http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

17 DE JUNHO DE 2011

023ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO do “100º ANIVERSÁRIO DO DIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS”

 

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado José Bittencourt, ora à Presidência, com a finalidade de "Comemorar o 100º aniversário do Dia da Assembleia de Deus". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca que a Assembleia de Deus deu origem às demais igrejas pentecostais no País. Enaltece o histórico da comunidade religiosa. Anuncia apresentação musical do cantor Rodrigo Soeiro, da Assembleia de Deus do Alto do Ipiranga, na capital.

 

002 - FERNANDO CAPEZ

Deputado Estadual, cumprimenta o Deputado José Bittencourt pela iniciativa desta sessão solene, assim como às demais autoridades presentes. Enfatiza a parceria entre as igrejas e o Governo Estadual no combate às drogas e à violência nas periferias das grandes cidades. Lê e comenta artigo, de sua autoria, que deverá ser publicado no jornal "Estado de S. Paulo", a respeito do Projeto de lei Complementar federal nº122, de 2006.

 

003 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação musical do Coral da Assembleia de Deus do Brás, Brás Adoração, sob a regência do Maestro Xisto. Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida no domingo, dia 19/06, às 21 horas, na TV Assembleia.

 

004 - DILMO DOS SANTOS

Deputado Estadual, agradece aos presentes. Enaltece os fiéis pertencentes à Assembleia de Deus. Informa que a Rede Globo de televisão anunciou o aumento dos membros desta igreja em todo o País.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação musical da cantora e vereadora Noemi Nonato, de São Paulo.

 

006 - VAZ DE LIMA

Deputado Federal, elogia a conduta religiosa e política do Deputado José Bittencourt. Lembra sua trajetória nesta Casa. Cumprimenta os presentes. Informa que sua convivência com a Assembleia de Deus já se estende por mais de 50 anos. Destaca a proximidade deste grupo religioso com a Igreja Presbiteriana, a qual pertence. Lê passagem bíblica.

 

007 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Enaltece a história política do Deputado Vaz de Lima. Considera importante a presença de fiéis neste Parlamento. Defende a disseminação do evangelho por toda a Nação.

 

008 - ELIAS CROCE

Pastor Presidente da Assembleia de Deus Guacuri, de Diadema, saúda os presentes. Lê passagem bíblica. Realiza histórico da Assembleia de Deus no Brasil. Destaca o crescimento da Igreja também no exterior.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação musical da Orquestra da Assembleia de Deus do Brás, sob a regência do Maestro José Paulo. Enaltece o trabalho missionário dos fiéis.

 

010 - ALCIDES FAVARO

Pastor Presidente da Assembleia de Deus do Ministério no Ipiranga e Presidente da Comoespo, elogia a organização da solenidade e agradece aos presentes. Cita passagem bíblica. Faz histórico da organização religiosa e lê texto, de sua autoria, sobre o tema.

 

011 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação musical da Orquestra da Assembleia de Deus do Brás, sob a regência do Maestro Xisto.

 

012 - SAMUEL FERREIRA

Pastor Presidente da Assembleia de Deus do Brás e 1º Vice-Presidente da Conamad, nomeia e agradece aos presentes. Elogia os discursos dos demais oradores. Faz histórico da Assembleia de Deus no País a partir de seu surgimento em Belém do Pará. Cita parábolas a respeito do tema. Entoa cântico religioso juntamente com os presentes.

 

013 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Realiza entrega de placas em homenagem a diversas autoridades presentes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.  

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Havendo número regimental dos senhores deputados, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Queremos agradecer, penhoradamente e de forma antecipada, a presença de todos os queridos e amados irmãos, amigos e convidados, por estarem conosco nesta Sessão Solene, em comemoração aos 100 Anos da Assembleia de Deus no Brasil, e ao Dia da Assembleia de Deus, aqui, no Estado de São Paulo, em cumprimento à Lei Estadual nº 11.153 de 2003, de tal modo que queremos agradecer a todos.

Compõe a Mesa neste instante o ilustre deputado Dilmo dos Santos que também é coadjuvante na condução desses trabalhos aqui conosco. Coadjuvante com a mesma importância do coadjuvado. Ele é coadjuvante, eu sou coadjuvado. E o ilustre deputado Fernando Capez que é um brilhante deputado aqui nesta Casa, promotor de justiça e tem ajudado muito o parlamento de São Paulo nas suas reflexões, não somente do ponto de vista ético, mas também nas questões jurídicas que debatemos aqui neste parlamento.

A minha direita o ilustre pastor, doutor, reverendo Samuel Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus no Brás, e também o Presidente da Conamad – Convenção Estadual Nacional das Assembleias de Deus de Madureira aqui no Estado de São Paulo, e o primeiro Vice-Presidente da Convenção Nacional de Madureira. Ao lado do pastor Samuel Ferreira está o ilustre pastor Alcides Favaro, que é o mui digno Presidente da Assembleia de Deus ministério do Ipiranga aqui no Estado de São Paulo, e Presidente Comoespo – Convenção dos Ministros Ortodoxos Evangélicos do Estado de São Paulo, ligada a esta Convenção, a CGADB. E também representando o pastor Samuel Rodrigues e, portanto, representando a Cieadespel Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes o ilustre pastor Moacir Balotin, que é o primeiro Vice-Presidente e ele é o Presidente da Assembleia de Deus do Parque São Rafael. Essa Convenção Cieadespel está vinculada também a CGADB.

Queremos de igual modo registrar a composição da Mesa o ilustre pastor Marcos Raposo que é o primeiro tesoureiro da Ceader – Convenção Estadual da Assembleia de Deus do Estado do Rio de Janeiro, desta feita representa a coordenadoria da Ceader aqui em São Paulo, que aglutina vários ministérios da Assembleia de Deus, ministérios autônomos que são vinculados A CGADB.

Pastor Hélcio Correa, não sei se ele está presente, não o vi chegar. Pastor Moacir Balotin está aqui a minha esquerda, como eu disse está representando a Cieadespel. E não sei se o pastor Antonio Aparecido Trevisan que é o Presidente da Ciadbesp – Convenção das Igrejas Assembleias de Deus do Brasil no Estado de São Paulo, é uma convenção autônoma. Eu convido o pastor Antonio Aparecido Trevisan para fazer parte aqui da composição da Mesa.

Feito essas apresentações iniciais todos em pé para o Hino Nacional Brasileiro, com a gloriosa Banda da Polícia Militar, regida pelo 2º Tenente PM Jássen Feliciano.

 

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Queremos agradecer o 2º Tenente Músico PM Jássen Feliciano pela condução da exposição deste Hino Nacional Brasileiro. Os nossos agradecimentos penhoradamente. Esta Presidência agradece, portanto, a Banda Policia Militar do Estado de São Paulo.

Gostaria de agradecer a presença de todos os Presidentes, pastores da Assembleia de Deus aqui no Estado, também outros pastores que não estão debaixo da insígnia Assembleia de Deus como o pastor, meu amigo bispo Ducler da Igreja Betânia, missionária Ângela, e tantos outros pastores que estão aqui amigos e prestigiando este evento.

Aliás, se não fosse a Assembleia de Deus a Igreja Betânia não existiria. A igreja Assembleia de Deus foi um marco no evangelismo pátrio, portanto, tornou-se uma igreja história, petencostalismo histórico, centrado, ortodoxo. E a gente observa que foi a partir da igreja Assembleia de Deus que as demais igrejas que Deus levantou dentro do Brasil no movimento pentecostal o berço é a igreja Assembleia de Deus no Brasil. Começou como Missão Apostólica da Fé, esse foi o nome que foi criado originalmente, Missão Apostólica da Fé, e posteriormente tornou-se Assembleia de Deus no Brasil.

Agradeço ao pastor Samuel Cássio Ferreira, ilustre reverendo que fez esse bonito roteiro desta Sessão Solene. Eu queria que vocês guardassem com bastante carinho porque é um marco na história da igreja Assembleia de Deus no Brasil e aqui em São Paulo. E ele faz algumas homenagens aqui aos pioneiros da Assembleia de Deus, dentre eles os primitivos Daniel Berg, Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão, João Correia, pastor Alfredo Reikdal, José Pimentel de Carvalho, e tantos outros aqui pastores, de tal modo que a gente agradece muito o empenho do pastor Samuel Ferreira em realizar este trabalho.

E de pronto, para darmos seqüência ao roteiro oficial, nós estaremos ouvindo o cantor Rodrigo Soeiro da Assembleia de Deus do Alto do Ipiranga, Capital. Apresentará ao Senhor um louvor e em seguida já ouviremos o deputado Fernando Capez que tem uma palestra para ministrar ainda nesta noite. Ele ocupará a tribuna como faz sempre aqui na Casa, e estipularei regimentalmente cinco minutos para o ilustre deputado Fernando Capez.

