Embraer, com o CPA, com o ITA, com a GM., com a Petrobras e tantos outros. Viemos aqui agradecer a Deus porque em São José dos Campos não há só fábricas, não há só tecnologia, não há só indústrias, não há só máquinas, não há só aviões. Em São José dos Campos vivem aproximadamente 700 mil pessoas, criaturas de Deus, que se movimentam, trabalham, compram, vendem. E o Senhor Deus, em 1940, estabeleceu a Assembleia de Deus para cuidar do coração dos habitantes de São José. Com o pastor Pellegrino, acompanho a igreja desde 1974.

Lembro-me pelo menos do pastor Aristóteles, lembro-me do pastor Paulo Santos, lembro-me e faço aqui referências, as mais elogiosas possíveis, ao meu antecessor, pastor Celari, que por 20 anos conduziu os destinos dessa Igreja cumprindo cada um deles na missão. Lembro aqui o meu sogro, João Colenda Lemos, que está com 84 anos e serviu como pastor da Assembleia de Deus em São José dos Campos. Eles construíram a história, e a Bíblia diz que uns plantam e outros colhem. E nós estamos aqui hoje colhendo todas essas homenagens e encaminhando primeiro para Deus. Não a nós, Senhor, mas a ti. Segundo, para a memória das famílias de todos vocês que fazem Assembleia de Deus em São José dos Campos. E hoje também temos o prazer de fazer isso.

  Estamos aqui para agradecer a Deus por isso. Mas estamos aqui também, queridos amigos, para dizer a esta Casa, que legisla em favor da felicidade dos habitantes de São Paulo, que estamos comprometidos em orar mais ainda pelos senhores nesse período em que se avizinha o fim de mandato e o começo de novo mandato. Nesse momento de transição, ficamos apreensivos, orando e pedindo a Deus para que nos abençoe, para que tudo vá bem.

O nosso coração é grato e queremos recebê-los em São José dos Campos. A nossa festa vai começar no dia 6, domingo, e vai terminar no dia 12, sábado, com grande concentração pública. Queremos recebê-los lá, para sermos recíprocos nessa manifestação de amor que vocês estão dando para todos nós.

A história é muito interessante. A história ninguém apaga, ela nos ajuda a pensar. Nenhum de nós pode ser injusto com a história e todos aqui já contaram uma. Nós temos uma história de irmãos. Na verdade, a igreja de Cristo é única. Quando assumimos bandeiras por necessidade de legislação neste País começamos a crer que somos diferentes e aí, às vezes, algumas pessoas que lideram tentam nos fazer mais diferentes ainda uns dos outros, acentuando diferenças e não semelhanças de uma só igreja: noiva de Cristo Jesus, comprada pelo sangue de Cristo, morar no céu, o único céu, estaremos nesse céu tão abençoado. Mas a história Deus escreve assim. A Assembleia de Deus é esse fenômeno que nasceu na pequena Belém do Pará, na época um porto de lenha, tinha acabado a safra da borracha e lá só havia quase hansenianos e tuberculosos. O Espírito de Deus olhou e disse: “É lá que vou começar um grande movimento.” Poderia ser em outro lugar. Ele escolheu lá para que a glória pudesse ser só Dele.

De lá, Daniel Berg, pioneiro da nossa Igreja, saiu, pegou um navio, aportou em Santos e começou, em 1924, a semear a Mensagem do Evangelho. Não se contentou em ficar lá: subiu para São Paulo, em 1927. Começou como pioneiro, morando na Vila Carrão, e fundou a Assembleia de Deus na Capital Paulista. Somos raízes de uma mesma história. Não há como deixarmos de celebrar esse centenário juntos, abençoados, todos os ministérios, todos os estados. Todos, sem exceção. Vamos celebrar, será uma festa extraordinária.

  E há mais uma coisa para citar nesta Casa e fazer justiça: um dos homens que mais se fala no Estado de São Paulo é um paraibano chamado Cícero Canuto de Lima, de saudosa memória. Cícero Canuto de Lima aceitou a Cristo Jesus numa vilazinha perto de Belém, chamada Nova Timboteua. Se passar de carro, não pisque porque passa sem ver. É uma vila pequenininha. Ele aceitou Jesus lá. Até pouco tempo, o irmão dele, Micaso Canuto de Lima, vivia lá e de lá saiu pelo fogo do Pentecoste, do Evangelho aqui citado, inicialmente voltou à Paraíba e fez um grande trabalho. A esposa do pastor, de saudosa memória do Ministério do Ipiranga, Pastor Alfredo Reikdal, é filha do missionário Bruno Skolimowski. Belenense com nome de estrangeiro. Filha, casada. Portanto, São Paulo, Belém, esse Brasil é bom porque o Brasil é misturado. E a história da Assembleia de Deus é uma história única, de modo que nos sentimos aqui cultuando a Deus, mas prestando e resgatando uma justa homenagem para essa história do dedo de Deus, escrito por homens e mulheres, como aqui estamos.

            Quero saudar todos aqueles que em São Paulo fazem, há muito tempo, a obra do Senhor Jesus. Quero saudar ao Reverendíssimo Pastor José Wellington Bezerra da Costa, que preside a convenção geral e o Ministério também do Belém. Provavelmente na outra sessão que teremos aqui, e esta é uma Casa muito democrática e abençoada, teremos a oportunidade de cultuarmos a Deus com maior abrangência. Quero convidar a todos para participarem no dia 19 de junho, no Estádio do Mangueirão, com a igreja mãe das Assembléias de Deus, em Belém, todo ano celebramos o aniversário da igreja em grande estilo, porque é a nossa obrigação.

A Assembleia de Deus no Brasil celebrará cem anos, mas a igreja, em particular, que vai celebrar também cem anos como guardiã da história, é a igreja em Belém do Pará, que tenho a honra de servir como pastor, e celebramos em grande estilo porque é uma festa da Assembleia de Deus. E quero convidá-los para estar conosco no Estádio Olímpico do Mangueirão, no dia 19 de junho, para celebrarmos a festa com 99 anos de Pentecoste, rumo ao centenário.

E se Jesus não voltar, em 2011, todos estaremos lá, com navio, ônibus, vai ser uma festa maravilhosa. E no dia 18 de julho estaremos celebrando o centenário, claro, em Belém do Pará, onde nasceu a Assembleia de Deus, como a apoteose da festa, que está se desenhando por este Brasil.

  Anteontem, eu estava em Manaus, e a Assembleia de Deus se reuniu para dar o pontapé inicial lá na região, no centenário da nossa igreja, e tive a oportunidade de compartilhar a palavra de Deus com 250 mil pessoas no sambódromo da cidade.

  E estou trazendo o meu coração cheio de alegria porque Deus está desenhando essa história extraordinária que honra compartilhá-la agora na nossa cidade de São José dos Campos, com todos vocês, e dizer que estamos prontos para cumprir a nossa missão, colaborar com São José dos Campos e o Estado de São Paulo, belíssimo, abençoado. Só falta uma coisa, os caboclos do Amazonas conhecerem melhor o Estado de São Paulo e os paulistas conhecerem melhor a Mata Amazônica para que esse Brasil seja ainda mais completo - esse Brasil exuberante.

  E o nosso Presidente dessa sessão cobrou da Assembleia de Deus, do Pastor Samuel, quando é que vamos voltar às praças para essa banda tocar nos coretos. Eu gostaria de deixar uma oração e um pedido a eles. A civilização vai impedindo que façamos algumas coisas comuns, como a boa convivência na cidade, a questão da lei, que às vezes são aprovadas de modo muito frio.

  A nossa cidade é muito evoluída, de vez em quando queremos sair em uma caminhada, tocar nas  praças, mas está mais difícil conseguir a licença do Poder Público. O Governador mais exigente não gosta muito quando fazemos um barulho santo e abençoado. Mas nós, inclusive, quebramos todos os muros da Igreja de São José dos Campos e construímos um púlpito ao ar livre, para os nossos jovens começarem a sair, porque esse é o nosso papel.

A Bíblia diz que não se edifica a cidade em cima da montanha para ficar escondida nem se tem luz para esconder. Assim brilha a nossa luz diante de São José dos Campos, diante de São Paulo, para que vejam a luz brilhar e creiam em nosso Pai que está no Céu.

  Quantos de vocês, assembleianos, que querem agradecer da alma, do coração, como povo, aos ilustres Deputados que tiraram do seu tempo, da sua agenda, da sua pauta, para estarem conosco, e quero abençoar esta Casa, pedindo-lhes a gentileza de se colocarem em pé, para um aplauso a esses parlamentares, aos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Muito obrigado.

  E como não poderia deixar de ser, suplico a vocês que estendam a mão em direção a esta Mesa, e façamos uma oração por esta Casa, para que seja mais abençoada e possa produzir mais felicidade e paz pelas leis aos moradores de São Paulo e do Brasil.

  Orem comigo. “Senhor Deus, abençoa a Assembleia Legislativa de São Paulo, S. Exas., Deputados, cada servidor desta Casa. Abençoa as suas famílias, que eles sejam guardados por Ti, dirigidos por Ti, e que desta Casa saiam leis que produzam felicidade às pessoas; que abençoe os que sofrem; que haja mais moradia, mais paz social, mais alimento na mesa do faminto, porque é isso que Te agrada, Senhor. Retribui o amor deles, para com a Tua Igreja, em nome de Jesus. Amém.” (Palmas.)

  Graças a Deus, que maravilha!

  Nosso Deus é maravilhoso!

            Meus queridos e amados irmãos, tenho certeza de que debaixo da poderosa mão do nosso Deus, nós fizemos um pouquinho, porque o que Deus tem para realizar através de nós é muito grande. E hoje nós fizemos um pouquinho. Sinto-me honrado, alegre e feliz pelo convite e quero agradecer a todas as autoridades eclesiásticas presentes, nossos pastores, diáconos, obreiros, parlamentares; Bispo Antonio Bulhões; Pastor Roberto Alves; Pastor Gilmaci Santos; Pastor José Bittencourt; Pastor Júlio César, nosso irmão; um abraço carinhoso ao nosso Pastor Luiz Celari; ao sempre Presidente, que com esse sorriso carinhoso sempre nos acolhe nesta Casa, quero agradecer por esse momento sublime ímpar na minha vida; Pastor Felipe, essa juventude gloriosa, a força e o poder de Deus está no coração da nossa juventude.

A igreja precisa de homens dessa natureza, que Deus te abençoe grandemente nessa sua tarefa. Pastor, Presidente da nossa igreja mãe, ficamos muito feliz, muito honrados, foi um momento sublime na minha vida; Pastora Rebeca, minha esposa. Agradecer toda a nossa assessoria, a Dª. Yeda, aos técnicos, que Deus os abençoe grandemente.

           

O SR. PRESIDENTE – JOÃO BARBOSA – DEM - Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para uma confraternização no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferrazall Monumental.

. Que Deus abençoe a todos.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

***

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 40 minutos.

                                                            

***