Quero apresentar, enquanto o cantor Rodrigo Soeiro se aproxima do microfone, o ilustre deputado federal Vaz de Lima, pastor jubilado da igreja Presbiteriana, e tive a honra de estar na sua jubilação em São José do Rio Preto, um homem de Deus que representa o Estado de São Paulo lá no Congresso Nacional. Quero que vocês aplaudam pela vinda do ilustre deputado federal Vaz de Lima. (Palmas.)

Também apresentar senhor Marcos Miranda representando o deputado federal Roberto de Lucena. Quero apresentar o senhor Benedito, ele está aqui representando a Sociedade Bíblica do Brasil. Nós fizemos uma manifestação aqui na Casa através de uma Moção de Aplauso. A Sociedade Bíblica do Brasil completou 100 milhões na produção de bíblias aqui no Brasil. É algo que vale uma glória a Deus, não vale amados? Os irmãos podem dar glória a Deus, nós estamos numa Sessão Solene, mas evidente que este marco histórico desta entidade que dissemina a palavra no Brasil e fora dele é algo marcante, 100 milhões de bíblias. Deus abençoe.

Quero apresentar a pastora Keila, digna esposa do pastor Samuel Ferreira. (Palmas.) Quero apresentar também a pastora Madinha, Madalena para os outros, para mim é Madinha, minha esposa que tem nos ajudado muito. Deus abençoe Madinha. (Palmas.) Pastora Marisa, ilustre esposa do pastor deputado Dilmo dos Santos, Deus abençoe pastora Marisa. (Palmas.) Meu sogro, fique em pé meu sogro, senhor Euclides Moratelli, andou com Daniel Berg, está com 87 anos. Será que tem alguém aqui mais longevo que ele? Será que tem alguém aqui que está com mais de 87 anos? Então ele merece uma salva de palmas em adoração ao Senhor. (Palmas.) Prefeito Marco Buzetto lá de Rio das Pedras, e pastores Presidentes que estão aqui à minha direita. Deus abençoe a todos no nome precioso de Jesus.

Cantor Rodrigo Soeiro.

 

O SR. RODRIGO SOEIRO – Quero cumprimentar a todos com a paz do Senhor Jesus. Amém. É um privilégio estar aqui, um privilégio fazer parte dessa bonita festa. Eu tenho 26 anos de idade e a música que me faz lembrar sempre a Assembleia de Deus. Ainda estou na Assembleia de Deus, meu pai, pastor Paulo Silas sempre puxava a minha orelha e ensinava a cantar esta canção. Que é a canção Rude Cruz. É uma das canções símbolo da Assembleia de Deus. Eu gostaria de louvar junto com vocês. Os cantores e adoradores já chegaram? Podem ouvir Amém. Glória a Deus. Vamos cantar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – O Cantor Rodrigo Soeiro é filho do pastor Paulo Silas que foi muito tempo da Assembleia de Deus do Brás, e está se recuperando e Deus vai completar o milagre.

Quero apresentar o Doutor Edson Pinto delegado de polícia aqui da nossa Casa. Nós temos uma delegacia aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, e ele agora representa o Delegado Geral de Polícia, Doutor Marcos Carneiro. Obrigado pela presença, Doutor Edson Pinto. (Palmas.)

Quero perguntar se o Capitão PM Joel Rocha está presente, ou o Coronel Terra? Não chegou.

Vamos ouvir o deputado Fernando Capez. Enquanto ele se aproxima da tribuna, por ele peço escusas aos nossos irmãos que ele tem que se ausentar do plenário, mas enquanto ele se aproxima da tribuna, do parlatório, o secretário Bruno Covas pede escusas pela ausência, por não estar presente. Também deputado Celino Cardoso, também do Tribunal de Contas Senhor Edson Simões solicita escusa por não se fazer presente neste evento.

Com a palavra o Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ – PSDB – Primeiramente, complementando as escusas do eminente deputado José Bittencourt, lamentavelmente tenho mais três compromissos ainda nesta noite.

Eu gostaria de cumprimentar o meu colega deputado José Bittencourt, assim como sua esposa a pastora Madalena, e parabenizá-lo por esta Sessão Solene tão importante e tão bem organizada. Eu que faço também sessões solenes sei o trabalho que dá e a dificuldade que dá para fazer uma sessão desta magnitude. Parabéns a V.Exa.

Também o meu colega deputado Dilmo dos Santos, nosso colega agora federal, deputado federal Vaz de Lima que foi Presidente desta Casa, nossos cumprimentos.

Quero cumprimentar o pastor Samuel Cássio Ferreira, sua esposa, a pastora Keila, agradecer a amizade, o carinho, o companheirismo. Cumprimentar também o pastor Alcides Favaro, e parabenizar toda Assembleia de Deus na pessoa do bispo Manoel Ferreira e do pastor José Wellington. 100 Anos da sua presença no Brasil.

Eu, como homem público, promotor de justiça durante 23 anos, e deputado estadual sei, e tive oportunidade de falar isso ao governador Geraldo Alckmin, da importância que a presença e o trabalho da igreja Assembleia de Deus, sobretudo, nas franjas, na violenta periferia dos grandes centros tem trazido de benefícios a essa juventude. Trazendo jovens desviados pelas drogas novamente para o caminho correto, e ajudando bastante como verdadeira parceira do poder público na diminuição da violência.

São Paulo nos últimos 12 anos reduziu em 72% o número de homicídios na periferia da sua capital, e é reconhecido sociologicamente o papel positivo da igreja, decisivo nesta redução. E por esta razão quero aproveitar este momento, em que estão reunidas aqui, meu querido pastor Jonas, todas as principais lideranças da Assembleia de Deus para tratar rapidamente, não mais do que cinco minutos, de um tema que eu sei que hoje aflige e preocupa todos os pastores que se vêem ameaçados de sofrerem uma interferência no seu culto, de ver atrapalhada a sua pregação. Inclusive ameaçados eventualmente serem autores de crime por estarem simplesmente professando a fé ou levando lições consagradas nas sagradas escrituras.

Por esta razão, respeitados os cinco minutos, eu vou aqui ler o artigo que em breve publicarei no jornal O Estado de S.Paulo. “Encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº. 122/2006, o qual acrescenta um polêmico parágrafo V ao Artigo 20 da Lei do Racismo, criminalizando qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória, vexatória de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica. O parágrafo que se quer acrescer pretende incluir na lei a expressão “qualquer tipo de ação de cunho preconceituoso”, o que alcance idéias, conceitos ou dogmas mesmo de ordem religiosa ou moral. O pronome indefinido “qualquer” não deixa margem a interpretações equívocas, nada fica de fora, nem mesmo a expressão do pensamento. Embora motivada à proteção e a dignidade humana, esta incriminação é vaga, genérica e imprecisa, afrontando o princípio constitucional da reserva legal, cujo pressuposto básico é a definição exata daquilo que se quer incriminar. Afronta também a garantia da inviolabilidade da liberdade consciência, liberdade de manifestação do pensamento e a de que ninguém será privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou política. A manifestação pacífica de linha filosófica ou religiosa de pensamento decorrente de atos de fé encontra-se fundada na garantia constitucional da liberdade de consciência e crença religiosa. Vivemos numa sociedade complexa e pluralista, na qual convivem as mais variadas culturas, religiões e comportamentos sociais. Intolerância recíproca às concepções ideológicas contrastantes.

O Direito Penal deve atuar de forma discreta e residual, e ficar reservado apenas para casos evidentes de abuso, em que haja o claro intuito de ofender ou restringir direitos, o mais é pura liberdade de expressão do pensamento. Nossa sociedade é uma sociedade de riscos e devemos só pesar os prós e contras de cada um deles, pois a cada direito corresponde o ônus da restrição de um comportamento. O risco de tolerarmos a livre expressão do pensamento alheio é o de ouvirmos algo que desagrade, mas é compensado também pelo direito de podermos externar o nosso ponto de vista. Há países em que pessoas são presas, torturadas e mortas por se recusarem a submeter-se a religião oficial. No Brasil, temos liberdade para professarmos a nossa fé, e nossas idéias, e essa garantia não pode ser suprimida. Seria contraditório permitir a liberdade de expressão do pensamento, e ao mesmo tempo considerar crime o juízo emitido por alguém em razão de sua fé ou convicção. Divergir e aceitar o que nos contraria faz parte do processo de aprimoramento das relações sociais dialéticas. Evidentemente, se houver excessos, eles já são punidos pela legislação em vigor. Afirmar, no entanto, que discriminada relação de convívio humano é pecaminosa ou imoral, ou recusar as benções religiosas, a união afetiva contrária aos dogmas de certa religião ou culto, não pode ser considerado preconceito para fim de repressão penal. O Estado é laico, isto é certo, mas cada culto é livre para seguir suas regras, sem interferência do poder público.

Nesse ponto, a pretensa inovação legislativa revela-se inconstitucional e cerceadora do livre exercício de culto. Cabe aqui o conhecido pensamento de Voltaire, “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”. Trata-se de um excesso legislativo, uma indevida, inoportuna e inconstitucional restrição à liberdade de exercício, de culto e expressão de idéias filosóficas. Por isso é momento também de assumirmos uma posição pela liberdade de expressão. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal por oito votos a zero consagrou o direito à livre expressão do pensamento. Cada um pode professar a sua fé”.

Eu estou aqui na Assembleia e onde eu estiver apoiando essa livre expressão do pensamento. Boa noite, parabéns deputado José Bittencourt, uma grande Sessão Solene, e parabéns a Assembleia de Deus pelos seus 100 Anos.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Obrigado, Deputado Fernando Capez. Deus o abençoe. Vou falar com o pastor Samuel para marcar a data do batismo. Só falta isso. Deus abençoe deputado Fernando Capez, vai com Deus.

Quero pedir que todos os pastores Presidentes que fiquem em pé, por gentileza, com as pastoras. Queremos fazer registro aqui de vários pastores, desculpe não citar o nome de todos. Pastor Gilberto de Paula lá de Mogi das benções, pastor Oswaldo Fonseca de Sumaré; pastor Ailton lá da Igreja de Cristo Pentecostal em Mauá; doutor Airton lá de Itu; pastor José Fanis lá de Miracatu, pastores mais distantes, mais longe. Pastor Derival lá de Mogi Mirim; pastos Cláudio lá de Tatuí, pastor Rubens de Barra Bonita, de Registro, pastor Ismael lá de São Carlos; pastor Cláudio de Novo Horizonte; doutor Gilberto Precinoti, nosso amigo da Assembleia de Deus Shekinah, conversamos com ele esta semana sobre a sua orientação que V.Exa. deu, e tantos outros pastores que estão aqui Pastor Narciso da Fé lá de Ribeirão Preto; pastor Osni representando pastor Deró de Andrade que está lá em Belém do Pará; pastor Adelino Alves Ribeiro de Mauá. Enfim, quero registrar em nome deles e estamos cumprimentando a todos os demais pastores, pastor Dilmo dos Santos de Piracicaba, ilustre deputado, pastor Alcides.

Quero que aplaudam pela vinda desses ilustres pastores Presidentes. (Palmas.)

Quero registrar a presença do vereador Gerson Constantino lá da nossa instância turística de Ribeirão Pires, bem vindo. E também a ilustre vereadora Noemi Nonato, eu a vi por aqui, não sei onde ela está, está aqui à minha direita, vereadora Noemi Nonato, aplausos pela vinda da vereadora, cantora Noemi Nonato. (Palmas.)

Passamos então ouvir o maestro Xisto na apresentação do Coral da Assembleia de Deus do Brás.

Queremos informar aos irmãos que o Auditório Franco Montoro está hiper lotado, e tem um telão lá e nós aqui, vamos louvar a Deus pela presença dos irmãos que estão no outro Plenário, paralelo a este. Quer dizer, mais adiante, e vários irmãos estão lá. Vamos aplaudir ao Senhor pela vinda dos irmãos que estão lá no Auditório Franco Montoro. (Palmas.) Obrigado irmãos de Tremembé, pastor Francisco e comitiva, Deus abençoe.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Ouçamos a palavra do ilustre deputado pastor Dilmo dos Santos, nos termos regimentais.

Quero registrar a presença do pastor Cássio Luciano dos Santos representando o pastor Jessé de Mogi Guaçu, e o doutor Paulinho, ilustre prefeito da cidade de Mogi Guaçu. Registramos a presença desses nobres irmãos.

E antes da fala do deputado Dilmo dos Santos, lembramos a todos que esta Sessão Solene estará sendo transmitida domingo, às 21 horas, na TV Assembleia. Quem tem TV por assinatura estará, portanto, assistindo esta Sessão Solene. E quem desejar o CD, DVD nós também estaremos produzindo oportunamente, eu e o pastor deputado Dilmo dos Santos, eu vou pedir para ele pagar um DVD.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS – PV – Senhor Presidente, que nesta oportunidade posso saudá-lo com a paz do Senhor, pastor José Domingos Bittencourt, parabenizando-o inicialmente na minha fala pelo sucesso da Sessão Solene que hoje participamos. Agradecer a Deus por estar aqui, e a todas as lideranças da Assembleia de Deus no Brasil na pessoa do nosso Presidente pastor Samuel Ferreira. Presidente neste Estado, Presidente das Assembleia de Deus no ministério de Madureira, e na pessoa também do pastor Alcides Favaro, na qual cumprimento todos os outros ministérios.

Para nós é um privilégio grande poder estar nesta noite, além de estar cultuando a Deus poder comemorar os 100 Anos da Assembleia de Deus no Brasil. É uma oportunidade única que ficará na nossa história. Eu tenho certeza que você não perdeu o seu tempo em vir a este lugar.

Agradecer a Deus pelo sucesso que Deus tem dado a nossa denominação, nossa denominação que é pioneira no pentecoste, no Brasil. E, na verdade, o pentecoste significa festa, e hoje nós estamos festando. Alegro o meu coração, senhor Presidente, ontem quando pude ter um momento de grande prazer quando ouvi uma das grandes redes de TV do país dispensar pelo menos 10 minutos do seu tempo para falar das Assembleia de Deus. Naquele momento, a Rede Globo de televisão constatou que hoje no Brasil já somos mais de 110 mil templos, e estamos chegando a 15 milhões de membros. (Palmas.) E para nós é uma alegria fazer parte deste grande sucesso.

Perdi aqui perdão não ter citado o meu grande amigo deputado Vaz de Lima, que já foi Presidente desta Casa algumas vezes.

E agradecer a Deus e a todos vocês principalmente aos irmãos que tem cooperado, nos ajudado dizendo a vocês que o sucesso é nosso porque o Senhor Deus está com seu espírito no nosso meio. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Foi a palavra do Deputado Dilmo dos Santos.

Seguiremos o roteiro e ouviremos a cantora e vereadora Noemi Nonato. E em seguida ouviremos a palavra do deputado federal Vaz de Lima, José Carlos Vaz de Lima.

Quero registrar a presença do pastor Marcos, lá de Piedade, nossos amigos, irmão Fernando, irmão Marcelo, Deus abençoe. E leve a nossa saudação aos irmãos lá de Piedade.

A Vereadora Noemi Nonato se aproxima da tribuna. O reverendo Osmar José da Silva, Presidente da Assembleia de Deus de Sorocaba pede escusas por não comparecimento. Também o doutor Hélio dos Santos, prefeito de Campinas; também o prefeito e sempre deputado Mario Reale, prefeito de Diadema; deputado Beto Trícoli que é Presidente da Comissão do Meio Ambiente desta Casa. Voto de congratulação do vereador Sandro Heleno lá da cidade de Itararé, divisa com o Paraná, que também faz menção a este ato, este momento. Deputado Estevam Galvão, líder dos Democratas aqui nesta Casa; deputado Antonio Mentor da bancada do PT aqui desta Casa; deputado Aldo Demarchi que é o Segundo Secretário deste Parlamento, da Mesa Diretora; Senhor Marco Aurélio Bertaliolli, que é o ilustre prefeito da cidade Mogi das Benções justifica a sua ausência; e a senhora Adriana Del Bem que é prefeita municipal lá do município de Conchas.

Ouçamos então a vereadora e cantora Noemi Nonato.

 

A SRA. NOEMI NONATO – Quero cumprimentar a todos, uma boa noite na paz do Senhor. O nosso querido proponente desta Sessão, deputado José Bittencourt, também na pessoa do pastor Samuel Ferreira cumprimento a todos, pastor deputado Dilmo dos Santos que propôs a Sessão junto com o nosso deputado.

Vamos cantar para comemorar este momento tão especial que diz que a vitória é do povo de Deus. Vamos cantar este louvor, e quero pedir durante o refrão que os irmãos louvem a Deus comigo. Estamos agradecidos por esta noite maravilhosa, vamos cantar.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Vereadora Noemi Nonato, Deus a abençoe.

Ouviremos então a fala do deputado Vaz de Lima, José Carlos Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA – Saúdo os irmãos na graça e na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Quero cumprimentar o Deputado José Bittencourt, grande amigo, grande irmão por quem tenho muita consideração e muito apresso, aprendi muito ao longo desses últimos anos com o Deputado José Bittencourt aqui nesta Casa. Para mim é uma agradável experiência poder conviver com ele como pastor da igreja Assembleia de Deus e deputado aqui comigo. Costumo dizer que o meu fardo nesta Casa, como Presidente desta Casa ou como líder do governo que fui, foi muito atenuado pela presença e pelo companheirismo do Deputado José Bittencourt. Obrigado, Deus abençoe muito a sua vinda.

Não tive oportunidade de conviver com o Deputado Dilmo dos Santos, quando o Deputado chegou, eu já tinha ido para Brasília. Quero cumprimentar a senhora Noemi Nonato que acabou de louvar a Deus com um cântico, Vereadora e o Deputado Fernando Capez que já foi embora. Cumprimentar, também, a todos os pastores, irmãs e irmãos nas pessoas do reverendo e pastor Samuel Ferreira, do pastor Samuel Rodrigues e do pastor Alcides Favaro. Não é possível falar tudo, brinquei que tem muito capa preta aqui, todo mundo aqui. Quero cumprimentar a todos, que todos se sintam cumprimentados.

Eu sou pastor jubilado, o Deputado José Bittencourt já falou da igreja Presbiteriana Independente, 36 anos, e confesso que toda vez que tenho que enfrentar um púlpito, um público como este, ainda tenho frio na barriga. A minha convivência com a Assembleia de Deus é mais de 50 anos. Morei ao lado da igreja Assembleia de Deus em São José do Rio Preto para Belém e gostava muito, porque muitos dos cânticos da harpa também são cânticos da igreja Presbiteriana Independente, nós usávamos naquela época os salmos e hinos, o Rude Cruz, por exemplo, que acabamos de cantar.

A minha igreja fez 100 anos agora em 2003, também fizemos uma Sessão Solene aqui, o Deputado José Bittencourt esteve aqui, portanto, um pouquinho mais velha que a Assembleia de Deus no Brasil. E o hino que nós adotamos como hino oficial que é “Um pendão real nos entregou o rei” é o 46 da harpa. E eu escutava sempre aquele “oh vem, vem, vem Assembleia comigo” que é o hino oficial da Assembleia de Deus. Então a minha convivência é muito ampla, muito grande com a igreja. E eu tenho muito a agradecer a Deus pela vinda da igreja Assembleia de Deus no Brasil.

Para tentar manter-me aqui em cinco minutos, quero deixar aos irmãos uma palavra, uma palavra do Apocalipse, da 6ª Carta da Igreja de Filadélfia que diz assim: “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve, isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de David, o que abre e ninguém fecha. E fecha e ninguém abre. Eu sei as tuas obras, eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar. Tendo pouca força guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”.

Eu fico imaginando a visão dos irmãos dizendo: vá à Belém. Vá à Belém. E abrindo aquele mapa e caçando essa tal Belém, encontram Belém do Pará, uma porta que Deus abriu nesta terra para que os irmãos viessem e aqui fizessem a história, a belíssima história que os irmãos têm construído ao longo destes 100 Anos aqui no Brasil. (Palmas.)

Poucas instituições vivem 100 anos. E a Assembleia de Deus, com todas as suas ramificações, o Deputado José Bittencourt toda vez que tenta me explicar isso, ele dá um nó na minha cabeça. Mas, sabe que esses dias, Deputado José Bittencourt, o Deputado Dilmo dos Santos foi visitar-me aqui no escritório e explicou-me em duas palavras aquilo que V.Exa. tentou esclarerecer nesse tempo todo e não conseguiu. E foi fácil, tudo que é Madureira está ligado aqui no Manoel Ferreira, e tudo que não é Madureira está ligado no José Wellington. Consegui entender, e os dois ligados no Senhor Jesus. (Palmas.)

Evidentemente, não são essas siglas que nos dividem, porque há um ser maior que tudo isso, que nos une, que nos faz ver e nos faz sentir a importância de estarmos unidos pela causa, ele é o senhor Jesus. Por isso, fiz questão de deixar esse texto com os irmãos. Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de David que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre. Eis que pus diante de ti uma porta aberta.

Parabéns a todos que têm construído esta história a partir desta porta que foi aberta em Belém do Pará há 100 anos atrás permitindo que tantos milhões de brasileiros fossem alcançados pelo evangelho de Cristo. Deus abençoe. Parabéns Deputado José Bittencourt. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Deputado Vaz de Lima, ilustre reverendo presbiteriano. Um ano que eu quero testificar aqui. Eu estava falando com o pastor Samuel, pastor Alcides, pastor Dilmo, e demais irmãos, presidiu esta Casa de forma impoluta, sem jamais declinar princípio na gestão deste Parlamento. Assumiu o Governo do Estado interinamente, e sempre honrou a sua crença e a sua fé. Nós estamos aqui no centro do Poder Legislativo de São Paulo, todas as temáticas, todas as teses, todas as políticas de Estado que são originadas, quer seja pelo Tribunal de Justiça, pelo Poder Judiciário, pelo Executivo, pelo Governador do Estado ou por esta Casa, elas são discutidas aqui, onde os irmãos estão sentados. Aqui, neste centro do Poder de São Paulo, Poder Legislativo. E é aqui que nós estamos dizendo que Jesus Cristo é o senhor dos senhores, e o rei dos reis. É aqui que a igreja se apresenta para adorar e exaltar o nome soberano do senhor Jesus. É aqui que as lideranças se expõem, vocês, os senhores, as senhoras estão aqui presentes em uma demonstração clara de que estamos unidos em prol da disseminação do evangelho de Deus aqui nesta nação.

Ouviremos o pastor José Elias Croce, Presidente da Assembleia de Deus, de Guacurí  - Diadema, traçar um breve histórico da Assembleia de Deus no Brasil.

Enquanto ele se aproxima, não sei se o som pode tocar aquela música da Assembleia de Deus que eu pedi que fosse feita no início da sessão. Enquanto o pastor Elias Croce se aproxima do Parlatório.

Queremos registrar a presença do pastor Paulino, segundo vice-Presidente da Cieadespel, lá uma caravana de Matão. Pastor Elias é Vice-Presidente da Assembleia de Deus Nova Vida, e também a justificativa do ilustre Prefeito de Rio Claro Sr. Valdir Natalino Andreeta.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Muito obrigado, Deus abençoe.

Tem a palavra o Pastor Elias Croce. (Palmas.)

 

O SR. ELIAS CROCE – Ilustríssimos deputados, ilustríssimos pastores, autoridades, ilustríssimo pastor e Deputado José Domingos Bittencourt, pastor e Deputado Dilmo dos Santos, e demais Parlamentares desta Casa. Reverendo Samuel Ferreira, digno Presidente da Conamad, pastoras, senhores e senhoras. Graça e paz estejam convosco.

O salmo 118, versículo 24 nos diz o seguinte: “Este é o dia que o senhor fez. Regogizemo-nos e alegremos-nos” Coube-me a honrosa e oportunidade de falar-vos mais uma vez, abreviadamente, sobre um pouquinho da nossa história, a princípio, discorrerei sinteticamente sobre os primórdios do evangelho no Brasil e um breve histórico dos movimentos que antecedem a formação das Assembleias de Deus como mãe do movimento pentecostal, formando um elo, partindo da igreja primitiva inaugurada no pentecoste e mergulhada na história até os dias de hodiernos.

Convêm destacar neste momento histórico que os primórdios do evangelho no Brasil também iniciou-se com o evangelho. Segundo o que consta, exclamou Henrique Martins, quando passava aqui pelo Brasil fez uma escala em Salvador e disse: bem aventurado quem evangelizar este país. Desta forma o Brasil foi descoberto em 1500, mas em 1555 já chegaram os primeiros evangélicos em nossa nação brasileira com a invasão francesa. E o primeiro sermão pregado em solo brasileiro foi em 10 de março de 1557 por Peter Richard que discorreu sobre o Salmo 27, Versículo 4, falando a seguinte expressão: “Uma coisa pediu o senhor e a buscarei, que possa morar em sua casa em todos os dias da minha vida para contemplar a formosura do senhor e inquirir o seu tempo”.

Dessa maneira, senhores pastores e autoridades, podemos verificar que o nosso país também começou após 50 anos com o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois temos registrado na história que vieram os holandeses e assim formaram-se as primeiras denominações em nossa nação, igreja Anglicana 1819, igreja Metodista 1836, igreja Luterana 1845, igreja Congregação Nacional 1855, igreja Adventista 1895, Congregação Cristã no Brasil 1910, Exército da Salvação 1922, mas em 1910 também chegava aqui no Brasil os nossos enviados lá da outra América Daniel Berg e Gunnar Vingren.

É de bom alvitre também esclarecer que este nome Movimento Pentecostal está atrelado a uma festa judaica, o qual já ouvimos aqui nesta noite, onde se registra a descida do Espírito Santo. Historicamente somos conhecidos como pentecostais exatamente porque enfatizamos o Dia de Pentecoste, uma festa que o Senhor veio com o seu espírito, conforme registra capítulo II, e veio o Espírito Santo sobre todos que estavam assentados e foram vistos línguas repartidas como que de fogo aos quais pousavam sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito, e começaram a falar em línguas. E isso ocorreu no Dia de Pentecoste, e posteriormente este nome foi cunhado, ligado a nossa história.

Dessa maneira creio e podemos sustentar que as Assembleias de Deus formam um elo de pentecoste até o momento presente. Podemos verificar que os constantes avivamentos, o avivamento pós-apostólico, o trabalho dos mestres apologistas defendendo a fé cristã e destacando aqui Tertuliano que foi um dos grandes mestres e apologistas que defendia a fé quando instituições estranhas queriam abrasar ou infiltrar-se posteriormente. Agostinho que é conhecido como Santo Agostinho, foi um grande homem, no qual existe uma inscrição do próprio Agostinho que dizia: “Nós faremos o que os apóstolos fizeram quando impuseram as mãos sobre os samaritanos pedindo que o Espírito Santo caísse sobre eles”. Demonstrando assim uma visão pentecostal de graça de Deus que caminha sobre a história.

Veio, posteriormente, um momento de trevas, mas lá na frente nós vemos Deus levantando os seus rabiscos, os homens e mulheres que faziam jus a unção e a graça de Deus. Vemos John Iclif que defendia o pensamento e que as sagradas escrituras são propriedade do povo. É a graça de Deus, a palavra de Deus, assim saíram os lolardos, posteriormente, John Huss 1369 à 1415, quando foi queimado em uma fogueira  ele disse: “Hoje vós queimai um ganso, mas daqui 100 anos nascerá um cisne, contra ele não poderei nada a fazer”. Huss cujo significado na sua língua significa ganso.

Havia de fato profetizado, porque 100 anos após viera Martino Lutero com o elo da graça de Deus e Martino Lutero deu-se, novamente a bíblia ao povo. Os registros dizem que Martino Lutero era um homem cheio do Espírito Santo, lhe antecede Jerônimo Savonarolla que foi queimado em uma  fogueira, condenado pela instituição religiosa que tinha um grande poder até então. Mas Deus não deixa o seu nome apagar na história, dessa maneira nós vemos o segmento.

Após Martino Lutero, temos o Inglio que foi o grande inspirador de Calvino. Na verdade, dizem que de Inglio partiram as grandes idéias, as grandes teologias tais como: Os Anabatistas e até mesmo o Pietimos, posteriormente, Nicolau foi também alcançado pela visão desta missão oriunda da Reforma.

Os Morávios que tiveram como líder Nicolau Von Zinzendorf, fundaram uma missão, Missão Orávia, inauguraram um movimento de oração cuja história registra que durou aproximadamente 100 anos de oração. Orações que subiram e estão diante do senhor. Desta forma foram desencadeando avivamentos contínuos, até chegarmos à Inglaterra com John Wesley que Deus o levantou. Pastor foi levantado por influência dos Morávios.

Surgiu então o Partido Evangélico, até hoje usamos o nome Evangélicos, oriundo dessa manifestação gloriosa na Inglaterra. Posteriormente, tivemos sucessivos avivamentos que não convêm destacar devido a exiguidade de tempo, até chegarmos na Rua Azuza.

O Movimento da Rua Azuza foi marcado. Marcado por homens e mulheres que sentiam um grande desejo de um avivamento no século que se iniciava. John Walker, em seu livro, conta a respeito do avivamento mundial, fala de um homem chamado Charles Parram, que se organizou com 40 alunos em uma casa chamada Betel, em uma mansão de pedras douradas, eles queriam saber de Deus qual era a resposta. Qual era a solução de Deus para o novo século. E eles continuaram a estudar a palavra de Deus, orar, buscar uma resposta ao Senhor, até que veio uma inquietação de seu líder. E a inquietação era essa: qual é o sinal do derramamento do Espírito? Qual é o sinal do batismo no Espírito Santo? Eles começaram a estudar atos dos apóstolos, até que chegaram todos a uma mesma conclusão, que a evidência do batismo no Espírito Santo era falar em línguas. Isto é o que ficou configurado. E eles resolveram praticar. O mesmo orou por uma jovem chamada Agnes e esta moça, esta jovem de 18 anos foi cheia do Espírito e começou a falar em línguas. Deus desencadeou um movimento para a Rua Azuza, e nessa época onde haviam muitos homens e mulheres que vinham da Suécia em 1900, no início de 1900 viera Daniel Berg, posteriormente viera Gunnar Vingren da Suécia devido a uma grande crise em seu país. Ambos já eram evangélicos, pertenciam à igreja Batista, e foram alcançados pelo movimento da Azuza.

Gunnar Vingren filiou-se a igreja de Chicago, formou-se em teologia, estudou 5 anos, formou-se Bacharel em teologia. Estava preparado para ir à Índia, quando Deus usou uma irmã, ele disse que ele seria enviado para missões depois de ter sido cheio do Espírito Santo. Posteriormente encontrou com Daniel Berg e ambos fizeram uma aliança maravilhosa, foram à casa de um irmão chamado Adolfo Undin, o qual foi usado por Deus em profecia, dizendo que ambos seriam enviados para um lugar chamado Belém.

Os dois foram procurar, analisaram amiúde onde seria esse lugar. E descobriram até então que este lugar ficava nos confins da terra, isto é,  Belém. Ambos decidiram obedecer o chamado de Deus e vieram à Belém do Pará. Quando decidiram tomar essa decisão forte não tinham apoio de igrejas, não tinha alguém que os sustentassem, não tinham dinheiro para viajar, e também não havia ninguém que os esperasse em Belém do Pará. Mas ambos estavam dirigidos por Deus, pelo espírito de Deus e vieram. Único dinheiro que tinham era 90 dólares. Mas antes de chegar até o lugar do embarque resolveram doar esses 90 dólares para um jornal pentecostal, e ficaram sem dinheiro, também sem denominação e sem um respaldo.

Diz a história que naquele momento Gunnar Vingren disse: estamos sem dinheiro, estamos sem denominação, pertencemos a denominação dos céus. Deus já tinha, na sua eternidade, escrito a formação das Assembleias de Deus no Brasil. Chegaram à Belém do Pará em 19 de novembro de 1910, Dia da Bandeira. Um dia em que o nosso Brasil seria impactado. Não havia ninguém que os esperasse, não havia uma igreja que os apoiasse. Não sabiam falar a língua, não conheciam muito a respeito do clima, não conheciam a respeito das situações, do que ocorria em Belém. Embora o que a história diz que naquela ocasião Belém era chamada de Belle Époque, a Bela Época de Paris, e chegando ali sentaram em uma praça e fizeram uma oração. Deus atendeu a oração daqueles dois homens de Deus, por ali passava um homem chamado Adriano Nobre e os viu, aproximou-se deles falando em inglês e os encaminhou a igreja Batista daquela localidade. Assim inicia a pregação da fé pentecostal.

Quando ensinando a respeito da fé pentecostal uma irmã conhecida como Celina de Albuquerque recebeu o batismo no Espírito Santo. E o batismo no Espírito Santo na vida dessa irmã impactou a igreja, impactou o local, impactou a região, e não foi possível que um grupo permanecesse naquela igreja. Ambos foram expulsos e assim no dia 18 de junho de 1911 reuniram-se formando a igreja Missão de Fé Apostólica, assim inicia as Assembleia de Deus no Brasil. Não necessariamente com o nome Assembleia de Deus, porque esse nome brotou, nasceu em 1918, oficialmente a igreja foi registrada como Assembleia de Deus. Nessa ocasião aconteceu um fato em Belém, que era a época da borracha. Todos iam à Belém do Norte, Nordeste para trabalhar nos seringais, e nesses seringais, oriundos dos vários Estados do Brasil, estava sendo pregada a fé pentecostal.

É interessante observar que eles vinham e eram alcançados pelo evangelho, pela pregação do evangelho, e um levava o evangelho ao outro. Segundo a história, posteriormente, veio uma crise nesse Ciclo da Borracha e os seringueiros tinham que voltar para os seus Estados de origem, mas eles voltavam com a fé pentecostal, e um ia falando de Jesus para os outros. Um ia falando ao outro, e dessa forma o evangelho ia se espalhando pelo Brasil.

Até que chegou o momento de Gunnar Vingren deixar Belém do Pará, a primeira cidade que ele se instalou durante um bom tempo foi no Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro Deus fez uma grande obra na vida de um jovem que andava pelas ruas de São Cristóvão, filho de um general, ele queria também seguir a carreira militar do seu pai. Mas, um dia andando pelas ruas, segundo conta a Bíblia do Centenário da nossa Editora Betel, tropeçou em um folheto e aquele folheto falava de Jesus. Ele olhou o folheto e foi até o local onde estava indicado, e ali encontrou com a irmã Florinda Brito, que o encaminhou, ele participou da oração e Deus fez uma grande obra na vida desse jovem, o nome dele é Paulo Leivas Macalão. (Palmas.)

Este homem fez um excelente trabalho no Brasil e no Rio de Janeiro, formando o Ministério das Assembleias de Deus, Ministério de Madureira. Tais relatos são importantíssimos para a condução e para o processo do crescimento da igreja. Nós temos a seguinte descrição: as Assembleias de Deus iniciaram-se em 18 de junho de 1911. Em 11 de janeiro de 1918 fora registrada oficialmente, e no ano de 1933 o nosso líder apóstolo Gunnar Vingren passou para o Senhor, teve que voltar a sua terra e partiu para a eternidade, e uma das palavras que ele deixou para a igreja brasileira foi esta: diga-lhes que vou feliz com Jesus, como o pai, em Cristo, exorto a todos a receberem a graça de Deus, quero operar mais santidade e humildade, para que possam receber os dons do Espírito Santo. Somente dessa maneira a igreja de Deus poderá estar preparada para a vinda de Jesus. Palavras que Vingren deixou aos irmãos brasileiros antes de partir para a glória.

E, quero concluir esta fala, senhor Presidente, contando uma história de como cresce as Assembleias de Deus no Brasil. Nós ouvimos, hoje, que somos aproximadamente 15 milhões, cheguei ontem da Europa, estava em Luxemburgo e lá vi muitos irmãos levando a fé assembleiana do Brasil para a Bélgica, para a Alemanha, para a Suíça e para os nossos irmãos portugueses. Em 1913, um homem chamado José Plácido foi enviado daqui do Brasil para Portugal, assim nasceu e cresceu lá as igrejas Assembleias de Deus. Nós estamos crescendo como a semente lançada em terra fértil.

Conta a história que uma dessas professoras, abnegadas servas de Deus, que lecionam nas escolas dominicais, foi lecionar em uma das escolas, ela gostava sempre de fazer uma pergunta no início da sua aula. Ela perguntou para os alunos: alguém de vocês sabe onde fica o inferno? Houve um silêncio na sala de aula, mas de repente um jovenzinho levantou a sua mão, lá atrás, e disse: eu sei onde fica o inferno. E a professora então lhe perguntou: onde fica o inferno? Ele disse: o inferno fica lá em casa. A professora ficou horrorizada e disse: como o inferno fica na sua casa? Ele disse: olha, o meu pai é ébrio, embriaga-se todos os dias, chega em casa bate na gente, quebra tudo que tem em casa, arrebenta tudo, os vizinhos andam a dizer que minha casa é um inferno e eu concordo, a minha casa é um inferno. A professora não teve como arrancar do seu coração essas palavras. Depois de três meses ela foi escalada na mesma sala e viu que o garoto estava ali sentado, e fez uma pergunta totalmente diferente, lembrando-se aquela primeira ocasião que perguntou a sala: alguém de vocês sabe onde fica o céu? Houve um silêncio na sala de aula, e de repente aquela mesma criança, aquele mesmo adolescente levantou as suas mãos e disse: eu sei onde fica o céu. Ela disse: mas você? Sim, eu sei. Então onde fica o céu? Ele disse: lá e casa. A professora perguntou: como pode? A sua casa é o céu ou é o inferno? Não posso entender tal resposta. O garoto levantou-se e disse: professora, minha casa era o inferno, mas há dois meses passou um casal de pregadores, de missionários, aqueles que falam que Jesus salva, cura e batiza no Espírito Santo. Minha mãe abriu as portas e eles começaram a falar que Jesus liberta e transforma, à medida que os missionários falavam de Jesus o céu entrava na minha casa e o inferno saia. Meu pai chegou e ouviu as palavras, aceitou Jesus, minha mãe aceitou Jesus, meus irmãos aceitaram Jesus, hoje a minha casa é o céu. Era o inferno, mas agora é o céu. Esse é o trabalho das Assembleias de Deus no Brasil e no mundo. Deus abençoe e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Deus abençoe. Pastor José Elias Croce, obrigado. Deus abençoe.

A mensagem de Daniel Berg e Gunnar Vingren, em especial a de Daniel Berg, era Jesus salva, Jesus cura, Jesus batiza com o Espírito Santo e leva para os céus. Esta era a mensagem, simples como tem que ser a mensagem do evangelho.

Ouçamos então a Orquestra da Assembleia de Deus do Brás, agora sim maestro José Paulo.

Depois ouviremos já a palavra também, eu peço desculpas aos ilustres pastores que exerçam o poder da síntese. Nós estaremos ouvindo o pastor Alcides Favaro, depois apresentação do Coral do Brás do maestro Xisto, e já nos encaminhamos para as homenagens e encerraremos o evento.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Glória a Deus, parabéns José Paulo. (Palmas.) Parabéns à Orquestra. Que bonito!

Com a palavra o Pastor Alcides Favaro, ilustre Presidente da Comoespo, e também da Assembleia de Deus, ministério do Ipiranga. Pastor Alcides Favaro é Presidente desse ministério que tem inúmeras igrejas, dentro e fora de São Paulo. Tem um trabalho missionário muito forte através da Cemad. Um homem de Deus, coração na obra, sucedeu o pastor Alfredo Reikdal, que é um dos pioneiros da Assembleia de Deus no Brasil. Vejo aqui na foto o pastor José Ezequiel da Silva que está com 94 anos, também é um dos grandes pioneiros, ele foi professor do pastor Samuel Ferreira.

Tem a palavra o Pastor Alcides Favaro.

 

O SR. ALCIDES FAVARO – Muito obrigado, Sr. Presidente da Mesa Deputado José Bittencourt. Parabéns por este evento tão bem organizado que está transcorrendo de um modo muito bom, muito agradável. E a todos os presentes, pastores, pastoras, obreiros de modo geral e convidados desejo saudá-los com a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém meus amados.

Mensagem Pentecostal está centrada em São Marcos capítulo 16, partido do verso 16: “Quem crê e for batizado será salvo. Mas quem não crê será condenado. E esses sinais seguirão aos que crerem e em meu nome expulsarão demônios, falaram novas línguas. Pegaram na serpente e se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum. E porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. O Senhor depois de lhes ter falado foi recebido no céu, e assentado a direita de Deus. E eles tendo partido pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiam. Amém”.

Esses versículos, esse ide de Cristo com os sinais para confirmar a mensagem, esses sinais fazem parte da Assembleia de Deus no Brasil. Eu não estou dizendo que esses sinais são propriedade nossa, absolutamente não quero dizer isso, mas aqueles que obedecerem a Cristo nesse ide de pregar o evangelho e crerem nas promessas do Senhor serão grandiosamente abençoados.

Concernente a Assembleia de Deus no Brasil, pastor Elias Croce trouxe aqui uma explanação desde os primórdios, e eu acredito que nós ficamos satisfeitos, pelo menos eu estou satisfeito pela história assembleiana que ele nos trouxe desde a sua origem até a chegada ao Brasil, conforme nós ouvimos.

Eu tenho aqui rascunhado alguma coisa e passarei a ler a todos os presentes. Eu espero primeiro não cansá-los. Dizia o saudoso pastor Alfredo Reikdal, que dura coisa é pregar em um auditório cansado. Porque aqueles que estão cansados querem descansar, querem se retirar. E às vezes nós, e eu também, excedemos o prazo normal e cansamos um pouco os nossos amados irmãos. E eu não pretendo fazer isso, sou muito respeitador daqueles que comparecem a igreja porque eu sei que aqueles que comparecem tem compromisso com Deus, e tem compromisso também com a igreja. Então eu passo a ler.

Quando desembarcaram em Belém do Pará no fim de 1910 Gunnar Vingren e Daniel Berg já haviam recebido a experiência do batismo no Espírito Santo. Eles vieram orientados por Deus para trazer a mensagem pentecostal. Vi o Deputado José Bittencourt falando conosco ali à mesa de Daniel Berg – eu o conheci pessoalmente. Conversei com ele, participei de alguns cultos com ele. Era um homenzarrão, homem simples e humilde, muito amigo das crianças, era de verdade um homem de Deus. E a mensagem que ele pregava em quase todos os cultos, mas cheia do Espírito Santo era esta: Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e leva para o céu.(Palmas.)

E o resultado dessa mensagem eivada no poder do Espírito Santo era maravilhoso. As pessoas vinham a Cristo, recebiam Jesus como Senhor e Salvador, e não ficavam nisso. Elas seguiam a Cristo. Também não ficavam nisso, mas elas também serviam a Cristo. Recebidos na igreja Batista de Belém do Pará começara a pregar esta mensagem. Os primeiros que declararam publicamente a sua fé foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não somente creram, mas determinaram permanecer em oração até que Deus as batizasse no Espírito Santo, conforme está registrado em Atos capítulo 1, verso 39.

Em uma manhã de 2 de junho de 1912, na Rua Siqueira Mendes, 67, no bairro Cidade Velha, lá em Belém, Celina Albuquerque recebeu a tão desejada experiência do batismo no Espírito Santo. No dia 13 de junho 13 crentes batistas creram na doutrina pentecostal e foram excluídos da sua igreja, porque eles não podiam crer que Jesus batizava com o Espírito Santo. Seguindo-se a estes mais sete crentes, três membros e quatro congregados, 18 desses irmãos mais Gunnar Vingren e Daniel Berg reuniram-se no dia 18 de junho na residência de Celina Albuquerque fundando uma nova igreja, inicialmente chamada Missão da Fé Apostólica contribuindo para uma maior expansão do movimento pentecostal e que teve boa receptividade por parte dos brasileiros.

A igreja funcionou durante algum tempo na casa de Celina Albuquerque e depois se transferiu para a Avenida São Jerônimo, 224. No dia 4 de janeiro de 1918 foi registrada oficialmente como Assembleia de Deus, nome adotado por igrejas pentecostais nos Estados Unidos 4 anos antes, isto é, 1914. Organizada a igreja, os pioneiros tiveram melhores condições de realizar o trabalho para o qual foram designados por Deus. Gunnar Vingren foi escolhido como pastor do novo rebanho e como presbítero foi designado o irmão Manoel Maria Rodrigues. O trabalho crescia, pois o Senhor Jesus continuava a salvar, curar e batizar com o Espírito Santo. Imediatamente Daniel Berg e Gunnar Vingren começaram a realização de cultos públicos em vários lugares, principalmente na residência dos irmãos onde outrora a igreja a que pertenciam havia realizado cultos. Isso aconteceu cerca de 7 meses após a chegada deles ao Brasil.

Dessa maneira graças à bondade e à misericórdia de Deus, no início do século passado, iniciou-se o maior fenômeno evangelístico pentecostal no Brasil. No início Gunnar Vingren pouco viajava, pois sua missão era pastorear o pequeno rebanho, além de orar muitas vezes, dias e noites, pelo sucesso da obra do Senhor. Daniel Berg era evangelista. Ele teve particular êxito no trabalho de evangelização pessoal, na venda de livros, e distribuição de passagens bíblicas, o que lhe dava oportunidade de testificar muitas pessoas de casa em casa, e nas viagens que empreendeu no interior do Pará. Na época, mesmo tendo um escasso vocabulário em português, no momento que o Espírito Santo colocava as palavras certas na sua boca a sua mensagem era simples e ele falava sempre a todos que encontrava: Jesus Cristo salva, batiza com o Espírito Santo e nos leva para os céus.

E eu tenho aqui um pequeno relatório de Gunnar Vingren que eu não vou demorar mais que três minutos, peço aos senhores que não se desanimem. “Pode-se mencionar as perigosas e venenosas serpentes que se encontram por todos os lados, e os homens maus e perversos juntos para fazerem todo tipo de maldade. Também enfrentamos perigos nas viagens, no mar e nos rios, porém, em meio a tudo isso, Deus nos tem guardado e sustentado durante todos estes anos. Aleluia!

É maravilhoso ver como Deus despedaça as portas de ferro e livra os presos da prisão. Quando a verdade simples de Jesus é pregada com o poder do Espírito Santo, a palavra é sempre acompanhada de sinais e milagres também. Certa noite uma das irmãs trouxe a sua própria irmã de sangue ao culto e ali uma crente profetizou para sua irmã que era descrente que ela devia aceitar Jesus. Sua irmã entrou em agonia por seus pecados e se entregou ao Senhor. Naquela mesma noite Jesus a batizou com o Espírito Santo e ela começou a falar em línguas e louvar a Deus. Quando os parentes dos crentes observam a vida justa deles, e os ouviam falar em línguas, profetizar, cantar hinos espirituais e testificar com sabedoria ficaram completamente convencidos da realidade do poder de Deus. Quando, por exemplo, ouviam os seus próprios parentes falarem em novos idiomas, apesar de serem analfabetos reconheciam que todo vinha                                                           de Deus.

Os inimigos que no princípio desta obra se levantaram contra Deus têm sido castigados por ele de maneira terrível. Prestem atenção. Uma pessoa ficou leprosa, eram inimigos do evangelho. Outra que nos havia feito muito mal e estava prometendo mais perseguições morreu de repente. Um terceiro que jurou perseguir o povo de Deus até o fim da sua vida contraiu repentinamente três enfermidades terríveis. Outro disse: ‘eu gostaria de cortar as pernas destes protestantes’, pouco tempo depois este homem foi encontrado morto à beira de um rio. Os animais selvagens haviam comido uma de suas pernas. A palavra de Deus diz: ‘não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.’ Primeiro livro de Crônicas, capítulo 16, verso 22”.

Já nos primeiros anos de trabalho no Brasil ouvimos a seguinte profecia: Ai daquele que se levantar contra esta obra. Nós temos visto como isto se tem cumprido literalmente. Hoje todos nós que aqui estamos presentes, louvamos a Deus pelas milhões de vidas que receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Ao nosso Deus todo poderoso tributamos honras e glórias para todo sempre. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Deus abençoe, pastor Alcides Favaro.

Agora estaremos com a apresentação do Coral da Assembleia de Deus do Brás, maestro Oswaldo Xisto.

E depois a palavra com o pastor Samuel Ferreira, e estaremos nos encaminhando para a benção apostólica, as homenagens que serão rápidas e a benção apostólica.

Maestro Oswaldo Xisto, apresentação do Coral da Assembleia de Deus do Brás.

Nossos agradecimentos a todos que vieram, domingo será transmitida esta Sessão Solene às 21 horas pela TV Assembleia. E posteriormente nós estaremos elaborando uma lembrança para os nossos irmãos.

Enquanto o Coral se coloca em posição, registramos a presença da senhora Isabel representando o Luiz, conhecido como Paçoca lá de Barretos. É um companheiro nosso, um grande combatente do PDT, combatente no sentido positivo, irmãos. Também presente o Doutor Estasis Zeglaides, ele é Conselheiro da OAB da Região do Oeste, e pertence à Assembleia de Deus de Carapicuíba. Deus abençoe pastor. E o Bauer que é chefe de gabinete do Deputado Marco Feliciano. Deus abençoe a presença de todos os senhores e senhoras.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Tomai assento por gentileza. Deus seja louvado. Obrigado maestro Xisto e esse coral bonito e também a orquestra.

Está com a palavra o reverendo pastor Samuel Ferreira. E depois estaremos já no momento das homenagens e a benção apostólica.

 

O SR. SAMUEL FERREIRA – Excelentíssimo senhor Presidente desta Sessão Solene que tem por objetivo homenagear a igreja evangélica Assembleia de Deus por ocasião do seu Centenário, Sua Excelência digníssimo deputado, doutor, pastor José Domingos Bittencourt; Excelentíssimo senhor deputado estadual, e digníssimo Presidente da Assembleia de Deus em Piracicaba, pastor Dilmo dos Santos; Excelentíssimo, já ausente, Deputado Fernando Capez; Excelentíssimo Deputado Roberto Lucena representado pelo querido amigo Marcos Miranda; Excelentíssimo Deputado Marco Feliciano, representado pelo seu chefe de gabinete nosso amigo irmão Bauer; Excelentíssimo pastor e amigo deputado federal, sempre Presidente, Vaz de Lima; Excelentíssimo Doutor Edson Pinto, delegado de polícia da Assistência da Polícia Civil, representando neste ato, a Sua Excelência, digníssimo delegado-geral de polícia, Doutor Marcos Carneiro; Excelentíssimo prefeito Marcos, da cidade Rio das Pedras; Excelentíssimo pastor Antonio Aparecido Trevisan, que representa a Convenção da Assembleia de Deus aqui no Estado de São Paulo; Ilustre pastor Elcio Correia, pastor Presidente da Assembleia de Deus de São Bernardo do Campo, Jardim Tupã; pastor Marcos Raposo, primeiro tesoureiro da Convenção Estadual representação do Rio de Janeiro aqui em São Paulo; Ilustríssimo pastor Moacir, digníssimo representante do pastor Samuel Rodrigues, Presidente da Assembleia de Deus de Jandira e umas das grandes convenções deste Estado; Excelentíssimo amigo, ilustríssimo amigo, pastor Presidente da Assembleia de Deus do ministério do Ipiranga e Presidente da Convenção Ortodoxa das Assembleias de Deus aqui em São Paulo, meu amigo pastor Alcides Favaro; Ilustríssimos obreiros presentes, dirigentes de nossas congregações aqui do Campo do Brás, diretoria da Assembleia de Deus do Brás, orquestra e coral da Assembleia de Deus do Brás, membros da Assembleia de Deus do Brás; Excelentíssimos pastores Presidentes das Assembleias de Deus do ministério de Madureira aqui presentes, de acordo com o que me chegou às minhas mãos, mais de 44 pastores Presidentes aqui presentes. Caríssimos senhores e senhoras, amados irmãos e irmãs, saindo do protocolo, a paz do Senhor.

Falar o que meu irmão depois que todo mundo já falou? A quem é o último a falar a sorte é lançada, porque ou ele fala o que ninguém falou ou não tem mais nada para falar. Confesso-lhe que nesta noite ocorre o segundo caso, nada resta a falar. Pastor Elias Croce trouxe ali alguns dados e nem a Wikipedia tinha tantos. O que faltava o pastor Alcides Favaro veio e arrematou, aí acabou de vez. Quando sentou-se ali ao meu lado rindo disse: vou torcer por você. E agora eu estou torcendo por mim mesmo.

Mas a verdade, pastor-deputado José Bittencourt, deputado Dilmo dos Santos, é que a Assembleia de Deus nesse decorrer de 100 anos tem razão para se parabenizar a si mesmo, pois somos nós que nos autoparabenizamos. Porque 100 anos é muita coisa, poderia ter ocorrido tantas coisas ruins no decorrer desses anos, mas feita a somatória do positivo e negativo, aquilo que sobra é tão grande que o negativo nem nos vem à memória.

Começou tudo em Los Angeles, na Rua Azuza, e o jornal de 18 de abril de 1906, o Los Angeles Time, mais importante jornal da Califórnia na época, quando vai falar do que ocorreu naquele dia começa dizendo: “um barulho diferente, aconteceu numa rua chama Azuza. Esse barulho não parou, saiu dali da Rua Azuza e foi para a Suécia”. Na Suécia invadiu o coração de um homem por nome de Eurico Alfredo Nelson, que sai da Suécia e vem para Belém do Pará, e em Belém do Pará inicia uma igreja. Uma igreja por nome de igreja Batista. Esta mesma igreja que depois recebe Gunnar Vingren e Daniel Berg para ali como missionários darem andamento a obra de Deus. A verdade é que esse pastor não conseguiu trazer na plenitude o que ocorreu nos Estados Unidos, e nem tão pouco conseguiu evitar que acontecesse em Belém do Pará o que aconteceu nos Estados Unidos.

Dia 13 de junho de 1911, a igreja Batista tem que agir de uma forma dura e colocar para fora um grupo de irmãos. Não para fora da cidade, mas para fora dos seus templos que não aguentaram o que estava dentro do coração, e resolveram colocar para fora. Que era aquilo que nós comumente chamamos do batismo com o Espírito Santo. Um grupo de alguns irmãos que dali saem e em janeiro de 1918 fundam juridicamente a chamada Assembleia de Deus.

Esse nome, pastor José Domingos Bittencourt, foi dada de uma forma engraçada, eu fui tentar entender como é que escolheram esse nome? Eu fui entender. Gunnar Vingren um dia saiu e acabou o culto e ele juntou esses irmãos e foi para o ponto do ônibus, que não era ônibus, na época era bonde, e conta a história, e eu vou dar o nome aqui de quem fala para eu não errar, quando a gente começa o ministério e a pregar a gente tem vergonha de esconder o esboço, mas depois de 100 Anos da Assembleia de Deus a gente já perde a vergonha do esboço. Deixa eu achar aqui, eu não sou melhor que ninguém. Conta a história que eles saem e quem conta isso é o irmão Manoel Rodrigues um dos veteranos da igreja, saíram e foram para o ponto do bonde e ali no bonde eles começaram a conversar. E Gunnar Vingren diz: gente, como vai ser o nome da igreja? E disse o nome que era o nome citado nos Estados Unidos, Assembleia de Deus ou Assembleia dos Santos. E aí um irmão diz assim: “olha, antes que o bonde chegue vamos dar nome a igreja”, e escolheram no voto ali entre eles, a maioria decidiu, a igreja acabou chamando-se Assembleia de Deus. É uma coisa engraçada que hoje eu entendo, que Assembleia de Deus entrou no bonde e a história nunca mais foi a mesma depois do bonde do nome Assembleia de Deus com certeza. (Palmas.)

Gunnar Vingren um dia escreve uma carta e diz assim: “gente, eu estou passando problema difícil, problema econômico já era daquela época. O dinheiro brasileiro subiu, e o dólar caiu. E nós estamos com dificuldade de dinheiro, será que dá para aumentar a ajuda que vem daí?” Pouca gente fala, a igreja norte-americana e a igreja sueca mandavam recursos para pagar os nossos missionários, e daí a responsabilidade que nós temos que ter com missões. Porque se não fora aqueles irmãos da outra América, e aqueles irmãos lá da Europa em mandar recursos financeiros, nós não estaríamos aqui hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Mas a igreja não para. A igreja não para, e a partir daí começam a acontecer os fatos históricos no decorrer desta história propriamente dita, e fatos que se tornaram históricos, dentre eles o fato de que Gunnar Vingren tem que voltar para o seu país de origem, tem que regressar. Daniel Berg ainda ficou aqui muitos anos, Gunnar Vingren morreu cedo em 1933; Daniel Berg não. Muitos dos irmãos que estão aqui tiveram o prazer, pastor Alcides Favaro, pastor Josué falou comigo esses dias, vários irmãos tiveram a oportunidade de conviver com ele. Eu não tive essa oportunidade, mas muitos aqui tiveram. Gunnar Vingren, entretanto, volta, mas a amizade de Gunnar Vingren e Daniel Berg era tão grande que eles começaram a se conversar, mesmo quando um vem aqui para São Paulo, outro para o Rio, outro fica mais no Norte; e fruto dessas muitas conversas Daniel Berg recebe de Gunnar Vingren a letra de um hino que ele tinha escrito e que sua esposa Frida Vingren tinha colocado a música. Alguns dizem que foi Frida que escreveu, a história real conta que não, quem escreveu esse hino foi sim Gunnar Vingren, que deu a sua esposa que colocou a música naquela letra.

Quem era Gunnar Vingren? Gunnar Vingren era um jardineiro, essa era a profissão de Gunnar Vingren e trabalhava no jardim real em Estocolmo. E ele tinha muita afinidade em mexer com jardim, com plantas, e em especial com flores, rosas. Ele escreve então aquele que é o hino que Daniel Berg canta o resto da vida. Interessante é, pastor José Domingos Bittencourt, como era a amizade desses dois homens. Eles, mesmos não estando mais juntos, Gunnar Vingren já estando descansando no Senhor morto, ele então toda vez que ia se lembrar do amigo cantava essa música. Algumas poucas entrevistas que nós temos de Daniel Berg, todas elas, uma delas está na internet para quem quiser ver, alguém pergunta assim: “Daniel Berg, qual o sucesso do crescimento da Assembleia de Deus?” Imaginem que quando a Assembleia de Deus tinha 500 mil membros, há quanto tempo, perguntaram: “Daniel Berg qual o sucesso, o segredo do crescimento da Assembleia de Deus?” E ele dizia: “o segredo do crescimento da Assembleia de Deus é a pregação do evangelho e a liberdade no batismo com o Espírito Santo”. O repórter, na verdade é o pastor da igreja em Santa Catarina, Joinvile, o pastor vai para lá, vem para cá e volta, Daniel Berg qual o segredo, do sucesso do crescimento da Assembleia de Deus? Ele diz com aquela sotaque diferenciado: “o segredo da Assembleia de Deus é pregação do evangelho com batismo no Espírito Santo”.

Meu irmão, esse negócio aqui só deu certo porque nós não escravizamos, não permitimos que a beleza dos templos ou a grandeza dos homens pudesse diminuir a excelência do batismo com o Espírito Santo. (Palmas.)

E aí, pastor Dilmo dos Santos, pastor José Bittencourt, veja como a Assembleia de Deus é: nós temos dois pastores Presidentes da Assembleia de Deus na Assembleia Legislativa, até aqui na Assembleia dos homens a Assembleia de Deus é diferente. Graças a Deus por isso. (Palmas.)

Pastor José Bittencourt eu termino com isto: eu quero lembrar o hino que o Daniel Berg cantava quando me lembrava do Gunnar Vingren, o hino que Gunnar Vingren fez quando cuidava das rosas, o 195 da nossa harpa.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

 

O SR. SAMUEL FERREIRA - Parabéns pastor-deputado José Bittencourt, parabéns pastor-deputado Dilmo dos Santos, parabéns Assembleia de Deus, parabéns mundo. Vamos em frente. O Centenário chegou, mas vai ter dois centenários, eu espero, se não estiver aqui quem esteja faça outra sessão como essa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Pastor Samuel Ferreira, Deus o abençoe. Glória a Deus!

Nós distribuímos para os irmãos, por família, um certificado de presença. A galeria já está contemplada, os irmãos já estão contemplados. Eu não sei se já foi distribuído aqui, agora está sendo distribuído por família o certificado de presença. Bispo Ducler, agradecemos a todos. As homenagens rapidamente e a benção apostólica com o pastor Marco Raposo que é o tesoureiro da CEAD.

Quero chamar a frente o pastor Samuel Ferreira, e todos em pé por gentileza para este momento da entrega da homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Esgotado o objeto desta Sessão, agradecemos a todos e está encerrada a sessão, em nome de Jesus.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 25 minutos.

 

* * *